professor, o sr tem o dom de fazer uma coisa dificil, se torna tão fácil de compreender. sua didática é maravilhosa. melhor canal do youtube. obrigada por ser tao incrivel. o sr é o melhor professor que existe
sou enfermeiro concursado ha 7 anos e estou estudando contabilidade p concurso de auditor fiscal ha 2 meses, e contabilidade sem duvida é umas das disciplinas mais desafiadoras p mim da area da saude, mas os seus videos professor as coisas começam a se encaixar facilmente. muito obrigado pelo seus videos de otiiiiima qualidade cientifica e pedagogica. volto aqui qnd eu for aprovado p auditor
Oi,professor!! Estou aprendendo muito com o senhor,estou no primeiro ano da faculdade de Ciências Contábeis e suas aulas são de fundamental importância para o meu entendimento!!!Obrigado!!
Olá, CaminiOld. Grato pela visita e pelas palavras. Parabéns pelo curso. Percebo que é um ótimo aluno. Desejo muito sucesso no curso e depois na sua vida profissional.
@@ProfessorQuintino Obrigado!!Professor,o senhor teria alguns livros que o senhor recomenda para o primeiro ano de faculdade?eu estava querendo comprar um de balanços,RH,custos e orçamento....mas tenho dúvida de qual livro escolher..Assim como algum livro ou curso que o senhor conheça para ajudar no primeiro estágio em um escritório bem como a rotina diária dele...
@@caminiold5154 Olá, CaminiOld. Grato pelo retorno. Qualquer livro que você adquira (para iniciar sua coleção) será muito útil e trará muitas e importantes informações. Todos os autores são ótimos e apresentam a teoria e muitos exercícios. Os autores mais tradicionais e de referência na Contabilidade no Brasil são os professores Sérgio de Iudícibus, José Carlos Marion e Eliseu Martins. Bons estudos!!
Eu só gostaria de ser professor se fosse capaz de transmitir o conhecimento da mesma forma que vc faz, além de dominar as ferramentas. Muito agradecido 🎉🎉🎉
Parabéns pela didática! Estou penando pra compreender essa disciplina no curso! Deus abençoe a sua vida! Obrigada pela generosidade em compartilhar conhecimentos. Pena que a maioria dos professores não possuem habilidades pedagógicas como o senhor!
Oi, Alais! Grato pela visita e pelo comentário! Desejo muito sucesso no curso. Não hesite em tirar suas dúvidas e contar suas boas notas. Bons estudos!!
Professor , é incrível a qualidade dos seus vídeos 😁🙏👏 As letras perfeitas, os slides, desenhos e as figuras na forma que você disponibiliza os vídeos são fantásticos. Fora a sua didática que é sensacional tb. Obrigado e parabéns 👏👏👏
Caro Professor, gostei muito da sua aula. Obrigado, que Deus todo poderoso te abençoe. Minha Sugestão: fazer uma segunda aula sobre esse mesmo assunto incluindo as informações: emissão de novas ações, subscrição de ações, conversão de debêntures em ações (debêntures conversíveis em ações) e bonificações de ações. Incluir também a participação de não controladores (em outras companhias que a empresa não controla, mas tem participação minoritária. Além disso, incluir informações como recompra de ações de própria emissão sem cancelamento (ações que ficam na tesouraria), essas diminuem o patrimônio consolidado. Então Professor, faça um terceiro vídeo, como uma empresa poderia inflar o patrimônio líquido consolidado de forma artificial. Obrigado
Parabéns professor pela didática...Em, quando tu explica que reservas de capital são lucros não operacionais, trata -se de receitas não operacionais que aparecem na DRE?
Oi, Maria Helena! Grato pela visita! A reserva de capital foi dinheiro que entrou na empresa e não passou pela DRE, não foi decorrente de vendas, nem de ganhos com ações. Por exemplo, os sócios, em dado momento, resolveram entregar um dinheiro a mais para reforçar o caixa da empresa. Este aumento de caixa, não foi decorrente de vendas ou ganhos com investimentos, mas um aporte extra dos sócios. Daí, este aporte vai para reservas de capital e a contrapartida é o caixa Os valores que passam pelo resultado e geram lucro precisam pagar imposto, mas neste aporte dos sócios não é o caso, justamente por não ser decorrente das vendas. Mais tarde, em assembléia ou reunião de sócios, esta reserva de capital pode se tranformar em capital social, acertando o balanço parimonial. Bons estudos e sucesso!
Olá, H. Carvalho. Grato pela visita. O Capital subscrito entra no DMPL; aliás é o primeiro lançamento do Patrimônio Líquido (Capital Social, no valor do capital subscrito). Logo em seguida, você faz um lançamento de uma conta redutora do PL, chamada Capital a integralizar, no mesmo valor do capital social. D: Capital a integralizar ...... 100.000 C: Capital social ..................100.000 Depois, quando entrar algum capital integralizado no caixa: D: Caixa...................................70.000 C: Capital a integralizar......... 70.000 Observe que agora, no caixa tem 70.000, o PL é 70.000. E ainda faltam 30.000 a integralizar. Na medida que o capital vai sendo integralizado, o capital a integralizar vai diminuindo e o PL vai aumentando por tabela, até atingir, neste exemplo, o valor do capital social.
Professor, uma dúvida!! no caso de dividendos a distribuir que a contrapartida será lancada no balanço como dividendos a pagar, corrreto? mas no balanço do mesmo ano a se realizar o pagamento no ano seguinte ou no balanço do ano seguinte também? PS: ótimos vídeos, tenho assistido vários.
Oi, Greici! Grato pela visita! O dividendos a pagar fica lá nas obrigações até serem pagos. Nos anos seguintes, se tiverem mais dividendos e nada for pago. Esta conta vai aumentando. Se puder, veja este vídeo de uma live que fiz que falo de razonetes e, no final, apuro o resultado e coloco dividendos a pagar. ua-cam.com/video/EhZxh1bdOV4/v-deo.html Bons estudos e sucesso!
Oi, Leandro! Grato pela visita! O ganho com instrumentos financeiros compõe a DRE (como receita financeira) e, que última instância, aponta o resultado ou o lucro no período É este lucro no período, calculado na DRE, que é transportado para DMPL, no espaço de lucros e prejuízos acumulados!
Oi, Carmem. Grato pela visita. Os valores iniciais estariam na DMPL anterior. Imagine o seguinte: se eu fosse fazer um outro vídeo sobre o DMPL, aproveitaria o final deste vídeo para continuar. Seria minha situação inicial.
6:47 se não fosse prejuízo e sim lucro anterior, teria que fazer a soma do mesmo jeito para constituir reserva? Ou esse lucro meio que já teve sua destinação?
Oi, Carmem. Grato pela visita. Se no período anterior tivesse lucro, este lucro já teria sido destinado. Na coluna de lucros e prejuízos, só ficam os prejuízos. Os lucros são todos destinados. Na coluna, ficam apenas os prejuízos. Foi como acabou nossa resolução: coluna vazia. Nenhum lucro a somar no futuro. Só os novos lucros. Bons estudos.
Professor, é correto dizer que tudo que está na " reserva de incentivos fiscais" são subvenções que transitaram por resultado ? Ou seja, esse saldo representa tudo que a empresa já recebeu de incentivo fiscal até o momento ? Se não, qual a melhor forma de identificar quanto que a empresa recebe de incentivo fiscal por periodo ? Obrigado
Olá, Kallil! Grato pela visita! As subvenções podem ser reconhecidas no resultado do exercício da empresa, como receita, ou direto no PL como reserva de incentivos fiscais. SE são incluídas no resultado, são contabilizadas como lucro e seguem a política da empresa para utilização dos lucros. Por exemplo> uma empresa recebe uma subvenção de $ 100.000 para custear um invetimento em uma máquina. Esta subvenção é reconhecida como receita na DRE. Esta subvenção que transita pelo resultado é vinculada a um ativo que requer um investimento específico. Um subvenção pode, entretanto, ir direto para a reserva de incentivos fiscais como por exemplo> uma isençao tributária, crédito fiscal. Com esta subvenão recebida, a empres pode invstir em inivação, gerar empregos ou melhorar a sua competitividade. Neste caso, a contabilização seria: D: Valores a receber C: Reserva de incentivos fiscais Portanto, nem tudo que está na reserva de incentivos fiscais são subvenções que transitaram por resultado. Algumas subvenções, como as isenções tributárias ou créditos fiscais, são reconhecidas diretamente no patrimônio líquido e, portanto, não transitam pelo resultado.
Clarissimo, muito obrigado ! Então eu posso dizer que a reserva de incentivo fiscais é a melhor aproximação de valor que a empresa recebeu até o momento de subvenções ? independente se isso transitou ou não em resultado @@ProfessorQuintino
Oi, Bia! Grato pela visita! Vou aproveitar sua sugestão e fazer os slides. Assim que fizer, ponho o link em resposta a este seu comentário e na descrição do vídeo. Sucesso!
Só uma duvida em relação ao 50% dividendo! Esse dividendo de 50% é distribuido para todos os socios com suas participações no capital? Ou seja se a empresa tem 3 socios e a partiçao de cada um for: 20, 35 e 45% terá que ser distribuido nessa proporção correto?
Oi, Niraldo! Grato pela visita! Os dividendos são distribuídos proporcionalmente à quantidade de ações que cada sócio possui. A empresa calcula o valor a ser distribuído, divide este valor pela quantidade de ações. O resultado è o valor correspondente a cada ação. Você está certo! O sócio que possuir mais ações receberá maiores dividendos. Bons estudos.
Professor, se eu adicionar 100 mil reais no ativo fixo da empresa oriundo de um lançamento não reconhecido do ano passado, este movimento aumenta o meu patrimônio líquido? Pois no caso é uma receita a mais que eu posso vender para fechar a empresa, não?
Oi, Marcos! Grato pela visita! Sim. Vc está certo. Ao adicionar 100 mil no ativo, a contrapartida será o aumento do capital social da empresa, isro é, do patrimônio líquido. A fórmula básica da Contabilidade de é: Patrimônio líquido = Bens + Direitos - Obrigações. Quer dizer que se este valor que vc adicionou à empresa (bens) não provém de obrigações com terceiros então o PL aumentou. Este "lançamento não reconhecido" imagino que seja o próprio aumento do capital social, ou seja, um recurso oriundo dos sócios para adquirir ativos e melhorar o desempenho da empresa. Sucesso!
simples e objetivo .. muito bom .. MAS - acho que ele falou que a reserva de contigência seria 20% do L.L.E 148.600 = 29.720,00 e na aula ficou 25.750 não encontrei o calculo.. ? se alguem puder explicar agradeço ..... mais o conceito deu pra entender legal..
Olá, Fábio. Grato pela visita! O lucro líquido do exercício foi, realmente, 148.600. Só que antes de qualquer cálculo, vc abate o prejuízo dos anos anteriores. Abatendo o prejuízo fica 128.600. E então, 20% deste valor encontramos o 25.720. Sucesso!
Obrigado pelo vídeo, professor! A teoria é difícil, mas a realidade é mais ainda rs... Nao sou contador mas tenho apoiado a empresa em algumas análises. Percebi que muitas vezes o mais difícil nao é fazer, mas sim obter a informacao correta. Muita desinformacao, classificacoes erradas, coisas nao contabilizadas... tudo isso aparece uma hora no balanco.
Olá, Victor. Grato pela visita. Realmente, vc está certo. Quando se está organizando a documentação para informação e tomada de decisão, muitas vezes é necessário ficar garimpando dados para fechar um quadro completo. Felicidades na sua assessoria junto à empresa!
O Canal do Prof. Quintino deveria ser introduzido "oficialmente" nos cursos de Contábeis.
Oi, Kleyton!
Grato pela visita e pelo comentário!
Valeu!
Bons estudos e sucesso!!
professor, o sr tem o dom de fazer uma coisa dificil, se torna tão fácil de compreender. sua didática é maravilhosa. melhor canal do youtube. obrigada por ser tao incrivel. o sr é o melhor professor que existe
Oi, Jackeline!
Grato pela visita e pelo comentário!!
Vc, com certeza, é uma excelente aluna e terá muito sucesso!
Bons estudos!
sou enfermeiro concursado ha 7 anos e estou estudando contabilidade p concurso de auditor fiscal ha 2 meses, e contabilidade sem duvida é umas das disciplinas mais desafiadoras p mim da area da saude, mas os seus videos professor as coisas começam a se encaixar facilmente. muito obrigado pelo seus videos de otiiiiima qualidade cientifica e pedagogica. volto aqui qnd eu for aprovado p auditor
Olá, Rachilerson!
Grato pela visita e pelo gentil comentário!
Desejo muito sucesso a você!
Fico no aguardo da notícia da sua aprovação!
Bons estudos!!
Professor, o senhor é sensacional. Obrigada por transmitir seus ensinamentos.
Oi, Marlize!
Grato pela visita e pelo gentil comentário!
Bons estudos e sucesso!!
Sem dúvidas, é a melhor página educativa sobre Contabilidade. Adoro os vídeos, o senhor tem uma didática incrível! Inspirador!!
Oi, Michelle!
Grato pela visita e pelas palavras!
Bons estudos e sucesso!
Oi,professor!! Estou aprendendo muito com o senhor,estou no primeiro ano da faculdade de Ciências Contábeis e suas aulas são de fundamental importância para o meu entendimento!!!Obrigado!!
Olá, CaminiOld. Grato pela visita e pelas palavras. Parabéns pelo curso. Percebo que é um ótimo aluno. Desejo muito sucesso no curso e depois na sua vida profissional.
@@ProfessorQuintino Obrigado!!Professor,o senhor teria alguns livros que o senhor recomenda para o primeiro ano de faculdade?eu estava querendo comprar um de balanços,RH,custos e orçamento....mas tenho dúvida de qual livro escolher..Assim como algum livro ou curso que o senhor conheça para ajudar no primeiro estágio em um escritório bem como a rotina diária dele...
@@caminiold5154 Olá, CaminiOld. Grato pelo retorno. Qualquer livro que você adquira (para iniciar sua coleção) será muito útil e trará muitas e importantes informações.
Todos os autores são ótimos e apresentam a teoria e muitos exercícios. Os autores mais tradicionais e de referência na Contabilidade no Brasil são os professores Sérgio de Iudícibus, José Carlos Marion e Eliseu Martins.
Bons estudos!!
Muito bom Professor!! Essa animação para a explicação é muito didática e prática para quem assisti!! Obrigado!!!
Valeu, Jair!
Grato pela visita e pelo comentário!
Sucesso!
Melhores explicações do universo, queria esse professor pra mim! Perfeito!
Olá, Letícia! Grato pela visita e pelas palavras. Bons estudos!!
Continue professor. Continue! Excelência profissional.
Valeu, Kleyton. Grato pelas palavras.
Mestre! Excelente aula!
Olá. Elidio!
Grato pela visita e pelo comentário!
Valeu pela inscrição no Clube de Membros!
Grande abraço e sucesso!!
Explicação perfeita!! parabéns pelo trabalho.
Oi, Tattiany!
Grato pela visita e pelas palavras!
Parabéns pelos vídeos excelentes. Admiro sua capacidade de explicar de forma fácil.
Olá. Thiago!
Grato pela visita e pelo comentário!
Sucesso!!
Fantástico.... Repostando nos grupos de estudos para ajudar no alcance do canal!
Valeu, Adrian! Grato pela força, futuro PF!!
Nossa! Que explicação bem elaborada e, ao mesmo tempo, facilitadora! Obrigada pela gentileza de compartilhar esta belíssima aula!😍
Oi, Izabel!
Grato pela visita e pelo comentário!
Sucesso!
Eu só gostaria de ser professor se fosse capaz de transmitir o conhecimento da mesma forma que vc faz, além de dominar as ferramentas.
Muito agradecido 🎉🎉🎉
Valeu, Charles!
Grato pela visita e pelo gentil comentário!
Sucesso!!
Aula maravilhosa, descomplicou o que eu achava complicado. Obrigada professor !
Valeu. Elisiane!
Grato pela visita e pelo comentário!
Bons estudos e sucesso!!
Queria deixar meus agradecimentos, foi uma explicação tão sucinta, porém consegui finalmente entender a DMPL.
Valeu, Luan!
Grato pela visita!
Fico feliz com seu entendimento.
Bons estudos e sucesso!!
Professor, faz um vídeo sobre DLPA, pfvv!!! Vc é ótimo!
Esse professor simplesmente é melhor !! Sensacional , com uma didática fantastica!
Olá, Elton!
Grato pela visita e pelo comentário!
Sucesso!!
Sensacional assisto todas as aulas ,a explicações são claras objetivas e de fácil entendimento
Valeu, Leonardo!
Grato pela visita e pelo gentil comentário!
Abraço!
Sucesso!
Professor Quintino é o melhor!!!!!!
Valeu, Emanuel! Grato pela visita! Muito sucesso para vc!!
Fantástica essa metodologia...👏👏👏👏👏
Olá, Natércia!
Grato pela visita e pelo comentário!
Sucesso!!
Essa animação deveria ser introduzida nos cursos contábeis. Obrigada pela aula, professor.
Oi, Vanessa!
Grato pela vista e pelo comentário!
Bons estudos e sucesso!!
Mutio obrigado pela ótima aula, Professor Quintino! Muito esclarecedora! Muito sucesso no seu canal!!!
Olá, Risley!
Grato pela visita e pelo comentário!
Sucesso!!
Conteúdo ótimo! Obrigada por ser tão claro e por toda ajuda!!
OI, Anna Cláudia!
Grato pela visita e pelo comentário!
Bons estudos e sucesso!
Caraca que explicação perfeita, parabéns professor.
Valeu, Nadson!
Grato pela visita e pelo comantário!
Sucesso!
Meus parabéns, professor!! Muito bem explicado!
Olá, Henrique!
Grato pela visita e pelo comentário!
Sucesso!!
Vim pela DMPL e ganhei o brinde da DLPA!!! Muito obrigada!!!
Oi, Priscilla!
Grato pelas visitas!
Que bom! Realmente a DLPA passou a integrar a DMPL.
Valeu!
Sucesso!!
🥰muito obrigada por essa aula maravilhosa
Valeu, Regiane!
Grato pela visita!!
Bons estudos e sucesso!
@@ProfessorQuintino nossa professor você não tem noção do quanto sua aula ajuda e esclarece os contéudos. Muito grata
Show!
Perfeito a explicação
Oi, Everton!
Grato pela visita e pelo comentário!
Sucesso!
Bela explicação professor 👏
Oi, Giuline!
Grato pela visita e pelo comentário!
Feliz 2023!!
Muito obrigado, professor. O senhor explica muito bem.
Valeu, Jim!
Grato pela visita e opelo comentário!
Sucesso!
O senhor tem uma didática boa.
Olá, Pedro!
Grato pela visita e pelo comentário!
Bons estudos e sucesso!
Aula excelente...Só assim para eu conseguir compreender.
Oi, Matheus!
Grato pelas palavras!
Fico feliz com seu entendimento.
Bons estudos e sucesso!!
Que aula top 🎉🎉🎉🎉🎉
Oi, Ellen!
Grato pela visita e pelo comentário!
Bons estudos e sucesso!
Vídeo muito bom, esclareceu muita coisa !!!
Valeu, Francisco!
Grato pela visita!
Sucesso!!
Aula maravilhosa
Olá. Elizethe!
Grato pela visita e pelo comentário!
Sucesso!!
Trabalho impecável, parabéns!!
Valeu, Zaelyson!
Grato pela visita e pelo gentil comentário!
Sucesso!!
Obrigada, professor, ajudou muito!
Oi, Gisele!
Grato pela visita!
Fico feliz por ter ajudado!
Sucesso!!
seu canal salva os graduandos em contábeis
Oi, Gisely!
Grato pela visita e pelo comentário!
Bons estudos e sucesso!!
Simplesmente fantástico, me ajudou muito.. Parabéns professor
Valeu, Caio. Grato pela visita!! Bons estudos!
Parabéns pela didática! Estou penando pra compreender essa disciplina no curso! Deus abençoe a sua vida! Obrigada pela generosidade em compartilhar conhecimentos. Pena que a maioria dos professores não possuem habilidades pedagógicas como o senhor!
Oi, Alais!
Grato pela visita e pelo comentário!
Desejo muito sucesso no curso. Não hesite em tirar suas dúvidas e contar suas boas notas.
Bons estudos!!
Parabéns professor pelas suas aulas. Muito boas....
Valeu, Ezequiel! Grato pela visita.
Professor , é incrível a qualidade dos seus vídeos 😁🙏👏
As letras perfeitas, os slides, desenhos e as figuras na forma que você disponibiliza os vídeos são fantásticos.
Fora a sua didática que é sensacional tb.
Obrigado e parabéns 👏👏👏
Oi, Reinaldo. Grato pela visita e pelas palavras. Fico muito agradecido com seu reconhecimento.
@@ProfessorQuintino aliás, ganhou mais um inscrito !
Você é o cara, são maravilhosos os vídeos. Da pra aprender demais
Valeu, Natália!
Grato pela visita e pelo comentário!
Sucesso!
Aula e didática sensacionais, parabéns e obrigado.
Olá, Welker! Grato pela visita e pelo comentário!
Sucesso!
A maneira como esse vídeo foi construída é muito boa. Incrível msm.
Oi, Plínio!
Grato pela visita e pelo comentário!
Valeu!!
Bons estudos e sucesso!!
prof. você é o melhor
Valeu, Helton!
Grato pela visita e pelo comentário!
Sucesso!
Ótima aula e didática, professor!
Valeu, Luiz Gustavo!
Grato pela visita e pelo comentário!
Sucesso!!
Professor vc é muito bom. ❤
Olá, Contabilites!
Grato pela visita e pelo muito gentil comentário!
Sucesso!!
Só amo esses vídeos ❤❤❤❤
Valeu, Gleide!
Grato por todas as visitas e comentários!
Sempre em frente no curso!!
nossa! Perfeito! Ganhou uma seguidora❤
Valeu, Gabriela!
Grato pela visita e pela inscrição!
Bons estudos e sucesso!!
Muito bom, super didatico..
Oi, Cleber!
Grato pela visita!
Bons estudos e sucesso!!
Muito obgd pela aula, muito boa
Oi, Antônio!
Grato pela visita e pelas palavras!
Sucesso!
Nossa amei essa aula
Oi, Keyla!
Grato pela visita e pelo comentário!
Bons estudos e sucesso!!
Obrigado professor!
Valeu, André!
Grato pela visita!
Sucesso!
Mantendo o padrão de qualidade sem par aqui no youtube, parabéns, Professor!
Valeu, Cleidson! Grato pelas palavras!!
Excelente professor.. obrigada
Valeu, Claudia. Grato pelas visitas e pelas palavras.
Olá Prof , gostei muito da didática da explicação .
Valeu, Letícia! Grato pela visita.
Exelente Vídeo professor, estou no quarto período de contábeis e sou salva por este canal desde o primeiro, obrigada pelas aulas :V
Oi, Eliane!
Grato pela visita!
Que legal seu comentário!
Retorne outras vezes, contando suas boas notas!
Bons estudos e sucesso!
Excelente, uma verdadeira obra de arte. Parabéns e muito obrigada professor Quintino.
Oi, Fabiana!
Grato pela visita!
Bons estudos e sucesso!
Nossa amei o estilo de vídeo e explicação da disciplina, clareou muito aqui! Poderia gravar um video de DLPA? Seria esclarecedor 😁
Oi, Carolina!
Grato pela visita e pela sugestão!
Bons estudos!
Aula ótima ! o video com animações e desenhos ajudam muito na compreensão . Parabéns
Valeu, João Vitor!!
Ótima explicação
Oi, Beatriz!
Grato pela visita e pelo comentário!
Sucesso!!
Muito bom, parabéns pela didática
Olá, Patrick! Grato pela visita!!
Que aula incrível, professor!
Valeu, Maciel!
Grato pela visita!
Sucesso!!
Oi estou aprendendo muito estou no ótimo ano de contabilidade
Oi, Iracy!
Grato pela visita!
Parabéns pela escolha do curso!
Felicidades no prosseguimento da carreira!!
Que vídeo incrível. Explicação maravilhosa.
Oi, Thaiane!
Grato pela visita!
Bons estudos e sucesso!!
Ótima aula professor!!
Grato, Bianka! Bons estudos!!
Fera demais!
Oi, João Gabriel! Grato pela visita!!
Vc, com certeza, é fera nos estudos!!
Sucesso!
Caro Professor, gostei muito da sua aula. Obrigado, que Deus todo poderoso te abençoe. Minha Sugestão: fazer uma segunda aula sobre esse mesmo assunto incluindo as informações: emissão de novas ações, subscrição de ações, conversão de debêntures em ações (debêntures conversíveis em ações) e bonificações de ações. Incluir também a participação de não controladores (em outras companhias que a empresa não controla, mas tem participação minoritária. Além disso, incluir informações como recompra de ações de própria emissão sem cancelamento (ações que ficam na tesouraria), essas diminuem o patrimônio consolidado. Então Professor, faça um terceiro vídeo, como uma empresa poderia inflar o patrimônio líquido consolidado de forma artificial.
Obrigado
Oi, Sérgio!
Grato pela visita!
Anotei suas sugestões. São otimas!
Grande abraço e sucesso!
Muito bom! Obrigada professor 👏👏👏
Oi, Simone!
Grato pela visita!
Bons estudos e sucesso!
Que aula maravilhosa. Me ajudou demais. Obrigada professor, já estou seguindo!
Oi, Jaqueline!
Grato pela visita e pela inscrição!
Bons estudos e sucesso!
Muito bom mesmo.
Oi, Fabiano!
Grato pela visita!
Bons estudos e sucesso!
Muito bom!!!!! ótima aula.
Valeu, Fazenda!! Nota dez para você. Grato pela visita!!
Bem demais 😊
Valeu, Daniel!
Grato pela visita e pelo comentário!
Sucesso!!
Perfeito! De fácil entendimento.
Valeu, Sérgio. Grato pela visita.
Vídeo maravilhoso, mil vezes melhor que o material da faculdade KKKKK
Oi, Pedro Victor!
Grato pela visita e pelo comentário!
Sucesso no seu curso!
Melhor impossível
Olá, Osmar!
Grato pela visita e pelo comentário!
Sucesso!!
SENSACIONAL!
Valeu, Ana!! Grato pela visita e pelas palavras.
Muito bom
Olá, Haroldo!
Grato pela visita!
Sucesso!!
Amei!
Oi, Marlene. Grato pela visita.
Brabo!
Valeu, Seal us!
Grato pela visita!
Sucesso!!
muito bom!
Valeu, Erlany. Grato pela visita!!
Sensacional! Deixa professores de cursinho para concurso no chinelo!
Olá, Rodrigo!
Grato pela visita e pelo comentário!
Sucesso!
Parabéns professor pela didática...Em, quando tu explica que reservas de capital são lucros não operacionais, trata -se de receitas não operacionais que aparecem na DRE?
Oi, Maria Helena!
Grato pela visita!
A reserva de capital foi dinheiro que entrou na empresa e não passou pela DRE, não foi decorrente de vendas, nem de ganhos com ações.
Por exemplo, os sócios, em dado momento, resolveram entregar um dinheiro a mais para reforçar o caixa da empresa. Este aumento de caixa, não foi decorrente de vendas ou ganhos com investimentos, mas um aporte extra dos sócios. Daí, este aporte vai para reservas de capital e a contrapartida é o caixa
Os valores que passam pelo resultado e geram lucro precisam pagar imposto, mas neste aporte dos sócios não é o caso, justamente por não ser decorrente das vendas.
Mais tarde, em assembléia ou reunião de sócios, esta reserva de capital pode se tranformar em capital social, acertando o balanço parimonial.
Bons estudos e sucesso!
Top!
Valeu, Atirador 31!
Grato pela visita!
Sucesso!
Ola, excelente video
Gostaria de saber se o Capital Subscrito entre na DMPL ou apenas os valores integralizados?
Olá, H. Carvalho. Grato pela visita.
O Capital subscrito entra no DMPL; aliás é o primeiro lançamento do Patrimônio Líquido (Capital Social, no valor do capital subscrito).
Logo em seguida, você faz um lançamento de uma conta redutora do PL, chamada Capital a integralizar, no mesmo valor do capital social.
D: Capital a integralizar ...... 100.000
C: Capital social ..................100.000
Depois, quando entrar algum capital integralizado no caixa:
D: Caixa...................................70.000
C: Capital a integralizar......... 70.000
Observe que agora, no caixa tem 70.000, o PL é 70.000. E ainda faltam 30.000 a integralizar.
Na medida que o capital vai sendo integralizado, o capital a integralizar vai diminuindo e o PL vai aumentando por tabela, até atingir, neste exemplo, o valor do capital social.
Professor, uma dúvida!! no caso de dividendos a distribuir que a contrapartida será lancada no balanço como dividendos a pagar, corrreto? mas no balanço do mesmo ano a se realizar o pagamento no ano seguinte ou no balanço do ano seguinte também?
PS: ótimos vídeos, tenho assistido vários.
Oi, Greici!
Grato pela visita!
O dividendos a pagar fica lá nas obrigações até serem pagos. Nos anos seguintes, se tiverem mais dividendos e nada for pago. Esta conta vai aumentando.
Se puder, veja este vídeo de uma live que fiz que falo de razonetes e, no final, apuro o resultado e coloco dividendos a pagar.
ua-cam.com/video/EhZxh1bdOV4/v-deo.html
Bons estudos e sucesso!
A DMPL também evidencias outras contas como GANHO EM INTRUMENTO FINANCEIRO.
Oi, Leandro!
Grato pela visita!
O ganho com instrumentos financeiros compõe a DRE (como receita financeira) e, que última instância, aponta o resultado ou o lucro no período É este lucro no período, calculado na DRE, que é transportado para DMPL, no espaço de lucros e prejuízos acumulados!
Excelente aula professor, obrigada.
Onde eu acho os valores iniciais? Na dre do exércicio anterior ?
Oi, Carmem. Grato pela visita. Os valores iniciais estariam na DMPL anterior.
Imagine o seguinte: se eu fosse fazer um outro vídeo sobre o DMPL, aproveitaria o final deste vídeo para continuar. Seria minha situação inicial.
@@ProfessorQuintino entendi, obrigada professor
boa noite, professor. gostaria de saber da onde saiu esse lucro liquido de 148.600. no minuto 5:10
Oi, Felipe!
Grato pela visita!
O lucro foi um número qualquer apenas para começar as contas.
Depois dê um retorno sobre este entendimento!
Sucesso!!
@@ProfessorQuintino tudo ficou claro agora kkkk. muito obrigado!!!
6:47 se não fosse prejuízo e sim lucro anterior, teria que fazer a soma do mesmo jeito para constituir reserva? Ou esse lucro meio que já teve sua destinação?
Oi, Carmem. Grato pela visita. Se no período anterior tivesse lucro, este lucro já teria sido destinado. Na coluna de lucros e prejuízos, só ficam os prejuízos. Os lucros são todos destinados.
Na coluna, ficam apenas os prejuízos. Foi como acabou nossa resolução: coluna vazia. Nenhum lucro a somar no futuro. Só os novos lucros.
Bons estudos.
@@ProfessorQuintino obrigada ☺️
Professor, é correto dizer que tudo que está na " reserva de incentivos fiscais" são subvenções que transitaram por resultado ? Ou seja, esse saldo representa tudo que a empresa já recebeu de incentivo fiscal até o momento ? Se não, qual a melhor forma de identificar quanto que a empresa recebe de incentivo fiscal por periodo ? Obrigado
Olá, Kallil!
Grato pela visita!
As subvenções podem ser reconhecidas no resultado do exercício da empresa, como receita, ou direto no PL como reserva de incentivos fiscais. SE são incluídas no resultado, são contabilizadas como lucro e seguem a política da empresa para utilização dos lucros.
Por exemplo> uma empresa recebe uma subvenção de $ 100.000 para custear um invetimento em uma máquina. Esta subvenção é reconhecida como receita na DRE. Esta subvenção que transita pelo resultado é vinculada a um ativo que requer um investimento específico.
Um subvenção pode, entretanto, ir direto para a reserva de incentivos fiscais como por exemplo> uma isençao tributária, crédito fiscal. Com esta subvenão recebida, a empres pode invstir em inivação, gerar empregos ou melhorar a sua competitividade.
Neste caso, a contabilização seria:
D: Valores a receber
C: Reserva de incentivos fiscais
Portanto, nem tudo que está na reserva de incentivos fiscais são subvenções que transitaram por resultado. Algumas subvenções, como as isenções tributárias ou créditos fiscais, são reconhecidas diretamente no patrimônio líquido e, portanto, não transitam pelo resultado.
Clarissimo, muito obrigado ! Então eu posso dizer que a reserva de incentivo fiscais é a melhor aproximação de valor que a empresa recebeu até o momento de subvenções ? independente se isso transitou ou não em resultado @@ProfessorQuintino
@@kallilferreira4377 Oi, Kallil!
È isto. VC tem razão.
Boa explica, mas faltou os lançamentos contabil, pq boiei.
Oi, Wilnick!
Grato pela visita!
Vou acrescentar estes lançamentos!
Valeu pelo retorno e bons estudos!
TEM A POSSIBILIDADE DE TER PDF ???
Oi, Bia!
Grato pela visita!
Vou aproveitar sua sugestão e fazer os slides. Assim que fizer, ponho o link em resposta a este seu comentário e na descrição do vídeo.
Sucesso!
@@ProfessorQuintino amo suas explicações..... Em pdf imprimo para estudar
@@joaodutra663
Oi, Bia!
Segue o link. Espero que sirva, Bons estudos.
rb.gy/mjxp2i
Só uma duvida em relação ao 50% dividendo! Esse dividendo de 50% é distribuido para todos os socios com suas participações no capital? Ou seja se a empresa tem 3 socios e a partiçao de cada um for: 20, 35 e 45% terá que ser distribuido nessa proporção correto?
Oi, Niraldo!
Grato pela visita!
Os dividendos são distribuídos proporcionalmente à quantidade de ações que cada sócio possui.
A empresa calcula o valor a ser distribuído, divide este valor pela quantidade de ações. O resultado è o valor correspondente a cada ação.
Você está certo!
O sócio que possuir mais ações receberá maiores dividendos.
Bons estudos.
@@ProfessorQuintino muito obrigado....
Professor, se eu adicionar 100 mil reais no ativo fixo da empresa oriundo de um lançamento não reconhecido do ano passado, este movimento aumenta o meu patrimônio líquido? Pois no caso é uma receita a mais que eu posso vender para fechar a empresa, não?
Oi, Marcos!
Grato pela visita!
Sim. Vc está certo. Ao adicionar 100 mil no ativo, a contrapartida será o aumento do capital social da empresa, isro é, do patrimônio líquido.
A fórmula básica da Contabilidade de é: Patrimônio líquido = Bens + Direitos - Obrigações. Quer dizer que se este valor que vc adicionou à empresa (bens) não provém de obrigações com terceiros então o PL aumentou.
Este "lançamento não reconhecido" imagino que seja o próprio aumento do capital social, ou seja, um recurso oriundo dos sócios para adquirir ativos e melhorar o desempenho da empresa.
Sucesso!
simples e objetivo .. muito bom .. MAS - acho que ele falou que a reserva de contigência seria 20% do L.L.E 148.600 = 29.720,00
e na aula ficou 25.750 não encontrei o calculo.. ? se alguem puder explicar agradeço .....
mais o conceito deu pra entender legal..
Olá, Fábio.
Grato pela visita!
O lucro líquido do exercício foi, realmente, 148.600. Só que antes de qualquer cálculo, vc abate o prejuízo dos anos anteriores.
Abatendo o prejuízo fica 128.600. E então, 20% deste valor encontramos o 25.720.
Sucesso!
Obrigado pelo vídeo, professor!
A teoria é difícil, mas a realidade é mais ainda rs...
Nao sou contador mas tenho apoiado a empresa em algumas análises. Percebi que muitas vezes o mais difícil nao é fazer, mas sim obter a informacao correta.
Muita desinformacao, classificacoes erradas, coisas nao contabilizadas... tudo isso aparece uma hora no balanco.
Olá, Victor. Grato pela visita. Realmente, vc está certo. Quando se está organizando a documentação para informação e tomada de decisão, muitas vezes é necessário ficar garimpando dados para fechar um quadro completo.
Felicidades na sua assessoria junto à empresa!