Sua fala não faz sentido. O Ledo estava dando aula para professores. E aula de Didática. Dar aula em curso superior e ensino médio são duas coisas absolutamente distintas.
@@Flatearthsp2023 Arquimedes descobriu uma força. tal força você pode estuda-la em Hidrodinâmica. Empuxo = densidade*volume*gravidade. É uma força contrária a gravidade.
@@Flatearthsp2023 obrigado por expor a farsa de um conhecimento de dois milênios aqui, nos comentários do UA-cam 😭😭😭, estou emocionado, abriu minha mente, serei eternamente grato.
Y se acabó... Bom, resumindo: prata tem uma densidade, ouro tem outra. 1kg de ouro desloca X de água. Se a coroa ao ser mergulhada deslocar x+y é sinal de que a densidade mudou, logo "algo" está misturado ao ouro. É isso!
Mas isso era só se a coroa flutuasse, né não? Se a coroa fosse só de ouro ou mesmo só de prata ela afundaria, a menos que ela tivesse ar dentro. Esse apontamento do tanto que se deslocou a mais pelo peso era só se a coroa flutuasse. Em ambos afundando, ele só encontraria o volume da coroa por esse experimento. Aí ele completaria a solução pesando um mesmo volume de ouro e um mesmo volume de prata. Como o peso para o mesmo volume de ouro é maior que para uma mistura de ouro e prata ou só uma coroa de prata, então ele acharia aí a diferença. Não foi por aí não que ele achou a diferença? Ou a coroa flutuou mesmo?
Prefiro ignorar o empuxo totalmente, encher um recipiente com água até estar transbordando, botar a coroa dentro, tirar e marcar o nível da água. Depois encher o recipiente de água de novo, fazer o mesmo com uma quantidade igual (em peso) de ouro puro e comparar as medidas.
@@kokbira o empuxo age com submersão parcial ou completa, a importância do volume serve para evitar ou permitir que o objeto flutue. Seja uma esfera oca de ouro que flutue ou uma esfera densa e comprimida do mesmo peso, o empuxo é o mesmo, visto que apenas uma pequena parte da esfera oca ficando submersa é referente ao peso total
No livro do Karl Boyer ele adverte sobre as nossas pre concepções a respeito dos matemáticos antigos. Eles eram tão capazes de conceber conceitos e soluções quanto nós somos hoje. Somos todos homo sapiens lidando com problemas reais. Nós apenas concebemos mais coisas por mais tempo.
Ou até mais. Temos mais instrumentos, mas também temos mais formas de nos entreter intelectualmente, ainda que de forma não produtiva. Na antiguidade esses caras viviam pra filosofia.
Uma lastima Arquimedes ter sido morto por um soldado romano durante a invasão de Siracusa, apesar das ordens de não o ferir. É dito que suas ultimas palavras foram "Noli turbare circulos meos!", traduzindo aproximadamente em "Não perturbe meus círculos!".
Sempre fui ruim em matemática mas entendia a física de forma deducional, nunca gravei fórmulas, mas sempre compreendia sobre as forças, compreendia sobre os objetos terem massa diferente, densidade etc, de forma bem intuitiva. Sou biólogo e também precisamos estudar a física dos corpos, as interações dinâmicas das forças no macro e no micro, tive um professor excelente que me ajudou muito, ele compreendia minha limitação de fórmulas e me avaliava pelo entendimento e não pela decoreba e assertiva dos cálculos, um grande mestre. Parabéns professor, acho divertido seus videos pelo seu modo de explicar as "doideiras" da matemática e da física, sucesso no trabalho que desempenha aqui no youtube.
Kra, eu sempre pensei muito nisso estudando coisas de música. Tipo, a mesma coisa pode ser ensinada de várias formas diferentes e, muitas vezes, o problema possa ser que a metodologia Y seja melhor pra absorver do que a metodologia X pra alguem. Sabe, ver a mesma coisa de uma perspectiva diferente pra conseguir compreender.
Sou professor de física em formação, dou aula em escolas da rede pública como voluntário e bolsista de um programa que permite tal. Eu sempre adoto metodologias de ensino que despertem o senso críticos dos alunos com relação a disciplina, particularmente eu não dou equações pros alunos, eu ensino eles como chegar naquele resultado usando a análise física e matemática. É perceptível que há uma maior compreensão acerca do conteúdo. Também sempre avalio eles, com base no nível de compreensão e não com base em o quão bem eles conseguem usar uma "receita de bolo". Enfim, fico imensamente feliz que tenha tido um professor que teve uma abordagem desse tipo.
@@keikishimoto6827 não diria uma vida inteira, se levar todo o conhecimento de matemática e física que existe hoje em dia o cara conseguiria facilmente aprender tudo em 5 ou 10 anos no máximo, minha professora aprendeu tudo sobre matemática em 2 anos.
Eu por ser recentemente diagnosticado com TDAH sempre detestei matemática, porém depois de velho descobri que é possível canalizar o hiperfoco e a matemática está interessado tanto que comprei uma coleção de livros 360° e estou estudando sozinho, é um universo desconhecido incrível! 👏🏻👏🏻👌🏻
@@epicsmoke8597 digamos que voce goste de Historia, voce pode tentar misturar os dois, aprendendo sobre arquimedes ou outras grandes mentes da historia, assim voce estuda algo que voce tem interesse e ainda aprende matematica ou outras disciplinas.
Saudades dos bons tempos de Mecânica dos Fluidos, Hidráulica e Projetos de Turbinas. Tem coisa que a gente nunca esquece. Eu faltei a uma aula e o mestre escreveu um número com mca na frente, ex 10 mca. Eu não sabia, pois tinha perdido a ultima aula. O mestre chegou perto de mim e disse: Meu filho, engenharia não é para qualquer um, tem um monte de curso que vc pode fazer, tem corte e costura, decoração, balé rsrsrsrsr. Ai ele me explicou rsrsrsrs. Foi Arquimedes que disse: Dê-me uma alavanca que eu moverei o mundo. Abraço.
Eu assisto o canal Ao sabor do Mar, do casal Fausto e da Guta construindo um veleiro de 63 pés, e esse vídeo me fez visualizar os porquês de muitos dos conceitos que o Fausto fala sobre o comportamento e deslocamento do barco, relacionado ao formato do casco e o empuxo que ele gera, no projeto deles.
Ah, se a Biblioteca de Alexandria não tivesse sido destruída! Sagan, em "Cosmos", menciona que já havia ali um pequena trabalho sobre robótica e um estudioso das estrelas suspeitando que era a Terra que se movia ao redor do Sol.
Eu fiquei fascinada com a história de Arquimedes, eu a encontrei enquanto foleava meu livro de física no segundo ano do ensino médio. A física se tornou a única matéria que gostava. Uma pena que só tive aula de física por alguns meses.
Tive que escrever uma redação em aula sobre como o passado ajuda na compreensão do presente, e lembrei do assunto desse vídeo. Mais uma vez esse prof maravilhoso me ajudando na escola
Durante a idade média, se não fosse pelos Andaluzes como Ziwabe e Ibn Arabi , que mantiveram vivo o conhecimento grego e os expandiram não saberíamos dos princípios matemáticos comos de Arquimedes
A matemática é tão linda... Eu faço física mas me pego flertando mais com a matemática do que com a física às vezes. Amo a matéria de Cálculo. Até já me disseram que tenho mais perfil de matemático do que de físico. Esse professor é inspirador!
Conclua física, deixe suas disciplinas de física mesmo tinindo e depois faça algum mestrado para não perder tempo em ter esse tipo de título. Pode ser um profmat mesmo. Depois faça uma graduação em matemática. As duas disciplinas conversam bem e vc poderia trabalhar com as duas. Dependendo de como fosse até eliminando disciplinas e facilitando a formação caso queira e seja possível. Eu faço matemática e depois quero fazer física também.
Nossa, perfeito isso... o cara era um gênio msm! Eu sempre quis saber disso, entendi perfeitamente! "O empuxo sofrido por um corpo total ou parcialmente imerso é igual ao peso do volume do fluido deslocado por ele". Sensacional!!! 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Ledo. Faz uma explanação sobre cálculo diferencial e integral, com exemplos práticos, mas práticos mesmo, do dia dia, como usamos na prática, pra que serve, e como foi desenvolvido. Sigo sempre você, gosto do seu jeito de matemáticar.
Ninguém usa na prática do dia a dia... Vc tem sofwares q fazem um cálculo de integrais ou deverivadas e sempre aproximado em 99.9999% das vezes. Sua calculadora quando tira a raiz quadrada talvez use a série de Taylor, que tem cálculo envolvido
Integrais são micro somas e derivadas são micro variações! Por exemplo, pra calcular a área de um círculo com precisão tu poderias inserir dentro do círculo pequenos quadrados e somar a área destes pequenos quadrados. Quanto menores forem estes quadrados inseridos, mais precisa vai ser a área do circulo calculada, pois restarão cada vez menos pedaços sem quadrados dentro do circulo! A fórmula de área de um círculo, que se aprende no segundo grau, é consequência do resultado de uma integral Quanto às derivadas, por exemplo, como calcular a velocidade de um foguete subindo com precisão, em cada instante, sabendo-se que a gravidade, a medida que o foguete sobe, vai diminuindo, e que o peso vai diminuindo também, devido ao gasto de combustível, os dois sofrendo pequenas variações! Quanto menor o intervalo de tempo que tu pegas pra fazer os cálculos, mais precisamente tu vais conseguir calcular a velocidade exata do foguete em determinado instante!!! No segundo grau se poderia fazer uma conta destas, mas a diminuição do peso do foguete e da gravidade não seriam levadas em conta pra não complicar!!!!
Quando tomamos conhecimento da capacidade intelectual de seres humanos que viveram há centenas ou milhares de anos, não tem como deixar de questionar o real sentido do que chamamos de evolução.
Eu ñ entendo nada de matemática, nem as 4 operações básicas eu ñ domino! Más eu gosto dos vídeos desse professor e estou aq tentando aprender alguma coisa.
Que legal, gostei da odeia de fazer demonstrações reais do assunto abordado, é a melhor maneira de aprender! Não manjo nada de matemática, mas sempre paro nos seus vídeos pois gosto da forma que é ensinado.
Só dois apontamentos importantes: o enunciado sobre o empuxo dado no vídeo, não é geral; só é válido quando o volume deslocado do fluído é muito menor que o volume do fluído. Assim, o enunciado GERAL é: o empuxo é igual ao peso do fluído contido num volume igual ao do objeto imerso. Em segundo lugar, nem sempre o empuxo é de baixo para cima. Ele pode ser de cima para baixo, ou horizontal em algumas situações como por exemplo em ventosas imersas na lateral ou no fundo de um recipiente.
Eae mano, blz ❤️ ? Então.. será que você aceitaria mandar fotos do P 4 U com uma régua do lado ? Por favor mano, não sei como medir, eu tô o dia todo tentando, já pedi para o meu amigo, mas ele ficou de frescura tô precisando muito, mano, por favor, já não sei mais o que fazer, quebra essa para mim, quero umas fotos para só para comparar, se quiser eu passo o meu insta
Eu sempre fui mediano em matemática. Porém, gosto muito de física e sei algumas fórmulas. Arquimedes é um dos grandes nomes da física é da matemática. Desde com suas contribuições na civilização grega na área de exatas no geral O professor falou de densidade,massa e volume com o fluido dentro da hidrostática da física Parabéns pelo canal. Como é bom ser uma pessoa sedenta pelo saber. Vamos rumo ao conhecimento
Caríssimo Professor, matemática é simples , porém é exigente , logo não dá para negociar com ela . Exercício de Ética com certeza . Uma pergunta que não quer: a matemática pode ser trabalhada de forma que alunos no ensino fundamental gostem? Ps: sou Professor de História Aposentado pela SEEDUC-RJ e amo estudar/ aprender lógica
Minha formação é direito e filosofia, mas sou fascinado pela matemática. Infelizmente meu aprendizado de exatas foi frustrante no ensina fundamental e médio. Dá gosto vê um professor que ama ensinar, isso é nítido em seus vídeos.
Q tristeza, eu amo filosofia e matemática e hoje tava usando matemática pra fazer analogias ao ser humano, inclusive, uma eu aprendi exatamente com esse professor, não existe coisa melhor que essas duas matérias juntas.
O peso do volume total de Água, é maior que o peso do navio e por isso, o navio exerce um peso sobre o voume de agua e agua exerce outra força maior sobre o navio
Adorei sua explicação. Me fez imaginar os volumes de água, acumulados nas ondas de um Tsunami, inicialmente no descolamento das placas, e acumulando-se, seria certo esse raciocínio?
Vale ressaltar que densidade é razão entre massa de diferentes materiais pelo seu volume,já massa específica é a razão entre a massa constituída de um mesmo material pelo seu volume. Essa é a diferença do porque um navio não afunda totalmente no mar e um prego arremessado de dentro dele sim .
os três maiores gênios da humanidade Arquimedes, Leonardo da Vinci e Nikola tesla dos três, Arquimedes realizou mais, produziu mais diferente dos outros dois, não tinha adversários nem inimigos: era "amigo do rei", literalmente (hierão ii, siracusa) da Vinci não teve inimigos, mas teve adversários: era próximo a nobres e a aristocratas Tesla... este teve e tem até hoje tanto adversários quanto inimigos
Essa história de " o que pesa mais, 1kgf de algodão ou 1 kgf de chumbo" , na física teria uma resposta: "Depende de onde cada um está: Se o algodão está ao nível do mar e a uma atmosfera de pressão e o chumbo estiver em órbita, então o algodão pesará mais." Porém, é comum falarmos em peso (kgf ou N) e usarmos a unidade de massa kg! Então, peso, no dia a dia vira sinônimo de massa e, então, não tem jeito: Os dois "pesam" iguais!
Eu não sei qual das duas coisas é mais foda, se é o empuxo ou a área da parábola com triângulos. Se alguém tivesse falado "tenta aí com retângulos infinitesimais" o cara teria desenvolvido as integrais. Acho q ele se perderia no cálculo de áreas e volumes e não iria partir pra derivadas e limites, mas seria do caralh0
Pessoal que se formou nos últimos 20 anos, de boca aberta com o assunto. Porém há 40 anos esse tipo de aula profunda e baseado em história era comum. Há 40 anos atrás, nota baixa era motivo pra reprovação. Parabéns pra quem defende aprovação automática, fim das provas e professor legal com cigarrinho no bolso. O resultado tá aí...o cara falando o óbvio e o pessoal encantado.
Mermão o Ledo é exemplo de professor mas eu te garanto que há 40 anos atrás os professores eram máquinas de só querer aprovação e cavagavam pros alunos, por isso os gênios brasileiros eram excessões. Principalmente na área da Física
Arquimedes podia ter resolvido isso só na ideia.. - Ô ourives quanto você me paga pra eu não contar pro rei que a coroa está adulterada? Se ele oferecesse algo tá adulterada
Vaccaro eu me lembro de quando vi o documentário chamado "O livro perdido de Arquimedes". Escorei meu mestre e falei, Arquimedes naquele tempo já tinha descoberto o Cálculo Infinitesimal. Ela falou: mas não publicou, eu falei: claro, um BURRÃO o matou e seu livro foi apagado. Será que eu tenho um adjetivo para Arquimedes? Infelizmente qualquer um seria pouco. Eu o considero o mais inteligente de todos os tempos na Terra. Se você gostou do que soube de Arquimedes, você sabia que o mecanismo de Antekythera é creditado a Arquimedes. Veja o documentário O Mecanismo de Antecitera no youtube.
Pro pessoal que acha que é zoeira a parte da história em que Arquimedes sai pelado pela cidade gritando eureka... Se coloca no lugar dele fazendo uma descoberta do tipo... (Sem falar que na Grécia, ficar pelado na rua não era grande coisa) kkkkkkkk
Talvez não seja vdd mas não é nada impossível. Mas é com certeza uma história muito legal e que pode ter ocorrido só não temos como saber ao certo e é mesmo uma baita descoberta.
Por falar em densidade e empuxo, no Brasil temos dois verdadeiros "jênios" terraplanistas que tratam desses assuntos, um se chama Roberto Scur, o inventor da teoria da densidade invertida, e outro é o Bruno alves, que faz experimentos que ele chama de "impúquiço"
Olá, professor. Tudo bem? Gosto muito dos seus vídeos. Em relação a esse vídeo tenho a seguinte dúvida: O problema da coroa pode ser resolvido atualmente pelo conceito de densidade em virtude da precisão dos equipamentos de medição disponíveis. Na época de Arquimedes, eu imagino, que ele não dispunha de equipamentos precisos. Pelos meus cálculos, se o erro nas medições de Archimedes fosse de 14%, o ourives poderia substituir até 200 g de ouro por prata que a técnica da densidade não iria incriminá-lo. Posso concluir que Arquimedes descobriu uma técnica para resolver o problema, mas que na prática ela não seria de uso universal em função da imprecisão nas medições?
Ainda hj qq medida tem erro incluso e sempre terá. A técnica dele com a precisão atual das vidrarias simples de laboratório são sufientes para validar o metodo que é baseado em cálculos simples de empuxo.
Não é novidade o que os antigos diziam ser atual. Platão, no Timeu, expõe o princípio da conservação da energia, a noção de espaço/tempo enquanto unidade inseparável, e diz que o "multiverso" é uma teoria de principiantes.
Matemática deveria er ensinada assim, conversando, contado historia, e os números como uma forma de codificar tudo o que foi falado
"O HOMEM MAIS RICO DA BABILÔNIA "
Não seria o homem que calculava?
Sua fala não faz sentido. O Ledo estava dando aula para professores. E aula de Didática.
Dar aula em curso superior e ensino médio são duas coisas absolutamente distintas.
@@LiebenLicht Concordo com você. Para quem olha de fora até parece que é simples ensinar no ensino básico kkkk
Tecnicamente é assim, mas os alunos ainda assim não assimilam ou tem paciência de entender a parte dos números
Quem teve aula com esse cara deve ser grato. O cara é fera!
Vc poderia me dizer aonde entra gravidade na observação dele?
@@Flatearthsp2023 Arquimedes descobriu uma força. tal força você pode estuda-la em Hidrodinâmica. Empuxo = densidade*volume*gravidade. É uma força contrária a gravidade.
@@Flatearthsp2023 Aqui a prova irrefutável de que terra plana existe:
m.ua-cam.com/video/40p6OVClXmI/v-deo.html&pp=ygUNVGVycmFwbGFuYWdlbQ%3D%3D
@@Henrique-te9oleu estudei em hidrostática
@@raissarocha5289 isso, acabei me confundindo. Boa observação, obrigado 😃
Meu pai gostava de matemática e por isso colocou meu nome de Arquimedes
Já que vc se chama Arquimedes, aonde ficou a gravidade nessa observação?
@@Flatearthsp2023 obrigado por expor a farsa de um conhecimento de dois milênios aqui, nos comentários do UA-cam 😭😭😭, estou emocionado, abriu minha mente, serei eternamente grato.
@@viniciusbarbosa1731 😹😹😹😹😹😹
@@Flatearthsp2023 a gravidade é ele ter um pai e ainda que goste de matemática
@@Flatearthsp2023 a terra é oca
Y se acabó... Bom, resumindo: prata tem uma densidade, ouro tem outra. 1kg de ouro desloca X de água. Se a coroa ao ser mergulhada deslocar x+y é sinal de que a densidade mudou, logo "algo" está misturado ao ouro. É isso!
Mas isso era só se a coroa flutuasse, né não? Se a coroa fosse só de ouro ou mesmo só de prata ela afundaria, a menos que ela tivesse ar dentro. Esse apontamento do tanto que se deslocou a mais pelo peso era só se a coroa flutuasse. Em ambos afundando, ele só encontraria o volume da coroa por esse experimento. Aí ele completaria a solução pesando um mesmo volume de ouro e um mesmo volume de prata. Como o peso para o mesmo volume de ouro é maior que para uma mistura de ouro e prata ou só uma coroa de prata, então ele acharia aí a diferença. Não foi por aí não que ele achou a diferença? Ou a coroa flutuou mesmo?
@@kokbira Poderia-se utilizar outro fluido mais denso também.
Prefiro ignorar o empuxo totalmente, encher um recipiente com água até estar transbordando, botar a coroa dentro, tirar e marcar o nível da água. Depois encher o recipiente de água de novo, fazer o mesmo com uma quantidade igual (em peso) de ouro puro e comparar as medidas.
@@kokbira o empuxo age com submersão parcial ou completa, a importância do volume serve para evitar ou permitir que o objeto flutue. Seja uma esfera oca de ouro que flutue ou uma esfera densa e comprimida do mesmo peso, o empuxo é o mesmo, visto que apenas uma pequena parte da esfera oca ficando submersa é referente ao peso total
@@kokbira p
quando o cara nasceu pra ensinar é outra coisa... Incrivel
No livro do Karl Boyer ele adverte sobre as nossas pre concepções a respeito dos matemáticos antigos. Eles eram tão capazes de conceber conceitos e soluções quanto nós somos hoje. Somos todos homo sapiens lidando com problemas reais. Nós apenas concebemos mais coisas por mais tempo.
Ou até mais. Temos mais instrumentos, mas também temos mais formas de nos entreter intelectualmente, ainda que de forma não produtiva. Na antiguidade esses caras viviam pra filosofia.
Uma lastima Arquimedes ter sido morto por um soldado romano durante a invasão de Siracusa, apesar das ordens de não o ferir.
É dito que suas ultimas palavras foram "Noli turbare circulos meos!", traduzindo aproximadamente em "Não perturbe meus círculos!".
Quem dera se todo professor soubesse explicar uma matéria tão claramente , está de parabéns
Com esse modo de ensino,o aluno não tem medo de exatas.
Quem dera se todo professor tivesse essas condições de trabalho
Sempre fui ruim em matemática mas entendia a física de forma deducional, nunca gravei fórmulas, mas sempre compreendia sobre as forças, compreendia sobre os objetos terem massa diferente, densidade etc, de forma bem intuitiva. Sou biólogo e também precisamos estudar a física dos corpos, as interações dinâmicas das forças no macro e no micro, tive um professor excelente que me ajudou muito, ele compreendia minha limitação de fórmulas e me avaliava pelo entendimento e não pela decoreba e assertiva dos cálculos, um grande mestre.
Parabéns professor, acho divertido seus videos pelo seu modo de explicar as "doideiras" da matemática e da física, sucesso no trabalho que desempenha aqui no youtube.
Kra, eu sempre pensei muito nisso estudando coisas de música. Tipo, a mesma coisa pode ser ensinada de várias formas diferentes e, muitas vezes, o problema possa ser que a metodologia Y seja melhor pra absorver do que a metodologia X pra alguem. Sabe, ver a mesma coisa de uma perspectiva diferente pra conseguir compreender.
Sou professor de física em formação, dou aula em escolas da rede pública como voluntário e bolsista de um programa que permite tal. Eu sempre adoto metodologias de ensino que despertem o senso críticos dos alunos com relação a disciplina, particularmente eu não dou equações pros alunos, eu ensino eles como chegar naquele resultado usando a análise física e matemática. É perceptível que há uma maior compreensão acerca do conteúdo. Também sempre avalio eles, com base no nível de compreensão e não com base em o quão bem eles conseguem usar uma "receita de bolo". Enfim, fico imensamente feliz que tenha tido um professor que teve uma abordagem desse tipo.
@@italofreitas72 que programa é esse?
Vc é bom em física mesmo, aonde a gravidade agiu nesses casos? Valendo 100 reais kkkkkk.
Dedutível.****
Aprendi a gostar de matemática com esse grande mestre! Fantastico!
So falta aprender agora
@@YagamiLightYT Isso demora uma vida inteira ,e mesmo assim morrerá com algumas dúvidas .
@@keikishimoto6827 ah. Isso vale pra qualquer coisa
@@keikishimoto6827 não diria uma vida inteira, se levar todo o conhecimento de matemática e física que existe hoje em dia o cara conseguiria facilmente aprender tudo em 5 ou 10 anos no máximo, minha professora aprendeu tudo sobre matemática em 2 anos.
@@amaral2844 Aprender Matemática é uma coisa, agora, ser um bom resolvedor de problemas matemáticos exige mais tempo.
Eu por ser recentemente diagnosticado com TDAH sempre detestei matemática, porém depois de velho descobri que é possível canalizar o hiperfoco e a matemática está interessado tanto que comprei uma coleção de livros 360° e estou estudando sozinho, é um universo desconhecido incrível! 👏🏻👏🏻👌🏻
como assim canalizar o hiperfoco, me ajuda
@@epicsmoke8597 digamos que voce goste de Historia, voce pode tentar misturar os dois, aprendendo sobre arquimedes ou outras grandes mentes da historia, assim voce estuda algo que voce tem interesse e ainda aprende matematica ou outras disciplinas.
Arquimedes era genial! ele e Eratóstenes, outro gênio, eram amigos e trocavam conhecimento.
Saudades dos bons tempos de Mecânica dos Fluidos, Hidráulica e Projetos de Turbinas. Tem coisa que a gente nunca esquece. Eu faltei a uma aula e o mestre escreveu um número com mca na frente, ex 10 mca. Eu não sabia, pois tinha perdido a ultima aula. O mestre chegou perto de mim e disse: Meu filho, engenharia não é para qualquer um, tem um monte de curso que vc pode fazer, tem corte e costura, decoração, balé rsrsrsrsr. Ai ele me explicou rsrsrsrs. Foi Arquimedes que disse: Dê-me uma alavanca que eu moverei o mundo. Abraço.
Eu assisto o canal Ao sabor do Mar, do casal Fausto e da Guta construindo um veleiro de 63 pés, e esse vídeo me fez visualizar os porquês de muitos dos conceitos que o Fausto fala sobre o comportamento e deslocamento do barco, relacionado ao formato do casco e o empuxo que ele gera, no projeto deles.
Ah, se a Biblioteca de Alexandria não tivesse sido destruída! Sagan, em "Cosmos", menciona que já havia ali um pequena trabalho sobre robótica e um estudioso das estrelas suspeitando que era a Terra que se movia ao redor do Sol.
Eu fiquei fascinada com a história de Arquimedes, eu a encontrei enquanto foleava meu livro de física no segundo ano do ensino médio. A física se tornou a única matéria que gostava. Uma pena que só tive aula de física por alguns meses.
Tive que escrever uma redação em aula sobre como o passado ajuda na compreensão do presente, e lembrei do assunto desse vídeo. Mais uma vez esse prof maravilhoso me ajudando na escola
Ledo é sensacional!
Durante a idade média, se não fosse pelos Andaluzes como Ziwabe e Ibn Arabi , que mantiveram vivo o conhecimento grego e os expandiram não saberíamos dos princípios matemáticos comos de Arquimedes
Dei-me uma alavanca e uma ponto de apoio e eu levanterei mundo.🥀🙎✍🏼
Arquimedes 🌏
A matemática é tão linda...
Eu faço física mas me pego flertando mais com a matemática do que com a física às vezes.
Amo a matéria de Cálculo.
Até já me disseram que tenho mais perfil de matemático do que de físico.
Esse professor é inspirador!
Conclua física, deixe suas disciplinas de física mesmo tinindo e depois faça algum mestrado para não perder tempo em ter esse tipo de título. Pode ser um profmat mesmo. Depois faça uma graduação em matemática. As duas disciplinas conversam bem e vc poderia trabalhar com as duas. Dependendo de como fosse até eliminando disciplinas e facilitando a formação caso queira e seja possível. Eu faço matemática e depois quero fazer física também.
@@TheLukeLsd, obrigado pela sugestão.
🙏
Muito legal seu curso!
Nossa, perfeito isso... o cara era um gênio msm! Eu sempre quis saber disso, entendi perfeitamente! "O empuxo sofrido por um corpo total ou parcialmente imerso é igual ao peso do volume do fluido deslocado por ele". Sensacional!!! 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Ledo. Faz uma explanação sobre cálculo diferencial e integral, com exemplos práticos, mas práticos mesmo, do dia dia, como usamos na prática, pra que serve, e como foi desenvolvido. Sigo sempre você, gosto do seu jeito de matemáticar.
Ninguém usa na prática do dia a dia... Vc tem sofwares q fazem um cálculo de integrais ou deverivadas e sempre aproximado em 99.9999% das vezes. Sua calculadora quando tira a raiz quadrada talvez use a série de Taylor, que tem cálculo envolvido
Integrais são micro somas e derivadas são micro variações!
Por exemplo, pra calcular a área de um círculo com precisão tu poderias inserir dentro do círculo pequenos quadrados e somar a área destes pequenos quadrados. Quanto menores forem estes quadrados inseridos, mais precisa vai ser a área do circulo calculada, pois restarão cada vez menos pedaços sem quadrados dentro do circulo!
A fórmula de área de um círculo, que se aprende no segundo grau, é consequência do resultado de uma integral
Quanto às derivadas, por exemplo, como calcular a velocidade de um foguete subindo com precisão, em cada instante, sabendo-se que a gravidade, a medida que o foguete sobe, vai diminuindo, e que o peso vai diminuindo também, devido ao gasto de combustível, os dois sofrendo pequenas variações! Quanto menor o intervalo de tempo que tu pegas pra fazer os cálculos, mais precisamente tu vais conseguir calcular a velocidade exata do foguete em determinado instante!!!
No segundo grau se poderia fazer uma conta destas, mas a diminuição do peso do foguete e da gravidade não seriam levadas em conta pra não complicar!!!!
@@jameston3250 Boa explicação. Gostei. Se entendi derivadas e integrais sao formas de cálculos de coisas em movimento, e somatórios.
@@yurilsaps claro que usa kkkk vc quis dizer que ninguém faz os cálculos na mão, certo? Mas é claro que tem aplicação de derivadas e integrais
@@klangoninja3236 qual seria uma aplicação prática?
Esse PROF.. É RAIZ IGUAÇUANO BRABO. D ++
Excelente! Faço educação física e esse corte me fez lembrar das aulas de natação, falando de empuxo
Quando tomamos conhecimento da capacidade intelectual de seres humanos que viveram há centenas ou milhares de anos, não tem como deixar de questionar o real sentido do que chamamos de evolução.
Por que você não faz um livro sobre isso?! Essa “tradução” do texto do Arquimedes para o dia de hoje. Seria sensacional.
Onde assino?
Bora fazer uma petição pública para ele fazer o livro?😃
Provavelmente já existe, ele leu quando bem mais novo
já existe amigo, ele com certeza só fez por mero exercício intelectual.
Ele é realmente um matemático diferenciado.
Ele tem o dom da oratória e isso atrai a atenção dos alunos. É show de bola.
Dai-me um ponto de apoio e eu moverei o mundo, me incentivou a vida inteira.
Realmente, trata-se de um entusiasta e profundo conhecedor da matemática. Só me resta bater palmas.
Eu ñ entendo nada de matemática, nem as 4 operações básicas eu ñ domino! Más eu gosto dos vídeos desse professor e estou aq tentando aprender alguma coisa.
Que legal, gostei da odeia de fazer demonstrações reais do assunto abordado, é a melhor maneira de aprender!
Não manjo nada de matemática, mas sempre paro nos seus vídeos pois gosto da forma que é ensinado.
Só dois apontamentos importantes: o enunciado sobre o empuxo dado no vídeo, não é geral; só é válido quando o volume deslocado do fluído é muito menor que o volume do fluído. Assim, o enunciado GERAL é: o empuxo é igual ao peso do fluído contido num volume igual ao do objeto imerso.
Em segundo lugar, nem sempre o empuxo é de baixo para cima. Ele pode ser de cima para baixo, ou horizontal em algumas situações como por exemplo em ventosas imersas na lateral ou no fundo de um recipiente.
Gente, você é muito bom nisso ❤
Conheci seu canal e acabo de me inscrever, estudei nos anos 80 e tive um professor que ensinava sobre Arquimedes.
Ledo me inspirou a seguir Física. ⚛❤
Eae mano, blz ❤️ ? Então.. será que você aceitaria mandar fotos do P 4 U com uma régua do lado ? Por favor mano, não sei como medir, eu tô o dia todo tentando, já pedi para o meu amigo, mas ele ficou de frescura tô precisando muito, mano, por favor, já não sei mais o que fazer, quebra essa para mim, quero umas fotos para só para comparar, se quiser eu passo o meu insta
Eu sempre fui mediano em matemática.
Porém, gosto muito de física e sei algumas fórmulas. Arquimedes é um dos grandes nomes da física é da matemática. Desde com suas contribuições na civilização grega na área de exatas no geral
O professor falou de densidade,massa e volume com o fluido dentro da hidrostática da física
Parabéns pelo canal.
Como é bom ser uma pessoa sedenta pelo saber.
Vamos rumo ao conhecimento
Valeu!
Muito obrigado!
kkkk eu fiz essa pergunta para o Ledo em 2010 no Miguel Couto Bangu, saudades desse mestre.
Esse professor é simplesmente fantástico
Obrigado por compartilhar conhecimento, com tanta qualidade e clareza.
Aula maravilhosa em clima de bate papo. Mais uma "descoberta": eureka!
Obrigado por postar os vídeo no UA-cam..
Sou apaixonado por exatas,e sua aula é muito esclarecedora
Caríssimo Professor, matemática é simples , porém é exigente , logo não dá para negociar com ela . Exercício de Ética com certeza . Uma pergunta que não quer: a matemática pode ser trabalhada de forma que alunos no ensino fundamental gostem?
Ps: sou Professor de História Aposentado pela SEEDUC-RJ e amo estudar/ aprender lógica
Sensacional
Que aula excelente, estimo que melhores o quanto antes professor
Show simplesmente show simples assim
Minha formação é direito e filosofia, mas sou fascinado pela matemática. Infelizmente meu aprendizado de exatas foi frustrante no ensina fundamental e médio. Dá gosto vê um professor que ama ensinar, isso é nítido em seus vídeos.
Q tristeza, eu amo filosofia e matemática e hoje tava usando matemática pra fazer analogias ao ser humano, inclusive, uma eu aprendi exatamente com esse professor, não existe coisa melhor que essas duas matérias juntas.
O peso do volume total de Água, é maior que o peso do navio e por isso, o navio exerce um peso sobre o voume de agua e agua exerce outra força maior sobre o navio
Cortes de Matemática e Física,obrigado por postar.
Genial! Bela aula.
Muito boa a aula, passou o conceito perfeitamente!
Obrigado!
Muito bom. Parabens.
Excelente.
Muito obrigado.
Explicação sensacional.
cara que explicação incrível
Adorei sua explicação. Me fez imaginar os volumes de água, acumulados nas ondas de um Tsunami, inicialmente no descolamento das placas, e acumulando-se, seria certo esse raciocínio?
Excelente aula!
"Há anos atrás", é pleonasmo, professor.
#ParaCadaCurtidaUmCascudoEmUmTerraplanista.
👇
Vale ressaltar que densidade é razão entre massa de diferentes materiais pelo seu volume,já massa específica é a razão entre a massa constituída de um mesmo material pelo seu volume.
Essa é a diferença do porque um navio não afunda totalmente no mar e um prego arremessado de dentro dele sim .
Bom dia ☀️
Chega aprender fica prazeroso
Aulas espetaculares.
Parabéns pelo trabalho!
Muito bom
Professor já assisti outras aulas tuas sobre relatividade, e aprendi que não existe gravidade e sim espaço tempo 😮
Estou ansioso professor. Quero ver o fim ...
que riqueza de conteúdo e conhecimento..... parabéns prof.
incrível como as melhores ideias acontecem sempre no banheiro
Muito bonito ver esse professor falar, pena que não entendo quase nada mas q eh bonito eh 😅
Entendi nada, mas ouvir esse cara é muito bom
Pena que o vídeo seja curto. Eu adoraria ver toda a demonstração.
Na descrição tem a aula completa
Dá pra assistir a aula completa
os três maiores gênios da humanidade
Arquimedes, Leonardo da Vinci e Nikola tesla
dos três, Arquimedes realizou mais, produziu mais
diferente dos outros dois, não tinha adversários nem inimigos: era "amigo do rei", literalmente (hierão ii, siracusa)
da Vinci não teve inimigos, mas teve adversários: era próximo a nobres e a aristocratas
Tesla... este teve e tem até hoje tanto adversários quanto inimigos
Newton
@@jbastos6778
newton está aquém de Leibniz
Impossível não compreender com ele...
A didática é o pilar , mas o ensinar é um dom 🙏
Essa história de " o que pesa mais, 1kgf de algodão ou 1 kgf de chumbo" , na física teria uma resposta: "Depende de onde cada um está: Se o algodão está ao nível do mar e a uma atmosfera de pressão e o chumbo estiver em órbita, então o algodão pesará mais." Porém, é comum falarmos em peso (kgf ou N) e usarmos a unidade de massa kg! Então, peso, no dia a dia vira sinônimo de massa e, então, não tem jeito: Os dois "pesam" iguais!
"estudou na biblioteca de Alexandria" fantástico!
muito bom!
A aula tava muito massa! Pena que acabou pelas metade... Sacanagem! Kd a continuação???
Empuxo é igual a força ascencional feita pelo corpo imerso, proporcional ao volume deste fluido deslocado!
Maravilha
Eu não sei qual das duas coisas é mais foda, se é o empuxo ou a área da parábola com triângulos.
Se alguém tivesse falado "tenta aí com retângulos infinitesimais" o cara teria desenvolvido as integrais. Acho q ele se perderia no cálculo de áreas e volumes e não iria partir pra derivadas e limites, mas seria do caralh0
Meu amigo, use um copo de água e um ovo. Colocando sal na água (aumenta a densidade) o ovo flutua....
Parabéns professor pela aula! E como Arquimedes resolveu o problema?
Pessoal que se formou nos últimos 20 anos, de boca aberta com o assunto. Porém há 40 anos esse tipo de aula profunda e baseado em história era comum. Há 40 anos atrás, nota baixa era motivo pra reprovação.
Parabéns pra quem defende aprovação automática, fim das provas e professor legal com cigarrinho no bolso. O resultado tá aí...o cara falando o óbvio e o pessoal encantado.
Mermão o Ledo é exemplo de professor mas eu te garanto que há 40 anos atrás os professores eram máquinas de só querer aprovação e cavagavam pros alunos, por isso os gênios brasileiros eram excessões. Principalmente na área da Física
A Esquerda destruiu a educação do país, como forma de implantar UMA DITADURA !!!!!!
Arquimedes podia ter resolvido isso só na ideia..
- Ô ourives quanto você me paga pra eu não contar pro rei que a coroa está adulterada?
Se ele oferecesse algo tá adulterada
Sabedoria desbalanceada
Pensamento lateral aí
😂😂😂😂
Aos 51 anos de idade, finalmente eu aprendi o que é empuxo. 😂😂😂😂😂!
Traz a parte dois com a conclusão, faltou terminar de contar a história
Eu odeio matemática, mas esse cara me faz gostar
É isso ai...
Vaccaro eu me lembro de quando vi o documentário chamado "O livro perdido de Arquimedes".
Escorei meu mestre e falei, Arquimedes naquele tempo já tinha descoberto o Cálculo Infinitesimal. Ela falou: mas não publicou, eu falei: claro, um BURRÃO o matou e seu livro foi apagado.
Será que eu tenho um adjetivo para Arquimedes? Infelizmente qualquer um seria pouco.
Eu o considero o mais inteligente de todos os tempos na Terra.
Se você gostou do que soube de Arquimedes, você sabia que o mecanismo de Antekythera é creditado a Arquimedes. Veja o documentário O Mecanismo de Antecitera no youtube.
Pro pessoal que acha que é zoeira a parte da história em que Arquimedes sai pelado pela cidade gritando eureka... Se coloca no lugar dele fazendo uma descoberta do tipo... (Sem falar que na Grécia, ficar pelado na rua não era grande coisa) kkkkkkkk
Talvez não seja vdd mas não é nada impossível. Mas é com certeza uma história muito legal e que pode ter ocorrido só não temos como saber ao certo e é mesmo uma baita descoberta.
dizem que os cinicos faziam suas necessidades fisiologicas em frente ao publico (no período helenistico né, mas nao tao distante)
Legal 👏👐
Queria ter aula com ele
Ele tem um canal
" Em matemática eu sou ruim; mas, em Português eu me agaranto!" 🤣
Boa
Por falar em densidade e empuxo, no Brasil temos dois verdadeiros "jênios" terraplanistas que tratam desses assuntos, um se chama Roberto Scur, o inventor da teoria da densidade invertida, e outro é o Bruno alves, que faz experimentos que ele chama de "impúquiço"
Olá, professor. Tudo bem? Gosto muito dos seus vídeos. Em relação a esse vídeo tenho a seguinte dúvida: O problema da coroa pode ser resolvido atualmente pelo conceito de densidade em virtude da precisão dos equipamentos de medição disponíveis. Na época de Arquimedes, eu imagino, que ele não dispunha de equipamentos precisos. Pelos meus cálculos, se o erro nas medições de Archimedes fosse de 14%, o ourives poderia substituir até 200 g de ouro por prata que a técnica da densidade não iria incriminá-lo. Posso concluir que Arquimedes descobriu uma técnica para resolver o problema, mas que na prática ela não seria de uso universal em função da imprecisão nas medições?
Ainda hj qq medida tem erro incluso e sempre terá. A técnica dele com a precisão atual das vidrarias simples de laboratório são sufientes para validar o metodo que é baseado em cálculos simples de empuxo.
Não é novidade o que os antigos diziam ser atual.
Platão, no Timeu, expõe o princípio da conservação da energia, a noção de espaço/tempo enquanto unidade inseparável, e diz que o "multiverso" é uma teoria de principiantes.
show d+