*Porque não padronizam logo uma tomada única a nível mundial UEB - Universal Energy Board. Facilita pra nós vai, Renault, Nissan, GM-Chevrolet, BMW, VW, Audi, MB...*
Edgard Peres precisamos de mais pessoas como voce !!! por favor reproduza-se ! ninguém quer pagar royalties para ninguém !!! lucido o seu comentario parabens !
Matéria excelente. Esse assunto é antigo, porém poucos estão preocupados com o futuro. Não há política de isencão de impostos, inviabilizando os veículos. Em 1974 a Gurgel criou o primeiro carro elétrico brasileiro, o ITAIPÚ, com autonomia para 60 km (2 horas de uso), usava 12 baterias de 12 volts, com tempo de recarga de 10 horas em tomada comum de 110 volts, gerando 4,5 HP de potência.
matéria muito boa, que só serviu pra aumentar minha vontade de ter um elétrico. Sei que hoje ainda não são economicamente competitivos, mas esse progresso rápido que eles tem mostrado, indica que logo poderão ser opções bem interessantes.
É, em parte eu até concordo que são coisas relativamente fáceis de serem resolvidas, más... o preço dos carros? Essa aí, com certeza é a parte complicada.
Eu já ando achando q carros elétricos no Brasil vai demorar e muito a ficar popular, lá fora já é caro, imagina aqui pagar mais de 150 mil por um carro que é quase que 100% urbano, para viagem é praticamente obrigatório ter um a combustão, e mesmo que a infra-estrutura seja boa, a distância dos lugares no Brasil é muito grande sem contar que demora demais para recarregar as baterias. A curto prazo eu aposto mais nos híbridos, esses sim devem ficar mais popular entre os carros populares, você tem a vantagem de usar só eletricidade em baixas rotações e na estrada usa a combustão.
O foda que o unico carro elétrico que pisa nos á combustão sem dó e piedade e o S da Tesla. Que não vamos falar de acessibilidade e preço em um carro que consegue bater até em super carros Kk
conforme a tecnologia for se popularizando, os preços irão baixar. Alguém lembra como eram os celulares a uns 20 anos atrás? Caros pra caralho, só os muito ricos tinham, sem falar que só serviam pra fazer ligações e eram uns tijolos enormes e pesados, enquanto que hoje é a coisa mais banal do mundo que qualquer um tem, mesmo os mais pobres, que não tem nem reboco na parede de casa, mas tem um smartphone no bolso. Com os carros elétricos será a mesma coisa.
Olá Aviator, isto é um pouco mais complicado do que parece. Hoje os equipamentos de carregamento são divididos em três níveis: Nível 1 - 127V - 1,92kW Nível 2 - 208/240V - 19,2kW Nível 3 que são os eletro postos de carregamento rápido que usam uma tensão de alimentação superior a 240V e podem fornecer uma alta potência de acordo com o fabricante. De forma geral, grande parte das montadoras usam o padrão SAE j1772, porém, este só vale para carregamentos nível 1 e 2. Ou seja, carregamentos "lentos". Para os carros que suportam a tecnologia do supercharging (carregadores nível 3) normalmente as empresas optam por criar o seu próprio conector. Porém, eu acredito que isso vá mudar ao longo do tempo e também será criado um padrão como o SAE J1772 para carregadores rápidos.
Matéria muito legal...sou leigo no assunto de carros elétricos, mas tenho procurado conhecer mais é esse vídeo ajudou muito pra conhecer mais desse novo mundo! Show de Bola!
Olá Aviator, isto é um pouco mais complicado do que parece. Hoje os equipamentos de carregamento são divididos em três níveis: Nível 1 - 127V - 1,92kW Nível 2 - 208/240V - 19,2kW Nível 3 que são os eletro postos de carregamento rápido que usam uma tensão de alimentação superior a 240V e podem fornecer uma alta potência de acordo com o fabricante. De forma geral, grande parte das montadoras usam o padrão SAE j1772, porém, este só vale para carregamentos nível 1 e 2. Ou seja, carregamentos "lentos". Para os carros que suportam a tecnologia do supercharging (carregadores nível 3) normalmente as empresas optam por criar o seu próprio conector. Porém, eu acredito que isso vá mudar ao longo do tempo e também será criado um padrão como o SAE J1772 para carregadores rápidos.
Entre os três apresentados no teste, SP/RJ, eu ficaria com o Bolt EV. A autonomia e estética interna me agradam muito mesmo sem o supercharger para ele aqui no Brasil devido ao plug. Em segundo lugar seria o i3 mais pelo design externo apenas. O Zoe fica em último. Entretanto, o veículo que superaria todos os três seria o tão sonhado Model S P100D da Tesla. A "aeronave" que pode ser importada pela Elektra Motors, na Avenida Europa, na zona oeste de São Paulo, atingiria esse percurso tranquilamente com uma única carga. Já existem relatos do Model S P100D ter atingido 1000km na Itália no chamado “hypermiling” onde a ideia é percorrer a maior distância que conseguir com apenas uma carga de bateria.
+Luciano de Souza Honorato Tesla tem autonomia de 1000km andando a míseros 38km/h se aumentar para 72km/h já diminui para 800km a autonomia! E essa é a mentalidade do brasileiro...escolhe carro pela aparência, da até vontade de chorar
realmente, mas os movidos a combustão não deixaram os elétricos evoluirem, mas a médio prazo será como os carros com cambio automático, que hj até carros popular tem!
Aladym Ronny ...enquanto o Governo faturar alto com os Carros a Combustão, às custas dos próprios brs, enquanto estiver jorrando petróleo como água, e a Venezuela vendendo seu produto a preço de banana... vai ser difícil o Governo liberar, ou facilitar a entrada dos Veículos Elétricos no Brasil!!! Carro Elétrico não dá lucro, por isso seu valor eh tão caro, pra impedir q a grande maioria compre, e se decidir comprar estará pagando, embutido no valor do veículo, o equivalente a uns 20 anos de reabastecimento de um carro à Combustão!!! Esta eh a pura e dura realidade!!!
Fico feliz com a matéria e com a velocidade que o mercado tem se movido. O futuro dos carros elétricos é certo e um caminho sem volta. Bem-vindo futuro!!!
Uma das piores matérias que vi sobre carros elétricos nos últimos tempos. Como em um teste de autonomia vc não sai com a bateria a 100%? A recomendação do fabricante é de carregar a 100% somente se vc for fazer viagens de longa distância. Para o dia a dia, 80%. A repórter confundiu regeneração ppr e-pedal com freio, informando que bastaria frear para regenerar. Provavelmente por isso ganhou apenas 10km e depois corrigiu como fazer corretamente. Faltou mais preparo. Sabendo que a infraestrutura é a mesma ao longo do trajeto, tendo a informação da montadora, como nao foi informado logo de saída que não seria possível carregar o Bolt ? Quiseram fazer um suspense sem fundamento. Houve o uso de tomada de 110v ou 220v na parada, pois isso foi feito com o Bolt e não vimos como aconteceu, perderam a oportunidade de mostrar como carregar em uma tomada normal, método que seria usado em casa. Passaram na fábrica da Nissan para dirigir o Leaf e não aproveitaram para fazer a comparação dos plugs. E por que não carregaram o Bolt numa tomada de 220v ? Conclusão, muita desinformação, despreparo e confusão na reportagem. Ps: Obviamente é uma reportagem paga pelas montadoras, mas como não comparar com os carros de maior autonomia, como Teslas? O preço do carro no Brasil não tem nada a ver com a tecnologia precisar "evoluir" para que ele diminua, tem sim com o poder de compra do brasileiro. EUA e UE são líderes em vendas de carros elétricos e o modelo basico do Bolt, Leaf 2018 e Zoe custa em torno de 30k, ainda caros mas possuem incentivos dos governos. Em momento algum foi falado do custo de manutenção que é extremamente baixo, o que acaba sendo uma vantagem. O custo de carga é o custo da eletricidade, pelo menos em casa. Nos postos o dono escolhe o quanto quer cobrar. Esse é o modelo global. Estudem mais e peguem informação que vem de fora. O que existe no Brasil nesse momento é pífio.
Manutenção barata em um lugar que nao tem os profissionais com o conhecimento dessa tecnologia ? 🤔nesse ponto Acho dificil. seu comentário foi muito mais útil que a reportagem
Concordo mano, mas vou te falar a verdade quanto mais tempo o governantes da esquerda( comunistas, socialista) continuarem no poder nada vai avançar nesse país. É fato e é real. 😭😭😭😭😭 Então dou um grito de querra para a Vitória e avanço do brasil. 😎 Bolsonaro 2018 🙌🙌🙌🙌🙌🙌 Pelo cristianismo e pela família unida por Deus. Repto Bolsonaro presidente já 🙌👏👏👏👏👏
O BRASIL ESTÁ PATINANDO FAZ MUITO TEMPO!! ENQUANTO NÃO MUDAR A MENTALIDADE DESTES GOVERNANTES DE MERDA , FICAREMOS SEMPRE ATRASADOS EM RELAÇÃO AOS PAÍSES DESENVOLVIDOS😠😠
Bacana galera. Mas seria bom da próxima vez mencionar a capacidade das baterias em kWh pois é como dizer quantos litros cabe em cada tanque de cada carro. Assim a comparação faz mais sentido. O Bolt por exemplo tem bateria de 60 kWh contra 33 do BMW i3. Outro fator importante de se mencionar é que o BMWi3 não tem uma questão de autonomia pois com seu gerador elétrico a combustão (o motorzinho) basta colocar gasolina e você roda pra sempre. Sou dono de um e já rodei num dia 1200 km. E mesmo na gasolina ele faz uns 18 km por litro.
Muito melhor! É o veiculo mais fácil de dirigir. Apesar de ser falado que só o Bolt e o Nissan tem a possibilidade de se dirigir com um pé só, isso é verdade também para o BMWi3. Eu nem uso o freio na cidade. Não tem marcha. Diferente de carros automáticos qua passam a marcha pra você. O carro elétrico é tão fácil que alguém pode reclamar disso e dizer que sente falta do ronco do motor, dos solavancos etc. Coisas boas na estrada ou algum lugar que você queira aproveitar seu carro. Infelizmente a realidade das cidades é bem diferente, Engarrafamentos, buracos, radares pra todo lado. Enfim, o carro elétrico chegou pra ficar. Agora é entender quanto tempo vai levar para o Brasil sair do passado.
Para o Brasil veículos híbridos como o Prius são mais interessantes, principalmente a versão Flex que com o Etanol já acaba com a questão do uso de combustível fóssil mas sem perder a segurança de abastecer em qualquer lugar garantindo boa autonomia.
INCRÍVEL, COMO NO BRASIL E NO MUNDO, OS FABRICANTES PENSAM O DESENVOLVIMENTO DE UM CARRO ELÉTRICO DE FORMA TÃO AMADORA. UM CARRO ELÉTRICO TEM QUE SER PENSADO DE FORMA PROFISSIONALIZADA E TER A SISTEMAS DE GERAÇÃO E RECARREGAMENTO DE SEU SISTEMA ELÉTRICO E TAMBÉM DE BATERIA. AI SIM PODEMOS FALAR EM UM CONCEITO DE AUTO SUSTENTABILIDADE. PENSAR ASSIM É O MESMO DE UMA POSTURA PROFISSIONALIZADA EM UM PRODUTO QUE REALMENTE VALE PELO SEU PREÇO. TERIA QUE SER UM PROPÓSITO DE PADRONAGEM DAS TOMADAS E PLUGS, SÓ AI VOCÊ PERCEBE O AMADORISMO DESSES FABRICANTES E ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DESSES CARROS. PARABÉNS PELO VÍDEO E CANAL. SOU FORMADO E TENHO UM INSTINTO DE ÁGUIA E VEJO QUE O MUNDO ESTA CARENTE DISSO.
Top esse comboio! O leaf fiz testdrive em 2012 aqui em São José dos Campos-SP, ao redor do shopping Colinas. Foi muito bacana! Por mim, todos aprovados!
Elétrico tá cheio de mimimi Plugs diferentes Poucos postos de abastecimento Só abastece 1 carro por vez Leva 1h de carga rápida ou 9 de lenta Autonomia boa pra cidade e ruim pra viagem Preço de carrões de luxo Enfim... falta muita evolução
Conclusão: a tecnologia está aí as montadoras estão prontas, porém o desenvolvimento do país está em ritmo fraco o que faz a infraestrutura não ser condizente com a proposta. Ou seja inviável o carro elétrico nesse momento, o maior problema é a falta de opção para a recarga por isso não a venda em escalas desses veículos, até mesmo um rico passaria dificuldades para utilizar o veículo elétrico por falta de opção. No futuro distante os problemas serão realmente os altos preços dos veículos, e provavelmente o alto valor cobrado pela recarga do mesmo. O país está perdido em que rumo se toma, quando a tecnologia chega, é uma luta para não deixar ela entrar, e quando entra foi alguém que enfrentou todos os riscos, mas já sabe uma forma de lucrar em cima. No final, todo mundo paga, mas não o preço justo, e sim o preço que querem.
+thiago volper Não fale asneiras, até nos EUA os "poderosíssimos" Tesla que custa 75 mil dólares enfrentam filas de horas para COMEÇAR a carregar! Isso é deficiência da tecnologia mesmo e não do país!
Não é questão de falta de tecnologia , pois tecnolgia para tal existe ao alcance de qaulquer interessado. A questão é econômica e política. Nenhuma das grandes petrolíferas do mundo têm interesse que este tipo de energia seja usada no transporte , então o poder economico destas poderosas travam qualquer progresso ou tentativa de fomentar a produção de motores a eletricidade p carros.
@@celso8635 Lá vem os idiotas com conspirarão com mais furos que peneira, não que não existam, mas esses negocio de industria petrolíferas é a coisa mais tosca que se pode dizer. Achar que a Industria do Petróleo só se mantem no seu ramo... a Shell comprou um linha inteira de abastecimento na Europa, tem protótipos de carros elétricos e pode apostar que se procurar, deve ter acoes em empresas com foco 100% em carros elétricos. Se os motores a combustão tivessem surgido antes dos elétricos...Mas não, primeiro surgiu o motor elétrico!
Que a Tesla ta na merda, é verdade... Agora q as outras são mais avançadas que a Tesla? Em que mundo vc vive? hauahuahuha Tesla é quase unmaned, maior autonomia do mercado e preço abaixo dos concorrentes. De onde vc inventou que as outras estão na frente?
Essas baterias eu não sei Mas as baterias que eles copiam (tesla) Tem uma duração de 3.500.000,00( três milhões e meio de quilômetros) e uma vida útil de 8 anos
Otima materia! Tomara em pouco tempo, o valor dos carros eletricos venha a ser mais viaveis. Tambem tem o problema dos postos, por motivos obvios, tem bem poucos capazes de fazer essas recarga. Pra uso em cidade achei um otimo carro, porem em estrada a estratégia de carregamento muda.
Faltou informação para a reportagem, dirijo o chevrolet Bolt aqui nos EUA. O nome do plug do bolt é combo. Ele tem esse nome pq pode usar dois plugs diferentes. Esse mesmo que usou no Renault zoe, ele serve no Bolt tbm, usa só metade da capacidade dele, em termos de velocidade de carga. Mas da sim para carregar. O bmw trocou o plug, pq aqui nos EUA usa o mesmo do Bolt.
Parabéns pela matéria. Isso ainda é novidade no país e tem muita coisa pra se adequar, tanto os postos de recarga quanto a geração de energia e tarifação para este segmento, imaginando um grande aumento na demanda com o aumento da utilização destes veículos. A padronização dos plugs para recarga também é outra briga que possivelmente ficaremos no meio, levando em conta cada modelo ser produzido em um país diferente com seu plug já definido. Há também outras marcas e modelos, como o tesla, que por ter maior tecnologia embarcada e apresentar maiores soluções, eleva ainda mais seu preço. Outra grande marca não mencionada é a BYD, uma empresa Chinesa que possui os modelos e5 (sedã), com autonomia de 300 km e saindo na faixa de 220 mil reais (com plug para recarga do tipo 2, sendo este diferente da Renault e BMW) e aceleração de 0 a 100 km/h em 6 segundos, oferecendo 220 cavalos, e o furgão T3, parecido nas características com o e5 porem é um veículo para carga. Ambos já comercializa dos no país. Outras marcas como Volvo, Lexus e Jac também estão com modelos entre elétricos e híbridos. O tempo de carga dos carros são em média 1 hora para carga rápida e 6 ~ 9 horas carga lenta pelo seguinte, não é aconselhável carregar sempre na rápida por conta de danos que pode causar na bateria, fazendo com que perca sua eficiência e capacidade de segurar carga, ou seja, o ideal é utilizar carga rápida quando está em um viagem e para no posto para carregar a bateria, e durante os dias em que o carro é mantido em casa, a carga lenta deve ser utilizada por exemplo durante a noite quando o carro fica parado na garagem. A bateria é aproximadamente metade do valor do carro, então devem ser feita as manutenções necessárias para prolongar sua vida útil. Embora haja resistência e muitos paradigmas a serem quebrados, como em toda tecnologia que aparece, sempre terá quem não queira mudanças. Até mesmo por desconhecer do que se trata, tenham uma ideia errada. Tudo tem que começar de algum ponto e em algum momento. Pode ser hoje muito caro e inviável, mas é um futuro que já chegou. Além do valor do produto, outra coisa muito relevante é a sustentabilidade e a redução de emissão de gases poluentes, como bem dito no vídeo, em que hoje não é só mais um termo para divulgação de marcas e empresas, mas sim uma questão seria a nível global que afeta a todos, o nível de poluição. A partir daí podemos comparar se esta solução do carro elétrico, que é uma entra tantas outras, se realmente é um valor alto a se pagar frente ao que estamos dispostos a abrir mã
Bateria não explode como os celular kkkkk hoje os carros são tão eficientes como o up ou versa tanto álcool como gasolina. E depois está calculado a troca da bateria, ora e caríssimo e gerando lixo metálico . Isso bom para Europa e Japão. Um carrinho elétrico com preço de chevrolet Camaro escolho o Camaro com certeza....isso bla bla de ecochato
Por que um carro elétrico? E não a hidrogênio que talvez pudesse aproveitar os motores já existentes... Por que eles não possuem painéis fotovoltaicos? O que fazer com a bateria ao final se sua vida útil? Que estória é essa de energia limpa quando se é gerada por uma usina termoelétrica? Usando combustível fóssil. Por que só contam a parte boa? Por que eles não são menos tecnológicos e mais baratos, cumprindo a função que é transportar?
1) porque sim 2) não dá para usar hidrogênio em motores de combustão de gasolina 3) porque a área do teto do carro é pequena demais para produzir uma quantidade significativa de energia 4) recicla 5) 80% da energia produzida no Brasil vem de fontes renováveis 6) porque eles querem 7) a parte mais cara dos carros elétricos são as baterias, que são de íons de lítio, que é um metal mais caro e muito demandado pela indústria
Muito boa a matéria, eu ficaria com a BMW. Mas uma curiosidade que ninguém comenta, quem começou esse movimento de carros elétricos no Brasil foi um tal de Gurgel.
Adorei a reportagem e com certeza esses carros são o futuro . Dois pontos importantes devemos ressaltar , o primeiro é a questão das tomadas q deveriam ser padrão em todos os carros para não termos problemas quanto ao reabastecimento o segundo ponto seria realmente o preço , se um carro deste porte custa tudo isso chego à conclusão q a mudança de nossa cultura a carros a combustão irá demorar muito por eles estarem fora do alcance de 90% da população .
Ela não está dando dicas de segurança, apenas fazendo teste nos carros! Vc virou policia agora? Manda uma multa via email pra ela! Chato pra caraio! E o video não ajuda, video lixo!
A Tesla lançou semana passada um super sistema de carga, o que demorava horas agora tão fazendo em 15 minutos, e a autonomia dos carros girando em torno de 400km, carro elétrico HOJE é tesla, o resto ainda engatinha www.jornaldenegocios.pt/empresas/automovel/detalhe/tesla-nova-tecnologia-permite-carregar-carros-eletricos-em-15-minutos
Auto esporte, bem feita a matéria embora já seja antiga mas com dúvidas novas ,a pergunta é "QUANTO TEMPO DE VIDA TEM ESSAS BATERIAS ,E QUANTO VAI CUSTAR SE CASO TROCAR" obrigado é aguardo respostas
Esse é o futuro do planeta!!! Carros elétricos = zero poluição!!!! Ótima matéria!!!!! Gosto de falar sobre esses assuntos aqui no meu canal do UA-cam também!!! Acho muito importante divulgar notícias boas e que serão soluções para o nosso planeta!!!
Trabalho Com Eletrônica,. E Estudei a Construção Desses Carros. Não é Difícil Construi-lo . O Motor é Barato, Caro Mesmo é a Bateria Que é Feita de Litiun.
Essa informação ta disponível e varios froruns mas em inglês. Mas a viada útil das baterias de carros elétricos esta muito acima das expectativas das próprias montadoras. Por exemplo: há alguns anos a Nissan anunciou que iria fazer uma espécie de PowerWall deles (Power wall e o nome de uma bateria para casa da Tesla) com as baterias retiradas dos leafs que estivessem com vida útil ruim. Mas acontece que até hoje eles não lançaram essas baterias para casa por que a vida útil das baterias esta tão acima das expectativas que não tem tanto retorno quanto esperando. Antes se tinha-se a expectativa de que a vida útil dessas baterias seriam de em torno de 8-10 anos. Mas a degradação até hoje de muitos carros elétricos esta muito abaixo disso.
No i3 cada módulo custa perto de 20mil, sao 9 módulos, a medida q estraga você vai trocando, nem sempre todos de uma vez. Dão garantia de 8anos salvo engano.
Parabéns pela matéria!! Da uma boa idéia de qual carro seria melhor pra um tipo de público, pena que o Brasil ainda está muito longe de trazer preços acessíveis, espero muito que esse novo governo nos traga benefícios reais!! Dos três modelos eu curti o Chevrolet bolt e o bmw i3, espero que realmente o governo invista e dê incentivo e descontos para quem quiser trocar um carro a combustão por um elétrico!!
Não acho que carros totalmente elétricos terão muita força. Acredito mais nos Híbridos, como por exemplo o Ford Fusion Híbrido, que é totalmente autônomo, o próprio motor a combustão recarrega as baterias, em médias passada por usuários, consome cerca de 16km/L. Imagine essa tecnologia em carros mais simples e mais leves! Seriam muito econômicos.
No meu parecer isto seria inviável com a tecnologia que temos hoje! Pois, a quantidade de energia gerada pela placa em um dia de bastante sol, não seria suficiente para fazer o carro andar!
Ótima reportagem, espero ansiosamente que os elétricos tomem conta do mercado, com preços acessíveis, com vários pontos de recargas espalhadas pelas cidades e até se possível recarregar em casa pois seria o ideal. Só assim não dependeriam os mais do monopólio da Petrobrás ditando o preço que quiser, dos combustíveis. O futuro energias renováveis menor poluição, economia e melhor qualidade de vida.
Pra variar o Renault é o pior dos 3, "Zoei' tem nome de piada mesmo! Tipo o atendimento ....9 horas pra carregar, sério isso ? 🔋 Bateria que super aquece e pode explodir ? É tecnologia DACIA ?
Esta informação de que a bateria pode explodir está errada. O que acontece é que recargas rápidas frequentes a 100% degradam a bateria mais rapidamente, diminuindo a vida útil.
@@gilapolonio a informação que deu é técnicamente CORRETA. Se a bateria de um Tesla aquece e explode, imagina de uma bosta de Renault!?!carroeletrico.com.br/blog/acidente-carro-eletrico/ Dá uma lidinha por favor...
@@carroreal você não sabe o diz. Já existe carros elétricos aqui em Portugal faz tempo e nunca nenhum deles explodiu. Usam baterias lítio formadas pior várias células chegando a 400volts. Igual como nos híbridos. Tem híbridos aqui em Portugal com mais de meio milhão de km. O problema é o preço. Ainda são caros e não quero comprar usado.
200mil o carro, quase 2h pra carregar em posto de recarga, mais de 5h em uma tomada residencial...que legal hein! Adorei! Muito prático e barato. Kkkkk
fora o custo da conta de luz. uma recarga é 20KWh se recarregar todos os dias sua conta de energia vai ser 600kwh mais de 600 reais fora o consumo da casa.
Gostei muito da matéria, no entanto acho que em casos como o do Bolt, seria necessário andar com algum adaptador de tomadas e/ou conversor de tensão no porta trecos para não ficar no caminho por falta de plugues adequados...
Carlos Barbosa ...na verdade os Elétricos irão chegar aos poucos, pq o Governo precisa estudar uma fórmula pra q a arrecadação q um Veiculo a Combustão gera pros cofres públicos, não seje tão impactante negativamente, podendo até abalar a economia do país!!! Não se trata apenas em despoluir o meio ambiente, até pq os veículos brs são uns dos menos poluentes do mundo, mas sim de uma estratégia de mercado e manter a mesma arrecadação de impostos para os Cofres Públicos!!! Se vc estivesse no lugar do Governo, o q vc faria??? Não estou defendendo o Governo, mas sim, apenas, mostrando a visão do mesmo.
Meus netos vão ter um cada . OBS. Ainda não sou casado é que na velocidade que as coisas andam no Brasil. Por enquanto a tecnologia chegou só pára os ricos.
Aos 10 minutos: o que eu mais gosto dentro desse carro é o interior! Sério? Achei que seria o parachoque, e fora as outras bobagens que eles falaram kkkk
Kkkkkkkkk é uma pena que quando esses carros chegarem por aqui custaram o preço de 4 ou 5 carros populares!!! Como tudo no Brasil custa 4 ou 5 vezes mais!!!
A Electro criou um kit de conversão para carros, o peso do veículo não deve ser superior a 1.200 kg. O kit custa R$23.800, mas vendendo-se as peças que foram retiradas do veículo, o valor cai para aproximadamente R$18.800 em carros novos ou R$21.300 em usados. A Electro recomenda alguns modelos como Gol, Golf, Saveiro, Voyage, Peugeot 206/207/307, Megane, Clio, Ka, Focus, Astra, Uno, entre outros.
Pergunta: o uso da frenagem constante pra recuperar energia realmente compensa em uma viagem de estrada? Considerando o a perda de velocidade o que toma mais tempo pra completar a viagem e re-acelerar o carro consome mais energia..
Acho que ainda vai demorar muito para ser viável ter um carro elétrico no Brasil. O preço do carro é absurdo, a falta de pontos de recarga e o tempo que é gasto pra se fazer a recarga e a falta de padrão nos plugues de recarga. 👎
coisas relativamente faceis de resolver, é só lembrar que temos gás natural em muitos estados (dificil de implantar , tubulação, bombas de gas), a energia eletrica esta em todos os lugares , é puxar da linha de transmissão e prontinho...
A proposta principal dos carros elétricos é o uso urbano onde vc poderia carregar ele no trabalho e em casa numa tomada normal. A Electro criou um kit de conversão para carros, o peso do veículo não deve ser superior a 1.200 kg. O kit custa R$23.800, mas vendendo-se as peças que foram retiradas do veículo, o valor cai para aproximadamente R$18.800 em carros novos ou R$21.300 em usados. A Electro recomenda alguns modelos como Gol, Golf, Saveiro, Voyage, Peugeot 206/207/307, Megane, Clio, Ka, Focus, Astra, Uno, entre outros. Quem desejar um motor mais potente (30 cv) terá de desembolsar mais R$1.000. A transformação leva de três a quatro semanas.
Pois é. Não entendi qual dos 3 foi melhor no atual cenário Brasileiro. A tendência é melhor tudo, postos de recarga, autonomia, preço e etc. Mas fizeram o vídeo e não concluíram qual dos 3 se portaram melhor no teste em questão.
Acho que esses eletricos são perfeitos para andarem na cidade, porém já na estrada eu vi que a gasolina ou o álcool rende mais em termos de autonomia. Parabéns pela matéria.
A energia era da EDP (Eletricidade de Portugal) e os carregadores da EFACEC (empresa portuguesa que fabrica material elétrico). Em Portugal esses pontos de carga existem em todo o lado, mesmo dentro dos bairros. O carro elétrico que mais se vê é o Leaf, mas as Tesla está a vender muito em terras lusas. Em Lisboa pode-se alugar "Leafs" ao minuto.
Nego olha esses carros pensa "aah td carro elétrico é um lixo!!" isso pq não viram i8 ou tesla, aquilo sim é carro elétrico! Tesla model X pesando 2T faz 0-100 em 2s 😎 "Aah mas num da pra viajar com eles" óbvio, é carro pra região urbana carai
Gostei muito da Matéria!! Porém em relação a poluentes fiquei com uma dúvida! Toda bateria tem uma vida útil! Quando essa vida útil das baterias dos carros acabarem como será o descarte delas? Também ae possível quanto custa cada bateria?
*Porque não padronizam logo uma tomada única a nível mundial UEB - Universal Energy Board. Facilita pra nós vai, Renault, Nissan, GM-Chevrolet, BMW, VW, Audi, MB...*
Muito bem pensado. Tudo deveria ser universal em muitos casos, principalmente em coisas de uso comum no mundo todo.
se você esta fazendo essa pergunta é pq ainda nao entendeu como o mundo funciona !
Concordo!!!
Edgard Peres
precisamos de mais pessoas como voce !!!
por favor reproduza-se !
ninguém quer pagar royalties para ninguém !!!
lucido o seu comentario
parabens !
Relaxa, logo logo alguém produz um “adaptador T” para carros kkkkkkk
Esses carros tem o proposito de uso urbano. mas os plugs deveriam ser universais, acorda ai montadoras.
Algumas montadoras gostam de ter seus próprios padrões
@@lucas-amaral6 a única com plug próprio é a Tesla
Os outros tem 2 padrões
Verdade deveria ser padrão no mundo Inteiro
Já começou a baixaria. Cada marca usa um padrão de plug diferente 🤦🏽♂️
🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣
Baixaria 😂😂😂😂😂😂
Compra um T e já era.. :p
Aliás, os plugs podem ser mútuos : fêmea "padrão" e macho no modelo do carro :)
Vou Comprar um Adaptador Universal pela Wish kkk
@Jonathan Pereira ahahahahahahahah
fico com minha bicicleta com torque de minhas pernas com 18 machas freio a disco, Zero poluentes e eu só paro para carregar elas na costas.
😂😂😂
Matéria excelente. Esse assunto é antigo, porém poucos estão preocupados com o futuro. Não há política de isencão de impostos, inviabilizando os veículos. Em 1974 a Gurgel criou o primeiro carro elétrico brasileiro, o ITAIPÚ, com autonomia para 60 km (2 horas de uso), usava 12 baterias de 12 volts, com tempo de recarga de 10 horas em tomada comum de 110 volts, gerando 4,5 HP de potência.
10:45 Foi o som do limpador do para-brisa, mas pareceu outra coisa. :)
Kk
huahuauhua
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Tbm Acho que foi isso kkkk
peido
Foi o motor a combustão kkkk
matéria muito boa, que só serviu pra aumentar minha vontade de ter um elétrico. Sei que hoje ainda não são economicamente competitivos, mas esse progresso rápido que eles tem mostrado, indica que logo poderão ser opções bem interessantes.
É, em parte eu até concordo que são coisas relativamente fáceis de serem resolvidas, más... o preço dos carros? Essa aí, com certeza é a parte complicada.
Eu já ando achando q carros elétricos no Brasil vai demorar e muito a ficar popular, lá fora já é caro, imagina aqui pagar mais de 150 mil por um carro que é quase que 100% urbano, para viagem é praticamente obrigatório ter um a combustão, e mesmo que a infra-estrutura seja boa, a distância dos lugares no Brasil é muito grande sem contar que demora demais para recarregar as baterias. A curto prazo eu aposto mais nos híbridos, esses sim devem ficar mais popular entre os carros populares, você tem a vantagem de usar só eletricidade em baixas rotações e na estrada usa a combustão.
O foda que o unico carro elétrico que pisa nos á combustão sem dó e piedade e o S da Tesla. Que não vamos falar de acessibilidade e preço em um carro que consegue bater até em super carros Kk
Compre um prius, pelo menos é mais barato e é hibrido
conforme a tecnologia for se popularizando, os preços irão baixar. Alguém lembra como eram os celulares a uns 20 anos atrás? Caros pra caralho, só os muito ricos tinham, sem falar que só serviam pra fazer ligações e eram uns tijolos enormes e pesados, enquanto que hoje é a coisa mais banal do mundo que qualquer um tem, mesmo os mais pobres, que não tem nem reboco na parede de casa, mas tem um smartphone no bolso. Com os carros elétricos será a mesma coisa.
Eles deveria ter uma tomada de recarga universal, tipo as entradas " Usb" por exemplo.
Ou um adaptador!
Olá Aviator, isto é um pouco mais complicado do que parece. Hoje os equipamentos de carregamento são divididos em três níveis:
Nível 1 - 127V - 1,92kW
Nível 2 - 208/240V - 19,2kW
Nível 3 que são os eletro postos de carregamento rápido que usam uma tensão de alimentação superior a 240V e podem fornecer uma alta potência de acordo com o fabricante.
De forma geral, grande parte das montadoras usam o padrão SAE j1772, porém, este só vale para carregamentos nível 1 e 2. Ou seja, carregamentos "lentos". Para os carros que suportam a tecnologia do supercharging (carregadores nível 3) normalmente as empresas optam por criar o seu próprio conector. Porém, eu acredito que isso vá mudar ao longo do tempo e também será criado um padrão como o SAE J1772 para carregadores rápidos.
Essa matéria serviu pra mostra r que devemos dirigir na estrada sem cinto de segurança como a repórter fez.
Mimimi
Concordo, uma mancada, segurança em primeiro lugar, ela é um exemplo para as pessoas que assistem, embora eu tenha gostado muito da reportagem.
Humm! Tá bom, vou fazer o errado, sabendo o q é certo, só por que alguém esqueceu de fazer o certo...
Ando de ônibus sem cinto de segurança. Mimimi
Se vc quiser morrer em um acidente pode usar oq quiser ao invés do cinto. Vc n eh mais criança.
Matéria muito legal...sou leigo no assunto de carros elétricos, mas tenho procurado conhecer mais é esse vídeo ajudou muito pra conhecer mais desse novo mundo! Show de Bola!
O que mais me incomoda é a questão dos plugs, pq as benditas montadoras não entram em um acordo e fazem um universal?
então man, pensei a mesma coisa. Dessa maneira eles só se fodem
E outra nao vale nem apena sair pra viajar com o carro vai pra praia supondo q o tempo é de 3hrs dai tu tem de ficar 1 hr la parado esperando
um adaptador resolveria.
Olá Aviator, isto é um pouco mais complicado do que parece. Hoje os equipamentos de carregamento são divididos em três níveis:
Nível 1 - 127V - 1,92kW
Nível 2 - 208/240V - 19,2kW
Nível 3 que são os eletro postos de carregamento rápido que usam uma tensão de alimentação superior a 240V e podem fornecer uma alta potência de acordo com o fabricante.
De forma geral, grande parte das montadoras usam o padrão SAE j1772, porém, este só vale para carregamentos nível 1 e 2. Ou seja, carregamentos "lentos". Para os carros que suportam a tecnologia do supercharging (carregadores nível 3) normalmente as empresas optam por criar o seu próprio conector. Porém, eu acredito que isso vá mudar ao longo do tempo e também será criado um padrão como o SAE J1772 para carregadores rápidos.
Quanto custa em reais trocar a bateria quando ela pifar, e qual a vida dessas baterias em horas?
Entre os três apresentados no teste, SP/RJ, eu ficaria com o Bolt EV. A autonomia e estética interna me agradam muito mesmo sem o supercharger para ele aqui no Brasil devido ao plug. Em segundo lugar seria o i3 mais pelo design externo apenas. O Zoe fica em último.
Entretanto, o veículo que superaria todos os três seria o tão sonhado Model S P100D da Tesla. A "aeronave" que pode ser importada pela Elektra Motors, na Avenida Europa, na zona oeste de São Paulo, atingiria esse percurso tranquilamente com uma única carga. Já existem relatos do Model S P100D ter atingido 1000km na Itália no chamado “hypermiling” onde a ideia é percorrer a maior distância que conseguir com apenas uma carga de bateria.
interessante que n tem adaptador se foce um tesla teria!
Luciano de Souza Honorato kkk trocar um BMW por outro é piada né
@@freddyairas, não entendi o que você quis expressar?
@Gileade Ag o dínamo criaria uma resistência à rodagem e só iria atrapalhar
+Luciano de Souza Honorato Tesla tem autonomia de 1000km andando a míseros 38km/h se aumentar para 72km/h já diminui para 800km a autonomia! E essa é a mentalidade do brasileiro...escolhe carro pela aparência, da até vontade de chorar
Adorei demais essa matéria, que pena que a realidade dessa nova tecnologia é para poucos
Quando comprei meu primeiro celular tijolão, também era para poucos. É só esperar uns anos.
+Aladym Ronny Tecnologia nova? Aonde? Carros elétricos existem há mais de 100 anos!
realmente, mas os movidos a combustão não deixaram os elétricos evoluirem, mas a médio prazo será como os carros com cambio automático, que hj até carros popular tem!
Aladym Ronny ...enquanto o Governo faturar alto com os Carros a Combustão, às custas dos próprios brs, enquanto estiver jorrando petróleo como água, e a Venezuela vendendo seu produto a preço de banana... vai ser difícil o Governo liberar, ou facilitar a entrada dos Veículos Elétricos no Brasil!!!
Carro Elétrico não dá lucro, por isso seu valor eh tão caro, pra impedir q a grande maioria compre, e se decidir comprar estará pagando, embutido no valor do veículo, o equivalente a uns 20 anos de reabastecimento de um carro à Combustão!!!
Esta eh a pura e dura realidade!!!
è para poucos aqui no Brasil pois os carros elétricos contem menos peças que os a combustão.
Fico feliz com a matéria e com a velocidade que o mercado tem se movido. O futuro dos carros elétricos é certo e um caminho sem volta. Bem-vindo futuro!!!
Uma das piores matérias que vi sobre carros elétricos nos últimos tempos.
Como em um teste de autonomia vc não sai com a bateria a 100%? A recomendação do fabricante é de carregar a 100% somente se vc for fazer viagens de longa distância. Para o dia a dia, 80%.
A repórter confundiu regeneração ppr e-pedal com freio, informando que bastaria frear para regenerar. Provavelmente por isso ganhou apenas 10km e depois corrigiu como fazer corretamente. Faltou mais preparo.
Sabendo que a infraestrutura é a mesma ao longo do trajeto, tendo a informação da montadora, como nao foi informado logo de saída que não seria possível carregar o Bolt ? Quiseram fazer um suspense sem fundamento.
Houve o uso de tomada de 110v ou 220v na parada, pois isso foi feito com o Bolt e não vimos como aconteceu, perderam a oportunidade de mostrar como carregar em uma tomada normal, método que seria usado em casa.
Passaram na fábrica da Nissan para dirigir o Leaf e não aproveitaram para fazer a comparação dos plugs. E por que não carregaram o Bolt numa tomada de 220v ?
Conclusão, muita desinformação, despreparo e confusão na reportagem.
Ps: Obviamente é uma reportagem paga pelas montadoras, mas como não comparar com os carros de maior autonomia, como Teslas?
O preço do carro no Brasil não tem nada a ver com a tecnologia precisar "evoluir" para que ele diminua, tem sim com o poder de compra do brasileiro. EUA e UE são líderes em vendas de carros elétricos e o modelo basico do Bolt, Leaf 2018 e Zoe custa em torno de 30k, ainda caros mas possuem incentivos dos governos.
Em momento algum foi falado do custo de manutenção que é extremamente baixo, o que acaba sendo uma vantagem.
O custo de carga é o custo da eletricidade, pelo menos em casa. Nos postos o dono escolhe o quanto quer cobrar. Esse é o modelo global.
Estudem mais e peguem informação que vem de fora. O que existe no Brasil nesse momento é pífio.
O custo de manutenção é baixo mas só até vc ter que trocar as baterias! Aí vc vai ver o que é pagar caro!
Saudades do Vrumm.
Estou conhecendo melhor os carros elétricos agora mas, quando ela falou no vídeo do valor e da autonomia do carro já parei de ver. Isso é uma piada.
Manutenção barata em um lugar que nao tem os profissionais com o conhecimento dessa tecnologia ? 🤔nesse ponto Acho dificil.
seu comentário foi muito mais útil que a reportagem
Só complementando, com o custo de energia no Brasil abastecer em casa com certeza seria mais caro que usar os combustíveis líquidos.
ACORDA BRASIL!
O mundo avança e esse país continua patinando em mais esse quesito tecnológico!
MUDA BRASIL!!!
vai chupar um ovo kkkkkk
Concordo mano, mas vou te falar a verdade quanto mais tempo o governantes da esquerda( comunistas, socialista) continuarem no poder nada vai avançar nesse país. É fato e é real. 😭😭😭😭😭
Então dou um grito de querra para a Vitória e avanço do brasil. 😎 Bolsonaro 2018 🙌🙌🙌🙌🙌🙌
Pelo cristianismo e pela família unida por Deus. Repto Bolsonaro presidente já 🙌👏👏👏👏👏
@@John-ix4dc kkkkk
esse comentário acordou o Brasil, só não é mais útil que o "O Brasil que eu quero para o futuro".
O BRASIL ESTÁ PATINANDO FAZ MUITO TEMPO!! ENQUANTO NÃO MUDAR A MENTALIDADE DESTES GOVERNANTES DE MERDA , FICAREMOS SEMPRE ATRASADOS EM RELAÇÃO AOS PAÍSES DESENVOLVIDOS😠😠
Bacana galera. Mas seria bom da próxima vez mencionar a capacidade das baterias em kWh pois é como dizer quantos litros cabe em cada tanque de cada carro. Assim a comparação faz mais sentido. O Bolt por exemplo tem bateria de 60 kWh contra 33 do BMW i3. Outro fator importante de se mencionar é que o BMWi3 não tem uma questão de autonomia pois com seu gerador elétrico a combustão (o motorzinho) basta colocar gasolina e você roda pra sempre. Sou dono de um e já rodei num dia 1200 km. E mesmo na gasolina ele faz uns 18 km por litro.
Uma pergunta. A dirigibilidade de um elétrico é melhor do que um carro a combustão?
Aí sim, vc não fica com aquele medo da carga acabar e te deixar na mão
Muito melhor! É o veiculo mais fácil de dirigir. Apesar de ser falado que só o Bolt e o Nissan tem a possibilidade de se dirigir com um pé só, isso é verdade também para o BMWi3. Eu nem uso o freio na cidade. Não tem marcha. Diferente de carros automáticos qua passam a marcha pra você. O carro elétrico é tão fácil que alguém pode reclamar disso e dizer que sente falta do ronco do motor, dos solavancos etc. Coisas boas na estrada ou algum lugar que você queira aproveitar seu carro. Infelizmente a realidade das cidades é bem diferente, Engarrafamentos, buracos, radares pra todo lado. Enfim, o carro elétrico chegou pra ficar. Agora é entender quanto tempo vai levar para o Brasil sair do passado.
Isso não existe para o BMW i3. João Ferreira
Obrigado Roberto.
Para o Brasil veículos híbridos como o Prius são mais interessantes, principalmente a versão Flex que com o Etanol já acaba com a questão do uso de combustível fóssil mas sem perder a segurança de abastecer em qualquer lugar garantindo boa autonomia.
Temos que abominar a gasolina isso só serve para poluir!
INCRÍVEL, COMO NO BRASIL E NO MUNDO, OS FABRICANTES PENSAM O DESENVOLVIMENTO DE UM CARRO ELÉTRICO DE FORMA TÃO AMADORA.
UM CARRO ELÉTRICO TEM QUE SER PENSADO DE FORMA PROFISSIONALIZADA E TER A SISTEMAS DE GERAÇÃO E RECARREGAMENTO DE SEU SISTEMA ELÉTRICO E TAMBÉM DE BATERIA.
AI SIM PODEMOS FALAR EM UM CONCEITO DE AUTO SUSTENTABILIDADE.
PENSAR ASSIM É O MESMO DE UMA POSTURA PROFISSIONALIZADA EM UM PRODUTO QUE REALMENTE VALE PELO SEU PREÇO.
TERIA QUE SER UM PROPÓSITO DE PADRONAGEM DAS TOMADAS E PLUGS, SÓ AI VOCÊ PERCEBE O AMADORISMO DESSES FABRICANTES E ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DESSES CARROS.
PARABÉNS PELO VÍDEO E CANAL.
SOU FORMADO E TENHO UM INSTINTO DE ÁGUIA E VEJO QUE O MUNDO ESTA CARENTE DISSO.
Gostei da matéria uma viagem para tirar dúvidas sobre os elétricos
Prefiro uma bicicleta elétrica, se descarregar aciono o meu motor movido à feijão e carne de jabá.
Credo, você é um lixo!
@@gledsonmuniz e vc e o que chamando o cara de lixo
Kkkkk boa
Acho meio loucura ir de São Paulo ao Rio de Janeiro de bike, mas okay.
Só vai ter que lidar com mais de 20 kilos de bike quando acabar a bateria mais ok kkkkk
É cilada Bino!
Fiquei apaixonado pela Michele = Mulher Maravi-lhosa !
Top esse comboio! O leaf fiz testdrive em 2012 aqui em São José dos Campos-SP, ao redor do shopping Colinas. Foi muito bacana! Por mim, todos aprovados!
Gostei muito da reportagem, muito bem feita. Parabéns.
Elétrico tá cheio de mimimi
Plugs diferentes
Poucos postos de abastecimento
Só abastece 1 carro por vez
Leva 1h de carga rápida ou 9 de lenta
Autonomia boa pra cidade e ruim pra viagem
Preço de carrões de luxo
Enfim... falta muita evolução
no brasil o preço da carga deve ser um absurdo. da qui apouco se fode tudo, absusrdo o preço ...
apóio
Olha os tesla amigo
Dá uma pesquisada no Tesla, parça
só quando o lobby da industria mudar amigo
Se os carros elétricos evoluirem tão bem quanto os smartphones está ótimo!
Realmente, os smartphones estão super evoluídos. Eu mesmo fico 3 meses sem carregar meu celular.
5:27 Bem-vindos a uma nova era da tomada de 3 pinos... Pqp, carro elétrico é novidade, POR QUE CARALHOS NÃO FIZERAM UM PADRÃO UNIVERSAL?!
Carro elétrico não é novidade, no final do século 19, os modelos movidos a energia batiam de frente com automóveis equipados com motores à explosão.
Amo a idéia do carro elétrico e ficou claro que são projetados para uso Urbano.
Essa repórter é uma excelente profissional e a matéria tb.
No minuto 10'49" o repórter solta um peido... Kkkkkkkkkk isso também ajuda a recaregar as baterias? 🤔🤣🤣🤣
Baita bufa em kkk
@@danilohodas soube disfarçar bem 😂🤣😂🤣
Já não foi uma viagem zero emissão! Kkkk
@@Rastelinho kkkkkkk
Foi o parabrisa 😑
Impressão minha ou a repórter não estava usando cinto de segurança?...
Rodrigo ele não estava usando😓
Sim, não estava kkm
Estava sim. Dava pra ver na cintura dela, mas não estava usando a parte do peito
@@AnaLiaAvila e tem como fazer essa proeza?
Phillipe Lucindo opa!! Já fiz muito! É só colocar a parte que fica em cima do peito por trás das costas 🙈
13:16 até parece que o Bolt foi estacionado ali, nem foi o reboque que esta ali do lado que colocou ele ali né? kkkkkkk
Vcs deram um show, muito bem explicado! Parabéns pela matéria!!
A reportagem começou bem,a reporter dirigindo sem cinto de segurança,e foi até o final sem colocar o cinto,belo exemplo de atitude.
Conclusão: a tecnologia está aí as montadoras estão prontas, porém o desenvolvimento do país está em ritmo fraco o que faz a infraestrutura não ser condizente com a proposta. Ou seja inviável o carro elétrico nesse momento, o maior problema é a falta de opção para a recarga por isso não a venda em escalas desses veículos, até mesmo um rico passaria dificuldades para utilizar o veículo elétrico por falta de opção. No futuro distante os problemas serão realmente os altos preços dos veículos, e provavelmente o alto valor cobrado pela recarga do mesmo.
O país está perdido em que rumo se toma, quando a tecnologia chega, é uma luta para não deixar ela entrar, e quando entra foi alguém que enfrentou todos os riscos, mas já sabe uma forma de lucrar em cima. No final, todo mundo paga, mas não o preço justo, e sim o preço que querem.
+thiago volper Não fale asneiras, até nos EUA os "poderosíssimos" Tesla que custa 75 mil dólares enfrentam filas de horas para COMEÇAR a carregar! Isso é deficiência da tecnologia mesmo e não do país!
@Ricardo Silva O que isso tem a ver com o meu comentário?
Não é questão de falta de tecnologia , pois tecnolgia para tal existe ao alcance de qaulquer interessado. A questão é econômica e política. Nenhuma das grandes petrolíferas do mundo têm interesse que este tipo de energia seja usada no transporte , então o poder economico destas poderosas travam qualquer progresso ou tentativa de fomentar a produção de motores a eletricidade p carros.
@@celso8635 Lá vem os idiotas com conspirarão com mais furos que peneira, não que não existam, mas esses negocio de industria petrolíferas é a coisa mais tosca que se pode dizer. Achar que a Industria do Petróleo só se mantem no seu ramo... a Shell comprou um linha inteira de abastecimento na Europa, tem protótipos de carros elétricos e pode apostar que se procurar, deve ter acoes em empresas com foco 100% em carros elétricos.
Se os motores a combustão tivessem surgido antes dos elétricos...Mas não, primeiro surgiu o motor elétrico!
Pq não trouxeram um Tesla? Isso sim é carro eletrico.
A Tesla não tem planos de operar no Brasil. Os carros da matéria estão em testes aqui.
Henrique Vertti pq vc acha isso?
Que a Tesla ta na merda, é verdade... Agora q as outras são mais avançadas que a Tesla? Em que mundo vc vive? hauahuahuha
Tesla é quase unmaned, maior autonomia do mercado e preço abaixo dos concorrentes. De onde vc inventou que as outras estão na frente?
@Henrique Vertti ae profissional, bom saber que vc vive de promessa, deve ser eleitor do pt. Tesla é realidade, profissional, o resto é conversa.
Infelizmente a Tesla não está dando conta nem da demanda nos Estados Unidos, vai demorar alguns anos para ela expandir mundialmente.
Eu estou ansioso para saber o preço pra substituir essas baterias, e qual a durabilidade delas.
Essas baterias eu não sei
Mas as baterias que eles copiam (tesla)
Tem uma duração de 3.500.000,00( três milhões e meio de quilômetros) e uma vida útil de 8 anos
Otima materia! Tomara em pouco tempo, o valor dos carros eletricos venha a ser mais viaveis. Tambem tem o problema dos postos, por motivos obvios, tem bem poucos capazes de fazer essas recarga. Pra uso em cidade achei um otimo carro, porem em estrada a estratégia de carregamento muda.
Faltou informação para a reportagem, dirijo o chevrolet Bolt aqui nos EUA. O nome do plug do bolt é combo. Ele tem esse nome pq pode usar dois plugs diferentes. Esse mesmo que usou no Renault zoe, ele serve no Bolt tbm, usa só metade da capacidade dele, em termos de velocidade de carga. Mas da sim para carregar. O bmw trocou o plug, pq aqui nos EUA usa o mesmo do Bolt.
“É só escolher a carga, a do zoe é essa aqui” ESSA AQUI QUAL ???? Quais tipos de cargas existem ????
e também saber o custo, ou ainda é experimental e tá gratuito? qual foi a média de consumo (se é que dá para calcular isso...)?!
O tipo de carga que ela se refere é o tipo de plug que está sendo utilizado para carregar o carro.
Deve ser carga completa ou pra completar a carga
Eh o tipo de plug. A carga eh iguL = energia eletrica.
Deixa eu falar um ponto aqui, VC é CHATO pra CARALHO
Muito bom esse teste, mas eu queria ver nesse teste também com o TESLA!!!! Vcs trouxeram o da Renault e não um tesla, mas valeu o teste!! 👏👏👏👏👏👌✌️👌✌️
Rafael Nascim acho que é porque não vendem o tesla oficialmente no Brasil
@@karmichel mas o da Renault também não vendem no Brasil
Mas a marca trouxe para testes.
Pq o tesla deve ser uns 500 mil...
o tesla não existe no brasil, acho que ele não fizeram com isso
Carro elétrico deveria ter geradores nas rodas para carregar as baterias só uma dica
Todos eles tem, mas só funciona quando freia, porque ao acionar essa opção o carro fica mais pesado obviamente.
Isso seria impossível...
@@aranhaciclista1263 nada é impossível
@@jucaraiz8784 poha, então vira um dragão e teleporta pra cá :)
(E pesquisa sobre motoperpétuo)
@@aranhaciclista1263 sfd
Parabéns pela matéria. Isso ainda é novidade no país e tem muita coisa pra se adequar, tanto os postos de recarga quanto a geração de energia e tarifação para este segmento, imaginando um grande aumento na demanda com o aumento da utilização destes veículos. A padronização dos plugs para recarga também é outra briga que possivelmente ficaremos no meio, levando em conta cada modelo ser produzido em um país diferente com seu plug já definido. Há também outras marcas e modelos, como o tesla, que por ter maior tecnologia embarcada e apresentar maiores soluções, eleva ainda mais seu preço. Outra grande marca não mencionada é a BYD, uma empresa Chinesa que possui os modelos e5 (sedã), com autonomia de 300 km e saindo na faixa de 220 mil reais (com plug para recarga do tipo 2, sendo este diferente da Renault e BMW) e aceleração de 0 a 100 km/h em 6 segundos, oferecendo 220 cavalos, e o furgão T3, parecido nas características com o e5 porem é um veículo para carga. Ambos já comercializa dos no país. Outras marcas como Volvo, Lexus e Jac também estão com modelos entre elétricos e híbridos. O tempo de carga dos carros são em média 1 hora para carga rápida e 6 ~ 9 horas carga lenta pelo seguinte, não é aconselhável carregar sempre na rápida por conta de danos que pode causar na bateria, fazendo com que perca sua eficiência e capacidade de segurar carga, ou seja, o ideal é utilizar carga rápida quando está em um viagem e para no posto para carregar a bateria, e durante os dias em que o carro é mantido em casa, a carga lenta deve ser utilizada por exemplo durante a noite quando o carro fica parado na garagem. A bateria é aproximadamente metade do valor do carro, então devem ser feita as manutenções necessárias para prolongar sua vida útil.
Embora haja resistência e muitos paradigmas a serem quebrados, como em toda tecnologia que aparece, sempre terá quem não queira mudanças. Até mesmo por desconhecer do que se trata, tenham uma ideia errada. Tudo tem que começar de algum ponto e em algum momento. Pode ser hoje muito caro e inviável, mas é um futuro que já chegou. Além do valor do produto, outra coisa muito relevante é a sustentabilidade e a redução de emissão de gases poluentes, como bem dito no vídeo, em que hoje não é só mais um termo para divulgação de marcas e empresas, mas sim uma questão seria a nível global que afeta a todos, o nível de poluição. A partir daí podemos comparar se esta solução do carro elétrico, que é uma entra tantas outras, se realmente é um valor alto a se pagar frente ao que estamos dispostos a abrir mã
Parabéns pela matéria... Na expectativa dessa evolução!!!!
cherosao de saber como proceder
Bateria não explode como os celular kkkkk hoje os carros são tão eficientes como o up ou versa tanto álcool como gasolina. E depois está calculado a troca da bateria, ora e caríssimo e gerando lixo metálico . Isso bom para Europa e Japão. Um carrinho elétrico com preço de chevrolet Camaro escolho o Camaro com certeza....isso bla bla de ecochato
Por que um carro elétrico? E não a hidrogênio que talvez pudesse aproveitar os motores já existentes... Por que eles não possuem painéis fotovoltaicos? O que fazer com a bateria ao final se sua vida útil? Que estória é essa de energia limpa quando se é gerada por uma usina termoelétrica? Usando combustível fóssil. Por que só contam a parte boa? Por que eles não são menos tecnológicos e mais baratos, cumprindo a função que é transportar?
1) porque sim 2) não dá para usar hidrogênio em motores de combustão de gasolina 3) porque a área do teto do carro é pequena demais para produzir uma quantidade significativa de energia 4) recicla 5) 80% da energia produzida no Brasil vem de fontes renováveis 6) porque eles querem 7) a parte mais cara dos carros elétricos são as baterias, que são de íons de lítio, que é um metal mais caro e muito demandado pela indústria
Ao vivo
Muito boa a matéria, eu ficaria com a BMW.
Mas uma curiosidade que ninguém comenta, quem começou esse movimento de carros elétricos no Brasil foi um tal de Gurgel.
PARABENS. ESTES COMPARATIVOS SÃO VALIOSO, POIS LEVA INFORMAÇÃO PRATICA
Adorei a reportagem e com certeza esses carros são o futuro . Dois pontos importantes devemos ressaltar , o primeiro é a questão das tomadas q deveriam ser padrão em todos os carros para não termos problemas quanto ao reabastecimento o segundo ponto seria realmente o preço , se um carro deste porte custa tudo isso chego à conclusão q a mudança de nossa cultura a carros a combustão irá demorar muito por eles estarem fora do alcance de 90% da população .
Nossa, aos 10:48 minutos de vídeo alguém peidou na gravação!!! kkkkkkk Relaxo.....
KKKKKKKKK é verdade KKKKKKKKK pra isso que eu pago internet !!!
@CHEN BR kkkkk limpador de parabrisas movido a gás metano kkkkkkkkkkk
Mitou hein?! Kkkk eu ouvi também !
@@juventudesustentavel1882 deu um GÁS no Carro !
Foi o borrachão do limpador do pára-brisa que fez esse barulho.
Curiosidade dos carros elétricos “não emitem gases” … serião mesmo?
3:06 e 5:00 Autoesporte explica isso aí a motorista fez a viagem toda SEM O CINTO DE SEGURANÇA????? QUE VERGONHA! Que mau exemplo moça.
Caramba que furo!
Ela não está dando dicas de segurança, apenas fazendo teste nos carros!
Vc virou policia agora? Manda uma multa via email pra ela!
Chato pra caraio! E o video não ajuda, video lixo!
@@dalike248 suas palavras não são dignas nem mesmo de uma breve resposta.
@@douglasguimaraes7636 beleza amigão, da proxima nem me responda, já economiza meu tempo tbm, espero que aprenda com os erros.
Forte abraço!
Ela tava de cinto sim, só que o casaco cobriu, dá pra perceber que aperta a blusa dela no 3:12
Muito boa reportagem! Parabens!
Michele Ferreira, parabéns pelos comentários!
Meu deus, como a tesla faz tudo isso ser mais fácil!
Tesla é outro nível.
A Tesla lançou semana passada um super sistema de carga, o que demorava horas agora tão fazendo em 15 minutos, e a autonomia dos carros girando em torno de 400km, carro elétrico HOJE é tesla, o resto ainda engatinha www.jornaldenegocios.pt/empresas/automovel/detalhe/tesla-nova-tecnologia-permite-carregar-carros-eletricos-em-15-minutos
Poxa, faltou um benjamin :/
Um carro tão moderno, com um hábito tão parecido com um antigo de "descer na banguela" para economizar...
Auto esporte, bem feita a matéria embora já seja antiga mas com dúvidas novas ,a pergunta é "QUANTO TEMPO DE VIDA TEM ESSAS BATERIAS ,E QUANTO VAI CUSTAR SE CASO TROCAR" obrigado é aguardo respostas
Esse é o futuro do planeta!!! Carros elétricos = zero poluição!!!! Ótima matéria!!!!! Gosto de falar sobre esses assuntos aqui no meu canal do UA-cam também!!! Acho muito importante divulgar notícias boas e que serão soluções para o nosso planeta!!!
Trabalho Com Eletrônica,. E Estudei a Construção Desses Carros. Não é Difícil Construi-lo . O Motor é Barato, Caro Mesmo é a Bateria Que é Feita de Litiun.
O chato é esperar 1:30 para carregar imagina em um emergência? 9:00hs carga total cê é louco haja energia....
Tecnologia nova
Mas creio eu que eles iram melhorar essa tecnologia
Faltou informação da vida útil da bateria e o valor da substituição.
Essa informação ta disponível e varios froruns mas em inglês.
Mas a viada útil das baterias de carros elétricos esta muito acima das expectativas das próprias montadoras.
Por exemplo: há alguns anos a Nissan anunciou que iria fazer uma espécie de PowerWall deles (Power wall e o nome de uma bateria para casa da Tesla) com as baterias retiradas dos leafs que estivessem com vida útil ruim. Mas acontece que até hoje eles não lançaram essas baterias para casa por que a vida útil das baterias esta tão acima das expectativas que não tem tanto retorno quanto esperando.
Antes se tinha-se a expectativa de que a vida útil dessas baterias seriam de em torno de 8-10 anos.
Mas a degradação até hoje de muitos carros elétricos esta muito abaixo disso.
@@saulolr muito bom saber!
No i3 cada módulo custa perto de 20mil, sao 9 módulos, a medida q estraga você vai trocando, nem sempre todos de uma vez. Dão garantia de 8anos salvo engano.
Garantia de 8 anos normalmente... Nenhum primeiro dono vai ter q pensar em bateria..
Parabéns pela matéria!! Da uma boa idéia de qual carro seria melhor pra um tipo de público, pena que o Brasil ainda está muito longe de trazer preços acessíveis, espero muito que esse novo governo nos traga benefícios reais!! Dos três modelos eu curti o Chevrolet bolt e o bmw i3, espero que realmente o governo invista e dê incentivo e descontos para quem quiser trocar um carro a combustão por um elétrico!!
Belo exemplo da mocinha. Fazer todo o percurso com todos os carros que conduziu sem usar o cinto de segurança
Não acho que carros totalmente elétricos terão muita força. Acredito mais nos Híbridos, como por exemplo o Ford Fusion Híbrido, que é totalmente autônomo, o próprio motor a combustão recarrega as baterias, em médias passada por usuários, consome cerca de 16km/L. Imagine essa tecnologia em carros mais simples e mais leves! Seriam muito econômicos.
Pesquise Tesla,BYD,
Tesla é um super carro
Se possuíssem placas solares no teto e capô aumentaria muita autonomia.
Não entendo porque as montadoras não implementam isso... 🤔
No meu parecer isto seria inviável com a tecnologia que temos hoje! Pois, a quantidade de energia gerada pela placa em um dia de bastante sol, não seria suficiente para fazer o carro andar!
É impressão minha ou a motorista da BMW está sem o cinto de segurança?
É porque grava com o carro em cima do guincho como nas novelas kkkkkkkk
@@grupogcomerce7783 mkkkkkk
Ótima reportagem, espero ansiosamente que os elétricos tomem conta do mercado, com preços acessíveis, com vários pontos de recargas espalhadas pelas cidades e até se possível recarregar em casa pois seria o ideal.
Só assim não dependeriam os mais do monopólio da Petrobrás ditando o preço que quiser, dos combustíveis.
O futuro energias renováveis menor poluição, economia e melhor qualidade de vida.
Muito boa a matéria, Parabéns. Tirei várias dúvidas em relação aos elétricos e consegui ter uma conclusão melhor. 👏👍
Daqui a pouco vem o Nissan Leaf de nova geração!!!!!
Bom
Só não gostei de uma coisa
Os carros são muitos carro
São mesmo pra realidade do Brasil
Conforme a técnologia avança o preço melhora.. É esperar.
@@jrsemfio, o preço pode até melhorar, mas nunca será o valor real a ser pago por um veículo.
o problema é os imposto do brasil!que n verdade nem deveria ter nos carros elétricos
Eduardo Cunha Você não tava preso?
Pra variar o Renault é o pior dos 3, "Zoei' tem nome de piada mesmo!
Tipo o atendimento ....9 horas pra carregar, sério isso ?
🔋 Bateria que super aquece e pode explodir ? É tecnologia DACIA ?
Esta informação de que a bateria pode explodir está errada. O que acontece é que recargas rápidas frequentes a 100% degradam a bateria mais rapidamente, diminuindo a vida útil.
@@gilapolonio a informação que deu é técnicamente CORRETA.
Se a bateria de um Tesla aquece e explode, imagina de uma bosta de Renault!?!carroeletrico.com.br/blog/acidente-carro-eletrico/
Dá uma lidinha por favor...
@@fe1jo628 os outros não sei mas o Renault não tenho dúvidas
@@carroreal você não sabe o diz. Já existe carros elétricos aqui em Portugal faz tempo e nunca nenhum deles explodiu. Usam baterias lítio formadas pior várias células chegando a 400volts. Igual como nos híbridos. Tem híbridos aqui em Portugal com mais de meio milhão de km. O problema é o preço. Ainda são caros e não quero comprar usado.
@@oscarpaiva7238 só pesquisar no Google...
200mil o carro, quase 2h pra carregar em posto de recarga, mais de 5h em uma tomada residencial...que legal hein! Adorei! Muito prático e barato. Kkkkk
fora o custo da conta de luz. uma recarga é 20KWh se recarregar todos os dias sua conta de energia vai ser 600kwh mais de 600 reais fora o consumo da casa.
Gostei muito da matéria, no entanto acho que em casos como o do Bolt, seria necessário andar com algum adaptador de tomadas e/ou conversor de tensão no porta trecos para não ficar no caminho por falta de plugues adequados...
Mais uns 15 anos pra isso ser viável no Brasil
@achou que eu tava brincando ??? mto otimista vc
Carlos Barbosa ...na verdade os Elétricos irão chegar aos poucos, pq o Governo precisa estudar uma fórmula pra q a arrecadação q um Veiculo a Combustão gera pros cofres públicos, não seje tão impactante negativamente, podendo até abalar a economia do país!!!
Não se trata apenas em despoluir o meio ambiente, até pq os veículos brs são uns dos menos poluentes do mundo, mas sim de uma estratégia de mercado e manter a mesma arrecadação de impostos para os Cofres Públicos!!!
Se vc estivesse no lugar do Governo, o q vc faria???
Não estou defendendo o Governo, mas sim, apenas, mostrando a visão do mesmo.
Nunca vão valer o absurdo cobrado por eles no Brasil.
Meus netos vão ter um cada . OBS. Ainda não sou casado é que na velocidade que as coisas andam no Brasil. Por enquanto a tecnologia chegou só pára os ricos.
Ela achou que estava na gringa, dirigindo sem cinto, mais gostei bastante da matéria vou converte meu fusca para elétrico.
Já está na hora de fazer outro desafio hein! Dessa vez com os modelos atuais (mais vendidos do Brasil) fica a dica =)
Aos 10 minutos: o que eu mais gosto dentro desse carro é o interior!
Sério? Achei que seria o parachoque, e fora as outras bobagens que eles falaram kkkk
10:47 é impressão ou o repórter peidou?
Palheta do limpador de parabrisa.
Poxa tomada deveria ser universal, agora terei que comprar um de cada.
Kkkkkkkkkkk
Montadoras aí tem muito que aprender com a Tesla. Realmente é absurda a diferença de tecnologia e autonomia. Um modelo 3 tem autonomia de 500 km...
Vídeo muito legal mesmo gente!! Parabéns!!
Só como curiosidade, autonomia baixa, preço surreal e perda de tempo para recarga, isso tudo torna, atualmente, esse tipo de veículo uma utopia.
Eles são inviáveis para viagens longas. Para uso urbano são ótimos, principalmente pelo custo de recarga ser infinitamente menor à gasolina.
Autonomia de 380 nos novos, vai dizer q vc viaja mais de 380km sem parar? Ta faltando infraestrutura isso sim.
Se vc é um cara que dirige cerca de 300 km todos os dias, realmente o elétrico não serviria pra vc
Essa mulher é linda 🙊😍
Kkkkkkkkk é uma pena que quando esses carros chegarem por aqui custaram o preço de 4 ou 5 carros populares!!! Como tudo no Brasil custa 4 ou 5 vezes mais!!!
A Electro criou um kit de conversão para carros, o peso do veículo não deve ser superior a 1.200 kg. O kit custa R$23.800, mas vendendo-se as peças que foram retiradas do veículo, o valor cai para aproximadamente R$18.800 em carros novos ou R$21.300 em usados.
A Electro recomenda alguns modelos como Gol, Golf, Saveiro, Voyage, Peugeot 206/207/307, Megane, Clio, Ka, Focus, Astra, Uno, entre outros.
Pergunta: o uso da frenagem constante pra recuperar energia realmente compensa em uma viagem de estrada? Considerando o a perda de velocidade o que toma mais tempo pra completar a viagem e re-acelerar o carro consome mais energia..
O futuro chegou então.. Só e chato esperar carregar mais para trabalhar e ótimo carrega de noite. Gostei
Acho que ainda vai demorar muito para ser viável ter um carro elétrico no Brasil. O preço do carro é absurdo, a falta de pontos de recarga e o tempo que é gasto pra se fazer a recarga e a falta de padrão nos plugues de recarga. 👎
coisas relativamente faceis de resolver, é só lembrar que temos gás natural em muitos estados (dificil de implantar , tubulação, bombas de gas), a energia eletrica esta em todos os lugares , é puxar da linha de transmissão e prontinho...
O Brasil com o governo luladrão nunca quis maws Bolsonaro vai investir em carros elétricos.
A proposta principal dos carros elétricos é o uso urbano onde vc poderia carregar ele no trabalho e em casa numa tomada normal.
A Electro criou um kit de conversão para carros, o peso do veículo não deve ser superior a 1.200 kg. O kit custa R$23.800, mas vendendo-se as peças que foram retiradas do veículo, o valor cai para aproximadamente R$18.800 em carros novos ou R$21.300 em usados.
A Electro recomenda alguns modelos como Gol, Golf, Saveiro, Voyage, Peugeot 206/207/307, Megane, Clio, Ka, Focus, Astra, Uno, entre outros.
Quem desejar um motor mais potente (30 cv) terá de desembolsar mais R$1.000. A transformação leva de três a quatro semanas.
O vídeo ficou sem conclusão.
www.drvernonlarsen.com/
Menasha WI Dentist | Vernon A. Larsen D. D. S., S.C. | 54952
Pois é. Não entendi qual dos 3 foi melhor no atual cenário Brasileiro. A tendência é melhor tudo, postos de recarga, autonomia, preço e etc. Mas fizeram o vídeo e não concluíram qual dos 3 se portaram melhor no teste em questão.
Só um tesla da um pau em todos esses carros
verdae o tesla também Regaça
Acho que esses eletricos são perfeitos para andarem na cidade, porém já na estrada eu vi que a gasolina ou o álcool rende mais em termos de autonomia. Parabéns pela matéria.
A energia era da EDP (Eletricidade de Portugal) e os carregadores da EFACEC (empresa portuguesa que fabrica material elétrico). Em Portugal esses pontos de carga existem em todo o lado, mesmo dentro dos bairros. O carro elétrico que mais se vê é o Leaf, mas as Tesla está a vender muito em terras lusas. Em Lisboa pode-se alugar "Leafs" ao minuto.
Pq carro elétrico tem que ser tão FEIO???? As montadores deveriam se espelhar na TESLA, isso sim é carro elétrico bonito e eficiente
teu boga.
ua-cam.com/video/uVTb17DmLfc/v-deo.html
Nego olha esses carros pensa "aah td carro elétrico é um lixo!!" isso pq não viram i8 ou tesla, aquilo sim é carro elétrico! Tesla model X pesando 2T faz 0-100 em 2s 😎
"Aah mas num da pra viajar com eles" óbvio, é carro pra região urbana carai
O i8 é hibrido.
Aranha ciclista eu tenho o model3 e meu marido o tesla P85D... vc falou tudo!!
Quem dirige um Tesla não quer saber NUNCA mais de um carro a gasolina!!
Matheus Takada eu dirigi florida to Califórnia com meu carro elétrico..
show 👍🏾
@@TheSidy38 sério?
Zero emissão de CO2, exceto pelo carro ter 98% de seus materiais construídos com derivados de petróleo. Super ecológico né?
vc quer um carro de quer então madeira ?? vai ter que utilizar algo com material e isso vai gerar poluição de qualquer forma colega
E as baterias como serão feito os descartes? pois na composição da mesma há muito material poluente como metais pesados.
Gostei muito da Matéria!! Porém em relação a poluentes fiquei com uma dúvida! Toda bateria tem uma vida útil! Quando essa vida útil das baterias dos carros acabarem como será o descarte delas? Também ae possível quanto custa cada bateria?