A explicação é excelente, contudo, na vida real, o contra-esterço é extremamente mais sutil do que mostrado no vídeo, e ele só funciona bem em velocidades mais altas. Na prática mesmo quem nunca aprendeu sobre isso faz o contra-esterço, na hora que deita a moto nas curvas, até como mostrado no vídeo, não existe curva na moto sem a inclinação, quando se inclina já acontece o contra-esterço.
Perfeito! O contraesterço vai funcionar bem a partir de ~35 Km/h. Inclusive adiciono que os recursos visuais do vídeo induzem ao erro. Por exemplo, quando o contraesterço está em execução na curva, você não ajusta o ângulo do guidão. Se você fizer isso a moto vai ir para o outro lado, aí sim fica perigoso de perder o controle e cair. Existe um vídeo da Honda que explica bem a técnica.
Verdade, o vídeo em relação ao contra esterço está equivocado, inclusive a animação. Eu costumo utizar acima de 50km/h, e faço a curva toda com ele, e na saída da curva uma forcadinha contrária a moto já alinha, na reta é bom praticar, para situações de emergência não fazer o natural e acabar levando a moto pro lado errado. Seu comentário foi muito bom. Abraço
Pessoal vi que vcs entendem bem e gostam deste tipo de vídeo. Venho pedir pra vocês darem uma força neste canal iniciante @motopoint do Júnior Doído como é mais conhecido um recordista Sul- Americano de WHEELING . Lá tem conteúdo massa sobre pilotagem. Desde já agradeço a força.
já tinha ouvido falar sobre isso e já testei com minha moto, é estranho, mas funciona, já me livrei de muito buraco, ainda to praticando pra ficar mais seguro.
eu só consigo em alta velocidade tipo acima de 80km qnd vou desviar de algum buraco na pista por exemplo, devagar é impossível fzr, é parece q já e involuntário esse movimento, qm tem experiência sabe
Na realidade em qualquer curva e em qualquer velocidade eu uso o contra esterço, pq ajuda a moto a inclinar, daí depois que deu a inclinação é só voltar o guidao ao normal
Dica, é impossível você fazer uma curva sem contra-esterço. O que pode mudar é a inclinação, mas você SEMPRE faz. Se não fizer vai cair. O canal Veritasium fez um vídeo explicando isso
isso já me livrou de uma acidente gravíssimo, graças à Deus, eu aprendi mas de uma forma muito perigosa, até hoje eu nao sabia o nome dessa mágica da física, PARABÉNS ao canal pois está muito bem explicado e detalhado!
A gente estuda tanto Cinemática, Dinâmica, Vetores no ensino médio e na universidade, mas é tão abstrato. Vendo um exemplo real explicado passo a passo, você começa a ver a aplicação daquilo que estudou.
@@eliezeralisson9512 não colega, a moto quando está numa certa velocidade creio eu que acima de uns 40 km/h vc praticamente quase não usa o guidon pra fazer uma curva, somente o peso corporal, apartir do momento que você usa o guidon,por exemplo: guiando pra esquerda, a força do atrito, do corpo e da moto se deslocam pra direita, se você anda de moto, tente fazer isso com cuidado, se tiver a uma velocidade mais superior uns 80 km/h apenas um toquezinho pra um lado de jogara com velocidade pro lado contrario
Se as aulas nas escolas tivessem esse vídeos, a física seria muito mais interessante, assim eu e muitas pessoas não teríamos tanta ojeriza dessa matéria.
É algo que já fazemos naturalmente. Inclusive só é possível estudar o contra esterço porque nós já fazemos instintivamente, então é possível observá-lo.
Excelente explicação e o conselho de ter cuidado, contra esterço é uma técnica que precisa ser praticada pq envolve risco. Vejo canais que apenas manda fazer o contra esterço como se fosse algo normal, e não é bem assim.
SALVE!!! Uma informação importante não foi levada em consideração no vídeo... O contra-esterco só funciona em velocidades acima de 40 quilômetros por hora... Abaixo dessa velocidade, não funciona... E vale para qualquer veículo de duas rodas... Abraços!
@@bullgordobulldogingles7273 meu mano da pra fazer sim só é mais complicado quando mais velocidade mais fácil fica utilizar a técnica isso acontece por causa do efeito corretivo da rotação da roda da moto ela fica girando levemente pra esquerda e pra direita pra manter a moto reta , por isso que se soltarmos as mãos ela continua andando em frente sozinha como esse efeito aumenta de acordo com a velocidade a resultante dele em baixa velocidade é menor logo a atuação do contra esterço em baixa velocidade fica mais fraca por não ter uma força atuante forte em que se possa variar mas acontece de todo jeito , bom essa é minha opinião/ explicação se tiver alguém que manja mais e quiser corrigir ou acrescentar algo manda ai blz abraço ✌️✊
Como a moto esta sendo empurrada, em baixa velocidade a moto curva normalmente, agora em velocidade acima de 40 por esta sendo empurrada, mesmo que curve...a força que empurra a moto é maior..e ela tende ir em linha reta...porem como o guidon esta torcido ela deita pro lado oposto.
Não entendi onde foi chegar a explicação eu entro e no meio da curva chutado eu faço o movimento contrário ou em curvas de estrada de terra onde virar o jogo e acelerar tudo que tem te salva de um tombo embora pareça estrado vc consegue fazer a curva meu que com a roda de trás e a da frente da estabilidade e funciona como um leme que te mantém em pé!
Tanta explicação pra uma coisa que a gente aprende naturalmente em cima de uma moto... mesmo assim eu ADOREI! kkkkkkk Pra ver o tanto que os nossos sentidos são avançados e fazem esse equilíbrio sem ficar raciocinando no sentido das forças.
Top, eu estava pesquisando sobre giroscópio e encontrei esse vídeo. Eu já tinha percebido quando eu era criança que não era possível fazer uma curva na bicicleta apenas virando o guidão
Obrigado pela informação. Na verdade eu sou principiante, e me sentia um pouco em falta de alguma coisa quando eu fazia algumas curvas difíceis, e eu acabava parando a moto pra ajeitar melhor. Agora isso explica o que deve ser feito.
Excelente! Sempre pensei que deveria ficar com a moto fazendo um leve contraesterço na curva, não sabia que era antes dele. Mas se observarem nas curvas de motovelocidade acontece da moto estar derrapando a traseira e o piloto fazendo o contraesterço para corrigir a moto.
Finalmente entendi o que é contra esterço, estou pegando a habilitação e não estava entendendo, agora percebi que já fazia isso na bike 😂. Muito bom vídeo!
Infelizmente há Coisas chamadas INVEJA e INCAPACIDADE etc e quem é portador dessas maléficas doenças geralmente são também psicopatas e esses, como se sabe, não têm nenhum sentimento bom.
Já fui salvo contra-esterçando e derrapando kkkkk o carro brecou na minha frente, saí de trás para o lado dele. É realmente muito útil. A dica é se equipar bem, arrumar uns cones ou latas, remover os acessórios: retrovisores, setas e carenagens laterais do tanque da moto, ir pra grama e treinar. A grama escorrega e com certeza produzirá quedas. Mas é excelente para treinamento e condicionamento do desvio de obstáculos em movimento ou com frenagem/derrapagem. Isso salva vidas
Não está relacionado com a engenharia em si, mas é super interessante pensar em como o corpo humano consegue realizar tantos "cálculos" em instantes. Ótimo vídeo como sempre, acho super interessante como explicam todo o contexto (no caso como funciona o esterço da motocicleta) antes de simplesmente falar sobre o tema do vídeo.
Eu entendi como um início de um capotamento, você inicia um capotamento pro lado inverso a que se quer virar ela vai ser jogada pro lado oposto, pra tomar uma direção rápida, daí você vira o guidão corrigindo rapidamente para o sentido certo ao que se quer virar o pondo na curva mais rapidamente do que se fosse virar gradualmente.
Esse canal é ótimo, todo o conteúdo é de altíssima qualidade, muito didático, parabéns! Gostaria de entender o funcionamento do conversor de torque de um câmbio automático. Obrigado pelo conteúdo!
Essa pessoa estava procurando qualquer porcaria pra assistir, caiu aqui e ficou nervosinho, ou pode ver que fica dando estourinho e acha que é um motociclista profissional
Eu dei "deslike" porque a explicação não está correta, eu ando de moto a 17 anos, já assisti muito conteúdo bom. Inclusive se tiver interesse assista a "Bíblia das curvas" que as instruções estão corretas. Faltou explicar que o contra esterço é aplicado em velocidades acima de 50km/h, e é possível fazer a curva toda aplicando a técnica, você só vira o guidão novamente na saída da curva para alinhar a moto. Eu tenho uma CBR600, e uso muito a técnica em curvas de velocidade e aconselho sim treinar e aplicar. Principalmente em situações de perigo. Abraço
Meu caro, não tem nada de muito fora do comum, o piloto automático do avião somente realiza o que os pilotos o programaram pra fazer. Já viu carros com controle de cruzeiro? Você seleciona a velocidade e o carro mantém. No avião é da mesma forma, só que com altitude, velocidade, rotas e etc. Se tiver alguma dúvida pergunta aí
@@matheusteixeirarisso5287 ele é automático, porém ele precisa saber o que tem que fazer. Caso o controle de tráfego aéreo não solicite nenhuma alteração ao que era previsto durante a rota, os pilotos somente irão decolar o avião, e assim que quiserem irão acoplar o piloto automático, caso haja alguma alteração que tenha que ser feita, a mesma normalmente acontecerá sendo indicada ao computador através dos controles do piloto automático. Os pilotos retomaram o controle do avião normalmente quando descerem e chegarem a 1000 pés (Isso depende da regra da companhia área, pode ser antes ou depois, ou a critério do piloto, caso necessário, dependendo das condições de visibilidade e do aeroporto que irá acontecer o pouso, o avião poderá fazer o pouso completamente sozinho). Espero ter esclarecido
Já viram esse caso do TBM 900 Socata, N900KN? O piloto desmaiou e o avião seguiu quase em linha reta dos EUA até a costa da Jamaica. Só digitar o prefixo na busca.
Pendulo bem feito, com técnica acurada, joelho próximo ao chão, pode ser mais seguro que um contraesterço numa descida, por exemplo ... Usamos os dois estilos ... Fomos contemplados aprender um terceiro estilo com os mototaxistas de Teixeira de Freitas, com os joelhos pressionando no sentido do tanque de gasolina das motos ... Este tb é muito social ...
Depois que eu aprendi a usar o contra-esterço viciei usar essa técnica, mas tem que conhecer a moto e ter cuidado na hora que for acelerar a para retomar a velocidade, e cada moto tem sua velocidade minima para fazer um contra esterço perfeito.
tem uma palestra muito famosa do professor Walter Lewin que explica o fenômeno desses vetores "very non-intuitive, very non-intuitive" ele até fala. Muito interessante o conteúdo, parabéns
Eu só sei virar a moto de contraesterço, a menos que a moto esteja parada ou muito devagar .. vou praticar virar o guidão normalmente, pra usar nos dias de chuva, já que foi dito que é mais seguro. Ótimo vídeo!
O conceito está certo, mas podia ter feito a animação sem invadir a faixa contrária, pois numa situação normal, o resultado é previsível. E pelos comentários sem noção postados, tem gente que é capaz de seguir o exemplo ao pé da letra!
Achei bacana o vídeo sempre fiz isso mais sabia só meio que por cima como acontecia o vídeo é bem detalhado parabéns.. o contra esterco na minha opinião é bem mais ágil e rápido para se fazer curvas em alta velocidade
E essa técnica também funciona com carros, sobretudo caminhonetes e SUVs mais altos. Eu aplico isso aí na pilotagem de SUV. Funciona também: confere mais estabilidade nas curvas.
Parabéns pelo vídeo. Ótima animação! Muito objetivo e didático. Indico o filme documentário " A bíblia das curvas" para quem tem motocicleta e gosta de bike também.
Contraesterço depende muito da área de contato e circunferência do pneu. As motos de alta cilindrada que possui pneus bem largos, tem mais facilidade em fazer está manobra e por conta da velocidade também. Já bicicletas por exemplo, a maioria tem pneus muito finos e baixa velocidade, fazendo que esta ação do contra pode resultar em quedas.
Muito boa a explicação.!!!! fazer um vídeo.!!!! Como acionar a força centrípeta, sem mudar a direção da moto na curva, usando o freio traseiro pois se usar o freio dianteiro a moto fica em pé. indo para fora da curva..........
O contraesterço é muito útil e pode te salvar quando esta dentro da curva e a moto esta tentando sair pela curva, ajuda a traze-la de volta. Seria interessante testarem em local seguro e vazio, pode salvar sua vida em algum momento.
Bacana o vídeo, se quiser melhorar a explicação física, sugiro estudar o efeito da precessão giroscópica, é esse efeito que causa a inclinação da moto ao aplicar uma força no guidão. Explicando de forma simplificada, a precessão giroscópica é um fenômeno físico que mostra que quando aplicamos uma força em um eixo rotativo, a força ocorrerá 90 graus adiantado em relação ao eixo de rotação. Por exemplo, olhando a roda da moto do ponto de vista do piloto, a virarmos o volante pra direita, estamos aplicando uma força da direita para esquerda na parte traseira da roda, essa força na prática é transferida para a parte de cima da roda, causando a inclinação da moto para a esquerda. Helicópteros voam dessa maneira, quando se deseja inclinar o rotor para frente, na verdade o piloto aplica um comando que deveria inclinar o helicóptero para esquerda, mas devido a precessão giroscópica, em um helicóptero com sentido horário de rotação do rotor, a força será aplicada para frente.
Esse recurso se faz mais perceptível e mais necessário em motos com esterçamentos mais longos. Pra facilitar vamos comparar uma intruder 125 e uma cg 125. A intruder por ter um erterçamento mais longo, nas curvas tendem abrir mais, neste caso o contra esterço ajuda a fazer uma curva mais segura. Pois esta é mais lenta nas curvas do que as CGs. Quem teve intruder sabe do que me refiro. Pois a frente dela é muito leve. Sempre gostei destes recursos, uma vez que nunca gostei de tombar muito a moto nas curvas.
Isso é, em suma, retornar a trajetória com a dianteira em virtude da derrapagem da traseira que, para um piloto de corrida pode ser útil. Carros fazem isso com mais segurança. Quadrúpedes fazem isso também, sem a presença de rodas.
Incrível, fiz um curso na Honda que aborda esse assunto, o instrutor falou sobre o contraesterço em sala e mostrou na prática, mas nem todos conseguiram fazer, o medo do tombo foi real kkkkkkkkk
RESUMO: esta é uma técnica usada quando já não se pode fazer uso do peso do condutor para dar inclinação para o lado de dentro da curva ( quando o condutor já não consegue vencer a força centrifuga). Normalmente é usada numa manobra inesperada, uma curva que se revelou mais acentuada do que o esperado e é preciso durante a curva dar mais um pouco de inclinação, fugir a buraco que surgiu de repente!!!ect.
Não necessariamente, Joyce. Vai um pouco de escolha pessoal também. A manobra pode ser o único - ou o último - recurso nos casos em que vc citou, mas também pode ser usada para "atacar" a curva mais em cima dela, pois faz a moto deitar mais rapidamente do que o uso do peso do corpo, ou também por pura comodidade, pois permite iniciar a inclinação para a curva sem trabalho corporal quase nenhum
Após 40 km por hora sempre uso o contra esterço. Após bastante treino isso é automático é muito mais seguro. Não consigo imaginar fazer curva sem usar esse recurso.
A velocidade mínima para contra esterço depende do tamanho do veículo e dos pneus. Em bicicletas pode-se praticar em baixas velocidades e ajuda muito a pilotar uma moto posteriormente.
Pra quem não tem muita experiência em pilotagem o contraesterço é um bom jeito de passar reto em uma curva em velocidade ou dar de frente com um carro! Aprenda por etapas!
Contra esterço, tem que ser treinado, porque se você for tentar virar guidão em curva, com certeza pode escorregar a roda da frente e chão será a consequência! Isso é mais usado pra performance em corridas por pilotos, pra tanto não perder controle das curvas como para ganhar "milésimos de segundos" em uma competição. Guie sua motocicleta, da maneira mais branda e segura "pra você" nas curvas, evitando quedas desnecessárias! Claro que todo conhecimento é valoroso, vi deslike no vídeo, mas esse vídeo está perfeito! Like merecido
Vendo o video parece ser uma super técnica, mas até quem não sabe o q é acaba fazendo de forma intuitiva Logo que comecei a andar de moto eu entendi q tinha q virar pro outro lado e anos depois eu fui saber q isso tinha nome Eu nem sei fazer curva acima dos 35 sem contra esterço e nem sei se é viável, eu ja tentei mas não consigo
Já caí de bike e de moto por tentar esterçar pra dentro da curva. Demorei pra entender porque tinha caído kkk. Galera, o contra esterço só funciona a partir de +-40Km/h e precisa virar muito pouco o guidão, 1 ou 2 graus no máximo!
Na vdd, a física por trás é a 1º Lei de Newton cujo enunciado diz "Todo corpo continua em seu estado de repouso ou de MOVIMENTO UNIFORME EM LINHA RETA, a menos que seja forçado a mudar aquele estado por forças aplicadas sobre ele." Qdo se faz uma curva normal, a ciclística da bike é quem faz a regulação do esterçamento do guidão. Ninguém realmente "vira" guidão numa curva normal. O piloto "concorda" c/ o ângulo que a ciclística já traça. (por isso é que se consegue andar de bike ou moto sem as maos no guidão... e a bike, andando a pé ao lado dela, empurrando-a pelo selim, vc consegue controlar o guidão, só pela inclinação). E a ciclística faz isso por causa do angulo de cáster e da distância do trail. É algo bem simples mas precisaria de um desenho, o qual não tenho como colar aki. Mas na internet qualquer um acha. (motos esportivas possuem maior ângulo de cáster q motos de cross, p.ex. Porém, justamente por isso, tendem a ser menos maneáveis em trajetos apertados. E aonde por sua vez, entram as rodas menores, em geral de 16 ou 17", já q estas tem menor efeito giroscópico - outro fenômeno de Física que não vou entrar aki - p/ tentar compensar isso, ficando no "melhor de 2 mundos"...) Então, numa curva normal, p/ a direita, p.ex, o piloto inclina intuitivamente o corpo e essa inclinação coloca a trajetória anterior (em linha reta) à esquerda do novo trajeto (à direita, circular, já que é uma curva). ESSA TENDÊNCIA DO CORPO (DA MOTO) CONTINUAR EM LINHA RETA (prevista pela lei de newton) é o que "puxa a moto p/ fora da curva" (que muitos chamam erroneamente de 'força centrífuga'). Mas ao desenhar o círculo da curva (à direita, nesse exemplo, inclinação da moto desloca o centro de gravidade da moto. Assim, esse deslocamento do centro de gravidade, c/ a moto inclinada encontra o equilíbrio c/ a tendência da moto sair pela tangente da curva (pela sua tendência de continuar em linha reta, sua trajetória anterior). ISSO, ATÉ AKI, O NORMAL. No contra-esterço, ao querer fazer uma curva igualmente p/ a direita porém ao invés de inclinar a moto, vc (AÍ SIM) "virar" o quidão p/ a ESQUERDA, vc tenta criar uma trajetória circular só q no sentido inverso. A moto, continuará a querer continuar em linha reta. Como vc NÃO USOU A CICLÍSTICA DA MOTO, o centro de gravidade também não foi alterado. E aí a moto começará a CAIR (só que p/ o lado que vc, NA SUA CABEÇA, deseja de fato fazer a curva, que é p/ a direita, nesse exemplo). Como o pneu está direcionado p/ fora da curva (p/ a esquerda, o centro de gravidade da moto ao querer continuar em linha reta, acaba fazendo a moto iniciar uma queda p/ deslocando o centro de gravidade CONTRA A CICLÍSTICA). É o início de uma QUEDA MESMO! E aí aonde estraria uma habilidade muito boa: o piloto deixa a moto cair e "salva" a si e a moto da queda revertendo rapidamente a mecânica da curva p/ a posição normal. Assim, a técnica compreende em vc propositalmente iniciar uma queda e ter o "timing" e a habilidade de salvar a si e a moto num momento preciso e muito exato. EU não aconselho p/ ninguém! rsrs Bem arriscado vc se arrebentar todo, e tb sua moto e ainda ficar se sentindo "trouxa", rsrs. Mas a física é essa!
A explicação é excelente, contudo, na vida real, o contra-esterço é extremamente mais sutil do que mostrado no vídeo, e ele só funciona bem em velocidades mais altas. Na prática mesmo quem nunca aprendeu sobre isso faz o contra-esterço, na hora que deita a moto nas curvas, até como mostrado no vídeo, não existe curva na moto sem a inclinação, quando se inclina já acontece o contra-esterço.
Perfeito! O contraesterço vai funcionar bem a partir de ~35 Km/h. Inclusive adiciono que os recursos visuais do vídeo induzem ao erro. Por exemplo, quando o contraesterço está em execução na curva, você não ajusta o ângulo do guidão. Se você fizer isso a moto vai ir para o outro lado, aí sim fica perigoso de perder o controle e cair. Existe um vídeo da Honda que explica bem a técnica.
Verdade, o vídeo em relação ao contra esterço está equivocado, inclusive a animação. Eu costumo utizar acima de 50km/h, e faço a curva toda com ele, e na saída da curva uma forcadinha contrária a moto já alinha, na reta é bom praticar, para situações de emergência não fazer o natural e acabar levando a moto pro lado errado. Seu comentário foi muito bom. Abraço
@@rbviana1981 exatamente, acredito que este seja o único erro do vídeo. O contra esterço usamos durante toda a curva
@@SorrisoDaFz na realidade não o vídeo está certo é um curva de 90 graus no vídeo sendo assim não é preciso continuar com o contra esterço.
Pessoal vi que vcs entendem bem e gostam deste tipo de vídeo. Venho pedir pra vocês darem uma força neste canal iniciante @motopoint do Júnior Doído como é mais conhecido um recordista Sul- Americano de WHEELING . Lá tem conteúdo massa sobre pilotagem. Desde já agradeço a força.
já tinha ouvido falar sobre isso e já testei com minha moto, é estranho, mas funciona, já me livrei de muito buraco, ainda to praticando pra ficar mais seguro.
4:35 morreu
Tava sem capacete
Kkkkkk
Skksksskskskskksskkksskskskssksk
Kkkk se fosse Zé droguinha não existia
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Kkkkkk
Esse é o único vídeo do youtube, dentre todos que eu assisti, que fala corretamente sobe contra esterço. Muito obrigado pela informação.
Esse é o que melhor fala nos 2:50
ua-cam.com/video/zW_8LlVfwT4/v-deo.html
Acima de 40 ou 50 km uso o contra esterço em 100% das curvas. É automático o uso após se acostumar e com isso minha Harley faz curva muito bem!
Se eu fizer isso na minha bros, ela vai é embora para fora da curva kkk
eu só consigo em alta velocidade tipo acima de 80km qnd vou desviar de algum buraco na pista por exemplo, devagar é impossível fzr, é parece q já e involuntário esse movimento, qm tem experiência sabe
Na realidade em qualquer curva e em qualquer velocidade eu uso o contra esterço, pq ajuda a moto a inclinar, daí depois que deu a inclinação é só voltar o guidao ao normal
Mas nunca fiz isso numa moto trail, a minha é uma apache 150 e o modo de pilotar assemelha com aquelas de corrida
Dica, é impossível você fazer uma curva sem contra-esterço. O que pode mudar é a inclinação, mas você SEMPRE faz. Se não fizer vai cair. O canal Veritasium fez um vídeo explicando isso
isso já me livrou de uma acidente gravíssimo, graças à Deus, eu aprendi mas de uma forma muito perigosa, até hoje eu nao sabia o nome dessa mágica da física, PARABÉNS ao canal pois está muito bem explicado e detalhado!
A gente estuda tanto Cinemática, Dinâmica, Vetores no ensino médio e na universidade, mas é tão abstrato.
Vendo um exemplo real explicado passo a passo, você começa a ver a aplicação daquilo que estudou.
realmente amigo, uma hora esses videos me fazem voltar a estudar esses conteúdos
@Lucas Sampaio isso bofe
Eu só fui aprender física de vdd na faculdade quando peguei física geral experimental I pq na escola eu só decorei fórmula mesmo
instablaster...
Sempre fiz isso de moto e também tinha a curiosidade de saber como era isso. Parecia mágica kkk
Eu não entendi nada kkk a moto tem q estar saindo d traseira?
@@eliezeralisson9512 não, simplesmente guiar para o lado contrario em que gostaria de guiar, automaticamente a moto vai pro lado certo
@@lucascolombo3695 Sei não em kkk
@@eliezeralisson9512 não colega, a moto quando está numa certa velocidade creio eu que acima de uns 40 km/h vc praticamente quase não usa o guidon pra fazer uma curva, somente o peso corporal, apartir do momento que você usa o guidon,por exemplo: guiando pra esquerda, a força do atrito, do corpo e da moto se deslocam pra direita, se você anda de moto, tente fazer isso com cuidado, se tiver a uma velocidade mais superior uns 80 km/h apenas um toquezinho pra um lado de jogara com velocidade pro lado contrario
@@lucascolombo3695 Entendi é q eu entendo mais é d carro mesmo d moto sou bem ignorante mas é legal saber q existe essa artimanha nas motos kkk
Se as aulas nas escolas tivessem esse vídeos, a física seria muito mais interessante, assim eu e muitas pessoas não teríamos tanta ojeriza dessa matéria.
Muito legal ver a explicação na teoria!!! Acho que todo motociclista faz isso por "intuição" e nem percebem!!!
Muito legal o vídeo, parabéns!!!!
Eu tente fazer uma curva só girando o guidão e eu girei no chão, foi incrível a força da gravidade agindo no momento exato.
É algo que já fazemos naturalmente. Inclusive só é possível estudar o contra esterço porque nós já fazemos instintivamente, então é possível observá-lo.
Verdade, o vídeo faz parecer algo fora do normal mas não é.
@@hsolimarrs pq é muito técnico o vídeo
Não acho que seja instintivo, porque antes de meu pai me ensinar a fazer isso na bicicleta, eu quase caia por não vencer as curvas fechadas.
Quem foi criança raiz e já andou muito de bike já vem com isso de fabrica kkk
@@renanandreatta1924 realmente
Excelente explicação e o conselho de ter cuidado, contra esterço é uma técnica que precisa ser praticada pq envolve risco. Vejo canais que apenas manda fazer o contra esterço como se fosse algo normal, e não é bem assim.
SALVE!!! Uma informação importante não foi levada em consideração no vídeo... O contra-esterco só funciona em velocidades acima de 40 quilômetros por hora... Abaixo dessa velocidade, não funciona... E vale para qualquer veículo de duas rodas... Abraços!
Da pra fazer isso na bike ?
@@matheussantos2879 SALVE!!! É obrigatório em todos veículo de duas rodas e em velocidades acima de 40 km/h... Abraços!
@@bullgordobulldogingles7273 meu mano da pra fazer sim só é mais complicado quando mais velocidade mais fácil fica utilizar a técnica isso acontece por causa do efeito corretivo da rotação da roda da moto ela fica girando levemente pra esquerda e pra direita pra manter a moto reta , por isso que se soltarmos as mãos ela continua andando em frente sozinha como esse efeito aumenta de acordo com a velocidade a resultante dele em baixa velocidade é menor logo a atuação do contra esterço em baixa velocidade fica mais fraca por não ter uma força atuante forte em que se possa variar mas acontece de todo jeito , bom essa é minha opinião/ explicação se tiver alguém que manja mais e quiser corrigir ou acrescentar algo manda ai blz abraço ✌️✊
Como a moto esta sendo empurrada, em baixa velocidade a moto curva normalmente, agora em velocidade acima de 40 por esta sendo empurrada, mesmo que curve...a força que empurra a moto é maior..e ela tende ir em linha reta...porem como o guidon esta torcido ela deita pro lado oposto.
Não entendi onde foi chegar a explicação eu entro e no meio da curva chutado eu faço o movimento contrário ou em curvas de estrada de terra onde virar o jogo e acelerar tudo que tem te salva de um tombo embora pareça estrado vc consegue fazer a curva meu que com a roda de trás e a da frente da estabilidade e funciona como um leme que te mantém em pé!
Tanta explicação pra uma coisa que a gente aprende naturalmente em cima de uma moto... mesmo assim eu ADOREI! kkkkkkk
Pra ver o tanto que os nossos sentidos são avançados e fazem esse equilíbrio sem ficar raciocinando no sentido das forças.
Exato, essas explícações só atrapalham a cabeça!!
É explicação para quem quer aprender de fato, não é para burros...
Top, eu estava pesquisando sobre giroscópio e encontrei esse vídeo. Eu já tinha percebido quando eu era criança que não era possível fazer uma curva na bicicleta apenas virando o guidão
*A melhor e mais didática explicação sobre o assunto. Parabéns!*
Parabéns!
Excelente!!
Vale do São Francisco - Sertão, Brasil!!
Março 2021...
Obrigado pela informação. Na verdade eu sou principiante, e me sentia um pouco em falta de alguma coisa quando eu fazia algumas curvas difíceis, e eu acabava parando a moto pra ajeitar melhor. Agora isso explica o que deve ser feito.
Excelente! Sempre pensei que deveria ficar com a moto fazendo um leve contraesterço na curva, não sabia que era antes dele. Mas se observarem nas curvas de motovelocidade acontece da moto estar derrapando a traseira e o piloto fazendo o contraesterço para corrigir a moto.
Finalmente entendi o que é contra esterço, estou pegando a habilitação e não estava entendendo, agora percebi que já fazia isso na bike 😂. Muito bom vídeo!
Como alguém pode dar deslike nisso? Puro conhecimento gratuito.
Infelizmente há Coisas chamadas INVEJA e INCAPACIDADE etc e quem é portador dessas maléficas doenças geralmente são também psicopatas e esses, como se sabe, não têm nenhum sentimento bom.
Já fui salvo contra-esterçando e derrapando kkkkk o carro brecou na minha frente, saí de trás para o lado dele. É realmente muito útil. A dica é se equipar bem, arrumar uns cones ou latas, remover os acessórios: retrovisores, setas e carenagens laterais do tanque da moto, ir pra grama e treinar. A grama escorrega e com certeza produzirá quedas. Mas é excelente para treinamento e condicionamento do desvio de obstáculos em movimento ou com frenagem/derrapagem. Isso salva vidas
Não está relacionado com a engenharia em si, mas é super interessante pensar em como o corpo humano consegue realizar tantos "cálculos" em instantes.
Ótimo vídeo como sempre, acho super interessante como explicam todo o contexto (no caso como funciona o esterço da motocicleta) antes de simplesmente falar sobre o tema do vídeo.
Eu entendi como um início de um capotamento, você inicia um capotamento pro lado inverso a que se quer virar ela vai ser jogada pro lado oposto, pra tomar uma direção rápida, daí você vira o guidão corrigindo rapidamente para o sentido certo ao que se quer virar o pondo na curva mais rapidamente do que se fosse virar gradualmente.
Esse canal é ótimo, todo o conteúdo é de altíssima qualidade, muito didático, parabéns! Gostaria de entender o funcionamento do conversor de torque de um câmbio automático. Obrigado pelo conteúdo!
Ja tem um vedeo..sobre esse conteudo....
Sobre conversor de torque de um carro automatico...
O cara copia o canal da gringa e Dubla em cima
@@Pedro-augusto Não é plágio. Os dois canais são da mesma empresa. O narrador já falou isso em vários vídeos
...agora fazer curvas com minha moto ficou mais físico... gostei da explicação muito bom!!! parabens!!!
A pessoa q da deslike em conhecimento é impressionante
Quem deu deslike tá andando de moto na terraplana... 🤣🤣🤣 Ou está com inveja de quem tem moto, porque eu tenho e uso muito essa técnica.
Essa pessoa estava procurando qualquer porcaria pra assistir, caiu aqui e ficou nervosinho, ou pode ver que fica dando estourinho e acha que é um motociclista profissional
É porque ele não entendeu!
Então faz todas essas explicações na hora da prática acaba o vídeo?
Eu dei "deslike" porque a explicação não está correta, eu ando de moto a 17 anos, já assisti muito conteúdo bom. Inclusive se tiver interesse assista a "Bíblia das curvas" que as instruções estão corretas. Faltou explicar que o contra esterço é aplicado em velocidades acima de 50km/h, e é possível fazer a curva toda aplicando a técnica, você só vira o guidão novamente na saída da curva para alinhar a moto. Eu tenho uma CBR600, e uso muito a técnica em curvas de velocidade e aconselho sim treinar e aplicar. Principalmente em situações de perigo. Abraço
Já evitei várias colisões fazendo esta manobra, mas foi instintivo agora conheço o fundamento.valeu.
Mostra como funciona o piloto automático de um avião
Meu caro, não tem nada de muito fora do comum, o piloto automático do avião somente realiza o que os pilotos o programaram pra fazer. Já viu carros com controle de cruzeiro? Você seleciona a velocidade e o carro mantém. No avião é da mesma forma, só que com altitude, velocidade, rotas e etc. Se tiver alguma dúvida pergunta aí
O piloto automático nao é 100% automático
@@matheusteixeirarisso5287 ele é automático, porém ele precisa saber o que tem que fazer. Caso o controle de tráfego aéreo não solicite nenhuma alteração ao que era previsto durante a rota, os pilotos somente irão decolar o avião, e assim que quiserem irão acoplar o piloto automático, caso haja alguma alteração que tenha que ser feita, a mesma normalmente acontecerá sendo indicada ao computador através dos controles do piloto automático. Os pilotos retomaram o controle do avião normalmente quando descerem e chegarem a 1000 pés (Isso depende da regra da companhia área, pode ser antes ou depois, ou a critério do piloto, caso necessário, dependendo das condições de visibilidade e do aeroporto que irá acontecer o pouso, o avião poderá fazer o pouso completamente sozinho). Espero ter esclarecido
É um anão
Já viram esse caso do TBM 900 Socata, N900KN? O piloto desmaiou e o avião seguiu quase em linha reta dos EUA até a costa da Jamaica. Só digitar o prefixo na busca.
Pendulo bem feito, com técnica acurada, joelho próximo ao chão, pode ser mais seguro que um contraesterço numa descida, por exemplo ... Usamos os dois estilos ... Fomos contemplados aprender um terceiro estilo com os mototaxistas de Teixeira de Freitas, com os joelhos pressionando no sentido do tanque de gasolina das motos ... Este tb é muito social ...
Meus parabéns melhor explicação do UA-cam achei super fácil de entender.
Depois que eu aprendi a usar o contra-esterço viciei usar essa técnica, mas tem que conhecer a moto e ter cuidado na hora que for acelerar a para retomar a velocidade, e cada moto tem sua velocidade minima para fazer um contra esterço perfeito.
tem uma palestra muito famosa do professor Walter Lewin que explica o fenômeno desses vetores "very non-intuitive, very non-intuitive" ele até fala.
Muito interessante o conteúdo, parabéns
Este é o melhor vídeo que eu vi sobre o assunto 👏👏👏👏
Eu só sei virar a moto de contraesterço, a menos que a moto esteja parada ou muito devagar .. vou praticar virar o guidão normalmente, pra usar nos dias de chuva, já que foi dito que é mais seguro. Ótimo vídeo!
O conceito está certo, mas podia ter feito a animação sem invadir a faixa contrária, pois numa situação normal, o resultado é previsível. E pelos comentários sem noção postados, tem gente que é capaz de seguir o exemplo ao pé da letra!
Achei bacana o vídeo sempre fiz isso mais sabia só meio que por cima como acontecia o vídeo é bem detalhado parabéns.. o contra esterco na minha opinião é bem mais ágil e rápido para se fazer curvas em alta velocidade
Aos 13 anos fui diagnósticado como o toque do contraesterço.
Amém
Ķkkkkkkkkkkkkkkk
E essa técnica também funciona com carros, sobretudo caminhonetes e SUVs mais altos. Eu aplico isso aí na pilotagem de SUV. Funciona também: confere mais estabilidade nas curvas.
Parabéns pelo vídeo. Ótima animação! Muito objetivo e didático. Indico o filme documentário " A bíblia das curvas" para quem tem motocicleta e gosta de bike também.
Funciona mesmo, quanto mais larga a roda de tras , mais o contraesterço funciona facilitando deitar a moto fazendo a curva!
Boa observação, reduz o risco de uma perda de equilíbrio
Contraesterço depende muito da área de contato e circunferência do pneu. As motos de alta cilindrada que possui pneus bem largos, tem mais facilidade em fazer está manobra e por conta da velocidade também. Já bicicletas por exemplo, a maioria tem pneus muito finos e baixa velocidade, fazendo que esta ação do contra pode resultar em quedas.
amo o canal learning engeneering, ainda mais dublado!!
Muito boa a explicação.!!!! fazer um vídeo.!!!! Como acionar a força centrípeta, sem mudar a direção da moto na curva, usando o freio traseiro pois se usar o freio dianteiro a moto fica em pé. indo para fora da curva..........
que vidoe útil!!!!!!!!!!!!! nota 1000
Muito bem explicado só não entende quem não quer parabéns!
Fantástica explicção!!! Parabéns!!
que bacana... very nice my brother... parabens pelo video... abraço
Muito bom dúvida esclarecida 👍
Esta manobra é utilizada nas competições de velocidade...
é usado na rua também, faz muita diferença em curvas acentuadas pois permite você fazer uma curva com uma velocidade maior que na condição normal
Muito bom, senti falta da inclusão dos torques causados pelo efeito cáster, acho que estes torques são fundamentais no efeito do contraesterço
👍😎gostei a dica,. Um dia eu vou fazer um teste 😃
É por isso que os triciclos são mais difíceis de operar em curvas em alta velocidade se o projeto não tiver bem feito... Muito bom...
O contraesterço é muito útil e pode te salvar quando esta dentro da curva e a moto esta tentando sair pela curva, ajuda a traze-la de volta. Seria interessante testarem em local seguro e vazio, pode salvar sua vida em algum momento.
Sempre fiz isso pelo senso comum, nunca me dei conta da ciência por trás do movimento.
Top top top parabéns 😊
O meu cérebro vai pra Nárnia, mas o conteúdo desse canal é bom demais 😁
Sempre uso na bicicleta, é bastante útil
Sim
Uso na minha tambem
Bacana o vídeo, se quiser melhorar a explicação física, sugiro estudar o efeito da precessão giroscópica, é esse efeito que causa a inclinação da moto ao aplicar uma força no guidão.
Explicando de forma simplificada, a precessão giroscópica é um fenômeno físico que mostra que quando aplicamos uma força em um eixo rotativo, a força ocorrerá 90 graus adiantado em relação ao eixo de rotação. Por exemplo, olhando a roda da moto do ponto de vista do piloto, a virarmos o volante pra direita, estamos aplicando uma força da direita para esquerda na parte traseira da roda, essa força na prática é transferida para a parte de cima da roda, causando a inclinação da moto para a esquerda.
Helicópteros voam dessa maneira, quando se deseja inclinar o rotor para frente, na verdade o piloto aplica um comando que deveria inclinar o helicóptero para esquerda, mas devido a precessão giroscópica, em um helicóptero com sentido horário de rotação do rotor, a força será aplicada para frente.
SEMPRE USO COM A MOTO DEITADA PUXANDO O GUIDAO AO CONTRÁRIO .É PERFEITO .. AO ENDIREITAR A MOTO TUDO VOLTA AO NORMAL SOZINHO.
Esse recurso se faz mais perceptível e mais necessário em motos com esterçamentos mais longos. Pra facilitar vamos comparar uma intruder 125 e uma cg 125. A intruder por ter um erterçamento mais longo, nas curvas tendem abrir mais, neste caso o contra esterço ajuda a fazer uma curva mais segura. Pois esta é mais lenta nas curvas do que as CGs. Quem teve intruder sabe do que me refiro. Pois a frente dela é muito leve. Sempre gostei destes recursos, uma vez que nunca gostei de tombar muito a moto nas curvas.
Isso é, em suma, retornar a trajetória com a dianteira em virtude da derrapagem da traseira que, para um piloto de corrida pode ser útil. Carros fazem isso com mais segurança. Quadrúpedes fazem isso também, sem a presença de rodas.
Gostei do video, no começo eu não estava entendendo, mas quando chegou no final parecia o começo.
Ótimo, parabéns 👏👏
Aprendir fazer isso à uns 6 anos, e faz parte do meu cotidiano
Considere também explicar que em contra esterço em altas velocidades, a quantidade de pneu em contato com o solo é maior.
Isso é incrível 👏👏👏👏
Muito interessante, tenho moto, é bom aprender sobre essas coisas e os " porquês".
Excelente explicações
Incrível, fiz um curso na Honda que aborda esse assunto, o instrutor falou sobre o contraesterço em sala e mostrou na prática, mas nem todos conseguiram fazer, o medo do tombo foi real kkkkkkkkk
Muito bom ! Técnica e prática.
Sensacional 👏👏
Excelente vídeo
Faço isso e não tinha consciência. Incrível!
Excelente!
Boa explicação. Faltou só o capacete no motociclista. A Física não sabe se o cara cair racha a cabeça no meio? Kkkkk
Essa ilustração e feita em país onde não é obrigatório o uso de capacetes
Acho que na China o uso não é obrigatório.
Nos EUA também não é obrigatório o uso do capacete.
Amelhor explicação
Muito bom parabéns
RESUMO: esta é uma técnica usada quando já não se pode fazer uso do peso do condutor para dar inclinação para o lado de dentro da curva ( quando o condutor já não consegue vencer a força centrifuga). Normalmente é usada numa manobra inesperada, uma curva que se revelou mais acentuada do que o esperado e é preciso durante a curva dar mais um pouco de inclinação, fugir a buraco que surgiu de repente!!!ect.
Não necessariamente, Joyce. Vai um pouco de escolha pessoal também. A manobra pode ser o único - ou o último - recurso nos casos em que vc citou, mas também pode ser usada para "atacar" a curva mais em cima dela, pois faz a moto deitar mais rapidamente do que o uso do peso do corpo, ou também por pura comodidade, pois permite iniciar a inclinação para a curva sem trabalho corporal quase nenhum
Após 40 km por hora sempre uso o contra esterço. Após bastante treino isso é automático é muito mais seguro. Não consigo imaginar fazer curva sem usar esse recurso.
A velocidade mínima para contra esterço depende do tamanho do veículo e dos pneus. Em bicicletas pode-se praticar em baixas velocidades e ajuda muito a pilotar uma moto posteriormente.
Faço isso sempre e nem percebia, legal!!!
Pra quem não tem muita experiência em pilotagem o contraesterço é um bom jeito de passar reto em uma curva em velocidade ou dar de frente com um carro! Aprenda por etapas!
A ciclística é divina, isso ai são meros detalhes e técnicas aplicáveis se você domina blz más fazer curva com moto é natural do andar de moto.
Muito bom esse vídeo
Parabéns pela animação!
Contra esterço, tem que ser treinado, porque se você for tentar virar guidão em curva, com certeza pode escorregar a roda da frente e chão será a consequência!
Isso é mais usado pra performance em corridas por pilotos, pra tanto não perder controle das curvas como para ganhar "milésimos de segundos" em uma competição.
Guie sua motocicleta, da maneira mais branda e segura "pra você" nas curvas, evitando quedas desnecessárias!
Claro que todo conhecimento é valoroso, vi deslike no vídeo, mas esse vídeo está perfeito! Like merecido
Muito parabéns ótima explicação!
Fazia isso sem saber direito o porque. Ótimo conteúdo
Otimo vídeo
Achei bem tecnico para um leigo entender,🤷🤓🦓🦓🦓em baixa velocidade nao acontece o contra esterco, certo????
Acontece sim mas com uma intensidade bem menor, logo dependendo da velocidade vc não ira sentir!!!
Contra esterco 🤣 😂 🤣
@@brunnosilva1840 eh logico que eh ç neh Besta🤷
só na areia kkk
Ahhhhhhhh.....agora eu entendi!!!
Só falta a moto agora para eu treinar!!! 😎
Acho que sou o único aqui não liga para os números, mas gosta ouvir sobre física
Muito bom!!
Aprendi com relâmpago Marquinhos
Vendo o video parece ser uma super técnica, mas até quem não sabe o q é acaba fazendo de forma intuitiva
Logo que comecei a andar de moto eu entendi q tinha q virar pro outro lado e anos depois eu fui saber q isso tinha nome
Eu nem sei fazer curva acima dos 35 sem contra esterço e nem sei se é viável, eu ja tentei mas não consigo
Muito bem explicado
Já caí de bike e de moto por tentar esterçar pra dentro da curva. Demorei pra entender porque tinha caído kkk.
Galera, o contra esterço só funciona a partir de +-40Km/h e precisa virar muito pouco o guidão, 1 ou 2 graus no máximo!
Na vdd, a física por trás é a 1º Lei de Newton cujo enunciado diz "Todo corpo continua em seu estado de repouso ou de MOVIMENTO UNIFORME EM LINHA RETA, a menos que seja forçado a mudar aquele estado por forças aplicadas sobre ele."
Qdo se faz uma curva normal, a ciclística da bike é quem faz a regulação do esterçamento do guidão. Ninguém realmente "vira" guidão numa curva normal. O piloto "concorda" c/ o ângulo que a ciclística já traça.
(por isso é que se consegue andar de bike ou moto sem as maos no guidão... e a bike, andando a pé ao lado dela, empurrando-a pelo selim, vc consegue controlar o guidão, só pela inclinação).
E a ciclística faz isso por causa do angulo de cáster e da distância do trail. É algo bem simples mas precisaria de um desenho, o qual não tenho como colar aki. Mas na internet qualquer um acha.
(motos esportivas possuem maior ângulo de cáster q motos de cross, p.ex. Porém, justamente por isso, tendem a ser menos maneáveis em trajetos apertados. E aonde por sua vez, entram as rodas menores, em geral de 16 ou 17", já q estas tem menor efeito giroscópico - outro fenômeno de Física que não vou entrar aki - p/ tentar compensar isso, ficando no "melhor de 2 mundos"...)
Então, numa curva normal, p/ a direita, p.ex, o piloto inclina intuitivamente o corpo e essa inclinação coloca a trajetória anterior (em linha reta) à esquerda do novo trajeto (à direita, circular, já que é uma curva). ESSA TENDÊNCIA DO CORPO (DA MOTO) CONTINUAR EM LINHA RETA (prevista pela lei de newton) é o que "puxa a moto p/ fora da curva" (que muitos chamam erroneamente de 'força centrífuga'). Mas ao desenhar o círculo da curva (à direita, nesse exemplo, inclinação da moto desloca o centro de gravidade da moto.
Assim, esse deslocamento do centro de gravidade, c/ a moto inclinada encontra o equilíbrio c/ a tendência da moto sair pela tangente da curva (pela sua tendência de continuar em linha reta, sua trajetória anterior).
ISSO, ATÉ AKI, O NORMAL.
No contra-esterço, ao querer fazer uma curva igualmente p/ a direita porém ao invés de inclinar a moto, vc (AÍ SIM) "virar" o quidão p/ a ESQUERDA, vc tenta criar uma trajetória circular só q no sentido inverso. A moto, continuará a querer continuar em linha reta. Como vc NÃO USOU A CICLÍSTICA DA MOTO, o centro de gravidade também não foi alterado. E aí a moto começará a CAIR (só que p/ o lado que vc, NA SUA CABEÇA, deseja de fato fazer a curva, que é p/ a direita, nesse exemplo).
Como o pneu está direcionado p/ fora da curva (p/ a esquerda, o centro de gravidade da moto ao querer continuar em linha reta, acaba fazendo a moto iniciar uma queda p/ deslocando o centro de gravidade CONTRA A CICLÍSTICA).
É o início de uma QUEDA MESMO!
E aí aonde estraria uma habilidade muito boa: o piloto deixa a moto cair e "salva" a si e a moto da queda revertendo rapidamente a mecânica da curva p/ a posição normal.
Assim, a técnica compreende em vc propositalmente iniciar uma queda e ter o "timing" e a habilidade de salvar a si e a moto num momento preciso e muito exato.
EU não aconselho p/ ninguém!
rsrs
Bem arriscado vc se arrebentar todo, e tb sua moto e ainda ficar se sentindo "trouxa", rsrs.
Mas a física é essa!