SUPER BATERIA PORTUGUESA. O Futuro das Baterias com Helena Braga | Auto Rádio EP. 64

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 10 лип 2024
  • Não vamos ter de esperar muito para assistir a uma revolução nas baterias. É a convicção de Helena Braga, investigadora da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e uma das referências internacionais no desenvolvimento de baterias.
    Durante cerca de uma hora, esta investigadora levou-nos até a um futuro “que está para breve” onde os automóveis com mais de 1000 km de autonomia são uma realidade.
    Esta viagem ao futuro teve como ponto de partida a CUPRA City Garage Lisboa, onde tivemos a oportunidade de gravar ao vivo o mais recente episódio do Auto Rádio, um podcast da Razão Automóvel.
    --
    www.razaoautomovel.com
    Auto Rádio. O podcast da Razão Automóvel: bit.ly/38P8Icm
    Subscreve a nossa Newsletter: bit.ly/2MCH1uW
    Segue a Razão Automóvel nas redes sociais
    / razaoautomovel
    / razaoautomovel
  • Авто та транспорт

КОМЕНТАРІ • 209

  • @RicardoOliveira-kz2lz
    @RicardoOliveira-kz2lz 24 дні тому +23

    Este podcast devia receber um oscar pela riqueza de conteúdo... É muito bom ouvir reais especialistas como a Dra Helena, que realmente são conhecedores destas matérias do que ler comentários de pseudo-opinadores ou de profetas da desgraça que abusam da liberdade de expressão para defender a sua opinião como se de verdades absolutas se tratasse. Eu gostava de viver mais 200 anos para assistir á evolução do mundo, mas como não será possível, resta me sonhar com o que será. Se olharmos para trás conseguimos através da história constatar a evolução da ciência e o que nos ofereceu e usar isso para sonhar com um futuro fantástico... Será mais difícil melhorar a civilização, o civismo e a humanidade das pessoas que a evolução da ciência... muito obrigado pelo contributo.

  • @FilipeTeixeira-fc7dq
    @FilipeTeixeira-fc7dq 18 днів тому +3

    Master Class ! Que nivel de exposição brilhante! Um Ronaldo a Dra Helena Braga. Mas daqueles que interessam mesmo à economia portuguesa!

  • @Carlosmartinhox
    @Carlosmartinhox 24 дні тому +25

    Um dos convidados da RA devia ser o gestor máximo da mobi-e,😂fazer todas a perguntas sem fretes, diretamente ao assunto principal, carregadores, preços dos carregamentos etc😂

    • @razaoautomovel
      @razaoautomovel  24 дні тому +8

      Boa ideia! 😁👍

    • @Carlosmartinhox
      @Carlosmartinhox 23 дні тому +2

      Um dos principais problemas dos veículos eléctricos é a falta de informação sobre o seu funcionamento, se a longo prazo as pessoas irão poupar em relação aos veículos tradicionais...As entidades competentes não querem perder tempo a informar a sociedade🤔🫣 pretendem praticamente obrigar as pessoas a fazer a mudança ,para o mundo desconhecido 😂...faz-me lembrar um filme animação ( Os croods 2013) sair da caverna, é perigoso, há um mundo desconhecido 😂. Fora brincadeiras, 😂 o próprio estado e os construtores de veículos deviam informar muito mais a sociedade dos benefícios que eles prometem 😂, basta usar a cabeça, ou só serve para estar pendurada no pescoço 🫡😂

    • @ricardorsantos
      @ricardorsantos 22 дні тому

      ​@@razaoautomovel já agora todos os players do mercado 👀

  • @FireEnderStudios
    @FireEnderStudios 24 дні тому +22

    27:40 Isto é algo que só acontece em Portugal, e não nos restantes paises da europa. Tudo por causa do Mobi-e, que restringe investimento privado para carregadores. É por exemplo o caso da Tesla, que em 2020 tinha 8 carregadores Supercharger neste momento continua com 8. Em espanha em 2020 tinha um pouco mais que Portugal mas agora já vão com 80. Falo da Tesla a titulo de exemplo mas acontece com muitas empresas que querem investir em Portugal e não conseguem. Era um bom tópico para um próximo episódio, abraço.

    • @johnnysmile01
      @johnnysmile01 23 дні тому

      @@FireEnderStudios como eu digo é um sistema que deixa muito a desejar por isso não quero elétricos

    • @myd00m
      @myd00m 23 дні тому

      Socialismo a ser socialismo, sempre a meter se onde não são chamados, têm sempre de ir sacar mais uns taxas e taxinhas, Portugal não aprende mesmo!

  • @goncaloaraujo6644
    @goncaloaraujo6644 24 дні тому +17

    Precisamos de mais conteúdo deste. Preferia que o auto rádio fosse mais vezes este tipo de conteúdo do que o mais comum.

  • @adrianopereira6602
    @adrianopereira6602 23 дні тому +4

    Só me occorre uma palavra para definir este podcast: - FANTÁSTICO!

  • @Cnemo58
    @Cnemo58 24 дні тому +3

    Programa fantástico.
    Dos melhores que já tenho assistido.
    Parabéns.

  • @joaquimfidalgo1970
    @joaquimfidalgo1970 24 дні тому +4

    Parabéns Dra Helena ... que "aula" fantástica.

  • @Lusitano15
    @Lusitano15 24 дні тому +4

    Então foi por isso é Elen Musk esta semana esteve em Portugal para ver o que se anda por lá a fazer em inovação de baterias 🔋 para carros elétricos 😃😂

  • @BertoBarbosa-bf9nx
    @BertoBarbosa-bf9nx 20 днів тому

    Este vídeo é simplesmente fascinante! A Helena Braga explica de forma clara e detalhada as inovações no campo das baterias. É incrível ver o nível de avanço tecnológico que está sendo desenvolvido na Universidade do Porto. Muito bem explicado e extremamente interessante! Mal posso esperar para ver como essas novas baterias vão impactar nosso futuro. Parabéns a Razão Automóvel por trazer conteúdos tão relevantes e informativos! 🔋🚗

  • @antoniodurao5507
    @antoniodurao5507 24 дні тому +5

    Este foi o melhor episódio de todos da razão automóvel

  • @carlosvarela4740
    @carlosvarela4740 13 днів тому

    Bela convidada. Realmente um conteúdo muito rico. Que bom ouvir alguém que sabe o que diz.

  • @pmassa
    @pmassa 17 днів тому

    Excelente jornalismo. lufada de ar fresco. Parabéns.

  • @edgaralves136
    @edgaralves136 24 дні тому +4

    Espetacular 💪

  • @tzzlopes
    @tzzlopes 24 дні тому +6

    Perfeito era conseguir aplicar essas baterias novas nos veículos já existentes, porque com a rápida evolução da tecnologia das baterias, vamos desperdiçar muito material. Os carros vão ficar obsoletos em pouco tempo e é um desperdício.

  • @myd00m
    @myd00m 22 дні тому +1

    Conteúdo espetacular, parabéns!!

  • @JorgePereira-pd5ge
    @JorgePereira-pd5ge 24 дні тому +4

    Enquanto não aumentarem a capacidade das baterias, tempo de carga e postos de carregamento os elétricos não vão vingar no mercado, porra as pessoas nas cidades e não só nao tem onde estacionar o carro quanto mais ter um posto para carregar o carro

  • @ruimatos2573
    @ruimatos2573 24 дні тому +2

    Muito bom. Parabéns.

  • @Pedro_A_M_Fernandes
    @Pedro_A_M_Fernandes 21 день тому +1

    Nunca aprendi tanto sobre baterias. Muito obrigado por esta partilha!

  • @CarlosSerra-jl8gv
    @CarlosSerra-jl8gv 23 дні тому +2

    Parabéns pela fantástica "lesson-cast". Enquanto utilizador de carro elétrico reparei numa questão que nunca vi abordada, com o detalhe que merece, e que, na minha opinião, é a grande diferença e ponto negativo dos carros elétricos, e que não é fácil de explicar de forma clara e simples num comentário, e que é a seguinte:
    - Quando um fabricante indica a autonomia de um determinado carro, hoje em circuito WLTP, tem diferentes significados e variáveis envolvidas se for um carro elétrico ou a combustão. Vou dar um exemplo para tentar dar uma ideia mais concreta, deixando de lado as variáveis relacionadas com as técnicas e fraudes que se tem feito na indústria e que levam a que o consumo anunciado seja sempre irrealista ou pelo menos muito difícil de alcançar.
    Numa autonomia anunciada de 500 km o cálculo num carro a combustão, de uma maneira leiga, é feito da seguinte maneira: Capacidade do deposito (CD) a dividir pela média do consumo urbano (CU) com o consumo extra urbano (CEX). Ex: CD = 50 litros , CU =7.5l/100km, CEU = 12.5l/100km, contas feitas 50 / ((7.5+12.5)/2)/100 = 500.
    Num carro elétrico, na prática não é assim, o cálculo é feito com mais uma variável muito importante que é a capacidade de regeneração de energia estimada para esse percurso, ou seja, o cálculo é: Capacidade do deposito a dividir pela média do consumo urbano com o consumo extra urbano mais a capacidade de regeneração expectável para um circuito misto.
    Esta pequena (grande) diferença leva a que enquanto em cidade é possível atingir as autonomias anunciadas, em auto estrada, em que a regeneração é praticamente nula, a autonomia dificilmente ultrapassa a metade da autonomia anunciada, o que é representa uma grande discrepância em comparação com os carros a combustão que nunca fazem conta a que o seu deposito seja “reabastecido em andamento”.
    Ou seja, na prática, o consumo real do motor elétrico é sensivelmente o dobro do anunciado pelas marcas. Isto é camuflado pelas técnicas de comunicação e marketing das marcas e uma espécie de segredo sujo das mesmas.
    Depois ainda temos outras questões que apesar de serem mais abordadas também não são assim tão claras tais como: A velocidade de carregamento depender da percentagem ou temperatura da bateria (se estiver perto de vazia ou perto de cheia as velocidades são muito mais baixas); Os carregadores públicos indicam que carregam até X Kwh mas raramente existem condições ideais para atingir essas velocidades (ou será que não interessa atingir para encarecer o carregamento?); É preciso tirar um curso para conseguir estimar o preço do carregamento; Não é aconselhável, no dia a dia, andar com menos de 20% da bateria ou mais de 80% reduzindo assim a capacidade útil da bateria em 40%; Existe perca de energia durante o carregamento (cerca de 8%) e é paga mas nunca chega ao carro.
    No entanto, e apesar de todas estas questões, financeiramente ainda é mais barato comparativamente a um carro a combustão todas estas questões ficam “esquecidas”.

    • @yamahia9636
      @yamahia9636 22 дні тому +1

      Só é mais barato se o BEV carregar em casa.

  • @alentejanolourenco2808
    @alentejanolourenco2808 21 день тому +1

    👏👍boa iniciativa
    Mas não nos podemos esquecer que as baterias não tem só um início, reutilização, tem também recuperação electroquímica que já é feita pela ACECITEC Lab. Portugal hás mais de 6 anos" e sem contar na reciclagem ♻️ que aqui não foi abordado.
    Só a título informativo, das mais de 10t de baterias que fazemos intervenção só 0.020% foi para a reciclagem 🤷, então esta transição trás vantagem ou?
    Obviamente que sim
    O problema é que isto não é praticado de forma obrigatória em toda a indústria.
    Acredito que o futuro será 100% elétrico?
    Não
    Mas também não será o hidrogênio, só para quem não faz a mínima ideia o que envolve a produção armazenamento, distribuição, e segurança 🙄😳🤦.
    Acredito que as baterias "condensador" juntamente com osciladores por efeito de Jules, vão ser um complemento para o futuro dos automóveis.
    ........poderia continuar.....
    Foi um ótimo trabalho, estão de parabéns
    Com os melhores cumprimentos

  • @josepeixoto3384
    @josepeixoto3384 24 дні тому +3

    Os amigos estão aí em cima no vídeo sempre a dizer:
    *"0 PROBLEMA ESTÁ NO ARMAZENAMENTO DA ENERGIA"* e é verdade, mas...
    para mim não, ora vejam
    a MELHOR bateria lítia (eh eh eh) li-ion, lifepo4, etc, de hoje (e de ontem...e de amanhã...) tem 200 Watt-hora por Kg;
    tenho 40 delas no solar (modesto 3 Kw off grid, e construo os meus próprios inversores (low freq-ONLY...hi freq all burn... 24 mosfets, EGS002, the FAMOUS, bullet proof control board, BUT ONLY after some mods!!! otherwise it WILL BURN (IT WILL!!!) ,and a 23 kg toroidal trafo etc etc))
    ---mas no meu carro a minha bateria tem mais do que os 200, tem 12000 Kw-hora por kilo; 60 vezes mais,60;
    (((((discl: efficiencies from both sides NEED to be considered!!! »»»»»))))
    »»»» é uma bateria 100% natural mas que é preciso encontrar e desenterrar, qual trufa;
    ---- tem o nome de diesel e encontra-se à venda em muitos locais,nem é preciso gps
    agora..carros a pilhas, cordless, ok, talvez para uma frota de autocarros da cidade que todas as noites estão parados a carregar,para qq ricaço que quer mais um brinquedo, e para outros fanboys amigos do Long Musky, que é um VENDEDOR que nem o Abílio das Gaitas, nem o da Berkshire Hathaway,o Bufetes, para esses talvez, para mim não, ainda não, era o que faltava, comprar uma dor de cabeça enorme só porque algum climatóide enganador lá do comando said so!!! NO, eff him.
    só um pequeno EDIT: a senhora aí falou que ,não sei onde, na Eur@pa?? vão construir 39 mega ou Giga ou Tera? factories para fazer baterias ??!! e depois como vão vendê-la, se a China as tem a 1/4 do preço!!! vão pôr 400% de taxas nelas?? com o meu dinheiro a investir nelas é que não de certeza; olha, também o Hidrogénio, essa aldrabice,já era,claro, nem era preciso pensar muito; para um engenheiro, that is....; é preciso ter muito juizo na bola, não é andar para aí aos pontapés com o dinheiro dos contribuintes!!!!!
    Muita Atenção, que a China cortou os preços das LIFEPO4 a MEIO!!! nos útimos 6 meses ou isso; hoje põem em casa de qq um, em qq parte do mundo(!!!!!!!!!!!!) LIFEPO4s de 7 KWH 6000 a 8000 ciclos, por 550 euros, ainda há pouco era 1000, e para vir para os 400 em mais 6... can't beat that with a stick.

  • @JorgePereira-pd5ge
    @JorgePereira-pd5ge 24 дні тому +3

    Está tudo prestes a sair 😂 ainda bem que estou a ver o vídeo sentado que vou continuar à espera, mais uma década ou duas está cá

    • @contraplano3157
      @contraplano3157 24 дні тому +4

      @@JorgePereira-pd5ge Nop. Já existem baterias que carregam a 500kW que funcionam. E com mais 20% de capacidade...

    • @JorgePereira-pd5ge
      @JorgePereira-pd5ge 24 дні тому +3

      @@contraplano3157 e o preço delas? O poder de compra da população cada vez é menos e os valores dos elétricos bastante altos em comparação aos fósseis, para se ter um carro que tenha 500km de autonomia tem que se pagar mais de 40 mil € isto na tesla porque o resto das marcas up up

    • @fwsbipu
      @fwsbipu 24 дні тому +3

      @JorgePereira-pd5ge. Exatamente! No Brasil é a mesma coisa, quase todo dia vejo anúncios de baterias inovadoras (grafeno, nióbio, etc) que nunca passarão de protótipo e nunca serão produzidas em larga escala! Infelizmente quem domina a tecnologia para produção em massa é somente a China mesmo!

    • @contraplano3157
      @contraplano3157 24 дні тому +1

      @@fwsbipu Ou Europeus estão com medo de o fazer

    • @contraplano3157
      @contraplano3157 23 дні тому +1

      @@JorgePereira-pd5ge Tente um com dois anos e de preferência importado, vai ver que até ganha em equipamento em certas marcas. 500km? Não está a pedir muito? Boa parte deles já fazem Lisboa-Porto a velocidade de autoestrada.

  • @yamahia9636
    @yamahia9636 24 дні тому +3

    Gostei apesar de não gostar de automóveis a bateria.😁

  • @luistomar1
    @luistomar1 24 дні тому +1

    Top. Obrigado

  • @ruitavares1336
    @ruitavares1336 24 дні тому +3

    Quero ver é o pessoal a comprar carros eléctricos usados com 7 ou 10 anos como compram os a gasolina e os diesel ? Conhecem alguém que comprou um carro eléctrico com 7 anos de uso?

    • @ruimpinho
      @ruimpinho 19 днів тому

      Portanto, à data deste comentário, um elétrico de 2017? Conheço bastantes casos.
      Ainda assim, percebo a questão.

  • @fwsbipu
    @fwsbipu 24 дні тому +2

    No Brasil é a mesma coisa, quase todo dia vejo anúncios de baterias inovadoras (grafeno, nióbio, etc) que nunca passarão de protótipo e nunca serão produzidas em larga escala! Infelizmente quem domina a tecnologia para produção em massa é somente a China mesmo! 😂😂🤣

  • @manueloliveira2148
    @manueloliveira2148 19 днів тому

    Muito interessante

  • @ricafragaa
    @ricafragaa 24 дні тому +1

    LFP já trabalho com isso desde 2015😅😅 Pela republica checa

  • @VITOR-gh4dh
    @VITOR-gh4dh 18 днів тому

    Precisamos de baterias de 600km no mundo real. Esse argumento é para quem vive nos centros urbanos que é a maioria da população, mas não é toda.

  • @Hdio99
    @Hdio99 23 дні тому +2

    é sempre bom constatar pessoas de saber Portuguesas, mas a maior parte dos cientistas podiam conseguir dizer de forma mais resumida, simplificando de forma "entendivel" , concretizando entre difuculdades de producao, abundancia de recursos naturais e timings para uma melhor ideia entre o facilidade de laboratorio e dificuldade da producao em escala, sabendo da dificultade na introducao nos mercados resultante dos monopolios/custo de investimento inicial. 1h20m dizia-se em 20 certamente

    • @alexandrejulio
      @alexandrejulio 18 днів тому

      Em StarTalk, o cientista Neil DeGrasse Tyson privilegia os episódios longos. Procurará junto da cientista Sabine Hossenfelder, se já criou a versão de 20 minutos que procura?

    • @Hdio99
      @Hdio99 17 днів тому +1

      @@alexandrejulio Olá Julio sendo eu apreciador e atingo aluno de Fisica conheço bem os 2 que menciona, o primeiro, é um pouco o tipico americano charlatao, um tipo com uma vaidade incrivel, mas enfim digamos um divulgador para quem deseja perceber umas coisitas...mas a carreira dele como equiparado a gente de peso na area é quase nenhuma, quanto à Sabine, é uma pessoa respeitavel com grande humor, tem o seu canal e saiu do mundo académico e tem um estilo mais intricado, no entanto tambem nao é bem o meu estilo, mas nao é tao parvita como o primeiro, ele nao faz mesmo o meu estilo de todo...ai tem a resposta! agora vamos em frente...obrigado pela paciencia de me ter lido!! ... há e nao se confunda o meu comentario nada tem que ver com duracao, mas sim relacao de quantidade de informacao/tempo...passaria horas a ouvir se houvesse mais sumo!!

    • @alexandrejulio
      @alexandrejulio 17 днів тому

      @@Hdio99, será então melhor o convite para a Sr.a Prof.a Helena Braga apostar no formato longo de Sabine Hossenfelder; ou será satisfatória uma edição condensada de o "Futuro das Baterias", com o guião indicado por si?

    • @Hdio99
      @Hdio99 16 днів тому

      @@alexandrejulio é já evidente no seu comentario que acentou a carapuça à familia proxima ou alargada de fans da Helena, vivemos em democracia e cada deve usar a seu favor o maior musculo do corpo...nao use o tempo em reverência a Helena ela nao precisa como tambem nao precisa de guiao de niguem, no seu cometário os titulos caracterizam bem quem os usa...

    • @alexandrejulio
      @alexandrejulio 14 днів тому

      @@Hdio99 , preocupa-me esta aplicação de Joel Gomes: ua-cam.com/video/7O2MZr9B9XM/v-deo.html
      Sabine Hossenfelder divulga um paper de Hannover, sobre o "estado da arte" das baterias, ua-cam.com/video/2eIPHX-NpMM/v-deo.html
      mas não encontrei referência ao trabalho da FEUP. Devo assumir que está contido no trabalho de John B. Goodenough?

  • @antoniogomesdasilva
    @antoniogomesdasilva 21 день тому

    ❤❤❤

  • @marcoaraujo4771
    @marcoaraujo4771 18 днів тому

    Parabéns malta!

  • @antoliv2668
    @antoliv2668 22 дні тому +2

    Voltando ao tema "baterias auto-recarregáveis", fiquei na fome de saber de onde vem a energia fornecida que "excede em 400%" a energia recebida sem outra explicação que não (vagamente) a entropia.
    Lamento que a moderação não tenha procurado explicação para este "milagre", mas que ficámos a saber que não é movimento perpétuo. Aliás seria muito mais que isso; seria geração gratuita de energia (talvez infinita?).

  • @JorgePereira-b4q
    @JorgePereira-b4q 24 дні тому +2

    Muito bom! Tragam mais ciência aplicada aos automóveis.

  • @MarioP9511
    @MarioP9511 23 дні тому +2

    O futuro das baterias é tornar as acendalhas obsoletas.

  • @claudio.goncalves156
    @claudio.goncalves156 24 дні тому +6

    Bom tema sem duvida RA! Acredito tb nas baterias de estado solido de ha muito, e não precisam de ter tanta autonomia, pois elas carregam mt mais rapido, logo assim poupa-se dinheiro e o mais importante o peso... só que com o investimento que a indústria fez nos ioes de litio... eles não vão querer desfazer-se de um dia para o outro... a razão de ainda não termos acredito ser essa...

    • @razaoautomovel
      @razaoautomovel  24 дні тому +2

      Obrigado Cláudio, o tema das fábricas e do investimento em baterias de iões de lítio, foi um dos pontos em discussão durante este podcast :)

    • @yamahia9636
      @yamahia9636 22 дні тому

      @@razaoautomovel Se há dezenas de fábricas por erigir e previstas na UE para o curto prazo (nota: neste momento temos apenas 3!!), conforme disse a Drª Helena, porque não avançam com essa nova química desde o 1º dia já nessas novas fábricas? Seria uma forma de aniquilarmos a supremacia da China, certo? Toda a gente iria querer os carros com as baterias de estado sólido.
      Exacto, se não fazemos é porque não sabemos como fazer e os chineses idem pq a ser viável seria uma tremenda vantagem sobre os concorrentes!
      A propósito, já ouço falar nessas baterias desde os tempos dos smartphones de 2014/2015 que se gastavam muito rápido. Serviu para manter a chama acesa e que o grd calcanhar de Aquiles do smartphone iria ser resolvido, mas nunca foi e já ng acredita! Já vimos este filme!
      O que fizeram foi aumentar o tamanho das baterias, consequentemente o tamanho dos smartphones e pesos pouco menos que insuportáveis.
      O mesmo se está a passar com os BEV e a táctica é para continuar! Maior autonomia só com maior peso e tamanho!

  • @joaomartins4578
    @joaomartins4578 16 днів тому

    Pois conforme a maioria dos utilizadores de carros elétricos não precisa, para o dia a dia, de ter uma bateria de 500 Km, também eu, que tenho um carro a gasóleo, não tenho de ter todos os dias o depósito cheio, mas quando encho o depósito fico a poder andar mais de mil Km. E demoro 5 minutos a encher o depósito.
    Imaginem fazer, como eu faço muitas vezes, mil e oitocentos Km para visitar o meu filho e netos, ter de interromper a viagem quatro vezes para carregar a bateria.
    Por favor não me venham impor carros a pilhas, deixem quem precisa, continuar a usar os carros que precisem para o fim que necessitam.

  • @contraplano3157
    @contraplano3157 24 дні тому +1

    A minha bateria NMC melhora com o calor, bem mais rendimento no verão

    • @ruitavares1336
      @ruitavares1336 24 дні тому +1

      Não melhora apenas não piora como com o frio?

  • @contraplano3157
    @contraplano3157 24 дні тому +2

    24:00 A Toyota mente já há muitos anos

  • @antoniomachado1177
    @antoniomachado1177 24 дні тому +2

    Ela disse "cagamos"? 🤔 Ou foi impressão minha

    • @luisfaria101
      @luisfaria101 24 дні тому +3

      Parabéns 👏👏👏. Muito atento ao essencial; as ideias inovadoras de uma cientista com alto nível de know how na matéria em debate 😂

  • @luisjeronimo1484
    @luisjeronimo1484 23 дні тому

    Estaria mais interessado nesta fase num veiculo com um custo "comercial" aceitavel que eventualmente tivesse uma bateria com uma autonomia até 250km e um pequeno motor só para funcionar como extensor de autonomia.

  • @alexandrenunes8585
    @alexandrenunes8585 21 день тому

    Para mim, pessoalmente e profissionalmente acho que a mobilidade elétrica apareceu já por duas ou três vezes para dar a resposta ao mercado automóvel mas vai morrer novamente. Por dois motivos, primeiro aparece como fosse o melhor de tudo e sem pensar numa questão a fundo, prever o futuro a as alternativas. Vou explicar, autonomia, durabilidade do veiculo já que as baterias são de pouca duração e por fim a poluição da construção dos veículos elétricos. Trabalho ligado à mobilidade elétrica e não sou fã por este motivo. Estou no mundo dos transportes públicos e vejo o seguinte. Precisamos de dois veículos para fazer 12 horas a 15 de amplitude de trabalho ( depende dos motorista, estilo de condução, se era inverno ou não, mais consumo de energia, anoitece mais cedo, chove, etc) com isto podemos dizer que o gasto da aquisição é quase duplicado já que precisamos de dois veículos para operar durante 15 horas, mas as cidades não dormem, por isso mesmo 15 horas de amplitude é muito à quem. Claro, mais um investimento de milhões e colocamos carregadores Supercharger ( porque a marca dizia que era mesmo a solução) após isso, posso concluir que os carregamento em 2 a 4 horas ficavam pelos do 80%, magnifico. Agora, após 2 anos temos veículos com as baterias todas viciadas e diziam para evitar os carregadores Supercharger . Conclusão, para ir aqui ou ali e não estar limitado a isto tudo, até aceito. A policia luxemburguesa teve a frota toda em tesla, hoje nem um tem. Por isso policia, bombeiros, etc nunca podem estar limitados a isto.
    Cumprimentos de um tuga pelo mundo

  • @jaimepontes3236
    @jaimepontes3236 24 дні тому +2

    Isso de aproveitar os postes de eletricidade para carregamento e uso pessoal já é muito antigo em PT. Os ciganos usam isso há bastante tempo. 😂

  • @nunosantos1753
    @nunosantos1753 22 дні тому

    A Toyota já tem a bateria em estado sólido com 1000km de autonomia!

  • @contraplano3157
    @contraplano3157 24 дні тому +1

    É preferível dizer Tensão.

  • @jdmartins61
    @jdmartins61 23 дні тому

    Que seca!!!

  • @luisjeronimo1484
    @luisjeronimo1484 23 дні тому +1

    O problema nao é a autonomia da bateria mas sim a velocidade do carregamento.

    • @ruimpinho
      @ruimpinho 19 днів тому +1

      Autonomia maior faz uma diferença gigante para não ser forçado a parar tantas vezes em longas viagens.
      Carregamentos a 150-250kW já não são nada maus. Mas claro que há sempre espaço para melhorias.

  • @joaolameiras6170
    @joaolameiras6170 21 день тому

    Então, não é uma questao de falta de tecnologia para termos carros com autonomias bem superiores ou até mobilidade a custo zero..
    Mas sim, de entendimento de quem manda.
    Ps, engraçado os negacionistas são cada vez menos.. mas andam atentos
    Parabéns pelo programa

  • @ALCLCFVIS
    @ALCLCFVIS 21 день тому

    Eu gosto é das caixas de comentários....anda um gajo com +40mil km no lombo de motociclos elétrico, com uma ou outra semana de ~700km, sem por os pézinhos em "bombas de gasolina" e houve falar de autonomias de 1000km. Hilariante 🤣😂

  • @pedrodacostapinto
    @pedrodacostapinto 14 днів тому

    A tecnologia está muito avançada... Só sai para o mercado a conta gotas, o povo tem gastar dinheiro continuamente...

  • @miguelalves3652
    @miguelalves3652 21 день тому

    aos 26 minitos nao estou de acordo ,porque se a autonomia aumentar baixa o sobrecarregamento das redes !

  • @franciscoseco2404
    @franciscoseco2404 24 дні тому +2

    Aco que um excelente convidado para entrevistarem era o youtuber window

  • @marionunes4899
    @marionunes4899 20 днів тому

    Isto tudo é muito giro, no entanto eu acho que o futuro é o hidrogénio

  • @kruelos
    @kruelos 24 дні тому +35

    Eh pah, este pessoal muito gosta de dizer mal dos eléctricos. Uma tecnologia que tem evoluído de forma exponencial nos últimos 20 anos. Acho que o "povo" mais parece os velhos do Restelo.

    • @luissilva9598
      @luissilva9598 24 дні тому +6

      A evolução é muito boa,mas...
      Enquanto não houver carregadores em numero suficiente...
      Prefiro carros a diesel ou gasolina!

    • @johnnysmile01
      @johnnysmile01 24 дні тому +11

      Eu pessoalmente não énão gostar dos elétricos é só porque é um sistema caro, perigoso e com tantas alternativas mais baratas e mais fiáveis. O problema disso tudo é que a UE está a promover os carros elétricos para um interesse comercial e uma agenda ridícula.

    • @johnnysmile01
      @johnnysmile01 24 дні тому +3

      ​@@luissilva9598e não só os carregamentos estão ao preço dos combustíveis então qual é a vantagem ? Nenhuma

    • @jmalucio
      @jmalucio 24 дні тому +6

      ​@@luissilva9598 Cada tomada é um carregador...

    • @jmalucio
      @jmalucio 24 дні тому +5

      ​@@johnnysmile01está enganado, são mais simples, mais baratos de usar, não existe promoção, senão deixavam de incentivar os combustíveis.

  • @fernandoribeiro9210
    @fernandoribeiro9210 16 днів тому

    Pois não dá

  • @DitzDj
    @DitzDj 20 днів тому

    "quem rege a capacidade(...) é a célula que tem menor capacidade", "vida da bateria é 100% para 80%". Eu pergunto se algum dia teremos Inteligência Artificial nas baterias, ou no mínimo, um chip de gestão de células? À semelhança dos SSDs, que distribui e desativa blocos de memória que se danificam por mero uso...

  • @Cesar13M
    @Cesar13M 22 дні тому

    A combustão interna a hidrogénio da jcb e os carros a células de hidrogénio parece um tema que há muita ignorância em Portugal e está na lista prioritária da U.E,

  • @hugosantos8825
    @hugosantos8825 24 дні тому +2

    O mundo está salvo......😏

  • @CogumeloMagico28
    @CogumeloMagico28 23 дні тому +1

    A melhoria de tecnologia é sempre positiva mas os elétricos não são o futuro. A produção de energia elétrica vai ter de aumentar e o preço da luz por sua vez aumenta também, a exploração de cobalto vai aumentar e o congo representa 75% da produção mundial. Mão de obra escrava.

  • @paulotav2
    @paulotav2 19 днів тому

    CUPRA no fundo põe-nos logo a desconfiar da idoneidade deste vídeo... humm... :/

  • @miguelramos6485
    @miguelramos6485 21 день тому

    L

  • @914143391
    @914143391 9 днів тому

    CARROS ELÉCTRICOS NÃO....INVESTIGUEM OS MOTORES A AR COMPRIMIDO SIM UM RECURSO MAIOR DE SEMPRE....

  • @Sirikazy
    @Sirikazy 22 дні тому

    Inventou uma bateria autorecarregavel? Lol

  • @apbs1964
    @apbs1964 24 дні тому +1

    Carros a pilha 😂😂

  • @valdemarnascimento7710
    @valdemarnascimento7710 24 дні тому +3

    A única conclusão a que chego sobre este tema, é que carros elétricos sao pisa papéis muito caros

  • @pauljamdj
    @pauljamdj 24 дні тому +1

    Com aqueles óculos eu acho que ela até vê de ali, Alicante e a Nossa Sra de Fátima, por isso já deve ver um pilha AAA como uma pilha A. Cuidado...

  • @ricardo_Abonado
    @ricardo_Abonado 24 дні тому +2

    Como é que vou viver sem o cheiro a gasóleo e gasolina faz me tanto bem ao cérebro e pulmões eu até fico mais inteligente viva o petróleo

  • @MarioP9511
    @MarioP9511 23 дні тому +2

    Os carros eléctricos não são alternativa, são muito complexos pois não permitem pagamentos em dinheiro, quem não tem casa com garagem pode esquecer, quem se desloca numa cadeira de rodas pode desistir, pois arrisca a vida se alguma coisa corre mal, e os postos de carregamento não são acessíveis nem inclusivos. Nem sequer posso pedir a alguém para carregar o carro pois é preciso dominar as tecnologias coisa que pessoas de idade têm dificuldade.

  • @fabiocarreirasantos
    @fabiocarreirasantos 24 дні тому +5

    Outra vez arroz.

  • @Augusto-oc2op
    @Augusto-oc2op 24 дні тому +3

    😂😂 Agora vai... Não se pode explorar lítio, é muito poluente dizem.
    Mas o que vai salvar o país são os carros elétricos 😂😂.
    Estamos no bom caminha

    • @ricardo_Abonado
      @ricardo_Abonado 24 дні тому +2

      Portugal precisa de mentes brilhantes como tu...

    • @Augusto-oc2op
      @Augusto-oc2op 24 дні тому +2

      @@ricardo_Abonado Obrigado. Já não posso dizer o mesmo de ti

    • @ruitavares1336
      @ruitavares1336 24 дні тому

      @@ricardo_Abonadoum gajo com a bandeira da Ucrânia no perfil não se pode esperar grande coisa.

    • @MarioP9511
      @MarioP9511 23 дні тому +2

      @@ruitavares1336 Qual é o mal disso, é melhor pores logo a bandeira da Rússia no teu perfil.

    • @ruitavares1336
      @ruitavares1336 23 дні тому

      @@MarioP9511 eu estou disposto a dar 50% do meu ordenado a Ucrânia todos os meses até que a guerra acabe se todos os que a defendem fizerem o mesmo.