Caramba sério que esse sistema tá começando a virar moda cara? Maneiro! Não sabia, pois eu não estavo sabendo sobre isso! O mais comum antes desse é um 3-4-1-2, que é tipo uma variação do 4-3-1-2 normal, sem alterações.
Mais um excelente vídeo, Téo, muito obrigado. Uma pequena observação: Eu também colocaria o Chelsea do Conte nessa lista de times que quebraram a tradição do 4-2-3-1 em 2017. Ele veio com 3-4-3 e levou a Premier League de lavada. SRN!
Total! Tava até no roteiro (e ia usar a final da FA Cup contra o Arsenal do Wenger como exemplo de antídoto), mas na hora esqueci de falar e já era tarde demais quando percebi
Show de bola a análise! Eu vejo o 4 2 3 1 no Brasil de um modo mais simplório : como o retorno dos pontas. Por muito tempo, os homens que ficavam mais à frente dos laterais eram armadores , no 442 quadrado , ou mesmo volantes , no 442 losango. Claro que , no 4231 há combinações diversas: muitas vezes o homem de lado não é um ponta agudo, mas um jogador de armação. E você observou muito bem, entre outras coisas, a questão do movimento desses pontas em diagonal , pro arremate com pé trocado. Parabéns pela clareza nas explicações !
@@nathanfonseca2278 os técnicos deveriam mudar o esquema conforme os jogadores a disposição, gremio de 2014 não tinha jogadores rápidos, eram lentos mas com muita qualidade no passe, Felipão afundou pq queira jogar de forma reativa, Roger deu outra cara pro time, abelao deixou arrascaeta na reserva pq não sabia jogar com 2 meias, jj veio e arrebentou. Técnicos brasileiros preferem segurar o emprego ao invés de evoluir, salvo uma ou outra excessão
4-4-2 é como 4 ou 6 com laterais atacantes no time do num time, quando perde a bola seria uns 4 ou 6 na zagua, então seria uma formação bem fácil pros jogadores, não precisa de jogadores habilidades só de passe i bom domínio de bola. Agora o 4-3-3 seria 3 atacantes 2 no meio i um volante e dois laterais i dois na zaga, por isso fica mais fácil de toque de bola, por isso o Barcelona era aquele tik taka
Qdo vejo um time mudando sua formação base pra espelhar o adversário eu entendo q ele já se coloca, a priori, numa posição de inferioridade. Um exemplo disso, pra mim, foi o confronto entre Real Madrid x Chelsea nas semis da última UCL 2020/21, em q Zidane mudou do 4-3-3 q vinha usando prum 3-5-2 pra espelhar a marcação ao 3-4-3 do Tuchel. Mas, pro azar do Zidane, ele tava diante do treinador q pra mim é o melhor da elite europeia no quesito de variação/adaptação tática, e o Real não foi páreo pro Chelsea q se adaptou mto bem à proposta espanhola ao usar 2 atacantes ao invés dos 3 habituais, e os ingleses controlaram praticamente todos os 180 minutos do confronto.
Concordo. Esse é o mais comum. Mas o próprio Guardiola foi eliminado da Champions League em 2020 tentando espelhar o sistema de três zagueiros... Foi muito criticado por isso, inclusive. O Wenger foi campeão da FA Cup em 2017 espelhando o 3-4-3 do Chelsea. Depois de quase duas décadas jogando com linha de quatro, ele preferiu mudar pra anular o time do Conte, que foi campeão da Premier League...
Mas é complicado jogar contra esse Chelsea sem ser na formação deles, mano, se ver na Premier e Facup Guardiola tentou 3 formações contra eles e perdeu as 3, usar 3 zagueiros na final foi a última cartada do Pep para derrotar o tuchel
Téo, a quebra parcial do reinado do 4-2-3-1 no Brasil foi em 2015 com o 4-3-3 do Tite (ou 4-1-4-1) onde ele usava somente o Ralf de "volante" e Renato Augusto e Elias a frente
O 4 2 3 1 é um excelente esquema devido a facilidade de mudança, na transição de acordo com as características dos seus extremos. Gosto muito desse esquema quando um dos extremos é um meia armador jogando com pé trocado, assim ele ganha muitas opções de passe quando consegue trazer a bola para o meio campo, pois assim pode triangular com o meia, dar uma assistência para o atacante em movimentação ou até mesmo virando a bola pegando o lateral ou o outro extremo no 1 contra 1.
No caso do futebol brasileiro acho que um dos fatores que ajudou esse esquema a emplacar ainda mais é que o 4231 é um dos sistemas com movimentos mais simples de recomposição pra formar as 2 linhas de 4. Considerando as demandas de calendendario e que no futebol BR as equipes tem que dar resposta no curto prazo ; tudo isso contribuiu pra consolidação.
06:24 Cara, seria foda se você fizesse um vídeo sobre a evolução tática do futebol brasileiro, citando os "laterais brasileiros" etc... Meu pai uma vez me disse que os laterais brasileiros atacam muito porque no 4-4-2 tradicional dos anos 90 aqui no Brasil os volantes eram mais defensivos (o segundo volante com um pouco mais de liberdade pra ser o elemento surpresa) e os meias jogando por dentro, ficando pros laterais a função de amplitude.
Teo seu trampo é top de linha, comparo a outros dois canais que pegam muito isso, categoria canal e o do rafael oliveira jornalista da band. Como sugestão pq mano eu nao vejo falarem disso didaticamente no youtube, a seleção brasileira de 2013 que pra mim em questão tecnica ofensiva foi melhor trampo do felipao pós 2002, como vc via e o que foi negativamente diferente pra copa de 2014, o que taticamente pra vc deu errado entre as goleadas do brasil sobre espanha e italia em 2013, para a tragedia de 2014. Curiosamente felipao usava o 4-2-3-1 tema desse video.
Muito bom, Téo. Talvez valha acrescentar que nem sempre os técnicos tem total liberdade de escolha de qual organização tática adotar. Depende muito do elenco disponível, concorda?
@@teofb O livro "Pirâmide Invertida" é a principal referência no debate sobre os esquemas táticos. Normalmente, na Internet, quando indicamos o livro, as pessoas ficam com preguiça de ler. Te fiz um elogio: você pega referências da literatura sobre tática e, com sua comunicação eficiente, você consegue fazer sucesso. Parabéns pelo seu canal. Eu sou mais Pacheco. Só que eu sou um admirar do seu trabalho.
Basicamente o esquema tático que o Brasil usou na última Copa Defensivamente, tinhamos Vini Jr e Raphinha (ou Antony) recuando entre os volantes Paquetá e Casemiro, com o Neymar avançando pra ajudar o Richarlison na marcação No ataque, Neymar assumia como meia-atacante, Richarlison fazia à camisa 9 e Vini Jr e Raphina/Antony atuavam como os pontas
Daí vc limita o neymar a pisar na área. Perdemos assim pra Bélgica e perdemos assim pra Croácia. Pois é uma formação previsível. Prefiro neymar de falso 9 mudando de posição com Rodrigo e Vinicius a todo momento, acho muito menos previsível.
São Paulo usou linha de 5 contra o Flamengo tomou de 5. ABC usou a mesma linha contra o Flamengo tomou de 6. Acho essa questão tática é bem relativo as vezes você jogar com uma linha de 5 pode trazer o adversário mais pra dentro do seu campo, não tendo recurso pra sair no contra-ataque nem conseguir segurar a bola na frente, ficando pouco com a bola e tomando pressão direto!
O problema se vc não usa uma linha de 5 por assim dizer, provavelmente seu time vai ficar com inferioridade numérica na fase defensiva, o adversário vai atacar com 5 e se vc defender com 4 não dará certo.
futebol brasileiro evolui mt nesse ultimos anos mais mts n percebem isso , na vdd o futebol mundial taticamente n esta tao longe um do outro vemos isso no mundial ate times arabes dando trabalho pro bayern
Olá Téo, excelente vídeo! Parabéns pela seu conteúdo e didática. Em 2017 o Chelsea de Conte foi campeão da Premier League usando o 3-4-3 !? Levando em consideração o Chelsea de Tuchel, Atalanta de Gasperini.... A linha de 5 atrás para gerar superioridade numérica na fase defensiva e ofensiva é uma tendência? Particularmente gosto muito. Abraço Teo!
Fala Paulo! Desculpa a demora pra responder. Sim, eu ia até citar o Chelsea como um outro exemplo de 2017, mas acabei esquecendo na hora e, quando percebi, já era tarde demais. A linha de 5 voltou a ser tendência sim, mas me parece que reapareceu na fase defensiva justamente pra servir como antídoto pros times que estavam atacando com "cinco caras na frente"
Boa noite eu custumo jogar c essa formação gosto muito os dois pontas tem que marcar os laterais? E o centrovante ele fica livre ou voltar pra marcar tambem?
Eae, Téo. Poderia falar sobre a linha de 5 que vem sendo tendência nos últimos anos e que nessa temporada tanto o campeão da champions como da eurocopa fizeram uso dela?
No vídeo sobre linha de 4 (ua-cam.com/video/kTeQKiNMb38/v-deo.html) eu acabei falando um pouco sobre a linha de 5... Mas vou anotar a sugestão aqui pra tentar fazer um vídeo só sobre isso. Valeu!
@@jarbasferreira9248 já mudei de formação kkkkk essa formação 4231 é uma formação muito segura, é pra quem gosta de manter a posse de bola e controlar bem a defesa, porém eu sou meio impaciente e gosto de ataques rápidos e gols rápidos , por isso estou usando a 4321 e intercalo durante a partida com a 4312
Eu penso que os técnicos brasileiros são um pouco preguiçosos, isso sim. Eu, que não sou treinador, já via essas mudanças e encontrei o antídoto pra cada uma delas. Uma formação que utilizada na Europa na década passada contra o 4231, foi o 532 no Chelsea. Então é questão de observação e estudo. Atualmente eu observo que o 4231 vai perder espaço daqui a pouco para o 4312 losango e os camisas 10 vão surgir novamente e as equipes voltarão a jogar com dois atacantes. Tendo bons volantes que marcam e jogam, a equipe compactada na defesa, vai levar muito mais perigo no ataque, pois o adversário ficará exposto às esticadas de um camisa 10 e dois atacantes jogando nas costas da defesa.
Dps de JJ aki no futebol brasileiro muita coisa mudou , não só as taticas e formações. O homem revolucionou o futebol brasileiro queira vc ou não kkkkk
Grande Téo! mas o barcelona não foi a ovelha negra nesse caso ? com o guardiola (e depois também) jogaram no 433 sem uma referência, com o Messi de falso 9
Ovelha negra eu não diria... Mas, sim, o Barcelona foi um dos poucos times que não caiu muito na ditadura do 4-2-3-1 e se manteve fiel ao 4-3-3. De qualquer forma, as escolhas estruturais acabam sendo muito parecidas: uma linha de quatro atrás, dois jogadores abertos e um atacante central. Só a orientação do meio-campo que muda. E, claro, a função do atacante quando o Messi jogava de falso 9.
Mas com o BH, pela esquerda, sem obrigações defensivas, pra poder dar aqueles piques até a área e se aproximar do Gabigol, ou ir ele mesmo pra dentro... Acho que o Renato vai tentar reviver isso nele! 🙏
Só um adendo, o Corinthians do Tite em 2015 jogava num 4-3-3 (ou 4-1-4-1 como quiser), mas realmente foi só com o Flamengo do JJ q começaram a variar mais o sistema.
Apesar de terem origens diferentes, a estrutura do 4-3-3 acaba sendo parecida com a do 4-2-3-1. Só inverte o triângulo de meio, mas todas as outras escolhas estruturais são iguais (linha de quatro na defesa, dois homens abertos e um centroavante). Mas sim... Outros times jogavam fora do 4-2-3-1 no Brasil e no mundo durante esse período (em geral, no 4-3-3), mas a quebra sistêmica do que eu chamei de "ditadura do 4-2-3-1" só está acontecendo agora...
@@teofb verdade. Será q n foi tbm pq além do JJ o Sampaoli começou a trazer mudanças de esquemas, ele usava vários esquemas: tanto com 3 zagueiros e 2 ou 2 atacantes e apenas 1? Acho q os dois "gringos" trouxeram algumas mudanças na maneira de pensar de muitos daqui.
Tenho certeza que ninguém seria tão covarde de dar dislike em um vídeo desses! Parabéns Professor!
Eeh saudade daquela variação tática do JJ.. 😅 mais um ótimo conteúdo !
Se possível faz uma análise do esquema da moda agora. O 3-4-2-1.
Caramba sério que esse sistema tá começando a virar moda cara? Maneiro! Não sabia, pois eu não estavo sabendo sobre isso! O mais comum antes desse é um 3-4-1-2, que é tipo uma variação do 4-3-1-2 normal, sem alterações.
@@e_vieira. Sim
Já fez
Esquema tático do campeão da Chanpions League, o meu Chelsea! 💙
@@pedrinpedroso sai fora rapaz cê fica a mais de 9 mil km de distância de Londres
Me fez lembrar do nó tático do Ney Franco com o 3-6-1 na final da copa do Brasil 2006
Que descoberta incrível de canal que fiz às 2hrs da manhã hahaha
Toda vez que eu vejo linha de 4 na defesa me vem a mente o 3-5-2 do Muricy tricampeão brasileiro e me vem a mente o Luxa falando QUATRUM QUATRUM
Mais um excelente vídeo, Téo, muito obrigado. Uma pequena observação: Eu também colocaria o Chelsea do Conte nessa lista de times que quebraram a tradição do 4-2-3-1 em 2017. Ele veio com 3-4-3 e levou a Premier League de lavada. SRN!
Total! Tava até no roteiro (e ia usar a final da FA Cup contra o Arsenal do Wenger como exemplo de antídoto), mas na hora esqueci de falar e já era tarde demais quando percebi
Show de bola a análise! Eu vejo o 4 2 3 1 no Brasil de um modo mais simplório : como o retorno dos pontas. Por muito tempo, os homens que ficavam mais à frente dos laterais eram armadores , no 442 quadrado , ou mesmo volantes , no 442 losango. Claro que , no 4231 há combinações diversas: muitas vezes o homem de lado não é um ponta agudo, mas um jogador de armação. E você observou muito bem, entre outras coisas, a questão do movimento desses pontas em diagonal , pro arremate com pé trocado. Parabéns pela clareza nas explicações !
Muito bom e cabe uma parte 2 explicando especificamente como ocorreu no Brasil, já que não saímos do 442, mas do 4222 para o 4231.
Faz a analise tática do Flamengo do Renato nos últimos três jogos. Ou o que mudou do tático do Ceni pro do Renight.
Concordo! Eu lembro de uma mudança de quebra de sistema, foi o Chelsea do treinador italiano que colocou um atacante na ala!
Análise foda! Se possível faz um sobre o 4-3-1-2 (ou 4-4-2 losango), e as variações e influências desse esquema no futebol atual.
Pra mim e ainda a tática mais equilibrada 442 losango , com muita variações de posição .. junto com 4231.
Zidane usou muito no Real, inclusive quando ganhou a champions
@@nathanfonseca2278 os técnicos deveriam mudar o esquema conforme os jogadores a disposição, gremio de 2014 não tinha jogadores rápidos, eram lentos mas com muita qualidade no passe, Felipão afundou pq queira jogar de forma reativa, Roger deu outra cara pro time, abelao deixou arrascaeta na reserva pq não sabia jogar com 2 meias, jj veio e arrebentou. Técnicos brasileiros preferem segurar o emprego ao invés de evoluir, salvo uma ou outra excessão
4-4-2 é como 4 ou 6 com laterais atacantes no time do num time, quando perde a bola seria uns 4 ou 6 na zagua, então seria uma formação bem fácil pros jogadores, não precisa de jogadores habilidades só de passe i bom domínio de bola. Agora o 4-3-3 seria 3 atacantes 2 no meio i um volante e dois laterais i dois na zaga, por isso fica mais fácil de toque de bola, por isso o Barcelona era aquele tik taka
Formação que revelou José Mourinho pro mundo
Excelente didática,Téo!
Com conteúdo e acessível!
Qdo vejo um time mudando sua formação base pra espelhar o adversário eu entendo q ele já se coloca, a priori, numa posição de inferioridade. Um exemplo disso, pra mim, foi o confronto entre Real Madrid x Chelsea nas semis da última UCL 2020/21, em q Zidane mudou do 4-3-3 q vinha usando prum 3-5-2 pra espelhar a marcação ao 3-4-3 do Tuchel. Mas, pro azar do Zidane, ele tava diante do treinador q pra mim é o melhor da elite europeia no quesito de variação/adaptação tática, e o Real não foi páreo pro Chelsea q se adaptou mto bem à proposta espanhola ao usar 2 atacantes ao invés dos 3 habituais, e os ingleses controlaram praticamente todos os 180 minutos do confronto.
Concordo. Esse é o mais comum. Mas o próprio Guardiola foi eliminado da Champions League em 2020 tentando espelhar o sistema de três zagueiros... Foi muito criticado por isso, inclusive.
O Wenger foi campeão da FA Cup em 2017 espelhando o 3-4-3 do Chelsea. Depois de quase duas décadas jogando com linha de quatro, ele preferiu mudar pra anular o time do Conte, que foi campeão da Premier League...
Mas é complicado jogar contra esse Chelsea sem ser na formação deles, mano, se ver na Premier e Facup Guardiola tentou 3 formações contra eles e perdeu as 3, usar 3 zagueiros na final foi a última cartada do Pep para derrotar o tuchel
Téo você é muito didático, teria que ir para a televisão
Parabéns Teo! e que surpresa, ouvir o nome do Saam em teu canal. É um grande amigo da juventude! sucesso!
Obrigado pelo vídeo, Téo.
Que vídeo foda! Parabéns
9:47 concordo, o 4-4-2 oferece o encaixe perfeito pra travar o 4-2-3-1 quando este está com a bola
Acredito que o 4-3-3 com um volante se encaixa perfeitamente bem no 4-2-3-1 tendo em vista que o volante anula o camisa 10.
Que vídeo fantástico !
Téo, a quebra parcial do reinado do 4-2-3-1 no Brasil foi em 2015 com o 4-3-3 do Tite (ou 4-1-4-1) onde ele usava somente o Ralf de "volante" e Renato Augusto e Elias a frente
Nem foi, o Grêmio é Corinthians de 2017 jogavam no 4-2-3-1 tbm
Meu irmão, vc está de parabéns pela explicação, clara como água...
Eu sou um torcedor q passei ao longo dos tempos, observar as táticas propostas...
Eu tbm mano todo jogo q eu posso assistir eu assisto vc aprende muito e guarda muitas lembranças
Esse canal é maravilhoso
Definiu o Ceará do Guto Ferreira, Pontas jogando por dentro e laterais avançados
Excelente!
Seus vídeos são ótimos, trazem muita luz ao meu entendimento sobre futebol.
N acho q ia encontrar uma pessoa dessa vc e o cara em
Smp mt didático e interessante, parabéns pelos vídeos!!
VOCÊ É UM GÊNIO
Adoro saber tudo sobre jogo
Esse vídeo ficou show !!
Eu não sou de dar like em vídeos, mas tive que dar like no seu já que você explicou de forma tão perfeita
O 4 2 3 1 é um excelente esquema devido a facilidade de mudança, na transição de acordo com as características dos seus extremos.
Gosto muito desse esquema quando um dos extremos é um meia armador jogando com pé trocado, assim ele ganha muitas opções de passe quando consegue trazer a bola para o meio campo, pois assim pode triangular com o meia, dar uma assistência para o atacante em movimentação ou até mesmo virando a bola pegando o lateral ou o outro extremo no 1 contra 1.
Videozaço! Tá de parabéns!
O mais brabo! Aulas, Téo.
Conteúdo sensacional Téo, parabéns pelo canal! Abraços
Bem didática, muito boa análise!
Aulas, Cria! 👏👏👏
Melhor análise tática de UA-cam, muito show
Poderia fazer um video explicando qual a diferença dos meias de lado do 4-2-3-1
E do 4-5-1 e do 4-4-2
Seus videos são tops
Adorei a explicação. Ganhou um inscrito!
Bom demais, Téo. Que saudade do JJ rs
Melhor conteúdo de tática
Esse esquema ainda impera o futebol brasileiro 4-2-3-1
Você é muito bom no que você faz! Você pode postar um vídeo explicando como funcionava o Barcelona do Guardiola? Eu estudo, estudo, mas não entendo.
Fala Ney! Obrigado! Vou colocar a sugestão na lista aqui. Abraços
Sabe muito! Video foda mano
Conteúdo sensacional! Parabéns, parceiro!!!
Amei o conteúdo 😁
Visualmente a melhor formação
Vim pelo joza novalis e adorei a analise tu entendi demaiss 👏👏
parabens pelo conteudo
Faz uma análise Téo, sobre o 4-2-4 e suas variações.
Vim pelo canal do Joza Novalis
Sabe muito0o0!
No caso do futebol brasileiro acho que um dos fatores que ajudou esse esquema a emplacar ainda mais é que o 4231 é um dos sistemas com movimentos mais simples de recomposição pra formar as 2 linhas de 4. Considerando as demandas de calendendario e que no futebol BR as equipes tem que dar resposta no curto prazo ; tudo isso contribuiu pra consolidação.
Baita conteúdo!!!
Oi boa noite ótimo vídeo, vc podia fazer analisando os times brasileiros as táticas e as formações deles
06:24 Cara, seria foda se você fizesse um vídeo sobre a evolução tática do futebol brasileiro, citando os "laterais brasileiros" etc... Meu pai uma vez me disse que os laterais brasileiros atacam muito porque no 4-4-2 tradicional dos anos 90 aqui no Brasil os volantes eram mais defensivos (o segundo volante com um pouco mais de liberdade pra ser o elemento surpresa) e os meias jogando por dentro, ficando pros laterais a função de amplitude.
Gostei da fala dele top
Primeira vez no canal. Mais um inscrito
Monstro!!!!
Téo, faz um vídeo sobre o esquema tático do Vojvoda, por favor.
Muito bom
E top está jogada
Teo seu trampo é top de linha, comparo a outros dois canais que pegam muito isso, categoria canal e o do rafael oliveira jornalista da band. Como sugestão pq mano eu nao vejo falarem disso didaticamente no youtube, a seleção brasileira de 2013 que pra mim em questão tecnica ofensiva foi melhor trampo do felipao pós 2002, como vc via e o que foi negativamente diferente pra copa de 2014, o que taticamente pra vc deu errado entre as goleadas do brasil sobre espanha e italia em 2013, para a tragedia de 2014. Curiosamente felipao usava o 4-2-3-1 tema desse video.
Seus vídeos são fodas! Parabéns! De onde vem tanto conhecimento tático?
Muito estudo. Muito mesmo! Por muitos e muitos anos!
Muito bom, Téo. Talvez valha acrescentar que nem sempre os técnicos tem total liberdade de escolha de qual organização tática adotar. Depende muito do elenco disponível, concorda?
Muito legal
Seu canal é brilhante: você reproduz as teses do Jonathan Wilson (Pirâmide Invertida) e o pessoal assiste e comenta. Parabéns, Teo.
Confesso que não entendi hehehehe
Mas obrigado
@@teofb O livro "Pirâmide Invertida" é a principal referência no debate sobre os esquemas táticos. Normalmente, na Internet, quando indicamos o livro, as pessoas ficam com preguiça de ler.
Te fiz um elogio: você pega referências da literatura sobre tática e, com sua comunicação eficiente, você consegue fazer sucesso.
Parabéns pelo seu canal. Eu sou mais Pacheco. Só que eu sou um admirar do seu trabalho.
4 -2-3-1 é um sistema muito bom
Basicamente o esquema tático que o Brasil usou na última Copa
Defensivamente, tinhamos Vini Jr e Raphinha (ou Antony) recuando entre os volantes Paquetá e Casemiro, com o Neymar avançando pra ajudar o Richarlison na marcação
No ataque, Neymar assumia como meia-atacante, Richarlison fazia à camisa 9 e Vini Jr e Raphina/Antony atuavam como os pontas
Melhor formação que existe a mais equilibrada do mundo.
Daí vc limita o neymar a pisar na área. Perdemos assim pra Bélgica e perdemos assim pra Croácia. Pois é uma formação previsível. Prefiro neymar de falso 9 mudando de posição com Rodrigo e Vinicius a todo momento, acho muito menos previsível.
Ótimo video
São Paulo usou linha de 5 contra o Flamengo tomou de 5. ABC usou a mesma linha contra o Flamengo tomou de 6. Acho essa questão tática é bem relativo as vezes você jogar com uma linha de 5 pode trazer o adversário mais pra dentro do seu campo, não tendo recurso pra sair no contra-ataque nem conseguir segurar a bola na frente, ficando pouco com a bola e tomando pressão direto!
O problema se vc não usa uma linha de 5 por assim dizer, provavelmente seu time vai ficar com inferioridade numérica na fase defensiva, o adversário vai atacar com 5 e se vc defender com 4 não dará certo.
Bota fogo só joga nesse esquema
futebol brasileiro evolui mt nesse ultimos anos mais mts n percebem isso , na vdd o futebol mundial taticamente n esta tao longe um do outro vemos isso no mundial ate times arabes dando trabalho pro bayern
Lateral brasileiro o famoso overlap estilo desenvolvido pelo coutinho
Olá Téo, excelente vídeo! Parabéns pela seu conteúdo e didática. Em 2017 o Chelsea de Conte foi campeão da Premier League usando o 3-4-3 !? Levando em consideração o Chelsea de Tuchel, Atalanta de Gasperini.... A linha de 5 atrás para gerar superioridade numérica na fase defensiva e ofensiva é uma tendência? Particularmente gosto muito. Abraço Teo!
Fala Paulo! Desculpa a demora pra responder. Sim, eu ia até citar o Chelsea como um outro exemplo de 2017, mas acabei esquecendo na hora e, quando percebi, já era tarde demais. A linha de 5 voltou a ser tendência sim, mas me parece que reapareceu na fase defensiva justamente pra servir como antídoto pros times que estavam atacando com "cinco caras na frente"
Na verdade eu vejo a maioria jogando com três zagueiros agora, seja com laterais ou sem.
Téo gostaria de ver uma análise sua da seleção da Hungria de 54 a seleção do Puskás tem pouco conteúdo sobre acho que ficaria legal
Teria que pesquisar muito! Mas vou colocar aqui na lista! Valeu pela sugestão
Cruzava bem? Não era o Cafu não né? Kkk tô zuando! Ótima aula mano, vídeo top, obrigado!!!
Poderia fazer uma análise do esquema 5-4-1 e o 5-3-2?
Boa noite eu custumo jogar c essa formação gosto muito os dois pontas tem que marcar os laterais? E o centrovante ele fica livre ou voltar pra marcar tambem?
Qual o melhor esquema tático pra jogar contra um 4 2 3 1 ?
4 3 3
Onde compro esse campo e as peças?q top
Volta a fazer aquelas análises pós jogo do flamengo, ainda mais q agr temos um técnico novo com um estilo diferente do Rogério
Eae, Téo. Poderia falar sobre a linha de 5 que vem sendo tendência nos últimos anos e que nessa temporada tanto o campeão da champions como da eurocopa fizeram uso dela?
No vídeo sobre linha de 4 (ua-cam.com/video/kTeQKiNMb38/v-deo.html) eu acabei falando um pouco sobre a linha de 5... Mas vou anotar a sugestão aqui pra tentar fazer um vídeo só sobre isso. Valeu!
Massa
pecinhas do war... kkkkk! nice explicação!
Hj o sistema que está virando tendência é o 3-4-2-1. Não vai demorar muito para que os clubes brasileiros fiquem preso nessa formação.
ce tem mais conteúdo que muitos com nome por aí mas precisa mostrar isso desde o titulo
Assistindo para me ajudar no FIFA kkkkkk pois jogo nessa formação
Eu no game play 😂😂😂😂
@@jarbasferreira9248 já mudei de formação kkkkk essa formação 4231 é uma formação muito segura, é pra quem gosta de manter a posse de bola e controlar bem a defesa, porém eu sou meio impaciente e gosto de ataques rápidos e gols rápidos , por isso estou usando a 4321 e intercalo durante a partida com a 4312
Pareceu até o pvc falando tanto de tatica😅
Eu penso que os técnicos brasileiros são um pouco preguiçosos, isso sim. Eu, que não sou treinador, já via essas mudanças e encontrei o antídoto pra cada uma delas. Uma formação que utilizada na Europa na década passada contra o 4231, foi o 532 no Chelsea. Então é questão de observação e estudo.
Atualmente eu observo que o 4231 vai perder espaço daqui a pouco para o 4312 losango e os camisas 10 vão surgir novamente e as equipes voltarão a jogar com dois atacantes. Tendo bons volantes que marcam e jogam, a equipe compactada na defesa, vai levar muito mais perigo no ataque, pois o adversário ficará exposto às esticadas de um camisa 10 e dois atacantes jogando nas costas da defesa.
Dps de JJ aki no futebol brasileiro muita coisa mudou , não só as taticas e formações. O homem revolucionou o futebol brasileiro queira vc ou não kkkkk
Quem é JJ?
Grande Téo! mas o barcelona não foi a ovelha negra nesse caso ? com o guardiola (e depois também) jogaram no 433 sem uma referência, com o Messi de falso 9
Ovelha negra eu não diria... Mas, sim, o Barcelona foi um dos poucos times que não caiu muito na ditadura do 4-2-3-1 e se manteve fiel ao 4-3-3. De qualquer forma, as escolhas estruturais acabam sendo muito parecidas: uma linha de quatro atrás, dois jogadores abertos e um atacante central. Só a orientação do meio-campo que muda.
E, claro, a função do atacante quando o Messi jogava de falso 9.
Essa escalação me lembra o companheiro JORGE JESUS.
Mas com o BH, pela esquerda, sem obrigações defensivas, pra poder dar aqueles piques até a área e se aproximar do Gabigol, ou ir ele mesmo pra dentro... Acho que o Renato vai tentar reviver isso nele! 🙏
Jorge Jesus é mais um 4-1-3-2 do que 4-2-3-1, com uma dupla de ataque na frente, um volante mais recuado e 3 meias
@@luisrodrigues4366BH foi muito mais um ponta doq um centro avante
Gostei
👍
Só um adendo, o Corinthians do Tite em 2015 jogava num 4-3-3 (ou 4-1-4-1 como quiser), mas realmente foi só com o Flamengo do JJ q começaram a variar mais o sistema.
Apesar de terem origens diferentes, a estrutura do 4-3-3 acaba sendo parecida com a do 4-2-3-1. Só inverte o triângulo de meio, mas todas as outras escolhas estruturais são iguais (linha de quatro na defesa, dois homens abertos e um centroavante). Mas sim... Outros times jogavam fora do 4-2-3-1 no Brasil e no mundo durante esse período (em geral, no 4-3-3), mas a quebra sistêmica do que eu chamei de "ditadura do 4-2-3-1" só está acontecendo agora...
@@teofb verdade. Será q n foi tbm pq além do JJ o Sampaoli começou a trazer mudanças de esquemas, ele usava vários esquemas: tanto com 3 zagueiros e 2 ou 2 atacantes e apenas 1? Acho q os dois "gringos" trouxeram algumas mudanças na maneira de pensar de muitos daqui.
link nao esta funcionando