CARROS ELÉTRICOS EM QUEDA. Afinal, o que está a acontecer? | Auto Rádio EP. 54

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 30 кві 2024
  • As vendas de automóveis elétricos estão a «arrefecer» um pouco por todo o mundo. O fim dos incentivos em alguns países, os despedimentos na Tesla e o regressar de muitas marcas aos híbridos e PHEV, são alguns dos tópicos em debate.
    O Auto Rádio é um podcast da Razão Automóvel, com o apoio do Pisca Pisca, o portal de usados onde podem encontrar o vosso próximo carro: bit.ly/3YXSWGn
    🎧 Disponível no UA-cam, Spotify e Apple Podcasts
    --
    www.razaoautomovel.com
    Auto Rádio. O podcast da Razão Automóvel: bit.ly/38P8Icm
    Subscreve a nossa Newsletter: bit.ly/2MCH1uW
    Segue a Razão Automóvel nas redes sociais
    / razaoautomovel
    / razaoautomovel
  • Авто та транспорт

КОМЕНТАРІ • 488

  • @razaoautomovel
    @razaoautomovel  Місяць тому +18

    Vendas de carros elétricos a cair, na vossa opinião quais são os motivos? Deixem um comentário 👇

    • @archive4059
      @archive4059 Місяць тому +14

      Nunca foi uma opção viável, quanto custa uma nova bateria? quem compra um elétrico em segunda mão? autonomia? tempo de carregamento?

    • @rafaelcarneiro8957
      @rafaelcarneiro8957 Місяць тому +9

      Mesmo antes dos incentivos e em todos os segmentos, já eram caros e com muito plástico.
      Os de segmento C ou acima, 4 portas / familiares, não compensam em longas viagem (autonomia e/ou carregamentos).
      Os citadinos parecem beneficiar muito, mas se não for em moradia complica muito o carregamento (mais a autonomia baixa).
      As marcas poderiam fazer mais versões a GPL, por outro lado ainda bem que não fazem, mantém-se baixo o preço por litro.

    • @omundoemduasrodas8802
      @omundoemduasrodas8802 Місяць тому +7

      A capacidade de compra dos cidadãos de muitos países do mundo, não consegue comprar a mobilidade compatível com as suas necessidades mais básicas. Olhar para veículos elétricos, caríssimos, não está, certamente nos seus horizontes. Mesmo num país desta UE com tanto de vanguardista como de tecnocrata e desfasada da vida real dos seus cidadãos, sobretudo em países mais periféricos, é uma Incivilidade. A única forma de suportar os elevadíssimos preços da mobilidade 'full electric' é com elevadíssimas cargas de impostos! Então e a democratização do automóvel? A democratização da mobilidade pessoal e coletiva?
      Atenção que: 1 - Eu sou europeísta; 2 - Acho que devemos agir em prol da defesa ambiental e do planeta.
      Mas não será por esta via da eletrificação obrigatória e caríssima, que aliás nos está (UE) a fazer descer uns degraus grandes, economicamente, relativamente a outras geografias, que lá chegaremos. Até porque, a eletrificação também tem custos ambientais avultadíssimos que (porque será?) têm vindo a ser negligenciados.
      Há que descer à Terra e estabelecer um plano bem mais elástico e adaptado à realidade dos cidadãos.
      Talvez em Bruxelas e/ou Estrasburgo, se promova, finalmente, num futuro próximo, a civilidade e a democracia, também no relacionado com isto que aqui se comenta, e se deixe de desenhar a tecnocracia e a burocracia onerosa para o cidadão comum.
      Não temos todos o salário de um Comissário ou de um Eurodeputado. Se tivessemos, a parte do custo para comprar um carro elétrico não se colocaria tanto. Mas...
      Obrigado pelo vosso Podcast/Vídeo. Cumprimentos a todos.

    • @henriquetorres34
      @henriquetorres34 Місяць тому +8

      A resposta para mim muito simples,as pessoas aqui em Portugal e em outros países morram em prédios a maior parte dessas pessoas não tem como carregar os carros eletricos,nem as infraestruturas da rede elétrica está preparada para carregar estes veículos,mesmo que as pessoas tivessem como comprar esses carros ,como carregar esses veículos..

    • @Mrbruno3691
      @Mrbruno3691 Місяць тому

      @@archive4059 quanto custa um montor de um carro a diesel ou a gasolina de um carro novo ou semi novo?

  • @ruimpinho
    @ruimpinho Місяць тому +78

    No nosso país, o elefante na sala é apenas um: quase nenhum particular tem ou quer gastar 40+ mil euros (Model 3) para comprar carro novo. As opções mais baratas são limitadas a uso urbano.
    Todos os carros (não apenas elétricos) estão desproporcionalmente caros face ao rendimento médio das famílias. Não nos esquecemos também que estamos num período no qual as taxas de juro, inflação e preço das casas estão em máximos históricos.
    Feliz por vez os podcasts de volta! Bom trabalho.

    • @opavanito
      @opavanito 16 днів тому +1

      E os que têm esses valores para gastar não vão optar por eléctricos.

    • @cesarcosta7602
      @cesarcosta7602 3 дні тому

      @@opavanito Porquê gastar 40mil num elétrico de "entrada de gama", quando podes comprar um no carro a combustão? A questão para mim é mais por aí como tu referes.

  • @L.D__
    @L.D__ Місяць тому +18

    Torço todos os dias para que o meu Opel Corsa 1.7 de 2003 me dure mais uns bons aninhos!
    Uma máquina! 💪🏼

    • @joaojoseluz
      @joaojoseluz 25 днів тому +1

      E vai durar. São otimos!

    • @AmareshMukariya
      @AmareshMukariya 21 день тому +1

      Eu coloquei um Grande Punto de 07 1.9 para trocar por um desses ahah

    • @edgarmalveiro5315
      @edgarmalveiro5315 4 дні тому +2

      Tenho "só" 4 com o famoso 1.7 D Isuzu, dos anos de 1996 e 1997... O mais usado vai nos 366 mil kms e sem nunca avariar o motor. Fiz uma vez, com um depósito de 46 litros de gasóleo e nunca passando dos 80 kms/H, 1003 kms. Estou-me bem nas tintas para andar de popó novo a mostrar as penas da ostentação, um carro é um meio de transporte e nunca um meio de mostrar o nosso status social, pelo menos para mim funciona assim.

  • @pedroteles8960
    @pedroteles8960 15 днів тому +4

    Unica coisa que ainda compensa ser eletrico é o frigorífico, mantem nossos alimentos frescos e é um produto fiável.

  • @nfapereira
    @nfapereira Місяць тому +48

    A eletrificação tem sido uma desilusão: os preços, em que prometeram preços baixos e isso não está a acontecer. Um elétrico está quase sempre ali entre os 40K e os 60K. Depois as infraestruturas estão muito aquém das necessidades, com tempos de carregamento elevados e preços nem sempre tão baixos (carregar em casa é sempre a melhor solução...mas só para quem pode). Depois a própria tecnologia dos elétricos em que prometem uma autonomia mas quando comparada com a realidade, a diferença é abismal (há marcas a prometerem autonomias de mais de 600 km e depois nem 400 fazem). Eu tenho um plug-in e carrego constantemente. E acho a melhor solução. Uso o modo elétrico para a maioria das atividades diárias. Faço cerca de 600-700 km por mês e passo 2 meses sem ir as bombas de combustível. Poupando cerca de 2/3 do que antes gastava. Tenho a possibilidade de carregar em casa. Cada caso é um caso. Mas fiz esta avaliação antes de comprar o carro e julgo ter feito a escolha certa.

    • @user-jo7if4br2y
      @user-jo7if4br2y Місяць тому

      curiosidade qual é o seu veículo

    • @parrotboss785
      @parrotboss785 Місяць тому +2

      se fazes 600 a 700 km mes acho que a tua escolha foi pessima. um carro a gasolina devia ter sido a tua opçao

    • @LucianoMMatias
      @LucianoMMatias Місяць тому +1

      @@parrotboss785 acho que não. Um amigo meu tem há alguns anos um Panamera Híbrido e diz que foi a melhor coisa que fez. Passa semanas sem ir a uma bomba de combustível e quando é preciso tem um desportivo com + de 400cv.

    • @nfapereira
      @nfapereira Місяць тому +1

      ​@@parrotboss785não sabe q carro tenho, quanto me custou nem q valorização de mercado ele tem....

    • @tiagoneves8072
      @tiagoneves8072 Місяць тому +5

      600/700 Kms por mês é cerca de 1 depósito de gasolina, ou seja, cerca de 80/100 euros. Portanto, é essa a poupança máxima que tem por mês. Ainda que conseguisse andar todo o mês em modo elétrico e conseguisse carregar a custo 0, tinha poupança anual na casa dos 1.200 euros. Agora é analisar quanto pagou pelo plug-in e quanto é que teria pago pelo gasolina e já consegue ter ideia de quanto tempo precisa para recuperar o que eventualmente pagou a mais por ser plug-in.
      Se se compra um carro de forma despreocupada, é irrelevante quanto gasta e quanto se paga a mais por ele.
      Se se compra com o foco na vertente económica/racional, há que ser sério e fazer as contas como elas são e não de forma a darem o resultado que pretendemos (aquelas contas que se fazem para tentar justificar o nosso desejo).
      Cada caso é um caso, mas, por norma e de forma muito genérica, elétricos fazem sentido para quem faça muitos Kms em ambiente urbano e tenha onde os carregar em casa. Gasolina é para quem faz percursos mistos e poucos Kms anuais (tipo 10/20.000). Gasóleo para ambiente não urbano e distâncias acima de 20.000 anuais. Plug-in e gás é tipo misto destas opções e podem fazer sentido.

  • @hauntedboy82
    @hauntedboy82 Місяць тому +22

    Empurrar as pessoas para um único caminho não faz sentido. Tenho um elétrico e outro a gasolina. Não conseguia depender só de elétricos. Para quem pode carregar em casa é uma solução fabulosa. Em abril nos 4 carregamentos que fiz em casa andei a menos de 1€/100 km, pois carrego em bi-horário no indexado. Depender da rede pública é mais um fator de stress e a maioria das pessoas nunca vai ter condições de carregar em casa ou no trabalho, por isso não acredito numa transição total. Deixem as pessoas escolher o que mais se adequa às suas necessidades.

    • @tiagofermar
      @tiagofermar Місяць тому +3

      Exatamente. Não faz sentido impingir os eléctricos as pessoas. Penso que não é para todas as pessoas. Deixem o mercado e as condições de cada um ditar o futuro.

    • @davidgoncalves5588
      @davidgoncalves5588 12 днів тому +1

      O país está longe de estar preparado para!

  • @esteves166
    @esteves166 Місяць тому +23

    Afinal se calhar a Toyota tinha razão na aposta dos híbridos. Redução de consumos com electrificação mas não 100% eléctricos.

    • @contraplano3157
      @contraplano3157 Місяць тому +1

      Nota-se pela vendas da Toyota na China

    • @carlosdossantos2322
      @carlosdossantos2322 23 дні тому +1

      Acho que não tem razão . Híbrido também tem bataria . Bataria custa min 4000 euros .
      Novo acredito que é bom agora em 2a mão não acredito que é bom .

    • @sergiosantos9418
      @sergiosantos9418 16 годин тому +1

      Híbrido é a pior opção, tem todos os problemas de carros a combustão e os de carros elétricos

  • @samuelmagro4254
    @samuelmagro4254 Місяць тому +19

    Um grande bem-haja á Razão Automóvel.
    Quem tinha dinheiro para comprar carro 100% eletrico já o fez, daí o abrandamento das vendas. Só tenho um amigo com carro 100% eletrico, três colegas de trabalho com hibridos plug-in e os restantes com carros de combustão e sem perspectivas de poder mudar nos próximos anos.

    • @pedroalbuquerquebs
      @pedroalbuquerquebs Місяць тому +2

      Isso e também quem tem vivendo ou apartamento com garagem. Depois desses terem carro eléctrico para pouparem em termos de combustível em relação aos motores a combustão, e sem terem grandes desvantagem em termos de ser pouco prático porque podem carregar lentamente todas as notes, saturas o mercado e há poucos interessados.

  • @luismiguellunapais1184
    @luismiguellunapais1184 18 днів тому +4

    O ponto principal são os preços elevados, passou a febre inicial, quem podia comprar comprou e muitos deles já se arrependeram. Agora, quem gostava de ter não consegue lá chegar. Como humilde opinião, acho que isto aconteceu depressa demais e as infraestruturas não acompanharam o que causa descontentamento. Referiram que as pessoas deviam ser livres de aceder à tecnologia que quiserem, não podem, mais uma vez por causa dos preços.

  • @nfcribeiro
    @nfcribeiro Місяць тому +22

    Carros usados que circulem até ao seu fim de vida em vez de darem precocemente lugar a um novo e passarem a ocupar mais um lugar no imenso parque de usados para vender, em nada prejudicam a pegada ambiental no seu todo - é exatamente o inverso.

    • @diogomorais9938
      @diogomorais9938 Місяць тому +4

      Daí eu manter o meu VW Golf TDi com 15 anos. Continua novo e acho que sou mais amigo do ambiente do que qualquer pessoa que se tenha convertido para o eléctrico vendendo um carro a combustão em perfeitas condições.

    • @joaojoseluz
      @joaojoseluz 25 днів тому +3

      Daí eu manter o meu Mercedes 190d. Tem 30 anos e nem uma folga! E espero chegar a meio milhão de kms.
      Por outro lado vergonhosamente o governo proíbe a sua circulação nas cidades mas continua a cobrar o mesmo seguro / iuc. Hoje em dia apenas circulam 10% na cidade veiculos anteriores a 2004.
      Por outro lado continuam a permitir a construção massiva ao invés de começarem a criar verdadeiros espaços verdes, estacionamento a preços decentes…
      Na Baixa de Lisboa, nos ultimos 4 anos houve um decrescimo de 30% de lojistas, havendo já prédios sem uma unica loja de comercio aberta. E em muitos casos indianos salvam a honra das ruas.

    • @jivocramez2440
      @jivocramez2440 19 днів тому +2

      ​@@joaojoseluz parabéns pela posição que defende . Eu penso de igual modo. Mantenho os mesmos carros há 10 e 16 anos sem adicionar mais lixo ao nosso ambiente e sem viver gastando subsídios que são o dinheiro de todos os contribuintes.

    • @emidiocopetogomes3909
      @emidiocopetogomes3909 13 днів тому

      Exactamente! 👏🏻

    • @diogovieira5796
      @diogovieira5796 10 днів тому

      Um carro usado vai ser sempre pior para o ambiente que um novo. A maioria da população de um carro está na utilização, um carro que polua pouco a andar irá sempre ser para o ambiente, a melhor escolha.

  • @luismachado6264
    @luismachado6264 Місяць тому +6

    Mais vale retirar completamente os incentivos para a compra de carros elétricos, está-se a subsidiar a compra de carros em gamas de valores de preços cujos compradores não precisavam de ajuda nenhuma... Entretanto continua a maior parte do pessoal a ter que comprar carros usados de gamas baixas de combustão interna e um bocado mais caros por causa da carga fiscal. Esta situação é injusta.

  • @bml26907
    @bml26907 Місяць тому +10

    Creio que, tal como eu, a maioria dos cidadãos não tem como aceder a um veículo elétrico, pelo preço (apesar de ter vindo a descer) e outro fator prende-se pelo receio de que seja um veículo que rapidamente traga problemas ao nível das baterias, as quais não são propriamente baratas.
    Tenho dois veículos a combustão e gostava de enveredar pelos elétricos, mas... Veremos o que o futuro próximo nos reserva.
    Aproveito para vos dar os parabéns pelo canal/site e pelos excelentes vídeos que apresentam. Sou viciado nos vossos vídeos. 🤪

  • @RogerM88
    @RogerM88 Місяць тому +16

    Os carros elétricos foram postos de lado há mais de um século atrás por motivo semelhante...densidade energética. Não seria surpresa se voltassem a ser postos de lado se progressos significativos forem alcançados com Combustíveis Sintéticos como tecnologia de Pilha de Combustível.

    • @contraplano3157
      @contraplano3157 Місяць тому

      Isso está a mudar... Até vai dar para aviões

    • @RogerM88
      @RogerM88 Місяць тому +1

      @@contraplano3157 Está a mudar é o tamanho das Células não a densidade energética das mesma de forma expressiva. Para avião o mais indicado será o uso de Hidrogénio.

    • @contraplano3157
      @contraplano3157 Місяць тому

      @@RogerM88 Aumentar 27% é um bom número

    • @josepeixoto3384
      @josepeixoto3384 11 днів тому

      @@contraplano3157 Engenheiro aqui, talvez não, ou melhor, aviões, comuns, a pilhas NUNCA, não é possível.
      O avião tem de ser LEVE como um passarinho; com os BLOCOS dentro, pesados como CHUMBO, não voa; os ANTONOV tinham 6 motores dos mais poderosos do mundo; eu sei que é lítio, mas são pesadas como burros. Por isso,e não só(densidade energética~~pouca carga) é que os EVs estão condenados,coitados dos fanboys...
      Não quer dizer que não haja 1 maluco que faça isso, duas asas a pilhas, é possível, afinal foi UM!!!! looney tune ( ...desenhos animados, o coiote, o pernalonga, super rato, leghorn foghorn...lol) apenas um MALUCO da TESTA que mudou isto tudo!!! SEGUIDORES demais, diabo...
      Henry Ford dizia que "pensar deve ser muito difícil, porque pouca gente o faz".
      O mundo é essencialmente de seguidores,para não dizer outra coisa e MAIS UMA VEZ se assiste a isso, com OTÁRIOS seguidores sem fim,nos DES-GOVERNOS, a legislar M3RDAS obrigatórias sem nexo, só porque...sim!!!!
      Agora vão fazer o quê? legislar mais OBRIGAÇÕES em cima da burrice, podem fazer, mas só iam cavar o buraco mais fundo.

  • @sergiomarquesdias2439
    @sergiomarquesdias2439 Місяць тому +9

    Ainda recentemente me passou pelas mãos, questão relacionada com a minha profissão, um orçamento de reparação de um Peugeot 208 eletrico que por ter embatido em pinos metálicos, danificou a parte inferior. Conclusão, teve que levar baterias novas e o custo total de reparação ficou perto dos 18.000€ (baterias, para choque, farois, etc). Um carro que tinha uma avaliação de seguro de pouco mais de 20.000€. Por pouco não foi para perda total.
    O elétrico pode ser solução a médio/longo prazo, conheço pessoas que estão satisfeitas e outras super arrependidas da opção. Acho que em 1º lugar é necessário criar condições para que este tipo de carros posso circular, seja nas grandes cidades como no interior , onde não há tantos postos de carregamento e rodovia de qualidade. Depois o preço de aquisição ainda é alto para o português comum.
    E uma questão, as baterias são feitas com o quê ? folhas de eucalipto? Qual o verdadeiro impacto ambiental? Um carro a diesel com revisões em dia pode poluir mais no dia a dia mas se prolongarmos a sua vida util não estamos a defender e a diminuir a produção em massa de novos veículos? O interesse vai para além da questão ambiental como é óbvio.

    • @contraplano3157
      @contraplano3157 Місяць тому

      Deu cabo de toda a bateria ou foram só uns módulos?

    • @josepeixoto3384
      @josepeixoto3384 11 днів тому +1

      É verdade ,qualquer dano, mesmo pequeno, na parte inferior, onde estão as baterias, pode levar,e leva muitas vezes, a perda total do carro, porque essas baterias de lítio podem pegar fogo quando impactadas, e por vezes, até 15 dias após o acidente, e mesmo parados,estacionados; assim, ninguém quer arriscar. e substitui-se a CARÍSSIMA bateria; como sempre, há exageros nesse cuidado, e muitos rodariam mais tempo sem problemas, sem substituir as baterias por novas, mas as seguradoras não arriscam, se morresse alguém, arrependiam-se bem, claro.

    • @contraplano3157
      @contraplano3157 11 днів тому

      De certeza que danificou toda a bateria?
      A bateria é construída em módulos. Isso é o fabricante a enganar o cliente.

  • @andrestrindade
    @andrestrindade Місяць тому +38

    Não todos têm onde carregar o carro elétrico, o que se torna uma desvantagem enorme. Carregar em casa é barato, fora de casa nem tanto.
    A desvalorização destes carros também é algo preocupante.
    A autonomia é uma grande preocupação, especialmente para quem viaja.

    • @pedroalbuquerquebs
      @pedroalbuquerquebs Місяць тому +3

      Exacto. Por exemplo, depois das pessoas que vivem em vivendas ou apartamentos com garagem passarem a ter carros eléctricos o mercado satura-se.

    • @Mrbruno3691
      @Mrbruno3691 Місяць тому +2

      O problema de carregar na rua mais uma vez é uma vergonha em Portugal. Somos diferentes de todo o resto do mundo. Porquê? Mais um tacho do antigo governo.

    • @brunomartins3419
      @brunomartins3419 Місяць тому +5

      Moro em Massamá, lisboa, não há 1 único carregador público… garagens são poucas, milhares e milhares de carros dormem na rua. Onde carregar? Ir para o supermercado?

    • @LucianoMMatias
      @LucianoMMatias Місяць тому +5

      @@Mrbruno3691pelo que leio, a falta de carregadores não é só por cá. No resto da Europa também se queixam.

    • @andrestrindade
      @andrestrindade Місяць тому +2

      ​@@LucianoMMatias Moro na Irlanda e aqui também enfrentamos esse problema. Muitas pessoas arrependem-se de comprar um carro elétrico quando precisam recarregá-lo e descobrem que os carregadores públicos não estão a funcionar, ou às vezes têm de esperar que outra pessoa termine de carregar porque está lotado.

  • @luizalexandrefranceschin6339
    @luizalexandrefranceschin6339 Місяць тому +4

    Os amigos não aboradaram aspectos importantes.
    Como valor de revenda, valor dos componentes do sistema de alta tensão que tem cobertura diferente da garantia das baterias.

  • @arnaldovfx
    @arnaldovfx Місяць тому +11

    Cá em casa temos o BMW 230e e foi a melhor escolha que fizemos, com autonomia em modo elétrico na casa dos 90km.
    O carro tem 10 meses, 17000km, e apenas gastámos 236 litros de gasolina. Nem todos os meses abastecemos de combustível, apenas se fizermos alguma viagem maior. É um solução que recomendo, e que acredito ainda tenha muito para evoluir.

    • @antonioknoni
      @antonioknoni Місяць тому

      Melhor opção para ti! Jamais chega perto de um Tesla M3! Valores semelhantes!

    • @arnaldovfx
      @arnaldovfx Місяць тому

      Poderia ser, mas para as dimensões da minha garagem esse não entra, e carregar fora de casa está fora de questão.

    • @pauloferreira1350
      @pauloferreira1350 Місяць тому

      @@antonioknoni o BMW é bem melhor ! S´0 quem nunca teve BMW é que fala mal

    • @antonioknoni
      @antonioknoni Місяць тому +2

      @@pauloferreira1350 tive 3 e depois de mudar para o Tesla percebi o quanto a BMW está atrasada!
      Só pensa que um BM é melhor que um Tesla quem não tem Tesla ou não o sabe usar!

    • @Carlos_SCB
      @Carlos_SCB 23 дні тому +1

      @@antonioknonipara quem faz menos de 80km por dia e raramente faz viagens longas ou tem outro carro para viagens longas acredito que faça sentido o híbrido. Não concordo de todo com quem diz que este é a melhor solução ou aquele é a melhor solução. O que é melhor para uns pode ser horrível ou péssima escolha para outros. Depois há outro aspeto… se as pessoas têm dinheiro para comprar este ou aquele mas…
      1.º nao queira comparar o valor de uma bateria elétrica com o valor de uma bateria de um híbrido, isto na hora de substituição ou de algum problema mais grave. Claro que um híbrido tem manutenção de dois sistemas mas os elétricos tb têm motor e não fica barato na hora da troca.
      2.º se faz menos de 80km por dia também pode optar por um elétrico de pequena bateria e, mais um vez, a Tesla não tem nenhum.
      Atenção que pessoalmente gosto da Tesla mas procuro um carro mais pequeno… e a Tesla (que acredito ser a melhor opção elétrica de carro familiar e para quem faz bastantes kms) continua a não ser solução para mim porque simplesmente não existe (ainda) uma espécie de citadino Tesla.

  • @cesarprudente8870
    @cesarprudente8870 28 днів тому +2

    Guilherme, o que está acontecendo é o que quem tinha bom senso já havia previsto - sem ter infraestruturas (nomeadamente postos de carregamento) e a farsa da "pegada" ecológica, cedo iria bater à porta. As vendas irão bater ao chão no momento em que quem tiver um carro eléctrico usado para vender descobrir que não valerão um tostão.

  • @parreiraleonardo
    @parreiraleonardo 28 днів тому +3

    Talvez o debate mais construtivo e com sentido que vi sobre este tema. Continuem o bom trabalho 👍
    No entanto para quem percebe minimamente da técnica sobre o assunto de baterias e de rede elétrica, é um assunto que já há muitos anos atrás se poderia prever. Continuo a dizer que acho muito estranho a Ordem dos Engenheiros não ter alertado para os riscos como os que estão a falar no podcast.

  • @Johnny.BGoode
    @Johnny.BGoode Місяць тому +4

    Uma coisa que tenho observado, tenho um seat plugin e consigo carregar o carro pois moro no R/C e não necessita de muita capacidade de corrente na tomada e consigo com extensão eletrica, mas se eu fosse pra comprar um elétrico já não seria bom. Muita gente mora em apartamentos que nem garagem tem e depende somente de postos de carregamentos públicos e isso é muito ruim, estão sempre em uso ou quebrados. Desmotiva muito

  • @joaojoseluz
    @joaojoseluz 25 днів тому +3

    Os híbridos sem carregamento consomem muito menos. Por exemplo um Toyota Rav4 consome cerca de 5,60 litros/100. Tem motor de 2500cc a gasolina com total de 220cv!

  • @JoseFerreira-zb7wh
    @JoseFerreira-zb7wh Місяць тому +3

    A histeria dos eléctricos claramente foi colocar a carroça à frente dos bois. O verdadeiro objectivo foi apenas e só fomentar muito consumo com muito marketing. Há uma mistura grande de factores a levar a este desfecho que a todos os níveis parece desejável. Não há capacidade da rede e de infraestruturas para aguentar a massificação desta tecnologia. Nem todas as pessoas consegue fazer carregamentos em casa. Foi-se atrás do modelo Musk de desenvolver carros com 1000 cavalos ao invés de fazer apenas a transição, construindo modelos com características semelhantes aos que havia a combustão. Colocaram-se preços ridículos para aproveitar o hype todo. As notícias têm demonstrado alguns dos problemas destas marcas e da tecnologia o que tem levado a alguma desconfiança. A guerra de preços tem levado a uma desvalorização rapidíssima dos carros vendidos anteriormente. E etc.

  • @filshop
    @filshop Місяць тому +4

    Já equacionei vezes sem conta a aquisição de um VE (tenho um Zoe para cidade, um plug-in e um diesel recente). Esbarro sempre no mesmo problema que é a perda de “liberdade”. Como ando com o Zoe na cidade, os 150kms servem perfeitamente e carrego em casa, quando falamos em viagens grandes, o elétrico é como um distúrbio intestinal. Nunca sabes se vais ficar…!

    • @kardo205
      @kardo205 Місяць тому

      Há uma solução: NIO swap-stations

    • @contraplano3157
      @contraplano3157 Місяць тому

      Grande máquina esse Zoe...
      O meu com 10 anos ainda anda.
      Uma coisa é teres uma bateria de 22kW outra é teres uma de 64KW.
      Mesmo a 58k do Mégane, dará para uns 400km que se carrega em 35min

  • @diogomorais9938
    @diogomorais9938 Місяць тому +3

    Simples, a maioria da classe média compra carro usado. Comprar eléctrico implica comprar novo. Para comprar um bom familiar eléctrico, temos de gasta para cima de 45 mil euros. Por um terço desse valor comprei eu uma carrinha quase nova com 7 lugares a gasóleo. Comprar eléctrico agora é mau negócio pois com a evolução constante dos mesmos, quem pensar vender daqui a 3, 4 ou 5 anos, vai perder consideravelmente mais do valor dado na compra caso tivesse ido para um equivalente a combustão. Não esquecer também que carro eléctrico compensa para quem tem onde o carregar em casa. Nem todos tem garagem com wallbox. Estar dependente de postos de carregamentos é viver em constante ansiedade.

  • @marcoterceiraazores6980
    @marcoterceiraazores6980 Місяць тому +4

    A Economia é a Realidade, podemos fazer leis e idealizar utopias de um futuro mais verde, mas as pessoas é que no fim ditam o rumo, não uma meia dúzia de políticos numa bolha de privilégios.

  • @diogomarques6289
    @diogomarques6289 Місяць тому +8

    Vivo na França e depois de ter tido um acidente em dezembro e o carro ir para a sucata foi tempo de procurar um novo carro . A minha primeira opção era comprar híbrido mas depois de ter tido uma reunião com a minha contabilista ( tenho uma pequena empresa ) , a única boa opção financeira era ir para um carro elétrico porque em híbrido consiga descontar até 10000€ do valor do carro em impostos enquanto que em elétrico era de 30000€. Fiz um LOA a 3 anos a pagar cerca de 850€ por mês . No final de contas vou andar 3 anos de Tesla model Y LR por 500€
    Nada mal

    • @mynameisesteves
      @mynameisesteves Місяць тому +2

      Em Portugal importei um Opel Corsa-e da Alemanha por 14.500€ e como trabalhador independente tenho enormes vantagens no iva dos carregamentos por exemplo e ma isenção de impostos dos elétricos e a isenção de pagamento de estacionamento em Lisboa, foi uma decisão óbvia, as vantagens são maiores, mas não acho que funcione com toda a gente. Para trabalhadores independentes e empresas as vantagens são maiores que para particulares.

    • @diogomarques6289
      @diogomarques6289 Місяць тому +2

      Outra coisa boa é que há carregadores tesla por todo o lado ( tenho 2 carregadores a 7 minutos de casa ) e depois da meia-noite pago apenas 0,18€ por KW

    • @fabioribeiro5071
      @fabioribeiro5071 Місяць тому +1

      ⁠@@mynameisesteveso que está errado porque empresas têm um maior poder de compra que trabalhadores independentes e que particulares, por isso é que o mercado recua, o consumidor final é em maior número o particular e o mercado segue o que a maioria das pessoas compra e o particular não consegue comprar um elétrico sem financiamento ou isenções.

    • @jivocramez2440
      @jivocramez2440 19 днів тому +1

      Penduram-se todos nos contribuintes e chulam todos as pessoas essencialmente os trabalhadores que não podem ter os mesmos subsídios que as empresas. Andam todos a comerem-se uns aos outros.

    • @diogomarques6289
      @diogomarques6289 19 днів тому +1

      Não culpem as empresas nem os trabalhadores independentes. Culpem o estado pelo preço das coisas em geral ( neste caso carros ),pelos baixos salários e altos impostos .

  • @9876portuga
    @9876portuga 25 днів тому +1

    O estado não devia dar incentivos para a compra de automóveis.
    Cada um deveria de comprar um automóvel de acordo com as suas possibilidades...

  • @ant_ramos
    @ant_ramos 29 днів тому +1

    Obrigado Razão Automóvel por falarem no enorme problema, que levanta pouca discussão, que é o mercado de carros usados elétricos e a combinação com uma população com pouco rendimento. Já sairam da grande Lisboa/Porto e viram o parque automóvel? As pessoas têm carros até 6k/7k a gasóleo, até aos anos 2010. Ou até mais baratos como os Saxos, Corsas B e afins.
    Carros a gasóleo, honestos para o dia a dia. Muitos têm mais que um carro, 1 para levar a familia e outro para ir para o trabalho.
    Como é que estas pessoas vão comprar, no futuro, um eletrico usado? Com 8/10 anos é um pisa papéis. Se ainda tiver 60% da autonomia anunciada é uma sorte. E só vai piorar que a degradação da bateria vai continuar... simplesmente não serve.
    Os carros eletricos não são solução. São parte de uma solução mas não é o único caminho.

  • @nmfl100
    @nmfl100 Місяць тому +29

    São carros mais adequados ao leasing do que à compra, e quem faz leasing são as empresas. No mercado de particulares, só pessoas excêntricas ou com a mania de ter o último gadget compram elétricos. Até porque só fazem sentido em contextos muito específicos.

  • @pedrobalancho5990
    @pedrobalancho5990 Місяць тому +2

    O preço dos elétricos desce 20% ou 30% porque o IVA de 23% é dedutivel para empresas. Creio que não é bem essa a justificação para a descida das vendas. O preço da eletricidade nos postos de carregamento é altissimo, fazendo as contas, acaba por não ser muito interessante para o consumidor final, quando em comparação com um carro a gasóleo que consome 4,5L/100km. Em relação aos Plug ins é uma medida de protecionismo às empresas europeias/alemãs que após o escândalo das emissões e da cartelização do setor, deixaram de investir em investigação e perderam o comboio da eletrificação, este mercado só existe pelos benefícios fiscais a empresas. Qual é o espanto, não percebo?

  • @arnoldgillesmonteirofreire3779
    @arnoldgillesmonteirofreire3779 Місяць тому +7

    A loucura é tanta que aqui em
    Cabo Verde que, sequer garante-se energia eléctrica ás casas sem que de vez em quando hajam interrupções os políticos se aventem para esta tecnologia, inclusive penalizando quem importa viaturas movidas a motores térmicos em mais 2000 euros apenas para agradar os alemães que financiaram esta “transição “!!!

    • @rui518
      @rui518 Місяць тому +1

      Mas é nesses países que o elétrico faz mais sentido, têm é que ser elétricos com capacidade de enviar à rede, faz com que quando a energia falha o carro alimenta a casa e há sempre luz na mesma.

    • @contraplano3157
      @contraplano3157 Місяць тому

      Um país com tanto sol, tem é de o aproveitar

  • @user-pz4sb1dz7j
    @user-pz4sb1dz7j Місяць тому +3

    As viaturas puramente elétricas ainda não são uma solução credível do ponto de vista de engenharia.

  • @wells3436
    @wells3436 Місяць тому +3

    Custo elevado dos eléctricos e dos postos da rede pública, e nem toda a gente tem garagem para carregar em casa.

  • @MiguelSilvaX
    @MiguelSilvaX Місяць тому +2

    Sou dono de um dos primeiros 100% eléctricos em Portugal (Nissan LEAF - desde 2011) e apesar da degradação da bateria (cerca de 50% de autonomia) continua a chegar para o dia a dia. Vou rapidamente dar a minha opinião e ideias: Para a maior parte das pessoas um carro eletrico não precisava de ter centenas de kg em baterias com centenas de km em autonomia que inevitavelmente torna o carro mais caro, pesado, com maior consumo e desgaste e perigoso (para os outros) em caso de acidente. Por isso um híbrido plug-in acaba por ser um eletrico com bateria mais pequena que tem um custo menor e para muitas das pessoas pode servir para fazer o dia a dia usando apenas o modo eletrico. Mas é um compromisso, pois se circular no modo eletrico tem menos potencia que a anunciada e anda a carregar um motor de combustão para o todo o lado. Talvez o híbrido plug-in que fazia mais sentido tenha sido o BMW i3 REX que era dos poucos que tem a potencia total disponível no modo eletrico e depois apenas usa um pequeno motor de combustão para carregar a bateria quando necessário (mas ao contrario dos outos PHEV, o i3 REX tem motor eletrico tem 170cv enquanto o de combustão tem uns 50cv). Não sei bem porque motivo (talvez devido às legislação ou falta de visão da marca e consumidores) tenha sido descontinuado, mas a BMW dizia que as pessoas andavam sempre no modo eletrico por isso não precisavam do motor de combustão... (então porque é que os PHEV estão a aumentar as vendas? se calhar hoje a BMW não teria deixado de o produzir). Mas o que eu acho que seria a solução melhor para o mundo era ter eléctricos com uma bateria pequena de origem (até aqui semelhantes aos híbridos plug-in que era tratada da melhor forma pelo sistema do carro e pelo dono) e em vez de ter um motor de combustão para viagens maiores tinha mais uns slots standard para se adicionar vários módulos de baterias adicionais que podiam ser montados em estações de serviço (para poder trocar por um modulo carregado e continuar a viagem) ou simplesmente alugar ou pedir ao vizinho um ou 2 módulos para ir de férias e seriam tratados como um deposito que pode estar cheio ou vazio (ou até ir buscar ao segundo carro da família). Os carros eléctricos desvalorizam mais apenas porque a bateria vai perdendo capacidade, mas o resto do carro tem menos degradação que num carro de combustão, o que volta ao problema das baterias, e para resolver isso o que eu sugeria era haver legislação para se criar um standard de baterias modulares para se poder usar em carros que no caso de um carro em segunda mão, pudesse fácilmente trocar 1 ou 2 módulos e continuar a servir para o dia a dia. Assim prolongava-se a vida útil do carro, criava-se uma economia de produção de baterias compatíveis seja de que marca for que pode ou não conseguir debitar a corrente necessária para tirar partido da potencia máxima do motor, mas pelo menos havia uma maior recirculação e reutilização do carro que também teria um menor impacto ambiental. Mesmo que as baterias venham a baixar drasticamente de preço (andam a falar em baterias se sal) será mesmo necessário que todos os veículos que circulam com 1 condutor na cidade precisam de carregar centenas de kg para todo o lado? estamos a falar de uma pessoa de 80kg para se deslocar anda a carregar 25x o peso do passageiro (2000kg em chapa, pneus, vários sofás, bateria, etc)...

    • @JM_4987
      @JM_4987 Місяць тому +1

      A ideia de baterias modulares é boa não fosse a questão da segurança ao nivel da bateria, diga-se risco de incêndio.
      Já temos a Scotter Seat MO com esse conceito

  • @ksetedvd
    @ksetedvd 8 днів тому +1

    Vou contar una história, um amigo aqui do norte foi atrás da febre dos carros electricos, para comemorar a compra pegou na família e foram todos para o Algarve no carro nao sabia ele o pesadelo onde se ia meter, com duas crianças demorou quase um dia a chegar lá, com os postos de carregamentos lutados e alguns avariados nao teve outro remédio se não esperar horas para carregar o carro e os miúdos a ficarem impacientes... uma viagem que podia ser feita em 4 horas demorou quase 12... disse ele nunca mais me meto nisto😂

  • @antoniomartins1490
    @antoniomartins1490 18 днів тому +1

    Os veículos eléctricos fazem todo o sentido nas deslocações urbanas mas poucas pessoas concebem a ideia de ter um EV como único veículo

  • @CarlosFerreira-mt9ep
    @CarlosFerreira-mt9ep Місяць тому +3

    Os princípais motivos no meu entender são: Preço e o facto da maioria das pessoas viverem em apartamentos aonde não existe possibilidade de carregar a baixo custo.

  • @joaopeixoto6140
    @joaopeixoto6140 27 днів тому +2

    Penso modestamente nunca comprar carros a pilhas!! Faço muitos trajets de longa distância e não me apetece parar todos os 300km para carregar as pilhas🤭 e ter de esperar 45min para obter 80% da carga !!!
    Tenho un automóvel de gama desportiva que consome talvez mais do que a media dos automóveis. O meu veículo foi comprado e ematriculado em 2020 com norma Euro6 o que implica um filtro a particulas num carro a gasolina!
    Em 2022 houve uma alteração do imposto anual automóvel do país onde resido o que me fez passar de 580€ para 820€ por ano !😮
    Dizem que é para incentivar as pessoas a comprar carros 0%poluentes 🤬! Uma ova!!! Eles querem OBRIGAR as pessoas a fazer o que eles ( governos/políticos ) querem !!!
    No entanto com esse enorme aumento ( quase o dobro ) do imposto de circulação não me iludiram em comprar uma alternativa enganadora!
    De momento acho uma 💩 os veículos eléctricos porque não correspondem às minhas exigências e o estado EU ateimam em pressionar-nos ou mesmo Obrigar-nos a consumir uma coisa que eu acho irracional.

  • @ruimiguellucas444
    @ruimiguellucas444 Місяць тому

    Bela conversa esclarecedora e verdadeira. Obg

  • @umpoucodemim5089
    @umpoucodemim5089 Місяць тому +1

    Estive nos últimos 10 dias no Brasil e no caso de São Paulo, estas viaturas não pode utilizar parques cobertos ou fechados, e nos prédios onde a garagem é coletiva na maioria dos condomínios estão a proibir parqueamento. Além disso é normal e histórico as vendas automóveis cai sempre nos primeiros 5 meses do ano. Além disso temos de somar as percas totais que estão a existir com pequenas colisões e os seguros, tempos nas reparações está em média em 4 meses que é uma loucura não aceitável, as asseguradoras lá fora estão agravar muito os seguros sobre os elétricos, cá em Portugal vai acontecer o mesmo nos próximos 18 meses vão subir todos entre 18 euros a 65 euros anuais nos seguro base. Mas é cedo para dizer que o ano correu bem ou mal esta área auto é muito instável. Do meu conhecimento técnico os meus clientes com frotas TVDE só estão usar elétricos devido a pressão da UBER na aprovação mas não está a resultar nas rentabilidades previstas porque existe uma rede de oficinas independentes pequena e fraca no acesso a peças, em caso de uma avaria as viaturas ficam presas nas oficinas meses etc etc. Existe um tema que deveria ser regulado, mercado de peças e margens e tempos. è tudo muito bonito até "bater" com uma avaria fora de garantia. As baterias têm muito para evoluir é o elo mais fraco do produto carro eletrico e o seu preço.
    Não existe zero emissões, ate andar a pé tem emissões.
    Sou a favor do motor elétrico, mas das baterias já tenho muitas duvidas com base na minha experiencia. Motor elétrico é altamente eficiente e baixa manutenção, mas as baterias já temos uma barreira física e química, pesos e durabilidade pois têm uma data de validade e quando se repara os seus custos são enormes e na marca dão preços enormes para o cliente optar por um novo carro.
    Tem existir todas as soluções e o cliente ser bem caminhado na escolha.
    Sou credenciado GM e a informação da ultima reunião de academia acdelco, é uma tecnologia que a china domina e fica a ser concorrência e têm de criar uma nova tecnologia que visa a china não conseguir produzir.
    Mercado instável como eu disse em 2012, "vai crescer ate 2022 e depois vai mudar ou repousar, são ciclos de 10 anos"
    Sou da opinião que a bateria deveria evoluir para algo mais durável e barato.

  • @andresimoes6702
    @andresimoes6702 Місяць тому +10

    Muitos parabéns pela independência e por falarem de forma aberta e sem medos.

  • @goncalobreda4901
    @goncalobreda4901 Місяць тому

    Já tinha saudades de um bom podcast obrigado

  • @melopd
    @melopd Місяць тому +3

    Tudo isto já era, por demais, evidente há anos!!

  • @mariosantos6084
    @mariosantos6084 28 днів тому

    Excelente debate. parabéns.

  • @OMGodini
    @OMGodini Місяць тому +3

    "Presidente da Toyota continua a não acreditar no domínio dos elétricos" 25/01/2024.

  • @Carlosmartinhox
    @Carlosmartinhox Місяць тому +2

    A maioria das pessoas não consegue comprar um veículo elétrico novo... mas há outro problema, mesmo no mercado de elétricos usados já temos um problema ainda têm um preço alto e não têm garantias da marca ,porque já têm mais de 160.000km, vou dar um exemplo um tesla modl 3 ano 2020 com 170.000km 25mil euros, quem vai comprar este carro?😂

  • @jc74435
    @jc74435 Місяць тому +2

    Os eletricos têm crescido à base de grandes incentivos às empresas, e incentivos fiscais como a isenção de ISV e IUC. Mas isso não é suficiente para chegar aos mercado de massas. Têm de lançar automoveis mais baratos, com maiores autonomias, e com uma rede de carregamentos muito maiores.

  • @andremendes8107
    @andremendes8107 Місяць тому +2

    Os fabricantes deveriam de apostar num mix energético!! Hidrogênio, combustíveis sintéticos nos motores de combustão, híbridos e elétricos!! Só assim é possível agradar a todos e reduzir as emoções!!!

  •  Місяць тому +2

    Mas estamos a generalizar por causa de um mau trimestre?

  • @xexas3000
    @xexas3000 Місяць тому +8

    O meu próximo carro será elétrico, as contas são imbatíveis a 7/8 anos… Agora não esperem que uma pessoa comum que precisa de um carro para o seu dia a dia dê 35 mil por um e208 ou um e2008 quando tem o Tesla 3 SR ali a 40 que é um segmento completamente diferente…
    Agora quando havia incentivos, obviamente fazia descer esses 35 para 30, que não é muito diferente que os 28 de um diesel por exemplo.
    A CATL anda a vender as baterias a 50 dólares ao kWh, ou seja para a marca custa uns 3 mil (60kwh) não há razão para os elétricos serem hoje tão caros.

  • @tiagoferreira5679
    @tiagoferreira5679 9 днів тому +1

    É obvio que a electrificação do parque automóvel é simplesmente um novo grande negócio para quem manda na economia/mundo (banqueiros) e para alguns outros sectores e indivíduos que ganharão por arrasto (por estarem em lugares chave da cadeia alimentar). Era muito mais ecológico a manutenção do parque industrial instalado investindo-se apenas em combustíveis carbonicamente neutros do que a renovação de todo o parque industrial automóvel e o próprio parque automóvel mundiais tornando quase tudo o que existe obsoleto. O abate de carros não é ecológico e a produção de baterias e de todos os materiais inerentes ao sector automóvel muito menos. Já agora, a renovação e manutenção de carros antigos parece-me também uma actividade económica secundária muito viável, mais ecológico e que vai ao encontro de muitos milhares/milhões de entusiastas automóveis, na sua verdadeira acepção da palavra. Claro que tornar tudo o que existe obsoleto é muito mais apetecível para os big players deste mundo mas não parece a melhor opção para o consumidor final que é só 99,9% dos cidadãos do mundo, nem o mais ecológico. Haja coragem de encarar o tema sem medos. Parabéns pelo vosso programa

  • @vitor_309
    @vitor_309 9 днів тому +1

    Se fosse vender os 3 carros cá de casa não conseguia comprar um novo, quanto mais elétrico por 40, 50 ou 60.000€.
    Aliás, já pensamos várias vezes trocar o mais moderno que é de 2017 e desistimos da ideia porque a diferença que se tem de pagar para algo de 2019 ou 2020 é proibitivo e empréstimo para um automóvel não, obrigado (e olhem que eu adoro carros).

  • @josepinto4870
    @josepinto4870 Місяць тому

    Boa tarde! Sou vosso seguidor á muitos anos! Não tenho dinheiro para um carro elétrico. Estive a ver que há empresas a fazerem conversão combustão para elétrico. A Renault parece que tem um kit. Tenho uma C4 de 7 lugares por isso não falta espaço para baterias por baixo do 6° e 7° acento. Motor elétrico ficaria no eixo traseiro.Mesmo assim fica caro.Tema sugerido para auto rádio. Um abraço.

  • @TiagoRamosVideos
    @TiagoRamosVideos 5 днів тому

    Muito interessante 👌 obrigado pela reflexão 🙏

  • @andreantunes98
    @andreantunes98 Місяць тому +1

    O problema da combustão nãp se resume somente à emissão de CO2. O maior argumento contra a questão dos combustíveis sintéticos é que, mantendo motores a combustão, mantêm-se as eficiências termodinâmicas máximas em torno dos 40%. Além disto, com queima de combustível, temos sempre a questão dos óxidos de azoto.

  • @mortijon3s957
    @mortijon3s957 Місяць тому +3

    a sociadade com mais posses ja os comprou ou seja foi aquele momento de euforia agora a sociadade mais baixa ainda nao tem posses para tal mesmo em segunda mao

  • @erikmaia9599
    @erikmaia9599 16 годин тому

    Aqui no Brasil tem uma opção bem interessante para mobilidade com impacto baixo no meio ambiente que é o etanol, mas o problema é o mesmo que o elétrico na maioria das situações é economicamente inviável.

  • @antoniomorgado5304
    @antoniomorgado5304 Місяць тому +1

    eu tenho elétrico a cerca de 1 ano e para mim foi a melhor escolha que poderia ter feito. Vivo em apartamento com garagem e luz própria na mesma e tenho poupado muito em relação ao meu antigo a diesel! Gastava cerca de 120€ mês em gasóleo e agora no mês em que andei mais não consegui gastar 50€. Isto carregando só em casa claro! Mas maioritariamente não faço viagens longas logo foi a melhor opção. Faço uma ou duas viagens longas por ano mas mesmo assim vs combustão gasto menos nessas mesmas viagens. Mas cada caso é um caso.

    • @nevermindxxx
      @nevermindxxx 28 днів тому

      Para esse uso eu até concordo e entendo o teu ponto de vista! Mas para mim não dá, gosto de fazer viagens longas de carro sem me preocupar.

  • @joaorodrigo2912
    @joaorodrigo2912 Місяць тому +4

    Porque ninguém fala no transporte aéreo de passageiros? Andamos a brincar a ecologia como as crianças na escola primária

    • @ricardogarcia3273
      @ricardogarcia3273 Місяць тому

      Infelizmente ninguém gosta de falar desse tema. O transporte aéreo e marítimo são poluidores mais significativos que o transporte terreste, mas como não têm soluções concretas para isso, tentam vender a ideia ao Zé Povinho de que se deve endividar brutalmente para salvar o Planeta! Eu gosto dos carros eletricos, mas penso que a ideia de salvar o Planeta à custa do elo mais fraco está totalmente errada.

  • @djcarvas
    @djcarvas 10 днів тому +1

    Li que só ao fim de 6 anos é que um carro electrico atinge a neutralidade carbónica, portanto nem a parte ecológica consegue convencer a sua aquisição.

  • @marcopereira5576
    @marcopereira5576 Місяць тому +3

    Eu tenho um 100% eléctrico e provavelmente irei comprar outro mas os meus meninos a gasolina são sagrados 🥰 os combustíveis sintéticos são uma excelente opção em conjunto com os eléctricos

  • @conceicaopassos6122
    @conceicaopassos6122 Місяць тому

    Muito interessante!!😊

  • @plotlessplot
    @plotlessplot Місяць тому

    Temos de baixar os preços dos carros elétricos. Precisamos de um elétrico com >500km de autonomia (real) e capacidade de carregamento dos 10-80% em 300km em auto-estrada), não tenho de ir a correr fazer fila para as bombas de gasolina quando se anunciam aumentos de preço, e faço ida e volta Porto-Lisboa a um terço do custo dos meus amigos com carros a combustível. Mas, apesar disso tudo, sei que os elétricos ainda não estão preparados para adopção em massa.

  • @MuSkA_
    @MuSkA_ 29 днів тому +1

    Um elétrico ainda tem muitos pontos negativos, entre eles um dos mais evidentes, o preço. E se formos analisar a origem das baterias, o amigo-do-ambiente é muito discutível...

  • @joaojoseluz
    @joaojoseluz 25 днів тому +1

    Os eletricos nao tem qualquer problema. O problema sao as taxas absurdas cobradas nas redes de abastecimento.

  • @transvipsalomao9259
    @transvipsalomao9259 9 днів тому

    Gratidão!

  • @gaspargaspar11
    @gaspargaspar11 29 днів тому +1

    Comprar um carro elétrico é complicado.
    Vejamos, o parque automóvel em Portugal não é de todo novo. Com motores a combustão. Já os elétricos não estão feitos para durar tanto tempo. O português não troca de carro assim tantas vezes. Eu por exemplo não troco á mais 15 anos de carro. Por ser de 7 lugares e 4x4. Não á semana que não ande 7 pessoas ou 6 pelo o menos.
    Uma possível troca por novo está completamente fora de cogitação. E muito menos elétrico. A carteira não está preparada para isso.
    Por outro lado via com bons olhos os carros japoneses de baixa cilindrada.
    Teriam mercado em Portugal. Com o sistema japonês em relação a impostos.
    Quem conduz carro elétrico em Portugal na sua grande maioria o carro não é dele e sim da empresa de aluguer ou empresa.
    Imaginem sair de casa (Coimbra)a uma 6 feira para ir para o Alentejo profundo carregado com tudo e mais alguma coisa para passar o fim de semana. E estar mais preocupado com a autonomia do carro do que desfrutar da viagem. ....

  • @gabrielmadeira564
    @gabrielmadeira564 Місяць тому +1

    Eu estaria mais na disposição de converter o meu actual veículo diesel num eléctrico. Desde que houvesse kit's de conversão da marca, e oficinas especializadas na sua conversão. Já vi uns artigos nesse sentido, para RENAULT e VW, para alguns modelos. para FIAT, não. Acho que esse seria um caminho a seguir. Poupam-se recursos e cria-se postos de trabalho, atingindo-se objectivos de descarbonização.

  • @polo7785
    @polo7785 Місяць тому +1

    O mercado dos carros eletricos esta numa fase de transicao. Muitos modelos estao a chegar com bons preços ao nivel dum plug-in e com boas autonomias.
    Quem faz mais de 300km sem parar numa viagem... Poucos. A cada vez mais carros que atimgem essa autonomia em autoestrada. O probleme é ter confiança na rede de carregamento e nao è o caso em Portugal. Eu vivo em França e a rede nas autoestradas è boa e contunua a crescer. Ja fiz a viagem de França ao Portugal em eletrico o ano passado sem problema de espera aos carregadores (em Tesla).
    A maioria das compras em plug-in sao feitas por empresas ao preço dum eletrico que nao carregao os carros e isto nao tem sentido. E o que se passa tanbém em França.
    Vai ser preciso alguns anos para que a rede seija boa com carros electricos de secunda mão a chegar no mercado. Eu acho que não avera volta atras na electrificacão dos carros com os investimentos ja feitos pelos industrias

  • @sergiopereira4392
    @sergiopereira4392 29 днів тому +3

    Não há mercado de carro 💯 eléctrico usados ou seja. Ninguém vai comprar um carro elétrico usado.

  • @LeonardoSilva-lv7dp
    @LeonardoSilva-lv7dp 27 днів тому

    Alguns sub-temas, para uma possível discussão sobre a adoção dos combustíveis sintéticos:
    • Consumo de energia e cálculo de emissões, na captura e sintetização desse combustível. (haverá realmente uma neutralidade significativa?)
    • Perpetuar do motor a combustão: Baixa eficiência térmica, centenas de peças móveis, desgaste, ruido e vibração.
    • Utilização de motores a combustão em zonas altamente povoadas (cidades), trazendo a emissão de gazes e partículas para junto das pessoas, assim como a libertação de calor (multiplicando por milhares de veículos)
    • Motor a combustão, mesmo a combustível sintético ou hidrogénio, tem que usar óleos lubrificantes, filtros, embraiagens, etc. Materiais consumíveis bastante poluentes e com a sua própria taxa de carbono.
    Não sou defensor do 100% elétrico (exceto em aplicações muito específicas), devido ao impacto da produção das baterias.
    O plug-in, quando devidamente utilizado, permite circular em zonas urbanas (e no dia-a-dia), sem emissões localizadas, e circular sem ansiedades nem limitações, fora das cidades, em viagem, com impacto previsível e calculado. Julgo que é a melhor opção de transição, até haver uma tecnologia melhor. A sua bateria é menor, mais leve e “mais consciente”, do que a de um 100% elétrico.

  • @M2rodrigu3z
    @M2rodrigu3z Місяць тому +1

    No ano passado fiz também contas à vida e percebi o rombo no orçamento que tinha ao fazer 80/90km por dia com uma ponte 25 de abril pelo meio, com um carro 1.6 TDI.
    Por variadas questões de logística (carregamento em casa) reduzimos os modelos a 3 e o eleito para a esposa se deslocar diariamente para o trabalho foi um zoe dos mais recentes.
    Desde então tem sido realmente um alívio na carteira, temos painéis solares, tarifa de energia bi-horaria e sobretudo é preciso pensar bem e fazer bem as contas para se ter a certeza se compensa ou não.
    Temos um outro carro para viagens grandes, no entanto o eléctrico veio de Viana do castelo para Sesimbra com 2 paragens de cerca de 40 minutos.
    O mais importante é a questão ser estudada, serem vistos os prós e os contras e ser escolhido um modelo que faça sentido.
    Não pensar em comprar um carro com uma autonomia anunciada de 300km e esperar fazer com ele diariamente 150 sem estar a contar carregar todos os dias, não irá provavelmente dar.
    Bem haja por esta conversa/ podcast

    • @luisPcordeiro
      @luisPcordeiro Місяць тому +1

      e os ZOEs são super económicos e eficientes.

    • @M2rodrigu3z
      @M2rodrigu3z Місяць тому

      @@luisPcordeiro hoje mesmo quinta do conde para rua castilho saiu com 100% chegou com 97%
      Para o que o pretendemos chega na perfeição

    • @luisPcordeiro
      @luisPcordeiro Місяць тому +1

      É a minha experiência. Aquilo é um passarinho em termos de consumos.

  • @josepinto4870
    @josepinto4870 Місяць тому +1

    As marcas poderiam fazer isso e ganharem dinheiro com a conversão e renovação se necessário dos sistemas de segurança das viaturas por terem mais anos. Ecologicamente era milhões de toneladas de viaturas e materiais reaproveitados. A electrificação seria mais rápida e beneficiária as marcas, consumidores, ecologia e a possibilidade de manter o carro que gostamos. Obrigado

  • @JLucenna
    @JLucenna Місяць тому

    Todo o problema da eletrificação da mobilidade, parte do principio que é uma decisão política e não do mercado (mercado é formado por pessoas e empresas).
    No momento que os estados pararem de tentar interferir, o mercado dará seu jeito.
    Dito isto, não há impacto zero, perseguir esse objetivo é insensatez.
    Se hoje, 100% dos veículos fossem elétricos, o impacto seria irrelevante, pois existem emissões maiores (como queima de carvão para produção de energia).

  • @P_THE_KINGS
    @P_THE_KINGS Місяць тому

    Meus caros, há um fator que não abordaram e é de extrema importância para o recuo das vendas de carros eléctricos, a rede de abastecimento nas residências, resido no centro de Lisboa num edifício que tem 8 habitações sem garagem, como é a maioria dos edifícios em Lisboa, como é que os residentes iriam todos carregar os carros, não é viável, os phev vai dar aos mesmo ou pior, além de ter de se carregar o carro também tem que se pôr combustível
    Para reduzir as emissões,
    1⁰ criar uma excelente estrutura de transportes públicos, ao ponto de por exemplo, uma via de BUS na 25 de Abril, e em mais vias de acesso às grandes cidades/centros
    2⁰ as marcas e os políticos deviam focar os objectivos para redução de emissões nas tecnologias dos veículos a hidrogénio e nos combustíveis sintéticos

  • @mjjferreira
    @mjjferreira Місяць тому +5

    Algumas razões: preço dos elétricos (tem vindo a melhorar no entanto), infraestrutura de carregamento (em alguns países, como portugal, é uma palhaçada) e o lobby do petróleo (a eletrificação não agrada a toda a gente).

    • @RogerM88
      @RogerM88 Місяць тому

      E o lobby Chinês? Desse pouco falam, até nos Media. Tal como a Pegada Ecológica de tal transição desde produção até posterior reciclagem. Depois existem outras razões económicas, que tem levado a EU a recua nas suas metas de transição, pois estariam a entregar de bandeja a hegemonia tecnológica automóvel à China, cujas fábricas e mineração não vão de encontro às rigorosas normas Europeias.

  • @Luckyamor
    @Luckyamor Місяць тому +1

    Eu comprei um Honda HR-V hybrid e estou bastante satisfeito 😊

  • @Nunohobbies
    @Nunohobbies Місяць тому +3

    O objetivo é acabar com a democratização do automóvel, os pobres têm de andar de transportes ou a pé como no tempo da outra senhora. Aqui a única salvação é as pessoas abrirem os olhos e na altura de votar, retirar o poder a quem apoia estas medidas, ai estas politicas mudam porque quem está no poleiro não o quer perder.

  • @arnoldgillesmonteirofreire3779
    @arnoldgillesmonteirofreire3779 Місяць тому +2

    Satisfeito deve estar a toyota que sempre alertou para não colocar todos os ovos no mesmo cesto. Quem o fez…

  • @luis_ladeiro
    @luis_ladeiro 12 днів тому

    Posso estar errado, mas mesmo que esteja a ocorrer uma retoma das vendas após pandemia, julgo que as pessoas preferem um hibrido, só pelo simples facto de assim ultrapassarem o estigma da limitação de autonomia de um EV, assim como não estarem sujeitos aos custos de carregamentos na via publica. O preço dos elétricos está cada vez mais a par, com os equivalentes a combustão, mas será o estigma da autonomia que não ajuda à transição.
    Independentemente da oferta ainda limitada de EV e seus preços, assim como autonomias e custos de carregamento, as pessoas podem ser o maior obstáculo.

  • @eduardocr2
    @eduardocr2 Місяць тому

    Parabéns pelo trabalho!
    No Brasil eletrificados "roubam" vendas de carros como: Compass, Hrv, Corola Cross, alguns Audi e BMW.

  • @user-vw3hv9wi9n
    @user-vw3hv9wi9n Місяць тому +5

    Creio que muita gente, esteja também a espera dos modelos de baixo preço

    • @pedroalbuquerquebs
      @pedroalbuquerquebs Місяць тому +1

      Menos de 20 000€? Mesmo a combustão já não tens hoje em dia assim tantas opções nesse segmento. Acho que dificilmente terás eléctricos sem ser mesmo a 20 000€ ou quanto muito 18 000/19 000€ em promos muito especiais.
      Não se esqueçam que 20 000€ não valem o mesmo hoje do que valiam há 10 anos (já para nem dizer há 20 anos).

    • @leonelcunca2843
      @leonelcunca2843 Місяць тому +2

      Provavelmente nos próximos anos nunca mais vai existir um veículo automóvel abaixo dos 20.000€, novos tempos

  • @JRPRETOO
    @JRPRETOO Місяць тому +2

    Muito bom o debate. Porém, acrescento que, o carro 100% elétrica, na sua fabricação, polui mais que os atuais processos dos carros a combustão. Sem falar da exploração da mão-de-obra africana utilizada na mineração dos componentes das baterias (condições de trabalho insalubres, com uso de crianças etc).
    Qual o ganho concreto de descarbonização, considerando esses fatores?

    • @antonioknoni
      @antonioknoni Місяць тому

      Onde fostes buscar esses dados completamente falsos!

    • @contraplano3157
      @contraplano3157 Місяць тому +1

      Que tal não respirares o ar que sai do carro a combustão?
      Quando a nossa rede elétrica estiver igual á da Califórnia não faz sentido algum importar petróleo para mover os carros.

    • @joaolima1030
      @joaolima1030 20 днів тому

      ​@@contraplano3157diz isso aos estados unidos que tem da maiores reservas de petróleo hahaha

    • @contraplano3157
      @contraplano3157 20 днів тому

      @@joaolima1030 ter tem... Mas já andam a proibir a construção de bombas de gasolina.
      Se as renováveis são mais baratas, para quê usar petróleo?

    • @joaolima1030
      @joaolima1030 20 днів тому

      @@contraplano3157 porque as que tem já aguentam com as necessidades e a Venezuela o país que tem as maiores reservas sendo esta super próximo dos estados unidos é só ir lá comprar o estados unidos sabe bem o que faz fazem daily V8 está tudo dito

  • @joaoteixeira3156
    @joaoteixeira3156 Місяць тому

    Qual organizam um encontro/evento razão automóvel?? abraço para a equipa

  • @vitorsousa7209
    @vitorsousa7209 Місяць тому +2

    Eu podia ter comprado um carro novo para juntar ao meu 208 hdi, mas preferi recuperar um 205 1.1 para o meu dia a dia. O 205 para andar na cidade e ir para o trabalho onde se fartam de arranhar o carro, e o 208 HDi para andar confortavel em viagens grandes, que ainda faço muitas. Peguem nos eléctricos pseudo ambientalistas e mandem-nos para o ecoponto amarelo ou electrão.

  • @hugoferreira1170
    @hugoferreira1170 Місяць тому +7

    Moral da história:
    • A Toyota está certa 😅

  • @CamilodeAraujoBezerra
    @CamilodeAraujoBezerra Місяць тому

    É necessário que a indústria desenvolva uma bateria com um custo razoável, que tenha uma maior vida útil e, principalmente, que apresente um melhor nível de segurança. Pela lógica, o modelo mild híbrido terá a preferência da maior parte dos consumidores, pois não depende de carregamentos em tomadas. Por último, é preciso pensar com um pouco mais de racionalidade e reduzir a quantidade de tecnologias embarcadas nos veículos, (muitas vezes supérfluas ou de pouco uso e importância) fato que na maioria dos casos serve apenas para agregar valor ao produto vendido e somente servirá para ser mais uma peça a ser danificada e reposta nas manutenções.

  • @marcocanha9303
    @marcocanha9303 Місяць тому

    Qual é a percentagem de custo dos diversos "componentes" (carroçaria, motor, bateria, transmissão, etc) de um elétrico? Supostamente um elétrico tem menos componentes logo seria mais barato de construir, não percebo o por quê de os carros a combustão custarem, em média, menos 10 mil euros dentro da mesma gama. Será que os construtores estão a ser gananciosos?

  • @ernestoduarte6800
    @ernestoduarte6800 Місяць тому

    Eu vejo a questão ainda mais simples que tem a ver com a evolução dos preços dos BEV e os salarios dos consumidores. Os proprios construtores são os primeiros a não aumentar salarios em face das previsões do mercado e os Estados não podem estar a financiar os ganhos dos construtores

  • @CarlosFerreira-mt9ep
    @CarlosFerreira-mt9ep Місяць тому

    Isto tudo pode mudar se nos próximos anos surgir uma bateria com boa autonomia e de custo bem menor que as atuais para reduzir significativamente o preço dos elétricos

  • @carloscabreira6349
    @carloscabreira6349 Місяць тому

    O problema é que o mix de energias não é tão lucrativo para as marcas.. eu continuo achar que os sintéticos será uma excelente opção.

  • @smgomes
    @smgomes Місяць тому

    Estava a pensar seriamente na compra de um carro eléctrico, mas a ouvir-vos fiquei na dúvida se o melhor não é um plug-in. Procuro algo que tenha uma autonomia eléctrica de +/- 100km. O que existe de momento que cumpra este critério ou que saibam que está na calha para meados de 2025. Sei que o novo Skoda Kodiaq entra nessa lista.

  • @CarlosSantosAlves
    @CarlosSantosAlves Місяць тому +3

    Bem dito electrocompativel é a principal questão.

  • @contraplano3157
    @contraplano3157 Місяць тому

    As baterias estão cada vez mais baratas e com mais autonomia.
    Com os novos métodos de produção ficam ainda mais baratos.
    Só um problema, se ninguém trabalha nessas fábricas quem vai ter dinheiro para comprá-los

  • @MarciusLage
    @MarciusLage Місяць тому +1

    O marketing é imenso. Os carros são lindos. Mas são de má qualidade e o pós venda é medíocre. Faltam peças. Não vai adiantar pagar youtubers por muito tempo. Basta ver o que acontece com a revenda dos usados.

  • @94anarita
    @94anarita 18 днів тому

    Em Portugal, provavelmente devido ao preço.

  • @edgarmalveiro5315
    @edgarmalveiro5315 4 дні тому

    São caríssimos, têm pouca autonomia, e depois há o problema de um dia termos de substituir as baterias já viciadas, que mais vale comprar um carro novo (também caríssimo para o bolso do português comum) do que substituí-las (são muito caras!!!). Para além disso, os locais de carregamento são escassos e muita vezes longe do local de trabalho e/ou de casa. Para mim não faz qualquer sentido a aquisição de um carro 100% eléctrico.

  • @vitordomingues5837
    @vitordomingues5837 Місяць тому +4

    Eletrificação a 100 % do parque automóvel português, em 10 anos... IMPOSSIVÉL ! As razões são inúmeras, falando somente numa entre muitas, a questão financeira à cabeça.
    Considero a eletrificação automóvel, uma transição, que pode ainda durar uns anos, até que se ultrapassem algumas questões técnicas e seja implementada e se concretize a consolidação do Hidrogénio...haja vontade política para o fazer.
    O ser eletrificação, vem equipado com inúmeros "calcanhares de Aquiles"... rede de abastecimento, assistência técnica, custos associados (não só na aquisição como na sua manutenção), inconveniência prática e mesmo (aquela que supostamente serviu de razão para o seu aparecimento) a questão AMBIENTAL.
    Aquilo que nos é dado como o "cordeiro ambiental" poderá (digo, poderá, para não tornar mais irados os acérrimos defensores desta febre) tornar-se no lobo vestido com a sua pele.
    Haveria muito mais para dizer, mas me alongarei mais...
    Somente um simples contra senso. O termo Ambiental não abraça somente a questão da poluição atmosférica, é muito mais abrangente que isso. Os recursos estarão no top 3 das preocupações. Aqui, as marcas, demonstram uma ambiguidade hipócrita... ditam uma moda, em que a generalidade dos carros elétricos à venda se assemelham a mono-volumes. Pensando que um Tesla Mod. X (exemplo) supera em volumetria e utilização de recursos qualquer carro (jurácico) do segmento médio ou inferior...é uma questão matemática, é só fazer as contas.
    Enquanto se olhar com "olho gordo" para a questão financeira e se continuar a disfarçá-lo com uma bandeira verde, não haverá Ambiente que resista.
    Obrigado

    • @joaolima1030
      @joaolima1030 20 днів тому +1

      Correto nem aqui nem em país algum quando chegares perto de 2035 vão aumentar outra vez o fabrico de motores a combustão até 2050 e vão continuar a explorar outras medidas

  • @pedropitt12
    @pedropitt12 Місяць тому +1

    malta é normal o abrandamento nesta fase por causa da paragem de incentivos e pela anunciada descida continuada dos elétricos este ano.. próximo ano e 2026, os gasolina e eletricos vao ser concorrenciais.. e ai as pessoas irao escolher eletricos se existirem modelos suficientes entre 15 e 30k ( neste momento nao existe nao europa ) e dps no caso português - o legislação e sistema mobie que estagnou o crescimento da rede de carregamento em Portugal.
    As pessoas nao querem restrocesso ou adiamento em modelos eléctricos.. as pessoas querem é electricos mais baratos e sitios onde carregar ao preço justo!

  • @RNunes-mk77
    @RNunes-mk77 Місяць тому +1

    Tenho um plug in á 4 anos e não penso em um 100% elétrico. 40km diariamente chega perfeitamente. E quando vou passear ou de férias e meter gasolina sem me preocupar com mais nada.

    • @darksantacruz
      @darksantacruz Місяць тому

      Tou na mesma situação, elétrico por enquanto não. Diria que lá para 2030/2035 já fará sentido.