Fiz login no YT só pra expressar meus sentimentos de Gratidão ao Universo por ter encontrado o seu canal e, por consequência, ter aprendido com uma aula brilhante, didática e assertiva como a sua, mestre Quintino. Que Deus lhe retribua com muita saúde e bênçãos! Gratidão! 💙
@@leticiaprates2565 Oi, Letícia. Agora que você falou, eu fui ver a que mensagem se referia. Confesso que não sei como aconteceu. O cérebro nos prega cada peça. E um dos cuidados que tenho é conferir o nome na resposta. Bons estudos para você também!
Eu sempre tive dúvidas sobre o que fazer com o produto caso a depreciação chegasse a zero, e esse vídeo me mostrou e tirou minha dúvida, que didática fantástica. Muita saúde e prosperidade.
Oi, Lucas! Grato pela visita! Fico feliz com seu entendimento. Mas este lance do valor residual ė simples. Se não tiver valor residual, deprecia tudo. Se tiver valor residual, deprecia só a diferença. Bons estudos sucesso!
Mais um inscrito! Que didática sensacional! Aprendi em poucos minutos o que outros professores levaram horas a fio pra explicar e muitas vezes confundir a nossa cabeça. PARABÉNS!!!
Oi, Júlia! Grato pela visita e pelo comentário! Tem este vídeo modernizado sobre este assunto: ua-cam.com/video/125pMbQbvHc/v-deo.htmlsi=Kmg9tU48DLAX4rm6. Pode ser útil! Bons estudos e sucesso!!
Olá, Bianca! Grato pela visit e pelo comentário! Fiz um vídeo modernizado deste assunto. Está em ua-cam.com/video/Bw11XWcbZ74/v-deo.html. Pode ser útil. Bons estudos e sucesso!!
É disso que a Contabilidade precisa, simplicidade, objetividade... É muito termo desnecessário que só atrapalha o raciocínio. Professor sensacional. Muito obrigada!
Minha nossaaa!! Cai de cara nesse vídeo e me deparei com essa aula incrível. Realmente, aprendi muito em poucos minutos. Muito obrigada, ganhou mais uma inscrita.
To amado suas aulas . Eu entendo melhor com o senhor do que com meu professor. Ele é ótimo mais eu encontro dificuldades em sua forma de explicação. Obrigada Deus abençoe 🙏
Como diria o ator José Wilker, " fenomenal" tive 3 horas de aula com uma prof. Fiscalista, solicitei caso prático, ele n fez, cingiu a teoria, e eu fiquei a saber o mesmo, em 11 minutos tirei todas as lacunas...Top...obrigado!
you prolly dont give a shit but does anybody know of a trick to get back into an Instagram account?? I was dumb lost the login password. I appreciate any tricks you can give me
Olá, Bartolomeu! Grato pela visita e pelo comentário! Fiz um vídeo modernizado deste assunto. Está em: ua-cam.com/video/Bw11XWcbZ74/v-deo.htmlsi=F-04FrjhhL9CCDdK. Pode ser útil. Sucesso!
Olá, Fátima! Grato pela visita e pelo comentário! Fiz um vídeo modernizado deste assunto. Está em ua-cam.com/video/Bw11XWcbZ74/v-deo.html. Pode ser útil. Bons estudos e sucesso!
Para decidir o valor residual, ou seja, o valor que se espera pela venda do ativo imobilizado. É necessário laudo? Ou a empresa pode determinar por quanto ela pretende vender
Oi, Núbia! Grato pela visita! Sim! A empresa faz um laudo com um profissional, que avalia as condições do ativo, o tempo de uso, o desgaste, as condições de funcionamento e também os preços de ativos usados semelhantes. Este laudo não precisa ser apresentado com as documentações contábeis. É mais um documento interno para que o valor residual não fique só no palpite. Mas se a empresa não quiser fazer um laudo, também pode, pois, como disse, é só um controle interno que fica registrado na ficha de controle do ativo. Depois dê um retorno sobre este entendimento.
Olá, Riquiz. Na declaração do IRPF não tem esta possibilidade de depreciar os bens ao longo do tempo. O valor fica sempre registrado pelo custo histórico.
Oi, Ricardo. Grato por sua visita. Vc deve observar os números de forma descrescente. Cada ano a depreciação vai diminuindo. A ideia é manter um equilíbrio entre os gastos de manutenção e a depreciação do imobilizado. Por exemplo: No primeiro ano, vc considera 20.000 de depreciação e nada de manutenção. (Carro novo, por exemplo. Não dá despesa) No segundo ano, anota menos de depreciação e alguma pequena manutenção. No último ano, considera quase nada de depreciação, mas, em compensação, o imobilizado (já bem mais velho) deu muita despesa. A depreciação, na verdade, não implica em desembolso, porém se a empresa for previdente, ela reserva o valor da depreciação para criar um fundo para renovar os equipamentos maís tarde. Voltando ao nosso método e ao vídeo, é como se vc separasse todo ano 20.000 para cuidar do carro. No primeiro ano, colocou 20.000 na poupança e não gastou nada com manutenção e conserto. No último ano, colocou menos na poupança, mas gastou muito com revisão, troca de pneu, martelinho etc. Bons estudos!!
Olá professor. Tudo bem? Eu tenho uma pequena empresa e não faço a menor idéia de como se faz a contabilidade. Gostaria de aprender para tomar melhores decisões. Não tenho interesse em substituir o contador. Apenas incomoda não ter nenhuma idéia de como funciona uma atividade tão importante para nós. Gostaria de vê um vídeo assim tão bem explicado para que eu pudesse ter um mínimo de domínio do assunto. Obrigado.
Oi, Dimas! Grato por sua visita!! Parabéns pelo seu interesse na comtabilidade. Como digo para meus alunos, a contabilidade é um importante instrumento para a tomada de decisão. Sem querer fazer propaganda, mas fazendo. Tenho um portal que disponibilizei até o momento três cursos: contabilidade básica, contabilidade intermediária e contabilidade de custos. Como os títulos dos cursos sugerem: - a contabilidade básica apresenta os primeiros passos da contabilidade, tratando do balanço patrimonial e da demonstração do resultado do exercício; - a contabilidade intermediária trata do controle de estoque, custo dos produtos vendidos, deduções da receita, dentre outros assuntos; e - a contabilidade de custos mostra o cálculo do custo dos produtos vendidos, a margem de lucro que cada produto oferece e contribui para o lucro, o ponto de equilíbrio, que indica quantos produtos devem ser vendidos para a empresa pagar todas as contas e começar a dar lucro no preíodo. O endereço é: www.professorquintino.com.br para o plano de cursos e depois www.professorquintino.com.br/ead para o portal de acesso aos cursos. Tenho a certeza que é um excelente adminstrador, pois começou a sentir a necessidade de conhecer a contabilidade para melhor dirigir seu negócio. Boa sorte e sucesso no seu empreeendimento!
Professor, bom dia! Em primeiro lugar agradecer pela excelente explicação. Muito fácil a compreensão. Fiquei com uma dúvida no método das somas dos anos. No exemplo o Sr. deu o resultado de 8 anos que dá 36. E em 10 anos por quê é 55 e não 45?
Bom dia professo Quintino! Grato pelo vídeo! Se uma empresa A compra um carro por um valor, o máximo que ele pode ser depreciado é 5 anos. Depois deste prazo, se ela vende para a empresa B, esta pode lançar depreciação por mais 5 anos novamente? Se a empresa A não vender o carro depois de 5 anos ela mantem inalterado o valor acumulado da depreciação dos 5 anos por tempo indeterminado, mesmo que fique com o carro por décadas?
professor, uma vez a empresa conseguindo abater o valor de depreciaçao no IR, nao seria o caso entao desse valor nao entrar no DRE como despesa? Ja que esse valor será abatido dos impostos?
Oi, Bruno. Grato pela visita. O valor da depreciação entra da DRE para poder reduzir o resultado do exercício e, com isto, reduzir os tributos sobre o lucro. O Imposto de renda e a CSLL (ambos incidindo sobre o lucro) serão calculados em função do lucro apresentado na DRE (lá nas últimas linhas da DRE, depois de tudo, inclusive da depreciação). O raciocínio normal é a depreciação fazer parte do custo do produto, se for a depreciação das máquinas de produção, ou nas despesas administrativas, se for dos equipamentos diversos da empresa. Muitas vezes o registro é feito todo ele nas despesas administrativas. De qualquer jeito é preciso respeitar o percentual máximo autorizado pela legislação. Detalhe: se a empresa for previdente, ela retira este valor da depreciação do caixa e alimenta um fundo para renovação dos equipamentos em data futura. Bons estudos!!
@@ProfessorQuintino obrigado professor pela resposta professor eu entendi. Então eu gosto de estudar os DFP das empresas listadas na bolsa, vejo que essas empresas não lançam a depreciação como despesas no DRE, na vdd elas informam a mesma no fluxo de caixa operacional, como saldo positivo. A logica nos diz que se um ativo imobilizado sofreu depreciação, a mesma deveria ser lançada como despesa no DRE, entretanto como esse valor pode ser abatido no IR, o correto seria lançar a mesma no DRE como saldo positivo e informar o valor do IR integralmente. O mesmo aconteceria com o Fluxo de Caixa, onde a depreciação entraria positiva e o valor integral do IR como debito pago. Complicado neh? rsrsrs
@@ursopolar7859 Acredito que se você consultar as demonstrações contábeis no próprio site da empresa, encontrará esta depreciação mais detalhada. Um detalhe importante é que a depreciação não irá interferir no fluxo de caixa, pois não há movimentação de dinheiro. A depreciação impacta o IR, porque diminui o valor do lucro. Na realidade, ela não diminui o tributo a ser pago, apenas a base de cálculo para multiplicação da alíquota.
@@ProfessorQuintino Agoraaaaa entendi professor "A depreciação impacta o IR, porque diminui o valor do lucro. Na realidade, ela não diminui o tributo a ser pago, apenas a base de cálculo para multiplicação da alíquota." Reduz a base de calculo e nao o valor final do tributo. Nossa brigadao mesmo, ganhou mais um inscrito/divulgador do seu trabalho
Professor, explicação excelente. Quando um ativo imobilizado sobre atualização da vida útil, o efeito deve ser calculado para o passado ou apenas do ano do laudo em diante, considerando o ativo liquido e nova vida útil?
Oi, Heloísa! Grato pela visita e pelo comentário! De o ativo sofre uma atualização e recebe outro tempo de vida util, a depreciação começa a contar depois dali. O passado não muda. Veja esse vídeo: ua-cam.com/video/FKpcL_BRYgQ/v-deo.htmlsi=PvdcTcJSiYuYPS3X pode ser lhe interesse. Bons estudos e sucesso!
Oi, Gilson! Grato pela visita! Estas depreciações obedecem a mesma sistemática., indpendente de ser ativo imobilizado, no caso de edifícios, ou mobilizados (máquinas, equipamentos, veículos, ferramentas). O que muda é o prazo autorizdo pelo governo quanto à depreciação. Os bens mobilizados possuem um prazo de depreciação menor. Agora, se a empresa perceben que qualquer bem está com sua depreciação comprometida, ela pode realizar um teste de recuperabilidade e acertar o prazo de depreciação para menor, se for o caso. Veja este link sobre este teste: ua-cam.com/video/FKpcL_BRYgQ/v-deo.html Depois dê um retorno sobre este entendimento. Sucesso!
Olá, Angelo! Grato pela visita! NBC TG e CPC são diferentes. O CPC é um documento emitido pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis, que é formado por várias entidades: CFC, IBRACON, APIMEC, ABRASCA, BOVESPA (atual B3) e FIPECAFI. Essas entidades se reúnem para conversar, discutir e criar os documentos que orientam a prática contábil das empresas. Esses pronunciamentos (CPCs) seguem as IFRS (International Financial Reporting Standards), criadas pelo IASB para unificar as práticas contábeis no mundo todo. Depois que o CPC é emitido, o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) pega essas orientações e transforma em normas que funcionam no Brasil. Essas normas são as NBC TG (Normas Brasileiras de Contabilidade - Técnicas Gerais), que detalham como fazer os registros contábeis no país, de forma padronizada. Resumindo: CPC: Criado pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis, serve para alinhar as normas brasileiras às IFRS. NBC TG: Feita pelo Conselho Federal de Contabilidade, formaliza e adapta as normas para o dia a dia contábil no Brasil. Em tempo IASB é um órgão internacional com doze membros altamente qualificados de todos os continentes para emitir as IFRS. Depois dê um retormo sobre este entendimento:
Oi, Gisele! Grato pela visita e pelo comentário! Estou fazendo os slides das aulas aos poucos. Vou colocar este como 1o da fila. Me dê dois dias e volte. Vou colocar o link na descrição. Até breve! Sucesso!!
Fiz login no YT só pra expressar meus sentimentos de Gratidão ao Universo por ter encontrado o seu canal e, por consequência, ter aprendido com uma aula brilhante, didática e assertiva como a sua, mestre Quintino. Que Deus lhe retribua com muita saúde e bênçãos! Gratidão! 💙
Oi, Cezar. Grato pela visita e pelas palavras. Deus lhe abençoe!! Bons estudos!
@@ProfessorQuintino professor, vc é um gênio!😲 Nunca pensaria em olhar o nome do colega de trás para frente 🤣
@@leticiaprates2565 Oi, Letícia. Agora que você falou, eu fui ver a que mensagem se referia. Confesso que não sei como aconteceu. O cérebro nos prega cada peça. E um dos cuidados que tenho é conferir o nome na resposta.
Bons estudos para você também!
Era só um professor desse, eu já tava feliz e inteligente. ..
Oi, Santos!
Grato pela visita e pelo comentário!
Sucesso!!
NOSSSA salvou demais, entendi nada das aulas da faculdade, e você em 11 min me ensinou tudo, obrigado
Oi, Nélio!
Grato pela visita!
Que bom que este vídeo contribuiu no seu entendimento do assunto!
Bons estudos e sucesso!
Top demais!!! Nada nesse mundo pagaria o tanto que você tem ajudando!
Oi, Michele!
Grato pela visits!
Fico feliz com deu comentário!
Bons estudos e sucesso!
O canal mais didático sobre os temas contábeis!
Valeu, Pedro. Grato pelas palavras.
Na faculdade já entendia mas a aula do senhor foi bem mais simplificada… meus parabéns, mais uma inscrita❤
Olá, Dulce!
Grato pela visita e pelo comentário!
Valeu pela inscrição! 😀
Sucesso!!
O Mestre Quintino é uma Benção de Deus na terra.
Aprendendo muito com esse ser iluminado. Deus te cubra de saúde e benção!
Olá, Dantas Neto! Grato pela visita e pelas palavras. Fiquei muito lisonjeado. Seja também muito abençoado.
Bons estudos!!
Eu sempre tive dúvidas sobre o que fazer com o produto caso a depreciação chegasse a zero, e esse vídeo me mostrou e tirou minha dúvida, que didática fantástica. Muita saúde e prosperidade.
Valeu, Wanderson!
Grato pela visita e pelo comentário!
Bons estudos e sucesso!!
Esse Professor é genial, explica como nunca vi na vida.
Valeu, Jonathan. Grato pelas palavras. Bons estudos!!
Não tem como não entender o assunto com essa didática! 👏👏👏
Olá, Andreia!
Grato pela visita e pelo comentário!
Sucesso!!
Finalmente achei o exemplo de depreciação sem valor residual!! Não fazia a mínima ideia de como resolver, muito obrigado mesmo
Oi, Lucas!
Grato pela visita!
Fico feliz com seu entendimento.
Mas este lance do valor residual ė simples. Se não tiver valor residual, deprecia tudo. Se tiver valor residual, deprecia só a diferença.
Bons estudos sucesso!
Que explicação espetacular, o senhor me salvou no trabalho da faculdade. Muito obg
Olá, Vanderson! Grato pela visita! Qua bom que pude ajudar. Depois, retorne contando do seu sucesso!! Bins estudos!
Mais um inscrito!
Que didática sensacional!
Aprendi em poucos minutos o que outros professores levaram horas a fio pra explicar e muitas vezes confundir a nossa cabeça.
PARABÉNS!!!
Oi, Neurislam! Grato pela visita, pelas palavras e pela sua inscrição.
Bons estudos!
Excelente, muito grata pelas informações, clareza, disposição e apresentações. Obrigada Lilian Perez
Oi, Lilian!
Grato pela visita e pelo comentário!
Sucesso!!
Mais um video salvador do professor Quintino. Muito obrigado pela excelente aula !!!!!!
Valeu, Edgard!
Grato pelo visita!
Sucesso!
45 aulas da faculdade resumidas em 11 minutos ❤️😅 obrigada por tudo❤️
Oi, Bia!
Grato pela visita!!
Sucesso!
Não aprendo mt com meu professor em sala... esse vídeo me salvou!!
Oi, Júlia!
Grato pela visita e pelo comentário!
Tem este vídeo modernizado sobre este assunto: ua-cam.com/video/125pMbQbvHc/v-deo.htmlsi=Kmg9tU48DLAX4rm6. Pode ser útil!
Bons estudos e sucesso!!
Finalmente achei alguém que sabe explicar 👏👏👏👏
Olá, Bianca!
Grato pela visit e pelo comentário!
Fiz um vídeo modernizado deste assunto. Está em ua-cam.com/video/Bw11XWcbZ74/v-deo.html. Pode ser útil.
Bons estudos e sucesso!!
É disso que a Contabilidade precisa, simplicidade, objetividade... É muito termo desnecessário que só atrapalha o raciocínio. Professor sensacional. Muito obrigada!
Oi, Camila!
Grato pela visita e pelo comentário!
Bons estudos e sucesso!
Achei sua metodologia show de bola! parabéns!
Oi, Michelhamu. Grato pela visita!!
Até eu formado em artes visuais compreendi perfeitamente.caiu o método dos dígitos dos anos, na prova da PF 2018.obrigado mestre!
Valeu, Ricardo!
Professor muito didático!!!!... Excelente!...
Valeu, Randy!
Grato pela visita e pelo comentário!
Sucesso!!
Uma explicação que torna tudo mais simples e perceptível!👌👏 Valeu imenso!
Olá, Vladmir AK!
Grato pela visita e pelo comentário!
Sucesso!!
Amei a musiquinha de fundo! deixou bem animado! as explicações simples e com muito carinho! valeu de coração!
Fiquei impressionado com sua capacidade argumentativa contábil, uma oportunidade tremenda de saber muito sobre Processos e Operações Contábeis.
Ola, Thales. Grato pelas palavras. Bons estudos!!
Que explicação clara! Parabéns e obrigada!
Olá, Célia!
Grato pela visita e pelo comentário!
Sucesso!!
Que aula espetacular, parabéns e muito obrigada por disponibilizar.
Oi, Lilian!
Grato pela visita e pelo comentário!
Bons estudos e sucesso!!
@@ProfessorQuintino obrigada 🙂
Muito bom 👏 Deus abençoe
Valeu!
Grato pela visita!
Sucesso!!
O senhor está salvando a minha prova da semana que vem!! Obrigaaada.
Grato pela visita. Boa prova!! Depois retorne para contar se foi bem. Com certeza irá.
Professor Quintino o senhor me salvou tanto que até voltei aqui!!! Fiz 95% da prova, muuuito obrigada!!! ♥️
@@amandamarques4798 Que bom!! Parabéns. Estava torcendo por uma boa prova e fiquei muito feliz com seu resultado. Grato pelo retorno.
Nossa, ai sim. Obrigado.
Olá, Ângelo!
Grato pela visita e pelo comentário!
Bons estudos e sucesso!
Muitíssimo bom. Obrigado professor!
Valeu, Edson!
Grato por suas vistas e comentários!!
Sucesso!!
Vídeo totalmente direto e bem explicado. Sensacional!!!
Muito show, obg pelo conteúdo de extrema qualidade e de fácil entendimento, isso é ser professor saber repassar aquilo que aprendeu.
Valeu, Adriana!
Grato pela visita e pelo comentário!
Bons estudos e sucesso!!
Excelente aula!!!
Oi, Clarissa!
Grato pela visita!
Bons estudos e sucesso!!
Adorei o vídeo! muito bem explicado e muito bem ilustrado!!! Excelente!
Oi, Natália!
Grato pela visita!
Bons estudos e sucesso!
Minha nossaaa!! Cai de cara nesse vídeo e me deparei com essa aula incrível. Realmente, aprendi muito em poucos minutos. Muito obrigada, ganhou mais uma inscrita.
Oi, Vanessa. Grato pela visita e pela inscrição. Suas palavras me motivam bastante. Bons estudos!!
Excelente explicação!!!
Valeu, José Fausto!
Grato pela visita!
Sucesso!
Ótimo vídeo, explicou muito bem👏👏👏👏👏
Olá, Yuri!
Grato pela visita e pelo comentário!
Sucesso!
que explicação incrível, parabéns
Olá, Wesley!
Grato pela visita e pelo comentário!
Bons estudos e sucesso!!
Muito boa essa explicação.
Oi, João Marcos!
Grato pela visita!
Bons estudos!!
Muito bem explicado, claro e dinâmico.
Valeu, Pedro. Grato pela visita.
Realmente muito a explicação 🎉
Valeu, Gagunhi!
Grato pela visita e pelo comentário!
Sucesso!
Ótimo aula!!
Valeu, Thaina. Grato pela visita. Bons estudos!!
Didática incríveeeeeel
Olá, Alef. Grato pela visita!! Bons estudos!
Rapaz vou assistir de novo top vídeo....
Valeu, Leonardo!
Grato pela visita!
Será sempre bem-vindo!
Bons estudos e sucesso!
Que aula incrível! O que parecia ser muito difícil para mim, tornou-se fácil. Obrigada!
Olá, Jessica. Grato pela visita. Que bom que ajudei. Bons estudos!!
To amado suas aulas . Eu entendo melhor com o senhor do que com meu professor. Ele é ótimo mais eu encontro dificuldades em sua forma de explicação. Obrigada Deus abençoe 🙏
Grato pela visita, Natasha! Bons estudos!
Meu Deus!!! Que video fodastico!!! Muito obrigado
Valeu, Fabrício! Grato pela visita!!!
muito obgdo pela aula!
Valeu, Castilho. Grato pela visita! Bons negócios a você.
Parabéns um jeito muito legal de ensinar fica até simples de entender.... muito obrigado!!
Parabéns pelo conteúdo.
Oi, Lucas!
Grato pela visita e pelo comentário!
Sucesso!!
Como diria o ator José Wilker, " fenomenal" tive 3 horas de aula com uma prof. Fiscalista, solicitei caso prático, ele n fez, cingiu a teoria, e eu fiquei a saber o mesmo, em 11 minutos tirei todas as lacunas...Top...obrigado!
Valeu, Zuleica!
Grato pela visita!
Bons estudos e sucesso!!
Explicação direta e clara. Muito boa!!!
Parabéns pela aula excelente! 👏
Obrigada!!!
Valeu, Juliana!
Grato pela visita!
Bons estudos!!
6 meses em 11 minutos, mto bom kkkkk
Olá, Fernando. Grato pela visita. Bins estudos!!
Muito bom msm 👏🏽😎
you prolly dont give a shit but does anybody know of a trick to get back into an Instagram account??
I was dumb lost the login password. I appreciate any tricks you can give me
@Justice Elias Instablaster =)
Mas 11min complexos kkkk achei que depreciação era bem mais básico. 😢
Excelente! Obrigada 😁
Oi, Natali!
Grato pela visita!
Sucesso!!
Você é o melhor, Deus te abençoe!
O que tava difícil, entendi rápido!!!!!
Valeu, Christian. Bons estudos!
Uau, perfeita explicação, que bom que descobri o seu canal, muito obrigada! Me ajudou muito
Olá, Gabriella! Grato pelas palavras. Bons estudos!!
Explicação Maravilhosa!!
Horas e horas de faculdade, para entender a matéria rapidamente em um vídeo, amei ❤
Olá, EE!
Grato pela visita!
Fico feliz com seu entendimento!
Bons estudos e sucesso!
ótima aula
Olá, Bartolomeu!
Grato pela visita e pelo comentário!
Fiz um vídeo modernizado deste assunto. Está em: ua-cam.com/video/Bw11XWcbZ74/v-deo.htmlsi=F-04FrjhhL9CCDdK. Pode ser útil.
Sucesso!
Gênio!
Valeu, Lord!
Grato pela visita e pelo comentário!
Sucesso!!
Excelente, professor! Thanks!!
OI, Je suis anonyme!
Grato pela visita! Bons estudos!
Muito bom, parabéns
Valeu, Marcelo. Grato pela visita. Bons estudos!!
Obrigado professsor
Olá, Daniel!
Grato pel visita e pelo comentário!
Sucesso!
Teu canal é sensacional, só assim pra eu aprender!! :)
Oi, Nayara!
Grato pela visita!
Bons estudos!!
ótimo conteudo. Mto bem explicado
Prof te encontrei 😊como sempre um excelente professor aula top.
Oi, Célia!
Que alegria receber sua visita!
Volte sempre!!
Sucesso!
Grande Mestre!
Que vídeo maravilhoso 👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾 Que aula, que didática, que benção 👏🏾👏🏾 Te parabenizo e agradeço. Sucesso! Inscrita ✅
Valeu, Jaque!
Grato pela visita e pela inscrição!
Bons estudos!
@@ProfessorQuintino Olha, um professor que responde 👏🏾👏🏾👏🏾
Muito bom os videos
Olá, Jovens de Sucesso!
Grato pela visita!!
Bons estudos e muito sucesso!!
Eu adoro seus vídeos
Muito obrigada, Professor Quintino, mea ajudou demais!
Muito bom professor.
Muito bem explicado!
Boa tarde 👏👏👏
Muito bom, professor.
Muito obrigado Professor 👏👏
Ajudou muito, obrigado.
PERFEITO
OI, Tiago!
Grato pela visita!
Bons estudos!
Gostei muito😂
Olá, Fátima!
Grato pela visita e pelo comentário!
Fiz um vídeo modernizado deste assunto. Está em ua-cam.com/video/Bw11XWcbZ74/v-deo.html. Pode ser útil.
Bons estudos e sucesso!
Sem enrolação ! Mt bem aplicado , onde aperta pra marcar o gostei umas 100 vezes
Oi, Samella!
100 vezes grato!
Valeu pela visita e pelo comentário!
Bons estudos e sucesso!
O professor, se salvou a pele de todos os EAD’s
Valeu, Bijuyamin!
Grato pela visita e pelo retorno!
Depois retorne, contando as boas notas.
Bons estudos e sucesso!
Eii!! Jesus te Ama Muito ❤️Ele não vai desistir de Você 🥰Volta Para Ele !!!RESTA POUCO TEMPO!❤️✝️
Muito bom!!
Salvou meu trabalho da faculdade
Ok, Douglas. Grato pela visita. Depois dê um retorno sobre seu resultado.
Bons estudos!
Mestre.
Que legal!
Para decidir o valor residual, ou seja, o valor que se espera pela venda do ativo imobilizado. É necessário laudo? Ou a empresa pode determinar por quanto ela pretende vender
Oi, Núbia!
Grato pela visita!
Sim! A empresa faz um laudo com um profissional, que avalia as condições do ativo, o tempo de uso, o desgaste, as condições de funcionamento e também os preços de ativos usados semelhantes.
Este laudo não precisa ser apresentado com as documentações contábeis. É mais um documento interno para que o valor residual não fique só no palpite.
Mas se a empresa não quiser fazer um laudo, também pode, pois, como disse, é só um controle interno que fica registrado na ficha de controle do ativo.
Depois dê um retorno sobre este entendimento.
Nos EUA as pessoas físicas podem usar a depreciação ao declarar imposto. Aqui no Brasil também é possivel?
Olá, Riquiz. Na declaração do IRPF não tem esta possibilidade de depreciar os bens ao longo do tempo. O valor fica sempre registrado pelo custo histórico.
Mestre,no método da soma dos dígitos dos anos, tenho que observar se é crescente ou decrescente?no seu exemplo é decrescente?
Oi, Ricardo.
Grato por sua visita. Vc deve observar os números de forma descrescente. Cada ano a depreciação vai diminuindo.
A ideia é manter um equilíbrio entre os gastos de manutenção e a depreciação do imobilizado.
Por exemplo:
No primeiro ano, vc considera 20.000 de depreciação e nada de manutenção. (Carro novo, por exemplo. Não dá despesa)
No segundo ano, anota menos de depreciação e alguma pequena manutenção.
No último ano, considera quase nada de depreciação, mas, em compensação, o imobilizado (já bem mais velho) deu muita despesa.
A depreciação, na verdade, não implica em desembolso, porém se a empresa for previdente, ela reserva o valor da depreciação para criar um fundo para renovar os equipamentos maís tarde.
Voltando ao nosso método e ao vídeo, é como se vc separasse todo ano 20.000 para cuidar do carro. No primeiro ano, colocou 20.000 na poupança e não gastou nada com manutenção e conserto. No último ano, colocou menos na poupança, mas gastou muito com revisão, troca de pneu, martelinho etc.
Bons estudos!!
Olá professor. Tudo bem?
Eu tenho uma pequena empresa e não faço a menor idéia de como se faz a contabilidade.
Gostaria de aprender para tomar melhores decisões.
Não tenho interesse em substituir o contador. Apenas incomoda não ter nenhuma idéia de como funciona uma atividade tão importante para nós.
Gostaria de vê um vídeo assim tão bem explicado para que eu pudesse ter um mínimo de domínio do assunto.
Obrigado.
Oi, Dimas!
Grato por sua visita!!
Parabéns pelo seu interesse na comtabilidade. Como digo para meus alunos, a contabilidade é um importante instrumento para a tomada de decisão.
Sem querer fazer propaganda, mas fazendo. Tenho um portal que disponibilizei até o momento três cursos: contabilidade básica, contabilidade intermediária e contabilidade de custos.
Como os títulos dos cursos sugerem:
- a contabilidade básica apresenta os primeiros passos da contabilidade, tratando do balanço patrimonial e da demonstração do resultado do exercício;
- a contabilidade intermediária trata do controle de estoque, custo dos produtos vendidos, deduções da receita, dentre outros assuntos; e
- a contabilidade de custos mostra o cálculo do custo dos produtos vendidos, a margem de lucro que cada produto oferece e contribui para o lucro, o ponto de equilíbrio, que indica quantos produtos devem ser vendidos para a empresa pagar todas as contas e começar a dar lucro no preíodo.
O endereço é: www.professorquintino.com.br para o plano de cursos e depois www.professorquintino.com.br/ead para o portal de acesso aos cursos.
Tenho a certeza que é um excelente adminstrador, pois começou a sentir a necessidade de conhecer a contabilidade para melhor dirigir seu negócio.
Boa sorte e sucesso no seu empreeendimento!
@@ProfessorQuintino já abri minha conta lá no seu portal.👍
Professor, bom dia! Em primeiro lugar agradecer pela excelente explicação. Muito fácil a compreensão. Fiquei com uma dúvida no método das somas dos anos.
No exemplo o Sr. deu o resultado de 8 anos que dá 36. E em 10 anos por quê é 55 e não 45?
OI, JUliana!
Grato pela visita!
Foi vacilo, mesmo. Vc está certa! O somatório é 55.
Valeu pelo retorno!
Sucesso!!
Bom dia professo Quintino! Grato pelo vídeo!
Se uma empresa A compra um carro por um valor, o máximo que ele pode ser depreciado é 5 anos. Depois deste prazo, se ela vende para a empresa B, esta pode lançar depreciação por mais 5 anos novamente?
Se a empresa A não vender o carro depois de 5 anos ela mantem inalterado o valor acumulado da depreciação dos 5 anos por tempo indeterminado, mesmo que fique com o carro por décadas?
professor, uma vez a empresa conseguindo abater o valor de depreciaçao no IR, nao seria o caso entao desse valor nao entrar no DRE como despesa? Ja que esse valor será abatido dos impostos?
Oi, Bruno. Grato pela visita.
O valor da depreciação entra da DRE para poder reduzir o resultado do exercício e, com isto, reduzir os tributos sobre o lucro.
O Imposto de renda e a CSLL (ambos incidindo sobre o lucro) serão calculados em função do lucro apresentado na DRE (lá nas últimas linhas da DRE, depois de tudo, inclusive da depreciação).
O raciocínio normal é a depreciação fazer parte do custo do produto, se for a depreciação das máquinas de produção, ou nas despesas administrativas, se for dos equipamentos diversos da empresa.
Muitas vezes o registro é feito todo ele nas despesas administrativas.
De qualquer jeito é preciso respeitar o percentual máximo autorizado pela legislação.
Detalhe: se a empresa for previdente, ela retira este valor da depreciação do caixa e alimenta um fundo para renovação dos equipamentos em data futura.
Bons estudos!!
@@ProfessorQuintino obrigado professor pela resposta professor eu entendi. Então eu gosto de estudar os DFP das empresas listadas na bolsa, vejo que essas empresas não lançam a depreciação como despesas no DRE, na vdd elas informam a mesma no fluxo de caixa operacional, como saldo positivo. A logica nos diz que se um ativo imobilizado sofreu depreciação, a mesma deveria ser lançada como despesa no DRE, entretanto como esse valor pode ser abatido no IR, o correto seria lançar a mesma no DRE como saldo positivo e informar o valor do IR integralmente. O mesmo aconteceria com o Fluxo de Caixa, onde a depreciação entraria positiva e o valor integral do IR como debito pago. Complicado neh? rsrsrs
@@ursopolar7859 Acredito que se você consultar as demonstrações contábeis no próprio site da empresa, encontrará esta depreciação mais detalhada.
Um detalhe importante é que a depreciação não irá interferir no fluxo de caixa, pois não há movimentação de dinheiro.
A depreciação impacta o IR, porque diminui o valor do lucro. Na realidade, ela não diminui o tributo a ser pago, apenas a base de cálculo para multiplicação da alíquota.
@@ProfessorQuintino Agoraaaaa entendi professor "A depreciação impacta o IR, porque diminui o valor do lucro. Na realidade, ela não diminui o tributo a ser pago, apenas a base de cálculo para multiplicação da alíquota." Reduz a base de calculo e nao o valor final do tributo. Nossa brigadao mesmo, ganhou mais um inscrito/divulgador do seu trabalho
@@ursopolar7859 Muito bom!! Fico muito feliz com seu entendimento. Bons estudos!!
Professor, explicação excelente. Quando um ativo imobilizado sobre atualização da vida útil, o efeito deve ser calculado para o passado ou apenas do ano do laudo em diante, considerando o ativo liquido e nova vida útil?
Oi, Heloísa!
Grato pela visita e pelo comentário!
De o ativo sofre uma atualização e recebe outro tempo de vida util, a depreciação começa a contar depois dali. O passado não muda.
Veja esse vídeo: ua-cam.com/video/FKpcL_BRYgQ/v-deo.htmlsi=PvdcTcJSiYuYPS3X pode ser lhe interesse.
Bons estudos e sucesso!
Tem algum vídeo falando sobre depreciação de mobilizado?
Oi, Gilson!
Grato pela visita!
Estas depreciações obedecem a mesma sistemática., indpendente de ser ativo imobilizado, no caso de edifícios, ou mobilizados (máquinas, equipamentos, veículos, ferramentas). O que muda é o prazo autorizdo pelo governo quanto à depreciação. Os bens mobilizados possuem um prazo de depreciação menor.
Agora, se a empresa perceben que qualquer bem está com sua depreciação comprometida, ela pode realizar um teste de recuperabilidade e acertar o prazo de depreciação para menor, se for o caso. Veja este link sobre este teste: ua-cam.com/video/FKpcL_BRYgQ/v-deo.html
Depois dê um retorno sobre este entendimento.
Sucesso!
Professor boa noite. O Senhor sabe explicar a diferença das nbc tg para cpc? tem diferença ou é a mesma coisa? Obrigado.
Olá, Angelo!
Grato pela visita!
NBC TG e CPC são diferentes.
O CPC é um documento emitido pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis, que é formado por várias entidades: CFC, IBRACON, APIMEC, ABRASCA, BOVESPA (atual B3) e FIPECAFI.
Essas entidades se reúnem para conversar, discutir e criar os documentos que orientam a prática contábil das empresas. Esses pronunciamentos (CPCs) seguem as IFRS (International Financial Reporting Standards), criadas pelo IASB para unificar as práticas contábeis no mundo todo.
Depois que o CPC é emitido, o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) pega essas orientações e transforma em normas que funcionam no Brasil. Essas normas são as NBC TG (Normas Brasileiras de Contabilidade - Técnicas Gerais), que detalham como fazer os registros contábeis no país, de forma padronizada.
Resumindo:
CPC: Criado pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis, serve para alinhar as normas brasileiras às IFRS.
NBC TG: Feita pelo Conselho Federal de Contabilidade, formaliza e adapta as normas para o dia a dia contábil no Brasil.
Em tempo
IASB é um órgão internacional com doze membros altamente qualificados de todos os continentes para emitir as IFRS.
Depois dê um retormo sobre este entendimento:
Professor esses mapas mentais são disponibilizados?? Sua aula é excelente. Meus parabéns!!
Oi, Gisele!
Grato pela visita e pelo comentário!
Estou fazendo os slides das aulas aos poucos. Vou colocar este como 1o da fila. Me dê dois dias e volte. Vou colocar o link na descrição.
Até breve!
Sucesso!!
Já acrescentei os slides do vídeo na descrição. Veja lá.