Це відео не доступне.
Перепрошуємо.

Por que tantos desistem nela? Maldição na FAIXA AZUL? (A REALIDADE)

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 19 кві 2023
  • Evoluir seu JiuJitsu? www.fsiqueirajiujitsu.com/cursos
    A Maldição da Faixa Azul, Entenda o motivo das desistências.
    Gostou do vídeo? Não se esqueça de curtir!
    Quer mais conteúdo? Se inscreva em nosso canal e ative as notificações para assistir em primeira mão as próximas novidades!
    Envie sua sugestão de video: forms.gle/jgRJcPBK3FZWzVXK6
    Precisando de um kimono novo? amzn.to/3FpXCgC
    Que tal uma Hashguard? amzn.to/3Foa28S
    Fortalecer sua pegada? amzn.to/3JCYvEW
    Suplementos? amzn.to/3LoVqKe
    Compre através destes links e ajude nosso trabalho!!!
    Felipe Arueira de Siqueira é Faixa Preta 3º Grau pela Gracie Barra BH com o Mestre Vinicius Draculino e acumula experiência desde 2010 com ensino de JiuJitsu para adultos e crianças. Nossa missão é distribuir conteúdo de jiu jitsu para quem busca evolução no esporte
    #felipesiqueira #jiujitsu #ocaminhodomestre

КОМЕНТАРІ • 78

  • @brunoderbli02
    @brunoderbli02 5 місяців тому +23

    Eu comecei a treinar aos 37 anos e sempre ouvia falar da “maldição da faixa azul”. Eu nunca me achei capaz de chegar a preta, mas tinha verdadeira obsessão por passar da azul e, pelo menos, chegar à roxa. Hoje sou faixa marrom e não me vejo mais vivendo sem o jiu jitsu. Esse esporte mudou minha vida e, principalmente, minha qualidade de vida. Parabéns pelo vídeo. Oss!

    • @obiologo
      @obiologo 4 місяці тому +2

      Comecei com 37 tb... acabei de começar na verdade. vamo ver até onde consigo chegar. mas ja gostei muito

    • @leo.nicolau85
      @leo.nicolau85 2 місяці тому +2

      Eu voltei a treinar em janeiro/2024, aos 38 anos, após quase 8 anos parado, ainda na faixa branca , mas com uma mentalidade bem diferente. Há 3 meses, dupliquei a quantidade de treinos (de 2 para 4, ou às vezes 5 treinos por semana).
      Lá em 2011, 2012, 2015, 2016... Nas vezes que tentei treinar, tive problemas diversos de ordem pessoal, financeira, que me impediram de ter sequência. Mas nada se igualou a um problema central, que me impedia de persistir: a falta de objetivos dentro do jiu-jitsu, ou com o jiu-jitsu.
      Minha mentalidade hoje está bem diferente, objetivado em querer ser professor e árbitro. E com a disposição de fazer os investimentos necessários pra isso, principalmente de energia, de resiliência (e de estudar a luta, a arte marcial), de não desistir diante das dificuldades, das derrotas, dos problemas da vida normal. Por isso, achei extremamente acertado ter voltado a treinar nesta altura da minha vida, onde eu já tinha absorvido muitos destes valores de maturidade.
      Antes, para mim, a faixa azul era uma realidade muito distante. Nas equipes que treinei, sempre vi a rapaziada com a faixa azul muito bem destacada, bem preparados. Eu sempre admirava mas não me via alcançando a graduação, eu achava demais para mim, inalcançável.
      Hoje, por me entregar ao jiu-jitsu de uma forma que eu não conseguia antes, e por enxergar a luta de uma maneira diferente... Persisto muito, usando de mais inteligência e mergulhando nela, com as ferramentas corretas para alcançar não a faixa em si, mas o nível de excelência que observo nos faixas azuis. Isso vai colocando na rota de um dia merecer a graduação, ou tornar natural progressão à faixa azul. Uma coisa que devo aos meus 26 meses de musculação (que busquei por saúde, e continuo praticando), e importei pro jiu-jitsu: "Quem vive a jornada e o processo e a desfruta, cedo ou tarde, alcança o que almeja, ou até bem mais. Mas quem só pensa em ficar grande, no resultado (em 'ficar grande') nunca o alcança". Percebo que no jiu-jitsu há a mesma correspondência... Quem só treina pensando em faixa/grau demora pra alcançar, e se frustra constantemente, tornando a rotina de treinos uma jornada extremamente tortuosa. E quem treina para aprimorar-se, torna a chegada à faixa/graduação um fator extremamente natural, e por sua vez torna a rotina de treinos efetivamente desafiadora, tanto quanto edificante.
      Prossigo treinando firme, com alguns efeitos da idade (principalmente as lesões 😅). E vamos que vamos...
      Oss! 🥋🧎🏾‍♂️🍀

  • @joaogalvao2251
    @joaogalvao2251 2 місяці тому +6

    Eu tenho 38 anos, treino jiu-jitsu desde os 20. O único período que realmente parei de treinar foi de fevereiro de 2020 até janeiro de 2023, desde janeiro de 2023 que treino sem parar. Sou faixa roxa, infelizmente vou ter que pegar a marrom kkkk, não queria porquê ja não tenho mais meta nenhuma no jiu-jitsu, só quero treinar, mas não vai ter jeito kkk.

  • @alexandrepanetto9442
    @alexandrepanetto9442 Рік тому +40

    Voltei após 10 anos. Peguei a azul e parei. Voltei porque meu filho de 6 anos está treinando e me pediu para treinar também. Não está fácil por questões físicas (+40) mas agora estou conseguindo manter uma constância. Muito bom o vídeo.

    • @PauloSergio-po3vu
      @PauloSergio-po3vu 8 місяців тому

      oss

    • @andinhopop1
      @andinhopop1 6 місяців тому

      Vai no médico Manolo. Um check-up cai bem e com certeza uma Deca, dura e Hemogenin vai resolver tanto seu fôlego caído por ter parado quanto essa biluga mole de meia idade....
      .
      Vai no médico, me agradece depois 😂

  • @fabioschorn3345
    @fabioschorn3345 8 місяців тому +12

    Faixa branca é sangue no olho. Vc quer lutar e não tem ferramentas, vc resiste, pujança …vontade., mas a técnica vai te mostrando o contrário. Psicologicamente te destrói, frustra, mas vc te descobre, aprende a ser resiliente, na arte e na vida. Na azul vc descobre que o desconforto te faz bem, te desafia. To
    Iniciando , mas quero aproveitar a jornada. Comecei tarde, sou master , 42 anos, mas não me arrependo de nada. Aprender todos os dias, esse é o objetivo. 🙏🏿

  • @nicksinuca
    @nicksinuca Рік тому +6

    Estou voltando após 8 anos, parei na azul. Profissionalmente precisei cuidar das mãos, sou dentista, e foi um dos motivos que precisei parar na época. A demanda de trabalho e lesões me deixaram com receio de continuar. Hoje com 34 anos e meu filho com 30 dias, decidi retornar ao esporte. Com a mente mais aberta e menos cobrança de mim, vou degrau por degrau novamente. E hoje quero buscar a qualidade de vida e disciplina que o tatame ensina para nossas vidas, e que meu filho possa entender e buscar essa forma de vida! Oss..

  • @brunodefreitas16
    @brunodefreitas16 3 місяці тому +4

    Olha que interessante, na nossa academia, o mestre fez uma pesquisa de IDADE dos praticantes, e ficamos pasmos que a maioria é entre 35-45 anos - e são justamente essa turma que está evoluindo e passando de faixa. (eu tenho 35 - ROXA)

  • @Seu_Lunga
    @Seu_Lunga 3 місяці тому +7

    A velocidade de aprendizado decai vertiginosamente após os primeiros anos de treino, a sensação é de que não se sai do lugar.
    Isso pode ser expressado por um gráfico de logaritmo num sistema de coordenadas, vc tem um aumento muito grande no começo, e depois tende a subir de forma muito sutil.

    • @CarlosHenrique-le1xf
      @CarlosHenrique-le1xf 3 місяці тому +2

      Eu sinto realmente isso, totalmente estagnado. Sou branca e treino a 1 ano e meio. Mas não vou desistir, seguirei firme na caminhada.

    • @lucascarvalho9233
      @lucascarvalho9233 26 днів тому +1

      Sou branca a 11 meses e sinto que ainda tenho muito a aprender.

  • @sandrodiniz5951
    @sandrodiniz5951 Рік тому +20

    Tenho 48 anos, treino a 3 anos, precisei mudar de endereço e equipe, contudo, equipe também conhecida por mim, entretanto, uma equipe dura , de caras duros, e ja acumulei quatro lesões, cutuvelo, tornozelo, ombro como branca, fui graduado a azul em fevereiro deste ano de 2023 e kesio ei o joelho, acredito que por conta da minha idade, trabalho com obra seca( marcenaria própria), carrego peso o dia inteiro. Contudo, me apaixonei pela Arte Suave, sou Hobista, não vejo provlema na dureza dis treinos, mas a minha lesão no joelho me deixou bem ruim, na minha cabeça eu não posso e não devo parar, mas vou me cuidar, reduzir os rolas, não sou competidor, porém fiz um investimento em tatame, saco de pancadas, boneco, bola etc... Meu professor sabe da minha guerra , só preciso de saúde para continuar, porque vontade de continuar, não me falta.

    • @lipenando5289
      @lipenando5289 9 місяців тому

      brabo mano

    • @fflsilva
      @fflsilva 8 місяців тому

      Rapaz, são parceiros de treinos ou inimigos?

    • @luciosilvaaa
      @luciosilvaaa 7 місяців тому +2

      Tem que avisar seus parceiros de treino que é soltinho e não final de campeonato, mano. Sou Master, minha mente funciona melhor que 10 anos atrás, mas meu corpo já não corresponde a altura. Então é importante saber e impor seu limite também.

    • @juniorbeleza8924
      @juniorbeleza8924 6 місяців тому

      Também tenho maior cuidado pra não me lesionar nem lesionar os outros.

  • @paulosergiorodriguesfagund9318
    @paulosergiorodriguesfagund9318 10 місяців тому +4

    Como não admirar um professor assim!

  • @ronaldofmarq
    @ronaldofmarq Рік тому +4

    fiquei quase 7 anos na azul... pois juntei dois cursos superiores.. o importante eh fazer o que pode, nao desista

  • @liriasambugari
    @liriasambugari Рік тому +7

    Comecei esse mês estou com quase 37 e estou maravilhada com a arte😍 Estou encantada contigo professor, quanta sabedoria🙌🏻✨OSS

  • @enieltonsouza1968
    @enieltonsouza1968 Рік тому +8

    16 anos aqui na azul 😅

  • @carloslima5228
    @carloslima5228 Рік тому +7

    Pra esclarecer: o jiu-jitsu entrou na minha vida, qdo eu tinha 50 anos. O Professor Beto me convidou. Meu objetivo é, aprender todo dia a ser uma pessoa melhor, saudável e com o objetivo de passar para a garotada a importância da disciplina da Arte Suave.

    • @jlpbueno
      @jlpbueno 2 місяці тому

      Tô começando as 49, pela primeira vez amei um esporte, fico super feliz nos dias de ir para o tatami, estou indo bem devagar pois me machuquei no primeiro dia de treino, mas não desisti.

  • @Kcaiomendez55
    @Kcaiomendez55 Рік тому +5

    Acho que o aluno desanima quando percebe que o professor não é tão qualificado. Na azul vc começa a entender e linkar técnicas. Quando em uma academia boa e com método os alunos ficam.

  • @aurearodriguesnunes9961
    @aurearodriguesnunes9961 Рік тому +6

    Bom dia professor Felipe!!
    Bom ouvir td isso!! Estou na azul e na batalha para continuar!! Saber lidar com quem está na azul é muitíssimoimportante!! O gostar é fundamental para continuar!

  • @gustavomarchioriadv
    @gustavomarchioriadv 7 місяців тому +2

    Rapaz, esse vídeo é uma AULA!! Impressionante!! Tem que assistir e assistir novamente várias vezes.

  • @carloslima5228
    @carloslima5228 Рік тому +3

    Tudo q o Mestre disse é verdadeiro. Passo dia a dia por isto! Penso sempre em deixar o jiu-jitsu. Estou na azul com 3 graus. Já treino a 6 anos. Mas ficar sem o jiu-jitsu é como deixar de respirar. Oss

  • @danilocardosolucas7863
    @danilocardosolucas7863 7 місяців тому +1

    Tenho 27 anos e voltei a treinar agora, depois de 9 anos parado, sou azul 2 graus. A volta é muito dura, principalmente pro nosso ego, mas essa é uma batalha a ser superada! Oss!

  • @rodrigoalmeida102
    @rodrigoalmeida102 Рік тому +4

    Excelente, mestre, excelente. Abraço aqui do Pará.

  • @fabinholacerda5088
    @fabinholacerda5088 11 місяців тому +1

    Esse professor merece meu respeito. O professor é o responsável de cria um ser humano "forte" para buscar a brecha das dificuldades. E esse professor é um deles . Já parei por 3 anos , estou voltando e já quero parar outra vez. Esse vídeo falou tudo sobre minha vida !osu

  • @cyberhelton
    @cyberhelton 9 місяців тому +2

    há 5 anos atrás treinava jiu-jitsu, cheguei até a faixa azul, depois passei por um divórcio entrei em depressão, pois meus filhos foram tirados de mim, e fora. Morar no Brasil, endividado e falido com dividas. Tive que parar pois fiquei com medo de me machucar e perder meu emprego, já estou há 5 anos trabalhando para pagar minhas dividas esperando me controlar, para depois voltar a praticar Jiu-jitsu. Mas eu gostei muito, trabalhava 10 horas na obra, depois ia para academia.
    Logo quando eu me controlar quero voltar a praticar. Oss.

    • @FelipeSiqueiraJiuJitsu
      @FelipeSiqueiraJiuJitsu  9 місяців тому +1

      Oss irmão. A vida não alivia e coloca a gente em muitas situações que esperávamos nunca passar. Mas não podemos desistir de lutar e seguir em frente, por nós e pelos nossos. O jiu-jitsu ensina isso para todos que entram em contato com ele. Fico feliz de saber que a arte suave te deu força e é uma referência de coisas boas na sua vida. Saúde e paz irmão. Oss.

  • @paulocosta4601
    @paulocosta4601 9 місяців тому +1

    Tem toda razão, eu já parei de treinar várias vezes durante anos devido o cotidiano.

  • @marcossilva94ofc
    @marcossilva94ofc Рік тому +3

    Sou faixa branca já faz algum tempo, por motivos de parar e recomeçar por motivos da vida, e não é fácil, mais também não desistir

  • @luizarruda3229
    @luizarruda3229 Рік тому +4

    Depois de 12 anos de ter parado, logo após pegar a azul, voltei a praticar a arte suave há dois meses. Ainda sinto dificuldades por conta da minha idade (48 anos) e falta de ritmo, e na verdade a dor é parceira constante pós treino, mas foi a melhor decisão que tomei. Além de já ter emagrecido mais de 4 kg estou muito menos estressado. Vou pegar meus graus e vamos ver até onde chego, mas o importante para mim é praticar o jiu-jitsu. Oss!

    • @josemariaassisneto731
      @josemariaassisneto731 3 місяці тому

      Eu comecei agora e tenho 41 anos, todo treino volto p casa contundido , e não é por maldade de ninguém ou erro da metodologia do mestre é só a idade, mas vou em frente com as dores.

  • @e-rodrigues
    @e-rodrigues 2 місяці тому

    Boa Professor! Sua forma de nos incentivar nos faz sentirmos que sempre podemos mais. Obrigado!

  • @jonatas7891
    @jonatas7891 Рік тому +7

    Eu msm, fiz 6 anos de Aikido, quando começou a universidade num estava dando pra conciliar, ai ano passado eu comecei no Jiu. Vai demorar ainda pra eu pegar a faixa azul.

    • @tafrionaotomobanho
      @tafrionaotomobanho Рік тому +1

      quero fazer aikido tbm, gosto muito tbm, sou branca em jjb tbm

    • @jonatas7891
      @jonatas7891 Рік тому

      @@tafrionaotomobanho tanta fazer uma aula experimental pow! Vai que tu gosta.

  • @brunofortunato1
    @brunofortunato1 3 місяці тому +1

    Caramba, que video top! Sou faixa azul, mas não treino a 6 anos, estou com 31 já e estava pensando sobre voltar aos treinos, se estaria muito velho, se voltaria como faixa branca... Assistir esse vídeo e ler os comentarios me animou bastante. Oss!

  • @adelvanrodrigues2958
    @adelvanrodrigues2958 10 місяців тому +1

    Tem um aluno lá na academia que tem 16 anos, 12 só de jiu-jitsu vai pegar a azul agora em outUbro junto comigo e mais uma turma o cara passa o carro na galera quase toda e já ganhou campeonatos pelo Brasil quase todo, essa é a diferença do tempo que o cara treina voltei no começo do ano tenho 37 anos é brabo pra alcançar o ritmo do menino😂😂😂😂

  • @rodrigolellis6837
    @rodrigolellis6837 Рік тому +3

    Top Mestre Felipe!!! Oss.

  • @itamarsousa7894
    @itamarsousa7894 Рік тому +1

    Excelente explicação!

  • @Jonathasjosec
    @Jonathasjosec 8 місяців тому +2

    Comecei a treinar aos 44, branca 1 grau quase indo pra 2 graus. Mas confesso que as dores nos dedos e articulações são as coisas que mais me fazem pensar em desistir. Mas estou gostando bastante.

    • @rafaelivanircostaoliveira1354
      @rafaelivanircostaoliveira1354 7 місяців тому +2

      Tens que também fazer musculação e Pilates, comer e tomar sucos como abacaxi, melancia, água de coco e copaíba.

  • @fabiocirinofreire1295
    @fabiocirinofreire1295 Рік тому +3

    Esse vídeo chegou na hora certa 👏👏👏👏👏👏

  • @wellingtonoliveirasantos6565
    @wellingtonoliveirasantos6565 11 місяців тому

    Abril minha mente motivacional essa entrevista 😭👏👏🙏🤝.Oss

  • @sergiopena3437
    @sergiopena3437 3 місяці тому

    Tenho 53 anos e comecei agora no jiu-jitsu,estou gostando e quero avançar

  • @TheSmallsk8
    @TheSmallsk8 Місяць тому

    Interessante que bastante gente tbm parou no meio da jornada, estou voltando depois de 6 anos parado, peguei a azul umas 2 semanas depois quebrei o nariz e coincidentemente meu filho tinha nascido na mesma época ai juntou a correria e tudo e acabei parando, nesse meio tempo diversos foram os motivos que não pude voltar, falta de R$ e depois quando tinha R$ não tinha tempo, hj ainda bem que estou tendo tempo, e meu pequeno que esta com 7 anos iniciou e esta gostando muito. Notei uma tremenda diferença do nivel dos alunos, molecada voando baixo e uma boa parte dos graduados competindo aqui e fora do BR então estou sofrendo muito mais para pegar um ritmo, mas estou gastando pois assim acabo que entrando no ritmo dos feras

  • @CarlosSilva-pp3vy
    @CarlosSilva-pp3vy Рік тому +1

    Excelente matéria. Também achei fantástico a simplicidade e precisão do diálogo aqui relatado. Parabéns e agradeço pelas orientações!!! OSS!!!

  • @lucianopaixao5950
    @lucianopaixao5950 Рік тому +4

    Osss!!

  • @CarlosHenrique-le1xf
    @CarlosHenrique-le1xf 3 місяці тому

    Conheci o jiu jitsu em 2013. Meu irmão e eu começamos a treinar. Treinei por 3 meses e parei porque não queria perder peso por causa da musculação 😂. Meu irmão continuou, vi ele ser campeão pernambucano na branca, pegar a azul. Durante um tempo ele deu uma pausa na frequência dos treinos, mas sempre continuou. 10 anos depois voltei aos treinos. Hoje meu irmão é faixa marrom e eu sigo firme no caminho para azul.

  • @EvoluIdeias
    @EvoluIdeias 5 місяців тому

    Treinei a 15 anos atras cerca de 2 anos mas parando periodos. Voltei com 38 anos e vejo que hoje o conhecimento está muita mais facil pro faixa branca. 15 anos atrás nao existia UA-cam e informações. Agora vc consegue complementar o treino ao teorico.

  • @hugon.c.rainha3176
    @hugon.c.rainha3176 2 місяці тому

    2006 a 2012 - branca / azul
    2024 - voltei (12 anos após) e, se Deus quiser, sem parar.

  • @Info24hrs
    @Info24hrs 4 місяці тому

    Parei na azul em 2020 voltando a treinar 4 anos depois.
    Estou com 25 anos, creio que ainda dá tempo.
    Eu parei por que perdi o foco na época e com crise do COVID isso me parou 100% desde ent nunca mais tinha voltado, pode smp amei mais smp fiquei com medo de voltar por questão do nível que eu tinha perdido

  • @Rocky1986ization
    @Rocky1986ization 3 місяці тому

    Sou faixa roxa, e desde a faixa azul, que peguei em 2013 comecei a ter lesões no corpo inteiro. Peguei a roxa em 2016 e acabei parando. Voltei em 2018, mas lesionei a coluna no trabalho, desenvolvendo hérnia de disco. Achei que nunca mais fosse conseguir treinar, e agora depois de 6 anos voltei com toda a vontade do mundo, o gás estava ficando bom, mas depois de tanta ralação para condicionar o corpo novamente, lesionei a perna, vindo a ter uma microrruptura muscular. Estou na fisioterapia, mas não vejo a hora de voltar logo.

  • @eliseumoria7562
    @eliseumoria7562 4 місяці тому

    Sou Militar Veterano,do estado de Minas Gerais, FA,parei por 25 anos,estou com 57 voltei no gás por causa do meu filho de 10 anos,não vou parar mais. Oss

  • @rafamanoel
    @rafamanoel Рік тому +4

    Super me identifiquei com o video. Peguei a faixa azul em 2012, mas parei de treinar em 2014 por conta de mudança de cidade, trabalho, etc, mas esse ano, praticamente 10 anos depois, voltei pro Jiu-Jitsu. E fato, eu não lembrava as posições , mas a noção de equilíbrio , de quando está em perigo e quando está mais “tranquilo”, foram bem instintivas . Ah, e claro, o gás estava terrível rs … bati algumas vezes por conta do fôlego , mas isso recupera relativamente rápido

  • @walk7139
    @walk7139 2 місяці тому

    Peguei a azul e tive que parar porque meu trabalho me mudou de estado, depois de muito tempo consegui voltar

  • @juniorbeleza8924
    @juniorbeleza8924 6 місяців тому +1

    Comecei jiu-jitsu agora aos 46 anos, estou gostando muito mesmo sentindo as dores dos antebraços, dedos das mãos, ombros, estou a 1 semana. Espero seguir gradativamente e evoluir. Oss
    Cada um no seu ritmo e objetivo

    • @obiologo
      @obiologo 4 місяці тому

      comecei com 37 e tô na mesma. vc termina se acostumando com a dor. o pior são as feridas no joelho pelo atrito com o tatame. o resto vou levando de boa. mas tenho um certo receio de lesões mais sérias ao lutar com caras mais graduados.

    • @juniorbeleza8924
      @juniorbeleza8924 4 місяці тому

      @@obiologo os graduados tem muito mais cuidado com novatos e ajudam muito.

  • @Mineirabetinense
    @Mineirabetinense 5 місяців тому

    To tao triste, to na faixa branca os rapazes so não bate mais por dó . Os meninos falam que tô evoluindo mas o professor fica calado, entao eu sei que eles falam pra motivar por educação.
    Treino na Grace, a academia é otima, adoro meu professor, sou branca sem grau, mas nao quero desistir .
    Trocar de faixa nao tem dinheiro que pague, não é um carro, uma roupa, um bem.
    É uma conquista!!

  • @eng.mendes1909
    @eng.mendes1909 6 місяців тому

    Bah, parei no terceiro grau da azul, voltei na semana passada depois de 12 anos parado, não ta facil esse retorno com 40 anos, mas não vou desistir.

  • @cirocesarrochadeoliveiraju631
    @cirocesarrochadeoliveiraju631 Рік тому +2

    Compreendo sensei. Mas existe também um motivo interno da desistência na azul. A curva de evolução na azul é mais lenta que a de quem persistiu na branca. Isso frustra.

    • @flavioriver5066
      @flavioriver5066 Рік тому +1

      Tem isso também. Normalmente o tempo de branca pra azul é menor e como você não sabe nada fica mais fácil perceber a evolução.

  • @leonardodossantosparo3311
    @leonardodossantosparo3311 4 місяці тому

    Boa tarde
    Professor sou praticamente de capoeira, porém tenho 40 anos e gostaria de começar a treinar jiu-jitsu porém falam muito de lesão , na faixa azul e verdade ou mito .
    Grato!!!!

  • @willekenspaesseixas1671
    @willekenspaesseixas1671 Рік тому +2

    Peguei a faixa roxa, e fiquei 12 anos parado, voltei novamente a treinar, peguei a marron, e hoje tenho um projeto na comunidade

  • @baronsamedi2854
    @baronsamedi2854 4 місяці тому +1

    acredito q a pior maldição no tatame seja a falta de didática.
    sem um plano pedagógico pra aprender fica muito ruim

  • @alvarofragoso5718
    @alvarofragoso5718 Рік тому +2

    Prof tenho visão referente deixar o alunos 2 anos de branca não vejo necessidade disso , acredito que 8 ou 9 meses e tempo necessário que o aluno já sabe o básico pra compreender o significado do jiu jitsu.
    Aí sim vejo necessidade deixar o aluno 2 anos de azul .
    Pra ele ajustar o jogo e se preparar pra roxa .
    Com jogo sólido e consistente.
    1 1/2 de roxa
    E 2 anos de marrom
    Aí sim faixa preta

  • @pauloricardoc.oliveiraoliv4613

    O cara chega na preta sem saber tirar um soco na cara. JIU JITSU NAO É ESPORTE.

    • @guiestevesm5
      @guiestevesm5 Рік тому +16

      Paulo, concordo com vc que hoje existem pessoas graduando sem ter o conhecimento necessário em todas as faixas. Mas em relação ao Jiu Jitsu não ser esporte, tenho uma perspectiva que gostaria de lhe compartilhar.
      Como o próprio mestre diz: dentro do jiu jitsu existem 4 fragmentos... O Esporte de Kimono, O Esporte Sem Kimono, O Jiu Jitsu dentro do MMA e a Defesa Pessoal.
      Porque existem estas ramificações? Nossa arte é tão complexa e abrangente que pode ser encaixada nestas 4 situações. E NENHUMA arte marcial, NENHUMA MESMO, sobreviveu ao tempo sem virar um esporte. É só olhar que o que se pratica hoje como arte milenar, se deu com sua transição para algo praticável em todos os ambientes além de onde se busca a Defesa Pessoal. Olha o Karate, o Judo, o wrestling, o Aikido, o Muay Thai e muitas outras que sobrevivem por se adaptarem.

  • @gabrielleonidasdealmeida4106
    @gabrielleonidasdealmeida4106 Рік тому +1

    Sei muito bem o que é isso, mestre.!!Primeiramente, obrigado por tudo. Depois de alguns anos parado (de novo), estou de volta aos treinos aqui em bh e, jamais vou desistir de alcançar a faixa preta. Oss..!