Demian Maia cita várias técnicas do desenvolvimento do Jiu Jitsu Brasileiro na história, apontando o fato de muita gente desconhecer o passado. O problema é que boa parte dos praticantes de Jiu Jitsu de hoje, não se dão ao trabalho de estudar nem a história da própria arte marcial, quanto mais das outras artes - o que lhes pouparia de passar vergonha por tanta desinformação e tanto preconceito.
Antigamente você treinava sem kimono imaginando que você estaria levando socos 👊 na cara. Quando paramos de treinar imaginando isso, acabou a arte marcial e virou mais um esporte.
Excelente! Pessoal custa entender, que a arte marcial foi criada para defesa pessoal. E o kimono, nada mais é do q a roupa mais “comum” usada no Japão nessa época. Se essas artes fosses criadas hj, a roupa se treino seria calça jeans/camisa ou terno/casaco. Na rua, não tem kimono. Não tem regra. A essência está se perdendo, pois cada vez mais se afasta das situações reais!
Então tente bater em um faixa preta de jiu jitsu na rua e prove que sua tese está certa de que o jiu jitsu perdeu sua essência e agora não serve mais pras situações reais
Sou um recente faixa preta em Aikido e como é ótimo escutar o Mestre Maia!! Sou um super admirador do BJJ e eu hei de começar em breve essa nobilíssima arte marcial. OSS!!
2:10 "lutando com a regra" Falou tudo eu treinei de 2005 até 2009 e em 2021 tinha tentado voltar a treinar. Hoje praticamente não existe mais Jiu Jitsu defesa pessoa, é competição, a maioria das pessoas treina para campeonato, não vejo problema na pessoa seguir essa linha, na rua não existe regra, limite de peso, arbitro, ai é um problema, conheço relatos de faixas roxas tomarem um pau na rua, não sabem se defender de um chute, um soco, uma paulada, nem conhecem técnicas "proibidas" pela federação, o cidadão vai querer dar uma baiana e vai tomar joelhada na cara, não é nem passada essa hipótese (dar uma baiana e proteger o rosto) já que é proibido no campeonato dar joelhada na cara .
Comecei a práticar em 2021 e percebi isso, umas coisas nada a ver com a auto defesa, passagem de guarda, pontuar, berimbolo e por aí vai ....migrei para o muay thay e achei muito mais efetivo na questão de se defender em uma possivel situação de rua.
O desafio enfrentado pela luta livre não reside tanto nos eventos, mas sim na ausência de uma federação forte para promover e desenvolver a modalidade. Enquanto isso, o Jiu-Jitsu desfruta de uma organização muito superior, destacando como a força de uma federação pode fazer toda a diferença no sucesso de um esporte.
@antonioribeiro1657, perfeito. Utilizando de sua maior força, popularidade e organização, ao desenvolver campeonatos da luta com golpes de submissão sem o uso do quimono, criou uma nomenclatura própria, o NoGi, ao invés de utilizar o nome do esporte que já existia, são muito patecidos e era seu principal concorrente no Brasil, a luta-livre esportiva. Total mérito comercial do jiu-jitsu.
Eu sou preta de bjj e particularmente não gosto de treinar pensando em campeonato. Eu nem gosto de competir. Eu treino jiujitsu como arte marcial e defesa pessoal, não treino pra fazer 2 pontos ou 4 pontos. Eu treino pensando em finalização e subjugar o oponente. Tá certo que tenho que saber das regras, mas treinar só pensando nisso é outra coisa. Pra mim, campeonato de jiujitsu tinha que ser 20 min sem pontuação, mas isso não tem como aplicar hoje em dia. Um campeonato duraria dias pra terminar kkk
Kakakakaka!!! Show Alexandre! "Chuva de osso vindo de cima na sua boca"!!! Essa fala foi ao estilo do saudoso Gil Brother, o Away de Petrópolis. Adoro Jiu-Jitsu Brasileiro, mas dessa época, defesa pessoal e luta. Questões básicas que são muito bem aplicáveis em uma situação esportiva e pode ser o repertório de qualquer praticante de arte marcial.
A grande maioria de tudo que "inventamos" hoje, alguém já fez no passado. Ai é a história que o Demian conta, por algum motivo, deixou de ser usado ou trocou e nome por adaptação e modernização do esporte. A galera foi migrando o estilo de jogo que antes era focado pra porrada e hoje mais pro competitivo e vice versa e ai vai se evoluindo.
Mestre Demian Maia sempre muito tranquilo e agradável. Pois é, o que ocorre com o BJJ hoje em dia é o mesmo que ocorreu com as artes tradicionais orientais inclusive quando alguns no auge do BJJ aceitaram lutar com o pessoal do BJJ ou seja, estavam praticando suas respectivas artes marciais abertamente ou seja, todos tinham acesso e vivendo uma realidade totalmente esportiva já pois, chegaram fortes e marciais no Brasil e com isso inclusibe eaclarecendo ao pessoal do BJJ que não entende muito de Karate, Tae Kwon Do etc, que quando chegaram tais artes, já havia o lado esprotivo e campeonatos sim, mas era um lado e não o todo como ficou no tempo, pois não é necessariamente uma realidade que o Karate chegou já como um esporte no Brasil como o Sensei Vinicio Antony fala. Até mestres de BJJ no passado respeitavam o valor marcial do Karate. Portanto o lado esportivo só prejudica. Hoje fala-se e propagam muito as quedas, contenções de agarres etc no Kata como se tudo ali fossem quedas escondidas pois, se assim não for nada funcionaria, mas isso não é realidade. O que já era entendido como de fato é ou seja socos, cotoveladas etc estão lá e funciinam muito bem e técnicas no Karate de pontas de dedos, falanges dos dedos, faca da mão etc não são treinadas e nem essas partes do corpo, por muitos dos seus próprios adeptos não são exercitadas porque não dão créditos! Aí o indivíduo muitas vezes adepto do Karate ou Taekwondo paralelamente a sua prática que como eu disse, tem essas técnicas, vai treinar o Krav Maga e o que está lá e ele aprende e crê que funciona? Essas mesmas técnicas! Então assim como muitos da geração atual do BJJ não treinam mais com foco marcial, no final dos anos oitenta o Karate e o Taekwondo já estavam assim. Sem contar que imagina a merda! O cara treina uma arte marcial que ele só aprende porque paga a mensalidade ou seja, nao tem tradição alguma ali na vida dele, o cara treina aquela arte já mais voltada para o esporte e pra piorar quando foi lutar com o BJJ nem sabia o que era! Resumindo, as chances desse cara vencer eram menores! Estou dando aulas de Karate numa academia justamente de Taekwondo da ITF como citado pelo Demian e de fato, esse é o mesmo Taekwondo mais forte próximo do seu pai o Karate, que o próprio mestre Rodney Américo aluno do mestre Woo Jae Lee ensina até hoje e que os alunos do mestre Carlson Gracie foram levados pra treinar na época que estavam se preparando para o Vale Tudo da época. Daí pergunto, quem na época das artes tradicionais estava ensinando sua arte fazendo laboratório sobre outras artes? Ninguém! Então ali tinha o lado esportivo mesclado com o isolacionismo. Aí fica difícil! Meu Dojo ainda tem o foco marcial, mas a maioria treina pra fazer pontos e o pior de tudo é que os esportistas do Karate acreditam que aquela prática superficial do campeonato funciona nas ruas! E nessa odeiam pessoas como eu! 😂
Muito bom bate pato, cade vez melhor o podcast! Concordo com o Demiam , pra quem é brasileiro e vai pra outros paises, os caras querem te pegar e fazem muida força, eles amam o bjj e os brasileiros e querem te ganhar, e de kimono da mais trabalho do que sem kimono.
Na minhas opinião e experiência o sem kimono só nivela pra baixo se a diferença técnica for pouco, se não for o caso, fica nítido a diferença técnica do mais habilidoso pr menos.
O Kimono é tradição japonesa e uma forma de padronização e organização na academia, o treino sem Kimono lhe permite lutar sem Kimono ora pois, tem muita gente que se habitua a lutar só de Kimono, na minha visão eu acho que o bom de lutar sem Kimono é que não terá a lapela do Kimono pro adversário lhe aplicar diversos tipos de estrangulamentos sobrando apenas guilhotina e mata leão.
Nos anos 2000 no Rio de Janeiro tinha alguns torneios de submision., que muitos atletas da BRAZILIAN FIGHT e Nova União lutava com o pessoal da luta livre.
Que aula, parabéns a todos. Foi bom para esclarecer para os novatos que acreditaram na historinha que foi o professor do Gordon Rian que inventou as chaves de pé, tornozelo, joelho, quadril kkkkk, só pegar vídeos antigos que da para comprovar que são técnicas conhecidas e utilizadas desde sempre no bom e velho BJJ. É Brasil, é BJJ, ou vão duvidar do Demian e dos vídeos antigos da old school?? Kkk
@@karlalucena9154 como já disse o são técnicas muito antigas já há muito utlilizadas na escolinhas de BJJ, técnicas pratiacdas pelo pessoal da luta livre no Brasil. A uma década atrás quando o Toquinho começou a utilizar no MMA os americanos massacraram ele dizendo que era desleal etc, mas logo em seguida passaram a treinar essas técnicas como se fosse uma novidade, uma inovação do Gordon Ryan e seu professor, absurdo são técnicas muito antigas e conhecidas de várias artes marciais. Se procurar no UA-cam vai ver o Marcos Ruas utilizando chave de pé no MMA, no BJJ nem precisa falar que a old school sabia utilizar. Os outros países é que dormiram e só agora recentemente foram acordar para a eficiência das chaves de pé, joelho e tornozelo, tentaram vender como inovação kkkkk
@@karlalucena9154vieram do mesmo judô do Conde koma de onde as demais técnicas também vieram. Procure idosos acima de 80 anos que treinaram judô na juventude que eles podem informar o que tinha no ne waza do tempo deles.
É viagem achar que ele inventou mesmo, o que ele fez foi desenvolver táticas pra essas técnicas serem mais viáveis em competição (já eram usadas antes mas eram uma parte bem menor do jogo)
Todas as lutas evoluem dentro de suas modalidades, atreladas as regras. Mas quando se fala de MMA, esquece tudo, pois serão limitadas. O grappler mudará o estilo, para evitar o golpe do stricker, assim como o inverso é verdadeiro. O grappler que gosta de jogar por baixo, no MMA estará em maior risco, assim como o stricker que gosta de clinch. Mas o MMA tem seus lutadores fora das curvas, que ignoram a matemática. Anderson, Adesanya, Bones...
é o MMA obriga o cara a pelo menos saber se defender em tudo, já era aquela história do lutador q era especialista só em uma arte, hj vc pode ser um absurdo no jiu mas se não souber pelo menos o básico da trocação vc não chega nem a ser ranqueado
BJJ em luta real é botar pra baixo e soco na cara. Se der brexa ai sim finaliza ou quebra um braço etc. Mas esse negocio de berimbolo e ralar a bunda no chao só serve pra parte esportiva mesmo.
@@Maisumdia2024irmão, ja usei mto berimbolo em briga de rua. Mas tem que saber usar e ter técnica. O cara fica confuso e sem reação quando tu mete um berimbolo bom!
Finalmente entendi pq nunca me atrai pelo judô, por ser uma luta olímpica foi se descaracterizado durante décadas, até se tornar tão seguro que qualquer mãe não se preocupa com seu filho de 6, 7 anos no judô.
Luiz, você falou tudo. Tenho um filho autista e ontem minha mulher veio conversar que quer que o garoto faça um esporte então na lata eu farei "vamos colocar no judô" ela aceitou sem reclamar nem argumentar nada em contrário.
Hj acredito q o no gi favorece o cara com maior força, olha o toquinho, ali era brutalidade total, jogava os caras pra cima e pegava o pé pra quebrar msm, hj n acho q ele conseguiria fazer isso no adcc atual, pq os caras além d fortes são extremamente técnicos
Muito bom, realmente hoje perdeu-se a defesa pessoal tanto no jiu jitsu , karatê e no judô fui praticante das três nobres artes, e todas também tinham treinos focando defesa pessoal , infelizmente hoje perdeu-se em grande parte das academias o foco virou competição somente e triste poís conforme os comentários na rua não tem regra. Hoje pratico somente jiujitsu , devido lesões , mas se pudesse estaria pelo menos treinando traumatizantes ( karatê de contato) ou no minimo boxe onde tive a oportunidade de treinar na Pirelle com o professor Carollo e meu instrutor Servilho de Oliveira.
Ainda somos amadores no No-Gi. quantas equipes possuem treino todos os dias de grappling? No máximo é 1 ou 2x na semana... muita academia nem estuda grappling, apenas tiram o kimono e lutam. Não á toa, o ultimo ADCC os gringos faturaram mais medalhas do que nós.
O pessoal do Jiu-jitsu nao assume. Luta-livre brasileira sempre foi esse esporte que eles citam sem quimono. Esse negócio de NoGi é uma apropriaçáo do esporte. A verdade é uma so: Tirou o quimono é LUTA-LIVRE.
@@ramonfernandomirandanoguei365 , sim, concordo, foram os gringos, mas com aval e aceitação dos brasileiros do que tornaram o termo NoGi como Jiu-jitsu sem quimono. Jiu-jitsu sem quimono na verdade é luta-livre.
Sou Oriundo do Jiu jitsu e você está certicimo, tirou o kimono é Luta Livre, a grande verdade é que essa Briga de Jiu jitsu Vs Luta Livre atrapalhou a evolução no Brasil
Pra mim é como a luta livre sim mas acho que tem um jogo de guarda mais desenvolvido que a lua livre tradicional, um jogo que puxa mais para o jiu jitsu (quimono)
Cara sem kimono é bom treinar tudo.Mas sem kimono, a gente sai deslizando no tatame,o suor deixa o corpo liso. Eu gostava qdo ia lutar com os mais graduados,pq ajudava a fugir. Mas como a luta livre, tinha que ensinar mais golpes de finalização nas pernas.
Poxa acho bem chato o pessoal fica desvalorizando o Judô,por mais que tiraram pegada de perna ainda e um baita de um esporte e é muito dificil,eu nao concordo com varias regras do jius-jitsu mas não desvalorizo a arte,o pessoal fala de pegada de perna pq nao sabe que o judo tem mais de 100 tecnicas incluindo estrangulamento e chaves de articulação, enfim essa e minha opniao como judo faixa marrom
A galera estuda decorar técnicas, enquanto deveriam entender sobre centro de massa, as 8 direções de projeção e deslocamento, ampliação de base, as 3 principais alavancas do corpo(escapular, pélvica e vertebral), essas 3 alavancas já são 80% de tudo, também, entender as alavancas "secundárias" (braços e pernas) junto c/ o conceito de conexão (sentir o oponente pelo toque)... Qualquer técnica que existiu, existe, existirá e que nunca existirá é em cima disso tudo, com pano, sem pano, nu, etc... É tudo a mesma coisa... Poldar os limites de onde cada movimento ou técnica podem ser usados é que denominam com um nome criado para aquele esporte ou arte marcial... Tudo é biomecânica e fisiologia. O pano é como se tivessem amarrado cordas nos pontos essenciais das alavancas, e, é claro, aumenta o atrito, como tbm oportunidades de segurar, mesmo que em locais não tão adequados das alavancas...e é esse atrito a mais e segurar os pontos das alavancas de distâncias maiores dos pontos ideais das alavancas que mudam as oportunidades de se usar técnicas mais variadas... Isso pra esporte. Agora, quando se fala de defesa pessoal entram outros conceitos e variáveis a mais... Uma coisa é luta, outra coisa é briga, e outra coisa é defesa pessoal. São 3 coisas diferentes. Enfim...
Porra vcs falaram que Jeff monson era ruim sem kimono??? Pelo amor de Deus, iceman sempre foi um grande grappler, não tinha um Striker forte porém no chão , monson sempre foi muito bom... Acredito que vcs erram o nome ...
Vocês precisam melhorar esse áudio. Ele uma hora está alto, outra hora está baixo. Fica dificil escutar assim. Minha mulher fica reclamando o tempo inteiro!!!
decepcionado porque? não acho motivo pra se decepcionar aprender lutar no chão, depois de ficar bom lutando no chão você pode fazer muay thai ou karate pra ficar bom lutando em pé.
Contra alguém manuseando bem uma lâmina, o Muay Thai é uma das poucas artes marciais capazes de proporcionar uma brevíssima oportunidade de sair correndo, a única chance de sobreviver naquela situação, ainda que com alguns inevitáveis e horríveis cortes no corpo. E, saibam, mais e mais brasileiros, na surdina, escondidinhos, estão aprendendo as tècnicas corretas de manuseio de lâminas.
Com todo respeito ao Demian, mas é muito claro que o NoGi nivela por baixo... Olha o Nick Rod por exemplo, era azul em seu primeiro ADCC e foi finalista! E não estamos falando de um cara que era um wrestler excepcional, premiado, etc.... Olha o número de variações, pegadas, posições que o kimono te proporciona, é óbvio que a técnica fará diferença!
O cara pode ser mais técnico no sem quimono e menos técnico com quimono. Depende do tipo de treino que o cara faz, da abordagem. O lutador pode também ser técnico nos dois. Não tem um que é mais técnico do que o outro.Resposta simples. Se abordarmos uma situação real de luta de rua quem é mais técnico sem quimono levaria vantagem, pois ninguém luta com quimono na rua. Em se falando de luta profissional de MMA, muitas vezes um multicampeão de jiu-jitsu pode não se sair tão bem quanto um lutador de jiu-jitsu que nunca foi campeão de nada. Ali se simula uma situação real sem quimono e com trocação. Roger Gracie é um exemplo disso embora tenha começado tarde no MMA e parecia não ser o objetivo dele, foi fazer por fazer, sem motivação. Aliás, é o que ocorre com Kron Gracie. Buchecha outro exemplo recente cuja derrota na última luta demonstra a dificuldade de se lutar sem quimono contra um wrestler que normalmente treina sem quimono e ainda socando e chutando. No caso do atual jiu-jitsu esportivo muitos lutadores parecem não estar preparados para o MMA. Em tempos passados, se treinava jiu-jitsu com foco em competições e valet-tudo. Hoje não há mais essa filosofia, essa motivação. Então o cara treina para ser campeão de jiu-jitsu, não para ser campeão de MMA. Por isso que muitos campeões de jiu-jitsu decepcionam no MMA. Um ponto que comprova isso é que muitos entram no MMA tardiamente. Como se fosse uma obrigação, não o prazer. O sucesso se torna mais difícil ainda porque os lutadores de MMA hoje tem mais preparo técnico e físico e muitos ingressam mais cedo no MMA. Não é mais como no tempo romântico do MMA em que se lutava para defender um estilo.
na real pra rua é mais estilo, um passador no pano se sai melhor em uma briga de rua do que um guardeiro do nogi, leg locks, meia guarda, buggy choke e etc....são falhos na rua
É incrível como esses lutadores de alto nível falam "kimono" para se referir ao dogi. Kimono, na verdade, é aquele traje de gala que se usa no Japão. Japonês acha bizarro chamar o traje de treino assim. O nome certo é DOGI, aprendam isso, por favor!
Evoluir não é sinônimo de melhorar. Eu , pessoalmente, não concordo com arte marcial pra competição, perde o sentido. Dá pra comer sopa de garfo , mas garfo não foi feito pra isso.
NA MINHA OPINIÃO O JIU-JITSU ESPORTIVO HOJE É TOTALMENTE SEM PRINCIPIOS APENAS UM JOGO DE PONTOS , ANTES O JIU-JITSU ERA DEFESA PESSOAL PURA O JIUJITSU QUE EU APRENDI ERA PARA TROCAR PORRADA TREINAVA COM PANO E SEM PANO NA ÉPOCA CHAMA SUBMISSON E VOCÊ LITERALMENTE VIRAVA UM CASCA GROSSA PARA QUALQUER SITUAÇÃO DE LUTA ......HOJE TEM MUITO LUTADOR DE JIU-JITSU ESPORTIVO QUE LUTA POR PONTOS E NÃO POR FINALIZAÇÃO VEJA BEM QUE MUITOS LUTADORES DE JIUJITSU MIGRAM PRO MMA E NÃO SE DÃO BEM PORQUE VEM DE UM JIUJITSU ESPORTIVO ......ANTES NÃO O JIUJITSU MAIS OLD SCHOOL OS CARAS ERAM TROCADORES DE PORRADA EM CIMA E QUANDO LEVAR PARA BAIXO ENTÃO JÁ ERA .......TANTO QUE HOJE O GORDON RYAN NO JIU-JITSU SEM PANO JÁ PASSOU O CARRO EM VÁRIOS CAMPEÕES DO JIU-JITSU BRASILEIRO QUE LUTAM DE PANO E SEM PANO TAMBÉM...... PAPO MANEIRO DESSA MESA SÓ CASCA GROSSA ABRAÇOS.
O jiu Jitsu é tão fudido que eu FAIXA Branca, semanas de treino, um FAIXA marrom não conseguiu me definir, imobilizar ...o faixa roxa deixei meu pescoço livre para ele aplicar o golpe certo...tentou dez vezes...é uma farsa esse jiu Jitsu
Mais isso é meio que verdade no Grappling, É um jogo mais físico do que técnico em si, E normalmente há mais chances de um menos graduado vencer um graduado
jogou kkkk, maluco ta tomando todo tipo de veneno pra subir o peso pra ficar forte e voce manda essa, nogi o fisico reina, não atoa é um esporte de jovens.
ele falando sobre o Jiu de campeonato e sem campeonato, isso ai acontece no kung fu tb, a galera do kung fu ta estragando o kung fu tradicional por causa de campeoanto ... e outra coisa, o cara vai la ganha um "campeonatinho" de kung fu e se acha o pica ...
LINK DO VÍDEO COMPLETO: ua-cam.com/video/xXvQc20OCCU/v-deo.html
Demian Maia cita várias técnicas do desenvolvimento do Jiu Jitsu Brasileiro na história, apontando o fato de muita gente desconhecer o passado. O problema é que boa parte dos praticantes de Jiu Jitsu de hoje, não se dão ao trabalho de estudar nem a história da própria arte marcial, quanto mais das outras artes - o que lhes pouparia de passar vergonha por tanta desinformação e tanto preconceito.
oq mais tem é praticante que passa vergonha por conhecer nem a sua e muito menos as outras artes
Desde quando brasileiro estuda alguma coisa? A maioria são analfabetos funcionais.
Antigamente você treinava sem kimono imaginando que você estaria levando socos 👊 na cara. Quando paramos de treinar imaginando isso, acabou a arte marcial e virou mais um esporte.
CONCORDO PLENAMENTE CONTIGO
Bingo. É isso mesmo, a esportivização é importante, mas apenas focar nisso não rola, esporte é uma coisa, arte marcial é outra coisa.
Tempo, pontos, o certo seria por finalização ou desistência lutas como do Helio e Waldemar nunca mais vai ter
Bjj nunca foi arte marcial amigo
Agora você falou uma merda muito grande @@viniciusduarte9159
Excelente!
Pessoal custa entender, que a arte marcial foi criada para defesa pessoal. E o kimono, nada mais é do q a roupa mais “comum” usada no Japão nessa época. Se essas artes fosses criadas hj, a roupa se treino seria calça jeans/camisa ou terno/casaco.
Na rua, não tem kimono. Não tem regra. A essência está se perdendo, pois cada vez mais se afasta das situações reais!
Nao tinha pensado nisso. Faz sentido
Maluco é um gênio
Perfeita colocação.
Na rua tem "bate estaca" e golpes "baixos".
Então tente bater em um faixa preta de jiu jitsu na rua e prove que sua tese está certa de que o jiu jitsu perdeu sua essência e agora não serve mais pras situações reais
Sou um recente faixa preta em Aikido e como é ótimo escutar o Mestre Maia!! Sou um super admirador do BJJ e eu hei de começar em breve essa nobilíssima arte marcial. OSS!!
2:10 "lutando com a regra"
Falou tudo eu treinei de 2005 até 2009 e em 2021 tinha tentado voltar a treinar.
Hoje praticamente não existe mais Jiu Jitsu defesa pessoa, é competição, a maioria das pessoas treina para campeonato, não vejo problema na pessoa seguir essa linha, na rua não existe regra, limite de peso, arbitro, ai é um problema, conheço relatos de faixas roxas tomarem um pau na rua, não sabem se defender de um chute, um soco, uma paulada, nem conhecem técnicas "proibidas" pela federação, o cidadão vai querer dar uma baiana e vai tomar joelhada na cara, não é nem passada essa hipótese (dar uma baiana e proteger o rosto) já que é proibido no campeonato dar joelhada na cara
.
Comecei a práticar em 2021 e percebi isso, umas coisas nada a ver com a auto defesa, passagem de guarda, pontuar, berimbolo e por aí vai ....migrei para o muay thay e achei muito mais efetivo na questão de se defender em uma possivel situação de rua.
estao entrando no Jiu Jitsu pensando em brigar na rua vai a merda
@@DiogoAlvesPinheiroFerreira Não, estão entrando no JJ pra aprender a se defender de agressores na rua.
Sua visão faz muito sentido
Falou tudo....
O desafio enfrentado pela luta livre não reside tanto nos eventos, mas sim na ausência de uma federação forte para promover e desenvolver a modalidade. Enquanto isso, o Jiu-Jitsu desfruta de uma organização muito superior, destacando como a força de uma federação pode fazer toda a diferença no sucesso de um esporte.
@antonioribeiro1657, perfeito. Utilizando de sua maior força, popularidade e organização, ao desenvolver campeonatos da luta com golpes de submissão sem o uso do quimono, criou uma nomenclatura própria, o NoGi, ao invés de utilizar o nome do esporte que já existia, são muito patecidos e era seu principal concorrente no Brasil, a luta-livre esportiva. Total mérito comercial do jiu-jitsu.
Eu sou preta de bjj e particularmente não gosto de treinar pensando em campeonato. Eu nem gosto de competir. Eu treino jiujitsu como arte marcial e defesa pessoal, não treino pra fazer 2 pontos ou 4 pontos. Eu treino pensando em finalização e subjugar o oponente. Tá certo que tenho que saber das regras, mas treinar só pensando nisso é outra coisa. Pra mim, campeonato de jiujitsu tinha que ser 20 min sem pontuação, mas isso não tem como aplicar hoje em dia. Um campeonato duraria dias pra terminar kkk
Demian é um monstro dentro e fora do tatame/octogono !!!
Kakakakaka!!! Show Alexandre! "Chuva de osso vindo de cima na sua boca"!!! Essa fala foi ao estilo do saudoso Gil Brother, o Away de Petrópolis. Adoro Jiu-Jitsu Brasileiro, mas dessa época, defesa pessoal e luta. Questões básicas que são muito bem aplicáveis em uma situação esportiva e pode ser o repertório de qualquer praticante de arte marcial.
Saudoso não, o cara tá vivo
@@lowkeycoder7260 Verdade! Ele teve um derrame, se não me engano, mas está vivo e sendo cuidado pelo sobrinho. Que ele melhore logo!
O away não morreu
A grande maioria de tudo que "inventamos" hoje, alguém já fez no passado.
Ai é a história que o Demian conta, por algum motivo, deixou de ser usado ou trocou e nome por adaptação e modernização do esporte.
A galera foi migrando o estilo de jogo que antes era focado pra porrada e hoje mais pro competitivo e vice versa e ai vai se evoluindo.
Mestre Demian Maia sempre muito tranquilo e agradável. Pois é, o que ocorre com o BJJ hoje em dia é o mesmo que ocorreu com as artes tradicionais orientais inclusive quando alguns no auge do BJJ aceitaram lutar com o pessoal do BJJ ou seja, estavam praticando suas respectivas artes marciais abertamente ou seja, todos tinham acesso e vivendo uma realidade totalmente esportiva já pois, chegaram fortes e marciais no Brasil e com isso inclusibe eaclarecendo ao pessoal do BJJ que não entende muito de Karate, Tae Kwon Do etc, que quando chegaram tais artes, já havia o lado esprotivo e campeonatos sim, mas era um lado e não o todo como ficou no tempo, pois não é necessariamente uma realidade que o Karate chegou já como um esporte no Brasil como o Sensei Vinicio Antony fala.
Até mestres de BJJ no passado respeitavam o valor marcial do Karate.
Portanto o lado esportivo só prejudica. Hoje fala-se e propagam muito as quedas, contenções de agarres etc no Kata como se tudo ali fossem quedas escondidas pois, se assim não for nada funcionaria, mas isso não é realidade. O que já era entendido como de fato é ou seja socos, cotoveladas etc estão lá e funciinam muito bem e técnicas no Karate de pontas de dedos, falanges dos dedos, faca da mão etc não são treinadas e nem essas partes do corpo, por muitos dos seus próprios adeptos não são exercitadas porque não dão créditos! Aí o indivíduo muitas vezes adepto do Karate ou Taekwondo paralelamente a sua prática que como eu disse, tem essas técnicas, vai treinar o Krav Maga e o que está lá e ele aprende e crê que funciona? Essas mesmas técnicas!
Então assim como muitos da geração atual do BJJ não treinam mais com foco marcial, no final dos anos oitenta o Karate e o Taekwondo já estavam assim.
Sem contar que imagina a merda! O cara treina uma arte marcial que ele só aprende porque paga a mensalidade ou seja, nao tem tradição alguma ali na vida dele, o cara treina aquela arte já mais voltada para o esporte e pra piorar quando foi lutar com o BJJ nem sabia o que era! Resumindo, as chances desse cara vencer eram menores!
Estou dando aulas de Karate numa academia justamente de Taekwondo da ITF como citado pelo Demian e de fato, esse é o mesmo Taekwondo mais forte próximo do seu pai o Karate, que o próprio mestre Rodney Américo aluno do mestre Woo Jae Lee ensina até hoje e que os alunos do mestre Carlson Gracie foram levados pra treinar na época que estavam se preparando para o Vale Tudo da época.
Daí pergunto, quem na época das artes tradicionais estava ensinando sua arte fazendo laboratório sobre outras artes? Ninguém! Então ali tinha o lado esportivo mesclado com o isolacionismo. Aí fica difícil!
Meu Dojo ainda tem o foco marcial, mas a maioria treina pra fazer pontos e o pior de tudo é que os esportistas do Karate acreditam que aquela prática superficial do campeonato funciona nas ruas! E nessa odeiam pessoas como eu! 😂
kkkk ossu
Que isso...Escreveu a bíblia em um texto!!!!!!!😮😮😮 Oss !!!
@@tilistubeehelentube.6846 assuntis complexos respostas e pensamentos grandes. Apenas isso.
Muito bom bate pato, cade vez melhor o podcast! Concordo com o Demiam , pra quem é brasileiro e vai pra outros paises, os caras querem te pegar e fazem muida força, eles amam o bjj e os brasileiros e querem te ganhar, e de kimono da mais trabalho do que sem kimono.
Na minhas opinião e experiência o sem kimono só nivela pra baixo se a diferença técnica for pouco, se não for o caso, fica nítido a diferença técnica do mais habilidoso pr menos.
O Kimono é tradição japonesa e uma forma de padronização e organização na academia, o treino sem Kimono lhe permite lutar sem Kimono ora pois, tem muita gente que se habitua a lutar só de Kimono, na minha visão eu acho que o bom de lutar sem Kimono é que não terá a lapela do Kimono pro adversário lhe aplicar diversos tipos de estrangulamentos sobrando apenas guilhotina e mata leão.
Não se luta de kimono...essa vestimente serve para formalidades...o que se usa é o Dogi...
Nos anos 2000 no Rio de Janeiro tinha alguns torneios de submision., que muitos atletas da BRAZILIAN FIGHT e Nova União lutava com o pessoal da luta livre.
Que aula, parabéns a todos. Foi bom para esclarecer para os novatos que acreditaram na historinha que foi o professor do Gordon Rian que inventou as chaves de pé, tornozelo, joelho, quadril kkkkk, só pegar vídeos antigos que da para comprovar que são técnicas conhecidas e utilizadas desde sempre no bom e velho BJJ. É Brasil, é BJJ, ou vão duvidar do Demian e dos vídeos antigos da old school?? Kkk
E os caras do jiu-jitsu brasileiro aprenderam com quem essas técnicas? Me diz aí ...
@@karlalucena9154 como já disse o são técnicas muito antigas já há muito utlilizadas na escolinhas de BJJ, técnicas pratiacdas pelo pessoal da luta livre no Brasil. A uma década atrás quando o Toquinho começou a utilizar no MMA os americanos massacraram ele dizendo que era desleal etc, mas logo em seguida passaram a treinar essas técnicas como se fosse uma novidade, uma inovação do Gordon Ryan e seu professor, absurdo são técnicas muito antigas e conhecidas de várias artes marciais. Se procurar no UA-cam vai ver o Marcos Ruas utilizando chave de pé no MMA, no BJJ nem precisa falar que a old school sabia utilizar. Os outros países é que dormiram e só agora recentemente foram acordar para a eficiência das chaves de pé, joelho e tornozelo, tentaram vender como inovação kkkkk
@@karlalucena9154vieram do mesmo judô do Conde koma de onde as demais técnicas também vieram. Procure idosos acima de 80 anos que treinaram judô na juventude que eles podem informar o que tinha no ne waza do tempo deles.
@@karlalucena9154a grande maioria veio do judô.
O restante veio do wrestling e luta livre.
É viagem achar que ele inventou mesmo, o que ele fez foi desenvolver táticas pra essas técnicas serem mais viáveis em competição (já eram usadas antes mas eram uma parte bem menor do jogo)
Kkkk "chuva de osso na sua boca" bem colocado a fala!
Todas as lutas evoluem dentro de suas modalidades, atreladas as regras.
Mas quando se fala de MMA, esquece tudo, pois serão limitadas.
O grappler mudará o estilo, para evitar o golpe do stricker, assim como o inverso é verdadeiro.
O grappler que gosta de jogar por baixo, no MMA estará em maior risco, assim como o stricker que gosta de clinch.
Mas o MMA tem seus lutadores fora das curvas, que ignoram a matemática. Anderson, Adesanya, Bones...
é o MMA obriga o cara a pelo menos saber se defender em tudo, já era aquela história do lutador q era especialista só em uma arte, hj vc pode ser um absurdo no jiu mas se não souber pelo menos o básico da trocação vc não chega nem a ser ranqueado
Problema do jiu hj é que começa a luta e os malucos já vão sentando no chão
@MrFabianoLucasvixe, mais uma p4t1nha de russo, nada novo.
BJJ em luta real é botar pra baixo e soco na cara. Se der brexa ai sim finaliza ou quebra um braço etc. Mas esse negocio de berimbolo e ralar a bunda no chao só serve pra parte esportiva mesmo.
@@Maisumdia2024irmão, ja usei mto berimbolo em briga de rua. Mas tem que saber usar e ter técnica. O cara fica confuso e sem reação quando tu mete um berimbolo bom!
Esse canal é top, entrevista sensacional, parabéns irmão! Ossssz
Obrigado pelo elogio
SEM QUIMONO É LUTA LIVRE !!! PALAVRAS DE GASTÃO GRACIE !
Vc eh um entrevistador maravilhoso
Essa beleza do jiu-jitsu, não bane nada que não seja muito perigoso a saúde do atleta
Referente a diferença do jiu jitsu sem kimono e a luta livre tem a diferença em relação a guarda, não?
Show de explicação sobre período amador e o atual....👏
JIU-JITSU SEM KIMONO É LUTA LIVRE!
Exato não FALAM. Até parece que só Jiu é chão
Finalmente entendi pq nunca me atrai pelo judô, por ser uma luta olímpica foi se descaracterizado durante décadas, até se tornar tão seguro que qualquer mãe não se preocupa com seu filho de 6, 7 anos no judô.
Luiz, você falou tudo. Tenho um filho autista e ontem minha mulher veio conversar que quer que o garoto faça um esporte então na lata eu farei "vamos colocar no judô" ela aceitou sem reclamar nem argumentar nada em contrário.
Melhor podcast
Oss
Esses três juntos é top demais
Demian é sensacional nos Comentários
Papo excelente.
Hj acredito q o no gi favorece o cara com maior força, olha o toquinho, ali era brutalidade total, jogava os caras pra cima e pegava o pé pra quebrar msm, hj n acho q ele conseguiria fazer isso no adcc atual, pq os caras além d fortes são extremamente técnicos
Muito bom, realmente hoje perdeu-se a defesa pessoal tanto no jiu jitsu , karatê e no judô fui praticante das três nobres artes, e todas também tinham treinos focando defesa pessoal , infelizmente hoje perdeu-se em grande parte das academias o foco virou competição somente e triste poís conforme os comentários na rua não tem regra. Hoje pratico somente jiujitsu , devido lesões , mas se pudesse estaria pelo menos treinando traumatizantes ( karatê de contato) ou no minimo boxe onde tive a oportunidade de treinar na Pirelle com o professor Carollo e meu instrutor Servilho de Oliveira.
Jeff monson era preta de jiu-jitsu tmbm se não me engano.
Ele era um wrestler muito bom e se não me engano, era sim preta de BJJ
Sem Kimono é luta livre
Tem finalizações e pegadas que sem kimono seria impossível e alguns extremamente difícil.
Enciclopédia Viva.
Oss. ❤
Ainda somos amadores no No-Gi. quantas equipes possuem treino todos os dias de grappling? No máximo é 1 ou 2x na semana... muita academia nem estuda grappling, apenas tiram o kimono e lutam. Não á toa, o ultimo ADCC os gringos faturaram mais medalhas do que nós.
Não existe mais arte marcial. Isso foi até o fim dos anos 90. Hj todo mundo treina pra competição. Todas as lutas no brazil viraram esporte.
😭😭🤡
concordo com o Alexandre.
O pessoal do Jiu-jitsu nao assume. Luta-livre brasileira sempre foi esse esporte que eles citam sem quimono. Esse negócio de NoGi é uma apropriaçáo do esporte. A verdade é uma so: Tirou o quimono é LUTA-LIVRE.
Eu concordo, sou do Jiu-jitsu e assumo, tirou o quimono é luta livre, mas acho que nomenclatura NoGi vem dos gringos.
SOU DO JIUJITSU E CONCORDO COM VOCÊ.
@@ramonfernandomirandanoguei365 , sim, concordo, foram os gringos, mas com aval e aceitação dos brasileiros do que tornaram o termo NoGi como Jiu-jitsu sem quimono. Jiu-jitsu sem quimono na verdade é luta-livre.
Sou Oriundo do Jiu jitsu e você está certicimo, tirou o kimono é Luta Livre, a grande verdade é que essa Briga de Jiu jitsu Vs Luta Livre atrapalhou a evolução no Brasil
Pra mim é como a luta livre sim mas acho que tem um jogo de guarda mais desenvolvido que a lua livre tradicional, um jogo que puxa mais para o jiu jitsu (quimono)
Eu vi Sakuraba pegando Royce Grace pelo kimono e fazendo ele de mop . 😂
Boa.....kkkkk
Graças a Deus onde eu treino é 100% old School
Cara sem kimono é bom treinar tudo.Mas sem kimono, a gente sai deslizando no tatame,o suor deixa o corpo liso. Eu gostava qdo ia lutar com os mais graduados,pq ajudava a fugir. Mas como a luta livre, tinha que ensinar mais golpes de finalização nas pernas.
Poxa acho bem chato o pessoal fica desvalorizando o Judô,por mais que tiraram pegada de perna ainda e um baita de um esporte e é muito dificil,eu nao concordo com varias regras do jius-jitsu mas não desvalorizo a arte,o pessoal fala de pegada de perna pq nao sabe que o judo tem mais de 100 tecnicas incluindo estrangulamento e chaves de articulação, enfim essa e minha opniao como judo faixa marrom
A galera estuda decorar técnicas, enquanto deveriam entender sobre centro de massa, as 8 direções de projeção e deslocamento, ampliação de base, as 3 principais alavancas do corpo(escapular, pélvica e vertebral), essas 3 alavancas já são 80% de tudo, também, entender as alavancas "secundárias" (braços e pernas) junto c/ o conceito de conexão (sentir o oponente pelo toque)... Qualquer técnica que existiu, existe, existirá e que nunca existirá é em cima disso tudo, com pano, sem pano, nu, etc... É tudo a mesma coisa... Poldar os limites de onde cada movimento ou técnica podem ser usados é que denominam com um nome criado para aquele esporte ou arte marcial... Tudo é biomecânica e fisiologia. O pano é como se tivessem amarrado cordas nos pontos essenciais das alavancas, e, é claro, aumenta o atrito, como tbm oportunidades de segurar, mesmo que em locais não tão adequados das alavancas...e é esse atrito a mais e segurar os pontos das alavancas de distâncias maiores dos pontos ideais das alavancas que mudam as oportunidades de se usar técnicas mais variadas... Isso pra esporte. Agora, quando se fala de defesa pessoal entram outros conceitos e variáveis a mais... Uma coisa é luta, outra coisa é briga, e outra coisa é defesa pessoal. São 3 coisas diferentes. Enfim...
Porra vcs falaram que Jeff monson era ruim sem kimono??? Pelo amor de Deus, iceman sempre foi um grande grappler, não tinha um Striker forte porém no chão , monson sempre foi muito bom... Acredito que vcs erram o nome ...
Que papo daora velho, so cobra criada mano. Parabéns
Luta Livre
Vocês precisam melhorar esse áudio. Ele uma hora está alto, outra hora está baixo. Fica dificil escutar assim. Minha mulher fica reclamando o tempo inteiro!!!
😅😅😅😅😅😅 tá de sacanagem
gostei desse meteoro de osso na boca kkkkkk parece anime de cdz
Comecei a treinar Jiu em 2020 bem animado com a perspectiva de aprender a me defender na rua. A decepção foi a altura das minhas expectativas.
Aprende Judô, depois aprende a socar e chutar.
decepcionado porque? não acho motivo pra se decepcionar aprender lutar no chão, depois de ficar bom lutando no chão você pode fazer muay thai ou karate pra ficar bom lutando em pé.
A diferença da Luta livre do NoGi é que a Luta livre tem chaves do Cacth Wrestler como cervical, calcanhar, vértebra , etc.
No gi tbm.
Contra alguém manuseando bem uma lâmina, o Muay Thai é uma das poucas artes marciais capazes de proporcionar uma brevíssima oportunidade de sair correndo, a única chance de sobreviver naquela situação, ainda que com alguns inevitáveis e horríveis cortes no corpo. E, saibam, mais e mais brasileiros, na surdina, escondidinhos, estão aprendendo as tècnicas corretas de manuseio de lâminas.
Muay Thai não é arte marcial,é um esporte de combate,qualquer luta tipo "Striking" te dá mais chances de sobreviver a ataques com lâmina.
Achei que era o Mike Baguncinha na mesa
Com todo respeito ao Demian, mas é muito claro que o NoGi nivela por baixo... Olha o Nick Rod por exemplo, era azul em seu primeiro ADCC e foi finalista! E não estamos falando de um cara que era um wrestler excepcional, premiado, etc.... Olha o número de variações, pegadas, posições que o kimono te proporciona, é óbvio que a técnica fará diferença!
Eu acho que sem kimono nivela mais o jogo sim.
LUTA LIVRE/NOGI é diferente de
do JJB/GRAPPLING.
essa entrevista não ajudou muito para nova geração (2000 em diante) entender.
pq ele tava sentado numa cadeira da skol? kkk
Acho diferente sem kimono!
O cara pode ser mais técnico no sem quimono e menos técnico com quimono. Depende do tipo de treino que o cara faz, da abordagem. O lutador pode também ser técnico nos dois. Não tem um que é mais técnico do que o outro.Resposta simples. Se abordarmos uma situação real de luta de rua quem é mais técnico sem quimono levaria vantagem, pois ninguém luta com quimono na rua. Em se falando de luta profissional de MMA, muitas vezes um multicampeão de jiu-jitsu pode não se sair tão bem quanto um lutador de jiu-jitsu que nunca foi campeão de nada. Ali se simula uma situação real sem quimono e com trocação. Roger Gracie é um exemplo disso embora tenha começado tarde no MMA e parecia não ser o objetivo dele, foi fazer por fazer, sem motivação. Aliás, é o que ocorre com Kron Gracie. Buchecha outro exemplo recente cuja derrota na última luta demonstra a dificuldade de se lutar sem quimono contra um wrestler que normalmente treina sem quimono e ainda socando e chutando. No caso do atual jiu-jitsu esportivo muitos lutadores parecem não estar preparados para o MMA. Em tempos passados, se treinava jiu-jitsu com foco em competições e valet-tudo. Hoje não há mais essa filosofia, essa motivação. Então o cara treina para ser campeão de jiu-jitsu, não para ser campeão de MMA. Por isso que muitos campeões de jiu-jitsu decepcionam no MMA. Um ponto que comprova isso é que muitos entram no MMA tardiamente. Como se fosse uma obrigação, não o prazer. O sucesso se torna mais difícil ainda porque os lutadores de MMA hoje tem mais preparo técnico e físico e muitos ingressam mais cedo no MMA. Não é mais como no tempo romântico do MMA em que se lutava para defender um estilo.
na real pra rua é mais estilo, um passador no pano se sai melhor em uma briga de rua do que um guardeiro do nogi, leg locks, meia guarda, buggy choke e etc....são falhos na rua
Esse rapaz de camisa preta interrompi muito
Foi humilhado pelo Anderson Silva
É incrível como esses lutadores de alto nível falam "kimono" para se referir ao dogi. Kimono, na verdade, é aquele traje de gala que se usa no Japão. Japonês acha bizarro chamar o traje de treino assim. O nome certo é DOGI, aprendam isso, por favor!
Evoluir não é sinônimo de melhorar. Eu , pessoalmente, não concordo com arte marcial pra competição, perde o sentido. Dá pra comer sopa de garfo , mas garfo não foi feito pra isso.
Demiam é um monstro
NA MINHA OPINIÃO O JIU-JITSU ESPORTIVO HOJE É TOTALMENTE SEM PRINCIPIOS APENAS UM JOGO DE PONTOS , ANTES O JIU-JITSU ERA DEFESA PESSOAL PURA O JIUJITSU QUE EU APRENDI ERA PARA TROCAR PORRADA TREINAVA COM PANO E SEM PANO NA ÉPOCA CHAMA SUBMISSON E VOCÊ LITERALMENTE VIRAVA UM CASCA GROSSA PARA QUALQUER SITUAÇÃO DE LUTA ......HOJE TEM MUITO LUTADOR DE JIU-JITSU ESPORTIVO QUE LUTA POR PONTOS E NÃO POR FINALIZAÇÃO VEJA BEM QUE MUITOS LUTADORES DE JIUJITSU MIGRAM PRO MMA E NÃO SE DÃO BEM PORQUE VEM DE UM JIUJITSU ESPORTIVO ......ANTES NÃO O JIUJITSU MAIS OLD SCHOOL OS CARAS ERAM TROCADORES DE PORRADA EM CIMA E QUANDO LEVAR PARA BAIXO ENTÃO JÁ ERA .......TANTO QUE HOJE O GORDON RYAN NO JIU-JITSU SEM PANO JÁ PASSOU O CARRO EM VÁRIOS CAMPEÕES DO JIU-JITSU BRASILEIRO QUE LUTAM DE PANO E SEM PANO TAMBÉM......
PAPO MANEIRO DESSA MESA SÓ CASCA GROSSA ABRAÇOS.
O jiu Jitsu é tão fudido que eu FAIXA Branca, semanas de treino, um FAIXA marrom não conseguiu me definir, imobilizar ...o faixa roxa deixei meu pescoço livre para ele aplicar o golpe certo...tentou dez vezes...é uma farsa esse jiu Jitsu
D
Arte marcial quando vira esporte vira um lixo. Se virar esporte olímpico então, aí é caixão e vela preta.
Gordon Ryan jogou essa tese inicial por água abaixo.
Mais isso é meio que verdade no Grappling, É um jogo mais físico do que técnico em si, E normalmente há mais chances de um menos graduado vencer um graduado
jogou kkkk, maluco ta tomando todo tipo de veneno pra subir o peso pra ficar forte e voce manda essa, nogi o fisico reina, não atoa é um esporte de jovens.
Gordon Ryan é muito técnico. Ele tem resposta para tudo, o cara está bem à frente dos demais.
GORDON É O MELHOR PASSA LITERALMENTE O CARRO NO SEM PANO O REI 👑
Cala a boca, deixa o Demian falar.
Não fique nervosa, não sou a sua mãe 😅. Faça seu próprio podcast e pare de chorar feito uma coitadinha!
@@CortesdoConnectCast tu é um canal que faz corte de outro e tu se doeu ? kkkkkkk foi desvendado a charada kkkkkk.
Nutellaram o Jiujitsu , desisti da arte depois de 12 anos por conta disso.
Eu depois de seis.
ele falando sobre o Jiu de campeonato e sem campeonato, isso ai acontece no kung fu tb, a galera do kung fu ta estragando o kung fu tradicional por causa de campeoanto ... e outra coisa, o cara vai la ganha um "campeonatinho" de kung fu e se acha o pica ...
luta livre é wwe kkkkk wrestling é greco romana e nogi é bjj sem kimono
Não campeão, não estão falando de WWE. Estão falando da luta livre brasileira, criada pelo mestre Euclydes Hatem, o Tatu.
DISCORDO DELE ! A TECNICA APURADA E COM KIMONO .