Querida Chef 👩🍳, obrigado pelo carinho e por ter apresentado a nossa maternidade/berçário, Hoje com os seus ensinamentos já produzimos os seguintes vinagres: - Maçã - Laranja - Limão Siciliano - Acerola - Banana Prata - Arroz Integral - Manjericão - Jaca - Alho Negro
Olá Willian, fico feliz por vc seguir aprovando o nosso trabalho e muito obrigada pela participação! Na verdade, podemos fazer vinagres com praticamente qualquer ingrediente que tenha um mínimo de frutose a ser fermentada pelos microrganismos acidificantes. OK?
Mestre e Chef Dra. Ana, acho tão bonitinho seu jeito meigo e carinhoso de falar! Fica tudo mais fácil de entendermos! Obrigada pelas aulas gostosas e bem ministradas 👏👏👏👏👏❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️
Olá Elizete, muito obrigada pela participação! Eu sugiro que quando puder, vc dê uma conferida no vídeo “Vinagres Caseiros - Noções Gerais” na playlist “Vinagres”, pois nele dou várias dicas de como entrar nesse mundo maravilhoso dos vinagres caseiros. OK?
Olá Iara, muito obrigada pela participação! Se vc ainda não tem uma “mãe do vinagre”, não se preocupe. Escolha um ingrediente e prepare o vinagre normalmente, observando as BPF (boas práticas de fabricação - higiene e qualidade dos utensílios e ingredientes), que ocorrerá a formação de uma mãe caso o ambiente seja propício ao intenso desenvolvimento de uma microflora acidificante benéfica. E o abacaxi, devido ao seu intenso potencial fermentativo, é a fruta ideal para os iniciantes neste mundo das fermentações caseiras. Quando puder, dê uma conferida no vídeo “Vinagre de Abacaxi” na playlist “Vinagres”, pois lá ensino como se deve proceder. OK?
Olá Maria, fico feliz por vc aprovar o nosso trabalho, obrigada pela participação, pelo carinho e seja sempre muito bem-vinda ao canal! Pois é, às vezes as mães são um pouco tímidas, mas insista que logo vc terá várias! ;-)
Vinagre de banana já fiz muitos há muitos anos atrás, não sabia do pimentão. Como compro muito pimentão maduro, vou fazer o vinagre. Obrigads pela dica. Arrasou 👏🏼👏🏼👏🏼❤
Chef, fiz os vinagres de maçã, abacaxi e de pimentão. Todos ficaram excelentes, mas, o de pimentão superou todos em cor, aroma e em sabor. Tirei uns 200 ml para usar e quando acabou, fui pegar mais e não consegui tirar, pois já estava lacrado com a mãe, achei melhor deixar ela se desenvolver, pois, ainda não tenho mãe. Obrigado!
Bom dia Zeca! Na verdade eu também devo agradecer o carinho e o apoio das pessoas, que como vc, têm interagido conosco e valorizado nosso trabalho! ;-)
Obrigada minha querida pela dica de mexer de dois em dois dias eu desisti de fazer o vinagre de maçã por que ele mofo eu joguei fora e não fiz pedi ajuda nos canais que eu assitir e nigem mim deu respalde vc encina de verdade
Olá Maria, que bom! Fico feliz com seu comentário, pois a proposta do canal é exatamente possibilitar as pessoas executarem as receitas com sucesso! ;-)
Olá Elcilene, fico feliz por vc aprovar o nosso trabalho, obrigada pela participação e seja sempre muito bem-vinda ao canal! ;-) Siga-me também no Twitter: @analemgruber1
CHEF, ANA LEMGRUBER, faço um pedido, mostrar como faz geléia, de acerola, tenho em minha casa três pés de acerola, estão se estragando, acaba indo pro lixo.. uma vez vc me presenteou com um pote de geléia de pitanga, uma delícia.... mais uma vez muito sucesso no seu canal.
Eu ainda não encontrei a acerola fruta aqui em Portugal, tentei até fazer a geleia (para atender um pedido) com polpa congelada que achei no supermercado, mas não deu certo... Então vamos lá: Ingredientes: Acúcar - 500 gr; Acerola (fruta) - 1 kg; Maçãs (picadas com a casca) - 2 unid (ou 100 ml de pectina líquida caseira); Vinagre - 50 ml; Procedimento: Cozinhe a acerola com a maçã até a polpa ficar macia e soltar do caroço; Coe; Volte para a panela e adicione o açúcar e o vinagre; Cozinhe até ficar encorpada; Junte a pectina (se não for usar maçã) e cozinhe até dar o ponto; Envase. Quando puder, dê uma conferida nos vídeos " Como Esterilizar e dar Vácuo em Potes de Vidro - Novas Dicas (playlist “Geleias”) e "Pectinas Caseiras - Noções Gerais" (playlist "Pectina). OK?
Bom dia Margarida, fico feliz por vc aprovar o nosso trabalho e muito obrigada pela participação! Tudo de bom pra vc e para os seus aí em Natividade da Serra! ;-)
Agora que conheci teu canal...nao perco uma...fiz todas geleias de laranja que tem no youtube...TODAS AMARGARAM....MAS A SUA FICOU PERFEITA ...FOI A UNICA...AGORA FACO ESSA SEMPRE QUE PRECISO..QUERO FAZER TODAS AS SUAS...SENTI CONFIANCA...OBRIGADA POR ENSINAR..
Olá Neide, fico feliz por vc aprovar o nosso trabalho, obrigada pela participação e seja muito bem-vinda ao canal! Eu provei e não gostei da textura nem do sabor muito ácido. Mas experimente e me diga o que achou. OK?
Chef Ana, tô encantada com esses ensinamentos sobre vinagres. Mas me diga uma coisa, esses vinagres diferentes de legumes e frutas tem cada um o seu gosto (sabor) diferenciados ou são todos de um mesmo sabor?
Olá Márcia, fico feliz por vc aprovar o nosso trabalho e muito obrigada pela participação! Embora alguns vinagres apresentem características bem definidas do ingrediente utilizado (pimentão, beterraba, gengibre, alface, abacaxi), a maioria deles acaba mantendo apenas o sabor e aroma típicos de vinagre mesmo. OK?
Oi Ana, Tudo bem? Parabéns, mais uma dica de ouro. Achei sensacional esse vinagre, gosto muito de pimentão. Me tira uma dúvida. Vc fez seu vinagre com sobras de pimentão. Não tenho essas sobras, posso fazer com os pimentões ? E quantos devo usar? Outra coisa. No final de semana experimentei um azeite aromatizado com manjericão, achei sensacional. Será que vc poderia testar e apresentar? Se possível. Olha estou já finalizando os licores: Damasco e limoncello, volto pra te falar. Gde abraço.
Olá Antônio Carlos, que bom vc ter gostado e muito obrigada pela participação! No problemo, use 300-400gr de pimentão picado para 1 litro d'água. Ora, basta substituir o alecrim ou o tomilho por manjericão no vídeo "Azeite Aromatizado" (playlist "Ervas Aromáticas" ou "Temperos"). Fico no aguardo do seu retorno sobre os licores. ;-)
@@dicasereceitasdoganeshaorg9233 olá! Muito obrigado pelo retorno vou verificar, novamente na play list, pois procurei como azeite. Qto aos licores é dia 12/04 que se encerra o processo, depois te falo. Gde abraço. Fica com Deus.
Olá Cristina, fico feliz por vc aprovar o nosso trabalho, obrigada pela participação e seja sempre muito bem-vinda ao canal! As mães são películas celulósicas ricas em leveduras e bactérias acéticas não específicas, esponjosas, translúcidas, esbranquiçadas e com aroma agradável, que se formam naturalmente durante a fabricação do vinagre, enquanto os mofos são quebradiços, de consistência espumante e mal cheirosos. Se vc ainda não tem uma “mãe do vinagre”, não se preocupe. Escolha um ingrediente e prepare o vinagre normalmente, observando as BPF (boas práticas de fabricação - higiene e qualidade dos utensílios e ingredientes), que ocorrerá a formação de uma mãe caso o ambiente seja propício ao intenso desenvolvimento de uma microflora acidificante benéfica. E o abacaxi, devido ao seu intenso potencial fermentativo, é a fruta ideal para os iniciantes neste mundo das fermentações caseiras. Quando puder, dê uma conferida nos vídeos “Vinagres Caseiros - Noções Gerais” e “Vinagre de Abacaxi” na playlist “Vinagres”, pois neles dou algumas dicas. OK?
Olá Marlene, que bom vc ter gostado e muito obrigada pela participação! E agora então o meu comercial: Gostaria de fazer uma renda extra fabricando geleias artesanais, aprofundar o seu conhecimento sobre o assunto, indicar a alguém que vc conheça ou mesmo se afiliar, divulgar o curso na sua rede de contatos e faturar 28% do valor líquido em R$? Despertei seu interesse? Então dê uma conferida no “Curso de Geleias Artesanais do Ganesha Orgânico” em go.hotmart.com/K79371452O Te vejo lá! ;-)
Olá Regina, que bom vc ter gostado e muito obrigada pela participação! Pode fazer que eu garanto, mas vou logo avisando que preparar vinagres caseiros é um caminho sem volta... ;-)
As mães são películas celulósicas ricas em leveduras e bactérias acéticas não específicas, esponjosas, translúcidas, esbranquiçadas e com aroma agradável, que se formam naturalmente durante a fabricação do vinagre, enquanto os mofos são quebradiços, de consistência espumante e mal cheirosos. E se vc ainda não tem uma “mãe do vinagre”, não se preocupe. Escolha um ingrediente e prepare o vinagre normalmente, observando as BPF (boas práticas de fabricação - higiene e qualidade dos utensílios e ingredientes), que ocorrerá a formação de uma mãe caso o ambiente seja propício ao intenso desenvolvimento de uma microflora acidificante benéfica. OK?
Olá Iracema, que bom vc ter gostado e muito obrigada pela participação! E agora então o meu comercial: Gostaria de fazer uma renda extra fabricando geleias artesanais, aprofundar o seu conhecimento sobre o assunto, indicar a alguém que vc conheça ou mesmo se afiliar, divulgar o curso na sua rede de contatos e faturar 28% do valor líquido em R$? Despertei seu interesse? Então dê uma conferida no “Curso de Geleias Artesanais do Ganesha Orgânico” em go.hotmart.com/K79371452O Te vejo lá! ;-)
Olá Isa, muito obrigada pela participação! Se vc ainda não tem uma “mãe do vinagre”, não se preocupe. Escolha um ingrediente e prepare o vinagre normalmente, observando as BPF (boas práticas de fabricação - higiene e qualidade dos utensílios e ingredientes), que ocorrerá a formação de uma mãe caso o ambiente seja propício ao intenso desenvolvimento de uma microflora acidificante benéfica. E o abacaxi, devido ao seu intenso potencial fermentativo, é a fruta ideal para os iniciantes neste mundo das fermentações caseiras. Quando puder, dê uma conferida no vídeo “Vinagre de Abacaxi” na playlist “Vinagres”, pois lá ensino como se deve proceder. OK?
Olá Doceria, fico feliz por vcs aprovarem o nosso trabalho, obrigada pela participação e sejam muito bem-vindos ao canal! Todos conhecemos os excelentes vinhos fabricados no Brasil, mas eu me meter a fazer vinho aqui em Portugal, com tantas opções maravilhosas e a um custo bem razoável, é capaz até dos portugueses me mandarem de volta para o Brasil... ;-)
Ana, pensei numa coisa. Para fazer um vinagrete com esse vinagre de pimentão o sabor deve ficar mais apurado, não é? Mas pensei também num vinagre de manga para um vinagrete de manga. Tem como fazer esse vinagre de manga?
Olá Monique, muito obrigada pela participação! Um vinagrete com esse vinagre de pimentão deve mesmo ficar muito bom! Quanto ao de manga, eu já fiz este vídeo! Quando puder, confira o vídeo “Vinagre de Manga” na playlist “Vinagres”. OK?
Olá Ana! Muito obrigado por esta nova receita. Sou um novo seguidor de seu canal e estou colocando em prática vários de seus vinagres. Um abraço desde Colômbia. Gratidão!
Querida tenho plantação de pimentão verde,mas já no final da colheita muitos amadurecem ficam vermelhos posso usar este pimentão vermelho ou tem que ser o vermelho mesmo.
Olá Dirce, muito obrigada pela participação! Nós também costumávamos plantar pimentões, mas como éramos produtores orgânicos, evitávamos deixar os pimentões amadurecerem na roça para evitar os fungos. Mas eu sempre costumava deixar na fruteira alguns daqueles que já estavam começando a amadurecer, para que ficassem vermelhos e então usar nas receitas. Entendo portanto que os pimentões vermelhos são os verdes que ficaram maduros, enquanto os amarelos e laranjas pertencem a outras variedades. OK?
Olá Silvana, fico feliz por vc aprovar o nosso trabalho, obrigada pela participação, pelo carinho e seja sempre muito bem-vinda ao canal! Sim, com certeza! Na verdade a mãe do vinagre e o scooby do kombucha são concentrações de floras de microorganismos benéficos semelhantes, embora variem de acordo com a flora específica presente na casca de cada ingrediente. No meu entendimento, o kombucha nada mais é do que um probiótico feito a partir das folhas de chá. OK?
Olá Ana!!! Muito obrigado pelo acolhimento. Vou fazer o meu vinagre com a scoby do kombucha e depois relato aqui no seu canal. Já fiz também a conserva do limão siciliano, mas ainda está no início do processo. Gratidão por compartilhar infinitas receitas 🫶🏼 Um abração
Olá Marcelo, fico feliz por vc aprovar o nosso trabalho, obrigada pela participação e seja sempre muito bem-vindo ao canal! O tempo de fermentação varia de acordo com as temperaturas ideais para o trabalho da microflora acética, que variam entre 20 e 35 graus Celsius e permitem a formação do vinagre, com a adição de ao menos uma uma mãe, em torno de 10 dias, e na falta desta o prazo pode se estender até cerca de 30 dias. Em temperaturas mais baixas estes prazos vão provavelmente aumentar, mas às vezes também dependem do ingrediente utilizado. Acompanhe a evolução da formação do seu vinagre usando o olfato e o paladar para determinar a hora correta de interromper a fermentação para coar e envasar. E agora então o meu comercial: Gostaria de fazer uma renda extra fabricando geleias artesanais, aprofundar o seu conhecimento sobre o assunto, indicar a alguém que vc conheça ou mesmo se afiliar, divulgar o curso na sua rede de contatos e faturar 28% do valor líquido em R$? Despertei seu interesse? Então dê uma conferida no “Curso de Geleias Artesanais do Ganesha Orgânico” em go.hotmart.com/K79371452O Te vejo lá! ;-)
Olá Ini, fico feliz por vc aprovar o nosso trabalho, obrigada pela participação e seja sempre muito bem-vinda ao canal! Sim, com certeza! Na verdade as mães dos vinagres e o scooby do kombucha são concentrações de floras de microrganismos benéficos semelhantes, embora variem de acordo com a flora específica presente na casca de cada ingrediente. No meu entendimento, o kombucha nada mais é do que um probiótico feito a partir das folhas de chá. Quando puder, dê uma conferida nos vídeos das playlists "Vinagres" e “Probióticos”, pois lá tenho outras receitas que talvez possam te interessar. OK?
Bom dia Vera! Sim, os processos de fabricação dos vinagres caseiros são semelhantes, e eu já fiz este vídeo! Quando puder, confira a receita de “Vinagre de Maçã” na playlist “Vinagres”. OK?
Boa Noite Ana! Conheci seu canal recentemente e vi o vinagre de pimentão, estou fazendo porém com 2 dias ficou esbranquiçado como se fosse uma farinha jogado por cima. O que pode ser? Obrigada Sucesso! Gosto muito do seu canal.
Olá Conceição, obrigada pela participação e seja muito bem-vinda ao canal! Olha, se não está fazendo frio, e o aroma não é desagradável, pode muito bem já ser o início da formação de uma mãe, que logo logo começam a se desenvolver quando as condições são favoráveis. Dê notícias! ;-)
Gostaria muito de aprender a fazer o chucrute de repolho mas quase ninguém sabe fazer se você conhece ou sabe fazer manda para nós por favor um grande abraço boa noite
Olá, Rose muito obrigada pela participação! As mães são películas celulósicas ricas em leveduras e bactérias acéticas não específicas, esponjosas, translúcidas, esbranquiçadas e com aroma agradável, que se formam naturalmente durante a fabricação do vinagre, enquanto os mofos são quebradiços, de consistência espumante e mal cheirosos.
obrigado pelos vídeos! sou marinheiro de primeira viagem e tentei fazer o vinagre de pimentão. Já está mais de um mês e mexo a cada 2 dia. Tem cheiro de fermentado mas não de vinagre. E principalmente não formou nem uma película de mãe. Há algum momento em que devo para de mexer a cada 2 dias e deixar descansar? obrigado pela explicação e não deixe de fazer esses videos maravilhosos
Olá Naylson, muito obrigada pela participação! Infelizmente o pimentão é uma cultura na qual são usados fungicidas, o que pode reduzir bastante a flora de microrganismos presente na casca. Se vc tiver acesso a algum vinagre não pasteurizado seria bom acrescentar ou apenas esperar a multiplicação da flora já existente, sem precisar mexer mais se não há ingrediente na superfície. OK?
Obrigado. Não acho que fungicidas estavam presentes. Eram pimentões orgânicos 😊 talvez o motivo seja a temperatura. Estou em Berlin e as temperaturas oscilam entre 4 e 18 graus e não liguei o aquecimento ainda. Mas já coei os pimentões, que flutuaram, afundaram, flutuaram e por fim afundaram de novo. Deixei agora só o líquido no escuro e tampado com lenço de algodão, na esperança que uma mãe dê as caras. Na próxima vou seguir a dica de por um pouco de vinagre. Abraços
Então vc matou a charada, porque nessa faixa de temperaturas as fermentações realmente precisam de mais tempo para ocorrer... Aqui no norte de Portugal, as temperaturas ainda estão amenas, mas estou adiantando as preparações dos fermentados que ainda pretendo fazer esse ano, pois em breve tudo ficará bem mais demorado. ;-(
Olá Antônio, muito obrigada pela participação! Acho que não entendi sua pergunta, mas sei que os probióticos já se encontram à venda em muitas casas de produtos naturais...
Chefe eu posso usar este vinagre pra fazer o vinagre com pimenta aquele que colocamos na mesa pras vizitas comer com a comida aqui em minas nós costumamos fazer com o vinagre de cana mais eu não gosto e tem muita gente que não gosta também
Olá Dulcinei, fico feliz por vc aprovar o nosso trabalho e muito obrigada pela participação! Sim, com certeza! Na verdade a mãe do vinagre e o scooby do kombucha são concentrações de floras de microrganismos benéficos semelhantes, embora variem de acordo com a flora específica presente na casca de cada ingrediente. No meu entendimento, o kombucha nada mais é do que um probiótico feito a partir das folhas de chá. OK?
@@dicasereceitasdoganeshaorg9233 Ana,muito obrigada por responder minha pergunta estou amando seu canal e já falei para os amigos uma excelente noite sou de Jundiaí são Paulo vou fazer vinagre de alho depois te conto bjosss
Olá Maria, muito obrigada pela participação! Se vc ainda não tem uma “mãe do vinagre”, não se preocupe. Escolha um ingrediente e prepare o vinagre normalmente, observando as BPF (boas práticas de fabricação - higiene e qualidade dos utensílios e ingredientes), que ocorrerá a formação de uma mãe caso o ambiente seja propício ao intenso desenvolvimento de uma microflora acidificante benéfica. E o abacaxi, devido ao seu intenso potencial fermentativo, é a fruta ideal para os iniciantes neste mundo das fermentações caseiras. Quando puder, dê uma conferida no vídeo “Vinagre de Abacaxi” na playlist “Vinagres”, pois lá ensino como se deve proceder. OK?
Olá Norma, muito obrigada pela participação! Sim, corte em pedaços pequenos para aumentar a superfície de contato. As “mães do vinagre” devem ser conservadas por algumas poucas semanas no próprio pote com um pouco do vinagre, mais a adição de alguma bebida alcoólica, mas o ideal é “repicá-la” (utilizá-la em outra fabricação) assim que possível e não precisa (assim como os vinagres) ser refrigerada, mas com uma diferença: os vinagres devem ser armazenados tampados para impedirmos a presença de oxigênio, enquanto as mães precisam dele. OK?
Olá Sueli, muito obrigada pela participação! Eu não costumo consumir, pois normalmente faço com a "limpeza" do ingrediente, mas fique a vontade, embora ele deverá bem ácido. OK?
Olá Angela, obrigada pela participação e seja muito bem-vinda ao canal! As mães são películas celulósicas ricas em leveduras e bactérias acéticas não específicas, esponjosas, translúcidas, esbranquiçadas e com aroma agradável, que se formam naturalmente durante a fabricação do vinagre, enquanto os mofos são quebradiços, de consistência espumante e mal cheirosos. OK?
Olá Michele, muito obrigada pela participação! Se vc ainda não tem uma “mãe do vinagre”, não se preocupe. Escolha um ingrediente (eu sugiro o abacaxi, devido ao seu intenso potencial fermentativo) e prepare o vinagre normalmente, observando as BPF (boas práticas de fabricação - higiene e qualidade dos utensílios e ingredientes), que ocorrerá a formação de uma mãe caso o ambiente seja propício ao intenso desenvolvimento de uma microflora acidificante benéfica.
Olá Kella, muito obrigada pela participação! Se vc ainda não tem uma “mãe do vinagre”, não se preocupe. Escolha um ingrediente e prepare o vinagre normalmente, observando as BPF (boas práticas de fabricação - higiene e qualidade dos utensílios e ingredientes), que ocorrerá a formação de uma mãe caso o ambiente seja propício ao intenso desenvolvimento de uma microflora acidificante benéfica. OK?
Olá Vera, muito obrigada pela participação! Assim como o scooby do kombucha, se vc não tiver uma "mãe do vinagre" é preciso pedir a alguém que tenha ou fazer uma... Mas se vc ainda não tem uma “mãe do vinagre”, não se preocupe. Escolha um ingrediente e prepare o vinagre normalmente, observando as BPF (boas práticas de fabricação - higiene e qualidade dos utensílios e ingredientes), que ocorrerá a formação de uma mãe caso o ambiente seja propício ao intenso desenvolvimento de uma microflora acidificante benéfica. E o abacaxi, devido ao seu intenso potencial fermentativo, é a fruta ideal para os iniciantes neste mundo das fermentações caseiras. Quando puder, dê uma conferida no vídeo “Vinagre de Abacaxi” na playlist “Vinagres”, pois lá ensino como se deve proceder. OK?
Olá RoseMary, muito obrigada pela participação! Bem que eu gostaria, mas mesmo nas quintas que plantam oliveiras aqui na minha vila, os produtores enviam sua produção azeitonas para usinas com equipamentos apropriados na extração do azeite. OK?
Olá Vera Lúcia, muito obrigada pela participação! Na verdade as mães dos vinagres e o scooby do kombucha são concentrações de floras de microrganismos benéficos semelhantes, embora variem de acordo com a flora específica presente na casca de cada ingrediente. No meu entendimento, o kombucha nada mais é do que um probiótico feito a partir das folhas de chá. OK?
Olá Arina, muito obrigada pela participação! Se vc ainda não tem uma “mãe do vinagre”, não se preocupe. Escolha um ingrediente e prepare o vinagre normalmente, observando as BPF (boas práticas de fabricação - higiene e qualidade dos utensílios e ingredientes), que ocorrerá a formação de uma mãe caso o ambiente seja propício ao intenso desenvolvimento de uma microflora acidificante benéfica. OK?
Olá Javi, com certeza! No meu entender o kombucha é um vinagre de chá, pois o processo fermentativo é exatamente o mesmo. Inicialmente as leveduras transformam o açúcar em álcool para em seguida as bactérias acéticas transformarem o álcool em ácido acético, sendo que tanto o scooby quanto as mães são ricas em ambas as floras. OK?
Olá Márcia, muito obrigada pela participação! Eu mesma costumo recomendar reutilizá-las no máximo após 3 semanas, mas este prazo pode ser estendido se elas forem mantidas num pote de boca larga em uma solução de vinagre e alguma bebida alcoólica. OK?
As mães são películas celulósicas ricas em leveduras e bactérias acéticas não específicas, esponjosas, translúcidas, esbranquiçadas e com aroma agradável, que se formam naturalmente durante a fabricação do vinagre, enquanto os mofos são quebradiços, de consistência espumante e mal cheirosos.
Se vc ainda não tem uma “mãe do vinagre”, não se preocupe. Escolha um ingrediente e prepare o vinagre normalmente, observando as BPF (boas práticas de fabricação - higiene e qualidade dos utensílios e ingredientes), que ocorrerá a formação de uma mãe caso o ambiente seja propício ao intenso desenvolvimento de uma microflora acidificante benéfica. E o abacaxi, devido ao seu intenso potencial fermentativo, é a fruta ideal para os iniciantes neste mundo das fermentações caseiras. Quando puder, dê uma conferida no vídeo “Vinagre de Abacaxi” na playlist “Vinagres”, pois lá ensino como se deve proceder. OK?
Olá Gcs, muito obrigada pela participação! Os vinagres artesanais não precisam ser mantidos sob refrigeração (mantenha em local fresco e protegido da luz) e se foram observadas as BPF (boas práticas de fabricação - higiene e qualidade dos utensílios e ingredientes), pode-se dizer que praticamente não há prazo de validade, pois duram bastante tempo (há registros de vinagres balsâmicos centenários).
Olá Aparecida, muito obrigada pela participação! As mães são películas celulósicas ricas em leveduras e bactérias acéticas não específicas, esponjosas, translúcidas, esbranquiçadas e com aroma agradável, que se formam naturalmente durante a fabricação do vinagre, enquanto os mofos são quebradiços, de consistência espumante e mal cheirosos. Se vc ainda não tem uma “mãe do vinagre”, não se preocupe. Escolha um ingrediente e prepare o vinagre normalmente, observando as BPF (boas práticas de fabricação - higiene e qualidade dos utensílios e ingredientes), que ocorrerá a formação de uma mãe caso o ambiente seja propício ao intenso desenvolvimento de uma microflora acidificante benéfica. E o abacaxi, devido ao seu intenso potencial fermentativo, é a fruta ideal para os iniciantes neste mundo das fermentações caseiras. Quando puder, dê uma conferida no vídeo “Vinagre de Abacaxi” na playlist “Vinagres”, pois lá ensino como se deve proceder. OK?
Olá Iracema, muito obrigada pela participação! Se vc ainda não tem uma “mãe do vinagre”, não se preocupe. Escolha um ingrediente e prepare o vinagre normalmente, observando as BPF (boas práticas de fabricação - higiene e qualidade dos utensílios e ingredientes), que ocorrerá a formação de uma mãe caso o ambiente seja propício ao intenso desenvolvimento de uma microflora acidificante benéfica. E o abacaxi, devido ao seu intenso potencial fermentativo, é a fruta ideal para os iniciantes neste mundo das fermentações caseiras. Quando puder, dê uma conferida no vídeo “Vinagre de Abacaxi” na playlist “Vinagres”, pois lá ensino como se deve proceder. OK?
Olá Maria, muito obrigada pela participação! Na verdade eu procuro usá-las em uma nova preparação assim que possível e não me preocupo com o tempo, apenas em não deixá-las descobertas. OK?
Olá, muito obrigada pela participação! Se vc ainda não tem uma “mãe do vinagre”, não se preocupe. Escolha um ingrediente e prepare o vinagre normalmente, observando as BPF (boas práticas de fabricação - higiene e qualidade dos utensílios e ingredientes), que ocorrerá a formação de uma mãe caso o ambiente seja propício ao intenso desenvolvimento de uma microflora acidificante benéfica. E o abacaxi, devido ao seu intenso potencial fermentativo, é a fruta ideal para os iniciantes neste mundo das fermentações caseiras. Quando puder, dê uma conferida no vídeo “Vinagre de Abacaxi” na playlist “Vinagres”, pois lá ensino como se deve proceder. OK?
Olá Marilma, muito obrigada pela participação! Na verdade as mães dos vinagres e o scooby do kombucha são concentrações de floras de microrganismos benéficos semelhantes, embora variem de acordo com a flora específica presente na casca de cada ingrediente. No meu entendimento, o kombucha nada mais é do que um probiótico feito a partir das folhas de chá. ;-)
Olá Eva, muito obrigada pela participação! Ela veio da minha "maternidade". Quando puder, dê uma conferida no vídeo “Vinagres Caseiros - Noções Gerais” na playlist “Vinagres”, pois nele tenho mais informações. OK?
Olá Anaiza, muito obrigada pela participação! Se vc ainda não tem uma “mãe do vinagre”, não se preocupe. Escolha um ingrediente e prepare o vinagre normalmente, observando as BPF (boas práticas de fabricação - higiene e qualidade dos utensílios e ingredientes), que ocorrerá a formação de uma mãe caso o ambiente seja propício ao intenso desenvolvimento de uma microflora acidificante benéfica. E o abacaxi, devido ao seu intenso potencial fermentativo, é a fruta ideal para os iniciantes neste mundo das fermentações caseiras. Quando puder, dê uma conferida no vídeo “Vinagre de Abacaxi” na playlist “Vinagres”, pois lá ensino como se deve proceder. OK?
Começamos a fazer vinagres quando ainda tínhamos a agroindústria na fazenda, exatamente porque após a colheita do palmito pupunha, meu marido não aceitava a "perda" da parte da palmeira situada abaixo do palmito, uma vez que esta ainda possui um bom percentual de frutose. E me lembro bem que ficamos bem curiosos com uma bela mãe que se formou logo no primeiro teste que fizemos e felizmente nos informamos sobre o que seria antes de descartar a preparação. ;-)
As mães são películas celulósicas ricas em leveduras e bactérias acéticas não específicas, esponjosas, translúcidas, esbranquiçadas e com aroma agradável, que se formam naturalmente durante a fabricação do vinagre, enquanto os mofos são quebradiços, de consistência espumante e mal cheirosos. Se vc ainda não tem uma “mãe do vinagre”, não se preocupe. Escolha um ingrediente e prepare o vinagre normalmente, observando as BPF (boas práticas de fabricação - higiene e qualidade dos utensílios e ingredientes), que ocorrerá a formação de uma mãe caso o ambiente seja propício ao intenso desenvolvimento de uma microflora acidificante benéfica. E o abacaxi, devido ao seu intenso potencial fermentativo, é a fruta ideal para os iniciantes neste mundo das fermentações caseiras. Quando puder, dê uma conferida nos vídeos “Vinagres Caseiros - Noções Gerais” e “Vinagre de Abacaxi” na playlist “Vinagres”, pois neles dou algumas dicas. OK?
Além dos que o Ricardo mencionou... Quais mais seria possível fazer ?!
DEUS os abençoe muito mais ainda grandemente por mérito de CRISTO...🙏🏻🤚🏻🙌🏻😇💞
Quando puder, dê uma conferida nos vídeos da playlist “Vinagres”, pois lá tenho outras receitas que talvez possam te interessar. OK?
Parabéns mulher virtuoza
Olá Clara, fico feliz por vc aprovar o nosso trabalho, obrigada pela participação, pelo elogio e seja sempre muito bem-vinda ao canal! ;-)
Querida Chef 👩🍳, obrigado pelo carinho e por ter apresentado a nossa maternidade/berçário,
Hoje com os seus ensinamentos já produzimos os seguintes vinagres:
- Maçã
- Laranja
- Limão Siciliano
- Acerola
- Banana Prata
- Arroz Integral
- Manjericão
- Jaca
- Alho Negro
Que barato Ricardo! Realmente este mundo das fermentações caseiras oferece diversas possibilidades saudáveis e ecológicas! Sucesso! ;-)
Ricardo meu querido, parabéns,me responda se for possível,em que alimento vc usa esses vinagres,em saladas?
🍌 Banana ¿¡ Será ?! Curiosei🙈🤭🙈...
Nunca imaginei q existia vinagre de pimentao,quanta criatividade,valeu chef ana!👍
Olá Willian, fico feliz por vc seguir aprovando o nosso trabalho e muito obrigada pela participação! Na verdade, podemos fazer vinagres com praticamente qualquer ingrediente que tenha um mínimo de frutose a ser fermentada pelos microrganismos acidificantes. OK?
Mestre e Chef Dra. Ana, acho tão bonitinho seu jeito meigo e carinhoso de falar! Fica tudo mais fácil de entendermos! Obrigada pelas aulas gostosas e bem ministradas 👏👏👏👏👏❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️
Olá José e Tânia, fico feliz por vcs aprovarem o nosso trabalho, obrigada pela participação e sejam muito bem-vindos ao canal! ;-)
Minha amada não entendi direito mais vô escutar mais uma vez porque eu quero aprender. Com a permissão de Deus. Um forte abraço Elizete.
Olá Elizete, muito obrigada pela participação! Eu sugiro que quando puder, vc dê uma conferida no vídeo “Vinagres Caseiros - Noções Gerais” na playlist “Vinagres”, pois nele dou várias dicas de como entrar nesse mundo maravilhoso dos vinagres caseiros. OK?
Gostaria de saber de onde vem está mãe ? Achei muito interessante fazer este vinagre de pimentão 😋.
Olá Iara, muito obrigada pela participação! Se vc ainda não tem uma “mãe do vinagre”, não se preocupe. Escolha um ingrediente e prepare o vinagre normalmente, observando as BPF (boas práticas de fabricação - higiene e qualidade dos utensílios e ingredientes), que ocorrerá a formação de uma mãe caso o ambiente seja propício ao intenso desenvolvimento de uma microflora acidificante benéfica. E o abacaxi, devido ao seu intenso potencial fermentativo, é a fruta ideal para os iniciantes neste mundo das fermentações caseiras. Quando puder, dê uma conferida no vídeo “Vinagre de Abacaxi” na playlist “Vinagres”, pois lá ensino como se deve proceder. OK?
Amei esta receita pra mim comida sem nem pensar pena que meu vinagre ja vai nascer sem mãe mais . obrigada pelo vídeo que Deus te abençoe sempre
Olá Maria, fico feliz por vc aprovar o nosso trabalho, obrigada pela participação, pelo carinho e seja sempre muito bem-vinda ao canal! Pois é, às vezes as mães são um pouco tímidas, mas insista que logo vc terá várias! ;-)
AMO TODAS SUAS RECEITAS MARAVILHOSAS !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!30/7/23
Fico feliz por vc aprovar o nosso trabalho, obrigada pela participação, pelo carinho e seja sempre muito bem-vinda ao canal! ;-)
Vinagre de banana já fiz muitos há muitos anos atrás, não sabia do pimentão. Como compro muito pimentão maduro, vou fazer o vinagre. Obrigads pela dica. Arrasou 👏🏼👏🏼👏🏼❤
Este vinagre fica realmente muito interessante. Pode fazer que eu garanto, mas depois quero saber se ficou bom mesmo! OK?
Imagino o sabor maravilhoso!
É um dos meus preferidos! ;-)
Ana Capinan, asa na br
Bom dia, parabéns pela receita .
Eu sempre tive curiosidade de como fazer.
Deus abençoe sempre sua vida e sua família também .
Olá Helena, fico feliz por vc aprovar o nosso trabalho e muito obrigada pela participação e pelo carinho! ;-)
Chef, fiz os vinagres de maçã, abacaxi e de pimentão. Todos ficaram excelentes, mas, o de pimentão superou todos em cor, aroma e em sabor. Tirei uns 200 ml para usar e quando acabou, fui pegar mais e não consegui tirar, pois já estava lacrado com a mãe, achei melhor deixar ela se desenvolver, pois, ainda não tenho mãe. Obrigado!
O vinagre de pimentão realmente é um dos meus preferidos e apresenta esta capacidade de produzir mães em profusão! ;-)
OBRIGADA aprendi muito Deus proteja e abençoe sempre
COMO ADQUIRIR UMA MÃE PARA PREPARAR VINAGRE
@@josecarlosbaldassarini2883 o que mae
Oi eu gostaria de saber se esse vinagre depois de pronto dura quantos dias e vai para a geladeira??
Mas uma vez cheguei vamos fortalecer a união faz a força TMJ COM VOCE
Bom dia Zeca! Na verdade eu também devo agradecer o carinho e o apoio das pessoas, que como vc, têm interagido conosco e valorizado nosso trabalho! ;-)
O conhecimento e tudo 🤣 eu achava que era algo ruim , mas vc ensinando fica bem claro obrigada pelo seu vídeo. Amei .
Olá Maria, que bom vc ter gostado e muito obrigada pela participação! É muito gratificante saber que o nosso trabalho está sendo apreciado! ;-)
Obrigada minha querida pela dica de mexer de dois em dois dias eu desisti de fazer o vinagre de maçã por que ele mofo eu joguei fora e não fiz pedi ajuda nos canais que eu assitir e nigem mim deu respalde vc encina de verdade
Olá Maria, que bom! Fico feliz com seu comentário, pois a proposta do canal é exatamente possibilitar as pessoas executarem as receitas com sucesso! ;-)
Para mim...o melhor vinagre!!!!
Olá Jack, muito obrigada pela participação! Realmente um dos meus preferidos! ;-)
Siga-me também no Twitter: @analemgruber1
Impressionada com ensinamento
Olá Elcilene, fico feliz por vc aprovar o nosso trabalho, obrigada pela participação e seja sempre muito bem-vinda ao canal! ;-)
Siga-me também no Twitter: @analemgruber1
Ana amo seu canal
Sou de alagoas massagueira
Olá Maria José, fico feliz por vc aprovar o nosso trabalho, obrigada pela participação e seja sempre muito bem-vinda ao canal! ;-)
Nossa! Apaixonada pelos seus ensinamentos e, seu jeito carinhoso de ensinar!❤️
Fico feliz por vc aprovar o nosso trabalho e seja sempre muito bem-vinda ao canal! ;-)
Bom dia que receita maravilhosa
Bom dia Ivanete, que bom vc ter gostado e muito obrigada pela participação! Feliz 2023! ;-)
perguntei antes de ver o vídeo todo valeu . Ana
Olá AAA, muito obrigada pela participação! ;-)
CHEF, ANA LEMGRUBER, faço um pedido, mostrar como faz geléia, de acerola, tenho em minha casa três pés de acerola, estão se estragando, acaba indo pro lixo.. uma vez vc me presenteou com um pote de geléia de pitanga, uma delícia.... mais uma vez muito sucesso no seu canal.
Eu ainda não encontrei a acerola fruta aqui em Portugal, tentei até fazer a geleia (para atender um pedido) com polpa congelada que achei no supermercado, mas não deu certo...
Então vamos lá:
Ingredientes: Acúcar - 500 gr; Acerola (fruta) - 1 kg; Maçãs (picadas com a casca) - 2 unid (ou 100 ml de pectina líquida caseira); Vinagre - 50 ml;
Procedimento: Cozinhe a acerola com a maçã até a polpa ficar macia e soltar do caroço; Coe; Volte para a panela e adicione o açúcar e o vinagre; Cozinhe até ficar encorpada; Junte a pectina (se não for usar maçã) e cozinhe até dar o ponto; Envase.
Quando puder, dê uma conferida nos vídeos " Como Esterilizar e dar Vácuo em Potes de Vidro - Novas Dicas (playlist “Geleias”) e "Pectinas Caseiras - Noções Gerais" (playlist "Pectina). OK?
Estou fascinada por estes vinagres!! Só penso em fazer.
Pois é, o problema com os vinagres é que passamos a olhar os ingredientes e imaginar como ficaria o vinagre... Passa a ser quase um vício... ;-)
Que legal! nunca tinha visto essa receita, obrigada por compartilhar conosco bjs flor
Seja muito bem vinda ao mundo da alquimia e das fermentações caseiras! ;-)
*Boa noite 🌃 que bom que encontrei vc amei suas dicas culinárias bjos 😍🇧🇷 moro município de natividade da serra sp
Bom dia Margarida, fico feliz por vc aprovar o nosso trabalho e muito obrigada pela participação! Tudo de bom pra vc e para os seus aí em Natividade da Serra! ;-)
Agora que conheci teu canal...nao perco uma...fiz todas geleias de laranja que tem no youtube...TODAS AMARGARAM....MAS A SUA FICOU PERFEITA ...FOI A UNICA...AGORA FACO ESSA SEMPRE QUE PRECISO..QUERO FAZER TODAS AS SUAS...SENTI CONFIANCA...OBRIGADA POR ENSINAR..
Olá Sonia, fico feliz por vc aprovar nosso trabalho e muito obrigada pela participação! ;-)
Eu amei a receita de paparica.
Eu adoro fazer, principalmente devido ao alto valor da páprica comprada no mercado! ;-)
Amo seus vídeos,estava sentindo sua falta, seja bem vinda... Boa noite Deus lhe abençoe.
Bom dia Del, realmente uma das vantagens de estarmos na "nuvem" é estarmos praticamente "onipresentes"! Namastê! ;-)
Apaixonei
Olá Maria, que bom vc ter gostado e muito obrigada pela participação! Bora fazer, ué! ;-)
Bom dia Ana. Posso comer "mãe ". É a primeira vez que assisto seus vídeos. Um grande abraço. Moro em Goiás- Brasil.
Olá Neide, fico feliz por vc aprovar o nosso trabalho, obrigada pela participação e seja muito bem-vinda ao canal! Eu provei e não gostei da textura nem do sabor muito ácido. Mas experimente e me diga o que achou. OK?
Chefe estou apaixonada pelo seu vinagre e a mãe tá parecendo um queijo de groça
Maravilhoso 👏👏
Que bom vc ter gostado! ;-)
Nossa achei incrível esse seu ensinamento perfeito 👏👏👏👏
Olá Maria, fico feliz por vc aprovar o nosso trabalho e muito obrigada pela participação! ;-)
Chef Ana, tô encantada com esses ensinamentos sobre vinagres. Mas me diga uma coisa, esses vinagres diferentes de legumes e frutas tem cada um o seu gosto (sabor) diferenciados ou são todos de um mesmo sabor?
Olá Márcia, fico feliz por vc aprovar o nosso trabalho e muito obrigada pela participação! Embora alguns vinagres apresentem características bem definidas do ingrediente utilizado (pimentão, beterraba, gengibre, alface, abacaxi), a maioria deles acaba mantendo apenas o sabor e aroma típicos de vinagre mesmo. OK?
@@dicasereceitasdoganeshaorg9233 muito obrigada por responder, tenha uma semana gloriosa!
UMMM delicioso, parabéns e muito sucesso!
Olá Casal, que bom vcs terem gostado e muito obrigada pela participação e pelo carinho! ;-)
Oi Ana, Tudo bem?
Parabéns, mais uma dica de ouro. Achei sensacional esse vinagre, gosto muito de pimentão. Me tira uma dúvida. Vc fez seu vinagre com sobras de pimentão. Não tenho essas sobras, posso fazer com os pimentões ? E quantos devo usar?
Outra coisa. No final de semana experimentei um azeite aromatizado com manjericão, achei sensacional. Será que vc poderia testar e apresentar? Se possível.
Olha estou já finalizando os licores: Damasco e limoncello, volto pra te falar.
Gde abraço.
Olá Antônio Carlos, que bom vc ter gostado e muito obrigada pela participação! No problemo, use 300-400gr de pimentão picado para 1 litro d'água. Ora, basta substituir o alecrim ou o tomilho por manjericão no vídeo "Azeite Aromatizado" (playlist "Ervas Aromáticas" ou "Temperos"). Fico no aguardo do seu retorno sobre os licores. ;-)
@@dicasereceitasdoganeshaorg9233 olá! Muito obrigado pelo retorno vou verificar, novamente na play list, pois procurei como azeite. Qto aos licores é dia 12/04 que se encerra o processo, depois te falo.
Gde abraço. Fica com Deus.
Gostei MT sua receita da páprica, asa na. Ana capinam
Olá Ana, que bom vc ter gostado e muito obrigada pela participação! ;-)
Estou amando. Já me inscrevi . Só não entendir A MÃE , pode explicar?
Olá Cristina, fico feliz por vc aprovar o nosso trabalho, obrigada pela participação e seja sempre muito bem-vinda ao canal! As mães são películas celulósicas ricas em leveduras e bactérias acéticas não específicas, esponjosas, translúcidas, esbranquiçadas e com aroma agradável, que se formam naturalmente durante a fabricação do vinagre, enquanto os mofos são quebradiços, de consistência espumante e mal cheirosos.
Se vc ainda não tem uma “mãe do vinagre”, não se preocupe. Escolha um ingrediente e prepare o vinagre normalmente, observando as BPF (boas práticas de fabricação - higiene e qualidade dos utensílios e ingredientes), que ocorrerá a formação de uma mãe caso o ambiente seja propício ao intenso desenvolvimento de uma microflora acidificante benéfica. E o abacaxi, devido ao seu intenso potencial fermentativo, é a fruta ideal para os iniciantes neste mundo das fermentações caseiras. Quando puder, dê uma conferida nos vídeos “Vinagres Caseiros - Noções Gerais” e “Vinagre de Abacaxi” na playlist “Vinagres”, pois neles dou algumas dicas. OK?
Maravilhosas suas receitas,eu tenho talha de barro 🥰pra uso de água pra bebermos muito obrigada Deus abençoe sua vida 🙌
Na verdade eu também devo agradecer o carinho e o apoio das pessoas, que como vc, têm interagido conosco e valorizado nosso trabalho! ;-)
Onde posso comprar este livro.?
Tem aqui no Brasil?
Estou doida pra fazer.
Esse vinagre fica realmente muito interessante. Quando fizer me diz como ficou! ;-)
Amei essa receita
Olá Marlene, que bom vc ter gostado e muito obrigada pela participação!
E agora então o meu comercial: Gostaria de fazer uma renda extra fabricando geleias artesanais, aprofundar o seu conhecimento sobre o assunto, indicar a alguém que vc conheça ou mesmo se afiliar, divulgar o curso na sua rede de contatos e faturar 28% do valor líquido em R$? Despertei seu interesse? Então dê uma conferida no “Curso de Geleias Artesanais do Ganesha Orgânico” em go.hotmart.com/K79371452O
Te vejo lá! ;-)
💕💕💕💕💕💕💕💕💕💕💕💕QUE 10 ❣️❣️❣️❣️❣️❣️❣️
Olá Regina, que bom vc ter gostado e muito obrigada pela participação! Pode fazer que eu garanto, mas vou logo avisando que preparar vinagres caseiros é um caminho sem volta... ;-)
@@dicasereceitasdoganeshaorg9233 legalll 💕💕💕💕
Muito bem Boa explicação,num entendi,esse comentário de mãe.de que adquirimos essa mãe?,se tiver como me responder fico muito grata.
As mães são películas celulósicas ricas em leveduras e bactérias acéticas não específicas, esponjosas, translúcidas, esbranquiçadas e com aroma agradável, que se formam naturalmente durante a fabricação do vinagre, enquanto os mofos são quebradiços, de consistência espumante e mal cheirosos.
E se vc ainda não tem uma “mãe do vinagre”, não se preocupe. Escolha um ingrediente e prepare o vinagre normalmente, observando as BPF (boas práticas de fabricação - higiene e qualidade dos utensílios e ingredientes), que ocorrerá a formação de uma mãe caso o ambiente seja propício ao intenso desenvolvimento de uma microflora acidificante benéfica. OK?
Adorei,! Eu não sabia
Olá Iracema, que bom vc ter gostado e muito obrigada pela participação!
E agora então o meu comercial: Gostaria de fazer uma renda extra fabricando geleias artesanais, aprofundar o seu conhecimento sobre o assunto, indicar a alguém que vc conheça ou mesmo se afiliar, divulgar o curso na sua rede de contatos e faturar 28% do valor líquido em R$? Despertei seu interesse? Então dê uma conferida no “Curso de Geleias Artesanais do Ganesha Orgânico” em go.hotmart.com/K79371452O
Te vejo lá! ;-)
Já obtive minha resposta. Obrigada!
Bom dia chef Ana. Meu nome é Isa. Estou em Goiânia-GO, Brasil. Gostaria de saber como fazer a mãe. Por favor me ensina
Olá Isa, muito obrigada pela participação! Se vc ainda não tem uma “mãe do vinagre”, não se preocupe. Escolha um ingrediente e prepare o vinagre normalmente, observando as BPF (boas práticas de fabricação - higiene e qualidade dos utensílios e ingredientes), que ocorrerá a formação de uma mãe caso o ambiente seja propício ao intenso desenvolvimento de uma microflora acidificante benéfica. E o abacaxi, devido ao seu intenso potencial fermentativo, é a fruta ideal para os iniciantes neste mundo das fermentações caseiras. Quando puder, dê uma conferida no vídeo “Vinagre de Abacaxi” na playlist “Vinagres”, pois lá ensino como se deve proceder. OK?
Amei estou sem palavras para agradecer esse seu conhecimento Deus abençoe muito sua vida.
Sou nova no seu canal vc faz vinho também?
Olá Doceria, fico feliz por vcs aprovarem o nosso trabalho, obrigada pela participação e sejam muito bem-vindos ao canal! Todos conhecemos os excelentes vinhos fabricados no Brasil, mas eu me meter a fazer vinho aqui em Portugal, com tantas opções maravilhosas e a um custo bem razoável, é capaz até dos portugueses me mandarem de volta para o Brasil... ;-)
@@dicasereceitasdoganeshaorg9233 kkkkkk jamais com esses conhecimentos maravilhosos
Ana, pensei numa coisa. Para fazer um vinagrete com esse vinagre de pimentão o sabor deve ficar mais apurado, não é? Mas pensei também num vinagre de manga para um vinagrete de manga. Tem como fazer esse vinagre de manga?
Olá Monique, muito obrigada pela participação! Um vinagrete com esse vinagre de pimentão deve mesmo ficar muito bom! Quanto ao de manga, eu já fiz este vídeo! Quando puder, confira o vídeo “Vinagre de Manga” na playlist “Vinagres”. OK?
Gratidão chefe, parabéns por seu trabalho
Olá Nazareth, fico feliz por vc aprovar o nosso trabalho, obrigada pela participação e seja muito bem-vinda ao canal! ;-)
Olá Ana! Muito obrigado por esta nova receita. Sou um novo seguidor de seu canal e estou colocando em prática vários de seus vinagres. Um abraço desde Colômbia. Gratidão!
Olá Javi, que bom! Seja muito bem vindo ao canal e saiba que fico muito feliz quando as pessoas executam as receitas com sucesso! ;-)
Boa tarde, vc consegue fazer tomate em pó?
Olá Celeste, eu já fiz este vídeo! Quando puder, confira a receita de “Tomate em Pó” nas playlists “Tomate” ou "Temperos". OK?
Querida tenho plantação de pimentão verde,mas já no final da colheita muitos amadurecem ficam vermelhos posso usar este pimentão vermelho ou tem que ser o vermelho mesmo.
Olá Dirce, muito obrigada pela participação! Nós também costumávamos plantar pimentões, mas como éramos produtores orgânicos, evitávamos deixar os pimentões amadurecerem na roça para evitar os fungos. Mas eu sempre costumava deixar na fruteira alguns daqueles que já estavam começando a amadurecer, para que ficassem vermelhos e então usar nas receitas. Entendo portanto que os pimentões vermelhos são os verdes que ficaram maduros, enquanto os amarelos e laranjas pertencem a outras variedades. OK?
Boa noite, Chef! Estou encantada com essa receita. Minha pergunta é: Posso usar a mãe da minha kombucha?
Olá Silvana, fico feliz por vc aprovar o nosso trabalho, obrigada pela participação, pelo carinho e seja sempre muito bem-vinda ao canal! Sim, com certeza! Na verdade a mãe do vinagre e o scooby do kombucha são concentrações de floras de microorganismos benéficos semelhantes, embora variem de acordo com a flora específica presente na casca de cada ingrediente. No meu entendimento, o kombucha nada mais é do que um probiótico feito a partir das folhas de chá. OK?
Olá Ana!!! Muito obrigado pelo acolhimento. Vou fazer o meu vinagre com a scoby do kombucha e depois relato aqui no seu canal. Já fiz também a conserva do limão siciliano, mas ainda está no início do processo. Gratidão por compartilhar infinitas receitas 🫶🏼 Um abração
Desculpa, Ana! O kombucha é sim um probiótico feito com a Camélia sinensis
Perfeitamente! Mas acho que vc não entendeu bem o final do meu comentário anterior ;-)
Excelente vídeo, qual a acidez que ficou esse vinagre?
Olá Marcelo, fico feliz por vc aprovar o nosso trabalho, obrigada pela participação e seja sempre muito bem-vindo ao canal! O tempo de fermentação varia de acordo com as temperaturas ideais para o trabalho da microflora acética, que variam entre 20 e 35 graus Celsius e permitem a formação do vinagre, com a adição de ao menos uma uma mãe, em torno de 10 dias, e na falta desta o prazo pode se estender até cerca de 30 dias. Em temperaturas mais baixas estes prazos vão provavelmente aumentar, mas às vezes também dependem do ingrediente utilizado.
Acompanhe a evolução da formação do seu vinagre usando o olfato e o paladar para determinar a hora correta de interromper a fermentação para coar e envasar.
E agora então o meu comercial: Gostaria de fazer uma renda extra fabricando geleias artesanais, aprofundar o seu conhecimento sobre o assunto, indicar a alguém que vc conheça ou mesmo se afiliar, divulgar o curso na sua rede de contatos e faturar 28% do valor líquido em R$? Despertei seu interesse? Então dê uma conferida no “Curso de Geleias Artesanais do Ganesha Orgânico” em go.hotmart.com/K79371452O
Te vejo lá! ;-)
Olá querida, amei seus videos, queria saber se pode ser usado a mãe de kombucha, pois tenho várias aqui. aguardo resposta.
Olá Ini, fico feliz por vc aprovar o nosso trabalho, obrigada pela participação e seja sempre muito bem-vinda ao canal! Sim, com certeza! Na verdade as mães dos vinagres e o scooby do kombucha são concentrações de floras de microrganismos benéficos semelhantes, embora variem de acordo com a flora específica presente na casca de cada ingrediente. No meu entendimento, o kombucha nada mais é do que um probiótico feito a partir das folhas de chá. Quando puder, dê uma conferida nos vídeos das playlists "Vinagres" e “Probióticos”, pois lá tenho outras receitas que talvez possam te interessar. OK?
Muito interessante .
Olá Edna, que bom vc ter gostado e muito obrigada pela participação! ;-)
Boa noite ana
Eu gostaria de saber se para fazer vingre de maçã e igual?
Obrigada
Boa noite
Bom dia Vera! Sim, os processos de fabricação dos vinagres caseiros são semelhantes, e eu já fiz este vídeo! Quando puder, confira a receita de “Vinagre de Maçã” na playlist “Vinagres”. OK?
Boa Noite Ana! Conheci seu canal recentemente e vi o vinagre de pimentão, estou fazendo porém com 2 dias ficou esbranquiçado como se fosse uma farinha jogado por cima. O que pode ser? Obrigada Sucesso! Gosto muito do seu canal.
Olá Conceição, obrigada pela participação e seja muito bem-vinda ao canal! Olha, se não está fazendo frio, e o aroma não é desagradável, pode muito bem já ser o início da formação de uma mãe, que logo logo começam a se desenvolver quando as condições são favoráveis. Dê notícias! ;-)
Boa tarde,mais uma inscrita...like.😘😘
Olá Marilene, obrigada pela participação e seja muito bem-vinda ao canal! ;-)
Gostaria muito de aprender a fazer o chucrute de repolho mas quase ninguém sabe fazer se você conhece ou sabe fazer manda para nós por favor um grande abraço boa noite
Eu já fiz este vídeo! Quando puder, confira o vídeo “Chucrute” na playlist “Repolho”. OK?
Amei a receita
Obrigada
Este vinagre realmente é um dos meus preferidos! ;-)
GRATIDÃO! Por favor explique-me ,mãe é a "crosta" que se forma em cima ?
Olá, Rose muito obrigada pela participação! As mães são películas celulósicas ricas em leveduras e bactérias acéticas não específicas, esponjosas, translúcidas, esbranquiçadas e com aroma agradável, que se formam naturalmente durante a fabricação do vinagre, enquanto os mofos são quebradiços, de consistência espumante e mal cheirosos.
onde se compra essas mães??e senão encontrar usa se o que???
obrigado pelos vídeos! sou marinheiro de primeira viagem e tentei fazer o vinagre de pimentão. Já está mais de um mês e mexo a cada 2 dia. Tem cheiro de fermentado mas não de vinagre. E principalmente não formou nem uma película de mãe. Há algum momento em que devo para de mexer a cada 2 dias e deixar descansar? obrigado pela explicação e não deixe de fazer esses videos maravilhosos
Olá Naylson, muito obrigada pela participação! Infelizmente o pimentão é uma cultura na qual são usados fungicidas, o que pode reduzir bastante a flora de microrganismos presente na casca. Se vc tiver acesso a algum vinagre não pasteurizado seria bom acrescentar ou apenas esperar a multiplicação da flora já existente, sem precisar mexer mais se não há ingrediente na superfície. OK?
Obrigado. Não acho que fungicidas estavam presentes. Eram pimentões orgânicos 😊 talvez o motivo seja a temperatura. Estou em Berlin e as temperaturas oscilam entre 4 e 18 graus e não liguei o aquecimento ainda. Mas já coei os pimentões, que flutuaram, afundaram, flutuaram e por fim afundaram de novo. Deixei agora só o líquido no escuro e tampado com lenço de algodão, na esperança que uma mãe dê as caras. Na próxima vou seguir a dica de por um pouco de vinagre. Abraços
Então vc matou a charada, porque nessa faixa de temperaturas as fermentações realmente precisam de mais tempo para ocorrer... Aqui no norte de Portugal, as temperaturas ainda estão amenas, mas estou adiantando as preparações dos fermentados que ainda pretendo fazer esse ano, pois em breve tudo ficará bem mais demorado. ;-(
Ola chefana como faço pra conseguir um mostruário da probiótico aqui no Brasil?
Olá Antônio, muito obrigada pela participação! Acho que não entendi sua pergunta, mas sei que os probióticos já se encontram à venda em muitas casas de produtos naturais...
Chefe eu posso usar este vinagre pra fazer o vinagre com pimenta aquele que colocamos na mesa pras vizitas comer com a comida aqui em minas nós costumamos fazer com o vinagre de cana mais eu não gosto e tem muita gente que não gosta também
Sim,com certeza! Quando puder, dê uma conferida nos vídeos da playlist “Vinagres”, pois lá tenho outros tipos que talvez possam te interessar. OK?
Ok obrigada
Chef Ana amo assistir seus vídeos,eu tenho kambucha acaso posso amar da F1 para fazer o vinagre?
Olá Dulcinei, fico feliz por vc aprovar o nosso trabalho e muito obrigada pela participação! Sim, com certeza! Na verdade a mãe do vinagre e o scooby do kombucha são concentrações de floras de microrganismos benéficos semelhantes, embora variem de acordo com a flora específica presente na casca de cada ingrediente. No meu entendimento, o kombucha nada mais é do que um probiótico feito a partir das folhas de chá. OK?
@@dicasereceitasdoganeshaorg9233 Ana,muito obrigada por responder minha pergunta estou amando seu canal e já falei para os amigos uma excelente noite sou de Jundiaí são Paulo vou fazer vinagre de alho depois te conto bjosss
👏👏👏👏👏👏👏
Obrigadaaaa amei
Olá Paula, que bom vc ter gostado e muito obrigada pela participação! ;-)
Chefe achei muito interessante a sua aula, mas como começar fazer esses vinagres se eu não tenho essa Mãe. como começo a fazer?
Olá Maria, muito obrigada pela participação! Se vc ainda não tem uma “mãe do vinagre”, não se preocupe. Escolha um ingrediente e prepare o vinagre normalmente, observando as BPF (boas práticas de fabricação - higiene e qualidade dos utensílios e ingredientes), que ocorrerá a formação de uma mãe caso o ambiente seja propício ao intenso desenvolvimento de uma microflora acidificante benéfica. E o abacaxi, devido ao seu intenso potencial fermentativo, é a fruta ideal para os iniciantes neste mundo das fermentações caseiras. Quando puder, dê uma conferida no vídeo “Vinagre de Abacaxi” na playlist “Vinagres”, pois lá ensino como se deve proceder. OK?
@@dicasereceitasdoganeshaorg9233
Muito obrigada .Fiquei muito feliz por você ter respondido gratidão.
Chef se eu não tiver as "sobras" do pimentão, posso usar o pimentão inteiro, (picar ele todo?) E a mãe conservo em geladeira ou fora?
Olá Norma, muito obrigada pela participação! Sim, corte em pedaços pequenos para aumentar a superfície de contato. As “mães do vinagre” devem ser conservadas por algumas poucas semanas no próprio pote com um pouco do vinagre, mais a adição de alguma bebida alcoólica, mas o ideal é “repicá-la” (utilizá-la em outra fabricação) assim que possível e não precisa (assim como os vinagres) ser refrigerada, mas com uma diferença: os vinagres devem ser armazenados tampados para impedirmos a presença de oxigênio, enquanto as mães precisam dele. OK?
Bom dia o pimentão depois pode ser usado em saladas
Olá Sueli, muito obrigada pela participação! Eu não costumo consumir, pois normalmente faço com a "limpeza" do ingrediente, mas fique a vontade, embora ele deverá bem ácido. OK?
Olá Ana ! Prazer em te conhecer
Estou chegando agora e não entendi o que são as " mãezinhas".
Olá Angela, obrigada pela participação e seja muito bem-vinda ao canal! As mães são películas celulósicas ricas em leveduras e bactérias acéticas não específicas, esponjosas, translúcidas, esbranquiçadas e com aroma agradável, que se formam naturalmente durante a fabricação do vinagre, enquanto os mofos são quebradiços, de consistência espumante e mal cheirosos. OK?
Encina a fazer a mãezinha para agente saber fazer
Olá Michele, muito obrigada pela participação! Se vc ainda não tem uma “mãe do vinagre”, não se preocupe. Escolha um ingrediente (eu sugiro o abacaxi, devido ao seu intenso potencial fermentativo) e prepare o vinagre normalmente, observando as BPF (boas práticas de fabricação - higiene e qualidade dos utensílios e ingredientes), que ocorrerá a formação de uma mãe caso o ambiente seja propício ao intenso desenvolvimento de uma microflora acidificante benéfica.
Olá tudo bem.como adquirir essa mãe?
Olá Kella, muito obrigada pela participação! Se vc ainda não tem uma “mãe do vinagre”, não se preocupe. Escolha um ingrediente e prepare o vinagre normalmente, observando as BPF (boas práticas de fabricação - higiene e qualidade dos utensílios e ingredientes), que ocorrerá a formação de uma mãe caso o ambiente seja propício ao intenso desenvolvimento de uma microflora acidificante benéfica. OK?
Mande a receita de vinagre de uva
Olá José, eu já fiz este vídeo! Quando puder, confira a receita de “Vinagre de Uva” na playlist “Vinagres”. OK?
Coloca a receita na descrição
Olá Angela, obrigada pela participação! A metodologia do canal é relacionarmos os ingredientes na descrição e o modo de fazer aprende-se no vídeo. OK?
Olá amiga como fazer para adquirir essas mães?
Olá Vera, muito obrigada pela participação! Assim como o scooby do kombucha, se vc não tiver uma "mãe do vinagre" é preciso pedir a alguém que tenha ou fazer uma... Mas se vc ainda não tem uma “mãe do vinagre”, não se preocupe. Escolha um ingrediente e prepare o vinagre normalmente, observando as BPF (boas práticas de fabricação - higiene e qualidade dos utensílios e ingredientes), que ocorrerá a formação de uma mãe caso o ambiente seja propício ao intenso desenvolvimento de uma microflora acidificante benéfica. E o abacaxi, devido ao seu intenso potencial fermentativo, é a fruta ideal para os iniciantes neste mundo das fermentações caseiras. Quando puder, dê uma conferida no vídeo “Vinagre de Abacaxi” na playlist “Vinagres”, pois lá ensino como se deve proceder. OK?
Vc sabe fazer azeite ?
Olá RoseMary, muito obrigada pela participação! Bem que eu gostaria, mas mesmo nas quintas que plantam oliveiras aqui na minha vila, os produtores enviam sua produção azeitonas para usinas com equipamentos apropriados na extração do azeite. OK?
boa noite essas algas pode ser de scooby
Olá Vera Lúcia, muito obrigada pela participação! Na verdade as mães dos vinagres e o scooby do kombucha são concentrações de floras de microrganismos benéficos semelhantes, embora variem de acordo com a flora específica presente na casca de cada ingrediente. No meu entendimento, o kombucha nada mais é do que um probiótico feito a partir das folhas de chá. OK?
Como fa Como faz essa mãe para botar no para fazer vinagre
Olá Arina, muito obrigada pela participação! Se vc ainda não tem uma “mãe do vinagre”, não se preocupe. Escolha um ingrediente e prepare o vinagre normalmente, observando as BPF (boas práticas de fabricação - higiene e qualidade dos utensílios e ingredientes), que ocorrerá a formação de uma mãe caso o ambiente seja propício ao intenso desenvolvimento de uma microflora acidificante benéfica. OK?
Ana, posso usar também uma mãe kombuchá para esse fermento? Tenho muitos scoby de kombuchá e não sei o que fazer com eles !!!
Eu tbm tenho, que bom seria poder usar né
Olá Javi, com certeza! No meu entender o kombucha é um vinagre de chá, pois o processo fermentativo é exatamente o mesmo. Inicialmente as leveduras transformam o açúcar em álcool para em seguida as bactérias acéticas transformarem o álcool em ácido acético, sendo que tanto o scooby quanto as mães são ricas em ambas as floras. OK?
@@dicasereceitasdoganeshaorg9233 obrigado Ana, Vou experimentar!
Fico no aguardo! ;-)
Oi Javi, tudo bem? Deu certo fazer seu vinagre usando o Scoby do Kombucha?
Essas mães que se formam pode ficar por quanto tempo? Tem que alimentar elas?
Olá Márcia, muito obrigada pela participação! Eu mesma costumo recomendar reutilizá-las no máximo após 3 semanas, mas este prazo pode ser estendido se elas forem mantidas num pote de boca larga em uma solução de vinagre e alguma bebida alcoólica. OK?
O que é mãe do vinagre??
As mães são películas celulósicas ricas em leveduras e bactérias acéticas não específicas, esponjosas, translúcidas, esbranquiçadas e com aroma agradável, que se formam naturalmente durante a fabricação do vinagre, enquanto os mofos são quebradiços, de consistência espumante e mal cheirosos.
Pôr favor como fazer essas mãezinhas?
Se vc ainda não tem uma “mãe do vinagre”, não se preocupe. Escolha um ingrediente e prepare o vinagre normalmente, observando as BPF (boas práticas de fabricação - higiene e qualidade dos utensílios e ingredientes), que ocorrerá a formação de uma mãe caso o ambiente seja propício ao intenso desenvolvimento de uma microflora acidificante benéfica. E o abacaxi, devido ao seu intenso potencial fermentativo, é a fruta ideal para os iniciantes neste mundo das fermentações caseiras. Quando puder, dê uma conferida no vídeo “Vinagre de Abacaxi” na playlist “Vinagres”, pois lá ensino como se deve proceder. OK?
Qual a validade desse vinagre?
Olá Gcs, muito obrigada pela participação! Os vinagres artesanais não precisam ser mantidos sob refrigeração (mantenha em local fresco e protegido da luz) e se foram observadas as BPF (boas práticas de fabricação - higiene e qualidade dos utensílios e ingredientes), pode-se dizer que praticamente não há prazo de validade, pois duram bastante tempo (há registros de vinagres balsâmicos centenários).
@@dicasereceitasdoganeshaorg9233 muito obrigada por me responder. Vou fazer
o que é essas mãezinha, e como fazer
Olá Aparecida, muito obrigada pela participação! As mães são películas celulósicas ricas em leveduras e bactérias acéticas não específicas, esponjosas, translúcidas, esbranquiçadas e com aroma agradável, que se formam naturalmente durante a fabricação do vinagre, enquanto os mofos são quebradiços, de consistência espumante e mal cheirosos.
Se vc ainda não tem uma “mãe do vinagre”, não se preocupe. Escolha um ingrediente e prepare o vinagre normalmente, observando as BPF (boas práticas de fabricação - higiene e qualidade dos utensílios e ingredientes), que ocorrerá a formação de uma mãe caso o ambiente seja propício ao intenso desenvolvimento de uma microflora acidificante benéfica. E o abacaxi, devido ao seu intenso potencial fermentativo, é a fruta ideal para os iniciantes neste mundo das fermentações caseiras. Quando puder, dê uma conferida no vídeo “Vinagre de Abacaxi” na playlist “Vinagres”, pois lá ensino como se deve proceder. OK?
Me responda por favor,"O que é mãezinha"? Quero fazer mas não entendi nem essa parte,obrigada, beijos
Olá Iracema, muito obrigada pela participação! Se vc ainda não tem uma “mãe do vinagre”, não se preocupe. Escolha um ingrediente e prepare o vinagre normalmente, observando as BPF (boas práticas de fabricação - higiene e qualidade dos utensílios e ingredientes), que ocorrerá a formação de uma mãe caso o ambiente seja propício ao intenso desenvolvimento de uma microflora acidificante benéfica. E o abacaxi, devido ao seu intenso potencial fermentativo, é a fruta ideal para os iniciantes neste mundo das fermentações caseiras. Quando puder, dê uma conferida no vídeo “Vinagre de Abacaxi” na playlist “Vinagres”, pois lá ensino como se deve proceder. OK?
Muito obrigada por responder a minha pergunta,me senti bem com seu cuidado em responder com muita clareza e atenção.Deus te abençoe,bjs
Desejo-lhe sucesso nas suas fermentações caseiras! ;-)
Eu tinha kambucha mas eu tinha tanto que chegou uma hora que tive que de que desfazer queria saber fazer as manzinha
Se vc já costumava preparar kombuchas, vá fundo que logo vc terá diversas "mães do vinagre". ;-)
se passar aq agua por um filtro precisa ferver ela ?
Olá Jun, muito obrigada pela participação! Sim, pois apenas fervendo ou deixando "descansar" por 24 h, o cloro irá evaporar. OK?
de quanto em quanto tempo tem que alimenta a mãe
Olá Maria, muito obrigada pela participação! Na verdade eu procuro usá-las em uma nova preparação assim que possível e não me preocupo com o tempo, apenas em não deixá-las descobertas. OK?
Como conseguir essa mãe?
Olá, muito obrigada pela participação! Se vc ainda não tem uma “mãe do vinagre”, não se preocupe. Escolha um ingrediente e prepare o vinagre normalmente, observando as BPF (boas práticas de fabricação - higiene e qualidade dos utensílios e ingredientes), que ocorrerá a formação de uma mãe caso o ambiente seja propício ao intenso desenvolvimento de uma microflora acidificante benéfica. E o abacaxi, devido ao seu intenso potencial fermentativo, é a fruta ideal para os iniciantes neste mundo das fermentações caseiras. Quando puder, dê uma conferida no vídeo “Vinagre de Abacaxi” na playlist “Vinagres”, pois lá ensino como se deve proceder. OK?
Agente aprende muita coisa.
Fico feliz por vc aprovar o nosso trabalho e seja sempre muito bem-vinda ao canal! ;-)
Essa mãe é a mesma do kombucha?
Olá Marilma, muito obrigada pela participação! Na verdade as mães dos vinagres e o scooby do kombucha são concentrações de floras de microrganismos benéficos semelhantes, embora variem de acordo com a flora específica presente na casca de cada ingrediente. No meu entendimento, o kombucha nada mais é do que um probiótico feito a partir das folhas de chá. ;-)
Da onde surgiu a mãezinha ?
Olá Eva, muito obrigada pela participação! Ela veio da minha "maternidade". Quando puder, dê uma conferida no vídeo “Vinagres Caseiros - Noções Gerais” na playlist “Vinagres”, pois nele tenho mais informações. OK?
Essa mãe aí deve ser mãe de uma galáxia kkkkkkkk de tão grande que e ficou tp
Como se faz a mãezinha ?
Olá Anaiza, muito obrigada pela participação! Se vc ainda não tem uma “mãe do vinagre”, não se preocupe. Escolha um ingrediente e prepare o vinagre normalmente, observando as BPF (boas práticas de fabricação - higiene e qualidade dos utensílios e ingredientes), que ocorrerá a formação de uma mãe caso o ambiente seja propício ao intenso desenvolvimento de uma microflora acidificante benéfica. E o abacaxi, devido ao seu intenso potencial fermentativo, é a fruta ideal para os iniciantes neste mundo das fermentações caseiras.
Quando puder, dê uma conferida no vídeo “Vinagre de Abacaxi” na playlist “Vinagres”, pois lá ensino como se deve proceder. OK?
@@dicasereceitasdoganeshaorg9233
Muitíssimo obrigada.
@@dicasereceitasdoganeshaorg9233
Sim, eu assisti , mas não notei nem uma mãe . Eles surgem do vinagre ?
Sempre achei que havia estragado o preparado quando aparecia uma "mãezinha". Bom saber.
Começamos a fazer vinagres quando ainda tínhamos a agroindústria na fazenda, exatamente porque após a colheita do palmito pupunha, meu marido não aceitava a "perda" da parte da palmeira situada abaixo do palmito, uma vez que esta ainda possui um bom percentual de frutose. E me lembro bem que ficamos bem curiosos com uma bela mãe que se formou logo no primeiro teste que fizemos e felizmente nos informamos sobre o que seria antes de descartar a preparação. ;-)
O que quer dizer essas mãezinha?
As mães são películas celulósicas ricas em leveduras e bactérias acéticas não específicas, esponjosas, translúcidas, esbranquiçadas e com aroma agradável, que se formam naturalmente durante a fabricação do vinagre, enquanto os mofos são quebradiços, de consistência espumante e mal cheirosos.
Se vc ainda não tem uma “mãe do vinagre”, não se preocupe. Escolha um ingrediente e prepare o vinagre normalmente, observando as BPF (boas práticas de fabricação - higiene e qualidade dos utensílios e ingredientes), que ocorrerá a formação de uma mãe caso o ambiente seja propício ao intenso desenvolvimento de uma microflora acidificante benéfica. E o abacaxi, devido ao seu intenso potencial fermentativo, é a fruta ideal para os iniciantes neste mundo das fermentações caseiras. Quando puder, dê uma conferida nos vídeos “Vinagres Caseiros - Noções Gerais” e “Vinagre de Abacaxi” na playlist “Vinagres”, pois neles dou algumas dicas. OK?