POR QUE OS SEGUNDOS ATACANTES "DESAPARECERAM"?

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 2 жов 2024
  • Em tempos de sistemas com trios de frente, os jogadores móveis que imperavam nas plataformas com duplas de ataque estão em extinção. Ou melhor, ainda existem. Mas são mal aproveitados. Por que isso acontece?

КОМЕНТАРІ • 209

  • @Aly_Son.2000
    @Aly_Son.2000 10 місяців тому +72

    Mano, tu já é técnico de algum time? Investe nessa carreira, pô! O Brasil tá tão em falta de caras cabeça e entendidos.

    • @RenanCostaFerreira
      @RenanCostaFerreira 10 місяців тому +5

      Comentarista ou algo do tipo tbm

    • @pautasetaticas
      @pautasetaticas  10 місяців тому +69

      Eu sou jornalista rs. Uso o canal pra empreender. Se Deus quiser um dia uma grande porta vai se abrir pra que eu possa mostrar meu trabalho para além do UA-cam! Forte abraço!

    • @fellypesanttos7549
      @fellypesanttos7549 10 місяців тому +26

      ​@@pautasetaticas o jornalismo brasileiro precisa de mentes brilhantes como a sua. Chega de " vamo falar de nível técnico " e " eu joguei mais que o Messi".

    • @RenanCostaFerreira
      @RenanCostaFerreira 10 місяців тому +4

      @@pautasetaticas agora faz sentido kk. Conheci seu canal ontem e gostei bastante. Te desejo sucesso, irmão 👍

    • @Aly_Son.2000
      @Aly_Son.2000 10 місяців тому +3

      @@pautasetaticas NOSSA, que massa, mano!!! Que Deus te abençoe na sua jornada!

  • @GabrielMartins-qg4gq
    @GabrielMartins-qg4gq 10 місяців тому +54

    Acredito que o conceito de universalidade apresentado por Jonathan Wilson em "Pirâmide Invertida" explica bem o desaparecimento dos camisas 10 clássicos (pontas de lança) e dos segundos atacantes.
    A função desses dois jogadores foi distribuída entre as outras posições.
    O segundo volante ganhou a função de não só articular , mas de armar , assim , é um jogador muito mais proativo e onipresente em campo do que o romântico e inexpressivo defensivamente camisa 10.
    Com as novas exigências do centroavante e com a popularização dos pontas com pé invertido matou a figura do segundo atacante , afinal , hoje vemos centroavantes que fazem a função do 9 clássico como também do 2° atacante , ou até mais , como o caso de Lionel Messi nos tempos de Guardiola , o falso 9 ocupava a posição do ponta de lança , fazia a função do segundo atacante quando recebia entrelinhas e era efetivo como um centroavante dentro da área.
    O ponta invertido ao receber do lado e cortar pra dentro , carrega a bola até a posição que antes era a do segundo atacante , podendo tanto finalizar como servir aos companheiros.
    O segundo atacante e o camisa 10 vivem , mesmo que não como posição , mas estão ambos com suas funções enraizadas nos fundamentos das posições modernas.

    • @pautasetaticas
      @pautasetaticas  10 місяців тому +10

      Concordo da primeira até a última palavra! 👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾

  • @F8L1P
    @F8L1P 10 місяців тому +17

    O Dorival percebeu o potencial do Gabi Gol como segundo-atacante e foi campeão da liberadores formando uma dupla de ataque dele com o Pedro.

  • @TiaguinhoAnt
    @TiaguinhoAnt 10 місяців тому +16

    Acho que o que iniciou a extinção dessas posições do futebol foi o sucesso do barcelona treinado por Rajikard e, depois, Guardiola. Eles não usavam nem meia-atacante nem segundo atacante, jogavam no 4-3-3, daí como obtiveram muito sucesso, as outras equipes começaram a copiar e como uma bola de neve quase todo time mundo afora, incluindo o Brasil e a seleção brasileira, joga assim. Uma pena, pois o clássico camisa 10 também ficou sem posição, normalmente recua mais para ser quase um media-central, segundo-volante. Acho que o último grande time a jogar com meia-atacante e segundo-atacante (ou pelo menos, dois atacantes) foi o Milan de Kaká, Shevchenko e companhia. Outro aspecto importante, ao meu ver, é que isso está intimamente ligado ao declínio do futebol Brasileiro, uma vez que o Brasil era talvez o grande produtor de meias e segundo-atacantes super talentosos e isso era nosso diferencial, hoje focamos em pontas e volantes e nos moldamos a Europa. RIvaldo, Ronaldinho gaucho, Kaka, Djaminha, Alex, Bebeto, Edmundo, Juninho Paulista, Diego, Oscar, e esses e tantos outros tiveram origem como meia ou segundo-atacantes, agora é bem difícil encontrar jogadores com essas caracteristicas. Até nos campeonatos de varzea, juvenis, sub-isso, sub-aquilo, feminino, anões, é tudo 4-3-3.

    • @pautasetaticas
      @pautasetaticas  10 місяців тому +9

      Eu já comentei isso várias vezes aqui: o Brasil não copiou europeu. O Brasil tardiamente está tentando jogar um futebol moderno e globalizado que o mundo inteiro joga e a gente se recusou a jogar e só quando vimos que o nosso jeito de jogar não dava mais certo decidimos mudar. Não adianta querer que a gente jogue como nos anos 90. Esse tipo de jogo não cabe mais no futebol atual. E quando eu digo isso não é em relação as posições individuais apenas mas a forma coletiva de jogar. Só os laterais atacando por fora, tendo que apoiar e recompor linha, encaixes individuais, jogo espaçado... Não dá mais pra jogar assim.

    • @gu6072
      @gu6072 10 місяців тому

      @@pautasetaticas Houve algum embate dos dois modelos?
      Não conheço nada para que possa comparar, tipo o Brasil x Espanha. ou vs qualquer outro time, para que possa comprovar que nós fizemos isso, porque nossa experiencia levou a esse fim. É sério, não conheço mesmo, se souber e quiser me dizer, agradeço.

    • @pautasetaticas
      @pautasetaticas  10 місяців тому +11

      @@gu6072 cara, em praticamente todas as Copas entre o tri e o tetra jogamos no 4-2-2-2 e perdemos todas (74, 78, 82, 86 e 90). Vencemos em 94 jogando assim, mas foi nos pênaltis. Perdemos em 98 jogando assim. Em 2002 jogamos com 3 zagueiros e ganhamos mas aqui no Brasil a gente nunca gostou de 3 zagueiros. Sempre chamamos esse esquema de retranqueiro sendo que o Felipão já tinha sacado que precisava de organização pra fazer o talento que ele tinha dar resultado. Não só talento. Perdemos em 2006 e 2010 jogando assim de novo no 4-2-2-2 (Em 2010 um 4-2-3-1 meio torto com o Elano (depois Dani Alves) de "ponta") Eu diria que a mudança mundial aconteceu a partir de 2004 ou 2005. Foi quando o 4-2-3-1 e o 4-3-3 começaram a se disseminar com força. Em 2006 praticamente todas as seleções já jogavam no 4-2-3-1, adivinha quem ainda não?

    • @mongou120
      @mongou120 Місяць тому

      @gu6072 Brasil vs França em 2006 é um exemplo.

    • @Diego-ie9gc
      @Diego-ie9gc 5 днів тому

      Negativo, o Barcelona usava pelo menos um dos jogadores de frente como segundo atacante, inclusive o falso atacante é um jogador com características de segundo atacante, o Messi atuava pela direita e depois foi para o centro, porém sempre mantendo seu estilo de jogo. o que o Barcelona fez ficar praticamente instinto foi o meia classico,sempre penso que se o PH Ganso tivesse atuado na década de 90 pra baixo seria um dos maiores jogadores brasileiros da história. nesse futebol de hoje não tem mais espaço pra clubes gigantes da Europa esse tipo de jogador.

  • @seltoncamillo6398
    @seltoncamillo6398 10 місяців тому +14

    Gostei muito desse vídeo, principalmente pelo fato de ele me esclarecer uma dúvida que tinha, essa posição de "SA" ou "falso9" é justamente a que eu faço no campeonato que estou jogando atualmente, joguei de centroavante e não rendi, mas percebi que chegando de trás alcanço o meu melhor nível.

    • @pautasetaticas
      @pautasetaticas  10 місяців тому +5

      Que bom que foi útil pra você, irmão! Boa sorte no campeonato!

    • @Alf_Sólomon
      @Alf_Sólomon 10 місяців тому +2

      o mesmo aconteceu com o lendário jogador Giovane, ex-Santos de 1995 e Barcelona, ele começou no Remo como 9 por ser muito alto e o coitado passava fome de gols, depois de tempos nessa função, ele foi colocado no Santos pra vir detrás conduzindo a bola e se tornou um jogador lendário.

  • @pemapa5201
    @pemapa5201 10 місяців тому +17

    Cara, você possui um conhecimento vasto taticamente
    Se você entrar em algum time sendo técnico, seria um prazer acompanhá-lo

    • @pautasetaticas
      @pautasetaticas  10 місяців тому +1

      Obrigado pelo elogio, meu querido

  • @guilherrmesantiago
    @guilherrmesantiago 10 місяців тому +13

    O 4-3-3 tem "matado" alguns jogadores, João Félix, Havertz, Richarlison, Mateus Cunha etc.

  • @marcogcc
    @marcogcc 10 місяців тому +14

    A seleção brasileira está tão carente de um 9, que eu acho que o único caminho atual viável para o ataque seria uma dupla de “segundos atacantes” e dois pontas altamente comprometidos com a defesa. Somando isso com a nossa falta de laterais, poderíamos utilizar dois zagueiros abertos como laterais e um dos zagueiros centrais como volante no momento com bola (tal como o Stones).

    • @jpmanochio
      @jpmanochio 10 місяців тому +4

      Diniz já tá fazendo isso...e tomando várias porradas.

    • @pautasetaticas
      @pautasetaticas  10 місяців тому +17

      A defesa fica pesada com 4 zagueiros. Lenta. O problema não é não termos laterais. Nós temos. O problema é que o pessoal quer comparar com Cafu e Roberto Carlos. Esses não temos mais.
      Mesma coisa centroavante. A galera quer ver Ronaldo e Romário de novo. Não temos mais. Mas não é pq não temos mais os melhores que todos os que temos são ruins. Pega os melhores do mundo hoje, vê como eles jogam. Vc vai ver que também vão ficar abaixo desses que a gente não tem mais.
      A questão dos pontas é que nossos melhores não são tão disciplinados assim: Vini Jr, Rodrygo, Raphinha... São caras que se ficarem só correndo pra trás vai ser desperdício.
      Essa "crise de identidade" que tanto se fala no futebol brasileiro é triste. Isso porque a gente foi eliminado da última Copa nos pênaltis porque exatamente a um ano atrás com essa mesma base de elenco a gente tava confiante que a Copa ia vir. E fazia todo o sentido. No lugar de darmos sequência a gente quer voltar no tempo.
      Eu trago esses vídeos aqui justamente pra mostrar que o futebol mudou. A gente não tem o melhor material humano que tínhamos no passado pq não se joga mais o futebol do passado. Mas temos um bom material humano pro futebol do presente. Mas a galera prefere ser saudosista. Principalmente a geração que viu 94 a 2002. Três finais seguidas. Mas esquecem dos 24 anos de jejum que tivemos antes (muitos nem nascidos eram) e ignoram a evolução que tivemos nos dois últimos ciclos pra recuperar o tempo perdido nos 3 ciclos anteriores (2006 a 2014) onde todos evoluíram enquanto a gente estava parado no tempo.

    • @marcogcc
      @marcogcc 10 місяців тому +6

      @@jpmanochiono último jogo foi usado mais ou menos esse sistema, e apesar da derrota, achei o Brasil superior à Argentina. Os jogos anteriores sim, foram realmente horríveis. Esse último achei normal.

    • @marcogcc
      @marcogcc 10 місяців тому +4

      @@pautasetaticaseu acho que Militão na direita e Magalhães na esquerda não ficaria ruim não.. se o meio campo for formado por jogadores leves, acho que dá jogo sim. Quanto aos atacantes, realmente, o futebol, não tem mais volta. Temos que trabalhar com o atual contexto. Mas em termos de material humano o Brasil ainda é um dos melhores (senão o melhor) do mundo. Nas finais de champions sempre tem grande representação entres os dois clubes finalistas, o que mostra que seu material humano está na primeira prateleira do planeta. No mais, fico no aguardo do seu vídeo do 4-2-4, deve estar interessante! Parabéns pelo canal e pelo seu crescimento!

    • @pautasetaticas
      @pautasetaticas  10 місяців тому +1

      @@marcogcc Royal e Carlos Augusto tão longe de ter um estereótipo de zagueiros rs. Raphinha e Martinelli tão longe de ser pontas que só marcam. Rodrygo foi o 10 e Gabriel Jesus foi o 9.
      Obrigado meu amigo! Tmj!

  • @victoralencar
    @victoralencar 10 місяців тому +3

    Eu sei que os games não são refexos do futebol real, mas no Efootball eu utilio exatamente a última formação que tu mostrou 4-3-3 diamantado com 2 CA e um SA... Quando vou armar o meio de campo tento por um meio campo leve e com bastante combatividade VOl ( Barella), MLG (Modric), MLG( Rodri ou Bellingham), pra fechar a combatividade do meio campo faço o lateral Reece James vir marcar na linha do meio campo, e lá atras o LE vira quase um zagueiro. De SA queria destacar também Thomas Muller meu jogador preferido da posição justamente pela inteligência e mobilidade. De CA uso CR e Morata, clássico ataque alto e matador dos times italianos dos anos 2000.

    • @victoralencar
      @victoralencar 10 місяців тому +1

      Anderson Talisca também faz esse papel muito bem jogando com CR no Al Nassr

  • @kenjimaeda2443
    @kenjimaeda2443 6 місяців тому +2

    Grizeman excelente segundo atacante

  • @philippelmer4811
    @philippelmer4811 10 місяців тому +17

    Que vídeo brabo!!!
    Essa é exatamente minha posição e a frase do Edmundo se encaixa exatamente comigo, meu time jogava na 532 e eu era o segundo atacante e eu joguei muito bem ali, sendo um cara de armação com liberdade para ir para as pontas, voltar no meio para pegar a bola, e entrar na área, mas nosso técnico decidiu mudar para 433 e desde então tenho dificuldades porque eu fui jogado para ponta mas não sinto que sou tão rápido, ganho muito quando eu estou no mano a mano com os dribles mas sempre perco na velocidade pro lateral e eu perco muito do meu fôlego voltando para marcar e quando jogo de centroavante também não jogo bem porque eu sou um cara mais de armação e criação e acabo saindo muito da posição sempre deixando um buraco lá na frente porque eu volto para armar ou vou para as pontas pegar a bola e não dá tempo de chegar lá na frente.
    Eu vivo esse grande perrengue e não sei como solucionar tô pensando em virar um segundo volante ou um 8 nessa 433 porque não estou me encaixando e não posso ficar dependente de sempre jogar com uma dupla de ataque

    • @pautasetaticas
      @pautasetaticas  10 місяців тому +7

      Acho que o melhor pra você é jogar por trás do 9. Tenta conversar com seu técnico pra jogar com dois volantes e vc na frente deles. Por trás do 9. Ao lado dos pontas. Com liberdade pra cair dos dois lados. Ou no máximo como 9 nesse mesmo sistema mas buscando os lados e abrindo espaço pro 10 atacar a área vindo de trás.

    • @seltoncamillo6398
      @seltoncamillo6398 10 місяців тому +3

      Melhor pra vc é jogar de 10 ou de falso9, recuando e dando achadas para os pontas atacarem, tbm tive que fazer essa adaptação e não é fácil, mas quem tem talento uma hora se encontra.
      Procure ver o que o Tiquinho Soares fez durante esse Brasileirão que vc vai conseguir ter uma base.

  • @gabrielleao2881
    @gabrielleao2881 10 місяців тому +3

    Excelente video, me faz pensar muito no atraso que o futebol brasileiro ficou, pois um dos motivos foi ter ignorado essas mudanças que estavam ocorrendo no mundo todo. Não creio que o problema do Gabigol seja esse, mas falta de profissionalismo mesmo.

  • @renanaraujo844
    @renanaraujo844 10 місяців тому +3

    o flamengo do dorival em 2022 usava um 4312 e defendia com 7 justamente como vc falou. as deficiencias no ataque era pelo lado esquerdo, pois gabriel circulava porem caindo mais pela esquerda, arrasca pelo meio, pedro fixo, e tinha um lateral esquerdo q era mais defensivo, everton ribeiro atacava pela direita junto do rodinei q era bem ofensivo, alem de joao gomes thiago maia q faziam a função de combate. esse time se deu muito bem nos mata mata e por ironia do destino, no final da libertadores o lateral esquerdo se machuca, um lateral ofensivo entra no lugar e gera uma expulsão no time adversario, e de uma tabela no lado direito sai um cruzamento onde gabriel finaliza na esquerda

    • @renanaraujo844
      @renanaraujo844 10 місяців тому +2

      gabriel circulava, caindo mais pela direita*

    • @diegodnt5638
      @diegodnt5638 10 місяців тому

      Como assim ?
      O dorival jogo um 4-4-2 igual a do jesus .
      O arraxca ou everton não jogava ao lado dos volantes .

    • @renanaraujo844
      @renanaraujo844 9 місяців тому

      @@diegodnt5638 n, era um 4312, everton jogava como meia

    • @diegodnt5638
      @diegodnt5638 9 місяців тому

      @@renanaraujo844 o arraxca jogava do lado dos volantes ?

    • @renanaraujo844
      @renanaraujo844 9 місяців тому

      @@diegodnt5638 n ué, era o meia atacante atras dos centroavantes

  • @joaolucasmariotto7570
    @joaolucasmariotto7570 10 місяців тому +7

    Dentro do futebol brasileiro atualmente, o jogador q eu vejo mais próximo de um segundo atacante é o De Arrascaeta, tem um poder de ser flecha tão bom quanto de arco.

    • @pautasetaticas
      @pautasetaticas  10 місяців тому +8

      Como eu disse no vídeo, os pontas de lança podem fazer funções de segundo atacante. O Arrascaeta é esse caso. Ele é meia, mas pode jogar ao lado de um 9.

    • @seltoncamillo6398
      @seltoncamillo6398 10 місяців тому +9

      Arrascaeta na verdade é um claro ponta de lança.

    • @magopiendibene
      @magopiendibene 10 місяців тому +1

      @@seltoncamillo6398 Por supuesto, es un clásico 10. Pero no es rápido.

    • @Lucas-qz1xr
      @Lucas-qz1xr 5 місяців тому

      Na Seleção Uruguaia ele atua dessa maneira.

  • @JoaoSilva-
    @JoaoSilva- 10 місяців тому +3

    Se nao me engano o ultimo time que vi jogar com um segundo atacante foi aquele atlético de Madrid vice campeão da Champions, a dupla de ataque era griezmann e Fernando torres

    • @laynefc5769
      @laynefc5769 8 місяців тому

      Griezmann deitou em 2016 jogando como segundo atacante!

  • @icaro3889
    @icaro3889 10 місяців тому +5

    O Bruno Henrique do Flamengo é um classico 2 °atacante

    • @caiqueviegas5049
      @caiqueviegas5049 10 місяців тому +1

      Não é não, ele faz essa função, mas ele é ponta esquerdo NATO

    • @Lucas-qz1xr
      @Lucas-qz1xr 5 місяців тому

      Ele é atacante completo. Joga nos dois lados, pode jogar de segundo atacante e pode jogar de 9.

  • @fellypesanttos7549
    @fellypesanttos7549 10 місяців тому +4

    A parte final do video mostranndo pq o PSG de Messi, Neymar e Mbappé nao funcionou...

    • @pautasetaticas
      @pautasetaticas  10 місяців тому +3

      Foi por isso também, entre outras coisas.

  • @ikpebanosa
    @ikpebanosa 10 місяців тому +6

    O Endrick vem jogando de segundo atacante no Palmeiras atualmente e vem jogando demais ali.

    • @pautasetaticas
      @pautasetaticas  10 місяців тому +3

      Sim sim, falei isso na última análise que fiz do Verdão.

  • @ticianotc
    @ticianotc 2 місяці тому +1

    Da hora o vídeo mano

  • @kassiorene12
    @kassiorene12 10 місяців тому +5

    Só o Atlético de Madrid do Simeone e alguns times italianos que adotam mais ou menos essa função de segundo atacante.

    • @pautasetaticas
      @pautasetaticas  10 місяців тому

      Qual sistema?

    • @kassiorene12
      @kassiorene12 10 місяців тому

      @@pautasetaticas no 3-5-2 da inter e as vezes do 4-4-2 do Atlético. Em relação a posição de Segundo atacante.

    • @pautasetaticas
      @pautasetaticas  10 місяців тому +2

      @@kassiorene12 ah sim. Perguntei pq não ficou claro qual sistema específico rs. Pois é... Tá cada vez mais raros os técnicos abrirem mão de dois jogadores na fase defensiva. O próprio Simeone fala:
      Se vc tem um a menos pra marcar, da pra jogar. Dois a menos é difícil mas ainda dá. Com três a menos é impossível.

    • @kassiorene12
      @kassiorene12 10 місяців тому

      @@pautasetaticas verdade

  • @luny9622
    @luny9622 10 місяців тому +16

    Nao é que tenha desaparecido, existem pouquíssimos jogadores que jogam nesse posição, como o João Felix,Nkunku,Xavi Simone entre outros,Excelente trabalho ❤

    • @lgxzzq11
      @lgxzzq11 10 місяців тому +1

      Rodrygo...

    • @luny9622
      @luny9622 10 місяців тому +1

      @@lgxzzq11 Rodrygo ñ joga como SA

    • @diegodnt5638
      @diegodnt5638 10 місяців тому +2

      Dybala , griezman

    • @camillaoliveira9446
      @camillaoliveira9446 9 місяців тому

      @@diegodnt5638 também

  • @Yohan777-j3p
    @Yohan777-j3p 10 місяців тому +3

    Argentina foi campeão da copa com dois atacantes.

  • @JosepVaillant
    @JosepVaillant 7 місяців тому +1

    Um cara que eu acredito que seja segundo-atacante e seria muito melhor sendo usado na posição, é Gabriel Martinelli. faro de gol muito aguçado, muita velocidade, dribla aparenta ser melhor pelo meio, carrega a bola em alta velocidade.

    • @pautasetaticas
      @pautasetaticas  7 місяців тому

      Concordo. Mas acho que ele se encaixou a ponta perfeitamente.

    • @JosepVaillant
      @JosepVaillant 7 місяців тому

      @@pautasetaticas o problema não é sobre encaixe, é sobre onde ele seria melhor usado
      Ele mais próximo do gol como segundo-atacante como em uma inter de Milão fazendo dupla com Lautaro, marcaria 25-30 gols por temporada
      não teria que haver discussão de que porque ele joga de ponta-esquerda no Arsenal ele não seria eficiente como o tal 9 da seleção
      Por mim, ele seria o "9" da seleção em 2026 fazendo um trio junto de Vini e Rodrygo.

  • @matheuspinelli5615
    @matheuspinelli5615 10 місяців тому +1

    Opa nem tanto. Olha o endrick no palmeiras. A posição de 2 atacante ainda vive

    • @pautasetaticas
      @pautasetaticas  10 місяців тому

      Sim. E tem análise no canal sobre isso.

  • @3feder
    @3feder 4 місяці тому +1

    Eu vejo o Luciano, atuando hj como segundo atacante, apesar dele querer insistir em fazer funções de meia, quando ele joga como segundo melhora o rendimento dele e o do Calleri

  • @diogogomes5741
    @diogogomes5741 10 місяців тому +2

    Um exemplo bem claro que o segundo atacante sumiu, foi a do Luan no Grêmio. Ele foi o melhor jogador da América em 2017, mas não teve oportunidades na seleção do Tite, pq ele não se encaixava no esquema tático!!!

    • @pautasetaticas
      @pautasetaticas  10 місяців тому +1

      Sim. Naquela época, o Tite usava o 4-1-4-1. Não tinha espaço pro meia-atacante por trás do 9 que o Luan era no 4-2-3-1 gremista.

  • @crimson0006
    @crimson0006 8 місяців тому +1

    Aí adm, vc acha que com o mestre Dodô na seleção agora, nós podemos ganhar a copa? Já que ele conseguiu adaptar o Gabi como SA no Flamengo. Pergunta sincera

    • @pautasetaticas
      @pautasetaticas  8 місяців тому

      Mestre Dodô kkkkkk cara, ganhar a Copa é muito difícil. Você pode fazer os 4 anos perfeitos e errar em um lance no mata mata, perder o jogo e ser eliminado. A gente sempre pode apontar os favoritos e o Brasil fatalmente estará entre eles de novo na próxima Copa. E se é um dos favoritos tem chance de ganhar. Eu ainda acho que temos problemas pra resolver em relação a montagem do time e tô curioso pra ver o trabalho dele. Vamos torcer.

  • @carolinalazaro6761
    @carolinalazaro6761 16 днів тому +1

    Valeu!

  • @BrunoElias31
    @BrunoElias31 10 місяців тому +3

    faz um vídeo sobre a formação 4-2-4

    • @pautasetaticas
      @pautasetaticas  10 місяців тому +2

      Já tá até pronto rs. Semana que vem tá no ar!

  • @gabriel-ij7dx
    @gabriel-ij7dx 10 місяців тому +2

    Isso sim é um canal interessante, obg UA-cam 🙏

    • @pautasetaticas
      @pautasetaticas  10 місяців тому +1

      Bem-vindo, Gabriel! Te convido a conferir mais vídeos do canal e indicar prós seus amigos. Forte abraço!

  • @Gabriel-ml4nc
    @Gabriel-ml4nc 10 місяців тому +1

    Futebol hoje em dia se resume em: "Como vou abrir um espaço na defesa para os jogadores passarem e marcar o gol?"

    • @douglasalves9967
      @douglasalves9967 10 місяців тому

      e no que deveria se resumir se não a isso?

  • @lecheval1000
    @lecheval1000 10 місяців тому +1

    O termo mordeno me incomodando um pouco não pelo saudosismo mas por conta do emprego da palavra mesmo não concordo quando utilizado falar que esquemas X ou y é ultrapassado ou moderno necessidades modernas isso definitivamente não existe

    • @pautasetaticas
      @pautasetaticas  10 місяців тому

      Eu não uso o termo "ultrapassado" nunca.
      Eu uso moderno pra definir as demandas que o futebol de hoje possuem.
      Muita gente usa o termo "futebol europeu" quando na verdade deveriam dizer "futebol moderno". Por exemplo quando dizem que o futebol brasileiro está copiando o europeu.
      Não. O futebol brasileiro está se modernizando. As demandas que não tínhamos antes quando jogávamos no 4-2-2-2, 4-3-1-2 e outros sistemas que usávamos muito aqui nos anos 90 e 2000 com menos intercâmbio, menos enfrentamentos com eles, mais espaço de campo pra correr, menos compactação, mais craques sendo seguros no futebol brasileiro, menos funções pra cada posição... Tudo isso mudou e a gente está se adaptando a como se joga o futebol em 2023. Não como se joga "na Europa" porque o mundo inteiro joga com novas demandas.
      Quando atuávamos nesses sistemas que o brasileiro sente falta, o europeu basicamente jogava no 4-4-2 com duas linhas ou em sistemas com 3 zagueiros.
      Cada escola tática era muito bem definida e hoje em dia não temos mais isso. O futebol está globalizado. Todo mundo joga com quaisquer plataformas, jogadores fazem múltiplas funções e não há mais aquele choque de escolas onde cada um joga de um jeito próprio e não sai dele. O futebol não se joga mais assim. Por isso os melhores técnicos são aqueles que sabem jogar de formas diferentes e pensam fora da caixa.
      O que me incomoda é quando a gente acha que o que deu certo nos anos 80 e 90 daria certo hoje quando paramos de jogar assim tardiamente justamente pq parou de dar certo. Não foi pra "copiar europeu". Foi pra se adaptar ao futebol que se joga hoje. E que amanhã será diferente. O jogo vai continuar andando pra frente. Quer a gente queira ou não.

  • @reaveism
    @reaveism 10 місяців тому

    pato não é exemplo de nada 😄😄😄

  • @user-xq3zj1pf1g
    @user-xq3zj1pf1g 7 місяців тому +1

    O único que eu vejo jogar em alto nível na função é o Griezmann. Sem à bola ele vira um volante, com a bola, tem liberdade pra circular.
    Outro cara que joga nessa função mas que perdeu espaço foi o Muller
    De fato as exigências do jogo mudaram de tal forma que tanto os 2a quanto os camisas 10 foram extintos do futebol moderno.
    O jogo hoje é mais pegado, mais físico. A maioria dos times jogam com um tripé no meio campo e com 2 pontas abertos. Até o camisa 9 hoje tem mais funções defensivas e tem que se movimentar mais pra abrir espaço pra infiltrações, tem que saber esvaziar o espaço.
    Se for falar dos jogadores de frente. Salah é pd. Vjr é ponta esquerda, mas vem jogando mais como um atacante pela esquerda do que como um ponta nessa temporada. Rodrygo joga pela direita..e por aí vai
    O 2a não tem como característica ser participativo na marcação. Griezmann e Muller ( o último no auge) são exceções que confirmam a regra. O próprio Barcelona sofreu com isso quando encaixou Messi jogando centralizado, além disso tudo o time do Barcelona na época era pouco físico e muito técnico, o que fez com que o jogo todo fosse repensado com a saída dele mais o declínio de Busquets e Iniesta.
    O futebol mudou

    • @pautasetaticas
      @pautasetaticas  7 місяців тому

      Excelente acréscimo ao conteúdo mano. Realmente, até o Luís Castro falou sobre isso analisando a última Copa do Mundo: hoje em dia a maioria das equipes joga com um 5 e dois 8 no meio. O Messi foi praticamente o único 10 da Copa (O Griezmann também). Talvez haja realmente a ditadura dos três atacantes que tenham matado os segundos atacantes. Mas o 4-2-3-1 faz com que os 10 e os segundos atacantes tenham se tornado um só (Messi, Griezmann, Müller, Neymar, Dybala, João Félix, Bruno Fernandes, Reus...) São alguns exemplos de jogadores que acumulam essas funções. Jogam atrás do 9, na frente dos volantes. Entre os pontas... Acho que o 4-2-3-1 já foi mais forte entre a segunda metade dos anos 2000 e o fim dos anos 2010. Agora sistemas como 4-1-4-1 e as plataformas de 3 zagueiros que voltaram a ter força estão sendo mais vistas. Principalmente para que as equipes se defendam com 9 jogadores atrás da linha da bola. Há exceções como a Inter que joga com Lautaro e Thuram no ataque (antes Lautaro e Dzeko e Lautaro e Lukaku). Lautaro é um autêntico segundo atacante a moda antiga. Mas realmente eles perderam muito espaço.

    • @user-xq3zj1pf1g
      @user-xq3zj1pf1g 7 місяців тому +1

      @@pautasetaticas Exatamente isso. A Inter joga com 2 atacantes, mas se defende com a primeira linha de 5, sendo 3 zagueiros. Em caso de um passe em profundidade de um dos volantes, as costas ficam bem cobertas, já que na prática quem fecha essa saída é 1 dos atacantes que tem que recuar.
      Em uma linha de 5 e outra com 4, faz com que o time portador da bola procure circular o jogo mais por fora pra ganhar espaço por dentro, por isso a importância de alas que saibam bem fechar as costas enquanto o time portador da bola precisa gerar amplitude.

  • @ViniciusMartins935
    @ViniciusMartins935 10 місяців тому

    Eu vejo todos os jogadores como responsáveis por algum papel defensivo, sem ninguém ser poupado, pra mim todos os esquemas com linha defensiva de quatro podem defender no 4-4-2 e todos os esquemas com linha defensiva de 3 podem defender no 5-4-1. Mesmo que o segundo atacante fique ao lado do centroavante no momento defensivo, eles teriam obrigações de correr e se movimentar pra fechar linhas de passe. E no caso do 5-4-1, é só o segundo atacante ou ponta de lança recuar para a linha de 4 e quem estiver no setor abre para os lados

    • @pautasetaticas
      @pautasetaticas  10 місяців тому +2

      Qualquer sistema pode variar para qualquer sistema. Mas uns tem mais naturalidade para variar para outros pq os jogadores tem características para fazer as funções. Normalmente um segundo atacante não tem por natureza jogar numa linha de 4. Voltar marcando lateral... Como o Edmundo disse.

  • @daniloberto1500
    @daniloberto1500 10 місяців тому

    O exemplo do Vagner Love não foi muito boa ao meu ver

    • @pautasetaticas
      @pautasetaticas  10 місяців тому

      Pensa no Império do Amor. Quem era o centroavante e quem era o segundo atacante.

  • @ViniciusMartins935
    @ViniciusMartins935 10 місяців тому +1

    Eu brinco que algumas escolas européias adaptaram o futebol para jogadores físicos e sem talento, e assim se tem meias box-to-box corredores ao invés de camisas 10 e 8 clássicos e isso está matando o camisa 10 no velho continente

    • @pautasetaticas
      @pautasetaticas  10 місяців тому +1

      Os box-to-box são muito mais antigos na Europa do que os camisas 10. Inclusive ter meio-campistas que conseguem defender e atacar e que tem grande fôlego desde os anos 60 prepararam muito mais os meio-campistas europeus para a modernidade dos sistemas atuais onde não se divide mais o meio-campo em volantes e meias. Jogadores como Modric é um volante ou um meia? Será que ele não tem qualidade mesmo sem ser um 10 clássico? Qual é a definição que damos pra ele? 10 moderno? Box-to-box? Camisa 8? Ele é um meio-campista completo e totalmente adaptável em vários contextos táticos e posições. Até por isso é tão longevo. Nós com nossos 10 clássicos cheios de qualidade técnica sofremos pra adaptar as funções modernas que exigem que os meio-campistas também tenham funções defensivas. Qualidade não é só o que se faz com bola. E tivemos muitos box-to-box craques: Gerrard, Lampard, Vieira, Scholes...

    • @ViniciusMartins935
      @ViniciusMartins935 10 місяців тому

      @@pautasetaticas Mas Modrić é um meia técnico e armador, eu chamo de meia central, um camisa 8. Modrić é um controlador de jogo, a faz a bola correr mais que ele em si, meu comentário foi mais no sentido de meias centrais mais físicos e corredores, como o meio de campo do Liverpool, Bellingham e etc. Eu duvido as posições de meio de campo entre volante, meia central e meia ofensivo, as funções são várias

    • @pautasetaticas
      @pautasetaticas  10 місяців тому +1

      @@ViniciusMartins935 Modric hoje joga muito mais perto do gol como um 10 do que como um 8. Mas ele é tão bom que pode fazer todas essas funções. Definir é limitar. É muito mais importante o que o jogador é capaz de fazer do que o rótulo que ele tem (posição).
      Bellingham a mesma coisa. Hoje está jogando como 10. Pode ser box-to-box. Pode jogar ao lado de um volante na frente da zaga...
      Dizer que meio-campistas físicos existem porque não tem técnica é um erro. Eu entendi o que vc quis dizer mas cuidado pra não parecer que box-to-box é sinônimo de não ter técnica e que só os 10 clássicos sulamericanos são dotados de boa técnica.
      Eu sempre digo que vivemos a Era dos jogadores multifuncionais e não dos especialistas de função. Analiso os jogadores individualmente e de acordo com suas características vejo em que posições eles podem se encaixar. É muito melhor do que colocá-los em potinhos com definições que os limitem.

    • @pautasetaticas
      @pautasetaticas  10 місяців тому +2

      @@ViniciusMartins935 o que vc chama de "meia central" eu chamo de "meia armador" o que muita gente erradamente define como o 10. O 10 é o "meia-atacante". Mas como eu disse. Antes de dizer que um jogador é uma dessas coisas eu vejo se as características deles podem fazer com que eles joguem em mais de um papel. Modric pode ser meia-armador, meia-atacante, box-to-box...

  • @silasnascimento6630
    @silasnascimento6630 9 місяців тому +1

    Eu sou um ponta de lança, jogo muito bem nessa posição

  • @diogof.a5401
    @diogof.a5401 10 місяців тому +1

    Outra dúvida que tenho, pode e é viável jogar com dois segundos atacantes?

    • @pautasetaticas
      @pautasetaticas  10 місяців тому +1

      Se vc tiver 8 jogadores que defendam bem pra esses caras jogarem livres... Sim

    • @diogof.a5401
      @diogof.a5401 10 місяців тому +2

      ​@@pautasetaticas👍

  • @mapereiracrf
    @mapereiracrf 10 місяців тому

    Os atacantes pode voltar na marcação, como um 4141 fechando o meio

  • @rodrigobueno3266
    @rodrigobueno3266 10 місяців тому +1

    Joao Felix a maior vitima disso. Lento pra ser ponta, sem fisico pra ser 9.

    • @pautasetaticas
      @pautasetaticas  10 місяців тому +1

      Ele e muitos outros

    • @LucasSilva0208
      @LucasSilva0208 9 місяців тому

      No caso do João Felix é que ele é ruim mesmo, Griezmann hoje faz a mesma função no Atleti e a diferença é absurda

  • @camillaoliveira9446
    @camillaoliveira9446 9 місяців тому

    Excelente analíse.Meus falso 9 favoritos são o Raúl e o Dennis Bergkamp,"o homem de gelo" poís finalizava com frieza.

  • @diogof.a5401
    @diogof.a5401 10 місяців тому +1

    Duvida, Cristiano Ronaldo pode jogar de Segundo Atacante? Não seria melhor pra ele do que de CA?

    • @pautasetaticas
      @pautasetaticas  10 місяців тому +1

      Não só pode como deve

    • @diogof.a5401
      @diogof.a5401 10 місяців тому

      Vlw

    • @diogof.a5401
      @diogof.a5401 10 місяців тому

      ​​​​@@pautasetaticasVocê acha que ele ainda renderia de PE como ele fazia no real, ou acha que com a idade que ele tem isso não seria mais possível? Pois ele ainda tem velocidade, mas não tanto quanto o Rafael Leão. De CA não gosto, pois ele atua muito em cima da linha defensiva adversária, deixando constante em impedimento, na verdade muitas vezes kkk, pois um dos pontos mais fracos dele é a consciência de impedido, e não vejo ele de Falso 9 como o Messi fazia, pois aí ele fica muito longe do gol adversário. Ou será que na seleção seria interessante o Bernardo atuando de Falso 9 e Cristiano na PD, pois ele chuta muito bem com as duas pernas, e aí deixa Rafael na PE, e tira o Félix, o que tu acha?

    • @pautasetaticas
      @pautasetaticas  10 місяців тому +1

      @@diogof.a5401 Na seleção ele tem funcionado as vezes até na direita né. Eu não acho que ele ainda funcione como ponta como funcionava antes. Quanto Mais perto do gol ele estiver melhor. Eu prefiro de segundo atacante mas na seleção como 9 ele funciona melhor pelo time que tem por trás. Bernardo na direita, Bruno Fernandes de 10 e Leão na esquerda

    • @diogof.a5401
      @diogof.a5401 10 місяців тому +2

      ​​@@pautasetaticasobrigado por responder

  • @AlexSilva-nu5jq
    @AlexSilva-nu5jq 10 місяців тому

    Meu Amigo. Volte pro Grupo Painel Tático... Precisamos conversar....

  • @ian-cruz
    @ian-cruz 10 місяців тому

    Eu tenho uma dúvida que pode estar fora do contexto do vídeo e pode soar até meio idiota kkkkk, mas ok: para que serve essas formações de 4-3-3, 4-5-1, 4-4-2, 3-5-2, e por aí vai, se durante a partida essas formações não são usadas? Por exemplo, o time inicia a partida numa formação 4-3-3, mas defende no 4-1-4-1 e ataca no 3-2-5; percebe-se que a formação 4-3-3 nem é utilizada na partida. O que vale é a função do jogador e não a posição?
    Eu entendo que, durante a partida, as duas equipes vão buscar a todo custo quebrar a tática adversária e isso acaba influenciando nessas mudanças; mas seria somente isso?

    • @pautasetaticas
      @pautasetaticas  10 місяців тому +1

      A gente tem que parar de ficar preso a números. Esquemas táticos são apenas números. Os números que indicam o ponto de partida e o quantitativo de jogadores em cada setor. Outra coisa: não é sempre que vamos ver um desenho tático bem definido na fase ofensiva. As movimentações são tantas que nem sempre eles vão configurar outro sistema.

    • @ian-cruz
      @ian-cruz 10 місяців тому +1

      @@pautasetaticas Saquei. Tmj !!

  • @tiagolira8742
    @tiagolira8742 10 місяців тому

    Graças ao 4-3-3. Eu sou totalmente contra a esse esquema. Fora que pra nós brasileiros, foi nocivo no sentido de jogar qualquer jogador habilidoso que aparece, pra jogar de ponta. Exemplos não faltam: Rodrygo, Vini Jr, Martinelli, Endrick, Sávio...

    • @pautasetaticas
      @pautasetaticas  10 місяців тому +1

      Acho que desses todos só o Vini e o Martinelli são de fato melhores na ponta. O Vini ainda procura a ponta mesmo jogando em dupla de ataque nesse novo 4-3-1-2 do Ancelotti. O Rodrygo prefere jogar por trás do 9. Savio sempre foi segundo atacante e Endrick tem jogado de segundo atacante no Palmeiras (acho que ele jogando em trio vai ser 9)

    • @tiagolira8742
      @tiagolira8742 10 місяців тому

      @@pautasetaticas Pra mim, Endrick deveria ser ponta de lança. No Palmeiras tem muita velocidade e sabe explorar espaços, atacando mais centralizado. Penso que valeria o teste com Vinícius e Martinelli, pra serem meia-atacante.

    • @LucasSilva0208
      @LucasSilva0208 9 місяців тому

      E qual o problema? A exemplo do própio Vini, sempre jogou de ponta, gosta de jogar lá e não se sai bem fora dela

  • @ViniciusMartins935
    @ViniciusMartins935 10 місяців тому

    Meia ofensivo, segundo atacantes, pontas construtores ou falsos 9 são os camisas 10 do futebol. A mim me parece que os segundos atacantes partem de um posicionamento mais avançado, enquanto o meia ofensivo vem de trás e o ponta construtor do lado para dentro, o falso 9 sendo um centroavante na teoria mas na prática um dos tipos citados.
    Agora me fiquei curioso pq segundos atacantes como Edmundo, Berkamp, Bebeto, Raul, Vagner Love, Tevez, Pato ou Rooney não são capazes de fazer a posição de meia ofensivo mas os meia ofensivos podem fazer a posição de segundos atacantes

    • @pautasetaticas
      @pautasetaticas  10 місяців тому +2

      O Rooney é a exceção. No fim da carreira ele jogou como esse 10 moderno tal qual Griezmann ou Müller fazem hoje. É só você avaliar como esses caras jogam o que eles tem em comum. Atacantes de velocidade mas que tem dificuldades de jogar aberto. Que não tem tanta qualidade de jogar vindo de trás, centralizados, recebendo a bola dos volantes, com mais característica de armar o jogo... Esses são os segundos atacantes. Uma função que exige bem menos taticamente. Uma função onde os atacantes tem total liberdade de movimentação pelos lados e jogam próximos do gol. É por isso que essa posição é tão difícil de encaixar hoje. Ela é muito livre. Muito preservada. E hoje em dia cada posição tem uma função tática e um papel defensivo complexo. Vc até pode dar liberdade ao meia atacante pra jogar como segundo atacante. Mas se o cara não tem qualidade de um 10 clássico ele não pode jogar por trás da linha dos atacantes.

    • @ViniciusMartins935
      @ViniciusMartins935 10 місяців тому +1

      @@pautasetaticas Entendi, em geral segundos atacantes tem pouco poder de adaptabilidade e para ser um meia atacante se exige mais qualidade e funções. Dybala é um jogador que ao meu ver sofre muito com essa questão ao longo da carreira

  • @bobbykeys1664
    @bobbykeys1664 10 місяців тому

    Falso nove é sinonimo de Segundo atacante?
    Tece um tempo , que o Barcelona abdicou de usar um centroavante para utlizar apenas falso nove, Messi , inclusive,
    Nessa época especulava-se que a função de Centroavante é que era um desperdicio para o futebol moderno mais dinâmico
    Me parece também que a seleção brasileira desde o tempo do Felipão não tem usado um centroavante clássico....

    • @pautasetaticas
      @pautasetaticas  10 місяців тому +1

      Não. Falso 9 é uma função. Quando um centroavante parte de sua posição e recua pra fazer outra. Isso é um falso 9. O Messi era em tese o centroavante do Barcelona. Na prática ele era um quarto homem de meio de campo. Fazia a função de um 10 partindo da posição de um 9. Isso é um falso 9.
      Segundo atacante é o que joga ao lado do 9 numa dupla de ataque.
      Não temos muitos centroavantes clássicos nível de Seleção Brasileira hoje. Aquele 9 pivô que joga de costas. Hoje no futebol brasileiro eu penso em Pedro do Flamengo (que jogou a última Copa) como o único 9 clássico que temos. Os outros são gringos como Cano do Fluminense e Vegetti do Vasco. Tiquinho do Botafogo também é um centroavante mas pode fazer a função de falso 9. Ele sai muito da área pra armar o jogo. Mas é um 9 clássico.
      A seleção tem jogado com aqueles 9 que jogam melhor de frente pro gol do que de costas. E a maioria deles seriam bons segundos atacantes: Richarlison, Gabriel Jesus, Vitor Roque, Endrick, Marcos Leonardo...

    • @bobbykeys1664
      @bobbykeys1664 10 місяців тому +1

      @@pautasetaticasValeu , obrigado pelas explicações, PSegundo atacante era por exemplo , o Bebeto (segundo Atacante ) com o Romário Centrovante , certo?

    • @pautasetaticas
      @pautasetaticas  10 місяців тому +1

      @@bobbykeys1664 isso aí

  • @rafael-flu5602
    @rafael-flu5602 10 місяців тому

    Fluminense de Diniz as vezes com Cano e JK reversam entre o papel de segundo e centroavante, porém os dois retornam revesando a recoposição com o Ganso, ficando geralmente apenas um na sobra quando está em linha baixa, fazendo um 5 - 4 - 1.

    • @victoralencar
      @victoralencar 10 місяців тому

      Cano sim, mas JK é individualista, ele quase nunca busca o passe de infiltração, ele é mais ponta

    • @victoralencar
      @victoralencar 10 місяців тому +1

      Fora que Ambos defensivamente não fecham os espaços muito bem, JK é sempre alvoroçado na marcação

  • @giovaneviniciusjungles5387
    @giovaneviniciusjungles5387 9 місяців тому

    O Messi por características, não é um segundo atacante ?
    Faz muito gol, tem visão de jogo, ajuda na armação…mas você não consegue chamar ele de ponta, de meia e muito menos de centroavante

    • @pautasetaticas
      @pautasetaticas  9 місяців тому +1

      Sim, inclusive foi assim que ele jogou a última Copa. Mas ele já fez todas essas funções.

  • @MatheusOliveira-sp8dm
    @MatheusOliveira-sp8dm 10 місяців тому +1

    Messi jogou como segundo atacante na copa de 22, principalmente nos jogos em que o Dí Maria também jogou.

    • @El_blue_azul24
      @El_blue_azul24 10 місяців тому

      Minha memória é tão ruim que da argentina na copa de 2022 só lembro do gol da arábia, do gol do messi na frança em tempo corrido, do gol do dí maria e dos dribles do messi na austrália, e olha que eu vi todos os jogos ao vivo da argentina

    • @pautasetaticas
      @pautasetaticas  10 місяців тому +1

      Jogou exatamente na função "dupla" que vemos hoje. O segundo atacante do lado do 9 sem a bola e o ponta-de-lança por trás do 9 com a posse. A função ideal pra ele.

    • @MatheusOliveira-sp8dm
      @MatheusOliveira-sp8dm 10 місяців тому

      @@El_blue_azul24
      Tem o gol do mexico, os dribles contra a polonia, dribles contra a croacia, duas assistências magicas no mata-mata...

    • @El_blue_azul24
      @El_blue_azul24 10 місяців тому

      @@MatheusOliveira-sp8dm N lembro disso, eu assistir os jogos mas só tenho flash-backs disso

    • @El_blue_azul24
      @El_blue_azul24 10 місяців тому

      @@MatheusOliveira-sp8dm n lembro o que fiz durante o jogo, o que eu comi...

  • @filipeaugusto499
    @filipeaugusto499 10 місяців тому

    Manja muito. Parabéns.

  • @edmarioferreira6755
    @edmarioferreira6755 10 місяців тому +1

    Excelente conteúdo!!!

  • @thiagoandremicossi
    @thiagoandremicossi 10 місяців тому

    Por que no 4-2-3-1 o segundo atacante vira meia atacante

  • @wilsonvieira3918
    @wilsonvieira3918 10 місяців тому +1

    Endrick e um segundo atacante

    • @pautasetaticas
      @pautasetaticas  10 місяців тому

      Sim, ele é

    • @joelfreitasdossantos7714
      @joelfreitasdossantos7714 10 місяців тому +1

      ​@@pautasetaticasEle vai virar um 9 tipo o Aguero, acho muito difícil ele virar um ponta.

    • @pautasetaticas
      @pautasetaticas  10 місяців тому +1

      @@joelfreitasdossantos7714 também acho. Inclusive o Aguero era um segundo atacante. Jogava ao lado do Dzeko no início dele no City. Próprio Suarez quando atuava ao lado do Cavani fazia também o mesmo papel. Mas esses jogadores são muito mais da característica do Owen, do Henry, do Romário... Atacantes de arrasto, de arranque, de drible curto. E que se servem muito mais do que servem a outros.

  • @thiagoandremicossi
    @thiagoandremicossi 10 місяців тому

    Outra coisa o futebol de hoje em dia exige que todos marquem

  • @danielrodrigues8213
    @danielrodrigues8213 10 місяців тому

    E se usássemos um segundo atacante sem a presença de um centroavante? Um jogador de característica de segundo atacante, mas atuando em solo tendo liberdade para fazer o que for. Ele poderia atuar ao lado de pontas, ou não. Por conta de sua mobilidade alguém poderia infiltrar em seu espaço deixado, e o jogador daria o passe, ou não.

    • @pautasetaticas
      @pautasetaticas  10 місяців тому +2

      Ele ficaria perdido igual o Richarlison quando joga de 9

    • @douglasalves9967
      @douglasalves9967 10 місяців тому

      era isso que tínhamos que fazer com Firmino em 18 e Neymar em 22. Firmino recuando e criando espaço pra Neymar, Coutinho e Douglas Costa/William e Neymar recuando e criando espaço pra Vinícius, Rodrygo e Paquetá

    • @victoralencar
      @victoralencar 10 місяців тому

      ​@@douglasalves9967ia acontecer o mesmo que Diniz agora, o time ia ser puxado para as pontas, o meio vazio e íamos depender de jogadas individuais, por exemplo o gol contra a Croácia nasceu de um articulação meio Campo ataque e infiltração, não afunilando pelas pontos, o homem entre linhas é importantíssimo

  • @jottave.8
    @jottave.8 10 місяців тому

    Qual o nome da trilha sonora que vc usa?

    • @pautasetaticas
      @pautasetaticas  10 місяців тому +1

      Orochi - Juízo Final (Instrumental)

  • @joaquimsantos6288
    @joaquimsantos6288 10 місяців тому

    Uma pergunta que eu quero que todos aqui possam debater.
    Por que o Uruguai com menos de 4 milhões de habitantes formam tantos jogadores. Sei que o Brasil ainda é o maior exportador de jogadores no Mundo mas é interessante notar como um país minúsculo forma tantos jogadores bons , seleções competitivas que não passam vergonha em nenhum campeonato que disputa.
    Eu acho que nossos responsáveis pelo futebol deveriam ir lá no Uruguai e aprender um pouco com eles. Sei que alguns saudosistas vão falar que não temos que aprender com ninguém a formar jogadores , mas na minha visão devemos ter sim um intercâmbio com eles e até com os argentinos. Pois além de os uruguaios formarem bem formam também homens com mais atitudes do que o Brasil, está faltando mais homens nas seleções do Brasil , quando eu digo homens eu digo homens como De Paul, Felipe Mello , Lúcio zagueiro , Dunga , Otamendi , Gustavo Gomes e etc. Sei que vão falar de problema cultural, mas acho que pode sim o futebol com seus profissionais formarem mais homens e menos NUTELLAS.
    Mas o foco nesse comentário e o que eu quero que debatam é sobre um país pequeno que forma muito bem jogadores de futebol proporcionalmente melhor que o Brasil.

    • @pautasetaticas
      @pautasetaticas  10 місяців тому

      O Uruguai é realmente um fenômeno. Mas lá não é só talento né. A gente fala dos caras que normalmente saem de lá e vão pra Europa mas é só olhar o nível dos clubes de lá hoje como é baixo em comparação a outras épocas. A gente ressalta as exceções que embora sejam exceções são muitas proporcionalmente falando. Mas o fato de ser um país que respira futebol desde as primeiras décadas, que estimula as crianças a praticar, que desenvolve o talento desde cedo... A chance é maior do que um país que tem grande população e não incentiva a prática do esporte.

    • @mocoquense2008
      @mocoquense2008 10 місяців тому

      Ué!
      A Índia tem 1,5 bilhões de habitantes e um time inferior mesmo. Mas e daí?
      Outro ponto, os jogadores todos são homens porque senão seria futebol feminino.
      "Ah, mas os nossos jogadores não dão porrada "
      Olha, não lembro de nenhuma seleção brasileira vitoriosa que desse porrada .
      Por outro lado, o Uruguai, mesmo com os jogadores que você chama de machões não ganhou mais nada, desde a decada de 90.
      Então, talvez esses machões não sejam a solução pra gente.

    • @douglasalves9967
      @douglasalves9967 10 місяців тому

      ​@@mocoquense2008é não acho que falta porrada, óbvio que não kkkkkk mas falta liderança. Casemiro foi o único das últimas 3 copas a ter liderança e mesmo assim não foi lá aquelas coisas. Eu odeio o De Paul, mas o jeito que ele joga é como se todos os argentinos estivessem dentro dele lutando pela jogada e pelo jogo

    • @mongou120
      @mongou120 Місяць тому

      @joaquimsantos6288 Uma visão muito saudosista irmão e olha o futebol uruguaio como as mil maravilhas sendo que não ganham copa do mundo desde 1950, a copa américa desde 2011. Fora os clubes que não ganham nada desde 1989, e quando jogam muitas vezes se envolvem em pancaria por não saberem perder, isso é exemplo de homem de atitude pra você? É mil vezes melhor um Nutella que age pela razão do que um raiz que vai com agressividade assim prejudicando o time...

    • @mongou120
      @mongou120 Місяць тому

      @douglasalves9967 é mais a cultura do fut argentino, técnico e as vezes agressivo também... o cara não precisa ser agressivo pra transmitir liderança, afinal um lider sabe liderar sem precisar apelar pra baixaria...

  • @MD-gc3gp
    @MD-gc3gp 10 місяців тому

    Creio ser importante passar a ver a montagem de um time a partir de limitacoes de jogadores potencializar o que tem de bom..., Por exemplo não temos mais um centroavante matador ou ou um fora de serie como Ronaldo, Romário...Vamos achar alternativas para jogar sem centroavante. Os nossos pontas colaboram pouco na marcação, vamos diminuir o numero deles no time titular...

    • @frankmurphy3579
      @frankmurphy3579 10 місяців тому +2

      Para a seleção.. na minha avaliação temos laterais de baixo nível e CA apenas razoáveis
      Queria ver um esquema com 3 defensores
      Colocando Rafhinha como ala D por ex ele já fez função parecida no barca

    • @pautasetaticas
      @pautasetaticas  10 місяців тому +3

      Eu pretendo fazer um vídeo sobre como seria a minha seleção brasileira hoje.

    • @MD-gc3gp
      @MD-gc3gp 10 місяців тому +1

      Pela ausência de CA penso que o melhor seria melhor montar uma fase ofensiva com 4 jogadores atacando a última linha, dois nas extremidades para abrir a defesa (não necessariamente pontas) e dois jogadores no espaço entre os zagueiros e laterais adversários, sem uma "referência " fixa dentro da área

    • @victoralencar
      @victoralencar 10 місяців тому +1

      ​@@frankmurphy3579Raphinha como ala só se mudasse a visão de jogo dele, só ver como ele joga no Barça, ou é inversão ou partir pra cima do último homem, falta visão de jogo pra ele

  • @marcinhoam7
    @marcinhoam7 10 місяців тому +1

    O declínio técnico do futebol brasileiro começou no momento, quando começou a sacrificar aquilo que tinha de melhor, o talento, para se tornar um futebol mais tático. Resultado: mais de 20 anos sem ganhar uma Copa do Mundo mas os nossos atacantes cumprem bem o seu "papel tático, isso que importa!"

    • @biel7406
      @biel7406 10 місяців тому +1

      Mas o problema não é o jogo ser mais tático.
      Isso, inclusive é uma evolução

    • @pautasetaticas
      @pautasetaticas  10 місяців тому +5

      A gente abriu mão disso porque no futebol moderno esse estilo de jogo não funciona mais. E a gente insistiu nisso por muito tempo. Falando só de Copas do Mundo, a gente jogou do nosso "jeito brasileiro" até 2010. O mundo inteiro já tinha sacado que não dava mais pra jogar assim a pelo menos uma década. A gente começou a jogar de uma forma moderna (que muitos tem confundido e chamado de forma europeia) atrasados. Estamos tentando recuperar o tempo que perdemos. Entre 2003 e 2010 foram duas Copas jogando do jeito que a gente tanto pede de volta. 2014 ciclo interrompido, geração anterior desperdiçada e deu no que deu. Era pra ter sido a última Copa de nomes como Ronaldinho, Kaká, Robinho e Adriano mas nenhum deles priorizou a própria carreira pra chegar em condições lá. Fomos pra Copa com Neymar protagonista aos 22 anos. Hulk, Oscar e Fred titulares. Curiosamente nas duas últimas Copas chegamos em condições de ganhar. Perdemos. E colocam a culpa na nossa "perda de identidade". A gente está tentando corrigir o problema que já foi solução e atrasadamente não resolve mais nada. Mas tratam esse começo de solução como o problema em si porque somos incapazes de entender que o futebol mudou e não temos mais os jogadores do passado. Toda mudança tem uma razão de ser. Não abrimos mão de um estilo que "deu certo" em três mundiais (porque chegamos em três finais seguidas) porque a gente quis copiar os outros. Abrimos mão de um estilo que parou de dar certo pq enquanto estavamos sentados nesse discurso os outros se mexeram e criaram antídotos. Formas de jogar superiores, coletivamente mais fortes e com jogadores multifuncionais, não mais especialistas de funções.

    • @diegodnt5638
      @diegodnt5638 10 місяців тому

      ​@@pautasetaticasbrasil nunca perdeu uma copa por jogar com 2 atacantes .

    • @pautasetaticas
      @pautasetaticas  10 місяців тому

      @@diegodnt5638 óbvio que não. Não sejamos maldosos nem pouco inteligentes.

  • @mrlucifer666
    @mrlucifer666 10 місяців тому +2

    Desapareceram os primeiros atacantes também 😂😂😂😂😂😂😂😂😂 desapareceu a vontade de jogar, a inteligência pra passe, a troca de passe rápido, a objetividade em campo... Desapareceu o futebol do futebol mundial, só não vê quem não assiste os jogos e só vê melhores momentos

    • @diegodnt5638
      @diegodnt5638 10 місяців тому

      Nunca vou esquecer o jogo da copa de 22
      Uruguai e coreia do sul .
      O jogo feio do krai

    • @giovaneviniciusjungles5387
      @giovaneviniciusjungles5387 9 місяців тому +1

      Que saudosismo barato isso aí
      Viva assistindo VT então
      Quem fala uma porra dessas não acompanha uma premier league, Champions…
      Futebol hoje tem muito menos erros com um tempo reduzido e velocidade de jogo maior

  • @fernandoabcde487
    @fernandoabcde487 10 місяців тому

    Amigo, confundiu ponta de lança com meia armador. Ponta de lança, como o nome diz, é a ponta da lança, o homem mais à frente, o nosso famoso centroavante, porém com mais mobilidade, como o Ronaldo Fenômeno.

    • @pautasetaticas
      @pautasetaticas  10 місяців тому

      Não irmão. São coisas diferentes. Em Portugal realmente o centroavante é chamado de ponta-de-lança. O ponta-de-lança é o meia atacante. Meia armador é o camisa 8. Recentemente teve uma conversa entre Zidane e Messi promovida pela Adidas e eles falam sobre isso. O camisa 10 brasileiro é um artilheiro. O camisa 10 argentino é um armador. O famoso "enganche". Mas na nossa nomenclatura, o meia armador seria um Xavi, um Iniesta, um próprio Zidane, um Modric... Perceba que esses caras sempre se destacaram na carreira pelos passes muito mais que pelos gols. Meias-atacantes são Maradona, Zico, Platini, Rivaldo, Del Piero, Kaká, o próprio Messi quando joga assim... Jogadores que entram muito mais na área pra finalizar. Hoje em dia jogam como meias atacantes Müller, Griezmann, Dybala, Neymar...
      Temos vídeo aqui no canal diferenciando os tipos de meio-campistas.

    • @pautasetaticas
      @pautasetaticas  10 місяців тому +1

      Um exemplo clássico é o Ganso. Ganso é um meia-armador. A gente sempre achou que ele era um camisa 10 clássico e ele sempre foi cobrado e criticado por entrar pouco na área. Ele nunca foi esse 10 clássico. Talvez fosse um 10 argentino, a la Riquelme (que inclusive até entrava mais na área e chutava mais de fora do que o Ganso). Mas o Ganso nunca foi meia atacante. Ele é um 8 clássico. Mas aqui no Brasil começamos a entender o 8 como o box-to-box. Os segundos volantes que entram na área como Paulinho e Elias. E aí passamos a entender o 10 como 8. Coincidentemente foi quando vários 10 argentinos vieram pro Brasil como Montillo e D'Alessandro. Foi quando começamos a falar que o 10 clássico sumiu e que o Ganso poderia ser esse cara. Nunca foi.

  • @raphinhax4
    @raphinhax4 10 місяців тому

    Raul era centro-avante clássico.

    • @pautasetaticas
      @pautasetaticas  10 місяців тому

      Segundo-atacante. Inclusive quando o Luxa chegou no Real ele tentou colocá-lo como ponta de lança. Na seleção jogou ao lado de 9 como Fernando Torres. No próprio Real Madrid ao lado de Mijatovic, Ronaldo, Owen, Nistelrooy, Higuaín...

  • @thiagoandremicossi
    @thiagoandremicossi 10 місяців тому

    A melhor dupla de ataque desta década foi Bruno Henrique é Gabi gol