O jogo: store.steampowered.com/app/2850920/The_Best_Treasure/ (tem na descrição também) Uma coisa também: o valor que mencionei total de investimento do jogo não foi gasto tudo de uma vez. Foi aos poucos ao longo do tempo que fiz o jogo. Não estou rico assim para tirar 5 mil reais de uma vez só. kkkk Outra coisa: nesta data (20/11/24), o jogo já vendeu 115 e creio que nas promoções de final de ano aumenta isto. Promoção sempre alavanca vendas. O vídeo foi gravado antes desta data.
Pra quem deseja viver de games e talvez esteja desanimado, o essencial é ter uma estratégia de mercado e não se guiar apenas pelos tipos de jogos que você gosta. FPS online tem um publico enorme, mas voce nunca vai conseguir competir e se destacar entre eles. O que mudou minha mente foi explorar os subgeneros de jogos na Steam(tags), ali você vai encontrar jogos viáveis para voce criar e se destacar, um publico alvo pra voce se especializar.
@fabricaDjogos Parabéns pelo The Best Treasure, ficou excelente! Comprei no lançamento e tive uma experiência impecável, fiz uma das reviews positivas. Não costumo interagir muito nos vídeos, mas te acompanho há bastante tempo e continuo aprendendo muita coisa, teu conteúdo é essencial e de muita qualidade.
A ideia era esta. Ver o processo e tirar suas conclusões. Nunca a ideia foi ficar rico com um jogo simples como este. O povo que está indo longe demais aqui nos comentários. kkkkkk
@@fabricaDjogos Faz parte kkkk, uns encaram desenvolvimento de jogos como hobby, trabalho, forma de ficar millionario, só quem está nos bastidores sabe como é.
Parabens mano, fico muito feliz de ver esse conteúdo maravilhoso, ver e entendeu seu ponto de vista é incrível, também estou desenvolvendo o meu primeiro jogo pra steam, muito obrigado por está ajudando tanto com a sua experiência 🙌
BOM DIA! Primeiramente, PARABÉNS pelo game! Assistindo seu vídeo tive uma dúvida. Por que tirou da Steam seu antigo jogo? Colocar jogo lá é temporário???
Uma coisa que tenho estudado bastante é o fator mercado. Como game designer eu penso que além da gameplay fluida e juicy tem que ter também um apelo global. Um jogo que se torne divertido em todos os continentes e nesse ponto eu pego o fator diversão e humor que acaba sendo algo que atinja o mundo todo. Vide séries como the simpsons, south park etc... Como artista eu abuso desses elementos no projeto Mushroom rampage. Eu peno um pouco na programação (gml) mas não desista. bora formar um trampo?
Vai ter um final do ano, mas não será só sobre parar de fazer, mas sobre o futuro do Fábrica de Jogos também que já venho pensando desde quando comecei com este jogo.
Obrigado por compartilhar esses dados. se vc tiver, to interessado ONDE gastou ese 5k reais. =) Se rolar um video assim, seria bacana 9e sim, entendi que sua hora nao esta ai). Abs
Artes personalizadas do jogo + assets que comprei prontos (arte e engine) + áudio inteiro do jogo + artes de divulgação . Outras questões pode assistir a série inteira que tem 20 episódios e mostra desde o início.
problema nao é o brasil amigo, olha as artes do jogo do cara, oq gera o primeiro impacto é o grafico, oq faz a pessoa continuar são as mecanicas, e nada disso no jogo do cara é impactante. fora o marketing, mesmo Undertale com seu grafico simples, consegue ser infinitamente superior aos graficos de the best treasure, acho q o cara só nao confiou no proprio projeto.
Jogo impactante de baixo custo a 1 dólar? Claro que não vai ser né. Parece que o pessoal está falando que meu jogo é um Celeste. Bem longe de ser e eu sei disso.
Vc está vendendo muito barato, esse jogo deveria ser no mínimo uns 5$ dolares. é o valor de um lanche no mac dos estados unidos, europa e japão. os próprios artistas meio que usam assets para fazer suas artes então no final da no mesmo usar ou não o importante é deixar o jogo coerente. Por outro lado é recomendado 7 mil wishlist para ter alguma chance de sucesso na steam, então de todo o jeito é díficil.
@@everythingcouldbesimplify818 Sim, claro que vai vender e, em termos de marketing, você está certo. Ainda digo mais: pelo engajamento do meu público, eu poderia vender mais caro e eles iriam comprar da mesma forma, mas não acharia honesto da minha parte. Até porque foi um jogo que fiz junto com o pessoal aqui no canal. Então foi mais pensando no meu público mesmo.
O custo vs as receitas, não compensam o investimento. Tudo bem que foi mais para demonstrar mas é difícil pensar nisso antes de publicar um jogo. Vejo jogos na Steam que duvido que tenham gasto tal valor no desenvolvimento, alguns desenvolvedores são tão cara de pau que usam free assets no jogo inteiro.
Fabiano o calculo genérico é o que render nos 7 primeiros dias, x2 pra ver quanto rende num mês, x2 pra ver quanto rende num ano e x 2 pra dois. Por isso se diz que lançar sem 10k wishlist nem lance.
@@fabricaDjogos essa fórmula é pra jogos que o cara lança e deixa ele lá tá ligado? Tipo se vc nao correr atrás de youtubers e esquecer o jogo lá acredite, a fórmula é essa ai. Agora, se vc for pra uma próxima aventura invista no keymailer, é caro mas se for pra gastar 5k melhor colocar uma parte no keymailer e mandar o jogo pra 10k youtubers pequenos e médios pq um deles pode fazer o jogo bombar. É um tiro meio que obrigatório pra nós gamedevs de garagem e eu me arrependo de não ter feito com o meu último projeto.
E aí Fabiano? Tudo bem? Rapaz... que descepção e desanimador esses resultados hein... Vai parar com os cursos também? Vi no seu site que agora só tem curso de roteiro e narrativa. O que aconteceu com o curso de game designer? Eu sempre indiquei seu curso pra quem queria aprender Game Designer. Minhas ponderações: Fazer um jogo comercial é um negócio, ou seja, se não bater o custo que teve é prejuízo, imagina então pensar em lucro. 😆 Seu jogo é simples, mas ainda assim, suas justificativas para vender seu trabalho por preço de balinha de troco de supermercado acho injustificado. Não teve tanto enganjamento quanto vc esperava, nem reviews suficientes. Ninguém quer gastar 5k e esperar 4 anos pra recuperar o dinheiro. (se recuperar) Quem pensa em faze jogos, pensa em lucrar, caso contrário é melhor fazer outra coisa da vida mesmo... Sempre seus cursos foram visando esse mercado... Prova de que não vale a pena fazer esses jogos "pequenos, simples e imersivos" visando o nicho retro. Tanto que, vc esta parando de fazer... Fabiano, sempre achei vc um dos melhores Game Designer do Brasil. Mesmo eu sendo formado em engenharia da computação e desenvolvimento de jogos, e estando nesse mercado há muito tempo, aprendi muita coisa com vc, em seu canal e seus artigos escritos. Você é muito bom cara!! 👍 Sucesso!!
Os cursos do Fábrica já não estão à venda mais. Decidi parar este mês e reduzir as despesas em manter o Fábrica. Isso vai refletir no canal (já vem refletindo). Vai sair um novo curso de game design em parceria com outro site e será o único e último meu. Aguardem novidades. O de narrativa está lá por enquanto, mas, se tentar comprar, não conseguirá. Este ano mesmo, o Fábrica de Jogos foi só prejuízo. Mas terá vídeo final do ano falando sobre o futuro do Fábrica de Jogos e como ficarão as coisas. Sobre o jogo concordo contigo, mas já o fiz como um saideira do game dev. Tanto que mostrei aqui no canal e o foco foi mostrar o processo. O conteúdo vai ficar eterno para quem quiser aprender e tirar suas próprias conclusões. O fato de eu parar de desenvolver é muito mais profundo que isso, pode ter certeza disso. Agradeço pelos elogios, mas eu sou o game designer que resolveu se expor sobre o tema e falar de um assunto que poucos estão se importando. Agora aparece um monte de gente querendo ser o pai do negócio, mas quem começou fui eu. Se eu sou um dos melhores, não é um título que cabe a mim me intitular. Grato pela consideração. Sucesso para ti também.
@@fabricaDjogos E o Udemy? Não sei qual é o seu site parceiro, mas na Udemy vc não vai ter custo de manutenção, não precisa participar das promoções deles caso não queira e vai estar eternizado lá todo seu trabalho pra quem quiser aprender. Vc ja tem muito material dos seus cursos prontos, é só subir na plataforma, vai entrar um dinheirinho sempre e principalmente, não se perde todo esse rico trabalho que vc fez por anos.
O jogo: store.steampowered.com/app/2850920/The_Best_Treasure/ (tem na descrição também)
Uma coisa também: o valor que mencionei total de investimento do jogo não foi gasto tudo de uma vez. Foi aos poucos ao longo do tempo que fiz o jogo. Não estou rico assim para tirar 5 mil reais de uma vez só. kkkk Outra coisa: nesta data (20/11/24), o jogo já vendeu 115 e creio que nas promoções de final de ano aumenta isto. Promoção sempre alavanca vendas. O vídeo foi gravado antes desta data.
@@fabricaDjogos Parabéns, sucesso!!!
Vc nao tem nenhum jogo 3D?
@@eliezeralisson9512 Tenho só um que fiz de baixo custo para o mestrado. Olha aqui: fnaspolinigames.com/2017/09/13/isaac-e-o-enigma-do-explorador/
Valeu
@@fabricaDjogos Mas esse nao foi a venda?
Pra quem deseja viver de games e talvez esteja desanimado, o essencial é ter uma estratégia de mercado e não se guiar apenas pelos tipos de jogos que você gosta. FPS online tem um publico enorme, mas voce nunca vai conseguir competir e se destacar entre eles. O que mudou minha mente foi explorar os subgeneros de jogos na Steam(tags), ali você vai encontrar jogos viáveis para voce criar e se destacar, um publico alvo pra voce se especializar.
Sim, concordo contigo. Mas quando já pensei no The Best Treasure, ele já seria a saideira. Tanto que mostrei todo o processo no canal. Abraço.
@fabricaDjogos Parabéns pelo The Best Treasure, ficou excelente! Comprei no lançamento e tive uma experiência impecável, fiz uma das reviews positivas. Não costumo interagir muito nos vídeos, mas te acompanho há bastante tempo e continuo aprendendo muita coisa, teu conteúdo é essencial e de muita qualidade.
Acabei de rodar ele no Linux, funciona perfeitamente.
Joguinho muito interesante. Parabéns!
Olha só. Vai ver por isso teve aquisição então. Obrigado.
Parabéns pelo projeto e divulgar os resultados Fabiano!
A ideia era esta. Ver o processo e tirar suas conclusões. Nunca a ideia foi ficar rico com um jogo simples como este. O povo que está indo longe demais aqui nos comentários. kkkkkk
@@fabricaDjogos Faz parte kkkk, uns encaram desenvolvimento de jogos como hobby, trabalho, forma de ficar millionario, só quem está nos bastidores sabe como é.
@@GingerCat_Studios Verdade
Parabens mano, fico muito feliz de ver esse conteúdo maravilhoso, ver e entendeu seu ponto de vista é incrível, também estou desenvolvendo o meu primeiro jogo pra steam, muito obrigado por está ajudando tanto com a sua experiência 🙌
Que bacana! Espero que seu jogo tenha muito sucesso e que leve em conta os aprendizados aqui para o seu ser melhor. Abraço.
Muito obrigado por compartilhar essas informações!
Espero que continue com os vídeos, gosto muito de acompanhar seu canal.
Obrigado pelos votos, Gustavo. Bom poder ajudar.
Obrigado por compartilhar todos esses dados, te desejo tudo de maravilhoso e todo sucesso do mundo! Um grande abraço e fica com Deus!!! Amém!!!
Obrigado, Aldo. Quando lançar o teu, vamos divulgar. :)
BOM DIA! Primeiramente, PARABÉNS pelo game! Assistindo seu vídeo tive uma dúvida. Por que tirou da Steam seu antigo jogo? Colocar jogo lá é temporário???
Porque basicamente não casava mais com o próximo jogo que faria. Mas futuramente pretendo voltar com ele para a loja.
@@fabricaDjogos Quando a gente publica lá tem um tempo para tirar?
@@adrianoc.j.felicio5134 Não, tanto que tinha retido do Born Race uma parte e ainda estava lá para receber.
peraê caraca, tô pegando o trem pelo final. vou voltar no começo da série pra ver primeiro, depois volto cá
Beleza.
Uma coisa que tenho estudado bastante é o fator mercado. Como game designer eu penso que além da gameplay fluida e juicy tem que ter também um apelo global. Um jogo que se torne divertido em todos os continentes e nesse ponto eu pego o fator diversão e humor que acaba sendo algo que atinja o mundo todo. Vide séries como the simpsons, south park etc... Como artista eu abuso desses elementos no projeto Mushroom rampage. Eu peno um pouco na programação (gml) mas não desista. bora formar um trampo?
Agradeço, mas neste momento não tenho interesse. Sucesso para ti.
Poxa, que pena que vc vai parar de fazer jogos. Tem algum vídeo explicando melhor essa decisão?
Vai ter um final do ano, mas não será só sobre parar de fazer, mas sobre o futuro do Fábrica de Jogos também que já venho pensando desde quando comecei com este jogo.
Obrigado por compartilhar esses dados. se vc tiver, to interessado ONDE gastou ese 5k reais. =) Se rolar um video assim, seria bacana 9e sim, entendi que sua hora nao esta ai). Abs
Artes personalizadas do jogo + assets que comprei prontos (arte e engine) + áudio inteiro do jogo + artes de divulgação . Outras questões pode assistir a série inteira que tem 20 episódios e mostra desde o início.
Vendo esse vídeo me fez desistir de criar jogos para vender. Com 5 mil reais eu compro um play 5 pra jogar GTA 6.
Cada um com suas prioridades e escolhas. Abraço.
"Será q fiquei milionário?" Sendo gamedev no Brasil já sei q não. kkkkk qui tistreza
problema nao é o brasil amigo, olha as artes do jogo do cara, oq gera o primeiro impacto é o grafico, oq faz a pessoa continuar são as mecanicas, e nada disso no jogo do cara é impactante. fora o marketing, mesmo Undertale com seu grafico simples, consegue ser infinitamente superior aos graficos de the best treasure, acho q o cara só nao confiou no proprio projeto.
Jogo impactante de baixo custo a 1 dólar? Claro que não vai ser né. Parece que o pessoal está falando que meu jogo é um Celeste. Bem longe de ser e eu sei disso.
Pelo perfil de jogo, já dava para saber e nem esperava um grande sucesso.
Vc está vendendo muito barato, esse jogo deveria ser no mínimo uns 5$ dolares. é o valor de um lanche no mac dos estados unidos, europa e japão. os próprios artistas meio que usam assets para fazer suas artes então no final da no mesmo usar ou não o importante é deixar o jogo coerente. Por outro lado é recomendado 7 mil wishlist para ter alguma chance de sucesso na steam, então de todo o jeito é díficil.
Não acharia cabível, pelos motivos que apresentei, cobrar este valor. Entendo o que se refere, mas foi uma escolha minha mesmo.
@@fabricaDjogos entendo, mas pega por exemplo Balatro, é um jogo muito caro e mesmo assim vendeu muito.
@@everythingcouldbesimplify818 Sim, claro que vai vender e, em termos de marketing, você está certo. Ainda digo mais: pelo engajamento do meu público, eu poderia vender mais caro e eles iriam comprar da mesma forma, mas não acharia honesto da minha parte. Até porque foi um jogo que fiz junto com o pessoal aqui no canal. Então foi mais pensando no meu público mesmo.
O custo vs as receitas, não compensam o investimento. Tudo bem que foi mais para demonstrar mas é difícil pensar nisso antes de publicar um jogo. Vejo jogos na Steam que duvido que tenham gasto tal valor no desenvolvimento, alguns desenvolvedores são tão cara de pau que usam free assets no jogo inteiro.
Eu tentei mostrar tudo aqui nos 20 episódios. Mas ali falo do investimento fora. Teve o meu tempo e trabalho também, como falei no vídeo. Abraço.
Fabiano o calculo genérico é o que render nos 7 primeiros dias, x2 pra ver quanto rende num mês, x2 pra ver quanto rende num ano e x 2 pra dois. Por isso se diz que lançar sem 10k wishlist nem lance.
Será que é tão preciso assim? Eu não acredito que seja e concordo que é preciso um número significativo de wishlist.
@@fabricaDjogos essa fórmula é pra jogos que o cara lança e deixa ele lá tá ligado? Tipo se vc nao correr atrás de youtubers e esquecer o jogo lá acredite, a fórmula é essa ai. Agora, se vc for pra uma próxima aventura invista no keymailer, é caro mas se for pra gastar 5k melhor colocar uma parte no keymailer e mandar o jogo pra 10k youtubers pequenos e médios pq um deles pode fazer o jogo bombar. É um tiro meio que obrigatório pra nós gamedevs de garagem e eu me arrependo de não ter feito com o meu último projeto.
@@andersonrocha1132 oq seria keymailer? to entrando agr nesse mercado e nunca ouvi falar sobre isso
E aí Fabiano? Tudo bem?
Rapaz... que descepção e desanimador esses resultados hein... Vai parar com os cursos também? Vi no seu site que agora só tem curso de roteiro e narrativa. O que aconteceu com o curso de game designer? Eu sempre indiquei seu curso pra quem queria aprender Game Designer.
Minhas ponderações: Fazer um jogo comercial é um negócio, ou seja, se não bater o custo que teve é prejuízo, imagina então pensar em lucro. 😆
Seu jogo é simples, mas ainda assim, suas justificativas para vender seu trabalho por preço de balinha de troco de supermercado acho injustificado. Não teve tanto enganjamento quanto vc esperava, nem reviews suficientes. Ninguém quer gastar 5k e esperar 4 anos pra recuperar o dinheiro. (se recuperar) Quem pensa em faze jogos, pensa em lucrar, caso contrário é melhor fazer outra coisa da vida mesmo... Sempre seus cursos foram visando esse mercado... Prova de que não vale a pena fazer esses jogos "pequenos, simples e imersivos" visando o nicho retro. Tanto que, vc esta parando de fazer...
Fabiano, sempre achei vc um dos melhores Game Designer do Brasil. Mesmo eu sendo formado em engenharia da computação e desenvolvimento de jogos, e estando nesse mercado há muito tempo, aprendi muita coisa com vc, em seu canal e seus artigos escritos. Você é muito bom cara!! 👍 Sucesso!!
Os cursos do Fábrica já não estão à venda mais. Decidi parar este mês e reduzir as despesas em manter o Fábrica. Isso vai refletir no canal (já vem refletindo). Vai sair um novo curso de game design em parceria com outro site e será o único e último meu. Aguardem novidades. O de narrativa está lá por enquanto, mas, se tentar comprar, não conseguirá. Este ano mesmo, o Fábrica de Jogos foi só prejuízo. Mas terá vídeo final do ano falando sobre o futuro do Fábrica de Jogos e como ficarão as coisas.
Sobre o jogo concordo contigo, mas já o fiz como um saideira do game dev. Tanto que mostrei aqui no canal e o foco foi mostrar o processo. O conteúdo vai ficar eterno para quem quiser aprender e tirar suas próprias conclusões. O fato de eu parar de desenvolver é muito mais profundo que isso, pode ter certeza disso.
Agradeço pelos elogios, mas eu sou o game designer que resolveu se expor sobre o tema e falar de um assunto que poucos estão se importando. Agora aparece um monte de gente querendo ser o pai do negócio, mas quem começou fui eu. Se eu sou um dos melhores, não é um título que cabe a mim me intitular. Grato pela consideração.
Sucesso para ti também.
@@fabricaDjogos E o Udemy? Não sei qual é o seu site parceiro, mas na Udemy vc não vai ter custo de manutenção, não precisa participar das promoções deles caso não queira e vai estar eternizado lá todo seu trabalho pra quem quiser aprender. Vc ja tem muito material dos seus cursos prontos, é só subir na plataforma, vai entrar um dinheirinho sempre e principalmente, não se perde todo esse rico trabalho que vc fez por anos.
@@niltoncostajunior9508 O futuro é outro, mas agradeço pela sugestão. Abraço.