Professor, gosto muito de suas explicações! Fico encantado e atento às suas palavras! O ambiente, também ajuda muito! Bela lembrança de Federico Fellini, A doce vida, marco da transição de seus estilos do neorrealismo para o simbolismo, um dos filmes mais importantes da década de 1960 e do século 20! Parabéns, Sr.
Olá Francisco. Sou fã do Fellini, desde suas parcerias com o Rossellini, no neorrealismo (Roma, Cidade Aberta e Il Miracolo), sua fase neorrealista como diretor (A estrada da vida) até o simbolismo. As noites de Cabíria, por exemplo, considero um dos melhores filmes de todos os tempos. Assim como La Dolce Vita e 8 e mezzo. À altura de Fellini talvez um Yasugiro Ozu ou um Luchino Visconti. Sempre gostoso conversar com um cinéfilo de bom gosto! Abraços.
Parabéns Jesus abençoe o senhor. Vc é uma benção de Deus q traz sabor para nossas vidas. A matéria é ótima e vc é iluminado sabe desenvolver os assuntos e é MT carismático. Continue...
Professor Daniel, suas explanações são muito claras em questões tão complexas e fascinantes. Gostaria muito de assistir um vídeo sobre o paradoxo do amigo. Parabéns e obrigado.
Excelente vídeo, que tornou um pouco mais claros alguns conceitos sobre os quais venho lendo há décadas. O meu grande interesse pela física quântica veio dos meus estudos parapsicológicos e do que chamo de 'espiritualismo científico e filosófico', matéria fundamental para mim desde que me formei em medicina, em 1974. Muito grato, abraço. P. S.: Desde o início do século passado, a parapsicologia se aliou à física quântica, nela buscando explicações para os fenômenos parapsicológicos e espiritualistas pesquisados. Como a ligação de Jung com o físico Pauli.
Tenho refrescado minha memória assistindo o Senhor professor, preciso disto como professor de química e de física em nível de Ensino Médio. Desde 1994, sou estudante autodidata de formação continuada em ciências. E, agradeço este valoroso trabalho!
Desde que assisti seu vídeo primeira vez passei a incorporar ouvi lo na minha rotina. O Sr é um Professor excelente. Agradeço sua disposição e empenho.🙏❤💥🙏 Em tempo. Ibest.O Sr está?
Prezado Prof. Daniel. Meu nome é Luiz Machado, sou pesquisador 1B do CNPq. Tenho 65 anos, me formei em física pela UFMG em 1983. Também me formei em engenharia mecânica pela mesma universidade também em 1983. Com mestrado e doutorado em energia, sou professor do departamento de engenharia mecânica da UFMG há 30 anos. Nos anos 1980, fui professor de física em colégios de BH. vez por outra, trabalho em projetos sobre o ensino de física. Tanto é que escrevi, há 10 anos, os livros de física da Grupo Bernoulli. Perdão pelo resumo da minha trajetória acadêmica, mas achei importante fazê-lo antes de ir na essência desta mensagem, Parabéns pelo canal, pela didática e pela forma com a qual você descreve os complexos conceitos e ideias da física quântica. Não agora, mas para um futuro breve, pense no projeto de escrever um livro de física quântica para leigos. Abraço. luizm@ufmg.br
Estimado professor Daniel. Eu sou da área científica da Eletrônica, eu tenho 66 anos e eu sou apaixonado por física, eu até passei para física na UERJ em 2007 mas não deu para eu fazer o curso devido ao trabalho. Eu tive um professor de física com mestrado na UFRJ e ele foi k meu orientador por 3 anos e eu aprendi muito sobre a Relatividade restrita e geral e a mecânica Quântica. Os meus sinceros parabéns pelo seu fabuloso conhecimento e o seu maravilhoso método de ensino. As suas explicações são maravilhosas.
Muito obrigado Alfredo. Relatividade e Física Quântica são assuntos realmente fascinantes (apesar das duas áreas não se bicarem! hahaha). Parabéns pelo empenho , quem sabe você não retoma a graduação em Física no futuro?! Nunca é tarde! Abraços.
Olá Carlos. Fiquei bastante atarefado nesse final de ano, mas agora as coisas estão acalmando um pouco e espero publicar um vídeo muito em breve. Obrigado pelo incentivo.
Professor Daniel, o teu canal é definitivamente o melhor canal de física do UA-cam. Parabéns! E muito obrigado pelo trabalho. Professor, eu tenho dificuldade em aceitar a ideia de que o colapso da função de onda é resultado da determinação da observação que materializa a probabilidade em estatística. Para mim, é muito mais natural que o efeito da energia do fóton reage com o elétron. Ou seja, se um dia conseguirmos usar uma partícula, com energia desprezível em relação ao elétron, com capacidade de detectá-lo, poderíamos constatar por qual fenda o elétron tá passando, mesmo enquanto se comporta como onda. É razoável esse meu pensamento? E mais, atualmente, seria possível detectar, nas fendas, o elétron magneticamente, uma vez que ele é uma partícula com carga? Já existe esse experimento?!
Muito obrigado David. Que bacana sua colocação. Muito pertinente à questão que discutimos nesse vídeo. Vamos lá: Vc afirma: "Para mim, é muito mais natural que o efeito da energia do fóton reage com o elétron." Essa afirmação está perfeita. Ao interagirmos duas partículas com energia da mesma ordem de grandeza, uma interefirá na outra de forma significativa (aí está o princípo da incerteza na prática). Porém essa afirmação "se um dia conseguirmos usar uma partícula, com energia desprezível em relação ao elétron, com capacidade de detectá-lo, poderíamos constatar por qual fenda o elétron tá passando, mesmo enquanto se comporta como onda." seria correta tirando o fato dela ser fisicamente impossível. (Isso aí daria um vídeo heim?!) A energia do fóton é dada por E=h.f (logo a energia do fóton depende diretamente da sua frequencia o que implica que depende innversamente do comprimento de onda...quanto menor a energia do fóton, maior seu comprimento de onda). Isso que dizer que se eu usasse um fóton muito sutil (pouca energia) pra detectar o elétron, ele de fato causaria pouca perturbação no sistema de forma a desprezar a incerteza, porém, esse fóton deveria ter um grande comprimento de onda (o que impossibilitaria sua interação com o elétron). Então não dá. Existem diversos experimentos (inclusive de pensamento) com outros tipos de interação, mas todos eles convergem com o princípio da incerteza.
@@fisicaprof.daniel uma pergunta q pode ser besta. No realismo a hipótese eh q os estados “pares” já seriam definidos desde a origem. Da emissão. Ou seja soh descobriríamos ao medir e tendo a análise de uma saberíamos o estado da outra partícula por exclusão. No entrelaçamento haveria a sobreposição e ao medir o estado de um partícula a outra acabaria definida para o estado que forma o par. Ou seja, definindo um Estado no experimento a outra tbm seria definida. Devo estar confundindo algo pq se fosse assim não se teria o mesmo resultado ao final? Como eh que surgiria a desigualdade de Bell??
Que pena ter havido um grãozinho a comprometer a excelente engrenagem dos seus temas, Professor Daniel. Este vídeo está simplesmente brilhante!! Ao esclarecer estas 3 questões muito bem escolhidas, acabou por fazer uma revisão da matéria dada. Para quem, como eu, está tão longe deste mundo, isso nunca é demais. Cada vez mais fascinada por estas aulas e todos os seus temas, que se interligam! Quando revejo as aulas anteriores descubro sempre novas "ramificações". Na minha biblioteca, agrupei as suas aulas do seguinte modo: "Física Quântica para Principiantes" (18 vídeos, incluindo "Efeito das radiações no corpo humano"); A "História do átomo" (6 vídeos); "Convecção térmica, irradiação e condução, e como funciona o termómetro pistola" (5 vídeos); "Fenómenos ondulatórios" (3 vídeos, bem agarrado com o danado sars-cov2); "Efeito de estufa" (2 vídeos). Se achar algum engano nesta sistematização, indique por favor, Professor Daniel. Muito obrigada por esta magnífica aventura do conhecimento!
Que organização!!!! Muito legal vc incluir o "efeito das radiações" na pasta de física quântica pois o conceito básico da aula (E = h.f) é quantico! OS vídeos de onda foram os primeiros que eu produzi, usam uma linguagem audiovisual ainda muito "rústica". Até pensei em tirá-los do canal. Achei sua organização muito boa. Eu mesmo não faria melhor e vou "roubar" sua ideia e incluir o vídeo do efeito das radiações na playlist da FQ. (só senti falta dos vídeos de fotografia...hahahaha) brincadeira. Muito obrigado pelo comentário.
Olá Professor Daniel. Muito obrigada pela sua resposta. Tenho ideia de ter visto que haveria vídeos sobre fotografia, uma área que me interessa particularmente, mas, são tantos os temas a sedimentar que, acabei por deixar passá-los. Tentei encontrar mas em vão. Será que o Professor poderia indicar os links para esses vídeos, por favor? O engraçado é que, nessa procura, dei com um vídeo sobre "o efeito da electricidade no corpo humano", com a Professora Carmen. Gostei muito!!
Esqueci-me também de dizer que esta aula, absolutamente excelente, me ajudou a sedimentar (sempre a precisar de "sedimentar") as ideias (aparentemente) muito complexas, acerca da dualidade onda-partícula e a importância do princípio da complementaridade. Assim como o que determina a fronteira entre os mundos macro e micro, ou seja, entre a física clássica e a física quântica. Penso que é sobre isso que trata o tal livro de Física Eurítmica (Diálogos sobre a Nova Física - Complexidade e não linearidade) do Professor José Croca, que tenta conciliar o mundo macro com a física quântica.
Já encontrei os 11 vídeos sobre fotografia / composição fotográfica!! Já está criada uma nova playlist. Não precisa preocupar-se, Professor Daniel. Muito obrigada!!
"Niels Bohr, o cara" HAHAHAHAHHAHAH adorei!! Prof Daniel vc tbm é o cara. Consegui passar em física 4 na faculdade vendo seus vídeos, pq só com as minhas aulas tudo parecia um monte de conta sem sentido. Obrigadaaa
se vc nao leu, tem que ler "fisica atomica ao conhecimento humano" de Niels Bohr. é um livro muuuito bom, só é um pouquinho dificil no sentido de que bohr escreve com paragrafos carregados de palavras com significados mais complexos, ai vc acaba tendo que ler duas ou tres vezes o mesmo paragrafo suhsuh
@@maarysb26 um livro ainda melhor(mais facil) é o livro de "Heisenberg - A parte e o todo". eu ainda to tentando entender o capitulo do bohr onde ele explica o experimento da dupla fenda, mas seguir o raciocinio dele é impossivel akskaplsap
oi professor Daniel ainda bem que você está de volta realmente esse é o melhor canal de física do ouTube eu sou fissurado em tudo que fala do cosmo astronomia astrofísica química nem tudo agente entende mas alguma coisa agente acaba absolvendo e adquirindo mais conhecimento vejo todos os canais que fala de ciência no ouTube mas o seu canal sem sombra de dúvida foi o que mais me fez entender o que é a física quântica a maneira como você explica as coisas faz toda diferença que são de facil entendimento obrigado professor.
Olá Valdemir. Que bacana ler um comentário como o seu! Obrigado e parabéns pela sua busca por compreender melhor a natureza e o universo. Essa sua atitude é louvável.
Nossa, estava com saudades dos seus vídeos. Ainda bem que conseguiu resolver de alguma forma pois seu canal é excelente, suas explicações são claras e mesmo não sendo da área entendo e fico ansiosa por novos vídeos. Adorei a ideia de responder alguns comentários em forma de vídeo, excelente mesmo. Continue firme pois seus vídeos são magníficos!!!
Gostei do seu canal. Acabei de entrar nele. Mas você me parece ser uma pessoa muito legal. E espero poder aprender mais sobre fíxica para poder lhe fazer alguma pergunta com conhecimento de causa. Valeu, meu amigo.
Oi Professor, tinha assistido Genios da StarPlus, sobre a vida de Einstein (a primeira temporada, a segunda é sobre Picasso e a terceira Areta). Suas explicações e foram o melhor complemento q encontrei para entender algumas questôes da serie. Vejo que o canal está parado e não existe forma de se tornar membro ou coisa parecida ou incentivar seu trabalho. Por favor não pare!
Sou novo aqui e não vi ainda todos os vídeos. Te aplaudi de pé depois do vídeo de física quântica para iniciantes. Meu sonho de criança e muito respondido na física quântica. Desintegrar a matéria e reintegra-la num ponto determinado. Que se queira chegar. Saíra então a probabilidade e teríamos pontos definidos para isso. O grande problema é que tendo a variação da onda e ou da partícula que eu acredito ser maior que a da luz milhares de vezes e com isso atingir a variação do ponto. A velocidade irreal com que acontecem as coisas ao nosso redor podesse ser definida por uma grandeza que apontese estão oque a particula esta fazendo na sua frequncia de onda para Mesmo no conseguindo preve certo o fim. mas achar o meio onde esta vivo ou morto o gato. OU pelo menos conseguirmos determinar pela velocidade que isso acontece onde é o zero absoluto do espaço tempo. Pode ser maior bobagem que ja falei. Mas sabendo que pra isso dar certo teríamos que ultrapassar a velocidade da luz. E nessa velocidade vejo o tempo zero e ou mudança do estado da matéria onde a elevação ao quadrado posicionando a onda provavelmente na formula sempre positiva a probabilidade poderia então ultrapassar a dimensão espaço tempo. talvez este é o ponto de Desintegrar a matéria para direciona-la para onde gostaríamos que ela fosse. mas sabendo que vivemos e 1 por hora e isto estaria a infinito por hora como apontar ou imaginar esta conta. Simples demais de resolver. Velocidade da matéria em seu ponto pela velocidade em que deve ser ultrapassada para ela chegar no ponto que eu quero. Abraço
Bom dia professor! Eu não entendia a teoria das cordas, mas acho que para entender a teoria das cordas precisa ter uma noção de mecânica quântica, vendo seus videos de mecânica quântica acho que posso começar a entender os questionamentos da teoria das cordas.
Olá Foxtrote. Apesar de serem teorias diferentes, vc pode sim se beneficiar destes vídeos de física quântica pra compreender melhor a teoria das cordas.
Tava sentindo sua falta, prof. Com todo respeito. Achei que a covid tivesse aparecido por ai. Mas graças a Deus tudo se resolveu e o Sr voltou. Obrigada por tantos conhecimentos
Olá Ana Cecília! Felizmente a covid não me pegou, inclusive estou muito feliz pois acabo de tomar a segunda dose da vacina e estou tomando todos os cuidados. Espero que você esteja bem também. Muito obrigado!
Parabéns professor pelo canal, simplesmente excelente! Caso fosse possível estarmos em um tamanho compatível com o de um elétron, assim também para a sua posição e velocidade o que poderíamos observar sobre este elétron, como seria o seu aspecto (geometria), ao toca-lo o que eu sentiria, ele seria translúcido ou transparente? Afinal, do que ele é feito? Sei que uma resposta rápida seria: "ele é uma partícula fundamental..." mas as vezes essa definição não basta.
Obrigado Rodrigo. Essa pergunta é interessante. Obviamente não poderíamos assumir o tamanho de um elétron (que é uma partícula fundamental, portanto uma partícula que não possui uma estrutura interna) pois somos seres complexos formados por muitíssimas partículas fundamentais organizadas numa estrutura que nos permite toda nossa funcionalidade, nosso poder de observação e de raciocínio, etc... Mas fazendo esse exercício de pensamento, acredito que não há nenhuma analogia macroscópica (clássica), como cor, translucidez, forma, densidade, dureza, etc,.... que possa descrever o que observaríamos no mundo microscópico (quântico). Penso que na escala quântica estas coisas perdem totalmente o sentido, dado que são construções da nossa relação macroscópica co o mundo.
Uma sugestão para vídeo (ou série) seria a forma como os computadores quânticos conseguem, na prática, manipular partículas e extrair as informações e resultados como spins e intensidades de energia tão ínfimas para uso prático e traduzidos em forma de qubits.
Professor você poderia fazer um vídeo sobre as teorias do Sheldon Cooper da série Big Bang: A Teoria e Young Sheldon. Se elas realmente funcionam e se são reais, ficaríamos felizes. (Você é um ótimo professor!).
Muito bom essas aulas aprendo muito Pergunta: Se a luz se comporta hora como onda e hora como partícula, poderia dar exemplos práticos desse fenômeno? parabéns abraço
Professor. Excelente conteúdo! Finalmente a mecânica quântica fez algum sentido. Ou não fez sentido. Rs. Sou da área de humanas mas sempre um apaixonado pelas exatas e em especial a física. Qual obra indica para um aprofundamento autodidata da física? Gostaria de aprofundar conceitos da física clássica e quem sabe compreender melhor a relatividade e quântica!
Obrigado Marcelo. Inicialmente eu indico o livro "Física em 12 lições" do Feynman. Nele vc terá um panorama geral da física como ciência. A partir daí vc pode se aprofundar em alguma área que te interesse mais, então as possibilidades são inúmeras e depende do nível de formalismo que vc quer. Por exemplo, existem livros de Relatividade com formalismo matemático básico (ensino médio), mais focados na divulgação dos conceitos. Existem outros com o formalismo mais sofisticado que exige um conhecimento mais aprofundado em cálculo diferencial e integral, a mesma coisa com quântica ou física de partículas, enfim... depende do seu objetivo (e do nível de energia que vc quer desprender estudando o assunto).
@@fisicaprof.daniel Dificilmente conseguirei absorver energia suficiente para dar um salto para os níveis dos cálculos diferenciais e integrais. Ficaria no nível 1 mesmo do segundo grau talvez tentando ter uma noção geral. Baby steps, ir atrás da indicação e seguir aprendendo muito por aqui. Que ele não nos ouça mas q cara de preguiçoso tem esse seu aluno! Deve quibar tudo no chatgpt! Kkkkk Obrigado novamente pelo seu tempo. E Viva os professores!!
Olá Mateus. Eu desconhecia esse experimento. Por causa do seu comentário fiz uma pesquisa rápida aqui e me interessei por ele. Vou me aprofundar nesse experimento e respondo sua pergunta (ou faço um vídeo sobre ele). Obrigado pelo comentário!
MUITO OBRIGADO novamente pela EXCELENTE Resposta ! Não conhecia essa teoria "mística séria" da função de colapso de onda, vou pesquisar ! Aproveitando, o que o senhor acha do trabalho de cientistas como Firjot Capra e Rupert Sheldrake, que tentam uma ponte entre o misticismo(mais oriental) e a ciência moderna(fisica quantica e biologia/genetica) ?
Fico feliz que tenha gostado Rodrigo! Sobre o Wigner e essa interpretação idealista da FQ, tenho um vídeo que toca nesse assunto: ua-cam.com/video/019XChl0P60/v-deo.html e pra se aprofundar, recomendo o texto: "Física Quântica: Entenda as diversas interpretações da física quântica" de Osvaldo Pessoa Jr. Você acha fácil esse PDF na internet. Qt aos cientistas que você citou, li O Tao da Física há mais de 20 anos. Lembro que não gostei muito na época (não sei exatamente porque), precisaria reler pra me posicionar mais assertivamente. Qt ao Rupert Sheldrake, não sei quase nada dele... só sei que ele é da biologia né?! Como comentei anteriormente, me posiciono sempre do lado mais cético nestas questões. Por outro lado acredito que estabelecer pontes e diálogos entre visões diferentes de mundo é um trabalho fundamental. Porém temos que ser cuidadosos em relação a isso pra não estimularmos pseudo-ciência e desinformação pensando que se trata de ciência séria.
Obrigado. O forno de micrrondas tem esse nome pq, para aquecer os alimentos, ele utiliza radiação na faixa de frequencia das microondas. Essa é a faixa de frequência que vai de 300 GHz a 300 MHz.
Você é fera mano ,gostaria de saber se ahá algum caminho pra trilhar profissões como astronomia , engenharia aero-espacial , de uma forma alternativa ,sem estudar ( Quero dizer sem cursar ensino fundamental ,médio e etc) As escolas de hoje em dia estão mais parecidas com um cabaré ,do que uma escola .. E isso me desmotivou totalmente a cursa-la . Sei falar inglês ,hoje sou assistente técnico em informática ,conserto computadores ,celulares ,toco guitarra , não é me exaltando ,mais tudo que sei até hoje ,aprendi sozinho ,ouvindo , observando ... Nada que aprendi na escola ,uso hoje ,absolutamente nada. Sempre me interessei por ciências ,física ,estrelas , planetas, mais o Brasil ,e seu sistema de educação não ajuda em nada esse tipo de gente ,que tem esse tipo de gosto.. Tanto é que ,enquanto outros países estão aí indo pra marte ,estudando exo planetas , lançando super telescópios ,o que o Brasil tá curtindo? Futebol ,carnaval, funk ... Lógicamente não é tirando o mérito de ninguém, mais esse tipo de coisa não leva ninguém a lugar nenhum ,só ganha mesmo o jogador que está lá embolsando seus milhões ,os cantores ,e etc... Nós da sociedade ,não ganhamos nada além de um pequeno momento PASSAGEIRO de felicidade insignificante ,que não trás conhecimento ,nem sabedoria ,nem NADA que vá somar pra nós como uma nação ... Resumindo ,há algum meio ,de se trabalhar com esse tipo de coisa ,porém sem cursar ensino médio ? Tenho 20 anos ,ando ultimamente pensando muito em fazer algo novo , sei que você não é coach kkk, mais dá pra ver que é uma pessoa com valores bem definidos , gostaria de um norte ,alguma direção .. Desde já ,grato. (Será que você poderia fazer um vídeo falando ,e talvez se conseguir alguma imagem explicativa de como funciona o motor EMdrive?? Se é possível ,e como funciona ?)
Muito interessante sua fala. Existem pontos aí que eu concordo plenamente (a maioria). Na verdade meu trabalho é na área da educação e percebo com clareza esse distanciamento que você se refere entre o conhecimento escolar formal e "a vida cotidiana". Por outro lado, acredito que existe sim pontes entre a escola e a criação de conhecimento realmente significativo e estamos avançando cada vez mais nesse sentido. Meu trabalho em educação vai justamente nessa linha, pensar e criar condições para que a educação básica se torne cada vez mais significativa (de acordo com o projeto de vida de cada um) Assim como você, sou muito a favor do autodidatismo, mas esse pode ser um caminho perigoso também (isso daria uma boa discussão). Existe sim na nossa legislação vigente a possibilidade de alguém ser reconhecido, conseguir engajamento e até obter títulos academicos pelo "notório saber" em alguma área, sem ter cursado a educação formal, mas isso é raríssimo. Você ainda é bem jovem, se me permite um conselho, nunca é tarde pra continuar os estudos. Quanto ao motor Emdrive, a sugestão foi anotada. Tenho uma lista de temas que ainda estão no papel (que pretendo transformar em vídeo), e essa sugestão certamente veio enriquecer essa lista. Abraços.
acho que precisamos zerar todas as dizimas periodicas de todas as forças que agem nos dois planos inclusive o tempo e iniciar dai. assim saberemos inclusive os limites do macro depois que conseguirmos estabelecer os limites do micro.
Professor, quando voltará com mais vídeos? Tenho uma pergunta. a fazer sobre as frequências das coisas. Por exemplo, é possível irradiar uma substância com laser e a luz que é transmitida pode levar a frequência desta substância adiante?
Olá elton. A física quântica estuda o mundo do "muito pequeno". Nas escalas atômicas e subatômicas a física clássica não funciona. Aí que entra a física quântica.
Segundo o que entendi a única forma de detectar um eléctron na passagem de um fenda por exemplo eu teria que incidir um fóton o que contaminaria significativamente o efeito de difração num experimento de dupla fenda por exemplo. Porém não existe outra forma de detectar a passagem do elétron? Medindo a alteração do campo magnético, uma vez que uma carga em movimento gera um campo magnético?
Olá Marcos. Para detectar o elétron tenho necessariamente que interagir com ele. A variação de um campo magnético gera um campo elétrico induzido, também variável. Este campo elétrico variável dá origem a um campo magnético variável, logo vai haver produção de ondas eletromagnéticas (ou em outras palavras, há a produção de fótons) caindo assim no problema inicial da incerteza.
As ciências sociais chuparam muitas idéias e termos próprios das ciências físicas. Por exemplo, ouvi recentemente algo como "o resultado de pesquisas eleitorais é quântico" pois pode alterar os resultados seguintes. Sei que no caso das ciências sociais não dá para aplicar fórmulas físicas, mas é possível fazer aproximações por analogia com os fenômenos físicos. O sr pode comentar a respeito?
Que bom prof. Tenho aprendido muito com suas narrativas explicando Física. Professor, sem querer envolver a "fé" mas já envolvendo, o personagem bíblico Jesus em alguns momentos na narrativa bíblica, rompeu com leis físicas, e com relação a quântica tem um trecho interessante. " Ao cair da tarde daquele primeiro dia da semana, estando os discípulos reunidos a portas trancadas, por medo dos judeus, Jesus entrou, pôs-se no meio deles e disse: "Paz seja com vocês! " " Aqui teria jesus passado pela porta sem ninguém abrir. Mas ele mostra suas mãos marcadas da crucificação e ressurreição. Crendo ou não, qual explicação poderia ser dada para que um corpo material humano atravessasse outro corpo material como a porta de "madeira" sem alterar suas características? Que tipo de energia teria de ser um ser humano para fazer tal locomoção ignorando a materia do mundo clássico? Agradeço a atenção prof Daniel. Desculpe misturar as coisas mas a biblia tem coisas bem estranhas.🤔
Boa tarde, gosto muito do seu canal, tenho aprendido bastante. Porquê não podemos explicar o efeito fotoelétrico através da frequência da luz, uma vez a radiação ionizante pode alterar o nosso DNA, causando mutações genéticas? Isso não explicaria o fato do infravermelho não provocar a movimentação de elétrons e o ultravioleta sim?
sobre o experimento de dupla fenda realizado com elétrons, todos os elétrons atravessam a barreira (onde estão as duas fendas), ou alguns colidem com a barreira e não atingem o detector?
Boa sua pergunta. Alguns colidem com a barreira sim e acabam refletindo (voltando), outros resvalam nas bordas da barreira e sofrem desvios. Então nem todos realmente chegam no detector.
Professor, você pode fazer uma aula explicando sobre o efeito zeno quântico? Porque pessoas continuam dizendo que o “observador ou consciência” tem “poder” sobre o resultado de uma pesquisa. Não consigo acreditar que o seja a consciência, mas sim o equipamento de medição, para fazer a medição acaba modificando o experimento.
Olá Jefferson. Nos vídeos: ua-cam.com/video/84Bhoyo2yCM/v-deo.html e ua-cam.com/video/E7EsHajyyro/v-deo.html eu faço uma discussão, não sobre o efeito Zeno em si, mas sobre como o ato de medir interfere no resultado do experimento.
CARÍSSIMO PROF. DANIEL: É PRA LÁ DE ELOGIÁVEL ESSA SUA INICIATIVA. TENHO A SEGUINTE QUESTÃO: HÁ O COMPRIMENTO PLANCK E O TEMPO PLANCKA, POR EXEMPLO, MARCANCO A DIMENSÃO E A EXPLOSÃO/VIBRAÇÃO DA PARTÍCULA (OU CORDA) QUE ORIGINOU O UNIVERSO. PERGUNTOO: SE MUDARMOS O SINAL DO EXPOENTE PARA POSITIVO TERÍAMOS O LIMITE E A DATA DE TAL EVENTO? ESTOU LHE DANDO A CHANCE DE GANHAR O NOBEL!!!
A lei da conservação da energia, de forma muito simplificada, essa lei define a energia como sendo algo (uma quantidade) que se mantém constante (é conservada) numa transformação. A história do conceito de energia é interessantíssima. Tenho um roteiro quase pronto sobre o teorema de Noether que se aprofunda nesse assunto. Pretendo grava-lo num futuro próximo. Se (quando) eu fizer esse vídeo, trago essa sua pergunta.
Bom dia Professor! Ao passar pela dupla fenda, o elétron não poderia sofrer alguma interferência do material dessa dupla fenda, ou então, ricochetear nela, o que faria com que mudasse de direção?
Pq quando incidimos fótons sobre o elétron (para medi-lo), ele deixa de dar varias faixas (como uma onda) e passa a dar EXATAMENTE 2 faixas concentradas? Minha dúvida está nessa interação. No caso a medição/interação faz com que o elétron deixe de seguir sua trajetória como onda e passa a ir "reto" para uma das duas faixas? Os fótons são incididos somente depois de passar pela fenda certo? Então se os fótons fossem incididos mais próximo da placa do que das fendas, então o resultado seria ondulatório né?
Boa parte. A química/física quântica é uma grande Ad hipótese sobre algo que não entendemos ainda ou ela existe como um fenômeno de fato? Uma vez que ela seja uma ad hipótese, pode ser ela considerada uma ciência? Estou refletindo isso pensando no modelo probabilístico do elétron!!! Um elétron pode existir em vários lugares ao mesmo tempo...., A área de probabilidade é uma grande resposta de "Não sei" para o que não entendemos?
Nas minhas introspecçoes vejo uma mar energético com flutuações de intensidade onde um aumento na intensidade gera uma aglutinação energética que pode no deslocamento ganhar ou perder energia pela flutuação de energia no campo, assim se houver algo mais denso no meio do caminho e a partícula colidir ela se desmanchará como um balão cheio de água batendo em uma coluna e se desmanchando, onde o balão é a concentração da energia conquistada pelo deslocamento onde as conscidencias de aumento da energia prevaleceram e a particula viveu algum tempo e se firmou como particula, mas na interação com outra mais densa espalhou a energia oelo campo quântico nos dando a ideia de onda. Resta saber lor qual motivo existem flutuações no campo quântico. Quem é o responsável pela flutuação? Quem será o responsável pela variação da flutuação quântica? Acho que precisamos entender melhor o que é energia. Quais as características fundamentais da energia.
QUERIA QUE VC FIZESSE UM ESTUDO SOBRE ELETRICIDAE...E SUAS VARIAÇOES DURANTE O TEMPO...ELETROSTATICA..ELETRODINAMICA..ELETROQUIMICA...E POR FIM O ELETROMAGNETISMO...FINALIZANCOM AS EQUAÇOES MAXWELL..TUDO ISSO JUNTO COM A EVOLUÇAO DO MODELO ATOMICO .
Ao colapsar a onda eu obtive um único resultado. Vamos supor que a probabilidade antes de obter esse resultado variasse entre 20% e 60%... e que, depois de colapsar a onda, eu chegasse a um resiltado correspondente a 55% (por exemplo). Se eu repetir o experimento inúmeras vezes, eu obterei sempre o mesmo resultado? Se isso é verdade, por que me interessaria pelo resultado obtido pelo efeito ondulatório ? E, se na prática, o efeito partícula irá se repetir, para que eu preciso da física quântica ?
Olá professor. Em relação a experiência da dupla fenda, Hélio Couto cita em um de seus vídeos no UA-cam, que o físico Leonard Mandel fez essa mesma experiência e apenas a sua intenção de observar o experimento fez com que houvesse o colapso da função de onda e o elétron começasse a se comportar como partícula. Esse experimento realmente existiu? Ou seja o observador não precisou jogar luz sobre o elétron, mas apenas manifestar a intenção de observar que ele já alterou o experimento e fez com que as franjas não mais aparecessem.
Professor, mas o ato de escolher, envolve uma vontade/desejo por um resultado. Como se explica o efeito retardatário ? Como elétron passa como onda e só depois voltar e se comporta como partícula, depois que o cientista fecha a fenda?
Boa noite professor, Quer dizer então que afirmativas de que "o ato de observar" interfere no comportamento de uma partícula, não faz sentido. Pergunto porque já vi vídeos sobre o tema onde se afirma que, no mundo quântico, o "sujeito" altera o "objeto" quando vai medi-lo.
Responda a minha pergunta! Quem foi você na vida passada? Sendo que dentro da física quântica avançada #você deixa os seus passos registrados na TERRA de 3D 😊😊😊😊
Professor, sabemos que se emitir fótons a uma fenda dupla, sem interferir na sua função de onda, ela apresentará um comportamento ondulatório no anteparo, agora, vamos imaginar que nesse anteparo, onde apresentou a interferência, tenha mais duas fenda, e apartir dai a gente observa por onde a partícula vai passar colapsando sua função de onda, e ela apresentará um comportamento de partícula no segundo anteparo... Ou seja, nessa situação ela apresentará dois comportamentos ao mesmo tempo? ou isso implica em dizer que o fato de você colapsar a função de onda irá alterar o passado da partícula, se sim, como é possível alterar o que já aconteceu..
PARABÉNS vc é fera.
Professor, gosto muito de suas explicações! Fico encantado e atento às suas palavras! O ambiente, também ajuda muito! Bela lembrança de Federico Fellini, A doce vida, marco da transição de seus estilos do neorrealismo para o simbolismo, um dos filmes mais importantes da década de 1960 e do século 20! Parabéns, Sr.
Olá Francisco. Sou fã do Fellini, desde suas parcerias com o Rossellini, no neorrealismo (Roma, Cidade Aberta e Il Miracolo), sua fase neorrealista como diretor (A estrada da vida) até o simbolismo. As noites de Cabíria, por exemplo, considero um dos melhores filmes de todos os tempos. Assim como La Dolce Vita e 8 e mezzo. À altura de Fellini talvez um Yasugiro Ozu ou um Luchino Visconti. Sempre gostoso conversar com um cinéfilo de bom gosto! Abraços.
Não estará faltando Michelangelo Antonioni(blowup)?
Seu canal veio do nada pra mim e estou Maratona do seus Vídeos. Vc está de parabéns.
Parabéns Jesus abençoe o senhor. Vc é uma benção de Deus q traz sabor para nossas vidas. A matéria é ótima e vc é iluminado sabe desenvolver os assuntos e é MT carismático. Continue...
Torna possível e acessível a todos!MUITO OBRIGADO
Professor Daniel, suas explanações são muito claras em questões tão complexas e fascinantes. Gostaria muito de assistir um vídeo sobre o paradoxo do amigo. Parabéns e obrigado.
Excelente vídeo, que tornou um pouco mais claros alguns conceitos sobre os quais venho lendo há décadas. O meu grande interesse pela física quântica veio dos meus estudos parapsicológicos e do que chamo de 'espiritualismo científico e filosófico', matéria fundamental para mim desde que me formei em medicina, em 1974. Muito grato, abraço. P. S.: Desde o início do século passado, a parapsicologia se aliou à física quântica, nela buscando explicações para os fenômenos parapsicológicos e espiritualistas pesquisados. Como a ligação de Jung com o físico Pauli.
Daniel, você é o cara! Um gigante dentro do mundo quântico.
Tenho refrescado minha memória assistindo o Senhor professor, preciso disto como professor de química e de física em nível de Ensino Médio. Desde 1994, sou estudante autodidata de formação continuada em ciências. E, agradeço este valoroso trabalho!
Adorei como tenho adorado seus vídeos. Parabéns.
Desde que assisti seu vídeo primeira vez passei a incorporar ouvi lo na minha rotina. O Sr é um Professor excelente. Agradeço sua disposição e empenho.🙏❤💥🙏
Em tempo. Ibest.O Sr está?
Ótimas aulas! Não conhecia teu trabalho ainda. Muito bom.
Gosto muito do canal. Gosto de física como um gatilho para o pensar. Existe uma linha tênue que separa a física da filosofia.
Prezado Prof. Daniel. Meu nome é Luiz Machado, sou pesquisador 1B do CNPq. Tenho 65 anos, me formei em física pela UFMG em 1983. Também me formei em engenharia mecânica pela mesma universidade também em 1983. Com mestrado e doutorado em energia, sou professor do departamento de engenharia mecânica da UFMG há 30 anos. Nos anos 1980, fui professor de física em colégios de BH. vez por outra, trabalho em projetos sobre o ensino de física. Tanto é que escrevi, há 10 anos, os livros de física da Grupo Bernoulli. Perdão pelo resumo da minha trajetória acadêmica, mas achei importante fazê-lo antes de ir na essência desta mensagem, Parabéns pelo canal, pela didática e pela forma com a qual você descreve os complexos conceitos e ideias da física quântica. Não agora, mas para um futuro breve, pense no projeto de escrever um livro de física quântica para leigos. Abraço. luizm@ufmg.br
Adorei saber que a Física Quântica amplifica a Física Clássica. Aprendendo cada vez mais sobre esse Universo Quântico que tanto amo ♾️✨💛
Estimado professor Daniel.
Eu sou da área científica da Eletrônica, eu tenho 66 anos e eu sou apaixonado por física, eu até passei para física na UERJ em 2007 mas não deu para eu fazer o curso devido ao trabalho.
Eu tive um professor de física com mestrado na UFRJ e ele foi k meu orientador por 3 anos e eu aprendi muito sobre a Relatividade restrita e geral e a mecânica Quântica.
Os meus sinceros parabéns pelo seu fabuloso conhecimento e o seu maravilhoso método de ensino.
As suas explicações são maravilhosas.
Muito obrigado Alfredo.
Relatividade e Física Quântica são assuntos realmente fascinantes (apesar das duas áreas não se bicarem! hahaha). Parabéns pelo empenho , quem sabe você não retoma a graduação em Física no futuro?! Nunca é tarde!
Abraços.
Professor, não suma. É muito didática as explicações, principalmente sobre física quântica.
Olá Carlos. Fiquei bastante atarefado nesse final de ano, mas agora as coisas estão acalmando um pouco e espero publicar um vídeo muito em breve. Obrigado pelo incentivo.
Professor, você explica tão bem que até eu (que não sou de exatas) entendo um pouco. Obrigado.
Professor Daniel, o teu canal é definitivamente o melhor canal de física do UA-cam. Parabéns! E muito obrigado pelo trabalho. Professor, eu tenho dificuldade em aceitar a ideia de que o colapso da função de onda é resultado da determinação da observação que materializa a probabilidade em estatística. Para mim, é muito mais natural que o efeito da energia do fóton reage com o elétron. Ou seja, se um dia conseguirmos usar uma partícula, com energia desprezível em relação ao elétron, com capacidade de detectá-lo, poderíamos constatar por qual fenda o elétron tá passando, mesmo enquanto se comporta como onda. É razoável esse meu pensamento? E mais, atualmente, seria possível detectar, nas fendas, o elétron magneticamente, uma vez que ele é uma partícula com carga? Já existe esse experimento?!
Muito obrigado David. Que bacana sua colocação. Muito pertinente à questão que discutimos nesse vídeo. Vamos lá: Vc afirma: "Para mim, é muito mais natural que o efeito da energia do fóton reage com o elétron." Essa afirmação está perfeita. Ao interagirmos duas partículas com energia da mesma ordem de grandeza, uma interefirá na outra de forma significativa (aí está o princípo da incerteza na prática). Porém essa afirmação "se um dia conseguirmos usar uma partícula, com energia desprezível em relação ao elétron, com capacidade de detectá-lo, poderíamos constatar por qual fenda o elétron tá passando, mesmo enquanto se comporta como onda." seria correta tirando o fato dela ser fisicamente impossível. (Isso aí daria um vídeo heim?!) A energia do fóton é dada por E=h.f (logo a energia do fóton depende diretamente da sua frequencia o que implica que depende innversamente do comprimento de onda...quanto menor a energia do fóton, maior seu comprimento de onda). Isso que dizer que se eu usasse um fóton muito sutil (pouca energia) pra detectar o elétron, ele de fato causaria pouca perturbação no sistema de forma a desprezar a incerteza, porém, esse fóton deveria ter um grande comprimento de onda (o que impossibilitaria sua interação com o elétron). Então não dá. Existem diversos experimentos (inclusive de pensamento) com outros tipos de interação, mas todos eles convergem com o princípio da incerteza.
@@fisicaprof.daniel uma pergunta q pode ser besta.
No realismo a hipótese eh q os estados “pares” já seriam definidos desde a origem. Da emissão. Ou seja soh descobriríamos ao medir e tendo a análise de uma saberíamos o estado da outra partícula por exclusão.
No entrelaçamento haveria a sobreposição e ao medir o estado de um partícula a outra acabaria definida para o estado que forma o par. Ou seja, definindo um Estado no experimento a outra tbm seria definida.
Devo estar confundindo algo pq se fosse assim não se teria o mesmo resultado ao final? Como eh que surgiria a desigualdade de Bell??
Que bom que está de volta professor! Não desanime com as barreiras TMJ!
OLA DANIEL...BOA NOITE. EU ESTUDEI TODOS SEUS VIDEOS...APRENDI MUITO..QUERO TE AGRADECER..
Que pena ter havido um grãozinho a comprometer a excelente engrenagem dos seus temas, Professor Daniel. Este vídeo está simplesmente brilhante!! Ao esclarecer estas 3 questões muito bem escolhidas, acabou por fazer uma revisão da matéria dada. Para quem, como eu, está tão longe deste mundo, isso nunca é demais. Cada vez mais fascinada por estas aulas e todos os seus temas, que se interligam! Quando revejo as aulas anteriores descubro sempre novas "ramificações". Na minha biblioteca, agrupei as suas aulas do seguinte modo: "Física Quântica para Principiantes" (18 vídeos, incluindo "Efeito das radiações no corpo humano"); A "História do átomo" (6 vídeos); "Convecção térmica, irradiação e condução, e como funciona o termómetro pistola" (5 vídeos); "Fenómenos ondulatórios" (3 vídeos, bem agarrado com o danado sars-cov2); "Efeito de estufa" (2 vídeos). Se achar algum engano nesta sistematização, indique por favor, Professor Daniel. Muito obrigada por esta magnífica aventura do conhecimento!
Que organização!!!! Muito legal vc incluir o "efeito das radiações" na pasta de física quântica pois o conceito básico da aula (E = h.f) é quantico! OS vídeos de onda foram os primeiros que eu produzi, usam uma linguagem audiovisual ainda muito "rústica". Até pensei em tirá-los do canal. Achei sua organização muito boa. Eu mesmo não faria melhor e vou "roubar" sua ideia e incluir o vídeo do efeito das radiações na playlist da FQ. (só senti falta dos vídeos de fotografia...hahahaha) brincadeira. Muito obrigado pelo comentário.
Olá Professor Daniel. Muito obrigada pela sua resposta. Tenho ideia de ter visto que haveria vídeos sobre fotografia, uma área que me interessa particularmente, mas, são tantos os temas a sedimentar que, acabei por deixar passá-los. Tentei encontrar mas em vão. Será que o Professor poderia indicar os links para esses vídeos, por favor? O engraçado é que, nessa procura, dei com um vídeo sobre "o efeito da electricidade no corpo humano", com a Professora Carmen. Gostei muito!!
Esqueci-me também de dizer que esta aula, absolutamente excelente, me ajudou a sedimentar (sempre a precisar de "sedimentar") as ideias (aparentemente) muito complexas, acerca da dualidade onda-partícula e a importância do princípio da complementaridade. Assim como o que determina a fronteira entre os mundos macro e micro, ou seja, entre a física clássica e a física quântica. Penso que é sobre isso que trata o tal livro de Física Eurítmica (Diálogos sobre a Nova Física - Complexidade e não linearidade) do Professor José Croca, que tenta conciliar o mundo macro com a física quântica.
Já encontrei os 11 vídeos sobre fotografia / composição fotográfica!! Já está criada uma nova playlist. Não precisa preocupar-se, Professor Daniel. Muito obrigada!!
Parabéns pelos seus vídeos!! Vc é carismático, e tem a facilidade em explicar a física para os leigos.
Obrigado pelo esforço em ensinar!
Vc é o cara, por favor não pare de fazer esse trabalho tão importante que traz luz e conhecimento nos ajudando a não cair em armadilhas de picaretas.
Kkkkkkk 😮
"Niels Bohr, o cara" HAHAHAHAHHAHAH adorei!! Prof Daniel vc tbm é o cara. Consegui passar em física 4 na faculdade vendo seus vídeos, pq só com as minhas aulas tudo parecia um monte de conta sem sentido. Obrigadaaa
se vc nao leu, tem que ler "fisica atomica ao conhecimento humano" de Niels Bohr. é um livro muuuito bom, só é um pouquinho dificil no sentido de que bohr escreve com paragrafos carregados de palavras com significados mais complexos, ai vc acaba tendo que ler duas ou tres vezes o mesmo paragrafo suhsuh
@@luispaulo7259 nossa muito obrigada pela dica, vou ler sim 😍😍😍
@@maarysb26 um livro ainda melhor(mais facil) é o livro de "Heisenberg - A parte e o todo".
eu ainda to tentando entender o capitulo do bohr onde ele explica o experimento da dupla fenda, mas seguir o raciocinio dele é impossivel akskaplsap
Que bom, que o canal voltou !!!!
oi professor Daniel ainda bem que você está de volta realmente esse é o melhor canal de física do ouTube eu sou fissurado em tudo que fala do cosmo astronomia astrofísica química nem tudo agente entende mas alguma coisa agente acaba absolvendo e adquirindo mais conhecimento vejo todos os canais que fala de ciência no ouTube mas o seu canal sem sombra de dúvida foi o que mais me fez entender o que é a física quântica a maneira como você explica as coisas faz toda diferença que são de facil entendimento obrigado professor.
Olá Valdemir. Que bacana ler um comentário como o seu! Obrigado e parabéns pela sua busca por compreender melhor a natureza e o universo. Essa sua atitude é louvável.
Nossa, estava com saudades dos seus vídeos. Ainda bem que conseguiu resolver de alguma forma pois seu canal é excelente, suas explicações são claras e mesmo não sendo da área entendo e fico ansiosa por novos vídeos. Adorei a ideia de responder alguns comentários em forma de vídeo, excelente mesmo.
Continue firme pois seus vídeos são magníficos!!!
Muito obrigado!
Concordo. A ideia foi excelente.
Muito Show Professor.
Muito bom explica com muita categoria e clareza
Obrigado João!
Gostei do seu canal. Acabei de entrar nele. Mas você me parece ser uma pessoa muito legal. E espero poder aprender mais sobre fíxica para poder lhe fazer alguma pergunta com conhecimento de causa. Valeu, meu amigo.
Obrigado Prof.Daniel
Sensacional professor. Canal excelente
Que maravilha de canal!! Maratonando!!! 👍
Obrigado Armando!
Oi Professor, tinha assistido Genios da StarPlus, sobre a vida de Einstein (a primeira temporada, a segunda é sobre Picasso e a terceira Areta). Suas explicações e foram o melhor complemento q encontrei para entender algumas questôes da serie. Vejo que o canal está parado e não existe forma de se tornar membro ou coisa parecida ou incentivar seu trabalho. Por favor não pare!
Sucesso seu canal! Recomendarei para meu alunos!
Que susto com o canal!
O UA-cam não pode nos deixar sem seus vídeos!
Mais um excelente vídeo!!
Muito obrigado!
Professor, obrigada por compartilhar seu conhecimento!
Muito bom
Poder entrar neste mundo da física quântica mesmo nao sendo um físico ou ter que fazer cálculos complicados!
Obrigado
Sou novo aqui e não vi ainda todos os vídeos.
Te aplaudi de pé depois do vídeo de física quântica para iniciantes.
Meu sonho de criança e muito respondido na física quântica.
Desintegrar a matéria e reintegra-la num ponto determinado. Que se queira chegar.
Saíra então a probabilidade e teríamos pontos definidos para isso.
O grande problema é que tendo a variação da onda e ou da partícula que eu acredito ser maior que a da luz milhares de vezes e com isso atingir a variação do ponto.
A velocidade irreal com que acontecem as coisas ao nosso redor podesse ser definida por uma grandeza que apontese estão oque a particula esta fazendo na sua frequncia de onda para Mesmo no conseguindo preve certo o fim. mas achar o meio onde esta vivo ou morto o gato.
OU pelo menos conseguirmos determinar pela velocidade que isso acontece onde é o zero absoluto do espaço tempo.
Pode ser maior bobagem que ja falei.
Mas sabendo que pra isso dar certo teríamos que ultrapassar a velocidade da luz. E nessa velocidade vejo o tempo zero e ou mudança do estado da matéria onde a elevação ao quadrado posicionando a onda provavelmente na formula sempre positiva a probabilidade poderia então ultrapassar a dimensão espaço tempo.
talvez este é o ponto de Desintegrar a matéria para direciona-la para onde gostaríamos que ela fosse.
mas sabendo que vivemos e 1 por hora e isto estaria a infinito por hora como apontar ou imaginar esta conta.
Simples demais de resolver.
Velocidade da matéria em seu ponto pela velocidade em que deve ser ultrapassada para ela chegar no ponto que eu quero.
Abraço
Muito obrigada!
Acho que Deus pensou se chegarem ate aqui vai ser perigoso mas impedir questionaria o livre arbítrio Hoje o prof.Daniel fez chegar até mim Obrigado .
Bom dia professor! Eu não entendia a teoria das cordas, mas acho que para entender a teoria das cordas precisa ter uma noção de mecânica quântica, vendo seus videos de mecânica quântica acho que posso começar a entender os questionamentos da teoria das cordas.
Olá Foxtrote. Apesar de serem teorias diferentes, vc pode sim se beneficiar destes vídeos de física quântica pra compreender melhor a teoria das cordas.
Excelente aula
Tava sentindo sua falta, prof. Com todo respeito. Achei que a covid tivesse aparecido por ai. Mas graças a Deus tudo se resolveu e o Sr voltou.
Obrigada por tantos conhecimentos
Olá Ana Cecília! Felizmente a covid não me pegou, inclusive estou muito feliz pois acabo de tomar a segunda dose da vacina e estou tomando todos os cuidados. Espero que você esteja bem também. Muito obrigado!
Sensacional
É redundante, mas tu é o cara.
Comecei hoje a assistir.
Parabéns professor pelo canal, simplesmente excelente!
Caso fosse possível estarmos em um tamanho compatível com o de um elétron, assim também para a sua posição e velocidade o que poderíamos observar sobre este elétron, como seria o seu aspecto (geometria), ao toca-lo o que eu sentiria, ele seria translúcido ou transparente? Afinal, do que ele é feito? Sei que uma resposta rápida seria: "ele é uma partícula fundamental..." mas as vezes essa definição não basta.
Obrigado Rodrigo. Essa pergunta é interessante. Obviamente não poderíamos assumir o tamanho de um elétron (que é uma partícula fundamental, portanto uma partícula que não possui uma estrutura interna) pois somos seres complexos formados por muitíssimas partículas fundamentais organizadas numa estrutura que nos permite toda nossa funcionalidade, nosso poder de observação e de raciocínio, etc... Mas fazendo esse exercício de pensamento, acredito que não há nenhuma analogia macroscópica (clássica), como cor, translucidez, forma, densidade, dureza, etc,.... que possa descrever o que observaríamos no mundo microscópico (quântico). Penso que na escala quântica estas coisas perdem totalmente o sentido, dado que são construções da nossa relação macroscópica co o mundo.
Gosto muito do seu canal.
Obrigado Claudia.
Fala sobre viagem no tempo para o passado por projeção astral
Uma sugestão para vídeo (ou série) seria a forma como os computadores quânticos conseguem, na prática, manipular partículas e extrair as informações e resultados como spins e intensidades de energia tão ínfimas para uso prático e traduzidos em forma de qubits.
Professor você poderia fazer um vídeo sobre as teorias do Sheldon Cooper da série Big Bang: A Teoria e Young Sheldon. Se elas realmente funcionam e se são reais, ficaríamos felizes. (Você é um ótimo professor!).
Muito bom essas aulas aprendo muito
Pergunta: Se a luz se comporta hora como onda e hora como partícula, poderia dar exemplos práticos desse fenômeno?
parabéns
abraço
Professor. Excelente conteúdo! Finalmente a mecânica quântica fez algum sentido. Ou não fez sentido. Rs.
Sou da área de humanas mas sempre um apaixonado pelas exatas e em especial a física.
Qual obra indica para um aprofundamento autodidata da física? Gostaria de aprofundar conceitos da física clássica e quem sabe compreender melhor a relatividade e quântica!
Obrigado Marcelo. Inicialmente eu indico o livro "Física em 12 lições" do Feynman. Nele vc terá um panorama geral da física como ciência. A partir daí vc pode se aprofundar em alguma área que te interesse mais, então as possibilidades são inúmeras e depende do nível de formalismo que vc quer. Por exemplo, existem livros de Relatividade com formalismo matemático básico (ensino médio), mais focados na divulgação dos conceitos. Existem outros com o formalismo mais sofisticado que exige um conhecimento mais aprofundado em cálculo diferencial e integral, a mesma coisa com quântica ou física de partículas, enfim... depende do seu objetivo (e do nível de energia que vc quer desprender estudando o assunto).
@@fisicaprof.daniel Muito Obrigado!!
@@fisicaprof.daniel Dificilmente conseguirei absorver energia suficiente para dar um salto para os níveis dos cálculos diferenciais e integrais. Ficaria no nível 1 mesmo do segundo grau talvez tentando ter uma noção geral.
Baby steps, ir atrás da indicação e seguir aprendendo muito por aqui.
Que ele não nos ouça mas q cara de preguiçoso tem esse seu aluno! Deve quibar tudo no chatgpt! Kkkkk
Obrigado novamente pelo seu tempo. E Viva os professores!!
Professor, vc poderia explicar a experiência do Institute for Basic Sciences (IBS), da Coreia do Sul, sobre a dualidade onda- partícula?
Olá Mateus. Eu desconhecia esse experimento. Por causa do seu comentário fiz uma pesquisa rápida aqui e me interessei por ele. Vou me aprofundar nesse experimento e respondo sua pergunta (ou faço um vídeo sobre ele). Obrigado pelo comentário!
MUITO OBRIGADO novamente pela EXCELENTE Resposta ! Não conhecia essa teoria "mística séria" da função de colapso de onda, vou pesquisar ! Aproveitando, o que o senhor acha do trabalho de cientistas como Firjot Capra e Rupert Sheldrake, que tentam uma ponte entre o misticismo(mais oriental) e a ciência moderna(fisica quantica e biologia/genetica) ?
Fico feliz que tenha gostado Rodrigo! Sobre o Wigner e essa interpretação idealista da FQ, tenho um vídeo que toca nesse assunto: ua-cam.com/video/019XChl0P60/v-deo.html e pra se aprofundar, recomendo o texto: "Física Quântica: Entenda as diversas interpretações da física quântica" de Osvaldo Pessoa Jr. Você acha fácil esse PDF na internet. Qt aos cientistas que você citou, li O Tao da Física há mais de 20 anos. Lembro que não gostei muito na época (não sei exatamente porque), precisaria reler pra me posicionar mais assertivamente. Qt ao Rupert Sheldrake, não sei quase nada dele... só sei que ele é da biologia né?! Como comentei anteriormente, me posiciono sempre do lado mais cético nestas questões. Por outro lado acredito que estabelecer pontes e diálogos entre visões diferentes de mundo é um trabalho fundamental. Porém temos que ser cuidadosos em relação a isso pra não estimularmos pseudo-ciência e desinformação pensando que se trata de ciência séria.
Daniél, sou seu aluno e admirador, você realmente é muito bom no que faz, parabéns. Me fale porque o Microondas tem este nome?
Obrigado. O forno de micrrondas tem esse nome pq, para aquecer os alimentos, ele utiliza radiação na faixa de frequencia das microondas. Essa é a faixa de frequência que vai de 300 GHz a 300 MHz.
Muito obrigado pelas explicações.
O que vice diria sobre o filme quem somos nós?
Você é fera mano ,gostaria de saber se ahá algum caminho pra trilhar profissões como astronomia , engenharia aero-espacial , de uma forma alternativa ,sem estudar ( Quero dizer sem cursar ensino fundamental ,médio e etc)
As escolas de hoje em dia estão mais parecidas com um cabaré ,do que uma escola ..
E isso me desmotivou totalmente a cursa-la .
Sei falar inglês ,hoje sou assistente técnico em informática ,conserto computadores ,celulares ,toco guitarra , não é me exaltando ,mais tudo que sei até hoje ,aprendi sozinho ,ouvindo , observando ...
Nada que aprendi na escola ,uso hoje ,absolutamente nada.
Sempre me interessei por ciências ,física ,estrelas , planetas, mais o Brasil ,e seu sistema de educação não ajuda em nada esse tipo de gente ,que tem esse tipo de gosto..
Tanto é que ,enquanto outros países estão aí indo pra marte ,estudando exo planetas , lançando super telescópios ,o que o Brasil tá curtindo? Futebol ,carnaval, funk ...
Lógicamente não é tirando o mérito de ninguém, mais esse tipo de coisa não leva ninguém a lugar nenhum ,só ganha mesmo o jogador que está lá embolsando seus milhões ,os cantores ,e etc... Nós da sociedade ,não ganhamos nada além de um pequeno momento PASSAGEIRO de felicidade insignificante ,que não trás conhecimento ,nem sabedoria ,nem NADA que vá somar pra nós como uma nação ...
Resumindo ,há algum meio ,de se trabalhar com esse tipo de coisa ,porém sem cursar ensino médio ?
Tenho 20 anos ,ando ultimamente pensando muito em fazer algo novo , sei que você não é coach kkk, mais dá pra ver que é uma pessoa com valores bem definidos , gostaria de um norte ,alguma direção ..
Desde já ,grato.
(Será que você poderia fazer um vídeo falando ,e talvez se conseguir alguma imagem explicativa de como funciona o motor EMdrive?? Se é possível ,e como funciona ?)
Muito interessante sua fala. Existem pontos aí que eu concordo plenamente (a maioria). Na verdade meu trabalho é na área da educação e percebo com clareza esse distanciamento que você se refere entre o conhecimento escolar formal e "a vida cotidiana". Por outro lado, acredito que existe sim pontes entre a escola e a criação de conhecimento realmente significativo e estamos avançando cada vez mais nesse sentido. Meu trabalho em educação vai justamente nessa linha, pensar e criar condições para que a educação básica se torne cada vez mais significativa (de acordo com o projeto de vida de cada um)
Assim como você, sou muito a favor do autodidatismo, mas esse pode ser um caminho perigoso também (isso daria uma boa discussão).
Existe sim na nossa legislação vigente a possibilidade de alguém ser reconhecido, conseguir engajamento e até obter títulos academicos pelo "notório saber" em alguma área, sem ter cursado a educação formal, mas isso é raríssimo.
Você ainda é bem jovem, se me permite um conselho, nunca é tarde pra continuar os estudos.
Quanto ao motor Emdrive, a sugestão foi anotada. Tenho uma lista de temas que ainda estão no papel (que pretendo transformar em vídeo), e essa sugestão certamente veio enriquecer essa lista.
Abraços.
Professor, quais são os nomes dos Físicos na sequência cronológica que fizeram um papel (Teoria) importante para FÍSICA Quântuca ou Mecânica Quântica?
acho que precisamos zerar todas as dizimas periodicas de todas as forças que agem nos dois planos inclusive o tempo e iniciar dai. assim saberemos inclusive os limites do macro depois que conseguirmos estabelecer os limites do micro.
Professor, quando voltará com mais vídeos?
Tenho uma pergunta. a fazer sobre as frequências das coisas. Por exemplo, é possível irradiar uma substância com laser e a luz que é transmitida pode levar a frequência desta substância adiante?
Ótimo vídeo professor, uma dúvida, posso ter vários tipos de matérias mudando a frequência na equação de debrogli? H1; h2; h3....
❤️
Qual o objeto de estudo da física quântica? Tenho visto alguns vídeos para entender isso.
Olá elton. A física quântica estuda o mundo do "muito pequeno". Nas escalas atômicas e subatômicas a física clássica não funciona. Aí que entra a física quântica.
Segundo o que entendi a única forma de detectar um eléctron na passagem de um fenda por exemplo eu teria que incidir um fóton o que contaminaria significativamente o efeito de difração num experimento de dupla fenda por exemplo. Porém não existe outra forma de detectar a passagem do elétron? Medindo a alteração do campo magnético, uma vez que uma carga em movimento gera um campo magnético?
Olá Marcos. Para detectar o elétron tenho necessariamente que interagir com ele. A variação de um campo magnético gera um campo elétrico induzido, também variável. Este campo elétrico variável dá origem a um campo magnético variável, logo vai haver produção de ondas eletromagnéticas (ou em outras palavras, há a produção de fótons) caindo assim no problema inicial da incerteza.
As ciências sociais chuparam muitas idéias e termos próprios das ciências físicas.
Por exemplo, ouvi recentemente algo como "o resultado de pesquisas eleitorais é quântico" pois pode alterar os resultados seguintes.
Sei que no caso das ciências sociais não dá para aplicar fórmulas físicas, mas é possível fazer aproximações por analogia com os fenômenos físicos.
O sr pode comentar a respeito?
Em 12:23 penso que com energia suficiente, seria possível o teletransporte. Já vi algo sobre experiências em nível atômico sobre isto.
Que bom prof. Tenho aprendido muito com suas narrativas explicando Física. Professor, sem querer envolver a "fé" mas já envolvendo, o personagem bíblico Jesus em alguns momentos na narrativa bíblica, rompeu com leis físicas, e com relação a quântica tem um trecho interessante. " Ao cair da tarde daquele primeiro dia da semana, estando os discípulos reunidos a portas trancadas, por medo dos judeus, Jesus entrou, pôs-se no meio deles e disse: "Paz seja com vocês! " " Aqui teria jesus passado pela porta sem ninguém abrir. Mas ele mostra suas mãos marcadas da crucificação e ressurreição. Crendo ou não, qual explicação poderia ser dada para que um corpo material humano atravessasse outro corpo material como a porta de "madeira" sem alterar suas características? Que tipo de energia teria de ser um ser humano para fazer tal locomoção ignorando a materia do mundo clássico? Agradeço a atenção prof Daniel. Desculpe misturar as coisas mas a biblia tem coisas bem estranhas.🤔
Boa tarde, gosto muito do seu canal, tenho aprendido bastante.
Porquê não podemos explicar o efeito fotoelétrico através da frequência da luz, uma vez a radiação ionizante pode alterar o nosso DNA, causando mutações genéticas? Isso não explicaria o fato do infravermelho não provocar a movimentação de elétrons e o ultravioleta sim?
sobre o experimento de dupla fenda realizado com elétrons, todos os elétrons atravessam a barreira (onde estão as duas fendas), ou alguns colidem com a barreira e não atingem o detector?
Boa sua pergunta. Alguns colidem com a barreira sim e acabam refletindo (voltando), outros resvalam nas bordas da barreira e sofrem desvios. Então nem todos realmente chegam no detector.
Professor, você pode fazer uma aula explicando sobre o efeito zeno quântico? Porque pessoas continuam dizendo que o “observador ou consciência” tem “poder” sobre o resultado de uma pesquisa. Não consigo acreditar que o seja a consciência, mas sim o equipamento de medição, para fazer a medição acaba modificando o experimento.
Olá Jefferson. Nos vídeos: ua-cam.com/video/84Bhoyo2yCM/v-deo.html e ua-cam.com/video/E7EsHajyyro/v-deo.html eu faço uma discussão, não sobre o efeito Zeno em si, mas sobre como o ato de medir interfere no resultado do experimento.
CARÍSSIMO PROF. DANIEL: É PRA LÁ DE ELOGIÁVEL ESSA SUA INICIATIVA. TENHO A SEGUINTE QUESTÃO: HÁ O COMPRIMENTO PLANCK E O TEMPO PLANCKA, POR EXEMPLO, MARCANCO A DIMENSÃO E A EXPLOSÃO/VIBRAÇÃO DA PARTÍCULA (OU CORDA) QUE ORIGINOU O UNIVERSO. PERGUNTOO: SE MUDARMOS O SINAL DO EXPOENTE PARA POSITIVO TERÍAMOS O LIMITE E A DATA DE TAL EVENTO? ESTOU LHE DANDO A CHANCE DE GANHAR O NOBEL!!!
Bom beauty!.
Muito obrigado Celso!!!!
@@fisicaprof.daniel,É nós!.
qual lei rege as transformaçoes de energia ?
A lei da conservação da energia, de forma muito simplificada, essa lei define a energia como sendo algo (uma quantidade) que se mantém constante (é conservada) numa transformação. A história do conceito de energia é interessantíssima. Tenho um roteiro quase pronto sobre o teorema de Noether que se aprofunda nesse assunto. Pretendo grava-lo num futuro próximo. Se (quando) eu fizer esse vídeo, trago essa sua pergunta.
👏👏👏👏
Bom dia Professor!
Ao passar pela dupla fenda, o elétron não poderia sofrer alguma interferência do material dessa dupla fenda, ou então, ricochetear nela, o que faria com que mudasse de direção?
Pq quando incidimos fótons sobre o elétron (para medi-lo), ele deixa de dar varias faixas (como uma onda) e passa a dar EXATAMENTE 2 faixas concentradas? Minha dúvida está nessa interação. No caso a medição/interação faz com que o elétron deixe de seguir sua trajetória como onda e passa a ir "reto" para uma das duas faixas?
Os fótons são incididos somente depois de passar pela fenda certo? Então se os fótons fossem incididos mais próximo da placa do que das fendas, então o resultado seria ondulatório né?
Resolve um exercício de Dinâmica da Física clássica usando a equação de schrodinger
Gostaria de saber, se vc tem cursos?
Seu Instagram quero acompanhar mais o seu trabalho ❤ incrível
Boa parte. A química/física quântica é uma grande Ad hipótese sobre algo que não entendemos ainda ou ela existe como um fenômeno de fato? Uma vez que ela seja uma ad hipótese, pode ser ela considerada uma ciência? Estou refletindo isso pensando no modelo probabilístico do elétron!!! Um elétron pode existir em vários lugares ao mesmo tempo...., A área de probabilidade é uma grande resposta de "Não sei" para o que não entendemos?
Nas minhas introspecçoes vejo uma mar energético com flutuações de intensidade onde um aumento na intensidade gera uma aglutinação energética que pode no deslocamento ganhar ou perder energia pela flutuação de energia no campo, assim se houver algo mais denso no meio do caminho e a partícula colidir ela se desmanchará como um balão cheio de água batendo em uma coluna e se desmanchando, onde o balão é a concentração da energia conquistada pelo deslocamento onde as conscidencias de aumento da energia prevaleceram e a particula viveu algum tempo e se firmou como particula, mas na interação com outra mais densa espalhou a energia oelo campo quântico nos dando a ideia de onda. Resta saber lor qual motivo existem flutuações no campo quântico. Quem é o responsável pela flutuação? Quem será o responsável pela variação da flutuação quântica? Acho que precisamos entender melhor o que é energia. Quais as características fundamentais da energia.
Como o entrelaçamento á distância é possível se não consigo separar os eletrons a grandes distância?
QUERIA QUE VC FIZESSE UM ESTUDO SOBRE ELETRICIDAE...E SUAS VARIAÇOES DURANTE O TEMPO...ELETROSTATICA..ELETRODINAMICA..ELETROQUIMICA...E POR FIM O ELETROMAGNETISMO...FINALIZANCOM AS EQUAÇOES MAXWELL..TUDO ISSO JUNTO COM A EVOLUÇAO DO MODELO ATOMICO
.
Como eh a estrutura do eletron, qual eh a diferenca estrural com o foton ?
Vc acha possível provar de maneira prática a teoria das cordas?
CONTINUANDO: O LIMITE DA EXPANSÃO CÓSMICA E A SUA DATA DE OCORRÊNCIA.
Professor Daniel me responde por favor como sabemos o número de prótons e elétrons de um elemento se não podemos enxergar
A interação entre o muito pequeno e o muito grande não dependeria do tempo e intensidade da interação?
O observador é co-criador de um universo particular, dentro de uma variante dimensional em uma possibilidade de espaço-tempo?
Boa Noite Prof Daniel. Estou iniciando o estudo da Física Quântica. Pergunto: para conhecer a Quântica preciso conhecer a Física clássica?
Sim Geraldo. É importantíssimoconhecer fundamentos da física clássica para compreender a física quântica.
Ao colapsar a onda eu obtive um único resultado. Vamos supor que a probabilidade antes de obter esse resultado variasse entre 20% e 60%... e que, depois de colapsar a onda, eu chegasse a um resiltado correspondente a 55% (por exemplo). Se eu repetir o experimento inúmeras vezes, eu obterei sempre o mesmo resultado? Se isso é verdade, por que me interessaria pelo resultado obtido pelo efeito ondulatório ? E, se na prática, o efeito partícula irá se repetir, para que eu preciso da física quântica ?
Comecei a ver esse canal em junho de 2024. Ele não funciona mais?
Olá professor. Em relação a experiência da dupla fenda, Hélio Couto cita em um de seus vídeos no UA-cam, que o físico Leonard Mandel fez essa mesma experiência e apenas a sua intenção de observar o experimento fez com que houvesse o colapso da função de onda e o elétron começasse a se comportar como partícula. Esse experimento realmente existiu? Ou seja o observador não precisou jogar luz sobre o elétron, mas apenas manifestar a intenção de observar que ele já alterou o experimento e fez com que as franjas não mais aparecessem.
👽👊
Professor, mas o ato de escolher, envolve uma vontade/desejo por um resultado.
Como se explica o efeito retardatário ? Como elétron passa como onda e só depois voltar e se comporta como partícula, depois que o cientista fecha a fenda?
Boa noite professor,
Quer dizer então que afirmativas de que "o ato de observar" interfere no comportamento de uma partícula, não faz sentido.
Pergunto porque já vi vídeos sobre o tema onde se afirma que, no mundo quântico, o "sujeito" altera o "objeto" quando vai medi-lo.
Responda a minha pergunta!
Quem foi você na vida passada?
Sendo que dentro da física quântica avançada #você deixa os seus passos registrados na TERRA de 3D 😊😊😊😊
Professor, sabemos que se emitir fótons a uma fenda dupla, sem interferir na sua função de onda, ela apresentará um comportamento ondulatório no anteparo, agora, vamos imaginar que nesse anteparo, onde apresentou a interferência, tenha mais duas fenda, e apartir dai a gente observa por onde a partícula vai passar colapsando sua função de onda, e ela apresentará um comportamento de partícula no segundo anteparo... Ou seja, nessa situação ela apresentará dois comportamentos ao mesmo tempo? ou isso implica em dizer que o fato de você colapsar a função de onda irá alterar o passado da partícula, se sim, como é possível alterar o que já aconteceu..