Los sistemas de juego deben adaptarse a los jugadores que se tiene y no lo contrario, todos los sistemas son posibles siempre que tengas los jugadores adecuados. Saludos desde Uruguay 🇺🇾
Excelente análise parabéns!!! Atualmente o Gerard ultilizou esse esquema no Aston Villa para o Coutinho ter mais liberdade e tbm nesse esquema foi onde o Alex e o Riquelme apresentava o seu melhor futebol.
Obrigado, Airlan! Sim, o 4-3-1-2 consagrou muitos pontas de lança. Zico no Fla, Kaká no Milan, Del Piero na Juventus, Totti na Roma, vários argentinos como Riquelme e até Maradona... Na Itália chamavam esses jogadores de Trequartistas e na Argentina de Enganches.
Essa é a ÚNICA formação na qual o "camisa 10" realmente funciona, sem comprometer o sistema defensivo, principalmente quando esse camisa 10 é um meia ofensivo que não volta pra marcar.
Eu acho interessante sua visão mas por outro lado são 3 a menos pra marcar. O 10 e os dois atacantes. Se um dos três não recuar pra uma segunda linha de 4 um dos laterais sempre fica exposto a uma virada de lado.
@@pautasetaticas Claro, claro. Eu falo no sentido de você armar o meio campo com um camisa 5, dois camisas 8 e um camisa 10. Um camisa 5, um 8 e um 10 não dá certo. Equipe séria da Europa nenhuma joga assim. Normalmente jogam sem o 10. É um 5 e dois 8, além dos pontas e do centroavante. Sem a bola, se der pra defender no 4-4-2 é ótimo. Eu quis dizer que muito mais do que a formação, os nomes é que importam. Um atacante não vai ter a mesma qualidade técnica e tática para fazer desarmes e interceptações. Na Copa de 18 do Brasil, era muito mais útil e vantajoso tirar o Gabriel Jesus e colocar um meia, do que obrigar ele a fechar a segunda linha no 4-4-2. Veja a Seleção de 2022. Muito exposta. 4 atacantes. Neymar era o "10" no 4-2-3-1, isso não funciona. Não adianta você defender no 4-4-2 com quatro atacantes. O Real Madrid ganhou a Champions com quatro meias, o 10 aí era o Bellingham, um meia, que ajudava tanto ofensivamente quanto formando essa segunda linha de 4-4-2 quando o Real estava sem a bola. Entende o que eu quis dizer?
@@joaaocaampos eu entendo sua visão. Mas acho que tem muito mais a ver com suas preferências do que com afirmar que dá certo ou não dá. Vamos ter exemplos positivos também: o Real de Ancelotti em 2014 jogava com Di Maria na meia esquerda com bola e aberto pela ponta sem ela. O 4° homem da segunda linha de 4 era Bale recuando do trio. São dois pontas, um 5 (Xabi) e um 8 (Modric). Hoje os pontas precisam saber fazer esse acompanhamento defensivo, especialmente dos laterais. Se é ideal ou não é questão de opinião. Eu por exemplo não gosto de afastar tanto um jogador de puxada do contra-ataque do gol do adversário. O City de Guardiola normalmente joga com um 5 e dois 10. Nessa temporada ele chegou a colocar o Julian Alvarez como um dos dois 10 do 3-2-4-1. Fato é que o 4-3-1-2 é feito pra esse 10 brilhar. É ele quem flutua entre as linhas. Ele quem puxa os contra-ataques. Ele que arma as jogadas. Ele que finaliza de fora. Mas é um sistema que dava mais certo em épocas de encaixes individuais e marcações espaçadas. O Real Madrid da última temporada usava Valverde e Rodrygo ou Bellingham abrindo pelos lados na variação pro 4-4-2. Ou o 10 virava segundo atacante e um dos atacantes tinha que recuar pra segunda linha, ou esse 10 marcava ao lado do 5 e os dois 8 abriam na frente dos laterais. Não dá mais pra analisar o sistema sem pensar em variações sem bola. Esse é o típico caso de sistema que sem bola não se aplica. Os jogadores tem de ter características pra fazer dar certo e serem multifuncionais. Os especialistas de posição praticamente sumiram. Por isso tantos 10 perderam espaço.
Boa irmão, conheci seu canal a algumas semanas pelo o vídeo da defesa com 3 zagueiros e aprendi demais... Queria te dizer que você é um cara muito inteligente e o seus vídeos são muito bons, e pedir pra que continue com os vídeos ilustrativos assim, fica muito fácil a compreensão !! Um abraço e tmj!!
Obrigado, Felipe! Pode deixar. Vou fazer vídeos assim com mais frequência, eu sei que a galera gosta. Mas eles são um pouco mais difíceis pra editar e nem sempre eu tenho tempo, aí tem hora que eu opto por outro formato. Espero que entendam. Abração!
@@pautasetaticas Ah sim, irmão !!! Mas de qualquer jeito, você fazendo ele ilustrativo ou não, os seus videos são muito bons, velho!! Virei um fãzão!! Tudo de bom pra vc aí !!
Excelente video , muito boa explicação dos motivos que vieram a deixa-lo em desuso e melhor ainda foi a parte que falou como usar esse sistema hj em dia , por ter crescido nos anos 90 tenho um carinho especial pelo 442 classico . O PSG atual é um elenco onde os atacantes tem as caracteristicas desse sistema quase que por vocação pq tds tem mobilidade e visão de jogo necessarias embora as vezes fiquem devendo no comprometimento tático , talvez por isso Neymar deixe o PSG . Abração .
Obrigado, Yuri. Sim, também acho que eles poderiam fazer algo parecido. Mas eu faria num sistema tático diferente e até pretendo falar futuramente num outro vídeo. Mas acho que a permanência ou saída do Neymar tem que passar pelo ok do novo técnico. Não me agradaria o PSG mais uma vez tomando essas decisões de montagem do elenco sem consultar o treinador antes. Abraço irmão!
na minha opinião da para jogar tranquilamente assim. só ter volantes rapidos que possam jogar pelas beirada quando fecharem a segunda linha de 4. ofensivamente ganharíamos muito ja que essa é a escola do nosso futebol
Excelente vídeo, como sempre! Recentemente , Dorival JR utilizou esse sistema em FLA 3x0 América, no qual os jogadores utilizados encaixaram perfeitamente , principalmente em transições. Curioso pra saber se manterá esse sistema em mais jogos. Confesso que não sei de outro técnico brasileiro que utilize tal formação no Campeonato Brasileiro
Obrigado, Alex! Pois é, o sistema não está instinto, mas está cada vez mais raro pelos motivos expostos no vídeo. Tem muitas questões que são difíceis de serem resolvidas
Sempre foi muito usado principalmente na Argentina e na Itália, Dorival tá conseguindo progredir nesse esquema, precisa só melhorar a marcação nas inversões adversárias. Por exemplo, contra o Corinthians foram 3 cruzamentos numa mesma jogada até sair o gol contra , fica um espaço grande pelos lados quanto está em bloco baixo
Eu sou apaixonado nesse 442 losango por causa do vasco 2011 treinado pelo ricardo gomes, eu tenho muita vontade de ver o vasco jogando nesse esquema denovo
Excelente vídeo e ainda citou os meus times do coração! Glorioso e Velha Senhora! Nos tempos áureos da Juve, o 10 Piero era o maior criador do time jogando atrás do Trezegol e do Ibra ou quaisquer dupla de ataque. O que vc acha do esquema utilizado pelo Luis Castro até agora, levando em consideração o material humano que temos?
Hahaha eram ótimos exemplos do que a gente queria argumentar rs. Então mano, acho que a ideia do Castro de ser um pouco mais ofensivo e proativo do começo era boa mas esbarrava em dois empecilhos: a linha alta tava tomando muita bola nas costas principalmente pela falta de pressão dos atacantes. São duas coisas que precisam existir. Se você afasta sua zaga da própria área os atacantes precisam recuperar a bola perto da área do adversário. Isso não tava acontecendo. Sempre o jogador que lançava mas costas da defesa ou fazia uma inversão não recebia combate. E o alvo desses passes sempre vai ser mais rápido correndo de frente do que um defensor correndo pra trás. E segundo: o time ainda carece de qualidade técnica pra poder desenvolver bem um jogo apoiado. Erison é um 9 que não faz pivô e precisa jogar de frente pro gol. O Botafogo ainda não se acertou com a ponta direita. O melhor ponta esquerda (Victor Sá) está machucado. O meio ainda não encontrou sua melhor formação. E eu prefiro Daniel Borges a Saravia na lateral direita. Agora decidiu baixar as linhas e por um zagueiro de sobra para que resolva os problemas defensivos. Mas o time não pode ser tão passivo como foi contra o Fluminense (mesmo com desfalques). Mas o 5-4-1 também beneficia o Erison que pode jogar da forma que melhor rende, solta mais os laterais que não deixam avenidas nas suas costas. Mas precisa de velocidade na transição pelos lados. A meu ver o Botafogo ainda precisa de pelo menos dois meio campistas (um 8 e um 10 se puder trazer um 5 de mais pegada na marcação também não faria mal), um ponta direita (um ponta esquerda pra pelo menos disputar posição com o Sá também cairia bem) e um 9 mais de área.
Muito bom o vídeo. Eu mesmo já usei esse desenho no meio e não gostei. Na prática acontecem algumas situações que você abordou, como a vulnerabilidade de um dos lados, aquele onde não há o ponta para retornar, e isso sobrecarrega ou o volante ou o lateral deste lado, deixando-os com uma extensão de campo muito grande para cobrir. Abraço!
Também não gostei da 4-4-2 losango (4-3-1-2) depende muito de jogadas pelo meio e quando jogamos muito pelo meio fica muito obvio pro adversário parar a jogada e a 4-4-2 plano (4-2-2-2) que seria as de duas linhas de 4 também não gostei demorar muito tempo pra levar o time pro ataque é muito toque correndo, o risco de perder a bola é grande e a 4-3-3 plano encontra espaços entre as linhas do meio deixando fácil pro atacantes fazerem gol, a única 4-4-2 que eu realmente gostei foi a 4-4-2 quadrado, essa sim você consegue jogar pelas pontas e pelo meio basta saber quem vai para a ponta do meio da frente se vão ser os dois meias atrás dos atacantes que vão abrir quando estiverem com a bola ou os dois atacantes mais aberto pelas pontas para entrada dos meias pelo meio nela você tem dois volantes a frente dos zagueiros podendo defender os espaços dos laterais quando sobem dando tempo deles voltarem o zagueiro central pode vim com o volante para cobrir um lado, pode jogar no contra ataque com passe curto ou longo e depois retrancar para depois recuperar a bola e ver a situação alguns times podem aceitar bolas nas costas com passe longo outros não vai ter que sair jogando com passe curto se os meias forem até a ponta ou eles passam a bola pros laterais podendo cruzar ou se a bola estiver com o meia pode fazer inversão de jogo tocando a bola pelo outro lado do campo ou se estiverem na ponta podem tentar driblar passando a bola para os dois atacantes é muitas possibilidades pode defender pelo meio ou ampla e atacar do mesmo jeito se os meias ou os atacantes forem velozes ai melhor ainda eu amo a 4-4-2 quadrado ela é classificado como quadrado porque o movimento dos volantes e dos meias são sincronizados em cada dupla de meio-campistas.
atualmente, dorival jr está utilizando o 4-3-1-2 no flamengo com losango no meio campo, também quem usou esse sistema tático foi o mourinho em 2004 contra o man united, gerando superioridade no meio campo onde era o setor que o time mais recuperava bolas e conseguiu a classificação no old trafford.
Um camisa 10 clássico funcionaria em um 4-3-3 com dois volantes e um ponta de lança? Considerando que ambos os laterais tivessem funções exclusivamente defensivas e que os pontas ficassem responsáveis pela recomposição dos laterais adversários? Nesse caso o 4-3-3 ou 4-2-1-3 se tornaria um 4-4-2 no momento defensivo
acho tambem que esses sistemas deixa o time mais lento e hoje como futebol e cada vez mais rapido fica muito dificil de usar ja que vc teria velocidade so pelas laterais e isso os desgasta muito pois terão que ir e voltar toda hora. com pontas vc da um pouco mais de descanso para os laterais.
Aprendo muito em seu canal, análises primorosas, mas novamente tenho que dizer que esse tal futebol moderno jogado atualmente, pra mim, é uma desgraça. Preciso desabafar: maldito futebol moderno, maldita compactação de espaços, malditas táticas e preparo físico que se sobressaem ao talento, malditos "atacantes" que viraram assistente de lateral esquerdo e direito, malditos técnicos que privilegiam esse lixo de futebol atual, maldita falta de espaço (compactação) que acabou com os grandes meias que deixava lindo o futebol, que acabou com os centroavantes clássicos e que acabou com os laterais que chegavam à linha de fundo pra cruzar, maldita regra de impedimento que não se atualiza para acabar com essa maldita compactação tática....valeu rs
Acho que se usasse laterais invertidos como Mcs, e jogadores que tem facilidade em atuar tanto com segundo homem quanto de meia atacante na ponta de lança como de bruyne, modric, milinkovic-savic e etc, conseguiria minimizar os problemas desse sistema, com os meias centrais abrindo no momento de contra ataque exigiria menos dos laterais, e apesar de ter como principal característica atacar por dentro por serem laterais de origem também teriam facilidade em atacar o corredor quando necessário além de fechar o lado do campo e cobrir os laterais alas, no momento defensivo com 2 jogadores que tem de origem a função de jogar na primeira linha compensaria a menor combatividade do ponta de lança na linha do meio, já que o 442 com os Mcs abrindo e o meia fazendo companhia ao volante é o exemplo mais bem sucedido de estrutura defensiva dessa formação em tempos modernos
O difícil é encontrar os jogadores que façam exatamente esses papeis específicos pra fazer o sistema dar certo. Acho que o sistema tem que estar a serviço do time sempre, não o contrário. Se escolhe o sistema a partir das características dos jogadores. Se você escolher o sistema primeiro e os jogadores depois a tendência de dar errado é muito grande.
@@pautasetaticas sim, eu pensei nisso mais como uma variação do que como um padrão de jogo, mas realmente achar um time 2 laterais alas e dois invertidos de qualidade é bem difícil
Kkkkk mano, o timing desse meu vídeo foi muito ruim rs. Eu soltei ele e tipo, uns 3 dias depois o Dorival implementou no Flamengo e deu certo kkkk E olha que eu duvidei bastante pela opção do Everton Ribeiro como esse vértice direito do losango de meio (quase segundo volante) e a exposição dos laterais, especialmente Rodinei. Felizmente pro Flamengo eu estava errado.
@@pautasetaticas Realmente kkkkkk mas concordo demais com tudo que falou no vídeo. Acredito que com a chegada do Gerson, Dorival tenda a implementar um 4132 (442 defensivo). Pelo menos eu espero isso. Este losango aí dificilmente dará certo novamente, o fim da temporada mostrou isso.
Mas se eu achar que alguém vai me surpreender deixa de ser surpresa rs... Mas respondendo sua pergunta... Os elencos ainda não estão totalmente fechados. Tem janela até agosto... Difícil cravar isso agora. Tottenham é uma boa aposta mas eu não chamaria de surpresa não.
Faz um sobre como o Dorival tem resgatado esse esquema no Flamengo, fazendo a equipe ter tanta solidez defensiva e bom desempenho no ataque (além de conseguir usar Pedro e Gabi juntos)!
Eu pretendo falar sobre as mudanças que o Dorival fez no Fla sim, David. Só tô esperando um pouquinho pq já rolou análise rápida do Fla, na época comandado pelo Paulo Sousa. Aí como tem outros clubes na fila não quero ser repetitivo falando pela segunda vez de um clube se falar pela primeira de um outro que também é importante, sabe?
Depende das peças que você tem no time mano. O sistema tático tem de estar a serviço do time e nunca o contrário. Exemplo: como vou te indicar um sistema que usa pontas se você não tem pontas bons?
@@pautasetaticas eu topo usando essa 3-4-1-2 curto Três zagueiros Dois meias de ligação 1 meia direita 1 meia esquerda 1 meia atacante 2 centroavante Descarto a possibilidade difícil de penetração mas consigo marcar gols a zaga adversária I as laterais ficam muito esporta Tomo muito gol assim Me dêem dicas!
@@luisdomingues4888 troque por um 5-3-2 e passe a usar laterais abertos na primeira linha no lugar desses meias abertos na segunda. Mas ainda sim, seu time vai ter problemas nas inversões de jogo. Ele pode variar para um 4-4-2 com a subida do lateral quando a bola trocar de lado mas o movimento tem de ser coordenado pra acontecer no tempo certo e não deixar buracos.
Se eu for jogar num vamos dizer num 4-3-3 igual ao athlético paranaense do Paulo turra com 3-volantes eu posso implementar na retranca e explorando os contra-ataque #nicholasfranco
Ainda sim, na fase defensiva usava um 4-4-2 em duas linhas. E era bem arriscado pq o Isco sempre se deslocava pro lado oposto, Modric abria pela direita e Kross pela esquerda no balanço dos três volantes. Em jogos mais difíceis, o Zidane optava por usar Kovacic ao lado de Casemiro e os wingers Vasquez e Asensio nos lugares de Modric e Kroos.
Verdade, mas ele mesmo definia como um "4-2-3-1 torto" por que Gilberto Silva e Felipe Melo eram mais uma dupla fixa e Elano (depois Dani Alves) tinha mais escape pelo corredor do lado direito. Kaká era o 10 e Robinho ficava mais aberto à esquerda do que ao lado de Luis Fabiano mais avançado.
@@pautasetaticas eu gosto do 4-3-1-2. Mas não é dos meus esquemas preferidos. Sempre gostei do 4-2-3-1 ou o 4-3-3 de base baixa, com um camisa 10 e um 9. E os volantes como sendo um 5 e um 8. Porém como você tem comentado em vários vídeos, laterais ofensivos e de apoio quando jogam em esquema de 4 na linha de defesa, eles têm de se sacrificar demais. E sacrificam muito os demais companheiros na marcação. Principalmente na atualidade onde temos atacantes cada vez mais móveis e versáteis, que atraem a marcação dos zagueiros pra frente, abrindo buracos onde muitas vezes esses atacantes recebem espaço para passes no futuro ou então, com meio-campistas entrando na área de surpresa.. o Correto para laterais mais ofensivos seria esquemas com 3 zagueiros ou dependendo das características, laterais invertidos, apoiando por dentro, já que fica mais fácil recompor na defesa
@@pautasetaticas gosto muito dos seus vídeos. Em muitos casos, as explicações não são novidades, mas a forma com que você explica é muito prática. Gosto das análises retro. Poderia fazer uma do Uruguai da copa de 2010
O Flamengo jogou nesse esquema ontem contra o Tolima, meteu 7x1 e provou que esse esquema ainda pode ser usado. Pois Apesar de que o Tolima invertia pouco a bola e tentava jogar mais por dentro, quando eles viravam a jogada, o Lateral do Fla saia para dar o combate na amplitude e o volante fechava nas costas do dele ou entre os zagueiros. Essa formação sobrecarrega o meio de campo, mas ao mesmo tempo potencializa o contra-ataque.
Em jogos mais dificeis talvez enfrente mais difículdades. Mas sim, gente. O sistema não está extinto. Claro que vai ter times usando ainda e sendo.bem sucedido com eles. Mas é um fato que é um esquema que quase não se vê mais. É raro termos uma quantidade razoável de times utilizando-o no mesmo campeonato e o intuito do vídeo foi mostrar pq esse desuso sendo que um dia foi o "sistema da moda".
@@pautasetaticas verdade. Mas pelo que temos visto ao longo dos anos, cada sistema tem um período de auge, cai em desuso e depois de um bom tempo volta a ficar em alta novamente.
Hahaha não tinha muita complexidade não. Era um time que marcava num 4-4-2 em linhas baixas e atacava no 4-3-1-2 quando tinha que ter um pouco mais de posse. Mas corroborando com o tema do vídeo, tinha problemas quando tinha que atacar mais. Se dava melhor quando contragolpeava. Em 2016 tinha até mais peças e jogadores em melhor fase. As vezes usava Victor Luís na LE e Diogo Barbosa como winger do lado esquerdo na ausência do Pimpão. E o Sassá era titular do ataque. Em 2017 tinha o Roger de centroavante e o Guilherme como opção de velocidade, fora o Gatito no gol. Mas a base do time era a mesma: 2016 (2017): Sidão (Gatito) Luís Ricardo, depois Alemão (Arnaldo) Carli Igor Rabello Diogo Barbosa (Victor Luís) Airton Bruno Silva Rodrigo Lindoso Camilo Sassá (Roger) Rodrigo Pimpão
@@paulosla5287 muito obrigado, Paulo! Só pra completar: em 2017 também chegou a ter Montillo que não se firmou por lesões e teve que sair do clube no meio do ano (chegou a se aposentar, depois acabou retomando a carreira) e o João Paulo que assumiu a titularidade depois que o Camilo foi pro Internacional. Roger teve problema de coração também na reta final da temporada e o Brenner que veio do Inter em troca pelo Camilo ficou como o titular do ataque.
Aí vai depender de quando o time estiver atacando e defendendo, quando tiver atacando eles atuam como meias mais extremos, os chamados (meia atacante) e defendendo eles atuam como volantes, ajudando na transição defensiva, bem é mais ou menos isso!
Hahaha o sistema não tá extinto. Ele só tá cada vez mais raro. Ele tem virtudes e problemas como qualquer outro sistema. Eu vou procurar fazer vídeos sobre outros sistemas taticos aqui no canal.
Corinthians está se dando muito bem neste sistema e não existe um sistema de jogo que não tenha falhas todas tem portanto o losango pode ser sim utilizado nos dias de hoje, eu não concordo que nos dias de hoje não se dá para utilizar ou que seja ultrapassado.
É muito mais difícil fazer dar certo. Expõe muito os laterais. Não tem pontas. Deixa três sem participar do momento defensivo marcando atrás da linha da bola (a não ser que se faça compensações). É um sistema cada vez mais raro e que caiu em desuso por tudo isso. Próprio Flamengo quando começou a usar no ano passado com Everton Ribeiro sendo um "terceiro volante" eu não levei fé que pudesse dar certo. Mas deu. Surpreendentemente. Mas também há de se ressaltar a qualidade abismal do elenco rubro-negro em relação ao resto. Principalmente em competições mata-mata que quem sabe que é "pior" tecnicamente cede a bola pro time mais dotado de técnica.
Curioso esse vídeo ter sido postado a uma semana e ontem o Flamengo utilizar esse esquema e conseguir um excelente resultado, verdade contra um time inferior tecnicamente. O vídeo e bastante claro mas sobre a última opção que foi mostrada pra o funcionamento eu me pergunto se o deslocamento do atacante pela esquerda pra fechar aquele lado é realmente tão mais prático do que o do meia central, com o Flamengo a minha impressão foi de o Arrasceta fechando a segunda linha na maior parte do tempo🤔
Bom questionamento. É pq o atacante normalmente vai estar aberto por um dos lados quando ataca e o movimento é mais natural pra ele do que pra um meia. Sim, o Arrascaeta pode jogar aberto então ele tem essa facilidade. E mano, foi só eu fazer esse vídeo que o Dorival começou a implementar esse sistema de jogo kkkk, impressionante.
Ancelotti venceu 2 champions assim... fora as que venceu pelo milan. Alias, scaloni também venceu jogando assim... na minha opinião é a escalação mais imprevisível que tem.
Ancelotii venceu assim a Champions de 2003. Em 2007 era a árvore de Natal (4-3-2-1). Em 2014 era 4-3-3/4-4-2. Em 2022 era 4-4-1-1 e na última temporada o esquema da final foi 4-4-2. Só observar a função que fez o Bellingham como um winger pela esquerda na segunda linha de 4. Scaloni não repetiu esquema no mata-mata da Copa do Mundo e não jogou nenhum jogo com esse esquema. Nas oitavas foi 4-2-3-1. Nas quartas 3-1-4-2. Nas semis 4-4-2 com 4 volantes e na final 4-3-3.
@@pautasetaticas scaloni jogava muitas vezes nessa formação com variações para o 4 3 3, pois o Di Maria jogava mais aberto, além do mais na final ele teve de fazer algumas trocas então tendo um 4 3 3. Mas na maioria das vezes messi foi o segundo atacante ou até mesmo o ponta de lança.
@@pautasetaticas e sobre o Beligham, por mais que não seja a função de origem de um ponta de lança, porém do mesmo jeito a configuração tática se configura no 4 4 2 losango.
@@pautasetaticas Quanto a Scaloni, concordo que ele não repetiu formação, isso querendo ou não seria algo ruim, pois vejo que muitos técnicos se tornam previsíveis...
Lógico q dá pra usar, é so mandar todo mundo voltar pra marcar, e esse teu raciocínio de não ter ninguém pra receber na ala está errado, se vc ver os jogos dos anos 90 os jogadores não ficavam presos a posições específicas, era um jogo totalmente funcional, vc está raciocinando pela lógica europeia
@@pauloigorfalcaopereira9447 eu não disse em nenhum momento que não dá pra usar. E citei vários exemplos no fim do vídeo sobre como alguns times tem mantido a estratégia viva. O próprio Corinthians do Ramon Diaz usa. O Flamengo do Dorival usou. Mas ainda sim são raros os exemplos em meio a tantos 4-3-3, 4-2-3-1, 3-5-2, 3-4-3, 3-2-5, 2-3-5... e os demais esquemas que são mais usados hoje em dia. O que eu disse foi que caiu em desuso. E é só acompanhar um pouquinho de futebol e ver que são pouquíssimos os times que ainda usam. Cair em desuso é isso. Ficou menos frequente. Está sendo menos utilizado. Não quer dizer que não dá pra usar. O intuito do vídeo foi mostrar os porquês de ter caído em desuso. Tem muitos pontos fracos em relação ao futebol jogado hoje em dia (o que vc chamou de "lógica europeia").
@@pauloigorfalcaopereira9447 e bom... O futebol mudou muito dos anos 90 pra cá. Não é pq vc quer aplicar os padrões usados em times que jogavam com essa ou qualquer outra plataforma há mais de 30 anos que os adversários vão te marcar da mesma forma que marcavam naquela época. A evolução tática de trata exatamente disso. Um sistema vira tendência por apresentar vantagens sobre a tendência anterior, um antídoto é criado e vira a próxima tendência, que incentiva uma próxima e assim sucessivamente.
@@pautasetaticas mt coisa caiu em desuso, não pq não funciona, e s pq o futebol daqui é feito para exportar jogadores para Europa, futebol raiz morreu, o que domina hj sao os empresários, não importa mais se vc é um bom jogador e s o empresário q vc tem, futebol virou um esquema de pirâmide, só ver vários jogadores que ganham a copinha sendo craques e artilheiros não rendem no profissional
Eu discordo. Acho que caiu em desuso pq os adversários não vão defender da forma que se defendiam há 30 anos se vc continuar atacando como se atacava há 30 anos. É só vc ver quanto tempo demorou pro 4-2-3-1 se popularizar no Brasil. Em 2003 já se usava o 4-2-3-1 na Europa. A gente precisou passar pelas Copas de 2006 e 2010 vendo a maioria das seleções jogarem assim pra gente perceber que ainda dá pra jogar com pontas, e que não precisamos jogar no 4-2-2-2 eternamente porque deu certo nos times daqui nos anos 90. Aí tomamos aquela porrada em 2014 e começamos a questionar com mais intensidade o que fazíamos de futebol no Brasil e se cobrava que os treinadores estudassem mais e que tivéssemos mais treinadores de fora por aqui. Esse movimento aconteceu, mas a Seleção segue sendo um fracasso. Os clubes daqui seguem sem ter chance contra os da elite europeia. Não é igual era pré-Lei Bosman onde os craques ficavam por aqui mais tempo e tínhamos jogos equilibrados. E o que foi encarado como solução agora é o problema. Antes não ganhavamos porque não éramos modernos. Hoje a modernidade virou "copiar europeu e querer vender jogador pra Europa" e os mesmos falam que não ganhamos por isso... No fim das contas a gente não quer explicações e nem entender o jogo. A gente só quer ganhar. E se não ganhar o que tá sendo feito tá errado e temos que trocar. Não existe trabalho a longo prazo nem evolução. A arma tá sempre na cabeça do técnico. Ganhou, fica (pelo menos até um outro clube quiser contratar e ele ir embora pra ganhar mais). Perdeu, sai. É por isso que não temos nenhum técnico brasileiro na elite apesar de 95% da seleção brasileira jogar nela. É por isso que o técnico da Seleção sempre parece uma merda, porque nosso melhor técnico a nível de futebol brasileiro é o que está na seleção, enquanto os outros técnicos de seleções ou são caras com experiência nas seleções de base ou muito veteranos e vencedores mais perto do fim do que do auge da carreira. E sobre o exemplo da Copínha... a esmagadora maioria dos atletas que a disputam não se tornam profissionais de sucesso. É por isso que o que se destaca parece melhor na base do que no profissional. Ele joga contra jogadores melhores e mais experientes e não aspirantes que nem chegam a conseguir jogar nos times de cima. É como se um moleque de muito talento estivesse jogando na quadra da praça pública e se destacando contra os que nunca vão sonhar jogar futebol profissionalmente. Ou vc acha que todos os jogadores que estão na Copinha vão jogar no time de cima? Vc acha que o time inteiro que jogou com o Endrick na Copinha em 2022 se tornaram profissionais do Palmeiras? E eles não jogam porque não tem espaço e nem qualidade pra tal. O que mais se vê é menino que jogou na base de algum clube, não conseguir subir ou tentar a vida em algum time pequeno e acabar desistindo da carreira porque percebe que não tem bola pra jogar no profissional. Futebol não é brincadeira, é esporte de alto rendimento. Não basta ter talento quando a bola está no pé se não tem intensidade, senso coletivo, boa movimentação, preparo físico, disciplina tática, bom psicológico... a qualidade técnica é só um requisito.
@@luasantossantos1048 o 10 é o meia atacante. Na seleção a gente tem o Coutinho por exemplo. Jogando futebol brasileiro Raphael Veiga. O meia-atacante tem perdido espaço em sistemas como o 4-3-3, 3-4-3, 4-1-4-1 e 5-4-1 como dissemos no vídeo. Mas em 4-2-3-1 eles ainda existem. 3-4-1-2 também. Mas não confunda o camisa 10 (meia-atacante) com o camisa 8 (meia-armador). Ambos seguem existindo e o futebol brasileiro não tem nada a ver com o desaparecimento de qualquer posição que seja kkkk
Los sistemas de juego deben adaptarse a los jugadores que se tiene y no lo contrario, todos los sistemas son posibles siempre que tengas los jugadores adecuados.
Saludos desde Uruguay 🇺🇾
Carlo Ancelotti e Dorival Jr. mostraram que ainda é possível ser bem sucedido com o 442 se você tiver as peças certas.
Da hora esses temas!
Valeu Luis! Foi sugestão de um inscrito do canal! Todo mundo pode sugerir temas pra fazermos aqui!
Excelente análise parabéns!!! Atualmente o Gerard ultilizou esse esquema no Aston Villa para o Coutinho ter mais liberdade e tbm nesse esquema foi onde o Alex e o Riquelme apresentava o seu melhor futebol.
Obrigado, Airlan! Sim, o 4-3-1-2 consagrou muitos pontas de lança. Zico no Fla, Kaká no Milan, Del Piero na Juventus, Totti na Roma, vários argentinos como Riquelme e até Maradona... Na Itália chamavam esses jogadores de Trequartistas e na Argentina de Enganches.
O Corinthians de Ramon Diaz ta jogando muita bola nessa formação
Essa é a ÚNICA formação na qual o "camisa 10" realmente funciona, sem comprometer o sistema defensivo, principalmente quando esse camisa 10 é um meia ofensivo que não volta pra marcar.
Eu acho interessante sua visão mas por outro lado são 3 a menos pra marcar. O 10 e os dois atacantes. Se um dos três não recuar pra uma segunda linha de 4 um dos laterais sempre fica exposto a uma virada de lado.
@@pautasetaticas Claro, claro. Eu falo no sentido de você armar o meio campo com um camisa 5, dois camisas 8 e um camisa 10.
Um camisa 5, um 8 e um 10 não dá certo. Equipe séria da Europa nenhuma joga assim. Normalmente jogam sem o 10. É um 5 e dois 8, além dos pontas e do centroavante.
Sem a bola, se der pra defender no 4-4-2 é ótimo.
Eu quis dizer que muito mais do que a formação, os nomes é que importam. Um atacante não vai ter a mesma qualidade técnica e tática para fazer desarmes e interceptações. Na Copa de 18 do Brasil, era muito mais útil e vantajoso tirar o Gabriel Jesus e colocar um meia, do que obrigar ele a fechar a segunda linha no 4-4-2.
Veja a Seleção de 2022. Muito exposta. 4 atacantes. Neymar era o "10" no 4-2-3-1, isso não funciona. Não adianta você defender no 4-4-2 com quatro atacantes. O Real Madrid ganhou a Champions com quatro meias, o 10 aí era o Bellingham, um meia, que ajudava tanto ofensivamente quanto formando essa segunda linha de 4-4-2 quando o Real estava sem a bola.
Entende o que eu quis dizer?
@@joaaocaampos eu entendo sua visão. Mas acho que tem muito mais a ver com suas preferências do que com afirmar que dá certo ou não dá.
Vamos ter exemplos positivos também: o Real de Ancelotti em 2014 jogava com Di Maria na meia esquerda com bola e aberto pela ponta sem ela. O 4° homem da segunda linha de 4 era Bale recuando do trio. São dois pontas, um 5 (Xabi) e um 8 (Modric). Hoje os pontas precisam saber fazer esse acompanhamento defensivo, especialmente dos laterais. Se é ideal ou não é questão de opinião. Eu por exemplo não gosto de afastar tanto um jogador de puxada do contra-ataque do gol do adversário.
O City de Guardiola normalmente joga com um 5 e dois 10. Nessa temporada ele chegou a colocar o Julian Alvarez como um dos dois 10 do 3-2-4-1.
Fato é que o 4-3-1-2 é feito pra esse 10 brilhar. É ele quem flutua entre as linhas. Ele quem puxa os contra-ataques. Ele que arma as jogadas. Ele que finaliza de fora. Mas é um sistema que dava mais certo em épocas de encaixes individuais e marcações espaçadas. O Real Madrid da última temporada usava Valverde e Rodrygo ou Bellingham abrindo pelos lados na variação pro 4-4-2. Ou o 10 virava segundo atacante e um dos atacantes tinha que recuar pra segunda linha, ou esse 10 marcava ao lado do 5 e os dois 8 abriam na frente dos laterais.
Não dá mais pra analisar o sistema sem pensar em variações sem bola. Esse é o típico caso de sistema que sem bola não se aplica. Os jogadores tem de ter características pra fazer dar certo e serem multifuncionais. Os especialistas de posição praticamente sumiram. Por isso tantos 10 perderam espaço.
@@joaaocaamposmano, tenho a mesma visao que você. Pra mim essa formação além de dominar o meio campo pra mim é a menos previsível.
@@joaaocaamposmano, tenho a mesma visao que você. Pra mim essa formação além de dominar o meio campo pra mim é a menos previsível.
Era exatamente isso que tava pensando, muito obrigado por fazer o vídeo, ficou muito bom, vou salvar pra ficar assistindo almoçando kakakkakakakaakkak
Se eu prometi eu cumpro hahaha. Obrigado pela sugestão! Tamo junto!
Boa irmão, conheci seu canal a algumas semanas pelo o vídeo da defesa com 3 zagueiros e aprendi demais...
Queria te dizer que você é um cara muito inteligente e o seus vídeos são muito bons, e pedir pra que continue com os vídeos ilustrativos assim, fica muito fácil a compreensão !!
Um abraço e tmj!!
Obrigado, Felipe! Pode deixar. Vou fazer vídeos assim com mais frequência, eu sei que a galera gosta. Mas eles são um pouco mais difíceis pra editar e nem sempre eu tenho tempo, aí tem hora que eu opto por outro formato. Espero que entendam. Abração!
@@pautasetaticas Ah sim, irmão !!! Mas de qualquer jeito, você fazendo ele ilustrativo ou não, os seus videos são muito bons, velho!! Virei um fãzão!! Tudo de bom pra vc aí !!
Sensacional, por mais análises dentro desse perfil, mostrando variações ofensiva e defensiva, além de pontos fortes e fracos de cada sistema.
Pretendo trazer de outros sistemas com certeza, Sidney. Obrigado pelo elogio rs
Excelente video , muito boa explicação dos motivos que vieram a deixa-lo em desuso e melhor ainda foi a parte que falou como usar esse sistema hj em dia , por ter crescido nos anos 90 tenho um carinho especial pelo 442 classico .
O PSG atual é um elenco onde os atacantes tem as caracteristicas desse sistema quase que por vocação pq tds tem mobilidade e visão de jogo necessarias embora as vezes fiquem devendo no comprometimento tático , talvez por isso Neymar deixe o PSG . Abração .
Obrigado, Yuri. Sim, também acho que eles poderiam fazer algo parecido. Mas eu faria num sistema tático diferente e até pretendo falar futuramente num outro vídeo. Mas acho que a permanência ou saída do Neymar tem que passar pelo ok do novo técnico. Não me agradaria o PSG mais uma vez tomando essas decisões de montagem do elenco sem consultar o treinador antes. Abraço irmão!
na minha opinião da para jogar tranquilamente assim. só ter volantes rapidos que possam jogar pelas beirada quando fecharem a segunda linha de 4. ofensivamente ganharíamos muito ja que essa é a escola do nosso futebol
Excelente vídeo, como sempre!
Recentemente , Dorival JR utilizou esse sistema em FLA 3x0 América, no qual os jogadores utilizados encaixaram perfeitamente , principalmente em transições. Curioso pra saber se manterá esse sistema em mais jogos. Confesso que não sei de outro técnico brasileiro que utilize tal formação no Campeonato Brasileiro
Obrigado, Alex!
Pois é, o sistema não está instinto, mas está cada vez mais raro pelos motivos expostos no vídeo. Tem muitas questões que são difíceis de serem resolvidas
O Rogério Ceni utilizava no começo da temporada agora mudou pra 3 zagueiros
@Valber Mas ele utilizava mais ou menos assim , não? :
Pablo Maia Nestor
Igor Sara
Tipo um 4-2-2-2
@Leonardo Exatamente
Sempre foi muito usado principalmente na Argentina e na Itália, Dorival tá conseguindo progredir nesse esquema, precisa só melhorar a marcação nas inversões adversárias. Por exemplo, contra o Corinthians foram 3 cruzamentos numa mesma jogada até sair o gol contra , fica um espaço grande pelos lados quanto está em bloco baixo
Eu sou apaixonado nesse 442 losango por causa do vasco 2011 treinado pelo ricardo gomes, eu tenho muita vontade de ver o vasco jogando nesse esquema denovo
Excelente vídeo e ainda citou os meus times do coração! Glorioso e Velha Senhora! Nos tempos áureos da Juve, o 10 Piero era o maior criador do time jogando atrás do Trezegol e do Ibra ou quaisquer dupla de ataque. O que vc acha do esquema utilizado pelo Luis Castro até agora, levando em consideração o material humano que temos?
Hahaha eram ótimos exemplos do que a gente queria argumentar rs.
Então mano, acho que a ideia do Castro de ser um pouco mais ofensivo e proativo do começo era boa mas esbarrava em dois empecilhos: a linha alta tava tomando muita bola nas costas principalmente pela falta de pressão dos atacantes. São duas coisas que precisam existir. Se você afasta sua zaga da própria área os atacantes precisam recuperar a bola perto da área do adversário. Isso não tava acontecendo. Sempre o jogador que lançava mas costas da defesa ou fazia uma inversão não recebia combate. E o alvo desses passes sempre vai ser mais rápido correndo de frente do que um defensor correndo pra trás. E segundo: o time ainda carece de qualidade técnica pra poder desenvolver bem um jogo apoiado. Erison é um 9 que não faz pivô e precisa jogar de frente pro gol. O Botafogo ainda não se acertou com a ponta direita. O melhor ponta esquerda (Victor Sá) está machucado. O meio ainda não encontrou sua melhor formação. E eu prefiro Daniel Borges a Saravia na lateral direita.
Agora decidiu baixar as linhas e por um zagueiro de sobra para que resolva os problemas defensivos. Mas o time não pode ser tão passivo como foi contra o Fluminense (mesmo com desfalques). Mas o 5-4-1 também beneficia o Erison que pode jogar da forma que melhor rende, solta mais os laterais que não deixam avenidas nas suas costas. Mas precisa de velocidade na transição pelos lados.
A meu ver o Botafogo ainda precisa de pelo menos dois meio campistas (um 8 e um 10 se puder trazer um 5 de mais pegada na marcação também não faria mal), um ponta direita (um ponta esquerda pra pelo menos disputar posição com o Sá também cairia bem) e um 9 mais de área.
Melhor analise como sempre sucesso meu brother
Obrigado meu parceiro!
O esquema que eu mais gosto de todos! Muito versátil.
Muito bom o vídeo. Eu mesmo já usei esse desenho no meio e não gostei. Na prática acontecem algumas situações que você abordou, como a vulnerabilidade de um dos lados, aquele onde não há o ponta para retornar, e isso sobrecarrega ou o volante ou o lateral deste lado, deixando-os com uma extensão de campo muito grande para cobrir. Abraço!
Exatamente. Todo sistema tático tem pontos fracos mas este especificamente para os padrões de hoje acaba sendo mais falho que muitos outros.
Também não gostei da 4-4-2 losango (4-3-1-2) depende muito de jogadas pelo meio e quando jogamos muito pelo meio fica muito obvio pro adversário parar a jogada e a 4-4-2 plano (4-2-2-2) que seria as de duas linhas de 4 também não gostei demorar muito tempo pra levar o time pro ataque é muito toque correndo, o risco de perder a bola é grande e a 4-3-3 plano encontra espaços entre as linhas do meio deixando fácil pro atacantes fazerem gol, a única 4-4-2 que eu realmente gostei foi a 4-4-2 quadrado, essa sim você consegue jogar pelas pontas e pelo meio basta saber quem vai para a ponta do meio da frente se vão ser os dois meias atrás dos atacantes que vão abrir quando estiverem com a bola ou os dois atacantes mais aberto pelas pontas para entrada dos meias pelo meio nela você tem dois volantes a frente dos zagueiros podendo defender os espaços dos laterais quando sobem dando tempo deles voltarem o zagueiro central pode vim com o volante para cobrir um lado, pode jogar no contra ataque com passe curto ou longo e depois retrancar para depois recuperar a bola e ver a situação alguns times podem aceitar bolas nas costas com passe longo outros não vai ter que sair jogando com passe curto se os meias forem até a ponta ou eles passam a bola pros laterais podendo cruzar ou se a bola estiver com o meia pode fazer inversão de jogo tocando a bola pelo outro lado do campo ou se estiverem na ponta podem tentar driblar passando a bola para os dois atacantes é muitas possibilidades pode defender pelo meio ou ampla e atacar do mesmo jeito se os meias ou os atacantes forem velozes ai melhor ainda eu amo a 4-4-2 quadrado ela é classificado como quadrado porque o movimento dos volantes e dos meias são sincronizados em cada dupla de meio-campistas.
Dorival viu o vídeo e aplicou com sucesso 😎
atualmente, dorival jr está utilizando o 4-3-1-2 no flamengo com losango no meio campo, também quem usou esse sistema tático foi o mourinho em 2004 contra o man united, gerando superioridade no meio campo onde era o setor que o time mais recuperava bolas e conseguiu a classificação no old trafford.
Verdade, Douglas
@Gabriel Jorge e o dorival faz o mesmo no Flamengo!
parabéns pelo canal,você manja demais 👏👏👏👏
Obrigado, Fernando! Espero ter conquistado sua inscrição e seu compartilhamento pros amigos rs. Forte abraço!
Ótimo canal. Parabéns...
Obrigado, Leo!
Excelente vídeo mano!
Valeu meu brother!
Ótima aula!
Imagina rs, obrigado Caio!
Que massa esse Canal, mais 1 inscrito e mais 1 like
Seja bem-vindo, Fernando!
Um camisa 10 clássico funcionaria em um 4-3-3 com dois volantes e um ponta de lança? Considerando que ambos os laterais tivessem funções exclusivamente defensivas e que os pontas ficassem responsáveis pela recomposição dos laterais adversários? Nesse caso o 4-3-3 ou 4-2-1-3 se tornaria um 4-4-2 no momento defensivo
O sistema que vc tá se referindo é o 4-2-3-1. E sim, esse cenário que você descreveu acontece com muita frequência!
acho tambem que esses sistemas deixa o time mais lento e hoje como futebol e cada vez mais rapido fica muito dificil de usar ja que vc teria velocidade so pelas laterais e isso os desgasta muito pois terão que ir e voltar toda hora. com pontas vc da um pouco mais de descanso para os laterais.
Mais descanso, mais ajuda ofensiva e mais proteção defensiva
Eu gostei muito dessa explicação.
Obrigado, Adilson!
Amei o canal
Seja muito bem vindo, Luã!
Aprendo muito em seu canal, análises primorosas, mas novamente tenho que dizer que esse tal futebol moderno jogado atualmente, pra mim, é uma desgraça. Preciso desabafar: maldito futebol moderno, maldita compactação de espaços, malditas táticas e preparo físico que se sobressaem ao talento, malditos "atacantes" que viraram assistente de lateral esquerdo e direito, malditos técnicos que privilegiam esse lixo de futebol atual, maldita falta de espaço (compactação) que acabou com os grandes meias que deixava lindo o futebol, que acabou com os centroavantes clássicos e que acabou com os laterais que chegavam à linha de fundo pra cruzar, maldita regra de impedimento que não se atualiza para acabar com essa maldita compactação tática....valeu rs
Hahahaha tá registrado o desabafo rs. Obrigado pelo elogio meu parceiro! Tamo junto!
hoje em dia qual formação podemos chamar de "formação perfeita" ?
Nenhuma. Não existe formação perfeita. Todo sistema tem um ponto fraco e se mal aplicado vai apresentar falhas.
Gostei desse tema!!!!!
Valeu Yan! Esse foi sugestão de um inscrito!
Acho que se usasse laterais invertidos como Mcs, e jogadores que tem facilidade em atuar tanto com segundo homem quanto de meia atacante na ponta de lança como de bruyne, modric, milinkovic-savic e etc, conseguiria minimizar os problemas desse sistema, com os meias centrais abrindo no momento de contra ataque exigiria menos dos laterais, e apesar de ter como principal característica atacar por dentro por serem laterais de origem também teriam facilidade em atacar o corredor quando necessário além de fechar o lado do campo e cobrir os laterais alas, no momento defensivo com 2 jogadores que tem de origem a função de jogar na primeira linha compensaria a menor combatividade do ponta de lança na linha do meio, já que o 442 com os Mcs abrindo e o meia fazendo companhia ao volante é o exemplo mais bem sucedido de estrutura defensiva dessa formação em tempos modernos
O difícil é encontrar os jogadores que façam exatamente esses papeis específicos pra fazer o sistema dar certo. Acho que o sistema tem que estar a serviço do time sempre, não o contrário. Se escolhe o sistema a partir das características dos jogadores. Se você escolher o sistema primeiro e os jogadores depois a tendência de dar errado é muito grande.
@@pautasetaticas sim, eu pensei nisso mais como uma variação do que como um padrão de jogo, mas realmente achar um time 2 laterais alas e dois invertidos de qualidade é bem difícil
E pensar que o Flamengo foi campeão usando esse esquema e na forma clássica 👏 Dorival
Kkkkk mano, o timing desse meu vídeo foi muito ruim rs. Eu soltei ele e tipo, uns 3 dias depois o Dorival implementou no Flamengo e deu certo kkkk E olha que eu duvidei bastante pela opção do Everton Ribeiro como esse vértice direito do losango de meio (quase segundo volante) e a exposição dos laterais, especialmente Rodinei. Felizmente pro Flamengo eu estava errado.
@@pautasetaticas Realmente kkkkkk mas concordo demais com tudo que falou no vídeo. Acredito que com a chegada do Gerson, Dorival tenda a implementar um 4132 (442 defensivo). Pelo menos eu espero isso. Este losango aí dificilmente dará certo novamente, o fim da temporada mostrou isso.
qual time vc acha que vai surprender na proxima temporada europeia e que pode chegar longe na champions ? eu aposto no tottenham.
Mas se eu achar que alguém vai me surpreender deixa de ser surpresa rs... Mas respondendo sua pergunta... Os elencos ainda não estão totalmente fechados. Tem janela até agosto... Difícil cravar isso agora. Tottenham é uma boa aposta mas eu não chamaria de surpresa não.
Fala de como evitar contra-ataques no futebol
Marcação em pressão alta. Perde pressiona. Apressar as ações do adversário pra que eles errem passes ou se preciptem nas ações.
@@pautasetaticas Obrigado
Faz um sobre como o Dorival tem resgatado esse esquema no Flamengo, fazendo a equipe ter tanta solidez defensiva e bom desempenho no ataque (além de conseguir usar Pedro e Gabi juntos)!
Eu pretendo falar sobre as mudanças que o Dorival fez no Fla sim, David. Só tô esperando um pouquinho pq já rolou análise rápida do Fla, na época comandado pelo Paulo Sousa. Aí como tem outros clubes na fila não quero ser repetitivo falando pela segunda vez de um clube se falar pela primeira de um outro que também é importante, sabe?
Luan Carlos do Brusque tem usado o 4-4-2 losango, acredito não na ideia original mas uma versão mais atualizada
Bom desempenho no ataque e forte. O
Time foi caindo de rendimento absurdamente ao decorrer do fim da temporada. Mas, a defesa realmente ele resgatou
Meu esquema preferido
Meu favorito 4-2-3-1.
Muuuuita gente adora rs
Essa formação eu usava demais no pes 2019 depois eu parei eu foi no 4-3-3
No vídeo game vale tudo! Hahaha
Vc recebi no toba
Vale lembrar que em boa parte da temporada 19-20 a Juventus do Maurizio Sarri também jogava nesse esquema
Bem lembrado, Luan!
Dorival ressuscitou o esquema
Qual a melhor formação q vcs me edicam pra usar nos meus jogos???
Depende das peças que você tem no time mano. O sistema tático tem de estar a serviço do time e nunca o contrário.
Exemplo: como vou te indicar um sistema que usa pontas se você não tem pontas bons?
@@pautasetaticas tenho jogadores de velocidade i marcação
Iae?
@@luisdomingues4888 qualquer sistema que marque em bloco baixo e estimule contra-ataques como o 4-4-2 e o 5-4-1
@@pautasetaticas eu topo usando essa 3-4-1-2 curto
Três zagueiros
Dois meias de ligação
1 meia direita
1 meia esquerda
1 meia atacante
2 centroavante
Descarto a possibilidade difícil de penetração mas consigo marcar gols a zaga adversária
I as laterais ficam muito esporta
Tomo muito gol assim
Me dêem dicas!
@@luisdomingues4888 troque por um 5-3-2 e passe a usar laterais abertos na primeira linha no lugar desses meias abertos na segunda. Mas ainda sim, seu time vai ter problemas nas inversões de jogo. Ele pode variar para um 4-4-2 com a subida do lateral quando a bola trocar de lado mas o movimento tem de ser coordenado pra acontecer no tempo certo e não deixar buracos.
Como assim os laterais ficam expostos #nicholasfranco
Sem nenhum jogador a frente para protegê-los. Expostos a enfrentar adversários no mano a mano ou no 2 contra um.
Se eu for jogar num vamos dizer num 4-3-3 igual ao athlético paranaense do Paulo turra com
3-volantes eu posso implementar na retranca e explorando os contra-ataque #nicholasfranco
Real ganhou 2 das 5 Champions do período recente nesse sistema, mas é o único que me lembro recentemente que utilizou.
Ainda sim, na fase defensiva usava um 4-4-2 em duas linhas. E era bem arriscado pq o Isco sempre se deslocava pro lado oposto, Modric abria pela direita e Kross pela esquerda no balanço dos três volantes. Em jogos mais difíceis, o Zidane optava por usar Kovacic ao lado de Casemiro e os wingers Vasquez e Asensio nos lugares de Modric e Kroos.
O Dunga usava essa formação na seleção de 2010
Verdade, mas ele mesmo definia como um "4-2-3-1 torto" por que Gilberto Silva e Felipe Melo eram mais uma dupla fixa e Elano (depois Dani Alves) tinha mais escape pelo corredor do lado direito. Kaká era o 10 e Robinho ficava mais aberto à esquerda do que ao lado de Luis Fabiano mais avançado.
Real está se destacando nesse esquema
No final do vídeo você citou o Barcelona e o Liverpool. Eu tinha feito o comentário acima antes.
@@jeancarlospetrymf sim sim. O Real faz algo parecido com a Juve do Allegri de 2015
@@pautasetaticas eu gosto do 4-3-1-2. Mas não é dos meus esquemas preferidos. Sempre gostei do 4-2-3-1 ou o 4-3-3 de base baixa, com um camisa 10 e um 9. E os volantes como sendo um 5 e um 8.
Porém como você tem comentado em vários vídeos, laterais ofensivos e de apoio quando jogam em esquema de 4 na linha de defesa, eles têm de se sacrificar demais. E sacrificam muito os demais companheiros na marcação. Principalmente na atualidade onde temos atacantes cada vez mais móveis e versáteis, que atraem a marcação dos zagueiros pra frente, abrindo buracos onde muitas vezes esses atacantes recebem espaço para passes no futuro ou então, com meio-campistas entrando na área de surpresa.. o Correto para laterais mais ofensivos seria esquemas com 3 zagueiros ou dependendo das características, laterais invertidos, apoiando por dentro, já que fica mais fácil recompor na defesa
@@pautasetaticas gosto muito dos seus vídeos. Em muitos casos, as explicações não são novidades, mas a forma com que você explica é muito prática. Gosto das análises retro. Poderia fazer uma do Uruguai da copa de 2010
@@jeancarlospetrymf obrigado pelos elogios e pela sugestão amigo. Vou colocar na lista. Forte abraço!
O Flamengo jogou nesse esquema ontem contra o Tolima, meteu 7x1 e provou que esse esquema ainda pode ser usado. Pois Apesar de que o Tolima invertia pouco a bola e tentava jogar mais por dentro, quando eles viravam a jogada, o Lateral do Fla saia para dar o combate na amplitude e o volante fechava nas costas do dele ou entre os zagueiros.
Essa formação sobrecarrega o meio de campo, mas ao mesmo tempo potencializa o contra-ataque.
Em jogos mais dificeis talvez enfrente mais difículdades. Mas sim, gente. O sistema não está extinto. Claro que vai ter times usando ainda e sendo.bem sucedido com eles. Mas é um fato que é um esquema que quase não se vê mais. É raro termos uma quantidade razoável de times utilizando-o no mesmo campeonato e o intuito do vídeo foi mostrar pq esse desuso sendo que um dia foi o "sistema da moda".
@@pautasetaticas verdade. Mas pelo que temos visto ao longo dos anos, cada sistema tem um período de auge, cai em desuso e depois de um bom tempo volta a ficar em alta novamente.
Agora que tu falou do Botafogo do Jair ventura faz uma análise pra gente kakakaka fiquei curioso pra saber como era o jogo dele
Hahaha não tinha muita complexidade não. Era um time que marcava num 4-4-2 em linhas baixas e atacava no 4-3-1-2 quando tinha que ter um pouco mais de posse. Mas corroborando com o tema do vídeo, tinha problemas quando tinha que atacar mais. Se dava melhor quando contragolpeava.
Em 2016 tinha até mais peças e jogadores em melhor fase. As vezes usava Victor Luís na LE e Diogo Barbosa como winger do lado esquerdo na ausência do Pimpão. E o Sassá era titular do ataque.
Em 2017 tinha o Roger de centroavante e o Guilherme como opção de velocidade, fora o Gatito no gol. Mas a base do time era a mesma:
2016 (2017):
Sidão (Gatito)
Luís Ricardo, depois Alemão (Arnaldo)
Carli
Igor Rabello
Diogo Barbosa (Victor Luís)
Airton
Bruno Silva
Rodrigo Lindoso
Camilo
Sassá (Roger)
Rodrigo Pimpão
@@pautasetaticas agora sim ficou explícito o que eu queria saber, vlw mano, teu trabalho é ótimo
@@paulosla5287 muito obrigado, Paulo!
Só pra completar: em 2017 também chegou a ter Montillo que não se firmou por lesões e teve que sair do clube no meio do ano (chegou a se aposentar, depois acabou retomando a carreira) e o João Paulo que assumiu a titularidade depois que o Camilo foi pro Internacional. Roger teve problema de coração também na reta final da temporada e o Brenner que veio do Inter em troca pelo Camilo ficou como o titular do ataque.
Se eu não me engano o Fluminense jogava nesse esquema em 2012.
Rapaz não lembro também não, mas não duvido
Esses dois meio campistas na frente do primeiro volante jogam abertos ou fechados?
Aí vai depender de quando o time estiver atacando e defendendo, quando tiver atacando eles atuam como meias mais extremos, os chamados (meia atacante) e defendendo eles atuam como volantes, ajudando na transição defensiva, bem é mais ou menos isso!
Luxemburgo gostava muito.
Rogério ceni: eu discordo
Hahaha o sistema não tá extinto. Ele só tá cada vez mais raro. Ele tem virtudes e problemas como qualquer outro sistema. Eu vou procurar fazer vídeos sobre outros sistemas taticos aqui no canal.
Esse é meu Sistema tático preferido no Football Manager Não gosto de jogar com Pontas
Interessante visão... Por que?
Corinthians está se dando muito bem neste sistema e não existe um sistema de jogo que não tenha falhas todas tem portanto o losango pode ser sim utilizado nos dias de hoje, eu não concordo que nos dias de hoje não se dá para utilizar ou que seja ultrapassado.
É muito mais difícil fazer dar certo. Expõe muito os laterais. Não tem pontas. Deixa três sem participar do momento defensivo marcando atrás da linha da bola (a não ser que se faça compensações). É um sistema cada vez mais raro e que caiu em desuso por tudo isso. Próprio Flamengo quando começou a usar no ano passado com Everton Ribeiro sendo um "terceiro volante" eu não levei fé que pudesse dar certo. Mas deu. Surpreendentemente. Mas também há de se ressaltar a qualidade abismal do elenco rubro-negro em relação ao resto. Principalmente em competições mata-mata que quem sabe que é "pior" tecnicamente cede a bola pro time mais dotado de técnica.
É impressão minha ou o Flamengo tá jogando nesse esquema?
Está sim. Dorival viu meu vídeo e pensou: Esse maluco tá falando besteira. Vou provar que ele tá errado. kkkkk
@@pautasetaticas kkkkkkkkkkkk
Curioso esse vídeo ter sido postado a uma semana e ontem o Flamengo utilizar esse esquema e conseguir um excelente resultado, verdade contra um time inferior tecnicamente. O vídeo e bastante claro mas sobre a última opção que foi mostrada pra o funcionamento eu me pergunto se o deslocamento do atacante pela esquerda pra fechar aquele lado é realmente tão mais prático do que o do meia central, com o Flamengo a minha impressão foi de o Arrasceta fechando a segunda linha na maior parte do tempo🤔
Bom questionamento. É pq o atacante normalmente vai estar aberto por um dos lados quando ataca e o movimento é mais natural pra ele do que pra um meia.
Sim, o Arrascaeta pode jogar aberto então ele tem essa facilidade.
E mano, foi só eu fazer esse vídeo que o Dorival começou a implementar esse sistema de jogo kkkk, impressionante.
Ancelotti venceu 2 champions assim... fora as que venceu pelo milan. Alias, scaloni também venceu jogando assim... na minha opinião é a escalação mais imprevisível que tem.
Ancelotii venceu assim a Champions de 2003. Em 2007 era a árvore de Natal (4-3-2-1). Em 2014 era 4-3-3/4-4-2. Em 2022 era 4-4-1-1 e na última temporada o esquema da final foi 4-4-2. Só observar a função que fez o Bellingham como um winger pela esquerda na segunda linha de 4.
Scaloni não repetiu esquema no mata-mata da Copa do Mundo e não jogou nenhum jogo com esse esquema. Nas oitavas foi 4-2-3-1. Nas quartas 3-1-4-2. Nas semis 4-4-2 com 4 volantes e na final 4-3-3.
Beligham joga por trás de Vini e Rodrigo e na hora de defender na 2 linha é ele que recua, deixando Rodrigo e Vini somente a frente.
@@pautasetaticas scaloni jogava muitas vezes nessa formação com variações para o 4 3 3, pois o Di Maria jogava mais aberto, além do mais na final ele teve de fazer algumas trocas então tendo um 4 3 3. Mas na maioria das vezes messi foi o segundo atacante ou até mesmo o ponta de lança.
@@pautasetaticas e sobre o Beligham, por mais que não seja a função de origem de um ponta de lança, porém do mesmo jeito a configuração tática se configura no 4 4 2 losango.
@@pautasetaticas Quanto a Scaloni, concordo que ele não repetiu formação, isso querendo ou não seria algo ruim, pois vejo que muitos técnicos se tornam previsíveis...
Lógico q dá pra usar, é so mandar todo mundo voltar pra marcar, e esse teu raciocínio de não ter ninguém pra receber na ala está errado, se vc ver os jogos dos anos 90 os jogadores não ficavam presos a posições específicas, era um jogo totalmente funcional, vc está raciocinando pela lógica europeia
@@pauloigorfalcaopereira9447 eu não disse em nenhum momento que não dá pra usar. E citei vários exemplos no fim do vídeo sobre como alguns times tem mantido a estratégia viva. O próprio Corinthians do Ramon Diaz usa. O Flamengo do Dorival usou. Mas ainda sim são raros os exemplos em meio a tantos 4-3-3, 4-2-3-1, 3-5-2, 3-4-3, 3-2-5, 2-3-5... e os demais esquemas que são mais usados hoje em dia. O que eu disse foi que caiu em desuso. E é só acompanhar um pouquinho de futebol e ver que são pouquíssimos os times que ainda usam. Cair em desuso é isso. Ficou menos frequente. Está sendo menos utilizado. Não quer dizer que não dá pra usar. O intuito do vídeo foi mostrar os porquês de ter caído em desuso. Tem muitos pontos fracos em relação ao futebol jogado hoje em dia (o que vc chamou de "lógica europeia").
@@pauloigorfalcaopereira9447 e bom... O futebol mudou muito dos anos 90 pra cá. Não é pq vc quer aplicar os padrões usados em times que jogavam com essa ou qualquer outra plataforma há mais de 30 anos que os adversários vão te marcar da mesma forma que marcavam naquela época. A evolução tática de trata exatamente disso. Um sistema vira tendência por apresentar vantagens sobre a tendência anterior, um antídoto é criado e vira a próxima tendência, que incentiva uma próxima e assim sucessivamente.
@@pautasetaticas mt coisa caiu em desuso, não pq não funciona, e s pq o futebol daqui é feito para exportar jogadores para Europa, futebol raiz morreu, o que domina hj sao os empresários, não importa mais se vc é um bom jogador e s o empresário q vc tem, futebol virou um esquema de pirâmide, só ver vários jogadores que ganham a copinha sendo craques e artilheiros não rendem no profissional
@@pautasetaticas mas oq eu quis dizer foi isso, q dá pra usar aplicando os princípios do futebol moderno
Eu discordo. Acho que caiu em desuso pq os adversários não vão defender da forma que se defendiam há 30 anos se vc continuar atacando como se atacava há 30 anos. É só vc ver quanto tempo demorou pro 4-2-3-1 se popularizar no Brasil. Em 2003 já se usava o 4-2-3-1 na Europa. A gente precisou passar pelas Copas de 2006 e 2010 vendo a maioria das seleções jogarem assim pra gente perceber que ainda dá pra jogar com pontas, e que não precisamos jogar no 4-2-2-2 eternamente porque deu certo nos times daqui nos anos 90. Aí tomamos aquela porrada em 2014 e começamos a questionar com mais intensidade o que fazíamos de futebol no Brasil e se cobrava que os treinadores estudassem mais e que tivéssemos mais treinadores de fora por aqui. Esse movimento aconteceu, mas a Seleção segue sendo um fracasso. Os clubes daqui seguem sem ter chance contra os da elite europeia. Não é igual era pré-Lei Bosman onde os craques ficavam por aqui mais tempo e tínhamos jogos equilibrados. E o que foi encarado como solução agora é o problema. Antes não ganhavamos porque não éramos modernos. Hoje a modernidade virou "copiar europeu e querer vender jogador pra Europa" e os mesmos falam que não ganhamos por isso... No fim das contas a gente não quer explicações e nem entender o jogo. A gente só quer ganhar. E se não ganhar o que tá sendo feito tá errado e temos que trocar. Não existe trabalho a longo prazo nem evolução. A arma tá sempre na cabeça do técnico. Ganhou, fica (pelo menos até um outro clube quiser contratar e ele ir embora pra ganhar mais). Perdeu, sai. É por isso que não temos nenhum técnico brasileiro na elite apesar de 95% da seleção brasileira jogar nela. É por isso que o técnico da Seleção sempre parece uma merda, porque nosso melhor técnico a nível de futebol brasileiro é o que está na seleção, enquanto os outros técnicos de seleções ou são caras com experiência nas seleções de base ou muito veteranos e vencedores mais perto do fim do que do auge da carreira. E sobre o exemplo da Copínha... a esmagadora maioria dos atletas que a disputam não se tornam profissionais de sucesso. É por isso que o que se destaca parece melhor na base do que no profissional. Ele joga contra jogadores melhores e mais experientes e não aspirantes que nem chegam a conseguir jogar nos times de cima. É como se um moleque de muito talento estivesse jogando na quadra da praça pública e se destacando contra os que nunca vão sonhar jogar futebol profissionalmente. Ou vc acha que todos os jogadores que estão na Copinha vão jogar no time de cima? Vc acha que o time inteiro que jogou com o Endrick na Copinha em 2022 se tornaram profissionais do Palmeiras? E eles não jogam porque não tem espaço e nem qualidade pra tal. O que mais se vê é menino que jogou na base de algum clube, não conseguir subir ou tentar a vida em algum time pequeno e acabar desistindo da carreira porque percebe que não tem bola pra jogar no profissional. Futebol não é brincadeira, é esporte de alto rendimento. Não basta ter talento quando a bola está no pé se não tem intensidade, senso coletivo, boa movimentação, preparo físico, disciplina tática, bom psicológico... a qualidade técnica é só um requisito.
Se essa desgraça do futebol do brasil acabou com o 10 de oficio
Pode ter certeza que não é o futebol brasileiro que acabou com o 10 rs até pq o 10 não acabou
@@pautasetaticas kkk o jogador de armaçao kkk
@@luasantossantos1048 o 10 é o meia atacante. Na seleção a gente tem o Coutinho por exemplo. Jogando futebol brasileiro Raphael Veiga. O meia-atacante tem perdido espaço em sistemas como o 4-3-3, 3-4-3, 4-1-4-1 e 5-4-1 como dissemos no vídeo. Mas em 4-2-3-1 eles ainda existem. 3-4-1-2 também. Mas não confunda o camisa 10 (meia-atacante) com o camisa 8 (meia-armador). Ambos seguem existindo e o futebol brasileiro não tem nada a ver com o desaparecimento de qualquer posição que seja kkkk
@@pautasetaticas ha ha voce e top
@@pautasetaticaso Renato não é 10?
Futebol do brasil tao sedo será paranetro europeu
É impossível competir com a grana dos caras
o que ganha jogo e talento e nao
tatica!!!