- Sobre o mundo onde não temos tempo a perder, a filosofia não pode ser feita com pressa. Se eu for enquadrar minhas aulas à velocidade do mundo(que se tornou um grande fast-food), não haverá filosofia possível, pelo menos pra mim. Ademais, a internet é o único lugar onde a tirania do tempo não é imposta a todos, permitindo que as pessoas ajam nos seus próprios ritmos, o que inclui o meu. Então prefiro seguir com minha velocidade e deixar que as pessoas assistam ou não quando e como desejarem.
4 роки тому+5
Perfeita colocação. Esse ritmo da aula foi excelente para a exploração das ideias comentadas num nível mais profundo
Gostaria de pedir a todos que gostaram dos três vídeos, que por favor se inscrevam e dêem likes, assim podemos motivar esse rapaz a retornar. Observem que a quantidade de inscritos é muito pouca para conteúdos tão bons e relevantes do canal. Não conheço este rapaz, mas acho muito importante o retorno dele. Gratidão pela sua inscrição e like .
(1)Alex: - os papeis estão em forma de tópicos, mas como são muitas informações e é uma aula muito complexa preciso me resguardar das anotações a todo o momento. Ademais este é um ritmo meu: não estou só "lendo", estou refletindo sobre a continuidade da aula. Gosto de dar esta aula pausada pra não tropeçar em nenhum ponto. - Me sinto mais confortável imaginando que não há uma câmera na minha frente, deixando a aula mais relaxada, pelo menos pra mim. continua...
Eu imaginei exatamente isso. Pela forma como fala, não imaginei que estaria lendo e sim apenas se guiando nas ideias. Aproveito a oportunidade para parabenizar as aulas e a didática. Muito boa!!! Gostaria de mais professores assim, deixa o assunto bem mais interessante.
Acho que você deve defender suas idéias. Vou ver todo o vídeo e avaliar. De premissa, acho valioso sendo um jovem, se arriscar contemplar e filosofia de Platão. Já é valioso este fomento e essa iniciativa louvável.
conheci seus vídeos na faculdade e hoje repasso aos meus alunos do médio por um desses motivos que escreveu: você não fica lendo ou descrevendo os argumentos mas os expõe e elucida.
terceira aula que estou assistindo, estou gostando muito, sou psicologa e to começando minha pós em filosofia. to gostando bastante. obrigada por compartilhar seus conhecimentos
perdoem-me, mas é necessário que se diga algo a respeito dos comentários que aqui estão. Os(as) senhores (as) que estao assistindo ao vídeo não ficam nem um pingo envergonhados de depreciar o trabalho do professor, não? O professor pode até não se incomodar, mas é de tamanha falta de educação fazer o que vocês estao fazendo: criticar a metodologia- que por sinal é ótima- do docente. Tenham mais respeito pelo trabalho alheio, cambada de ingratos.
Caro André, Sou eu mesmo o professor, Chamo-me Leonardo Zoccaratto Ferreira. Que bom que gostou da aula, vai fundo pra segunda parte que também está muito boa (pelo menos o pessoal ta gostando). Abraços
A muito digo que não gosto da filosofia, simplesmente pq até agora não tive a oportunidade de ter uma aula que faça sentindo, como esta fez. Parabéns professor, sua aula atinge a todos os níveis de alunado, e me instigou a aprender mais sobre o assunto.Obrigada !
boa aula. conceito amarrado aos exemplos é foda demais. e aos que quase sempre dizem: parece com o prof. Clovis.... é parece mesmo, e a qualidade também. aula massa.
Diferente de algumas colocações meu caro, vejo que a grandeza de conteúdos direcionados pela organização manuscrita é uma característica destinada a um povo que reconhece nestes objetos ferramentas que organizam a memória de alguém com competência e habilidade de compreender ás várias vertentes propostas, que existam os trabalhos simplórios rebuscados em situações corriqueiras são bem vindos e tem seu público, mas, não mude o seu, pois é encantador e atende a outro público... Me perco assistindo suas abordagens e seus trabalhos, não entedia, ou me cansa, são provocações que permitem o diálogo com inferências particulares... Parabéns... Ótimo trabalho...
Po cara, valeu pelas palavras ai. Que bom que gostou. Olha, estou me organizando para qualquer dia dar uma aula sobre Maquiavel. Ainda vai demorar um pouco, mas quando eu fizer teremos oportunidade de falar muito sobre política em. Ai quem sabe eu não acabe, "sem querer querendo", soltando minhas preferências. Abraços!
Eu vejo nesse professor os ensinamentos de ion. Ele está possuído pelo divino, empolgado pelo mundo inteligível. Está como o poeta, inspirado e recitando enquanto participa do Conhecimento.
A sua aula sobre "A Justiça de Platão ", é excelente. Pela primeira vez , alguém explica o assunto sem está "contaminado " pela validade intelectual e pelo excesso de "prolixidade". Parabéns! Obrigado por dividir conhecimento.
Melhor explanação sobre a República que assistir. Você conduz o raciocínio com clareza, precisão e talento. Com ouvidos do saber te escuta. Primeiro vídeo seu de todos que verei. Gratidão! Julho 2021
tantas coisas mais interessantes a se preocupar e os amigos ai abaixo preocupado com o fato de vc olhar pr camera , é foda hein. mas meus parabens por mais essa maravilhosa aula , ficou claro pr mim o que é a dialética, tudo de bom e muito sucesso pr vc..
Platão se prestava para um bom parteiro também: ele acreditava na força da dialética pra extrair as ideias (as telas?) que estavam nos porões escuros da alma das pessoas... essa foi boa em!
Não canso de ver várias vezes a tua aula, Leonardo.... é sensacional o teu falar, a tua forma de ensinar é espetacular!! Tirando fora os palavrões das outras aulas... porque isso fere a ética.
para academicos do primeiro periodo do Direito, onde temos que estudar ciencia politica, os pensadores que elaboraram teorias de formas de governo, como Herodoto, Platão, Aristoteles, Políbio, Rousseau...tais aulas são de muita valia
Excelente aula. Penso que aulas assim, cheias de questionamentos e que coloque os alunos a pensarem, poderiam ser mais frequentes nas escolas públicas do ensino fundamental e médio. Depois de assistir, pensei em várias questões sobre o que é verdade e o que é a mentira? O que os poetas queriam com seus discursos belos e emocionantes? O que é de fato a justiça? Porque que a razão não está lado a lado com os questionamentos das pessoas? Eu, ainda, estou refletindo. Obrigado Professor pela sua aula.
excelente dica no começo do video, muito bom para quem esta começando principalmente para não perder o interesse pela leitura e aprendizado, ja que como voce disse no video a leitura deve proporcionar prazer e portanto é preciso ter uma base para ler os classicos.
Ótima explanação sobre o mito da caverna, tem bastante tema para ser explorado ainda por ai.Como disse Saramago, vivemos ainda no mito da caverna pos moderno.
Olha, gostei da aula, sua maneira didática de explicar o Mito da Caverna, foi de uma clareza ímpar. Também vale para a demonstração de o que eram os sofistas, aliás, muito oportuna a comparação com os causídicos. Valeu. Gostei muito.
Professor está me ajudando muito as vídeo aula, comecei a apegar-me a filosofia, agora posso ler a república mais tranquilamente, em seguida assistirei o outro vídeo falando de justiça, ajudará bastante na fomentacão de meu pensamento sobre, aliás faço direito e não acredito em justiça mas se houvesse a personificação desta seria utópico.
Acabei de comprar o livro A República (de Platão) e vou usar suas palestras como introdução para a leitura. Adorei esta primeira. Parabéns pelo conhecimento e pela boa explanação do tema.
Gostei muito de sua aula , bastante esclarecedora, e não importa se vc lembra outro professor , vc está contribuindo para que muitos gostem de filosofia e se interessem em aprofundar-se. Obrigado.
Meus parabéns adoro as aulas do Clóvis de Barros, continue com seu trabalho, me incentivou a estudar filosofia. Como amante do conhecimento, eu lhe dou novamente meus parabéns.
Professor, tenho uma questão um pouco pessoal. Se levarmos em conta que o mundo das ideias seria interpretado como a consciência e o mundo das sombras como os sentidos. Como você acha que Platão abordaria o tema da subconsciência, que é muito recente e parece de alguma forma ligar os dois mundos, ideias+sentidos, sem separa-los em extremos, como podemos notar na republica? Obrigada pela aula, gostei muito! Sua maneira de se expressar é muito lúcida.
ótimo video, demorei semanas para assistir 40min e o restante assisti de uma vez só... As explicações finais da para analisar bem verdade de justiça. Parabéns manja muito !
Depois de focar-me no notório espelhamento do professor Clovis e analizar o conteúdo, fiquei feliz por ver a aula toda. E verei a segunda! E isso msm, se espelhe ou até copie os melhores, porque no futuro também te copiarão!
Cara, vc falando parece muito com o professor de Ética da USP, o Clóvis de Barros. Claro, isso é um elogio um tanto quanto. Gostei muito do seu canal, filosofia me inspira muito. Filosofia pra mim é o prazer sexual pra mente.
Muito boa sua explanação meu caro amigo. Tenho certeza que foi uma ótima oportunidade para os iniciantes em filosofia. Gostaria de saber se você se inspira no professor Clóvis de Barro Filho, pois seu jeito de falar e gesticular faz lembrá-lo.
Aytallo Puenzo O Mundo de Sofia... tem quantas páginas ? Pretendo baixar estes livros mas as vzs vem faltando páginas. Aproveito para ler durante os tempos de intervalo aqui no trabalho e me interesso muito por temas "inteligentes" que ensinam. Não sou muito fã de histórias.
Sensacional...!! super didático e bem clarificado.... Pra além de ser interessante é mais que tudo ÚTIL para o entendimento de quem somos...... eu perguntaria: qual a linha que divide o mundo material/físico do mundo espiritual pela visão da filosofia?
Bruno 1 - Daria para fazer algumas analogias sim entre mundo das idéias e céu, mas certamente não são a mesma coisa. O céu me parece ser algo bem mais pessoal que o mundo das idéias. Também de modo geral acredita-se que o céu é um lugar para onde você vai, enquanto o mundo das idéias seria a verdade que, depois da morte, você poderia contemplar sem o seu corpo pra te encher o saco. Enfim, fique com um pensamento de Nietzsche: O cristianismo é o platonismo do povo.
Sobre o mito da caverna (Mundo das sombras e mundo das ideias): Em minha humilde opinião o mundo das ideias nada mais é do que a soma de todos nossos sentidos, a expressão máxima de como vemos nosso mundo e achamos que ele deve ser. Também acho que, o mundo das ideias é único e exclusivo de cada ser racional, sendo que, cada um tem o seu próprio ideal de perfeição para as coisas existentes, que não é nada mais do que nossa experiência do que vimos e sentimos. E essa experiência nos dá a capacidade de refletir sobre os acontencimentos que presenciamos. O mundo das ideias pode até ser perfeito para nós, mas não é imutável, pois o nosso ideal, a nossa imagem perfeita para determinadas coisas é moldada pelo tempo. Por exemplo, o que me vem a mente quando penso "cadeira" pode não ser a mesma coisa que me vinha á 4, 5, 10 anos atrás. Considerando que cada ser é único, as ideias perfeitas são singulares e podem ser transformadas por nossos sentidos e experiência no mundo das sombras. Esta é minha opinião, se for descordar, debater ou concordar, por favor faça com respeito e se possível compartilhe suas ideias para aprendermos mais :D
42:41 - No exemplo desse ponto, a idéia de imagem perfeita de cadeira, para que exista, deve ser antes processada pelo mundo dos sentidos? Já que a cadeira existiu um dia apenas no mundo das idéias como ideia inicial sob o ponto de vista do criador da cadeira. Assim, não seria essa imagem de cadeira a qual habita nosso pensamento, a imagem de cadeira da qual tivemos contato no mundo dos sentidos com maior frequência/intensidade, em determinado trecho da vida, uma vez que a ideia inicial de cadeira pertenceu a apenas uma pessoa(o inventor da cadeira) e não a nós? - Explique-se. Obrigado pela excelente aula!
- Sobre o mundo onde não temos tempo a perder, a filosofia não pode ser feita com pressa. Se eu for enquadrar minhas aulas à velocidade do mundo(que se tornou um grande fast-food), não haverá filosofia possível, pelo menos pra mim. Ademais, a internet é o único lugar onde a tirania do tempo não é imposta a todos, permitindo que as pessoas ajam nos seus próprios ritmos, o que inclui o meu. Então prefiro seguir com minha velocidade e deixar que as pessoas assistam ou não quando e como desejarem.
Perfeita colocação. Esse ritmo da aula foi excelente para a exploração das ideias comentadas num nível mais profundo
Quem tá reclamando da velocidade não conhece a função 2x não?
melhore pq o munda tbm esta, n queira ficar pra tras
@@taniellyrodrigues2811 concordância verbal passou longe né colega.
O formato dos seus videos era muito bom. Volte a faze-los
Gostaria de pedir a todos que
gostaram dos três vídeos, que por favor se inscrevam e dêem likes, assim podemos motivar esse rapaz a retornar. Observem que a quantidade de inscritos é muito pouca para conteúdos tão bons e relevantes do canal. Não conheço este rapaz, mas acho muito importante o retorno dele. Gratidão pela sua inscrição e like .
Por onde este professor anda? Ele dá aulas em alguma instituição? Continua lecionando?
(1)Alex:
- os papeis estão em forma de tópicos, mas como são muitas informações e é uma aula muito complexa preciso me resguardar das anotações a todo o momento. Ademais este é um ritmo meu: não estou só "lendo", estou refletindo sobre a continuidade da aula. Gosto de dar esta aula pausada pra não tropeçar em nenhum ponto.
- Me sinto mais confortável imaginando que não há uma câmera na minha frente, deixando a aula mais relaxada, pelo menos pra mim.
continua...
👏
Eu imaginei exatamente isso. Pela forma como fala, não imaginei que estaria lendo e sim apenas se guiando nas ideias.
Aproveito a oportunidade para parabenizar as aulas e a didática. Muito boa!!! Gostaria de mais professores assim, deixa o assunto bem mais interessante.
Acho que você deve defender suas idéias. Vou ver todo o vídeo e avaliar. De premissa, acho valioso sendo um jovem, se arriscar contemplar e filosofia de Platão. Já é valioso este fomento e essa iniciativa louvável.
conheci seus vídeos na faculdade e hoje repasso aos meus alunos do médio por um desses motivos que escreveu: você não fica lendo ou descrevendo os argumentos mas os expõe e elucida.
Acho que quando você fala de Lula, você foge de onde Platão quer chegar.
Ideologia é a sombra na caverna.
Seus vídeos são ótimo. deveria voltar :(
Prof. Leonardo boa noite. As aulas são excelentes, os exemplos são bastante esclarecedores. Sua didática é ótima. Parabéns!
Como você sabe o nome dele? Sabe onde ele ensina? O nome completo dele?
@@alexandreantoniobrunodasil797 O professor se chama Leonardo Zucaratto Ferreira, trabalha atualmente para o Tribunal de Justiça de SP
2020.... aqui. Valeu Professor.
Eu nunca estudei filosofia na vida, nem mesmo na escola, tive apenas passagens das quais não lembro muita coisa. Mas essa aula, é esclarecedora d+
Cara, meu, volta, por favor!!!! Incrível!!
terceira aula que estou assistindo, estou gostando muito, sou psicologa e to começando minha pós em filosofia. to gostando bastante. obrigada por compartilhar seus conhecimentos
Aula muito boa professor. 2024 aqui vendo sua aula.
Professor, muito obrigada pelas aulas, são fundamentais para mim. Espero que tenham mais.
perdoem-me, mas é necessário que se diga algo a respeito dos comentários que aqui estão.
Os(as) senhores (as) que estao assistindo ao vídeo não ficam nem um pingo envergonhados de depreciar o trabalho do professor, não?
O professor pode até não se incomodar, mas é de tamanha falta de educação fazer o que vocês estao fazendo: criticar a metodologia- que por sinal é ótima- do docente.
Tenham mais respeito pelo trabalho alheio, cambada de ingratos.
Ygor Santana vdd kkkk
E é a mesma galera mimimi que se ofende com tudo que vem falar mal do vídeo! Muito boa observação!
Professor, vc é muito bom. Faço coro com o pessoal acima que elogia sua didática 👏👏
Caro André,
Sou eu mesmo o professor, Chamo-me Leonardo Zoccaratto Ferreira.
Que bom que gostou da aula, vai fundo pra segunda parte que também está muito boa (pelo menos o pessoal ta gostando).
Abraços
A muito digo que não gosto da filosofia, simplesmente pq até agora não tive a oportunidade de ter uma aula que faça sentindo, como esta fez. Parabéns professor, sua aula atinge a todos os níveis de alunado, e me instigou a aprender mais sobre o assunto.Obrigada !
boa aula. conceito amarrado aos exemplos é foda demais.
e aos que quase sempre dizem: parece com o prof. Clovis....
é parece mesmo, e a qualidade também.
aula massa.
tanto um quanto o outro partilham da mesma essência, o que os tornam semelhantes... xD
Diferente de algumas colocações meu caro, vejo que a grandeza de conteúdos direcionados pela organização manuscrita é uma característica destinada a um povo que reconhece nestes objetos ferramentas que organizam a memória de alguém com competência e habilidade de compreender ás várias vertentes propostas, que existam os trabalhos simplórios rebuscados em situações corriqueiras são bem vindos e tem seu público, mas, não mude o seu, pois é encantador e atende a outro público... Me perco assistindo suas abordagens e seus trabalhos, não entedia, ou me cansa, são provocações que permitem o diálogo com inferências particulares... Parabéns... Ótimo trabalho...
obrigado. Crítica bastante contagiante. De fato, já temos Faustões e Mc Donalds demais. Um Leonardo não faz mal a ninguém.
Po cara, valeu pelas palavras ai. Que bom que gostou. Olha, estou me organizando para qualquer dia dar uma aula sobre Maquiavel. Ainda vai demorar um pouco, mas quando eu fizer teremos oportunidade de falar muito sobre política em. Ai quem sabe eu não acabe, "sem querer querendo", soltando minhas preferências.
Abraços!
Eu vejo nesse professor os ensinamentos de ion. Ele está possuído pelo divino, empolgado pelo mundo inteligível. Está como o poeta, inspirado e recitando enquanto participa do Conhecimento.
A sua aula sobre "A Justiça de Platão ", é excelente. Pela primeira vez , alguém explica o assunto sem está "contaminado " pela validade intelectual e pelo excesso de "prolixidade". Parabéns! Obrigado por dividir conhecimento.
Melhor explanação sobre a República que assistir. Você conduz o raciocínio com clareza, precisão e talento. Com ouvidos do saber te escuta. Primeiro vídeo seu de todos que verei. Gratidão! Julho 2021
tantas coisas mais interessantes a se preocupar e os amigos ai abaixo preocupado com o fato de vc olhar pr camera , é foda hein. mas meus parabens por mais essa maravilhosa aula , ficou claro pr mim o que é a dialética, tudo de bom e muito sucesso pr vc..
Platão se prestava para um bom parteiro também: ele acreditava na força da dialética pra extrair as ideias (as telas?) que estavam nos porões escuros da alma das pessoas...
essa foi boa em!
Não canso de ver várias vezes a tua aula, Leonardo.... é sensacional o teu falar, a tua forma de ensinar é espetacular!!
Tirando fora os palavrões das outras aulas... porque isso fere a ética.
para academicos do primeiro periodo do Direito, onde temos que estudar ciencia politica, os pensadores que elaboraram teorias de formas de governo, como Herodoto, Platão, Aristoteles, Políbio, Rousseau...tais aulas são de muita valia
Foi incrível! Foi a primeira vez que eu compreendi de verdade o mito da caverna.
Excelente aula. Penso que aulas assim, cheias de questionamentos e que coloque os alunos a pensarem, poderiam ser mais frequentes nas escolas públicas do ensino fundamental e médio. Depois de assistir, pensei em várias questões sobre o que é verdade e o que é a mentira? O que os poetas queriam com seus discursos belos e emocionantes? O que é de fato a justiça? Porque que a razão não está lado a lado com os questionamentos das pessoas? Eu, ainda, estou refletindo. Obrigado Professor pela sua aula.
Que conhecimento refinado! Podemos estar nas sombras, mas pessoas como o professor nos dão um gostinho do que é a “verdade”
excelente dica no começo do video, muito bom para quem esta começando principalmente para não perder o interesse pela leitura e aprendizado, ja que como voce disse no video a leitura deve proporcionar prazer e portanto é preciso ter uma base para ler os classicos.
Professor Leonardo, eu me sinto privilegiada, por ter esta oportunidade de ouvir suas aulas. Gratidão
Não canso de assistir suas aulas..... !!!!!!!!!!!!
Boa noite professor Leonardo. Gosto muito das suas aulas. Seus exemplos são ótimos, eu entendo tudo que o senhor explica. Obrigado.
Ótima aula, muito esclarecedora principalmente para quem tem dificuldade em entender a filosofia 😉
Uma verdadeira aula de sabedoria. Parabéns!!
Ótima explanação sobre o mito da caverna, tem bastante tema para ser explorado ainda por ai.Como disse Saramago, vivemos ainda no mito da caverna pos moderno.
Olha, gostei da aula, sua maneira didática de explicar o Mito da Caverna, foi de uma clareza ímpar. Também vale para a demonstração de o que eram os sofistas, aliás, muito oportuna a comparação com os causídicos. Valeu. Gostei muito.
Você é realmente fantástico cara! Parabéns e por favor, nunca deixe de postar vídeos🙏🙏🙏
Professor está me ajudando muito as vídeo aula, comecei a apegar-me a filosofia, agora posso ler a república mais tranquilamente, em seguida assistirei o outro vídeo falando de justiça, ajudará bastante na fomentacão de meu pensamento sobre, aliás faço direito e não acredito em justiça mas se houvesse a personificação desta seria utópico.
Acabei de comprar o livro A República (de Platão) e vou usar suas palestras como introdução para a leitura. Adorei esta primeira. Parabéns pelo conhecimento e pela boa explanação do tema.
Nivel de entendimento da aula: excelente! Parabéns e obrigado.
Gostei muito de sua aula , bastante esclarecedora, e não importa se vc lembra outro professor , vc está contribuindo para que muitos gostem de filosofia e se interessem em aprofundar-se. Obrigado.
Iniciando meus estudos filosóficos. Excelente vídeo. Agradecida por espalhar seu conhecimento
Meus parabéns adoro as aulas do Clóvis de Barros, continue com seu trabalho, me incentivou a estudar filosofia. Como amante do conhecimento, eu lhe dou novamente meus parabéns.
Algumas pessoas nascem pra ser professor!! Parabéns e Obrigado professor
Parabéns! Porém, observo que a maioria das vídeo-aula são antigas! Gostaria de ter você novamente neste canal com essas maravilhosas aulas!
A melhor aula de filosofia que já assisti! Parabéns!!!
Professor, tenho uma questão um pouco pessoal. Se levarmos em conta que o mundo das ideias seria interpretado como a consciência e o mundo das sombras como os sentidos. Como você acha que Platão abordaria o tema da subconsciência, que é muito recente e parece de alguma forma ligar os dois mundos, ideias+sentidos, sem separa-los em extremos, como podemos notar na republica? Obrigada pela aula, gostei muito! Sua maneira de se expressar é muito lúcida.
ótimo video, demorei semanas para assistir 40min e o restante assisti de uma vez só... As explicações finais da para analisar bem verdade de justiça. Parabéns manja muito !
Leonardo, muitíssimo grato pela aula.
Admirei sua clareza e não perdi nenhum minuto. Excelente sua didática. Estou inscrito e recomendo!!!
Abs.
Excelente! Pena que não está fazendo mais vídeos, mas as aulas que tem já me ajudaram muito mesmo!
Mais uma vez este magnífico professor me ajudando na faculdade. Obrigado mestre!
Ótimo vídeo, me fez aprender mais em relação a Platão. Um abraço a todos! 👍🏻
PARABÉNS! Realmente você nos faz entender a essência ou os fundamentos do raciocínio desses Filósofos!
Coitado do meu professor perto de você!
Muito bom! Obrigada por repassar seu conhecimento. Bem detalhado e didático.
Obrigada pelas aulas professor, excelente didática!
valeu : aprendi muito com sua aula ,pretendo seguir assistindo outras aulas pois me ajudou bastante.
Depois de focar-me no notório espelhamento do professor Clovis e analizar o conteúdo, fiquei feliz por ver a aula toda. E verei a segunda! E isso msm, se espelhe ou até copie os melhores, porque no futuro também te copiarão!
Sensacional. Adorei sua didática! Obrigada por compartilhar seu conhecimento.
Você é a ideia, a essência de um ótimo professor. Abraços e obrigado pelo vídeo.
Cara, vc falando parece muito com o professor de Ética da USP, o Clóvis de Barros. Claro, isso é um elogio um tanto quanto. Gostei muito do seu canal, filosofia me inspira muito. Filosofia pra mim é o prazer sexual pra mente.
Pensei o mesmo! De imediato. Hahaha.
Esse professor é didático, gosta do que faz, sucesso!
MAIS UMA AULA APAIXONANTE. MUITO OBRIGADA
Muita gratidão por voce compartilhar seu saber; o conhecimento liberta. Melhor ainda quando o Leonardo conseguir exorcizar o Clóvis.
vc é otimo cara.....nota 1000........suas aulas me ajudam muito na faculdade.....
Muito bom, parabéns! São pessoas como você que fazem a diferença.
professor maravilhoso, vou aproveitar o maximo possivel
Professor volte com o canal!!!!!!!
Muito bom o conteúdo, parabéns!!!
Excelente aula. Muito esclarecedor. Parabéns ao professor.
Adoro suas aulas... Que maravilha de professor!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
2021 ...aqui. Muito interessante a aula.
Muito boa sua explanação meu caro amigo. Tenho certeza que foi uma ótima oportunidade para os iniciantes em filosofia. Gostaria de saber se você se inspira no professor Clóvis de Barro Filho, pois seu jeito de falar e gesticular faz lembrá-lo.
O cara mimetiza certinho o Clóvis de Barros!
Excelente aula Leonardo Zoccaratto Ferreira! Super didático! Já começo a gostar de filosofia! Pode me indicar um bom livro de iniciação a filosofia?
O que indico sempre: Luc Ferry - Aprender a Viver.
o mundo de sofia
Escola de Filosofia Aprender A Viver... tem quantas páginas ?
Aytallo Puenzo O Mundo de Sofia... tem quantas páginas ? Pretendo baixar estes livros mas as vzs vem faltando páginas. Aproveito para ler durante os tempos de intervalo aqui no trabalho e me interesso muito por temas "inteligentes" que ensinam. Não sou muito fã de histórias.
+Miriam Straus Um livro fantástico para se iniciar é o "convite a filosofia" da Marilena Chauí.
Sensacional...!! super didático e bem clarificado....
Pra além de ser interessante é mais que tudo ÚTIL para o entendimento de quem somos...... eu perguntaria: qual a linha que divide o mundo material/físico do mundo espiritual pela visão da filosofia?
Bruno
1 - Daria para fazer algumas analogias sim entre mundo das idéias e céu, mas certamente não são a mesma coisa. O céu me parece ser algo bem mais pessoal que o mundo das idéias. Também de modo geral acredita-se que o céu é um lugar para onde você vai, enquanto o mundo das idéias seria a verdade que, depois da morte, você poderia contemplar sem o seu corpo pra te encher o saco. Enfim, fique com um pensamento de Nietzsche: O cristianismo é o platonismo do povo.
Oi, professor! Espero que você esteja bem!! Adoraria que voltasse com as aulas
Faço minhas as suas palavras.
Parabéns por essa aula magnífica ❤
Sobre o mito da caverna (Mundo das sombras e mundo das ideias): Em minha humilde opinião o mundo das ideias nada mais é do que a soma de todos nossos sentidos, a expressão máxima de como vemos nosso mundo e achamos que ele deve ser. Também acho que, o mundo das ideias é único e exclusivo de cada ser racional, sendo que, cada um tem o seu próprio ideal de perfeição para as coisas existentes, que não é nada mais do que nossa experiência do que vimos e sentimos. E essa experiência nos dá a capacidade de refletir sobre os acontencimentos que presenciamos. O mundo das ideias pode até ser perfeito para nós, mas não é imutável, pois o nosso ideal, a nossa imagem perfeita para determinadas coisas é moldada pelo tempo. Por exemplo, o que me vem a mente quando penso "cadeira" pode não ser a mesma coisa que me vinha á 4, 5, 10 anos atrás. Considerando que cada ser é único, as ideias perfeitas são singulares e podem ser transformadas por nossos sentidos e experiência no mundo das sombras.
Esta é minha opinião, se for descordar, debater ou concordar, por favor faça com respeito e se possível compartilhe suas ideias para aprendermos mais :D
Otima aula, muito obrigada pela explicacao simples e clara..vou assistir as 3 partes....
Um dos melhores aqui na plataforma. Parabéns mestre!
42:41 - No exemplo desse ponto, a idéia de imagem perfeita de cadeira, para que exista, deve ser antes processada pelo mundo dos sentidos? Já que a cadeira existiu um dia apenas no mundo das idéias como ideia inicial sob o ponto de vista do criador da cadeira. Assim, não seria essa imagem de cadeira a qual habita nosso pensamento, a imagem de cadeira da qual tivemos contato no mundo dos sentidos com maior frequência/intensidade, em determinado trecho da vida, uma vez que a ideia inicial de cadeira pertenceu a apenas uma pessoa(o inventor da cadeira) e não a nós? - Explique-se. Obrigado pela excelente aula!
Excelente aula! Muito obrigado Professor!
Sinto que vivo nas sombras, mas com esta aula, vejo algo diferente na parede... Obrigado professor!
Comecei agora a ver e já gostei vou continuar a ver 👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
parabéns adorei esta aula, com certeza assistirei as próximas.
Saudades das suas aulas camarada, publica mais pois são excelentes
É uma pena que vc parou de postar. São interessantíssimo e auxiliam bastante no entendimento de obras dificílima
espero q vc nao pare d dar aulas amigao!
pos suas aulas tem sida muito ultil para aqueles q querem sair do mundo das sombras!
só tenho a agradecer. foi excelente
obrigado.
vc é bom! parabéns cara!
Eduardo Cruz, meu querido prof. na Unirio, que me desculpe, mas... que professor maravilhoso, não quero outra vida!
Adorei a sua aula professor!!!! muito bem explicado. Parabéns!!!
Parabens... não há o que comentar...excelente palestra.
Gostei. Esse canal é uma enciclopédia filosófica.
Você explica muito bem! Parabéns!
Mais uma vez me ajudando. Sou grato a você, Zoccaratto!
Obrigado por fazer essas aulas,estou aprendendo muito.Abraços!
Cara você realmente tem o dom de educar. Rs Continue amigo! Não pare.
Ótima aula prof
Ótimo vídeo, me ajudou bastante! Muito obrigado! Continue fazendo vídeos Professor, parabéns!
Gosto muito de suas explanações