Inventário extrajudicial de um só herdeiro não pode ser realizado extrajudicialmente se o vuívo meeiro não quiser...? Não há suprimento judicial para isto...?
Boa tarde Dra.gosto muito do seu trabalho Meus filhos passaram uma cessão d direitos hereditários onerosa a uma pessoa q se interessou em comprá Encontrei uma advogada q disse saber o q tava fazendo faz 7 anos e nada foi feito ainda pra resolver ficou 10.000 cm ele q meus filhos deixaram pra custear a documentação necessária mas até a data d hoje nada foi resolvido e nem a devolução do resto do dinheiro ele já fez reforma na propriedade quando vendemos o valor seria 65.000 ele pagou 55.000 e o restante já pagou advogada e nada foi resolvido o q posso Est á fazendo pra ajudar meus filhos ?
Olá. Estranha a situação. Através de cessão se opera a transmissão de direitos sobre determinado bem. Por meio dela, o vendedor ou cedente, repassa ao comprador, cessionário, os direito sobre o bem objeto da Cessão, que poderá ser móvel ou imóvel. Deve se informar sobre o que realmente aconteceu.
Doutora o que fazer caso o dinheiro do falecido seja utilizado sem o consentimento de um ou mais herdeiros entre o período do falecimento até a entrada do inventário?
Como já esclareci em outros vídeos, cada herdeiro pode ter seu procurador. Sendo assim, deve informar ao juiz do inventário e, após comprovada a utilização do dinheiro, o valar será descontado da parte da herança do herdeiro.
Ah e ano passado ( 2023 ) faleceu meu pai, e meu irmao por parte de pai recebeu metade do que era de meu pai, que eu acho muito certo, pois é nosso caçulinha. E ja ta fazendo o inventario, e de vontade dele nao quer ter parte, na loja ( pto cial ) que meu pai deixou para ser dividido.
Esta viuva de meu irmao, tem 1 casa de 2 ou 3 andares. Academia, salaozinho e carro. Fora que como viuva ficou com a pensao de 1 sal. minimo do meu irmao. É de se pensar que, meu irmao so tem estes bens por ter como a Dra disse "enriquecimento "... E agora, ela quer receber para os filhos da minha mae e do meu pai... Entao, eu que sou filha...nunca recebi nada em vida devo aceitar isto? Existe jeito de rever esta situaçao e resolver a meu favor?
@@SEUDIREITOonline a minha mãe quer ver o se pode fazer pois eles são 4 irmãos meu vovô e falecido isso tem muitos anos no cartório fala que são 5 lega de terra
Bom dia se ó enventario já foi feito e não incluirá duas casas foi compra em nome de uma filha menor de 9anos o pai comprou e colocou no nome dela e usufruto dele sendo que tjavtinha outros três filhos do outro casamento.e já estava em união com outra pessoa mais ainda não tinha casado.como fica tem como os filhos entrar em contestação reavendo as partes dá erança?
Boa tarde! Dra. Sendo: 2 irmãs, 2 propriedades. Inventário estrajudicial à 1 ano e 3 meses. Uma das irmãs quer fazer acordo: abrir mão dos seus 50% para q cada uma fique com seu imovel. Mas, à 1 ano e 3 meses a outra nao se manifesta. Uma é casada e tem filhos a outra não. O q a lei vai determinar? Fica, com Deus! Aguardo resposta se possivel! Meu, abraço!!!🙏🙏🙏🙏🙏
Dra minha mãe adotiva fez o inventário quando eu era criança em 1986 e eu só descobri este ano pois ela vinha escondendo de mim esse inventário. Infelizmente descobri também que ela vendeu os imóveis que me pertenciam sem meu consentimento, será que perdi tudo?? O que posso fazer pois não sabia de nada, só descobri neste ano 2021?? Acompanho seus vídeos todos os dias será que pode ter a gentileza de me enviar uma resposta através de um vídeo????
Dra se os herdeiros não tiverem dinheiro para fazer o inventário sendo que qualquer um pode ser o inventariante se o herdeiro der entrada no inventário e o mesmo que nunca cuida da herança e não paga seus impostos o herdeiro que paga seus impostos pode contestar para ser o administrador
Olá Dra., o que fazer quando um inventário judicial é aberto por um dos herdeiros. É informado meeira e herdeiros (2), e é informado uma propriedade que já fora vendida pelo de cujus. E fizeram no pedido que a prefeitura municipal, suspendesse qualquer tentativa de transferência de imóvel pela meeira e coerdeira (entretanto o imóvel que fora bloqueado é outro diverso do apresentado no inventário). É possível a meeira e coerdeira contestarem ou como proceder? Qual fundamentação adequada?
Dra. bom dia, gostaria de saber se um herdeiro pode solicitar o levantamento de contas bancárias sabendo que existem e tem saldos mas não tem os números da AG. E CONTA pois estão sendo escondidas pelo espólio(DIZ QUE A FALECIDA NÃO TINHA CONTAS COM SALDO ) COMO E AONDE IR PARA FAZER ESSE LEVANTAMENTO PELO BANCO CENTRAL?
Olá. O herdeiro que discorda pode constituir advogado para requerer ao juiz que oficie o Banco Central para que informe, pelo CPF do falecido, se existe contas bancárias ou aplicações.
Dr. meu pai faleceu e minha mãe no entanto comprou um terreno e já colocou na época todos os filhos, meus irmãos no inventario, isso faz já 40 anos mas hoje mora só eu nesse terreno com casa e já ornamentada eu pago IPTU sozinho já faz 20 anos que pago sozinho, quero ver se eles tem direito ainda ou eu vou sair no prejuízo !
Olá. Se os demais herdeiros reivindicarem suas partes no imóvel, poderá comprar a parte de cada um ou o imóvel deverá ser vendido e partilhado, deduzidos claro, os seus gastos com as benfeitorias.
Os irmaos, podem solicitar o cancelamento de inventário dado com uma união estável pós mortem? Sendo que em vida a falecida nunca quis dar, e depois que falecei o urubu veio se aproveitar dos espolio, sendo que nunca foi do interesse da falecida, so que infelizmente o ser humano é triste, podemos ajuizar algum processo para anulação para os irmaos, sendo que tbm se pode ja que ha litigio brigar para ou dividir ja que os irmãos deram essa declaração para influênciados pelo advogado da outra parte que era amigo, mas virou contra, por motivos que ja sabemos né 😒
Tem como contestar uma venda de um terreno feito a muit tempo qd os outros filhos eram pequenos,e seus pais não sabiam ler e nem escrever. Onde ele, por má fé de seu gerro,passou a perna nele. Boa tarde doutora fico no aguardo da resposta.
Boa noite, aluguei um imovel para fins comerciais, como se tratava de um amigo não fiz contrato foi tudo de boca. Ele paga o aluguel direitinho tudo em dias, faz 10 anos que ele se encontra no imovel,pois quando comprei o imovél ele já era inquilino, mas agora predendo usar. Como posso proceder? e Contrato como posso fazer , após 10 anos dele no imovel?
Olá. Deverá formalizar a locação através de contrato escrito informando que a data de início do aluguel ocorreu antes da assinatura. Posteriormente poderá pedir a desocupação do imóvel inclusive através de ação de despejo, se for necessário.
Mae tava no hospital c filha em coma...fazia 7 anos advogado parado ai diante do coma fez rol partilha ninguem assinou e ainda excluiu mãe mesmo c 24 anos uniao estavel e 4 filhos...fez por conta e deixou filha em coma viva na partilha...pq morreu....FOI DESTITUIDO. E NADA CORRIGIDO POR OUTRO A SEGUIR. E DAI???? COMO EXIGIR REFAZER TUDO?
E se o herdeiro não tinha conhecimento de todos os bens do falecido, ele pode pedir que o juiz faça buscas pelos sistemas disponíveis? Sisbajud e o injojud?
Dra , a inventariante se apresentou documentos duvidosos em que o falecido era dono da maior parte da sociedade ela diz que ele fez uma quinta alteração saindo da empresa sem testamento deixou p ela e mãe.
Doutora! Boa tarde a SENHORA tem escritório em São PAULO, pois estou em um processo de inventario onde já passou 2 advogados e ambos não fizeram nada do que foi pedido para o mesmo....o inventariante usa dinheiro de aluguéis comerciais .....e não paga aluguel para outros herdeiros....nao temos acesso a contas e nada do que se passa...no processo...gostaria de um auxílio como agir .....não confio mais na justiça 4 anos já a minha avó faleceu....e tem um outro tio que recebe aluguéis e nao são repasado nada para mim.desfe ja agradeço. GRATIDÃO por nós auxiliar.Se não for de São paulo teria algum advogado para NÓS indicar.bjs
Olá doutora! Tudo bem? Por favor, me ajude, o irmão do meu pai aluga 2 casas construídas acima da casa do meu pai, o terreno ficou para herdeiros, eles devem fazer inventário ainda. Mas casa de herança, pode ser alugada, sendo que 1 herdeiro se beneficia do aluguel? Isso é um absurdo, só sei de muitas coisas depois de te ouvir, mas sobre alugar herança ninguém falou ainda. Por favor, me responde, Obrigada ❤️
Olá. O valor do aluguel deve ser partilhado entre os herdeiros mas deve ser ajuizada ação de inventário por qualquer herdeiro. Você como herdeira poderá fazê-lo e ser nomeada inventariante e poderá administrar o imóvel com autorização do juiz.
Dra. Tudo bem gostaria de tirar uma dúvida estou para compra um imóvel e os donos estão divorciado e o homem já casou de novo o imóvel ainda está financiado como proceder nessa situação a segunda esposa ela também precisa assinar os documentos...
Olá. É uma situação que precisa de análise detalhada. Vários fatores devem ser vistos, como ficou a partilha do imóvel no processo de divórcio, o regime de bens que o vendedor se casou novamente. Deve ter cautela para fazer essa compra.
O filho abriu o inventario judicial da mãe.O pai pediu a impugnação do inventariante tendo em vista que o pai tentou um acordo extra judicial que foi feito.Mas não foi cumprido. O pai consegue ser inveriante após o filho foi nomeado? Como funciona a meação da parte da herança,do cônjuge sobrevivente ? O cônjuge sobrevivente ,pode pedir direito na justiça de meação de 50 % do valor dos bens ,sendo que ele era casado em comunhão de bens universal.
Todo viúvo tem direito a metade de todos os bens, independente de quem for o inventariante. Mas como ele tem 50% ele pode questionar na justiça o direito de ser o inventariante
Mesmo porque como o regime de casamento é universal ele é dono de 50% , independente de qualquer coisa que ele faça, se fosse o regime parcial de bens também teria 50%
Dra, estou adorando seus vídeos que são bastante esclarecedores. Tenho uma dúvida e gostaria que a Dra me ajudasse. Meu pai tinha uma tia solteira, ela dizia que os bens dela seriam divididos entre os 8 sobrinhos, essa tia não tinha mais herdeiros além dos sobrinhos. Meu pai faleceu antes dela e ela era esquizofrenica e viveu por anos em clínicas. Uma das sobrinhas que cuidava dela ,roubo parte do dinheiro dela, os outros herdeiros então resolveram fazer um testamento retirando essa pessoa da herança. No caso meu pai ( falecido) também não participou do inventário, isso foi pq não entrou no testamento ou pq nós os filhos e a esposa ( casada com comunhão universal de bens) não tinhamos realmente direito? Obrigada
Olá. Se você, seus irmãos e sua mãe foram excluídos do inventário, devem reivindicar o direito de herança, ajuizando Ação de Petição de Herança e assim, poderão anular o inventário e a partilha.
Dra Isis, seus vídeos são todos esclarecedores e que muito nos ajuda. Me de uma ajuda, meus pais faleceram e tem 3 filhos biológicos e uma adotiva. Quando abrimos o inventário, descobrimos que a adotiva possui 2 certidões a da mãe biológica e outra com nome dos meus pais. A adotiva já é maior de idade e a mãe biológica dela ainda está viva. Como fica nesse caso, ela terá direito a herança dos meus pais.
Dra. Isa...me de uma luz...por favor. Pai e Mae separados. Anos apos morre a mae ( agosto 2014 ). Somos 7. Um dos irmaos, usufruiu de 7 anos de aluguel, sem prestar contas aos outros. Apos, um segundo irmao pegou para si, os alugueis, por 3 anos. Moravam na cidade, aonde se localizam estes bens. Nunca concordei, no entanto por ser a mais nova e morar em outro Estado, sem recursos para nada...fui so reclamando. O inventario foi aberto, no entanto os que estavam usufruindo é quem estava a frente do mesmo. No, entanto o que ficou 7 anos faleceu em maio/24 e o outro que ficou 3 anos, faleceu 10 dias apos este. Mais 2 irmaos faleceram em 2018. Entao, somos 3 filhos vivos e herdeiros dos que morreram. Nao tem de menor. A viuva, do que usou 7 anos os alugueis srm nada dar, para os outros 6 irmaos, agora quer a 1/7 avos para seus filhos...como se nada tivessem usufruido. Sem contar, que antes da morte de nossa mae ( que ja estava sem saber mais nada ) deu fim a todo estoque da loja que ele "administrava". Enfim, posso fazer algo a respeito? Ou debo repartir como se nada tivesse acontecido? Nao posso pagar advogado!
Minha mãe tem uma casa e ela vendeu uma parte do lote com documento registrado em cartório ou seja contrato de gaveta mas ela recebeu a escritura depois desta venda e ainda não tem o registro do imóvel e a pessoa que comprou construíu nem uma parte que é da minha mãe e não quer pagar e agora o que podemos fazer?
E tem outra coisa o sobrinho dele fez a certidão de óbito como se ele Morasse na casa do sobrinho e não na minha casa mas eu já comprovei isso que ele saiu daqui para ir para o hospital tá bom Desde já agradeço
Meu bisavô morreu. Na família tinha 3 irmãos,uma morreu. Dessa forma minha mãe se torna dedeira com os filhos. Mas meu bisavô sonegação impostos,ou seja, tinha muitas propriedades sem jurisdição. A filha dele está colocando no inventário apenas 3 bens, porém meu bisa tinha 17 lotes, sem contar com outras coisas. E ela está com todos os documentos do falecido. Tem como entrar na justiça e pedir para refazer o inventário mediante a todos os bens dele?
Dra. Boa tarde! Cabe essa reinvindicação ao Meeiro também no prazo de 10 anos ? Por exemplo, a cunhada fez o inventário e ele não participou da partilha.
Doutora bom dia um excelente dia pra Senhora e toda família que Deus abençoe e proteja a todos, gostaria de saber da Senhorita que quando uma mãe faz um inventário no qual o companheiro o marido faleceu a viúva que é a mãe pode dar 50 por cento da parte dela para netos que não são herdeiros quando na verdade quem são herdeiros são só os filhos , e nesse caso quando a mãe obriga uma filha assinar um inventário com pressão emocional usando de sentimentalismos choro pra que um inventário seja assinado na vontade dela como aconteceu comigo, gostaria de saber se futuramente na falta da mãe se pode perante a lei mudar o inventário contestar , essa história que estou contando pra Senhora aconteceu comigo colocou até nora e genro no inventário , e os netos nem precisa estar incluídos no inventário meus sobrinhos nem precisa estar incluídos no inventário se formaram muito bem formados tem ótimos empregos minha sobrinha casou muito obrigado bem casada com um homem de bens e um excelente marido , e pra ela, min coloco aqui dessa forma porque não tive oportunidades na vida de estudar e min formar como meus sobrinhos que são netos de minha mãe, não que eles não mereçam presente da vó, mas a minha mãe passou metade de um bem que pertence só a min e meu irmão, tenho 56 anos e é o único bem que tenho na vida de direitos de herdeira, min fala se futuramente posso mudar esse inventário e tirar os netos que minha mãe colocou que estão jovens fortes e sadios e com condições com tudo nas mãos pra adquirir seus próprios bens, tenho 56 anos pareço ter menos idade só parece, obrigada espero seu esclarecimento pra min que não entendo muito leis obrigada ❣️🙏🙏🙏
Procure seus direitos com um bom advogado. O direito de herança é sucessório, ou seja, primeiro filhos na falta de filhos, pais, irmãos e sobrinhos. Aconselho a reabrir esse inventário antes que desmantelem os bens.
Sou companheiro da minha mãe (cuido dela e inclusive de todas as negociações financeiras) desde 2006; tenho outros cinco irmãos que tem cada um a sua vida financeira e familiar, com seus respectivos ganhos e bens patrimoniais. PERGUNTO : Por cuidar dela durante todos esses anos e inclusive representa-la perante todas as negociações financeiras zelando assim, pelo seu bem estar físico e financeiro. Tenho eu algum direito de exigir perante juízo, alguma indenização ou direito de posse no imóvel onde estiver residindo? Obs: EU É QUE CONVIVO COM ELA 24 HS POR DIA, VOU À FARMÁCIA, VOU AO MERCADO, LEVO AO MÉDICO;...TUDO! Aguardo sua resposta. Abraço!
Olá. Mesmo dedicando exclusivamente aos cuidados com sua mãe, você tem os mesmos direitos que os demais herdeiros. Quanto ao direito de posse através de usucapião, só terá direito quando morar sozinho no imóvel pelo tempo exigido por lei.
@@SEUDIREITOonline Boa noite doutora, a minha mãe faleceu também ela tem um imovel no nome dela, onde eu moro já a bastante tempo Se eu tiver como provar que moro já a bastante tempo por vizinhos e com a fatura de água que está no meu nome posso entrar com usucapiao? Se eu ganhar o usucapião aí meus irmão não terão mais direito?
@@claudemirmayararibeirodasi4747 Se possuir o tempo exigidio por lei é possível a usucapião. Se a ação for julgada a seu favor seus irmãos não terão dirito ao bem.
Olá. Para saber seu inventário foi concluído com a expedição do formal de partilha, deve verificar no forum da cidade onde foi realizado. Com o nome do falecido saberá o andamento do processo.
Doutora,boa noite. Sou filho único,e minha mãe,em vida,passou os bens,100 porcento para mim,em doação pública registrada. Ela contraiu dívidas de créditos pessoas com banco,financeira,(cartão crédito) e consignado INSS. Com seu falecimento,mesmo sem bens,eu arco com essas dividas? Grato...
Olá. Não se herda dívidas e como já foi realizada doação em vida, os bens lhe pertencem. Postei um vídeo sobre o tema e deixo link abaixo: ua-cam.com/video/0jOUyTuy7po/v-deo.html
Minha mãe deu um bom dinheiro pra um irmão comprar a casa pra ela, ele gastou boa parte do dinheiro, ele deu uma pequena entrada numa casa que não valia nada e com o que ele furtou da casa, ele montou uma compra e venda de porcos, eram muitos porcos. Tem um rapaz que é meu amigo e que trabalhou com ele nesse empreendimentos. Eu me sinto lezado, posso entrar com uma contextação de herança na justiça?
Dra. meu marido está impossibilitado e doente, antes disso ficaram assuntos pendentes a serem resolvidos, não posso resolver nada sem uma procuração. Devido o estado avançando do câncer ele fica com o lado díreito todo inchado e sem movimento, o que eu posso fazer para obter uma procuração válida p resolver nossos problemas. Obrigado
Olá. A procuração que precisa deve ser feita em cartório. Se ele já não está lúcido e em condições de locomover poderá interditá-lo e ser sua curadora. Assim, com a autorização do juiz poderá solucionar as pendências e administrar os negócios de seu marido.
Doutora, bom dia. Gostaria ,se possível, por favor, esclarecer uma dúvida. Tenho duas filhas. Uma não tem marido mas tem uma filha. A outra tem dois filhos, sendo um filho natural e maior e o Coabita com os pais ,que não se casaram.
Posso deixar os meus bens para os meus netos mas usufruto das minhas filhas, para garantir um teto até o final da vida delas, pois me preocupo que se deixar para as mesmas ,o companheiro de uma e faturamento o companheiro de outra venham usufruir de minha herança?
Dra. Isis. O que fazer no caso de um inventário terminado há mais de 15 anos sem ter sido registrado o registro de imóveis. Inventário que foi feito depois da morte dos pais e da irmã só Agora foi descoberto que o ex marido da inventariante na época que deveria ter sido feito o inventário ainda era casado com ela.
Boa tarde doutora aqui meu marido faleceu em 2018 e eu não tinha união estável com ele o sobrinho dele com o intuito de roubar ele veio aqui pegou ele para ir para o hospital depois que coloco ele no hospital que ele já tava internado aí o sobrinho dele pegou tudo meu que tinha de valor pegou o documento enquanto eu estava com meu marido no hospital ele vem na minha casa tudo que tinha de valor e levou e depois e foi me proibiu de ir no hospital quando eu ia teria que escondida até que ele descobriu que eu ia escondida em 2018 meu marido faleceu ou melhor ele do S eu 2017 2018 ele venha falecer e até hoje eu coloquei todos os documentos cabíveis na mão do advogado só que o advogado até hoje não me deu resposta nenhuma aí eu já estou preocupada com isso eu não vou deixar meu telefone de contato porque rede social mas eu gostaria muito de conversar com a senhora pessoalmente se a senhora puder me atender Desde já agradeço
Procure outro advogado pois esse está enganando você, vá até esse advogado e tire todos os documentos que estão em posse dele, agora quanto não ter união estável complicou sua situação agora para você ser reconhecida como viúva só na justiça aí sim esse sobrinho terá que devolver tudo agora se você não conseguir ser reconhecida não poderá fazer nada mesmo por se passou 2 anos corre atrás o mais rápido possível
Olá boa tarde, ótimo vídeo.. Minha dúvida é quase essa só que seguinte, descobri que posso ser filho do pai já falecido e a herança foi dívida a poucos dias para os filhos reconhecidos e eu fiquei de fora, será depois de tudo isso ainda posso pedir paternidade e reabrir o processo msm com a herança já dúvida?.. No caso será que terei algum direito??
Poderá juizar açãode ivnetstigação de paternidade "post mortem". Já postei um vídeo sobre o tema e deixo o link abaixo: ua-cam.com/video/54mZwU87aUA/v-deo.html
Meu avô faleceu , o inventário foi homologado a partilha , após 6anos , o inventariante meu tio sonegou bens , meu pai após 6anos da homologação faleceu , posso contestar o inventário por sonegação de bens ???.
Adoro seus vídeos sua calma...dra,sei que o assunto é outro mais se puder mim responder fico agradecida ,,o FGTS inativo e dividido em partes iguais com os filhos ? Ou 50% é da viúva?
Ah ia me esquecendo, este que usufruiu de 3 anos.. fez minha mae vender 2 apartamentos...e este $ sumiu... Eu tenho uma carta, que este da viuva que esta bem, mas quer mais, me enviou. Detalhe, minha mae tinha problema para se locomover ... e esta carta estava de posse deste irmao.. E nao levou ela no cartorio... É de pp punho. Aonde ela dispoe, como queria que fosse administrado os bens, e aonde dizia para quem iria ficar o um bem ou outro. Nao respeitaram a vontade da minha mae, nao levaram ela para o cartorio...e so soube desta carta apos sua morte. Quando eles ja sabiam, que nada mais seria feito contra o que fizeram... Nao conheço ninguem na cidade, aonde estao os imoveis. Sai de la tinha acabado de completar 18 anos. Meus pais me mandaram pra casa de uma irma, porque ela ia ganhar bebe e precisava de ajuda. Sem nem me informar de que era pra isto. Nesta carta,
Como conseguir ter acesso ao um inventário antigo, meu pai morreu tinha casas no nome dele e eu tinha ano de idade, eu nunca tive acesso ao inventário como faço para conseguir ?
Olá doutora, pode tirar uma dúvida? Meu pai faleceu, ele tinha uma esposa a 12 anos e morávamos nós 3, porém no papel ainda estava casado com a minha mãe que nos abandonou a 19 anos, essa de repente apareceu 19 anos após sumir e entrou com um processo de inventário, se a ex esposa dele entrar com um processo de reconhecimento de união estável há a possibilidade de anular esse pedido de inventário?
@@SEUDIREITOonline você sabe me dizer se o abandono de lar e de incapaz (eu tinha 12 anos na época) também contribui nesse caso? Obrigado pela resposta doutora
Dra , meus avós deixaram já o inventário pronto, divido , tudo certinho , minha mãe faleceu a 3 anos e minha irmã mora lá e fazia o direito de usufruário . Infelizmente minha avó vei a óbito dia 30 de janeiro/22 , e 3 dos meus tios querem refazer o inventário, isto é legal?
@@SEUDIREITOonline ao meu ver a " irregularidade" pode ser que a casa do térreo era grande e deixou pra 1 filha e o 3 andar tbm é do tamanho da do térreo e o 1 andar foi divida pra um tio e uma tia, pois ambos queriam assim, não queriam gastar pra ter uma casa maior . No caso fo terraço seria de quem Dra ?
Dra Isis, em uma contestação de inventário pode haver honorários de sucumbência, caso minha contestação seja julgada improcedente? Se sim, qual a base de cálculo desses honorários. Desde já, muito obrigado pelo retorno.
@@SEUDIREITOonline obrigado pelo retorno dra. Vou desistir porque minhas chances de êxito são baixas, por ser baseado em manifestação de última vontade, verbal com testemunhas.
Sei que o assunto aqui é outro, mas se possível me dá uma informação. Um amigo recebe o BPC, quando ele foi retirar o cartão do idoso o pessoal do Cad único disse que o perfil dele dava direito ao bolsa família, depois de muito tempo de espera ele conseguiu receber a primeira parcela no mês de maio incluindo o auxílio emergencial, no mês de junho ele recebeu só o auxílio emergencial, já no mês de julho ele teve o benefício cancelado, porém no aplicativo do auxílio emergencial consta que o benefício dele foi aprovado automaticamente. O que ele deve fazer?
@@LeonardoPedroso Ele pode aguardar ser cobrado ou poderá devolver os valores recebidos indevidamente. O Ministério da Cidadania disponibilizou uma página na internet com o passo a passo para a devolução.
Olá Dra. Tenho uma dúvida, meus pais juntos tinham 2 Imóveis. Somos em 3 filhos, e minha mãe em vida fez a doação de um desses imóveis em sua totalidade ( para meus 2 irmãos, quando eu era criança) . Que inclusive está no nome dos meus dois irmãos. Ela faleceu, e no inventário, meu informou que eles só tinham um imóvel, no caso o segundo que foi dividido 50% para meu pai, e 16,666% para os três herdeiros. Não foi informado que meus irmãos receberam bens, uma antecipação da herança. Minha dúvida, meus irmãos estão com 66,66%, e eu com apenas 16,66% isso é correto? O inventário foi finalizado em 2012, já se passou o tempo de contestação, eu não sabia que havia prazos. Questionei meu pai e meus irmãos e nunca fizeram nada a respeito. Acredito que pelo fato de ser filha adotiva, que pela lei, sou igual aos demais. Posso ajuizar uma “ Ação de sonegados “ pela ocultação do bem que não foi informado no inventário? Obrigada! 🙏🏼😊😘
Depende do tipo de doação, se ela fez uma doação com cláusula de dispensa de colação vc não tem direito a casa. Se não tinha essa cláusula vc pode entrar com ação.
Bom dia Dra, Quero uma esplicacao sou idosa eu e meu marido moramos a mais de 40 anos no terreno da minha sogra ela vive com a filha . porque é muito velha tem mais de 90 anos .o terreno era maior ela passou a metade para essa filha q fica com ela no cartório está escrito q a parte onde moramos é pra ficar como está ,se ela vim a falecer os erdeiros podem tirar nos do terreno,me manda a resposta por favor ,no meu email, elizetenan@gmail.com
Olá. Se a parte do imóvel onde reside coube à filha por doação, poderão ajuizar ação de indenização para serem restituídos pelo que gastaram com a construção ou mesmo ajuizar ação de usucapião .
Boa tarde Dr Isis,outro dia ouvi vc comentar que quando se paga 4 anos de IPTU o antigo dono não tem mais direito,é que estou me encomodando com a sujeira e agora prostituição no pátio abandonado que paguei IPTU até ano passado podes me ajudar?
Like para a sua beleza, Dra. Ísis.
Grata.
Boa noite Dr Isa
Obrigado pelas informações!
Obrigado. Entendi a sua explicação. Agradeço a boa vontade de V. Exa....
Ótimo!!!!!!
Muito importante
Boa noite
Tem como contestar uma herança recebida errada. Ou seja, foi coajida a receber uma quantia bem menor do que era de direito.
Postei um vídeo sobre o tema e deixo o link abaixo:
ua-cam.com/video/BxHRt1BzXQs/v-deo.html
Inventário extrajudicial de um só herdeiro não pode ser realizado extrajudicialmente se o vuívo meeiro não quiser...? Não há suprimento judicial para isto...?
Dr deixa um email para gente se comunicar. Assim a senhora ajuda os estudante da área.
Meu e-mail está no link abaixo de todos os vídeos.
Boa tarde
Dra.gosto muito do seu trabalho
Meus filhos passaram uma cessão d direitos hereditários onerosa a uma pessoa q se interessou em comprá
Encontrei uma advogada q disse saber o q tava fazendo faz 7 anos e nada foi feito ainda pra resolver ficou 10.000 cm ele q meus filhos deixaram pra custear a documentação necessária mas até a data d hoje nada foi resolvido e nem a devolução do resto do dinheiro ele já fez reforma na propriedade quando vendemos o valor seria 65.000 ele pagou 55.000 e o restante já pagou advogada e nada foi resolvido o q posso Est á fazendo pra ajudar meus filhos
?
Olá. Estranha a situação. Através de cessão se opera a transmissão de direitos sobre determinado bem. Por meio dela, o vendedor ou cedente, repassa ao comprador, cessionário, os direito sobre o bem objeto da Cessão, que poderá ser móvel ou imóvel. Deve se informar sobre o que realmente aconteceu.
Prazo para herdeiros reclamarem inventário extra judicial ...?
A anulação de uma partilha extrajudicial deve ser realizada somente através de uma Ação Judicial e dentro do prazo decadencial de 01 ano.
Entendido. Obg pelo esclarecimento
No inventário cumulativo, o ITCMD tem que ser pago duas vezes? Ou seja, o imposto incidirá sobre as duas heranças?
Olá. Como a herança é composta de duas meações, cada uma é transmitida aos herdeiros e tributada pelo seu valor uma única vez.
Doutora o que fazer caso o dinheiro do falecido seja utilizado sem o consentimento de um ou mais herdeiros entre o período do falecimento até a entrada do inventário?
Como já esclareci em outros vídeos, cada herdeiro pode ter seu procurador. Sendo assim, deve informar ao juiz do inventário e, após comprovada a utilização do dinheiro, o valar será descontado da parte da herança do herdeiro.
Gratidão 🙏
Ah e ano passado ( 2023 ) faleceu meu pai, e meu irmao por parte de pai recebeu metade do que era de meu pai, que eu acho muito certo, pois é nosso caçulinha. E ja ta fazendo o inventario, e de vontade dele nao quer ter parte, na loja ( pto cial ) que meu pai deixou para ser dividido.
Esta viuva de meu irmao, tem 1 casa de 2 ou 3 andares. Academia, salaozinho e carro. Fora que como viuva ficou com a pensao de 1 sal. minimo do meu irmao.
É de se pensar que, meu irmao so tem estes bens por ter como a Dra disse "enriquecimento "...
E agora, ela quer receber para os filhos da minha mae e do meu pai...
Entao, eu que sou filha...nunca recebi nada em vida devo aceitar isto? Existe jeito de rever esta situaçao e resolver a meu favor?
Quero saber meu bisavô duo heranças pro irmão mas meu avô não recebeu nada minha mãe tem direto
Olá. O dono do patrimônio não pode doar mais que 50% de seus bens para um herdeiro ou a qualquer outra pessoa. Essa doação poderá ser anulada.
@@SEUDIREITOonline a minha mãe quer ver o se pode fazer pois eles são 4 irmãos meu vovô e falecido isso tem muitos anos no cartório fala que são 5 lega de terra
Bom dia se ó enventario já foi feito e não incluirá duas casas foi compra em nome de uma filha menor de 9anos o pai comprou e colocou no nome dela e usufruto dele sendo que tjavtinha outros três filhos do outro casamento.e já estava em união com outra pessoa mais ainda não tinha casado.como fica tem como os filhos entrar em contestação reavendo as partes dá erança?
Boa tarde! Dra. Sendo: 2 irmãs, 2 propriedades. Inventário estrajudicial à 1 ano e 3 meses. Uma das irmãs quer fazer acordo: abrir mão dos seus 50% para q cada uma fique com seu imovel. Mas, à 1 ano e 3 meses a outra nao se manifesta. Uma é casada e tem filhos a outra não. O q a lei vai determinar? Fica, com Deus! Aguardo resposta se possivel! Meu, abraço!!!🙏🙏🙏🙏🙏
Quando não existe acordo entre as parte, o inventário deve ser judicial. Caberá ao juiz determinar a partilhas dos bens.
Dra minha mãe adotiva fez o inventário quando eu era criança em 1986 e eu só descobri este ano pois ela vinha escondendo de mim esse inventário. Infelizmente descobri também que ela vendeu os imóveis que me pertenciam sem meu consentimento, será que perdi tudo?? O que posso fazer pois não sabia de nada, só descobri neste ano 2021?? Acompanho seus vídeos todos os dias será que pode ter a gentileza de me enviar uma resposta através de um vídeo????
Ainda poderá ajuizar ação para anulação do inventário uma vez que descobriu somente este ano.
Dra se os herdeiros não tiverem dinheiro para fazer o inventário sendo que qualquer um pode ser o inventariante se o herdeiro der entrada no inventário e o mesmo que nunca cuida da herança e não paga seus impostos o herdeiro que paga seus impostos pode contestar para ser o administrador
Olá. O herdeiro que para os impostos poderá abrir o inventário e ser o inventariante.
Olá Dra., o que fazer quando um inventário judicial é aberto por um dos herdeiros. É informado meeira e herdeiros (2), e é informado uma propriedade que já fora vendida pelo de cujus. E fizeram no pedido que a prefeitura municipal, suspendesse qualquer tentativa de transferência de imóvel pela meeira e coerdeira (entretanto o imóvel que fora bloqueado é outro diverso do apresentado no inventário).
É possível a meeira e coerdeira contestarem ou como proceder? Qual fundamentação adequada?
O caso deve analisado com a devida cautela.
Dra. bom dia, gostaria de saber se um herdeiro pode solicitar o levantamento de contas bancárias sabendo que existem e tem saldos mas não tem os números da AG. E CONTA pois estão sendo escondidas pelo espólio(DIZ QUE A FALECIDA NÃO TINHA CONTAS COM SALDO ) COMO E AONDE IR PARA FAZER ESSE LEVANTAMENTO PELO BANCO CENTRAL?
Olá. O herdeiro que discorda pode constituir advogado para requerer ao juiz que oficie o Banco Central para que informe, pelo CPF do falecido, se existe contas bancárias ou aplicações.
Dr. meu pai faleceu e minha mãe no entanto comprou um terreno e já colocou na época todos os filhos, meus irmãos no inventario, isso faz já 40 anos mas hoje mora só eu nesse terreno com casa e já ornamentada eu pago IPTU sozinho já faz 20 anos que pago sozinho,
quero ver se eles tem direito ainda ou eu vou sair no prejuízo !
Olá. Se os demais herdeiros reivindicarem suas partes no imóvel, poderá comprar a parte de cada um ou o imóvel deverá ser vendido e partilhado, deduzidos claro, os seus gastos com as benfeitorias.
@@SEUDIREITOonline ganhou mais um inscrito👍👍
Sou eu e meu irmão qual é porcentagem dos bens?
Os irmaos, podem solicitar o cancelamento de inventário dado com uma união estável pós mortem? Sendo que em vida a falecida nunca quis dar, e depois que falecei o urubu veio se aproveitar dos espolio, sendo que nunca foi do interesse da falecida, so que infelizmente o ser humano é triste, podemos ajuizar algum processo para anulação para os irmaos, sendo que tbm se pode ja que ha litigio brigar para ou dividir ja que os irmãos deram essa declaração para influênciados pelo advogado da outra parte que era amigo, mas virou contra, por motivos que ja sabemos né 😒
Tem como contestar uma venda de um terreno feito a muit tempo qd os outros filhos eram pequenos,e seus pais não sabiam ler e nem escrever. Onde ele, por má fé de seu gerro,passou a perna nele.
Boa tarde doutora fico no aguardo da resposta.
O prazo decadencial para anulação de venda indireta de imóvel realizada por ascendente a descendente é de 2 anos.
@@SEUDIREITOonline
Agradecida pela resposta no meu caso já é perdido porq já faz muit tempo,
Boa noite, aluguei um imovel para fins comerciais, como se tratava de um amigo não fiz contrato foi tudo de boca. Ele paga o aluguel direitinho tudo em dias, faz 10 anos que ele se encontra no imovel,pois quando comprei o imovél ele já era inquilino, mas agora predendo usar. Como posso proceder? e Contrato como posso fazer , após 10 anos dele no imovel?
Olá. Deverá formalizar a locação através de contrato escrito informando que a data de início do aluguel ocorreu antes da assinatura. Posteriormente poderá pedir a desocupação do imóvel inclusive através de ação de despejo, se for necessário.
Mae tava no hospital c filha em coma...fazia 7 anos advogado parado ai diante do coma fez rol partilha ninguem assinou e ainda excluiu mãe mesmo c 24 anos uniao estavel e 4 filhos...fez por conta e deixou filha em coma viva na partilha...pq morreu....FOI DESTITUIDO. E NADA CORRIGIDO POR OUTRO A SEGUIR. E DAI????
COMO EXIGIR REFAZER TUDO?
Complexa a situação. O caso precisaria de análise .
E se o herdeiro não tinha conhecimento de todos os bens do falecido, ele pode pedir que o juiz faça buscas pelos sistemas disponíveis? Sisbajud e o injojud?
Dra , a inventariante se apresentou documentos duvidosos em que o falecido era dono da maior parte da sociedade ela diz que ele fez uma quinta alteração saindo da empresa sem testamento deixou p ela e mãe.
Doutora! Boa tarde a SENHORA tem escritório em São PAULO, pois estou em um processo de inventario onde já passou 2 advogados e ambos não fizeram nada do que foi pedido para o mesmo....o inventariante usa dinheiro de aluguéis comerciais .....e não paga aluguel para outros herdeiros....nao temos acesso a contas e nada do que se passa...no processo...gostaria de um auxílio como agir .....não confio mais na justiça 4 anos já a minha avó faleceu....e tem um outro tio que recebe aluguéis e nao são repasado nada para mim.desfe ja agradeço. GRATIDÃO por nós auxiliar.Se não for de São paulo teria algum advogado para NÓS indicar.bjs
Procura corretores de imóveis.
Tenta achar algo relacionado a eles ou imóveis pelos sistemas
Peça convenção de condomínio se houver condomínio.
Dra, boa noite! A senhora atende online?
Estou precisando de mentoria!
Sim. Envie sua pergunta ou mensagem para o e-mail que está no link abaixo do vídeo.
Dra, boa tarde! Não consigo achar seu endereço de e-mail abaixo do vídeo...🙈
@@elzarodriguessantuchi2816 isis.souzaaraujoadv@gmail.com
Olá doutora! Tudo bem? Por favor, me ajude, o irmão do meu pai aluga 2 casas construídas acima da casa do meu pai, o terreno ficou para herdeiros, eles devem fazer inventário ainda. Mas casa de herança, pode ser alugada, sendo que 1 herdeiro se beneficia do aluguel? Isso é um absurdo, só sei de muitas coisas depois de te ouvir, mas sobre alugar herança ninguém falou ainda. Por favor, me responde, Obrigada ❤️
Olá. O valor do aluguel deve ser partilhado entre os herdeiros mas deve ser ajuizada ação de inventário por qualquer herdeiro. Você como herdeira poderá fazê-lo e ser nomeada inventariante e poderá administrar o imóvel com autorização do juiz.
Arquivar processo de inventário , gera custas mesmo sendo pelo poder público ?
Dra. Tudo bem gostaria de tirar uma dúvida estou para compra um imóvel e os donos estão divorciado e o homem já casou de novo o imóvel ainda está financiado como proceder nessa situação a segunda esposa ela também precisa assinar os documentos...
Olá. É uma situação que precisa de análise detalhada. Vários fatores devem ser vistos, como ficou a partilha do imóvel no processo de divórcio, o regime de bens que o vendedor se casou novamente. Deve ter cautela para fazer essa compra.
Dra , quando existe suspeita de omissão de bens por conta da inventariante, o que fazer?
Deve comprovar a sonegação e pedir a punição do infrator através de Ação de Sonegados, que deve ser proposta no local onde foi realizado o inventário.
@@SEUDIREITOonline Obrigado pela atenção, foi pedido uma prestação de contas e a inventariante quer propor um acordo. Sem acordo.
O filho abriu o inventario judicial da mãe.O pai pediu a impugnação do inventariante tendo em vista que o pai tentou um acordo extra judicial que foi feito.Mas não foi cumprido. O pai consegue ser inveriante após o filho foi nomeado?
Como funciona a meação da parte da herança,do cônjuge sobrevivente ? O cônjuge sobrevivente ,pode pedir direito na justiça de meação de 50 % do valor dos bens ,sendo que ele era casado em comunhão de bens universal.
Todo viúvo tem direito a metade de todos os bens, independente de quem for o inventariante. Mas como ele tem 50% ele pode questionar na justiça o direito de ser o inventariante
Mesmo porque como o regime de casamento é universal ele é dono de 50% , independente de qualquer coisa que ele faça, se fosse o regime parcial de bens também teria 50%
Boa noite por favor Dra Isis qual telefone para contato? Preciso de alguns esclarecimentos urgentes.
Envie sua pergunta ou mensagem para o e-mail que está no link abaixo do vídeo.
O que acontece quando os bens, não está no nome do falecido,
Obrigada
Deverá procurar um advogado para assessorá-lo pois é uma situação que requer análise mais detalhada para ser resolvida
Dra, estou adorando seus vídeos que são bastante esclarecedores.
Tenho uma dúvida e gostaria que a Dra me ajudasse.
Meu pai tinha uma tia solteira, ela dizia que os bens dela seriam divididos entre os 8 sobrinhos, essa tia não tinha mais herdeiros além dos sobrinhos. Meu pai faleceu antes dela e ela era esquizofrenica e viveu por anos em clínicas.
Uma das sobrinhas que cuidava dela ,roubo parte do dinheiro dela, os outros herdeiros então resolveram fazer um testamento retirando essa pessoa da herança.
No caso meu pai ( falecido) também não participou do inventário, isso foi pq não entrou no testamento ou pq nós os filhos e a esposa ( casada com comunhão universal de bens) não tinhamos realmente direito? Obrigada
Olá. Se você, seus irmãos e sua mãe foram excluídos do inventário, devem reivindicar o direito de herança, ajuizando Ação de Petição de Herança e assim, poderão anular o inventário e a partilha.
@@SEUDIREITOonlinee possível anular um inventário?
@@OLIVEIRA-kh5fg Sim, é possível anular um inventário, mas depende do tipo de inventário e do motivo da anulação.
Dra Isis, seus vídeos são todos esclarecedores e que muito nos ajuda. Me de uma ajuda, meus pais faleceram e tem 3 filhos biológicos e uma adotiva. Quando abrimos o inventário, descobrimos que a adotiva possui 2 certidões a da mãe biológica e outra com nome dos meus pais. A adotiva já é maior de idade e a mãe biológica dela ainda está viva. Como fica nesse caso, ela terá direito a herança dos meus pais.
Tem sim.
Dra. Isa...me de uma luz...por favor.
Pai e Mae separados.
Anos apos morre a mae ( agosto 2014 ).
Somos 7. Um dos irmaos, usufruiu de 7 anos de aluguel, sem prestar contas aos outros.
Apos, um segundo irmao pegou para si, os alugueis, por 3 anos.
Moravam na cidade, aonde se localizam estes bens.
Nunca concordei, no entanto por ser a mais nova e morar em outro Estado, sem recursos para nada...fui so reclamando.
O inventario foi aberto, no entanto os que estavam usufruindo é quem estava a frente do mesmo.
No, entanto o que ficou 7 anos faleceu em maio/24 e o outro que ficou 3 anos, faleceu 10 dias apos este.
Mais 2 irmaos faleceram em 2018.
Entao, somos 3 filhos vivos e herdeiros dos que morreram.
Nao tem de menor.
A viuva, do que usou 7 anos os alugueis srm nada dar, para os outros 6 irmaos, agora quer a 1/7 avos para seus filhos...como se nada tivessem usufruido. Sem contar, que antes da morte de nossa mae ( que ja estava sem saber mais nada ) deu fim a todo estoque da loja que ele "administrava".
Enfim, posso fazer algo a respeito? Ou debo repartir como se nada tivesse acontecido?
Nao posso pagar advogado!
Minha mãe tem uma casa e ela vendeu uma parte do lote com documento registrado em cartório ou seja contrato de gaveta mas ela recebeu a escritura depois desta venda e ainda não tem o registro do imóvel e a pessoa que comprou construíu nem uma parte que é da minha mãe e não quer pagar e agora o que podemos fazer?
Olá. Pelo que compreendi da situação aconselho ajuizar ação de rescisão contratual e reintegração de posse.
São dois irmãos e a mãe qual é a real em porcentagem para cada um?
A mãe é meeira e os 2 filhos herdeiros da parte dos bens pertencentes ao pai falecido.
Doutora minha esposa vai receber uma erança eu tenho direito na parte que ela receber somos casados em comunhao de bens. Obrigado
Sim.
E tem outra coisa o sobrinho dele fez a certidão de óbito como se ele Morasse na casa do sobrinho e não na minha casa mas eu já comprovei isso que ele saiu daqui para ir para o hospital tá bom Desde já agradeço
Meu bisavô morreu. Na família tinha 3 irmãos,uma morreu. Dessa forma minha mãe se torna dedeira com os filhos.
Mas meu bisavô sonegação impostos,ou seja, tinha muitas propriedades sem jurisdição.
A filha dele está colocando no inventário apenas 3 bens, porém meu bisa tinha 17 lotes, sem contar com outras coisas. E ela está com todos os documentos do falecido.
Tem como entrar na justiça e pedir para refazer o inventário mediante a todos os bens dele?
DRA. Bom dia! 10 anos APOS o inventario ter sido concluido ou da abertura do processo de inventario?
Se aparecerem filhos biológicos que ficaram fora do testamento ou que foram ignorados, conseguindo provar, podem recorrer?
Olá. Podem sim. Possuem o prazo de 10 anos para questionarem suas partes na herança.
Dra. Boa tarde!
Cabe essa reinvindicação ao Meeiro também no prazo de 10 anos ? Por exemplo, a cunhada fez o inventário e ele não participou da partilha.
Doutora bom dia um excelente dia pra Senhora e toda família que Deus abençoe e proteja a todos, gostaria de saber da Senhorita que quando uma mãe faz um inventário no qual o companheiro o marido faleceu a viúva que é a mãe pode dar 50 por cento da parte dela para netos que não são herdeiros quando na verdade quem são herdeiros são só os filhos , e nesse caso quando a mãe obriga uma filha assinar um inventário com pressão emocional usando de sentimentalismos choro pra que um inventário seja assinado na vontade dela como aconteceu comigo, gostaria de saber se futuramente na falta da mãe se pode perante a lei mudar o inventário contestar , essa história que estou contando pra Senhora aconteceu comigo colocou até nora e genro no inventário , e os netos nem precisa estar incluídos no inventário meus sobrinhos nem precisa estar incluídos no inventário se formaram muito bem formados tem ótimos empregos minha sobrinha casou muito obrigado bem casada com um homem de bens e um excelente marido , e pra ela, min coloco aqui dessa forma porque não tive oportunidades na vida de estudar e min formar como meus sobrinhos que são netos de minha mãe, não que eles não mereçam presente da vó, mas a minha mãe passou metade de um bem que pertence só a min e meu irmão, tenho 56 anos e é o único bem que tenho na vida de direitos de herdeira, min fala se futuramente posso mudar esse inventário e tirar os netos que minha mãe colocou que estão jovens fortes e sadios e com condições com tudo nas mãos pra adquirir seus próprios bens, tenho 56 anos pareço ter menos idade só parece, obrigada espero seu esclarecimento pra min que não entendo muito leis obrigada ❣️🙏🙏🙏
Procure seus direitos com um bom advogado. O direito de herança é sucessório, ou seja, primeiro filhos na falta de filhos, pais, irmãos e sobrinhos. Aconselho a reabrir esse inventário antes que desmantelem os bens.
Sou companheiro da minha mãe (cuido dela e inclusive de todas as negociações financeiras) desde 2006; tenho outros cinco irmãos que tem cada um a sua vida financeira e familiar, com seus respectivos ganhos e bens patrimoniais. PERGUNTO : Por cuidar dela durante todos esses anos e inclusive representa-la perante todas as negociações financeiras zelando assim, pelo seu bem estar físico e financeiro. Tenho eu algum direito de exigir perante juízo, alguma indenização ou direito de posse no imóvel onde estiver residindo? Obs: EU É QUE CONVIVO COM ELA 24 HS POR DIA, VOU À FARMÁCIA, VOU AO MERCADO, LEVO AO MÉDICO;...TUDO! Aguardo sua resposta. Abraço!
Olá. Mesmo dedicando exclusivamente aos cuidados com sua mãe, você tem os mesmos direitos que os demais herdeiros. Quanto ao direito de posse através de usucapião, só terá direito quando morar sozinho no imóvel pelo tempo exigido por lei.
@@SEUDIREITOonline Boa noite doutora, a minha mãe faleceu também ela tem um imovel no nome dela, onde eu moro já a bastante tempo Se eu tiver como provar que moro já a bastante tempo por vizinhos e com a fatura de água que está no meu nome posso entrar com usucapiao? Se eu ganhar o usucapião aí meus irmão não terão mais direito?
@@claudemirmayararibeirodasi4747 Se possuir o tempo exigidio por lei é possível a usucapião. Se a ação for julgada a seu favor seus irmãos não terão dirito ao bem.
e se passar o prazo pra contestação o que acontece?
Dra. , se depois do inventário se descobre um valor de conta exclusiva do falecido e esse foi sacada logo após sua morte pela viúva, como proceder?
Deve entrar com ação de sobrepartilha, comprovando a existência do dinheiro.
@@SEUDIREITOonline muito grato Dra.
Muito bom...
Como saber se o inventário foi concluído realmente?
Obrigado!
Quais certidões devo pedir no cartório de ofício?
Bom dia!
Olá. Para saber seu inventário foi concluído com a expedição do formal de partilha, deve verificar no forum da cidade onde foi realizado. Com o nome do falecido saberá o andamento do processo.
@@SEUDIREITOonline muito obrigado.
Tudo de bom.
Boa tarde. Quando o advogado não acha o beneficiário de uma herança pq faleceu pode ficar pros filho?
Olá. Pode ficar para os filhos do herdeiro falecido, ou seja os netos. Mas tudo ser resolvido dentro do processo de inventário.
Obrigada por compartilhar seu conhecimento. Inventário finalizado e um dos herdeiros falece antes da partilha, o que deve ser feito?
Olá. Deve ser informado no processo e o filho do herdeiro falecido receberá sua parte da herança através do direito de representação.
Doutora,boa noite.
Sou filho único,e minha mãe,em vida,passou os bens,100 porcento para mim,em doação pública registrada.
Ela contraiu dívidas de créditos pessoas com banco,financeira,(cartão crédito) e consignado INSS.
Com seu falecimento,mesmo sem bens,eu arco com essas dividas?
Grato...
Olá. Não se herda dívidas e como já foi realizada doação em vida, os bens lhe pertencem. Postei um vídeo sobre o tema e deixo link abaixo:
ua-cam.com/video/0jOUyTuy7po/v-deo.html
@@SEUDIREITOonline Muito obrigado,acompanho seu canal,até parece da família já,rss
Deus ilumine seus caminhos,sempre.
Minha mãe deu um bom dinheiro pra um irmão comprar a casa pra ela, ele gastou boa parte do dinheiro, ele deu uma pequena entrada numa casa que não valia nada e com o que ele furtou da casa, ele montou uma compra e venda de porcos, eram muitos porcos. Tem um rapaz que é meu amigo e que trabalhou com ele nesse empreendimentos. Eu me sinto lezado, posso entrar com uma contextação de herança na justiça?
Se sua mãe ainda é viva, não há que se falar de herança. Se já é falecida poderá sim contestar a divisão da partilha de bens.
@@SEUDIREITOonline ela já é falecida. Muito obrigado
@@SEUDIREITOonline doutora, em que órgão eu posso cuidar disso?
@@rildocaldas5748 Deve procurar um advogado para ajuizar a ação ou contestar a já exisitente.
Dra. meu marido está impossibilitado e doente, antes disso ficaram assuntos pendentes a serem resolvidos, não posso resolver nada sem uma procuração. Devido o estado avançando do câncer ele fica com o lado díreito todo inchado e sem movimento, o que eu posso fazer para obter uma procuração válida p resolver nossos problemas. Obrigado
Olá. A procuração que precisa deve ser feita em cartório. Se ele já não está lúcido e em condições de locomover poderá interditá-lo e ser sua curadora. Assim, com a autorização do juiz poderá solucionar as pendências e administrar os negócios de seu marido.
Doutora, bom dia. Gostaria ,se possível, por favor, esclarecer uma dúvida.
Tenho duas filhas. Uma não tem marido mas tem uma filha.
A outra tem dois filhos, sendo um filho natural e maior e o
Coabita com os pais ,que não se casaram.
Posso deixar os meus bens para os meus netos mas usufruto das minhas filhas, para garantir um teto até o final da vida delas, pois me preocupo que se deixar para as mesmas ,o companheiro de uma e faturamento o companheiro de outra venham usufruir de minha herança?
@@marialuciagomes9447 Olá. Você só poderá doar 50% de seus bens para os netos. Os outros 50% serão destinados às suas filhas.
Dra. Isis. O que fazer no caso de um inventário terminado há mais de 15 anos sem ter sido registrado o registro de imóveis. Inventário que foi feito depois da morte dos pais e da irmã só Agora foi descoberto que o ex marido da inventariante na época que deveria ter sido feito o inventário ainda era casado com ela.
Precisará da assinatura do ex-marido de sua irmã para partilha de bens.
Boa tarde doutora aqui meu marido faleceu em 2018 e eu não tinha união estável com ele o sobrinho dele com o intuito de roubar ele veio aqui pegou ele para ir para o hospital depois que coloco ele no hospital que ele já tava internado aí o sobrinho dele pegou tudo meu que tinha de valor pegou o documento enquanto eu estava com meu marido no hospital ele vem na minha casa tudo que tinha de valor e levou e depois e foi me proibiu de ir no hospital quando eu ia teria que escondida até que ele descobriu que eu ia escondida em 2018 meu marido faleceu ou melhor ele do S eu 2017 2018 ele venha falecer e até hoje eu coloquei todos os documentos cabíveis na mão do advogado só que o advogado até hoje não me deu resposta nenhuma aí eu já estou preocupada com isso eu não vou deixar meu telefone de contato porque rede social mas eu gostaria muito de conversar com a senhora pessoalmente se a senhora puder me atender Desde já agradeço
Procure outro advogado pois esse está enganando você, vá até esse advogado e tire todos os documentos que estão em posse dele, agora quanto não ter união estável complicou sua situação agora para você ser reconhecida como viúva só na justiça aí sim esse sobrinho terá que devolver tudo agora se você não conseguir ser reconhecida não poderá fazer nada mesmo por se passou 2 anos corre atrás o mais rápido possível
Olá boa tarde, ótimo vídeo..
Minha dúvida é quase essa só que seguinte, descobri que posso ser filho do pai já falecido e a herança foi dívida a poucos dias para os filhos reconhecidos e eu fiquei de fora, será depois de tudo isso ainda posso pedir paternidade e reabrir o processo msm com a herança já dúvida?..
No caso será que terei algum direito??
Poderá juizar açãode ivnetstigação de paternidade "post mortem". Já postei um vídeo sobre o tema e deixo o link abaixo:
ua-cam.com/video/54mZwU87aUA/v-deo.html
Meu avô faleceu , o inventário foi homologado a partilha , após 6anos , o inventariante meu tio sonegou bens , meu pai após 6anos da homologação faleceu , posso contestar o inventário por sonegação de bens ???.
A ação deve ser proposta no foro do inventário e tem prazo prescricional de 10 anos podendo ser proposta por qualquer herdeiro contra o inventariante.
Vc é de onde?. Bem q poderia ser minha advg
Belo Horizonte, Minas Gerais.
@@SEUDIREITOonline Êita, bocado distante. Poxa
O prazo são 15 dias e não 10, s.m.j.
Adoro seus vídeos sua calma...dra,sei que o assunto é outro mais se puder mim responder fico agradecida ,,o FGTS inativo e dividido em partes iguais com os filhos ? Ou 50% é da viúva?
O valor é dividido em 50% para a viúva ou viúvo, e o restante em partes iguais aos herdeiros.
@@SEUDIREITOonline muito obrigado ,por responder
Ah ia me esquecendo, este que usufruiu de 3 anos..
fez minha mae vender 2 apartamentos...e este $ sumiu...
Eu tenho uma carta, que este da viuva que esta bem, mas quer mais, me enviou.
Detalhe, minha mae tinha problema para se locomover ... e esta carta estava de posse deste irmao..
E nao levou ela no cartorio...
É de pp punho. Aonde ela dispoe, como queria que fosse administrado os bens, e aonde dizia para quem iria ficar o um bem ou outro.
Nao respeitaram a vontade da minha mae, nao levaram ela para o cartorio...e so soube desta carta apos sua morte. Quando eles ja sabiam, que nada mais seria feito contra o que fizeram...
Nao conheço ninguem na cidade, aonde estao os imoveis. Sai de la tinha acabado de completar 18 anos.
Meus pais me mandaram pra casa de uma irma, porque ela ia ganhar bebe e precisava de ajuda. Sem nem me informar de que era pra isto.
Nesta carta,
Como conseguir ter acesso ao um inventário antigo, meu pai morreu tinha casas no nome dele e eu tinha ano de idade, eu nunca tive acesso ao inventário como faço para conseguir ?
Depende do tempo que foi baixado e arquivado. Contudo, através do nome e CPF de seu pais poderá se informar no forum de sua cidade sobre o processo.
Olá doutora, pode tirar uma dúvida? Meu pai faleceu, ele tinha uma esposa a 12 anos e morávamos nós 3, porém no papel ainda estava casado com a minha mãe que nos abandonou a 19 anos, essa de repente apareceu 19 anos após sumir e entrou com um processo de inventário, se a ex esposa dele entrar com um processo de reconhecimento de união estável há a possibilidade de anular esse pedido de inventário?
É possível sim.
@@SEUDIREITOonline você sabe me dizer se o abandono de lar e de incapaz (eu tinha 12 anos na época) também contribui nesse caso? Obrigado pela resposta doutora
Dra , meus avós deixaram já o inventário pronto, divido , tudo certinho , minha mãe faleceu a 3 anos e minha irmã mora lá e fazia o direito de usufruário . Infelizmente minha avó vei a óbito dia 30 de janeiro/22 , e 3 dos meus tios querem refazer o inventário, isto é legal?
Certamente sua avó fez doação em vida. Sendo assim, se houve alguma irregularidade, poderão pedir a anulação.
@@SEUDIREITOonline ao meu ver a " irregularidade" pode ser que a casa do térreo era grande e deixou pra 1 filha e o 3 andar tbm é do tamanho da do térreo e o 1 andar foi divida pra um tio e uma tia, pois ambos queriam assim, não queriam gastar pra ter uma casa maior . No caso fo terraço seria de quem Dra ?
Dra Isis, em uma contestação de inventário pode haver honorários de sucumbência, caso minha contestação seja julgada improcedente? Se sim, qual a base de cálculo desses honorários.
Desde já, muito obrigado pelo retorno.
Pode ser julgada improcedente se os argumentos também não forem procedentes. Quanto à sucumbência, dependerá do entendimento do juiz.
@@SEUDIREITOonline obrigado pelo retorno dra. Vou desistir porque minhas chances de êxito são baixas, por ser baseado em manifestação de última vontade, verbal com testemunhas.
Sei que o assunto aqui é outro, mas se possível me dá uma informação. Um amigo recebe o BPC, quando ele foi retirar o cartão do idoso o pessoal do Cad único disse que o perfil dele dava direito ao bolsa família, depois de muito tempo de espera ele conseguiu receber a primeira parcela no mês de maio incluindo o auxílio emergencial, no mês de junho ele recebeu só o auxílio emergencial, já no mês de julho ele teve o benefício cancelado, porém no aplicativo do auxílio emergencial consta que o benefício dele foi aprovado automaticamente. O que ele deve fazer?
Olá. Beneficiário do BPC não tem direito ao auxílio emergencial. Deve ter sido pago por engano do sistema.
@@SEUDIREITOonline ele terá que devolver os valores recebidos? Como deve ser o procedimento?
@@SEUDIREITOonline Obrigado pela atenção, sou o mais velho novo inscrito no canal. Abraço do Léo.
@@LeonardoPedroso Ele pode aguardar ser cobrado ou poderá devolver os valores recebidos indevidamente. O Ministério da Cidadania disponibilizou uma página na internet com o passo a passo para a devolução.
No inventário não fizeram colação !!!!!!!!!
Olá Dra.
Tenho uma dúvida, meus pais juntos tinham 2 Imóveis. Somos em 3 filhos, e minha mãe em vida fez a doação de um desses imóveis em sua totalidade ( para meus 2 irmãos, quando eu era criança) . Que inclusive está no nome dos meus dois irmãos. Ela faleceu, e no inventário, meu informou que eles só tinham um imóvel, no caso o segundo que foi dividido 50% para meu pai, e 16,666% para os três herdeiros. Não foi informado que meus irmãos receberam bens, uma antecipação da herança. Minha dúvida, meus irmãos estão com 66,66%, e eu com apenas 16,66% isso é correto? O inventário foi finalizado em 2012, já se passou o tempo de contestação, eu não sabia que havia prazos. Questionei meu pai e meus irmãos e nunca fizeram nada a respeito. Acredito que pelo fato de ser filha adotiva, que pela lei, sou igual aos demais. Posso ajuizar uma “ Ação de sonegados “ pela ocultação do bem que não foi informado no inventário?
Obrigada! 🙏🏼😊😘
Depende do tipo de doação, se ela fez uma doação com cláusula de dispensa de colação vc não tem direito a casa. Se não tinha essa cláusula vc pode entrar com ação.
Bom dia Dra. O prazo para manifestar será de 15 dias úteis. Por que esse prazo de 10 dias?
Bom dia Dra, Quero uma esplicacao sou idosa eu e meu marido moramos a mais de 40 anos no terreno da minha sogra ela vive com a filha . porque é muito velha tem mais de 90 anos .o terreno era maior ela passou a metade para essa filha q fica com ela no cartório está escrito q a parte onde moramos é pra ficar como está ,se ela vim a falecer os erdeiros podem tirar nos do terreno,me manda a resposta por favor ,no meu email, elizetenan@gmail.com
Olá. Se a parte do imóvel onde reside coube à filha por doação, poderão ajuizar ação de indenização para serem restituídos pelo que gastaram com a construção ou mesmo ajuizar ação de usucapião .
O dinheiro q está em juízo pode ser levantado durante o processo extra judicial
Olá. Dinheiro depositado em juízo só pode ser levantado com autorização do juiz.
Não foi feito inventário eu gostaria de fazer um quarto e cozinha lá para mim eu posso porque meus pais já faleceram
Faça, e a hora q os outros herdeiros entrarem com o inventário vc vai tet q picar a mula
Olá. Se pretende ficar com o imóvel de herança poderá comprar a parte dos demais herdeiros ou fazer o inventário para a devida partilha do bem.
@@SEUDIREITOonline MARAVILHOSA
Boa tarde Dr Isis,outro dia ouvi vc comentar que quando se paga 4 anos de IPTU o antigo dono não tem mais direito,é que estou me encomodando com a sujeira e agora prostituição no pátio abandonado que paguei IPTU até ano passado podes me ajudar?
Dislike vou jogar roblox perdi meu tempo aqui