Sou professor aposentado de Matemática no ensino superior.Jamais presenciei explanação tão clara,agradável, brilhante mesmo.Gostaria que o Brasil tivesse outros professores vocacionados como você.
Professor Possani, eu com meu doutorado, venho na humildade ver suas aulas sempre, recomendo para meus alunos, aprendo até hoje com suas aulas. O senhor é uma inspiração!
"A humildade é necessária ao que deseja aprender. A humildade é o princípio do aprendizado, e sobre ela, muita coisa tendo sido escrita, as três seguintes, de modo principal, dizem respeito ao estudante. A primeira é que não tenha como vil nenhuma ciência e nenhuma escritura. A segunda é que não se envergonhe de aprender de ninguém. A terceira é que, quando tiver alcançado a ciência, não despreze aos demais. Muitos se enganaram por quererem parecer sábios antes do tempo, pois com isto envergonharam-se de aprender dos demais o que ignoravam. Tu, porém meu filho, aprende de todos de boa vontade aquilo que desconheces. Serás mais sábio do que todos, se quiseres aprender de todos. Nenhuma ciência, portanto, tenhas como vil, porque toda ciência é boa." Hugo de São Vitor
Um dos raros professores de matemática que consegue transmitir gosto pela matéria. A tranquilidade no leccionar nos mostra que, com um pouco de esforço, a matemática se torna prazerosa! Meus parabéns!🎉🎉
o canal do senhor deve ser mais reconhecido! a história da matemática também é importante para a construção do pensamento matemático, algo que muitas vezes é deixado de lado nas salas de aula porque não é conteúdo de prova de vestibular. Vídeo nota 10!
Minhas fases de vestibular e graduação já passaram e foi muito dolorido aprender praticamente sozinho o pouco que consegui. Agora, sem qualquer obrigação, assisto suas aulas para realmente conhecer e estudar com mais profundidade a Matemática. Muito obrigado pelos seus ensinamentos, Prof. Claudio.
Que aula magnifica!! Muito obrigado, Professor Possani. Vou certamente recomendar a meus alunos reais e virtuais. Esse possível "erro" dos babilônicos (5:44) é uma explicação muito convincente, e que ajuda a entender muita coisa importante. Queria estar aí para aplaudir pessoalmente!
Professor o senhor é único no UA-cam. Não há nenhum outro como o senhor. O senhor aborda a matemática duma forma que a torna bem atraente. Para quem ama os números, seus vídeos são simplesmente fantásticos. Obrigado por essas aulas!!!
Professor, você poderia preparar para nós um curso completo de matemática e ainda apresentar nesse curso a história da matemática do jeitinho Possani. Parabéns pelo grande show de aula. Obrigado.
Bom dia professor Muito interessante Eu gosto de abordar este assunto explicando que o grau é uma medida arbitrária, assim como o grado que tentaram implementar na Revolução Francesa e fica um pouco melhor para trabalhar já que cada 100 grados equivalem a 90 graus. E comento que poderiam ser criadas uma infinidade de medições para ângulos todas sendo arbitrárias, mas o radianos é um número real que, inclusive, é o usado nas funções trigonométricas. E também com aquela formulinha simples em que o ângulo em radianos é a razão entre a medida de um arco e o raio dele. Esta medida só será correta se usarmos o ângulo em radianos.
Caro professor, por que o sentido anti-horário é o sentido privilegiado na matemática? O Sr. fez essa afirmação e disse que explicaria futuramente, mas localizei sua explicação. Isso ocorreu numa de suas aulas do curso da USP (MAT-2455, 1o. sem/2015, Aula 4, parte 3, PGM 13, aos 4'25''). Muito obrigado.
Azar meu não ter tido um professor como o senhor nos tempos de escola...Só tive passadores de matéria e ralei muito para conseguir aprender alguma coisa sozinho mesmo por meio de livros. Parabéns! Professor! Sua sempre Aulas Magnas!!
Meu professor Claudio Possani, que beleza sua aula sobre radianos fico a cada dia mais apaixonado pelo cálculo, meu baluarte das salas de aulas, parabéns Deus te conceda mais saúde e sabedoria, Siqueira
Que legal! Este tipo de aula que nos forma no caráter do Ser, digo, todo o contexto histórico, o porquê, as aplicações... Diferente do tipo de aulas que temos muitas vezes no ensino superior, e antes de adentrarmos neste: vestibulares, contas e contas, macetes... o aluno aprende os "algoritmos" da coisa, mas por si só não se evolui no Ser. Se torna arrogante muitas vezes e difícil de lidar. Quando se aprende algo, e se vê o fator histórico por detrás é como se viajássemos no Tempo e nos colocássemos nos lugares daquelas pessoas de tal época. Obrigado Professor!
Aula motivadora e que nos leva a razão de ser da criação em Matemática. Apresentando um dado histórico, o aluno começa a entender que aquilo que ela aprende faz sentido, Da forma como a Matemática ainda é ensinada, as informações surgem como mágicas ou como regras impostas. Sem o aspecto lógico e histórico de cada tema, a Matemática torna-se um alimento sem tempero e isso retira o sabor e o prazer de aprender e ver a importância dessa Ciência. A Matemática é um misto de descoberta e invenção e isso deve ser mostrado ao aluno. É importante destacar a qualidade da aula do Professor Cláudio Possani, a qual torna-se uma inspiração didática para os professores.
Eu estava com um sono, mas antes vi o post do vídeo do prof . Possani apresentado pelo you tube, e resolvi assistí-lo, foi tão boa a aula que até acabou o sono. Show de bola.
Meu avô, estudou cálculo no ensino médio. E os livros eram em francês. O diploma dele era muito bonito. Pode ser visto aqui: pt.wikipedia.org/wiki/Universidade_Federal_do_Rio_de_Janeiro#/media/Ficheiro:Diploma_da_Escola_Polytechnica_da_Universidade_do_Rio_de_Janeiro_em_1928.jpg
A história da matemática é importantissima para criar o interesse pela matéria, principalmente pelas crianças. Me formei em matemática no final dos anos 70 e, sempre que posso, assistos suas aulas para recordar. Obrigado e parabéns pelo conteudo.
SENSACIONAL ESSA DIDÁTICA! Principalmente essa ênfase em aspectos históricos. Meus parabéns professor, continue com esse excelente trabalho! Apesar de eu ser professor de Física me inspiro bastante nessa sua didática, que mescla formalismo, aspectos históricos e a vontade de mostrar a beleza por trás de cada assunto.
Professor Possani ouvi de um professor meu o Dr Olímpio Ribeiro Gomes que escreveu a coleção Estruturas Algébricas para licenciatura e foi meu professor na graduação em uma de suas aulas que provavelmente os babilônicos usaram a base 60 para o tempo e seu múltiplo 360° para o grau porque eles eram números relativamente pequenos e possuiam muitos divisores. Você nâo vai encontrar números menores que eles e que tem tantos divisores quanto eles. E a vantagem disso é que eles poderiam escrever frações de horas e de graus como sendo números inteiros. Por exemplo 1/4 de 60 é 15 minutos e metade um terço, um sexto, um doze avôes, ... também são todos inteiros e isso facilitaria muito os cálculos. Agora em outro canal, que não me lembro agora qual agora, ouvi dizer que o conceito de radiano foi inovador porque ele usa a própria circunferência como baee para medir ângulo. Provalmente ets se viessem nos visitar não usariam o grau porque ele foi um "jeitinho" dos matemáticos da época, uma adoção/convenção. Os ets provavelmente usariam o radiano porque não se trata de uma convenção, já que eles usaram elementos da própria circunferência para medir ângulos e que foram previamente definidos. Os ets ou qualquer um de nós poderíamos usar outra bases. Aí um desafio interessante seria pedir para os alunos escolherem outras bases e tentarem fazer operações com elas. Isso se o tempo permitir, rss.
Espetacular e muito esclarecedora essa aula, fora a beleza e riqueza da história . Parabéns Prof.Possani E tem gente que acha que não existe beleza na matemática.
Sensacional !!! Tenho 44 anos, me formei em engenharia, gosto muito de matemática mas nunca vi uma explicação desta sobre o radiano !! Cada dia apreendo mais e com o professor Possani isso fica muito mais fácil.
O professor comentou que os babilônicos desenvolveram um sistema de base 60 e que não se sabe exatamente o porquê ( 2:02 ). Eu ouvi um explicação que me pareceu convincente. Com uma mão eu uso o meu polegar para indicar as falanges dos meus outros 4 dedos, o que dá um total de 12. Com a outra mão eu multiplico isso por 5 e chego na minha base 60.
Professor, obg pelos ensinamentos. Uma sugestão de história da matemática, eh explicar quais mudanças profundas na matemática feitas pelo matemático Alexandre Grotendieck
Henrique Caro prof. Possani,parabens pelas belissimas aulas.Uma grande curiosidade: os alveolos das colmeias e das casas de marimbondos são hexagonos perfeitos.
Eu creio que os babilônicos tenham medido corretamente o ano como 365 dias mas, por motivos práticos, arredondaram-no para 360 dias. Além disso, 365 tem poucos divisores, enquanto 360 tem muitos, permitindo que o ano fosse dividido em muitos ciclos (6 dias úteis, mês de 30 dias, 12 meses, etc).
Eu usei radianos na minha monografia de geração procedural, desenvolvi um algoritmo pra gerar malhas proceduralmente e pra deixar bonito eu organizo os vertices com coordenada polar, ai uso angulo em radiano pra converter a posição em grau pra xyz
Sou professor aposentado de Matemática no ensino superior.Jamais presenciei explanação tão clara,agradável, brilhante mesmo.Gostaria que o Brasil tivesse outros professores vocacionados como você.
Professor Possani, eu com meu doutorado, venho na humildade ver suas aulas sempre, recomendo para meus alunos, aprendo até hoje com suas aulas. O senhor é uma inspiração!
"A humildade é necessária ao que deseja aprender. A humildade é o princípio do aprendizado, e sobre ela, muita coisa tendo sido escrita, as três seguintes, de modo principal, dizem respeito ao estudante.
A primeira é que não tenha como vil nenhuma ciência e nenhuma escritura.
A segunda é que não se envergonhe de aprender de ninguém.
A terceira é que, quando tiver alcançado a ciência, não despreze aos demais.
Muitos se enganaram por quererem parecer sábios antes do tempo, pois com isto envergonharam-se de aprender dos demais o que ignoravam. Tu, porém meu filho, aprende de todos de boa vontade aquilo que desconheces. Serás mais sábio do que todos, se quiseres aprender de todos. Nenhuma ciência, portanto, tenhas como vil, porque toda ciência é boa." Hugo de São Vitor
Um dos raros professores de matemática que consegue transmitir gosto pela matéria. A tranquilidade no leccionar nos mostra que, com um pouco de esforço, a matemática se torna prazerosa! Meus parabéns!🎉🎉
Gente, eu estou viciado nos vídeos desse professor!!! 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
o canal do senhor deve ser mais reconhecido! a história da matemática também é importante para a construção do pensamento matemático, algo que muitas vezes é deixado de lado nas salas de aula porque não é conteúdo de prova de vestibular. Vídeo nota 10!
Ele poderia autorizar canais de cortes a usarem os vídeos dele, ajudariam a difundir o material dele. Mas cada um é cada um.
Pppp
sem contar que fica muito mais fácil para entender a linha de raciocínio.
Fico me perguntando o porquê os vídeos do professor Possani não possuem milhões de visualizações.
Minhas fases de vestibular e graduação já passaram e foi muito dolorido aprender praticamente sozinho o pouco que consegui. Agora, sem qualquer obrigação, assisto suas aulas para realmente conhecer e estudar com mais profundidade a Matemática. Muito obrigado pelos seus ensinamentos, Prof. Claudio.
Que aula magnifica!! Muito obrigado, Professor Possani. Vou certamente recomendar a meus alunos reais e virtuais. Esse possível "erro" dos babilônicos (5:44) é uma explicação muito convincente, e que ajuda a entender muita coisa importante. Queria estar aí para aplaudir pessoalmente!
Esse professor é excelente apresenta com qualidade e de uma maneira fácil de entender
Professor o senhor é único no UA-cam. Não há nenhum outro como o senhor. O senhor aborda a matemática duma forma que a torna bem atraente. Para quem ama os números, seus vídeos são simplesmente fantásticos. Obrigado por essas aulas!!!
Tem o ledo Vaccaro também
Vou indicar o canal para todos os meus alunos
eu já dou like antes mesmo de assistir o vídeo pq sei q o vídeo vai ser bom pra caramba.
Professor, você poderia preparar para nós um curso completo de matemática e ainda apresentar nesse curso a história da matemática do jeitinho Possani.
Parabéns pelo grande show de aula. Obrigado.
Belíssima aula! Belíssimo tema! Parabéns, professor Possani!
Bom dia professor
Muito interessante
Eu gosto de abordar este assunto explicando que o grau é uma medida arbitrária, assim como o grado que tentaram implementar na Revolução Francesa e fica um pouco melhor para trabalhar já que cada 100 grados equivalem a 90 graus. E comento que poderiam ser criadas uma infinidade de medições para ângulos todas sendo arbitrárias, mas o radianos é um número real que, inclusive, é o usado nas funções trigonométricas.
E também com aquela formulinha simples em que o ângulo em radianos é a razão entre a medida de um arco e o raio dele. Esta medida só será correta se usarmos o ângulo em radianos.
Se eu tivesse esse professor na minha época desde a escola, teria feito Matemática como profissão!
É muito importante mencionar a história da Matemática para os alunos.
Caro professor, por que o sentido anti-horário é o sentido privilegiado na matemática? O Sr. fez essa afirmação e disse que explicaria futuramente, mas localizei sua explicação. Isso ocorreu numa de suas aulas do curso da USP (MAT-2455, 1o. sem/2015, Aula 4, parte 3, PGM 13, aos 4'25''). Muito obrigado.
" A ciência sem rosto, descaracteriza o ser o aproxima do nada".!( Sartre)excelente aula professor Possani
Muito bom, Mestre. Verdadeiro Show!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Maravilhoso. Grande professor
Azar meu não ter tido um professor como o senhor nos tempos de escola...Só tive passadores de matéria e ralei muito para conseguir aprender alguma coisa sozinho mesmo por meio de livros. Parabéns! Professor! Sua sempre Aulas Magnas!!
Sorte sua (e minha também) ter a oportunidade de ter acesso às aulas do professor Possani aqui na internet !
Meu professor Claudio Possani, que beleza sua aula sobre radianos fico a cada dia mais apaixonado pelo cálculo, meu baluarte das salas de aulas, parabéns Deus te conceda mais saúde e sabedoria, Siqueira
Mais uma vez, ótimo !
Possani você é o cara!
Magnífica sua aula professor Possani! Obrigado!!
Sensacional, passei a vida procurando esse esclarecimento.
Obrigado professor por partilhar seu conhecimento! Muito bom!
Excelente explicação. Parabéns pela aula professor, aprendo muito com você.
Fascinante!!
Que legal! Este tipo de aula que nos forma no caráter do Ser, digo, todo o contexto histórico, o porquê, as aplicações...
Diferente do tipo de aulas que temos muitas vezes no ensino superior, e antes de adentrarmos neste: vestibulares, contas e contas, macetes... o aluno aprende os "algoritmos" da coisa, mas por si só não se evolui no Ser. Se torna arrogante muitas vezes e difícil de lidar. Quando se aprende algo, e se vê o fator histórico por detrás é como se viajássemos no Tempo e nos colocássemos nos lugares daquelas pessoas de tal época. Obrigado Professor!
Muito bom professor, tem agregado muito essas informações e curiosidades.
Aula motivadora e que nos leva a razão de ser da criação em Matemática. Apresentando um dado histórico, o aluno começa a entender que aquilo que ela aprende faz sentido, Da forma como a Matemática ainda é ensinada, as informações surgem como mágicas ou como regras impostas. Sem o aspecto lógico e histórico de cada tema, a Matemática torna-se um alimento sem tempero e isso retira o sabor e o prazer de aprender e ver a importância dessa Ciência. A Matemática é um misto de descoberta e invenção e isso deve ser mostrado ao aluno.
É importante destacar a qualidade da aula do Professor Cláudio Possani, a qual torna-se uma inspiração didática para os professores.
Show!!! A história da Matemática é sem dúvida um fator motivacional no ensino-aprendizagem de Matemática.
Eu estava com um sono, mas antes vi o post do vídeo do prof . Possani apresentado pelo you tube, e resolvi assistí-lo, foi tão boa a aula que até acabou o sono. Show de bola.
Sempre muito reveladoras as aulas. Grato.
Meu avô, estudou cálculo no ensino médio. E os livros eram em francês. O diploma dele era muito bonito. Pode ser visto aqui: pt.wikipedia.org/wiki/Universidade_Federal_do_Rio_de_Janeiro#/media/Ficheiro:Diploma_da_Escola_Polytechnica_da_Universidade_do_Rio_de_Janeiro_em_1928.jpg
A história da matemática é importantissima para criar o interesse pela matéria, principalmente pelas crianças.
Me formei em matemática no final dos anos 70 e, sempre que posso, assistos suas aulas para recordar.
Obrigado e parabéns pelo conteudo.
Excelente explicação Professor.
Explicação boa dimais típico de um bom professor de exatas!
Que clareza!!! Parabéns professor, sua didática é "simplesmente" fantástica, nos prende a atenção
Muito obrigado!!!!
Sensacional professor, realmente muito bonito o resultado, obrigado por compartilhar
SENSACIONAL ESSA DIDÁTICA! Principalmente essa ênfase em aspectos históricos. Meus parabéns professor, continue com esse excelente trabalho! Apesar de eu ser professor de Física me inspiro bastante nessa sua didática, que mescla formalismo, aspectos históricos e a vontade de mostrar a beleza por trás de cada assunto.
Depois de 31 anos lecionando Cálculo, agora eu aprendi essa questão da medida de ângulos em radianos, que tem a ver com o limite fundamental.
Que aula maravilhosa !!!
Avec toute la certitude du monde, vous avez exprimé la beauté des radians. Belle classe, comme toujours. ♡
Professor Possani ouvi de um professor meu o Dr Olímpio Ribeiro Gomes que escreveu a coleção Estruturas Algébricas para licenciatura e foi meu professor na graduação em uma de suas aulas que provavelmente os babilônicos usaram a base 60 para o tempo e seu múltiplo 360° para o grau porque eles eram números relativamente pequenos e possuiam muitos divisores. Você nâo vai encontrar números menores que eles e que tem tantos divisores quanto eles. E a vantagem disso é que eles poderiam escrever frações de horas e de graus como sendo números inteiros. Por exemplo 1/4 de 60 é 15 minutos e metade um terço, um sexto, um doze avôes, ... também são todos inteiros e isso facilitaria muito os cálculos. Agora em outro canal, que não me lembro agora qual agora, ouvi dizer que o conceito de radiano foi inovador porque ele usa a própria circunferência como baee para medir ângulo. Provalmente ets se viessem nos visitar não usariam o grau porque ele foi um "jeitinho" dos matemáticos da época, uma adoção/convenção. Os ets provavelmente usariam o radiano porque não se trata de uma convenção, já que eles usaram elementos da própria circunferência para medir ângulos e que foram previamente definidos. Os ets ou qualquer um de nós poderíamos usar outra bases. Aí um desafio interessante seria pedir para os alunos escolherem outras bases e tentarem fazer operações com elas. Isso se o tempo permitir, rss.
Fantástico. Fiquei fascinado. Muito obrigado por ter colocado essa aula aqui. Parabéns pela iniciativa. Deus lhe pague.
Apaixonante. Obrigado, professor.
Mais uma aula fantástica!
Espetacular e muito esclarecedora essa aula, fora a beleza e riqueza da história . Parabéns Prof.Possani
E tem gente que acha que não existe beleza na matemática.
Ganhou mais inscrito professor..muito bom.obrigado
Bastante interessante🤔
Muito rico!!! Parabéns.
Fantástico 👏👏👏👏🏆🏆🏆
Excelente aula professor!
Poderia indicar as referências? Sempre quis saber mais a fundo sobre esse tema
Fascinante!
Mais uma excelente aula.
Excelente explicação. Assunto muito interessante
Espetacular!
Sensacional explicação. Parabéns
Sensacional !!! Tenho 44 anos, me formei em engenharia, gosto muito de matemática mas nunca vi uma explicação desta sobre o radiano !! Cada dia apreendo mais e com o professor Possani isso fica muito mais fácil.
A história sempre foi fascinante e, no futuro, será ainda mais interessante, já que há muito aiñda a ser desenvolvido. Acreditem !
Parabéns, belo trabalho!
O professor comentou que os babilônicos desenvolveram um sistema de base 60 e que não se sabe exatamente o porquê ( 2:02 ).
Eu ouvi um explicação que me pareceu convincente.
Com uma mão eu uso o meu polegar para indicar as falanges dos meus outros 4 dedos, o que dá um total de 12. Com a outra mão eu multiplico isso por 5 e chego na minha base 60.
Vanderlei Senna Alves. Excelente explicação, professor, pois nunca a tinha visto. Que Deus o abençoe e desejo-lhe muitas felicidades. Parabéns.
👩🏾🎓👩🏾🏫 obrigada😊
Suas aulas são incríveis!
Muito legal!
Que maravilha!
Top
Outra aula excelente. Obrigado
Maravilhoso
Professor, obg pelos ensinamentos. Uma sugestão de história da matemática, eh explicar quais mudanças profundas na matemática feitas pelo matemático Alexandre Grotendieck
Grande Mestre!
Já fazia um tempo que algo tão simples não me encantava tanto na matemática, muito obrigado professor.
Adoro suas histórias!!
Professor, te amo!
QUE aula ! Que show !!!
Muito bom mestre !! O conhecimento em ação.
Grato, Professor!
Muito obrigado
Henrique
Caro prof. Possani,parabens pelas belissimas aulas.Uma grande curiosidade: os alveolos das colmeias e das casas de marimbondos são hexagonos perfeitos.
Eu creio que os babilônicos tenham medido corretamente o ano como 365 dias mas, por motivos práticos, arredondaram-no para 360 dias. Além disso, 365 tem poucos divisores, enquanto 360 tem muitos, permitindo que o ano fosse dividido em muitos ciclos (6 dias úteis, mês de 30 dias, 12 meses, etc).
Que falta faz um Prof assim na Faculdade de Ciências, da Universidade de Lisboa. Viciante ouvir o Prof
BOM DIA ...OBRIGADO
Sensacional
Excelente explicação
que vídeo incrível!
Matemática, a Bela. 💙
Excelente!
Obrigado pelo vídeo
5:30
até faz sentido n ser 360 dias, até pq a nossa órbita é elíptica em torno do Sol.
Eu usei radianos na minha monografia de geração procedural, desenvolvi um algoritmo pra gerar malhas proceduralmente e pra deixar bonito eu organizo os vertices com coordenada polar, ai uso angulo em radiano pra converter a posição em grau pra xyz
ola. poderia postar este teu trabalho no youtube.
Baita aula! Uma pena que esteja em 360p, mas faz parte
Fenomenal professor!
Que aula top! Parabéns pela explicação.
Queria saber sobre o sistema GRADO!!!
Valeu professor. Muito rica a explicação!
Gênio!
Matemática é poesia feita com números.