@@eliassantos4113 exatamente por ser a solução que o lobby das fabricantes fará de tudo para "convencer" os legisladores e a opinião pública que a ineficácia do transporte público brasileiro é inerente ao sistema, e não algo que é causado pela falta de interesse na sua melhora
Para que o carro elétrico, não se torne, em pouco tempo, inutilizável (descartável), seu conjunto de baterias, não deveriam ser integradas nele, em forma de cartucho. Elas, deveriam vir separadas e favoráveis nas condições de serem repararadas, e reaproveitadas, uma 'a uma, com a troca de seus componentes internos, pelo mecânico de Baterias. E, para um melhor manuseio, elas deveriam, ser instaladas, não embaixo do veículo. E sim, no lugar do motor dianteiro, ou porta-malas traseiro.
@@antonioaparecida5909 Além do mais, essa tese de que é Motor Sustentável é conversa. A indústria mineradora vai lucrar bastante para extrair materiais que se usam nestes motores elétricos.
Tem que falar sobre o processo de fabricação das bateria, o litio a cada 100kg do mineral bruto consegue extrair 1.6kg de litio e são usados 2,1 milhões de litros d’água para refinar cada tonelada de lítio e ainda.
@@gatirenan ao pé da letra, para o deslumbrado que quer comprar carro elétrico pra salvar o planeta, sim, a calça jeans tambem!!!! Se não, vamos todos morrer e o planeta vai acabar... Agora pqp!!! Não param de falar em crise energética, com constantes apagões, onde até o ar condicionado da casa virou vilão mas querem fazer todo mundo ter um carro que só anda após ficar quase meia hora recarregando O carro elétrico surgiu antes do carro a combustão. Chegaram introduzir por TRES VEZES na civilização e, nas 3 vezes fracassaram pelos mesmos motivos. Essa porra de extremo ambientalismo é pra fazer os trouxas comprarem. De tão deslumbrados, nem imaginam que pode haver efeitos colaterais
cara um dos problemas que eu vejo as pessoas ignorando, é o concreto, estima-se que 11 bilhões de toneladas de concreto são consumidas todos os anos, e quando quebramos o calcio do concreto para fazer cal, liberamos quantidades absurdas de Co2, então, uma solução seria substituir o concreto por materiais menos degradaveis ao nosso mundo, você poderia fazer um vídeo sobre isso?
Essa conversa tá mais pra terror eco ambiental, o ser humano não tem capacidade energética pra mudar o clima do planeta, esse aí é só mais um papinho de país já desenvolvido pra país sub desenvolvido.
Eu moro na cidade de Anápolis em Goiás , vendi meu carro a um tempo atrás um dos motivos cidade lotada de carros , radares por toda cidade , as ruas todas cheias de buracos parecendo com os buracos que os políticos tem e ainda o combustível caro e adulterado pelo próprio estado , hoje ando de bike normal e bike elétrica na cidade toda , já cheguei a observar por incrível que pareça em alguns percursos superei alguns carros em percursos de ate 5 km ..... andar de carro aqui em Anápolis é uma tortura e torrar dinheiro .
Eu tenho um kwid 24, 7 mil km agora. Mil de seguro por ano e faz de 16 a 20 km/l. Ando de bicicleta também e bastante mas tenho filha pequena e preciso de carro fora que Curitiba chove muito. Se tivesse um carro com metade da potência do kwid mas que fizesse 30km/l eu compraria também. Besteira esse negócio de 0 a 100 e ter que comprar carro potente. Pra quê? Andar a 20 por hora nos congestionamentos ou estrada com radares de 40km/h? Muita ostentação mesmo, só isso.
Deveriam incentivar o transporte público de qualidade, igual os paises europeus, porque os grandes centros urbanos sofrem com a poluição e com o trânsito. E sobre as baterias, todo ano empresas produzem bilhões de celulares por ano para serem descartáveis no próximo ano.
@@eriveltooliveira8729 Isso não explica muita coisa. Morar numa cidade e pegar 2h de trânsito pra voltar pra casa, na mesma cidade, acaba com o conforto. Fora que é sem noção viver em casas de frente com estradas e avenidas altamente movimentadas.
Moro na Bélgicam Aqui as pessoas tem muito costume de andar de bicicletas, a cidade é toda preparada pra isso. As pessoas tem carro mas vão de bicicleta, só usam o carro na chuva, em dias muito frios de neve, ou pra longas distâncias. Aqui eles usam bicicletas inclusive pra transportar crianças, usando um carrinho coberto onde cabem até 4 crianças pequenas, mas depois de 3 ou 4 anos de idade ela ja tem suas próprias bikes.
Esqueceu do detalhe que faz toda diferença, a insegurança... Bicicletas como as convecionais como as eletricas nos deixará mais exposto a insegurança do nosso país
Quem mora em São Paulo sabe os benefícios de ter um transporte público de qualidade, não é confortável mas o tempo que você ganha compensa os poucos minutos em pé seja no metrô, no trem pu no ônibus. De fato, São Paulo precisa de uma malha de metrô de 3 à 4 vezes maior, mas ir para o trabalho de metrô em 15 minutos é muito melhor que ficar 1:30h no trânsito.
Hoje mesmo para uma só pessoa pagar 5 reais de metrô é muito mais eficiente do que gastar gasolina atoa e ganhar estresse com trânsito se o transporte público atende bem sua área.
Para que o carro elétrico, não se torne, em pouco tempo, inutilizável (descartável), seu conjunto de baterias, não deveriam ser integradas nele, em forma de cartucho. Elas, deveriam vir separadas e favoráveis nas condições de serem repararadas, e reaproveitadas, uma 'a uma, com a troca de seus componentes internos, pelo mecânico de Baterias. E, para um melhor manuseio, elas deveriam, ser instaladas, não embaixo do veículo. E sim, no lugar do motor dianteiro, ou porta-malas traseiro, bem fixadas.
Eu tb moro em SP e como vc disse alguns percursos de trem, metrô ou até onibus são muito mais rapido do que de carro mesmo não sendo uma viagem muito confortável. Mas a questão tb é mudar a mentalidade do brasileiro pois para maioria carro significa tb status além de necessidade enquanto quem usa o transporte publico é visto como pobreza ou fracasso. Conheço um monte de gente que prefere ir de carro para o trabalho e passar horas a fio no transito do que ir de metrô ou ônibus.
Mencione-se, também, a influência do trabalho remoto que dispensa o deslocamento dos trabalhadores ao local de trabalho e o desenvolvimento do comércio eletrônico que dispensa parte dos consumidores de se deslocar para os locais de comercialização gerando movimentação mais eficiente porque melhor planejada.
Home office é uma das melhores soluções para a mobilidade urbana, além de promover saúde mental para o povo, desde que saibam separar o horario de trabalho do descanso, pois não precisam sair de casa nem ficar longe da família.
Existem situações que o veiculo certo é a combustao. E outras que o veiculo certo é um eletrico. O custo beneficio em determinadas situações varia muito . E a forca de trabalho usada no motor pode ser igual mas os custos de uso sao diferentes.
O uso de carro depende da eficiência de cada governo, o aumento do uso deles depende do transporte público eficiente, quanto mais ausência da eficiência estatal mais a procura por soluções individuais que são os automóveis!
Não tah errado sua colocação a curto tempo, nesse processo de migração. Mas a médio prazo já será elétrico 100% Seja elétrico por hidrogênio como no caso da tecnologia nacional por etanol da Unicamp (pesquisa aí), ou seja por elétricos que já vemos hoje. Lavouras já não vou usar aviões, os drones elétricos já são realidade Drones eletricos de transporte já estão sendo homologados Onibus Eletricos já estão circulando O Único que penso que vai ser 100% elétrico são aviões e navios, no restante....50 anos frota 100% eletrica com certeza.
Aqui em Fortaleza a prefeitura tá desestimulando os carros como meio de locomoção, ruas estreitas agr são divididas ao meio para as bikes ou onibus, ruas do Centro tmb partidas para ampliação de calçadas, câmeras por todo lado, além da insegurança com roubos e furtos explodindo junto com os valores dos seguros. É pra abandonar mesmo o carro e enfrentar o sol de rachar a cuca.
Verdade, carros elétricos ou a combustão nos grandes centros urbanos já está saturado. Transporte público sobre trilhos, ônibus elétricos, metrô, bicicleta, tudo isso elétrico e com muita qualidade, seria a melhora do meio ambiente.
@@Mocling até concordo, más pense, vc indo trabalhar com várias linhas de metrô desde próximo a sua casa, com estações agradáveis de se estar, ou voltando pra sua casa em um trólebus 🚊 com ar condicionado e sem barulho, até indo viajar pra outro estado ou país em trem de alta velocidade, lá chegando encontra as mesmas opções, qual o melhor conforto? Só de pensar onde guardaria a minha caixa metálica de 4 rodas todos os dias me dá dor de cabeça.
@@Mocling Eu também não tenho escolha, gosto do carro, quanto ao transporte público no Brasil é péssimo, o que penso seria o desejável, más depender de políticas públicas nunca vamos ter, não há integração entre município, Estado e o federal, exemplo: o Alckmin construiu uma linha de trem ligando o aeroporto GRU ao metrô, foi mesmo? Não, a linha de trem chega até na divisa do aeroporto más não vai até os terminais, os passageiros descem e tem que pegar um ônibus pra se deslocar até os terminais, a linha saindo do aeroporto vai até uma linha já saturada da CPTM um trecho de 5 km para depois chegar até a estação da luz, já muito saturada, Brasil só tem gambiarra, o próprio aeroporto é um jeitinho brasileiro, só está ali por que já funcionava a base aérea de Cumbica, a cidade em volta cresceu e o aeroporto ficou no meio, chegar até lá de carro é um perrengue, Brasil poderia ser melhor sem os políticos.
O veículo elétrico está apenas no início, as baterias ainda vão evoluir, acredito que em 10 anos teremos uma bateria com 1000km de autonomia, sendo do tamanho de um tanque. O Brasil também é um caso a parte nesta transição. Pode ser que o motor a combustão ainda dure muito tempo por aqui pelo fato de sermos um grande produtor de Etanol.
Alguns modelos de luxo ja possuem essa autonomia, no Brasil a com maior autonomia é a ix50 da bmw com 650km apesar de custar 800 mil. E ao contrario do que o amigo de cima falou as baterias do Iphone sim evoluiram e muito inclusive. Mas o consumo de smartphones evolui tão rapido quanto. Nos carros eletricos o consumo não deve aumentar tanto pois ao contrario dos celulares voce não precisa de tanta mais potencia que os atuais entregam até porque a maioria domina os ranks dos carros mais rapidos do mundo.
Carros elétricos só vão ser uma realidade quando resolverem o problema da condutividade... Para o futuro próximo a melhor opção talvez ainda seja os carros híbridos
Em nov./dez. de 2023 teve queda de energia em SP por causa de excesso de carga por causa da onda de calor. Todo lugar torou ar-condicionado e o sistema não aguentou kkk Imagina todo mundo carregando carro ainda
Para que o carro elétrico, não se torne, em pouco tempo, inutilizável (descartável), seu conjunto de baterias, não deveriam ser integradas nele, em forma de cartucho. Elas, deveriam vir separadas e favoráveis nas condições de serem repararadas, e reaproveitadas, uma 'a uma, com a troca de seus componentes internos, pelo mecânico de Baterias. E, para um melhor manuseio, elas deveriam, ser instaladas, não embaixo do veículo. E sim, no lugar do motor dianteiro, ou porta-malas traseiro.
Preferiria carros elétricos de dois lugares, como o Renault Twizy, pois geralmente estaria sozinho, considerando desnecessário um veículo espaçoso. No entanto, é difícil encontrar opções acessíveis assim, o mercado atual cada dia mais tende a focar em carros mais caros. Sugiro direcionar um vídeo a esses mini carros.
se as pessoas usassem onibus realmente o transito seria mais eficiente, porém basta uma pergunta, pq as pessoas não usam onibus? Mesmo desconsiderando a qualidade dos onibus e o transtorno de ir em um onibus lotado, tem o problema da disponibilidade e do tempo para chegar ao destino, onibus não estão disponíveis a hora que vc quiser, se vc perder o horário tem que esperar muito pelo próximo, e normalmente vc precisa pegar mais de um onibus para chegar ao destino o que torna a viagem bem mais demorada que ir de carro.
@@BotLucido blz, isso até resolve a disponibilidade, mas e o tempo do percurso? São poucas as rotas que ônibus tem tempo de percurso próximo de um carro.
@@renatoelydominguessilva6896o tempo do percurso seria resolvido com o desafogamento do transito, e ja que teria que aumentar a quantidade de onibus, nao precisaria de 1 onibus passar em varios locais
bem, eu saí do Rio de Janeiro, em parte por causa do horroroso serviço de ônibus (privado, não esqueçam), impróprio até pra levar bois para o matadouro, e com 99,99999% dos motorista psicopatas. Pelo mesmo motivo, enquanto vivia no RJ comprei um carro americano velho e poluente (embora lindo) para usar em vez dos insuportáveis ônibus. Não sei se os ônibus saõ horríveis assim em outras metrópoles, mas no Rio.....
@@gabrielbento6512 pior que não, pq o ônibus dificilmente vai parar onde vc realmente quer ir e vc precisa pegar vários, então provavelmente vc não vai pelo caminho mais rápido para o seu destino.
Faça um vídeo sobre como é produzido as baterias de lítio, e sua dificuldade de descarte desse material, altamente sensíve e custoso, e o que se polui para produzir tais baterias
Excelente vídeo. Sou técnico em eletrotécnica e já tinha observado alguns problemas relativos à geração de energia e sua distribuição. Sempre achei que a questão ambiental que envolve a discussão sobre o carro elétrico, se trata apenas de deslocar a poluição para outros lugares. No caso brasileiro, por exemplo em época de inverno, às vezes é necessário recorrer às usinas termelétricas que são fontes poluidoras. O caso dos metais pesados também é importante, tanto na extração, fabricação e descarte das baterias.
A energia no Brasil é limpa pois é hidroelétrica e cada vez mais eólica e solar. Se tem um lugar que carro elétrico é 100% indicado, esse lugar é o Brasil.
Não é certo, carros elétricos, com baterias, ficando embaixo do carros. A Desvantagem é na hora de fazer os reparos de manutenção, ou trocas de baterias. Pois é preciso tombar os veículos, no caso de trocá-las. Isso, amassa e arranha, toda lateral de qualquer veículo. Para maior facilidade e praticidade, as baterias deveriam ser instaladas, na parte da frente, pelas Fábricas, no lugar do motor. E, alinhadas separadamente, para facilitar os reparos ou trocas. Não integradas, em forma de cartucho, que contribui para o sistema, ficar muito pesado. Para evitar incêndios, por curto-circuito, no caso de colisões, deveria existir um em cada bateria, disjuntores automáticos, que anulam os efeitos de curto-circuitos. As baterias, ficando embaixo do veículo, podem acabar ficando danificadas, por causa de altas lombadas. Aínda mais, se o veículo estiver cheio de passageiros e bagagens. As umidade, também diminui a vida útil das baterias, se elas ficarem embaixo do carro. Todavia, no carro híbrido, não existe espaço, para essa possibilidade. As enchentes, tambem, são inimigas dos carros elétricos. Qualquer motor pode queimar, se entrar água dentro dele, quando estiver em funcionamento.
Na maioria das vezes a pessoa tá nem aí pra poluição ou para o trânsito, a pessoa opta por um carro elétrico por motivos financeiros. Eu mesmo penso em comprar um no futuro para economizar com combustível (tenho geração solar própria), economizar no IPVA e também com o menor custo de manutenção. Se olhar somente para esses pontos, é financeiramente vantajoso
Exatamente, na empresa que eu trabalho também tem geração própria, e lá sempre fica com crédito. Eu estaria disposto até a arcar com a instalação de um carregador rápido lá.
@@H3li0_lembro de ter visto algo sobre aumentar o IPVA de carro elétrico. Não me lembro bem, talvez seja só vozes da minha cabeça, mas vou dar uma pesquisada
@@leandro_agostinhoAí tu é burro de propósito né? Obviamente eles vão desenvolver capacitores que carregam os carros em questão de minutos ou segundos futuramente.
Exatamente, a extração e processamento dos mineiros necessários para a fabricação das baterias é altamente poluentes, e a exponencial demanda energética para recarregar os carros elétricos vão resultar em mais usinas, sejam elas hidroelétricas, eólicas, termonucleares, todas elas causam impacto ambiental, então o fato deles não emitirem gases não quer dizer que não causam danos, os danos são indiretos
😊 Fabricação de motores a combustão ⛽ também 😂...Todas as peças metalúrgicas São fabricadas em alto fornos e essas fábricas polui muito.... Atrasando o acesso a tecnologia... Obs.: Vejam o filme 🎥Tucker - Um Homem e Seu Sonho...O celular é a bateria 🔋 vamos voltar ao telefone de 💽 discagem mecânica kkkk pois polui menos , pós não tem bateria.....
Ninguém consegue apagar o fogo dessa merda. Além disso, o pessoal tem que ver como funciona a extração do litium pra fazer essas baterias.... O carro elétrico surgiu ANTES DO CARRO A VAPOR. Na história automobilística, tentaram introduzir nas sociedades por 3 vezes, e nas 3 vezes falharam pelos mesmos motivos. A Tesla teve um recall de de 2 milhões de veículo. Na China, há CEMITERIOS de carros elétricos (super sustentável kkkkk) A Hertz desistiu, acho que de 20mil carros elétricos... Mas, não faltam aqueles deslumbrados 😂😂😂😂😂
Isso de aquecimento global, mudanças climáticas isso não passa de uma grande mentira do sistema, tem mais de 1500 vulcões em atividade no momento esses sim altera o clima do planeta agora só falta quererem tampar os vulcões.
Excelente abordagem. Os carros elétricos são um paliativo. O ideal é ter um transporte público. Mas para que a população diminua a utilização dos carros, o transporte público tem que ser, no mínimo, pontual, seguro, limpo, acessível e ter capilaridade. Não sei se essas características serão alcançadas em algum lugar no mundo.
Só faltou falar do descarte do carro após a vida útil dele, tando o elétrico quanto o com motor de combustão interna, a diferença entre os dois nessa parte, com um sendo repassado para outro e o elétrico tendo que trocar a bateria que pode sair mais caro que o próprio carro
Óbvio que atualmente é inviável revender Elétrico, mas no futuro possa ser (Quase certeza) de que vão encontrar uma solução para a sustentabilidade dos preços de elétricos. Isso inclui o carro em si e as peças de reposição.
@@carmitos3826tenta achar um elétrico que tenha rodado com a mesma bateria 1 milhão de km então, só porque o fabricante jura que ele dá conta de rodar
Eu vejo um problema no transporte público que o torna ineficiente e que ninguém fala disso: A quantidade de pontos. Aqui em Belo Horizonte um ônibus para em média em uns 45 pontos para um percurso de 10 km. Aí se torna inviável entrar num ônibus, perde-se muito tempo mesmo.
Eu tenho um tesla model 3 100% eletrônico na Noruega, e até agora, não me arrependi. Muito eficiente e custo extremamente baixo pra recarregar. Mas mesmo assim, os carros elétricos tem seus problemas que precisa melhorar.
A eletrificação dos carros não é a solução final, mas é o caminho. A tecnologia precisa evoluir no sentido de conseguirmos baterias com melhor densidade energética e livre de metais raros. Além disso, precisamos avançar (e muito) no quesito de geração distribuída e renovável. Acredito que existe bastante empenho nesses dois pontos, e cedo ou tarde conseguiremos tecnologia para tal. E ai sim, poderemos falar que os carros elétricos resolveram o problema ambiental. Problema de congestionamento e segurança são outros pontos, mas a direção autonoma pode ajudar nesse sentido também, e os carros elétricos estão na vanguarda dessa tecnologia
Pra isso acontecer vai demorar muito. Primeiro vão chegar a beira d acabar o lítio e silício do mundo pra dps inventar outra coisa. Olha o que foi falado no vídeo: o motor elétrico foi criado em 1970 e só agora a poucos anos que estão dando mais atenção
@@pedrilsonmagalhaes932 mas agora a evolução está mais rápido que nos 70. Acredito que em 2035 já teremos uma frota de carros autonomos andando por ai.
Sim o carro elétrico ajuda e muito e tem que começar por ele. Pois o a combustão prejudica muito mais. Sobre poluir, nossa geração de energia é a mais hídrica do mundo. Eu pretendo adquirir um elétrico por muitas razões e uma dela economia e não poluente.
@@jongoncalves857 As baterias para tração tem temperaturas climáticas ideais; não funcionam bem em frios ou calores extremos. A Tesla está tendo muitos problemas, pois a carga das baterias dos clientes em Chicago, salvo engano, nao então recebendo a carga e nem mantendo, deixando muitos proprietários a pé.
@@jongoncalves857 a bateria tanto que este fato foi noticiado até na mídia, qual bateria resiste ao frio até no calor intenso se tem uma autonomia pífia.
Mecanicamente falando concordo com os pontos abordados, ressaltando que os carros elétricos dispensam muitos acessórios, componentes e fluídos que nos carros a combustão são essenciais, como: filtros, óleo lubrificante, sistemas hidráulicos e etc.
8:50 uma via alargada gera demanda induzida na via, mas alivio nas vias residenciais!! Outra coisa q a pesquisa é feita de modo a induzir q o tempo do trajeto aumentou pelo aumento de pistas, sem considerar os anos q passaram, com o aumento de aquisição de carros e etc.
O aumento na aquisição de carros aumentou exatamente pelo aumento da quantidade de vias. Por isso que esse fenômeno é classificado como demanda induzida. A quantidade carros não iria ter o mesmo aumento caso o trânsito se mantivesse afogado assim como antes das expansões rodoviárias!
Ótimo vídeo aborda vários fatores, sou motorista de app em São Paulo e vejo pessoas preferirem usar um carro de App ao invés do tranporte público por um fator lógico, o tranporte público é de qualidade inferior, tenta pegar um metrô em um horário de pico você e jogado para dentro do vagão!!!
Passei um tempo com um Polestar 2, a autonomia em longas distâncias é uma piada. E achar local para recarga rápida, mesmo aqui na Europa, é um drama. Elétrico nunca mais!
O maior problema nem são os carros mas a concentração de capital em grandes cidades. A CF88 atrapalha cidades médias e pequenas de se desenvolverem seja diminuindo impostos para atrair investidores seja com regulamentação simples e com pouco burocracia. Nisso iria se dispersar a população e diminuir o transito e engarrafamento em grandes cidades
O problema do transporte nas grandes cidades poderia ser resolvido de forma mais simples, desregulamentando o setor de transporte coletivo, facilitando para que haja mais empresas transportando pessoas em ônibus e vans, isso com certeza estimularia mais o uso dessa modalidade e consequentemente refletiria em menos carros de passeio nas ruas, sejam eles elétricos ou não. Eu afirmo isso muito também baseado no fato de que carros estão cada vez mais caros e cada vez menos pessoas tem acesso (isso no mundo inteiro não só no Brasil) então nós já temos hoje uma cultura de várias pessoas que optam por não ter carro e usar mais uber e afins, até pq ter carro exige custos e preocupações que não existem se vc andar só de uber, e se o transporte coletivo ganhar mais concorrência, essas pessoas terão ainda mais estimulo para continuarem sem carro. O que acabei de falar é pura lógica de mercado.
Unica coisa que vai resolver sao os veiculos autonomos com IA que comunica-se com outros veiculos pra deixar as vias extremamente eficientes. Acidentes e transito sao causados pelo fator humano. Agora a extraçao poluidora dos componentes da bateria é um problema que nao sei como resolver, mas ainda parece melhor que o modelo atual com emissoes absurdas de CO².
Existe baterias de sódio, muito menos poluentes, mais barato, só que tem uma capacidade energética levemente menor e é mais pesado(baterias de sódio precisam ser maiores, consequentemente mais pesado). Outro jeito é a reciclagem de baterias, que não vejo nenhuma atenção política, nenhuma campanha, nada.
Vê o vídeo "porque eu odeio carro elétrico" do canal auto telling, lá ele vai falar mais na visão automobilística e como tudo isso não passa uma ideia utópica. Tento em vista na geração de poluentes carros híbridos a álcool são muuuito menos poluentes para o meio ambiente, essa sim seria uma solução limpa. Mas como o impera disse a liberação de gases não são o único problema dos automóveis
Aproveitando o gancho , seria a boa uma matéria como essa falando sobre o catalisador, uma vez que é obrigatório o uso dele para " melhorar " o nosso ar , ou melhor , para diminuir a emissão de poluentes . Do que é feito e o quanto isso mexe com a terra? Será que emite mais poluentes para ser produzido ? É uma duvida 👍
O vídeo aponta sintomas e não a gravidade e a causa principal do problema. Os combustíveis fósseis representam 97% do transporte mundial. Ou seja, as demais fontes de energia 3% são insuficientes para a alta população que foi viabilizada pelos combustíveis fósseis. Afinal os veículos consomem energia, não são fonte de energia. Mais detalhes no vídeo População Humana ao longo do tempo (dublado).
Um ônibus atende a mesma quantidade de pessoas que 55 carros. Mas onde estão aqueles que esperamos? Quando conseguimos entrar como vamos? Quanto tempo de trajeto? Qual o percurso antes e depois? Quem vem ao lado? Ou seja, um ponto positivo e vários pontos negativos. Muitas vezes se quer andar de ônibus mas a espera e outras coisas tornam o deslocamento em momentos de transtornos e incômodos desnecessários e até constrangedores.
A tecnologia dos elétricos ainda tem muito para evoluir, ainda é o começo dessa indústria. A questão é que o potencial de melhora dos carros elétricos e área para avanço tecnológico deles é muito maior em relação aos motores a combustão. Não é atoa que com pouco tempo de mercado os elétricos já superam em muitos aspectos, agora com desenvolvimento de baterias de sódio já nos livramos do problema da produção das de lítio. Sem contar que as fontes de energia limpa são quase inesgotáveis (água, vento e sol), diferente dos combustíveis fósseis
A tecnologia conforme mais avança traz diversos benefícios e facilidade às pessoas, consigo também várias problemas, causados justamente por esse avanço.
Tem aquela questão tbm, a energia usada pelos carros elétricos pode vir de fontes não renováveis, não contribuindo em quase nd para redução dos poluentes liberados na atmosfera
Exato!!! e aí, do ponto de vista da tal preservação ambiental, o coeficiente dessa diferença, acaba sendo elas por elas. E não é só o litium das baterias! O cara tem que ver cada componente. Então, não é pra salvar o planeta kkkkk. Fora isso, me vem em mente componentes e peças eletrônicas e BATERIAS PARELELAS agora, descobriram que até usinas solares impactam no meio ambiente kkkkkkkkkkkkkkkkkkk Agora, o Estado quer abocanhar ($$$) daqueles que geram energia solar.... ou seja, o que diziam que também seria economico, não será kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk é muito, muito propagandismo. E alguns estão ganhando muito, muito com tudo isso!!!! E ganhando não só dinheiro, mas PODER!!! Vai ser lindo ver o pessoal com carrinho eletrico ligado na tomada em um período de crises energeticas que nem sabemos quando se normalizará, com apagoes, manutenções kkkkkkkk O carro eletrico surgiu ANTES do carro a combustão. Mas por sua inviabilidade, o carro a combustao prosperou! Tentaram por TRES VEZES introduzir o carro eletrico nas civilizações, e fracassaram SEMPRE PELOS MESMOS MOTIVOS Quem quer o impossível, vai sempre acreditar na mentira, no propagandismo das informações centralizadas!!!
Parabéns pelo trabalho ! Em geral às soluções mais simples são sempre as melhores. Se quisessem mesmo aliviar ou resolver as questões no trânsito, vejo que o mais viável seria colocar as frotas de ônibus elétricas, e como todo mundo sabe, melhorar muito o transporte público coletivo. É o respiro que o trânsito precisa, assim diminuindo bastante o número de carros nas vias. No Brasil com o governo levando 40% ou mais em impostos, parece que isso nunca irá acontecer 😢
Vendi meu carro e só ando de bicicleta desde então, não vale a pena ter carro no Brasil, a não ser que vc seja rico. Andando de bicicleta durante 1 ano, já perdi alguns quilos, estou cuidando da minha saúde, não tenho que pagar seguro, IPVA, combustível caro ....
Quero mais que tudo um carro elétrico, não posso ficar sem um carro e me tornar livre dos altos preços de combustível seria muito bom. Quando o transporte publico se tornar mais eficiente, talvez se torne opção no meu caso. Também tou de olho em uma bike elétrica, além de painéis solares para meu lar.
Parabéns pelos seus vídeos. Eles são recortes com uma boa síntese introdutória em alguns assuntos relevantes, como esse do impacto dos veículos elétricos individuais. Valeu!
Como o vídeo falou, uma das soluções é investir em melhorar o transporte público!! Mas também é importante lembrar dos carros à hidrogênio, que mesmo que estejam no nosso dia a dia somente no futuro, eles serão um passo importante pro meio ambiente! Pois nem todos aceitarão andar em transporte público! Edit: e o governo investir em infraestrutura, não só para os ônibus, mas também para melhorar o trânsito, é importante! Também infraestrutura nos postos de gasolina, que no futuro terão que ter hidrogênio para abastecer esses carros!
Parabéns pelo vídeo! Porém, creio que é necessário discutir tb o descarte das baterias desses carros e o custo de reposição das peças! Isso pq quando a garantia de fabrica acabar, em torno de 8 anos, e a bateria desses carros pifar, se o custo de reposição for altíssimo, teremos carros abandonados, pois provavelmente já serão carros de 3o dono pra frente! Daí teremos de pensar na reciclagem desses carros elétricos velhos
sou engenheiro e digo q tudo falado e verdade. O maior problema de tudo isso e a geraçao de energia e as baterias se resolvermos esses problemas o carro eletrico se torna vivael
O que não estão querendo se dar conta é que quanto maior a capacidade (densidade de energia), mais a a bateria se torna quimicamente parecida com um explosivo de artilharia. A velocidade de queima do combustível líquido ainda depende do oxigênio presente na atmosfera, mas a bateria não...
Pode ser que a questão bateria, energia elétrica, não sejam a mais limpa para o ambiente. Mas o silêncio e não soltar fumaça é top.....a saúde agradece.
Concordo que o carro elétrico é uma maravilha. A saúde e a tranquilidade de não estar poluindo é recompensador. Mas para o meio ambiente não há muita diferença,pois em muitos países ainda se usam usinas a diesel ou carvão para gerar energia,você tira a poluição da cidade mas aumenta a poluição,pois estas usinas vai queimar mais para produzir mais e energia elétrica. E a consciência pesa ao saber como são extraídos os minerais para as baterias em países africanos. Lá usam escravos,incluindo menores de idade. E o descarte das baterias? Vão para esses países subdesenvolvidos,poluindo o meio ambiente desses países,como já ocorre com o desmontar de navios feitos na Índia. Usar carro eletrônico deixa a consciência tranquila!??
@@alexandregomes4910 A minha deixa, produzir minha propria energia e não ser mais refém de postos de combustiveis isso pra mim já e uma revolução, o silêncio e torque instantâneo são bons extras. Sobre o descarte das baterias acho que isso e um problema a ser solucionado e a reciclagem e essencial!
@@alexandregomes4910 sim brother, realmente o conceito de extrair materiais da natureza para fabricação de baterias, e a produção de energia suja realmente são problemas. Mas já está em produção a bateria de Sódio, muito mais ecológica. A produção Suja pode ser corrigida e polui muito menos que carros e caminhões, etc...sem falar que é muito mais fácil criar meios de filtrar e compensar fábricas, que a população manter carros com catalisadores em seus veiculos e motores bem regulados. As pessoas hj produzem energia em casa com placas solares, uma diminuição brutal no impacto. O Brasil tem o projeto do Híbrido Elétrico/Hidrogênio por Etanol, revolucionário. Energia no Brasil é a mais limpa do mundo. Eu trabalho com moto e carro, maior parte de moto pra evitar transito, ao chegar em casa o cheiro de fumaça é terrivel. Quem é de Sampa sabe, imagina isso nos Pulmões. Passar do lado de Ônibus elétricos aqui em SP é um sonho. Limpo, silêncio, incomparável. Imagina quando esses babacas de motos barulhentas, caminhões que deixam um rastro preto, não existirem! É um avanço e tanto para a sociedade. Sem falar que já estão desenvolvendo a Usina de Fusão Nuclear....ai jovem, o mundo se eletrifica de vez.
sim! o sucesso do eletrico é esse: o silencio e a fumaça q fica a uns milhares de km...todo mundo kaga e anda pro meio ambiente qdo o seu conforto está em jogo
Parabéns amigo. E obrigado pela excelente documentário. Exatamente a modinha do carro elétrico está se mostrando inútil. Soluções de planejamento urbano, podem dar muito mais resultado. Em 50 anos um carro fazia 3 km/l, hoje 12 km/l. Deixa a tecnologia resolver o problema. isso se chama evolução.
Muito bom o vídeo, mas o principal problema dos elétricos é o alumínio que consome muita, mas muita energia elétrica no seu processo de transformação. Aqui no Brasil, existe uma metalúrgica de alumínio ao lado de uma termoelétrica que gera energia somente para a produção de alumínio.
Posso estar errada mas acho que solução é uma palavra muito forte. Com certeza muitas coisas não conseguem ser a solução por si próprias, entretanto, é melhor que nada, não ? Visto que nenhuma mudança é feita em relação a poluição, etc.
Mais o q tem de gente mordida com os carros elétricos não são poucos. Não sei se é pq perdeu o tempo, enquanto outras q nem no cenário automobilístico existiam a pouco tempo atrás, ou se é pq vão perder a boquinha dos ganhos com essa nova modalidade de locomoção
É bem o contrário, os governos estão estimulando essa nova modalidade de locomoção porque é bom para os bolsos e popularidade deles, já que das emissões das indústrias e fontes de energia (que são mais de 50% de todas as emissões humanas) ninguém fala.
Pensando q o carro elétrico foi inventado a um século atrás e foi morto pelo lobby. O mesmo agora está impondo essa mudança de chave de novo. Não é o ambiente que estão preocupados
Thales (desculpe se nao se escreve assim), é sempre cirúrgico. Incrível como são bons os vídeos dele. A questão do carro elétrico eu acho top. Sempre apoiei. A origem da energia sim que não poderia ter um percentual tão grande oriundo de combustível fóssil, quando hidrelétrica, eólica e solar basicamente atendem todos os cantos, se houvesse investimento. A composição das baterias sim, esse é um problema. Mas quanto a trânsito, é muito básico isso, há muitos mais carros do que deveria ter. Se houvesse transporte público de qualidade, com valor justo, com um mínimo de conforto, muitas pessoas nem fariam questão de andar com o próprio veículo, o que por si só diminuiria o trânsito. O que diminuiria acidentes, o que diminuiria com gastos em resgates e reparos nas vias, o que resultaria em menos poluição para o ambiente.. e por aí vai. A solução se sabe.. não se faz sabe -se la por quantas desculpas esfarrapadas.
Do ponto de vista das baterias está correto, mas devemos pensar que os motores a combustão poluem antes, durante e depois. Talvez o carro hidrogênio ( ja existe na Noruega) seja a solução.
Não vejo como ruim os carros elétricos, o problema é que não há infraestrutura pra suportá-los e mantê-los. Se os países de primeiro mundo estão sofrendo com eles, imagina nesse submundo chamado Brasil.
brasil so usa fontes de energia limpas diferentes da europa! e na Europa mesmo usando energia fóssil pra carregar as baterias ainda assim compensa mais do que usar gasolina diretamente nos veículos! brasil tem problemas de infraestrutura pra quem mora em condomínio fe apartamentos, pq quem mora em casa vai ser fácil botar um carregar mais rápido! outra as bateria sao recicláveis podem voltar a serem usadas para o mesmo fim!
Engraçado que a maneira das pessoas falam como se a energia fosse barato pra sempre. Oferta e demanda. O dia que a maioria do pessoal estiver usando veículos a energia, a taxação virá forte sobre a energia. Eu só comprarei um elétrico quando tudo estiver em plena harmonia. Pontos de carregadores e em todo lugar e a carga rápida. A princípio, vou ficar com o meu a gasolina, talvez depois pegue um híbrido, que é o que acho que faz mais sentido. Por último um elétrico.
A questão é a seguinte:essa história de proibir carros movidos a gasolina tem como objetivo tornar o carro um objeto mais elitista do que já é ate por que o preço de um carro eletrico no nosso país é extremamente caro fora a bateria que vale o preço de um carro novo,carro vai virar artigo de luxo ate 2050 ou ate antes.
Dolphin Mini está vindo aí por 100k. Já a bateria é cara, mas a economia com manutenção e combustível permite ir juntando o dinheiro para a troca, se tiver interesse, 10+ anos depois.
Já trabalhei um bom tempo como motorista por APP em São Paulo, e eu mesmo falava indignado que preferia que okpovo pegasse mais transporte público, e utilizasse o APP em momentos pontuais. "Mas como o estado é maravilhoso" , só que não, temos transporte público também sem muita eficiência e caro! Fora as empresas que prestam esse serviço ao estado que fazem de uma forma visivelmente almejando o lucro apenas...
Tudo sobre o carro privado elétrico é mágico até você sentar com uma caneta e uma calculadora. A popularização em massa deles exigiria uma infraestrutura e logística enorme,sem contar que a bateria mesmo que descarregada continua agregando peso no carro.O que parece ser a solução é um planejamento urbano focado na facilidade de acesso a pontos importantes em uma cidade como hospitais,comércios e etc e o tratamento do transporte público como prioridade.
O problema da mobilidade urbana não são somente os carros ou um transporte coletivo ineficiente. Na minha visão, o pior de tudo é o trabalhador morar muito longe da empresa. Em SP as empresas estão, em grande parte, na zona sul, e o trabalhador, na zona leste. O ideal era distribuir melhor as empresas pelas regiões e não concentrá-las.
De fato é um assunto um tanto quanto intrigante. Muitos acham que por estar comprando um carro elétrico estará salvando tudo e todos. Mas de fato há muitos problemas. Por outro lado, mudar para um carro elétrico é um passo importante para a descarbonização, principalmente no Brasil, pois em sua maioria usa-se a energia limpa e/ou renovável. Já em países que não possuem hidroelétricas e/ou boas fontes de energia renovável como a solar... Terão problemas no consumo de energia que demandará mais matéria prima (combustíveis fósseis) para a "criação" de energia. Pensar que os carros elétricos acabarão com o transtorno no trânsito é algo inusitado e engraçado, pois é um fato de que não acabará, mas também pode piorar. Porém, se houvesse demanda maior de bicicletas, também haveria trânsito e acidentes, pois é algo natural de qualquer tipo de transporte (pessoal). Talvez em um mundo ideal o transporte seria coletivo ou teletransportariamos para os lugares, mas como ainda é algo inviável... Solucionar tais problemas citados no vídeo é algo essencial para o desenvolvimento da sociedade.
O grande problema é que tem muitos veículos poluindo o ar com carros desregulado ao seu motor soltando muita fumaça e caminhões velhos poluindo muito infelizmente , deviam fazerem inspeção veicular todo ano , pegar aquele dono relaxado há fazerem inspeção veicular e tirar de circulação aquele carros que poluem
Eu concordo com tudo o que vc disse, mas tem dois pontos que precisam ser levados em conta que, não foram citados... 1. A substituição das baterias tem um preço muito elevado, tem usuários de Tesla que a troca da bateria dos carros mais antigos, fica próximo ao valor de mercado dos carros. 2. Para mim esse é o ponto mais importante... o descarte de todas essas baterias vai gerar um problema ambiental enorme! Principalmente em países como o Brasil em que o índice de reciclagem de lixo não chega a 10%! Lidar com todos os componentes tóxicos, contaminando o solo e os lençóis freáticos vai ser um problema muito mais complicado, que lidar com os carros a combustão. Acredito que tecnologias como o carro a Hidrogênio sejam mais interessantes e limpas, pois não seria necessário lidar com descarte das baterias, e o resultado do funcionamento do carro é a produção de água! Tem muitas tecnologias mais promissoras, mas o hipe pelos elétricos tem ofuscado a popularização de tecnologias mais eficientes.
Óbvio que não irão solucionar nossos problemas com as alterações no efeito estufa, MAS, certamente é problema a menos, deixar de usar combustíveis fósseis para gerar energia para movimentar nossos veículos É SIM UM PASSO NA DIREÇÃO CORRETA.
Enquanto os carros a combustão têm sido a norma, reconhecer o potencial dos veículos elétricos é fundamental. É verdade que a questão da geração de energia para esses carros elétricos, muitas vezes proveniente de termelétricas, também precisa ser considerada e melhorada. Porém, isso não diminui a importância de explorarmos alternativas mais sustentáveis. Em vez de ficarem apenas nas críticas, poderiam buscar soluções para transformar tanto a nossa forma de transporte quanto as fontes de energia (de países como EUA).
Carros elétricos são uma inevitabilidade tecnológica por um motivo muito simples: São muito mais baratos de serem produzidos e logicamente mais lucrativos.
@@leandro_agostinho A bateria é cara para você comprar uma de reposição por exemplo. Para o fabricante o custo dela é muito baixo. Como acha que a BYD vende um Dolphin por 10.000 dólares?
Falou, falou e não disse quase nada, se uma carro poluir menos quer resolva o problema de modalidade urbana consciente...vamos continuar refém do oriente médio seu monopólio...e sua poluição...o problema é que somos como vírus e procriamos, e vivemos como tal...
Não mesmo! Faça uma pesquisa rápida na internet e vc vai ver que os EVs ainda custam mais que os veículos a combustão. Nessa conta não entram só materiais e mão de obra, há a pesquisa e desenvolvimento também e a criação de linhas de montagem inteiramente novas e de infraestrutura de recarga. Isso tudo custa muito dinheiro, definitivamente mais do que uma montadora pegar um motor qualquer antigo, fazer uns ajustes que geram um pouco mais de torque e potência e batizar com um nome novo. Inovação custa dinheiro, meu caro!
@@carloseduardoa.henriques2225 custam mais caros sim... pesquise com atencao. Nao misture margem de lucro com custo de producao. Se a BYD anda comercializando com precos atrativos, é pq reduziu suas margens
🧠 Aula Grátis - Como usar a Nova IA do UA-cam pra alcançar 100 mil inscritos: site.canalelementar.com.br/Jey8?
A solução é carros com teletransporte
@@ATRKING7 Isso nunca vai existir você não estará vivo para ver isso , mas tem algo mais real , andar a pé ou de bike
@@kondoart num calor de 40 graus, e andar até outra cidade?
A solução será os mini carros da China de 10 a 20k
Ideal para os grandes centros.
@@eriveltooliveira8729 na verdade não carros pequenos não adianta no Brasil tem poucos solteiros , mini carro não cabe 4 pessoas
Aqui em Sydney o transporte público resolveu esse problema!
É impressionante como a eficiência de um único sistema alivia tanto os outros…
Transporte Público é a solução, os governos precisam se concentrar cada vez mais em investir nesse meio de transporte.
@@eliassantos4113 exatamente por ser a solução que o lobby das fabricantes fará de tudo para "convencer" os legisladores e a opinião pública que a ineficácia do transporte público brasileiro é inerente ao sistema, e não algo que é causado pela falta de interesse na sua melhora
A Embraer tá desenvolvendo um EVtol (helicóptero de transporte público) com a prefeitura daí.
Para que o carro elétrico, não se torne, em pouco tempo, inutilizável (descartável), seu conjunto de baterias, não deveriam ser integradas nele, em forma de cartucho. Elas, deveriam vir separadas e favoráveis nas condições de serem repararadas, e reaproveitadas, uma 'a uma, com a troca de seus componentes internos, pelo mecânico de Baterias. E, para um melhor manuseio, elas deveriam, ser instaladas, não embaixo do veículo. E sim, no lugar do motor dianteiro, ou porta-malas traseiro.
@@antonioaparecida5909 Além do mais, essa tese de que é Motor Sustentável é conversa. A indústria mineradora vai lucrar bastante para extrair materiais que se usam nestes motores elétricos.
Tem que falar sobre o processo de fabricação das bateria, o litio a cada 100kg do mineral bruto consegue extrair 1.6kg de litio e são usados 2,1 milhões de litros d’água para refinar cada tonelada de lítio e ainda.
o agro é pop, o carro elétrico é pop
desse jeito vai ter q parar de usar calça jeans jeans tmbm
@@gatirenan ao pé da letra, para o deslumbrado que quer comprar carro elétrico pra salvar o planeta, sim, a calça jeans tambem!!!! Se não, vamos todos morrer e o planeta vai acabar...
Agora pqp!!! Não param de falar em crise energética, com constantes apagões, onde até o ar condicionado da casa virou vilão mas querem fazer todo mundo ter um carro que só anda após ficar quase meia hora recarregando
O carro elétrico surgiu antes do carro a combustão. Chegaram introduzir por TRES VEZES na civilização e, nas 3 vezes fracassaram pelos mesmos motivos.
Essa porra de extremo ambientalismo é pra fazer os trouxas comprarem.
De tão deslumbrados, nem imaginam que pode haver efeitos colaterais
Também a forma como esses minerios são extraídos em países africanos.
Usam mais de obra escrava inclusive crianças.
As baterias logo serão de sódio, abundante, não poluente e barato.
cara um dos problemas que eu vejo as pessoas ignorando, é o concreto, estima-se que 11 bilhões de toneladas de concreto são consumidas todos os anos, e quando quebramos o calcio do concreto para fazer cal, liberamos quantidades absurdas de Co2, então, uma solução seria substituir o concreto por materiais menos degradaveis ao nosso mundo, você poderia fazer um vídeo sobre isso?
Up
Essa conversa tá mais pra terror eco ambiental, o ser humano não tem capacidade energética pra mudar o clima do planeta, esse aí é só mais um papinho de país já desenvolvido pra país sub desenvolvido.
Up
Up
Concreto é mais seguro deixa ele quieto
Eu moro na cidade de Anápolis em Goiás , vendi meu carro a um tempo atrás um dos motivos cidade lotada de carros , radares por toda cidade , as ruas todas cheias de buracos parecendo com os buracos que os políticos tem e ainda o combustível caro e adulterado pelo próprio estado , hoje ando de bike normal e bike elétrica na cidade toda , já cheguei a observar por incrível que pareça em alguns percursos superei alguns carros em percursos de ate 5 km ..... andar de carro aqui em Anápolis é uma tortura e torrar dinheiro .
Eu tenho um kwid 24, 7 mil km agora. Mil de seguro por ano e faz de 16 a 20 km/l. Ando de bicicleta também e bastante mas tenho filha pequena e preciso de carro fora que Curitiba chove muito. Se tivesse um carro com metade da potência do kwid mas que fizesse 30km/l eu compraria também. Besteira esse negócio de 0 a 100 e ter que comprar carro potente. Pra quê? Andar a 20 por hora nos congestionamentos ou estrada com radares de 40km/h? Muita ostentação mesmo, só isso.
@@epessoarocha 👍🏾
👍👍@@avilabardock7208
se em anapolis esta assim imagina em são paullo :)
Moro em SP e tive exatamente a mesma experiência. Chego mais rápido de bike
Deveriam incentivar o transporte público de qualidade, igual os paises europeus, porque os grandes centros urbanos sofrem com a poluição e com o trânsito. E sobre as baterias, todo ano empresas produzem bilhões de celulares por ano para serem descartáveis no próximo ano.
Concordo. Na Europa da gosto usar o transporte público, o que torna as ruas mais limpas, menos barulho e menos poluição
As pessoas buscam conforto, não se importam com a poluição.
Ah mas sabe como é né...
Exatamente! @@eriveltooliveira8729
@@eriveltooliveira8729 Isso não explica muita coisa. Morar numa cidade e pegar 2h de trânsito pra voltar pra casa, na mesma cidade, acaba com o conforto. Fora que é sem noção viver em casas de frente com estradas e avenidas altamente movimentadas.
Moro na Bélgicam Aqui as pessoas tem muito costume de andar de bicicletas, a cidade é toda preparada pra isso. As pessoas tem carro mas vão de bicicleta, só usam o carro na chuva, em dias muito frios de neve, ou pra longas distâncias. Aqui eles usam bicicletas inclusive pra transportar crianças, usando um carrinho coberto onde cabem até 4 crianças pequenas, mas depois de 3 ou 4 anos de idade ela ja tem suas próprias bikes.
nossa, muito legal isso.
Esqueceu do detalhe que faz toda diferença, a insegurança... Bicicletas como as convecionais como as eletricas nos deixará mais exposto a insegurança do nosso país
Quem mora em São Paulo sabe os benefícios de ter um transporte público de qualidade, não é confortável mas o tempo que você ganha compensa os poucos minutos em pé seja no metrô, no trem pu no ônibus. De fato, São Paulo precisa de uma malha de metrô de 3 à 4 vezes maior, mas ir para o trabalho de metrô em 15 minutos é muito melhor que ficar 1:30h no trânsito.
Fui a São Paulo poucas vezes e realmente apesar de precário usar o transporte público na maioria das vezes é mais rápido que usar o carro.
Preferiría MIL vezes um transporte publico bom e + rápido do que um carro, aí o carro só seria usado por famílias.
Hoje mesmo para uma só pessoa pagar 5 reais de metrô é muito mais eficiente do que gastar gasolina atoa e ganhar estresse com trânsito se o transporte público atende bem sua área.
Para que o carro elétrico, não se torne, em pouco tempo, inutilizável (descartável), seu conjunto de baterias, não deveriam ser integradas nele, em forma de cartucho. Elas, deveriam vir separadas e favoráveis nas condições de serem repararadas, e reaproveitadas, uma 'a uma, com a troca de seus componentes internos, pelo mecânico de Baterias. E, para um melhor manuseio, elas deveriam, ser instaladas, não embaixo do veículo. E sim, no lugar do motor dianteiro, ou porta-malas traseiro, bem fixadas.
Eu tb moro em SP e como vc disse alguns percursos de trem, metrô ou até onibus são muito mais rapido do que de carro mesmo não sendo uma viagem muito confortável. Mas a questão tb é mudar a mentalidade do brasileiro pois para maioria carro significa tb status além de necessidade enquanto quem usa o transporte publico é visto como pobreza ou fracasso. Conheço um monte de gente que prefere ir de carro para o trabalho e passar horas a fio no transito do que ir de metrô ou ônibus.
Mencione-se, também, a influência do trabalho remoto que dispensa o deslocamento dos trabalhadores ao local de trabalho e o desenvolvimento do comércio eletrônico que dispensa parte dos consumidores de se deslocar para os locais de comercialização gerando movimentação mais eficiente porque melhor planejada.
Homeoffice é uma porcaria
@@hebertgenowei4903 Poderia por favor expor os motivos que vc acredita que o HO é ruim ?
Home office é uma das melhores soluções para a mobilidade urbana, além de promover saúde mental para o povo, desde que saibam separar o horario de trabalho do descanso, pois não precisam sair de casa nem ficar longe da família.
@@hebertgenowei4903 muda de emprego uai kkkkk, vai pra um que só tem presencial
@@hebertgenowei4903 Concordo! Homeoffice é uma bosta!!!!
Texto perfeito, deveria ser lido na ONU, se eles quisessem realmente resolver alguma coisa. Parabéns!
Existem situações que o veiculo certo é a combustao. E outras que o veiculo certo é um eletrico. O custo beneficio em determinadas situações varia muito . E a forca de trabalho usada no motor pode ser igual mas os custos de uso sao diferentes.
Cara tu assistiu o vídeo até o final?
O uso de carro depende da eficiência de cada governo, o aumento do uso deles depende do transporte público eficiente, quanto mais ausência da eficiência estatal mais a procura por soluções individuais que são os automóveis!
Não tah errado sua colocação a curto tempo, nesse processo de migração. Mas a médio prazo já será elétrico 100%
Seja elétrico por hidrogênio como no caso da tecnologia nacional por etanol da Unicamp (pesquisa aí), ou seja por elétricos que já vemos hoje.
Lavouras já não vou usar aviões, os drones elétricos já são realidade
Drones eletricos de transporte já estão sendo homologados
Onibus Eletricos já estão circulando
O Único que penso que vai ser 100% elétrico são aviões e navios, no restante....50 anos frota 100% eletrica com certeza.
Aqui em Fortaleza a prefeitura tá desestimulando os carros como meio de locomoção, ruas estreitas agr são divididas ao meio para as bikes ou onibus, ruas do Centro tmb partidas para ampliação de calçadas, câmeras por todo lado, além da insegurança com roubos e furtos explodindo junto com os valores dos seguros. É pra abandonar mesmo o carro e enfrentar o sol de rachar a cuca.
Verdade, carros elétricos ou a combustão nos grandes centros urbanos já está saturado.
Transporte público sobre trilhos, ônibus elétricos, metrô, bicicleta, tudo isso elétrico e com muita qualidade, seria a melhora do meio ambiente.
vejo assim também.
Pse, o poblema é que com o carro vc tem mt mais liberdade e conforto
@@Mocling até concordo, más pense, vc indo trabalhar com várias linhas de metrô desde próximo a sua casa, com estações agradáveis de se estar, ou voltando pra sua casa em um trólebus 🚊 com ar condicionado e sem barulho, até indo viajar pra outro estado ou país em trem de alta velocidade, lá chegando encontra as mesmas opções, qual o melhor conforto? Só de pensar onde guardaria a minha caixa metálica de 4 rodas todos os dias me dá dor de cabeça.
@@jnerineri5436 olhando assim é uma maravilha o poblema é que o transporte publico no Brasil não funciona assim, eu particularmente prefiro carro
@@Mocling Eu também não tenho escolha, gosto do carro, quanto ao transporte público no Brasil é péssimo, o que penso seria o desejável, más depender de políticas públicas nunca vamos ter, não há integração entre município, Estado e o federal, exemplo: o Alckmin construiu uma linha de trem ligando o aeroporto GRU ao metrô, foi mesmo? Não, a linha de trem chega até na divisa do aeroporto más não vai até os terminais, os passageiros descem e tem que pegar um ônibus pra se deslocar até os terminais, a linha saindo do aeroporto vai até uma linha já saturada da CPTM um trecho de 5 km para depois chegar até a estação da luz, já muito saturada, Brasil só tem gambiarra, o próprio aeroporto é um jeitinho brasileiro, só está ali por que já funcionava a base aérea de Cumbica, a cidade em volta cresceu e o aeroporto ficou no meio, chegar até lá de carro é um perrengue, Brasil poderia ser melhor sem os políticos.
O veículo elétrico está apenas no início, as baterias ainda vão evoluir, acredito que em 10 anos teremos uma bateria com 1000km de autonomia, sendo do tamanho de um tanque. O Brasil também é um caso a parte nesta transição. Pode ser que o motor a combustão ainda dure muito tempo por aqui pelo fato de sermos um grande produtor de Etanol.
A bateria do iphone é a mesma de 10 anos atras, qual evolução tivemos? Pq vai evoluir nos proximos 10 anos?
A bateria dos carros elétricos de 10 anos atrás é muito semelhante às baterias de hoje
Alguns modelos de luxo ja possuem essa autonomia, no Brasil a com maior autonomia é a ix50 da bmw com 650km apesar de custar 800 mil. E ao contrario do que o amigo de cima falou as baterias do Iphone sim evoluiram e muito inclusive. Mas o consumo de smartphones evolui tão rapido quanto. Nos carros eletricos o consumo não deve aumentar tanto pois ao contrario dos celulares voce não precisa de tanta mais potencia que os atuais entregam até porque a maioria domina os ranks dos carros mais rapidos do mundo.
Porque evoluiria ??? Se smartphone não foi feito para durar mais q 3 anos ??? @@rafaels1618
Carros elétricos só vão ser uma realidade quando resolverem o problema da condutividade...
Para o futuro próximo a melhor opção talvez ainda seja os carros híbridos
Em nov./dez. de 2023 teve queda de energia em SP por causa de excesso de carga por causa da onda de calor. Todo lugar torou ar-condicionado e o sistema não aguentou kkk Imagina todo mundo carregando carro ainda
eu como acionista Eletrobrás e Cemig quero é isso, mais consumo
A Cemig e Eletrobra's, com o Tempo, terão que instalar postos de recargas, para os carros elétricos, em todo País.
Para que o carro elétrico, não se torne, em pouco tempo, inutilizável (descartável), seu conjunto de baterias, não deveriam ser integradas nele, em forma de cartucho. Elas, deveriam vir separadas e favoráveis nas condições de serem repararadas, e reaproveitadas, uma 'a uma, com a troca de seus componentes internos, pelo mecânico de Baterias. E, para um melhor manuseio, elas deveriam, ser instaladas, não embaixo do veículo. E sim, no lugar do motor dianteiro, ou porta-malas traseiro.
Preferiria carros elétricos de dois lugares, como o Renault Twizy, pois geralmente estaria sozinho, considerando desnecessário um veículo espaçoso. No entanto, é difícil encontrar opções acessíveis assim, o mercado atual cada dia mais tende a focar em carros mais caros. Sugiro direcionar um vídeo a esses mini carros.
se as pessoas usassem onibus realmente o transito seria mais eficiente, porém basta uma pergunta, pq as pessoas não usam onibus? Mesmo desconsiderando a qualidade dos onibus e o transtorno de ir em um onibus lotado, tem o problema da disponibilidade e do tempo para chegar ao destino, onibus não estão disponíveis a hora que vc quiser, se vc perder o horário tem que esperar muito pelo próximo, e normalmente vc precisa pegar mais de um onibus para chegar ao destino o que torna a viagem bem mais demorada que ir de carro.
Só aumentar o número de ônibus
@@BotLucido blz, isso até resolve a disponibilidade, mas e o tempo do percurso? São poucas as rotas que ônibus tem tempo de percurso próximo de um carro.
@@renatoelydominguessilva6896o tempo do percurso seria resolvido com o desafogamento do transito, e ja que teria que aumentar a quantidade de onibus, nao precisaria de 1 onibus passar em varios locais
bem, eu saí do Rio de Janeiro, em parte por causa do horroroso serviço de ônibus (privado, não esqueçam), impróprio até pra levar bois para o matadouro, e com 99,99999% dos motorista psicopatas. Pelo mesmo motivo, enquanto vivia no RJ comprei um carro americano velho e poluente (embora lindo) para usar em vez dos insuportáveis ônibus. Não sei se os ônibus saõ horríveis assim em outras metrópoles, mas no Rio.....
@@gabrielbento6512 pior que não, pq o ônibus dificilmente vai parar onde vc realmente quer ir e vc precisa pegar vários, então provavelmente vc não vai pelo caminho mais rápido para o seu destino.
eu não me arrependo nenhum pouco de me inscrever nesse canal, sério, eu amo esse canal, eu vou fazer o tudo pra que ele continue
Faça um vídeo sobre como é produzido as baterias de lítio, e sua dificuldade de descarte desse material, altamente sensíve e custoso, e o que se polui para produzir tais baterias
Não podemos esquecer q bateria é algo tão perigoso quanto um motor, já que qualquer curto já pode pegar fogo
Excelente vídeo. Sou técnico em eletrotécnica e já tinha observado alguns problemas relativos à geração de energia e sua distribuição. Sempre achei que a questão ambiental que envolve a discussão sobre o carro elétrico, se trata apenas de deslocar a poluição para outros lugares. No caso brasileiro, por exemplo em época de inverno, às vezes é necessário recorrer às usinas termelétricas que são fontes poluidoras. O caso dos metais pesados também é importante, tanto na extração, fabricação e descarte das baterias.
Deve ser só tecnico mesmo, deveria estudar mais.
@@MarceloTezza Grato pelo conselho.
A energia no Brasil é limpa pois é hidroelétrica e cada vez mais eólica e solar. Se tem um lugar que carro elétrico é 100% indicado, esse lugar é o Brasil.
o sr. está correto... a ideia é ter ar mais limpo nos grandes centros e o silencio confortavel do carro-e... meio ambiente é papinho de seitas
Com a vida e a saúde que o Senhor Deus me deu, trabalhei e comprei um Corolla topo de linha totalmente a combustão zero km 2024 !
polui tanto como um eletrico movido a eletricidade vinda de fontes sujas
Parabéns, meu caro !!
Esqueceu de falar sobre o descarte das baterias
Vão ser descartadas em Marte.
Zezinho, não existe descarte. Existe reaproveitamento e reciclagem.
Não é certo, carros elétricos, com baterias, ficando embaixo do carros. A Desvantagem é na hora de fazer os reparos de manutenção, ou trocas de baterias. Pois é preciso tombar os veículos, no caso de trocá-las. Isso, amassa e arranha, toda lateral de qualquer veículo. Para maior facilidade e praticidade, as baterias deveriam ser instaladas, na parte da frente, pelas Fábricas, no lugar do motor. E, alinhadas separadamente, para facilitar os reparos ou trocas. Não integradas, em forma de cartucho, que contribui para o sistema, ficar muito pesado. Para evitar incêndios, por curto-circuito, no caso de colisões, deveria existir um em cada bateria, disjuntores automáticos, que anulam os efeitos de curto-circuitos. As baterias, ficando embaixo do veículo, podem acabar ficando danificadas, por causa de altas lombadas. Aínda mais, se o veículo estiver cheio de passageiros e bagagens. As umidade, também diminui a vida útil das baterias, se elas ficarem embaixo do carro. Todavia, no carro híbrido, não existe espaço, para essa possibilidade. As enchentes, tambem, são inimigas dos carros elétricos. Qualquer motor pode queimar, se entrar água dentro dele, quando estiver em funcionamento.
Dá pra reciclar quase que a totalidade, inclusive é quase tão barato quanto minerar mais lítio
Descarte ??? Simplis, na calada da noite jogam no mar e ta resolvido .
Na maioria das vezes a pessoa tá nem aí pra poluição ou para o trânsito, a pessoa opta por um carro elétrico por motivos financeiros. Eu mesmo penso em comprar um no futuro para economizar com combustível (tenho geração solar própria), economizar no IPVA e também com o menor custo de manutenção. Se olhar somente para esses pontos, é financeiramente vantajoso
Exatamente, na empresa que eu trabalho também tem geração própria, e lá sempre fica com crédito. Eu estaria disposto até a arcar com a instalação de um carregador rápido lá.
Aqui em SP paga 50% do IPVA mas como aqui é o Brasil eu não duvido nada que algum dia cobrem 100% do IPVA
@@H3li0_lembro de ter visto algo sobre aumentar o IPVA de carro elétrico. Não me lembro bem, talvez seja só vozes da minha cabeça, mas vou dar uma pesquisada
Economizar no IPVA?
@@raphaelnynorsk500 Em vários estados carro elétrico paga menos IPVA, em alguns nem IPVA paga, é isento
Perfeito. E olha que nem foi mencionado a questão do descarte das baterias.
A questão da autonomia dos carros está em fase de superação pelo aperfeiçoamento acelerado das baterias.
O que adianta aumentar autonomia, sendo que o tempo de recarga ainda é muito demorado? Nao resolveu nada
@@leandro_agostinhoAí tu é burro de propósito né? Obviamente eles vão desenvolver capacitores que carregam os carros em questão de minutos ou segundos futuramente.
😮😂😂😂
@@LastSpectral exato... mais ainda estamos longe do ideal...
Só em 2023 a Tesla vendeu mais de 1mi de veículos elétricos.
Locomoção individual em veículos de 2 rodas atenua o problema dos congestionamentos.
Acredito que poderiam focar em mais modais: hidroviários, ferroviário etc.
Exatamente, a extração e processamento dos mineiros necessários para a fabricação das baterias é altamente poluentes, e a exponencial demanda energética para recarregar os carros elétricos vão resultar em mais usinas, sejam elas hidroelétricas, eólicas, termonucleares, todas elas causam impacto ambiental, então o fato deles não emitirem gases não quer dizer que não causam danos, os danos são indiretos
😊 Fabricação de motores a combustão ⛽ também 😂...Todas as peças metalúrgicas São fabricadas em alto fornos e essas fábricas polui muito.... Atrasando o acesso a tecnologia... Obs.: Vejam o filme 🎥Tucker - Um Homem e Seu Sonho...O celular é a bateria 🔋 vamos voltar ao telefone de 💽 discagem mecânica kkkk pois polui menos , pós não tem bateria.....
Acredito que, para viagens de grande demora e trajeto. Depois dos trens, e depois do avião, o transporte mais seguro é o ônibus.
Sem falar que baterias são lixo tóxico e cada vez mais estamos usando elas.
Ninguém consegue apagar o fogo dessa merda.
Além disso, o pessoal tem que ver como funciona a extração do litium pra fazer essas baterias....
O carro elétrico surgiu ANTES DO CARRO A VAPOR. Na história automobilística, tentaram introduzir nas sociedades por 3 vezes, e nas 3 vezes falharam pelos mesmos motivos.
A Tesla teve um recall de de 2 milhões de veículo.
Na China, há CEMITERIOS de carros elétricos (super sustentável kkkkk)
A Hertz desistiu, acho que de 20mil carros elétricos...
Mas, não faltam aqueles deslumbrados 😂😂😂😂😂
Desculpinha fajuta, vc, eu e todo mundo troca de celular a cada 1, 2, 3... Anos e por ai vai.
Ja leu sobre a reciclagem de baterias? É fenomenal... perda minima.
Isso de aquecimento global, mudanças climáticas isso não passa de uma grande mentira do sistema, tem mais de 1500 vulcões em atividade no momento esses sim altera o clima do planeta agora só falta quererem tampar os vulcões.
Verdade. Mas ninguém além de nós Enxerga isso, estes outros estão com os cérebros derretidos e lavados, ao ponto de difícil a sua recuperação....
Excelente abordagem.
Os carros elétricos são um paliativo.
O ideal é ter um transporte público.
Mas para que a população diminua a utilização dos carros, o transporte público tem que ser, no mínimo, pontual, seguro, limpo, acessível e ter capilaridade.
Não sei se essas características serão alcançadas em algum lugar no mundo.
Só faltou falar do descarte do carro após a vida útil dele, tando o elétrico quanto o com motor de combustão interna, a diferença entre os dois nessa parte, com um sendo repassado para outro e o elétrico tendo que trocar a bateria que pode sair mais caro que o próprio carro
Óbvio que atualmente é inviável revender Elétrico, mas no futuro possa ser (Quase certeza) de que vão encontrar uma solução para a sustentabilidade dos preços de elétricos. Isso inclui o carro em si e as peças de reposição.
Pra rodar 130000km gasta 50k de combustível
Os 2 vão pra sucata, o elétrico ainda dura mais. Vai lá na olx, na webmotors e tenta comprar um carro com 1 milhão de km rodados 😂😂
@@eriveltooliveira8729 fonte: moro no Brasil e acho que nos outros países a gasolina é cara igual aqui
@@carmitos3826tenta achar um elétrico que tenha rodado com a mesma bateria 1 milhão de km então, só porque o fabricante jura que ele dá conta de rodar
Eu vejo um problema no transporte público que o torna ineficiente e que ninguém fala disso:
A quantidade de pontos.
Aqui em Belo Horizonte um ônibus para em média em uns 45 pontos para um percurso de 10 km.
Aí se torna inviável entrar num ônibus, perde-se muito tempo mesmo.
Eu tenho um tesla model 3 100% eletrônico na Noruega, e até agora, não me arrependi. Muito eficiente e custo extremamente baixo pra recarregar. Mas mesmo assim, os carros elétricos tem seus problemas que precisa melhorar.
Assunto ótimo, mas prefiro os elétricos, são mais práticos e têm grandes vantagens, além da marcha, que é super top!
Kkkkkkkkkk belos argumentos.
A eletrificação dos carros não é a solução final, mas é o caminho. A tecnologia precisa evoluir no sentido de conseguirmos baterias com melhor densidade energética e livre de metais raros. Além disso, precisamos avançar (e muito) no quesito de geração distribuída e renovável.
Acredito que existe bastante empenho nesses dois pontos, e cedo ou tarde conseguiremos tecnologia para tal. E ai sim, poderemos falar que os carros elétricos resolveram o problema ambiental.
Problema de congestionamento e segurança são outros pontos, mas a direção autonoma pode ajudar nesse sentido também, e os carros elétricos estão na vanguarda dessa tecnologia
Espero um dia ver as baterias de grafeno
Pra isso acontecer vai demorar muito. Primeiro vão chegar a beira d acabar o lítio e silício do mundo pra dps inventar outra coisa. Olha o que foi falado no vídeo: o motor elétrico foi criado em 1970 e só agora a poucos anos que estão dando mais atenção
@@pedrilsonmagalhaes932 mas agora a evolução está mais rápido que nos 70. Acredito que em 2035 já teremos uma frota de carros autonomos andando por ai.
@@novohomem1003 o ser humano vai ser desnecessário em 2030. A Inteligência Artificial vai substituir até CEOs de empresas.
Sim o carro elétrico ajuda e muito e tem que começar por ele. Pois o a combustão prejudica muito mais. Sobre poluir, nossa geração de energia é a mais hídrica do mundo. Eu pretendo adquirir um elétrico por muitas razões e uma dela economia e não poluente.
Um primo em Chicago sentiu o poder de autonomia de um tesla em pleno inverno caindo de 100% pra 70% do total kkk.
😂😂😂😂...
N entendi oq vc disse, o frio afeta os motores elétricos?
@@jongoncalves857 As baterias para tração tem temperaturas climáticas ideais; não funcionam bem em frios ou calores extremos. A Tesla está tendo muitos problemas, pois a carga das baterias dos clientes em Chicago, salvo engano, nao então recebendo a carga e nem mantendo, deixando muitos proprietários a pé.
Lembrando que estamos em um pais tropical e NUNCA teremos o que aconteceu n TEXAS
@@jongoncalves857 a bateria tanto que este fato foi noticiado até na mídia, qual bateria resiste ao frio até no calor intenso se tem uma autonomia pífia.
Mecanicamente falando concordo com os pontos abordados, ressaltando que os carros elétricos dispensam muitos acessórios, componentes e fluídos que nos carros a combustão são essenciais, como: filtros, óleo lubrificante, sistemas hidráulicos e etc.
8:50 uma via alargada gera demanda induzida na via, mas alivio nas vias residenciais!! Outra coisa q a pesquisa é feita de modo a induzir q o tempo do trajeto aumentou pelo aumento de pistas, sem considerar os anos q passaram, com o aumento de aquisição de carros e etc.
O aumento na aquisição de carros aumentou exatamente pelo aumento da quantidade de vias. Por isso que esse fenômeno é classificado como demanda induzida.
A quantidade carros não iria ter o mesmo aumento caso o trânsito se mantivesse afogado assim como antes das expansões rodoviárias!
Ótimo vídeo aborda vários fatores, sou motorista de app em São Paulo e vejo pessoas preferirem usar um carro de App ao invés do tranporte público por um fator lógico, o tranporte público é de qualidade inferior, tenta pegar um metrô em um horário de pico você e jogado para dentro do vagão!!!
Passei um tempo com um Polestar 2, a autonomia em longas distâncias é uma piada. E achar local para recarga rápida, mesmo aqui na Europa, é um drama. Elétrico nunca mais!
O maior problema nem são os carros mas a concentração de capital em grandes cidades. A CF88 atrapalha cidades médias e pequenas de se desenvolverem seja diminuindo impostos para atrair investidores seja com regulamentação simples e com pouco burocracia. Nisso iria se dispersar a população e diminuir o transito e engarrafamento em grandes cidades
O problema do transporte nas grandes cidades poderia ser resolvido de forma mais simples, desregulamentando o setor de transporte coletivo, facilitando para que haja mais empresas transportando pessoas em ônibus e vans, isso com certeza estimularia mais o uso dessa modalidade e consequentemente refletiria em menos carros de passeio nas ruas, sejam eles elétricos ou não. Eu afirmo isso muito também baseado no fato de que carros estão cada vez mais caros e cada vez menos pessoas tem acesso (isso no mundo inteiro não só no Brasil) então nós já temos hoje uma cultura de várias pessoas que optam por não ter carro e usar mais uber e afins, até pq ter carro exige custos e preocupações que não existem se vc andar só de uber, e se o transporte coletivo ganhar mais concorrência, essas pessoas terão ainda mais estimulo para continuarem sem carro. O que acabei de falar é pura lógica de mercado.
concordo, mas as concessões publicas são a maior fonte de renda do politico...sem chances.
Unica coisa que vai resolver sao os veiculos autonomos com IA que comunica-se com outros veiculos pra deixar as vias extremamente eficientes. Acidentes e transito sao causados pelo fator humano. Agora a extraçao poluidora dos componentes da bateria é um problema que nao sei como resolver, mas ainda parece melhor que o modelo atual com emissoes absurdas de CO².
Existe baterias de sódio, muito menos poluentes, mais barato, só que tem uma capacidade energética levemente menor e é mais pesado(baterias de sódio precisam ser maiores, consequentemente mais pesado).
Outro jeito é a reciclagem de baterias, que não vejo nenhuma atenção política, nenhuma campanha, nada.
Eu estava esperando alguém comentar sobre esse assunto
Está cheio de videos no youtube sobre isso.
E eu estava esperando que você ficasse queto na sua!
Pena que não ficou.
Vê o vídeo "porque eu odeio carro elétrico" do canal auto telling, lá ele vai falar mais na visão automobilística e como tudo isso não passa uma ideia utópica. Tento em vista na geração de poluentes carros híbridos a álcool são muuuito menos poluentes para o meio ambiente, essa sim seria uma solução limpa. Mas como o impera disse a liberação de gases não são o único problema dos automóveis
Aproveitando o gancho , seria a boa uma matéria como essa falando sobre o catalisador, uma vez que é obrigatório o uso dele para " melhorar " o nosso ar , ou melhor , para diminuir a emissão de poluentes . Do que é feito e o quanto isso mexe com a terra? Será que emite mais poluentes para ser produzido ? É uma duvida 👍
O vídeo aponta sintomas e não a gravidade e a causa principal do problema. Os combustíveis fósseis representam 97% do transporte mundial. Ou seja, as demais fontes de energia 3% são insuficientes para a alta população que foi viabilizada pelos combustíveis fósseis. Afinal os veículos consomem energia, não são fonte de energia. Mais detalhes no vídeo População Humana ao longo do tempo (dublado).
Um ônibus atende a mesma quantidade de pessoas que 55 carros. Mas onde estão aqueles que esperamos? Quando conseguimos entrar como vamos? Quanto tempo de trajeto? Qual o percurso antes e depois? Quem vem ao lado? Ou seja, um ponto positivo e vários pontos negativos. Muitas vezes se quer andar de ônibus mas a espera e outras coisas tornam o deslocamento em momentos de transtornos e incômodos desnecessários e até constrangedores.
que canal top, dá para ficar muito informado por ele. top demais
Concordo em gênero número e grau. Transporte público e melhoria de infraestrutura urbana para que possamos usar bikes já!
A tecnologia dos elétricos ainda tem muito para evoluir, ainda é o começo dessa indústria. A questão é que o potencial de melhora dos carros elétricos e área para avanço tecnológico deles é muito maior em relação aos motores a combustão. Não é atoa que com pouco tempo de mercado os elétricos já superam em muitos aspectos, agora com desenvolvimento de baterias de sódio já nos livramos do problema da produção das de lítio.
Sem contar que as fontes de energia limpa são quase inesgotáveis (água, vento e sol), diferente dos combustíveis fósseis
A tecnologia conforme mais avança traz diversos benefícios e facilidade às pessoas, consigo também várias problemas, causados justamente por esse avanço.
Rapaz, nessa onda de locomoção atraves de um veículo elétrico, estou interessado em comprar um Monociclo, esse sim, eu coloco fé 👍
Tem aquela questão tbm, a energia usada pelos carros elétricos pode vir de fontes não renováveis, não contribuindo em quase nd para redução dos poluentes liberados na atmosfera
Exato!!! e aí, do ponto de vista da tal preservação ambiental, o coeficiente dessa diferença, acaba sendo elas por elas.
E não é só o litium das baterias! O cara tem que ver cada componente. Então, não é pra salvar o planeta kkkkk. Fora isso, me vem em mente componentes e peças eletrônicas e BATERIAS PARELELAS
agora, descobriram que até usinas solares impactam no meio ambiente kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Agora, o Estado quer abocanhar ($$$) daqueles que geram energia solar.... ou seja, o que diziam que também seria economico, não será kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
é muito, muito propagandismo. E alguns estão ganhando muito, muito com tudo isso!!!! E ganhando não só dinheiro, mas PODER!!!
Vai ser lindo ver o pessoal com carrinho eletrico ligado na tomada em um período de crises energeticas que nem sabemos quando se normalizará, com apagoes, manutenções kkkkkkkk
O carro eletrico surgiu ANTES do carro a combustão. Mas por sua inviabilidade, o carro a combustao prosperou! Tentaram por TRES VEZES introduzir o carro eletrico nas civilizações, e fracassaram SEMPRE PELOS MESMOS MOTIVOS
Quem quer o impossível, vai sempre acreditar na mentira, no propagandismo das informações centralizadas!!!
mas a ideia é despoluir grandes centros urbanos...cidades com menos de 10k automoveis não faz sentido
@@orthojac pra despoluir, vi umas duas semanas atrás, uma notícia sobre extração de CO2 e transformação em combustível...
sim...esta ideia tem alguns milhoes de anos... chama-se plantas que fazem fotossintese@@Oluap8791
O descarte das baterias dos carros elétricos, eu acredito que seja um grande problema também
Musk vai levar elas pra Marte 😅
de sódio não vai ser problema não
A reciclagem da bateria é quase na totalidade dela, balela isso
Até que se prove ao contrário não existe reciclagem destas grandes baterias de modo eficiente... ninguém vai falar nada por um bom tempo.
@@elicesarquirino5609 as baterias podem ser utilizadas para resolver o problema de armazenamento de energia solar e eólica
Parabéns pelo trabalho ! Em geral às soluções mais simples são sempre as melhores. Se quisessem mesmo aliviar ou resolver as questões no trânsito, vejo que o mais viável seria colocar as frotas de ônibus elétricas, e como todo mundo sabe, melhorar muito o transporte público coletivo. É o respiro que o trânsito precisa, assim diminuindo bastante o número de carros nas vias. No Brasil com o governo levando 40% ou mais em impostos, parece que isso nunca irá acontecer 😢
Vendi meu carro e só ando de bicicleta desde então, não vale a pena ter carro no Brasil, a não ser que vc seja rico. Andando de bicicleta durante 1 ano, já perdi alguns quilos, estou cuidando da minha saúde, não tenho que pagar seguro, IPVA, combustível caro ....
as baterias poluem mais do que a gasolina, mas gosto de carros eletricos, só o preço que precisa ser reduzido
Vamos resolver esse problema, vamos todo mundo andar de bicicleta ✅️
Quero mais que tudo um carro elétrico, não posso ficar sem um carro e me tornar livre dos altos preços de combustível seria muito bom. Quando o transporte publico se tornar mais eficiente, talvez se torne opção no meu caso. Também tou de olho em uma bike elétrica, além de painéis solares para meu lar.
somos um pais tropical que tem varias cidades que inundam todos os anos, creio que carro eletrico nao se daria bem aqui nao.
as baterias são seladas, não há contato nenhum com água, mesmo submerso
As tecnologias de bateria mais modernas não sofrem com problemas de exposição de água, como as da BYD.
@@arthurlimarocha6772 até pode ser, mas e o resto da parte eletrica?
@@ADM_OneCut se assemelha a um carro normal a combustão
@@ADM_OneCuta volvo pegou um de seus elétricos, colocou numa piscina, deu partida e pôs o carro em movimento.
Parabéns pelos seus vídeos. Eles são recortes com uma boa síntese introdutória em alguns assuntos relevantes, como esse do impacto dos veículos elétricos individuais. Valeu!
Como o vídeo falou, uma das soluções é investir em melhorar o transporte público!! Mas também é importante lembrar dos carros à hidrogênio, que mesmo que estejam no nosso dia a dia somente no futuro, eles serão um passo importante pro meio ambiente! Pois nem todos aceitarão andar em transporte público!
Edit: e o governo investir em infraestrutura, não só para os ônibus, mas também para melhorar o trânsito, é importante! Também infraestrutura nos postos de gasolina, que no futuro terão que ter hidrogênio para abastecer esses carros!
Transporte público só ajuda a resolver parte do problema em grandes cidades. A questão é que o país todo não se resume às capitais
Parabéns pelo vídeo! Porém, creio que é necessário discutir tb o descarte das baterias desses carros e o custo de reposição das peças! Isso pq quando a garantia de fabrica acabar, em torno de 8 anos, e a bateria desses carros pifar, se o custo de reposição for altíssimo, teremos carros abandonados, pois provavelmente já serão carros de 3o dono pra frente! Daí teremos de pensar na reciclagem desses carros elétricos velhos
sou engenheiro e digo q tudo falado e verdade. O maior problema de tudo isso e a geraçao de energia e as baterias se resolvermos esses problemas o carro eletrico se torna vivael
Apenas esqueceu o alto tempo de recarga... inviavel no momento para o Brasil
Se vocês soubessem o quanto de energia elétrica o Brasil exporta, ficariam surpresos. A bateria de sódio poderia resolver essa questão de reciclagem.
É.... MAS AINDA EXISTEM COISAS, MUITAS COISAS FORA DA ÁREA DA ENGENHARIA QUE PRECISAM SER COLOCADAS NA BALANÇA....
Bateria de sódio vai resolvar 90% desses problemas.
@@jairomedUFAMComo será essa evolução tão grandiosa? Só a China vai produzir?
O que não estão querendo se dar conta é que quanto maior a capacidade (densidade de energia), mais a a bateria se torna quimicamente parecida com um explosivo de artilharia. A velocidade de queima do combustível líquido ainda depende do oxigênio presente na atmosfera, mas a bateria não...
O futuro é o motor elétrico.. Só a bateria que está cara D+.. daqui 20 anos veremos como isso estará.
Pode ser que a questão bateria, energia elétrica, não sejam a mais limpa para o ambiente. Mas o silêncio e não soltar fumaça é top.....a saúde agradece.
Concordo que o carro elétrico é uma maravilha.
A saúde e a tranquilidade de não estar poluindo é recompensador.
Mas para o meio ambiente não há muita diferença,pois em muitos países ainda se usam usinas a diesel ou carvão para gerar energia,você tira a poluição da cidade mas aumenta a poluição,pois estas usinas vai queimar mais para produzir mais e energia elétrica.
E a consciência pesa ao saber como são extraídos os minerais para as baterias em países africanos.
Lá usam escravos,incluindo menores de idade.
E o descarte das baterias?
Vão para esses países subdesenvolvidos,poluindo o meio ambiente desses países,como já ocorre com o desmontar de navios feitos na Índia.
Usar carro eletrônico deixa a consciência tranquila!??
@@alexandregomes4910 pesquise sobre baterias de sódio, esse mineral não carrega esses problemas ambientais nem sociais.
@@alexandregomes4910 A minha deixa, produzir minha propria energia e não ser mais refém de postos de combustiveis isso pra mim já e uma revolução, o silêncio e torque instantâneo são bons extras. Sobre o descarte das baterias acho que isso e um problema a ser solucionado e a reciclagem e essencial!
@@alexandregomes4910 sim brother, realmente o conceito de extrair materiais da natureza para fabricação de baterias, e a produção de energia suja realmente são problemas.
Mas já está em produção a bateria de Sódio, muito mais ecológica.
A produção Suja pode ser corrigida e polui muito menos que carros e caminhões, etc...sem falar que é muito mais fácil criar meios de filtrar e compensar fábricas, que a população manter carros com catalisadores em seus veiculos e motores bem regulados.
As pessoas hj produzem energia em casa com placas solares, uma diminuição brutal no impacto.
O Brasil tem o projeto do Híbrido Elétrico/Hidrogênio por Etanol, revolucionário.
Energia no Brasil é a mais limpa do mundo.
Eu trabalho com moto e carro, maior parte de moto pra evitar transito, ao chegar em casa o cheiro de fumaça é terrivel. Quem é de Sampa sabe, imagina isso nos Pulmões.
Passar do lado de Ônibus elétricos aqui em SP é um sonho. Limpo, silêncio, incomparável.
Imagina quando esses babacas de motos barulhentas, caminhões que deixam um rastro preto, não existirem!
É um avanço e tanto para a sociedade.
Sem falar que já estão desenvolvendo a Usina de Fusão Nuclear....ai jovem, o mundo se eletrifica de vez.
sim! o sucesso do eletrico é esse: o silencio e a fumaça q fica a uns milhares de km...todo mundo kaga e anda pro meio ambiente qdo o seu conforto está em jogo
Parabéns amigo. E obrigado pela excelente documentário. Exatamente a modinha do carro elétrico está se mostrando inútil. Soluções de planejamento urbano, podem dar muito mais resultado. Em 50 anos um carro fazia 3 km/l, hoje 12 km/l. Deixa a tecnologia resolver o problema. isso se chama evolução.
Muito bom o vídeo, mas o principal problema dos elétricos é o alumínio que consome muita, mas muita energia elétrica no seu processo de transformação. Aqui no Brasil, existe uma metalúrgica de alumínio ao lado de uma termoelétrica que gera energia somente para a produção de alumínio.
Posso estar errada mas acho que solução é uma palavra muito forte. Com certeza muitas coisas não conseguem ser a solução por si próprias, entretanto, é melhor que nada, não ? Visto que nenhuma mudança é feita em relação a poluição, etc.
Mais o q tem de gente mordida com os carros elétricos não são poucos.
Não sei se é pq perdeu o tempo, enquanto outras q nem no cenário automobilístico existiam a pouco tempo atrás, ou se é pq vão perder a boquinha dos ganhos com essa nova modalidade de locomoção
É bem o contrário, os governos estão estimulando essa nova modalidade de locomoção porque é bom para os bolsos e popularidade deles, já que das emissões das indústrias e fontes de energia (que são mais de 50% de todas as emissões humanas) ninguém fala.
Pensando q o carro elétrico foi inventado a um século atrás e foi morto pelo lobby. O mesmo agora está impondo essa mudança de chave de novo. Não é o ambiente que estão preocupados
@@Sergio_Paulo Excelente ponto
Thales (desculpe se nao se escreve assim), é sempre cirúrgico.
Incrível como são bons os vídeos dele.
A questão do carro elétrico eu acho top. Sempre apoiei.
A origem da energia sim que não poderia ter um percentual tão grande oriundo de combustível fóssil, quando hidrelétrica, eólica e solar basicamente atendem todos os cantos, se houvesse investimento.
A composição das baterias sim, esse é um problema.
Mas quanto a trânsito, é muito básico isso, há muitos mais carros do que deveria ter.
Se houvesse transporte público de qualidade, com valor justo, com um mínimo de conforto, muitas pessoas nem fariam questão de andar com o próprio veículo, o que por si só diminuiria o trânsito. O que diminuiria acidentes, o que diminuiria com gastos em resgates e reparos nas vias, o que resultaria em menos poluição para o ambiente.. e por aí vai.
A solução se sabe.. não se faz sabe -se la por quantas desculpas esfarrapadas.
Você deixou de mencionar que as baterias de carros elétricos explodem violentamente em caso de colisão.
Tesla 😂
Verdade
Depois de alguns temas meio sem graça, meu canal preferido voltou 🙌🏿🙌🏿🙏🏿😅
Do ponto de vista das baterias está correto, mas devemos pensar que os motores a combustão poluem antes, durante e depois. Talvez o carro hidrogênio ( ja existe na Noruega) seja a solução.
Na Noruega, 91% das vendas de carro são de carro elétrico. Estimativa de 100% a partir do ano que vem
Boa matéria, faltou dizer que as baterias duram so no maximo 10 anos depois tem que ser substituidas e viram lixo toxico.
Não vejo como ruim os carros elétricos, o problema é que não há infraestrutura pra suportá-los e mantê-los. Se os países de primeiro mundo estão sofrendo com eles, imagina nesse submundo chamado Brasil.
Mas não foi isso que ele acabou de falar no vídeo ?
Para os carros a combustão também não existia.
A demanda cria a oferta.
Eles não são para nada, uma jogada politica.
Como assim não tem infraestrutura?? Tu não tem uma tomada em casa não??
brasil so usa fontes de energia limpas diferentes da europa! e na Europa mesmo usando energia fóssil pra carregar as baterias ainda assim compensa mais do que usar gasolina diretamente nos veículos! brasil tem problemas de infraestrutura pra quem mora em condomínio fe apartamentos, pq quem mora em casa vai ser fácil botar um carregar mais rápido! outra as bateria sao recicláveis podem voltar a serem usadas para o mesmo fim!
Trabalho remoto tem muito mais impacto real sobre nossos problemas ambientais que qualquer carro movido a algo supostamente mais limpo.
sim, e os outros 99,9% dos trabalhos que exigem a presença fisica?
Tem pedreiro remoto?
é assustadora a cabecinha da geração Z... para eles, a unica profissão é ser "influencer"@@edgararaujo6752
Engraçado que a maneira das pessoas falam como se a energia fosse barato pra sempre. Oferta e demanda. O dia que a maioria do pessoal estiver usando veículos a energia, a taxação virá forte sobre a energia.
Eu só comprarei um elétrico quando tudo estiver em plena harmonia. Pontos de carregadores e em todo lugar e a carga rápida.
A princípio, vou ficar com o meu a gasolina, talvez depois pegue um híbrido, que é o que acho que faz mais sentido.
Por último um elétrico.
Melhorar o sistema de transportes coletivos ajudaria muito.
A questão é a seguinte:essa história de proibir carros movidos a gasolina tem como objetivo tornar o carro um objeto mais elitista do que já é ate por que o preço de um carro eletrico no nosso país é extremamente caro fora a bateria que vale o preço de um carro novo,carro vai virar artigo de luxo ate 2050 ou ate antes.
Dolphin Mini está vindo aí por 100k. Já a bateria é cara, mas a economia com manutenção e combustível permite ir juntando o dinheiro para a troca, se tiver interesse, 10+ anos depois.
Lembrando que muito provavelmente as tecnologias das baterias vão ficar mais baratas, a medida que a produção das mesmas aumenta.
No Bostil sim, visto que esse país já teve uma cacetada de moeda, se continuar do jeito que tá mais pra frente vai ter mais uma kkkkkkkkkk
@@AndreVasconcelosSafora as baterias paralelas q vão surgir.
Com o que estamos vendo e fingindo não acreditar (guerras), o ser humano é que pode vir a ser produto de luxo ou lixo.
Já trabalhei um bom tempo como motorista por APP em São Paulo, e eu mesmo falava indignado que preferia que okpovo pegasse mais transporte público, e utilizasse o APP em momentos pontuais. "Mas como o estado é maravilhoso" , só que não, temos transporte público também sem muita eficiência e caro! Fora as empresas que prestam esse serviço ao estado que fazem de uma forma visivelmente almejando o lucro apenas...
Viajar de ônibus é uma porcaria, uma viagem de 3 horas, se transforma em 7h
Falou tudo viagem de ônibus é péssimo... Toda hora para pa pega passageiro... A viagem não anda.
Dois meses sem ter indicação de video, voltando um a um pra assistir todos
Tudo sobre o carro privado elétrico é mágico até você sentar com uma caneta e uma calculadora. A popularização em massa deles exigiria uma infraestrutura e logística enorme,sem contar que a bateria mesmo que descarregada continua agregando peso no carro.O que parece ser a solução é um planejamento urbano focado na facilidade de acesso a pontos importantes em uma cidade como hospitais,comércios e etc e o tratamento do transporte público como prioridade.
O problema da mobilidade urbana não são somente os carros ou um transporte coletivo ineficiente. Na minha visão, o pior de tudo é o trabalhador morar muito longe da empresa. Em SP as empresas estão, em grande parte, na zona sul, e o trabalhador, na zona leste. O ideal era distribuir melhor as empresas pelas regiões e não concentrá-las.
o problema é que aqui no Brasil só tem L,o cara vai taxar ainda mais a eletricidade que já é muito cara
De fato é um assunto um tanto quanto intrigante. Muitos acham que por estar comprando um carro elétrico estará salvando tudo e todos. Mas de fato há muitos problemas.
Por outro lado, mudar para um carro elétrico é um passo importante para a descarbonização, principalmente no Brasil, pois em sua maioria usa-se a energia limpa e/ou renovável. Já em países que não possuem hidroelétricas e/ou boas fontes de energia renovável como a solar... Terão problemas no consumo de energia que demandará mais matéria prima (combustíveis fósseis) para a "criação" de energia.
Pensar que os carros elétricos acabarão com o transtorno no trânsito é algo inusitado e engraçado, pois é um fato de que não acabará, mas também pode piorar. Porém, se houvesse demanda maior de bicicletas, também haveria trânsito e acidentes, pois é algo natural de qualquer tipo de transporte (pessoal).
Talvez em um mundo ideal o transporte seria coletivo ou teletransportariamos para os lugares, mas como ainda é algo inviável... Solucionar tais problemas citados no vídeo é algo essencial para o desenvolvimento da sociedade.
Quero ver quem em sa consciencia vai comprar um eletrico usado com bateria meia boca
O grande problema é que tem muitos veículos poluindo o ar com carros desregulado ao seu motor soltando muita fumaça e caminhões velhos poluindo muito infelizmente , deviam fazerem inspeção veicular todo ano , pegar aquele dono relaxado há fazerem inspeção veicular e tirar de circulação aquele carros que poluem
Nem de longe os elétricos são a solução, as baterias são um grande problema tanto na produção como no descarte
Bateria viciada se reaproveita principalmente bateria grande e cara
Faltou tbm levantar a questão da infraestrutura. Não temos infra pra suportar a troca total da frota...
Nunca vi as avenidas de Bogotá tão lindas e tranquilas como estiveram no dia de ontem ...zero carro nas avenidas!
Pq isso ocorreu?
@@josefcs2168 Talvez isso acontece para que as avenidas possam mudar de inferno pra paraíso por pelo menos um único dia dos 365 que o ano tem.
@@andreaugusto5395 entendi
Eu concordo com tudo o que vc disse, mas tem dois pontos que precisam ser levados em conta que, não foram citados...
1. A substituição das baterias tem um preço muito elevado, tem usuários de Tesla que a troca da bateria dos carros mais antigos, fica próximo ao valor de mercado dos carros.
2. Para mim esse é o ponto mais importante... o descarte de todas essas baterias vai gerar um problema ambiental enorme! Principalmente em países como o Brasil em que o índice de reciclagem de lixo não chega a 10%! Lidar com todos os componentes tóxicos, contaminando o solo e os lençóis freáticos vai ser um problema muito mais complicado, que lidar com os carros a combustão. Acredito que tecnologias como o carro a Hidrogênio sejam mais interessantes e limpas, pois não seria necessário lidar com descarte das baterias, e o resultado do funcionamento do carro é a produção de água! Tem muitas tecnologias mais promissoras, mas o hipe pelos elétricos tem ofuscado a popularização de tecnologias mais eficientes.
Óbvio que não irão solucionar nossos problemas com as alterações no efeito estufa, MAS, certamente é problema a menos, deixar de usar combustíveis fósseis para gerar energia para movimentar nossos veículos É SIM UM PASSO NA DIREÇÃO CORRETA.
Nosso sistema energético comporta o atual gasto no limite, imagina com a frota eletrificada.
Enquanto os carros a combustão têm sido a norma, reconhecer o potencial dos veículos elétricos é fundamental. É verdade que a questão da geração de energia para esses carros elétricos, muitas vezes proveniente de termelétricas, também precisa ser considerada e melhorada. Porém, isso não diminui a importância de explorarmos alternativas mais sustentáveis. Em vez de ficarem apenas nas críticas, poderiam buscar soluções para transformar tanto a nossa forma de transporte quanto as fontes de energia (de países como EUA).
Em breve vou adquirir o meu
coitado kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Até que enfim alguem veio falar verdades!! Excelente video.
Carros elétricos são uma inevitabilidade tecnológica por um motivo muito simples: São muito mais baratos de serem produzidos e logicamente mais lucrativos.
Mais baratos de serem produzidos? Ta bêbado? O alto custo de baterias ainda é uma realidade.
@@leandro_agostinho A bateria é cara para você comprar uma de reposição por exemplo. Para o fabricante o custo dela é muito baixo. Como acha que a BYD vende um Dolphin por 10.000 dólares?
Falou, falou e não disse quase nada, se uma carro poluir menos quer resolva o problema de modalidade urbana consciente...vamos continuar refém do oriente médio seu monopólio...e sua poluição...o problema é que somos como vírus e procriamos, e vivemos como tal...
Não mesmo! Faça uma pesquisa rápida na internet e vc vai ver que os EVs ainda custam mais que os veículos a combustão. Nessa conta não entram só materiais e mão de obra, há a pesquisa e desenvolvimento também e a criação de linhas de montagem inteiramente novas e de infraestrutura de recarga. Isso tudo custa muito dinheiro, definitivamente mais do que uma montadora pegar um motor qualquer antigo, fazer uns ajustes que geram um pouco mais de torque e potência e batizar com um nome novo. Inovação custa dinheiro, meu caro!
@@carloseduardoa.henriques2225 custam mais caros sim... pesquise com atencao. Nao misture margem de lucro com custo de producao. Se a BYD anda comercializando com precos atrativos, é pq reduziu suas margens