Erro muito comum aos inexperientes... não se verifica óleo no posto: óleo se confere na garagem de casa, no plano e com o motor frio. Dica básica: *nunca deixe um frentista abrir o capô do seu carro, pois a função dele é apenas abastecer* .
Só esqueceu de um detalhe camarada quem pede pra abrir capo é o dono que acha que frentista é mecânico! Ai cai na conversa de gente que se aproveita dos otários pra vender um litro ou dois!
O frentista e o posto tem todo o interessem em "achar" alguma coisa de errado, para vender mais óleo (e nem sempre do mesmo tipo) para completar, e o dono do carro ainda vai ficar "agradecido" por ter sido avisado.
Gostaria de fazer um comentário muito importante, primeiro que Posto de Gasolina não é lugar de verificar níveis de óleo do motor do seu carro. Não deixem de hipótese alguma abrir o capô do seu carro nos postos de combustíveis. A grande maioria pratica a velha conhecida EMPURROTERAPIA, que nada mais é que, vender um produto sem a real necessidade. Lugar correto de verificar todos os níveis de fluido do motor do seu carro é com seu mecânico de confiança ou você mesmo na sua garagem antes de sair.
Pedi p completar a agua pior coisa q fiz na vida. A moça n rosqueou corretamente. Segui meu caminho. Tive q fazer todo o motor do carro. Prejuízo total. Hj ninguem mais poe a mão
Coisas que dá pra fazer em casa. Abre o capô do carro pela manhã, dia da semana que tem mais tempo, e verifica você mesmo. Tenha em casa um pouco do mesmo óleo da troca, especificações e marca.
Não custa nada acompanhar o consumo do óleo. Após a troca, pelo menos num intervalo de 2 meses, fazer a verificação e, se necessário tomar as referências de níveis da vareta para completar o tanto aproximado que falta. Essa metodologia, além de benéfica também previne esquecimentos, como aconteceu com meu carro, quando passou bastante do tempo marcado para a troca. Parabéns pelo vídeo.
Ótimo vídeo. Dicas importantes para quem deseja um motor rodando com melhor desempenho. Eu mesmo confiro periodicamente o nível do óleo do motor, sempre com o motor frio e o carro em local plano. Ao abastecer, o frentista normalmente me pergunta se eu quero que ele confira o óleo, eu nunca autorizo. Sempre uso o mesmo óleo recomendado pelo fabricante (atualmente uso ACDelco SAE 0W20 API SL ou superior). Prefiro usar o óleo sintético, tem também as opções semissintético e mineral. A escolha de qual óleo usar vai da preferência de cada um. Definições: - Óleo lubrificante mineral: é produzido por meio de uma combinação de aditivos e óleos básicos obtidos pelo refino do petróleo. O óleo mineral não é tão desenvolvido quanto os sintéticos e semissintéticos, pois possui mais impurezas em sua composição. - Óleo lubrificante semissintético: por conter óleo de origem mineral em sua composição, também tem uma maior probabilidade de gerar a borra, mas de forma reduzida e após um período de uso mais longo. - Óleo lubrificante sintético: é o que apresenta o melhor desempenho em relação à produção de resíduos no motor. Possui alto grau de pureza, além de ter propriedades físicas e químicas que geram um desempenho melhor no motor do carro. Periodicamente eu também confiro os níveis dos reservatórios do fluído de freio e líquido de arrefecimento, além de fazer a calibragem dos pneus (sempre com eles frios, se estiverem quentes, o ar do interior estará expandido e a leitura do equipamento de calibração irá mostrar um valor errado). Não se deve esquecer de calibrar o estepe também.
@@mateusestevon8423 O Brasileiro é altamente influenciável e acredita em todo mundo….eu abri recentemente os freios traseiros à tambor do meu carro,com 80 mil km,estavam podres de sujo….esse Boris é um fantoche do UOL😄😄😄
Certo é esquentar ele e esperar uns 15 minutos... O óleo desce tudo para o cárter e as paredes dica úmida! Ele frio o óleo desceu tudo e as paredes fica praticamente sem nada de óleo.
Meu amigão , óleo não gera espuma não , do contrário o sistemas hidráulicos com bombas de deslocamento positivo , iria transbordar de espuma o carter do sistema . Mas sobre pátio de posto na bomba , não ser local de conferir nível de óleo, concordo plenamente com você !
possuo um hyundai i30 2.0 e seu motor g4gc pega 4 litros de óleo. Porém eu uso xado highway e fica 200 ml acima. Fico feliz que meu motor não tem nenhum consumo de óleo. Vareta fica no máx todos os 5 mil km.
Poxa este é o melhor vídeo que encontrei falando do nível do óleo do carro principalmente quando você fala que se estiver no nível mínimo precisa de 1/2 litro para completar. No mínimo você é professor de algum curso mecânico. Parabéns.
1 olhar óleo e água sempre antes de ligar carro 2- completar óleo não é indicado, porém se o nove estiver muito baixo, é melhor completar. Depende a situação, as vezes já está perto da troca, aí é melhor trocar, já tive carros que consumia óleo e tava no meio do ciclo da troca.
Isso aí! Tem que trocar nos 6 meses ou 5mil-10mil... Mesmo se tiver completado, completar é só pra chegar até na hora de trocar total, tem gente que vai só completando...
Completar óleo não é indicado? kkkkkkkkkk É cada comentário que não dou conta. Os engenheiros estudam, projetam toda a mecânica do veículo, lubrificação, etc... E escreve lá no manual: É normal baixar até 500ml de óleo a cada 1000 kms (PRATICAMENTE TODOS OS CARROS TÊM), caso baixe, completar com óleo de mesma especificação até o nível máximo. Mas quem entende mesmo é você!
@@LimaEletricaverdade! No manual de todos os carros e motos tem descrito "verifique e complete o óleo se necessário regularmente antes da troca" e todo veículo a combustão é normal abaixar um pouco de óleo, por isso dessa verificação
Exelente orietaçaõ Amigo , o comentario do Amigo Danilo F. Fernandes é corretissimo , naõ custa nada , o próprio dono dar uma verificada , no nivel do oleo do motor e fluido de arrefecimento !
Ae já ferrei um motor da Ford, com excesso de óleo, logo o 5w30 motorclaft aquele caro que só, prejuízo o motor era 4 litros o cara da casa de óleo colocou 4,500 ml. Foi óleo pra todo lado.
Em carros que a leitura do nível do óleo é digital é um problema, eu acho. Meu carro tem 4 níveis sendo o 4o o excesso. Se ele está na 2a posição, não sei quanto de óleo preciso colocar. Então eu coloquei 500ml e deu a 3a posição. A vareta tem a sua vantagem
Meu amigo, nada mais confiável que o "olhômetro" na vareta. Ali realmente você tem a certeza de que realmente está ocorrendo com o seu motor. Nível, presença de água, etc.
Fica uma dica ,depois de andar com o carro e você precisou pisar na embreagem aí a luz do oléo acende você tira o pé da embreagem apaga ,é um alerta para troca de óleo. Eu não quis trocar o óleo bati o motor tô gastando R$8.000,00
Na década de 80 cometi muito erros aceitando completar o óleo no posto. Hoje não mais depois de ter sido alertado por canais especializados. Hoje eu mesmo faço a checagem com o carro frio ba garagem
No manual do meu carro (Grand Siena), a Fiat orienta verificar com o motor quente, cerca de 10 minutos após desligar, e em local onde o carro esteja plano. É bom consultar o manual do veículo pra ver qual a recomendação do fabricante.
Excelente explicação meu amigo, mais esse óleo aí não é o original do Onix turbo, tem que ser o óleo que tem dexos1 para esse motor novo, esse óleo aí do vídeo e para o Onix de 2019 pra baixo, a partir de 2020 tem que usar o ac Delco 5w 30 com dexos1👍🏼
No posto só abastecer. Eu mesmo calibrou o pneu, e coloco aditivo no diesel que compro pela internet. verifico óleo, água e tudo o mais em casa. Pode ser uma camionete velha, mas eu cuido.
Concordo com oleo e agua tem q ser visto antes da primeira partida do motor e pronto simples assim antes do mor entrar em primeira partida do motor 👍todos os dias ok .
Sou frentista da 15 anos sei exatamente o que vc está falando, mas tem comentários aí que só serviu para prejudicar a profissão, tipo se a mulher tem marido manda ele ver em casa e outra se servimos só par calibrar pneu e lavar vidros tem marmanjo velho que nao sabe nem calibrar nem o que vai na pressão dos pneus, frentista ñ é mecânico muito pior marido de aluguel.
So um adendo, Não necessariamente a questão da marca, sendo o API igual não existe problema em trocar a marca. Por exemplo completar o 5w30 acdelco SN com um 5w30 Lubrax SN tmb, o pacote de aditivos é padronizado
@@fernandobrt4964 Eu trabalho com isso a 16 anos, tenho curso sobre lubrificação automotiva com a texaco, Petronas, havoline e Senai, então sim, confio.
Boa tarde amigo! Prezado, tenho um Logan 2017, este carro gasta óleo demais, pior q não está vazando pq não suja o piso da garagem não está queimando pq saída da descarga está limpinha, dias atrás tive com uma funcionária da Renault e perguntei sobre o assunto, se sabia dizer, ela disse que isso é um problema sistêmico de toda linha da Renault... Já ouviu ou viu algo sobre? Eu já li diversas histórias no Google
Eu tinha um Honda e o frentista pediu pra olhar..deixei e ele falou o óleo tá baixo precisa completar...falei beleza...eu quero o óleo da Honda ...Ele falou o q vale é a especificação..respondi beleza e qual a especificação desse carro...KKK aí veiia resposta... é só gasolina mesmo né
NUNCA na vida eu permitiria a um funcionário de um bomba de gasolina, tocar em algo do meu carro !!! Nem gasolina eu permito que ele ponha no meu carro. Essa gente são analfabetos, e a grande maioria nem sabe fazer NADA!
@@jorgeteixeira8362 amigo, possivelmente sabem fazer serviços dos quais vc sempre PAGOU para fazer. Isso se chama INFORMAÇAO, a qual, nao sao todos os indivíduos que tiveram acesso a ela. Nao julgue ngm... Vc n esta por cima de nenhuma carniça, so pq pode pagar por algo, isso beira a infantilidade.
@@jorgeteixeira8362 vc se acha o cara mais não passa de um coitado ,cada um na sua profissão NIMGUEM sabe tudo na vida todos os dias aprendemos algo na vida .
@@jorgeteixeira8362 analfabetos? Tá falando o que maluco desmerecendo a profissão dos outros espero que seus filhos tenham uma profissão dos seus sonhos , pois vc paga pelo que fala
Nem sempre a marcação entre o mínimo e máximo da vareta é 500ml. Já vi gente dizendo que é 1 litro. No meu carro o manual não fala, mas verifiquei que é em torno de 800ml quando fui completar o óleo.
eu jamais abro o capo do carro pra frentista em posto a não ser pra colocar gasolina no reservatório de partida a frio e mesmo assim eu tiro e coloco a tampa do mesmo e sobre o óleo eu mesmo faço a troca junto com o filtro sempre deixo escorrer todo óleo e sempre compro um litro a mais pois todo carro antes de chegar na quilometragem apropriada pra troca sempre vai baixar em media de 800ml a 1lt.....
otima dica, sou inexperiente, fiz a troca de oleo e filtros a uma semana, vi na mediçao que ta bem clarinho provavelmente por ser novo, mas ja tinha ficado de orelha em pé, kkkkk
Concordo em partes... Texaco, ac'delco e Moura são os mesmos.... Mopar e Shell são os mesmos....entre outros exemplos....tem que ser no mínimo do mesmo grupo....
Só faltou recomendar o tipo de óleo ou seja, mineral com mineral, semisintetico com semisintetico e sintético com sintético.Jamais misturar. No mais o vídeo foi ótimo. Obrigado.
Quando comprei meu prisma 2019 0 km, verifiquei que na vareta o óleo frio ficava no meio das marcas. O mecânico da autorizada disse que era para evitar vazamento. A cada troca baixa meio litro desde zero km
Resumindo galera , frentista é somente pra abastecer o carro . Não deixem eles abrirem o capo do carro. E avisem as suas esposas, expliquem pra ela que essas duas coisa , nível da água do reservatorio arrefecimento, e óleo do motor se verifica com motor frio. Pois na maioria das vezes os frentistas aproveitam por serem mulheres...
Óleo de motor se confere,em lugar plano, de preferência, da noite para o dia,pois escorre das peças móveis,e galeria até o cárter,aí se tem uma medição correta, o carro andando, ao parar,e medir,sempre vai dar erro,e completando,ovasiona excessos
Certa vez dirigia uma S10 da empresa e o frentista foi verificar o nível do óleo, a vareta estava seca ... Ele colocou muito óleo, a caminhonete tinha sido recém lançada , aquela do modelo novo ... Mas não precisava.
Óleo só se confere com o motor frio, se conferir no posto sempre vai dar baixo porque o óleo já vai está espalhado por todo o motor, e não concentrado no carte que séria o ideal para o conferimento.
Quem tem que saber se o motor precisa de óleo lubrificante pra completar é o próprio proprietário do veículo, verificando na sua garagem com motor frio e de preferência de manhã antes de sair pra rua. Assim ele terá a noção se precisa ou não completar. A função do frentista e só colocar combustível no tanque, ele não tem autoridade de verificar o óleo do motor e dar o parecer erradamente sobre o nível do lubrificante com motor aquecido. Isso é um erro que devemos combater sempre.
Troco o óleo do meu carro a cada 5 mil km ou 6 meses, quando uma ou outra dessas situações acontecerem primeiro... Só checo o óleo e fluido do radiador com o motor frio, também em casa antes de sair.
Top demais ganhou mais um escrito Acabei de comprar um clio esta com 293 mil km vou levar pra trocar o óleo e não sei qual óleo o antigo dono colocava pois comprei na agência vc poderia me indicar algum não sei qual comprar.
A vareta ti mostra o nível se estiver baixo está na hora de trocar o óleo, caso motor esteja meia boca ou ruim ele consome mais o óleo aonde a gente completa , tem gente q só anda n olha nd aonde vem o prejuízo , e muito fácil busca conhecimento basta ter humildade q a gente aprende muito coisa.
Qualquer nível entre o mínimo e o máximo e aceitável e completamente normal até o óleo ser trocado! E do ponto de marca mínimo até o máximo representa 1 litro de óleo, em algumas marcas de veículos dizem 0,5 litros, mas chegou encima da marca mínima já é bom completa. E sempre verifica com o carro desligado já a no mínimo 40 minutos e nunca frio de uma noite toda parado.
Fui no MercadoCar fazer a troca de óleo (4 litros conforme manual) e o rapaz que faz a troca insistindo que era 4 e meio, (pois após dar a partida o óleo ficou abaixo do nível). Cuidado com pessoas não capacitadas! 👊🏻
Utilizar um oleo para acrescentar de marca diferente do que esta no motor nao é prejudicial, no maximo vai reduzir o percentual do aditivo do oleo em maior quantidade, essa reducao é insignificante, meio litro em 5 litros é uma reducao de 5% do aditivo, alem disso o segundo oleo acrescentado pode ter o mesmo ou outro aditivo pars o efeito, depende da qualidade do oleo, nao tem que ser igual. Mesmo a viscosidade diferente sendo pouca quantidade pouca diferença faz.
eu uso lubrax top turbo já que o mesmo atende a classificação sl para motores gasolina, faço uber, carro com gnv 125mil km sempre usei esse oleo em todos os carros que tive, oleo superior aos outros por ter uma carga de aditivo maior mantem mais limpo o motor uso até na minha yamaha factor os mexanico enlouquece, kkk
Você tem algum trabalho sobre a questão da manutenção do óleo do motor, indicado pelo fabricante, versus indicação do mecânico, de se usar outro tipo, em função dos desgastes no motor? Exemplo: meu carro, gol 2004: óleo indicado 5w40; com 100 mil Km o mecânico passou a usar 15w40. Resolvi voltar para o que é indicado, mas daí começaram a aparecer os pinga-pinga. Que você pode dizer sobre isso? Por favor.
Uma vez ou outra o frentista pergunta se pode verificar água e óleo eu respondo que está tudo ok, pq verifico em casa, calibrar os pneus eu mesmo faço e ultimamente até a troca de óleos e filtros estou fazendo em casa, com todo cuidado eu me garanto.
Deixa eu entender. A vareta do óleo vai marcar que falta óleo porque não se deu tempo pro óleo descer ao chegar no posto? Não seria ao contrário? Ou seja, se o óleo precisa descer pra ver corretamente o nível então vai mostrar que está no nível e não que está abaixo do nível. No motor quente o óleo está na parte de cima, no nível, frio na parte de baixo, não estando no nível, adiciona-se.
Não acredito muito nesta estória de que excesso de óleo prejudica por que causa espuma. Primeiro por que nos altos dos meus quase 70 anos nunca soube que nenhum carro deu problema por ter óleo a mais no cárter. Segundo, o pescador de óleo fica no fundo do cárter e pelo que sei espuma flutua.
O carro quente em funcionamento, é óbvio que o óleo. vai subir, e se você puxar na vareta vai dar baixo. Por isso que frentista sempre pergunta, porque o negócio deles é vender. Cada carro tbm tem um fluido de arrefecimento específico, e dependendo da mistura, eles podem reagir entre si e literalmente corroer seu cabeçote e talvez até às galerias de água do teu motor. Posto de combustível é pra abastecer. Meu carro Vai 3,5 lts de óleo no cárter, eu sempre pego o meio litro que sobrou. Quando da ali uns 3 mil km, meu carro baixa em média uns meio litro, então completo e rodo até os 5 mil km, e já faço a troca.
@louisjackful Respondendo à sua pergunta: Depende da construção do bloco do motor ! Alguns motores senão a maioria, permitem trocar as camisas (não sei o nome que lhe dão no Brasil) onde os êmbolos sobem e descem na fase de trabalho do motor. Ou seja essas peças podem ser facilmente removidas e colocadas outras novas no seu lugar. Claro convém trocar também os anéis ou segmentos em redor dos êmbolos. Neste caso o motor não irá alterar as suas propriedades de construção de fábrica. Outro caso bem diferente é o caso de outros motores os quais quando há desgaste, perda de compressão e ou consumo de óleo exagerado, significa que tem de ser desmontados e substituídos os segmentos ou anéis dos êmbolos mas também têm de ser rectificadas as paredes dos cilindros. Neste caso o bloco do motor ao ser rectificado (há várias fases no processo) vai aumentar a sua capacidade cúbica ou seja a sua cilindrada. Ao ser desbastado material do bloco toda a estrutura do mesmo já sofre alterações, as quais podem ser previstas logo no seu fabrico!! As paredes dos cilindros ficam mais finas, por isso o aumento de cilindrada. No geral os blocos de motores só suportam uma rectificação, mas há excepções!!! Por esse motivo os blocos mais modernos utilizam as camisas, peças metálicas removíveis á volta dos êmbolos!! Mas mais preocupante nos motores actuais não é propriamente o desgaste dos cilindros (camisas e segmentos) mas sim o desgaste ao nível da cambota (creio que lhe chamam vilebrequim) desculpe se não acertei na ortografia! Pois hoje em dia as peças não são em bronze compacto mas sim de tiras de bronze ou ligas metálicas anti desgaste. Se o óleo do motor não for de alta qualidade ou caso o proprietário utilize óleo long life e intervalos de troca de óleo superior a 20.000 Km, muito comum na Europa, essas peças podem sofrer um desgaste anormalmente prematuro e a reparação é onerosa. Depende muito do fabricante mas é certo que hoje em dia os bens de consumo não são feitos para durarem tanto tempo e uso. Por isso óleo 100 % sintético a cada 10.000 Km. Mais uma vez cada proprietário é livre de optar pela muito boa ou suficiente manutenção do seu carro.
eu tenho uma saveiro G5 ano 2013, o que eu mais tomo cuidado é com óleo, troco a cada 6 há 7 meses mas nem chega a 3 ou 4 mil km, eu ja tróco. e coloco o original VW 5w/40 falando nisso, tenho uma duvida, neste ano da minha saveiro 2013, eu sei que,o fabricante éra a castrol mas embalagem VW, hoje é a shell,nao tem problema de usar este óleo(por ser marca diferente)?
Primeiro carrinho tive ETA gol 94 1.6 fui viajar aí cara do posto ficou no pé pra completar oleo , 10 km depois as mangueirass estouraram por excesso me ferrei no 12
Minha maior dúvida é saber a quantidade que se deve completar, por exemplo quando tiver no meio da marcação em um carro que suporta 4 L devo colocar meio litro e quando tiver no mínimo 1L?
Boa noite meu amigo . Sou seu seguidor e fa. Você pode me falar se eu posso usar wd-40 na minha tomada do módulo do ABS da minha spin 2017/18. Me chamo Luiz Henrique Sou taxista do rio de janeiro Desde já agradeço
Minha opinião. Nível do óleo deve sim, está no máximo, pois significa uma linha de lubrificação. Menos óleo, menor a linha de lubrificação. Manual diz a quantidade certa, e te garanto que não é na metade da vareta. Abraço.
Nunca deixo o frentista verificar e completar o nível. O cara quer medir a viscosidade no dedo. Outro perigo é a água. Coloca agua da torneira e enche o reservatório de expansão até jogar água fora.
Bom dia, troquei o óleo do meu grande Siena e há uns três meses e toda vez que confiro o nível a vareta não atinge o óleo esquisito isso, e o carro não queima óleo nem tem vazamento😢😢
SR Douglas cheguei agora mais um escrito , muito prazer de assistir seus vidios embora tenho duvida..se vc estiver crize financeira para subistituir as devidas peças ,aquelas q ainda tem um pouco km de ser util ate vc tiver em condiçao de ativos. N o caso das velas, se vc tivesse calibrado e colocado no teste ,pergunto...as centelhas teriam melhoradas FORTE ABRÇ , AGUARDO CONTCT
Erro muito comum aos inexperientes... não se verifica óleo no posto: óleo se confere na garagem de casa, no plano e com o motor frio. Dica básica: *nunca deixe um frentista abrir o capô do seu carro, pois a função dele é apenas abastecer* .
Só esqueceu de um detalhe camarada quem pede pra abrir capo é o dono que acha que frentista é mecânico! Ai cai na conversa de gente que se aproveita dos otários pra vender um litro ou dois!
CONCORDO EM ABSOLUTO CONSIGO !
TEM TODA A RAZÃO !
@@gexappeal7434 Também é verdade. Muitas vezes o dono é responsável dessa FRAUDE !
O dono pede para ser BURLADO .
O frentista e o posto tem todo o interessem em "achar" alguma coisa de errado, para vender mais óleo (e nem sempre do mesmo tipo) para completar, e o dono do carro ainda vai ficar "agradecido" por ter sido avisado.
Kkk isso é verdade têm frentistas aqji na minha city q N entende nada sobre carros. Sabem mau abrir a tampa de combustível.
Gostaria de fazer um comentário muito importante, primeiro que Posto de Gasolina não é lugar de verificar níveis de óleo do motor do seu carro. Não deixem de hipótese alguma abrir o capô do seu carro nos postos de combustíveis. A grande maioria pratica a velha conhecida EMPURROTERAPIA, que nada mais é que, vender um produto sem a real necessidade. Lugar correto de verificar todos os níveis de fluido do motor do seu carro é com seu mecânico de confiança ou você mesmo na sua garagem antes de sair.
Concordo com você ou o próprio dono pode verificar se ele soube e claro ou o seu próprio mecânico de confiança 👍
Pedi p completar a agua pior coisa q fiz na vida.
A moça n rosqueou corretamente. Segui meu caminho. Tive q fazer todo o motor do carro. Prejuízo total.
Hj ninguem mais poe a mão
Coisas que dá pra fazer em casa. Abre o capô do carro pela manhã, dia da semana que tem mais tempo, e verifica você mesmo. Tenha em casa um pouco do mesmo óleo da troca, especificações e marca.
Já vi posto empurrando aditivo pra arrefecimento nos clientes e o cara ter problema com vazamentos e até problema com o motor...
Está certíssimo !!!
Não custa nada acompanhar o consumo do óleo. Após a troca, pelo menos num intervalo de 2 meses, fazer a verificação e, se necessário tomar as referências de níveis da vareta para completar o tanto aproximado que falta. Essa metodologia, além de benéfica também previne esquecimentos, como aconteceu com meu carro, quando passou bastante do tempo marcado para a troca. Parabéns pelo vídeo.
Ótimo vídeo. Dicas importantes para quem deseja um motor rodando com melhor desempenho.
Eu mesmo confiro periodicamente o nível do óleo do motor, sempre com o motor frio e o carro em local plano. Ao abastecer, o frentista normalmente me pergunta se eu quero que ele confira o óleo, eu nunca autorizo.
Sempre uso o mesmo óleo recomendado pelo fabricante (atualmente uso ACDelco SAE 0W20 API SL ou superior). Prefiro usar o óleo sintético, tem também as opções semissintético e mineral. A escolha de qual óleo usar vai da preferência de cada um.
Definições:
- Óleo lubrificante mineral: é produzido por meio de uma combinação de aditivos e óleos básicos obtidos pelo refino do petróleo. O óleo mineral não é tão desenvolvido quanto os sintéticos e semissintéticos, pois possui mais impurezas em sua composição.
- Óleo lubrificante semissintético: por conter óleo de origem mineral em sua composição, também tem uma maior probabilidade de gerar a borra, mas de forma reduzida e após um período de uso mais longo.
- Óleo lubrificante sintético: é o que apresenta o melhor desempenho em relação à produção de resíduos no motor. Possui alto grau de pureza, além de ter propriedades físicas e químicas que geram um desempenho melhor no motor do carro.
Periodicamente eu também confiro os níveis dos reservatórios do fluído de freio e líquido de arrefecimento, além de fazer a calibragem dos pneus (sempre com eles frios, se estiverem quentes, o ar do interior estará expandido e a leitura do equipamento de calibração irá mostrar um valor errado). Não se deve esquecer de calibrar o estepe também.
Aprendi isso a muito tempo com o grande Prof: Boris Feldman. Principalmente a parte do virabrequim!
Ótima dica Douglas, parabéns!
Tmj amigo
BORIS aquele que dá encrenca com militec e limpeza de freios ?
Professor Boris Feldman???
Aquele que diz que não se limpa sistema de freio???😬😬😬
Professor Boris, na moral reveja em quem confias amigo..
@@mateusestevon8423
O Brasileiro é altamente influenciável e acredita em todo mundo….eu abri recentemente os freios traseiros à tambor do meu carro,com 80 mil km,estavam podres de sujo….esse Boris é um fantoche do UOL😄😄😄
Bela explicação, sempre é importante verificar o nível pela manhã e não depois quando estiver quente.
Errado também, siga o manual do fabricante.
Certo é esquentar ele e esperar uns 15 minutos... O óleo desce tudo para o cárter e as paredes dica úmida! Ele frio o óleo desceu tudo e as paredes fica praticamente sem nada de óleo.
Video bom, mas autor também esta colocando óleo fora de especificação
Meu amigão , óleo não gera espuma não , do contrário o sistemas hidráulicos com bombas de deslocamento positivo , iria transbordar de espuma o carter do sistema . Mas sobre pátio de posto na bomba , não ser local de conferir nível de óleo, concordo plenamente com você !
Muito bom o vídeo,direto ao assunto e sem enrolação. Eu só verifico o óleo do carro com o motor frio.
possuo um hyundai i30 2.0 e seu motor g4gc pega 4 litros de óleo. Porém eu uso xado highway e fica 200 ml acima. Fico feliz que meu motor não tem nenhum consumo de óleo. Vareta fica no máx todos os 5 mil km.
Poxa este é o melhor vídeo que encontrei falando do nível do óleo do carro principalmente quando você fala que se estiver no nível mínimo precisa de 1/2 litro para completar. No mínimo você é professor de algum curso mecânico. Parabéns.
valeu tmj
1 olhar óleo e água sempre antes de ligar carro
2- completar óleo não é indicado, porém se o nove estiver muito baixo, é melhor completar. Depende a situação, as vezes já está perto da troca, aí é melhor trocar, já tive carros que consumia óleo e tava no meio do ciclo da troca.
Isso aí! Tem que trocar nos 6 meses ou 5mil-10mil... Mesmo se tiver completado, completar é só pra chegar até na hora de trocar total, tem gente que vai só completando...
Completar óleo não é indicado? kkkkkkkkkk É cada comentário que não dou conta. Os engenheiros estudam, projetam toda a mecânica do veículo, lubrificação, etc... E escreve lá no manual: É normal baixar até 500ml de óleo a cada 1000 kms (PRATICAMENTE TODOS OS CARROS TÊM), caso baixe, completar com óleo de mesma especificação até o nível máximo. Mas quem entende mesmo é você!
@@LimaEletrica e mesmo no manual do meu carro fala isso conferir a cada mil km e completar se necessario
@@LimaEletricaverdade! No manual de todos os carros e motos tem descrito "verifique e complete o óleo se necessário regularmente antes da troca" e todo veículo a combustão é normal abaixar um pouco de óleo, por isso dessa verificação
@@LimaEletrica Casos e casos né..
Exelente orietaçaõ Amigo , o comentario do Amigo Danilo F. Fernandes é corretissimo , naõ custa nada , o próprio dono dar uma verificada , no nivel do oleo do motor e fluido de arrefecimento !
Ae já ferrei um motor da Ford, com excesso de óleo, logo o 5w30 motorclaft aquele caro que só, prejuízo o motor era 4 litros o cara da casa de óleo colocou 4,500 ml. Foi óleo pra todo lado.
Em carros que a leitura do nível do óleo é digital é um problema, eu acho. Meu carro tem 4 níveis sendo o 4o o excesso. Se ele está na 2a posição, não sei quanto de óleo preciso colocar. Então eu coloquei 500ml e deu a 3a posição. A vareta tem a sua vantagem
Meu amigo, nada mais confiável que o "olhômetro" na vareta. Ali realmente você tem a certeza de que realmente está ocorrendo com o seu motor. Nível, presença de água, etc.
Fica uma dica ,depois de andar com o carro e você precisou pisar na embreagem aí a luz do oléo acende você tira o pé da embreagem apaga ,é um alerta para troca de óleo. Eu não quis trocar o óleo bati o motor tô gastando R$8.000,00
Na década de 80 cometi muito erros aceitando completar o óleo no posto. Hoje não mais depois de ter sido alertado por canais especializados. Hoje eu mesmo faço a checagem com o carro frio ba garagem
Isso mesmo.
No manual do meu carro (Grand Siena), a Fiat orienta verificar com o motor quente, cerca de 10 minutos após desligar, e em local onde o carro esteja plano. É bom consultar o manual do veículo pra ver qual a recomendação do fabricante.
Excelente explicação meu amigo, mais esse óleo aí não é o original do Onix turbo, tem que ser o óleo que tem dexos1 para esse motor novo, esse óleo aí do vídeo e para o Onix de 2019 pra baixo, a partir de 2020 tem que usar o ac Delco 5w 30 com dexos1👍🏼
Não é possível que com tanta informação hoje em dia, ainda tem gente que vai completar óleo no posto com motor quente.
No posto só abastecer. Eu mesmo calibrou o pneu, e coloco aditivo no diesel que compro pela internet. verifico óleo, água e tudo o mais em casa. Pode ser uma camionete velha, mas eu cuido.
Concordo com oleo e agua tem q ser visto antes da primeira partida do motor e pronto simples assim antes do mor entrar em primeira partida do motor 👍todos os dias ok .
Boa tarde aprendi desde pequeno que deve se medir o óleo de manhã com o motor frio e no plano mas e uma ótima dica
O manual Honda Civic si recomenda verificar com o carro em temperatura de operação, deligar o carro, aguardar 3 minutos e verificar a vareta.
Gostei da parte da leitura da vareta !! Isso eu não sabia!!
eu nao entendi, como que quando mais baixo no nivel tinha mais oleo?
Sou frentista da 15 anos sei exatamente o que vc está falando, mas tem comentários aí que só serviu para prejudicar a profissão, tipo se a mulher tem marido manda ele ver em casa e outra se servimos só par calibrar pneu e lavar vidros tem marmanjo velho que nao sabe nem calibrar nem o que vai na pressão dos pneus, frentista ñ é mecânico muito pior marido de aluguel.
tranquilo amigo, ainda bem que entendeu o video, tmj
Excelente explicação. Parabéns e obrigado pelas dicas. Sabendo usar dura uma eternidade, independente da marca. Abraços
So um adendo, Não necessariamente a questão da marca, sendo o API igual não existe problema em trocar a marca.
Por exemplo completar o 5w30 acdelco SN com um 5w30 Lubrax SN tmb, o pacote de aditivos é padronizado
Confia
@@fernandobrt4964 Eu trabalho com isso a 16 anos, tenho curso sobre lubrificação automotiva com a texaco, Petronas, havoline e Senai, então sim, confio.
Boa tarde amigo!
Prezado, tenho um Logan 2017, este carro gasta óleo demais, pior q não está vazando pq não suja o piso da garagem não está queimando pq saída da descarga está limpinha, dias atrás tive com uma funcionária da Renault e perguntei sobre o assunto, se sabia dizer, ela disse que isso é um problema sistêmico de toda linha da Renault... Já ouviu ou viu algo sobre? Eu já li diversas histórias no Google
Eu tinha um Honda e o frentista pediu pra olhar..deixei e ele falou o óleo tá baixo precisa completar...falei beleza...eu quero o óleo da Honda ...Ele falou o q vale é a especificação..respondi beleza e qual a especificação desse carro...KKK aí veiia resposta... é só gasolina mesmo né
NUNCA na vida eu permitiria a um funcionário de um bomba de gasolina, tocar em algo do meu carro !!!
Nem gasolina eu permito que ele ponha no meu carro.
Essa gente são analfabetos, e a grande maioria nem sabe fazer NADA!
@@jorgeteixeira8362 amigo, possivelmente sabem fazer serviços dos quais vc sempre PAGOU para fazer. Isso se chama INFORMAÇAO, a qual, nao sao todos os indivíduos que tiveram acesso a ela. Nao julgue ngm... Vc n esta por cima de nenhuma carniça, so pq pode pagar por algo, isso beira a infantilidade.
@@jorgeteixeira8362 vc se acha o cara mais não passa de um coitado ,cada um na sua profissão NIMGUEM sabe tudo na vida todos os dias aprendemos algo na vida .
E se me chamasses de coitado, cara a cara , talvez ficasses com a fronha partida.
@@jorgeteixeira8362 analfabetos? Tá falando o que maluco desmerecendo a profissão dos outros espero que seus filhos tenham uma profissão dos seus sonhos , pois vc paga pelo que fala
Gostei, é ouvindo que se aprende!
E se arrepende kkkk... completava no posto
Nem sempre a marcação entre o mínimo e máximo da vareta é 500ml. Já vi gente dizendo que é 1 litro. No meu carro o manual não fala, mas verifiquei que é em torno de 800ml quando fui completar o óleo.
No Honda Fit é um litro
Não faço nada em posto de gasolina, apenas abasteço e mesmo assim corremos o risco de sermos roubados!
Simples, excelentes e extremamente importantes dicas. Parabens pelo video, e obrigado.
o melhor horario pra medir o nivel do oléo,é de manha qdo o oleo esta todo no carter,com o carro em nivel reto.
eu jamais abro o capo do carro pra frentista em posto a não ser pra colocar gasolina no reservatório de partida a frio e mesmo assim eu tiro e coloco a tampa do mesmo e sobre o óleo eu mesmo faço a troca junto com o filtro sempre deixo escorrer todo óleo e sempre compro um litro a mais pois todo carro antes de chegar na quilometragem apropriada pra troca sempre vai baixar em media de 800ml a 1lt.....
otima dica, sou inexperiente, fiz a troca de oleo e filtros a uma semana, vi na mediçao que ta bem clarinho provavelmente por ser novo, mas ja tinha ficado de orelha em pé, kkkkk
Me ajudou muito obrigada parabéns
Boas dicas. Só discordo de não usar marcas diferentes. Companhía diferentes enchem tambores e lembalagem umas das outra.
Concordo em partes...
Texaco, ac'delco e Moura são os mesmos....
Mopar e Shell são os mesmos....entre outros exemplos....tem que ser no mínimo do mesmo grupo....
Só faltou recomendar o tipo de óleo ou seja, mineral com mineral, semisintetico com semisintetico e sintético com sintético.Jamais misturar.
No mais o vídeo foi ótimo.
Obrigado.
O correto é manter sempre no nivel maximo, tanto motos quanto carros.
Obrigado Douglas sempre boas orientações. Abraço 🇧🇷🇧🇷
Valeu amigo abraço
BOA DICA ! MERECENDO UM JÓINHA.
Tmj abraço
Quando comprei meu prisma 2019 0 km, verifiquei que na vareta o óleo frio ficava no meio das marcas. O mecânico da autorizada disse que era para evitar vazamento. A cada troca baixa meio litro desde zero km
Resumindo galera , frentista é somente pra abastecer o carro . Não deixem eles abrirem o capo do carro. E avisem as suas esposas, expliquem pra ela que essas duas coisa , nível da água do reservatorio arrefecimento, e óleo do motor se verifica com motor frio. Pois na maioria das vezes os frentistas aproveitam por serem mulheres...
Opa!! Isso aí top mano
Nível de óleo e água deve ser visto antes da primeira partida do dia
Óleo de motor se confere,em lugar plano, de preferência, da noite para o dia,pois escorre das peças móveis,e galeria até o cárter,aí se tem uma medição correta, o carro andando, ao parar,e medir,sempre vai dar erro,e completando,ovasiona excessos
Certa vez dirigia uma S10 da empresa e o frentista foi verificar o nível do óleo, a vareta estava seca ... Ele colocou muito óleo, a caminhonete tinha sido recém lançada , aquela do modelo novo ... Mas não precisava.
Óleo só se confere com o motor frio, se conferir no posto sempre vai dar baixo porque o óleo já vai está espalhado por todo o motor, e não concentrado no carte que séria o ideal para o conferimento.
E quando olhamos o óleo com o moto quente e tá no nível … quer dizer quer quando esfriar vai passar do nível .. vai estudar pra fala Zé
No manual diz o contrário, que é pra ligar o carro por alguns minutos pra só assim medir, agora estou confuso kk
Muito obg pela dica ajudou muito. Fica com Deus.
Já peguei aqui na oficina e não foi só uma vez não carro com mais de um litro de óleo no motor depois de ser verificado no posto tem que ficar esperto
Infelizmente isso acontece muito, e precisamos ficar atentos
Explicação top amigo, parabéns 🎉🎉🎉🎉felicidades..
Parabéns pelas instruções, muito esclarecedoras.
Quem tem que saber se o motor precisa de óleo lubrificante pra completar é o próprio proprietário do veículo, verificando na sua garagem com motor frio e de preferência de manhã antes de sair pra rua.
Assim ele terá a noção se precisa ou não completar.
A função do frentista e só colocar combustível no tanque, ele não tem autoridade de verificar o óleo do motor e dar o parecer erradamente sobre o nível do lubrificante com motor aquecido.
Isso é um erro que devemos combater sempre.
Obrigado pelas informações que vc passa pra nós, ê muito importante valeu
Troco o óleo do meu carro a cada 5 mil km ou 6 meses, quando uma ou outra dessas situações acontecerem primeiro... Só checo o óleo e fluido do radiador com o motor frio, também em casa antes de sair.
Top demais ganhou mais um escrito
Acabei de comprar um clio esta com 293 mil km vou levar pra trocar o óleo e não sei qual óleo o antigo dono colocava pois comprei na agência vc poderia me indicar algum não sei qual comprar.
Ótima explicação,só uma pergunta de manhã antes de ligar o motor a onde deverá estar o nível do óleo?
A vareta ti mostra o nível se estiver baixo está na hora de trocar o óleo, caso motor esteja meia boca ou ruim ele consome mais o óleo aonde a gente completa , tem gente q só anda n olha nd aonde vem o prejuízo , e muito fácil busca conhecimento basta ter humildade q a gente aprende muito coisa.
Qualquer nível entre o mínimo e o máximo e aceitável e completamente normal até o óleo ser trocado! E do ponto de marca mínimo até o máximo representa 1 litro de óleo, em algumas marcas de veículos dizem 0,5 litros, mas chegou encima da marca mínima já é bom completa.
E sempre verifica com o carro desligado já a no mínimo 40 minutos e nunca frio de uma noite toda parado.
No manual diz o contrário, que é pra ligar o carro por alguns minutos pra só assim medir, agora estou confuso kk
Todas as afirmações estão corretas.
Fui no MercadoCar fazer a troca de óleo (4 litros conforme manual) e o rapaz que faz a troca insistindo que era 4 e meio, (pois após dar a partida o óleo ficou abaixo do nível). Cuidado com pessoas não capacitadas! 👊🏻
Mas ao dar partida é comum o óleo marcar menos, o óleo so marca corretamente com o motor frio ou com o carro parado a uns 15 minutos
@@andres4640 Foi o que quis dizer...
Maneira correta de conferir óleo de motor é na garagem antes de dar partida cedo com o motor frio
No manual diz o contrário, diz que é pra ligar o carro por alguns minutos e só assim medir, agora estou confuso kk
Utilizar um oleo para acrescentar de marca diferente do que esta no motor nao é prejudicial, no maximo vai reduzir o percentual do aditivo do oleo em maior quantidade, essa reducao é insignificante, meio litro em 5 litros é uma reducao de 5% do aditivo, alem disso o segundo oleo acrescentado pode ter o mesmo ou outro aditivo pars o efeito, depende da qualidade do oleo, nao tem que ser igual. Mesmo a viscosidade diferente sendo pouca quantidade pouca diferença faz.
eu uso lubrax top turbo já que o mesmo atende a classificação sl para motores gasolina, faço uber, carro com gnv 125mil km sempre usei esse oleo em todos os carros que tive, oleo superior aos outros por ter uma carga de aditivo maior mantem mais limpo o motor uso até na minha yamaha factor os mexanico enlouquece, kkk
O "top turbo de uso misto" pode usar sim tanto em carro como moto, ja usei muito, só não pode o "top turbo diesel" ai é só pra motores diesel
Boa tarde Douglas. Show de bola a dica. Jacques KLemz BLumenau SC
Valeu meu grande amigo Jacques! Abraço
Valeu! Até o próximo vídeo!
Você tem algum trabalho sobre a questão da manutenção do óleo do motor, indicado pelo fabricante, versus indicação do mecânico, de se usar outro tipo, em função dos desgastes no motor? Exemplo: meu carro, gol 2004: óleo indicado 5w40; com 100 mil Km o mecânico passou a usar 15w40. Resolvi voltar para o que é indicado, mas daí começaram a aparecer os pinga-pinga. Que você pode dizer sobre isso? Por favor.
O meu uso 300 ml a mais graça a Deus nunca deu problema não já tem 9 anos q eu tenho o carro
Só um adendo: precisa de errar muito no óleo, para que este entre em contato com o virabrequim a ponto de virar espuma.
Parabéns pelo conteúdo mas esse óleo 5w30 tem o aditivo dexos 1?
So sendo muito leigo pra não sabe disso!
Eu sempre deixo pra ver o nível de óleo ou agual depois que o carro esfriar
Se o carro estiver baixando óleo além do normal é porque já tem algum problema
Bem lembrado! Curto muito os seus vídeos............
Uma vez ou outra o frentista pergunta se pode verificar água e óleo eu respondo que está tudo ok, pq verifico em casa, calibrar os pneus eu mesmo faço e ultimamente até a troca de óleos e filtros estou fazendo em casa, com todo cuidado eu me garanto.
Muito boas explicações. Obrigado!!!
Parabéns ! Ótima explicação!❤
Ótimas dicas. Sucesso!
Mais um inscrito.
Nivel do óleo não se verifica em posto ,mas sim pela manhã antes de ligar o motor.
Isso se a pessoa tiver experiência ou for entusiasta .no caso a maioria não é amigo
No manual diz o contrário, que é pra ligar o carro por alguns minutos pra só assim medir, agora estou confuso kk
Ótimo conteúdo, parabéns, muito explicativo, adorei, mais 1 inscrito
Nunca peço que frentista olhe o óleo do motor do meu carro. Olho de manhãzinha, antes de sair.
Deixa eu entender. A vareta do óleo vai marcar que falta óleo porque não se deu tempo pro óleo descer ao chegar no posto? Não seria ao contrário? Ou seja, se o óleo precisa descer pra ver corretamente o nível então vai mostrar que está no nível e não que está abaixo do nível. No motor quente o óleo está na parte de cima, no nível, frio na parte de baixo, não estando no nível, adiciona-se.
O óleo correto para o onix 1.0 3c turbo é o 5w30 dexos1 geração2, por causa da correia dentada banhada a óleo.
Exatamente
Não acredito muito nesta estória de que excesso de óleo prejudica por que causa espuma. Primeiro por que nos altos dos meus quase 70 anos nunca soube que nenhum carro deu problema por ter óleo a mais no cárter. Segundo, o pescador de óleo fica no fundo do cárter e pelo que sei espuma flutua.
Já cometi esse erro no passado, mas, atualmente não permito nem que o frentista olhe a frente do carro, expressão usada pelos frentistas
O carro quente em funcionamento, é óbvio que o óleo. vai subir, e se você puxar na vareta vai dar baixo. Por isso que frentista sempre pergunta, porque o negócio deles é vender.
Cada carro tbm tem um fluido de arrefecimento específico, e dependendo da mistura, eles podem reagir entre si e literalmente corroer seu cabeçote e talvez até às galerias de água do teu motor. Posto de combustível é pra abastecer.
Meu carro Vai 3,5 lts de óleo no cárter, eu sempre pego o meio litro que sobrou. Quando da ali uns 3 mil km, meu carro baixa em média uns meio litro, então completo e rodo até os 5 mil km, e já faço a troca.
Eu mesmo verifico o nivel ,de manha antes de ligar o motor.
O correto é funcionar o motor e desligar e esperar uns 5 minutos e verificar o nível.
Valeu , fique com Deus também👍
Obrigado pela aula! 👍👏👏
Show Douglas
Da para retificar o motor mais de a vez ou já começa a perder muito a durabilidade?
@louisjackful
Respondendo à sua pergunta:
Depende da construção do bloco do motor !
Alguns motores senão a maioria, permitem trocar as camisas (não sei o nome que lhe dão no Brasil) onde os êmbolos sobem e descem na fase de trabalho do motor.
Ou seja essas peças podem ser facilmente removidas e colocadas outras novas no seu lugar.
Claro convém trocar também os anéis ou segmentos em redor dos êmbolos.
Neste caso o motor não irá alterar as suas propriedades de construção de fábrica.
Outro caso bem diferente é o caso de outros motores os quais quando há desgaste, perda de compressão e ou consumo de óleo exagerado, significa que tem de ser desmontados e substituídos os segmentos ou anéis dos êmbolos mas também têm de ser rectificadas as paredes dos cilindros.
Neste caso o bloco do motor ao ser rectificado (há várias fases no processo) vai aumentar a sua capacidade cúbica ou seja a sua cilindrada.
Ao ser desbastado material do bloco toda a estrutura do mesmo já sofre alterações, as quais podem ser previstas logo no seu fabrico!!
As paredes dos cilindros ficam mais finas, por isso o aumento de cilindrada.
No geral os blocos de motores só suportam uma rectificação, mas há excepções!!!
Por esse motivo os blocos mais modernos utilizam as camisas, peças metálicas removíveis á volta dos êmbolos!!
Mas mais preocupante nos motores actuais não é propriamente o desgaste dos cilindros (camisas e segmentos) mas sim o desgaste ao nível da cambota (creio que lhe chamam vilebrequim) desculpe se não acertei na ortografia!
Pois hoje em dia as peças não são em bronze compacto mas sim de tiras de bronze ou ligas metálicas anti desgaste.
Se o óleo do motor não for de alta qualidade ou caso o proprietário utilize óleo long life e intervalos de troca de óleo superior a 20.000 Km, muito comum na Europa, essas peças podem sofrer um desgaste anormalmente prematuro e a reparação é onerosa.
Depende muito do fabricante mas é certo que hoje em dia os bens de consumo não são feitos para durarem tanto tempo e uso.
Por isso óleo 100 % sintético a cada 10.000 Km.
Mais uma vez cada proprietário é livre de optar pela muito boa ou suficiente manutenção do seu carro.
Carro meu frentista não coloca a mão pra olhar nem óleo,nem arrefecimento, é ponto final.
Nunca peço ao frentista para olhar o óleo. Eu mesmo olho pela manhã na garagem antes de ligar o carro.
eu tenho uma saveiro G5 ano 2013, o que eu mais tomo cuidado é com óleo, troco a cada 6 há 7 meses mas nem chega a 3 ou 4 mil km, eu ja tróco.
e coloco o original VW 5w/40
falando nisso, tenho uma duvida, neste ano da minha saveiro 2013, eu sei que,o fabricante éra a castrol mas embalagem VW, hoje é a shell,nao tem problema de usar este óleo(por ser marca diferente)?
Não tem problema, pode usar sim
Primeiro carrinho tive ETA gol 94 1.6 fui viajar aí cara do posto ficou no pé pra completar oleo , 10 km depois as mangueirass estouraram por excesso me ferrei no 12
Opa boa tchê, porque o meu carro está com vazamento não é outro problema
Minha maior dúvida é saber a quantidade que se deve completar, por exemplo quando tiver no meio da marcação em um carro que suporta 4 L devo colocar meio litro e quando tiver no mínimo 1L?
Boa noite meu amigo .
Sou seu seguidor e fa.
Você pode me falar se eu posso usar wd-40 na minha tomada do módulo do ABS da minha spin 2017/18.
Me chamo Luiz Henrique
Sou taxista do rio de janeiro
Desde já agradeço
pode sim, wd40 ou limpa contato
Bom dia . Muito obrigado
Minha opinião.
Nível do óleo deve sim, está no máximo, pois significa uma linha de lubrificação. Menos óleo, menor a linha de lubrificação.
Manual diz a quantidade certa, e te garanto que não é na metade da vareta.
Abraço.
Belo comentario Clebio.
No meu opala os frentistas custam a achar a tampa do tanque de gasolina, ainda mais olhar nível de óleo!🤭 Sai fora! Esses caras conhecem nada não!
Nunca deixo o frentista verificar e completar o nível. O cara quer medir a viscosidade no dedo. Outro perigo é a água. Coloca agua da torneira e enche o reservatório de expansão até jogar água fora.
Bom dia, troquei o óleo do meu grande Siena e há uns três meses e toda vez que confiro o nível a vareta não atinge o óleo esquisito isso, e o carro não queima óleo nem tem vazamento😢😢
Ahh, parece que o óleo se esconde RS ou a vareta é curta 😮
SR Douglas cheguei agora mais um escrito , muito prazer de assistir seus vidios embora tenho duvida..se vc estiver crize financeira para subistituir as devidas peças ,aquelas q ainda tem um pouco km de ser util ate vc tiver em condiçao de ativos. N o caso das velas, se vc tivesse calibrado e colocado no teste ,pergunto...as centelhas teriam melhoradas FORTE ABRÇ , AGUARDO CONTCT