Vídeo bem interessante, na minha opinião o que mais dificulta a evolução do entendimento da economia é o ego das pessoas que a estudam, é preciso estar disposto a pegar a sua visão pessoal e colocá-la sem medo contra a visão de outras pessoas tendo a humildade de descartar partes da sua visão que foram superadas pela visão da outra pessoa fazendo assim uma ideia cada vez mais forte. Eu sou estudante de ciências econômicas e posso dizer que a economia é uma das áreas onde as pessoas possuem mais ego, se fosse possível que os químicos tivessem tanto ego quanto os economistas, arrisco dizer que estaríamos ainda começando a sair da alquimia.
Sem falar no investimento massivo que é feito para se difamar obras e autores que vão contra a corrente liberal ao público em geral, é uma guerra pesada contra autores que ousam questionar o "Deus" mercado.
Cara, vídeo feito há 1 ano, mas continua nos ajudando muito!!!! Estou na graduação em ciências sociais, este vídeo, foi muito explicativo e contribuiu. Obrigado!
Não tenho leitura do capital , mas assistindo sue vídeo fiquei mais inspirado , e mim ajudou muito a entender outros assuntos , assim muito obrigado pela sua contribuição , farei certamente estudos sobre o livro , muito inspirado na sua contribuição.
@@ListadeLivrosBom dia; você poderia dizer quais as consequências positivas na sua vida as quais vieram decorrentes da escravidão? Em havendo algo positivo, não seria prudente entender que a história até o fim formal da escravidão por que naturalmente assim se deu?
eu achei muito fraco... tenho um amigo comunista de verdade tem a foice e o martelo tatuados, vim aqui pra ver se pego algum argumento pra fala com ele mais, eu teria vergonha de usar esse vide-o como exemplo... muito facil de contestar...
Adorei seu vídeo, Doney. Tenho vontade de ler O Capital há muitos anos, tendo inclusive o Manifesto sido um dos meus primeiros livros "à vera" lidos, ainda no ensino médio, lá em 2015. Contudo, acho que o que afasta muitos leitores é a) a fama de leitura insossa, hermética e indecifrável que a obra tem, e b) a quantidade absurda de livros, vídeos, artigos, comentários, estudos, cursos, análises e afins sobre a obra. Até mesmo na sua lista sugestão, são necessários 50 outros livros para se introduzir no marxismo. Isso para um leitor ávido e interessado em filosofia, como eu, já é assustador; imagine então para aqueles que sequer possuem o hábito de ler obras "de gente grande". Enfim, o marxismo é muito interessante, mas é preciso transformá-lo num projeto de vida caso queiramos entendê-lo. Acho que isso, reiterando, acaba afastando as pessoas de querer entender esse tema. Me programei para iniciar a leitura do 1º Tomo da obra em 2025 e concluí-la em 2026. Espero que consiga de fato concluir esse projeto. P.S. Não sei se você conhece, mas o Victor do canal Isto Não É Filosofia estava analisando os marxismos recentemente. Como é um canal de filosofia, acho que ajuda demais na hora de compreender Marx.
Opa, Rodrigo, de fato não é tarefa fácil se aprofundar nas categorias do materialismo histórico-dialético. Esta quantidade absurda de vídeos, livros e afins é justamente por seu caráter seminal. É exaustivo, mas vale a pena! Não conhecia este canal, agradeço a indicação. Forte abraço!
Nunca vi uma apresentação tão didática e tão estimulante quanto esta! Parabéns professor. Me sinto novamente encorajado a retomar meus estudos nessa área. Muito obrigado!
Que vídeo massa, mano!! Sou marxista recém radicalizado, e a leitura seguida de um bom vídeo sempre me ajuda!!! Esse é o primeiro vídeo que vejo e já me apaixonei. Certeza que vou ver mais!
As obras de Marx e Engels derivam de dois grandes empreendimentos, a MEW e as MEGAS (1 e 2). Há críticas sobre as obras oriundas da MEGA 2 justamente por quererem trazer um Marx menos ideológico e mais palpável para os interesses do capitalismo, talvez as melhores edições são as que ficam próximas da MEW e da MEGA 1 (as atuais versões da Boitempo 2023 são da 2 se não me engano)
Opa, Maurilio. Não conheço essa versão condensada. De todo modo, recomendo que estude bem antes de chegar propriamente ao Capital, leia com obras de apoio como as que eu aqui citei, mas leia a obra completa, especialmente o Volume 1. É uma obra boa demais pra ler resumo. Este link aqui pode te ajudar na preparação: listadelivros-doney.blogspot.com/2022/05/introducao-ao-marxismo-varios-autores.html
Opa, segue o link abaixo. De toda forma, estou trabalhando neste material para transformá-lo em livro, deixando-o bem mais completo. sappg.ufes.br/tese_drupal//tese_15011_Disserta%E7%E3o%20-%20vers%E3o%20final%20%281%2920210513-150237.pdf
Eu esperava que o resumo do CAPITAL fosse feito de forma imparcial, mas senti fortemente um viés ideológico. Bom, mesmo a despeito disso, achei fantástico. Extraordinária explanação. O objetivo foi alcançado. Parabéns pelo trabalho. ✅👏
Também esperava. Infelizmente preciso aprofundar mais nesse assunto por causa do meu filho. Um rendimento dele como estudante tem caído um pouco. O mundo dele se resume em Max.
(mas se não houver um lucro sobre o custo de cada criação, as pessoas não conseguiriam comprar riquezas energéticas que nos sustentam. Isso é uma regra da própria natureza, se gastamos energia pra criar riqueza energética, como iriamos replantar uma planta se consumirmos todas as sementes? Como vamos comprar roupas de alguém, se o alguém não criou uma sobra para trocas? A matemática não está batendo).
É exatamente isso, Pedro, Marx é o grande estudioso do capitalismo.. Na medida em que era um autor visceralmente antiutópico, Marx não elaboraria toda uma projeção mental, toda uma sociedade idílica e utópica que só existiria em sua cabeça. Isto seria antagônico ao procedimento político do autor. Onde ele trata um pouco do que ele imaginava (ainda que de maneira ampla e abstrata) em uma sociedade comunista foi especialmente no livro Crítica do programa de Gotha, obra que já tem vídeo aqui no canal: ua-cam.com/video/uOnl1ppW6Y0/v-deo.html Abraços!
Boa explicação. Porem, o problema nao é ter a propriedade privada, e sim nao possuir. É nítido que em países capitalista atuais a qualidade de vida da população é bem melhor. Nao estou dizendo que o capitalismo é um sistema bastante justo e sem falha. Mas é para rua , usar violência em nome de um governo dos trabalhadores é uma coisa tola.
Em "países capitalistas mais avançados" a população só consegue ter uma qualidade de vida minimamente decente por se beneficiarem direta ou indiretamente do colonialismo e do imperialismo Ou seja: basicamente se aquela população tem o mínimo de dignidade, é às custas da exploração dos países "subdesenvolvidos"
Ok professor interessante o ponto de vista de Marx, porém ele não leva em conta outros fatores que acontecem e creio que acontecia bastante. Se os 10 milhões investidos na fabricação de sapatos, se no meio da produção ocorresse um incêndio? Acho que ele não levou em conta esse risco do capital empregado🤔🤔🤔
Os 10 milhões não surgem na mão de uma pessoa espontaneamente, é fruto de trabalho de outrem (quando não nepotismo ou clientelismo estatal). A historia e o contidiano mostra que se você dá um golpe de 2 bilhões numa empresa (americanas), o estado recupera seu patrimônio e sequer te processa. Sabe a melhor coisa disso tudo? nós quem financiamos o estado e nós quem produzimos os bilhões acumulados.
Sabe o que é mais engraçado nessa historia toda??? São as pessoas como o autor desse vídeo (Doney) que claramente são contra o capitalismo MAS que não vive sem o capitalismo, como dito em todo seu vídeo onde ele mesmo se contradiz por varias vezes, como na historia da estande que comprou, onde um montador gostaria de ter uma igual, PORÉM, ele (Doney) além de ver e ser contra ainda faz deste vídeo na frente de outra estande aparentemente melhor e com ctz mais cara. Entre outras varias controversas do seu próprio vídeo. Além de fomentar o capitalismo (Doney) sua uma plataforma capitalista, parece que velha retorica: faça o que eu falo, mas não faça o que eu faço. Então a msg que fica é VIVA O CAPITALISMO.
Sérgio, sabe o que é mais engraçado? O sujeito ser tão energúmeno que vincula a produção de mercadorias ao regime capitalista, como se só neste regime uma pessoa pudesse ter uma estante (!). Me faltam palavras para lidar com seu déficit cognitivo! Ademais, o Doney não vive em uma caverna, é evidente que ele se utilizará de plataformas como o UA-cam para divulgar sua mensagem. E se ele for comprar qualquer coisa, por exemplo, comida, também estará movimentando o sistema capitalista. Isto não implica que não possa se antagonizar a este regime. Seria o mesmo que um burguês na Idade Moderna não poder criticar/superar o feudalismo porque o alimento que ele usufruía era produzido em propriedades rurais dos senhores feudais! Sua insciência chega a ser constrangedora! P.S.: O pior de tudo é ficar defendendo o capitalismo na internet e sequer ter condições de possuir uma estante como esta aí, né? Ser um apologista do sistema sem sequer ser um dos seus usufrutuários plenos. Isto é que é contraditório (pra não dizer vergonhoso).
Misael, você apenas se faz de tonto ou realmente acredita no que escreve? O intuito de Marx era que os trabalhadores, através do fruto do seu labor, pudessem adquirir os produtos que fazem jus de possuírem, fruto de sua dedicação e de seu suor. Qual é o vínculo disto com caridade? Caridade não se confunde com Justiça Social. Na verdade, a primeira só existe onde falta a segunda.
Estudou tanto pra escrever uma grande fraude intelectual. Uma teoria econômica que só tem quem produz, não existe o consumidor. Acho que os furúnculos doíam tanto que ele escreveu o conteúdo deles.
"Uma teoria econômica que só tem quem produz, não existe o consumidor". Pense numa pessoa que entende de Marx... Sinceramente, eu prefiro que Deus me leve antes de escrever algo tão burro e passar tamanha vergonha.
@@emrabelo, mandando os outros estudarem sobre teoria econômica e simultaneamente escrevendo que para Marx "não existe consumidor, mas só quem produz". Cara, que bom não ter nascido você!
@@CaioFerreira00”Q bom não ter nascido você”. Cara q resposta profunda, filosófica, quase transcendental. Vc cunhou essa frase sozinho? Puxa sem palavras😅😅😅😅😅
@@emrabelo, qualquer resposta é melhor que o marxismo é "uma teoria econômica que só tem quem produz, não existe o consumidor". Qualquer frase. A cereja do bolo é, depois disso, ainda mandar os outros estudarem (!). 🤣🤣🤣
Mas 1 trabalhador não constroi o produto final sozinho... E o trabalho não tem valor nenhum se o produto não tem um valor antes. E a pessoa que compra, ela também tem que trabalhar! Não tem nenhum sistema melhor que o capitalismo, e o melhor é que ele pode se adequar a qualquer época.
@@MariadasGracas-es5sr É fácil, primeiro lugar no curso técnico da federal, primeiro lugar na faculdade, primeiro lugar em concursos. Ela tem orgulho, tem um filho que sabe pensar. Ao invés da Maria das Graças que critica sem ser objetiva. Esses lulistas 😹
@@olancador, e com supostos predicados, ainda é tão energúmeno! Coitada dela! Aproveite esta suposta inteligência para estudar um pouco. Canais como este podem te abrir os olhos. Mas lembre-se: pra deixar de ser burro também é preciso querer (o que não parece ser seu caso). 😘 P.S.: Estou muito, mas muito à esquerda do PT e do Lula. Mas é muito!
Cara, você é um desajustado ou só está se fazendo de tal? Você não tem noção do quanto o trabalhador brasileiro ganha? Não sabe da realidade do país? Em que bolha você vive? Acorda pra vida, cara. Tá bem explicado no vídeo que o montador trabalha com isso e, mesmo o fazendo, não consegue ter dinheiro pra comprar o móvel que ele mesmo monta. É cruel, é desumano, é imoral - é o capitalismo. Aliás, o Doney poderia ter dado mil exemplos. Não é diferente com o pedreiro que constrói uma casa em que ele mesmo não tem dinheiro pra morar - por mais que trabalhe, por mais que se esforce, por mais que sue sangue no serviço. Quem não vê que essa é a realidade do brasil e da imensa maioria dos países capitalistas não está enxergando um palmo na frente do nariz.
Você pode acreditar nisto que escreveu - como também pode acreditar na Mula sem cabeça. Mas acho que a história miológica tem mais vínculo com a realidade...
Injusto e cruel, do meu ponto de vista, é o COMUNISMO, e o SOCIALISMO. O capitalismo gera, empregos, renda, riqueza para todos. SOCIALISMO e comunismo geram ESCRAVIDÃO.
"O capitalismo gera, empregos, renda, riqueza para todos." Este é o mundo que só existe na sua cabeça. De acordo com a própria ONU, no mundo real, dois terços da humanidade vive na pobreza. Tenta sair de trás de uma tela e rodar por sua própria cidade, cara. No meio do caminho, talvez você acorde pra vida.
@@CaioFerreira00, mundo que só existe na minha cabeça? Não, tenho 51 anos e aprendi desde meus 9, 10 anos que o comunismo nunca deu certo em lugar nenhum no planeta. Isso é UTOPIA criado por um loco comunista como karl marques. Segundo a ONU 2 terços da população do planeta vivem na pobreza? Até acho que seja verdade! Pois infelizmente 2 terços destes pobres estão vivendo em países governados por ditadores comunistas, ditadores de esquerda, e, a América Latina é o continente com mais países com governos comunistas. Todos os povos governados por comunistas são escravizados, caso da China, Rússia, Coreia do Norte e outros países. Rodar pela minha cidade? Saiba que moro em um estado do Brasil chamado Santa Catarina, e este estado é CAPITALISTA. Santa Catarina é um dos estados do Brasil mais desenvolvido, mais rico, mais organizado do país, tudo graças ao CAPITALISMO. Santa é um estado de emprego e trabalho para todos, tanto é que vem muitas pessoas de outros estados do Brasil e de outros países estão vindo atrás de melhores condições de vida. Um exemplo, é a Venezuela comunista socialista. Dezenas de milhares de venezuelanos estão fugindo do comunismo socialismo do ditador nicolás maduro, que escraviza seu próprio povo com seu comunismo. O Brasil estava indo muito bem no caminho do CAPITALISMO com o presidente JAIR BOLSONARO, más infelizmente a esquerda conseguiu manipular as eleições de Outubro de 2022, e com isso o Brasil está indo para o caminho da pobreza e escravidão. Veja alguns vídeos do BRASIL PARALELO, nestes vídeos fica bem explicado quem foi karl marques.
Se o cara que montou sua estante queria uma igual porque você não doou pra ele ? Hipocrisia é a marca de vocês . Vocês vomitam virtudes mas na prática são os aproveitadores
Reitero o que escrevi acima: você apenas se faz de tonto ou realmente acredita no que escreve? O intuito de Marx era que os trabalhadores, através do fruto do seu labor, pudessem adquirir os produtos que fazem jus de possuírem, fruto de sua dedicação e de seu suor. Qual é o vínculo disto com caridade? Caridade não se confunde com Justiça Social. Na verdade, a primeira só existe onde falta a segunda.
Se puder e quiser, compartilhe este vídeo em grupos de WhatsApp por aí! 😉
ua-cam.com/video/-iTYbKSbrGw/v-deo.html
Adorei seu trabalho. Parabéns. E olha que sou um Bolsonarista, sua explicação não é agressivo, é apenas real, técnica e verdadeiro.
Vídeo bem interessante, na minha opinião o que mais dificulta a evolução do entendimento da economia é o ego das pessoas que a estudam, é preciso estar disposto a pegar a sua visão pessoal e colocá-la sem medo contra a visão de outras pessoas tendo a humildade de descartar partes da sua visão que foram superadas pela visão da outra pessoa fazendo assim uma ideia cada vez mais forte.
Eu sou estudante de ciências econômicas e posso dizer que a economia é uma das áreas onde as pessoas possuem mais ego, se fosse possível que os químicos tivessem tanto ego quanto os economistas, arrisco dizer que estaríamos ainda começando a sair da alquimia.
Sem falar no investimento massivo que é feito para se difamar obras e autores que vão contra a corrente liberal ao público em geral, é uma guerra pesada contra autores que ousam questionar o "Deus" mercado.
Cara, vídeo feito há 1 ano, mas continua nos ajudando muito!!!! Estou na graduação em ciências sociais, este vídeo, foi muito explicativo e contribuiu. Obrigado!
Opa, Pedro, se puder e quiser, distribua este vídeo em grupos de whatsapp de colegas do seu curso!
Forte abraço!
Não tenho leitura do capital , mas assistindo sue vídeo fiquei mais inspirado , e mim ajudou muito a entender outros assuntos , assim muito obrigado pela sua contribuição , farei certamente estudos sobre o livro , muito inspirado na sua contribuição.
Que vídeo maravilhoso! Tem dois anos e o que você comentou sobre a Amazônia é o que está acontecendo atualmente. E todo o mundo sofrendo!!
A organização, exposição e argumentação foram excepcionais.
Poucas vezes vi um assunto tão complexo se desenrolar tão naturalmente.
Parabéns.
Valeu, Leandro, tamo junto, companheiro!
@@ListadeLivrosBom dia; você poderia dizer quais as consequências positivas na sua vida as quais vieram decorrentes da escravidão? Em havendo algo positivo, não seria prudente entender que a história até o fim formal da escravidão por que naturalmente assim se deu?
eu achei muito fraco... tenho um amigo comunista de verdade tem a foice e o martelo tatuados, vim aqui pra ver se pego algum argumento pra fala com ele mais, eu teria vergonha de usar esse vide-o como exemplo... muito facil de contestar...
Minha nossa, sua explicação é perfeita! Sua didática é espetacular. Muito obrigada!
Amo a tua inteligência!!!!!!❣️ Obrigada pela contribuição
Agradeço a generosidade, Antônia!
😍😍
parabéns, Doney, realmente bastante profunda sua análise. Obrigado
'Meu coração e de carne e sangra'
😭😥
Parabéns pelo vídeo.
Preciso muito dessa leitura.
Todos precisamos!
Adorei seu vídeo, Doney. Tenho vontade de ler O Capital há muitos anos, tendo inclusive o Manifesto sido um dos meus primeiros livros "à vera" lidos, ainda no ensino médio, lá em 2015. Contudo, acho que o que afasta muitos leitores é a) a fama de leitura insossa, hermética e indecifrável que a obra tem, e b) a quantidade absurda de livros, vídeos, artigos, comentários, estudos, cursos, análises e afins sobre a obra. Até mesmo na sua lista sugestão, são necessários 50 outros livros para se introduzir no marxismo. Isso para um leitor ávido e interessado em filosofia, como eu, já é assustador; imagine então para aqueles que sequer possuem o hábito de ler obras "de gente grande".
Enfim, o marxismo é muito interessante, mas é preciso transformá-lo num projeto de vida caso queiramos entendê-lo. Acho que isso, reiterando, acaba afastando as pessoas de querer entender esse tema.
Me programei para iniciar a leitura do 1º Tomo da obra em 2025 e concluí-la em 2026. Espero que consiga de fato concluir esse projeto.
P.S. Não sei se você conhece, mas o Victor do canal Isto Não É Filosofia estava analisando os marxismos recentemente. Como é um canal de filosofia, acho que ajuda demais na hora de compreender Marx.
Opa, Rodrigo, de fato não é tarefa fácil se aprofundar nas categorias do materialismo histórico-dialético.
Esta quantidade absurda de vídeos, livros e afins é justamente por seu caráter seminal.
É exaustivo, mas vale a pena!
Não conhecia este canal, agradeço a indicação.
Forte abraço!
Parabéns pela leitura e apontamentos na obra para compreensão do livro.
Eu recomendo imensamente este vídeo. Parabéns🎉🎉🎉⭐⭐⭐⭐⭐
Excelente vídeo! Cada vídeo desse camal é uma verdadeira aula. Parabéns!
Agradeço o apoio! Se puder compartilhar o canal nos grupos de whatsapp, te agradeço!
😍😍
Excelente. O melhor que ja vi, a nível de explicação. Direto e muito agradável de ouvir. Amei
Agradeço pelas palavras, Dalva! 😊
Que vídeo maravilhoso, me ajudou muito a compreender muito mais o capital
vou ter marx no próximo semestre da faculdade de ciências sociais e to assistindo pra dar aquela aquecida! seu canal é incrivel mano, parabéns!!!
Valeu, Gabriel, se puder espalhar em grupos de whatsapp por aí te agradeço!
Perfeito! Ótima explanação grata por compartilhar saberes, .
Valeu, Lene, forte abraço!
Excelente apresentação. Vou começar a ler ainda esse mês.
Espero que possa ajudá-lo!
Muito bem embasado seus comentários, camarada! Você destacou vários e ponto importantes da obra e contextualizou muito bem .
Teu vocabulário é impecável!
Ótima didática! Obrigada por facilitar o entendimento :)
Obrigado pelo vídeo precioso. Didático.
Este é um dos melhores conteúdos que já vi no youtube. Parabéns!
Valeu, Affonso!
🙂
Não sabia que você tinha um canal. Parabéns meu amigo!!!!!
Valeu, companheiro, forte abraço, tamo junto!
Já escrevi e reitero: eu deveria ter me inscrito neste canal antes!
Só preciosidades aqui!
Gostei da sugestão de leitura!
Nunca vi uma apresentação tão didática e tão estimulante quanto esta! Parabéns professor. Me sinto novamente encorajado a retomar meus estudos nessa área. Muito obrigado!
Excelente vídeo! gostei bastante!
Sucesso no seu canal 😉 😀 😍 🤩
Valeu, Ana Caroline, tamo junto!
😉👍
Que vídeo massa, mano!!
Sou marxista recém radicalizado, e a leitura seguida de um bom vídeo sempre me ajuda!!!
Esse é o primeiro vídeo que vejo e já me apaixonei. Certeza que vou ver mais!
Canal top demais . Parabéns !!!
Aula PERFEITA!!
Ótima explicação! Ganhou um inscrito!
Esse vídeo foi uma aula!!! Adorei!!
Obrigado, Renata!
🙂
Uma Aula Excepcional! Esse canal foi um verdadeiro achado! Muito obrigado!
Obrigado novamente, Ariel!
Que vídeo necessário
Valeu, Mariana, tamo junto, companheira! 👊👊
que canal maravilhoso!!!!!!!!!! pq eu não conheci antes
Seja bem-vindo!
Muito bom era exatamente o que eu estava procurando
Parabéns camarada! ✊
Valeu, Vitor!
Grato.
Ótima explicação!
Vídeo Fantástico
Excelente vídeo, parabéns.
👏👏👏👏
Muito boa a explicação, valeu cara😊
Parabéns!!! Muito bem explanado.
se eu tivesse dinheiro pra comprar outra, eu daria a estante pra ele.
Se vc desse a estante pra ele nao iria encontrar mais montadores. Nao precisa dar, ele trabalhou e comprou.
saberia dizer qual a versao melhor desse livro do marx? digo, melhor edição
Pode ir nas da Boitempo sem medo. Inclusive há um link pra compra no Box de informações.
As obras de Marx e Engels derivam de dois grandes empreendimentos, a MEW e as MEGAS (1 e 2). Há críticas sobre as obras oriundas da MEGA 2 justamente por quererem trazer um Marx menos ideológico e mais palpável para os interesses do capitalismo, talvez as melhores edições são as que ficam próximas da MEW e da MEGA 1 (as atuais versões da Boitempo 2023 são da 2 se não me engano)
Ótimo conteúdo. Parabéns.
Valeu, Gustavo, tamo junto.
Vídeo muito explicativo.
E parabéns pelo canal.
O livro O Capital: Edição Condensada, escrito por Gabriel Pierre Deville é um bom?
Um abraço!
Opa, Maurilio.
Não conheço essa versão condensada. De todo modo, recomendo que estude bem antes de chegar propriamente ao Capital, leia com obras de apoio como as que eu aqui citei, mas leia a obra completa, especialmente o Volume 1.
É uma obra boa demais pra ler resumo.
Este link aqui pode te ajudar na preparação:
listadelivros-doney.blogspot.com/2022/05/introducao-ao-marxismo-varios-autores.html
Obrigado pela explicação. 👍🏼
Vídeo imprescindível de um canal imprescindível.
Eu demorei a conhecer seu canal, já deveria ter me inscrito antes! Estou maratonando.
muito bom
Parabéns, muito esclarecedor
Obrogadacestava querendo comprar este livro mas estava receosa
Parabéns!
Obrigada pelo video
Que vídeo, muito bom!
muito bom
A leitura é densa, mas vale muito, muito para conhecimento. José Paulo Neto quase o pai do Serviço Social.😉
Salve salve camaradada MARXISMO BÁRBARO vale uma visualizada e curtida e react e compartilhada e cortes
tem algum lugar aonde eu possa ler seu trabalho do mestrado? tenho muito interesse no assunto.
Opa, segue o link abaixo.
De toda forma, estou trabalhando neste material para transformá-lo em livro, deixando-o bem mais completo.
sappg.ufes.br/tese_drupal//tese_15011_Disserta%E7%E3o%20-%20vers%E3o%20final%20%281%2920210513-150237.pdf
Tem um curso disso não? Pra entender melhor a obra ? Isso é como colírio para a mente
Opa, Guilherme, todo o conteúdo que pude produzir é disponibilizado gratuitamente aqui no canal.
Forte abraço!
Por favor que livros e preciso a leitura antecipada para entender o Capital?
Opa, Wemerson, dei essas indicações no final do vídeo.
@@ListadeLivros eu sei desculpa eu escrevi antes do final e fechei o vídeo mas já vi obrigado
@@wemersonramos830 , tamo junto, companheiro, forte abraço!
Eu esperava que o resumo do CAPITAL fosse feito de forma imparcial, mas senti fortemente um viés ideológico. Bom, mesmo a despeito disso, achei fantástico. Extraordinária explanação. O objetivo foi alcançado. Parabéns pelo trabalho. ✅👏
Também esperava. Infelizmente preciso aprofundar mais nesse assunto por causa do meu filho. Um rendimento dele como estudante tem caído um pouco. O mundo dele se resume em Max.
Ele foi imparcial, mas a forma como ele descreve a realidade impacta na sua forma de falar, ou seja, a precariedade social incomoda o ouvinte.
Tu é muito fera. O senhor é professor ?
Obrigado, Wally.
Não me coube esta honra, sou um operário.
Muito bom o vídeo…
(mas se não houver um lucro sobre o custo de cada criação, as pessoas não conseguiriam comprar riquezas energéticas que nos sustentam. Isso é uma regra da própria natureza, se gastamos energia pra criar riqueza energética, como iriamos replantar uma planta se consumirmos todas as sementes? Como vamos comprar roupas de alguém, se o alguém não criou uma sobra para trocas? A matemática não está batendo).
Uma coisa eu nao entendi. Achava que esse livro era um modelo da sociedade comunista mas pelo visto é uma critica ao capitalismo. To errado?
É exatamente isso, Pedro, Marx é o grande estudioso do capitalismo..
Na medida em que era um autor visceralmente antiutópico, Marx não elaboraria toda uma projeção mental, toda uma sociedade idílica e utópica que só existiria em sua cabeça.
Isto seria antagônico ao procedimento político do autor.
Onde ele trata um pouco do que ele imaginava (ainda que de maneira ampla e abstrata) em uma sociedade comunista foi especialmente no livro Crítica do programa de Gotha, obra que já tem vídeo aqui no canal:
ua-cam.com/video/uOnl1ppW6Y0/v-deo.html
Abraços!
Muito obrigado.
Comprei ele no kindle...
Meu amigo esse é o óculos mais estiloso que eu já vi
Boa explicação. Porem, o problema nao é ter a propriedade privada, e sim nao possuir. É nítido que em países capitalista atuais a qualidade de vida da população é bem melhor. Nao estou dizendo que o capitalismo é um sistema bastante justo e sem falha. Mas é para rua , usar violência em nome de um governo dos trabalhadores é uma coisa tola.
Em "países capitalistas mais avançados" a população só consegue ter uma qualidade de vida minimamente decente por se beneficiarem direta ou indiretamente do colonialismo e do imperialismo
Ou seja: basicamente se aquela população tem o mínimo de dignidade, é às custas da exploração dos países "subdesenvolvidos"
Fica a minha recomendação do livro Imperialismo: Estágio Superior do Capitalismo do Lênin
Ok professor interessante o ponto de vista de Marx, porém ele não leva em conta outros fatores que acontecem e creio que acontecia bastante. Se os 10 milhões investidos na fabricação de sapatos, se no meio da produção ocorresse um incêndio? Acho que ele não levou em conta esse risco do capital empregado🤔🤔🤔
Tomar a exceção como regra não é um procedimento analítico louvável, meu caro...
Os 10 milhões não surgem na mão de uma pessoa espontaneamente, é fruto de trabalho de outrem (quando não nepotismo ou clientelismo estatal). A historia e o contidiano mostra que se você dá um golpe de 2 bilhões numa empresa (americanas), o estado recupera seu patrimônio e sequer te processa. Sabe a melhor coisa disso tudo? nós quem financiamos o estado e nós quem produzimos os bilhões acumulados.
ele nunca trabalhou em uma fábrica
E?
Que argumento brilhante! (SQN)
Trabalhou sim
Sabe o que é mais engraçado nessa historia toda??? São as pessoas como o autor desse vídeo (Doney) que claramente são contra o capitalismo MAS que não vive sem o capitalismo, como dito em todo seu vídeo onde ele mesmo se contradiz por varias vezes, como na historia da estande que comprou, onde um montador gostaria de ter uma igual, PORÉM, ele (Doney) além de ver e ser contra ainda faz deste vídeo na frente de outra estande aparentemente melhor e com ctz mais cara. Entre outras varias controversas do seu próprio vídeo. Além de fomentar o capitalismo (Doney) sua uma plataforma capitalista, parece que velha retorica: faça o que eu falo, mas não faça o que eu faço. Então a msg que fica é VIVA O CAPITALISMO.
Sérgio, sabe o que é mais engraçado? O sujeito ser tão energúmeno que vincula a produção de mercadorias ao regime capitalista, como se só neste regime uma pessoa pudesse ter uma estante (!). Me faltam palavras para lidar com seu déficit cognitivo!
Ademais, o Doney não vive em uma caverna, é evidente que ele se utilizará de plataformas como o UA-cam para divulgar sua mensagem. E se ele for comprar qualquer coisa, por exemplo, comida, também estará movimentando o sistema capitalista. Isto não implica que não possa se antagonizar a este regime. Seria o mesmo que um burguês na Idade Moderna não poder criticar/superar o feudalismo porque o alimento que ele usufruía era produzido em propriedades rurais dos senhores feudais!
Sua insciência chega a ser constrangedora!
P.S.: O pior de tudo é ficar defendendo o capitalismo na internet e sequer ter condições de possuir uma estante como esta aí, né? Ser um apologista do sistema sem sequer ser um dos seus usufrutuários plenos. Isto é que é contraditório (pra não dizer vergonhoso).
Sergio, me explique em uma linha o porque de você defender o capitalismo
Um adolescente romântico. Quando crescer vai entender melhor o mundo e a vida. Sem os senhos comunistaa
Essa teoria do valor trabalho, que vem de Smith, já foi bem ultrapassada, não???
No final de contas, deu a estante para o montador????
Misael, você nasceu cínico e hipócrita assim, ou foi ficando com o tempo?
Misael, você apenas se faz de tonto ou realmente acredita no que escreve?
O intuito de Marx era que os trabalhadores, através do fruto do seu labor, pudessem adquirir os produtos que fazem jus de possuírem, fruto de sua dedicação e de seu suor.
Qual é o vínculo disto com caridade? Caridade não se confunde com Justiça Social. Na verdade, a primeira só existe onde falta a segunda.
Poucas coisas são tão irrelevantes quanto as obras de Karl Marx
Relevante é o Christiano Teles.
🤣🤣🤣
@@CaioFerreira00 😁😁😁
Ladainha é você querer resumir 5 séculos em 30 minutos. E o Marx resumir em um livro.
Ladainha é o que você veio vomitar aqui.
Para o Carlos é impossível escrever qualquer livro de história!
Um "jênio"!!!
Estudou tanto pra escrever uma grande fraude intelectual. Uma teoria econômica que só tem quem produz, não existe o consumidor. Acho que os furúnculos doíam tanto que ele escreveu o conteúdo deles.
"Uma teoria econômica que só tem quem produz, não existe o consumidor".
Pense numa pessoa que entende de Marx...
Sinceramente, eu prefiro que Deus me leve antes de escrever algo tão burro e passar tamanha vergonha.
@@CaioFerreira00 Antes de ser levado, estude um pouco mais sobre teoria econômica. De passar vergonha acho q vc entende.
@@emrabelo, mandando os outros estudarem sobre teoria econômica e simultaneamente escrevendo que para Marx "não existe consumidor, mas só quem produz".
Cara, que bom não ter nascido você!
@@CaioFerreira00”Q bom não ter nascido você”. Cara q resposta profunda, filosófica, quase transcendental. Vc cunhou essa frase sozinho? Puxa sem palavras😅😅😅😅😅
@@emrabelo, qualquer resposta é melhor que o marxismo é "uma teoria econômica que só tem quem produz, não existe o consumidor". Qualquer frase.
A cereja do bolo é, depois disso, ainda mandar os outros estudarem (!).
🤣🤣🤣
Mas 1 trabalhador não constroi o produto final sozinho... E o trabalho não tem valor nenhum se o produto não tem um valor antes. E a pessoa que compra, ela também tem que trabalhar! Não tem nenhum sistema melhor que o capitalismo, e o melhor é que ele pode se adequar a qualquer época.
Muito ruim, não sabe nem o que é mercado financeiro
Nossa vida pode parecer ruim e difícil, mas imagine ser a mãe de um energúmeno como esse oalancador aí?
@@MariadasGracas-es5sr É fácil, primeiro lugar no curso técnico da federal, primeiro lugar na faculdade, primeiro lugar em concursos.
Ela tem orgulho, tem um filho que sabe pensar.
Ao invés da Maria das Graças que critica sem ser objetiva.
Esses lulistas 😹
@@olancador, e com supostos predicados, ainda é tão energúmeno! Coitada dela!
Aproveite esta suposta inteligência para estudar um pouco. Canais como este podem te abrir os olhos.
Mas lembre-se: pra deixar de ser burro também é preciso querer (o que não parece ser seu caso).
😘
P.S.: Estou muito, mas muito à esquerda do PT e do Lula. Mas é muito!
Se o rapaz que montou a sua estante trabalhar com afinco vai poder comprar a estante. Além de pagar suas contas com o trabalho honesto .
Cara, você é um desajustado ou só está se fazendo de tal?
Você não tem noção do quanto o trabalhador brasileiro ganha? Não sabe da realidade do país? Em que bolha você vive?
Acorda pra vida, cara.
Tá bem explicado no vídeo que o montador trabalha com isso e, mesmo o fazendo, não consegue ter dinheiro pra comprar o móvel que ele mesmo monta. É cruel, é desumano, é imoral - é o capitalismo.
Aliás, o Doney poderia ter dado mil exemplos. Não é diferente com o pedreiro que constrói uma casa em que ele mesmo não tem dinheiro pra morar - por mais que trabalhe, por mais que se esforce, por mais que sue sangue no serviço.
Quem não vê que essa é a realidade do brasil e da imensa maioria dos países capitalistas não está enxergando um palmo na frente do nariz.
meritocracia🤢
Você pode acreditar nisto que escreveu - como também pode acreditar na Mula sem cabeça.
Mas acho que a história miológica tem mais vínculo com a realidade...
Injusto e cruel, do meu ponto de vista, é o COMUNISMO, e o SOCIALISMO. O capitalismo gera, empregos, renda, riqueza para todos. SOCIALISMO e comunismo geram ESCRAVIDÃO.
"O capitalismo gera, empregos, renda, riqueza para todos."
Este é o mundo que só existe na sua cabeça. De acordo com a própria ONU, no mundo real, dois terços da humanidade vive na pobreza.
Tenta sair de trás de uma tela e rodar por sua própria cidade, cara. No meio do caminho, talvez você acorde pra vida.
@@CaioFerreira00, mundo que só existe na minha cabeça? Não, tenho 51 anos e aprendi desde meus 9, 10 anos que o comunismo nunca deu certo em lugar nenhum no planeta. Isso é UTOPIA criado por um loco comunista como karl marques. Segundo a ONU 2 terços da população do planeta vivem na pobreza? Até acho que seja verdade! Pois infelizmente 2 terços destes pobres estão vivendo em países governados por ditadores comunistas, ditadores de esquerda, e, a América Latina é o continente com mais países com governos comunistas.
Todos os povos governados por comunistas são escravizados, caso da China, Rússia, Coreia do Norte e outros países.
Rodar pela minha cidade? Saiba que moro em um estado do Brasil chamado Santa Catarina, e este estado é CAPITALISTA. Santa Catarina é um dos estados do Brasil mais desenvolvido, mais rico, mais organizado do país, tudo graças ao CAPITALISMO. Santa é um estado de emprego e trabalho para todos, tanto é que vem muitas pessoas de outros estados do Brasil e de outros países estão vindo atrás de melhores condições de vida. Um exemplo, é a Venezuela comunista socialista. Dezenas de milhares de venezuelanos estão fugindo do comunismo socialismo do ditador nicolás maduro, que escraviza seu próprio povo com seu comunismo. O Brasil estava indo muito bem no caminho do CAPITALISMO com o presidente JAIR BOLSONARO, más infelizmente a esquerda conseguiu manipular as eleições de Outubro de 2022, e com isso o Brasil está indo para o caminho da pobreza e escravidão.
Veja alguns vídeos do BRASIL PARALELO, nestes vídeos fica bem explicado quem foi karl marques.
@@pauloduquesne9331 parabéns Paulo, você foi doutrinado aos 9 anos de idade, duvido que teve o mínimo de senso critico desde então.
Se o cara que montou sua estante queria uma igual porque você não doou pra ele ?
Hipocrisia é a marca de vocês . Vocês vomitam virtudes mas na prática são os aproveitadores
Reitero o que escrevi acima: você apenas se faz de tonto ou realmente acredita no que escreve?
O intuito de Marx era que os trabalhadores, através do fruto do seu labor, pudessem adquirir os produtos que fazem jus de possuírem, fruto de sua dedicação e de seu suor.
Qual é o vínculo disto com caridade? Caridade não se confunde com Justiça Social. Na verdade, a primeira só existe onde falta a segunda.
Nossa luta não é virtuosa ou moral, é antes de tudo científica e diz sobre mudar a forma com a qual organizamos nossa produção