3 Outro detalhe que achei interessante é com relação a planta onde ela se encontra. Pelo formato da casca e do tronco me parece se tratar de um Cajueiro. Pelo que pude observar, existe uma parte do tronco ou da casca que sofreu algum tipo de lesão e Abelhas do tipo Arapuá estão atacando esta região para coletarem resina. Estas Abelhas acabam danificando ainda mais a lesão e pode fazer que a parte lesionada sirva como entrada para alguma doença no Cajueiro.
8 No local onde está o ferimento, sempre que você notar a presença de abelhas dê uma pincelada com um pouco de calda, até que a lesão esteja completamente cicatrizada. Toda vez que fizer alguma poda em galhos não deixe de passar a calda bordalesa. A Calda Bordalesa depois de preparada pode ficar guardada em embalagem bem fechada. Espero ter sido de alguma utilidade. Fica na Paz!
5 Para prevenção tem que se evitarem ferimentos na planta e desinfetar os instrumentos de corte que tiveram contato com plantas afetadas. Para haver um controle, ou prevenção, em seu caso que é apenas uma lesão originada por algum tipo de acidente, você deve proceder a uma cirurgia de limpeza por meio de um canivete ou faca bem afiada, retirado todo o tecido atacado. Aplicar uma porção de pasta bordalesa ou de um fungicida comercial à base de cobre na área lesionada.
2 O ciclo vital das mariposas e borboletas é composto de quatro estágios, que são: Ovo, lagarta, pupa e adulto. Se você avistar uma lagarta colorida ou com pelinhos recobrindo o corpo, não toque pois são venenosas e podem causar queimaduras - os piores casos estão relacionados ao gênero Lonomia, segundo o Instituto Vital Brazil. Em caso de contato com essas lagartas, recomenda-se lavar a região afetada com bastante água fria. Nunca passe álcool ou qualquer outro produto sem orientação médica.
1 Caro Ismael; A qualidade das imagens de seus vídeos é ótima! O problema é que você filmou somente em um ângulo, dificultando para fazer uma identificação precisa. Tenho quase certeza absoluta tratar-se de uma lagarta (Mandarova) que é um dos estágios de uma Mariposa. Me parece que o mesmo possui pelos e em geral estes pelos são urticantes, podendo injetar veneno, o que o torna um inseto perigoso se tocado. Existem espécies de lagartas que podem levar uma pessoa a morte se ocorrer contato.
3
Outro detalhe que achei interessante é com relação a planta onde ela se encontra. Pelo formato da casca e do tronco me parece se tratar de um Cajueiro. Pelo que pude observar, existe uma parte do tronco ou da casca que sofreu algum tipo de lesão e Abelhas do tipo Arapuá estão atacando esta região para coletarem resina. Estas Abelhas acabam danificando ainda mais a lesão e pode fazer que a parte lesionada sirva como entrada para alguma doença no Cajueiro.
8
No local onde está o ferimento, sempre que você notar a presença de abelhas dê uma pincelada com um pouco de calda, até que a lesão esteja completamente cicatrizada. Toda vez que fizer alguma poda em galhos não deixe de passar a calda bordalesa. A Calda Bordalesa depois de preparada pode ficar guardada em embalagem bem fechada. Espero ter sido de alguma utilidade. Fica na Paz!
5
Para prevenção tem que se evitarem ferimentos na planta e desinfetar os instrumentos de corte que tiveram contato com plantas afetadas. Para haver um controle, ou prevenção, em seu caso que é apenas uma lesão originada por algum tipo de acidente, você deve proceder a uma cirurgia de limpeza por meio de um canivete ou faca bem afiada, retirado todo o tecido atacado. Aplicar uma porção de pasta bordalesa ou de um fungicida comercial à base de cobre na área lesionada.
2
O ciclo vital das mariposas e borboletas é composto de quatro estágios, que são: Ovo, lagarta, pupa e adulto. Se você avistar uma lagarta colorida ou com pelinhos recobrindo o corpo, não toque pois são venenosas e podem causar queimaduras - os piores casos estão relacionados ao gênero Lonomia, segundo o Instituto Vital Brazil. Em caso de contato com essas lagartas, recomenda-se lavar a região afetada com bastante água fria. Nunca passe álcool ou qualquer outro produto sem orientação médica.
1
Caro Ismael;
A qualidade das imagens de seus vídeos é ótima! O problema é que você filmou somente em um ângulo, dificultando para fazer uma identificação precisa. Tenho quase certeza absoluta tratar-se de uma lagarta (Mandarova) que é um dos estágios de uma Mariposa. Me parece que o mesmo possui pelos e em geral estes pelos são urticantes, podendo injetar veneno, o que o torna um inseto perigoso se tocado. Existem espécies de lagartas que podem levar uma pessoa a morte se ocorrer contato.