@@pautasetaticas e a posição mais difícil e a mais procurada no mercado, um jogador como o Xabi Alonso era não faltava mercado pra ele, era titular em qualquer time do mundo e qualquer modelo de jogo praticamente.
Tenho uma sugestão melhor, ao invés de mostrar esse vídeo, mostre um vídeo qualquer de melhores momentos de patrick vieira, se jogar de volante é uma arte, vieira era o melhor artista.
@@MarcosCruz_1 respeito demais a sua opinião, Vieira foi um dos melhores, mais se eu for fazer o que você disse eu vou mostrar um vídeo do Xabi Alonso.
Chamo de 433, com posso de bola acho da hora variar pra um 343 com o primeiro volante voltando pra zaga e abrindo os laterais, e sem a bola transformo no 4141
Ótimo vídeo! 4-1-4-1 é a tática que eu jogo melhor no FIFA, porque dá pra fechar quase todos os espaços sem a bola e gera contra ataques fenomenais. Também é ótimo pra sair jogando com passes curtos na defesa sem fazer lambança e garantir com que a bola fique mais comigo do que com o adversário. Resumindo: se bem feito, garante, na maioria das vezes, que o jogo não saia do seu controle.
@@lucksalves4976 não concordo muito com a ideia de espelhamento. Até pq o primeiro volante não tá dentro de uma linha de 5 defensiva e mesmo se tivesse a linha de 5 estaria em igualdade numérica. Sempre pior pra quem está defendendo. Além disso, o 4-1-3-2 não costuma ser um esquema que se estrutura assim na defesa. Normalmente varia pra um 4-4-2
Gosto dessa formação, mas num contexto de times menores, porque esse volante pode cobrir falhas defensivas e os dois pontas podem puxar bons contra-ataques - é mais fácil puxar esse contra-ataque partindo de uma posição mais baixa que obrigar um ponta-atacante a voltar e depois subir de novo. Também gosto como ela pode virar duas linhas de 4 com um jogador tapa-buraco entre as duas linhas, ou duas linhas de 5-4/5-5. Usar o 4-1-4-1 de maneira ofensiva como o Guardiola fez no Bayern foi coisa de gênio, inclusive é o trabalho que quebrou meus preconceitos com ele.
Eu não gosto do trabalho defensivo que o ponta faz de voltar até a própria linha de fundo. Prefiro linha de 5 por isso. Acho mais inteligente o lateral atacar o portador da bola de frente e tendo a cobertura de um zagueiro extra as suas costas do que ser privado de subir enquanto o ponta é forçado a recuar. O uso do sistema pelo Guardiola no Bayern foi brilhante. Ele manteve os pontas na amplitude e subiu os laterais por dentro. Com isso eles ficavam mais próximos da primeira linha pra fazer diagonais de cobertura. Fora que o time é incentivado a pressionar no campo de ataque e não defender em bloco baixo. De time menor aquele Bayern não tinha nada rs.
@@pautasetaticas quis dizer que eu acho que esse esquema bom pra times menores pelas virtudes defensivas, MAS o Guardiola por ser gênio aplicou de maneira super ofensiva em um time gigante.
@@kaiqueoliveiradossantos9066 sim. Meu comentário foi um acréscimo ao seu. Não foi uma discordância hahaha obrigado pela contribuição ao conteúdo mano! Tamo junto!
Obrigado, Paulo! Eu percebo que a galera gosta mais desse formato mesmo, mas nem sempre é possível pq ele demanda mais tempo pra fazer. Aí pra não deixar vcs sem conteudo por muito tempo, eu dou umas alternadas. Assim enquanto um está no ar eu tô editando um outro como esse rs
Não pow o 4-3-3 os atacantes não ajudam mt na marcação, e o meias tem que sambar pra poder cobrir os espaços deixados. O Barça de pep guardiola era 4-3-3 por isto xavi, bursquets e Iniesta apareciam mt em criação de jogadas e no setor defensivo. O real de zidane era 4-1-4-1 Casemiro era o cara que preenchia os espaços. Modric e kroos eram os meias que faziam esta armação.
O 3-6-1 muito usado agora pelo rogerio ceni no São Paulo pode ser considerado ima variacao do 4-1-4-1? Pq pode defender tmb com linha de 5 , atacar com 6,7 e o volante tem um papel mt importante tmb
Depende, João. Se parte de um 4-1-4-1 é uma variação. Se o time joga com 3 zagueiros daí é um sistema base. As variações são sempre os desenhos "secundários" que o coletivo forma tendo pontos de partida diferentes. Temos vídeo aqui no canal explicando isso melhor: ua-cam.com/video/IljtZRKj6kA/v-deo.html
Ótimo vídeo, sempre venho evoluindo meus conhecimentos de futebol através do canal. parabéns. Mas me responde uma pergunta, Na formação 4-1-3-2, que jorge Jesus usou no Flamengo de 2019, como ele fez as transições defensivas em bloco baixo ? Pois eu acredito que essa formação ela deixa o time sem organização defensiva e muito propensa a contra ataques, e esse modelo no Brasil eu acredito que deu certo, pois o nível do campeonato é fraco em comparação a Europa.
Obrigado meu mano. Ele defendia em 4-4-2. O central da linha de três era Gerson que é volante. Ele se juntava ao Arão na dupla pelo meio. Os "pontas" também eram meias e isso facilitava tudo. Everton Ribeiro e Arrascaeta. O time era talhado pra jogar dessa forma. Inclusive com movimentos simétricos para uma variação assimétrica.
@@pautasetaticas fala sobre o meio de campo, como jogar em linha, losango e triângulo de base alta e triângulo de base baixa no meio no 4-3-3 e demais sistemas táticos
@@CrysBruno ele era bem completo. Tinha um porte físico avantajado e marcava muito o que pode confundi-lo com um volante de contenção. Jogava com a cabeça levantada e tinha ótimo passe o que pode confundi-lo com um meia-armador. Mas ele era um box-to-box. Atacava a área e protegia a defesa com transições rápidas. No 4-4-2 do Arsenal fazia dupla com Gilberto Silva e tinha mais liberdade pra subir. Assim como na Juve em que jogou ao lado de Emerson e na seleção francesa ao lado de Makélélé. Um bom jogador pra comparar o estilo de jogo dele é Yaya Touré. Mas Vieira era mais rápido, mais físico e mais intenso. Outros jogadores que também eram box-to-box na Inglaterra da época dele são Scholes, Ballack e Gerrard.
Quando jogo eu geralmente uso "uma variação" do 4-1-4-1 o 4-1-3-1-1 q e o 4-1-4-1 com um ponta de lanca livre Acho q a formação funciona melhor ass,ai para cobrir o espaco e fecho o volante e um lateral para a defesa,gosto de como isso me deixa mais a vontade pra criar jogadas
Tá difícil ver um camisa 10 hoje em dia, dois então... rs. O último time que vi jogar assim foi o Real Madrid com Zidane quando o Vini e o Rodrygo estavam machucados. Jogaram Valverde, Casemiro e Kroos por trás de Modric e Isco. Se não me engano, ganharam uma Supercopa da Espanha sobre o Atlético de Madrid jogando dessa forma.
O time passa a criar uma dependência dele na cobertura horizontal de todo o espaço entrelinhas e ele acaba ficando responsável por fechar todos os buracos em alguma das linhas na subida de pressão de algum jogador. Porém, eu se fosse técnico iria designar que este volante jogasse como um terceiro zagueiro. E aí eles se revezariam em dar o bote no portador da bola mais próximo. Assim sendo, se um dos zagueiros da o bote entre linha, o volante está posicionado para cobri-lo. Se a bola muda de lado, o outro zagueiro sobe e o que subiu antes volta. O volante passa a cobrir o que está adiantado. Responsabilidade dividida anulando a dependência individual.
O que vc acha se o flamengo jogasse em um 4 3 3 com gabigol na ponta direita e cebolinha na esquerda, pedro na área e Ayrton na esquerda. Isso como uma variação para o padrao de jogo de hj.
Acho que durante algum jogo pode acontecer sim. Mas não me agradaria muito o Gabi na direita. Acho que é uma função que ele pode fazer mas longe de ser a melhor dele.
@@pautasetaticas Até hoje não entendi isso, se os pontas fazem parte do ataque e estão na linha do centroavante, porque eles são classificados como se estivessem na linha do meia?
@@pautasetaticasE então porque o 4-3-3 pode ser chamado assim sendo que existe o 4-1-4-1? A diferença é que uma usa wingers, outra usa pontas, assim como a 4-2-1-3 usa pontas e a 4-2-3-1 usa wingers
Marcelo Bielsa sustenta a tese de que são 10: 5 com 3 defensores e 5 paralelos a estes porém com 4 defensores... é uma boa teoria, mas discordo. Sistemas base podem ser infinitos. Basta querer. Não existe só um tipo de 4-4-2, nem só um tipo de 3-4-3, nem de 3-5-2 e nem por isso as diferenças entre eles são variações. Podem perfeitamente ser sistemas base.
Quando eu digo que jogar de volante é uma arte e me perguntarem porque eu vou mostrar esse vídeo.
Hoje em dia eu diria que é a posição mais difícil do mundo pra se jogar!
@@pautasetaticas e a posição mais difícil e a mais procurada no mercado, um jogador como o Xabi Alonso era não faltava mercado pra ele, era titular em qualquer time do mundo e qualquer modelo de jogo praticamente.
Tenho uma sugestão melhor, ao invés de mostrar esse vídeo, mostre um vídeo qualquer de melhores momentos de patrick vieira, se jogar de volante é uma arte, vieira era o melhor artista.
@@MarcosCruz_1 respeito demais a sua opinião, Vieira foi um dos melhores, mais se eu for fazer o que você disse eu vou mostrar um vídeo do Xabi Alonso.
Essa é a minha formação no fifa muito top mano
Uma pena o Kroos não ter permanecido no Bayern, tinha tudo para ser o regista de Pep.
Faz uma pauta de posições e funções extintas ou pouco usadas no futebol moderno
Boa pauta! Obrigado pela sugestão!
Chamo de 433, com posso de bola acho da hora variar pra um 343 com o primeiro volante voltando pra zaga e abrindo os laterais, e sem a bola transformo no 4141
Conteúdo absurdo de bom.
Muito obrigado, Daniel!
Ótimo vídeo!
4-1-4-1 é a tática que eu jogo melhor no FIFA, porque dá pra fechar quase todos os espaços sem a bola e gera contra ataques fenomenais. Também é ótimo pra sair jogando com passes curtos na defesa sem fazer lambança e garantir com que a bola fique mais comigo do que com o adversário. Resumindo: se bem feito, garante, na maioria das vezes, que o jogo não saia do seu controle.
Eu acho uma distribuição muito equilibrada!
3-5-2 é melhor que 4-1-4-1 ?
@@selmasilva6687 não existe esquema tático melhor que outro. Existe esquema tático que encaixa melhor com determinado tipo de time e peças.
Vídeo sensacional, amigo
Gosto bastante do 4-1-3-2
Principalmente para subir a marcação.
Eu também curto! Mas é preciso ter as peças certas pra fazer esse sistema dar certo!
4-1-3-2 acho muito efetivo principalmente para times q criam em um 2-3-5, já q em si tu tá refletindo esse esquema
@@lucksalves4976 não concordo muito com a ideia de espelhamento. Até pq o primeiro volante não tá dentro de uma linha de 5 defensiva e mesmo se tivesse a linha de 5 estaria em igualdade numérica. Sempre pior pra quem está defendendo. Além disso, o 4-1-3-2 não costuma ser um esquema que se estrutura assim na defesa. Normalmente varia pra um 4-4-2
Excelente vídeo! Ficou muito bom nesse formato
Valeu meu mano! Tem mais vídeos assim por aqui! Te convido a conferir
Gosto dessa formação, mas num contexto de times menores, porque esse volante pode cobrir falhas defensivas e os dois pontas podem puxar bons contra-ataques - é mais fácil puxar esse contra-ataque partindo de uma posição mais baixa que obrigar um ponta-atacante a voltar e depois subir de novo. Também gosto como ela pode virar duas linhas de 4 com um jogador tapa-buraco entre as duas linhas, ou duas linhas de 5-4/5-5. Usar o 4-1-4-1 de maneira ofensiva como o Guardiola fez no Bayern foi coisa de gênio, inclusive é o trabalho que quebrou meus preconceitos com ele.
Eu não gosto do trabalho defensivo que o ponta faz de voltar até a própria linha de fundo. Prefiro linha de 5 por isso. Acho mais inteligente o lateral atacar o portador da bola de frente e tendo a cobertura de um zagueiro extra as suas costas do que ser privado de subir enquanto o ponta é forçado a recuar. O uso do sistema pelo Guardiola no Bayern foi brilhante. Ele manteve os pontas na amplitude e subiu os laterais por dentro. Com isso eles ficavam mais próximos da primeira linha pra fazer diagonais de cobertura. Fora que o time é incentivado a pressionar no campo de ataque e não defender em bloco baixo. De time menor aquele Bayern não tinha nada rs.
@@pautasetaticas quis dizer que eu acho que esse esquema bom pra times menores pelas virtudes defensivas, MAS o Guardiola por ser gênio aplicou de maneira super ofensiva em um time gigante.
@@kaiqueoliveiradossantos9066 sim. Meu comentário foi um acréscimo ao seu. Não foi uma discordância hahaha obrigado pela contribuição ao conteúdo mano! Tamo junto!
Esse video é muito mais instigante desse jeito mas vc é melhor que muitos canais de táticas.!!
Obrigado, Paulo! Eu percebo que a galera gosta mais desse formato mesmo, mas nem sempre é possível pq ele demanda mais tempo pra fazer. Aí pra não deixar vcs sem conteudo por muito tempo, eu dou umas alternadas. Assim enquanto um está no ar eu tô editando um outro como esse rs
E eu achando que o sistema era só uma variação do 4-3-3
É normal realmente terem essa opinião rs
Não pow o 4-3-3 os atacantes não ajudam mt na marcação, e o meias tem que sambar pra poder cobrir os espaços deixados.
O Barça de pep guardiola era 4-3-3 por isto xavi, bursquets e Iniesta apareciam mt em criação de jogadas e no setor defensivo. O real de zidane era 4-1-4-1 Casemiro era o cara que preenchia os espaços. Modric e kroos eram os meias que faziam esta armação.
Esse formato de vídeo é muito bom
Obrigado, Reinaldo! Só não é mais frequente pq da um pouquinho mais de trabalho rs
Minha formação favorita
Uma das minhas também!
Gostei altamente adaptável, porém tem haver um conjunto muito bom na equipe.
Exatamente. Sem as peças certas, não há como qualquer esquema tático dar certo
Vc e foda,irmão
Que isso. Obrigado, Ayran! Vocês que são o melhor público do mundo!
Faça do Hoffenhaim do Nagelsmann era um time mt bom taticamente.
Bom jogar futebol é simples, mais jogar futebol simples é difícil
Frase fantástica!
@@pautasetaticas essa frase fantástica é do Cruyff.
Faz mais vídeos sobre formações e um abraço vc é muito fod4
Bom demais
Obrigado, Jackson!
O 3-6-1 muito usado agora pelo rogerio ceni no São Paulo pode ser considerado ima variacao do 4-1-4-1? Pq pode defender tmb com linha de 5 , atacar com 6,7 e o volante tem um papel mt importante tmb
Depende, João. Se parte de um 4-1-4-1 é uma variação. Se o time joga com 3 zagueiros daí é um sistema base. As variações são sempre os desenhos "secundários" que o coletivo forma tendo pontos de partida diferentes. Temos vídeo aqui no canal explicando isso melhor: ua-cam.com/video/IljtZRKj6kA/v-deo.html
@@pautasetaticas ahhh , perfeito , entendi , muito bom , vou conferir o vídeo , muito obg!!
Ótimo vídeo, sempre venho evoluindo meus conhecimentos de futebol através do canal. parabéns. Mas me responde uma pergunta, Na formação 4-1-3-2, que jorge Jesus usou no Flamengo de 2019, como ele fez as transições defensivas em bloco baixo ? Pois eu acredito que essa formação ela deixa o time sem organização defensiva e muito propensa a contra ataques, e esse modelo no Brasil eu acredito que deu certo, pois o nível do campeonato é fraco em comparação a Europa.
Obrigado meu mano. Ele defendia em 4-4-2. O central da linha de três era Gerson que é volante. Ele se juntava ao Arão na dupla pelo meio. Os "pontas" também eram meias e isso facilitava tudo. Everton Ribeiro e Arrascaeta. O time era talhado pra jogar dessa forma. Inclusive com movimentos simétricos para uma variação assimétrica.
@@pautasetaticas fala sobre o meio de campo, como jogar em linha, losango e triângulo de base alta e triângulo de base baixa no meio no 4-3-3 e demais sistemas táticos
@@geraldo2700 tá na mão: ua-cam.com/video/-7ARkVtbUS4/v-deo.html
Muito bom vídeo. Falando em volante, eu queria tirar uma duvida: o Vieira era um volante de contenção ou um box-to-box?
Obrigado pelo elogio mano. Patrick Vieira era um box-to-box.
Pelo o que vi do Vieira, ele era um volante construção. Tipo Busquets.
@@CrysBruno ele era bem completo. Tinha um porte físico avantajado e marcava muito o que pode confundi-lo com um volante de contenção. Jogava com a cabeça levantada e tinha ótimo passe o que pode confundi-lo com um meia-armador. Mas ele era um box-to-box. Atacava a área e protegia a defesa com transições rápidas. No 4-4-2 do Arsenal fazia dupla com Gilberto Silva e tinha mais liberdade pra subir. Assim como na Juve em que jogou ao lado de Emerson e na seleção francesa ao lado de Makélélé. Um bom jogador pra comparar o estilo de jogo dele é Yaya Touré. Mas Vieira era mais rápido, mais físico e mais intenso. Outros jogadores que também eram box-to-box na Inglaterra da época dele são Scholes, Ballack e Gerrard.
Faz análise retrô da Hungria de 54 ou do Brasil de 50 ou da laranja mecânica de 74
Uma das três tá no forno já. Vamos aguardar pra descobrir qual é rs
Quando jogo eu geralmente uso "uma variação" do 4-1-4-1 o 4-1-3-1-1 q e o 4-1-4-1 com um ponta de lanca livre
Acho q a formação funciona melhor ass,ai para cobrir o espaco e fecho o volante e um lateral para a defesa,gosto de como isso me deixa mais a vontade pra criar jogadas
Será q esse tipo de tatica seria útil no futebol real?
Será q esse tipo de tatica seria útil no futebol real?
Claudinei Oliveira tá na Chapecoense
???
O vídeo só errou uma coisa, dizer que o sistema é mais recente, pois a Itália do Paolo Rossi entrou assim contra o Brasil em 1982.
Uma escalação que faz tempo que eu não vejo e o 4 3 2 1 : com 2 camisas 10
Tá difícil ver um camisa 10 hoje em dia, dois então... rs.
O último time que vi jogar assim foi o Real Madrid com Zidane quando o Vini e o Rodrygo estavam machucados. Jogaram Valverde, Casemiro e Kroos por trás de Modric e Isco. Se não me engano, ganharam uma Supercopa da Espanha sobre o Atlético de Madrid jogando dessa forma.
Esse esquema não sobrecarrega muito o volante?
O time passa a criar uma dependência dele na cobertura horizontal de todo o espaço entrelinhas e ele acaba ficando responsável por fechar todos os buracos em alguma das linhas na subida de pressão de algum jogador.
Porém, eu se fosse técnico iria designar que este volante jogasse como um terceiro zagueiro. E aí eles se revezariam em dar o bote no portador da bola mais próximo. Assim sendo, se um dos zagueiros da o bote entre linha, o volante está posicionado para cobri-lo. Se a bola muda de lado, o outro zagueiro sobe e o que subiu antes volta. O volante passa a cobrir o que está adiantado. Responsabilidade dividida anulando a dependência individual.
A modernização dos esquemas táticos.
a mesma coisa foi o 3x5x2 no ano 2000 lembra?
Exatamente, Yan!
Meu QI futebolístico dobrou depois de ver esse video
Fico muito feliz com isso, Lucas! Espero continuar dobrando seu conhecimento!
O que vc acha se o flamengo jogasse em um 4 3 3 com gabigol na ponta direita e cebolinha na esquerda, pedro na área e Ayrton na esquerda. Isso como uma variação para o padrao de jogo de hj.
Acho que durante algum jogo pode acontecer sim. Mas não me agradaria muito o Gabi na direita. Acho que é uma função que ele pode fazer mas longe de ser a melhor dele.
Irmão, agora faz por favor um sobre o 4-2-1-3 que eu realmente nunca entendi isso
Lê-se 4-2-3-1 mano. Não existe 4-2-1-3 rs
@@pautasetaticas existe sim mano, é a 4-3-3 porém com dois volantes e um meia armador na frente
@@vini.fagundisisiskwow3992 Este é o 4-2-3-1 rs
@@pautasetaticas Até hoje não entendi isso, se os pontas fazem parte do ataque e estão na linha do centroavante, porque eles são classificados como se estivessem na linha do meia?
@@pautasetaticasE então porque o 4-3-3 pode ser chamado assim sendo que existe o 4-1-4-1? A diferença é que uma usa wingers, outra usa pontas, assim como a 4-2-1-3 usa pontas e a 4-2-3-1 usa wingers
é por isso que eu gostaria de vê Claudinei Oliveira ex técnico do Santos no São Paulo no lugar de Dorival Júnior no São Paulo em breve se Deus quiser
Então...
Saudades do 4-1-4-1 do Tite no timão
Timaço! Um dos melhores do futebol brasileiro na última década!
Sim
Os sistemas são 442 , 4231 , 433 , 343 e 352. O resto é só variação
Marcelo Bielsa sustenta a tese de que são 10: 5 com 3 defensores e 5 paralelos a estes porém com 4 defensores... é uma boa teoria, mas discordo. Sistemas base podem ser infinitos. Basta querer. Não existe só um tipo de 4-4-2, nem só um tipo de 3-4-3, nem de 3-5-2 e nem por isso as diferenças entre eles são variações. Podem perfeitamente ser sistemas base.
O 433 e 4141 sao a mesma coisa, a variável é normal