Que ronco lindo desse marreco , utilizo no meu opala óleo pra motor diesel 10w40 o mesmo que utilizava no meu caminhão e vejo a questão de limpeza do motor é notório, a ação detergente é bem eficiente
Eu usava 5/30 sintético, e meio litro de bardhal b-12, ficava muito bom no Fusca. 5w40 , vai ficar show. Originalmente, antigamente , na década de 70, os fuscas saim de fábrica com óleo 30. e Fuscas velhos usavam oleo 40. Em Países frios , fuscas usavam oleo 20.
@@lpereira9242 óleo 40 quando não tinha os multiviscosos, eram somente os minerais. Em regiões de clima quente onde a temperatura sempre está acima de 40ºC, o 50 até vai, mas em regiões onde a temperatura começa em -5ºC como no sul do país, esse óleo não é indicado. Temos que ver sempre de onde é o veículo e as condições de uso dele para recomendar um lubrificante, pois carros usados na fronteira com o Uruguai, não devem usar os mesmos lubrificantes usados na fronteira com o Suriname.
@@lpereira9242 agora olhe outros manuais. Mão pense por que os fuscas utilizados nos estados unidos sãos iguais aos daqui. Brasileiro nunca fez nada que preste e se espelha em países onde a tecnologia é melhor do que aqui para reduzir custos. Os fuscas no exterior desde 1970 já tem radiador de óleo deslocado, coisa que aqui só veio depois de 1980. Aquela porcaria de mangueira crista, usada na bomba de gasolina do fusca só é usada aqui, nos outros países não é e por aí vai. Por isso motor de carro não dura no Brasil, insistem em fazer errado tentando se espelhar nos outros. Se for assim, o manual do meu ano 1972, manda usar o SAE30 e não menciona nem o 40, quanto mais o 20W50 ou somente 50 já que naquela época não tinha multiviscoso. O motor do fusca tem problemas na lubrificação e óleo viscoso demais se torna pior ainda, mas como eu disse, motor de carro brasileiro não dura mesmo. Por que será?
@@lpereira9242 bom, 6 meses é obrigatório trocar mesmo não rodando nada mesmo. O manual do meu fala claramente trocar o óleo a cada 2500 km e usar óleo detergente tipo HD e diz claramente usar o SAE 30 e nenhuma outra viscosidade é indicada, por isso uso o 10W40. O motor está sempre limpo por dentro, pois a cada troca de óleo, retiro a tela de filtro para verificar e ver o quão poderia estar contaminado ou sujo. Esqueça os manuais americanos, pois em 72 os motores americanos já são bem diferentes dos brasileiros tupiniquins ou você é mais um dos que acha que fusca é tudo igual? O óleo do filtro é trocado a cada 1250 km ou antes se passar o dedo no fundo do filtro e tiver sujeira acumulada. Não acho mais óleo mineral e tem que cuidar que muitos óleos baratinhos, são óleos reciclados de baixa qualidade. Busque o manual do 72 vendido aqui e não os americanos ou alemães, pois aqui os motores até 79 eram praticamente iguais aos primeiros 1300 fabricados no mundo, ou seja, atrasados em tudo.
@@lpereira9242 do 77 americano pelo jeito. Que ano é o seu? É 77? O meu é todo original, sem nenhuma gambiarra de adaptação e sigo o manual que veio nele de fábrica.
Tenho uma kombi 2002 (1.6 Injetada) uso o 10w40 (Motul 4100) nunca tive problemas, pelo contrário motor não tem nada de borra... sempre usado em alta rotação, associação do motor fraco e cambio curto na estrada, no manual da Kombi diz para usar óleos que atendam a norma vw502.00 e o 20w50 não se enquadra neste quesito. Vale lembrar que, apesar da injeção eletrônica, O motor é praticamente o mesmo no quesito das folgas funcionamento etc...
Tenho uma kombi 1990, com bomba 32 mm e um radiador externo de carro turbo , ela pega 4 litros de óleo, estou usando 15w40 semisintetico de motocicleta , percebi que ele aguenta mais temperatura do que o de carro , mantenho 100 km/h na estrada ,sem vazamentos ,sem queda de desempenho,oleo sempre na casa dos 95/105 graus ,recomendo oleo de moto para vw ar ,suportam muito mais caloria! Abraço amigo
Sabe o que é o 5W? Significa que é um óleo muito fino, recomendado para lugares mais frios e bem frios para evitar que o óleo congele no cárter e venha a danificar o motor quando for ligado e tiver deficiência de lubrificação. em nosso país onde temos um clima tropical na maioria das regiões, não se deve usar óleos inferiores a 15 e a maioria das bombas de óleo não foram projetadas para bombear óleos acima de 40. Você que acha que o motor funciona bem. Infelizmente aqui no Brasil, motores que eram para rodar 400.000 km sem retífica, dificilmente conseguem passar de 100.000 km sem terem ido para um oficina fazer algum tipo de conserto ou até mesmo retífica. Óleo correto, troca de óleo correta a principalmente filtros e água desmineralizada com aditivo correto, fazem qualquer motor funcionar sem nunca dar problemas, mas aqui nesse país tupiniquim onde muitos acham que sabem muito mais do que qualquer engenheiro químico, acham que sabem definir qual é o melhor óleo incorreto para o motor.
@@laerciolmb irmão, 5w partida frio, desgaste do motor a maioria e na partida frio, isso pra qualquer carro, em qualquer clima, nao tinha oleo sintetico como temos hoje de boa qualidade na década 80, por isso recomendam um mineral, pois se tivesse um óleo melhor concerteza os engenheiros recomendaria um melhor! que seria um sintético!
@@matheusnegreiros8319 Pelo visto não entendeu nada do que eu falei e não entende nada de viscosidades de óleos e suas aplicações. Vou resumir. O 5W é um óleo muito fino e não interessa se é somente na partida, pois o motor demora um pouco e chegar a temperatura de trabalho e até lá a lubrificação é precária. Segundo, o clima em que estamos. Óleos finos são para regiões frias, onde uma viscosidade maior na partida prejudicaria a lubrificação, pois que em regiões mais quentes isso não se faz necessário. Viscosidade final 30 em regiões quentes é muito fina, mas parece que esses detalhes a maioria ignora ou quer ignorar. O mesmo vale para viscosidades altas como a 50 que é para regiões bem quentes o que também não é (ou era) o nosso caso, pois são poucos os dias de verão que a temperatura ultrapassa 45ºC. Por motivos assim é que no Brasil os motores não duram nada, pois motores que eram para rodar 400.000 km somente com trocas de óleo e filtros, não conseguem nem chegar a 100.000 km sem ter que ir para retífica. Brasileiro não usa o óleo correto, usa de aditivos como militec para esconder problemas e na maioria das vezes só completa o nível do óleo. Procure ver sobre viscosidades de óleos e seus climas e regiões.
@@laerciolmb rapaz, eu moro no Parana, tenho carro turbo de 400cv, e munitoro a pressao de oleo! tenho sensor ate para medir a fluidez.. uso uma injecao FT 600, te falo que mesmo aqui o oleo 5w e melhor! chega no cabecote muito mais rapido e circula mais rapido tb, me ajudando a nao ter desgastes na partida mesmo estando a 20 graus ambiente! a pressao a quente ficou a mesma coisa do 50w mineral, pois o mineral perde muito sua viscosidade a quente! depois de uma puxada com o carro, o oleo mineral fica ate mais fino que o 40w sintetico, isso tudo monitoro pela pressao! mais pro meu uso e melhor um oleo mais fluido circulando rapido que so pressao! pressao pra mim nao significa nada!
@@matheusnegreiros8319 você não entendeu nada do que eu falei. Até onde eu sei, estamos falando de um motor de fusca e sendo assim, vou fazer de conta que você não falou nada.
Boa tarde... Percebi que seu Fusca está faltando as mangueiras de drenagem na tampa do motor, na "asa de morcego".... o meu tbm estava faltando, e resolvi de maneira muito fácil... consegui um pedaço daquele conduite preto que se utiliza em obra de 1/2, e fiz o encaixe com a Asa de morcego, esquentando a ponta e alargando suavemente.... encaixou perfeitamente nas borrachas da asa de morcego.... esse tubo original não se encontra mais .... fica a dica .... abçs 👍😉
@@miguel_do_kafer Óleos 5W30 são para regiões que dificilmente cheguem a 30° e o 30 da viscosidade, não tem nada a ver com a temperatura em graus centígrados.
Uso oleo 15w 40 semi sintetico no escort cht e no manual isso ja era especificado de acordo com a temperatura no manual do carro com o 20w 50 o motor bate na partida fria pois a viscosidade fica muito alta principalmente no inverno aqui em Caxias do Sul e o motor e novo. A única coisa que nao pode mexer e na viscosidade a quente essa tem que ser a o que o fabricante manda.
Verdade, antigamente era mais barato produzir óleo mineral, hoje os veículos exigem óleo semisintetico ou sintético, e a indústria teve que evoluir para atender as normas internacionais.
Ótimo vídeo!! Eu quando tive Fusca, eu sempre usei óleo 15W40 Turbo, óleo de caminhão. Usava o Mobil Delvac. Peguei o fusca com motor bom, mas porem estava mautratado, motor estava bem sujo por dentro, era carro parado, fui tirar o óleo com motor quente depois de dar um "cacete" para aquecer bem, tirei o bujão e começou a sair caroços de borra, tirei o motor e desmontei todo e lavei tudo, principalmente as galerias de óleo, e remontei com as mesmas peças sem trocar nada, só foi o jogo de juntas novas e só usei óleo 15W40 turbo, fiquei com quase 3 anos até vender, era o Fusquinha 1300L com dupla carburação, carrinho que deixou saudades, econômico e forte.
São carros excelentes para se ter em região montanhosa e com estradas de barro, uma vez que, a tração é traseira, e caso o motor seja da série BJ melhor ainda. Usava no motor do meu fusca 80, 1300L(vendi ontem) o óleo MAXI PERFORMANCE ECONOMY, 20W-50, API SL, fabricante SHELL e outorgado pela VOLKSWAGEN. O motor fica mais silencioso e com mais força. Está é a dica que deixo para todos, porque, segundo informações repassadas por engenheiros automotivos, o óleo a ser usado é o indicado no manual do carro, o que garante maior durabilidade do motor. Você pode até mudar o fabricante, mas seguindo sempre as recomendações dos engenheiros, sem problemas.
@@mariatavares8576 Hum, é mesmo? Então os "engenheiros" são seres superiores de Q.I avançado e inteligência superior, nunca erram então? Uau. Por isso que nos filme que vi de extraterrestres os seres que criaram os humanos era "engenheiros", mas não muitos bons, pois os humanos não ficaram muito bons! Passar bem.
Vitor pode usar. Use e abuse, pois quando eu tive um fusca 77 1300 feito retifica com corte 0.50 eu so esperei rodar 500 kms ai parei troquei o oleo tirei a peneira tava cheio de limalha e borra, limpei tudo coloquei o oleo que na epoca era o mobil F1 20/50 sintetico que era importado da Holanda e depois foi so felicidade, detalhe o som do motor ate mudou. Pode usar eu aconselho isso eu fiz la nos idos de 1995 so ai voce ve faz tempo que eu tenho essa experiencia, detalhe eu ja fui consultor tecnico e na epoca os meus ex gerentes de servicos metidos a mecanicos sabidos diziam que eu ia bater o motor, passei mais 5 anos com o carro depois dessa retifica e nao aconteceu nada a nao ser pau em uno mille corsa e fiestas da epoca. Um abraco e fico feliz com a tua experiencia. Ha na epoca o meu era mais silencioso eu usava um kadron novo zero bala. Um abraco
Parabens pelo relato, oleo sintetico e o melhor oleo tanto que a Honda trocou toda (norma) oleo mineral dos seus carros para sintetico, mas o Brasileiro gosta de oleo de baixa qualidade e insiste em usar oleo mineral diesel, em carros ate de modelos mais novos achando que e lucro.
No meu buggy sempre foi usado óleo mineral e tinha muita borra. Resolvi arriscar com o óleo semissintético 15w40. Pelo poder maior d limpeza eu andei poucos km e removi o óleo e a peniera. Veio muita borra. Fiz a limpeza e continuo usando o semissintético, e mas trocas estou optando por remover sempre a peneira, porém não notei diferença, talvez pelo motor não ser novo e ja ter umas folgas. Outro detalhe, sempre troco com o motor quente. E melhor q usar porcaria d aditivos é usar um óleo bom e trocar no tempo certo.
Faço manutenção num gol 1.0 At 97/97 na família desde 2005 Sempre com óleo 20w50 havoline....porém tenho vontade de migrar para um 15w40 semi-sintetico e depois para um 5w40 sintético...mas quanto mais pesquiso este assunto mais dúvida acabo criando com relação a este procedimento...um abraço ótimo conteúdo este vídeo.
Estpu utilizando esse óleo desde sempre.. todos dizem para retornar para o 20w50 ...Penso se não é problematico fazer isso..tendo em vista que sempre ficará um resquício da lubrificação anterior ..aí será que não contamina o novo óleo?
Não faça isso, use no máximo 15W40. O fusca tem dificuldades em receber lubrificante em alguns pontos e óleo muito viscoso, diminui mais ainda essa lubrificação.
Oleo pra fusca e 20W50 para motor a diesel.pode usar um bardalzinho que o único problema que vai dar é longevidade e trabalhar naus arrefecido em função de diminuição de atrito entre as peças.
Será? Você está errado. Significa que a viscosidade aparente do óleo é muito baixa, e quanto menor o número, mais frio é o lugar recomendado o seu uso. Óleos com viscosidade 5W, são para regiões mais frias, o que não é o nosso caso e em um dia quente onde o solão está batendo no carro, ligar um motor com óleo 5W, é pedir para durar menos, pois ele terá baixa lubrificação e com isso, maior o atrito das peças do motor. Aqui no Brasil usar óleos com viscosidade inferior a 15W, é pedir para que o motor não dure muito.
Amigo, você precisa estudar mais sobre óleo, sugiro buscar informações confiáveis e não em fóruns que cada um fala o que ouviu falar na esquina. O amigo está certo o número antes do W indica a viscosidade do óleos na partida a frio.
@@ruijunior1233 quem te fez acreditar nisso? Antes de ligar o motor, retire3 a vareta do óleo, suje os dedos polegar e indicador, encoste os dedos com o óleo e vá separando os dedos bem devagar e veja o quanto eles se afastam até o óleo desprender. Ligue o motor e deixe ele esquentar bem até a ventoinha ligar duas vezes e repita a operação de sujar os dedos de óleo e ir afastando eles bem devagar e veja se o óleo não virou uma água. Óleo quente mais grosso? Nem em contos de fadas.
0:27 Conseguiu comparar de dimunuiu a temperatura? Que o grande problema desses motores é que ele "cozinha" o óleo... Eu sempre uso sae 40 gasolina ou diesel (ursa) mesmo. Percebo o motor mais solto , de quando usava o havolina 20w50...
Eu uso o óleo Mobil delvaq 15w40 pra diesel no gol power aqui tem uns 2 anos ficou excelente. Esses dias desmontei o Carter pra trocar a junta e aproveitei pra dar uma olhada nas bronzinas e pra falar a verdade até eu me surpreendi muito novas pra um carro que roda todos os dias.
Eu fiz a retifica total do motor do meu Chevette e não rodei 1km se quer, ele está a 8anos guardado. Eu quero reativa lo e estou pensando seriamente em usar um óleo sintético. Qual viscosidade você recomenda?
Amigo para enriquecer melhor seu canal eu compartilho contigo aqui que no manual da última Kombi a Ar que já possuía injeção eletrônica em 2003, lá diz que o óleo recomendado pra nosso motor é o que atende as normas VW 501 00 e VW 502 00, de viscosidade 5w40, 10w40 e 15w40, qualquer um desses 3 pode ser usado.
Não mesmo. Aprenda a entender os manuais. No manual contam 3 tipos de óleo, mas o que não esclarecem é que cada tipo de óleo é para um tipo de região. O 5W é para regiões frias, o 10W é para regiões mais amenas e o 15W para regiões mais quentes. Se ligar um motor com óleo 20W em um lugar com neve, simplesmente o óleo não vai circular pelo motor até que ele consiga atingir uma certa temperatura e se ligar um motor com óleo 5W no deserto do saara, o óleo parecerá água dentro do motor e não conseguirá lubrificar corretamente. Usei extremos para ficar mais fácil de entender. A Kombi era vendida no Equador. país tropical de clima quente e no Uruguai, país subtropical de clima frio e aqui que fica a meio termo, por isso diferentes tipos de óleo.
@@LucasSantos-ew4ii negativo. Isso é só para esconder batidas do motor, pois quando chegar a um ponto onde não terá outra alternativa a não ser mandar para a oficina, o que seria algo bem barato de resolver, acabará saindo muito caro devido tanta peça danificada dentro do motor.
@@williamnery Eu acredito que a lubricidade a 100 graus celcius de um oleo viscosidade final 60 ainda é muito grosso para nossos motores. Se fosse 10w50 vc podia apostar tranquilo e ficar sem preocupação, se seu motor tem muitas folgas ao invés de usar oleo grosso considere fazer uma retífica, terá um motor maravilhoso pra rodar.
@@williamnery Amigo hoje agosto de 2021 estudei mais um pouco e cheguei a conclusão que ser você mora em um lugar quente como aqui no Tocantins que a temperatura passa dos 32º aqui é 38º até 48º, um óleo 10w60 se aplica perfeitamente no seu caso pode ficar de boa. Mas se mora em lugar frio tipo no sul aí opte por um óleo 5w30, 10w30 ok?
Boa noite e parabéns cara acabei de retificar meu motor por completo no caso um gm corsa wind 98 a retifica recomendou 20w50 porém na etiqueta de capo está lá 15w40 20w40 ou 20w50 porém está está retificado nao poderia usar l 15w4p igual quando era novo?
Uso 15w40 top turbo. Na minha caravan. Mais o motor foi todo retificado. O que vai depender vai do desgaste do seu motor e as folgas dos anéis. Óleo sintético e semissintético tem propriedades mais avançadas de que óleos minerais.
Correto tenho um 1600 86 .e o manual ja mostra q o óleo no motores 86 tork a 96 vai ate 15w40 .tem a tabela ate no Google.entao essa do óleo 5w40 e sintético.pode ser sucesso mesmo.
BOA NOITE PARABENS HUGO PELO VIDEO E EXPLICAÇÃO, FAÇO O MESMO PROCEDIMENTO, NOS MOTORES BOXER A AR, QUE FAÇO DO ZERO, SEMPE COLOCO OLEO SINTETICO 5W 30 OU 5W40, FIZ OS MESMO TESTES QUE VOCE FEZ, O MOTOR JA FUNCIONA E O OLEO SOBRE MAIS RAPIDO PARA FAZER O PELES DA LUBRIFICAÇÃO CIRCULA EM TODA GALERIA COM MAIS RAPIDEZ, LUZ DO OLEO NAO ASCENDE E NENHUMA HIPOTESE, E OUTRA DEPOIS DE RODAR, FIZ UM COMPARATIVO DO OLEO MINERAL QUE TIREI E DO OLEO SINTETICO QUE TIREI PERCEBI QUE NAO FICOU TÃO PRETO E CONTAMINADO COMO O MINERAL. TAMBEM CONCORDO COM VOCE SOBRE OS OLEOS PARA TOP TURBO PARA CAMINHÇOES, ATE PORQUE E FEITO ESPECIFICAMENTE PARA VEICULOS A DIESEL, E OUTRA, TEM TAMBEM OS GENISO DA NASA QUE USAR OLEO PARA MOTOS, 20W 30, 20W 40, TAMBEM NAO USO OLEO DE MOTOS E MOTORES DE VEICULOS, MOTOR A GASOLINA, MOTOR FLEX, MOTOR DIESEL CADA UM COM O OLEO ESPECIFICO. O FLUIDO DE FREIO NAO USO MAIS OS DOT3, NOS MEUS FUSCQUINHAS 1968 E 1969 USO DOT 5.1, DEVIDO A DURABILIDADDE E TEMPERATURA. SÃO DETALHES QUE FIZ NA PRATICA. VALEU PARABENS AI PELO CANAL👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Qual o oleo recomendado de fábrica do chevette? observe a viscosidade final dele e escolho um sintético que atenda essa mesma viscosidade SAE por exemplo no fusca é recomendado de fábrica SAE 15W40 ou SAE 20W50, no meu caso que tenho um fusca eu busquei um oleo que atendia a viscosidade 40 e uso oleo sintético 5W40, se eu tiver money sobrando nas próximas trocas vou comprar Mobil 1 SINTÉTICO SAE 5W50.
Eu uso 15w40 semi sintético na Brasília, depois de 4 anos abri o motor para trocar o comando de válvulas por um esportivo e pude comprovar a limpeza interna do motor, nem sinal de borra. Agora a temperatura do óleo ultrapassar 150 graus num motor original? Onde você leu isso? Eu uso termômetro de óleo no motor 1600 posso te dizer que na estrada num dia de temperatura ambiente próximo de 30 graus o óleo chegou a 115 graus. Se for motor 1300 que usa menos taxa de compressão mal chega em 100 graus. Para ultrapassar 120 graus só se você andar a 120 com pé na lata por meia hora
Vitor, se esse " guru" que indica usar óleo para motor a diesel que vc se refere for o Tonella, te indico dar uma olhada no canal do Carrasco de mesquita! Abraço
Com certeza o óleo com base sintética vai ser mais benéfico por suportar muito mais calor que o mineral... por isso que o golzinho bx do meu pai, na época, mal trocava o óleo e o mesmo já estava preto e sujo. Motores aircooled e óleo de qualidade (sintético) andam de mãos dadas.
Bom dia a todos, tive uma loja de troca de óleo, fiz curso de lubrificante na Tutela e tenho oficina há 40 anos, onde já vi muitas coisas. É uma loucura usar óleo de motor a diesel em gasolina, pois o mesmo é desenvolvido para baixa rotação que é o caso dos motores a diesel. Como os motores a gasolina, álcool, flex e GNV são motores que funcionam com giros bem mais altos, o óleo para diesel cria a famosa "" borra negra " vindo a entupir todo sistema de lubrificação do motor.
Acho que a Tutela desconhece que motores dos anos 80 podem usar óleo de carro a diesel ,pois possuem taxa de compressão em torno de 7,5 por 1 ,e giro de no máximo 6000 RPMs e o lubrificante diesel tem muito mais carga alcalina que mantém o motor limpo ,e quanto a essa balela de dizer que o óleo de motor a diesel se deteriora com a queima da gasolina , todo combustível nacional é uma mistura com álcool anidro água etanol ,nafta ,rafinados ,,e o óleo para diesel retira muito mais sujeira que os lubrificantes para gasolina ,e apesar do motor a diesel trabalhar a 80 graus de tro da câmara as temperaturas são o dobro das câmaras de ciclo Otto ,cerca de até 800 graus .e o óleo para carros a diesel.absorve parte deste calor ., o problema é em carros com catalizador .
Eu estou usando o 15/40 semisintetico e melhorou muito a pegada do motor! A tecnologia do óleo hoje é superior e da mais vida aos motores!! Uso tbm o sintético no Honda Crv 2007 5/30 e melhorou muito a média de consumo e o desempenho. Fica fantástico os motores com óleo mais moderno.
Não vou tão longe e usarei o CASTROL MAGNATEC, viscosidade 20W-40, API SN, ACEA B3, NORMA VOLWKSVAGEM 501.01, e caso não o encontre substituirei pelo SHELL HELIX HX-7 ou MOTUL, ambos com as mesmas especificacões. Já uso o CASTROL, mecionado acima, no Motor AP 1.8, com excelentes resultados em vários aspectos. (WLTMS)
Cometi um equívoco no meu comentário anterior e informei a viscosidade errada. Depois da sua dica fui observar o vasilhame e a viscosidade correta que já uso é a 10W-40. Em todo caso o obrigada.
Os óleos minerais tinham ÍNDICE DE VISCOSIDADE DE NO MÁXIMO 120 , hoje os óleos semisinteticos já partem de um ÍNDICE DE VISCOSIDADE DE 150, garante mais estabilidade a variação térmica, a carga TBN também aumentou bastante, o que garante maior resistência a degradação por ácidos provenientes da contaminação por combustível.
A troca não deveria ser feita com .motor quente? Eu gostaria de colocar 5w40 no meu vectra 94, mas já está ja 223 mil E uso atualmente o 10w40 da motul , e nesse caso o ideal era verificar a pressão de oleo com manometro com o 20w50 e depois com 5w40 para saber o quanto cairia a pressão por mais que a a luz do oleo não mostre nenhuma anomalia
O ideal é trocar com o motor em repouso tempo suficiente para o óleo acumular o máximo possível no cárter pela ação da gravidade. Pode ser quente ou frio. Mas se for trocar com o motor quente logo após desliga-lo terá de esperar um pouco mais até sair todo o óleo acumulado em outras partes do motor, além de correr o risco de se queimar.
Sim, mas o fusca só tem uma mera peneira que não chega a ser um filtro, pois limalhas passam facilmente por ela e chegam ao comando e virabrequim facilmente.
Olá amigo, fiz a retifica do meu motor, um 1500, o motor parece estar bem regulado e tal, porém ainda pinga óleo quando deixo estacionado, quando reclamei sobre esse assunto na retífica, eles falaram que é normal do fusca pingar, será que isso é verdade ? por que o seu fusca não pinga nada...
Ótimo vídeo, amigo. O motor do Chevette foi todo aberto e conferidos os bronzes de biela e apoio. Trocados os anéis e feito o cabeçote. Vou fazer essa experiência com o 5w30 da Castrol. É o mesmo que uso no Kia Cerato. Como está hoje o funcionamento do fusca?
@@geraldov0439 usei o 5w30. Nem cheguei a sair com o carro. Fumaçou muito e as 4 velas umidas sem secar. Desconfiei que fosse o óleo. Substituí pelo 20w50 da Castrol. O problema continuou. Descobri que os caras da retífica fizeram cagada. Alguns vedantes de válvulas sem a mola. Válvula com folga, e eles cobraram o embuchamento... enfim. Nunca mais fiz nada no carro. Irei eu mesmo abrir, mas quando comprar um torquímetro. Valeu!!
@@JefferssonGP Assim. Atualmente estou usando óleo 5w30 em uma F1000 ano 1994 com motor 229. Até agora tudo tranquilo, mas eu TB fiz o motor da F1000. Troco d 10 em 10 mil.
@@JefferssonGP Lembrando que se o motor do chevette (1.4 ou a.6) estiver num estado geral ainda bom, vc poderia usar até o fino 0w20. Isso porque no manual dos chevettes desde os mais antigos dos anos 70 até os últimos ali 93, a recomendação era bem vasta, indo do monoviscoso 20, daí a possibilidade de usar o multiviscoso 0w20. passando pelo 10w30, 20w40 (que nem existe mais) até o 20w50. Logo, usar um 5w30 seria perfeitamente viável.
@@geraldov0439 concordo com você. Se o motor tiver sem folgas (ou as folgas dentro dos parâmetros tolerados) acredito que não tenha problema usar um óleo 5w30 100% sintético.
Vitor Hugo.... já se passaram três anos que vc colocou óleo sintético Mobil 5w40 no seu Fusca. Qual foi o resultado desta sua experiência ? funcionou?... tenho um Fusca 80 e vou fazer o motor agora mês que vem.Quria sua opinião se posso colocar o óleo Mobil 5w40 neste motor retificado... abraço... obrigado por sua atenção.
Você não acha óleo 20w50 com a tecnologia de 40 anos atrás à venda. Mesmo os atuais são infinitamente melhores. Portanto, pode rasgar essa página do manual e usar o que temos para hoje, com tecnologia muito superior que vai dar certo. O mesmo vale para a gasolina, infinitamente melhor.
@@pmacintosh não pode de forma alguma misturar componentes químicos! Não é por que os dois são óleo, que são compatíveis! Vc falando desse jeito, terá pessoas que vão fazer do jeito que vc está falando e vc ter o risco de fundir o motor não por desgaste, e sim por formação de borra!
Tô comprando um Fusca 1300 a gasolina. E o mesmo está com uma pequena folga no mancal. Qual óleo recomenda? Pretendo usar o tbm 500 ml Bardal prolonga na troca...
Aditivo não prolonga troca nenhuma e se tem folga, não tem óleo que resolva isso, só que disfarce e disfarçar não resolve. A troca de óleo de um fusca é a cada 2500 km e mais do que isso, motor nenhum dura muito. Aí virão aqueles que irão dizer que usam isso ou aquilo e o motor aguentou até viagens. Aí eu pergunto; O motor chegou a fazer 100.000 km sem precisar ir para uma oficina?
4 роки тому
Experimenta Motul 15w 50. To usando na minha Parati
Blz Vitor tenho uma duvida tenho um vectra elite 2.4 16v comprei recentemente e esta usando oleo 15w40 posso usar um 5w40 sendo que nao sei quanto tempo foi usado o 15w40 pelomenos mantenho a viscosidade a quente e a fria o oleo sobe mais rapido mas tenho receio se der falta de lubrificacao no motor desde ja agradeco.
Amigo vc pode sim com certeza não irá fazer mau nenhum ao seu motor pois a viscosidade dele a quente vai continuar 40 isso é que importa e outra quanto maior for a classificação API dele melhor ainda será por ex: Óleo API - SJ se vc usar um de API superior como API - SM ou API - SN terá pacote de aditivos superiores e isso é saúde pra seu motor, agora vc NUNCA deve usar óleo de classificação API inferior Ok?
Olá jovem, tudo bem? Queria saber se vc poderia me ajudar com um problema.seguinte, queria saber como é feita a ligação da bóia de combustível do Omega com painel digital.porque estou adaptando esse painel em um opala e me falta só o marcador de combustível que ainda não consegui ligar. Teria como vc me ajudar? Vc entende disso? Desde já agradeço
Não se faz isso em um motor, principalmente no fusca que nem filtro de óleo tem. A explicação é longa, mas se você tiver o mínimo de noção, vai entender muito bem o que estou falando.
Se o originalmente especificado para o motor é 5w30 a princípio não haveria necessidade de substituição por um 5w40. O que pode ocorrer é um aumento de pressão no sistema de lubrificação pela maior densidade do óleo em temperatura quente, consequentemente diminuição do fluxo e leve aumento de carga na bomba de óleo. Acredito também que o óleo 5w40 tenha menos opções no mercado e valores mais altos.
Se no manual recomenda 5w30 não aumente essa viscosidade pois o óleo não terá a mesma velocidade e a mesma precisão de lubricidade como o 5w30 que foi o que o projeto definiu.
boa tarde vitor, acompanho o canal desde o astrao seu.. eu tenho um astra 8v 2005 2.0 desde 2012 ... sempre no 20w50 o que vc acha de colocar um 5w40 desse ?? o astrao ta ja 170 mil km . valeu vitor abraço
@@Vitorhugoroyer entao vitor ... vc acha que tem algum risco de eu passar a colocar o 5w30 ou 5w40 pela quilometragem dele estar em 170mil ... o que vc acha ?
Que ronco lindo desse marreco , utilizo no meu opala óleo pra motor diesel 10w40 o mesmo que utilizava no meu caminhão e vejo a questão de limpeza do motor é notório, a ação detergente é bem eficiente
Eu usava 5/30 sintético, e meio litro de bardhal b-12, ficava muito bom no Fusca.
5w40 , vai ficar show.
Originalmente, antigamente , na década de 70, os fuscas saim de fábrica com óleo 30.
e Fuscas velhos usavam oleo 40.
Em Países frios , fuscas usavam oleo 20.
Isso aí Hugo, infelizmente tem muito mecânico q não tem um conhecimento com viscosidade de lubrificante e só conhece 20w50
@@lpereira9242 jove isso e tecnologia velha
Mineral n presta msm e lixo
@@lpereira9242 óleo 40 quando não tinha os multiviscosos, eram somente os minerais. Em regiões de clima quente onde a temperatura sempre está acima de 40ºC, o 50 até vai, mas em regiões onde a temperatura começa em -5ºC como no sul do país, esse óleo não é indicado. Temos que ver sempre de onde é o veículo e as condições de uso dele para recomendar um lubrificante, pois carros usados na fronteira com o Uruguai, não devem usar os mesmos lubrificantes usados na fronteira com o Suriname.
@@lpereira9242 agora olhe outros manuais. Mão pense por que os fuscas utilizados nos estados unidos sãos iguais aos daqui. Brasileiro nunca fez nada que preste e se espelha em países onde a tecnologia é melhor do que aqui para reduzir custos. Os fuscas no exterior desde 1970 já tem radiador de óleo deslocado, coisa que aqui só veio depois de 1980. Aquela porcaria de mangueira crista, usada na bomba de gasolina do fusca só é usada aqui, nos outros países não é e por aí vai. Por isso motor de carro não dura no Brasil, insistem em fazer errado tentando se espelhar nos outros. Se for assim, o manual do meu ano 1972, manda usar o SAE30 e não menciona nem o 40, quanto mais o 20W50 ou somente 50 já que naquela época não tinha multiviscoso. O motor do fusca tem problemas na lubrificação e óleo viscoso demais se torna pior ainda, mas como eu disse, motor de carro brasileiro não dura mesmo. Por que será?
@@lpereira9242 bom, 6 meses é obrigatório trocar mesmo não rodando nada mesmo. O manual do meu fala claramente trocar o óleo a cada 2500 km e usar óleo detergente tipo HD e diz claramente usar o SAE 30 e nenhuma outra viscosidade é indicada, por isso uso o 10W40. O motor está sempre limpo por dentro, pois a cada troca de óleo, retiro a tela de filtro para verificar e ver o quão poderia estar contaminado ou sujo. Esqueça os manuais americanos, pois em 72 os motores americanos já são bem diferentes dos brasileiros tupiniquins ou você é mais um dos que acha que fusca é tudo igual? O óleo do filtro é trocado a cada 1250 km ou antes se passar o dedo no fundo do filtro e tiver sujeira acumulada. Não acho mais óleo mineral e tem que cuidar que muitos óleos baratinhos, são óleos reciclados de baixa qualidade. Busque o manual do 72 vendido aqui e não os americanos ou alemães, pois aqui os motores até 79 eram praticamente iguais aos primeiros 1300 fabricados no mundo, ou seja, atrasados em tudo.
@@lpereira9242 do 77 americano pelo jeito. Que ano é o seu? É 77? O meu é todo original, sem nenhuma gambiarra de adaptação e sigo o manual que veio nele de fábrica.
Tenho uma kombi 2002 (1.6 Injetada) uso o 10w40 (Motul 4100) nunca tive problemas, pelo contrário motor não tem nada de borra... sempre usado em alta rotação, associação do motor fraco e cambio curto na estrada, no manual da Kombi diz para usar óleos que atendam a norma vw502.00 e o 20w50 não se enquadra neste quesito. Vale lembrar que, apesar da injeção eletrônica, O motor é praticamente o mesmo no quesito das folgas funcionamento etc...
TB uso o mesmo óleo e o Fusca roda liso liso.
Tenho uma kombi 1990, com bomba 32 mm e um radiador externo de carro turbo , ela pega 4 litros de óleo, estou usando 15w40 semisintetico de motocicleta , percebi que ele aguenta mais temperatura do que o de carro , mantenho 100 km/h na estrada ,sem vazamentos ,sem queda de desempenho,oleo sempre na casa dos 95/105 graus ,recomendo oleo de moto para vw ar ,suportam muito mais caloria! Abraço amigo
Assisti um vídeo o cara tinha um Fusca, usava óleo de motor de moto, e mencionou a mesma experiência que você citou.
Uso 5w40 sintético no meu Monza 86 álcool e o carro continua uma maravilha, claro que ele tbm é muito bem cuidado!
Sabe o que é o 5W? Significa que é um óleo muito fino, recomendado para lugares mais frios e bem frios para evitar que o óleo congele no cárter e venha a danificar o motor quando for ligado e tiver deficiência de lubrificação. em nosso país onde temos um clima tropical na maioria das regiões, não se deve usar óleos inferiores a 15 e a maioria das bombas de óleo não foram projetadas para bombear óleos acima de 40. Você que acha que o motor funciona bem. Infelizmente aqui no Brasil, motores que eram para rodar 400.000 km sem retífica, dificilmente conseguem passar de 100.000 km sem terem ido para um oficina fazer algum tipo de conserto ou até mesmo retífica. Óleo correto, troca de óleo correta a principalmente filtros e água desmineralizada com aditivo correto, fazem qualquer motor funcionar sem nunca dar problemas, mas aqui nesse país tupiniquim onde muitos acham que sabem muito mais do que qualquer engenheiro químico, acham que sabem definir qual é o melhor óleo incorreto para o motor.
@@laerciolmb irmão, 5w partida frio, desgaste do motor a maioria e na partida frio, isso pra qualquer carro, em qualquer clima, nao tinha oleo sintetico como temos hoje de boa qualidade na década 80, por isso recomendam um mineral, pois se tivesse um óleo melhor concerteza os engenheiros recomendaria um melhor! que seria um sintético!
@@matheusnegreiros8319 Pelo visto não entendeu nada do que eu falei e não entende nada de viscosidades de óleos e suas aplicações. Vou resumir. O 5W é um óleo muito fino e não interessa se é somente na partida, pois o motor demora um pouco e chegar a temperatura de trabalho e até lá a lubrificação é precária. Segundo, o clima em que estamos. Óleos finos são para regiões frias, onde uma viscosidade maior na partida prejudicaria a lubrificação, pois que em regiões mais quentes isso não se faz necessário. Viscosidade final 30 em regiões quentes é muito fina, mas parece que esses detalhes a maioria ignora ou quer ignorar. O mesmo vale para viscosidades altas como a 50 que é para regiões bem quentes o que também não é (ou era) o nosso caso, pois são poucos os dias de verão que a temperatura ultrapassa 45ºC. Por motivos assim é que no Brasil os motores não duram nada, pois motores que eram para rodar 400.000 km somente com trocas de óleo e filtros, não conseguem nem chegar a 100.000 km sem ter que ir para retífica. Brasileiro não usa o óleo correto, usa de aditivos como militec para esconder problemas e na maioria das vezes só completa o nível do óleo. Procure ver sobre viscosidades de óleos e seus climas e regiões.
@@laerciolmb rapaz, eu moro no Parana, tenho carro turbo de 400cv, e munitoro a pressao de oleo! tenho sensor ate para medir a fluidez.. uso uma injecao FT 600, te falo que mesmo aqui o oleo 5w e melhor! chega no cabecote muito mais rapido e circula mais rapido tb, me ajudando a nao ter desgastes na partida mesmo estando a 20 graus ambiente! a pressao a quente ficou a mesma coisa do 50w mineral, pois o mineral perde muito sua viscosidade a quente! depois de uma puxada com o carro, o oleo mineral fica ate mais fino que o 40w sintetico, isso tudo monitoro pela pressao! mais pro meu uso e melhor um oleo mais fluido circulando rapido que so pressao! pressao pra mim nao significa nada!
@@matheusnegreiros8319 você não entendeu nada do que eu falei. Até onde eu sei, estamos falando de um motor de fusca e sendo assim, vou fazer de conta que você não falou nada.
Manual da kombi refrigerada a ar 2003 recomendava esse oleo ja. Vw 502 00. Top
O carro usava um óleo mineral e passou a usar um sintético sn. Não há comparação. O motor só agradece.
velho por incrivel que pareça vai dar certo em hugo, primeira vez que vejo isso 5w40 no fusca topp
Like 800 👍 - Parabéns pelo fusquinha. Meu 68 só uso 15w 40, usava mineral. To colocando amanhã um semi sintético dele, vamos ver como fica. Abç!
Parabéns Vitor ,muito bom seu vídeo. Um abraço 👍
Eita FUSQUINHA ajeitado top d+, recebendo óleo novo 100% sintético o melhor óleo q/ tem...🚗🚗🚗
Boa tarde... Percebi que seu Fusca está faltando as mangueiras de drenagem na tampa do motor, na "asa de morcego".... o meu tbm estava faltando, e resolvi de maneira muito fácil... consegui um pedaço daquele conduite preto que se utiliza em obra de 1/2, e fiz o encaixe com a Asa de morcego, esquentando a ponta e alargando suavemente.... encaixou perfeitamente nas borrachas da asa de morcego.... esse tubo original não se encontra mais .... fica a dica .... abçs 👍😉
No meu gol BX 1300 ano 1980 que nem radiador de óleo tem uso 5 x 30 sintético e fica muito bom , vai que é bom , refresca muito o motor , fica solto .
Muinto fino ideal seria de final 40
@@filmes_top_terror_acao Se ele mora em lugar frio que a temperatura não passe dos 30ºc, é recomdável utilizar óleo de final 30.
Depende da temperatura que o oleo atinge.
@@filmes_top_terror_acao e o inicial 15.
@@miguel_do_kafer Óleos 5W30 são para regiões que dificilmente cheguem a 30° e o 30 da viscosidade, não tem nada a ver com a temperatura em graus centígrados.
Uso oleo 15w 40 semi sintetico no escort cht e no manual isso ja era especificado de acordo com a temperatura no manual do carro com o 20w 50 o motor bate na partida fria pois a viscosidade fica muito alta principalmente no inverno aqui em Caxias do Sul e o motor e novo. A única coisa que nao pode mexer e na viscosidade a quente essa tem que ser a o que o fabricante manda.
Negocio de só usar oleo mineral é balelá, na epoca só tinha oleo mineral, hj temos muitas opções.
Jovem isso e ignorância
Muito coisa mudou.sem fala da ma qualidade das marcas aq no Brasil.sem fala da pirataria
Verdade, antigamente era mais barato produzir óleo mineral, hoje os veículos exigem óleo semisintetico ou sintético, e a indústria teve que evoluir para atender as normas internacionais.
@@gabrielnadai ignorancia é ficar parado no tempo
@@bmwmotorsport3496 e vdd
Meu amigo seria muito interessante para concluir sua experiência apresentar sua experiência com este lubrificante.
Qual seu fidbeck deu ruim ou não?
Uso o extra turbo 15w40 pra motor a diesel já tem 6 anos e nunca tive problema só vantagem
oleo de moto semi sintético e sintético também são bom no fusca ja tem aditivo para maior temperatura
Ótimo vídeo!!
Eu quando tive Fusca, eu sempre usei óleo 15W40 Turbo, óleo de caminhão. Usava o Mobil Delvac.
Peguei o fusca com motor bom, mas porem estava mautratado, motor estava bem sujo por dentro, era carro parado, fui tirar o óleo com motor quente depois de dar um "cacete" para aquecer bem, tirei o bujão e começou a sair caroços de borra, tirei o motor e desmontei todo e lavei tudo, principalmente as galerias de óleo, e remontei com as mesmas peças sem trocar nada, só foi o jogo de juntas novas e só usei óleo 15W40 turbo, fiquei com quase 3 anos até vender, era o Fusquinha 1300L com dupla carburação, carrinho que deixou saudades, econômico e forte.
São carros excelentes para se ter em região montanhosa e com estradas de barro, uma vez que, a tração é traseira, e caso o motor seja da série BJ melhor ainda.
Usava no motor do meu fusca 80, 1300L(vendi ontem) o óleo MAXI PERFORMANCE ECONOMY, 20W-50, API SL, fabricante SHELL e outorgado pela VOLKSWAGEN. O motor fica mais silencioso e com mais força.
Está é a dica que deixo para todos, porque, segundo informações repassadas por engenheiros automotivos, o óleo a ser usado é o indicado no manual do carro, o que garante maior durabilidade do motor.
Você pode até mudar o fabricante, mas seguindo sempre as recomendações dos engenheiros, sem problemas.
@@mariatavares8576 Hum, é mesmo? Então os "engenheiros" são seres superiores de Q.I avançado e inteligência superior, nunca erram então? Uau. Por isso que nos filme que vi de extraterrestres os seres que criaram os humanos era "engenheiros", mas não muitos bons, pois os humanos não ficaram muito bons! Passar bem.
USO O 20W 50 SEMISINTETICO LUBRAX NO MEU FUSCA . ESTA ÓTIMO A SAUDE DO MOTOR
Vitor pode usar.
Use e abuse, pois quando eu tive um fusca 77 1300 feito retifica com corte 0.50 eu so esperei rodar 500 kms ai parei troquei o oleo tirei a peneira tava cheio de limalha e borra, limpei tudo coloquei o oleo que na epoca era o mobil F1 20/50 sintetico que era importado da Holanda e depois foi so felicidade, detalhe o som do motor ate mudou.
Pode usar eu aconselho isso eu fiz la nos idos de 1995 so ai voce ve faz tempo que eu tenho essa experiencia, detalhe eu ja fui consultor tecnico e na epoca os meus ex gerentes de servicos metidos a mecanicos sabidos diziam que eu ia bater o motor, passei mais 5 anos com o carro depois dessa retifica e nao aconteceu nada a nao ser pau em uno mille corsa e fiestas da epoca.
Um abraco e fico feliz com a tua experiencia. Ha na epoca o meu era mais silencioso eu usava um kadron novo zero bala.
Um abraco
Parabens pelo relato, oleo sintetico e o melhor oleo tanto que a Honda trocou toda (norma) oleo mineral dos seus carros para sintetico, mas o Brasileiro gosta de oleo de baixa qualidade e insiste em usar oleo mineral diesel, em carros ate de modelos mais novos achando que e lucro.
No meu buggy sempre foi usado óleo mineral e tinha muita borra. Resolvi arriscar com o óleo semissintético 15w40. Pelo poder maior d limpeza eu andei poucos km e removi o óleo e a peniera. Veio muita borra. Fiz a limpeza e continuo usando o semissintético, e mas trocas estou optando por remover sempre a peneira, porém não notei diferença, talvez pelo motor não ser novo e ja ter umas folgas. Outro detalhe, sempre troco com o motor quente. E melhor q usar porcaria d aditivos é usar um óleo bom e trocar no tempo certo.
Faço manutenção num gol 1.0 At 97/97 na família desde 2005 Sempre com óleo 20w50 havoline....porém tenho vontade de migrar para um 15w40 semi-sintetico e depois para um 5w40 sintético...mas quanto mais pesquiso este assunto mais dúvida acabo criando com relação a este procedimento...um abraço ótimo conteúdo este vídeo.
Motor at usa 15 40 original de fábrica
Tenho um gol 1.8 97/97, quando coloquei o semi sintético lubrax a máquina só agradeceu. Mineral nunca mais.
@@valmirsouza6574 o manual do meu 1.0 at 98/99 é 10w40
Estpu utilizando esse óleo desde sempre.. todos dizem para retornar para o 20w50 ...Penso se não é problematico fazer isso..tendo em vista que sempre ficará um resquício da lubrificação anterior ..aí será que não contamina o novo óleo?
Top demais parabens, pensando em usar o motul 15w50 semisintetico
Não faça isso, use no máximo 15W40. O fusca tem dificuldades em receber lubrificante em alguns pontos e óleo muito viscoso, diminui mais ainda essa lubrificação.
Que carro assim para que que serve para relíquia ou para guardar
Deu algum problema usar óleo sintético?
Mais uma ideia maravilhosa parabens
seus vídeos e ótimo vc esta de parabéns
Oleo pra fusca e 20W50 para motor a diesel.pode usar um bardalzinho que o único problema que vai dar é longevidade e trabalhar naus arrefecido em função de diminuição de atrito entre as peças.
E detalhe importante a numeração antes do w significa a capacidade de fluidez na primeira partida,a frio, quanto mas baixa mais flui
Será? Você está errado. Significa que a viscosidade aparente do óleo é muito baixa, e quanto menor o número, mais frio é o lugar recomendado o seu uso. Óleos com viscosidade 5W, são para regiões mais frias, o que não é o nosso caso e em um dia quente onde o solão está batendo no carro, ligar um motor com óleo 5W, é pedir para durar menos, pois ele terá baixa lubrificação e com isso, maior o atrito das peças do motor. Aqui no Brasil usar óleos com viscosidade inferior a 15W, é pedir para que o motor não dure muito.
Amigo, você precisa estudar mais sobre óleo, sugiro buscar informações confiáveis e não em fóruns que cada um fala o que ouviu falar na esquina.
O amigo está certo o número antes do W indica a viscosidade do óleos na partida a frio.
Se fosse verdade o que você está falando, não haveria venda de óleo 5W e 0W no Brasíl
@@laerciolmbverdade, muito fino porém em temperaturas altas ele fica mais grosso, mas eu usaria o 15/40!
@@ruijunior1233 quem te fez acreditar nisso? Antes de ligar o motor, retire3 a vareta do óleo, suje os dedos polegar e indicador, encoste os dedos com o óleo e vá separando os dedos bem devagar e veja o quanto eles se afastam até o óleo desprender. Ligue o motor e deixe ele esquentar bem até a ventoinha ligar duas vezes e repita a operação de sujar os dedos de óleo e ir afastando eles bem devagar e veja se o óleo não virou uma água. Óleo quente mais grosso? Nem em contos de fadas.
E como está o motor hoje, 1 ano após? Continua usando o 5w40? Quantos km rodou desde que começou a usar esse óleo?
Showw de Bola VH, conteúdo muito legal !!!
Tem o sintético 5-40 sintético p gasolina também o diesel nessa também e sintético protege mio o motor mas aditivos
0:27 Conseguiu comparar de dimunuiu a temperatura? Que o grande problema desses motores é que ele "cozinha" o óleo... Eu sempre uso sae 40 gasolina ou diesel (ursa) mesmo. Percebo o motor mais solto , de quando usava o havolina 20w50...
Gosto muito desse conteúdo!! Top!!!
Excelente trabalho
Eu uso o óleo Mobil delvaq 15w40 pra diesel no gol power aqui tem uns 2 anos ficou excelente.
Esses dias desmontei o Carter pra trocar a junta e aproveitei pra dar uma olhada nas bronzinas e pra falar a verdade até eu me surpreendi muito novas pra um carro que roda todos os dias.
1.6?
Parabéns pelo vídeo
Eu já uso um 15/40 faz tempo, e o motor funciona muito bem. Esta de ter que usar o 20/50 é mito.
Não é mito, é desculpa para os mexânicos tentarem esconder vazamentos no motor.
Eu fiz a retifica total do motor do meu Chevette e não rodei 1km se quer, ele está a 8anos guardado. Eu quero reativa lo e estou pensando seriamente em usar um óleo sintético. Qual viscosidade você recomenda?
Ainda tem o fusca? Depois desses anos vc ainda indica esse óleo?
Ele vendeu tem tempo
Amigo para enriquecer melhor seu canal eu compartilho contigo aqui que no manual da última Kombi a Ar que já possuía injeção eletrônica em 2003, lá diz que o óleo recomendado pra nosso motor é o que atende as normas VW 501 00 e VW 502 00, de viscosidade 5w40, 10w40 e 15w40, qualquer um desses 3 pode ser usado.
Justamente a minha kombi injetada 2003. Vou testar e depois comento. Obrigado por se comentário
Que nem no manual do Fusca Itamar, as viscosidades recomendadas são 20W50, 15W40 e 10w40 !!
20W50 só é para motor que já tá muito cansado
Não mesmo. Aprenda a entender os manuais. No manual contam 3 tipos de óleo, mas o que não esclarecem é que cada tipo de óleo é para um tipo de região. O 5W é para regiões frias, o 10W é para regiões mais amenas e o 15W para regiões mais quentes. Se ligar um motor com óleo 20W em um lugar com neve, simplesmente o óleo não vai circular pelo motor até que ele consiga atingir uma certa temperatura e se ligar um motor com óleo 5W no deserto do saara, o óleo parecerá água dentro do motor e não conseguirá lubrificar corretamente. Usei extremos para ficar mais fácil de entender. A Kombi era vendida no Equador. país tropical de clima quente e no Uruguai, país subtropical de clima frio e aqui que fica a meio termo, por isso diferentes tipos de óleo.
@@LucasSantos-ew4ii negativo. Isso é só para esconder batidas do motor, pois quando chegar a um ponto onde não terá outra alternativa a não ser mandar para a oficina, o que seria algo bem barato de resolver, acabará saindo muito caro devido tanta peça danificada dentro do motor.
Sim é isso! O óleo mineral é limitado, e o óleo do Fusca , antigamente era o SAE 40 .
Usava o SAE 30 também.
Exatamente. Na kombi com o 15w40 ela ficava mais lisa a lenta
Eu estou usando 5w40 no meu Fusca e tá show, mas se eu tiver melhor condição vou passar a usar o Mobil1 óleo 5w50 sintético.
10w60 Castrol será que fica bom?
@@williamnery Eu acredito que a lubricidade a 100 graus celcius de um oleo viscosidade final 60 ainda é muito grosso para nossos motores. Se fosse 10w50 vc podia apostar tranquilo e ficar sem preocupação, se seu motor tem muitas folgas ao invés de usar oleo grosso considere fazer uma retífica, terá um motor maravilhoso pra rodar.
@@williamnery Amigo hoje agosto de 2021 estudei mais um pouco e cheguei a conclusão que ser você mora em um lugar quente como aqui no Tocantins que a temperatura passa dos 32º aqui é 38º até 48º, um óleo 10w60 se aplica perfeitamente no seu caso pode ficar de boa. Mas se mora em lugar frio tipo no sul aí opte por um óleo 5w30, 10w30 ok?
@@miguel_do_kafer obrigado pelo retorno :)
Vitor!Tenho um omega 3.0 Qual oleo sintético recomendaria;Sem compromisso!!!!!
Utiliza o que diz o manual do veículo.
Motul 6100 SYN-nergy 5W40.
@@JuN1NLokS Aiiii Junior!! Estava pensando nesse mesmo.Vc me incentivou a usar .Obrigado
Parabéns pelo canal.
Boa noite e parabéns cara acabei de retificar meu motor por completo no caso um gm corsa wind 98 a retifica recomendou 20w50 porém na etiqueta de capo está lá 15w40 20w40 ou 20w50 porém está está retificado nao poderia usar l 15w4p igual quando era novo?
Isso use o 15w40, como vc fez retífica ele está reajustado como novo.
15w40 toda vida
Uso 15w40 top turbo. Na minha caravan. Mais o motor foi todo retificado. O que vai depender vai do desgaste do seu motor e as folgas dos anéis. Óleo sintético e semissintético tem propriedades mais avançadas de que óleos minerais.
Perfeito, também uso o mesmo na minha.
Muito bom vídeo👏👏👏👏👏👏
E ai ainda esta usando o óleo?
eu tenho Monza 86 e um 94, todos usam 20w 50, posso usar o semi sintetico 15w 40 neles
Claro que pode, se vc for mecânico e não for gastar com o conserto.
3 anos, como ficou?
O meu eu uso semi sintético 15w40 .
To usando 15w40 semi no meu 1300, bem de boa, luz do oleo acende quando liga e logo apaga, depois nao acende. E nao fuma nada o meu motor.
Correto tenho um 1600 86 .e o manual ja mostra q o óleo no motores 86 tork a 96 vai ate 15w40 .tem a tabela ate no Google.entao essa do óleo 5w40 e sintético.pode ser sucesso mesmo.
BOA NOITE PARABENS HUGO PELO VIDEO E EXPLICAÇÃO, FAÇO O MESMO PROCEDIMENTO, NOS MOTORES BOXER A AR, QUE FAÇO DO ZERO, SEMPE COLOCO OLEO SINTETICO 5W 30 OU 5W40, FIZ OS MESMO TESTES QUE VOCE FEZ, O MOTOR JA FUNCIONA E O OLEO SOBRE MAIS RAPIDO PARA FAZER O PELES DA LUBRIFICAÇÃO CIRCULA EM TODA GALERIA COM MAIS RAPIDEZ, LUZ DO OLEO NAO ASCENDE E NENHUMA HIPOTESE, E OUTRA DEPOIS DE RODAR, FIZ UM COMPARATIVO DO OLEO MINERAL QUE TIREI E DO OLEO SINTETICO QUE TIREI PERCEBI QUE NAO FICOU TÃO PRETO E CONTAMINADO COMO O MINERAL. TAMBEM CONCORDO COM VOCE SOBRE OS OLEOS PARA TOP TURBO PARA CAMINHÇOES, ATE PORQUE E FEITO ESPECIFICAMENTE PARA VEICULOS A DIESEL, E OUTRA, TEM TAMBEM OS GENISO DA NASA QUE USAR OLEO PARA MOTOS, 20W 30, 20W 40, TAMBEM NAO USO OLEO DE MOTOS E MOTORES DE VEICULOS, MOTOR A GASOLINA, MOTOR FLEX, MOTOR DIESEL CADA UM COM O OLEO ESPECIFICO. O FLUIDO DE FREIO NAO USO MAIS OS DOT3, NOS MEUS FUSCQUINHAS 1968 E 1969 USO DOT 5.1, DEVIDO A DURABILIDADDE E TEMPERATURA. SÃO DETALHES QUE FIZ NA PRATICA. VALEU PARABENS AI PELO CANAL👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Amigo, o óleo Top Turbo da Lubrax também tem especificação SL para carros a gasolina e etanol.
Cara, sei que as folgas são bem diferentes... Mas será que teria algum óleo sintético bom pra usar no chevette?
Qual o oleo recomendado de fábrica do chevette? observe a viscosidade final dele e escolho um sintético que atenda essa mesma viscosidade SAE por exemplo no fusca é recomendado de fábrica SAE 15W40 ou SAE 20W50, no meu caso que tenho um fusca eu busquei um oleo que atendia a viscosidade 40 e uso oleo sintético 5W40, se eu tiver money sobrando nas próximas trocas vou comprar Mobil 1 SINTÉTICO SAE 5W50.
@@miguel_do_kafer de onde você tirou isso? Qual a faculdade de engenharia química te ensinou isso?
@@laerciolmb kkkk, ele é pós graduado em "achismo". kkk
Eu uso 15w40 semi sintético na Brasília, depois de 4 anos abri o motor para trocar o comando de válvulas por um esportivo e pude comprovar a limpeza interna do motor, nem sinal de borra.
Agora a temperatura do óleo ultrapassar 150 graus num motor original? Onde você leu isso? Eu uso termômetro de óleo no motor 1600 posso te dizer que na estrada num dia de temperatura ambiente próximo de 30 graus o óleo chegou a 115 graus. Se for motor 1300 que usa menos taxa de compressão mal chega em 100 graus.
Para ultrapassar 120 graus só se você andar a 120 com pé na lata por meia hora
Esse óleo pode por no gol bola
Vitor, se esse " guru" que indica usar óleo para motor a diesel que vc se refere for o Tonella, te indico dar uma olhada no canal do Carrasco de mesquita! Abraço
Carrasco de mesquita 150 inscritos 😁😁😁😁😁😁😁😁
Com certeza o óleo com base sintética vai ser mais benéfico por suportar muito mais calor que o mineral... por isso que o golzinho bx do meu pai, na época, mal trocava o óleo e o mesmo já estava preto e sujo. Motores aircooled e óleo de qualidade (sintético) andam de mãos dadas.
Bom dia a todos, tive uma loja de troca de óleo, fiz curso de lubrificante na Tutela e tenho oficina há 40 anos, onde já vi muitas coisas.
É uma loucura usar óleo de motor a diesel em gasolina, pois o mesmo é desenvolvido para baixa rotação que é o caso dos motores a diesel.
Como os motores a gasolina, álcool, flex e GNV são motores que funcionam com giros bem mais altos, o óleo para diesel cria a famosa "" borra negra " vindo a entupir todo sistema de lubrificação do motor.
Acho que a Tutela desconhece que motores dos anos 80 podem usar óleo de carro a diesel ,pois possuem taxa de compressão em torno de 7,5 por 1 ,e giro de no máximo 6000 RPMs e o lubrificante diesel tem muito mais carga alcalina que mantém o motor limpo ,e quanto a essa balela de dizer que o óleo de motor a diesel se deteriora com a queima da gasolina , todo combustível nacional é uma mistura com álcool anidro água etanol ,nafta ,rafinados ,,e o óleo para diesel retira muito mais sujeira que os lubrificantes para gasolina ,e apesar do motor a diesel trabalhar a 80 graus de tro da câmara as temperaturas são o dobro das câmaras de ciclo Otto ,cerca de até 800 graus .e o óleo para carros a diesel.absorve parte deste calor .,
o problema é em carros com catalizador .
E como você explica o Top Turbo diesel também ter especificação SL?
Eu estou usando o 15/40 semisintetico e melhorou muito a pegada do motor!
A tecnologia do óleo hoje é superior e da mais vida aos motores!!
Uso tbm o sintético no Honda Crv 2007 5/30 e melhorou muito a média de consumo e o desempenho.
Fica fantástico os motores com óleo mais moderno.
E verdade mesmo o Tonella usa o rimola 15w 40 e eu queria muito por no meu mas só encontro de baldão
Não vou tão longe e usarei o CASTROL MAGNATEC, viscosidade 20W-40, API SN, ACEA B3, NORMA VOLWKSVAGEM 501.01, e caso não o encontre substituirei pelo SHELL HELIX HX-7 ou MOTUL, ambos com as mesmas especificacões.
Já uso o CASTROL, mecionado acima, no Motor AP 1.8, com excelentes resultados em vários aspectos.
(WLTMS)
experimente usar um que tenha a partida afrio menor! tipo um 5w ou um 10w, melhora a circulação a frio, onde ocorre o maior desgaste do motor!
Cometi um equívoco no meu comentário anterior e informei a viscosidade errada. Depois da sua dica fui observar o vasilhame e a viscosidade correta que já uso é a 10W-40.
Em todo caso o obrigada.
Vitor esse Fusca tá andando muito.....👀👏👏👏
Os óleos minerais tinham ÍNDICE DE VISCOSIDADE DE NO MÁXIMO 120 , hoje os óleos semisinteticos já partem de um ÍNDICE DE VISCOSIDADE DE 150, garante mais estabilidade a variação térmica, a carga TBN também aumentou bastante, o que garante maior resistência a degradação por ácidos provenientes da contaminação por combustível.
vai manter o motor mais frio, pois o regulador de pressão vai acionar a circulação pelo radiador antes.
A troca não deveria ser feita com .motor quente? Eu gostaria de colocar 5w40 no meu vectra 94, mas já está ja 223 mil E uso atualmente o 10w40 da motul , e nesse caso o ideal era verificar a pressão de oleo com manometro com o 20w50 e depois com 5w40 para saber o quanto cairia a pressão por mais que a a luz do oleo não mostre nenhuma anomalia
O ideal é trocar com o motor em repouso tempo suficiente para o óleo acumular o máximo possível no cárter pela ação da gravidade. Pode ser quente ou frio. Mas se for trocar com o motor quente logo após desliga-lo terá de esperar um pouco mais até sair todo o óleo acumulado em outras partes do motor, além de correr o risco de se queimar.
E se usar o 15w40 100% sintético?
Legal.
Campinas -- SP
Óleo vigoros 20w50.ou topturbo 15w40
Portanto respeitando a última viscosidade do óleo tipo 10w40 tipo respeitar sempre a última marcação do oléo
Passa mais experiência to usando essa viscosidade em uma moto antiga ate agora top
Valeu pela dica!
É interessante tirar o filtro de óleo e limpar...
Sim, mas o fusca só tem uma mera peneira que não chega a ser um filtro, pois limalhas passam facilmente por ela e chegam ao comando e virabrequim facilmente.
Olá amigo, fiz a retifica do meu motor, um 1500, o motor parece estar bem regulado e tal, porém ainda pinga óleo quando deixo estacionado, quando reclamei sobre esse assunto na retífica, eles falaram que é normal do fusca pingar, será que isso é verdade ? por que o seu fusca não pinga nada...
Não é fácil deixar um motor vw ar totalmente seco, mas dizer que é "normal" vazar é coisa de relaxado ou enrolao
Ótimo vídeo, amigo. O motor do Chevette foi todo aberto e conferidos os bronzes de biela e apoio. Trocados os anéis e feito o cabeçote. Vou fazer essa experiência com o 5w30 da Castrol. É o mesmo que uso no Kia Cerato. Como está hoje o funcionamento do fusca?
Iai? Usou o 5w30 no chevette?
@@geraldov0439 usei o 5w30. Nem cheguei a sair com o carro. Fumaçou muito e as 4 velas umidas sem secar. Desconfiei que fosse o óleo. Substituí pelo 20w50 da Castrol. O problema continuou. Descobri que os caras da retífica fizeram cagada. Alguns vedantes de válvulas sem a mola. Válvula com folga, e eles cobraram o embuchamento... enfim. Nunca mais fiz nada no carro. Irei eu mesmo abrir, mas quando comprar um torquímetro. Valeu!!
@@JefferssonGP Assim. Atualmente estou usando óleo 5w30 em uma F1000 ano 1994 com motor 229. Até agora tudo tranquilo, mas eu TB fiz o motor da F1000. Troco d 10 em 10 mil.
@@JefferssonGP Lembrando que se o motor do chevette (1.4 ou a.6) estiver num estado geral ainda bom, vc poderia usar até o fino 0w20. Isso porque no manual dos chevettes desde os mais antigos dos anos 70 até os últimos ali 93, a recomendação era bem vasta, indo do monoviscoso 20, daí a possibilidade de usar o multiviscoso 0w20. passando pelo 10w30, 20w40 (que nem existe mais) até o 20w50. Logo, usar um 5w30 seria perfeitamente viável.
@@geraldov0439 concordo com você. Se o motor tiver sem folgas (ou as folgas dentro dos parâmetros tolerados) acredito que não tenha problema usar um óleo 5w30 100% sintético.
Eai, ainda usando ? Quais os resultados?
Se tivesse o sensor de temperatura seria muito bom para comparação.
Vitor Hugo.... já se passaram três anos que vc colocou óleo sintético Mobil 5w40 no seu Fusca. Qual foi o resultado desta sua experiência ? funcionou?... tenho um Fusca 80 e vou fazer o motor agora mês que vem.Quria sua opinião se posso colocar o óleo Mobil 5w40 neste motor retificado... abraço... obrigado por sua atenção.
Ele vendeu o fusca. Para consertar ficava caro demais.
Óleo recomendado pela fabricante segundo manual do FUSCA. Óleo 20/50.
Você não acha óleo 20w50 com a tecnologia de 40 anos atrás à venda. Mesmo os atuais são infinitamente melhores. Portanto, pode rasgar essa página do manual e usar o que temos para hoje, com tecnologia muito superior que vai dar certo. O mesmo vale para a gasolina, infinitamente melhor.
Para trocar óleo mineral por sintético, tem que fazer flush, um pouquinho que misturar óleo mineral com sintético vai gerar borra
E quando o oleo é semi-sintetico, como é que eles fazem? Um de cada vez? afff
@@pmacintosh não pode de forma alguma misturar componentes químicos! Não é por que os dois são óleo, que são compatíveis! Vc falando desse jeito, terá pessoas que vão fazer do jeito que vc está falando e vc ter o risco de fundir o motor não por desgaste, e sim por formação de borra!
@@Rubens961 Eu não disse nada, eu fiz foi uma pergunta! E não foi respondida, portando vai pesquisar e estudar que ganhas mais. Passar bem.
@@pmacintosh vc não fez uma pergunta! Vc desdenhou! Sim, a mecânica é um estudo sem fim! Sempre estou me atualizando!
Queria usar óleo 15w40 no meu Chevette, mas tenho medo de em alta temperatura ele ficar muito fino
Ligou e na mesma hora a luz do óleo apagou, vou mostrar esse vídeo para meu fox 1.0 ea111
Boa .... Hahaha
Kkkkkk
Colocar mineral lubrificante pra diesel 05-40 muito mio
CASTOL MAGNATEC não recomenda condicionador de metais no motor de qualquer veículo
A Castrol tem tecnologia p´ropria de condicionar metais em seus oleos Magnatec.
vitor hugo eu posso usar o oleo sintetico no fiat tipo ? porque eu usava o oleo mineral, eu posso mudar ?
Sem dúvidas, com óleo sintético é só benefícios!
Tô comprando um Fusca 1300 a gasolina. E o mesmo está com uma pequena folga no mancal. Qual óleo recomenda? Pretendo usar o tbm 500 ml Bardal prolonga na troca...
Aditivo não prolonga troca nenhuma e se tem folga, não tem óleo que resolva isso, só que disfarce e disfarçar não resolve. A troca de óleo de um fusca é a cada 2500 km e mais do que isso, motor nenhum dura muito. Aí virão aqueles que irão dizer que usam isso ou aquilo e o motor aguentou até viagens. Aí eu pergunto; O motor chegou a fazer 100.000 km sem precisar ir para uma oficina?
Experimenta Motul 15w 50.
To usando na minha Parati
Não é recomendado usar óleo 50 em motor AP
Pelo menos é o que vem escrito no manual...
E aí, 3 anos...
Como tá o motor?
Ele vendeu o fusca. Ficava muito caro para consertar.
Blz Vitor tenho uma duvida tenho um vectra elite 2.4 16v comprei recentemente e esta usando oleo 15w40 posso usar um 5w40 sendo que nao sei quanto tempo foi usado o 15w40 pelomenos mantenho a viscosidade a quente e a fria o oleo sobe mais rapido mas tenho receio se der falta de lubrificacao no motor desde ja agradeco.
Amigo vc pode sim com certeza não irá fazer mau nenhum ao seu motor pois a viscosidade dele a quente vai continuar 40 isso é que importa e outra quanto maior for a classificação API dele melhor ainda será por ex: Óleo API - SJ se vc usar um de API superior como API - SM ou API - SN terá pacote de aditivos superiores e isso é saúde pra seu motor, agora vc NUNCA deve usar óleo de classificação API inferior Ok?
Olá jovem, tudo bem? Queria saber se vc poderia me ajudar com um problema.seguinte, queria saber como é feita a ligação da bóia de combustível do Omega com painel digital.porque estou adaptando esse painel em um opala e me falta só o marcador de combustível que ainda não consegui ligar. Teria como vc me ajudar? Vc entende disso? Desde já agradeço
Exato, como comentamos por whats. 👍. Proximo use de moto pois eles aguentam mais temperarura.
Boa tarde
Parabéns pelo trabalho
O que vc acha de usarvum flusch antes de trocar o óleo
Não se faz isso em um motor, principalmente no fusca que nem filtro de óleo tem. A explicação é longa, mas se você tiver o mínimo de noção, vai entender muito bem o que estou falando.
Neste vídeo não houve a escoamento do radiador de óleo.
Óleo no máximo Ele estoura Redentor
Amigo, um motor que usa originalmente 5w30 teria problema em usar 5w40 mantendo todas as outras especificações?
Se o originalmente especificado para o motor é 5w30 a princípio não haveria necessidade de substituição por um 5w40. O que pode ocorrer é um aumento de pressão no sistema de lubrificação pela maior densidade do óleo em temperatura quente, consequentemente diminuição do fluxo e leve aumento de carga na bomba de óleo. Acredito também que o óleo 5w40 tenha menos opções no mercado e valores mais altos.
Se no manual recomenda 5w30 não aumente essa viscosidade pois o óleo não terá a mesma velocidade e a mesma precisão de lubricidade como o 5w30 que foi o que o projeto definiu.
VW 5 W40 sintético sempre GOOGLE canal olho no óleo
boa tarde vitor, acompanho o canal desde o astrao seu.. eu tenho um astra 8v 2005 2.0 desde 2012 ... sempre no 20w50 o que vc acha de colocar um 5w40 desse ??
o astrao ta ja 170 mil km . valeu vitor abraço
Rodrigo, o óleo certo pro teu Astra é o 5w30
@@Vitorhugoroyer entao vitor ... vc acha que tem algum risco de eu passar a colocar o 5w30 ou 5w40 pela quilometragem dele estar em 170mil ... o que vc acha ?
@@NANDDSS Não há risco nenhum Rodrigo.
@@NANDDSS O carro é projetado pra usar 5W-30. É mais provável dar problema com o que está usando no momento
@@NANDDSS deu certo vc usou 5w30 não fumou