Me diga: qual IA um dia vai substituir essa experiência, carisma, conhecimento de mundo e destreza didática que vemos no Ledo? Acredito que o mundo atualmente esteja caminhando para um conhecimento superficial. Profundo, mas ao mesmo tempo superficial. Do que adianta tanta informação e não ter conhecimento agregado? Aula presencial e ministrada por professores jamais irá acabar. Há conhecimento que um livro passa, mas há conhecimento que apenas uma conversa de sala de aula passa. Isso me lembra a ausência de cursos superiores de Direito não possuírem modalidade EaD. Ora, como vamos ser instigados a pensar seguindo roteiro? Seja de texto, seja de vídeo. Não há como dinamizar o pensamento e instigar o conhecimento de mundo assim. Precisamos de mais professores como o Ledo, isso sim!
Para quem quer ir fundo mesmo recomendo o livro "História da Beleza" do Umberto Eco. Ele usa no livro todo a História da Arte para discutir a evolução (mudança) dos conceitos de beleza ao longo dos séculos mas o foco é debater o conceito de beleza mesmo, a Arte é só para dar as referências. Livro monumento, levei meses lendo, não porquê era chato ou grande (embora tenha mesmo umas 400 págs, pelo menos) mas porquê cada parágrafo me dava material para viajar nas reflexões e eu parava para absorver a cada instante, então demorei... mas saboreei. Há um 2º livro que lhe foi encomendado que escrevesse seguindo a proposta do primeiro e, segundo a crítica, é ainda melhor que aquele: "A História da Feiura". Este, infelizmente, até hoje ainda não li. Hoje são livros bem caros porquê foram laçados há 20 anos ou mais, não sei se estão disponíveis para venda ainda. Quem tiver a sorte de encontrar um exemplar numa biblioteca ou mesmo achar para comprar, aproveite.
Prezado Prof. Vaccaro, recomendo a leitura do livro A Negação da Morte, de Ernest Becker. Becker é um dissidente de Freud. Neste livro ele trata dos efeitos que a consciência da morte tem para cada indivíduo e para a cultura. Na verdade, não se trataria de medo efetivamente, mas de uma dissonância entre a consciência e a morte. A consciência humana é incapaz de conceber a morte. O resultado é que o ser humano faz de tudo para ser eterno. Ter filhos, escrever livros, construir pirâmides, monumentos, são maneiras de vencer a morte. Talvez o sucesso de seus vídeos não seja devido aos elementos da matemática em si, mas sim à excelência do professor.
Este não é um canal dele! É um canal de cortes de vídeos que publicam partes interessantes de suas palestras. Recomendo pesquisar Ledo Vaccaro Machado e procurar pelo canal oficial (que é de mesmo nome).
O dono do entre amigos é primo da minha avó (faço a minima ideia do adjetivo que seria para mim) e pior que é verdade, Raimundo é muito humilde e muito grato pelo passado e gosta de manter algumas tradições, os pais dele tiveram mais de 10 crianças no interior da paraíba (na época o pai da minha avó ajudava muito eles), hoje em dia mal pisa aqui em recife prefere ficar numa fazenda que comprou. É bastante louco e emocionante pq so vi ele 3 vezes na vida mas sinto que não tem como não ficar feliz por ele e a família dele e o Ledo saber um pequeno pedacinho da minha família é foda demais!
Como não gostar de matemática com um Professor destes,que diz: Sabe o que é o medo do escuro? Falta da informação ❤❤❤❤❤😘 Jurava que o quadro era do Miró😂
A compreensão exige conhecimento. O Professor Ledo ensina matemática, mas ensina também sobre a vida. Sempre tem uma coisinha sobre cinema, música, artes plásticas e somente consegue isso por que conhece aquilo que fala, mesmo que seja apenas uma reflexão compartilhada sobre religião.
um corte de um vídeo novo?? cara que massa! eu não sabia que ele ainda dava aula, eu já assisti a todos os cortes dele e ficava triste pensando que não iria mais ver as aulas dele. O Ledo se tornou uma baita inspiração, criou um sonho em mim de querer assistir alguma aula dele... fico muito feliz com essa volta, as histórias desse cara e a forma que ele conta/ensina são fantásticas!
Eu vejo porque eu gosto do jeito que ele fala, do jeito que ele se expressa, a matemática nos vídeos dele só joga o papel de ser um assunto, se ele falasse com o mesmo gosto sobre maquiagem eu veria igual
O medo criou Deus! Se o conceito de eternidade for verdadeiro, então, levaríamos a eternidade para concluir qualquer movimento. Esse sim, é um grande problema a ser resolvido😊
Como dizia Aristóteles: "...uma pessoa sem cultura quando vai ao teatro é como uma pedra sentada em outra." Obs.: Na Grécia antiga os teatros eram abertos e as pessoas sentavam-se em uma arquibancada de pedra.
Matemática é uma linguagem, e como tal é uma invenção humana. É tão linguagem que - como qualquer linguagem - primeiro é preciso definir o conceito das coisas antes de articulá-los na construção de qualquer conhecimento. Já começa pelo conceito de "unidade" sendo debatido em Teoria dos Números. Primeiro é preciso estabelecer o que é "unidade" para depois considerar pluralidades, multiplicidades. Primeiro é preciso definir o que é o "1" para depois fazer sentido o "2, 3, 4, 5,....". A ideia de "infinito", por exemplo, é tão conceitual que não há nada na natureza que indique existir algo em "infinidade", embora existam coisas em quantidades imensas e impossíveis de contar. Mas a limitação em mensurar não torna o "imensurável" um "infinito", é apenas uma incapacidade humana de realizar uma verificação. Depois vem as operação básicas da aritmética: soma, subtração, multiplicação, divisão. É preciso primeiro definir que tipo de ação ou interação é o conceito por trás de cada uma destas funções matemáticas: O que é uma subtração na natureza? O que é uma divisão? É preciso uma ação ocorrer e termos um conceito para explicar e definir que um evento é explicado por tal ou tal operação matemática. Na matemática abstrata - como linguagem - tais pressupostos estão dados pela natureza da função. Mas quando se ensina Matemática é invariável que a didática necessita vincular o conceito à realidade e assim todos os exercícios escolares precisam de um enunciado que descreva algo real para que as crianças possam relacionar com as contas que precisam fazer. Ou seja: de novo, é preciso um conceito dando sentido à uma operação. E se a matemática básica já precisa de conceitos a priori (considerações humanas) para fazer sentido, a matemática superior - Cálculo - nem preciso explicar. Volto ao início: se tem conceitos fundamentando, então é linguagem e, portanto, criação humana.
Ou nossos antepassados descobriram que podiam representar cada animal do seu rebanho por pedrinhas ou eles inventaram. Esse debate sempre será relativo
@@robertoneves5406 Ele nos explica o porque das coisas, até em matemática, ao invés de só falar e a gente ter que aceitar, me fala 1 professor do ensino médio ou faculdade que faz isso, é como ele explicou, matemática é apenas um conhecimento aceito, não é uma verdade absoluta (nada é), passível de questionamentos, mas em locais como: escolas, tratam ela de outra forma, impassível de questionamentos.
@@WSSHPJLLBW Não me consta que Euler, Newton, Pascal, Gauss, Poincaré, Fibonacci, Riemann e outros matemáticos que construiram a matemática que conhecemos fossem dados a ensinar contando "causos" e "piadas". "Quem acha que questioná-lo é questionar a própria ciência não pode ser considerado um cientista" (Elon Musk)
@@robertoneves5406 não ficou claro o seu ponto, mas se entendi bem a primeira parte, sua aversão é pelo modo de como ele ensina, comparado as figuras históricas da matemática, e cara, cada um tem seu modo de ensinar, se uma pessoa faz piada isso não tira o mérito dela em uma área, isso é ad hominem, ta atacando a forma da pessoa e não o conhecimento que ela está passando, e quem te garante que esses nomes citados por você, não faziam piadas? e contavam "causos", o seu segundo ponto está fora de contexto e pesquisei essa frase no google, pelo oque parece ela não pertence a Elon Musk, contextualize ela para algum entendimento
Os humanos criaram a matemática ou descobriram a matemática que está em tudo no universo? Os humanos criaram a Física? Os humanos criaram a química? Não, a Física e a química são o universo. Logo, somente com a matemática consegue rever toda a Física e a química. Pensa nisso.
Matemática é produção humana em altíssimo nível. Conceitos que podem ser "materializados", "operados" e aplicados para tentar descrever a realidade.
É hipnotizante assistir aos cortes do mestre Ledo!
Me diga: qual IA um dia vai substituir essa experiência, carisma, conhecimento de mundo e destreza didática que vemos no Ledo? Acredito que o mundo atualmente esteja caminhando para um conhecimento superficial. Profundo, mas ao mesmo tempo superficial. Do que adianta tanta informação e não ter conhecimento agregado? Aula presencial e ministrada por professores jamais irá acabar. Há conhecimento que um livro passa, mas há conhecimento que apenas uma conversa de sala de aula passa. Isso me lembra a ausência de cursos superiores de Direito não possuírem modalidade EaD. Ora, como vamos ser instigados a pensar seguindo roteiro? Seja de texto, seja de vídeo. Não há como dinamizar o pensamento e instigar o conhecimento de mundo assim. Precisamos de mais professores como o Ledo, isso sim!
Para quem quer ir fundo mesmo recomendo o livro "História da Beleza" do Umberto Eco. Ele usa no livro todo a História da Arte para discutir a evolução (mudança) dos conceitos de beleza ao longo dos séculos mas o foco é debater o conceito de beleza mesmo, a Arte é só para dar as referências.
Livro monumento, levei meses lendo, não porquê era chato ou grande (embora tenha mesmo umas 400 págs, pelo menos) mas porquê cada parágrafo me dava material para viajar nas reflexões e eu parava para absorver a cada instante, então demorei... mas saboreei.
Há um 2º livro que lhe foi encomendado que escrevesse seguindo a proposta do primeiro e, segundo a crítica, é ainda melhor que aquele: "A História da Feiura". Este, infelizmente, até hoje ainda não li.
Hoje são livros bem caros porquê foram laçados há 20 anos ou mais, não sei se estão disponíveis para venda ainda. Quem tiver a sorte de encontrar um exemplar numa biblioteca ou mesmo achar para comprar, aproveite.
Prezado Prof. Vaccaro, recomendo a leitura do livro A Negação da Morte, de Ernest Becker.
Becker é um dissidente de Freud. Neste livro ele trata dos efeitos que a consciência da morte tem para cada indivíduo e para a cultura.
Na verdade, não se trataria de medo efetivamente, mas de uma dissonância entre a consciência e a morte. A consciência humana é incapaz de conceber a morte.
O resultado é que o ser humano faz de tudo para ser eterno. Ter filhos, escrever livros, construir pirâmides, monumentos, são maneiras de vencer a morte.
Talvez o sucesso de seus vídeos não seja devido aos elementos da matemática em si, mas sim à excelência do professor.
Este não é um canal dele! É um canal de cortes de vídeos que publicam partes interessantes de suas palestras. Recomendo pesquisar Ledo Vaccaro Machado e procurar pelo canal oficial (que é de mesmo nome).
O dono do entre amigos é primo da minha avó (faço a minima ideia do adjetivo que seria para mim) e pior que é verdade, Raimundo é muito humilde e muito grato pelo passado e gosta de manter algumas tradições, os pais dele tiveram mais de 10 crianças no interior da paraíba (na época o pai da minha avó ajudava muito eles), hoje em dia mal pisa aqui em recife prefere ficar numa fazenda que comprou. É bastante louco e emocionante pq so vi ele 3 vezes na vida mas sinto que não tem como não ficar feliz por ele e a família dele e o Ledo saber um pequeno pedacinho da minha família é foda demais!
Lá é bom 😊
Como não gostar de matemática com um Professor destes,que diz:
Sabe o que é o medo do escuro?
Falta da informação
❤❤❤❤❤😘
Jurava que o quadro era do Miró😂
Magnífico
ele falou o que eu sempre pensei mas não consigo explicar igual scrr adorei
Bonito e profundo ,eu estou estudando filosofia ,matemática é muito pertinente. Gratidão
Estudar filosofia e matemática?
@@jackabdulsalam1486 porque não?
@@anapaulaneves2663 a relação entre matemáticos e filósofos, às vezes fica muito intensa.
@@jackabdulsalam1486 justamente isso é o que me atrai.
A compreensão exige conhecimento. O Professor Ledo ensina matemática, mas ensina também sobre a vida. Sempre tem uma coisinha sobre cinema, música, artes plásticas e somente consegue isso por que conhece aquilo que fala, mesmo que seja apenas uma reflexão compartilhada sobre religião.
um corte de um vídeo novo?? cara que massa! eu não sabia que ele ainda dava aula, eu já assisti a todos os cortes dele e ficava triste pensando que não iria mais ver as aulas dele. O Ledo se tornou uma baita inspiração, criou um sonho em mim de querer assistir alguma aula dele... fico muito feliz com essa volta, as histórias desse cara e a forma que ele conta/ensina são fantásticas!
Até hoje ele da palestras no impa e outras universidades, geralmente no papmen que é um programa para professores
Esse professor é muito bom ele ainda ensina pessoal ?
eu já havia pensado nisto, verdade, da mesma maneira
👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼 amei a aula!
Eu vejo porque eu gosto do jeito que ele fala, do jeito que ele se expressa, a matemática nos vídeos dele só joga o papel de ser um assunto, se ele falasse com o mesmo gosto sobre maquiagem eu veria igual
Concordo com ele assim como a linguagem humana existe para descrever o mundo a matematica tambem serve para descrever o mundo
Estamos sempre bem acompanhado.
1.618.
O medo criou Deus! Se o conceito de eternidade for verdadeiro, então, levaríamos a eternidade para concluir qualquer movimento. Esse sim, é um grande problema a ser resolvido😊
Como dizia Aristóteles: "...uma pessoa sem cultura quando vai ao teatro é como uma pedra sentada em outra."
Obs.: Na Grécia antiga os teatros eram abertos e as pessoas sentavam-se em uma arquibancada de pedra.
matematica foi uma ciencia descoberta e não inventada
Por quê?
Matemática é uma linguagem, e como tal é uma invenção humana.
É tão linguagem que - como qualquer linguagem - primeiro é preciso definir o conceito das coisas antes de articulá-los na construção de qualquer conhecimento.
Já começa pelo conceito de "unidade" sendo debatido em Teoria dos Números. Primeiro é preciso estabelecer o que é "unidade" para depois considerar pluralidades, multiplicidades. Primeiro é preciso definir o que é o "1" para depois fazer sentido o "2, 3, 4, 5,....".
A ideia de "infinito", por exemplo, é tão conceitual que não há nada na natureza que indique existir algo em "infinidade", embora existam coisas em quantidades imensas e impossíveis de contar. Mas a limitação em mensurar não torna o "imensurável" um "infinito", é apenas uma incapacidade humana de realizar uma verificação.
Depois vem as operação básicas da aritmética: soma, subtração, multiplicação, divisão. É preciso primeiro definir que tipo de ação ou interação é o conceito por trás de cada uma destas funções matemáticas: O que é uma subtração na natureza? O que é uma divisão? É preciso uma ação ocorrer e termos um conceito para explicar e definir que um evento é explicado por tal ou tal operação matemática. Na matemática abstrata - como linguagem - tais pressupostos estão dados pela natureza da função. Mas quando se ensina Matemática é invariável que a didática necessita vincular o conceito à realidade e assim todos os exercícios escolares precisam de um enunciado que descreva algo real para que as crianças possam relacionar com as contas que precisam fazer. Ou seja: de novo, é preciso um conceito dando sentido à uma operação.
E se a matemática básica já precisa de conceitos a priori (considerações humanas) para fazer sentido, a matemática superior - Cálculo - nem preciso explicar.
Volto ao início: se tem conceitos fundamentando, então é linguagem e, portanto, criação humana.
@@julianozanardini7455 ponto muitíssimo importante
Ou nossos antepassados descobriram que podiam representar cada animal do seu rebanho por pedrinhas ou eles inventaram. Esse debate sempre será relativo
Descobriu-se a relação, matemática é uma abstração completa
Por que temos medo da morte?
Existencialismo em estado puro
Religiões são criações humanas para lidar com o medo da morte e com as incertezas da vida. Talvez a matemática seja bela pela certeza.
Acredito que tenho medo de sentir medo. Medo de morrer eu não tenho, ou acredito que não tenho.
o medo da morte me acompanha desde que nasci, 24 horas, sou humano
Matemática mesmo fica para outro dia!
Vomitar conhecimento no seco é a coisa menos empolgante pra aprender.
@@keslyajennifer Melhor com um pouco de vaselina né!
@@robertoneves5406 Ele nos explica o porque das coisas, até em matemática, ao invés de só falar e a gente ter que aceitar, me fala 1 professor do ensino médio ou faculdade que faz isso, é como ele explicou, matemática é apenas um conhecimento aceito, não é uma verdade absoluta (nada é), passível de questionamentos, mas em locais como: escolas, tratam ela de outra forma, impassível de questionamentos.
@@WSSHPJLLBW Não me consta que Euler, Newton, Pascal, Gauss, Poincaré, Fibonacci, Riemann e outros matemáticos que construiram a matemática que conhecemos fossem dados a ensinar contando "causos" e
"piadas". "Quem acha que questioná-lo é questionar a própria ciência não pode ser considerado um cientista" (Elon Musk)
@@robertoneves5406 não ficou claro o seu ponto, mas se entendi bem a primeira parte, sua aversão é pelo modo de como ele ensina, comparado as figuras históricas da matemática, e cara, cada um tem seu modo de ensinar, se uma pessoa faz piada isso não tira o mérito dela em uma área, isso é ad hominem, ta atacando a forma da pessoa e não o conhecimento que ela está passando, e quem te garante que esses nomes citados por você, não faziam piadas? e contavam "causos", o seu segundo ponto está fora de contexto e pesquisei essa frase no google, pelo oque parece ela não pertence a Elon Musk, contextualize ela para algum entendimento
👏🏻👏🏻
AOBA
O próf vaccaro é um cientista? Ele é só um próf de matemática?
Cientista é todo aquele que estuda ciências.Ele é professor de matemática também.
up
1st
Os humanos criaram a matemática ou descobriram a matemática que está em tudo no universo?
Os humanos criaram a Física?
Os humanos criaram a química?
Não, a Física e a química são o universo.
Logo, somente com a matemática consegue rever toda a Física e a química.
Pensa nisso.