Good Math Books Have These 7 Things | An Editor's Opinion
Вставка
- Опубліковано 31 гру 2024
- Want to know what to look for in the next math book you buy? Here are 7 tips from one of the editors of the Textuniversitários math collection.
Interview with Thiago Dourado: • Divulgando Ciência | R...
My video "Have you ever felt discouraged while studying? The problem might be the book!": • Já se sentiu desanimad...
Playlist from the Textuniversitários collection: • Coleção Textuniversitá...
Books that Appear in the Video
Textuniversitários Collection: amzn.to/4gW8yD5
A Book of Abstract Algebra: amzn.to/41NUHKE
Contemporary Abstract Algebra: amzn.to/3ZV6a8z
Real Analysis A Long-Form Mathematics Textbook: amzn.to/3BQAj0N
The Principles of Mathematical Analysis by Rudin: amzn.to/41SzDmd
Bourbaki A Secret Society of Mathematicians: amzn.to/3VVQxMQ
Mathematics Its Content, Methods and Meaning: amzn.to/40a3pSf
Ways to Support the Channel
Buying anything on Amazon using the following link: amzn.to/4dAczLj
Buying anything on Shopee using the following link: s.shopee.com.b...
Buying our t-shirts: reserva.ink/47...
Sending any amount using the following pix key: matematica.como.hobby@gmail.com
Following me on Instagram: / matematicahobby
By clicking on the ads that appear in the video.
By purchasing any of the items listed below 👇
Link to the book stand (use the 12% discount coupon PITAGORAS12): www.idesan.com...
Ebook on calculus by Prof. Douglas focusing on transferring to USP (use the coupon code MATHOBBY): hotmart.com/pt...
Recording Equipment
Samsung Galaxy S23 FE: amzn.to/4exgUje
BOYA BOYALINK Lavalier Microphone: amzn.to/3zl7gBr
Zhiyun Smooth Q4 Stabilizer: amzn.to/4ebXC39
Books to Learn Elementary Math
Lessons on elementary mathematics: amzn.to/3XyUjx9
Fundamentals of elementary mathematics: mercadolivre.c...
Algebra in Comics: amzn.to/4ecKA4T
Trigonometry 3rd Ed. - Schaum Collection: amzn.to/3MBWwS6
Arithmetic for All - General and Financial: amzn.to/4e7Rk3W
Pre-Calculus - A Preparation for Calculus: amzn.to/3Tiokif
History of Mathematics Books
History of Mathematics by Carl Boyer: amzn.to/3MV6Epn
The Fascinating History of Mathematics: amzn.to/3MCoo8w
History of Mathematics: A Critical View, Dispelling Myths and Legends: amzn.to/4cZSjSS
Introduction to the History of Mathematics by Howard Eves: amzn.to/3XIMvZT
History of Abstract Algebra: An Introduction: amzn.to/3XndxEK
Books for Basic Cycle of Mathematics Superior
A Course in Calculus, Guidorizze: amzn.to/3XwF2N7
Calculus by James Stewart: amzn.to/4dRPgxw
Calculus by Tom Apostol: amzn.to/4e8TpN8
Calculus by Spivak: amzn.to/4giD0Yz
Calculus by Courant: amzn.to/47cESOp
Linear Algebra and Its Applications, Gilbert Strang: amzn.to/4e7S5di
Linear Algebra with Applications: amzn.to/3APbfGy
Contemporary Linear Algebra: amzn.to/3ZfwMCz
Linear Algebra Done Right: amzn.to/3ASTwhD
Linear Algebra, Elon Lages Lima: amzn.to/3MGPAD3
Analytic Geometry: A Vector Treatment: amzn.to/4ghqwA6
Probability: A Modern Course with Applications: amzn.to/3z9aFTB
Probability - Applications to Statistics: amzn.to/3TjA6IS
Basic Statistics, Morettin: amzn.to/3Xz7AWz
Study Materials
Ergonomic Book Stand: amzn.to/3XINklr
Book rest: amzn.to/3z83U4x
Sulfite Paper, Chamex, A4, Pack of 300 Sheets: amzn.to/4gaPgKp
2B Hex Pencil with Eraser: amzn.to/4eaoMXK
White Eraser TR Cylinder: amzn.to/3MzLQDv
⚠ *ATENÇÃO* : No momento 03:25, menciono a coleção *Fundamentos da Matemática Elementar* (FME), e pode parecer que estou insinuando que ela não aborda os temas de forma aprofundada. No entanto, minha crítica toma outra direção: o aspecto insosso e pouco cativante da obra.
A coleção FME é, sem dúvida, uma das melhores e mais reconhecidas no Brasil, tendo auxiliado inúmeros estudantes ao longo dos anos. Ainda assim, ela não está isenta de críticas. Aqui estão alguns pontos que podem torná-la menos adequada para iniciantes:
1. *Demonstrações fora do escopo* : Algumas demonstrações de teoremas utilizam conceitos que vão além do que a obra abrange, dando a impressão de que foram incluídas apenas "para cumprir tabela" e não para uma real compreensão do leitor.
2. *Excesso de conteúdo* : A coleção vai muito além do mínimo necessário para começar uma graduação na área de exatas, e seu tamanho descomunal pode ser intimidador. Isso a faz parecer mais um material de consulta do que uma obra para ser estudada integralmente.
3. *Foco em testes* : a coleção parece assumir o formato de um repositório de exercícios voltado para estudantes que desejam se preparar para vestibulares militares.
4. *Não muito amigável para autodidatas* : considerando o contexto brasileiro, onde muitos estudantes não têm a oportunidade de contar com um professor particular que dê vida a uma obra e precisam se virar sozinhos com os livros, a coleção FME pode não ser um bom "mentor" para muitas pessoas.
Embora seja uma obra de grande valor, esses aspectos podem afastar aqueles que estão dando os primeiros passos, sozinhos, no estudo da matemática.
O Brasil precisa de uma nova coleção de matemática elementar que rompa com o pragmatismo algorítmico predominante e resgate o estilo inspirador e profundo dos clássicos da editora MIR. Uma coleção que valorize a intuição, a contextualização e a motivação, buscando, acima de tudo, cativar e encantar o estudante, sem abrir mão do rigor e do formalismo indispensáveis à matemática.
Apoie o canal comprando qualquer coisa na Amazon usando o seguinte link: amzn.to/4dAczLj
O que você considera um bom substituto para o FME?
Eu tenho uma critica geral a sua visão, mas mais específica ao terceiro ponto.
O foco em testes é necessário por dois motivos: funciona e é mais rápido. O objetivo real, e não idealizado, da nossa educação básica é passar no vestibular. Nos cursos e concursos mais concorridos, você precisa de velocidade e precisão nos acertos. Para o ensino médio, não adianta querer algo nos moldes da Matemática moderna, por exemplo, se o que será exigido dos alunos é a resolução de problemas, testes, etc. Treine como se joga.
Seria interessante uma educação com outras exigências? Para mim, sem dúvidas. Mas criticar o FME por fazer o papel para o qual foi designado não faz muito sentido.
E eu não acho que o Brasil precise de uma coleção com as características que você descreve, pelo menos não agora. O que é preciso é que a nossa educação demande a produção dessa coleção. Caso contrário, essa coleção que você deseja será algo destinado apenas aos já iniciados e dificilmente terá impacto duradouro.
Cara, é muito bom estudar e estudar por bons livros nem se fala. Cloves, esse vídeo é tão bom que ele conversa com um outro seu aqui o "Já se sentiu desanimado ao estudar? O problema pode ser o livro". Pra quem está chegando no canal agora, sugiro assisti-lo e depois vir aqui nesse. Ah, e, feliz aniversário 🎉 atrasado, meu amigo!
Quando eu era do curso de biblioteconomia, seguíamos as 5 leis da biblioteconomia criada pelo matemático e bibliotecário Shiyali Ramamrita Ranganathan. Sendo que eu gostaria de dar ênfase a duas delas: "Para cada leitor há seu livro" e " Para cada livro há seu leitor", o que eu acredito ser um pensamento válido, a forma como um livro é feito pode ser mais agradável para alguns e não ser para outros, eu acredito que há sim livros que não facilitam a leitura por conta da forma como eles foram feitos. Mas ainda acredito que essas duas leis são bons princípios quando você tenta definir o que é um "Bom" livro.
Pode fazer um vídeo sobre teoria dos números? Acho uma área muito interessante e gostaria de saber mais sobre.
Muito bom o seu vídeo cara! Realmente você está coberto de razão. Um bom livro ele tem conteúdo e esse conteúdo é muito bem explicado. Fora a forma descontraída e agradável, que eu acredito, que um livro deve ter para te prender com uma linguagem agradável de se ler e de debruçar o seu tempo de vida e de disponibilidade ao livro.
Um excelente livro de introdução à análise real é o livro do Robert G. Bartle, Introduction to Real Analysis. Um outro de mesmo nome, mas do autor Manfred Stoll, também é muito bom e didático.
Você me inspira a me manter estudando.
Ótima a discussão e concordo com basicamente tudo, mas queria só queria discutir sobre o tópico da dificuldade caso alguém se identifique
Na minha experiência eu tendo a me motivar mais quando os livros são realmente difíceis, tanto que meus livros favoritos até hj são a coleção do Moysés, os livros da TAOCP e os do Rudin, muito mais pela questão do desafio de querer dominar eles acabo ficando mais engajado e utilizando eles mais como um guia, um limite a ser superado, e ao redor deles uso muitos outros livros, pegando tópicos específicos, se aprofundando, sim, realmente posso passar uma semana em um teorema, mas nessa semana visitei as referências que ele aponta, outras recomendações com outras visões e etc, mas o objetivo final é passar a entender pelo livro dificil, mas no processo acabo me aprofundando, aprendi muitas coisas assim
por exemplo no primeiro capítulo do Rudin precisei procurar sobre Dedekind cut, so aí já revisei os axiomas de Peano, teoria dos conjuntos, aprendi a construção de todos os números e assim vai, cada tópico que ele aborda é um mundo, ai eu entendo que cada um deve querer se aprofundar, mas sem um livro difícil as vezes vc n tem essa motivação ou objetivo de "quero entender tudo desse livro difícil"
Como estou seguindo o caminho autodidata, vou usar os livros de álgebra abstrata e analise real que você mostrou nesse vídeo. Você tem alguma recomendação seguindo essa mesma linha de um bom livro para Teoria dos Números? Um livro introdutório para autodidatas.
Obrigado!
Vídeo bacana!
eu sou horrível em matemática mas adoro o seu canal
O aprendizado em matemática (e em ciências exatas de forma geral) acontece principalmente através da resolução de exercícios, problemas e provas. É nesse processo que realmente se compreende a profundidade, a aplicabilidade e o contexto dos conceitos.
Infelizmente, muitos livros didáticos modernos deixam a desejar. Ao tentar "dialogar", acabam se perdendo em abordagens superficiais, cheias de imagens coloridas e exemplos genéricos, que pouco contribuem para o verdadeiro aprendizado. Esses materiais frequentemente apresentam uma teoria mal estruturada, fragmentada e algoritimizada, o que transmite uma falsa sensação de domínio do conteúdo.
Exemplos disso são livros como Cálculo, de James Stewart, e o Fundamentos de Física, do Halliday. Embora amplamente utilizados, esses textos são criticados por sua leitura arrastada, contextualizações artificiais e, principalmente, por falharem em atender às necessidades básicas de quem realmente busca entender os fundamentos das disciplinas.
Cai de paraquedas aqui no canal, há algum livro em português que você considere ótimo para estudos?
estudos doq?
@juaumruela9544 matemática
@@caiovinicius3999 irmao,depende mt do seu nivel atual e do seu objetivo,mas na descrição dos videos tem uma ampla gama de livros sugeridos para diferentes fins
@@juaumruela9544 Irei dar uma olhada. Tenho acompanhado cada vez mais esses conteudos no yt e tenho ficado fascinado.
No momento que você falou da coleção FME 03:25 senti a mesma coisa, ele joga muita coisa e não explica de maneira profunda, você teria alguma recomendação para matemática elementar que explique melhor o conteúdo ? pensei em seguir a ordem daquele vídeo clássico do The Math Sorcerer, onde ele passa uma ordem de livros para aprender matemática.
O que acham do livro "matemática básica e pré-algebra para leigos",?
Ótimo tópico !
Aliás, vendo este vídeo, me fez lembrar da quantidade de livros "ruins" com que eu me deparei na graduação de bacharelado em física. Realmente, é um curso que nas suas disciplinas finais, carece em muito de livros bons. (Pelo menos, quando eu fiz, é claro. Não sei se rolou alguma reforma de bibliográfia).
Álias eu tinha um certo ciclo. Vivia tentando usar os livros "ruins", percebia que gastava muiiito tempo e partia pros livros mais "ta aqui o que tu precisa", kkkkkk. É como tu disse, dependendo do momento da tua vida, tu usa o que ta ajudando mais.
joga na roda o nome dos livros ruins e os bons na sua opinião kkkkkkk preciso pagar umas materias de fisica e ja quero ficar ligeiro
@@adrianvinicius1257 puts cara, eu preciso consultar a bibliografia que eu estudei na época. Mas, pelo menos eu lembro as disciplinas que eu tive que estudar por livros ruins.
Física nuclear,física do estado sólido e física estatistica. Se por um acaso eu tiver um tempo, eu procuro descobrir quais foram os livros.
Para estado sólido sugiro ler "materiais e dispositivos eletrônicos, Sérgio Machado Resende. Vai te ajudar a decifrar as relações de dispersão apresentadas no livro do kittel. ( Este último prefira a tradução antiga de um prof da UFRJ). Para mecânica estatística, é interessante saber o porquê da hamiltoniana... Então antes reveja mecânica clássica no livro de mecânica clássica do Taylor (cap 6 e 14, sobre lagrangiana e hamiltoniana). Depois veja Termodinâmica Aplicada 4 ed Azevedo. Neste mesmo nível é útil o volume 2 de quanta, matéria e mudança do Atkins. Para algo mais forte sugiro Física Estatística, de E. J. S. Lage. Sou da Eng de Materiais então não preciso/pretendo lidar com física nuclear.... Mas sem uma boa base em estado sólido e física estatística,.física da matéria condensada é algo impossível........ E para isso até agora não achei nada mais efetiva que "dose cavalar de falta de amor próprio".....
@@thiagonunesviana9982 Poxa Thiago obrigadão.
Eu já pensei em revisitar essas disciplinas depois da faculdade, só pelo hobbie de aprender mesmo. Mas, me dava uma preguiça de pensar nos livros e desistia.
Quando eu tinha férias eu costumava estudar as disciplinas nas quais eu não tinha ido tão bem durantes os semestres. Mas, essas que eu citei, nunca tive vontade de rever.
@@brunokexx sim.... Precisa de sorte, tempo para testar "ler tudo que seus olhos tocarem na vã esperança de um dia achar algo que te satisfaça", e vez ou outra uma indicação boa. Esses temas são legais até, mas da forma como são tratados, não tem passado Duma coleção de truques sórdidos de álgebra..... Isso é triste. Mas boa sorte nos estudos! ( E mais ainda tentando achar a bibliografia, dados que alguns são meio antigos ou não editam mais......)
7:02
Este problema de linguagem inadequada é uma coisa meio toxica dos livros de matematica , mas nas chamadas ''''humanidades''' é pior que a explosão de um reator nuclear. O Richard Feynman ironiza isto no livro de memorias dele.
Tenho difículdade na matemática, não sei por onde começar.
Qual é o seu nível atual? É a partir do que vc sabe que os estudos são planejados e executados.
Como ele conseguiu ter dinheiro para comprar tanto livros ? Não consigo reservar por mês para nem um livro ( eu tenho a saúde muito frágil,a vida toda, no mês passado fiz uma cirurgia de urgência , fiquei entre a vida e a morte - sobrevivi mas gastei muito ) . Eu queria também comprar livros
Me parece que ele recebe os livros da editora para divulgação.
procure por um site chamado annas-archive
Vários professores dizem que os. Livros de matemática do ensino médio são pessimos
Cara, em relação ao cálculo, eu prefiro o livro do Guidorizzi, pois vejo que, entre os outros, ele é o mais matemático. Um outro ponto forte dele é ser direto, o que facilita muito quando quero pesquisar um teorema ou uma definição. No entanto, isso também é um ponto fraco, pois, como você mencionou no vídeo, o livro precisa estar de acordo com o seu momento. Por enquanto, estou na fase do "como isso funciona, por que é assim e não de outra forma". Nesse quesito, o livro do Guidorizzi é péssimo, ele não discute as definições e os teoremas nem busca motivar de maneira matemática. No futuro, quando estiver com um inglês melhor, pretendo estudar pelo livro do Spivak.
Pra aprender Cálculo de forma robusta é interessante a combinação Guidorizzi - Apostol - Spivak ...
@@prsgrind8794Robusta ou modinha?
Eu senti isso (dos requisitos pra ser um livro ruim) com o livro do Paulo Boulos de Geometria Analítica. E todo mundo recomenda ele.
Se você está tendo um primeiro contato com geometria analítica, sugiro procurar o Reis e Silva.
@stefanoalvesdeoliveira253 É o primeiro contato de maneira formal. Eu já estudei todos os cálculos, análise, etc, mas não estudei G.A kkkk, fiquei devendo. Mas não gostei do Boulos, vou tentar esse que você recomendou.
Não fale isso eu comprei ele
@@eduardodearaujo7845Tente estudar o livro sem preconceitos. Conheço pessoas que adoram o livro e outras que o odeiam. Pessoalmente, estou no meio termo. Alguns capítulos eu gosto, outros prefiro usar outros recursos.
Sinceramente, eu acho o mais completo
99% dos livros da SBM seguem esse formato: leu a teoria, demonstrou os teoremas, chega nos exercícios vc não consegue resolver nada
To respondendo o trigonometria e numeros complexos do morgado. Isso é real kkkkkkkk
Um bom livro de Matemática tem que falar a língua do leitor. Jogar abstrações no papel só para massagear o seu ego é desperdício de tempo.