Existe um evento que eu gosto de chamar de Paradoxo do Pedro, toda vez que você inicia um vídeo do canal dele você começa sem saber nada e quando termina acaba aprendendo algo, mas no fim continua sem saber nada kkkkkkkkkk simplesmente outro vídeo perfeito
Ah, então a Chiquinha não estava enrolando o Quico quando falou que ele ganharia o cara ou coroa quando a moeda nem desse cara nem coroa: ela estava falando sob uma perspectiva quântica.
Excelente vídeo, Pedro! Só uma pequena correção: a observação da desigualdade de Bell não contraria a existência de todas as teorias das variáveis ocultas, somente as teorias locais (como você muito bem citou). Existem teorias das variáveis ocultas não locais, como a clássica "teoria da onda piloto" e a "teoria de Broglie-Bohm" (a mais aceita atualmente das teorias das variáveis ocultas). Recomendo a leitura do livro "The undivided universe", dos físicos David Bohm e Basil Hiley.
@@carlosmagnofilho2218Fácil! Ninguém liga para o conhecimento verdadeiro desde que possam aplacar suas necessidades momentâneas... Muitos dizem, "entrei sem saber e sai sem saber" pq estão fixados na boa construção do vídeo e no entretenimento, não em seu conteúdo real!
Os temas dos vídeos são sempre interessantes, o apresentador sabe transmitir o conteúdo, a animação é incrível, a edição e demais processos envolvidos são muito bem executados, enfim, é um canal de altíssima qualidade. Parabéns a toda a equipe!
Eu acho que os temas se repetem muito, ele tem dificuldade em abrir o leque de conhecimentos científico, não perco um vídeo mas já não sinto aquela sentimento de conhecimento novo aprendido.
@@GabrielMachado-gx8qt Talvez essa seja uma dificuldade geral de todo canal nichado. Certo que a ciência tem infinitos temas a serem explorados, mas o vídeo que não te traz o sentimento de conhecimento novo aprendido é o mesmo que explode a cabeça de outra pessoa, e vice-versa. De modo geral, é sempre bom ressaltar a qualidade de canais que investem em uma boa produção.
Ele poderia provar isso tudo com uma simples equação, se existisse; mais se não existe tal, fica tudo como um embaralhado; e os cara se esforçando em fazerem computadores quânticos; parecem que ainda não sabem se vai dá certo ou não, se não tentarem é claro; o resultado final do computador quântico.Porque se tiverem certeza, a engenharia será bastante complicada para por um ponto final nisso tudo. Isso eu acho que é conhecimento para poucos como a teoria de albert e a teoria de poincaré.
eu nunca entendo nada, acho interessante os assuntos mas nao acho que ele seja didatico nao, os videos dele tem sempre mta informacao na tela e ajuda a se perder mais facilmente
Essa cortina que nos impedem de ver oque realmente acontece foi colocada propositadamente por alguma força maior, oque é não sei, mas deve ter um bom motivo
SINCERAMENTE, TENHO QUE DIZER QUE CADA COISA QUE ELE FALA ME DEIXA COM UMA CRISE EXISTENCIAL DE TANTAS PERGUNTAS, TIPO: MANO QUE COISA MAIS INTERESSANTE
Esse desconhecimento dos porquês em física quântica, sempre me deixou a impressão de que faltava muita coisa a ser descoberta, não propriamente variáveis ocultas do mesmo de sempre, mas princípios desconhecidos que nos leva a assumir probabilidades. Já caíram de pau em mim, num grupo voltado à "ciência", quando eu disse que havia muitas suposições na ciência, principalmente em astronomia. Bem, temos teorias, que são derrubadas constantemente por novas descobertas, não verdades científicas absolutas. Quando olhamos para o passado, a maior parte do que era considerado científico e defendido com unhas e dentes, chega a nos dar arrepio. Creio que o mesmo ocorrerá na física quântica. O que mais atrasa a evolução científica são cientistas profundamente arraigados no conhecimento atual e, infelizmente, esses são o prato do dia. Um Tesla da vida é coisa muito rara de se ver no meio científico e, quando surge, é muito combatido e rejeitado pelos seus pares. Quanto avanço científico foi ralo abaixo por esse comportamento típico dos humanos???
A inteligência humana todo o dia me impressiona. Segundo a física quantica a superposição não pode ser observada, mas com esse exemplo das moedas unificadas, conseguimos medir ou saber mesmo sem observar. INCRÍVEL
Isso que ele explicou, até onde sei, é o Entrelaçamento Quântico, em que duas variáveis estão tão entrelaçadas que uma influencia no resultado da outra e já foi descoberto um Entrelaçamento Quântico Temporal, em que o resultado da particula do passado influenciou na do futuro
é, nesse caso NAO foi nada explicado. Mas.... deve ter algo aí.... essa interatividade entre dois elementos sem envio de nenhum tipo de informação.... tá estranho demais. No nosso cotidiano: não é eletricidade, não wifi, não Bluetooth, não calor, não pressão, não radiação, NADA... estranho.
Imagine isso aplicado a vida do dia a dia. Então nada é predefinio e sim está em superposição até nossa mente escolher. Como bons seres humanos, escolhemos escassez, preocupações e ansiedades. Imagino eu que o que eles chamam de "Não local", seja nível de frequência e organização que não pode ser observado pela terceira dimensão que é a nossa atualmente. Usamos a internet sem fio e nem isso sabemos explicar direito, agora imagine coisas mais além em termos de energia e frequência mais avançadas como diz Nícolas Tesla.
Sempre terá um caminho facinante e de maneira teoricamente complexa,para desvirtuar o que está bem na frente dos nossos olhos, a natureza é surpreendente o tempo todo.
O entrelaçamento não fere a Relatividade Geral pq não existe informação enviada, ela não viaja para o outro lado pq elas são uma coisa só. Desta forma mexer em "uma" afeta a "outra" instantaneamente pq ambas são a mesma coisa
Isso prova que mesmo uma transmissão na velocidade da luz não para no tempo, sendo que o receptor recebeu no mesmo instante. Uma teoria quebra a outra.
Vejo geral comentando que não entendeu, mas engraçado que desta vez Entedi muito bem e com certa facilidade, até superior já que antes não conseguia entender, enfim venho constatando que minha performance de aprendizado está aumentando de forma significativa, obrigado aos youtuber da ciência.🙌👍
O melhor canal sobre física e astronomia que há no UA-cam brasileiro, talvez como um todo - e só hesito porque não conheço muitos. De toda forma, é incontestável a qualidade, a didática, som, roteiro, animações, conteúdos etc simplesmente de altíssima qualidade. Parabéns a equipe!
Essa é uma teoria real, acho até que o Loos já fez um vídeo sobre isso! (Eu sempre pensei assim, e quando comentei numa aula de direito o povo ficou me olhando com uma cara feita, e me chamaram de niilista)
Pedro faz um vídeo sobre livre arbítrio e Física quântica daria um super vídeo bom para questionar a realidade se o universo fosse determinista como pensou laplace como o gato de Schroedinger existe numa superposição de vivo e morto a incerteza na natureza que da espaço para o ser humano ter livre arbítrio
Muito didático em um assunto tão estéril ( a princípio ). A melhor explicação que já ouvi. Realmente, o Pedro Loos foi muito feliz! Poderia fazer um outro vídeo, aprofundando, didaticamente, os argumentos de Bell. (Se é que é possível, pois o assunto é muito "pesado".). Pra quem gosta de se complicar, sugiro a leitura de: Totalidade e a Ordem Implicada, do David Bohm. Uma leitura muito "pesada", também, mas o que seria de nós, se não nos aventurássemos. Aliás, este livro, de 1980, para quem gosta, dá umas pistas muito inquietantes sobre a a teoria da estrutura da linguagem, que está "na moda", por ocasião das ferramentas de I.A. que estão surgindo, explicando sobre a relação: linguagem x inteligência x "senciência".
Esse vídeo merece um joinha quântico. O paradoxo EPR é compreensível, faz sentido, pode estudar mais um pouco, pois daqui a mais umas dez ou cem gerações vamos descobrir que Einstein sempre esteve certo sobre a teoria quântica.
O canal "Kurzgesagt in a Nutshell" já fez um vídeo sobre Estrelas Buraco Negro como sendo uma possível origem para galáxias com um buraco negro super massivo no centro. Poderia fazer um vídeo sobre isso também?
É algo parecido com a lógica Fuzzy: onde a soma dos valores por incluir além de verdadeiro ou falso inclui um "talvez" , um "provavelmente sim" e um "provavelmente não", é maior fo que 1.
8:08 por que seria impossivel usar o entrelaçamento quântico pra transmitir informação? Teoricamente é possivel criar uma informação binaria com a superposição quântica, e se essa superposição estivesse em um estado de entrelassamento com um computador em Andrômeda, por exemplo, vc receberia a mesma sequência binária (na vdd seria uma sequência exatamente oposta, mas é só usar um algoritimo q invertesse o valor binario) e assim, você poderia criar uma comunicação instantânea entre duas galaxias, uma troca de mensagens, de audios, até uma video chamada
Parabéns! Vc é muito claro, didático, tem uma equipe "entrelaçada" ... realmente um universo paralelo em termos de ótimo professor de física para os dias de hj ! Acredito q vc conseguirá mudar o c/v de física nos vestubulares!!! Parabéns a vcs!!
@@const7833 E por que raios ele faria um vídeo técnico sobre IA? Obviamente o vídeo que ele faria seria sobre a base, coisas mais abstratas e não explicando rede neural a fundo
Eu tenho mania de dar like antes do vídeo sequer começar, e já nem me dou conta mais... Esse final do vídeo [ 9:40 ] me deixou questionando a realidade...
9:38 - Uma consequência acontecendo sem uma causa, ou uma causa acontecendo sem uma consequência. Isso poderia resolver o problema de causa e consequência que você apresentou no vídeo: "Como um MOTOR DE DOBRA funciona?"
Incrível como a física quântica intriga tanto a física classe, espero está vivo quando conseguirem unificaram de vez a teoria da relatividade com a física quântica.
Isso é muito interessante, ja pensou o universo inteiro está conectado integralmente de um átomo ao outro? Isso é surreal, é como um grande organismo vivo. além de mudar a nossa ideia que o futuro pode ser calculado por uma grande inteligência e o universo é determinístico
Essa teoria se encaixa em nossa realidade. Exemplo: Quando entramos em uma casa, vamos apenas enxerga o que há na casa, a realidade lá fora só existe em nossa mente, porque a gente já viu lá fora, ou seja, a realidade só existe onde a gente estamos... Como se a realidade existe pra onde nós olhamos, como se na nossa costa fosse tudo escuro e quando olhamos para trás a realidade se criasse.
Vejo uma coisa boa nisso tudo! A possibilidade quântica de eu ter meu eu sobreposto em algum lugar do universo! O que significa que quando eu morrer aqui estarei nascendo quanticamente ao mesmo tempo e vice-versa 😁 ou seja, meu eu é imortal no mundo quântico! E isso é Unbelievable!!! Pedro, vc é o cara que acaba com todas as minhas crises existenciais! _X_
Parabéns Pedro, eu achava os outros assuntos sobre física e mecânica quântica complicados, mas conseguia acompanhar o raciocínio, já desse vídeo, não entendi nada kkkkkkkkk Satisfeito?
Eu amo esse tipo de vídeo sobre ciência. O meu canal favorito eh do Átila que sempre puxa mais para o lado da biologia, pq quando puxa para física ou química, eu n entendo bolhofas
Engraçado que seja a primeira vez que eu vejo esse teorema de Bell (e eu já assisti muito ciencia todo dia 😂). Eu entendia que superposição quântica, assim como o princípio da incerteza, eram bases da física quântica, mas não via onde estava a justificativa para isso, só supondo que fizeram muita conta e conseguiram garantir isso kkkkkk agora dá para entender um pedacinho como funciona a lógica dessas contas. Doido demais, obrigada sempre Pedro!
No vídeo ele fala que a mecânica quântica é não local, mas não necessariamente isso é verdade. Ou localidade ou realismo estão incorretos. A priori, não há evidência de quebra da invariância de Lorentz, e as interpretações mais bem aceitas da mecânica quântica é não realista e local. Então, nem sabemos se não localidade existe, quanto mais usá-la como meio de comunicação.
@@seveng0th Exato, não existem variáveis ocultas, logo o transporte de informação não é possível... Não tem como transmitir informações através do entrelaçamento quântico.
@@henryrroland Na derivação da Desigualdade de Bell, ele postula uma variável oculta presumida, λ(x,t). Um membro das partículas gêmeas tem uma posição x no tempo t, enquanto o gêmeo tem uma posição -x no tempo t. Mas observe que Bell adota alegremente um tempo mestre comum, t, de modo que λ(x,t) pode ser algebricamente cancelado por λ(-x,t), independentemente da função λ(•). Se você considerar que um gradiente gravitacional perturba o fluxo do tempo, de modo que as partículas que se afastam em direções opostas envelhecem em suas próprias taxas, não é mais possível cancelar λ algebricamente. A derivação da Desigualdade de Bell falha; a variável oculta presumida λ(x,t) permanece presente. De fato, pode-se dizer que a variável oculta é o próprio tempo. Ou seja, na realidade, cada partícula envelhece de acordo com seu próprio tempo local, em vez de ser governada por um tempo universal. No experimento de Aspect, λ(x,t) poderia ser a equação de Maxwell para o fóton ou (equivalentemente) os vetores rotativos de Feynman. Mas lembre-se de que os fótons que atravessam um gradiente gravitacional ganham ou perdem energia, e portanto, mudam seu comprimento de onda (ou cor) de acordo. Os dois fótons são, portanto, representados por sinusóides que não são espelhos perfeitos um do outro, e portanto, não podem ser anulados algebricamente. Eles terão uma "frequência de batida" residual diferente de zero que permanece presente, estragando assim o conveniente cancelamento de λ(x,t) de Bell no meio de sua derivação. É por isso que a Desigualdade de Bell não se aplica ao cosmos real, onde não existe um relógio mestre universal que mantenha o tempo idêntico em todos os lugares e em todos os momentos. A variável "não tão oculta" é o próprio tempo, e por isso a física quântica está incompleta e Einstein e os demais estavam certos.
Claro, são os bits ou bytes do computador da nossa Matriz. Explica, assim, a rapidez do entrelaçamento quântico, com a comunicação estantanea entre as partículas.
Simplicidade Com a teoria de tudo da Unissência Cósmica de Josênio dos Anjos, percebemos que a complexidade do universo é simplificada. Ao invés de conceitos abstratos como tempo e espaço, temos uma única essência que permeia tudo e cria o universo em sua expansão cúbica. E o mais surpreendente é que quanto mais estudamos e nos aprofundamos nessa teoria, mais clara ela se torna, eliminando a necessidade de equações complexas e teorias difíceis de entender. A simplicidade da Unissência Cósmica nos leva a uma compreensão mais profunda do universo e nos aproxima de um conhecimento verdadeiro e concreto.
Entrelaçamento quântico é um dos maiores mistérios ainda a serem desvendados.Desvendar como duas particulas interagem uma com a outra a bilhares de anos luz de distância é a chave para criar os chamados "buracos de minhoca",portais que ligariam dois pontos destintos do universo.
Alguns interpretam a superposição como o comportamento de onda, na dualidade onda/partícula. E quando o Pedro diz "olhar", na verdade é medir a partícula, que é impossível sem interagir com ela. Toda vez que alguém usa o termo "olhar" as partículas, dá margem pros "coachs quânticos". E se alguns se incomodam com as probabilidades da física quântica, eu acho que essa é a beleza dela: não permite prever claramente o comportamento de nada, ou seja, é impossível fazer um modelo matemático que diga com exatidão o que vai acontecer no futuro.
pedro, eu tenho uma pergunta, se cada lado da moeda tivesse uma sensacao tatil diferente, e entrase na superposicao, e nos tocassemos na moeda sem observa-la oq aconteceria?
Se a superposição é uma incerteza! Quando a moeda 1 é interligada com uma certeza do resultado da moeda 2 é possível ser observado pela 1. Independente de não observar a 2, somente olhando a 1, você tira a superposição da 2 e não precisa de uma comunicação das 2 moedas já que observar a 1 já te da a certeza da 2
Mesma coisa de eu falar que atirei no ponto vital de alguém, mas n posso ter a certeza que ele morreu até verificar… acertar o ponto vital já me dá a certeza e tira qualquer possibilidade de superposição
Na derivação da Desigualdade de Bell, ele postula uma variável oculta presumida, λ(x,t). Um membro das partículas gêmeas tem uma posição x no tempo t, enquanto o gêmeo tem uma posição -x no tempo t. Mas observe que Bell adota alegremente um tempo mestre comum, t, de modo que λ(x,t) pode ser algebricamente cancelado por λ(-x,t), independentemente da função λ(•). Se você considerar que um gradiente gravitacional perturba o fluxo do tempo, de modo que as partículas que se afastam em direções opostas envelhecem em suas próprias taxas, não é mais possível cancelar λ algebricamente. A derivação da Desigualdade de Bell falha; a variável oculta presumida λ(x,t) permanece presente. De fato, pode-se dizer que a variável oculta é o próprio tempo. Ou seja, na realidade, cada partícula envelhece de acordo com seu próprio tempo local, em vez de ser governada por um tempo universal. No experimento de Aspect, λ(x,t) poderia ser a equação de Maxwell para o fóton ou (equivalentemente) os vetores rotativos de Feynman. Mas lembre-se de que os fótons que atravessam um gradiente gravitacional ganham ou perdem energia, e portanto, mudam seu comprimento de onda (ou cor) de acordo. Os dois fótons são, portanto, representados por sinusóides que não são espelhos perfeitos um do outro, e portanto, não podem ser anulados algebricamente. Eles terão uma "frequência de batida" residual diferente de zero que permanece presente, estragando assim o conveniente cancelamento de λ(x,t) de Bell no meio de sua derivação. É por isso que a Desigualdade de Bell não se aplica ao cosmos real, onde não existe um relógio mestre universal que mantenha o tempo idêntico em todos os lugares e em todos os momentos. A variável "não tão oculta" é o próprio tempo, e por isso a física quântica está incompleta e Einstein e os demais estavam certos.
@@PLUT-REACTS é bem simples de explicar: as equações do teorema de Bell calculam a função de onda das particulas emaranhadas considerando o fluxo do tempo completamente gêmeo para ambas. Isso é um erro, pois como sabemos o fluxo do tempo vária de acordo com multiplos fatores ambientais do universo. Isto posto, é muito complexo estimar todas as variáveis que impactam no fluxo do tempo dessas particulas. Ai dentro pode residir a ou as variáveis ocultas.
Muito obrigado! Esse vídeo foi muito importante pra mim, de maneira simples, me encucava com essa lógica de superposição desde a primeira vez que escutei sobre o Gato de Schrodinger, onde pensava: "Mas como assim? Já está definido se o gato está vivo ou morto, não podermos vê-lo não significa que ele pode estar em ambos ao mesmo tempo ou em nenhum deles, isso não tem sentido a não ser que tu utilize essa teoria pra tentar explicar por um ponto de vista único do 'ser humano', como ele como 'centro do universo', onde, se ele ta observando, se torna fato, se não, não. Mas como verdade universal, o estado desse gato já foi definido oras". E justamente pela física quântica ser estranha e não fazer sentido às vezes ao olhar pela lógica comum que eu relevava isso, mas queria saber o "porquê" ainda assim. Felizmente, esse vídeo ao mesmo tempo que explodiu minha cabeça, me tirou uma baita incógnita da mente, e me deixou c um gostinho de entender mais sobre física quântica. Novamente, muito obrigado mesmo.
Então tecnicamente se o gato de schrödinger tivesse um primo, e a lei é que apenas um dos dois pode estar vivo, então vendo o primo dele, é possível saber se ele está vivo ou não?
"Apenas um dos dois pode estar vivo" Com essa lei, caso o primo do gato esteja morto não podemos concluir nada. Pois embora apenas um possa estar vivo, ambos podem estar mortos
Só se a partícula que é responsável pela quebra do pote de veneno tivesse entrelaçada uma com a outra, ai sabendo o resultado de um, saberia a da outra
Рік тому+2
Eu sigo achando que a superposição só acontece quando não observamos. A partir do momento que você olha (observa), você descobre o que já era o resultado... você não só interferiu, você constatou.
Me corrijam se eu estiver errado: 1 - As duas moedas quânticas seriam ligadas mecanicamente, então a superposição já deixaria de existir já na ligação delas. 2 - As duas moedas com uma cola quântica. Nesse caso: 2.1 - a cola, por ser quântica, permitirá a superposição das moedas, podendo as duas ficarem cara, ou as duas coroas. No momento que se revela a primeira moeda (cara), a segunda poderia continuar indeterminada, sendo determinada apenas quando vista, podendo dar, inclusive o mesmo valor (cara). 2.2 - a cola quântica tornaria as duas moedas um único um objeto (um neutron, por exemplo) e no sorteio, seria uma coisa só (cara-coroa ou coroa-cara). Quando separados, voltariam a ser dois objetos (quarks), cada um tendo sua indeterminação.
Tambem Sempre discordei desse lance da moeda ter 50/50% de chance de dar um ou outro. Porque se voce calcular a força exata com que você jogou pra cima, o local de impacto da moeda, o peso dela, gravidade, entre todas as outras variáveis, voce consegue saber como ele vai cair com 100% de certeza... a diferença é que como a gente não faz esses cálculos todos, na nossa percepção acaba sendo 50/50
Isso me lembrou um episódio de Mythbusters, onde eles jogam, litetalmente, milhares de moedas para provar o mito que um lado da moeda (com o rosto de Lincoln) é mais leve que o outro e altera a proporção 50/50% entre cara e coroa.
Canallllllll incrivel fantastico mesmo! inspiração pra mim! vou trazer conteudo assim como vc, so preciso de um editor kkkk, porque conhecimento é o que nao falta, mas enquanto estudo pro ita, gravo questoes de nivel basico ate nivel ita, se quiser ir fazer alguma critica construtiva agradeço! tmj.
Uma coisa sobre a física quântica, ou mecânica quântica (não sei qual é a maneira mais certa de escrever) que eu acho muito bizarra é a observação de um ser vivo ou talvez uma câmera afetar algo... por quê?
Entendo o por que Einstein ficava puto em relação às teorias quânticas...pois até para uma das mentes mais geniais que já existiram é difícil entender algo que não tem nem como explicar por que talvez nem exista.
É... Pensando assim, seria um método interessante de envio de informações. Que eu saiba, a única forma FISICA que é possível, ver algo idêntico, repetindo o mesmo movimento de forma instantânea e gerando informações "contrárias" ao ponto de vista, é o espelho. Se o "mesmo" espelho pudesse ser visto a anos luz de distância, a informação seria "vista" (ou recebida kkk).
Eu basicamente cliquei no video, dei like e não entendi nada por 10 minutos seguidos. Ótimo video, Pedro !!
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, a realidade de uma porcentagem de pessoas que assistem o canal do pedro
tmj!
Tô nessa, 😂 😂 😂
EU KKKKKKKKKKKKK
🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣
Existe um evento que eu gosto de chamar de Paradoxo do Pedro, toda vez que você inicia um vídeo do canal dele você começa sem saber nada e quando termina acaba aprendendo algo, mas no fim continua sem saber nada kkkkkkkkkk simplesmente outro vídeo perfeito
e oq eu tenho com isso?
@@opedromf ele estava falando do Pedro Loos, não de um pedro qualquer
Vamos dar um nome melhor: _O Paradoxo Loss_
@@gustavoalcantara7662 * Loos
Kskskskksks deveras sempre assim
Ah, então a Chiquinha não estava enrolando o Quico quando falou que ele ganharia o cara ou coroa quando a moeda nem desse cara nem coroa: ela estava falando sob uma perspectiva quântica.
Sinto muito mas só consigo me encontrar
Com certeza
Então...
@@fhannycopiaaaaaa 🌊🧠
Orra, bem observado e pensei também isso porque estava assistindo o mesmo episódio do Chaves kkkkkkkk
Excelente vídeo, Pedro! Só uma pequena correção: a observação da desigualdade de Bell não contraria a existência de todas as teorias das variáveis ocultas, somente as teorias locais (como você muito bem citou). Existem teorias das variáveis ocultas não locais, como a clássica "teoria da onda piloto" e a "teoria de Broglie-Bohm" (a mais aceita atualmente das teorias das variáveis ocultas). Recomendo a leitura do livro "The undivided universe", dos físicos David Bohm e Basil Hiley.
N entendo como seu comentário só tem poucas curtidas, enquanto vários comentários bestas tem milhares
Nossa, casa comigo? ❤😅
@@carlosmagnofilho2218É bastante simples, o ser humano médio é besta.
@@carlosmagnofilho2218Fácil! Ninguém liga para o conhecimento verdadeiro desde que possam aplacar suas necessidades momentâneas... Muitos dizem, "entrei sem saber e sai sem saber" pq estão fixados na boa construção do vídeo e no entretenimento, não em seu conteúdo real!
@@MauroAgnoli percebo muito isso, vc tem razão
Os temas dos vídeos são sempre interessantes, o apresentador sabe transmitir o conteúdo, a animação é incrível, a edição e demais processos envolvidos são muito bem executados, enfim, é um canal de altíssima qualidade. Parabéns a toda a equipe!
Muito obrigado senhor por mais um ano de vida
Fala o que tu quer logo.
Eu acho que os temas se repetem muito, ele tem dificuldade em abrir o leque de conhecimentos científico, não perco um vídeo mas já não sinto aquela sentimento de conhecimento novo aprendido.
ua-cam.com/video/tafGL02EUOA/v-deo.html
@@GabrielMachado-gx8qt Talvez essa seja uma dificuldade geral de todo canal nichado. Certo que a ciência tem infinitos temas a serem explorados, mas o vídeo que não te traz o sentimento de conhecimento novo aprendido é o mesmo que explode a cabeça de outra pessoa, e vice-versa. De modo geral, é sempre bom ressaltar a qualidade de canais que investem em uma boa produção.
Faltou explicar essa média de Bell. Por que ela dá maior ou menor que 2 e porque isso mede essa questão das variáveis ocultas?
Olha, eu geralmente consigo entender os vídeos, pela forma didática que o Pedro explica. Mas dessa vez ficou dificil, esse vídeo complicou! kkkkk
Ele poderia provar isso tudo com uma simples equação, se existisse; mais se não existe tal, fica tudo como um embaralhado; e os cara se esforçando em fazerem computadores quânticos; parecem que ainda não sabem se vai dá certo ou não, se não tentarem é claro; o resultado final do computador quântico.Porque se tiverem certeza, a engenharia será bastante complicada para por um ponto final nisso tudo. Isso eu acho que é conhecimento para poucos como a teoria de albert e a teoria de poincaré.
é um.bando de conceitos para estudo por anos jogados em 5 min. IMPOSSÍVEL compreender.
eu nunca entendo nada, acho interessante os assuntos mas nao acho que ele seja didatico nao, os videos dele tem sempre mta informacao na tela e ajuda a se perder mais facilmente
Ia comentar a mesma coisa. Geralmente entendo, dessa vez não deu.
Sério mano ? Eu sempre não entendo os vídeos dele! Mas esse entendi ué. Sério mesmo
A física quântica é tão fascinante e complexa, que até os maiores gênios da história tinham dificuldade de entender
sim isso muito legal estudar e tentar entender esse paradoxo
Você é um dos poucos que falam de física com propriedade no UA-cam, parabéns.
Veja os vídeos do Professor Hélio Couto. Horas e horas sobre esse assunto.
@@marcelogoettems4055 se viu Hélio Couto então dá uma olhada nos vídeos do bob navarro (recomendo canal cortes edl)
Recomendo o canal inteligentista
Essa cortina que nos impedem de ver oque realmente acontece foi colocada propositadamente por alguma força maior, oque é não sei, mas deve ter um bom motivo
é impossivel perder qualquer video desse belissimo canal
Boa tarde 😚
Foda
Antigamente seu conteúdo era super didático, agora só vídeo mais "técnico" e CHATO PRA CARALHO!!! ESSA É A REALIDADE!!!
SINCERAMENTE, TENHO QUE DIZER QUE CADA COISA QUE ELE FALA ME DEIXA COM UMA CRISE EXISTENCIAL DE TANTAS PERGUNTAS, TIPO: MANO QUE COISA MAIS INTERESSANTE
Isso me ajudou a me inspirar para escrever uma parte do meu romance! Obrigada!
Depois manda pra gente acompanhar a leitura
lembra de mandar dps em, e me marca de preferência S2
Onde conseguimos ler?
me avisa quando você lançar ele!
Eu deci a montanha, posso contar para alguém?
Esse desconhecimento dos porquês em física quântica, sempre me deixou a impressão de que faltava muita coisa a ser descoberta, não propriamente variáveis ocultas do mesmo de sempre, mas princípios desconhecidos que nos leva a assumir probabilidades. Já caíram de pau em mim, num grupo voltado à "ciência", quando eu disse que havia muitas suposições na ciência, principalmente em astronomia. Bem, temos teorias, que são derrubadas constantemente por novas descobertas, não verdades científicas absolutas. Quando olhamos para o passado, a maior parte do que era considerado científico e defendido com unhas e dentes, chega a nos dar arrepio. Creio que o mesmo ocorrerá na física quântica. O que mais atrasa a evolução científica são cientistas profundamente arraigados no conhecimento atual e, infelizmente, esses são o prato do dia. Um Tesla da vida é coisa muito rara de se ver no meio científico e, quando surge, é muito combatido e rejeitado pelos seus pares. Quanto avanço científico foi ralo abaixo por esse comportamento típico dos humanos???
A inteligência humana todo o dia me impressiona. Segundo a física quantica a superposição não pode ser observada, mas com esse exemplo das moedas unificadas, conseguimos medir ou saber mesmo sem observar. INCRÍVEL
Isso que ele explicou, até onde sei, é o Entrelaçamento Quântico, em que duas variáveis estão tão entrelaçadas que uma influencia no resultado da outra e já foi descoberto um Entrelaçamento Quântico Temporal, em que o resultado da particula do passado influenciou na do futuro
Mas Pedro, como o Bell converteu o resultado nessa quantidade matemática? Também queria um exemplo de experimento kk
É um experimento extremamente complexo e honestamente sem pé nem cabeça. Até hoje não encontrei nenhuma explicação que tenha em feito entender.
É, foi onde senti falta de mais explicação também.
Eu também parei aqui...
Aí ele vai ficar te devendo rsrs.
é, nesse caso NAO foi nada explicado. Mas.... deve ter algo aí.... essa interatividade entre dois elementos sem envio de nenhum tipo de informação.... tá estranho demais. No nosso cotidiano: não é eletricidade, não wifi, não Bluetooth, não calor, não pressão, não radiação, NADA... estranho.
Imagine isso aplicado a vida do dia a dia. Então nada é predefinio e sim está em superposição até nossa mente escolher. Como bons seres humanos, escolhemos escassez, preocupações e ansiedades. Imagino eu que o que eles chamam de "Não local", seja nível de frequência e organização que não pode ser observado pela terceira dimensão que é a nossa atualmente. Usamos a internet sem fio e nem isso sabemos explicar direito, agora imagine coisas mais além em termos de energia e frequência mais avançadas como diz Nícolas Tesla.
Da prazer ouvir esse cara falando sobre física, fantástico 👏
N dá n
Antigamente seu conteúdo era super didático, agora só vídeo mais "técnico" e CHATO PRA CARALHO!!! ESSA É A REALIDADE!!!
Sempre terá um caminho facinante e de maneira teoricamente complexa,para desvirtuar o que está bem na frente dos nossos olhos, a natureza é surpreendente o tempo todo.
Você poderia fazer um vídeo falando "tudo" sobre fisica quântica
claro, vai dar um pequeno vídeo de 196 horas
O entrelaçamento não fere a Relatividade Geral pq não existe informação enviada, ela não viaja para o outro lado pq elas são uma coisa só. Desta forma mexer em "uma" afeta a "outra" instantaneamente pq ambas são a mesma coisa
ESSE VÍDEO FEZ A MINHA MENTE EXPLODIR. Mds como eu amo física e o Pedro é SIMPLESMENTE INCRÍVEL em sua didática como sempre.
Isso prova que mesmo uma transmissão na velocidade da luz não para no tempo, sendo que o receptor recebeu no mesmo instante. Uma teoria quebra a outra.
Vejo geral comentando que não entendeu, mas engraçado que desta vez Entedi muito bem e com certa facilidade, até superior já que antes não conseguia entender, enfim venho constatando que minha performance de aprendizado está aumentando de forma significativa, obrigado aos youtuber da ciência.🙌👍
O melhor canal sobre física e astronomia que há no UA-cam brasileiro, talvez como um todo - e só hesito porque não conheço muitos. De toda forma, é incontestável a qualidade, a didática, som, roteiro, animações, conteúdos etc simplesmente de altíssima qualidade. Parabéns a equipe!
A sobreposição na verdade é um jeito do universo economizar memória, é tipo o chunk que não carrega até você olhar ele
Essa é uma teoria real, acho até que o Loos já fez um vídeo sobre isso! (Eu sempre pensei assim, e quando comentei numa aula de direito o povo ficou me olhando com uma cara feita, e me chamaram de niilista)
Pedro faz um vídeo sobre livre arbítrio e Física quântica daria um super vídeo
bom para questionar a realidade
se o universo fosse determinista como pensou laplace como o gato de Schroedinger existe numa superposição de vivo e morto a incerteza na natureza que da espaço para o ser humano ter livre arbítrio
Muito didático em um assunto tão estéril ( a princípio ). A melhor explicação que já ouvi. Realmente, o Pedro Loos foi muito feliz! Poderia fazer um outro vídeo, aprofundando, didaticamente, os argumentos de Bell. (Se é que é possível, pois o assunto é muito "pesado".). Pra quem gosta de se complicar, sugiro a leitura de: Totalidade e a Ordem Implicada, do David Bohm. Uma leitura muito "pesada", também, mas o que seria de nós, se não nos aventurássemos. Aliás, este livro, de 1980, para quem gosta, dá umas pistas muito inquietantes sobre a a teoria da estrutura da linguagem, que está "na moda", por ocasião das ferramentas de I.A. que estão surgindo, explicando sobre a relação: linguagem x inteligência x "senciência".
Eu gosto tbm dos escritos de mecânica Bohemiana.
Embora não concorde com ela, sigo a ortodoxa mesmo.
Acho os livros do Osvaldo Pessoa Jr mt bons tbm.
Esse vídeo merece um joinha quântico.
O paradoxo EPR é compreensível, faz sentido, pode estudar mais um pouco, pois daqui a mais umas dez ou cem gerações vamos descobrir que Einstein sempre esteve certo sobre a teoria quântica.
O canal "Kurzgesagt in a Nutshell" já fez um vídeo sobre Estrelas Buraco Negro como sendo uma possível origem para galáxias com um buraco negro super massivo no centro. Poderia fazer um vídeo sobre isso também?
Eu acompanho esse canal,é mt bom
Há uma grande possibilidade dos vídeos deste canal se basear nos canais gringos, inclusive no Kursgesagt 👀
@@haggenfar há uma grande não, é 100% de chance, o pedro ja disse que gosta e se inspira nele, e de fato, e um canal muito bom
@@haggenfar Mas deve colocar um adendo que não é "cópia", mas ele pode pegar várias inspirações em vídeos, conversas populares, leituras etc
Muito bom esse canal mdsss
É algo parecido com a lógica Fuzzy: onde a soma dos valores por incluir além de verdadeiro ou falso inclui um "talvez" , um "provavelmente sim" e um "provavelmente não", é maior fo que 1.
Fale sobre o Richard Feynman, tenho muita curiosidade sobre suas contribuições.
8:08 por que seria impossivel usar o entrelaçamento quântico pra transmitir informação? Teoricamente é possivel criar uma informação binaria com a superposição quântica, e se essa superposição estivesse em um estado de entrelassamento com um computador em Andrômeda, por exemplo, vc receberia a mesma sequência binária (na vdd seria uma sequência exatamente oposta, mas é só usar um algoritimo q invertesse o valor binario) e assim, você poderia criar uma comunicação instantânea entre duas galaxias, uma troca de mensagens, de audios, até uma video chamada
Tem um jogo que usa esse paradoxo nele é muito interessante o jogo se chama "Outer Wilds".
O enigma das estátuas e dos pontos de vista com espelhos realmente foi genial
Com certeza esse é um dos melhores jogos que já joguei
Parabéns! Vc é muito claro, didático, tem uma equipe "entrelaçada" ... realmente um universo paralelo em termos de ótimo professor de física para os dias de hj ! Acredito q vc conseguirá mudar o c/v de física nos vestubulares!!! Parabéns a vcs!!
Aqui desde de quando tinha 500k, e ver 3,5M me alegra. Parabéns nada mas que merecido.
fico encantada com a edição do vídeo, tudo feito da forma mais didática possível. te adoro pedro, vc explica muito bem
Pedro faz um vídeo sobre como funcionam as IAS
Já fez
O cara não sabe nem o que é uma variável kkkk ele só entende de coisas que não precisam por em pratica, ou seja ele só entendi de teorias kkkkkk
@@const7833 E por que raios ele faria um vídeo técnico sobre IA? Obviamente o vídeo que ele faria seria sobre a base, coisas mais abstratas e não explicando rede neural a fundo
Eu tenho mania de dar like antes do vídeo sequer começar, e já nem me dou conta mais... Esse final do vídeo [ 9:40 ] me deixou questionando a realidade...
9:38 - Uma consequência acontecendo sem uma causa, ou uma causa acontecendo sem uma consequência. Isso poderia resolver o problema de causa e consequência que você apresentou no vídeo: "Como um MOTOR DE DOBRA funciona?"
No começo eu não entendi nada, mas no final parecia o começo. Excelente vídeo, Pedro!
Se nem o Einstein entendeu imagina eu
No começo do vídeo achei que não estava entendendo nada, mas só quando chegou no final é que tive certeza de não ter entendido nada mesmo.
Que emoção, acabo de descobrir que penso como Einstein!😵💫
🤣
@@ZakaVentura 😊
😊😊
😊
😊
Incrível como a física quântica intriga tanto a física classe, espero está vivo quando conseguirem unificaram de vez a teoria da relatividade com a física quântica.
Mano, pela primeira vez eu vi um vídeo inteiro sem entender NADAAAAA
Isso é muito interessante, ja pensou o universo inteiro está conectado integralmente de um átomo ao outro? Isso é surreal, é como um grande organismo vivo. além de mudar a nossa ideia que o futuro pode ser calculado por uma grande inteligência e o universo é determinístico
Você deixou claro que a cabeça de uma mulher está sempre em super posição quântica !
Essa teoria se encaixa em nossa realidade.
Exemplo: Quando entramos em uma casa, vamos apenas enxerga o que há na casa, a realidade lá fora só existe em nossa mente, porque a gente já viu lá fora, ou seja, a realidade só existe onde a gente estamos... Como se a realidade existe pra onde nós olhamos, como se na nossa costa fosse tudo escuro e quando olhamos para trás a realidade se criasse.
Melhor canal de ciência👏🏼👏🏼
Com tudo certeza
Vejo uma coisa boa nisso tudo!
A possibilidade quântica de eu ter meu eu sobreposto em algum lugar do universo! O que significa que quando eu morrer aqui estarei nascendo quanticamente ao mesmo tempo e vice-versa 😁 ou seja, meu eu é imortal no mundo quântico! E isso é Unbelievable!!!
Pedro, vc é o cara que acaba com todas as minhas crises existenciais!
_X_
Parabéns Pedro, eu achava os outros assuntos sobre física e mecânica quântica complicados, mas conseguia acompanhar o raciocínio, já desse vídeo, não entendi nada kkkkkkkkk
Satisfeito?
Eu amo esse tipo de vídeo sobre ciência. O meu canal favorito eh do Átila que sempre puxa mais para o lado da biologia, pq quando puxa para física ou química, eu n entendo bolhofas
Então é possível nos comunicarmos controlando uma partícula entrelaçada com outra que está em outro lugar.
Não... o entrelaçamento não transmite informações. Por isso não viola a causalidade
@@userGVL7P72 Isso mesmo não!!! O livro tá errado, ou é uma obra de ficção.
Não há como transmitir informações utilizando essa propriedade
Logico que não, ela não transmite informações, e você nunca teria como saber quando a partícula saiu da superposição ou n
Engraçado que seja a primeira vez que eu vejo esse teorema de Bell (e eu já assisti muito ciencia todo dia 😂). Eu entendia que superposição quântica, assim como o princípio da incerteza, eram bases da física quântica, mas não via onde estava a justificativa para isso, só supondo que fizeram muita conta e conseguiram garantir isso kkkkkk agora dá para entender um pedacinho como funciona a lógica dessas contas. Doido demais, obrigada sempre Pedro!
Então é possível usar a não localidade da superposição quântica como gatilho intergaláctico?
Não, justamente pq não há a possibilidade de transmitir informação
No vídeo ele fala que a mecânica quântica é não local, mas não necessariamente isso é verdade. Ou localidade ou realismo estão incorretos. A priori, não há evidência de quebra da invariância de Lorentz, e as interpretações mais bem aceitas da mecânica quântica é não realista e local. Então, nem sabemos se não localidade existe, quanto mais usá-la como meio de comunicação.
@@henryrroland mas não existem variáveis ocultas, a superposição existe mesmo a distâncias gigantes.
@@seveng0th Exato, não existem variáveis ocultas, logo o transporte de informação não é possível... Não tem como transmitir informações através do entrelaçamento quântico.
@@henryrroland Na derivação da Desigualdade de Bell, ele postula uma variável oculta presumida, λ(x,t).
Um membro das partículas gêmeas tem uma posição x no tempo t, enquanto o gêmeo tem uma posição -x no tempo t.
Mas observe que Bell adota alegremente um tempo mestre comum, t, de modo que λ(x,t) pode ser algebricamente cancelado por λ(-x,t), independentemente da função λ(•).
Se você considerar que um gradiente gravitacional perturba o fluxo do tempo, de modo que as partículas que se afastam em direções opostas envelhecem em suas próprias taxas, não é mais possível cancelar λ algebricamente.
A derivação da Desigualdade de Bell falha;
a variável oculta presumida λ(x,t) permanece presente.
De fato, pode-se dizer que a variável oculta é o próprio tempo. Ou seja, na realidade, cada partícula envelhece de acordo com seu próprio tempo local, em vez de ser governada por um tempo universal.
No experimento de Aspect, λ(x,t) poderia ser a equação de Maxwell para o fóton ou (equivalentemente) os vetores rotativos de Feynman. Mas lembre-se de que os fótons que atravessam um gradiente gravitacional ganham ou perdem energia, e portanto, mudam seu comprimento de onda (ou cor) de acordo.
Os dois fótons são, portanto, representados por sinusóides que não são espelhos perfeitos um do outro, e portanto, não podem ser anulados algebricamente. Eles terão uma "frequência de batida" residual diferente de zero que permanece presente, estragando assim o conveniente cancelamento de λ(x,t) de Bell no meio de sua derivação.
É por isso que a Desigualdade de Bell não se aplica ao cosmos real, onde não existe um relógio mestre universal que mantenha o tempo idêntico em todos os lugares e em todos os momentos.
A variável "não tão oculta" é o próprio tempo, e por isso a física quântica está incompleta e Einstein e os demais estavam certos.
Claro, são os bits ou bytes do computador da nossa Matriz. Explica, assim, a rapidez do entrelaçamento quântico, com a comunicação estantanea entre as partículas.
Ele consegue deixar temas que são, por si só, complexos e simplificar de modo que até uma criança entenda!! Obrigado!!
Não é possível
Não kkkkkkkkkkkk
Aí tu forçou kkkkk
@@twistedfatereidotruco3008 a minha criança de 9 anos entendeu.
Simplicidade
Com a teoria de tudo da Unissência Cósmica de Josênio dos Anjos, percebemos que a complexidade do universo é simplificada. Ao invés de conceitos abstratos como tempo e espaço, temos uma única essência que permeia tudo e cria o universo em sua expansão cúbica. E o mais surpreendente é que quanto mais estudamos e nos aprofundamos nessa teoria, mais clara ela se torna, eliminando a necessidade de equações complexas e teorias difíceis de entender. A simplicidade da Unissência Cósmica nos leva a uma compreensão mais profunda do universo e nos aproxima de um conhecimento verdadeiro e concreto.
Parabéns Pedro, você consegue fazer eu me interessar por física quântica 👏👏
Na vdd você nem sabe de nada
@@Hick-l4u ok venom hardcore o deus da mecânica quântica
@@henri7987 se é vc que está dizendo eu não poderei duvidar🍷
@@Hick-l4u ah nao ainda é um dos mano do "fino senhores"💀💀💀
@@Hick-l4u serio isso cara?
Eu queria ser que nem o Pedro: falar um monte de coisas, ninguém entender nada e ainda sim ser amado.
Eu tava vendo um vídeo seu e aí apareceu esse kkkk,vc e um gênio
Entrelaçamento quântico é um dos maiores mistérios ainda a serem desvendados.Desvendar como duas particulas interagem uma com a outra a bilhares de anos luz de distância é a chave para criar os chamados "buracos de minhoca",portais que ligariam dois pontos destintos do universo.
Falou em paradoxo eu já logo dou like, eu amo paradoxos
Muito complicado
O que significa que ama mentiras.
Alguns interpretam a superposição como o comportamento de onda, na dualidade onda/partícula. E quando o Pedro diz "olhar", na verdade é medir a partícula, que é impossível sem interagir com ela. Toda vez que alguém usa o termo "olhar" as partículas, dá margem pros "coachs quânticos". E se alguns se incomodam com as probabilidades da física quântica, eu acho que essa é a beleza dela: não permite prever claramente o comportamento de nada, ou seja, é impossível fazer um modelo matemático que diga com exatidão o que vai acontecer no futuro.
Mais um vídeo incrível!! 👏🏼👏🏼
No começo do vídeo eu não tava entendendo nada. No final parecia que eu tava no começo. Ótimo vídeo!
pedro, eu tenho uma pergunta, se cada lado da moeda tivesse uma sensacao tatil diferente, e entrase na superposicao, e nos tocassemos na moeda sem observa-la oq aconteceria?
Quando ele diz observação ele não se refere ao ato de olhar, essa forma de interação tbm quebraria a superposição
Da a entender que realmente vivemos em uma realidade simulada, e tudo o que não está sendo observado, não é "renderizado" para não consumir memória.
De todos os vídeos esse foi o mais difícil de entender kkk
nem mesmo o a da entropia esse hard demais kkk
Se a superposição é uma incerteza! Quando a moeda 1 é interligada com uma certeza do resultado da moeda 2 é possível ser observado pela 1. Independente de não observar a 2, somente olhando a 1, você tira a superposição da 2 e não precisa de uma comunicação das 2 moedas já que observar a 1 já te da a certeza da 2
Mesma coisa de eu falar que atirei no ponto vital de alguém, mas n posso ter a certeza que ele morreu até verificar… acertar o ponto vital já me dá a certeza e tira qualquer possibilidade de superposição
Quantumfracture e ciência todo dia, incrível.
Crespo de Quantum Fracture y Pedro Loos de Ciemcia tudo dia es el mejor crossover de los ultimos meses jsjsj
Na derivação da Desigualdade de Bell, ele postula uma variável oculta presumida, λ(x,t). Um membro das partículas gêmeas tem uma posição x no tempo t, enquanto o gêmeo tem uma posição -x no tempo t.
Mas observe que Bell adota alegremente um tempo mestre comum, t, de modo que λ(x,t) pode ser algebricamente cancelado por λ(-x,t), independentemente da função λ(•). Se você considerar que um gradiente gravitacional perturba o fluxo do tempo, de modo que as partículas que se afastam em direções opostas envelhecem em suas próprias taxas, não é mais possível cancelar λ algebricamente.
A derivação da Desigualdade de Bell falha; a variável oculta presumida λ(x,t) permanece presente.
De fato, pode-se dizer que a variável oculta é o próprio tempo. Ou seja, na realidade, cada partícula envelhece de acordo com seu próprio tempo local, em vez de ser governada por um tempo universal.
No experimento de Aspect, λ(x,t) poderia ser a equação de Maxwell para o fóton ou (equivalentemente) os vetores rotativos de Feynman. Mas lembre-se de que os fótons que atravessam um gradiente gravitacional ganham ou perdem energia, e portanto, mudam seu comprimento de onda (ou cor) de acordo. Os dois fótons são, portanto, representados por sinusóides que não são espelhos perfeitos um do outro, e portanto, não podem ser anulados algebricamente. Eles terão uma "frequência de batida" residual diferente de zero que permanece presente, estragando assim o conveniente cancelamento de λ(x,t) de Bell no meio de sua derivação.
É por isso que a Desigualdade de Bell não se aplica ao cosmos real, onde não existe um relógio mestre universal que mantenha o tempo idêntico em todos os lugares e em todos os momentos.
A variável "não tão oculta" é o próprio tempo, e por isso a física quântica está incompleta e Einstein e os demais estavam certos.
Brabo, agora eu entendi.
Você inventou essas palavras 😂😂(contém piada)
@@PLUT-REACTS é bem simples de explicar: as equações do teorema de Bell calculam a função de onda das particulas emaranhadas considerando o fluxo do tempo completamente gêmeo para ambas. Isso é um erro, pois como sabemos o fluxo do tempo vária de acordo com multiplos fatores ambientais do universo. Isto posto, é muito complexo estimar todas as variáveis que impactam no fluxo do tempo dessas particulas. Ai dentro pode residir a ou as variáveis ocultas.
@@PLUT-REACTS a consideração de igualdade da variável t só é verdadeira matematicamente. No cosmos, no espaçotempo real, não.
@@PLUT-REACTS eu não sou um gênio da física: essa inconsistência já é conhecida a muito tempo.
Muito obrigado! Esse vídeo foi muito importante pra mim, de maneira simples, me encucava com essa lógica de superposição desde a primeira vez que escutei sobre o Gato de Schrodinger, onde pensava: "Mas como assim? Já está definido se o gato está vivo ou morto, não podermos vê-lo não significa que ele pode estar em ambos ao mesmo tempo ou em nenhum deles, isso não tem sentido a não ser que tu utilize essa teoria pra tentar explicar por um ponto de vista único do 'ser humano', como ele como 'centro do universo', onde, se ele ta observando, se torna fato, se não, não. Mas como verdade universal, o estado desse gato já foi definido oras".
E justamente pela física quântica ser estranha e não fazer sentido às vezes ao olhar pela lógica comum que eu relevava isso, mas queria saber o "porquê" ainda assim.
Felizmente, esse vídeo ao mesmo tempo que explodiu minha cabeça, me tirou uma baita incógnita da mente, e me deixou c um gostinho de entender mais sobre física quântica. Novamente, muito obrigado mesmo.
Então tecnicamente se o gato de schrödinger tivesse um primo, e a lei é que apenas um dos dois pode estar vivo, então vendo o primo dele, é possível saber se ele está vivo ou não?
"Apenas um dos dois pode estar vivo"
Com essa lei, caso o primo do gato esteja morto não podemos concluir nada.
Pois embora apenas um possa estar vivo, ambos podem estar mortos
Só se a partícula que é responsável pela quebra do pote de veneno tivesse entrelaçada uma com a outra, ai sabendo o resultado de um, saberia a da outra
Eu sigo achando que a superposição só acontece quando não observamos. A partir do momento que você olha (observa), você descobre o que já era o resultado... você não só interferiu, você constatou.
Então não há superposição.
maluco teus vídeos são insanos já tive 30 crises resistências
"resistência" kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Existenciais né
Me corrijam se eu estiver errado:
1 - As duas moedas quânticas seriam ligadas mecanicamente, então a superposição já deixaria de existir já na ligação delas.
2 - As duas moedas com uma cola quântica. Nesse caso:
2.1 - a cola, por ser quântica, permitirá a superposição das moedas, podendo as duas ficarem cara, ou as duas coroas. No momento que se revela a primeira moeda (cara), a segunda poderia continuar indeterminada, sendo determinada apenas quando vista, podendo dar, inclusive o mesmo valor (cara).
2.2 - a cola quântica tornaria as duas moedas um único um objeto (um neutron, por exemplo) e no sorteio, seria uma coisa só (cara-coroa ou coroa-cara). Quando separados, voltariam a ser dois objetos (quarks), cada um tendo sua indeterminação.
Por favor, quem faz a trilha sonora desse canal? Eu preciso dessas músicas!!!!
Só passando pra dizer o quanto esse canal é incrível, explicando para leigo conceitos científicos! Obrigada!
Escrevi um roteiro usando esse fenômeno quântico como base na série de quadrinhos que estou fazendo no app Funktoon, a Ponto de Convergência
Cuidado pra n criar um buraco negro
Descobri aí o teleporte quântico pra população da terra 🌎 tirar umas férias em Gliese 366
@@Hick-l4u haha na verdade a história é uma explicação científica pra magia vodu
0:30
...eu vejo essas "partículas"(algo semelhante, já ouvi sobre serem 'células brancas' tmb) quando olho pro céu/claridade...q
😳
é como explicar Bitcoin pro mau avô.
obs.: meu avô tá morto.
0:58 esse cara que está falando tem um canal de divulgação científica em español no UA-cam, eu assisto ele. Se chama Quantumfracture, excelente.
esse tema é do balacubaco
Não entendi nada, mas eu quero dizer que é um canal que só tem conteúdo informativo e produtivo.
Esse cara fala a língua das dúvidas que sempre correu na minha mente. haha
Parabéns!
Mais um excelente vídeo!
Tambem Sempre discordei desse lance da moeda ter 50/50% de chance de dar um ou outro. Porque se voce calcular a força exata com que você jogou pra cima, o local de impacto da moeda, o peso dela, gravidade, entre todas as outras variáveis, voce consegue saber como ele vai cair com 100% de certeza... a diferença é que como a gente não faz esses cálculos todos, na nossa percepção acaba sendo 50/50
Isso me lembrou um episódio de Mythbusters, onde eles jogam, litetalmente, milhares de moedas para provar o mito que um lado da moeda (com o rosto de Lincoln) é mais leve que o outro e altera a proporção 50/50% entre cara e coroa.
Canallllllll incrivel fantastico mesmo! inspiração pra mim! vou trazer conteudo assim como vc, so preciso de um editor kkkk, porque conhecimento é o que nao falta, mas enquanto estudo pro ita, gravo questoes de nivel basico ate nivel ita, se quiser ir fazer alguma critica construtiva agradeço! tmj.
Uma coisa sobre a física quântica, ou mecânica quântica (não sei qual é a maneira mais certa de escrever) que eu acho muito bizarra é a observação de um ser vivo ou talvez uma câmera afetar algo... por quê?
Eu parei de entender em 0:10
Entendo o por que Einstein ficava puto em relação às teorias quânticas...pois até para uma das mentes mais geniais que já existiram é difícil entender algo que não tem nem como explicar por que talvez nem exista.
Chama o padre Quevedo 🤨
Ele provou científicamente aquela história de
"Não olha AGR pq da azar..."
Nao entendi nada 😢
Para pessoas que não entenderem exatamente o que é "mudar algo ao olhar". Olhar = incidir fótons no objeto de estudo
eu sou o Einstein
Como esta sua prima❤?
É... Pensando assim, seria um método interessante de envio de informações. Que eu saiba, a única forma FISICA que é possível, ver algo idêntico, repetindo o mesmo movimento de forma instantânea e gerando informações "contrárias" ao ponto de vista, é o espelho. Se o "mesmo" espelho pudesse ser visto a anos luz de distância, a informação seria "vista" (ou recebida kkk).