Acho top como países e logo engenheiros diferentes, criam soluções diferentes para k mesmo problema. Sobre os caças de quinta e também alguns da 4.5, inovaram nas capacidades furtivas de formas diferentes. Os EUA através da Lockheed, investiu pesado em furtividade geométrica, usando a silhueta do avião para defletir as ondas de radar para longe do emissor/receptor, eles claro também usaram pinturas com materiais absorvedores de radar (RAM), e agora no F35 dizem ter implementado um sistema de ECM usando a própria antena principal. Já a Suécia através da SAAB, que não tem nem de longe os recursos que a USAF tem, resolveram abandonar o conceito de furtividade geométrica por ser muito cara, e focaram exclusivamente em furtividade eletrônica, que funciona criando interferências nos radares inimigos ao gerar diversos sinais na mesma frequência que o radar agressor, basicamente criando ruído, alvos falsos para enganar mísseis entre outros. Nesse quesito o Gripen é atualmente o caça mais avançado do mundo, ao contrário do F35 que usa apenas suas antena AESA principal, o Gripen além dela, conta com mais 6 antenas AESA dedicadas para essa função que ficam nas estruturas bem características nas pontas das asas e no estabilizador vertical. E a Rússia através da Sukhoi, investiu levemente em furtividade geométrica alcançado apenas o mínimo necessário nas sessões frontais e laterais, e também em guerra eletrônica com o caça sendo o mais bem equipado no quesito sistemas radar, rendo 5 radares principais e mais 4 antenas dedicadas para ECM, embora essas 4 não tenha sido confirmadas, elas são bem visíveis e seguem o mesmo conceito do Gripen em termos de localização. Mas o que realmente diferenciou o Su57 Felon, foi o uso e abuso de materiais compósitos em sua fuselagem, material esse que conseguiu a partir da parceria com a Índia, esse material é cerâmico e logo possui a propriedade interessante de ser dielétrico, pesquisem mais sobre o tema, mas basica e bem resumidamente materiais dieletricos absorvem ondas de radar já que não conduzem eletricidade, significa que seus eletrons não são livres, logo não ressonam de volta os fotons recebidos através das ondas de radar, e ao contrário os absorvem transformando a energia eletromagnética em energia términa. Em suma o Felon não apenas recebe uma pintura RAM como os Lockheeds, ele eh literalmente construído em materiais RAM, então ele meio que compensa o fato de sua silhueta não ser tão sofisticada quanto os americanos. Incrível né? Soluções diferentes para o mesmo problema, eu amo a engenharia!
quando me aposentar quero ter uma sala só pra deixar minhas maquetes de kits em escala 1/72 desses caças da primeira ate a quinta geração. imagine o tamanho da estante que vou ter q comprar 😅
@@Bastardoplus sim mas nessa escala n apresenta mtos detalhes... ou quase nenhum. 1/48 eh excelente em níveis de detalhes mas como vc disse teria q ter um espaço absurdo pra fazer um display de todos os modelos.
@@674manoel oloko esses daí eu até deixo numa classificação especial pra mim, pois parecem naves alienigenas kkk sinceramente eu gosto, o B-2 tmb acho muito bonito
Acabei de ter uma surpresa. A participação do Fernando numa reportagem da Band News (BandNews Docs). Sobre a criação do rádio, avião etc. Parabéns Fernando.
Quando ele falou das manobras dos 5⁰ geração, só me veio a memória aquela cena de Top Gun quando o Maverick em um F-14 enfrenta um 5⁰ geração, ele lança um missil e o cara desvia fazendo uma manobra que nem o Maverick acreditou
Perfeito e bem explicativo, como sempre! Faltou dizer que houve uma mudança de conceito e que a velocidade deixou de ser um objetivo a ser perseguido com acontecia na 2a guerra e na 1a geração de caças. E que devido ao aumento dos custos os caças se transformaram em caças muiti função.
Belo vídeo !!!👏👏👏👏👏O conceito de caças de 6ª geração ou mesmo de 5ª voando num formação aérea liderando dezenas de drones autônomos(conceito de matilha) para atacar um inimigo esta a menos de um décadas de nós.
.... Puxa!! Esta informação eu desconhecia!! Dos capacetes "inteligentes" eu já sabia! Mas o Cockpit virtual inteiro?? Seria bem legal uma postagem disso!!
Nossa! Que nostalgia! Adorei rever essas informações! Eu como bom apreciador de aviões militares já tinha essas informações, inclusive na minha infância eu tinha miniaturas de caças de 3 geração! Eu tinha até um poster! Poster sobre sua mecânica! O Fernando acrescentou algumas coisas no vídeo que eu não sabia! Obrigado Fernando!! No meu protetor de tela do meu notebook tem o nosso querido bombardeiro B-52! Vocês poderiam falar dele hein?? Valeu!
adorei o vídeo. mas você esqueceu de mencionar uma das características principais dos caças de 5 geração. a capacidade de super-cruise. voar a mach sem o uso de pós combustores. mas fora isso mt bom n sabia q as gerações eram contadas apenas a partir dos jatos.
Bom vídeo, só um detalhe é que nos primeiros minutos fala de caças de primeira geração citando a aeronave alemã ME 163 Komet, porém se engana já que o Komet não é um caça a jato, ele usa sim um motor completamente diferente dos radiais ou a pistão da segunda guerra mundial porém seu motor é um motor a foguete e não a jato, a diferença é que um motor a foguete alem da diferença no consumo de combustível, também possui o diferencial de que pode decolar em pistas regulares ou ser lançado verticalmente(exatamente como um foguete), algo que nenhum caça a jato de primeira geração consegue.
@aeroportrazdaaviação pode fazer um mesmo vídeo só que pra gerações de tanques de guerra sei que não é tema do seu vídeo mas como esse assunto que vc abordou foi ótimo pode fazer uma exceção?
Boa tarde, obrigado pelo vídeo informativo abrangente e resumido. Nesse sentido de evolução deixo uma pergunta e sugestão de vídeo apartir desta questão, O Brasil hoje dispõe de alguns modelos ( tucano, amx, f5 e o gripen chegando) estaria hoje o Brasil com a cobertura suficiente de categorias necessárias pelo estilo de pais mas pouco em questão de território? E como substituição seria importante e viável para o Brasil uma quantia de M346 e SU 75? Cobriria as necessidades e empregabilidade para o Brasil, e apartir disso fazer engenharia reversa somada com conhecimento dos engenheiros brasileiros militares e de empresas privadas nacional desenvolver novos aviões em categorias específico a necessidade? Cada tecnologia é um número de aviões necessário para um país. Hoje o que seria ideal ao Brasil, dentro do que já se tem especulado com chance de se realizar. ( Tucano, M346, Gripen e SU 75).
Ótimo vídeo, faltou a citação ao changdu J5 da China, acho que é esse o nome, também considerado de quinta geração. Se puder fala um pouco da evolução chinesa na aviação, eles estão por todo canto, mas a barreira de entrada nos grandes construtores de avião, parece não ter sido vencida ainda, abraço.
Existe também a chamada Geração 4++. Caças dessa geração (dentre outras características que não vou lembrar rs) têm a capacidade de manter voo supersônico sem a necessidade de pós-combustão. Um exemplo de avião dessa geração é o Gripen NG, recentemente adquirido pela FAB.
Muito bom o vídeo. Tenho uma sugestão; na edição de áudio, quando os solos de guitarra e ou qualquer outro instrumento for entrar, que o façam de forma mais delicadas. E com um pouco menos de volume talvez. Só acho! No mais, conteúdos sempre bem legais! Parabéns!
Vídeo top demais! Meu caça predileto, inesquecível e incrível rss, sempre será o F14 Super Tomcat! Acredito que na 8° geração de caças já não haverá mais necessidade de pilotos a bordo, ou será totalmente autônomo, ou será com cockpit virtual montado em terra. Um grande abraço!
O grande impedimento para isso é o "delay" ENTRE UM COMANDO DADO EM TERRA E SUA EXECUÇÃO NO AR (imagine tal delay em um "dog-fight", em que você dá uma guinada à direita, e o caça leva INTERMINÁVEIS 5 SEGUNDOS PARA EXECUTAR)... 😀
@@Tercete essa possibilidade do delay ainda é existente atualmente, mas como a tecnologia avança atualmente numa velocidade absurda, e com cada vez mais satélites em órbita, banda de internet cada vez maior, esse delay se tornará praticamente zero eu acredito. Mas tenho certeza que no futuro, praticamente quase tudo se tornará autônomo!
@@Tercete por exemplo, (sei que essa tecnologia já está bem avançada no caso da empresa Tesla, e em outras empresas também), mas imagine a seguinte situação, uma pessoa que mora no interior do estado de São Paulo que precisa ir para o centro da capital dirigindo por horas e horas, é impossível não pensar que se fosse possível que o carro dessa pessoa pudesse levá-la e trazê-la totalmente com total segurança em casa, isso tudo de uma forma totalmente autônoma, essa pessoa iria preferir com certeza que o carro fizesse tudo sozinho! Isso se aplicaria também a aviões, drones de transporte de passageiros, barcos, etc. Vejo que é pra esse caminho que os veículos vão evoluir, digamos assim. Grande abraço! 😀🤝🏼🛩
@@kakax.z Os F-22 de hj já receberam muitas atualizações, e em termos de furtividade é ainda o mais furtivo (até onde eu sei). Também não sou nenhum especialista.
@@carlosdumard1236 Teoricamente o F22 ainda não tem a mira no capacete (HMD) e a força aérea também não tem vontade de gastar mais ainda na modernização dos mesmos, isso sem contar as ferrugem que expõe a furtividade.
@@ryanncasagrande4765 Nem nos Estates nem na China! O Su-57 teve e tem muitos problemas envolvendo os motores, furtividade e outros( motivo pelo qual a Índia saiu do projeto, já q não atendeu as expectativas iniciais ), levando em muitos casos a ser considerado um caça G4++
O F-5 entrou em operação no início dos anos 60, tornando-o um caça de 3a geração, não de segunda. E o F-4 era da Mcdonell, ainda antes da fusão com a Douglas
@henriquepaulino7652 essa é uma questão.. Eles são tão diferentes e tão avançados em sua aviônica e motores mais modernos que fica em aberto essa questão. para efeito de classificação pura acho que os livros usam o ano de projeto/entrada em serviço. Na prática ...
@@GeraldoluizAprendiz Não existem muitos fatores a serem levados em conta. O AMX A-1 por exemplo é 4 geração mais pela eletrônica embarcada e a data de operação, mas se comparado com o Dassault SuE de 3 geração e da mesma categoria ele fica para trás...
@Henrique Paulino Não, Como disse um colega abaixo, vale o projeto! Os nossos F5 podem ser considerados como 2° geração retrofitados ou retrofit como geralmente se usa...
Não os caças F5 modernizados continuam sendo de 3ª geração. Sua avionica embora melhorada, nem se compara com os níveis da quarta que ja utilizam radares de varredura eletrônica, além de serem bem mais manobraveis, terem alcance maior e maior capacidade de armas. Seu HUD também é bem rudimentar, ele talvez seria uma geração intermediária, um 3.5 ou 3+
Acho top como países e logo engenheiros diferentes, criam soluções diferentes para k mesmo problema. Sobre os caças de quinta e também alguns da 4.5, inovaram nas capacidades furtivas de formas diferentes.
Os EUA através da Lockheed, investiu pesado em furtividade geométrica, usando a silhueta do avião para defletir as ondas de radar para longe do emissor/receptor, eles claro também usaram pinturas com materiais absorvedores de radar (RAM), e agora no F35 dizem ter implementado um sistema de ECM usando a própria antena principal.
Já a Suécia através da SAAB, que não tem nem de longe os recursos que a USAF tem, resolveram abandonar o conceito de furtividade geométrica por ser muito cara, e focaram exclusivamente em furtividade eletrônica, que funciona criando interferências nos radares inimigos ao gerar diversos sinais na mesma frequência que o radar agressor, basicamente criando ruído, alvos falsos para enganar mísseis entre outros. Nesse quesito o Gripen é atualmente o caça mais avançado do mundo, ao contrário do F35 que usa apenas suas antena AESA principal, o Gripen além dela, conta com mais 6 antenas AESA dedicadas para essa função que ficam nas estruturas bem características nas pontas das asas e no estabilizador vertical.
E a Rússia através da Sukhoi, investiu levemente em furtividade geométrica alcançado apenas o mínimo necessário nas sessões frontais e laterais, e também em guerra eletrônica com o caça sendo o mais bem equipado no quesito sistemas radar, rendo 5 radares principais e mais 4 antenas dedicadas para ECM, embora essas 4 não tenha sido confirmadas, elas são bem visíveis e seguem o mesmo conceito do Gripen em termos de localização.
Mas o que realmente diferenciou o Su57 Felon, foi o uso e abuso de materiais compósitos em sua fuselagem, material esse que conseguiu a partir da parceria com a Índia, esse material é cerâmico e logo possui a propriedade interessante de ser dielétrico, pesquisem mais sobre o tema, mas basica e bem resumidamente materiais dieletricos absorvem ondas de radar já que não conduzem eletricidade, significa que seus eletrons não são livres, logo não ressonam de volta os fotons recebidos através das ondas de radar, e ao contrário os absorvem transformando a energia eletromagnética em energia términa. Em suma o Felon não apenas recebe uma pintura RAM como os Lockheeds, ele eh literalmente construído em materiais RAM, então ele meio que compensa o fato de sua silhueta não ser tão sofisticada quanto os americanos.
Incrível né? Soluções diferentes para o mesmo problema, eu amo a engenharia!
👏
tudo isso me encanta muito, é foda demais
quando me aposentar quero ter uma sala só pra deixar minhas maquetes de kits em escala 1/72 desses caças da primeira ate a quinta geração. imagine o tamanho da estante que vou ter q comprar 😅
Manda fotos dessas maquetes
Eu tenho alguns em escala 1/100 e já é um pesadelo para guardar.
@@Bastardoplus sim mas nessa escala n apresenta mtos detalhes... ou quase nenhum. 1/48 eh excelente em níveis de detalhes mas como vc disse teria q ter um espaço absurdo pra fazer um display de todos os modelos.
@@renatoigmed eu vou estou esperando para fazer meu top 5 de aviões para comprar uma escala maior.
Su -57 e F-22 são lindos demais.
concordo, os bonitos de todos, pelo menos pra mim kk
Sim cara eu sempre gostei mais da estética dos Sukhois, mas o F22 é um puta caça bonito também!!!
@@MrXandy o único que acho feio é o F-117
@@674manoel oloko esses daí eu até deixo numa classificação especial pra mim, pois parecem naves alienigenas kkk sinceramente eu gosto, o B-2 tmb acho muito bonito
Eu prefiro o f22
Acabei de ter uma surpresa. A participação do Fernando numa reportagem da Band News (BandNews Docs). Sobre a criação do rádio, avião etc. Parabéns Fernando.
Excelente vídeo....melhor material sobre aviação de caça que vi até hoje, continue assim!
Eram duvidas constantes...obrigado pela "aula" ...devidamente esclarecido...parabens pelo conteúdo
Quando ele falou das manobras dos 5⁰ geração, só me veio a memória aquela cena de Top Gun quando o Maverick em um F-14 enfrenta um 5⁰ geração, ele lança um missil e o cara desvia fazendo uma manobra que nem o Maverick acreditou
Perfeito e bem explicativo, como sempre!
Faltou dizer que houve uma mudança de conceito e que a velocidade deixou de ser um objetivo a ser perseguido com acontecia na 2a guerra e na 1a geração de caças.
E que devido ao aumento dos custos os caças se transformaram em caças muiti função.
Maravilhoso esses caças.. gosto em F16 e F22.
Gosto do f39 ou o f5 e o j20
👍👍
A SaaB é ótima para vc mostrar as diferenças das gerações.
Não tem 3 gen...
Seria interessante um vídeo sobre o Sukhoi Su-47 com enflechamento negativo e canard e pq não foi em frente, caríssimo Fernando!
Cada máquina....e a capacidade de combate....incríveis
Belo vídeo !!!👏👏👏👏👏O conceito de caças de 6ª geração ou mesmo de 5ª voando num formação aérea liderando dezenas de drones autônomos(conceito de matilha) para atacar um inimigo esta a menos de um décadas de nós.
Desde que vi Topgun tinha essa dúvida no fundo da cabeça hahaha Obrigado pelo vídeo, Fernando!
Realmente muito Interessante !!!
Eu comprei essa camisa ❤️ muito confortável
deixa qualquer programa global com o mesmo conteúdo no rodapé, parabéns!
Achei um avanço gigantesco da primeira geração pra segunda. Parabéns pelo vídeo, Fernando!
Gosto do F5 pelo seu bico característico,e ele na pintura da FAB é lindão...
Lembrando q os pilotos de caça brasileiros já usam o cockpit virtual,e os nossos caças Gripen são de geração 4++, são ótimos
.... Puxa!! Esta informação eu desconhecia!!
Dos capacetes "inteligentes" eu já sabia! Mas o Cockpit virtual inteiro??
Seria bem legal uma postagem disso!!
sim ele esqueceu de mencionar os gripens
exato faltou ele dizer isso.
Paixão de infância , desde sempre . Excelente vídeo. Parabéns pelo canal e todo o conhecimento e acertividade sobre a aviação.
Eu sempre soube que o F-5 fosse de terceira geração!
Bom dia, Fernando.
Muito bom o vídeo! Faltou apenas falar do nosso Gripen NG...
Abraços!!
Top, isso que é um belo vídeo sobre AVIACAO!
Sensacional esse vídeo. Acho incrível a tecnologia desses aviões de combate.
F-14 Tomcat,F-22 Raptor e Gripen NG são os meus preferidos.
A asa de geometria variável do f-14 é muito linda, pqp
Ótimo vídeo.
Muito esclarecedor.
Parabéns pelo conteúdo!
Vou comprar três blusas.
Valeu demais!!!
Bela abordagem. De forma muito clara explicaste . Parabéns
Gosto muito do seu canal sou fã de aviações, sou ex militar
Muito bom!
Bem didático!
Estou no Pc do Senac e não costumo logar na conta do UA-cam mas o seu conteúdo é tão bom que senti vontade de logar só para curtir, kkkkk
Fala sobre a condição fisica, psicica dos pilotos de caças com motores vetorados... mudanças radicais de atitudes, vel, situacional....
Nossa! Que nostalgia!
Adorei rever essas informações!
Eu como bom apreciador de aviões militares já tinha essas informações, inclusive na minha infância eu tinha miniaturas de caças de 3 geração! Eu tinha até um poster! Poster sobre sua mecânica!
O Fernando acrescentou algumas coisas no vídeo que eu não sabia! Obrigado Fernando!!
No meu protetor de tela do meu notebook tem o nosso querido bombardeiro B-52! Vocês poderiam falar dele hein?? Valeu!
Finalmente a resposta para essa pergunta clássica .Top vídeo excelente .
E show ver tanta evolução "mais que nunca sejam usados pra guerras e pra matar pessoas no SOLO e forma errada 🙏🏽
Esse vídeo muito satisfatório
.... que demais esses caças
eu sempre me fiz essa pergunta.
obrigado pelo vídeo
Excelente tema, obrigado pelo vídeo!!
É LIKE com certeza.
Que inssanoo!! 😍
Muito bom o vídeo perfeito
Bem informativo!
adorei o vídeo. mas você esqueceu de mencionar uma das características principais dos caças de 5 geração. a capacidade de super-cruise. voar a mach sem o uso de pós combustores. mas fora isso mt bom n sabia q as gerações eram contadas apenas a partir dos jatos.
Muito vídeo e explicações
Que vídeo dá hora! Ficou bem claro 👏🏼👏🏼👏🏼
Parabéns. Excelente.
F4 Phanton 2 e Gripen NG os meus preferidos
Haaaa, NADA supera os F-15 e F-16 (tanto que são produzidos até hoje, e ainda considerados ATUAIS tecnologicamente)...
Bem explicativo e resumiu bem
Eu sempre fui fã de modelo a jato, depois que joguei bastante a saga Ace Combat pra PlayStation - zerei todos.
Bom vídeo, só um detalhe é que nos primeiros minutos fala de caças de primeira geração citando a aeronave alemã ME 163 Komet, porém se engana já que o Komet não é um caça a jato, ele usa sim um motor completamente diferente dos radiais ou a pistão da segunda guerra mundial porém seu motor é um motor a foguete e não a jato, a diferença é que um motor a foguete alem da diferença no consumo de combustível, também possui o diferencial de que pode decolar em pistas regulares ou ser lançado verticalmente(exatamente como um foguete), algo que nenhum caça a jato de primeira geração consegue.
Fernando desenhou!!! Agora ficou fácil! 👏🏻👏🏻
@aeroportrazdaaviação pode fazer um mesmo vídeo só que pra gerações de tanques de guerra sei que não é tema do seu vídeo mas como esse assunto que vc abordou foi ótimo pode fazer uma exceção?
Ótimo video fernando, parabéns!!
ótimo vídeo, parabéns pelo trabalho.
Excelente vídeo!!!👏🏻👏🏻👏🏻
Muito bom !
SHOW DE VÍDEO 👌👌👌👌👌
Se vc assistiu esse vídeo por causa do filme TopGun: Mav, dá uma curtida.
😁 foi foi 😁😆
os mig sao os mais tops pra mim slk
Todos os aviões são belas máquinas.
Prefiro carros esportivos
Parabéns! Nós temos nosso caça de 4++ Gripem. O melhor do mundo em sua categoria.
Boa tarde, obrigado pelo vídeo informativo abrangente e resumido. Nesse sentido de evolução deixo uma pergunta e sugestão de vídeo apartir desta questão, O Brasil hoje dispõe de alguns modelos ( tucano, amx, f5 e o gripen chegando) estaria hoje o Brasil com a cobertura suficiente de categorias necessárias pelo estilo de pais mas pouco em questão de território? E como substituição seria importante e viável para o Brasil uma quantia de M346 e SU 75? Cobriria as necessidades e empregabilidade para o Brasil, e apartir disso fazer engenharia reversa somada com conhecimento dos engenheiros brasileiros militares e de empresas privadas nacional desenvolver novos aviões em categorias específico a necessidade? Cada tecnologia é um número de aviões necessário para um país. Hoje o que seria ideal ao Brasil, dentro do que já se tem especulado com chance de se realizar. ( Tucano, M346, Gripen e SU 75).
O FA18 Super Hornet pra mim é o mais marcante. Jato muito eficiente em combate.
Boa Fernando, outro excelente vídeo! Absss...
14:00 dogfight é mt mais daora
Estava esperando esse vídeo parabéns ao canal.
Excelente matéria 👏🏻👏🏻👏🏻😀
Video excelente 👌🏼 camiseta linda, vou ordenar uma 🤚🏼
Excelente conteúdo!!
muito bom fernando! adoro seu canal.
Phantom ll o mais lindo de todos
Excelente
Ótimo vídeo, faltou a citação ao changdu J5 da China, acho que é esse o nome, também considerado de quinta geração. Se puder fala um pouco da evolução chinesa na aviação, eles estão por todo canto, mas a barreira de entrada nos grandes construtores de avião, parece não ter sido vencida ainda, abraço.
Temos o caça leve e treinamento A-29 Super Tucano de "1° geração" que um sucesso no mundo todo!🇧🇷
kkkkkkkkkkk primeira geração é foda
o supertucano é a jato?? kkkkk
@@zalker7531 Ele sequer é caça , amigão... ele é um avião leve de ataque e não um caça.
Acho q ele é considerado de 4ª geração por causa dos avionicos modernos, n é só a motorização q importa
@@blacay251 Ele não é um caça para se enquadrar em gerações de caças.
Existe também a chamada Geração 4++.
Caças dessa geração (dentre outras características que não vou lembrar rs) têm a capacidade de manter voo supersônico sem a necessidade de pós-combustão.
Um exemplo de avião dessa geração é o Gripen NG, recentemente adquirido pela FAB.
O gripinho kkk
Aulas!!
Mig-29 e F-22 Raptor continua sendo meus queridinhos haha
Grande escolha, são ótimos caças
Pra mim são o F-14 e o F-15 (apesar de gostar bastante do MiG-29 tb)
O F são sucatas voadoras. Caríssimos e ineficientes. Perigosos pro piloto, até soltando peça se acelerar.
Para mim, nada supera os F-15 e F-16 (tanto que são produzidos até hoje, e ainda são considerados atuais, em termos de tecnologia).
@@Tercete Te informes melhor. Isso tudo é propaganda ocidental. Passaram vergonha na Síria e Ucrânia, e perderam mercado.
Muito interessante 👏👏👏
Só faltou falar do gripen que é 4+ kkk excelente vídeo
4++*
Desde que vi o novo TopGun que estava procurando isso. Valeu!
O F-14 tomcat perfeito dmz😫
Ouvi esses termos no Top Gun e fiquei sem entender muito. Obrigado pelo esclarecimento!
excelente vídeo
Parabens video maravilhoso
Esse vídeo bacana mostra como a espionagem funciona nesse meio rsrs
Senti falta de citar os grippen e os caças chineses
Muito bacana
Muito bom o vídeo. Tenho uma sugestão; na edição de áudio, quando os solos de guitarra e ou qualquer outro instrumento for entrar, que o façam de forma mais delicadas. E com um pouco menos de volume talvez. Só acho!
No mais, conteúdos sempre bem legais!
Parabéns!
Excelente vídeo!
Faz um vídeo mostrando um avião king Air C90
Top a reportagem, parabéns.
Excelente análise
Vídeo top demais! Meu caça predileto, inesquecível e incrível rss, sempre será o F14 Super Tomcat! Acredito que na 8° geração de caças já não haverá mais necessidade de pilotos a bordo, ou será totalmente autônomo, ou será com cockpit virtual montado em terra. Um grande abraço!
O grande impedimento para isso é o "delay" ENTRE UM COMANDO DADO EM TERRA E SUA EXECUÇÃO NO AR (imagine tal delay em um "dog-fight", em que você dá uma guinada à direita, e o caça leva INTERMINÁVEIS 5 SEGUNDOS PARA EXECUTAR)... 😀
@@Tercete essa possibilidade do delay ainda é existente atualmente, mas como a tecnologia avança atualmente numa velocidade absurda, e com cada vez mais satélites em órbita, banda de internet cada vez maior, esse delay se tornará praticamente zero eu acredito. Mas tenho certeza que no futuro, praticamente quase tudo se tornará autônomo!
@@Tercete por exemplo, (sei que essa tecnologia já está bem avançada no caso da empresa Tesla, e em outras empresas também), mas imagine a seguinte situação, uma pessoa que mora no interior do estado de São Paulo que precisa ir para o centro da capital dirigindo por horas e horas, é impossível não pensar que se fosse possível que o carro dessa pessoa pudesse levá-la e trazê-la totalmente com total segurança em casa, isso tudo de uma forma totalmente autônoma, essa pessoa iria preferir com certeza que o carro fizesse tudo sozinho! Isso se aplicaria também a aviões, drones de transporte de passageiros, barcos, etc. Vejo que é pra esse caminho que os veículos vão evoluir, digamos assim. Grande abraço! 😀🤝🏼🛩
O F-22, um projeto dos anos 90, ainda é o caça mais avançado em operação.
ele e mais avaçando q o su-57 ? nao entendo muito
@@kakax.z Os F-22 de hj já receberam muitas atualizações, e em termos de furtividade é ainda o mais furtivo (até onde eu sei). Também não sou nenhum especialista.
@@carlosdumard1236 Teoricamente o F22 ainda não tem a mira no capacete (HMD) e a força aérea também não tem vontade de gastar mais ainda na modernização dos mesmos, isso sem contar as ferrugem que expõe a furtividade.
@@kakax.z unico problema do SU57 e sua assinatura no radar
@@ryanncasagrande4765 Nem nos Estates nem na China! O Su-57 teve e tem muitos problemas envolvendo os motores, furtividade e outros( motivo pelo qual a Índia saiu do projeto, já q não atendeu as expectativas iniciais ), levando em muitos casos a ser considerado um caça G4++
O F-5 entrou em operação no início dos anos 60, tornando-o um caça de 3a geração, não de segunda. E o F-4 era da Mcdonell, ainda antes da fusão com a Douglas
@henriquepaulino7652 essa é uma questão.. Eles são tão diferentes e tão avançados em sua aviônica e motores mais modernos que fica em aberto essa questão.
para efeito de classificação pura acho que os livros usam o ano de projeto/entrada em serviço. Na prática ...
conta o projeto. F5 é 2º geração
@@GeraldoluizAprendiz Não existem muitos fatores a serem levados em conta. O AMX A-1 por exemplo é 4 geração mais pela eletrônica embarcada e a data de operação, mas se comparado com o Dassault SuE de 3 geração e da mesma categoria ele fica para trás...
@Henrique Paulino Não, Como disse um colega abaixo, vale o projeto!
Os nossos F5 podem ser considerados como 2° geração retrofitados ou retrofit como geralmente se usa...
Não os caças F5 modernizados continuam sendo de 3ª geração. Sua avionica embora melhorada, nem se compara com os níveis da quarta que ja utilizam radares de varredura eletrônica, além de serem bem mais manobraveis, terem alcance maior e maior capacidade de armas. Seu HUD também é bem rudimentar, ele talvez seria uma geração intermediária, um 3.5 ou 3+
obrigado por explicar como aquele su-57 no filme do maverick fez aquela manobra estranha 😃
Fernando, faça um comparativo entre o nosso super tucano e o p51, partindo do p51 como base
Topi amigo
Esqueceu do Gripen, 4++, esqueceu logo do nosso avião, que interessa aos brasileiros. Tirando isso o vídeo foi bom.
Excelente conteúdo
Sensacional
Top demais.