Professor, tenho a impressão de que muitos livros são escritos de forma dificil pra elitizar o conhecimento. Mas graças à tecnologia e a pessoas como você, o conhecimento tem sido democratizado. Muito obrigada! ❤
Não há como saciar o prazer, portanto acostume-se com os pequenos prazeres. Não há como evitar a dor, portanto acostume-se a senti-la. Fugir da dor ou correr em busca do prazer, vai nos fazer escravos. Obrigado Professor, pela excelente aula.
Educar o seu corpo a formas simples de prazer para uma vida plena de felicidade...Sempre estou em busca de conhecimento e estava me pre-ocupando demais com a espiritualidade, esse conhecimento mudou a minha visão...Obrigada
Em 21:30 você se equivocou ! Platão era de família riquíssima, teve os melhores professores e foi educado para governar Atenas ! Seu professor de Matemática era Pitágoras e de Filosofia era Sócrates ! O comentário de Nietzsche se referia a Sócrates !
Ótima aula! quem ao invés de ver o conteúdo reclama do professor ter os trejeitos do professor Clóvis leiam o livro "Carta a Meneceu" e interpretem ele com suas próprias cabeças, comparem suas interpretações com o que o professor diz e tirem suas conclusões a partir daí para ver se há erros. Obrigado, Professor, pela aula introdutória, ela não termina o assunto, entretanto, nos dá grande vontade de ler mais sobre ele. O academicismo sempre foi e sempre será um grande óbice na divulgação do conhecimento. Epicuro não fez faculdade, Epiteto era escravo, e suas mensagens e ensinamentos são difundidos até hoje! Parem com esse pensamento de que diploma dá inteligência, ou pior ainda dá sabedoria!
Mas professor, eu já vi pessoas ricas que vivem pelo intelecto e desprezam os divertimentos mundanos. Os "bostas" ferrados e mal-pagos é que se divertem nos botequins , baile funk etc. Eu por exemplo, depois que aprendi a navegar pelo mundo do conhecimento não tenho saudade nenhuma dos tempos em que eu vivia na gandaia. Eu parecia alegre por fora mas no meu intimo eu sentia um vazio que me torturava. Os livros me salvaram
sempre termino o dia anotanddo uma aula sua(tenho facilidade para escrever rapido)e antes de apagar a luz,releio essas anotaçoes e durmo feliz com tantas ideias novas na cabeçaVoce me faz um bem!\(mexeu comigo Erasmo -elogio da loucura.Voce me faz um bem! Eneida 2
muito bom cara, tens razão, coberto de eloquência, sábios pensamentos, autores precisamente fantásticos, em uma conectividade com os ideias que, de certa forma, tudo flui, positivamente ou negativamente, na tentativa de um máximo equilíbrio, pessoas como você tentam manter equilibrado com o poder do ensino. Grande abraço.
É sempre um prazer estudar o hedonismo. É muito saboroso para a alma estudar as ideias de Aristipo de Cirene e de Epicuro de Samos. Posso dizer também que foi um prazer assistir a sua aula.
Muito bom! Obrigado por tentarem trazer a filosofia a todos e relembrar as pessoas de que é tão - ou mais - importante que as outras matérias. Parabéns :)
Obrigado por compartilhar seu conhecimento, suas explicações são sagazes e de fácil compreensão, tão boas que as compartilho na rede social e marco amigos .Parabéns pelo excelente trabalho.
Suelem Campos da mesma forma que atores de filmes e novelas não olham para câmera. Esse professor não apenas ensina e sim atua em sala de aula interpretando o que está sendo ensinado. Esse veste a camisa da filosofia, ensina com inspiração e isso faz dele um dos melhores que encontrei no youtube - comparável com o Clóvis de Barros Filho.
Explicação excelente, gosto muito de seus vídeos. No entanto, faltou abordar a questão de viver os prazeres de formar moderada. Quando você falou sobre a necessidade de aproveitar a vida sem medo da morte deveria ter pontuado que Epicuro não faz em sua carta uma defesa do hedonismo e dos prazeres sem limites. Não apenas porque os prazeres mais simples são mais fáceis de alcançar, mas também porque os prazeres desregrados podem levar à dor e ao desprazer.
Talvez o prazer ao qual Platão se educou a apreciar tenha sido justamente o seu desenvolvimento intelectual... ;] No que diz respeito a tendência de grandes escritores e filósofos de fazerem questão de não serem entendidos (hahaha), a antropologia afirma que a linguagem é uma das formas de exibir e ostentar poder, aliás, constata, ainda, que o poder é característica inerente de todas as relações entre seres humanos. Sendo assim, enfatizo duas hipóteses (as quais desaprovo) como alerta aos amigos, para que não façam essa besteira: 1) a tentativa de selecionar e elitizar (no sentido de segregação mesmo, concentração do conhecimento) quem terá acesso ao que foi escrito; 2) o prazer de sentirem-se, de alguma forma, poderosos e superiores em relação aos leitores que não os entendam. E aproveito essa segunda hipótese para fazer um link com algo que o Cortella fala, mais ou menos assim: a pessoa que é grande de verdade, tem humildade para reconhecer que é pequena, por isso cresce, já aqueles que são pequenos e sem humildade, acham que são grandes, e a única forma de crescerem é diminuindo os outros. Sejamos pequenos, um abraço!
Sobre "a tendência de grandes escritores e filósofos de fazerem questão de não serem entendidos..., a antropologia afirma que a linguagem é uma das formas de exibir e ostentar poder", faz-me lembrar de dois filósofos: Kant e Voltaire. O primeiro como exemplo de um filósofo pedante na linguagem e o outro como o exemplo oposto. Ler Voltaire é uma delícia, não só pela perspicácia e profundidade do que diz, mas também pela simplicidade de como diz.
muito conteúdo para explicar a diferenciação entre o prazer hedonista e o prazer estático, usado pelo Epicuro... Faltou destacar os 4 temores contidos na carta A Meneceu, também faltou fazer uma relação com Eudaimonia (felicidade)... Enfim, ficou até legal... :)
sabe de uma coisa? Uma coisa é ser acadêmico e outra é ser filósofo. Quanto tempo o Sócrates estudou? Em que Faculdade se formou? Rssr. O ... Parmenides; estudou, fez vestibular ... e ... passou para a UFRJ, para a USP ... para poder falar o que falou. _ Mas, estava escutando o "Professor?" e me afrontei com o comentário do Giordano Bruno; que me intrigou. Na verdade eu só queria dizer que foi super saber -e do jeito que foi dito- que o prazer do copo d água é uma delícia.
Epicuro está clamando que não sejamos meros espectadores. Como pontuado nos comentários anteriores, deixou a desejar na crítica a Platão, faltou destacar os 4 temores contidos na "Carta a Meneceu" e fazer uma relação com a Eudaimonia (felicidade). Fora essas coisas, a aula está esplêndida, dá para tirar muita coisa de suas explicações. Abraços!
Muito bom! Fiquei instigado a conhecer um pouco mais sobre Epicuro. Gostaria de sugerir uma aula sobre Espinoza e/ou sobre os Cínicos (acho que seria interessante). Grande abraço!!!
Epicuro era muito individualista. as pessoas tem medo dá morte não só por elas saírem de cena. importa sim a morte de entes queridos, como filhos novos. mãe e pai quando estamos novos e velho também.sera que ele vivia discordo com que ele ensinava ? olha quem não tinha porra nenhuma não era Platão era sim Sócrates !
Muito bom professor. Dei uma olhada nos comentários aqui tá cheio de gente invejosa dessa coragem do senhor. Rs Não desanime não. Faça mais vídeos. Abraços.
Eu entendo que essa complicação na escrita tenha um sentido, eu acredito que mesmo em texto filosóficos exista uma preocupação com a parte literária, aplicando assim o conteúdo de modo artístico, além de informativo. Também se vê essa diferença pela época que foi escrito. É muito parecido na verdade com o modo como os filmes são transmitido, alguns filmes são fáceis de serem digeridos e menos cansativos outros nem tanto. Também pode ser comparado a obras de arte que, além de ter vários estilos diferente representam uma época e o estilo de arte que era feito. Aulas excelentes, parabéns !!!
Apenas parafraseando o amigo que comentou ali: ''É extremamente simplista dizer que Platão pensou sua filosofia por não ter dinheiro e outras condições materiais para buscar o prazer: isso evidencia um problema de interpretação não só de Platão, mas também do próprio Epicuro. Ora, o próprio Epicuro despreza o acúmulo de bens materiais como maneira de alcançar a felicidade ("Um sábio é aquele que com pão e água pode se dizer tão feliz quanto Zeus"). Além disso, na Atenas dos sécs. IV e III a.C. os filósofos poderiam ganhar muito dinheiro com suas escolas (como os relatos sobre os sofistas evidenciam), o que faz pensar que Platão escolhia não acumular bens materiais e, portanto, sua filosofia motivaria sua pobreza e não o contrário.'' Errou feio, professor.
Concordo contigo, mas o professor apenas citou Nietzsche. Logo ali no começo de "O Crepúsculo dos Ídolos", no capítulo primeiro, intitulado "O problema Sócrates", Nietzsche afirma justamente isso: "Sócrates era um pobretão, etc."
A QUEM INTERESSAR POSSA Leonardo Zocaratto Ferreira é historiador, formado pela São Marcos (que nem existe mais), NUNCA foi filósofo, não tem formação acadêmica nessa área e portanto não está gabaritado para discorrer com propriedade sobre o tema. O Sr. Leonardo tem, na verdade, um mecanismo de identificação freudiana com o grande mestre Clovis de Barros Filho, professor de ética na USP. O mecanismo da identificação é um processo psíquico pelo qual o indivíduo imita uma outra pessoa em todos os seus atributos a ponto de deixar o seu próprio "eu" para tornar-se o outro. Causa-me tristeza ver tantas visualizações em videos com conteudos sem respaldo!
+Giordano Bruno Marcondes Ele nunca disse que era formado em filosofia. Muito pelo contrário, em seu próprio site, cujo link está logo acima, na parte '"quem sou eu" ele informa que é formado em história com pós em outra área que não é filosofia. Filosofar não é uma atividade cuja atuação é limitada a quem possua determinados títulos, como o é o exercício da medicina e o da advocacia, na qual, só podem exercê-las quem estiver inscrito, respectivamente, no CRM e na OAB. Sendo assim, além de não haver qualquer tentativa dele em tentar nos enganar, sua atividade também é lícita. Quanto a tentar imitar o professor da USP, considerando que ele realmente o faça - visto que ninguém tem um modo único e exclusivo de discursar, pois é bem provável que haja no mundo alguém que tenha uma didática e entonação bem parecida com a sua -, dar aula inspirando-se em um grande professor não é demérito algum, muito pelo contrário. Se quer contestar a qualidade do ministrador traga argumentos que indiquem que ele está falando besteiras, do contrário parecerá apenas um invejoso.
O que exatamente configura a ausência de respaldo nos vídeos? Seria o fato de não ter o narrador um título acadêmico em filosofia? Não entendi direito, acho que você poderia ser mais específico.
o senhor é o melhor professor de filosofia do mundo! ❤️
Professor, tenho a impressão de que muitos livros são escritos de forma dificil pra elitizar o conhecimento. Mas graças à tecnologia e a pessoas como você, o conhecimento tem sido democratizado. Muito obrigada! ❤
"Há um desencontro entre a vida e a morte."Essa afirmação é tão óbvia,tão simples e ao mesmo tão clara e genial!
Gabriela Rizzi Aquele que crê em mim, ainda que estiver morto Viverá ( Jesus)
Pensei a mesma coisa qdo ouvi.
seus videos sao muitos bons
Não há como saciar o prazer, portanto acostume-se com os pequenos prazeres.
Não há como evitar a dor, portanto acostume-se a senti-la.
Fugir da dor ou correr em busca do prazer, vai nos fazer escravos.
Obrigado Professor, pela excelente aula.
Ótima reflexão. Plena 2021 e tudo faz sentido!
Romário epicurista!kkkk,boa análise RS.
Cara, seu trabalho é muito bom, real>
Educar o seu corpo a formas simples de prazer para uma vida plena de felicidade...Sempre estou em busca de conhecimento e estava me pre-ocupando demais com a espiritualidade, esse conhecimento mudou a minha visão...Obrigada
Obrigado por indicar a leitura das Meditacoes de Marco Aurelio.
Aulão! Infelizmente só conheci esse canal só agora. Esse cara faz falta no youtube
gratidão pelo vídeo! Muito boa sua didática!
Em 21:30 você se equivocou ! Platão era de família riquíssima, teve os melhores professores e foi educado para governar Atenas ! Seu professor de Matemática era Pitágoras e de Filosofia era Sócrates ! O comentário de Nietzsche se referia a Sócrates !
O problema, penso, sobre a morte é o sofrimento para chegar à morte. Muitas vezes é indigno esse sofrimento, ao meu ver.
Ótima aula! quem ao invés de ver o conteúdo reclama do professor ter os trejeitos do professor Clóvis leiam o livro "Carta a Meneceu" e interpretem ele com suas próprias cabeças, comparem suas interpretações com o que o professor diz e tirem suas conclusões a partir daí para ver se há erros. Obrigado, Professor, pela aula introdutória, ela não termina o assunto, entretanto, nos dá grande vontade de ler mais sobre ele. O academicismo sempre foi e sempre será um grande óbice na divulgação do conhecimento. Epicuro não fez faculdade, Epiteto era escravo, e suas mensagens e ensinamentos são difundidos até hoje! Parem com esse pensamento de que diploma dá inteligência, ou pior ainda dá sabedoria!
Gosto das suas aulas e a abordagem dada aos autores e aos temas expostos.
Aqui estou em 2021 e com um baita saudade deste cara !! Que falta faz os vídeos deste canal !!
Analiso em minha dissertação de mestrado a filosofia de Claude-Adrien Helvétius ( 1715-1771). A filosofia dele se assemelha a de Epicuro.
Muito bom, já havia assistido um documentário sobre Epicuro, e esta aula só veio adicionar o conhecimento.
volta por favor
👏👏👏👏
Esses gênios fazem isso para valorizar seus textos.
Depois de assistir, acabei de ler, maravilhoso e inspirador!
Conteúdo enriquecedor, pessoas assim, com entusiasmo e comprometimento no ensinar, tem a capacidade de nos transformar.
Grato pela reflexão !!!
Mas professor, eu já vi pessoas ricas que vivem pelo intelecto e desprezam os divertimentos mundanos. Os "bostas" ferrados e mal-pagos é que se divertem nos botequins , baile funk etc. Eu por exemplo, depois que aprendi a navegar pelo mundo do conhecimento não tenho saudade nenhuma dos tempos em que eu vivia na gandaia. Eu parecia alegre por fora mas no meu intimo eu sentia um vazio que me torturava. Os livros me salvaram
sempre termino o dia anotanddo uma aula sua(tenho facilidade para escrever rapido)e antes de apagar a luz,releio essas anotaçoes e durmo feliz com tantas ideias novas na cabeçaVoce me faz um bem!\(mexeu comigo Erasmo -elogio da loucura.Voce me faz um bem! Eneida 2
O prazer sem medo de morrer ao buscar o "conhecimento"!!!!!!! Mais um vídeo, mais conhecimento adquirido!!! Valeu mestre!!!!!
muito bom cara, tens razão, coberto de eloquência, sábios pensamentos, autores precisamente fantásticos, em uma conectividade com os ideias que, de certa forma, tudo flui, positivamente ou negativamente, na tentativa de um máximo equilíbrio, pessoas como você tentam manter equilibrado com o poder do ensino. Grande abraço.
É sempre um prazer estudar o hedonismo. É muito saboroso para a alma estudar as ideias de Aristipo de Cirene e de Epicuro de Samos. Posso dizer também que foi um prazer assistir a sua aula.
Leonardo parabéns,suas explanações são maravilhosas
ótimo video, você me ajudou muinto!!!
Gratidão, Filósofo!!!
Obrigado!
Muito bom! Obrigado por tentarem trazer a filosofia a todos e relembrar as pessoas de que é tão - ou mais - importante que as outras matérias. Parabéns :)
Obrigado por compartilhar seu conhecimento, suas explicações são sagazes e de fácil compreensão, tão boas que as compartilho na rede social e marco amigos .Parabéns pelo excelente trabalho.
Sensacional como sempre!!!
Parabéns, muito bom! Me fez entender e querer me aprofundar mais ainda, estou apaixonado pela filosofia. Obrigado!
Muito bom!! Parabéns!!!
Cadê você professor? Sumiu do mapa?
Ele voltou
Eu só tenho uma dúvida, Por que você grava não olhando pra câmera?
tambem tenho a mesma duvida... olha, por acaso, para alguem ou para algo que representa alguem?
Porque tem alunos na sala.
Suelem Campos da mesma forma que atores de filmes e novelas não olham para câmera. Esse professor não apenas ensina e sim atua em sala de aula interpretando o que está sendo ensinado. Esse veste a camisa da filosofia, ensina com inspiração e isso faz dele um dos melhores que encontrei no youtube - comparável com o Clóvis de Barros Filho.
Eu não sabia que ele gravava enquanto dava aula pros alunos ao mesmo tempo, sorry ai.
Suelem Campos Eu te perdoo, menina. Porém, vai e não peques mais. rsrsrsrr.
Obrigado por compartilhar tal conhecimento.
Muito bom!
show sobre Epicuro
👏👏👏👏👏👏 excelente professor Grande aula obg Leonardo vc faz muita falta seria bom mais aulas sua
maravilhoso
Explicação excelente, gosto muito de seus vídeos. No entanto, faltou abordar a questão de viver os prazeres de formar moderada. Quando você falou sobre a necessidade de aproveitar a vida sem medo da morte deveria ter pontuado que Epicuro não faz em sua carta uma defesa do hedonismo e dos prazeres sem limites. Não apenas porque os prazeres mais simples são mais fáceis de alcançar, mas também porque os prazeres desregrados podem levar à dor e ao desprazer.
Talvez o prazer ao qual Platão se educou a apreciar tenha sido justamente o seu desenvolvimento intelectual... ;]
No que diz respeito a tendência de grandes escritores e filósofos de fazerem questão de não serem entendidos (hahaha), a antropologia afirma que a linguagem é uma das formas de exibir e ostentar poder, aliás, constata, ainda, que o poder é característica inerente de todas as relações entre seres humanos. Sendo assim, enfatizo duas hipóteses (as quais desaprovo) como alerta aos amigos, para que não façam essa besteira: 1) a tentativa de selecionar e elitizar (no sentido de segregação mesmo, concentração do conhecimento) quem terá acesso ao que foi escrito; 2) o prazer de sentirem-se, de alguma forma, poderosos e superiores em relação aos leitores que não os entendam. E aproveito essa segunda hipótese para fazer um link com algo que o Cortella fala, mais ou menos assim: a pessoa que é grande de verdade, tem humildade para reconhecer que é pequena, por isso cresce, já aqueles que são pequenos e sem humildade, acham que são grandes, e a única forma de crescerem é diminuindo os outros.
Sejamos pequenos, um abraço!
Sobre "a tendência de grandes escritores e filósofos de fazerem questão de não serem entendidos..., a antropologia afirma que a linguagem é uma das formas de exibir e ostentar poder", faz-me lembrar de dois filósofos: Kant e Voltaire. O primeiro como exemplo de um filósofo pedante na linguagem e o outro como o exemplo oposto. Ler Voltaire é uma delícia, não só pela perspicácia e profundidade do que diz, mas também pela simplicidade de como diz.
@@pedrocordeiro3064 E Foucault tb? Já que ele fala das relações de poder?
muito conteúdo para explicar a diferenciação entre o prazer hedonista e o prazer estático, usado pelo Epicuro... Faltou destacar os 4 temores contidos na carta A Meneceu, também faltou fazer uma relação com Eudaimonia (felicidade)... Enfim, ficou até legal... :)
sabe de uma coisa? Uma coisa é ser acadêmico e outra é ser filósofo. Quanto tempo o Sócrates estudou? Em que Faculdade se formou? Rssr. O ... Parmenides; estudou, fez vestibular ... e ... passou para a UFRJ, para a USP ... para poder falar o que falou. _ Mas, estava escutando o "Professor?" e me afrontei com o comentário do Giordano Bruno; que me intrigou. Na verdade eu só queria dizer que foi super saber -e do jeito que foi dito- que o prazer do copo d água é uma delícia.
Qual o tema principal das cartas de Epicuro,?
Sempre assisto seus vídeos. Vc é excelente. Parabéns! Lance mais um, por favor.
Será o que, que aconteceu com esse professor?
Você é filho do Clóvis de Barros?
ahahahahahha também achei igualzinho o jeito kkkkkk
Epicuro está clamando que não sejamos meros espectadores.
Como pontuado nos comentários anteriores, deixou a desejar na crítica a Platão, faltou destacar os 4 temores contidos na "Carta a Meneceu" e fazer uma relação com a Eudaimonia (felicidade). Fora essas coisas, a aula está esplêndida, dá para tirar muita coisa de suas explicações.
Abraços!
Minha nossa! Não foi Epicuro que escreveu o tetrapharmaco.
Ótimo!
Oxalá se todos filosofassem!
educar o corpo a sentir prazer com o simples significa sentir prazer só com o que é simples???
classe a+
Muito bom! Fiquei instigado a conhecer um pouco mais sobre Epicuro. Gostaria de sugerir uma aula sobre Espinoza e/ou sobre os Cínicos (acho que seria interessante). Grande abraço!!!
👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Epicuro era muito individualista. as pessoas tem medo dá morte não só por elas saírem de cena. importa sim a morte de entes queridos, como filhos novos. mãe e pai quando estamos novos e velho também.sera que ele vivia discordo com que ele ensinava ? olha quem não tinha porra nenhuma não era Platão era sim Sócrates !
Muito bom professor. Dei uma olhada nos comentários aqui tá cheio de gente invejosa dessa coragem do senhor. Rs Não desanime não. Faça mais vídeos. Abraços.
Ele está dando aula ou imitando Clóvis de Barros Filho? Caralho, véio, o cara é muito bom imitador! Em outras palavras...kkkkk
Eu entendo que essa complicação na escrita tenha um sentido, eu acredito que mesmo em texto filosóficos exista uma preocupação com a parte literária, aplicando assim o conteúdo de modo artístico, além de informativo. Também se vê essa diferença pela época que foi escrito.
É muito parecido na verdade com o modo como os filmes são transmitido, alguns filmes são fáceis de serem digeridos e menos cansativos outros nem tanto.
Também pode ser comparado a obras de arte que, além de ter vários estilos diferente representam uma época e o estilo de arte que era feito.
Aulas excelentes, parabéns !!!
Kkkkk o cara imitando o Clovis no jeito de agir
Apenas parafraseando o amigo que comentou ali: ''É extremamente simplista dizer que Platão pensou sua filosofia por não ter dinheiro e outras condições materiais para buscar o prazer: isso evidencia um problema de interpretação não só de Platão, mas também do próprio Epicuro. Ora, o próprio Epicuro despreza o acúmulo de bens materiais como maneira de alcançar a felicidade ("Um sábio é aquele que com pão e água pode se dizer tão feliz quanto Zeus"). Além disso, na Atenas dos sécs. IV e III a.C. os filósofos poderiam ganhar muito dinheiro com suas escolas (como os relatos sobre os sofistas evidenciam), o que faz pensar que Platão escolhia não acumular bens materiais e, portanto, sua filosofia motivaria sua pobreza e não o contrário.''
Errou feio, professor.
Concordo contigo, mas o professor apenas citou Nietzsche. Logo ali no começo de "O Crepúsculo dos Ídolos", no capítulo primeiro, intitulado "O problema Sócrates", Nietzsche afirma justamente isso: "Sócrates era um pobretão, etc."
Só parei aqui porque estou lendo "O Jardim das Aflições" (Olavo de Carvalho) e quiz saber outras opiniões sobre Epicur. Que decepção!
Muita enrolacao no início do video, fora isso o prof° soube explicar bem.
Victor Rodrigues soube não ele falou de Platão e não de Sócrates !
A QUEM INTERESSAR POSSA
Leonardo Zocaratto Ferreira é historiador, formado pela São Marcos (que nem existe mais), NUNCA foi filósofo,
não tem formação acadêmica nessa área e portanto não está gabaritado para discorrer com propriedade sobre
o tema. O Sr. Leonardo tem, na verdade, um mecanismo de identificação freudiana com o grande mestre Clovis de Barros Filho, professor de ética na USP. O mecanismo da identificação é um processo psíquico pelo qual o indivíduo imita uma outra pessoa em todos os seus atributos a ponto de deixar o seu próprio "eu" para tornar-se o outro.
Causa-me tristeza ver tantas visualizações em videos com conteudos sem respaldo!
+Giordano Bruno Marcondes Ele nunca disse que era formado em filosofia. Muito pelo contrário, em seu próprio site, cujo link está logo acima, na parte '"quem sou eu" ele informa que é formado em história com pós em outra área que não é filosofia.
Filosofar não é uma atividade cuja atuação é limitada a quem possua determinados títulos, como o é o exercício da medicina e o da advocacia, na qual, só podem exercê-las quem estiver inscrito, respectivamente, no CRM e na OAB.
Sendo assim, além de não haver qualquer tentativa dele em tentar nos enganar, sua atividade também é lícita.
Quanto a tentar imitar o professor da USP, considerando que ele realmente o faça - visto que ninguém tem um modo único e exclusivo de discursar, pois é bem provável que haja no mundo alguém que tenha uma didática e entonação bem parecida com a sua -, dar aula inspirando-se em um grande professor não é demérito algum, muito pelo contrário.
Se quer contestar a qualidade do ministrador traga argumentos que indiquem que ele está falando besteiras, do contrário parecerá apenas um invejoso.
O que exatamente configura a ausência de respaldo nos vídeos? Seria o fato de não ter o narrador um título acadêmico em filosofia? Não entendi direito, acho que você poderia ser mais específico.
mas e daí?
Que ingenuo eu sou, achava que ser bacharel/licenciado em filosofia era diferente de ser filósofo... :X
Giordano,qual a sua indicação de pessoas no youtube que conseguem transmitir de uma forma original os pensamentos dos grandes filósofos?
Muito bom!