A História do FNM JK 2000: Trajetória Cheia de Inovação e Raridade nos anos 60!
Вставка
- Опубліковано 6 лют 2025
- Descubra a fascinante história do FNM JK 2000, um carro emblemático que marcou a inauguração de Brasília e a Era Automotiva Brasileira dos anos 60! Desde sua nacionalização baseada no Alfa Romeo 2000 Berlina até suas derivadas versões como o Timb e o protótipo Onça, explore cada detalhe dessa trajetória única.
Deixe seu comentário sobre o JK e não se esqueça de deixar seu like e se inscreva para mais conteúdos automotivos!
Siga a gente no Instagram: / velozes.brasil_
🔗 Confira outros vídeos do Canal: • Carros Nacionais
Miniaturas de Carros Antigos
amzn.to/3wjLIDg
#carrosantigos #carrosdeluxo #carrosclassicos #carrosantigosbrasil #antigomobilismo #carrosantigosbr #classicosbrasileiros #veiculosclassicos #veiculosdecolecao #fnm #jk #fnm2000 #fnmjk2000 #carrosnacionais
Eu cheguei a vêr esse carro estacionado , era nos anos 60 , eu não sabia que era um carro tão moderno perto do Aero , Simca , era um carro caríssimo, naquele tempo ter um fusca era para poucos , imagina um JK .
Tive um 2150 TIMB branco, ano 1972 em 1987 (eu já era "lazanheiro" naquela época). O carro tinha rodas de magnésio (não originais, aro 14) com pneus radiais. Era lindo e andava bem!
na época anos luz do que era produzido aqui , cambio de 5 marchas , que só teve concorrência depois do lançamento do corcel ll , assim com o duplo comando de valvulas que só voltou no tempra . alem de otima estabilidade .
"Carros de Ouro para um Povo Descalço. A FNM, enquanto empresa estatal, NUNCA deveria ter produzido carros de luxo, mas sim populares. Tecnologia para desenvolver um projeto próprio ela tinha de sobra. E nunca, enquanto patrimônio público, deveria ter sido desnacionalizada. Erros atrás de erros nos fazem chegar onde estamos, um mero país minero-agro exportador com indústrias voltadas apenas para essa finalidade.
É igual os carros feitos em países economicamente controlados pelo estado, assim como na URSS e demais países socialistas até os anos 50 os carros eram feitos para serem consumidos pela elite do governo e seus amigos ricos , o mesmo governo que copiava a tecnologia da alfa Romeo pra fazer caminhões e carros , destruíram as linhas de trens para beneficiar o carro como transporte do futuro , o governo estava sabotando a própria economia devido a intervenção econômica tornando a produção economicamente ineficiente. A feneme nunca deveria ter existido o lado bom foi que a alfa Romeo veio pro Brasil, mas a Fiat tirou a alfa Romeo do Brasil e isso foi uma sacanagem. Atualmente a alfa Romeo está presente na Argentina .