Perdi meu pai por infarto com quase 200kg.. cigarro e mto queijo e fritura.. ele dizia q era feliz comendo...mas no momento do infarto o sofrimento dele acaba essa romantizacao...eu tenho problema metabolico de tirioide..hj me arrebento em exercicio(sem me arrebentar faco com acompanhamento profissional) pq nao quero isso p minha vida...acho q tem q acabar esse discurso romamtico...nao eh saudavel...mas sempre com respeito as pessoas..sem piadas ou humilhações ppalmente na academia e sem forçar tmbm(fazer o cara correr e arrebentar o joelho eh um péssimo profissional).Ps vc eh o cara adoro os temas do canal!
Esse vídeo é muito importante. Não é apologia. É respeito, é lugar para todos, roupa para todos, equipamentos médicos para realização de exames para todos, justamente para que todos se cuidem da mesma forma. Obrigada, achei emocionante a forma sem julgamento de abordar.
@@vencato161289 da mesma forma que podemos também considerar que há uma romantização da magreza, sendo que nem sempre é saudavel. Não vejo ninguém criticando uma modelo que come uma maçã por dia pra estar em forma para determinado trabalho; pelo contrário, isso é até elogiado. Há gordofobia sim e precisamos respeitar todos os corpos até mesmo para as pessoas obesas se sentirem à vontade para procurar uma academia sem medo de serem julgadas
@@sumaialanateixeira3866 falou tudo. Pq infelizmente nós obesos já começamos a ser julgados pelos médicos, e não pelo fato de SIM A OBESIDADE SER UMA DOENÇA, mas pelo fato de quererem culpar a tudo o que está de "errado" com os nossos organismos com os kgs a mais na balança. E o que mais dói é que se vc quer se cuidar, o julgamento inicia-se no consultório médico, estende-se para a compra das roupas fitness do seu tamanho e vai até aos olhares na academia. Quem está obeso sofre todo dia preconceito atrás de preconceito, e é natural. Está tudo bem as pessoas te olharem e falarem que vc tem um rosto bonito, ou que você deveria emagrecer pela sua saúde (sem nem sequer estar realmente preocupada com a sua saúde). Então, parabéns pelo seu comentário, gordofobia existe sim! Mas dá magreza por menos saúde que ela represente, ngm fala! Respeito para podermos nos cuidar deveria sim ser o mínimo
Juro que quando li o título pensei "aff lá vem mais um fitness falar mal de pessoas gordas", mas fiquei muito feliz pelo seu conteúdo. Obrigada mesmo por esse vídeo!
Eu só consegui criar motivações pra ir na academia e cuidar mais da alimentação quando fiz as pazes com o corpo gordo no espelho. Parabéns pelo vídeo, muito sensível. Obrigado..
É sobre isso, as pessoas esquecem q existe um processo pra ser feito e é uma merda passar por todo esse processo se sentindo mal consigo msm, as coisas não acontecem num passe de mágica.
isso, a pessoa tem que crescer e parar de vitimismo. qualquer coisa, malha em casa. difícil é exigir que as pessoas ache lindo uma pessoa obesa estimulando as outras a ADOECEREM !!! Vamos crescer.
Diego, estou aqui no seu canal desde 2016, já comecei academia 3 X desde então, maratonei seus vídeos várias vezes e entendia todo o processo,desde aquela época estou com 40 kg acima do peso, nas 3 X que fui na academia ou tentei uma mudança radical por acreditar que era " preguiça ou falta de esforço " eu desistia no terceiro ou quarto mês, nunca tinha sido acolhido nas academias, os profissionais estavam focados em quem já era bem treinado ou tinha uma bunda que lhe interessava, depois da perda do meu irmão que morreu com 160 kg, eu fui para a terapia e entendi que tenho um comer emocional que é quase caracterizado como uma compulsão alimentar, é um envolvimento com a comida totalmente emocional, que foi construído de infância até a vida adulta, e depois de 2 anos de terapia intensiva eu fui para a academia, fui para a nutricionista e hoje estou fazendo cada vez as pazes com o alimento, estou ganhando massa muscular e já perdi em 3 meses 12 kg, levando todo o processo com naturalidade, sem no pain no gain, sem frases motivacionais ou com a cabeça de que tô mudando tudo radicalmente e me sacrificando, NÃO!! Estou apenas vivendo de uma forma mais leve e mais saudável e sem ansiedade, as coisas estão acontecendo. Eu primeiro tive que aceitar meu corpo na terapia para só depois entender que eu podia melhora-lo até a minha satisfação completa, e é perfeitamente o que vc disse, se aceitar n é se estagnar são coisas diferentes. Eu tive que Primeiro me resolver internamente durante dois anos, para depois ir e mudar o externo conforme meu gosto Por isso digo e repito, pessoas precisam ir para a terapia!!
Nossa, Diego, vc tocou num ponto importantíssimo! Essa questão do ambiente da academia. Faço funcional numa escolinha de futevôlei perto de casa e tenho várias colegas gordinhas, que dizem preferir mil vezes treinar com a gente pq se sentem mal no ambiente da academia. Dizem que se sentem julgadas pelos outros usuários pela forma do corpo, coisa que não acontece cá no esporte. A gente vibra em conjunto quando vê uma novata se superando. Bora levar essa vibe para as academias, galera!
É muito precioso ver um canal sobre saúde falar disso de forma tão clara e sem gordofobia. Eu emagreci mais de 20kg nos últimos anos e pretendo emagrecer mais, mas como ex gorda eu sei o que é ser vista como uma pessoa doente, sendo que essa não era bem a realidade, muitas vezes inclusive fui julgada assim por pessoas mais magras e que de fato tinham muito mais problemas de saúde
@@ajardineira eu emagreci por estética e tô feliz com o resultado, em relação à saúde não mudou nada (na vdd agora estou numa fase ruim de saúde, mas faz tempinho q emagreci e são coisas pontuais kkk). Quanto à disposição eu não vi diferença com o emagrecimento, eu percebo diferença quando pratico atividade física,tanto gorda quanto magra fico mais bem disposta, agora não tô pq tô sedentária 😂
Um profissional, que não precisa xingar ninguém de burr* pra falar sobre esse assunto. Um UA-camr/ influencer que não precisa chamar ninguém de "a gorda lacradora mimizenta" pra falar sobre um assunto. E que não insentiva ou melhor, não influencia o seu público a ir jogar hate nas pessoas. Isso sim é expor uma opinião, sem precisar ser tosco, agressivo com ninguém.💛💛
Sempre bom ter argumentações embasadas nesse tema. Não adianta combater o estereótipo desconsiderando as questões técnicas também. Teu conteúdo é foda.
Você diz: "1 - Obesidade é uma coisa, ser gordo é outra; 2 - o peso individual depende de vários fatores, de genéticos a sociais e econômicos (SIM, OU VC ACHA FÁCIL SER MAGRO QNDO MIOJO É MAIS BARATO Q LITRO DE ÓLEO E ACADEMIA CUSTA UM GÁS DE COZINHA???); 3 - o padrão social é mto reduzido pra dar conta de toda a diversidade dos corpos das pessoas; 4 - peso não pode servir de critério pra juízo de valor ou diminuir a qualidade de vida das pessoas ou 'puni-las' por serem assim; 5 - melhorar a saúde não precisa ser um trauma ou uma campanha de bullying coletivo; pelo contrário, demonizar essas pessoas só piora e dificulta o processo; 6 - sim, profissionais da saúde precisam repensar a forma como tratam pessoas gordas ou obesas; 7 - mtas vezes a preocupação cm a 'saúde' dos gordos não é sincera: tá preocupado mesmo, ou é preconceito revestido de 'a ciência diz'?" As pessoas entendem: "TÁ ROMANTIZANDO GORDOFOBIA" 🥴
Diego sempre sensato! Sou uma gorda em processo de emagrecimento, justamente pq aprendi a me amar e resolvi melhorar o que estava ao meu alcance! Qdo eu odiava o meu corpo, era mto mais difícil emagrecer. Me aceito, aceito as minhas limitações, mas quero melhorar o meu corpo como um todo! Fiz exames em abril e está tudo ok. Até eu fiquei surpresa pq todos à minha volta falavam sobre o meu colesterol e glicemia (apenas por me verem gorda) e os exames mostraram que estou bem! É isso! Vamos parar de comentar sobre os corpos alheios, associando à saúde ou doença. Pq de fato, não sabemos nada além do que vemos e acreditamos! Obrigada, Diego!
não decepciona nunca... uns boyzinho da rede de vídeos rápidos falam tanta porcaria sobre esse assunto e aqui um canal de respeito, com estudo, fazendo um trabalho incrível. Obrigada ❤️
Entre a romantização e o pedido de respeito por pessoas obesas existe uma enorme barreira...as pessoas não precisam romantizar mas também não podemos esquecer q a sociedade escracha pessoas obesas APENAS por preconceito... poucas são como vc q orientam e querem ajudar...as pessoas precisam também respeitar mais a forma de ser de outras até que elas dêem um jeito na situação... informações sempre são o auge!
O excesso de gordura corporal pode acarretar muitas doenças, tais como diabetes e hipertensão. Essa história de que 'sou gordo (a), mas sou feliz, não cola.
Como ex-obeso, acredito que tudo se trata de conhecimento (sobre a pessoa individualmente saber o que fazer de melhor com seu corpo) e comunicação (sobre o desenvolvimento da capacidade de sempre tentar não magoar o outro na forma como interagimos com).
Parabéns pelo vídeo, muito importante, as pessoas acham que se pessoa é gorda e não se odeia ela está "promovendo a obesidade", o que é pensamento bem bobo, fora que existe uma confusão muito grande entre um corpo saudável e um corpo que estético, basta ver os atletas do Olympia que morrem por uso de anabolizante
Excelente abordagem!! O importante é que a saúde geral da pessoa esteja OK. MAS... ouço muito pessoas jovens e obesas com o discurso de que "minhas taxas estão ótimas!" (se referindo glicose, colesterol, triglicerídeos, etc). Só que a conta chega com a idade, meu chapa! E vem alta!! Com 20 aninhos tudo são flores, mas com 40... Falo isso porque tenho casos de obesidade sérios na família, que resultaram em diabetes infartos, cirurgia de ponte de safra e de redução de estômago como último recurso possível. A gente tem que se aceitar como é, sim. Mas isso não pode ser desculpa pra não se cuidar.
Cheguei a 105kg num momento de depressão profunda. Seguir influencer plus size me ajudou a me sentir mulher, pq deixei minha sexualidade de lado nesse período. Quando consegui tratar a depressão de fato, perdi 20kg em pouco mais de 3 meses… ainda quero emagrecer pra conseguir fazer tudo que gosto. Mas isso não quer dizer que acredito que ser gordo é doença. Minha doença é o tdah e em consequência depressão e ansiedade.
Vc sempre muito profissional e humano nas suas postagens. É muito importante este posicionamento, esta fala, pq parece óbvio, mas muitas pessoas não conseguem ver dessa forma. O preconceito está sempre enraizado nas falas, na forma de olhar, nas roupas tamanho único... e quanto + profissionais da saúde tiverem falas de respeito e cuidado, mas pessoas serão beneficiadas.
muito bom como sempre, o que pouca gente fala é sobre a indústria alimentícia e sobre nossa cultura alimentar que mudou nas últimas décadas com pais passando para filhos uma cultura ruim semelhante aos americanos, não vejo as pessoas falarem disso, não existe alimentos na natureza que tenha carboidratos com gorduras como aqui comemos hoje...
O consumo excessivo desses alimentos acontece muito por questões sociais e psicológicas. Compulsão alimentar por problemas de saúde mental, os preços dos alimentos, a restrição alimentar pregada por diversas pessoas e profissionais, a falta de acesso aos serviços de saúde e educação... infelizmente, tudo isso influencia muito nos hábitos alimentares.
Gostei muito do vídeo! Tá cheio de preconceito disfarçado de preocupação com a saúde das pessoas gordas e, quando a gnt analisa direito, é só preconceito e discurso de ódio. Obrigada!
Perfeito!!!!!!! Já entrei achando que não gostaria do vídeo! Sou gorda e normalmente canais assim não sabem sobre o discurso gordo!!!! Obrigada! NENHUM corpo pode tudo! E se aceitar não é se acomodar! Perfeito! Obrigada pelo uso do seu espaço pra falar algo certo!
Acho que o ponto mais importante dessa discussão é entender essa diferença entre se aceitar vs. se acomodar. Até porque quem se aceita e se ama vai querer buscar sempre o melhor pra si. Não citarei nomes para evitar maiores transtornos, mas entre esses influencers famosos de body positive há um que claramente está beirando os 200 quilos (isso se já não passou disso) e passa a imagem para o seu público de que está tudo ok ser assim, que a saúde dele está ótima. O que de fato pode ser verdade nesse momento, mas isso até quando? A longo prazo uma hora a conta chega. Esse é o único apontamento que tenho a fazer ao movimento. Ademais achei um ótimo vídeo e concordo com tudo que foi falado!
Amei esse vídeo! Como sempre ❤️ Sempre fico feliz quando vejo pessoas gordas na academia, ou extremamente magras e também aquelas normais, é um espaço para todos. Saúde é e deve ser para todos. Parabéns por ainda tentar passar essas mensagens mesmo nesses tempos de intolerância. 👏👏👏
Nossa... Muito obrigado pelo vídeo. Acho que esse conceito de "romantização da obesidade" está no mesmo patamar do "racismo reverso". E de fato, temos que exercitar a escuta e sermos mais empáticos.
Fiquei até o final na esperança de ouvir algo firme e concreto. Passou o vídeo todo falando verdades sim, mas só por falar, sem chegar a conclusão nenhuma. De fato existem pessoas que realmente romantizam a obesidade e é muito triste ver um profissional passando pano pra essa situação.
Eu acho muito importante falar sobre a aceitação, pq parece que a gente que é gordo não continua tentando, se exercitanto, se esforçando... Eu sigo há anos tentando emagrecer e tenho zero resultados. Quando desisto e chuto o balde, engordo e não consigo voltar ao peso anterior, e o peso só aumenta. Depois de alguns (MUITOS) exames descobri alterações metabólicas importantes que explicaram muita coisa, mas não tenho mais essa determinação de comer 1200cal por dia e malhar igual uma doente pra ficar com corpo padrão. Prefiro seguir com minha rotina de atividades padrão, comer o que gosto e de maneira moderada e tentar ser feliz como sou do que ficar tentando chegar onde não vou conseguir e me frustrar.
Baita visão. Só me incomoda bastante quando algumas pessoas (as vezes sem querer) criam um discurso que coloca no mesmo saco o cuidado com a saúde e o corpo junto com toda essa cultura do emagrecimento nada saudável, o que muitas vezes pode afastar alguém da busca por um maior equilíbrio e uma vida mais saudável... Eu já estive nessa e nunca dá bom, hoje em dia agradeço a canais como esse aqui que mudaram minha forma de ver a alimentação e a atividade física.
Que discurso foda, cara! É exatamente isso que mais pessoas podiam escutar, um discurso que abraça, que puxa pra perto. Obrigada pela fala tão rica e acolhedora! Dá gosto de ver a empatia e a informatividade no vídeo.
Amei o vídeo! Sempre gosto de lembrar como esse discurso gordofóbico camuflado de pró-saúde é hipócrita....porque falam que a preocupação é com a saúde do corpo gordo, mas quando se fala que emagreceu em decorrência de alguma doença são capazes de dizer: mas pelo menos teve um lado bom, você emagreceu...já ouvi isso demais na minha vida! Ou seja, no final das contas o importante é não estar gordo, mesmo que gorda a pessoa estivesse saudável... Enfim...no primeiro vídeo do meu canal eu trouxe um conteúdo sobre questões que não se fala a respeito da obesidade, baseado em dois artigos científicos bem legais. é bem interessante observar que existem corpos gordos que não são doentes e que são de pessoas ativas inclusive....mesmo com percentual de gordura mais alto e tudo mais! Sempre sofri demais por conta da minha imagem, mesmo sendo uma pessoa ativa e com saúde boa...porém com percentual de gordura e peso considerados altos...demorei anos pra ir pra Educação Física, profissão que amo, justamente por conta do medo dos olhares sobre meu corpo....o processo de me aceitar foi e ainda é importantíssimo pra minha saúde em geral, inclusive física, já que foi isso que me fez de fato amar me cuidar!
Confesso que entrei no vídeo morrendo de medo por causa do título, mas foi uma agradável surpresa saber que você não é desses que reproduzem esse tipo de fala. Fiquei feliz em assistir! Obrigada!
Sobre autoaceitação: é sobre você não ter vergonha do seu corpo. Não ter vergonha de vestir o que você gosta, de tirar uma foto, de encontrar alguém. Você não precisa ser magro pra ser bonito. Mas se o seu corpo está doente, independente do peso, é responsabilidade sua se cuidar. Sua e de mais ninguém. Ninguém tem que dar pitaco. É o seu corpo, e cabe a você decidir se vai cuidar ou não. Não é lição de moral. Eu tenho problemas com peso e me digo isso todos os dias. É uma luta diária.
Eu concordo com vc em partes. Temos que nos cuidar sim. Depois que esse povinho da militância gorda morrer novinho a família que não reclame em público.
Finalmente as pessoas estão falando sobre isso. Acho um absurdo qndo uma pessoa engorda sempre vem alguém da uma de nutricionista odeio isso. A sociedade faz a pessoa gorda se achar feia,ter nojo do próprio corpo. Isso é um absurdo. Eu falo pq na minha adolescência eu sofri muito com isso
Parabens pelo video, sou profissional da educação fisica e acho triste tantos esteriótipos sendo alimentado sobre o corpo, sem nenhum conhecimento especifico... Obgg pelo conteúdo sempre muito bom !!
Cara, fico feliz em te seguir, é mt raro alguém que faz conteúdo pra esse nicho flando como vc e o que vc flou sobre esse assunto
2 роки тому+8
Diego, mais uma vez, parabéns pelo posicionamento. Essa romantização da obesidade sempre achei perniciosa. E dá pra entender de forma simples a diferença entre se aceitar uma pessoa mais gorda e não passar pano para Obesidade que é sim um problema de saúde. A aceitação deve ser voltada a respeitar todos os seres e seus corpos: altos, baixos, magros, gordos, etc... mas tanto quanto é preocupante uma pessoa com anorexia quanto uma pessoa obesa estão fora de uma curva saudável Você pode ver que todos que vem com o papinho de "sou mais saudável do que muito magro que eu conheço" tem dois fatores: Não é realmente obeso (índice de gordura corporal colocando a pessoa em obesidade séria) ou é alguém abaixo dos 30 anos. Ninguém sério defende que simplesmente ser magro é ser saudável (tanto que existe o termo "falso magro", pessoas que tem um índice de gordura, principalmente intra-abdominal, alto apesar de parecer magro)... saúde é algo multifatorial... mas o fato de também existirem magros sedentários e com problemas de saúde não torna a obesidade automaticamente isenta de problemas. Já é algo cientificamente comprovado que as células de gordura do corpo, quando ultrapassam um certo volume começam a gerar uma resposta inflamatória no corpo que, à longo prazo, vai causar diversos problemas sistêmicos. Estou falando isso por ver em primeira mão... quando uma pessoa com obesidade passa dos 40 anos vão começar a aparecer os problemas... esteatose hepática, pré diabetes, problema de pressão, juntas dos joelhos, tornozelos, costas, e a lista vai aumentando quando vc passa dos 50... até que vc não chega aos 60. Aceitar nosso biotipo, nossas limitações, não quer dizer se conformar com uma situação que é ruim pra vc a longo prazo. É a mesma coisa que um moleque fumante com 25 anos falar que está ótimo de saúde e que não consegue parar de fumar, que já tentou, mas que ele é assim. A gente sabe onde isso vai parar.
Os melhores 14:21 que ouvi sobre essa questão. Achei q ia falar mal de cara mas como sempre foi de uma sensatez monstra e que falta a muitos profissionais de saúde por aí.
acredito que a idade influencie muito nos exames sairem com resultados normais mesmo estando obeso. Quando mais nova, já em grau de obesidade I, meus exames vinham sempre normais, isso pq sempre fui ativa (vou de bike pro trabalho). Mas depois dos 33/34 anos, os exames já começaram a alterarem o resultado. O colesterol começou a aparecer alterado e isso teria sido ladeira abaixo se eu não tivesse tomado consciência. Eu já estava com obesidade grau II, com 95kg. Além dos exames começarem a dar alteração, minha autoestima era um lixo, mesmo com todo movimento de body positive. Quem se aceita, ótimo, eu admiro mesmo, mas eu não consigo MESMO aceitar meu corpo cheio de celulite e com gordura que altera a forma dele. Minha autoestima era um lixo, além de ter começado a perceber fôlego reduzido para coisas simples como subir um lance de escada. E a mesma situação já ouvi de colegas próximas que tb diziam que até certa idade, não tinham problema algum com o excesso de peso, nem exames alterados, até passarem dos 30 ou chegarem aos 35, quando o metabolismo parece dar uma virada drástica. Daí surgiram dores nas costas, exames alterados, desânimo etc. Até hoje, sinceramente eu procuro idosos acima de 70 anos que sejam representantes de pessoas gordas, mas gordas mesmo, não só "cheinhas". Difícil ver idoso +80 obeso. Gente, eu me sentia extremamente deslocada nesse movimento body positive, pq via gente pregando coisas lindas sobre aceitação e saúde do corpo gordo e a minha realidade era completamente oposta. Sinceramente, eu ainda tenho minhas dúvidas até que ponto esse movimento não descamba pra uma negação e até que ponto ele não cria mais uma sensação de estar deslocado pra quem vive uma realidade completamente oposta desse movimento de aceitação. Bom, sei que eu to na luta pra emagrecer. Desci de 95 pra 86kg e vejo uma melhora considerável na saúde e autoestima, mesmo ainda estando no grau de obesidade I. A vida de grande parte dos obesos é triste, sim. Mas concordo que é bom que a diversidade ganhe voz
Penso o mesmo. Fui obesa por anos e meus exames sempre deram perfeitos, mas a falta de disposição, dores no corpo, enxaqueca, dificuldade pra dormir, não conseguir andar duas quadras sem sentir uma dor horrível no nervo ciático entre outras coisas, me fizeram mudar. Emagreci quando me apaixonei pela atividade física e naturalmente a alimentação foi melhorando pra acompanhar, sem neura, sem privação. Pra mim, a vida melhorou 1000% e enquanto a ciência continuar dizendo que obesidade é uma doença eu não vou discordar. Mas concordo que o gordo é tratado com muito preconceito, há segregação invés de acolhimento e ser humano nenhum merece passar por essas humilhações.
@@Fer.medstudent é exatamente isso. Do meu ponto de vista, o movimento deveria pregar que pessoas gordas não devem ser discriminadas pelo corpo, que gordos merecem respeito, ou seja, um movimento pela humanização das pessoas gordas. Só quem é gordo ou já foi, sabe humilhações que sofreu, especialmente na escola e dentro de casa. Entretanto, ainda acho forçoso demais dizer que obesidade não está relacionada a uma saúde ruim. Por idade, hoje, pode ser que os exames laboratoriais estejam perfeitos, mas a obesidade tem uma gama de reflexos, em diversos aspectos, especialmente em relação ao futuro. O metabolismo muda, a densidade óssea diminui, oxigenação reduz, apneia é muito mais presente em pessoas obesas (o que só isso aumentam os riscos de falência cardiorrespiratória... Inclusive eu tinha MUITA apneia)... Um corpo gordo passando pelo envelhecimento vai ter muito mais obstáculos por conta da gordura sim. O que não quer dizer que um corpo visivelmente magro seja saudável, já que existem MUITOS falsos magros por aí, magros fumantes, magros que se entopem de porcaria e que o futuro tb vai cobrar.... Mas é forçoso demais dizer que dá pra ser obeso e saudável, que obesidade não é doença etc. Hoje em dia pregam tanto a valorização da ciência, mas só até a página 2. Se a afirmação da OMS fosse pautada exclusivamente num preconceito, que não houvessem dados suficientes relacionando gordura corporal com aumento considerável de doenças diversas, daí ok... Mas a OMS não pauta a afirmação em achismos, mas em pesquisas sérias. O dia que houver uma pesquisa científica séria, com respaldos, mostrando que gordura corporal não tá relacionada com síndrome metabólica futura, com doenças diversas, aí sim dá pra começar a questionar a OMS e a realidade por trás dos palcos
Nossa, que conversa boa aqui, hein? Obrigada. A questão da saúde é real. Meu caso: eu não posso engordar, se quiser ter uma mobilidade boa no futuro. Sorte que aoa 42 ganho massa magra com muita facilidade. Faço exercícios td dia, nenlm q seja uma prancha de 20 segundos, chorando, mas faço para nao perder a disciplina. Tenho transtorno bipolar e dor cronica. Agora imagina se eu tenho mta gordura, o corpo fica mole e la se vao minhas articulações. Cheguei a 68 quilos e acho q 35% de gordura, foi horrível, dor, andavaancando, voltei a usar muleta... Passo com nutricionista e afirmo: alimentação, atividade física e bom sono, fazem a vida ser melhor, principalmente para chegarmos bem na velhice. Obesidade é um problema complexo e em cada um causa efeitos diferentes, mas não é boa para ninguém. Como disse o amigo abaixo, levam em conta a ciência até a página 2, e se não fosse um problema de verdade, a OMS não classificaria como doença. Mas dizer q todo gordo é doente, assumir isso é muita escrotidao sim!
@@ajardineira não, não, eu não assumo que todo gordo é doente, até pq quem sou eu pra isso? Mas eu desconfio que a longo prazo, com o passar dos anos, variação metabólica, desaceleração do metabolismo, perda de densidade óssea, diminuição ligeira da oxigenação e funções orgânicas (o que acontece em todo envelhecimento), a conta vai chegar mais alta pra todo ser humano que vive de excesso... E isso significa pra quem fuma, pra quem vive só de trabalho, pra quem se estressa demais, pra quem come muita porcaria industrializada e também para obesos (todos? Não sei, mas há estudos suficientes mostrando que é um fator pra precarização na qualidade de vida no longo prazo). HOJE, todos os que vivem em extremos e são jovens podem não ter qualquer tipo de alteração nos exames e não se sentirem mal nas atividades do dia a dia, mas no futuro, os extremos aumentam as chances de uma vida doente
Quando engordo 5kg a mais por questões emocionais, já sinto uma diferença enorme, energia e autoestima vai lá pra baixo. 5kg a mais é longe de ser obesidade, mas quando a ansiedade ataca, dou o meu máximo para me alimentar bem e continuar fazendo atividade atividade física. Pois sinto a diferença rápido.
Oi, Diego. Eu tenho 37 anos, 1,65 m e 90 kg. Eu não acho nada romântico ser gorda. Devo minha obesidade à genética e os meus "não hábitos" ao comer. Cresci com uma escassez considerável e hoje nunca me nego "comer coisas gostosas". Eu vou começar a treinar este mês de junho e passar a comer direito. Apesar de tudo, meu exame de sangue só acusou baixa vitamina D, o resto tudo bem (fora meu medo de ser hipertensa e diabética). Voltando a romantização, eu acho errado. Além da questão de saúde física, as pessoas ao redor te evitam, tanto pra relacionamento íntimo, quanto nas amizades. Eu choro muito quando vejo depoimentos de pessoas que emagreceram bastante e de como as pessoas começaram a tratá-las melhor, sendo que o caráter desses ex-gordos não mudou. Eu quero emagrecer pra evitar diabetes e hipertensão, andar um pouco e não ofegar, e voltar a amarrar os sapatos sem dificuldade e, de brinde, arrumar meu primeiro namorado.
Diego, obrigada! OBRIGADA de verdade! Eu estou tão mal ultimamente, pq sempre fui acima do peso, eu tento me amar e me aceitar, mas sempre vem as pessoas dizerem q sou gorda e não posso me amar, q se eu continuar assim não chego aos 18 anos, que sou feia e mimimi. Esse vídeo serve para os bons samaritanos magros 100% de saúde mas q se for pegar e fazer exame de rotina podem estar pior q pessoas gordas. Vou mudar de vida, não pelas pessoas, mas por mim! Sei quem sou e reconheço q não estou bem, mas não preciso de ninguém p me lembrar disso pq EU MESMA já sei! Posso provar q consigo seguir meus sonhos! Dia 02.06.22 vou começar na academia (dnovo) e 08.06.22 vou ir na nutrologa, volto aqui mais tarde, sem metas ou pressão, tudo no meu tempo. Idade: 14 altura: 1,59 Peso atual: 82,6kg Peso ideal (de acordo com minha idade, altura e IMC): 52.2kg à 56.2kg :)
Eu sempre volto aqui. A musculação me ajuda e ajudou em muitas coisas, entre elas, a perder peso e trabalhar a ansiedade. Só consegui pq tive mensagens positivas, inclusive do seu canal, e pq o personal que encontrei respeita gente. Treina gente. Pq existem aqueles que não chegam nem perto, parece nojo, parece que querem treinar musas fitness apenas. Enfim. Emociono pq torço demais que seu canal cresça sempre e que profissionais possam entender que obesos vão para academia pra buscar saúde e não é só do corpo. O corpo é consequência.
Primeiro vídeo do canal que assisto e não concordo, mas você é o profissional e sabe mais do que eu. Só espero que as pessoas que estão com sobrepeso possam chegar aos 70,80,90 anos com saúde.
Vídeo sensacional, "peso não diz a saúde da pessoa". Hoje ouvirem pessoas gordas, foi uma evolução imensa, trazer a visão de não ser Romântico sim uma Aceitação, implica totalmente no respeito, principalmente quando vem de um profissional como você, consegui explicar de modo claro que o resultado da balança, não é sinal de ser ou não saudável.Sei pq sou gorda e cansei de ouvir, :-"nossa, vc parece doente, emagrecer vai te deixar muuuito mais jovem e com carinha de saudável, emagrece miga, faz um jejum de 12 horas que sua saúde vai agradecer kkkkkk Obg pelo conteúdo 👏👏👏👏
Pô, Diego, o título do vídeo me assustou, mas sua opinião sobre o tema não decepcionou nem um pouco. Admiro esse tipo de consciência em gente que tá aqui influenciando pessoas a terem uma vida mais saudável. Excelente tema e excelente colocação. Um abraço!
Um vídeo super importante. E lembrando que Saúde não é só saúde física, mas psíquica e social. Uma pessoa que tem uma saúde corporal perfeita, corpo treinado e exames perfeitos, mas não se permite sair com os amigos, não se permite comer um tempero, vive uma “luta” com corpo e os ingredientes para ter um corpo ou saúde perfeitos, para mim isso tá longe de ser saudável, e mais cedo ou mais tarde isso vai ter um preço. Claro sou super a favor de reduzir açúcares e procurar alimentos naturais e me exercitar e vivo isso. Mas tudo é equilíbrio. A saúde de uma pessoa não deveria nunca ser reduzida a um número, seja esse número o imc, a quantidade de gordura, ou colesterol ruim, e não é que essa coisas não devam ser controladas, mas devemos olhar cada ser humano com a inteireza do que ele é.
Nossa você acaba de mudar minha visão sobre esses influencers agora. Confesso que eu tratava esse assunto com muita ignorância e preconceito, mas depois desse vídeo minha mente abriu demais
Cara, estava com 127 kg em setembro!! Tenho 33 anos e digo, essa romantização da obesidade e desculpa pra quem não tem atitude de emagrecer. A gordura já estava me trazendo muitos problemas. O q mais estava me afetando era uma facite plantar!! Todo dia de amanhã era uma dor enorme ao pisar no chão! Muito triste! Hj estou em processo de emagrecimento, até o momento estou com 103kg e a meta é 85kg. As dores estão bem melhor! O maior inimigo da gente somos nós mesmo! Da mesmo forma que podemos ser nosso melhor amigo!
Adorei. Fiquei com medo quando vi o nome do vídeo, mas quando é a questão da aceitação. Mas não dizer que não podemos melhorar sua saúde! Eu sou obesa, tive problemas com isso por muito tempo. Mas fui ao médico e descobri que tinha resistência a insulina, por tanto outras coisas eram afetadas. Fazendo tratamento hoje estou conseguindo melhorar minha saúde, que mim agora é o mais importante se eu vou perder peso durante o processo e isso era algo que me incomodava que ótimo.
Que vídeo excelente! Você foi realista. É importante combater a gordofobia e entender que cada um tem seus limites. Gostei ainda mais quando você falou que ninguém pode tudo, nem o gordo, nem o magro. É preciso conhecimento, treinamento, realismo
Cheguei a 83,300 isso foi demais acordei pra vida e fui preocurar a melhor ,e o pior minha saúde mental tava indo de mal a pior porque eu não estava bem comigo mesma.Chegue a 75kg mas ainda tenho um longo caminha pela frente 💜
📘Conheça o nosso livro "Dá pra ser saudável sem ser chato":
amzn.to/3ab7yIO
Perdi meu pai por infarto com quase 200kg.. cigarro e mto queijo e fritura.. ele dizia q era feliz comendo...mas no momento do infarto o sofrimento dele acaba essa romantizacao...eu tenho problema metabolico de tirioide..hj me arrebento em exercicio(sem me arrebentar faco com acompanhamento profissional) pq nao quero isso p minha vida...acho q tem q acabar esse discurso romamtico...nao eh saudavel...mas sempre com respeito as pessoas..sem piadas ou humilhações ppalmente na academia e sem forçar tmbm(fazer o cara correr e arrebentar o joelho eh um péssimo profissional).Ps vc eh o cara adoro os temas do canal!
Esse vídeo é muito importante. Não é apologia. É respeito, é lugar para todos, roupa para todos, equipamentos médicos para realização de exames para todos, justamente para que todos se cuidem da mesma forma. Obrigada, achei emocionante a forma sem julgamento de abordar.
Valeu, Ju
@@vencato161289 da mesma forma que podemos também considerar que há uma romantização da magreza, sendo que nem sempre é saudavel. Não vejo ninguém criticando uma modelo que come uma maçã por dia pra estar em forma para determinado trabalho; pelo contrário, isso é até elogiado. Há gordofobia sim e precisamos respeitar todos os corpos até mesmo para as pessoas obesas se sentirem à vontade para procurar uma academia sem medo de serem julgadas
@@sumaialanateixeira3866 falou tudo. Pq infelizmente nós obesos já começamos a ser julgados pelos médicos, e não pelo fato de SIM A OBESIDADE SER UMA DOENÇA, mas pelo fato de quererem culpar a tudo o que está de "errado" com os nossos organismos com os kgs a mais na balança. E o que mais dói é que se vc quer se cuidar, o julgamento inicia-se no consultório médico, estende-se para a compra das roupas fitness do seu tamanho e vai até aos olhares na academia. Quem está obeso sofre todo dia preconceito atrás de preconceito, e é natural. Está tudo bem as pessoas te olharem e falarem que vc tem um rosto bonito, ou que você deveria emagrecer pela sua saúde (sem nem sequer estar realmente preocupada com a sua saúde). Então, parabéns pelo seu comentário, gordofobia existe sim! Mas dá magreza por menos saúde que ela represente, ngm fala! Respeito para podermos nos cuidar deveria sim ser o mínimo
Tem que ter estímulo pro emagrecimento saudável de maneira educada
@@vencato161289 Vc tem total razão!!!!
Finalmente um colega de profissão com honestidade intelectual e humanidade. Parabéns
Juro que quando li o título pensei "aff lá vem mais um fitness falar mal de pessoas gordas", mas fiquei muito feliz pelo seu conteúdo. Obrigada mesmo por esse vídeo!
Eu só consegui criar motivações pra ir na academia e cuidar mais da alimentação quando fiz as pazes com o corpo gordo no espelho. Parabéns pelo vídeo, muito sensível. Obrigado..
É sobre isso, as pessoas esquecem q existe um processo pra ser feito e é uma merda passar por todo esse processo se sentindo mal consigo msm, as coisas não acontecem num passe de mágica.
isso, a pessoa tem que crescer e parar de vitimismo. qualquer coisa, malha em casa. difícil é exigir que as pessoas ache lindo uma pessoa obesa estimulando as outras a ADOECEREM !!!
Vamos crescer.
@@rcar1 mas calado é um poeta. Cuida do seu e deixa o dos outros.
@@lsantos8332 se for seguir essa regra não era nem para fosse avisar do ponto de vista
Diego, estou aqui no seu canal desde 2016, já comecei academia 3 X desde então, maratonei seus vídeos várias vezes e entendia todo o processo,desde aquela época estou com 40 kg acima do peso, nas 3 X que fui na academia ou tentei uma mudança radical por acreditar que era " preguiça ou falta de esforço " eu desistia no terceiro ou quarto mês, nunca tinha sido acolhido nas academias, os profissionais estavam focados em quem já era bem treinado ou tinha uma bunda que lhe interessava, depois da perda do meu irmão que morreu com 160 kg, eu fui para a terapia e entendi que tenho um comer emocional que é quase caracterizado como uma compulsão alimentar, é um envolvimento com a comida totalmente emocional, que foi construído de infância até a vida adulta, e depois de 2 anos de terapia intensiva eu fui para a academia, fui para a nutricionista e hoje estou fazendo cada vez as pazes com o alimento, estou ganhando massa muscular e já perdi em 3 meses 12 kg, levando todo o processo com naturalidade, sem no pain no gain, sem frases motivacionais ou com a cabeça de que tô mudando tudo radicalmente e me sacrificando, NÃO!! Estou apenas vivendo de uma forma mais leve e mais saudável e sem ansiedade, as coisas estão acontecendo.
Eu primeiro tive que aceitar meu corpo na terapia para só depois entender que eu podia melhora-lo até a minha satisfação completa, e é perfeitamente o que vc disse, se aceitar n é se estagnar são coisas diferentes.
Eu tive que Primeiro me resolver internamente durante dois anos, para depois ir e mudar o externo conforme meu gosto
Por isso digo e repito, pessoas precisam ir para a terapia!!
👏👏👏
É inspirador seu relato!!!
Vocês sempre sem preconceitos! Por mais profissionais de educação física assim!
Nossa, Diego, vc tocou num ponto importantíssimo! Essa questão do ambiente da academia. Faço funcional numa escolinha de futevôlei perto de casa e tenho várias colegas gordinhas, que dizem preferir mil vezes treinar com a gente pq se sentem mal no ambiente da academia. Dizem que se sentem julgadas pelos outros usuários pela forma do corpo, coisa que não acontece cá no esporte. A gente vibra em conjunto quando vê uma novata se superando. Bora levar essa vibe para as academias, galera!
É muito precioso ver um canal sobre saúde falar disso de forma tão clara e sem gordofobia. Eu emagreci mais de 20kg nos últimos anos e pretendo emagrecer mais, mas como ex gorda eu sei o que é ser vista como uma pessoa doente, sendo que essa não era bem a realidade, muitas vezes inclusive fui julgada assim por pessoas mais magras e que de fato tinham muito mais problemas de saúde
Mas como você tá se sentindo agora,.como está sua vida?
@@ajardineira eu emagreci por estética e tô feliz com o resultado, em relação à saúde não mudou nada (na vdd agora estou numa fase ruim de saúde, mas faz tempinho q emagreci e são coisas pontuais kkk). Quanto à disposição eu não vi diferença com o emagrecimento, eu percebo diferença quando pratico atividade física,tanto gorda quanto magra fico mais bem disposta, agora não tô pq tô sedentária 😂
@@frahzinhahmas obesidade faz mal pra saúde sim
Um profissional, que não precisa xingar ninguém de burr* pra falar sobre esse assunto. Um UA-camr/ influencer que não precisa chamar ninguém de "a gorda lacradora mimizenta" pra falar sobre um assunto. E que não insentiva ou melhor, não influencia o seu público a ir jogar hate nas pessoas.
Isso sim é expor uma opinião, sem precisar ser tosco, agressivo com ninguém.💛💛
Mas o pessoal da militância gorda xinga
Sempre bom ter argumentações embasadas nesse tema. Não adianta combater o estereótipo desconsiderando as questões técnicas também. Teu conteúdo é foda.
Você diz: "1 - Obesidade é uma coisa, ser gordo é outra; 2 - o peso individual depende de vários fatores, de genéticos a sociais e econômicos (SIM, OU VC ACHA FÁCIL SER MAGRO QNDO MIOJO É MAIS BARATO Q LITRO DE ÓLEO E ACADEMIA CUSTA UM GÁS DE COZINHA???); 3 - o padrão social é mto reduzido pra dar conta de toda a diversidade dos corpos das pessoas; 4 - peso não pode servir de critério pra juízo de valor ou diminuir a qualidade de vida das pessoas ou 'puni-las' por serem assim; 5 - melhorar a saúde não precisa ser um trauma ou uma campanha de bullying coletivo; pelo contrário, demonizar essas pessoas só piora e dificulta o processo; 6 - sim, profissionais da saúde precisam repensar a forma como tratam pessoas gordas ou obesas; 7 - mtas vezes a preocupação cm a 'saúde' dos gordos não é sincera: tá preocupado mesmo, ou é preconceito revestido de 'a ciência diz'?"
As pessoas entendem: "TÁ ROMANTIZANDO GORDOFOBIA" 🥴
Diego sempre sensato! Sou uma gorda em processo de emagrecimento, justamente pq aprendi a me amar e resolvi melhorar o que estava ao meu alcance! Qdo eu odiava o meu corpo, era mto mais difícil emagrecer. Me aceito, aceito as minhas limitações, mas quero melhorar o meu corpo como um todo! Fiz exames em abril e está tudo ok. Até eu fiquei surpresa pq todos à minha volta falavam sobre o meu colesterol e glicemia (apenas por me verem gorda) e os exames mostraram que estou bem! É isso! Vamos parar de comentar sobre os corpos alheios, associando à saúde ou doença. Pq de fato, não sabemos nada além do que vemos e acreditamos! Obrigada, Diego!
👏👏👏
12:37 "quando a pessoa usa um argumento exagerado, é porque ela não quer discutir, ela só quer ter razão"
é a maior verdade :(
não decepciona nunca... uns boyzinho da rede de vídeos rápidos falam tanta porcaria sobre esse assunto e aqui um canal de respeito, com estudo, fazendo um trabalho incrível. Obrigada ❤️
Essa fala "você pode tudo" leva muitos a enganos. Não podemos tudo, mas podemos muita coisa!♡
Entre a romantização e o pedido de respeito por pessoas obesas existe uma enorme barreira...as pessoas não precisam romantizar mas também não podemos esquecer q a sociedade escracha pessoas obesas APENAS por preconceito... poucas são como vc q orientam e querem ajudar...as pessoas precisam também respeitar mais a forma de ser de outras até que elas dêem um jeito na situação... informações sempre são o auge!
Maltratar obeso está errado sim. Mas não devemos apoiar quem quiser ser gordo e sim estimular o emagrecimento saudável.
Finalmente alguém teve coragem de falar sobre isso 🤙 mais um vídeo top Goiaba 🤗
Valeu, Andrei
Que tema importante, Diego! 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Cá me Disse! ❤️❤️❤️
O excesso de gordura corporal pode acarretar muitas doenças, tais como diabetes e hipertensão. Essa história de que 'sou gordo (a), mas sou feliz, não cola.
Verdade e eles ficam com raiva.
Como ex-obeso, acredito que tudo se trata de conhecimento (sobre a pessoa individualmente saber o que fazer de melhor com seu corpo) e comunicação (sobre o desenvolvimento da capacidade de sempre tentar não magoar o outro na forma como interagimos com).
Diego, sua sensibilidade abordando assuntos mais complexos é a parte que mais admiro em você! Obrigada!
Parabéns pelo vídeo, muito importante, as pessoas acham que se pessoa é gorda e não se odeia ela está "promovendo a obesidade", o que é pensamento bem bobo, fora que existe uma confusão muito grande entre um corpo saudável e um corpo que estético, basta ver os atletas do Olympia que morrem por uso de anabolizante
Gosto da forma consciente e responsável que o canal costuma usar para tratar dos temas, parabéns pela abordagem
Excelente abordagem!! O importante é que a saúde geral da pessoa esteja OK. MAS... ouço muito pessoas jovens e obesas com o discurso de que "minhas taxas estão ótimas!" (se referindo glicose, colesterol, triglicerídeos, etc). Só que a conta chega com a idade, meu chapa! E vem alta!! Com 20 aninhos tudo são flores, mas com 40... Falo isso porque tenho casos de obesidade sérios na família, que resultaram em diabetes infartos, cirurgia de ponte de safra e de redução de estômago como último recurso possível. A gente tem que se aceitar como é, sim. Mas isso não pode ser desculpa pra não se cuidar.
Cheguei a 105kg num momento de depressão profunda. Seguir influencer plus size me ajudou a me sentir mulher, pq deixei minha sexualidade de lado nesse período. Quando consegui tratar a depressão de fato, perdi 20kg em pouco mais de 3 meses… ainda quero emagrecer pra conseguir fazer tudo que gosto. Mas isso não quer dizer que acredito que ser gordo é doença. Minha doença é o tdah e em consequência depressão e ansiedade.
Mas sim, segundo a oms obesidade é doença. E espero que você fique muito bem principalmente da depressão e do TDAH
Ser gordo não é doença, obesidade é doença. É ruim confundir esses dois termos.
tdah+ compulsão alimentar, uma combinação de peso literalmente
TDAH não é doença, é um transtorno, são coisas diferentes, mas entendi o que vc quer dizer
Voltar a ser sexual, eis uma dificuldade.
Adorei a comparação do IMC dos fisiculturistas, que vídeo necessário 👏🏾
Vc sempre muito profissional e humano nas suas postagens. É muito importante este posicionamento, esta fala, pq parece óbvio, mas muitas pessoas não conseguem ver dessa forma. O preconceito está sempre enraizado nas falas, na forma de olhar, nas roupas tamanho único... e quanto + profissionais da saúde tiverem falas de respeito e cuidado, mas pessoas serão beneficiadas.
muito bom como sempre, o que pouca gente fala é sobre a indústria alimentícia e sobre nossa cultura alimentar que mudou nas últimas décadas com pais passando para filhos uma cultura ruim semelhante aos americanos, não vejo as pessoas falarem disso, não existe alimentos na natureza que tenha carboidratos com gorduras como aqui comemos hoje...
O consumo excessivo desses alimentos acontece muito por questões sociais e psicológicas. Compulsão alimentar por problemas de saúde mental, os preços dos alimentos, a restrição alimentar pregada por diversas pessoas e profissionais, a falta de acesso aos serviços de saúde e educação... infelizmente, tudo isso influencia muito nos hábitos alimentares.
Eu amo esse canal! Seguidora fiel há anos! Devia se chamar "sensatez na rotina"
Gostei muito do vídeo! Tá cheio de preconceito disfarçado de preocupação com a saúde das pessoas gordas e, quando a gnt analisa direito, é só preconceito e discurso de ódio. Obrigada!
Perfeito!!!!!!! Já entrei achando que não gostaria do vídeo! Sou gorda e normalmente canais assim não sabem sobre o discurso gordo!!!! Obrigada! NENHUM corpo pode tudo! E se aceitar não é se acomodar! Perfeito! Obrigada pelo uso do seu espaço pra falar algo certo!
Qualidade da imagem tá gritando, goiaba! Bom demaissss
Acho que o ponto mais importante dessa discussão é entender essa diferença entre se aceitar vs. se acomodar. Até porque quem se aceita e se ama vai querer buscar sempre o melhor pra si. Não citarei nomes para evitar maiores transtornos, mas entre esses influencers famosos de body positive há um que claramente está beirando os 200 quilos (isso se já não passou disso) e passa a imagem para o seu público de que está tudo ok ser assim, que a saúde dele está ótima. O que de fato pode ser verdade nesse momento, mas isso até quando? A longo prazo uma hora a conta chega. Esse é o único apontamento que tenho a fazer ao movimento. Ademais achei um ótimo vídeo e concordo com tudo que foi falado!
Pois eu vou: Jojo Toddynho na Fazenda.
Olha não é mesmo atoa que vc é meu "influencer fitness" favorito
Amei esse vídeo! Como sempre ❤️ Sempre fico feliz quando vejo pessoas gordas na academia, ou extremamente magras e também aquelas normais, é um espaço para todos. Saúde é e deve ser para todos. Parabéns por ainda tentar passar essas mensagens mesmo nesses tempos de intolerância. 👏👏👏
Nossa que conteúdo extremamente importante de alta relevância! Obrigada por serem tão HUMANOS e ao mesmo tempo tão didáticos. Muito obrigada
Um dos poucos profissionais da saúde que tem senso e fala sobre o assunto sem atacar ou usar da imagem de pessoas gordas para isso
Nossa... Muito obrigado pelo vídeo. Acho que esse conceito de "romantização da obesidade" está no mesmo patamar do "racismo reverso". E de fato, temos que exercitar a escuta e sermos mais empáticos.
Importantíssimo, cirúrgico como sempre!
Valeu, Leo!
Por isso esse é o único canal de saúde e atividade física que eu confio. Bom senso, respeito e seriedade em cada vídeo.
Fiquei até o final na esperança de ouvir algo firme e concreto. Passou o vídeo todo falando verdades sim, mas só por falar, sem chegar a conclusão nenhuma. De fato existem pessoas que realmente romantizam a obesidade e é muito triste ver um profissional passando pano pra essa situação.
Eu acho muito importante falar sobre a aceitação, pq parece que a gente que é gordo não continua tentando, se exercitanto, se esforçando... Eu sigo há anos tentando emagrecer e tenho zero resultados. Quando desisto e chuto o balde, engordo e não consigo voltar ao peso anterior, e o peso só aumenta. Depois de alguns (MUITOS) exames descobri alterações metabólicas importantes que explicaram muita coisa, mas não tenho mais essa determinação de comer 1200cal por dia e malhar igual uma doente pra ficar com corpo padrão. Prefiro seguir com minha rotina de atividades padrão, comer o que gosto e de maneira moderada e tentar ser feliz como sou do que ficar tentando chegar onde não vou conseguir e me frustrar.
"Você pode se aceitar do jeito que é e, ainda assim, querer mudar algo na sua vida ou no seu corpo ;)"
by - Saude na rotina em um video de anos atras
Baita visão. Só me incomoda bastante quando algumas pessoas (as vezes sem querer) criam um discurso que coloca no mesmo saco o cuidado com a saúde e o corpo junto com toda essa cultura do emagrecimento nada saudável, o que muitas vezes pode afastar alguém da busca por um maior equilíbrio e uma vida mais saudável... Eu já estive nessa e nunca dá bom, hoje em dia agradeço a canais como esse aqui que mudaram minha forma de ver a alimentação e a atividade física.
Que discurso foda, cara! É exatamente isso que mais pessoas podiam escutar, um discurso que abraça, que puxa pra perto. Obrigada pela fala tão rica e acolhedora! Dá gosto de ver a empatia e a informatividade no vídeo.
Amei o vídeo! Sempre gosto de lembrar como esse discurso gordofóbico camuflado de pró-saúde é hipócrita....porque falam que a preocupação é com a saúde do corpo gordo, mas quando se fala que emagreceu em decorrência de alguma doença são capazes de dizer: mas pelo menos teve um lado bom, você emagreceu...já ouvi isso demais na minha vida! Ou seja, no final das contas o importante é não estar gordo, mesmo que gorda a pessoa estivesse saudável...
Enfim...no primeiro vídeo do meu canal eu trouxe um conteúdo sobre questões que não se fala a respeito da obesidade, baseado em dois artigos científicos bem legais. é bem interessante observar que existem corpos gordos que não são doentes e que são de pessoas ativas inclusive....mesmo com percentual de gordura mais alto e tudo mais!
Sempre sofri demais por conta da minha imagem, mesmo sendo uma pessoa ativa e com saúde boa...porém com percentual de gordura e peso considerados altos...demorei anos pra ir pra Educação Física, profissão que amo, justamente por conta do medo dos olhares sobre meu corpo....o processo de me aceitar foi e ainda é importantíssimo pra minha saúde em geral, inclusive física, já que foi isso que me fez de fato amar me cuidar!
Cara o Diego falou tudo nesse vídeo. Sempre com um olhar apurado sobre o que é realmente saúde e no que devemos focar de verdade.
Confesso que entrei no vídeo morrendo de medo por causa do título, mas foi uma agradável surpresa saber que você não é desses que reproduzem esse tipo de fala. Fiquei feliz em assistir! Obrigada!
Que vídeo fantástico! Obrigada, Diego. Isso tudo que vc falou não é uma conclusão óbvia, por isso a importância da discussão.
Esse vídeo foi muito importe, e mostrarei ele pra futuras pessoas!
Sobre autoaceitação: é sobre você não ter vergonha do seu corpo. Não ter vergonha de vestir o que você gosta, de tirar uma foto, de encontrar alguém. Você não precisa ser magro pra ser bonito.
Mas se o seu corpo está doente, independente do peso, é responsabilidade sua se cuidar. Sua e de mais ninguém. Ninguém tem que dar pitaco. É o seu corpo, e cabe a você decidir se vai cuidar ou não.
Não é lição de moral. Eu tenho problemas com peso e me digo isso todos os dias. É uma luta diária.
Eu concordo com vc em partes. Temos que nos cuidar sim. Depois que esse povinho da militância gorda morrer novinho a família que não reclame em público.
Finalmente as pessoas estão falando sobre isso. Acho um absurdo qndo uma pessoa engorda sempre vem alguém da uma de nutricionista odeio isso. A sociedade faz a pessoa gorda se achar feia,ter nojo do próprio corpo. Isso é um absurdo. Eu falo pq na minha adolescência eu sofri muito com isso
Que necessário esse vídeo! Ao meu ver, esses influencidadores fazem um desserviço! Um comprometimento enorme da saúde das pessoas.
Finalmente uma voz sensata no meio Fitness! Valeu demais pelo vídeo!
Vc explica de um jeito tão claro e de fácil compreensão, queria que mais pessoas entendessem o que disse.
Parabens pelo video, sou profissional da educação fisica e acho triste tantos esteriótipos sendo alimentado sobre o corpo, sem nenhum conhecimento especifico... Obgg pelo conteúdo sempre muito bom !!
Amei essa ideia de que se aceitar não significa não querer mudar!
Eu te amoooo. PS... no melhor sentido, Daf... a voz que precisa existir nas mídias.
"Academia é um lugar pra todo mundo!" PQP, por isso que eu assino o Saúde na Rotina! Parabéns Goiaba!
Tão bom ouvir alguém respeitoso no UA-cam ❤
Gosto da forma como vc coloca os temas, sempre analisando todos os lados de uma forma gentil.
Se aceitar não é se acomodar, perfeito!
Muito importante esse discurso, ainda mais de uma pessoa formado na area!!!
Cara, fico feliz em te seguir, é mt raro alguém que faz conteúdo pra esse nicho flando como vc e o que vc flou sobre esse assunto
Diego, mais uma vez, parabéns pelo posicionamento.
Essa romantização da obesidade sempre achei perniciosa. E dá pra entender de forma simples a diferença entre se aceitar uma pessoa mais gorda e não passar pano para Obesidade que é sim um problema de saúde. A aceitação deve ser voltada a respeitar todos os seres e seus corpos: altos, baixos, magros, gordos, etc... mas tanto quanto é preocupante uma pessoa com anorexia quanto uma pessoa obesa estão fora de uma curva saudável
Você pode ver que todos que vem com o papinho de "sou mais saudável do que muito magro que eu conheço" tem dois fatores: Não é realmente obeso (índice de gordura corporal colocando a pessoa em obesidade séria) ou é alguém abaixo dos 30 anos.
Ninguém sério defende que simplesmente ser magro é ser saudável (tanto que existe o termo "falso magro", pessoas que tem um índice de gordura, principalmente intra-abdominal, alto apesar de parecer magro)... saúde é algo multifatorial... mas o fato de também existirem magros sedentários e com problemas de saúde não torna a obesidade automaticamente isenta de problemas.
Já é algo cientificamente comprovado que as células de gordura do corpo, quando ultrapassam um certo volume começam a gerar uma resposta inflamatória no corpo que, à longo prazo, vai causar diversos problemas sistêmicos. Estou falando isso por ver em primeira mão... quando uma pessoa com obesidade passa dos 40 anos vão começar a aparecer os problemas... esteatose hepática, pré diabetes, problema de pressão, juntas dos joelhos, tornozelos, costas, e a lista vai aumentando quando vc passa dos 50... até que vc não chega aos 60.
Aceitar nosso biotipo, nossas limitações, não quer dizer se conformar com uma situação que é ruim pra vc a longo prazo.
É a mesma coisa que um moleque fumante com 25 anos falar que está ótimo de saúde e que não consegue parar de fumar, que já tentou, mas que ele é assim. A gente sabe onde isso vai parar.
Tanto anorexia quanto obesidade são duas doenças terríveis para a saúde da população!
Adoro seus vídeos.
E falou só verdades!!!
Muito perigoso!
Parabéns cara. Fazendo a diferença no meio dos bombadão cérebro de amendoim
Valeu, Dan!
Por isso esse man é o melhor 👏👏👏🙏🙏🙏 Obrigado por esse vídeo Diego !!!!
Os melhores 14:21 que ouvi sobre essa questão. Achei q ia falar mal de cara mas como sempre foi de uma sensatez monstra e que falta a muitos profissionais de saúde por aí.
Sensato como sempre! ❤️👏🏻👏🏻👏🏻
Amei o vídeo! Realmente é isso: aceitar quem você é e buscar melhorar nossa saúde sempre.
Um vídeo muito importante, que eu não tinha visto ainda e comento pq espero que chegue em muito mais pessoas. Muita gente falando merda ainda!!
acredito que a idade influencie muito nos exames sairem com resultados normais mesmo estando obeso. Quando mais nova, já em grau de obesidade I, meus exames vinham sempre normais, isso pq sempre fui ativa (vou de bike pro trabalho). Mas depois dos 33/34 anos, os exames já começaram a alterarem o resultado. O colesterol começou a aparecer alterado e isso teria sido ladeira abaixo se eu não tivesse tomado consciência. Eu já estava com obesidade grau II, com 95kg. Além dos exames começarem a dar alteração, minha autoestima era um lixo, mesmo com todo movimento de body positive. Quem se aceita, ótimo, eu admiro mesmo, mas eu não consigo MESMO aceitar meu corpo cheio de celulite e com gordura que altera a forma dele. Minha autoestima era um lixo, além de ter começado a perceber fôlego reduzido para coisas simples como subir um lance de escada. E a mesma situação já ouvi de colegas próximas que tb diziam que até certa idade, não tinham problema algum com o excesso de peso, nem exames alterados, até passarem dos 30 ou chegarem aos 35, quando o metabolismo parece dar uma virada drástica. Daí surgiram dores nas costas, exames alterados, desânimo etc. Até hoje, sinceramente eu procuro idosos acima de 70 anos que sejam representantes de pessoas gordas, mas gordas mesmo, não só "cheinhas". Difícil ver idoso +80 obeso.
Gente, eu me sentia extremamente deslocada nesse movimento body positive, pq via gente pregando coisas lindas sobre aceitação e saúde do corpo gordo e a minha realidade era completamente oposta. Sinceramente, eu ainda tenho minhas dúvidas até que ponto esse movimento não descamba pra uma negação e até que ponto ele não cria mais uma sensação de estar deslocado pra quem vive uma realidade completamente oposta desse movimento de aceitação. Bom, sei que eu to na luta pra emagrecer. Desci de 95 pra 86kg e vejo uma melhora considerável na saúde e autoestima, mesmo ainda estando no grau de obesidade I. A vida de grande parte dos obesos é triste, sim. Mas concordo que é bom que a diversidade ganhe voz
Penso o mesmo. Fui obesa por anos e meus exames sempre deram perfeitos, mas a falta de disposição, dores no corpo, enxaqueca, dificuldade pra dormir, não conseguir andar duas quadras sem sentir uma dor horrível no nervo ciático entre outras coisas, me fizeram mudar. Emagreci quando me apaixonei pela atividade física e naturalmente a alimentação foi melhorando pra acompanhar, sem neura, sem privação. Pra mim, a vida melhorou 1000% e enquanto a ciência continuar dizendo que obesidade é uma doença eu não vou discordar. Mas concordo que o gordo é tratado com muito preconceito, há segregação invés de acolhimento e ser humano nenhum merece passar por essas humilhações.
@@Fer.medstudent é exatamente isso. Do meu ponto de vista, o movimento deveria pregar que pessoas gordas não devem ser discriminadas pelo corpo, que gordos merecem respeito, ou seja, um movimento pela humanização das pessoas gordas. Só quem é gordo ou já foi, sabe humilhações que sofreu, especialmente na escola e dentro de casa. Entretanto, ainda acho forçoso demais dizer que obesidade não está relacionada a uma saúde ruim. Por idade, hoje, pode ser que os exames laboratoriais estejam perfeitos, mas a obesidade tem uma gama de reflexos, em diversos aspectos, especialmente em relação ao futuro. O metabolismo muda, a densidade óssea diminui, oxigenação reduz, apneia é muito mais presente em pessoas obesas (o que só isso aumentam os riscos de falência cardiorrespiratória... Inclusive eu tinha MUITA apneia)... Um corpo gordo passando pelo envelhecimento vai ter muito mais obstáculos por conta da gordura sim. O que não quer dizer que um corpo visivelmente magro seja saudável, já que existem MUITOS falsos magros por aí, magros fumantes, magros que se entopem de porcaria e que o futuro tb vai cobrar.... Mas é forçoso demais dizer que dá pra ser obeso e saudável, que obesidade não é doença etc. Hoje em dia pregam tanto a valorização da ciência, mas só até a página 2. Se a afirmação da OMS fosse pautada exclusivamente num preconceito, que não houvessem dados suficientes relacionando gordura corporal com aumento considerável de doenças diversas, daí ok... Mas a OMS não pauta a afirmação em achismos, mas em pesquisas sérias. O dia que houver uma pesquisa científica séria, com respaldos, mostrando que gordura corporal não tá relacionada com síndrome metabólica futura, com doenças diversas, aí sim dá pra começar a questionar a OMS e a realidade por trás dos palcos
Nossa, que conversa boa aqui, hein? Obrigada. A questão da saúde é real.
Meu caso: eu não posso engordar, se quiser ter uma mobilidade boa no futuro. Sorte que aoa 42 ganho massa magra com muita facilidade.
Faço exercícios td dia, nenlm q seja uma prancha de 20 segundos, chorando, mas faço para nao perder a disciplina. Tenho transtorno bipolar e dor cronica. Agora imagina se eu tenho mta gordura, o corpo fica mole e la se vao minhas articulações.
Cheguei a 68 quilos e acho q 35% de gordura, foi horrível, dor, andavaancando, voltei a usar muleta...
Passo com nutricionista e afirmo: alimentação, atividade física e bom sono, fazem a vida ser melhor, principalmente para chegarmos bem na velhice.
Obesidade é um problema complexo e em cada um causa efeitos diferentes, mas não é boa para ninguém. Como disse o amigo abaixo, levam em conta a ciência até a página 2, e se não fosse um problema de verdade, a OMS não classificaria como doença.
Mas dizer q todo gordo é doente, assumir isso é muita escrotidao sim!
@@ajardineira não, não, eu não assumo que todo gordo é doente, até pq quem sou eu pra isso? Mas eu desconfio que a longo prazo, com o passar dos anos, variação metabólica, desaceleração do metabolismo, perda de densidade óssea, diminuição ligeira da oxigenação e funções orgânicas (o que acontece em todo envelhecimento), a conta vai chegar mais alta pra todo ser humano que vive de excesso... E isso significa pra quem fuma, pra quem vive só de trabalho, pra quem se estressa demais, pra quem come muita porcaria industrializada e também para obesos (todos? Não sei, mas há estudos suficientes mostrando que é um fator pra precarização na qualidade de vida no longo prazo). HOJE, todos os que vivem em extremos e são jovens podem não ter qualquer tipo de alteração nos exames e não se sentirem mal nas atividades do dia a dia, mas no futuro, os extremos aumentam as chances de uma vida doente
Não acredite nesse body positive não! Eles mentem pra eles mesmos.
Quando engordo 5kg a mais por questões emocionais, já sinto uma diferença enorme, energia e autoestima vai lá pra baixo. 5kg a mais é longe de ser obesidade, mas quando a ansiedade ataca, dou o meu máximo para me alimentar bem e continuar fazendo atividade atividade física. Pois sinto a diferença rápido.
Oi, Diego. Eu tenho 37 anos, 1,65 m e 90 kg. Eu não acho nada romântico ser gorda. Devo minha obesidade à genética e os meus "não hábitos" ao comer. Cresci com uma escassez considerável e hoje nunca me nego "comer coisas gostosas". Eu vou começar a treinar este mês de junho e passar a comer direito. Apesar de tudo, meu exame de sangue só acusou baixa vitamina D, o resto tudo bem (fora meu medo de ser hipertensa e diabética). Voltando a romantização, eu acho errado. Além da questão de saúde física, as pessoas ao redor te evitam, tanto pra relacionamento íntimo, quanto nas amizades. Eu choro muito quando vejo depoimentos de pessoas que emagreceram bastante e de como as pessoas começaram a tratá-las melhor, sendo que o caráter desses ex-gordos não mudou.
Eu quero emagrecer pra evitar diabetes e hipertensão, andar um pouco e não ofegar, e voltar a amarrar os sapatos sem dificuldade e, de brinde, arrumar meu primeiro namorado.
E vc vai emagrecer sim. Se eu estou conseguindo vc também consegue.
adorei que você mostrou os dois lados da moeda. Geralmente o pessoal da saúde apresenta só um ponto de vista. Arrasou!!
uma pessoa inteligente falando, adorei a forma respeitosa com que vc debateu o assunto
Diego, obrigada! OBRIGADA de verdade! Eu estou tão mal ultimamente, pq sempre fui acima do peso, eu tento me amar e me aceitar, mas sempre vem as pessoas dizerem q sou gorda e não posso me amar, q se eu continuar assim não chego aos 18 anos, que sou feia e mimimi. Esse vídeo serve para os bons samaritanos magros 100% de saúde mas q se for pegar e fazer exame de rotina podem estar pior q pessoas gordas. Vou mudar de vida, não pelas pessoas, mas por mim! Sei quem sou e reconheço q não estou bem, mas não preciso de ninguém p me lembrar disso pq EU MESMA já sei! Posso provar q consigo seguir meus sonhos! Dia 02.06.22 vou começar na academia (dnovo) e 08.06.22 vou ir na nutrologa, volto aqui mais tarde, sem metas ou pressão, tudo no meu tempo.
Idade: 14
altura: 1,59
Peso atual: 82,6kg
Peso ideal (de acordo com minha idade, altura e IMC): 52.2kg à 56.2kg
:)
Eu sempre volto aqui. A musculação me ajuda e ajudou em muitas coisas, entre elas, a perder peso e trabalhar a ansiedade. Só consegui pq tive mensagens positivas, inclusive do seu canal, e pq o personal que encontrei respeita gente. Treina gente. Pq existem aqueles que não chegam nem perto, parece nojo, parece que querem treinar musas fitness apenas. Enfim. Emociono pq torço demais que seu canal cresça sempre e que profissionais possam entender que obesos vão para academia pra buscar saúde e não é só do corpo. O corpo é consequência.
Primeiro vídeo do canal que assisto e não concordo, mas você é o profissional e sabe mais do que eu. Só espero que as pessoas que estão com sobrepeso possam chegar aos 70,80,90 anos com saúde.
Um vídeo de alguém que realmente pensa na saúde e não apenas na estética é outro nível 👏👏👏👏
Esse canal traz a lucidez que falta na internet . Parabéns pelo trabalho 👏
Vídeo sensacional, "peso não diz a saúde da pessoa". Hoje ouvirem pessoas gordas, foi uma evolução imensa, trazer a visão de não ser Romântico sim uma Aceitação, implica totalmente no respeito, principalmente quando vem de um profissional como você, consegui explicar de modo claro que o resultado da balança, não é sinal de ser ou não saudável.Sei pq sou gorda e cansei de ouvir, :-"nossa, vc parece doente, emagrecer vai te deixar muuuito mais jovem e com carinha de saudável, emagrece miga, faz um jejum de 12 horas que sua saúde vai agradecer kkkkkk
Obg pelo conteúdo 👏👏👏👏
Nossa que comentário sensato... As pessoas deveriam ter essa visão. Parabéns 👏
Esse é o melhor canal, mais sincero, mais científico e interessante sobre vida saudável!
Já fui gordo na infância muito difícil a vida hoje tô curado academia e boa alimentação 🙏 mais 25 anos
Que bom, ser gordo é horrível
Pô, Diego, o título do vídeo me assustou, mas sua opinião sobre o tema não decepcionou nem um pouco. Admiro esse tipo de consciência em gente que tá aqui influenciando pessoas a terem uma vida mais saudável. Excelente tema e excelente colocação.
Um abraço!
Adoro esse pensamento de que não somos, ESTAMOS. E a tendência é piorar, rsrs, é um bom pensamento pra acordar nesse frio e ir pro pilates.
Um vídeo super importante. E lembrando que Saúde não é só saúde física, mas psíquica e social. Uma pessoa que tem uma saúde corporal perfeita, corpo treinado e exames perfeitos, mas não se permite sair com os amigos, não se permite comer um tempero, vive uma “luta” com corpo e os ingredientes para ter um corpo ou saúde perfeitos, para mim isso tá longe de ser saudável, e mais cedo ou mais tarde isso vai ter um preço. Claro sou super a favor de reduzir açúcares e procurar alimentos naturais e me exercitar e vivo isso. Mas tudo é equilíbrio. A saúde de uma pessoa não deveria nunca ser reduzida a um número, seja esse número o imc, a quantidade de gordura, ou colesterol ruim, e não é que essa coisas não devam ser controladas, mas devemos olhar cada ser humano com a inteireza do que ele é.
Fiquei com muito medo de gordofobia quando vi o título, mas é um ótimo vídeo. Obrigada! :)
Nossa você acaba de mudar minha visão sobre esses influencers agora. Confesso que eu tratava esse assunto com muita ignorância e preconceito, mas depois desse vídeo minha mente abriu demais
Cara, estava com 127 kg em setembro!! Tenho 33 anos e digo, essa romantização da obesidade e desculpa pra quem não tem atitude de emagrecer. A gordura já estava me trazendo muitos problemas. O q mais estava me afetando era uma facite plantar!! Todo dia de amanhã era uma dor enorme ao pisar no chão! Muito triste! Hj estou em processo de emagrecimento, até o momento estou com 103kg e a meta é 85kg. As dores estão bem melhor! O maior inimigo da gente somos nós mesmo! Da mesmo forma que podemos ser nosso melhor amigo!
Mds VOCÊ SIM é um verdadeiro profissional
Adorei. Fiquei com medo quando vi o nome do vídeo, mas quando é a questão da aceitação. Mas não dizer que não podemos melhorar sua saúde! Eu sou obesa, tive problemas com isso por muito tempo. Mas fui ao médico e descobri que tinha resistência a insulina, por tanto outras coisas eram afetadas. Fazendo tratamento hoje estou conseguindo melhorar minha saúde, que mim agora é o mais importante se eu vou perder peso durante o processo e isso era algo que me incomodava que ótimo.
Excelente!!!! Muito sensato!!!!!
Eu gosto TANTO do trabalho que vocês fazem!!! Obrigada!!!
Que vídeo excelente! Você foi realista. É importante combater a gordofobia e entender que cada um tem seus limites. Gostei ainda mais quando você falou que ninguém pode tudo, nem o gordo, nem o magro. É preciso conhecimento, treinamento, realismo
Muito importante falar sobre isso e vc falou muito bem, sem preconceitos, sem ofender as pessoas. Muito bom mesmo! 👏👏
Cheguei a 83,300 isso foi demais acordei pra vida e fui preocurar a melhor ,e o pior minha saúde mental tava indo de mal a pior porque eu não estava bem comigo mesma.Chegue a 75kg mas ainda tenho um longo caminha pela frente 💜