Aproveito então para instruir quem ainda não sabe. As “mães do vinagre” devem ser conservadas por algumas poucas semanas no próprio pote com um pouco do vinagre, mais a adição de alguma bebida alcoólica, mas o ideal é “repicá-la” (utilizá-la em outra fabricação) assim que possível e não precisa (assim como os vinagres) ser refrigerada, mas com uma diferença: os vinagres devem ser armazenados tampados para impedirmos a presença de oxigênio, enquanto as mães precisam dele.
Olá Rosenilda, que bom! Fico feliz com seu comentário, pois a proposta do canal é exatamente possibilitar as pessoas executarem as receitas com sucesso! ;-)
Olá, muito obrigada pela participação! Perfeitamente. A lista dos ingredientes está na descrição do vídeo, após a chamada para meu eBook "Receitas de Temperos".
Chef, sei que já fez vídeos de licor, mas eu tenho uma mangueira faltando pouco tempo pra dar frutos, adoro fazer coisas com ela, e queria saber se poderia nos trazer uma receita de Licor de Manga, seria meu sonho, grato desde já!!🙏🙏
Olá Bruno, muito obrigada pela participação e pela sugestão. Vou comprar umas mangas brasileiras (sei disso, pois no mercado eles indicam a origem das frutas e legumes), fazer uns testes e ficando bom, faço um vídeo e te aviso quando publicarmos. OK?
@@dicasereceitasdoganeshaorg9233 eu fico grato pela gentileza de me responder, vou aguardar novidades então, muito obrigado mesmo pelo retorno, obrigado!!
Fico feliz por vc aprovar o nosso trabalho! Devemos mexer a cada dois dias para evitar a formação de mofo caso haja partes do ingrediente boiando, mas apenas até que a mãe comece a formar, pois aí então ela mesma se encarrega de "proteger a cria". ;-)
Olá Freitas, muito obrigada pela participação! Eu desconhecia essa propriedade da beterraba, mas seria ótimo! Seria melhor ainda se prepararmos antes um bebida probiótica! Quando puder, dê uma conferida no vídeo “Probióticos - Noções Gerais” na playlist “Probióticos”, pois nele tenho mais informações. OK? E agora então o meu comercial: Gostaria de fazer uma renda extra fabricando geleias artesanais, aprofundar o seu conhecimento sobre o assunto ou indicar a alguém que vc conheça? Então dê uma conferida no “Curso de Geleias Artesanais do Ganesha Orgânico” em go.hotmart.com/K79371452O Te vejo lá! ;-)
@@dicasereceitasdoganeshaorg9233 Por aqui boa madrugada, agora são 02:30 da manhã aqui no Brasil! Estamos muito entusiasmados com os vinagres. Agora vamos fazer com os legumes e frutas que estamos colhendo... Chuchu, beterrabas, cenoura, e também tangerina, bergamota, limão e pimenta!!!! Não conseguimos mais parar de pensar em fazer vinagre. Agora tudo vira vinagre há até a casca da cebola como vc ensinou!!! Entusiasmados demais.... Abraço
Bom dia Ana! Aqui no Brasil já entrou o outono, mas está bem friozinho. Eu sou da área da Saúde, sou Bióloga. Quando falo com vc na madrugada é que estou no trabalho!!! Gosto muito de seus ensinamentos, aguardando a próxima receitinha.... Bjus
Como ainda é Domingo aí no Brasil, acredito que vc não deva estar trabalhando... Não sei se já te contei, mas começamos a fazer vinagres quando ainda morávamos na fazenda, exatamente pois meu marido não aceitava a "perda" da parte da palmeira localizada abaixo do palmito pupunha, uma vez que esta ainda possui um bom percentual de frutose. Logo nos primeiros testes o vinagre de pupunha deu super certo, e como vcs, passamos a imaginar e fazer vinagres de quase todas as frutas, legumes e verduras que produzíamos. Tamo junto! ;-)
Oi Ana agradeço imensamente suas deliciosas receitas, dicas e sua preciosa atenção para tirar nossas dúvidas. Estou fazendo o vinagre de casca de beterraba sem a mãe. Hoje é o 5° dia de fermentação, o líquido está a cada dia ficando mais cremoso, o que devo fazer nesse caso, seria viável acrescentar mais água? Desde já agradeço Namaste🙏
Olá Maria de Lourdes, fico feliz por vc aprovar o nosso trabalho, e se vc usou a proporção de casca e água que eu recomendo, não será necessário adicionar nada, principalmente porque acho que esta maior densidade já ser ser o início de formação de uma mãe e vc já pode inclusive parar de mexer. Mande notícias! ;-)
Olá Fátima, fico feliz por vc aprovar o nosso trabalho e muito obrigada pela participação! Se vc ainda não tem uma “mãe do vinagre”, não se preocupe. Escolha um ingrediente e prepare o vinagre normalmente, observando as BPF (boas práticas de fabricação - higiene e qualidade dos utensílios e ingredientes), que ocorrerá a formação de uma mãe caso o ambiente seja propício ao intenso desenvolvimento de uma microflora acidificante benéfica. OK?
Para fazer o primeiro vinagre quanto tempo demora e criará a mãe do vinagre? Eu vou experimentar , e aqui onde Moro tem ameixa do Pará , e tmbm jambolão, da pra usar para vinagres?
Olá Lidiane, muito obrigada pela participação! Sim, podemos fazer vinagres com praticamente qualquer fruta, legume ou até verduras. Se vc ainda não tem uma “mãe do vinagre”, não se preocupe. Escolha um ingrediente e prepare o vinagre normalmente, observando as BPF (boas práticas de fabricação - higiene e qualidade dos utensílios e ingredientes), que ocorrerá a formação de uma mãe caso o ambiente seja propício ao intenso desenvolvimento de uma microflora acidificante benéfica. E o abacaxi, devido ao seu intenso potencial fermentativo, é a fruta ideal para os iniciantes neste mundo das fermentações caseiras. Quando puder, dê uma conferida no vídeo “Vinagre de Abacaxi” na playlist “Vinagres”, pois lá ensino como se deve proceder. OK?
Os vinagres artesanais não precisam ser mantidos sob refrigeração (mantenha em local fresco e protegido da luz) e se foram observadas as BPF (boas práticas de fabricação - higiene e qualidade dos utensílios e ingredientes), pode-se dizer que praticamente não há prazo de validade, pois duram bastante tempo (há registros de vinagres balsâmicos centenários).
Olá Natalia, muito obrigada pela participação! Exatamente. No mês de Maio, as temperaturas aqui em Portugal já estavam bem agradáveis e quando são boas as condições oferecidas à microflora responsável pelas fermentações e observamos as BPF (boas práticas de fabricação - higiene e qualidade dos utensílios e ingredientes), consegue-se a formação do vinagre até em menos de 15 dias. OK?
Olá Vania, muito obrigada pela participação! No problemo! Eu mantenho as minhas mães juntas, principalmente pois são colônias de bactérias não específicas e não apresentam sabores diferentes. OK?
Olá Adriana, fico sinceramente feliz por vc aprovar o nosso trabalho e muito obrigada pela participação! Não se preocupe se vc ainda não tem uma mãe do vinagre, pois basta observar as BPF (boas práticas de fabricação - higiene e qualidade dos utensílios e ingredientes), para obter um vinagre saudável que produza uma bela mãe, que então poderá ser usada para garantir um bom resultado e inclusive reduzir o tempo de fermentação dos seus próximos vinagres. OK?
Boa Tarde Ana, gostaria de saber se dá certo fazer o vinagre sem a mãe e qual o procedimento para adquirir a 1° mãe a partir do meu primeiro vinagre? Grata 🙏
Olá Maria de Lourdes, muito obrigada pela participação! Se vc ainda não tem uma “mãe do vinagre”, não se preocupe. Escolha um ingrediente e prepare o vinagre normalmente, observando as BPF (boas práticas de fabricação - higiene e qualidade dos utensílios e ingredientes), que ocorrerá a formação de uma mãe caso o ambiente seja propício ao intenso desenvolvimento de uma microflora acidificante benéfica. OK?
@@dicasereceitasdoganeshaorg9233 Gratidão Profunda pela sua generosa atenção. Tenho mais uma dúvida, fiz o grão de bico, deixei de molho de véspera, como ele hidratou achei que não seria necessário deixar espaço no vidro, aconteceu de cozinhar, ficou macio mas absorveu toda a água, ficou sem nenhum LÍQUIDO. Pensei em abrir os vidros, retirar um pouco dos grãos e completar com água e dar o vácuo. Não sei se isso é viável, fico no aguardo de sua sugestão. Mais uma vez o meu muito obrigada pela sua generosa atenção.
Não acho que seja necessário fazer mais nada, principalmente porque escorremos o grão de bico antes de utilizá-lo nas preparações. Se fosse feijão, seria necessário acrescentar água para aquecer, mas desconheço alguma receita com grão de bico que necessite algum líquido. OK?
Olá Solange, muito obrigada pela participação! Sim, com certeza! O que a flora microbiana precisa mesmo é de álcool ou açúcar para se alimentar e não interessa qual a fonte. OK?
Olá Ana Paula, que bom vc ter gostado e muito obrigada pela participação! Boa pergunta. Como a presença de oxigênio é de extrema importância para o trabalho dos microorganismos acidificantes, quanto mais larga for a abertura do pote, menos espaço precisamos deixar com ar. OK?
Olá Anne, fico feliz por vc aprovar o nosso trabalho e muito obrigada pela participação! De maneira geral, quando não são observadas as BPF (boas práticas de fabricação - higiene e qualidade dos utensílios e ingredientes), ao invés do desenvolvimento da "mãe do vinagre" ocorre o crescimento superficial de mofo. As mães são películas celulósicas ricas em leveduras e bactérias acéticas não específicas, esponjosas, translúcidas, esbranquiçadas e com aroma agradável, que se formam naturalmente durante a fabricação do vinagre, enquanto os mofos são quebradiços, de consistência espumante e mal cheirosos. OK?
Se vc ainda não tem uma “mãe do vinagre”, não se preocupe. Escolha um ingrediente e prepare o vinagre normalmente, observando as BPF (boas práticas de fabricação - higiene e qualidade dos utensílios e ingredientes), que ocorrerá a formação de uma mãe caso o ambiente seja propício ao intenso desenvolvimento de uma microflora acidificante benéfica. E o abacaxi, devido ao seu intenso potencial fermentativo, é a fruta ideal para os iniciantes neste mundo das fermentações caseiras. Quando puder, dê uma conferida nos vídeos “Vinagres Caseiros - Noções Gerais” e “Vinagre de Abacaxi” na playlist “Vinagres”, pois neles dou algumas dicas. OK?
3 роки тому+1
Não faz mal usar uma mãe de determinado vinagre em outro? Limão no de melancia etc..
Olá, muito obrigada pela participação! Não há qualquer problema em usar a mãe um de vinagre feito com um ingrediente em outro, pois estas são colônias de microrganismos acidificantes não específicos e portanto basta apenas lavar cuidadosamente sob a torneira para retirar o sabor ou coloração do vinagre anterior. OK?
3 роки тому
Entendi, obrigado pelo esclarecimento! Tenho mais uma pergunta, meu vinagre de limão gerou uma mãe bem fina, porém resistente, mas ao invés de continuar verde o conteúdo ( da cor do limão) está ficando vermelho 😳, já fiz outras vezes e nunca ficou assim, o vinagre está verde na parte de baixo do vidro, e logo abaixo da mãe está vermelho, é normal?
3 роки тому+1
Dei uma olhada agora e na verdade está quase todo avermelhado
Na verdade eu só posso supor que a razão desta coloração avermelhada venha de alguma oxidação que tenha ocorrido. Quando fazíamos vinagre de pupunha na fazenda, às vezes ocorria este avermelhamento e concluímos que devia ser porque cortávamos as palmeiras com facão e depois passávamos na picadeira e vc certamente usou uma faca para cortar os limões. Mas não acredito que vá alterar o sabor do vinagre... ;-)
3 роки тому+1
@@dicasereceitasdoganeshaorg9233 faz todo sentido! Obrigado! Quer dizer que posso usar assim mesmo? São 2 litros de vinagre, pensa no aperto que dá só em pensar em jogar fora kkk.
3 роки тому+1
O correto não é esperar a 1° fermentação ( transformar em álcool) pra depois colocar a mãe na segunda fermentação pra virar ácido acético?
Na verdade as mães dos vinagres e probióticos e o scooby do kombucha são concentrações de floras de microorganismos benéficos semelhantes, embora variem de acordo com a flora específica presente na casca de cada ingrediente. No meu entendimento, o kombucha nada mais é do que um probiótico feito a partir das folhas de chá. OK?
Amo sua paixão pelo que faz. Tenho compartilhado suas receitas.
Olá Rosângela, fico feliz por vc aprovar o nosso trabalho, obrigada pela participação, pelo carinho e seja sempre muito bem-vinda ao canal!
Gente amo,amo tudo isso,eu jogava as mães fora porque não sabia conservar
Aproveito então para instruir quem ainda não sabe. As “mães do vinagre” devem ser conservadas por algumas poucas semanas no próprio pote com um pouco do vinagre, mais a adição de alguma bebida alcoólica, mas o ideal é “repicá-la” (utilizá-la em outra fabricação) assim que possível e não precisa (assim como os vinagres) ser refrigerada, mas com uma diferença: os vinagres devem ser armazenados tampados para impedirmos a presença de oxigênio, enquanto as mães precisam dele.
Eu já fiz e ficou divino
Olá Rosenilda, que bom! Fico feliz com seu comentário, pois a proposta do canal é exatamente possibilitar as pessoas executarem as receitas com sucesso! ;-)
Chefe Anna!! Você é lindaaaaa!! Dá pra perceber quê e sangue bom.
E eu agradeço sua generosidade! ;-)
Show de bola !!
Olá Marcos, que bom vc ter gostado e muito obrigada pela participação! ;-)
Casca de 4 beterraba
1 pote de vidro
100 gramas de açúcar
1 litro de Água mineral ou água sem gloro
Deixar de 10 a 15 dias em um ambiente escuro.
Olá, muito obrigada pela participação! Perfeitamente. A lista dos ingredientes está na descrição do vídeo, após a chamada para meu eBook "Receitas de Temperos".
Chef, sei que já fez vídeos de licor, mas eu tenho uma mangueira faltando pouco tempo pra dar frutos, adoro fazer coisas com ela, e queria saber se poderia nos trazer uma receita de Licor de Manga, seria meu sonho, grato desde já!!🙏🙏
Olá Bruno, muito obrigada pela participação e pela sugestão. Vou comprar umas mangas brasileiras (sei disso, pois no mercado eles indicam a origem das frutas e legumes), fazer uns testes e ficando bom, faço um vídeo e te aviso quando publicarmos. OK?
@@dicasereceitasdoganeshaorg9233 eu fico grato pela gentileza de me responder, vou aguardar novidades então, muito obrigado mesmo pelo retorno, obrigado!!
faz Mangocello. veja na internet receita
@@dicasereceitasdoganeshaorg9233
@@dicasereceitasdoganeshaorg9233
Para não mofar tem que mexer a mãe de 2 em 2 dias não entendi muito recém estou vendo você e amando🥰🥰
Fico feliz por vc aprovar o nosso trabalho! Devemos mexer a cada dois dias para evitar a formação de mofo caso haja partes do ingrediente boiando, mas apenas até que a mãe comece a formar, pois aí então ela mesma se encarrega de "proteger a cria". ;-)
kkkkk
Estou amando seus vídeos sobre vinagre. Vou fazer com certeza. Obrigada pelos seus ensinamentos. Deus te abençoe.
Olá Aparecida, fico feliz por vc aprovar o nosso trabalho, obrigada pela participação e seja muito bem-vinda ao canal! ;-)
Será que o vinagre de beterraba ajuda a baixar a pressão arterial? Isso seria formidável ❤já que o suco concentrado ajuda a baixar A PA.
Olá Freitas, muito obrigada pela participação! Eu desconhecia essa propriedade da beterraba, mas seria ótimo! Seria melhor ainda se prepararmos antes um bebida probiótica! Quando puder, dê uma conferida no vídeo “Probióticos - Noções Gerais” na playlist “Probióticos”, pois nele tenho mais informações. OK?
E agora então o meu comercial: Gostaria de fazer uma renda extra fabricando geleias artesanais, aprofundar o seu conhecimento sobre o assunto ou indicar a alguém que vc conheça? Então dê uma conferida no “Curso de Geleias Artesanais do Ganesha Orgânico” em go.hotmart.com/K79371452O
Te vejo lá! ;-)
Uhuuuuuu.... Bora assistir.
😍😍😍
E então, gostou? ;-)
@@dicasereceitasdoganeshaorg9233 muuuuiiiito, tenho beterraba orgânica aqui. 😍😍😍😍😍
Bora fazer!!! ;-)
Adoro todas as suas receitas. Gratidão!!
Fico feliz por vc aprovar o nosso trabalho! ;-)
Você é fantástica!!
Olá Sonia, muito obrigada pela participação e elogio! ;-)
Oiii aqui Rosana de Uruguaiana Rs Brasil!!!
Bom dia Rosana, tudo bem? ;-)
@@dicasereceitasdoganeshaorg9233 Por aqui boa madrugada, agora são 02:30 da manhã aqui no Brasil! Estamos muito entusiasmados com os vinagres. Agora vamos fazer com os legumes e frutas que estamos colhendo... Chuchu, beterrabas, cenoura, e também tangerina, bergamota, limão e pimenta!!!! Não conseguimos mais parar de pensar em fazer vinagre. Agora tudo vira vinagre há até a casca da cebola como vc ensinou!!! Entusiasmados demais.... Abraço
Bom dia Ana! Aqui no Brasil já entrou o outono, mas está bem friozinho. Eu sou da área da Saúde, sou Bióloga. Quando falo com vc na madrugada é que estou no trabalho!!! Gosto muito de seus ensinamentos, aguardando a próxima receitinha.... Bjus
Como ainda é Domingo aí no Brasil, acredito que vc não deva estar trabalhando... Não sei se já te contei, mas começamos a fazer vinagres quando ainda morávamos na fazenda, exatamente pois meu marido não aceitava a "perda" da parte da palmeira localizada abaixo do palmito pupunha, uma vez que esta ainda possui um bom percentual de frutose. Logo nos primeiros testes o vinagre de pupunha deu super certo, e como vcs, passamos a imaginar e fazer vinagres de quase todas as frutas, legumes e verduras que produzíamos. Tamo junto! ;-)
Oi Ana agradeço imensamente suas deliciosas receitas, dicas e sua preciosa atenção para tirar nossas dúvidas.
Estou fazendo o vinagre de casca de beterraba sem a mãe. Hoje é o 5° dia de fermentação, o líquido está a cada dia ficando mais cremoso, o que devo fazer nesse caso, seria viável acrescentar mais água?
Desde já agradeço
Namaste🙏
Olá Maria de Lourdes, fico feliz por vc aprovar o nosso trabalho, e se vc usou a proporção de casca e água que eu recomendo, não será necessário adicionar nada, principalmente porque acho que esta maior densidade já ser ser o início de formação de uma mãe e vc já pode inclusive parar de mexer. Mande notícias! ;-)
Chefe adoro as suas explicações mas não consegui entender como faz a mãe do vinagre coloca só com álcool explicar desde já
Olá Fátima, fico feliz por vc aprovar o nosso trabalho e muito obrigada pela participação! Se vc ainda não tem uma “mãe do vinagre”, não se preocupe. Escolha um ingrediente e prepare o vinagre normalmente, observando as BPF (boas práticas de fabricação - higiene e qualidade dos utensílios e ingredientes), que ocorrerá a formação de uma mãe caso o ambiente seja propício ao intenso desenvolvimento de uma microflora acidificante benéfica. OK?
Para fazer o primeiro vinagre quanto tempo demora e criará a mãe do vinagre? Eu vou experimentar , e aqui onde Moro tem ameixa do Pará , e tmbm jambolão, da pra usar para vinagres?
Olá Lidiane, muito obrigada pela participação! Sim, podemos fazer vinagres com praticamente qualquer fruta, legume ou até verduras. Se vc ainda não tem uma “mãe do vinagre”, não se preocupe. Escolha um ingrediente e prepare o vinagre normalmente, observando as BPF (boas práticas de fabricação - higiene e qualidade dos utensílios e ingredientes), que ocorrerá a formação de uma mãe caso o ambiente seja propício ao intenso desenvolvimento de uma microflora acidificante benéfica. E o abacaxi, devido ao seu intenso potencial fermentativo, é a fruta ideal para os iniciantes neste mundo das fermentações caseiras. Quando puder, dê uma conferida no vídeo “Vinagre de Abacaxi” na playlist “Vinagres”, pois lá ensino como se deve proceder. OK?
Oi
Pode misturar as mães?
Chef , vinagre artesanal necessita ser guardado na geladeira?
Os vinagres artesanais não precisam ser mantidos sob refrigeração (mantenha em local fresco e protegido da luz) e se foram observadas as BPF (boas práticas de fabricação - higiene e qualidade dos utensílios e ingredientes), pode-se dizer que praticamente não há prazo de validade, pois duram bastante tempo (há registros de vinagres balsâmicos centenários).
Bim dia Chefe, não entendi... no caso apenas com essa mãe você conseguiu em 17 dias fazer a fermentação alcóolica e acética ??
Olá Natalia, muito obrigada pela participação! Exatamente. No mês de Maio, as temperaturas aqui em Portugal já estavam bem agradáveis e quando são boas as condições oferecidas à microflora responsável pelas fermentações e observamos as BPF (boas práticas de fabricação - higiene e qualidade dos utensílios e ingredientes), consegue-se a formação do vinagre até em menos de 15 dias. OK?
Oi td bem gostaria de saber se pode se mistura as mães de vinagres de outros sabor tds juntas pra guardar
Olá Vania, muito obrigada pela participação! No problemo! Eu mantenho as minhas mães juntas, principalmente pois são colônias de bactérias não específicas e não apresentam sabores diferentes. OK?
@@dicasereceitasdoganeshaorg9233 no caso dá para fazer chá verde com elas com as mães
Ana querida faz vinagre de maçã.!
Olá Seila, eu já fiz este vídeo! Quando puder, confira a receita de “Vinagre de Maçã” na playlist “Vinagres”. OK?
O que pode tá substituindo a mãe do vinagre? Amo seus vídeos te admiro muito muito mesmo
Olá Adriana, fico sinceramente feliz por vc aprovar o nosso trabalho e muito obrigada pela participação! Não se preocupe se vc ainda não tem uma mãe do vinagre, pois basta observar as BPF (boas práticas de fabricação - higiene e qualidade dos utensílios e ingredientes), para obter um vinagre saudável que produza uma bela mãe, que então poderá ser usada para garantir um bom resultado e inclusive reduzir o tempo de fermentação dos seus próximos vinagres. OK?
Boa Tarde Ana, gostaria de saber se dá certo fazer o vinagre sem a mãe e qual o procedimento para adquirir a 1° mãe a partir do meu primeiro vinagre? Grata 🙏
Olá Maria de Lourdes, muito obrigada pela participação! Se vc ainda não tem uma “mãe do vinagre”, não se preocupe. Escolha um ingrediente e prepare o vinagre normalmente, observando as BPF (boas práticas de fabricação - higiene e qualidade dos utensílios e ingredientes), que ocorrerá a formação de uma mãe caso o ambiente seja propício ao intenso desenvolvimento de uma microflora acidificante benéfica. OK?
@@dicasereceitasdoganeshaorg9233 Gratidão Profunda pela sua generosa atenção.
Tenho mais uma dúvida, fiz o grão de bico, deixei de molho de véspera, como ele hidratou achei que não seria necessário deixar espaço no vidro, aconteceu de cozinhar, ficou macio mas absorveu toda a água, ficou sem nenhum LÍQUIDO.
Pensei em abrir os vidros, retirar um pouco dos grãos e completar com água e dar o vácuo. Não sei se isso é viável, fico no aguardo de sua sugestão. Mais uma vez o meu muito obrigada pela sua generosa atenção.
@@dicasereceitasdoganeshaorg9233Gratidão Profunda 🙏
Não acho que seja necessário fazer mais nada, principalmente porque escorremos o grão de bico antes de utilizá-lo nas preparações. Se fosse feijão, seria necessário acrescentar água para aquecer, mas desconheço alguma receita com grão de bico que necessite algum líquido. OK?
@@dicasereceitasdoganeshaorg9233 Gratidão Profunda amada ,estou apreendendo mto com você. Deus abençoe sua vida!
Oi Ana pode uma vez colocar o vinho e na outra preparacao pode ser cerveja ou outro tipo de alcool?🌻
Olá Solange, muito obrigada pela participação! Sim, com certeza! O que a flora microbiana precisa mesmo é de álcool ou açúcar para se alimentar e não interessa qual a fonte. OK?
Parabéns!.... Gostaria de saber se posso encher mais o vidro? ou precisa deixar um espaço ...
Olá Ana Paula, que bom vc ter gostado e muito obrigada pela participação! Boa pergunta. Como a presença de oxigênio é de extrema importância para o trabalho dos microorganismos acidificantes, quanto mais larga for a abertura do pote, menos espaço precisamos deixar com ar. OK?
Oi Ana. Obrigada pelas aulas maravilhosas. Spu de Salvador Como saber se o vinagre está contaminado e devo descartar?
Olá Anne, fico feliz por vc aprovar o nosso trabalho e muito obrigada pela participação! De maneira geral, quando não são observadas as BPF (boas práticas de fabricação - higiene e qualidade dos utensílios e ingredientes), ao invés do desenvolvimento da "mãe do vinagre" ocorre o crescimento superficial de mofo. As mães são películas celulósicas ricas em leveduras e bactérias acéticas não específicas, esponjosas, translúcidas, esbranquiçadas e com aroma agradável, que se formam naturalmente durante a fabricação do vinagre, enquanto os mofos são quebradiços, de consistência espumante e mal cheirosos. OK?
Onde consigo a mãe do vinagre, eu gostaria de fazer o vinagre
Se vc ainda não tem uma “mãe do vinagre”, não se preocupe. Escolha um ingrediente e prepare o vinagre normalmente, observando as BPF (boas práticas de fabricação - higiene e qualidade dos utensílios e ingredientes), que ocorrerá a formação de uma mãe caso o ambiente seja propício ao intenso desenvolvimento de uma microflora acidificante benéfica. E o abacaxi, devido ao seu intenso potencial fermentativo, é a fruta ideal para os iniciantes neste mundo das fermentações caseiras. Quando puder, dê uma conferida nos vídeos “Vinagres Caseiros - Noções Gerais” e “Vinagre de Abacaxi” na playlist “Vinagres”, pois neles dou algumas dicas. OK?
Não faz mal usar uma mãe de determinado vinagre em outro? Limão no de melancia etc..
Olá, muito obrigada pela participação! Não há qualquer problema em usar a mãe um de vinagre feito com um ingrediente em outro, pois estas são colônias de microrganismos acidificantes não específicos e portanto basta apenas lavar cuidadosamente sob a torneira para retirar o sabor ou coloração do vinagre anterior. OK?
Entendi, obrigado pelo esclarecimento!
Tenho mais uma pergunta, meu vinagre de limão gerou uma mãe bem fina, porém resistente, mas ao invés de continuar verde o conteúdo ( da cor do limão) está ficando vermelho 😳, já fiz outras vezes e nunca ficou assim, o vinagre está verde na parte de baixo do vidro, e logo abaixo da mãe está vermelho, é normal?
Dei uma olhada agora e na verdade está quase todo avermelhado
Na verdade eu só posso supor que a razão desta coloração avermelhada venha de alguma oxidação que tenha ocorrido. Quando fazíamos vinagre de pupunha na fazenda, às vezes ocorria este avermelhamento e concluímos que devia ser porque cortávamos as palmeiras com facão e depois passávamos na picadeira e vc certamente usou uma faca para cortar os limões. Mas não acredito que vá alterar o sabor do vinagre... ;-)
@@dicasereceitasdoganeshaorg9233 faz todo sentido! Obrigado! Quer dizer que posso usar assim mesmo? São 2 litros de vinagre, pensa no aperto que dá só em pensar em jogar fora kkk.
O correto não é esperar a 1° fermentação ( transformar em álcool) pra depois colocar a mãe na segunda fermentação pra virar ácido acético?
Não precisa esperar porque na verdade as mães também são ricas nas leveduras que irão transformar os açúcares (glicose, frutose, etc.) em álcool. OK?
Esse nao e o tal do Scooby??
Na verdade as mães dos vinagres e probióticos e o scooby do kombucha são concentrações de floras de microorganismos benéficos semelhantes, embora variem de acordo com a flora específica presente na casca de cada ingrediente. No meu entendimento, o kombucha nada mais é do que um probiótico feito a partir das folhas de chá. OK?