Já fiz a montagem das duas formas testadas, mas variou de acordo com o uso que fiz do veículo. Montei pneu novo na dianteira porque meu uso na época era apenas urbano e as vezes pegava trechos de piso ruim, raramente eu passava dos 80km/h e montei pneu novo atrás quando comecei a viajar com frequência. Ótimo teste, sem achismos, bem didático!
Valeu Juliano e Ricardo!!! Vídeo muito elucidativo. Eu sempre usei os pneus mais desgastados atrás mas depois de ver os testes eu vou fazer a troca. Tô apaixonada nessa Fielder 🖤
Resumindo: Manter alinhamento e balanceamento em ordem, além de efetuar o rodízio para obter desgaste homogêneo nos 4 pneus e substituir todos pouco antes do T.W.I. Ao menos é o que faço desde sempre! Economizar na troca de pneus não vale o risco.
Besteira, o que não vale o risco é comprar pneu baratinho, tenho Goodyear Assurance e não troco mais por outra marca. Troquei os 4 pneus faz 4 anos, nunca fiz rodízio, andei 60 mil km de boa, e agora começou desgastar o da frente.
E se mesmo assim não for trocar antes do TWI, ou nem querer gastar com alinhamento/balanceamento, que não ultrapasse 60km/h, para compensar um pouco e minimizar bastante o risco de acidentes por sua parte que não de planeja financeiramente para ter um carro.
Eu discordo. Não vejo segurança num conjunto inteiro próximo do TWI. Prefiro sempre pôr novos no eixo traseiro. Jogo os seminovos pra frente e levo até o TWI. O conjunto estará mais seguro mesmo nos últimos dias.
@@arturjacofilho O que você faz é justamente o rodízio, porém substituindo o par desgastado por um par novo... Eu prefiro desgastar os 4 pneus da forma mais homogênea possível e já substituir os 4 antes de chegarem no TWI, que é a profundidade mínima legal dos sulcos, porém 1mm antes do TWI os pneus já perderam boa capacidade de escoamento de água em pista molhada e é justamente nesta fase que faço a substituição dos 4 pneus.
Parabéns Barata, belíssimo teste! Em um outro teste onde vc fez, eu fiz um grande comentário onde dizia que discordava da sujestão do pneu novo atrás. Esse teste ofereceu uma boa leitura... Mas, continuo discordando , gostaria de explicar o por q, mas quero salientar que concordo plenamente com o teste. O motivo de discordar é levando em consideração a quantidade de vezes que um motorista normal se encontra nessas situações... Frear o carro emergencialmente reto ocorre muito mais vezes do que efetuando uma manobra de desvio. Então os quatro metros já me fizeram a diferença muitas vezes. Por algumas vezes consegui parar o carro a poucos centímetros do outro, o q se tivessem gastos os pneus teria batido , sem sombra de dúvida. Já desvio forte de emergência só tenho lembrança de uma realmente significativa. Sendo assim prefiro novos na frente devido as probabilidades! Mais uma vez, parabéns por todos seus trabalhos! Luiz Guilherme quem vos fala.
Eu sei que a escolha foi ideal para os testes, mas na vida real parcele e troque os quatro, digo qd com pneu no twi 😉 imho Barata sempre trazendo informação de qualidade, show!
Bom dia!! Eu usava pneu mais gasto no eixo de trás do celta que eu tinha, usei muito tempo assim, mas quando eu coloquei pneus novos no eixo traseiro meu......... que diferença que deu hein tú é doido, mudou completamente a estabilidade, e desde então só uso pneus novos na traseira e não faço rodízio de jeito nenhum, quando os da frente já tá indo pro saco eu compro só os da frente e já era, minha humilde opinião, ótimo em barata tá de parabéns, abraço e até o próximo vídeo valeu
Parabéns por essa matéria. É uma dúvida que eu sempre tive. Troquei os traseiros por um pouco de experiência que tenho por trabalhar como motorista, mas esses testes, mostraram com detalhes qual a melhor escolha. Agora, poderiam fazer um vídeo testando pneus com validade vencida? Acho que a maioria já passou por isso e não sabe. Fui enrolado quando precisei trocar os dianteiros. A loja, me vendeu dois pneus ainda com pelinhos, mas na época eu não sabia como verificar a validade. Meses depois, fui perceber que comprei pneus vencidos em uma promoção
Há muitas variáveis para determinar onde usar os pneus novos, se o carro não tem ABS é melhor usar na dianteira para ter uma frenagem melhor, muitos dos acidentes com carros mais antigos acontecem justamente por não conseguirem frear devido ao pneu gqasto na dianteira. Outro fator que pra mim é relevante é que moro em região serrana com muitos morros, e muitos ainda com paralelepípedo, então um pneu gasto na dianteira em dia de chuva o carro não acaba subindo o morro ou sobe mas patinando muito, então é outra variável importante para se levantar. Resumindo, se a pessoa tem carro com ABS e roda mais em estrada use os novos na traseira, se tiver um carro mais antigo e roda mais na cidade use na dianteira
"Muitos dos acidentes com carros mais antigos acontecem justamente por não conseguirem frear devido ao pneu gasto na dianteira". De onde vc tirou esse dado? Outra, os caras acabaram de mostrar que em relação a frenagem quase não existe diferença entre as 2 combinações. Mas se vc pra vc é mais importante ganhar 2 metros na frenagem do que manter o controle do veículo, boa sorte pra vc.
Muito bom, meu pai me ensinou certo desde cedo então hahahaha ele sempre falava que é muito mais "fácil" corrigir um carro saindo de frente do que de traseira... Costumo trocar os pneus ao chegar ao TWI porque em SP a policia rodoviária não perdoa, então geralmente eu compro um par zero, coloco na traseira e jogo os traseiros para frente. Não faço rodizio pois para o meu uso, parece que funciona bem assim, quase sempre estou com pneu "bons" nas 4 rodas.
Seguir essa lógica agora, e realmente faz sentido. Colocando os pneus novos na traseira, lhe dá tempo pra adquirir os pares da frente. Pois nas rodas traseiras o gasto praticamente é mínimo.
Ótima matéria! Desde que assisti uma matéria do Auto Esporte relacionado compartilho da mesma opinião - a de que os pneus novos devem ir na traseira. Mesmo concordando sobre esse quesito, tenho costume de montar os pneus novos na frente pra uso na cidade, justamente por conta do desgaste, já que meu carro é tração dianteira, com objetivo de aumentar a vida útil do pneu mais velho. Mas sempre que pego rodovia, faço o rodízio dos pneus para que os novos fiquem na traseira por questões de segurança.
Excelente vídeo. Mesmo com algumas limitações de condições ficou um vídeo muito bom e principalmente didático. Quanto à recomendação, por experiência própria preferi andar com os pneus novos atrás por acreditar que consertar saída de frente é mais fácil do que de traseira.
Vídeos com testes na prática são mais difíceis e dispendiosos de se fazer, por isso dou meus parabéns em dobro por este feito. A grande maioria dos canais não tem interesse ou suporte suficiente para isso, o que eleva ainda mais o nível deste canal afrente dos demais.
Essas escolhas de qual eixo vai usar os pneus mais gastos sempre tem os prós e contras. E achei muito boa a iniciativa de embasar a recomendação com um teste, explicando o pq dela. Meus parabéns Barata e Ricardo!
Top!!! Muito importante também lembrar que não se deve rodar com pneus no TWI, seja na frente ou atrás, está errado do mesmo jeito! Seria muito interessante uma verificação desses resultados com pneus desgastados "meia-vida", quem sabe com o mesmo carro e piloto! Ia ser animal!
em minha ignorância, pneus novos deveriam ir na frente, pois "teria" que suportar mais esforços (direção e aceleração). Obrigado, Flatout pela aula! e *"Save the Wagons!*
Fiz no exército curso de direção ofensiva e defensiva , lá aprendemos que pneu novo sempre na traseira ,justamente para controlar a perda de direção ,que difícil recuperar sendo na traseira. Meus carros ,de forma pessoal , faço o alinhamento a cada 10mil km ,mais não faço rodízio de pneu , mantenho o traseiro sempre zero ,e o frontal troco com 35mil km mesmo estando "novos" para segurança na chuva sempre .
Gostei de assistir esse vídeo Acredito que se você usar vários pilotos , cada um pilotando em condições diferentes um do outro todos os resultados serão diferentes Os padrões apresentados ficaram dentro do esperado por você e sua equipe. Em situações reais de perder um dos pneus, ou dianteiro ou traseiro ,firar ou estourar , a perda total do controle é quando você perde o pneu dianteiro. Me corrige se eu estiver errado .eu estou baseado em fatos , acidentes reais de perda de pneu dinheiro .
Bom diaaaaa desde Braga - Portugal! Uma questão: em competição (campeonato velocidade, carro tração dianteira, 900kg) os pneus novos também à frente? É que o regulamento do troféu exige sempre 2 pneus novos à frente!!! Será só exigência comercial? Obrigado
Eu mal comecei o vídeo, mas já estou babando com esse conteúdo! FlatOut Brasil SEMPRE f0da demais! Acabei de comprar um par de pneus pra minha Mitsubishi ASX 4x4, pois os pneus dianteiros ainda rodam seus 10.000 km até atingir o TWI, desta forma não sei em qual eixo instalar o par novo, mas sei que o vídeo vai me ajudar. OBS: não sei o resultado obtido nestes testes seriam aplicáveis a veículos com tração nas quatro rodas, mas bora lá
Excelente vídeo parabéns,cara hj um dos meus pneus danificou a data deles e 2018 a marca é Pirelli p4 os outros três estão aparentemente novos o problema é que não estou conseguindo achar no mercado esse pneu P4,a pergunta posso colocar 2 novos de outra marca no eixo traseiro?
Pneus novos ou velhos podem sofrer fatalidade, mas eu sempre defendi a tese de minha concepção por usar pneus mais gastos na dianteira devido a muitas experiências que já me ocorreram ao longo da vida
eu já tive pneus estourados tanto na traseira quanto na dianteira, o pneu estourado na dianteira vc simplesmente reduz a velocidade e vai ao acostamento com todo o controle... o pneu estoura na traseira, vc vai brigar com a direção enquanto o carro balança o tempo inteiro...
@@josesantanajunior9587 Mas estourou de velho ou por algum obstáculo ?? Ninguém anda estourando pneu toda hora, eu mesmo nunca estourei, mas freiar você freia o tempo todo. Estourar é fatalidade.
Essa situação que o Barata descreveu, com chuva torrencial, já aconteceu comigo, na época com aqueles pneus P6000 que adoravam aquaplanar, virei passageiro da agonia hahaha, só esperei bater, o carro realmente tinha embalado, perigoso ficar pensando na vida enquanto dirige, nem tentei uma correção.
p6000 era osso desde novo.. quando ressecava ainda.. fiz o retorno do extra anchieta de lado com uma chuva leve e em baixa velocidade depois disso tive q trocar , 4 anos de pneu e longe do twi (baixa km)
Cara também já tive P6000 e até hoje a maior lembrança que tenho deles é que o que mais faziam eram aquaplanar, isso pq o foco do pneu era voltado para o escoamento da água rs...
@@lalaunn foi justamente na Anchieta, dps daquele ponto que alaga(va) qd começa a subir eu tirei pé do acelerador qd vi a camadade água e o carro subiu, isso faz muito tempo eu devia ter no máximo uns 20 anos.
P6000 foi o pior pneu que já tive, e também tive que trocar precocemente (ainda tinham borracha nos 4) após um período de inverno com chuvas torrenciais onde era aquaplanagem todo dia, pois pego estrada pra ir trabalhar. Troquei por 4 Dunlop e o carro se transformou. Passei a odiar Pirelli!
Concordo em colocar pneus novos atrás, mas acho mais interessante ficar sempre atento ao alinhamento/balanceamento e principalmente o rodízio dos pneus a cada 5 ou 10 mil km, dependendo do uso, para que eles desgastem por igual, trocando sempre os 4 quando necessário.
Parabéns pelo vídeo amigo. Me tira uma dúvida por favor. Eu fiz uma vulcanização em um dos pneus, deixo ele no eixo traseiro ou dianteiro? É seguro andar na BR uns 240km? Obrigado
Por curiosidade, a distribuição de peso e a calibragem dos pneus não influencia tb? Assim, pergunto pela curiosidade de considerarem essa variável num futuro teste. Eu tive um Fiesta, mas assim que peguei o Fielder, chamou-me a atenção que no manual a recomendação é de que os pneus sejam calibrados igual tanto na frente quanto na traseira.
@@ricardogouveia37 então... como as autoescolas estão ensinando via "vídeo" poderiam passar sim... é muito valido vindo de uma leva de motoristas inexperientes e praticantes das coisas facilitadas...
Excelente vídeo, parabens...Cada caso é um caso, mas gostaria muito de ver esses resultados no caso da grande realidade dos carros brasileiros, os hatches, uno, gol, palio, etc. Carros sem a traseira pesada como uma fielder, que tem um comportamento dinâmico completamente diferente de um carro sem peso na traseira que não tem uma tendência tão grande para rabear como a fielder. O que vocês acham? iriia afetar muito os resultados? Eu gosto muito de colocar os pneus novos na dianteira, até por estar acostumado a tracionar para ganhar aderência, e principalmente por causa de piso molhado. Sendo que o ideal da segurança é dosar a velocidade de acordo com suas condições, e a chuva parece-me ser a principal ameaça. Mas gostaria muito mesmo de ver esse seu teste com um Uno por exemplo.
@@leonardo05041994 Creio que o eixo a se colocar o pneu novo seja o traseiro porque o mesmo não muda de direção, logo deixaria o carro mais previsível, mais fácil de controlar e não porque a tração seja na frente
Ótimo video! A moral da história é simples, curta e grossa - O que custa mais: 4 pneus novos, parcelados no cartão ou a sua vida (sem parcelamento)? Segurança em primeiro lugar. Valeu Barata!!
claro, porque todo mundo, sem exceção pode comprar 4 pneus de uma vez só sem que isso afete em nada a renda da casa..... vida real é um pouco mais complexa que isso cara
@@djmhyde E ele falou pra parcelar os pneus ou todos os problemas da humanidade? Se o cidadão não tiver capital pra pagar a parcela de um jogo de pneus, é melhor vender o carro e comprar uma bicicleta.
@@kon578 eu acho engraçado como voces julgam tão fácil a vida de pessoas que vcs sequer sabem que existem tão confortavelmente atrás da tela de um celular e acham que um jogo de pneu é a coisa mais importante do mundo, e acham que todo mundo tem carro por gosto, e não por necessidade...... ta bom cara, ache o que você quiser, da minha parte o assunto morreu aqui, falou
Pois é, eu não faço rodizio de pneus, acho que o pneu tem que morrer onde ele nasceu! Prefiro comprar dois novos e instalar no eixo traseiro e do eixo traseiro, instalar na dianteira! Assim vou estar sempre com pneu novos na traseira do carro!!
A escolha mais econômica e só trocar os d trás, pq economiza até na hora da troca d n precisar mexer neles. O carro aqui d casa acaba sendo um jogo pros da frente e na hora do segundo jogo q precisa trocar os 4. Aí ganha d um lado q em uma parte c tem os 4 pneus novos
Parabéns ao Flat Out pelos ótimos vídeos. Muito bom ver uma Toyota Fielder "Gazoo Racing" em ação, foi uma guerreira (#savethewagons). Parabéns ao @Juliano Barata pela forma simples de apresentar assuntos técnicos e com muitos detalhes. Parabéns ao @Ricardo Gouveia pela pilotagem Kamikaze, foi com "sangue nos zoio" man!!
Top! Agora o teste foi feito com carro com ABS, imagina um sem ??? Então pessoal que anda com pneu no arame sua vida sua família e as de fora tem mais valor do que 2 ou 4 pneus novos é você chegando de viagem com a família em segurança . Um abraço!!!
Isso mano parabéns... Fez os testes aí???? Kkkkkkkkkk pqp que cara sem noção 🤡🤡🤡 simplesmente cagou para o vídeo e todos os testes né ??? Tô no aguardo do seu vídeo
Então tenta freiar na pista molhada com pneu velho na frente quando um outro carro parar de uma vez em sua frente. Dependendo da distância, você vai pegar a traseira do cara.
Muito bom o teste, sempre coloquei os novos atrás também. Mas me surgiu uma dúvida. E se olharmos pelo lado da tração. Se fosse tração traseira, será que os resultados seriam diferentes?
Vi que ninguém te respondeu, mas vou te falar me baseando no que já vi sobre. No caso do tração traseira, ocorre o mesmo problema de perder a traseira, e mais ainda porque é de lá que vem a tração do carro, o que piora ainda mais caso você decida tentar corrigir com a aceleração, que só vai fazer você perder a traseira mais ainda. E por fim, se não houver essa tentativa, apesar de existir o cardan, a distribuição de peso ainda é parecida, então o comportamento do carro vai ser bem semelhante ao teste do vídeo.
Boa Se você conhece a BR 381, trecho BH/João Monlevade, sabe que a estrada aqui é terrível, ainda antes da duplicação. Eu rodei 3 vezes aqui nesta estrada, perto de São Gonçalo do Rio Abaixo, Nova União e trevo de Ravena. Em duas rodadas a pista estava seca, a última, no trevo de Ravena, foi com pista muito molhada. Esta última rodada, foi 3 voltas no próprio eixo, a direção me foi tomada duma vez só, porém, pra consertar a trajetória, já que estava de 5°, fui reduzindo sem tirar o pé do acelerador, passei lambendo grampo de carroceria de carreta, mas dominei o carro. Como sempre, eu havia colocado pneu novo na trazeira um dia antes, isto me possibilitou ter a trazeira firme pra corrigir a trajetória enquanto o veículo jogava a trazeira. A verdade, quando tirei carteira, uma semana depois fui obrigado a pegar esta rodovia e debaixo de chuva, viajei um ano sem conhecer asfalto sêco, o que me deu experiência no domínio do veículo. Aprendi desde então a entrar e sair de uma curva, a parar o carro na caixa, frear o veículo sem deixar ele balançar; mesmo na curva. Nunca encostei em ninguém, nem quando rodei puxando uma fila de mais de dez veículos, com chuva pesada caindo. Quando rodei, a rodovia aqui, o limite no local era de 110 km/h, hoje 60, eu estava a 90 km/h quando comecei a rodar, fui reduzindo de 5° pra 4°, de 4° pra 3°, 3° pra 2° sem levantar o pé do acelerador, até parar o carro na caixa, puxando ele pro acostamento, já que consegui saber em que ponto da pista estava e que distância estavam os outros veículos do mim. Como disse, nunca bati carro, ví muita gente morrer nesta rodovia, porém sempre escapei de acidentes que aconteciam a munha frente. Espero terminar meus dias sem ter um ponto sequer na minha carteira, sem riscar tinta de ninguém, como foi até hoje. Obs: Todas estas situações aí do vídeo, vivi na prática e algumas piores.
Lamento, se rodou, NAO é tão bom assim! Na chuva, vale mais a prudência. Começo de chuva, asfalto vira um sabao e mesmo com chuva intensa, asfalto lavado, é uma loteria, pq pode manchas e oleo ou barro. Entao, mesmo que em em 99,99% do tempo/percurso vc tenha aderencia, um 0,1% vc nao terá para essa velocidade, e o local onde vc não terá vc nao sabe. Por isso vc roda. Anda no limite, e o pior, andar no limite m via pública, vc coloca a vida de outros em risco. A sua é problema seu, de outros outros nao! Logo, seja mais prudente. Estradas que passam muito caminhao tem muito oleo,assim ande mais devagar!
Sempre tive a curiosidade de alguém fazer estes testes em uma situação mais "real", ou seja, sem ter um pneu condenado. Pneu abaixo do TWI não é pra usar nem a pau, né galera?!?!
Eu sou inscrito no canal, o Barata é muiro bom!! A matéria foi excelente, mas ficou faltando a que eu acho mais importante, a aguaplanagem!! Alguns auto intusiastas e pilotos acham que o melhor pneu, tem que ser instalado no eixo dianteiro, porque no caso de muita chuva, o dianteiro abre caminho para o pneus traseiros e como ele esta novo, não acontece a aguaplanagem e voce talvez não perca a direção! Eu também uso o pneu melhor na traseira!
Permanece igual no caso deste mesmo teste que não teve requisição de tração. Caso tivesse trecho em aceleração, aí precisaria mais ainda ser pneu novo atrás!
Foi um prazer fazer parte! A Fielder também se divertiu muito!
Parabéns pelo carro, tbm tenho uma heheh
@@dorifutosoko5621 então parabéns também! A sua é MT ou AT?
@@ricardogouveia37 Manual, se não nem tem graça kkk
@@dorifutosoko5621 isso que eu ia falar! Hahaha a minha é AT, o carro perde muita pegada esportiva
@@ricardogouveia37 Nossa! Achei que fosse MT tbm
Uma coisa é certa! O piloto é FERA DE MAIS 👏🏼
É sim!!!
Sempre vi recomendações sem testes, sem nada, opiniões tiradas da bunda.
Os senhores estão de parabéns.
Pqp! É um assunto importante e NUNCA alguem trouxe com tanta demonstração e pratica. Flatout foi pontual! Sem mais! Top demais!
Gner vc por aqui!
Já fiz a montagem das duas formas testadas, mas variou de acordo com o uso que fiz do veículo. Montei pneu novo na dianteira porque meu uso na época era apenas urbano e as vezes pegava trechos de piso ruim, raramente eu passava dos 80km/h e montei pneu novo atrás quando comecei a viajar com frequência.
Ótimo teste, sem achismos, bem didático!
Que fielder linda!
O melhor vídeo do UA-cam em 2021 até o momento. Acabou o achismo !
Só conformou o que já faço a anos. Parabéns pelo vídeo de utilidade pública.
Valeu Juliano e Ricardo!!! Vídeo muito elucidativo. Eu sempre usei os pneus mais desgastados atrás mas depois de ver os testes eu vou fazer a troca.
Tô apaixonada nessa Fielder 🖤
Resumindo: Manter alinhamento e balanceamento em ordem, além de efetuar o rodízio para obter desgaste homogêneo nos 4 pneus e substituir todos pouco antes do T.W.I. Ao menos é o que faço desde sempre! Economizar na troca de pneus não vale o risco.
Infelizmente o pessoal não faz o rodizio pelo trabalho em casa ou de levar em uma mecânica, mas é uma boa técnica!
Besteira, o que não vale o risco é comprar pneu baratinho, tenho Goodyear Assurance e não troco mais por outra marca. Troquei os 4 pneus faz 4 anos, nunca fiz rodízio, andei 60 mil km de boa, e agora começou desgastar o da frente.
E se mesmo assim não for trocar antes do TWI, ou nem querer gastar com alinhamento/balanceamento, que não ultrapasse 60km/h, para compensar um pouco e minimizar bastante o risco de acidentes por sua parte que não de planeja financeiramente para ter um carro.
Eu discordo. Não vejo segurança num conjunto inteiro próximo do TWI. Prefiro sempre pôr novos no eixo traseiro. Jogo os seminovos pra frente e levo até o TWI. O conjunto estará mais seguro mesmo nos últimos dias.
@@arturjacofilho O que você faz é justamente o rodízio, porém substituindo o par desgastado por um par novo... Eu prefiro desgastar os 4 pneus da forma mais homogênea possível e já substituir os 4 antes de chegarem no TWI, que é a profundidade mínima legal dos sulcos, porém 1mm antes do TWI os pneus já perderam boa capacidade de escoamento de água em pista molhada e é justamente nesta fase que faço a substituição dos 4 pneus.
Parabéns Barata, belíssimo teste!
Em um outro teste onde vc fez, eu fiz um grande comentário onde dizia que discordava da sujestão do pneu novo atrás. Esse teste ofereceu uma boa leitura... Mas, continuo discordando , gostaria de explicar o por q, mas quero salientar que concordo plenamente com o teste.
O motivo de discordar é levando em consideração a quantidade de vezes que um motorista normal se encontra nessas situações... Frear o carro emergencialmente reto ocorre muito mais vezes do que efetuando uma manobra de desvio. Então os quatro metros já me fizeram a diferença muitas vezes. Por algumas vezes consegui parar o carro a poucos centímetros do outro, o q se tivessem gastos os pneus teria batido , sem sombra de dúvida.
Já desvio forte de emergência só tenho lembrança de uma realmente significativa.
Sendo assim prefiro novos na frente devido as probabilidades!
Mais uma vez, parabéns por todos seus trabalhos!
Luiz Guilherme quem vos fala.
É exatamente isso que a galera não entende.
Eu sei que a escolha foi ideal para os testes, mas na vida real parcele e troque os quatro, digo qd com pneu no twi 😉 imho
Barata sempre trazendo informação de qualidade, show!
Mas se vc vai trocar os 4 é pq ainda tem borracha ou está andando sem segurança com um conjunto inteiro próximo do TWI.
Bom dia!! Eu usava pneu mais gasto no eixo de trás do celta que eu tinha, usei muito tempo assim, mas quando eu coloquei pneus novos no eixo traseiro meu......... que diferença que deu hein tú é doido, mudou completamente a estabilidade, e desde então só uso pneus novos na traseira e não faço rodízio de jeito nenhum, quando os da frente já tá indo pro saco eu compro só os da frente e já era, minha humilde opinião, ótimo em barata tá de parabéns, abraço e até o próximo vídeo valeu
Tbm faço isso. Pneus novos sempre no eixo traseiro.
Parabéns a todos os envolvidos no teste; simplesmente fantástico e de extrema segurança para os motoristas. Abs
Parabéns por essa matéria. É uma dúvida que eu sempre tive. Troquei os traseiros por um pouco de experiência que tenho por trabalhar como motorista, mas esses testes, mostraram com detalhes qual a melhor escolha. Agora, poderiam fazer um vídeo testando pneus com validade vencida? Acho que a maioria já passou por isso e não sabe. Fui enrolado quando precisei trocar os dianteiros. A loja, me vendeu dois pneus ainda com pelinhos, mas na época eu não sabia como verificar a validade. Meses depois, fui perceber que comprei pneus vencidos em uma promoção
Há muitas variáveis para determinar onde usar os pneus novos, se o carro não tem ABS é melhor usar na dianteira para ter uma frenagem melhor, muitos dos acidentes com carros mais antigos acontecem justamente por não conseguirem frear devido ao pneu gqasto na dianteira. Outro fator que pra mim é relevante é que moro em região serrana com muitos morros, e muitos ainda com paralelepípedo, então um pneu gasto na dianteira em dia de chuva o carro não acaba subindo o morro ou sobe mas patinando muito, então é outra variável importante para se levantar. Resumindo, se a pessoa tem carro com ABS e roda mais em estrada use os novos na traseira, se tiver um carro mais antigo e roda mais na cidade use na dianteira
"Muitos dos acidentes com carros mais antigos acontecem justamente por não conseguirem frear devido ao pneu gasto na dianteira". De onde vc tirou esse dado? Outra, os caras acabaram de mostrar que em relação a frenagem quase não existe diferença entre as 2 combinações. Mas se vc pra vc é mais importante ganhar 2 metros na frenagem do que manter o controle do veículo, boa sorte pra vc.
Muito bom, meu pai me ensinou certo desde cedo então hahahaha ele sempre falava que é muito mais "fácil" corrigir um carro saindo de frente do que de traseira... Costumo trocar os pneus ao chegar ao TWI porque em SP a policia rodoviária não perdoa, então geralmente eu compro um par zero, coloco na traseira e jogo os traseiros para frente. Não faço rodizio pois para o meu uso, parece que funciona bem assim, quase sempre estou com pneu "bons" nas 4 rodas.
Tbm faco assim alerquina
Seguir essa lógica agora, e realmente faz sentido.
Colocando os pneus novos na traseira, lhe dá tempo pra adquirir os pares da frente.
Pois nas rodas traseiras o gasto praticamente é mínimo.
@@dicasautomotivas5419 sim mano, só faço assim.
Show
Parabéns pela clareza da explicação
Ótima matéria! Desde que assisti uma matéria do Auto Esporte relacionado compartilho da mesma opinião - a de que os pneus novos devem ir na traseira.
Mesmo concordando sobre esse quesito, tenho costume de montar os pneus novos na frente pra uso na cidade, justamente por conta do desgaste, já que meu carro é tração dianteira, com objetivo de aumentar a vida útil do pneu mais velho. Mas sempre que pego rodovia, faço o rodízio dos pneus para que os novos fiquem na traseira por questões de segurança.
Muito bom! Só que faltou falar dos efeitos na tração traseira.
A Fielder saindo de traseira top!!
Excelente vídeo. Mesmo com algumas limitações de condições ficou um vídeo muito bom e principalmente didático.
Quanto à recomendação, por experiência própria preferi andar com os pneus novos atrás por acreditar que consertar saída de frente é mais fácil do que de traseira.
Vídeos com testes na prática são mais difíceis e dispendiosos de se fazer, por isso dou meus parabéns em dobro por este feito. A grande maioria dos canais não tem interesse ou suporte suficiente para isso, o que eleva ainda mais o nível deste canal afrente dos demais.
Essas escolhas de qual eixo vai usar os pneus mais gastos sempre tem os prós e contras. E achei muito boa a iniciativa de embasar a recomendação com um teste, explicando o pq dela. Meus parabéns Barata e Ricardo!
Top!!!
Muito importante também lembrar que não se deve rodar com pneus no TWI, seja na frente ou atrás, está errado do mesmo jeito!
Seria muito interessante uma verificação desses resultados com pneus desgastados "meia-vida", quem sabe com o mesmo carro e piloto! Ia ser animal!
Vai dar igual amigo... Vai dar de por pneu novo na traseira kkkkkk
Excelente vídeo, muito bem explicado, conduzido e executado! Parabéns a todos!!
Muito boa as observações desse piloto parabéns
Muito profissional suas informações valeu Barata aracatuba sp
Excelente trabalho. Muito importante essas informações que certamente irá evitar acidentes com pessoas que, como eu, não tinha noção desse perigo.
em minha ignorância, pneus novos deveriam ir na frente, pois "teria" que suportar mais esforços (direção e aceleração). Obrigado, Flatout pela aula! e *"Save the Wagons!*
Mas aí o carro sai d traseira esse q é o problema
@@eliezeralisson9512 exato, e a grande maioria n sabe corrigir o carro saindo a traseira
@@Gabriel-bm6dg Até pra quem sabe não é bom ficar abusando kkk
@@eliezeralisson9512 exatamente kkkk, eu mesmo sei mais menos, ja salvei algumas vezes, mas ainda assim, é um sensação assustadora
@@Gabriel-bm6dg Tem q deixar esse tipo de coisa só pra pista mesmo ou pro Forza onde vc não machuca
Fiz no exército curso de direção ofensiva e defensiva , lá aprendemos que pneu novo sempre na traseira ,justamente para controlar a perda de direção ,que difícil recuperar sendo na traseira.
Meus carros ,de forma pessoal , faço o alinhamento a cada 10mil km ,mais não faço rodízio de pneu , mantenho o traseiro sempre zero ,e o frontal troco com 35mil km mesmo estando "novos" para segurança na chuva sempre .
Sensacional o video!! essa discussão é presente até hoje!
O antonio muriçoquero vendo esse trecho 4:51 fico ate orgulhoso kkkkk o muriçoca
Gostei de assistir esse vídeo
Acredito que se você usar vários pilotos , cada um pilotando em condições diferentes um do outro todos os resultados serão diferentes
Os padrões apresentados ficaram dentro do esperado por você e sua equipe.
Em situações reais de perder um dos pneus, ou dianteiro ou traseiro ,firar ou estourar , a perda total do controle é quando você perde o pneu dianteiro.
Me corrige se eu estiver errado .eu estou baseado em fatos , acidentes reais de perda de pneu dinheiro .
Ótimo vídeo, muito bom para tirar dúvidas a respeito de pneus, em optar por trocar os dianteiros ou os traseiros. Like sempre. Abraço irmão.
Perfeito! Baita conteúdo como já de se esperar. Parabéns galera
Bom diaaaaa desde Braga - Portugal!
Uma questão: em competição (campeonato velocidade, carro tração dianteira, 900kg) os pneus novos também à frente? É que o regulamento do troféu exige sempre 2 pneus novos à frente!!! Será só exigência comercial?
Obrigado
Show os testes!!! Parabéns ao Piloto o cara é Fera Braba!!!!!
Eu mal comecei o vídeo, mas já estou babando com esse conteúdo! FlatOut Brasil SEMPRE f0da demais! Acabei de comprar um par de pneus pra minha Mitsubishi ASX 4x4, pois os pneus dianteiros ainda rodam seus 10.000 km até atingir o TWI, desta forma não sei em qual eixo instalar o par novo, mas sei que o vídeo vai me ajudar. OBS: não sei o resultado obtido nestes testes seriam aplicáveis a veículos com tração nas quatro rodas, mas bora lá
Excelentes testes mais acredito que a escolha da marca dos pneus faça diferença também nos resultados.
Show de bola .
Tirou minhas dúvidas. Muito obrigado 🎉🌟
Excelente vídeo parabéns,cara hj um dos meus pneus danificou a data deles e 2018 a marca é Pirelli p4 os outros três estão aparentemente novos o problema é que não estou conseguindo achar no mercado esse pneu P4,a pergunta posso colocar 2 novos de outra marca no eixo traseiro?
E na hora que estoura o pneu, é melhor os dianteiros ou os traseiros??
Com certeza é menos pior que estoure o dianteiro
Pneus novos ou velhos podem sofrer fatalidade, mas eu sempre defendi a tese de minha concepção por usar pneus mais gastos na dianteira devido a muitas experiências que já me ocorreram ao longo da vida
eu já tive pneus estourados tanto na traseira quanto na dianteira, o pneu estourado na dianteira vc simplesmente reduz a velocidade e vai ao acostamento com todo o controle... o pneu estoura na traseira, vc vai brigar com a direção enquanto o carro balança o tempo inteiro...
@@josesantanajunior9587 Mas estourou de velho ou por algum obstáculo ?? Ninguém anda estourando pneu toda hora, eu mesmo nunca estourei, mas freiar você freia o tempo todo. Estourar é fatalidade.
Essa situação que o Barata descreveu, com chuva torrencial, já aconteceu comigo, na época com aqueles pneus P6000 que adoravam aquaplanar, virei passageiro da agonia hahaha, só esperei bater, o carro realmente tinha embalado, perigoso ficar pensando na vida enquanto dirige, nem tentei uma correção.
p6000 era osso desde novo.. quando ressecava ainda.. fiz o retorno do extra anchieta de lado com uma chuva leve e em baixa velocidade depois disso tive q trocar , 4 anos de pneu e longe do twi (baixa km)
Cara também já tive P6000 e até hoje a maior lembrança que tenho deles é que o que mais faziam eram aquaplanar, isso pq o foco do pneu era voltado para o escoamento da água rs...
@@lalaunn foi justamente na Anchieta, dps daquele ponto que alaga(va) qd começa a subir eu tirei pé do acelerador qd vi a camadade água e o carro subiu, isso faz muito tempo eu devia ter no máximo uns 20 anos.
P6000 foi o pior pneu que já tive, e também tive que trocar precocemente (ainda tinham borracha nos 4) após um período de inverno com chuvas torrenciais onde era aquaplanagem todo dia, pois pego estrada pra ir trabalhar. Troquei por 4 Dunlop e o carro se transformou. Passei a odiar Pirelli!
E era pneu de série do Golf GTI e Marea Turbo
Gratidão pelo vosso trabalho
Concordo em colocar pneus novos atrás, mas acho mais interessante ficar sempre atento ao alinhamento/balanceamento e principalmente o rodízio dos pneus a cada 5 ou 10 mil km, dependendo do uso, para que eles desgastem por igual, trocando sempre os 4 quando necessário.
Concorda e falou o contrário??? Ué
Parabéns pelo vídeo amigo.
Me tira uma dúvida por favor.
Eu fiz uma vulcanização em um dos pneus, deixo ele no eixo traseiro ou dianteiro? É seguro andar na BR uns 240km?
Obrigado
Conteúdo excelente, quanto a colocar pneus na frente ou atrás? Nem que compre pneus de marca inferior, mas coloque os quatro novos
Por curiosidade, a distribuição de peso e a calibragem dos pneus não influencia tb? Assim, pergunto pela curiosidade de considerarem essa variável num futuro teste. Eu tive um Fiesta, mas assim que peguei o Fielder, chamou-me a atenção que no manual a recomendação é de que os pneus sejam calibrados igual tanto na frente quanto na traseira.
Parabéns por mais um vídeo de altíssimo nível! Valeu Barata, Galera do FlatOut e o Motora!
Excelente!!! Parabéns pelo vídeo!
Isso sim e uma materia para quem gosta de carros
Cara... essa dica de aquaplanagem e pneus novos sempre na traseira eu recebi quando eu estava tirando carteira...
Agora os cursos de CFC podem mostrar esse vídeo pra ilustrar!
@@ricardogouveia37 então... como as autoescolas estão ensinando via "vídeo" poderiam passar sim... é muito valido vindo de uma leva de motoristas inexperientes e praticantes das coisas facilitadas...
@@lucasrocha6086 verdade
Estou usando esse modelo de pneu
Estou impressionado com a aderência e conforto
No seco ou molhado
Muito bom esse teste. Parabéns!
Esse canal sempre se superando! Show de bola por matar essa charada que sempre gera dúvidas em muitas pessoas.
Tem que ponderar esses testes
Ótimo vídeo, e o piloto é mesmo fera!
Excelente vídeo, parabens...Cada caso é um caso, mas gostaria muito de ver esses resultados no caso da grande realidade dos carros brasileiros, os hatches, uno, gol, palio, etc.
Carros sem a traseira pesada como uma fielder, que tem um comportamento dinâmico completamente diferente de um carro sem peso na traseira que não tem uma tendência tão grande para rabear como a fielder. O que vocês acham? iriia afetar muito os resultados? Eu gosto muito de colocar os pneus novos na dianteira, até por estar acostumado a tracionar para ganhar aderência, e principalmente por causa de piso molhado. Sendo que o ideal da segurança é dosar a velocidade de acordo com suas condições, e a chuva parece-me ser a principal ameaça. Mas gostaria muito mesmo de ver esse seu teste com um Uno por exemplo.
Quanto mais leve a tráseira pior sera seu resultado cara.
Peneu novo sempre atrás.
Melhor canal do Brasil!!
Muito bom, obrigado!
Vídeo muito bem explicativo... Parabéns!
Excelente vídeo, Barata e equipe! Direto o ponto, sem mimimi. Mostrando por A+B o que acontece em cada situação. Muito obrigado! 👍🏻
Não tem recomendação de ninguém onde calçar pneus novos? Agora tem, do *FICS - Flatout Intitute Car Safety*
Teste prático sensacional!!
E quando o carro é tração traseira, tem alguma diferença? Ou até o carro quê tem motor traseiro?
Salvo engano, tração traseira no geral tende a ter a traseira mais solta, então acredito que a recomendação se reforçaria nesse caso.
@@leonardo05041994 Creio que o eixo a se colocar o pneu novo seja o traseiro porque o mesmo não muda de direção, logo deixaria o carro mais previsível, mais fácil de controlar e não porque a tração seja na frente
Show de vídeo bem detalhado! 👏👏👏👏👏
Ótimo video! A moral da história é simples, curta e grossa - O que custa mais: 4 pneus novos, parcelados no cartão ou a sua vida (sem parcelamento)? Segurança em primeiro lugar. Valeu Barata!!
claro, porque todo mundo, sem exceção pode comprar 4 pneus de uma vez só sem que isso afete em nada a renda da casa.....
vida real é um pouco mais complexa que isso cara
@@djmhyde Por isso que ele falou de parcelamento
@@kon578 e você acha que parecelamento resolve todos os problemas da humanidade?
@@djmhyde E ele falou pra parcelar os pneus ou todos os problemas da humanidade? Se o cidadão não tiver capital pra pagar a parcela de um jogo de pneus, é melhor vender o carro e comprar uma bicicleta.
@@kon578 eu acho engraçado como voces julgam tão fácil a vida de pessoas que vcs sequer sabem que existem tão confortavelmente atrás da tela de um celular e acham que um jogo de pneu é a coisa mais importante do mundo, e acham que todo mundo tem carro por gosto, e não por necessidade......
ta bom cara, ache o que você quiser, da minha parte o assunto morreu aqui, falou
Ótimo vídeo
Aqui não tem boh não, tá fazendo o que aqui?
eis q pauso a lista de música do Cateroide no soundcloud pra vir assistir o vídeo e o cara ta aqui hahahahahaha
Salve, Gordo!
Qualidade de produção FLATOUT!!! Simplesmente fantástico!
Fiquei apenas com uma dúvida, como ficaria o rodízio de pneus nesse cenário?
Pois é, eu não faço rodizio de pneus, acho que o pneu tem que morrer onde ele nasceu! Prefiro comprar dois novos e instalar no eixo traseiro e do eixo traseiro, instalar na dianteira! Assim vou estar sempre com pneu novos na traseira do carro!!
Sempre usei pneus novos na traseira e nunca tive problemas..
muito obrigado 🙏
A escolha mais econômica e só trocar os d trás, pq economiza até na hora da troca d n precisar mexer neles. O carro aqui d casa acaba sendo um jogo pros da frente e na hora do segundo jogo q precisa trocar os 4. Aí ganha d um lado q em uma parte c tem os 4 pneus novos
Mas e se os pneus velhos que for manter não estiverem tão gastos e estejam faltando metade ainda para chegar no TWI o que vc indica?
Parabéns ao Flat Out pelos ótimos vídeos. Muito bom ver uma Toyota Fielder "Gazoo Racing" em ação, foi uma guerreira (#savethewagons). Parabéns ao @Juliano Barata pela forma simples de apresentar assuntos técnicos e com muitos detalhes. Parabéns ao @Ricardo Gouveia pela pilotagem Kamikaze, foi com "sangue nos zoio" man!!
Caras, que vídeos sensacional! Parabéns!
Top! Agora o teste foi feito com carro com ABS, imagina um sem ??? Então pessoal que anda com pneu no arame sua vida sua família e as de fora tem mais valor do que 2 ou 4 pneus novos é você chegando de viagem com a família em segurança . Um abraço!!!
pneu dianteiro você tem controle (direção controla) atrás , não controla.
exato! e ainda da pra sentir q ele ta saindo de frente ou q não está respondendo legal. Vc está certo.
Isso, atrás não tem controle nenhum e vc ainda quer colocar pneus ruins lá, parabéns kkkkkkk
Isso mano parabéns... Fez os testes aí???? Kkkkkkkkkk pqp que cara sem noção 🤡🤡🤡 simplesmente cagou para o vídeo e todos os testes né ??? Tô no aguardo do seu vídeo
Então tenta freiar na pista molhada com pneu velho na frente quando um outro carro parar de uma vez em sua frente. Dependendo da distância, você vai pegar a traseira do cara.
Conteúdo de excelente qualidade! 👏 👏 👏
Que aula!!! Valeu!
Muito bom o teste, sempre coloquei os novos atrás também. Mas me surgiu uma dúvida. E se olharmos pelo lado da tração. Se fosse tração traseira, será que os resultados seriam diferentes?
Vi que ninguém te respondeu, mas vou te falar me baseando no que já vi sobre. No caso do tração traseira, ocorre o mesmo problema de perder a traseira, e mais ainda porque é de lá que vem a tração do carro, o que piora ainda mais caso você decida tentar corrigir com a aceleração, que só vai fazer você perder a traseira mais ainda. E por fim, se não houver essa tentativa, apesar de existir o cardan, a distribuição de peso ainda é parecida, então o comportamento do carro vai ser bem semelhante ao teste do vídeo.
Boa
Se você conhece a BR 381, trecho BH/João Monlevade, sabe que a estrada aqui é terrível, ainda antes da duplicação.
Eu rodei 3 vezes aqui nesta estrada, perto de São Gonçalo do Rio Abaixo, Nova União e trevo de Ravena.
Em duas rodadas a pista estava seca, a última, no trevo de Ravena, foi com pista muito molhada.
Esta última rodada, foi 3 voltas no próprio eixo, a direção me foi tomada duma vez só, porém, pra consertar a trajetória, já que estava de 5°, fui reduzindo sem tirar o pé do acelerador, passei lambendo grampo de carroceria de carreta, mas dominei o carro.
Como sempre, eu havia colocado pneu novo na trazeira um dia antes, isto me possibilitou ter a trazeira firme pra corrigir a trajetória enquanto o veículo jogava a trazeira.
A verdade, quando tirei carteira, uma semana depois fui obrigado a pegar esta rodovia e debaixo de chuva, viajei um ano sem conhecer asfalto sêco, o que me deu experiência no domínio do veículo.
Aprendi desde então a entrar e sair de uma curva, a parar o carro na caixa, frear o veículo sem deixar ele balançar; mesmo na curva.
Nunca encostei em ninguém, nem quando rodei puxando uma fila de mais de dez veículos, com chuva pesada caindo.
Quando rodei, a rodovia aqui, o limite no local era de 110 km/h, hoje 60, eu estava a 90 km/h quando comecei a rodar, fui reduzindo de 5° pra 4°, de 4° pra 3°, 3° pra 2° sem levantar o pé do acelerador, até parar o carro na caixa, puxando ele pro acostamento, já que consegui saber em que ponto da pista estava e que distância estavam os outros veículos do mim.
Como disse, nunca bati carro, ví muita gente morrer nesta rodovia, porém sempre escapei de acidentes que aconteciam a munha frente.
Espero terminar meus dias sem ter um ponto sequer na minha carteira, sem riscar tinta de ninguém, como foi até hoje.
Obs: Todas estas situações aí do vídeo, vivi na prática e algumas piores.
Lamento, se rodou, NAO é tão bom assim! Na chuva, vale mais a prudência. Começo de chuva, asfalto vira um sabao e mesmo com chuva intensa, asfalto lavado, é uma loteria, pq pode manchas e oleo ou barro. Entao, mesmo que em em 99,99% do tempo/percurso vc tenha aderencia, um 0,1% vc nao terá para essa velocidade, e o local onde vc não terá vc nao sabe. Por isso vc roda. Anda no limite, e o pior, andar no limite m via pública, vc coloca a vida de outros em risco. A sua é problema seu, de outros outros nao! Logo, seja mais prudente. Estradas que passam muito caminhao tem muito oleo,assim ande mais devagar!
Parabéns pelos testes
Eu já havia feito isso já em 2018! Na época troquei 2 pneus mais velhos e coloquei esses novos na TRASEIRA!
@flatout barata, esse resultado também é similar no 4x4? Como um subaru.
Seria similar sim!
Sempre tive a curiosidade de alguém fazer estes testes em uma situação mais "real", ou seja, sem ter um pneu condenado. Pneu abaixo do TWI não é pra usar nem a pau, né galera?!?!
verdade kkk
E se colocar na dianteira:um velho e um novo. Na traseira: um velho e um novo?kkkkkkkkkk
Belo vídeo 👏👏👏
Kkkkk aí dá um samba doido!
Hahahahha
Creio que a dinâmica fique próxima de se usar pneu remold e tentar fazer curva rápido, cada canto vai querer fazer uma coisa diferente kkkkk
Kkkkkkkkk
Acho que, se o carro tiver controle eletrônico de estabilidade, pode até dar algum resultado intermediário.
fala Barata! Seria valido levantar a questão do rodizio dos pneus.
Eu sou inscrito no canal, o Barata é muiro bom!! A matéria foi excelente, mas ficou faltando a que eu acho mais importante, a aguaplanagem!! Alguns auto intusiastas e pilotos acham que o melhor pneu, tem que ser instalado no eixo dianteiro, porque no caso de muita chuva, o dianteiro abre caminho para o pneus traseiros e como ele esta novo, não acontece a aguaplanagem e voce talvez não perca a direção! Eu também uso o pneu melhor na traseira!
Amigo, vocês usam que câmera e lentes pra captar seus vídeos ? Aguardo retorno!
O Barata falou em adesão do pneu duas vezes? Não seria aderência? de qualquer forma mais um ótimo conteúdo.
Falando do material (borracha com o asfalto no caso), é adesão mesmo
Para o teste da frenagem em linha reta podia ter molhado o resto da pista assim todas as frenagens seriam com pista molhada até parar.
E carros com tração traseira, usar os pneus novos na frente ou atrás?
Permanece igual no caso deste mesmo teste que não teve requisição de tração. Caso tivesse trecho em aceleração, aí precisaria mais ainda ser pneu novo atrás!
Utilidade pública 👏👏
Melhor SW do Brasil até hj, Toyota Fielder, linda, confiável e resistente, pena não se achar um em bom estado hj em dia
Excelente como sempre, barata!!
Show !!!
Tenho uma dúvida! Quando o carro tem tração nas 4 rodas a orientação é a mesma ou muda alguma coisa?
Excelente vídeo. Parabéns, Barata.
Destaque para o belíssimo carro de testes.