O motor Wright R-3350-DA3 do avião Lockheed Constellation, era um radial turbo compound. Os gases de exaustão de seus 18 cilindros, eram enviados para três turbinas que ajudavam a tracionar o eixo principal. Dessa forma, a potência do motor era acrescida em 450 HP, o que dá ideia da energia jogada fora em gases de escape. Esse motor 5 tempos faz a mesma coisa usando os gases num pistão ao invés da turbina.
@@franciscoszamrekribeiro5605o nome é o mesmo, mas com aplicações um pouco diferentes, no Scania existia um compressor mecânico (conectado por engrenagem ao virabrequim) com ação em baixas rotações e para rotações mais altas o turbo entrava em ação, dessa forma tornando a faixa de torque bem linear mesmo em baixas rotações.
Motor esse que era TÃO pouco confiável que ele, bem como seus concorrentes de quatro motores eram conhecidos como excelentes tri motores, pois quase sempre um dos motores era desligado em vôo
11 місяців тому+1
@@raphaelrodrigues1645 essa história do trimotor era mais folclore que verdade...
O motor de combustão interna ainda tem muito o que oferecer! Iniciativas como essas podem garantir a sobrevida dos motores a combustão ante aos elétricos.
Se estamos a falar de motores exóticos, há o Motor Neander: um turbo diesel de 1500cc e 115CV com o interessante sistema de dupla biela para cada cilindro em contra-rotação 😃 O Sistema reduz tremendamente as características vibrações deste tipo de motor 😉 Merece um vídeo 😁 Vâbora!!! 😆
maravilha de video!!! fico me imaginando o quando ia render em performace e baixo consumo se juntasse 2 motores desses em uma configuração em V para melhor equilíbrio, seria como um V6 porem 4 cilindros de combustão e 2 de exaustão.
Muito legal, uma vez pensei em um tipo que ainda usasse os gases de escape para reaproveitar, mas não era uma turbina e nem era um motor de cinco tempos, porém essa ideia é muito boa!
Puxa vida esse motor é muito interessante porém restrito por ter melhor aproveitamento em alto regime de giro.. Gostei, certeza que se algum investidor por em prática vai ter um público nichado e fiel ao projeto! Abraço
Se a mistura for muito enriquecida pode haver pré ignição no cilindro do meio, uma segunda ignição só com a pressão dos gases de escape. A qualidade do combustível tem que ser excelente pra não dar problema. Mas o princípio é interessante.
Uma dúvida que tenho é se as válvulas de escape do cilindro central não teriam problema de flutuação em rotações altas. Um cilindro central menor pode melhorar o rendimento em baixas e médias rotações.
Motor do Titanic tbem usava um princípio assim com cilindros de tamanho diferentes e aproveitando a energia do vapor ao máximo e depois ainda girava uma turbina
OLÁ Veículos & História 26/11/24 A poucos anos passados com o surgimento de dinamômetros eletrônicos e super equipados chegaram a conclusão ser este motor financeiramente desinteressante. O reaproveitamento de gases de escape somente tem sido viável em motores com queima incompleta. É assunto de 1 capítulo inteiro em meu livro. (Quanto a ter 5 tempos, quem chegou a esta conclusão deve saber contar até 4) Abraços... Roberto Udo Krapf (Analista de Motores)
Esse tipo de motor dificilmente será viável para um veículo de passeio, porque ele só é eficiente em alta carga, mas seria muito bom para uso em motores que operam quase sempre em alta carga como caminhões, tratores, moto geradores etc.
Esse motor seria perfeito em um híbrido, não tem maior exemplo de motor atkinson. Em baixas rotações tem o motor elétrico ali pra cidade e afins, e na estrada está com maior eficiência.
Ou o motor poderia está conectado a um gerador aí o motor poderia sempre trabalhar na sua melhor faixa de eficiência( um esquema semelhante ao Civic híbrido)
No caso de motores de Alta performance , competição , geralmente são reavaliados após o evento , sou camioneiro e motores convencionais , motores comerciais como o diesel por exemplo , trabalhar em rotação de economia além de previnir estresse a potência é mais aproveitada
Pelo princípio dos tempos até da de falar em um 5° tempo, sendo uma segunda expansão. Do ponto de vista o ciclo é Atikson. Com um volume de expansão maior que o volume de admissão. O que aproveita mais a energia da combustão ate uma expansão até uma temperatura mais baixa. Como o ciclo Atkinson o torque é baixo em baixa rotação.
Bom dia V e H gostaria de saber caso vc possa responder Como que é possível o motor aceitar uma taxa de compressão maior Ou se é somente no cilindro de expansão E também gostaria de saber se o caso dele não ser mais eficiente que um motor normal em baixa rotação tem a ver com aquele motor adaptado ou se é uma característica mesmo de todos os motores desse tipo A e fico pensando se ponhar o ciclo 2 tempos nele Ele se tornaria um motor de ciclo 3 tempos Creio que é totalmente possível não ? Pq a lógica da expansão dos gases também se aplica a os 2 tempos
Não por que dois tempos o pistão não faz exaustão dos gases como no quatro tempos, nesse caso do vídeo precisa que o cilindro empurre os gases para o cilindro de baixa pressão
O maior desafio da indústria automobilística mundial é tentar criar meios que ajudem a minimizar as vibrações geradas pelo desequilíbrio pela ausência de um dos pistões gêmeos nos motores modernos do tipo DownSizing de 3 Cilindros Aspirado ou Turbo alimentados, algumas montadoras como a Ford por exemplo, tiveram a idéia de acrescentar próximo ao eixo virabrequim um eixo balanceador como no caso do motor Ford Dragon 1.5 MPI 12V de 3 Cilindros Aspirado, eu por vezes me passou pela minha cabeça a idéia de se alguém desenvolvesse um motor com bloco de 3 Cilindros Aspirado ou Turbo, tendo os dois pistões gêmeos 1° e 3° com o mesmo diâmetro e curso e o pistão do meio 2° com o dobro do diâmetro do 1° e 3° mas mantendo o mesmo curso em relação ao 1° e 3°, e todos os três cilindros com a mesma quantidade de válvulas de admissão e escape, na minha cabeça isso faria com que o motor tivesse um equilíbrio e balanceamento de funcionamento semelhante a um de 4 Cilindros, pois como o pistão do meio seria maior e o centro de gravidade do eixo virabrequim é justamente no meio, isso faria compensar a ausência do 4° pistão que seria gêmeo do 2°, com isso acredito que o motor teria um funcionamento suave, e para compensar qualquer tipo de amortização durante o funcionamento devido a ter um cilindro com diâmetro maior que o 1° e 3° , a injeção computadorizada iria atuar controlando individualmente os tempos de injeção e avanço de ignição nos três cilindros, e utilizando o acionamento das válvulas de admissão e escape de forma individual por solenóide hidráulica igual ao sistema utilizado pelo Fiat nos carros atuais, isso é uma hipótese tirada da minha cabeça, não sei se na prática daria certo isso! Como não sou engenheiro mas conheço de motores porque tenho cursos na área, se eu fosse eu iria criar um protótipo assim para ver se iria dar certo ou quem sabe fazer o contrário, sendo o 1° e 3° cilindros com pistões maiores de mesmo diâmetro e curso e o 2° cilindro com diâmetro menor e mesmo curso que os demais.
@@ivandossantos9073 Sim, mas como o foco agora é investir pesado nos Down Sizing e deixar os de quatro cilindros pro passado, seria interessante as montadoras encontrarem uma forma ou solução de resolver o problema da vibração chata que estes motores geram quando estão funcionando em regime de marcha lenta principalmente, isso incomoda bastante e não faz bem para diversas peças paralelas que ficam dentro do cofre do motor como: chicotes elétricos, mangueiras e conexões de plástico que acabam se danificando com mais frequência e facilidade por conta das vibrações no PowerTrain.
Muito interesante mas para o ciclo diesel eu acho que nao ia funcionar porque com uma taxa de só 14.1 sendo que a maioria tem tudo acima de 17.1 chegando ate 21.1, mas se aumentarem a taxa ai sim.
Po man, tem vários vídeos desse motor em funcionamento sim, inclusive aqui no YT.
11 місяців тому+5
Esse motor da Ilmor não tem não (digo motor roncando e sem músicas ou narrações por cima tipo o Scirocco do final do vídeo). Já os modelos a vapor de tripla expansão tem bastante 🤠🤠
já que esse tipo de motor se mostrou muito eficaz em altas rotações não seria interessante usar ele como gerador em um carro híbrido, tipo a nova RAM 1500 fez com o Hurricane
Mas como ele não perde força tendo que empurrar a fumaça para abaixar o pistão do meio Soltando a fumaça (de exemplo) De exemplo gira a 100km soltando a fumaça Gira admitindo 70 e volta complimindo a 50. Agora fazendo força perde
SE ELE É MELHOR DO QUE OS DE 4, 3 E ATÉ 6, POR QUE ENTÃO ELE NÃO ENTRA EM LINHA DE FABRICAÇÃO? PRECONCEITO? MAFIA? CARTEL? USADO HÁ SÉCULOS EM VAPOR! INCRÍVEL ESSA HISTÓRIA, O SER HUMANO É PODRE DE NOJO.
Eu nao entendi bem, o cilindo do meio não tem combustão, logo ele depende do movimento do virabrequim pra atuar, e isso não seria um cilindro "morto" ?? Ja que ele não gera força, ele depende dos outros dois pra empurra-lo , logo isso seria uma desvantagem, ja que os outros dois , precisariam de mais forca pra fazer o virabrequim girar e com isso empurrar um cilindro maior central.
Também tive essa dúvida, mas eu suponho que é pra aproveitar a combustão incompleta e ela continua se expandindo no cilindro de baixa pressão gerando um pouco mais de energia cinética
O jeito mesmo é ele fazer que nem o orazio pagani! Junta monei enquanto trabalha, depois pedi demissão e montar seus próprios carros e quem sabe fazer que nem o gurgel e monta seu próprios motores
Qual o sentido de um pistão que não gera momento força. Para melhorar os motores os engenheiros gastam muito tempo para fazerem escapamentos com um fluxo rápido, a fumaça entrando em um pistão desativado não geraria arrasto desnecessário. Os engenheiros estão sempre tentando diminuir o número de peças no motor um pistão que não tem combustão seria só peso morto. Reaproveitamento de fumaça, não seria mais útil uma turbina.
Sei não mais acho esse motor um retrocesso... Enquanto ele estão querendo tirar cada vez mais coisas que pesa o funcionamento do motor, por exemplo colocando direção elétrica e compressor de ar condicionado elétrica tbm, aí me colocam um cilindro gigante e morto no meio do motor... não faz sentido... Achei que era pra equilibrar melhor os vibrações do vira mais não é.
Gostei sim, do vídeo mas, se o cilindro central ñ explode, ñ há q se falar de 5 tempos pois, praticamente é um auxiliar de escape e anti-vibração. Aliás, eu considero o sistema, desnecessário, supérfluo, só uma opinião!
O motor Wright R-3350-DA3 do avião Lockheed Constellation, era um radial turbo compound. Os gases de exaustão de seus 18 cilindros, eram enviados para três turbinas que ajudavam a tracionar o eixo principal. Dessa forma, a potência do motor era acrescida em 450 HP, o que dá ideia da energia jogada fora em gases de escape. Esse motor 5 tempos faz a mesma coisa usando os gases num pistão ao invés da turbina.
A Scania já fez o mesmo com um motor de 470 cavalos anos atrás...
Vide canal AVIOES E CIA.
@@franciscoszamrekribeiro5605o nome é o mesmo, mas com aplicações um pouco diferentes, no Scania existia um compressor mecânico (conectado por engrenagem ao virabrequim) com ação em baixas rotações e para rotações mais altas o turbo entrava em ação, dessa forma tornando a faixa de torque bem linear mesmo em baixas rotações.
Motor esse que era TÃO pouco confiável que ele, bem como seus concorrentes de quatro motores eram conhecidos como excelentes tri motores, pois quase sempre um dos motores era desligado em vôo
@@raphaelrodrigues1645 essa história do trimotor era mais folclore que verdade...
O motor de combustão interna ainda tem muito o que oferecer!
Iniciativas como essas podem garantir a sobrevida dos motores a combustão ante aos elétricos.
Esse motor faz mais sentido que os 3 cilindros atuais!
Se estamos a falar de motores exóticos, há o Motor Neander: um turbo diesel de 1500cc e 115CV com o interessante sistema de dupla biela para cada cilindro em contra-rotação 😃
O Sistema reduz tremendamente as características vibrações deste tipo de motor 😉
Merece um vídeo 😁
Vâbora!!! 😆
A alguns anos eles fizeram uma motocicleta estradeira com essa configuração a diesel uma pena que caiu no esquecimento.
👍
Fico feliz por mimja sugestão ter gerado um vídeo tão bem elaborado. Obrigado por atendereu pedifo 🙂
Ja que é motor eficiente em altos giros, pode ser aplicado em veiculos hibridos, inclusive adotando ciclo atkinson
maravilha de video!!!
fico me imaginando o quando ia render em performace e baixo consumo se juntasse 2 motores desses em uma configuração em V para melhor equilíbrio, seria como um V6 porem 4 cilindros de combustão e 2 de exaustão.
Que canal maravilhoso, tanta informação que enche nossos corações amantes de mecânica
Muito legal, uma vez pensei em um tipo que ainda usasse os gases de escape para reaproveitar, mas não era uma turbina e nem era um motor de cinco tempos, porém essa ideia é muito boa!
Primeira vez que vejo esse tipo de motor.
No ciclo a diesel seria interessante ver os números de torque e potência com um menor consumo!
Tinha visto em espanhol q bom que agora posso ver em português
Puxa vida esse motor é muito interessante porém restrito por ter melhor aproveitamento em alto regime de giro..
Gostei, certeza que se algum investidor por em prática vai ter um público nichado e fiel ao projeto!
Abraço
Boa tarde. Veículos & Histórias. Belmonte-BA.
Esse conteúdo é impressionante 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Fala aí sobre os motores Liquid Piston, não faltam opções de motores a combustão que podem ser ótimas soluções em aplicações híbridas.
Se a mistura for muito enriquecida pode haver pré ignição no cilindro do meio, uma segunda ignição só com a pressão dos gases de escape. A qualidade do combustível tem que ser excelente pra não dar problema. Mas o princípio é interessante.
Dois canais que não perco um vídeo Veículo & História e Repman 22
Uma dúvida que tenho é se as válvulas de escape do cilindro central não teriam problema de flutuação em rotações altas. Um cilindro central menor pode melhorar o rendimento em baixas e médias rotações.
Motor do Titanic tbem usava um princípio assim com cilindros de tamanho diferentes e aproveitando a energia do vapor ao máximo e depois ainda girava uma turbina
Mecânica muito interessante
Será que um dia pode falar sobre os motores VW VR6 e VR8
Fala sobre o motor Agrale M790
O único erro foi ter colocado a turbina depois.
OLÁ Veículos & História 26/11/24 A poucos anos passados com o surgimento de dinamômetros eletrônicos e super equipados chegaram a conclusão ser este motor financeiramente desinteressante. O reaproveitamento de gases de escape somente tem sido viável em motores com queima incompleta. É assunto de 1 capítulo inteiro em meu livro. (Quanto a ter 5 tempos, quem chegou a esta conclusão deve saber contar até 4) Abraços... Roberto Udo Krapf (Analista de Motores)
Mano, esse canal é bom demais, aprendo muita coisa aqui.👏👏
Vídeo informativo muito legal. Parabéns 👏👏👏👏
Ideia fabulosa!!!
Esse tipo de motor dificilmente será viável para um veículo de passeio, porque ele só é eficiente em alta carga, mas seria muito bom para uso em motores que operam quase sempre em alta carga como caminhões, tratores, moto geradores etc.
Ótimo também como gerador em híbridos .
@@rorew200 Bem observado.
Esse motor seria perfeito em um híbrido, não tem maior exemplo de motor atkinson.
Em baixas rotações tem o motor elétrico ali pra cidade e afins, e na estrada está com maior eficiência.
Ou o motor poderia está conectado a um gerador aí o motor poderia sempre trabalhar na sua melhor faixa de eficiência( um esquema semelhante ao Civic híbrido)
No caso de motores de Alta performance , competição , geralmente são reavaliados após o evento , sou camioneiro e motores convencionais , motores comerciais como o diesel por exemplo , trabalhar em rotação de economia além de previnir estresse a potência é mais aproveitada
Pelo princípio dos tempos até da de falar em um 5° tempo, sendo uma segunda expansão. Do ponto de vista o ciclo é Atikson. Com um volume de expansão maior que o volume de admissão. O que aproveita mais a energia da combustão ate uma expansão até uma temperatura mais baixa. Como o ciclo Atkinson o torque é baixo em baixa rotação.
Tem video dele funcionando no canal da ilmor...video de 11 anos atras 😅
Até tem, mas a narração não deixa ouvirmos o seu ronco ☹️☹️
Quando eu era criança eu achava que os motores eram assim 😮
meu deus
Se ele só é eficiente em alta rotação será que ele não seria mais ideal para carro hibrido ??
Híbrido plug in.
Amei esse canal ❤
Bacana seu vídeo são ótimo!
A ideia é genial!!!
Bom dia V e H gostaria de saber caso vc possa responder
Como que é possível o motor aceitar uma taxa de compressão maior
Ou se é somente no cilindro de expansão
E também gostaria de saber se o caso dele não ser mais eficiente que um motor normal em baixa rotação tem a ver com aquele motor adaptado ou se é uma característica mesmo de todos os motores desse tipo
A e fico pensando se ponhar o ciclo 2 tempos nele
Ele se tornaria um motor de ciclo 3 tempos
Creio que é totalmente possível não ?
Pq a lógica da expansão dos gases também se aplica a os 2 tempos
Não por que dois tempos o pistão não faz exaustão dos gases como no quatro tempos, nesse caso do vídeo precisa que o cilindro empurre os gases para o cilindro de baixa pressão
Pistão empurre no caso para o cilindro de baixa pressão
Bora lá
Conceito de aproveitamento de energia que mais atrapalha do que ajuda. Mais peças móveis e mais peso.
Não conhecia. Excelente pesquisa. Parabéns.
El block me recuerda a los motores de triple expansión ( vapor)
Esse motor não é um bicho de sete cabeças como parece num primeiro momento, então ele realmente poderia ser produzido sem muitos problemas.
Esse lage do turbo seria fácil resolver com um motor elétrico eim hehehe ia ficar uma maravilha
O maior desafio da indústria automobilística mundial é tentar criar meios que ajudem a minimizar as vibrações geradas pelo desequilíbrio pela ausência de um dos pistões gêmeos nos motores modernos do tipo DownSizing de 3 Cilindros Aspirado ou Turbo alimentados, algumas montadoras como a Ford por exemplo, tiveram a idéia de acrescentar próximo ao eixo virabrequim um eixo balanceador como no caso do motor Ford Dragon 1.5 MPI 12V de 3 Cilindros Aspirado, eu por vezes me passou pela minha cabeça a idéia de se alguém desenvolvesse um motor com bloco de 3 Cilindros Aspirado ou Turbo, tendo os dois pistões gêmeos 1° e 3° com o mesmo diâmetro e curso e o pistão do meio 2° com o dobro do diâmetro do 1° e 3° mas mantendo o mesmo curso em relação ao 1° e 3°, e todos os três cilindros com a mesma quantidade de válvulas de admissão e escape, na minha cabeça isso faria com que o motor tivesse um equilíbrio e balanceamento de funcionamento semelhante a um de 4 Cilindros, pois como o pistão do meio seria maior e o centro de gravidade do eixo virabrequim é justamente no meio, isso faria compensar a ausência do 4° pistão que seria gêmeo do 2°, com isso acredito que o motor teria um funcionamento suave, e para compensar qualquer tipo de amortização durante o funcionamento devido a ter um cilindro com diâmetro maior que o 1° e 3° , a injeção computadorizada iria atuar controlando individualmente os tempos de injeção e avanço de ignição nos três cilindros, e utilizando o acionamento das válvulas de admissão e escape de forma individual por solenóide hidráulica igual ao sistema utilizado pelo Fiat nos carros atuais, isso é uma hipótese tirada da minha cabeça, não sei se na prática daria certo isso! Como não sou engenheiro mas conheço de motores porque tenho cursos na área, se eu fosse eu iria criar um protótipo assim para ver se iria dar certo ou quem sabe fazer o contrário, sendo o 1° e 3° cilindros com pistões maiores de mesmo diâmetro e curso e o 2° cilindro com diâmetro menor e mesmo curso que os demais.
Se for pra aumentar o cilindro do meio então já deixa com 4 mesmo.
O que eles querem é reduzir custos com material.
@@ivandossantos9073 Sim, mas como o foco agora é investir pesado nos Down Sizing e deixar os de quatro cilindros pro passado, seria interessante as montadoras encontrarem uma forma ou solução de resolver o problema da vibração chata que estes motores geram quando estão funcionando em regime de marcha lenta principalmente, isso incomoda bastante e não faz bem para diversas peças paralelas que ficam dentro do cofre do motor como: chicotes elétricos, mangueiras e conexões de plástico que acabam se danificando com mais frequência e facilidade por conta das vibrações no PowerTrain.
É simples resolver, voltem aos 4 cilindros.
Muito interessante esse motor!
Bom muito bom amigo 👍
Muito interessante.
O melhor canal do segmento, parabéns pela didática.
Só não entendi se o cilindro do meio tem compressão.
Sim, mas não tem iguiçao
Vídeo fantástico!
Kkkk esse motor fez sucesso por toda Internet
Gostaria de um vídeo sobre os motores de motos em que não há cabo de embreagem, como a biz. Um abraço, gosto muito dos seus conteúdos
Embreagem centrífuga + transmissão CVT por correias
Ótimo vídeo!
Muito interesante mas para o ciclo diesel eu acho que nao ia funcionar porque com uma taxa de só 14.1 sendo que a maioria tem tudo acima de 17.1 chegando ate 21.1, mas se aumentarem a taxa ai sim.
Muito bom vídeo
Po man, tem vários vídeos desse motor em funcionamento sim, inclusive aqui no YT.
Esse motor da Ilmor não tem não (digo motor roncando e sem músicas ou narrações por cima tipo o Scirocco do final do vídeo). Já os modelos a vapor de tripla expansão tem bastante 🤠🤠
Tem video sim inclusive no proprio canal da ilmor só digitar 5 stroke engine
Eu já tinha desenhado um motor similar a muito tempo só que não tinha visto o funcionamento
Muito bom
Como ficaria o pistão do meio com a carbonização dos gases de escape 🤔
já que esse tipo de motor se mostrou muito eficaz em altas rotações não seria interessante usar ele como gerador em um carro híbrido, tipo a nova RAM 1500 fez com o Hurricane
Consumo será que seria baixo de combustível com que tem hj ?
Fala sobre o motor a etanol
Bem legal
massa!
Mas como ele não perde força tendo que empurrar a fumaça para abaixar o pistão do meio
Soltando a fumaça (de exemplo)
De exemplo gira a 100km soltando a fumaça
Gira admitindo 70 e volta complimindo a 50.
Agora fazendo força perde
E 👍 51 uma boa ideia kkkk
Engraçado o catalizador atrapalhar o projeto, sendo que o catalizador nem deveria existir.
Y parte de su funcionamiento
BR transportador 💙 💛 🤍 💚
Má oi Silvio o primeiro 😂🎉
M790 27vc
SE ELE É MELHOR DO QUE OS DE 4, 3 E ATÉ 6, POR QUE ENTÃO ELE NÃO ENTRA EM LINHA DE FABRICAÇÃO? PRECONCEITO? MAFIA? CARTEL? USADO HÁ SÉCULOS EM VAPOR! INCRÍVEL ESSA HISTÓRIA, O SER HUMANO É PODRE DE NOJO.
Não é melhor.
Quando acabar está frescura de carro elétrico aí ctz nosso amigo aí vai ter a chance de ouro dele pq está mecânica aí e bem interessante
Cheguei antes da notificação
Eu nao entendi bem, o cilindo do meio não tem combustão, logo ele depende do movimento do virabrequim pra atuar, e isso não seria um cilindro "morto" ?? Ja que ele não gera força, ele depende dos outros dois pra empurra-lo , logo isso seria uma desvantagem, ja que os outros dois , precisariam de mais forca pra fazer o virabrequim girar e com isso empurrar um cilindro maior central.
Também tive essa dúvida, mas eu suponho que é pra aproveitar a combustão incompleta e ela continua se expandindo no cilindro de baixa pressão gerando um pouco mais de energia cinética
O jeito mesmo é ele fazer que nem o orazio pagani! Junta monei enquanto trabalha, depois pedi demissão e montar seus próprios carros e quem sabe fazer que nem o gurgel e monta seu próprios motores
Quem sabe uma hora esse motor não venha equipar algum veículo de alguma montadora ! 👍🏼🛵🏍️🚙🚗🛻🚐🚚🚛🚜🏎️🚒🚑🚓🚕🛺🚌
Qual o sentido de um pistão que não gera momento força. Para melhorar os motores os engenheiros gastam muito tempo para fazerem escapamentos com um fluxo rápido, a fumaça entrando em um pistão desativado não geraria arrasto desnecessário. Os engenheiros estão sempre tentando diminuir o número de peças no motor um pistão que não tem combustão seria só peso morto. Reaproveitamento de fumaça, não seria mais útil uma turbina.
Sei não mais acho esse motor um retrocesso...
Enquanto ele estão querendo tirar cada vez mais coisas que pesa o funcionamento do motor, por exemplo colocando direção elétrica e compressor de ar condicionado elétrica tbm, aí me colocam um cilindro gigante e morto no meio do motor... não faz sentido...
Achei que era pra equilibrar melhor os vibrações do vira mais não é.
E se a Nissan se fundisse com a Kawasaki e a Toyota com a Yamaha ?
Gostei sim, do vídeo mas, se o cilindro central ñ explode, ñ há q se falar de 5 tempos pois, praticamente é um auxiliar de escape e anti-vibração. Aliás, eu considero o sistema, desnecessário, supérfluo, só uma opinião!
Muito interessante