E sobre as pessoas que comem de tudo e não engordam, os famigerados "magro de ruim": Se todas as funções do corpo dessa pessoa estiverem normais (porque existem doenças que podem causar perda de peso, incluindo diabetes descompensada), a explicação é a genética! Tem uma aula da profa Alicia em que ela explica isso da seguinte forma: as mitocôndrias (a "fábricas" de energia das células) dessas pessoas apresentam uma espécie de curto-circuito, que faz com que a geração de energia não seja super eficiente e elas percam parte da energia da comida como calor. Dessa forma, a energia em excesso não se acumula em gordura! Isso é uma exceção e como se fosse um defeito evolutivo: ao longo da história da humanidade, o vantajoso era conseguir acumular gordura, pois isso é a reserva de energia para quando não há comida.
Eu diria Léo, que é como uma piada que vi. "Você não era bom aluno, seus colegas que eram horríveis". Adaptado a esse contexto. Não era sua melhor desculpa, as pessoas para quem você falava que eram ignorantes mesmo. XD
Eu, educadora física, e minhas colegas nutricionistas, já cansamos de explicar isso para os abençoados que querem resultado rápido e não saudável. Vou compartilhar esse vídeo, quem sabe com duas cientistas explicando tão maravilhosamente, se convençam que nós não estamos mentindo pra eles. Excelente trabalho!!!
É que espalhar uma fake news é muito mais fácil que desmentir ela. Ainda mais quando passam anos e anos falando na tv, do rádio e alguns profissionais de saúde reiterando essa informação falsa. É por isso que as pessoas acreditam em metabolismo lento
Neste ponto eu não acredito na ciência. Eu sei que como muito pouco por falta de tempo mesmo. Só bebo água e café, ando 12km no trabalho e mais 6km no dia, durmo no mínimo 7hs, faço cardio 3omin ou musculação diariamente. E daí? Não perco uma grama. Tem como a ciência explicar isso?
@@copacabanagirl1 sim, seu corpo está armazenando tudo pois come pouco. Quando eu faço dieta restritiva emagreço bem menos do que quando estou comendo só um pouco menos, porém bem saudável (zero açúcar, só salada, legumes, frutas, arroz, feijão, carne cozida ou grelhada). Também precisa avaliar seu nível de estresse, se seu cortisol estiver alto, enquanto você não baixar o ritmo e fazer coisas para desestressar, não vai emagrecer, pois o seu corpo entende que precisa armazenar mais pois está sob ameaça.
como futura nutricionista, vou te explicar, vc se alimenta mal, fim kkkk Vc mesmo falou q nao se alimenta direito, q nao come muito, vc já foi a uma nutricionista? Pra emagrecer por incrível q pareça tem q comer kkkk se alimente bem, uma boa alimentação aliada aos exercícios q vc faz, vc vera q terá resultados Como falaram acima, seu corpo está estocando gordura, o coitado não sabe quando terá comida de novo, aí ele fica guardando, e quando chega comida chega pouco, aí o coitado guarda mesmo
Gostaria que vocês fizessem um vídeo explicando sobre os biotipos de corpo (ecto, meso e endomorfo) de um lado mais científico, que até então acho difícil encontrar. Por exemplo, no meio mais do bodybuilding, por que, cientificamente, um ectomorfo precisa ingerir mais alimentos que um endomorfo, por exemplo? Acho que seria muito interessante ter essa visão. Do porque dessas diferenças, numa visão mais metabólica.
Esse vídeo me deu um alivio grande, pois havia desistido da academia por conta de não ver perca das gorduras do meu buchinho (e das pernas, e dos braços, e da papada), mas estava bem mais saudável, quase sem picos de pressão alta. Amanhã to de volta.
Tá, então o que leva uma pessoa que não faz exercícios físicos e que ingere muita caloria e mesmo assim não engorda, enquanto que outra que faz exercícios moderados, não come tanto quanto a pessoa do primeiro exemplo e ainda sim consegue ter mais concentração de gordura?
O grande desafio de consultar nutricionista é achar um que não tire uma folha da gaveta e marque um x no que vc não pode comer. E também um que não ache que vc quer emagrecer e fica te julgando por estar "acima do peso". E isso tudo sem nem medir sua impedância, nível de gordura corporal, saber se tem alguma enfermidade ou como já é sua alimentação. Cansei de ouvir história de preconceito e mal atendimento dessa classe de profissionais. Como não vou em nutricionista há anos, não sei se o número de profissionais comprometidos com a saúde de cada indivíduo e não com sua aparência já aumentou. Espero que sim e que continue aumentando.
@@nuncavi1cientista , sim, eu vi. Mas é complicado quando seu plano não cobre consulta particular e os disponíveis são desse tipo que eu descrevi. Infelizmente esses bons ainda são poucos e pouco acessíveis pra maioria dos que precisam... Sigamos na luta por informar as pessoas e os profissionais para que todos sejamos melhores uns com os outros e mais felizes.
Sempre ouvi isso e em 25 anos fazendo exercícios e dieta não emagrecia também. Depois que aprendi a comer comida de verdade emagreci 40 quilos, sendo que os primeiros 20 quilos sem nenhum exercício. E a segunda parte com atividade modera para controle da flacidez. Meu marido também venceu a obesidade sem exercício físico saio do 118 kg para o 77 kg. E conheço muita gente que emagreceu sem exercício.
@@joelmatigre5249 vc tem razão, é sim possível emagrecer sem exercícios físico! Mas mesmo com o gasto energético do exercício geralmente sendo superestimado, ainda sim, é uma boa forma de gastar mais energia! Além do que, o exercício promove várias adaptações metabólicas que melhoram pressão arterial, resistência à insulina, saúde cardiovascular, aumento de massa muscular, impacto na saúde óssea e imunidade, etc. Por isso, é importante associar uma alimentação saudável com exercícios físicos!
@@larissataisdasilvacarobino1714Está mais que comprovado os benefícios a saúde da prática de exercícios, como todos o que vc citou. Mas a crença geral na teoria do balanço energético é prejudicial ao emagrecimento. As pessoas se apegam mais aos exercícios do que a alimentação que é o que na verdade importa. Se vc não emagreceu é porque está comendo errado. E se só emagrece se faz exercícios continua comendo errado, quando parar de se exercitar volta a engordar. Experiência própria.
Amei o vídeo! Fica a pergunta: pq alguns seres abençoados tem o metabolismo basal maior e ficam com a fama de comer e não engordar? Todo mundo conhece um magrinho que come e "não engorda de ruim"..hahahahaa
Exato, sempre tem uma evidência anedótica de um magrelo que come como um louco, não faz exercícios e não engorda. Creio que talvez estes casos sejam resultantes de indivíduos que tem uma absorção nutricional menor, ou seja, estes indivíduos podem absorver "menos nutrientes" mesmo fazendo refeições gigantes. Existem estudos que demonstram que, por conta de uma flora bacteriana específica, alguns indivíduos absorvem mais ou menos nutrientes. Já se pensa em casos de transplante de floras bacterianas, para aumentar ou diminuir a absorção de nutrientes, mas ainda são pesquisas iniciais.
@@marcosantoniomoraes6207 faz déficit calórico, treina e emagrece. simples. Voce pode crer o que quiser, mas a verdade é mais básica. Ectomorfo, Mesomorfo e endomorfo. Tem magrelo que come como louco, mas anda a pé a trabalho 20 km por dia.
Sou uma falsa magra, sempre comi muitoooooo e não engordo e era extremamente sedentária (muito mesmo), tenho 1,72 e meu peso máximo foi 63 kg. Mas, vamos lá, esse ano fui na academia e descobri 34% de gordura corporal, o que davam quase 22 kg de banha (1/3 da minha pessoa). Comecei a fazer musculação, como mais ainda (agora é comida boa nada de besteiras) e agora estou ganhando massa e diminuindo Gordura, só estou 1 kg mais leve. Isso é pra dizer que vc que é "magro de ruim" tomar cuidado pra não ter colesterol pq o metabolismo queima muitoooo, mas ficar sem músculos tbm da problemas, 34% é indice de obesidade já.
Amo os vídeos de vcs! Mas, como químico, não pude deixar de comentar de um erro conceitual que muuuita gnt comete. Quando vc fala que pra ligar átomos vc precisa de energia, e que ao quebrar essa ligação vc libera energia, imagino que você esteja falando do ATP. Essa analogia é muito utilizada pra explicar como que o ATP gera energia, mas na vdd não está certo. TODAS as ligações químicas entre átomos liberam energia ao serem formadas, e precisam de energia pra serem quebradas. Se não fosse assim, ligações químicas não existiriam. Porque um átomo ficaria ligado a outro se ele pode simplesmente quebrar a ligação e liberar energia? Reações químicas espontâneas acontece pq a energia liberada ao formar as novas ligações é maior do que a energia gasta pra quebrar as ligações. O ATP funciona assim. Pra formar o ATP vc libera energia, só que esse ATP agora permite que reações ocorram por vias diferentes, vias essas que precisam de menos energia do que nas vias sem ATP. A quebra da ligação do ATP gasta energia, porém ela permite que a reação ocorra por um caminho onde a energia liberada pela formação de ligações é maior do que a energia gasta na quebra de ligações, enquanto que sem ATP, pelo caminho "original" essas reações gastariam mais energia na quebra do que ganharia na formação d e ligações, e não seriam espontâneas (ou seja, nao ocorreriam).
"Fugir de uma direit..., ops, de uma dieta furada" : Simplesmente o MELHOR e MAIS INTELIGENTE ato falho do canaaal!!! Abraços de uma estudante de Farmácia da UFJF no campus Governador Valadares - MG. Amo vocês! ❤️
poderiam fazer um vídeo linkando esse assunto com a parte da tireóide. Pq sempre escutei falar (leigamente) sobre hipotireoidismo/hipertireoidismo com essa parte metabólica
Sim, tbm gostaria de saber referente a parte de hormônios e enzimas para as pessoas que não tem um "padrão normal" (ou o corpo não fabrica ou não fabrica em quantidade suficiente) que afetam o metabolismo podendo ocorrer o que os médicos chamam de síndrome metabólica, ou algo assim. Para essas pessoas podemos considerar tbm que é só uma questão de equilibrar o gasto de energia no corpo para não engordar, consumindo a média de 2000 kcal?
A tireóide produz hormônios que regulam o metabolismo. -Entãoooo, são esses hormônios que agem "dizendo" para as células se devem usar mais energia ou "guadar pra depois" (guardamos energia em forma de gordura)
✨hipertiroidismo = tireóide fica doida e libera muito hormônio. ✨hipotiroidismo = a tireóide tá com preguiça e libera pouco hormônio. E já que esses hormônios regulam o metabolismo no: ✨HIPERTIROIDISMO o corpo fica doidão, usa muita energia, pessoa perde peso, pode ter insônia, ansiedade, palpitação, hiperatividade. ✨ HIPOTIREOIDISMO o corpo tem preguicinha e fica tudo muito lento, guarda energia, pessoa ganha peso, depressão, fadiga, intestino preso.
Menina, acabei de comentar sobre isso. Vou colar aqui o comentário que fiz: Eu já tive metabolismo rápido: chama-se hipertireoidismo. Sim, eu fiquei magra e fiquei mal. Os hormônios da tireoide regulam todo o organismo. Fiquei mal, a ponto de mal aguentar andar. Estava com bebê recém nascido, tirava ele da banheira e quando chegava no quarto parecia q tinha corrido uma maratona, com taquicardia e cansaço. Poderia ter parado na UTI. Depois a endocrino receitou remédio e por causa da pandemia demorei a retornar, resultado: virou hipotireoidismo. Engordei muito e com vários outros sintomas. Agora a médica está tentando acertar a dosagem pra encontrar o equilíbrio. Resumindo: alteração no metabolismo existe. Mas é uma doença, seja acelerado ou lento. O certo é equilíbrio, tanto no metabolismo quanto na alimentação e exercícios.
@@julianacastro9655 eu sempre fui a magra que comia muito e não engordava por nada. Cheguei a tomar soro com vitamina na adolescência pra ganhar peso. Aos 20 e poucos comecei me sentir muito mal e descobri o problema na tireóide. Achei que era o hiper porque eu tava muito magra e fraca, mas era o hipo. Desde então eu controlo alimentação mas sou horrível pra fazer exercícios. Aí veio pandemia, trabalhos que me desencadearam ansiedade generalizada, tive que tomar remédio e agora tô engordando sem parar. É horrível porque você não se aceita, tudo para de servir. Meu cabelo ficou uma merda, fino, quase caiu tudo. Só agora tá recuperando. Tomei vitaminas indicadas pelo médico mas nunca mais voltou a ser o mesmo. Vou consultar com uma nutri agora pra me ajudar nisso e não engordar mais. É uma luta diária porque tenho muito medo de desencadear uma anorexia ou bulimia por causa que eu não me vejo como antes e cuido muito mais da alimentação hoje. 🥺
O único defeito desse vídeo é que ele acaba. Pontuações perfeitas. E isso acaba mostrando que uma reeducação alimentar é muito mais vantajosa do que uma dieta instantânea caso se queira manter os resultados a longo prazo. E a conclusão mais perfeita do vídeo: mil vezes melhor um corpo saudável do que um corpo magro!
Minha endócrina já disse que tem cada paciente com o peso muito acima do ideal vem com a desculpa de Hipotireoidismo falando que não conseguem emagrecer por isso, sendo que ela me explicou o peso que você ganha pelo hipotireoidismo é muito baixo porque é só por acumulo de água. Ela me explicou tudo isso direitinho quando eu fui diagnosticada como hipotireoidismo e eu perguntei para ela se teria aumento de peso por causa disso (e minha mãe estava na dúvida se era hipo e não hiper justamente porque eu sou magra). A gente acreditava nesse mito popular do hipotireoidismo = aumento exagerado de peso...
Tenho ovário policístico, antes de descobrir, eu não conseguia emagrecer de maneira nenhuma. Só fui emagrecer quando passei a tomar medicamento, cortar açúcar e aumentar o consumo de coisas integrais. Nunca comi errado, mas o que eu tinha precisava que eu cortasse açúcar e o carboidrato simples. Se você não emagrece, procure um médico, às vezes você tem problemas hormonais que precisam de atenção.
Oi, muito legal o vídeo! Contudo, senti que ficou faltando uma resposta, como a ciência explica aqueles abençoados que comem de tudo e não engordam? Se for apenas uma questão de matemática no sentido de ingerir menos que gastar, como explicar esses casos, q não são a maioria, mas existem?
vcs são maravilhosassssss.. meu canal preferido. Toda vez q eu falo pra galera focar em ser saudável e não em ficar magro, vem um testemunha do jejum intermitente falar q perdeu 10kgs no mês (carinha revirando os olhos)
Gosto demais do conteúdo de você, mulherada! Acreditam que eu ouvi isso a minha vida toda?! Eu sou hiperativa e sempre fui magrela. Não preciso nem completar o pensamento né?! :P Sempre pratiquei esporte e pratico até hoje. Confesso que tinha muita dificuldade para ganhar massa muscular e passei a colocar a culpa no "metabolismo". O que passei a fazer? Melhorei o consumo de proteína! Obrigada pelo conteúdo! Vocês são fantásticas!
na época da graduação eu atualizei minha reclamação para "a microbiota de ____ é maravilhosa, come chocolate como se fosse marmita, faz nada e não engorda" hhaha
Ótimo vídeo! No fim, o correto é ter uma dieta equilibrada e fazer atividade física. Comecei a 3 semanas, e já senti algumas diferenças, como entrar de boa num shorts q estava mais apertado, e nem por isso eu restringi a minha dieta. Eu apenas parei de comer pizza e hambúrguer TODO dia pra comer comida de vdd, como arroz, feijão e salada, deixando as besteiras pro fds ou pra cada 15 dias, e comecei a fazer exercícios só 3x na semana. Eu já estou bem animada com oq vem por ai, mas sei q ainda vai demorar pra chegar no resultado q eu espero. Afinal, eu levei anos cultivando meus adipócitos, não vai ser de um dia pro outro q eles vão embora hahahah Pra todo mundo q ta nessa, força e vam’bora!! A gente vai conseguir! Com calma, sem dietas malucas, no tempo q tem q ser!
Esse vídeo veio no timing certinho! Eu estava aqui de boa falando "ah, engordei, mas, né, quarentena, antidepressivo, faz parte". Aí fui botar calça jeans e ela resolveu que não queria mais sair comigo. Tive que marcar um nutricionista, pq, né, fazer dieta por conta não dá, não. ¯\_(ツ)_/¯
Primeiro, muito obrigado pela explicações, parabéns! Segundo eu gostaria de fazer uma sugestão, queria entender mais sobre biodisponibilidade de nutrientes e como a interação de alimentos, facilita ou dificulta absorção de nutrientes, e se isso pode afetar a questão calórica? Muito obrigado e parabéns!
Uma ideia seria fazer uma análise crítica do livro "por que engordamos" do Gary Taubes. Ele vai meio contra a isso de gastar mais calorias do que consome. Acho os argumentos até, mais ou menos, o capítulo 7 meio forçando a barra. Depois da uma melhorada falando dos hormônios, enzima e os multifatores. Ainda não conclui o livro para depois buscar estudos para confrontar.
Obrigada por desmistificarem isso. Sempre escutei isso de metabolismo lento, ainda mais por ter hipotiroidismo (daí falam que o corpo tem suas reações mais lentas, por isso engorda).
AMEI!! E que bom que vocês estão divulgando esse vídeo maravilhoso e muita gente assistindo porque tem horas que CANSA de tanto falar a mesma coisa e ouvir "mas minha amiga perdeu peso num desafio de 21 dias"... eu já respondo perguntando: e ganhou quanto depois? ahhahaha Salvei aqui pra mandar pros pacientes! :)
Meninas, minha dúvida é em relação aquelas pessoas “magras de ruim” que comem tudo o que querem e não engordam. O metabolismo dessas pessoas é diferente?
Eu já tive metabolismo rápido: chama-se hipertireoidismo. Sim, eu fiquei magra e fiquei mal. Os hormônios da tireoide regulam todo o organismo. Fiquei mal, a ponto de mal aguentar andar. Estava com bebê recém nascido, tirava ele da banheira e quando chegava no quarto parecia q tinha corrido uma maratona, com taquicardia e cansaço. Poderia ter parado na UTI. Depois a endocrino receitou remédio e por causa da pandemia demorei a retornar, resultado: virou hipotireoidismo. Engordei muito e com vários outros sintomas. Agora a médica está tentando acertar a dosagem pra encontrar o equilíbrio. Resumindo: alteração no metabolismo existe. Mas é uma doença, seja acelerado ou lento. O certo é equilíbrio, tanto no metabolismo quanto na alimentação e exercícios.
Nossa eu preciso emagrecer um pouco, vida no escritório me fez engordar 18 kg nos últimos 7 anos. E eu realmente tenho um ranço com contar calorias e restrições na alimentação. A explicação de vc é muito boa.
Acho que vcs poderiam ter incluído no vídeo uma explicação sobre taxa metabólica basal, pois ela realmente varia de pessoa pra pessoa e afeta o ganho/perda de peso. Adoro o canal de vc! Bjos
Não sou nenhuma das cientistas, rsrsrsrsrsrs, mas o envelhecimento realmente torna nosso metabolismo mais lento. Prova disso é a dificuldade de um "idoso" ganhar massa muscular. Infelizmente, como diz um dito popular, a partir de nosso nascimento começamos a morrer(claro que em sentido figurado), mas a partir de algo como os vinte anos, nosso metabolismo passa a "diminuir", mas é claro que podemos tomar providências para amenizar muito esta situação.
Meninas, desde q vocês comentaram, em algum vídeo, q leite morno tem uma substância que ajuda no sono, tomo um copo sempre que tenho dificuldade p dormir. Sei q isso não vai concertar minha rotina cagada de sono, mas funciona toda vez, me placebo todinha 😂😂❤
Parabéns pelo vídeo, muito claro e direto ao ponto. Acrescentando ao conteúdo do vídeo, as variações genéticas da população estão diretamente ligadas a variação bioquímica de cada um também, ou seja, a concentração enzimática, eficiência das enzimas e tudo que envolve o catabolismo e anabolismo são personalizados. Essa é uma forma de explicar porque determinados biotipos (detesto essa palavra mas facilita a explicação) tem maior facilidade ou dificuldade no ganho ou perda de peso. Fazer uma dieta mirabolante não vai mudar seu biotipo, só fuder com seu organismo mesmo, como muito bem explicado pelas meninas.
O excesso de gordura só foi embora quando eu parei com dietas e restrições... SUPER VERDADE, NÃO EXISTE DIETA MILAGROSA, NÃO TEMOS COMO VIVER COM RESTRIÇÕES 5 ANOS SEGUIDOS....
Em 2008 eu pesava 146Kg e tinha 22 anos de idade. Em 10 meses, eu perdi 69Kg. Comecei a pedalar 4h diárias e, com acompanhamento nutricional, eliminei açúcar, arroz, milho, batata e trigo da dieta durante o ano. Aos finais de semana, eu pedalava cerca de 350Kg e nadava no lago por cerca de 3h.
Parabéns pelo excelente conteúdo! Eu tenho um ressalva sobre o vídeo em 9:50. Se uma pessoa perder 6,5 kg, não significa necessariamente que ela "queimou" 6,5 kg de gordura, afinal nosso corpo é composto por aproximadamente 70% de água, ou seja, ela teria "queimado" na verdade 1,95 kg de gordura, assumindo que a redução de gordura e água seja proporcional. Além disso, a utilização de gordura como fonte energética, não tem 100% de eficiência. Assumindo uma eficiência de 80%, o corpo teria disponível 14000 calorias, que poderiam ser gastas em 7 dias de jejum (não estou dizendo que isso seria uma boa ideia).
Vocês estão a par de pesquisas que trabalham com a flora bacteriana intestinal como um dos responsáveis pela eficiência da absorção dos nutrientes? Li algo a respeito, de que variando a flora intestinal pode-se ter absorção variadas nos indivíduos. Lembro-me de algo a respeito de "transplante de floras bacterianas" para tentar normalizar esta absorção, de forma que teríamos ganho de peso ou perda de peso, apenas variando a flora intestinal. Na verdade não me aprofundei no assunto, então seria até interessante que vcs pudessem nos esclarecer, se trata-se de pesquisas sérias. Obrigado pelo esclarecimento sobre o trabalho das mitocôndrias, causando aí uma disparidade entre os indivíduos. Parabéns por mais um excelente vídeo.
Ano passado fiz a disciplina de Bioquímica Nutricional e acabei conhecendo a Alicia (que disponibilizou as vídeo aulas dela aqui no UA-cam) e me apaixonei tanto por como ela explica a bioquímica de uma maneira simples e fácil que acabei comprando este livro também! hahaha Vídeo muito bom mais uma vez! Continuem com esse trabalho incrível, pessoal!
P.S.: quando descobri que nosso cérebro só usa glicose como fonte de energia e que só depois de muito tempo sem comer é que ele passa a utilizar os corpos cetônicos, eu fiquei advogando pra geral das malditas dietas low carb da furada (mas alguém escuta?)
Ótimo vídeo. Mensagem super positiva. Realmente existe muita informação errônea sobre perder peso, muitas pessoas com quem trabalho fazem essa relação punitivista com o exercício. Eles não associam vida saudável com estar acima do peso. Parabéns, Ana e Laura. O canal só melhora. Chegando aos cem mil, heim...
Eu tenho um corpo muito acelerado. Se eu tomo café, menos de uma hora depois eu to sentindo o cheiro dele na urina. Se comer milho, beterraba, pimenta,... de manhã, a noite ja ta saindo. Eu tava com 93kg em junho de 2022. Entrei na musculação e não fiz dieta alguma, até tomei suplementos, e hj eu to com 81kg e ganhei massa muscular.
To preocupado que só fiquei sabendo desse vídeo agora, e falava até semana passada que meu metabolismo é rápido porque eu como bastante sem engordar e sou sedentário. Inclusive, fico bêbado com baixas quantidades de álcool (1 latinha ou 1 copo de dose é suficiente), mas também fico sóbrio rápido, na mesma noite; aí fico bêbado de novo e sóbrio de novo... Tipo efeito sanfona de álcool. O que será isso? Suspeito de hipertireoidismo. Tragam vídeo sobre tireoidismo, por favor.
Nossa esses vídeos que falam sobre nutrição e desmistificam essa ideia de emagrecimento rápido milagrosos são muito importantes, muito obrigado pelo conteúdo meninas
Eu não emagrecia, ou pior engordava descontroladamente pq.estava com resistência a insulina. Mas nenhum médico investigava isso. Fiquei 4 anos só engordando, mau comendo e tentando.me exercitar sem êxito pois não tinha energia. No fim engordei mais de 4 0quilos até descobrirem. O mais triste é que acham q vc engorda pq vc come só besteiras o dia, sendo que eu passei comer menos de 1200 kcal por dia. Agora com o tratamento já emagreci 20 kg em 1 ano, sem exercícios devido a pandemia.
Ah não tenho diabetes ok. Mimha glicose sempre fica entre 79 e 89.em jejum e.a.hemoglobina glicada sempre da uns 105. Ou seja normal, mas a i sulina produzida é altissima, que faz meu indices homa ficarem altissimos um.deles.cheram.a 2000%.
E essa história de que a cada perda de peso o metabolismo “desacelera”? Que por isso até a dieta teria que ser adaptada? Detalhe, 90% dos nutricionistas dizem isso, viu
A massa magra do corpo consome uma parte das calorias. Quando emagrecemos sempre perdemos massa magra, principalmente se não acompanhar com musculacao. Aí perdendo massa magra diminuímos nossa taxa basal de consumo de calorias.
Parabéns a todos do canal, especialmente a Ana e Laura, vocês arrasam! Acho fundamental o trabalho de vocês de trazer a ciência para além dos muros da academia. Não sou cientista mas sonho um dia ser! Todo meu apoio a vocês!!!!
Oi, obrigada pelo conteúdo ótimo 😊. Fiquei com uma dúvida: não existem as pessoas constitucionalmente magras? Que já tem tendência em perda de massa e são sempre magras, pouca fome...
Catabolismo: transformar as moléculas que vem da comida em energia o gasto de energia. Anabolismo: as moléculas grandes da comida vão ser quebradas em menores e transformadas em outras coisas. Ganho de energia. É isso?
Que video mearavilhoso e didatico. Voces estao de parabens. Quanto antes as pessoas entenderema s informacoes contidas nele, melhor vai ser a vida delas e a relacao delas com alimentos.
Muito legal o vídeo. É impressionante a quantidade de coisa que as pessoas escutam falar e acabam inventando mais coisa em cima e aderindo dietas malucas. Esses dias amigo meu disse que açúcar faz mal e que ele só ia comer frutas. Fiquei na dúvida se contava ou não...
No meu caso é pq eu como demais, aprendi a me alimentar melhor depois dos 20, daí faço exercícios e perco pouco peso, vamos ver se aprendo com a ciência
Fatos e realidade com humor. Pelo menos ri bastante antes de descobrir que vou ter que ralar muito pra perder o "efeito colateral " de um isolamento social prolongado temperado com muita ansiedade.
Gostei do quadro ali atrás rsrsrs Um sábado qualquer
3 роки тому+5
O que vocês acham da dieta Cetogênica? Das vezes que eu fiz, notei uma perda rápida de peso e de volume corporal (principalmente na barriga e culotes, área tão desejada). A promessa desta dieta é fazer que o corpo crie os corpos cetónicos e a fonte de energia passa a ser a própria gordura armazenada no organismo ou a gordura (saudável) ingerida. Eu já fiz uma vez de forma mais drástica e emagreci em torno de 7 kilos em 20 dias. Mas o efeito foi-se tão rápido quanto a dieta. Este ano voltei e nestes 20 dias, foram-se aproximadamente 4 kilos. Mas, em contrapartida, faço questão de "engordar" de novo e acompanhar o movimento e o ritmo do meu corpo. Melhor, como a cetogênica proibe o consumo de açucar, sinto que isto "limpa" o meu paladar. Então quando volto a comer doces/sobremesas, sinto uma "explosão doce" na boca (como comer uma lata de leite condensado) e o excesso de açucar funcionam como estimulante em meu organismo. Então neste sentido, estou procurando o equilíbrio. Minha meta é chegar aos 70 kilos. Hoje pesei-me e foi 75.8 (comi arroz e frituras + doce ontem, que antes apontava 75.2kg). E como tenho me esforçado a ter um acesso muito maior a saladas e vegetais EM geral, sinto que a dieta, além de diversificada, faz-me sentir saudades de comer verduras (que são alimentos mais leves) nos dias que não como. Resumindo e concluindo: pra mim, estou reaprendendo a comer e entender melhor o que é o equilíbrio na alimentação. nem tão ao céu, nem tão a terra, nem tão ao açúcar, nem tão a sua completa abstinência! hehehehe
Oi! Ainda tem essa duvida? Se tiver, aqui vai a sua resposta: Essa dieta não tem mais eficácia que a dieta comum. Ao invés de recorrer a esse tipo de dieta que pode influencia na glicemia do seu corpo, te deixar com bafo e de mal humor, vale mais a pena pagar um profissional bom, que estude e não faça vc fazer loucuras. A dieta cetogênica te faz ter essa impressão de que está perdendo peso, mas tudo que vc perde no início é água, por isso vc se sente mais desinchado. Mas no vídeo ela fala sobre dietas que são insustentáveis.
Se alguém se interessar pelo livro que a Ana mostra no vídeo, comprando por este link você ajuda o canal amzn.to/3cA84Ve 💜
E sobre as pessoas que comem de tudo e não engordam, os famigerados "magro de ruim":
Se todas as funções do corpo dessa pessoa estiverem normais (porque existem doenças que podem causar perda de peso, incluindo diabetes descompensada), a explicação é a genética!
Tem uma aula da profa Alicia em que ela explica isso da seguinte forma: as mitocôndrias (a "fábricas" de energia das células) dessas pessoas apresentam uma espécie de curto-circuito, que faz com que a geração de energia não seja super eficiente e elas percam parte da energia da comida como calor. Dessa forma, a energia em excesso não se acumula em gordura!
Isso é uma exceção e como se fosse um defeito evolutivo: ao longo da história da humanidade, o vantajoso era conseguir acumular gordura, pois isso é a reserva de energia para quando não há comida.
@@nuncavi1cientista obrigada!
@@nuncavi1cientista Pessoas que tem tendencia a diabetes pode ser uma dessas com esse defeito?
@@nuncavi1cientista Nao as que tem diabetes mas as predispostas no caso da pergunta anterior.
@@nuncavi1cientista como é q eu faço pra adiquirir esse defeito? Kkkkk brincadeira! Obrigada pela explicação ❤
Perdi a minha melhor desculpa.. :(
Kkkk
Eu diria Léo, que é como uma piada que vi. "Você não era bom aluno, seus colegas que eram horríveis". Adaptado a esse contexto. Não era sua melhor desculpa, as pessoas para quem você falava que eram ignorantes mesmo. XD
@@naoentranumasmeu então o dilema é compartilhar o conhecimento ou manter a desculpa
@@lyoshi Com certeza Léo. Já compartilhei no grupinho dos amigos e agora vou para as Redes sociais.
Nosso corpo é muito inteligente, ele produz q que precisamos,só precisarmos por por a lenha no fogo para manter a energia. Figo aceso.
Quando eu estava na faculdade a gente chamava o Mapa Metabólico de Mapa Diabólico...
Pensa num negócio dificil...
Eu, educadora física, e minhas colegas nutricionistas, já cansamos de explicar isso para os abençoados que querem resultado rápido e não saudável. Vou compartilhar esse vídeo, quem sabe com duas cientistas explicando tão maravilhosamente, se convençam que nós não estamos mentindo pra eles. Excelente trabalho!!!
É que espalhar uma fake news é muito mais fácil que desmentir ela. Ainda mais quando passam anos e anos falando na tv, do rádio e alguns profissionais de saúde reiterando essa informação falsa. É por isso que as pessoas acreditam em metabolismo lento
Neste ponto eu não acredito na ciência. Eu sei que como muito pouco por falta de tempo mesmo. Só bebo água e café, ando 12km no trabalho e mais 6km no dia, durmo no mínimo 7hs, faço cardio 3omin ou musculação diariamente. E daí? Não perco uma grama.
Tem como a ciência explicar isso?
@@copacabanagirl1 sim, seu corpo está armazenando tudo pois come pouco. Quando eu faço dieta restritiva emagreço bem menos do que quando estou comendo só um pouco menos, porém bem saudável (zero açúcar, só salada, legumes, frutas, arroz, feijão, carne cozida ou grelhada). Também precisa avaliar seu nível de estresse, se seu cortisol estiver alto, enquanto você não baixar o ritmo e fazer coisas para desestressar, não vai emagrecer, pois o seu corpo entende que precisa armazenar mais pois está sob ameaça.
@@copacabanagirl1em resumo, você precisa comer bem saudável, reduzindo bem pouco por vez e fazer menos coisas, desestressar.
como futura nutricionista, vou te explicar, vc se alimenta mal, fim kkkk
Vc mesmo falou q nao se alimenta direito, q nao come muito, vc já foi a uma nutricionista?
Pra emagrecer por incrível q pareça tem q comer kkkk se alimente bem, uma boa alimentação aliada aos exercícios q vc faz, vc vera q terá resultados
Como falaram acima, seu corpo está estocando gordura, o coitado não sabe quando terá comida de novo, aí ele fica guardando, e quando chega comida chega pouco, aí o coitado guarda mesmo
Gostaria que vocês fizessem um vídeo explicando sobre os biotipos de corpo (ecto, meso e endomorfo) de um lado mais científico, que até então acho difícil encontrar.
Por exemplo, no meio mais do bodybuilding, por que, cientificamente, um ectomorfo precisa ingerir mais alimentos que um endomorfo, por exemplo?
Acho que seria muito interessante ter essa visão. Do porque dessas diferenças, numa visão mais metabólica.
O ato falho da "direita furada" no início me deu vontade de ver tudo 😂😂😂😂
Kakaka
Esse vídeo me deu um alivio grande, pois havia desistido da academia por conta de não ver perca das gorduras do meu buchinho (e das pernas, e dos braços, e da papada), mas estava bem mais saudável, quase sem picos de pressão alta.
Amanhã to de volta.
A prioridade é a saúde, a merda é a pressão estética q botam na gente
@@Luandamai num é isso. Eu detesto me olhar no espelho, odeio fotos de corpo todo. Eu preciso é voltar pro psicólogo
Tá, então o que leva uma pessoa que não faz exercícios físicos e que ingere muita caloria e mesmo assim não engorda, enquanto que outra que faz exercícios moderados, não come tanto quanto a pessoa do primeiro exemplo e ainda sim consegue ter mais concentração de gordura?
Se esse video tivesse chegado 9 meses atrás hahahah, com essas dietas malucas desenvolvi bulimia. Péssimo
Poxa vida :(
Mas é isso mesmo: além de serem doidas, elas podem induzir vários tipos de transtornos alimentares!
Espero que você fique bem!
O grande desafio de consultar nutricionista é achar um que não tire uma folha da gaveta e marque um x no que vc não pode comer. E também um que não ache que vc quer emagrecer e fica te julgando por estar "acima do peso". E isso tudo sem nem medir sua impedância, nível de gordura corporal, saber se tem alguma enfermidade ou como já é sua alimentação.
Cansei de ouvir história de preconceito e mal atendimento dessa classe de profissionais.
Como não vou em nutricionista há anos, não sei se o número de profissionais comprometidos com a saúde de cada indivíduo e não com sua aparência já aumentou. Espero que sim e que continue aumentando.
Por isso listamos na descrição alguns que confiamos :)
@@nuncavi1cientista , sim, eu vi. Mas é complicado quando seu plano não cobre consulta particular e os disponíveis são desse tipo que eu descrevi.
Infelizmente esses bons ainda são poucos e pouco acessíveis pra maioria dos que precisam...
Sigamos na luta por informar as pessoas e os profissionais para que todos sejamos melhores uns com os outros e mais felizes.
Minha nutricionista sempre fala isso também, não adianta fazer dieta sem exercício!
Muito interessante seu comentário
Sempre ouvi isso e em 25 anos fazendo exercícios e dieta não emagrecia também. Depois que aprendi a comer comida de verdade emagreci 40 quilos, sendo que os primeiros 20 quilos sem nenhum exercício. E a segunda parte com atividade modera para controle da flacidez. Meu marido também venceu a obesidade sem exercício físico saio do 118 kg para o 77 kg. E conheço muita gente que emagreceu sem exercício.
@@joelmatigre5249 vc tem razão, é sim possível emagrecer sem exercícios físico! Mas mesmo com o gasto energético do exercício geralmente sendo superestimado, ainda sim, é uma boa forma de gastar mais energia! Além do que, o exercício promove várias adaptações metabólicas que melhoram pressão arterial, resistência à insulina, saúde cardiovascular, aumento de massa muscular, impacto na saúde óssea e imunidade, etc. Por isso, é importante associar uma alimentação saudável com exercícios físicos!
@@larissataisdasilvacarobino1714Está mais que comprovado os benefícios a saúde da prática de exercícios, como todos o que vc citou. Mas a crença geral na teoria do balanço energético é prejudicial ao emagrecimento. As pessoas se apegam mais aos exercícios do que a alimentação que é o que na verdade importa. Se vc não emagreceu é porque está comendo errado. E se só emagrece se faz exercícios continua comendo errado, quando parar de se exercitar volta a engordar. Experiência própria.
@@joelmatigre5249 Simm, exato! Concordei com vc nesse ponto!
Amei o vídeo! Fica a pergunta: pq alguns seres abençoados tem o metabolismo basal maior e ficam com a fama de comer e não engordar? Todo mundo conhece um magrinho que come e "não engorda de ruim"..hahahahaa
Exato, sempre tem uma evidência anedótica de um magrelo que come como um louco, não faz exercícios e não engorda. Creio que talvez estes casos sejam resultantes de indivíduos que tem uma absorção nutricional menor, ou seja, estes indivíduos podem absorver "menos nutrientes" mesmo fazendo refeições gigantes. Existem estudos que demonstram que, por conta de uma flora bacteriana específica, alguns indivíduos absorvem mais ou menos nutrientes. Já se pensa em casos de transplante de floras bacterianas, para aumentar ou diminuir a absorção de nutrientes, mas ainda são pesquisas iniciais.
@@marcosantoniomoraes6207 nossa! que interessante!
Elas explicam isso no comentário fixado... é relacionado as mitocôndrias
@@leticiatramontin9161 tem nada disso não, adoto frutas e salada e mesmo assim tô precisando emagrecer.
@@marcosantoniomoraes6207 faz déficit calórico, treina e emagrece. simples.
Voce pode crer o que quiser, mas a verdade é mais básica.
Ectomorfo, Mesomorfo e endomorfo.
Tem magrelo que come como louco, mas anda a pé a trabalho 20 km por dia.
Sou uma falsa magra, sempre comi muitoooooo e não engordo e era extremamente sedentária (muito mesmo), tenho 1,72 e meu peso máximo foi 63 kg. Mas, vamos lá, esse ano fui na academia e descobri 34% de gordura corporal, o que davam quase 22 kg de banha (1/3 da minha pessoa). Comecei a fazer musculação, como mais ainda (agora é comida boa nada de besteiras) e agora estou ganhando massa e diminuindo Gordura, só estou 1 kg mais leve. Isso é pra dizer que vc que é "magro de ruim" tomar cuidado pra não ter colesterol pq o metabolismo queima muitoooo, mas ficar sem músculos tbm da problemas, 34% é indice de obesidade já.
Meninas, graças a vocês estou redescobrindo a alegria que é poder estudar e se manter informada. Muuuuita gratidão daqui.
Amo os vídeos de vcs! Mas, como químico, não pude deixar de comentar de um erro conceitual que muuuita gnt comete. Quando vc fala que pra ligar átomos vc precisa de energia, e que ao quebrar essa ligação vc libera energia, imagino que você esteja falando do ATP. Essa analogia é muito utilizada pra explicar como que o ATP gera energia, mas na vdd não está certo. TODAS as ligações químicas entre átomos liberam energia ao serem formadas, e precisam de energia pra serem quebradas. Se não fosse assim, ligações químicas não existiriam. Porque um átomo ficaria ligado a outro se ele pode simplesmente quebrar a ligação e liberar energia? Reações químicas espontâneas acontece pq a energia liberada ao formar as novas ligações é maior do que a energia gasta pra quebrar as ligações. O ATP funciona assim. Pra formar o ATP vc libera energia, só que esse ATP agora permite que reações ocorram por vias diferentes, vias essas que precisam de menos energia do que nas vias sem ATP. A quebra da ligação do ATP gasta energia, porém ela permite que a reação ocorra por um caminho onde a energia liberada pela formação de ligações é maior do que a energia gasta na quebra de ligações, enquanto que sem ATP, pelo caminho "original" essas reações gastariam mais energia na quebra do que ganharia na formação d e ligações, e não seriam espontâneas (ou seja, nao ocorreriam).
Acho que a maneira que ela explicaram é mais compreensível para o leigo. A sua explicação pode ser a certa, mas não consegui acompanhar o raciocínio
"Fugir de uma direit..., ops, de uma dieta furada" : Simplesmente o MELHOR e MAIS INTELIGENTE ato falho do canaaal!!! Abraços de uma estudante de Farmácia da UFJF no campus Governador Valadares - MG. Amo vocês! ❤️
poderiam fazer um vídeo linkando esse assunto com a parte da tireóide. Pq sempre escutei falar (leigamente) sobre hipotireoidismo/hipertireoidismo com essa parte metabólica
Sim, tbm gostaria de saber referente a parte de hormônios e enzimas para as pessoas que não tem um "padrão normal" (ou o corpo não fabrica ou não fabrica em quantidade suficiente) que afetam o metabolismo podendo ocorrer o que os médicos chamam de síndrome metabólica, ou algo assim. Para essas pessoas podemos considerar tbm que é só uma questão de equilibrar o gasto de energia no corpo para não engordar, consumindo a média de 2000 kcal?
A tireóide produz hormônios que regulam o metabolismo.
-Entãoooo, são esses hormônios que agem "dizendo" para as células se devem usar mais energia ou "guadar pra depois" (guardamos energia em forma de gordura)
✨hipertiroidismo = tireóide fica doida e libera muito hormônio.
✨hipotiroidismo = a tireóide tá com preguiça e libera pouco hormônio.
E já que esses hormônios regulam o metabolismo no:
✨HIPERTIROIDISMO o corpo fica doidão, usa muita energia, pessoa perde peso, pode ter insônia, ansiedade, palpitação, hiperatividade.
✨ HIPOTIREOIDISMO o corpo tem preguicinha e fica tudo muito lento, guarda energia, pessoa ganha peso, depressão, fadiga, intestino preso.
Menina, acabei de comentar sobre isso. Vou colar aqui o comentário que fiz:
Eu já tive metabolismo rápido: chama-se hipertireoidismo. Sim, eu fiquei magra e fiquei mal. Os hormônios da tireoide regulam todo o organismo. Fiquei mal, a ponto de mal aguentar andar. Estava com bebê recém nascido, tirava ele da banheira e quando chegava no quarto parecia q tinha corrido uma maratona, com taquicardia e cansaço. Poderia ter parado na UTI.
Depois a endocrino receitou remédio e por causa da pandemia demorei a retornar, resultado: virou hipotireoidismo. Engordei muito e com vários outros sintomas. Agora a médica está tentando acertar a dosagem pra encontrar o equilíbrio.
Resumindo: alteração no metabolismo existe. Mas é uma doença, seja acelerado ou lento. O certo é equilíbrio, tanto no metabolismo quanto na alimentação e exercícios.
@@julianacastro9655 eu sempre fui a magra que comia muito e não engordava por nada. Cheguei a tomar soro com vitamina na adolescência pra ganhar peso. Aos 20 e poucos comecei me sentir muito mal e descobri o problema na tireóide. Achei que era o hiper porque eu tava muito magra e fraca, mas era o hipo. Desde então eu controlo alimentação mas sou horrível pra fazer exercícios. Aí veio pandemia, trabalhos que me desencadearam ansiedade generalizada, tive que tomar remédio e agora tô engordando sem parar. É horrível porque você não se aceita, tudo para de servir. Meu cabelo ficou uma merda, fino, quase caiu tudo. Só agora tá recuperando. Tomei vitaminas indicadas pelo médico mas nunca mais voltou a ser o mesmo. Vou consultar com uma nutri agora pra me ajudar nisso e não engordar mais. É uma luta diária porque tenho muito medo de desencadear uma anorexia ou bulimia por causa que eu não me vejo como antes e cuido muito mais da alimentação hoje. 🥺
O único defeito desse vídeo é que ele acaba. Pontuações perfeitas. E isso acaba mostrando que uma reeducação alimentar é muito mais vantajosa do que uma dieta instantânea caso se queira manter os resultados a longo prazo.
E a conclusão mais perfeita do vídeo: mil vezes melhor um corpo saudável do que um corpo magro!
Aproveitando essa série de nutrição que vocês vêm fazendo: Sugiro falarem sobre os yakult, pra que servem, etc.
Compartilhando...
Obs:youtube mostrou propaganda de dieta no meio do video
ESSE UA-cam SAFADOOO 🤣🤣
E sobre os biotipos?( Endomorfos, Ectamorfos e Mesomorfos)
Deixa eu perguntar. Tem condições genéticas que colabora em uma pessoa ter "tendência" a engordar ou emagrecer?
acho que eu ando muito no Facebook, sempre que eu vejo um video de vocês fico procurando o botão de amei
Minha endócrina já disse que tem cada paciente com o peso muito acima do ideal vem com a desculpa de Hipotireoidismo falando que não conseguem emagrecer por isso, sendo que ela me explicou o peso que você ganha pelo hipotireoidismo é muito baixo porque é só por acumulo de água. Ela me explicou tudo isso direitinho quando eu fui diagnosticada como hipotireoidismo e eu perguntei para ela se teria aumento de peso por causa disso (e minha mãe estava na dúvida se era hipo e não hiper justamente porque eu sou magra). A gente acreditava nesse mito popular do hipotireoidismo = aumento exagerado de peso...
Tenho ovário policístico, antes de descobrir, eu não conseguia emagrecer de maneira nenhuma. Só fui emagrecer quando passei a tomar medicamento, cortar açúcar e aumentar o consumo de coisas integrais. Nunca comi errado, mas o que eu tinha precisava que eu cortasse açúcar e o carboidrato simples. Se você não emagrece, procure um médico, às vezes você tem problemas hormonais que precisam de atenção.
Vocês poderiam fazer um vídeo sobre suplementos, Whey, BCAA, Glutamina, etc. Pois tem muita informação divergente e muitos mitos também.
Tem 2 vídeos sobre isso no canal delas! Mas foram feitos depois desse. 😊
Oi, muito legal o vídeo! Contudo, senti que ficou faltando uma resposta, como a ciência explica aqueles abençoados que comem de tudo e não engordam? Se for apenas uma questão de matemática no sentido de ingerir menos que gastar, como explicar esses casos, q não são a maioria, mas existem?
Respondi isso aqui
ua-cam.com/users/liveyxOKS2Z30TI?si=4Aozc12d96aE_9KE
vcs são maravilhosassssss.. meu canal preferido. Toda vez q eu falo pra galera focar em ser saudável e não em ficar magro, vem um testemunha do jejum intermitente falar q perdeu 10kgs no mês (carinha revirando os olhos)
Aveeee haahah
Adorei a Ana passando de moto. 😂😂😂
Gosto demais do conteúdo de você, mulherada!
Acreditam que eu ouvi isso a minha vida toda?! Eu sou hiperativa e sempre fui magrela. Não preciso nem completar o pensamento né?! :P
Sempre pratiquei esporte e pratico até hoje. Confesso que tinha muita dificuldade para ganhar massa muscular e passei a colocar a culpa no "metabolismo". O que passei a fazer? Melhorei o consumo de proteína!
Obrigada pelo conteúdo! Vocês são fantásticas!
Meninas, façam uma playlist de "Tópicos para vest/Enem em Biologia e Química" seria perfeito!!
Pq é tão comum pessoas engordarem quando entram na vida adulta??? Sempre achei que era o metabolismo desacelerando...
Quero um corpo magro sim. E saudável também. Tendo equilíbrio é possível ter os dois.
na época da graduação eu atualizei minha reclamação para "a microbiota de ____ é maravilhosa, come chocolate como se fosse marmita, faz nada e não engorda" hhaha
Ótimo vídeo! No fim, o correto é ter uma dieta equilibrada e fazer atividade física. Comecei a 3 semanas, e já senti algumas diferenças, como entrar de boa num shorts q estava mais apertado, e nem por isso eu restringi a minha dieta. Eu apenas parei de comer pizza e hambúrguer TODO dia pra comer comida de vdd, como arroz, feijão e salada, deixando as besteiras pro fds ou pra cada 15 dias, e comecei a fazer exercícios só 3x na semana. Eu já estou bem animada com oq vem por ai, mas sei q ainda vai demorar pra chegar no resultado q eu espero. Afinal, eu levei anos cultivando meus adipócitos, não vai ser de um dia pro outro q eles vão embora hahahah
Pra todo mundo q ta nessa, força e vam’bora!! A gente vai conseguir! Com calma, sem dietas malucas, no tempo q tem q ser!
Sou nutricionista e vcs dão show nas explicações e mto bom falar sobre a relação da comida.
Esse vídeo veio no timing certinho! Eu estava aqui de boa falando "ah, engordei, mas, né, quarentena, antidepressivo, faz parte". Aí fui botar calça jeans e ela resolveu que não queria mais sair comigo. Tive que marcar um nutricionista, pq, né, fazer dieta por conta não dá, não. ¯\_(ツ)_/¯
Hahaha tamo junto ❤️
Primeiro, muito obrigado pela explicações, parabéns!
Segundo eu gostaria de fazer uma sugestão, queria entender mais sobre biodisponibilidade de nutrientes e como a interação de alimentos, facilita ou dificulta absorção de nutrientes, e se isso pode afetar a questão calórica? Muito obrigado e parabéns!
1 g "corresponde". Concordância verbal.
O bom desta pandemia, encontrar pessoas super legais e inteligentes como vocês, parabéns por contribuir para o bem da humanidade.
Sempre tive o problema contrário da maioria, sou muito magro e isso sempre me incomodou muito. Tem alguma coisa errada com meu corpo.
Uma ideia seria fazer uma análise crítica do livro "por que engordamos" do Gary Taubes. Ele vai meio contra a isso de gastar mais calorias do que consome. Acho os argumentos até, mais ou menos, o capítulo 7 meio forçando a barra. Depois da uma melhorada falando dos hormônios, enzima e os multifatores. Ainda não conclui o livro para depois buscar estudos para confrontar.
Obrigada por desmistificarem isso. Sempre escutei isso de metabolismo lento, ainda mais por ter hipotiroidismo (daí falam que o corpo tem suas reações mais lentas, por isso engorda).
Adoro ouvir Morning Mood ao fundo dos vídeos. Música boa e informação científica de primeira no mesmo vídeo, para mim é perfeição.
Parabéns NV1C!
AMEI!!
E que bom que vocês estão divulgando esse vídeo maravilhoso e muita gente assistindo porque tem horas que CANSA de tanto falar a mesma coisa e ouvir "mas minha amiga perdeu peso num desafio de 21 dias"... eu já respondo perguntando: e ganhou quanto depois? ahhahaha
Salvei aqui pra mandar pros pacientes! :)
Demora mesmo, eu perdi 50 kg em mais de um ano, porém perdi muita massa magra. Agora lutar pra recompor
Muito interessante o tema. E a maneira que vcs resolveram explicar foi muito boa. Parabéns.
Adorei o video. Poderia fazer um video sobre aumento de peso durante menopausa.
Efeito sonoro flatoso da pasta da Ana: bingo!
Hahahahaah
Meninas, minha dúvida é em relação aquelas pessoas “magras de ruim” que comem tudo o que querem e não engordam. O metabolismo dessas pessoas é diferente?
Fiquei com a mesma dúvida!
Essas pessoas normalmente tem muitos músculos, o que acaba por aumentar bastante o gasto calórico delas
Vejam a resposta no comentário fixado :)
@@ateamortetemseusvicios5795 já que tem que ser Tim Tim por Tim Tim pra vc, pessoas com os músculos mais desenvolvidos
Resumindo:
✨ O corpo dessas pessoas não "gosta" de guardar energia (em forma de gordura).
✨ Ele pensa: "bó, gastar tudo as calorias".
Vocês estão de parabéns! Nesse canal só tem conteúdo de qualidade (cientificamente comprovados, e que enautecem a ciência)
Meu Deus esse vídeo deveria ser o mais famoso da Internet muito top
Eu já tive metabolismo rápido: chama-se hipertireoidismo. Sim, eu fiquei magra e fiquei mal. Os hormônios da tireoide regulam todo o organismo. Fiquei mal, a ponto de mal aguentar andar. Estava com bebê recém nascido, tirava ele da banheira e quando chegava no quarto parecia q tinha corrido uma maratona, com taquicardia e cansaço. Poderia ter parado na UTI.
Depois a endocrino receitou remédio e por causa da pandemia demorei a retornar, resultado: virou hipotireoidismo. Engordei muito e com vários outros sintomas. Agora a médica está tentando acertar a dosagem pra encontrar o equilíbrio.
Resumindo: alteração no metabolismo existe. Mas é uma doença, seja acelerado ou lento. O certo é equilíbrio, tanto no metabolismo quanto na alimentação e exercícios.
Existe algum animal conhecido q tem enzimas capazes de transformar gordura em proteína?
Nossa eu preciso emagrecer um pouco, vida no escritório me fez engordar 18 kg nos últimos 7 anos.
E eu realmente tenho um ranço com contar calorias e restrições na alimentação. A explicação de vc é muito boa.
No min 08:40 eu pausei o vídeo e ri copiosamente. esse sentimento é real!!!
Acho que vcs poderiam ter incluído no vídeo uma explicação sobre taxa metabólica basal, pois ela realmente varia de pessoa pra pessoa e afeta o ganho/perda de peso. Adoro o canal de vc! Bjos
Meninas, em relação ao processo de envelhecimento, o metabolismo pode ficar mais lento? Ou isso também é mentira?
Tenho essa dúvida também
Eu também
Verdade, todas funções do corpo ficam desgastadas com o tempo, devido a vários fatores.
Não sou nenhuma das cientistas, rsrsrsrsrsrs, mas o envelhecimento realmente torna nosso metabolismo mais lento. Prova disso é a dificuldade de um "idoso" ganhar massa muscular. Infelizmente, como diz um dito popular, a partir de nosso nascimento começamos a morrer(claro que em sentido figurado), mas a partir de algo como os vinte anos, nosso metabolismo passa a "diminuir", mas é claro que podemos tomar providências para amenizar muito esta situação.
Meninas, desde q vocês comentaram, em algum vídeo, q leite morno tem uma substância que ajuda no sono, tomo um copo sempre que tenho dificuldade p dormir.
Sei q isso não vai concertar minha rotina cagada de sono, mas funciona toda vez, me placebo todinha 😂😂❤
Parabéns pelo vídeo, muito claro e direto ao ponto.
Acrescentando ao conteúdo do vídeo, as variações genéticas da população estão diretamente ligadas a variação bioquímica de cada um também, ou seja, a concentração enzimática, eficiência das enzimas e tudo que envolve o catabolismo e anabolismo são personalizados. Essa é uma forma de explicar porque determinados biotipos (detesto essa palavra mas facilita a explicação) tem maior facilidade ou dificuldade no ganho ou perda de peso. Fazer uma dieta mirabolante não vai mudar seu biotipo, só fuder com seu organismo mesmo, como muito bem explicado pelas meninas.
Vale lembrar também que existem outros grupos moleculares que influenciam diretamente no peso corpóreo, por exemplo, os hormônios.
O excesso de gordura só foi embora quando eu parei com dietas e restrições... SUPER VERDADE, NÃO EXISTE DIETA MILAGROSA, NÃO TEMOS COMO VIVER COM RESTRIÇÕES 5 ANOS SEGUIDOS....
Em 2008 eu pesava 146Kg e tinha 22 anos de idade.
Em 10 meses, eu perdi 69Kg.
Comecei a pedalar 4h diárias e, com acompanhamento nutricional, eliminei açúcar, arroz, milho, batata e trigo da dieta durante o ano.
Aos finais de semana, eu pedalava cerca de 350Kg e nadava no lago por cerca de 3h.
Parabéns pelo excelente conteúdo! Eu tenho um ressalva sobre o vídeo em 9:50. Se uma pessoa perder 6,5 kg, não significa necessariamente que ela "queimou" 6,5 kg de gordura, afinal nosso corpo é composto por aproximadamente 70% de água, ou seja, ela teria "queimado" na verdade 1,95 kg de gordura, assumindo que a redução de gordura e água seja proporcional. Além disso, a utilização de gordura como fonte energética, não tem 100% de eficiência. Assumindo uma eficiência de 80%, o corpo teria disponível 14000 calorias, que poderiam ser gastas em 7 dias de jejum (não estou dizendo que isso seria uma boa ideia).
Que vídeo, meninas!!! 😍😍😍
Vocês estão a par de pesquisas que trabalham com a flora bacteriana intestinal como um dos responsáveis pela eficiência da absorção dos nutrientes? Li algo a respeito, de que variando a flora intestinal pode-se ter absorção variadas nos indivíduos. Lembro-me de algo a respeito de "transplante de floras bacterianas" para tentar normalizar esta absorção, de forma que teríamos ganho de peso ou perda de peso, apenas variando a flora intestinal. Na verdade não me aprofundei no assunto, então seria até interessante que vcs pudessem nos esclarecer, se trata-se de pesquisas sérias. Obrigado pelo esclarecimento sobre o trabalho das mitocôndrias, causando aí uma disparidade entre os indivíduos. Parabéns por mais um excelente vídeo.
Eu quando estou malhando continuo comendo muito. E mesmo assim perco peso. Já testei 3 vezes . Em 3 meses já vejo a perca de peso sen dieta .
Vídeo extremamente útil e claro, bom pra sair distribuindo...
Como vocês são maravilhosas
Ano passado fiz a disciplina de Bioquímica Nutricional e acabei conhecendo a Alicia (que disponibilizou as vídeo aulas dela aqui no UA-cam) e me apaixonei tanto por como ela explica a bioquímica de uma maneira simples e fácil que acabei comprando este livro também! hahaha
Vídeo muito bom mais uma vez! Continuem com esse trabalho incrível, pessoal!
P.S.: quando descobri que nosso cérebro só usa glicose como fonte de energia e que só depois de muito tempo sem comer é que ele passa a utilizar os corpos cetônicos, eu fiquei advogando pra geral das malditas dietas low carb da furada (mas alguém escuta?)
Esse vídeo deveria fazer parte obrigatória do kit de boas vindas de todas as academias. Iria poupar muito do meu trabalho e minha paciência
Ótimo vídeo. Mensagem super positiva. Realmente existe muita informação errônea sobre perder peso, muitas pessoas com quem trabalho fazem essa relação punitivista com o exercício. Eles não associam vida saudável com estar acima do peso.
Parabéns, Ana e Laura. O canal só melhora. Chegando aos cem mil, heim...
Muito bom o vídeo, porém tenho uma dúvida, a termogenese adaptativa não seria algo que se adeque ao termo metabolismo lento ?
eu amo esse canal
Sugestão de tema q fiquei em dúvida agora: aqueles high interval trainings realmente não "aceleram o metabolismo"?
Não! Eles só exigem bastante energia do corpo!
Eu tenho um corpo muito acelerado. Se eu tomo café, menos de uma hora depois eu to sentindo o cheiro dele na urina. Se comer milho, beterraba, pimenta,... de manhã, a noite ja ta saindo.
Eu tava com 93kg em junho de 2022. Entrei na musculação e não fiz dieta alguma, até tomei suplementos, e hj eu to com 81kg e ganhei massa muscular.
To preocupado que só fiquei sabendo desse vídeo agora, e falava até semana passada que meu metabolismo é rápido porque eu como bastante sem engordar e sou sedentário. Inclusive, fico bêbado com baixas quantidades de álcool (1 latinha ou 1 copo de dose é suficiente), mas também fico sóbrio rápido, na mesma noite; aí fico bêbado de novo e sóbrio de novo... Tipo efeito sanfona de álcool. O que será isso? Suspeito de hipertireoidismo. Tragam vídeo sobre tireoidismo, por favor.
0:24 - ensina a fugir da DIREITA furada também! Acho muito importante hoje em dia kkkkkkkkkkk
Próximo vídeo, SIM ou CLARO?
Alexandre, também notei isso e pensei na mesma coisa. (rsrsrsrs)
Pensei a mesma coisa hahaha
Nossa, essencial!
É so nao acreditar em soluções simples ou magicas, tambem nao acreditar que uma.mão invisivel vai controlar as coisas
Nossa!! Um vídeo maravilhoso e de quebra ainda tem dicas de nutricionistas que trabalham com evidência 🎉🎉
O livro da Alicia é bem didático. Super tranquilo pra quem não é da área e procura uma introdução ao tema.
Ótimo vídeo, vamos todos manter uma relação saudável com o corpo e a alimentação.
Nossa esses vídeos que falam sobre nutrição e desmistificam essa ideia de emagrecimento rápido milagrosos são muito importantes, muito obrigado pelo conteúdo meninas
Finalmente uma explicação decente sobre essas paradas de metabolismo!!!!
Eu não emagrecia, ou pior engordava descontroladamente pq.estava com resistência a insulina. Mas nenhum médico investigava isso. Fiquei 4 anos só engordando, mau comendo e tentando.me exercitar sem êxito pois não tinha energia. No fim engordei mais de 4 0quilos até descobrirem. O mais triste é que acham q vc engorda pq vc come só besteiras o dia, sendo que eu passei comer menos de 1200 kcal por dia. Agora com o tratamento já emagreci 20 kg em 1 ano, sem exercícios devido a pandemia.
Ah não tenho diabetes ok. Mimha glicose sempre fica entre 79 e 89.em jejum e.a.hemoglobina glicada sempre da uns 105. Ou seja normal, mas a i sulina produzida é altissima, que faz meu indices homa ficarem altissimos um.deles.cheram.a 2000%.
Esse vídeo é muito perfeito ❤️😭 não me perdoo por ter passado dois anos para assitir
Muito bom! 🙂👏👏👏👏👏👏👏Obrigada!
E essa história de que a cada perda de peso o metabolismo “desacelera”? Que por isso até a dieta teria que ser adaptada? Detalhe, 90% dos nutricionistas dizem isso, viu
A massa magra do corpo consome uma parte das calorias. Quando emagrecemos sempre perdemos massa magra, principalmente se não acompanhar com musculacao. Aí perdendo massa magra diminuímos nossa taxa basal de consumo de calorias.
Fora que o corpo percebe a perda de peso e tenta compensar.
Parabéns a todos do canal, especialmente a Ana e Laura, vocês arrasam! Acho fundamental o trabalho de vocês de trazer a ciência para além dos muros da academia. Não sou cientista mas sonho um dia ser! Todo meu apoio a vocês!!!!
Amei o vídeo! Me despertou ainda mais dúvidas ❤️
Oi, obrigada pelo conteúdo ótimo 😊. Fiquei com uma dúvida: não existem as pessoas constitucionalmente magras? Que já tem tendência em perda de massa e são sempre magras, pouca fome...
Catabolismo: transformar as moléculas que vem da comida em energia o gasto de energia.
Anabolismo: as moléculas grandes da comida vão ser quebradas em menores e transformadas em outras coisas. Ganho de energia.
É isso?
Que video mearavilhoso e didatico. Voces estao de parabens. Quanto antes as pessoas entenderema s informacoes contidas nele, melhor vai ser a vida delas e a relacao delas com alimentos.
Muito legal o vídeo. É impressionante a quantidade de coisa que as pessoas escutam falar e acabam inventando mais coisa em cima e aderindo dietas malucas. Esses dias amigo meu disse que açúcar faz mal e que ele só ia comer frutas. Fiquei na dúvida se contava ou não...
No meu caso é pq eu como demais, aprendi a me alimentar melhor depois dos 20, daí faço exercícios e perco pouco peso, vamos ver se aprendo com a ciência
Fatos e realidade com humor. Pelo menos ri bastante antes de descobrir que vou ter que ralar muito pra perder o "efeito colateral " de um isolamento social prolongado temperado com muita ansiedade.
Maravilhosas!!! Adorei o vídeo!!! Ajudou muito nas minhas nóias!!!
amei as blusas da gurias! vcs são muito chiques!
(eu ainda não consigo superar este brilho de henna maravilhoso da Ana)
Gostei do quadro ali atrás rsrsrs Um sábado qualquer
O que vocês acham da dieta Cetogênica? Das vezes que eu fiz, notei uma perda rápida de peso e de volume corporal (principalmente na barriga e culotes, área tão desejada). A promessa desta dieta é fazer que o corpo crie os corpos cetónicos e a fonte de energia passa a ser a própria gordura armazenada no organismo ou a gordura (saudável) ingerida. Eu já fiz uma vez de forma mais drástica e emagreci em torno de 7 kilos em 20 dias. Mas o efeito foi-se tão rápido quanto a dieta. Este ano voltei e nestes 20 dias, foram-se aproximadamente 4 kilos. Mas, em contrapartida, faço questão de "engordar" de novo e acompanhar o movimento e o ritmo do meu corpo.
Melhor, como a cetogênica proibe o consumo de açucar, sinto que isto "limpa" o meu paladar. Então quando volto a comer doces/sobremesas, sinto uma "explosão doce" na boca (como comer uma lata de leite condensado) e o excesso de açucar funcionam como estimulante em meu organismo. Então neste sentido, estou procurando o equilíbrio. Minha meta é chegar aos 70 kilos. Hoje pesei-me e foi 75.8 (comi arroz e frituras + doce ontem, que antes apontava 75.2kg). E como tenho me esforçado a ter um acesso muito maior a saladas e vegetais EM geral, sinto que a dieta, além de diversificada, faz-me sentir saudades de comer verduras (que são alimentos mais leves) nos dias que não como.
Resumindo e concluindo: pra mim, estou reaprendendo a comer e entender melhor o que é o equilíbrio na alimentação. nem tão ao céu, nem tão a terra, nem tão ao açúcar, nem tão a sua completa abstinência! hehehehe
Oi! Ainda tem essa duvida? Se tiver, aqui vai a sua resposta:
Essa dieta não tem mais eficácia que a dieta comum. Ao invés de recorrer a esse tipo de dieta que pode influencia na glicemia do seu corpo, te deixar com bafo e de mal humor, vale mais a pena pagar um profissional bom, que estude e não faça vc fazer loucuras.
A dieta cetogênica te faz ter essa impressão de que está perdendo peso, mas tudo que vc perde no início é água, por isso vc se sente mais desinchado. Mas no vídeo ela fala sobre dietas que são insustentáveis.
Adorei, realmente vou parar de falar isso!
Laura igual minha nutri: "foque em ser saudável "
Deu gatilho aqui....
😅😅😅