Com o 4-2-3-1 era o famoso rolo compressor do Bayern munchen e Jupp Heycles que colocou o tik taka do guardiola no bolso em 2013, e em 2020 Hansi Flick usou a mesma formação e ganhou todos os títulos possíveis no ano.
@@mateusmedeiros7874 sim. O Pep deixa o Barça em 11-12. E o Tito assume em 12-13. Temporada que aconteceu o 4x0 do Bayern de Heynckes na Allianz e depois 3x0 no Camp Nou.
Esse tipo de análise é espetacular, pois vc mostra animação das variações de jogo, seja subindo laterais, recuando volantes, essa variação do esquema é o diferencial do seu vídeo para outros na Internet. Várias formas de se jogar com apenas um esquema( estrutura).
No minuto 5:50 eu vejo exatamente como o Flamengo de Jorge Jesus jogava. Jorge oscilava entre essa tática (4-2-3-1) com os reservas, e o 4-1-3-2 com os titulares. Inclusive recomendo vocês verem o outro vídeo em que este rapaz fala mais sobre o sistema 4-1-3-2, há talento neste Homem.
Gostei d+ essa formação 4231 ataca e defende bem, só não entendi pq o jogador que fica do lado direito e esquerdo do meia atacante é ponta sendo que ele joga no meio campo??? Eles não são meias laterais ou meia direita ou meia esquerda???
Esses vídeos sobre sistemas táticos são bem educativos. Muito bom. Poderia fazer também sobre sistemas com três zagueiros. Como 3-4-3, 3-5-2, 5-4-1, 5-3-2, etc
Obrigado meu parceiro! Bom, tem um vídeo aqui pra falar sobre os sistemas com 3 zagueiros. Espero que vc goste: ua-cam.com/video/_poPsPKJQnc/v-deo.html
Jogo funcional: ua-cam.com/video/SL79cT4tRf8/v-deo.html Jogo Posicional: ua-cam.com/video/G_cfQ_tbqlk/v-deo.html Tipos de marcação: ua-cam.com/video/n24HKG_MofM/v-deo.html Depois me diz o que achou! Forte abraço!
Mto bom, cara! Só discordo um pouco qdo vc fala em 4:40 q, diferentemnt do Brasil, não era costumeiro na Europa o uso de volantes q só desarmam, pois vários times supercampeões no início deste século tinham esse "cabeça de área" q raramnt avançavam pra linha de meias, como Gattuso/Ambrosini no Milan, Roy Keane no Man Utd, G.Silva no Arsenal dos "Invencíveis" etc. Não à toa foi um choque qdo Pep contratou Mascherano, um #5 clássico, pra colocá-lo de zagueiro! Tlvz ali, por volta de 2009, esse "volante volante" tenha começado a cair em desuso na elite europeia.
Obrigado, Bruno. No caso eu falei dos times que usavam o 4-4-2 britânico não usarem o volante de contenção. Você deu o exemplo do Milan que usava um 4-3-2-1 com Pielo por trás de Gattuso e Ambrosini. Gilberto Silva tava longe de ser um jogador que só desarmava. Keane eu concordo. No caso do Mascherano... Eu não lembro quando exatamente ele chegou ao Barcelona, mas no caso a utilização dele como zagueiro era devido ao fato da linha de defesa jogar mais alta e a zaga na altura de onde os volantes costumeiramente jogavam. Pep dava prioridade ao momento com bola quando escolhia seus jogadores de defesa. A qualidade no passe principalmente. Até porque o time marcava com pressão no campo de ataque e só corria pra trás quando algo dava errado, ainda sim pra isso era benéfica a utilização de um jogador menos pesado como o Mascherano e consequentemente mais rápido do que um zagueiro seria. Fora o fato de utilizar um goleiro como zagueiro de sobra. Mas repetindo: também não era no 4-4-2.
Até cliquei pra ver de novo qual foi a minha frase rs... No Brasil a gente tinha a ideia de que os volantes tinham que cobrir os avanços dos laterais. Na Europa nunca foi assim porque eles usavam o avanço alternado dos laterais. Quando um subia, o outro ficava. Aqui a gente preferia prender um volante e subir os dois laterais ao mesmo tempo.
@@pautasetaticasEsse time do Manchester, o David Beckman e Giggs eram praticamente pontas e os volantes Scholes e Keane armavam muito jogo, com uma linha de defesa de 4, adiantada. Foi um time que me impressionava pelas triangulacoes.
E poderia citar o Bayern, joga com esse sistema a muito tempo. Principalmente nesse formato com meia ofensivo (quase como um segundo atacante) alá Thomas Müller.
@@pautasetaticas Esse Bayern de Jupp Heynckes é sempre o 1º time q me vem à cabeça qdo se fala das características inatas do 4-2-3-1. Com aquele trio Robben/Muller/Ribéry não poderia haver sistema tático + adequado.
Boa dica. Mas dependendo da criatividade do técnico pra fazer as variações, praticamente toda característica é possível rs. A gente aborda as principais / ideais rs.
Obrigado, Lucas! Acho até que hoje em dia meio que passou esse hype de ter um esquema que dita tendência pra todo mundo jogar nele. A gente tá vendo aí as variações pra 2-3-5 e 3-2-5 ficarem muito populares mas não é todo mundo que joga assim. Talvez até uma resposta ofensiva pra aqueles que começaram a jogar com linha de 5 na defesa... Tudo isso veio depois do "boom" do 4-2-3-1. Até o próprio 4-1-4-1 teve seu momento de hype depois do 4-2-3-1.
O Bayern de Hansi Flick jogava neste esquema tático não? E o São Paulo do Telê não jogava nele também? Já vi videos citando que o São Paulo do Telê jogava neste esquema tatico, é verdade?
Mas por que é 4231 e não 4213 ? Seria por que os pontas (um pouco recuados alinhados com os meias centrais/volantes) marcam enquanto o centroavante é o único que não marca e é preservado ? Se for isso na prática hoje em dia o 4231 só existe numa organização ofensiva, pois a maior parte dos times que usam esse esquema quando se defendem transitam para um 442 ou um 4411, preservando o centroavante e também o meia atacante que é em teoria visto como o jogador mais técnico das equipes e que pode decidir os jogos
@@gabrielbaltazar6469 porque essa nomenclatura não existe. É 4-2-3-1. Pode existir no video-game. Na vida real eu nunca vi o time dividido em 4 faixas sendo que na frente dos volantes só tem um e na frente desse um tem 3. O que se vê é os pontas na linha do meia no 4-2-3-1 ou dos volantes num 4-4-2 ou 4-4-1-1
@gabrielbaltazar6469 É por que esta nomenclatura só existe no video game entendeu? Mas seu desenho tático é praticamente o de um 4-2-3-1. A diferença ta nos lados onde os meias abertos mudam de posição, passando de posição de meias esquerdo e direito para pontas, mas o desenho tático é um 4-2-3-1 mesmo.
Irmão primeiro excelente vídeo segundo uma dúvida e um pedido. Vc lembra de uma ou mais equipes com 4-2--3-1 com liberação dos dois laterais ao msm tempo e pontas um pouco mais por dentro, com uma saída de bola com os volantes se aproximando dos zagueiros, e o segundo volante que atuava como um armador?
Obrigado pelo elogio mano. Suas informações são muito específicas rs. Mas é muito difícil que um time no 4-2-3-1 atue dessa maneira pq terias as costas dos laterais muito expostas. Normalmente se um lateral sobe o outro fica. O ponta que vem pra dentro é o do lado que sobe e o outro continua aberto. Essa forma que vc descreveu super ofensiva é um pouco perigosa na defesa. Não me recordo de um time que tenha corrido esses riscos.
@@pautasetaticas eu li aqui me equivoquei queria dizer laterais com características de linha de fundo ofensivos de fato, e com um dos volantes com poder criativo
Na verdade na minha opiniao ate hoje é o 4 4 2! Só que treinadores maquiam os sistemas para chamar atenção e dizer que criaram sistema novas de 4 linhas e melhor distribuição!
Poxa mas a gente explicou todas as diferenças no vídeo do 4-4-2 clássico pro 4-2-3-1. E olha que são várias... Mas Defensivamente, quase sempre os times marcam em 4-4-2 mesmo. É uma variante do sistema. Surgiu a partir dele. Mas não é o mesmo. Não confunda hein
@@pautasetaticas Eu concordo! O que eu quero dizer que os cursos e técnicos criaram essas variantes para dizer que são novas linhas outra tatica mas na verdade e o puro 4 4 2 só embelezaram pra ganhar dinheiro!
@@osmanequinhas7309 bom... Os motivos estratégicos que levaram o 4-2-3-1 a serem criados estão expostos no vídeo. Qualquer outra razão que levaram a nomenclatura a ser criada que não seja pra melhor comunicação... Eu não tenho conhecimento.
@osmanequinhas7309 Bem nada haver, tem diferenças claras do 4-4-2 pro 4-2-3-1 e você diz que é o mesmo esquema, nada haver. É como falar que o 4-3-1-2 é um 4-3-3 sendo que não é
Estranha como? Até agora vc foi o único que comentou sobre. Mas pode ser que o problema seja aqui mesmo. Quando puder por favor dê mais detalhes meu mano.
Não sei mt bem explicar sua voz fica mais baixa a qualidade parece que está falando dentro de alguma coisa não é o primeiro vídeo seu que acontece isso nunca vi ninguém comentando mais dessa vez decidi comentar kkk mais ótimo vídeo mt bem explicado como sempre
@@planetgame99 talvez seja pq nos vídeos editados os áudios são gravados a parte e aí deve ter uma perda de qualidade. Mas eu nunca vi ninguém comentando sobre isso... Vou ver o que posso fazer nos próximos vídeos. De qualquer forma obrigado por avisar e obrigado pelos elogios! Tmj!
Não acho que vão ser extintos não mano. Mas os laterais que atacam por fora vão ficar mais raros. Fizemos vídeo sobre isso aqui já no canal. Dá uma olhada: ua-cam.com/video/mfjq0AX_DTE/v-deo.html
Bem legal o video, maninho! Sera que existe um sistema 5-5? Nesse sistema, o treinador treinaria cada grupo de jogadores separadamente, um focado (tipo 80/20) na defesa e outro focado no ataque? Esses "20" seria o treino de comunicacao entre os grupos.
Mano, a única vez que vi duas linhas de 5 foi naquele jogo City X Atlético de Madrid. O Simeone montou duas linhas de 5 e segurou o City por um bom tempo mas perdeu por 1x0 e não finalizou nenhuma vez no jogo.
@@pautasetaticas Ah, entendi. To comecando a estudar melhor agora o futebol, e me parece que um grupo menor favoreceria o entrosamento do grupo, no sentido de trabalhar como uma "unidade". E digo mais: poderia ate ser tentado um time com dois treinadores. Um treinador do grupo de defesa e o outro do grupo de ataque. Mas eh so um pensamento teorico mesmo, sem nenhuma base pratica. So penso que eh muito dificil para um jogador alinhar seu jogo com mais nove. Ja com mais quatro parece ideal, sei la...
@@homejonny9326 inclusive mano mês que vem vai rolar um curso de Análise Tática do canal. As inscrições abriram essa semana. Se vc tiver interessado me chama no direct do Instagram. Só 20 reais. O insta é @pautasetaticas
@@homejonny9326 essa tática é muuuito ruim, além de ser uma retranca braba e covarde, ainda vai estar chamando o adversário o tempo todo a te atacar, se uma hora o adversário furar essa retranca é capaz de ser uma goleada histórica
Eu nunca gostei dessa tradição brasileira de laterais ofensivos, a impressão que me dava era de desperdício de talento, pois eram kras q tvz renderiam mais como atacantes, pontas ou meias.
Hoje pensam o contrário. Dizem que pela "europeização" do futebol brasileiro, jogadores que outrora seriam formados como laterais hoje são formados como pontas. E este seria o motivo de estarmos formando poucos laterais de qualidade e o segundo atacante ter desaparecido em meio a profusão de tantos pontas.
Hahaha meu ponto contra o 4-2-3-1 é o fato de preservar dois jogadores na fase defensiva. E o fato de que se os espaços entre a primeira e a segunda linha não forem mínimos, é uma zona muito perigosa pro adversário criar suas jogadas.
Com o 4-2-3-1 era o famoso rolo compressor do Bayern munchen e Jupp Heycles que colocou o tik taka do guardiola no bolso em 2013, e em 2020 Hansi Flick usou a mesma formação e ganhou todos os títulos possíveis no ano.
Exatamente. Casa muito com o estilo de jogo alemão.
Só que em 2013 o técnico do Barcelona era o Tito Vilanova. Não o Guardiola.
@@pautasetaticas Se eu não me engano o Tito trabalhava junto como auxiliar de pepe.
@@mateusmedeiros7874 sim. O Pep deixa o Barça em 11-12. E o Tito assume em 12-13. Temporada que aconteceu o 4x0 do Bayern de Heynckes na Allianz e depois 3x0 no Camp Nou.
@@pautasetaticas sim agora entrei
Esse tipo de análise é espetacular, pois vc mostra animação das variações de jogo, seja subindo laterais, recuando volantes, essa variação do esquema é o diferencial do seu vídeo para outros na Internet. Várias formas de se jogar com apenas um esquema( estrutura).
Obrigado, Sidney! E aí está o grande motivo pro 4-2-3-1 ser tão popular. Ele é muito versátil.
No minuto 5:50 eu vejo exatamente como o Flamengo de Jorge Jesus jogava. Jorge oscilava entre essa tática (4-2-3-1) com os reservas, e o 4-1-3-2 com os titulares. Inclusive recomendo vocês verem o outro vídeo em que este rapaz fala mais sobre o sistema 4-1-3-2, há talento neste Homem.
Esse sistema de jogo 4 2 3 1 permite muitas variações para confudir o adversario por isso ele e muito usado no mundo inteiro.
Um dos melhores videos do canal, muito bom.
Obrigado meu mano!
Gostei d+ essa formação 4231 ataca e defende bem, só não entendi pq o jogador que fica do lado direito e esquerdo do meia atacante é ponta sendo que ele joga no meio campo??? Eles não são meias laterais ou meia direita ou meia esquerda???
Foi um ótimo vídeo mano!
Na minha opinião esse é o sistema mais versátil do futebol.
Obrigado, Maurício. Pra mim o mais versátil é o 4-1-4-1 mas não existe sistema perfeito. Todos vão ter prós e contras rs
Esses vídeos sobre sistemas táticos são bem educativos. Muito bom.
Poderia fazer também sobre sistemas com três zagueiros. Como 3-4-3, 3-5-2, 5-4-1, 5-3-2, etc
Obrigado meu parceiro! Bom, tem um vídeo aqui pra falar sobre os sistemas com 3 zagueiros. Espero que vc goste: ua-cam.com/video/_poPsPKJQnc/v-deo.html
@@pautasetaticas vlw
Você poderia explicar sobre ideias de jogo Posicional X Funcional tipos de marcação Zona X encaixe X mista
Temos três vídeos aqui falando sobre esses assuntos mano. Vou deixar os links aqui pra você.
Jogo funcional: ua-cam.com/video/SL79cT4tRf8/v-deo.html
Jogo Posicional:
ua-cam.com/video/G_cfQ_tbqlk/v-deo.html
Tipos de marcação:
ua-cam.com/video/n24HKG_MofM/v-deo.html
Depois me diz o que achou! Forte abraço!
Mto bom, cara! Só discordo um pouco qdo vc fala em 4:40 q, diferentemnt do Brasil, não era costumeiro na Europa o uso de volantes q só desarmam, pois vários times supercampeões no início deste século tinham esse "cabeça de área" q raramnt avançavam pra linha de meias, como Gattuso/Ambrosini no Milan, Roy Keane no Man Utd, G.Silva no Arsenal dos "Invencíveis" etc. Não à toa foi um choque qdo Pep contratou Mascherano, um #5 clássico, pra colocá-lo de zagueiro! Tlvz ali, por volta de 2009, esse "volante volante" tenha começado a cair em desuso na elite europeia.
Obrigado, Bruno. No caso eu falei dos times que usavam o 4-4-2 britânico não usarem o volante de contenção. Você deu o exemplo do Milan que usava um 4-3-2-1 com Pielo por trás de Gattuso e Ambrosini. Gilberto Silva tava longe de ser um jogador que só desarmava. Keane eu concordo. No caso do Mascherano... Eu não lembro quando exatamente ele chegou ao Barcelona, mas no caso a utilização dele como zagueiro era devido ao fato da linha de defesa jogar mais alta e a zaga na altura de onde os volantes costumeiramente jogavam. Pep dava prioridade ao momento com bola quando escolhia seus jogadores de defesa. A qualidade no passe principalmente. Até porque o time marcava com pressão no campo de ataque e só corria pra trás quando algo dava errado, ainda sim pra isso era benéfica a utilização de um jogador menos pesado como o Mascherano e consequentemente mais rápido do que um zagueiro seria. Fora o fato de utilizar um goleiro como zagueiro de sobra. Mas repetindo: também não era no 4-4-2.
Até cliquei pra ver de novo qual foi a minha frase rs... No Brasil a gente tinha a ideia de que os volantes tinham que cobrir os avanços dos laterais. Na Europa nunca foi assim porque eles usavam o avanço alternado dos laterais. Quando um subia, o outro ficava. Aqui a gente preferia prender um volante e subir os dois laterais ao mesmo tempo.
@@pautasetaticasEsse time do Manchester, o David Beckman e Giggs eram praticamente pontas e os volantes Scholes e Keane armavam muito jogo, com uma linha de defesa de 4, adiantada. Foi um time que me impressionava pelas triangulacoes.
A melhor 4-2-3-1 e de mourinho na inter de milão campeã da champions com muita altura e técnica e na frente com muita velocidade e agilidade.!!
Eu sou fã do Bayern do Heynckes 2013 também. Aplicação perfeita!
Por todos esses motivos é meu esquema tático preferido no fifa kkkkkkk
Video genial, verdadeira aula
Feliz que esteja gostando dos vídeos, Lucas!
E poderia citar o Bayern, joga com esse sistema a muito tempo. Principalmente nesse formato com meia ofensivo (quase como um segundo atacante) alá Thomas Müller.
Falamos indiretamente ao citar Müller como o meia-atacante e Robben/Ribéry como os pontas de pé trocado.
@@pautasetaticas Esse Bayern de Jupp Heynckes é sempre o 1º time q me vem à cabeça qdo se fala das características inatas do 4-2-3-1. Com aquele trio Robben/Muller/Ribéry não poderia haver sistema tático + adequado.
Esse vídeo ficou excelente!
Poxa, só esse, Victor? kkkkk valeu meu mano!
Muito boa pauta.
Valeu, Matheus!
Quando fizer o próximo vídeo de esquema tático coloca as características possíveis, ficaria interessante
Boa dica. Mas dependendo da criatividade do técnico pra fazer as variações, praticamente toda característica é possível rs. A gente aborda as principais / ideais rs.
Permite ter alguém para puxar contra ataque
Ter um centro avante que chame atenção dos dois zagueiros abre oportunidades para os outros
É um sistema bem equilibrado.
Vídeo Excelente
Muito obrigado, Rodrigo!
Pep já Está no 3-2-4-1 futebol sempre em evolução
Ele gosta de variações, e não fica apegado apenas um (Como Tite)
Excelente vídeo!!
Essa e a formação favorita do Felipão, usou na copa de 14 e no Grêmio de 14/15
É a formação mais comum e popular da atualidade
Gosto demais desse esquema, o meia atacante da um charme pra formação kakakakakakakakakakakakaka
Hahaha quem gosta de futebol clássico e do antigo camisa 10, adora mesmo!
Ótimo video! Algum palpite sobre qual próximo esquema vai surgir (ou voltar) para combater com eficiência o 4231?
Obrigado, Lucas! Acho até que hoje em dia meio que passou esse hype de ter um esquema que dita tendência pra todo mundo jogar nele. A gente tá vendo aí as variações pra 2-3-5 e 3-2-5 ficarem muito populares mas não é todo mundo que joga assim. Talvez até uma resposta ofensiva pra aqueles que começaram a jogar com linha de 5 na defesa... Tudo isso veio depois do "boom" do 4-2-3-1. Até o próprio 4-1-4-1 teve seu momento de hype depois do 4-2-3-1.
@@pautasetaticas muito obrigado pela resposta, mano. Acho que você está certo 👏👊
Muito bom...
Valeu , Jackson!
O Bayern de Hansi Flick jogava neste esquema tático não? E o São Paulo do Telê não jogava nele também? Já vi videos citando que o São Paulo do Telê jogava neste esquema tatico, é verdade?
É verdade! Inclusive, tem análise do São Paulo do Telê aqui: ua-cam.com/video/B3e9lNxWzKQ/v-deo.html
Minha formação favorita
Nunca entendi o porquê literalmente 70/80% dos treinadores brasileiros usarem só essa formação
Espero que o vídeo tenha feito você entender um pouco melhor rs
Vc ja comentou da formação do Brasil de 1970?
Sim mano. Vai em análises retrô, tá lá!
Mas por que é 4231 e não 4213 ? Seria por que os pontas (um pouco recuados alinhados com os meias centrais/volantes) marcam enquanto o centroavante é o único que não marca e é preservado ? Se for isso na prática hoje em dia o 4231 só existe numa organização ofensiva, pois a maior parte dos times que usam esse esquema quando se defendem transitam para um 442 ou um 4411, preservando o centroavante e também o meia atacante que é em teoria visto como o jogador mais técnico das equipes e que pode decidir os jogos
@@gabrielbaltazar6469 os pontas jogam na linha do meia e não do centroavante.
@@pautasetaticas Por que hoje quase não se vê então o 4213 ?
@@gabrielbaltazar6469 porque essa nomenclatura não existe. É 4-2-3-1. Pode existir no video-game. Na vida real eu nunca vi o time dividido em 4 faixas sendo que na frente dos volantes só tem um e na frente desse um tem 3. O que se vê é os pontas na linha do meia no 4-2-3-1 ou dos volantes num 4-4-2 ou 4-4-1-1
@gabrielbaltazar6469 É por que esta nomenclatura só existe no video game entendeu? Mas seu desenho tático é praticamente o de um 4-2-3-1. A diferença ta nos lados onde os meias abertos mudam de posição, passando de posição de meias esquerdo e direito para pontas, mas o desenho tático é um 4-2-3-1 mesmo.
Eu quero aprender
Me chama no direct do Instagram @pautasetaticas. Estou vendendo meu curso de análise tática por 50 reais.
Irmão primeiro excelente vídeo segundo uma dúvida e um pedido. Vc lembra de uma ou mais equipes com 4-2--3-1 com liberação dos dois laterais ao msm tempo e pontas um pouco mais por dentro, com uma saída de bola com os volantes se aproximando dos zagueiros, e o segundo volante que atuava como um armador?
Obrigado pelo elogio mano. Suas informações são muito específicas rs. Mas é muito difícil que um time no 4-2-3-1 atue dessa maneira pq terias as costas dos laterais muito expostas. Normalmente se um lateral sobe o outro fica. O ponta que vem pra dentro é o do lado que sobe e o outro continua aberto. Essa forma que vc descreveu super ofensiva é um pouco perigosa na defesa. Não me recordo de um time que tenha corrido esses riscos.
@@pautasetaticas É vdd rs. Bem um time ofensivo que vi sua análise foi o Grêmio 2017.
@@pautasetaticas eu li aqui me equivoquei queria dizer laterais com características de linha de fundo ofensivos de fato, e com um dos volantes com poder criativo
Parece o 4-3-3 do Klopp no Liverpool, mas trinca de meio campo segura a subida dos laterais
Ai 👍 gostei.
Valeu, Yan!
Boa ideia
Na verdade na minha opiniao ate hoje é o 4 4 2! Só que treinadores maquiam os sistemas para chamar atenção e dizer que criaram sistema novas de 4 linhas e melhor distribuição!
Poxa mas a gente explicou todas as diferenças no vídeo do 4-4-2 clássico pro 4-2-3-1. E olha que são várias... Mas Defensivamente, quase sempre os times marcam em 4-4-2 mesmo. É uma variante do sistema. Surgiu a partir dele. Mas não é o mesmo. Não confunda hein
@@pautasetaticas Eu concordo! O que eu quero dizer que os cursos e técnicos criaram essas variantes para dizer que são novas linhas outra tatica mas na verdade e o puro 4 4 2 só embelezaram pra ganhar dinheiro!
@@osmanequinhas7309 bom... Os motivos estratégicos que levaram o 4-2-3-1 a serem criados estão expostos no vídeo. Qualquer outra razão que levaram a nomenclatura a ser criada que não seja pra melhor comunicação... Eu não tenho conhecimento.
@osmanequinhas7309 Bem nada haver, tem diferenças claras do 4-4-2 pro 4-2-3-1 e você diz que é o mesmo esquema, nada haver. É como falar que o 4-3-1-2 é um 4-3-3 sendo que não é
Não sei se é meu celular mais tem vídeos que a qualidade do áudio fica estranha kkk
Estranha como? Até agora vc foi o único que comentou sobre. Mas pode ser que o problema seja aqui mesmo. Quando puder por favor dê mais detalhes meu mano.
Não sei mt bem explicar sua voz fica mais baixa a qualidade parece que está falando dentro de alguma coisa não é o primeiro vídeo seu que acontece isso nunca vi ninguém comentando mais dessa vez decidi comentar kkk mais ótimo vídeo mt bem explicado como sempre
@@planetgame99 talvez seja pq nos vídeos editados os áudios são gravados a parte e aí deve ter uma perda de qualidade. Mas eu nunca vi ninguém comentando sobre isso... Vou ver o que posso fazer nos próximos vídeos. De qualquer forma obrigado por avisar e obrigado pelos elogios! Tmj!
Poderíamos ter um Segundo Atacante no 4-2-3-1? Por trás do 9.
Sim, se ele tiver característica de jogar como 10 é possível. Griezmann, Müller, Dybala até o Messi já fez essa função.
Interessante!
Agora em 2023 2024 😊Guardiola usando o 3 2 4 1
Quanto tempo mas você dá para a extinção dos laterais? Acho que não passam de mais alguns anos não…
Não acho que vão ser extintos não mano. Mas os laterais que atacam por fora vão ficar mais raros. Fizemos vídeo sobre isso aqui já no canal. Dá uma olhada: ua-cam.com/video/mfjq0AX_DTE/v-deo.html
@@pautasetaticas vou ver o vídeo mano.
de minha preferencia ainda gosto mais do velho pinheirinho kk
A formação que está matando a seleção
@zeta4356 O que ta matando a seleção é a falta de inovação dos nossos treinadores que ficam insistindo na mesma coisa sempre
Bem legal o video, maninho!
Sera que existe um sistema 5-5?
Nesse sistema, o treinador treinaria cada grupo de jogadores separadamente, um focado (tipo 80/20) na defesa e outro focado no ataque?
Esses "20" seria o treino de comunicacao entre os grupos.
Mano, a única vez que vi duas linhas de 5 foi naquele jogo City X Atlético de Madrid. O Simeone montou duas linhas de 5 e segurou o City por um bom tempo mas perdeu por 1x0 e não finalizou nenhuma vez no jogo.
@@pautasetaticas Ah, entendi. To comecando a estudar melhor agora o futebol, e me parece que um grupo menor favoreceria o entrosamento do grupo, no sentido de trabalhar como uma "unidade". E digo mais: poderia ate ser tentado um time com dois treinadores. Um treinador do grupo de defesa e o outro do grupo de ataque. Mas eh so um pensamento teorico mesmo, sem nenhuma base pratica. So penso que eh muito dificil para um jogador alinhar seu jogo com mais nove. Ja com mais quatro parece ideal, sei la...
@@homejonny9326 inclusive mano mês que vem vai rolar um curso de Análise Tática do canal. As inscrições abriram essa semana. Se vc tiver interessado me chama no direct do Instagram. Só 20 reais. O insta é @pautasetaticas
@@homejonny9326 essa tática é muuuito ruim, além de ser uma retranca braba e covarde, ainda vai estar chamando o adversário o tempo todo a te atacar, se uma hora o adversário furar essa retranca é capaz de ser uma goleada histórica
@@seltoncamillo6398n é nada Covarde jogar na defensiva, tira da cabeça de vcs que existe só um modo de jogar futebol
4231 me dá sono
Eu nunca gostei dessa tradição brasileira de laterais ofensivos, a impressão que me dava era de desperdício de talento, pois eram kras q tvz renderiam mais como atacantes, pontas ou meias.
Hoje pensam o contrário. Dizem que pela "europeização" do futebol brasileiro, jogadores que outrora seriam formados como laterais hoje são formados como pontas. E este seria o motivo de estarmos formando poucos laterais de qualidade e o segundo atacante ter desaparecido em meio a profusão de tantos pontas.
Ok, mas...🙄🤔
Lembrando que foi inventado pelo Luxemburgo 😂
Tudo o que exxex carax ujam hoje eu já ujava lá atráx pq eu xou vanguarda, tá xerto?
O médio ala mais interior é melhor
Tenho preconceito com esse esquema é feio de ver no mapa kkkk não gosto, amos esquema de 3 zagueiros ou o 4-3-3
Já eu acho feio o desenho do 433 mas gosto das formações com 3 zagueiros principalmente a 352
@@Alan-mn6oi gosto mais do 3-4-3 ou 3-4-2-1 são meus preferidos o 4-3-3 passei a gostar por causa do jogo de posição do Pep Guardiola
Hahaha meu ponto contra o 4-2-3-1 é o fato de preservar dois jogadores na fase defensiva. E o fato de que se os espaços entre a primeira e a segunda linha não forem mínimos, é uma zona muito perigosa pro adversário criar suas jogadas.