não é tão simples assim, minha vizinha recebe auxílio federal e municipal , tem três filhos,um de cada pai e recusa empregos registrados para não perder o auxílio,recebeu um apartamento do minha casa minha vida que acabou alugando e esta morando com a mae agora, prefere fazer 2 a tres faxinas por semana para bancar a cerveja e o sertanejo do fim de semana, essa pessoa o sistema opressor ajuda e diz que é classe trabalhadora, vitima, mas eu que cresci no mesmo lugar só que ao invés de ir em festas estudei pra concursos, fiz curso superior trabalhando e pagando, duas pós graduações e hj sou funcionário público com uma renda de 2% da população brasileira sou chamado de aristocracia do funcionalismo público, em 21 anos de serviço público dei um atestado de 5 dias por acidente de trabalho e agora eu tenho que ir contra o sistema e apoiar quem não fez metade do meu esforço ,me poupe desse marxismo, quando eu ver todos se esforçando e o sistema opressor impedir eu entro na luta, pois em 42 anos de vida nunca vi uma pessoa se esforçar, lutar e não vencer, o sistema é feito para as pessoas se acomodarem e ficarem sonhando com o socialismo, vai nessa, quem tem condições vai embora e leva o que é seu ,aí ficam os pobres na merda do comunismo e a nata da liderança no luxo do capitalismo, acordem, vivam o mundo real.
Admiro o teu esforço e tua luta, mas na verdade vc faz parte da mesma engrenagem. Vc é uma exceção a regra. A questão é que a largada na corrida da vida tem de ser igual pra todo mundo pra início de conversa. Acesso à boa educação, saúde, infraestrutura, estrutura familiar equilibrada, segurança, habitação, etc. A partir daí, podemos mensurar diferenças de esforços individuais. Vc defende redução de benefícios para o funcionalismo público? Que o privado substitua o funcionalismo público? Por certo que não.
Nao vejo lugares onde isso deu certo. Como espectador, nessa igualdade, apesar de "todos terem a mesma largada" o caminho é curto e seu premio fica para alguem que esta no comando aproveitar. @@edumagalha2794
@@edumagalha2794 concordo com você que todos deveríamos ter um bom começo de vida, igual é impossível pois algumas pessoas cuidam mais dos seus filhos que outras e investem recursos e tempo mais neles que em si mesmos e isso gerará diferenças, sobre trocar o servidor público pelo privado fico tentado a dizer que sim , pois mais da metade dos servidores publicos não levam a sério o trabalho, dão atestados médicos a toa e são rebeldes, porém o setor privado não tem o compromisso com o público, tem que achar um meio terno em todas essas situações, nem o capitalismo selvagem e nem o socialismo limitando o esforço e a genialidade individual, hoje vejo o ocidente perdido na liberdade e o oriente preso no controle ditatorial, infelizmente acho que haverá um choque entre esses dois mundos, e espero desses destroços nasça uma sociedade que valorize a prosperidade humana sem a ganância individual, uma sociedade que tenha liberdade com deveres e que valorize a vida, não valores, porém não acredito que pessoas controlando o estado farão isso e nem a classe trabalhadora fará, pois todos esses tem seus objetivos particulares. Quem?como? Quando fará essa mudança estrutural na sociedade não tenho a mínima ideia.
Tu mente quem não trabalha não recebe minha casa minha vida nenhum banco dá nada. Tu está com estereótipo de quem recebe benefícios sócias não trabalha uma vergonha meu amigo tu mentir desta forma.
Não é possível definir a vida a partir de um modo de produção e/ou organização social. Não faz muito tempo em que a estimativa de vida dos seres humanos era 30 anos, hoje é possível passar de 80, graças aos avanços da ciência. Determinismos estão mais apoiados em religião do que ciência, felizmente temos a ciência e tecnologia avançando cada dia mais porque existem pessoas que querem melhorar as condições da humanidade e não ficam atoladas em determinismos.
eu conheço um engenheiro que se diz comunista, dá aula de história e filosofia e tem uma construtora onde explora o trabalho de empregados mal remunerados.
@@AdalbertorafaelnunesNunes, não, ele vive em um sistema capitalista. Só é possível haver Socialismo, se toda uma sociedade for transformada, senão todos que forem socialistas e quiserem realizar a justiça social, irão entrar em falência.Obter lucro não é errado, mas a exploração só existe devido ao sistema capitalista
Pois é, ele é comunista, mas a sociedade onde ele vive não é. No capitalismo tem duas classes, ele tem sorte de estar na classe que recebe os frutos do trabalho alheio.
Karl marx esqueceu a condição humana,em que o maior desejo dos indivíduos é superar o seu semelhante.sempre se vê um pobre reclamando da sua própria condição, mas jamais desejando uma sociedade igualitária, muitos só desejam passar de oprimido para opressor.
O que eu admiro é que Marx não tenha previsto que os trabalhadores, ao assumirem o controle dos meios de produção, iriam eleger um líder e esse líder se tornaria um privilegiado e ditador. Ora, até no comunismo primitivo que ele constatou, existiam os chefes tribais que só não eram ditadores, privilegiados, porque não havia excedentes (riquezas que poderiam acumular em detrimento do restante da tribo). Acho essa uma falha bem ingênua do pensamento de Marx e que se revelou com um Stalin, um Mao, um Fidel,.. É por isso e de forma anacrônica que Marx é considerado o capeta por muitos que inclusive são oprimidos, pois veem nos regimes chamados de comunistas e que nada mais foram que regimes autoritários e terroristas, o ideal de Marx.
Stalin e outros citados, deturparam o conceito de comunismo. Não existem líderes no conceito puro de Marx. Ele nem fala sobre isso. Pelo contrário. Fala na abolição do Estado como forma de controle dos cidadãos. Estado este que serve aos que estão no topo. No comunismo existe uma associação de mentes discutindo e direcionando o trabalho. TODOS têm voz ativa. Por isso nunca tivemos comunismo em qualquer lugar do mundo dentro da concepção de Marx. No máximo um capitalismo de Estado.
E o pior, é que os que se rebelam são pobres e não ricos. Os mais ricos, são os que vivem debaixo da asa do ditador puxando o saco. Comunismo só serve para dar conforto e poder para uns e destruição e morte, fome e miséria para outros. Bom é o capitalismo, pra ser melhor basta tirar as regalias acabar com a corrupção e investir no conhecimento. A única coisa que tem que ter igualdade nesse mundo, é igualdade no ensino. Também, igualdade nas liberdades.
@@DestraveMental1 É a opinião de um burro, mas sempre é uma opinião. Marx não seria perfeito, mas dizer que o ideal de Marx eram os regimes autoritários e terroristas, é conclusão que só pode vir de um autêntico acéfalo, não é mesmo, oh @gaucho69?!?! Parabéns pelo vídeo.
Igualdade só pela força mesmo. Não existe igualdade com liberdade. Por isso o comunismo sempre termina em opressão, ditaduras. A desigualdade é muito injusta, concordo, mas igualdade é impossível. Até quando éramos caçadores coletores ( comunistas) eliminamos outras espécies de humanos , e também outros animais. Somos opressores por natureza, queremos ter mais que os outros. Se fôssemos bons não existiria a LEI, nem o ESTADO.
Sim por isso não funciona ou seja ninguém deve apoiar o socialismo e a esquerda pq já foi provado que não funciona pq as pessoas não são boas e nunca serão
Quando meu filho nasceu em 1981, minha esposa pediu demissão do emprego dela. Eu tinha perdido o meu emprego um mês antes de ele nascer. A empresa fechou as portas e demitiu todos os funcionários. Nessa época não existia bolsas auxílios de nenhuma forma. Passamos muitas necessidades. Só tinha o leite para as crianças no posto, e um sopão do SOS à noite.
Quem leu Marx defende o socialismo. Quem entendeu Marx defende o capitalismo. O socialismo depende do capitalismo, pois só se pode distribuir riqueza quando ela já existe (produzida pelo capitalismo)
@@JoseSantos-xp9dy Opa. Me diga aí o seu entendimento sobre Marx. Eu tenho 36 livros dele que passei anos pra dominar. Percebi que a sua frase foi dita por Olavo de Carvalho num vídeo tosco há anos. Eu quero saber você, da sua honestidade, se você leu.
@@samueldasilva3441 Se chama vergonha na cara. Meus pais não me criaram para ser um fanático alienado, muito menos para viver mentindo na internet pagando de conhecedor de uma teoria que nunca li em nome de um não sei o que. Isso é coisa de gente fracassada, meu caro. Melhore e senta a bunda na cadeira. Não existe caminho fácil na vida. Estude.
Sim, mas tem muitas empresas que quebram, e perdem tudo, o último exemplo tivemos durante a Covid. Nem todos são empreendedores, e se os eliminamos,estaremos tolhindo o progresso. Os excessos têm que ser corrigidos, mas não devemos tabelar tudo por baixo.
Assista ao filme " TROCANDO AS BOLAS" com Edie Murphy, e verás as cagadas,que o pobre fez, quando se viu rico. O rico,que ficou pobre,deu a volta por cima, enquanto o pobre, continuou na merda. Somos desiguais,em tudo, graças a Deus. NÃO TRARÁS RIQUEZA AOS POBRES, TIRANDO DOS RICOS. ( Abraham Lincoln).
Olha vendo como os ricos vivem realmente é uma puta sacanagem não existir o mínimo de igualdade. Sair da zona de pobreza e uma luta de anos enquanto quem nasce rico vive uma vida maravilhosa até a morte
@@WeversonMaia-ru4ck Tem herdeiros que falem fi e vá conquistar seu quinhão, pois invejar herdeiro não mudará nada na sua vida, até Fidel Castro deixou herança.
Utopia, ninguém é igual ao outro. Sempre haverá alguém querendo sugar o outro, seja o empregado ou o empregador, o preguiçoso nunca acabará. Se esse regime vingasse, em pouco tempo uma "formiguinha" estará tratando de dez "elefantes".
NEM TODOS QUEREM SER RICOS, MAIS TODOS QUEREM UM VIDA DIGNA ONE POSAM CRIAR SUA FAMILIA EUCAR SEUS FILHOS, CUMPRIR SUA FUNÇÃO SOCIAL E TRABALHAR A JORNADA JUSTA DE TRABALHO E GANHAR O JUSTO POR ISSO. , E DEPOIS S APOSENTAR E ABRIR CAMINHO PARA A OUTRO GERAÇÃO QUE FARA O MESMO, E MESMO DE FORMA CALMA DIGNA E TRANQUILA.
A TEORIA É MUITO BOA, MAS O SER HUMANO É FALHO PRETENCISO QUANDO ELE ASSUME O PODER ELE SE TRANSFOMA. ESSA É A RAZÃO DA TEORIA DE MAX NÃO TER DADO CERTO AINDA.
Eu acredito que essa falha citado por vc é para mim uma imperfeição moral humano, a qual chamo de egoísmo. Quanto maior o egoísmo maior o capitalismo, feudalismo e consequentemente a escravidão.
JESUS, pedio para viver em comunidade, dividir com quem não tem , socorrer o necessitado, mais parece que ninguém consegue , poriso impera o Capitalismo ambicioso
Hoje 30 09 2024 fiz um grande feito Subscrevi neste canal pra ter conhecimento de qual me identifico sou um socialista nascido em 08 11 1964 em Goiás e sou aprendiz da verdade e mesmo com quase 60 anos estou me sentindo uma criança com muitos sonhos e projetos socialista! Me identifico com Karl Marx portanto de mim terá minha vida pra viver seus ideais e luta
@@homendapedra3992 Aproxime-se de Deus, estude a Bíblia e o catecismo da Igreja Católica, assim vc encontrará a verdade e não será usado pelos vigaristas ditadores. Não existe igualdade social .
@@marcosmartins4492, então,hj o que vemos é um Povo lunáticos seguindo pastores bandidos , igrejas que primeiro vem o dinheiro depois o ser humano... Lê a bíblia não significa que entendeu o ensino de Jesus, pelo contrário se jesus voltasse os próprios crentes lunáticos iria crucificar ele de novo
O capitalista não produz a própria riqueza com o suor dos outros? Ele usa a mão de obra de pessoas, paga um valor menor do que o indivíduo produz e embolsa o lucro. Ele não faz riqueza com o suor dos outros?
Quem vive do suor alheio é o capitalista que nada produz e com tudo fica. O melhor é ver o trabalhador achar que é classe burguesa ou que um dia vai chegar lá. O que te sobra é só a ideologia Burguesa, pois o capital nem no sonho vc terá.
OLHE PARA TODAS AQUELAS CRIANÇAS DA ESCALA 6 X 1 E DE TODAS AS CRIANÇAS DA ESCALA 1 X 6 BRINCANDO TODAS JUNTOS NA CHUVA FELICIDADE PARTILHADA E COMPARTILHADA . O QUE VOCÊ VÊ ? EU VEJO IGUALDADE SOCIAL E VOCÊ O QUE VÊ ?
Vc indiretamente esta dizendo q o melhor é não ter capitalismo e nem socialismo nenhum é bom .. e sim a monarquia que ficou por muito mais tempo e deu certo por muito tempo e quando veio socialismo e capitalismo a coisa desandou
"Se não é um capitalista rico, ou autônomo bem sucedido, terá de trabalhar por um salário ou estará ferrado." Ainda bem que existe a última opção, do contrário às pessoas morreria de fome.
Vc vende carro, casa, corre risco de mercado, paga imposto e lida com a burocracia do governo usarem o dinheiro para corrupção e benefícios sociais, daí vc tem que dividir o lucro com a s funcionários, bela Filosofia 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Não contrate nenhum funcionário, então; fique com todos os lucros só pra si, já que gera tudo "sozinho", "nenhum" funcionário te ajuda a ter esses lucros, não é mesmo?
@@zilmarmadeira808 E onde o capitalismo deu certo? Deu certo pra senhora que é branca e classe média so se for, né? Porquê o resto da população trabalha como animal por uma miséria, isso é dar certo? Esse sistema imúndo e escravista que a senhora defende por conveniência não aguenta 10 anos sem engasgar e fazer a vida de todo mundo, que já faz um inferno, um inferno ainda maior, está na hora de criar vergonha na cara
Um exemplo prático é a realidade material, pessoa, o sistema capitalista é linear e não sustentável, por isso estamos vendo a destruição do Planeta, poluição, escassez de recursos. Quer algo mais real e prático que isso?
O socialismo seria marcado pela abolição da propriedade privada e pela socialização dos meios de produção, isto é, terras, indústria, todos os ativos de produção de riqueza pertenceriam à sociedade e seriam controlados pelo Estado e pela economia planificada, com o Estado dirigindo os setores econômicos, definindo preços e salários, regulando o mercado. Após a aniquilação das desigualdades por meio da interferência estatal, o próprio Estado seria abolido, e a sociedade seria livre e sem classes. O socialismo faria a transição para o comunismo.
Existem 2 tipos de pessoas: -Trabalhador -Vagabundo Mas uns amam gerar soluções e acabam gerando empregos pois precisam de mão de obra para alcançar seus objetivos e bater metas. Esse colhe muito pois planta muito. O vagabundo é preguiçoso e nada constrói (só isso) 🎉
Marx era apenas um sonhador, no qual imaginava um mundo "perfeito", porem, suas ideias caem ao serem colocadas em prática e condenar todos aqueles que ele desejou salvar.
DEVEMOS UTILIZAR DOS SISTEMAS SOCIAIS ,PRODUTIVOS E ECONOMICOS A MELHOR FORMA DE REVOLUÇÃO DE PRODUTIVIDADE POIS E SABIO PEGAR O MELHOR DAS PARTES E CRIAR ALGO BOM PARA TODOS, MESMO QUE EM TES PROPORÇÃO DIFERENTES, AFIM QUE TODOS POSSAM VIVER COM DIGNIDADE, E PROSPERIDADE. .UM PAIS QUE FAZ SEU DEVER DE CASA, CRIA LEIS QUE POSSIBILITE PLENO EMPREGO, MENORES JORNADAS DE TRABALHO GERANDO EMPREGOS PARA QUE TODOS TENHA RENDA, E UMA POSENTADORIA QUE PERMITA, EM PIRAMADE PERMITINDO RENAVAÇÃO DE MAO DE OBRA VIA EDUCAÇÃO E ESTIMULO AS FAMILIAS COM SALARIOS JUSTOS.eSSA E A EVOLUÇÃO E REVOLUÇÃO.
Mas e a barraquinha de lanches que tem um funcionário , o dono trabalha 4x mais que o funcionário , é justo dividir os ganhos dois dois , será que o funcionário vai querer trabalhar até 18 horas
@@Rodrigo_Senna eu qro é trabalhar menos kkkk o mundo tem riqueza suficiente para todos viverem bem, e quem me trouxe pra Terra, não dividiu nada, o ser humano perverso q dividiu e continua dividindo e explorando seu próximo.
O dono também é trabalhador. Vive de vender sua própria força de trabalho. O comunismo também visa empoderar esse tipo de classe. O que não pode é ficar encostado enquanto explora a força de trabalho dos outros...
A igualdade econômica é balela e injusta, mas o capitalismo se deforma qdo as diferenças de classes são discrepantes e qdo grandes corporações tomam conta de segmentos do mercado impedindo q a livre concorrência. Tb acho q a riqueza de indivíduo ñ deveria ser maior de 100 milhões de reais.
Tem aí algumas informações que são corretas, sobretudo as do tempo de Marx. Dá pra dá um desconto pra ele. Havia em sua época um capitalismo incipiente, onde a busca pelo lucro era a única coisa vislumbrada pelo empresário era a obtenção de lucro, sem se ater aos efeitos gerais, sociais e por fim políticos do sistema. Do mesmo modo, o trabalhador ante a falta de experiência, só percebias sua própria condição. As ideias de se organizar e procurar meios de melhorar suas condições, só surgiram depois, junto com os problemas advindos com as distorções do sistema capitalista, sobretudo com a flagrante concentração de riquezas que o sistema possibilita. É bem verdade que as desigualdades sociais se exacerbaram bastante no início do capitalista. Mas, o sistema capitalista tem outros efeitos, geralmente negligenciados até a invisibilidade por análises simplórias que já deveriam ter se dissipado de Carl Marx pra cá. Vou mencionar uma bem flagrante: por riquezas geralmente se visualiza dinheiro, o que não é bem verdadeiro. Riqueza é antes de tudo, os bens produzidos, algo que foi altamente otimizado pelo sistema capitalista, não só pelo emprego de tecnologias e estímulo ao desenvolvimento tecnológico, mas também pela própria forma de organização do trabalho. Com o tempo, esses bens produzidos em maior escala, tornando-se abundantes tiveram que voltar para os trabalhadores, agora na condição de consumidores. Houve assim, e há uma acomodação de produção, trabalho e consumo que acabou resultando em benefício geral das populações. Claro, distorções sempre existem e é aí que deve entrar o estado, os governos (os bons governos) devem participar do gerenciamento do sistema em prol da população, trabalhando no sentido de mitigar e reduzir as distorções, estimulando setores pouco favorecidos, coibindo abusos, etc. Isso é tudo o que temos. Tentativas de consertar os problemas da economia, por meio da força, a exemplo do regime soviético, só resulta em caos, e consequente miséria.
Disse tudo caro Felipe. O mal das pessoas é "UTILIZAR INTEIRAMENTE" as ideias de Carl Max. Vejo hoje as pessoas, "SE ORGULHAR DW SERES ESCRAVOS". Compartilho com as ideias de Carl Max, e digo, "AS PESSOAS ESCRAVIZADAS, SE RECUSAM A SER LIBERTADAS"
é falso que os trabalhadores consumem o fruto do seu trabalho em produtos. Seria como se as galinhas de uma granja consumissem seus ovos. Não faz sentido. O produto do trabalho vai para o capitalista e este vende os produtos acabados para os trabalhadores assalariados acrescentando o lucro no preço. É com o lucro que o capitalista fica no fim do ciclo. Usando o salário, as galinhas compraram mais ração e água para passar o mês. Elas ganharam o sustento e não o produto do trabalho. O sistema capitalista depende da exploração para se manter rodando. A massa salarial nunca poderá comprar a riqueza gerada no processo (os ovos). Ela banca apenas os custos de produção, que inclui os salários. A riqueza nova e excedente vai para o bolso do dono da granja.
E hoje em dia os capitalistas não busca mais o lucro? E foram os capitalistas que melhoraram as condições de trabalho ou a luta por direitos dos próprios trabalhadores? Que fala burra!
@@GiseleMoraes02 Sim, senhora. E é pra ter lucro mesmo. Onde já se viu isso?! Trabalhar, empregar qualquer esforço sem lucro? Não vejo ninguém querendo trabalhar de graça. A senhora está num mundo de ilusões, mundo igualitário, bla bla bla e bla bla bla. O mundo é assim mesmo. Convido a um raciocínio simples. Tudo que existe no mundo veio do trabalho. Todos os bens do mundo (um saco de pipoca por exemplo), só existem porque pessoas se empregaram para produzi-los. Como a atividade produtiva qualquer que seja, é realizada por pessoas diversas, é necessário que se opere por meio de um sistema, atualmente, o sistema capitalista. Raciocínio, force o raciocínio, Força! A senhora é capaz. Pergunta: quem criou o sistema capitalista? Resposta: NINGUÉM. É preciso aqui, apelar para algum conhecimento de história, o básico mesmo que se leciona nas escolas e está nos livros didáticos. Então, como se configurou o sistema capitalista? As pessoas foram vivendo, as coisas se encaixando, o feudalismo findando e no lugar dele, o comércio se desenvolvendo, revolução industrial etc. Não obstante, muita desigualdade, distorções diversas, este foi o sistema de produção que do início da sociedade humana pra cá, melhor operou a economia, mais foi eficiente em produzir bens e consequentemente mais miséria diminuiu. Não é por bondade não. Isso nem existe enquanto sistema, a bondade, as vezes acontece na forma de caridade, no âmbito das relações pessoais imediatas. na política, quando é boa, o mais que se pode conseguir e dar uma forçadazinha no sistema capitalista para que ele melhore um pouco. É o que temos pra hoje.
*Tudo o que Marx falou sobre o socialismo é mentira, porém tudo o que Marx falou sobre o capitalismo é verdade.* Basicamente o socialismo acho difícil realmente acontecer como está descrito por autores Marxistas, porém a crítica que fazem ao capitalismo em si é a mais pura verdade, através dessas críticas trabalhadores lutaram por seus direitos, uma coisa simples hoje como jornada de trabalho de 8 horas por dia levou muito tempo pra entrar na lei e só aconteceu por causa de muita luta de trabalhadores exigindo seus direitos.
A DIFERENÇA ECONOMICA NÃO É UM PECADO..PECADO E QUANDO A DESIGUALDADESSOCIAIS, ONDE MUITOS PASSAM PRIAOS E OUTROS ACUMULAM MUI EXCEDENTE, SEM A NOÇÃO DE QUE QUANDO TODOS TEM SUFICIENTE, E VIVEM DO SEU TRABALHO E TEM SUA CASA E E PODE CUIDAR DE SUA FAMILIA COM DIGNIDADE, MESMO QUE HAJA PESSOAS COMMAIS QUE ENTENDEAM A NECESSIDADE DE ORGANIZAÇÃO SOCIAL JUSTA, VIVERIAMOS UM JOGO DE GANHA GANHA, TODOS TERIAMOS A PROSPERIDADE E ALGUNS SERIA UM POUCO MAIS ABASTARDOS MAIS ENTENDENDO QUE SUA ESTRATIFICAÇÃO SOCIAL NAO PODE GERAR MISERIA , MAIS PROSPERIDADE COLETIVA A TODOS.
@@qapsuporte Não ofenda os outros . Nem eu nem você e nem a pessoa que você ironiza gratuitamente escreve ou domina a norma culta da linguagem .Reparou o erro visível do início de sua frase ?
@@maelbueno1076 Não é teoria, é matemática. Some, divida e veja o resultado. Não é teoria, é lógica. Não existe de tudo para todo mundo, e não há como acabar com a desigualdade. Se você der 1 milhão de reais para cada brasileiro, por exemplo, daqui a 10 anos alguns estarão pobres, outros ricos e outros milionários, porque as pessoas não são iguais.
Um milionário cria uma empresa "acolhendo" 100 desempregados. Ao se tornar bilionário, o mesmo negócio, agora 10 vezes maior, necessita de 1000 funcionários, que terão uma renda fixa, mesmo que mínima para não morrerem. Não é perfeito, mas é funcional.
@@Ncopernico77 Ora a Deus e vai a luta procurar algum trabalho. Tem sempre alguém, precisando de alguém para fazer algo. Aqui mesmo ezta faltando mão-de -obra para vários serviços.
Talvez seja impossível o mundo , com igualdade social almejada por karl Marx. Se pudesse diinuir a desigualdade, com melhorias sigficativas para os trabalhadores, e a burguesia compreende se que poderiam repartir uma parte maior do bolo. Ainda que eles ficassem com a fatia maior.
Quem poderá nos salvar de nós mesmos ? A resposta está no trabalho do visionário Jaques Fresco e sua assistente Roxanne Meadons no PROJETO VÊNUS com documentários disponíveis no UA-cam..
Bem, nada deu certo. Todas as ideologias colapsaram. Tudo foi e é canalizado para uma menoria. Tudo foi baseado em ideologias. Mas a ideia não corresponde a realidade. Vou deixar um questionamento para os interessados possam refletir. O que pode ser feito para transformar o mundo em um lugar mais humano? A resposta está bem a nossa frente, mas não queremos ver.
Vai trabalhar vagabundo!olha minha foto do perfil,nasci na roça em uma família em estado de miséria e hoje tenho segurança financeira,casas ,veleiro e avião,viva o capitalismo,é trabalhar e estudar que a vida muda,você é escravo da sua preguiça e falta de conhecimento.
Quando ele fala que "o trabalhador produz um resultado em um dia e meio que já é equivalente ao seu salário", não se está levando em conta todas as etapas que levaram aquela peça a ser produzida, etapas as quais o trabalhador não participou. Se ele tivesse participado de todas as etapas do processo, inclusive o investimento inicial no projeto, ele sem dúvida participaria do lucro, talvez viesse a ser sócio. Qual trabalhador operário participa de todas as etapas da produção de uma peça mecânica, por exemplo? Provavelmente uma ou duas das etapas. O ganho será proporcional a sua participação na criação ou produção da peça.
Está sim, é uma das partes tratadas no capital, ele trata da transferência de valor para a mercadoria. É melhor ler as coisas antes de vir cheio de pompa criticar o que não conhece, isso se chama desonestidade, ou canalhice.
@@pcky6646 então, o operário que não criou nada, não desenvolveu nada naquela empresa, além da função que lhe era devida, a qual foi contratado, teria condições de assumir a posição daquele que criou tudo? Ler isso num livro, e ver isso na prática possui um abismo de distância.
Teria condições sim, ou há pessoas especiais? Mesmo que não tivesse, o inverso também é verdadeiro, qual chefe está disposto ou tem condições de fazer o trabalho braçal de pedreiros, catadores de lixos e técnicos? Ainda assim, parte do tempo do trabalho não é pago, pois vira lucro, isso é um fato tanto nos livros quanto na realidade, a não ser que você mostre que o salário mínimo é digno.
@@gabriel29692 Por que o operário não abandona o trabalho? Primeiro porque autonomia requer dinheiro, dessa forma, quem larga o trabalho fica sem dinheiro pra ser autônomo, como você não entende uma coisa básica dessas e quer falar de realidade? Ah, deixa eu adivinhar, a sua realidade não é a mesma do brasileiro médio, certo?
Capitalismo e socialismo não são somente sistemas, são filosofia de vida. De um lado o pensamento em ter ilimitado. Do outro lado o fesejo de igualdade de acesso.
Liberdade? Defina liberdade para, por favor. Enfim, escala 6x1 é liberdade para você? Salário mínimo é algo bom? Ter um país dominado por empresários é bom? Pense um pouco.
“Quando a educação não é libertadora, o sonho do oprimido é ser opressor.” Cuidado com os discursos transvestidos de belas palavras e "boas intenções”. Na prática, a teoria é sempre outra!😅
E quando os impostos são direcionados à correção da injustiça num mundo onde os assalariados são os mais taxados, os gananciosos e exploradores ricos conspiram com lobistas nos centros de decisões políticas impedindo a correção de tais injustiças.
🇧🇷 Tomas Edson ficou rico sem querer. Criou vários inventos indispensáveis nos dias de hoje, e serve a bilhões de seres humanos. A humanidade o" indenizou" menos do que ele merecia.
@@brunoraminelli2740🇧🇷 kkkk Bill Gates é outro. Ainda jovem inventou a Microsoft. Vamos descobrir alguma coisa indispensável para a humanidade ? Vamos ficar ricos sem querer kkkk
Não dá pra nivelar as pessoas pois cada um tem performances diferentes , mas percepçoes parecidas , as pessoas mesmo com cognição menor e com menos capacidade de trabalho não entendem sua deficiência e querem usar Marx pra se igualaram aos mais
Amigo, nesse seu video, você so falou mais do mesmo, nao trouxe nenhuma condição nova. A primissa humana, a visão motivadora entre outros, nao permitiriam nunca uma sociedade igualitaria como vc se refere. O ser humano tem quase que praticamente dois tipos, os que se conformam com o pouco e vivem sempre reclamando e os que querem melhorar de vida.sendo assim, sempre havera os que crescem e os que estacionam aceitam e acomodam-se. As ideias de marxs so existem ate hoje, pq até hoje existem pessoas que querem ganhar, sem ter que se sacrificar
O operário que pretendesse ocupar o lugar do empresário, sendo este o que deu causa ao empreendimento, destacou-se dos demais muitas vezes em condições precárias e prosperou, esse operário teria condições de ocupar este lugar?
@@joaobatistanovais9528 raciocínio pífio. Mas como um montador de mangueiras, ou um soldador de carcaça, ou um montador de motores, de uma hora para outra, se torna apto a gerenciar toda uma produção, executa projetos, gerência a parte administrativa... Vamos refletir de maneira mais abrangente? E se o operário tem condições, porque não o faz como aquele que o é, e que muitas vezes veio do nada? Essa falácia de que empresário já é rico antes do empreendimento é a estupidez propagada, nascida lá nos anos 1800.
@@gabriel29692 Então, partindo dessa sua premissa, o operário nasce operário, que não tem a capacidade de empreender e o patrão já nasce patrão, com o DNA de empreendedor. E, sim, a maioria bem-sucedida já nasce com um bom caminho andado. Dificilmente, começam do zero.
Tudo indica que Marx pensava que se pode construir uma sociedade autenticamente socialista eliminando uma só forma de opressão (a exploração e miséria dos trabalhadores) e desconsiderando as demais formas de opressão (de gênero, por orientação erótica, racial, étnica, manicomial, carcerária, outras). Isso é obviamente equivocado e esse equívoco é uma das causas básicas do fracasso generalizado das tentativas de implementar um socialismo de inspiração marxista. Socialismo, para ser autêntico, tem de ser com democracia, liberdade e respeito aos direitos individuais, particlarmente o direito de cada um assumir posições favoráveis às hipóteses teísta, deísta, panteísta e ateísta, conforme suas opiniões filosóficas e científicas, sem um Estado opressor que imponha dogmas ateístas.
não acho que exista essa contraposição entre o marxismo e a liberdade e respeito aos direitos individuais. é evidente que esses valores foram relativizados em experiencias do século XX dada as condições históricas das quais partiram os países q fizeram revoluções. um país pouco desenvolvido, sem ter amadurecido suas instituições liberais e os direitos civis, com certeza vai reproduzir essas contradições quando na sua experiencia de transformação socialista. acredito que no brasil isso seria diferente. quanto as questoes identitárias, estou de acordo, não acredito num socialismo que não se atente à outras formas de opressão, mas não estou certo de que marx excluía estas da discussão, como se fossem antagonicas às prerrogativas que as questões envoltas do trabalho tem em relação a forma como nos organizamos.
@@paulorobertofiorimscolari1781 Faz bem ver que alguém concorda com meu comentário. Colo link de texto que critica a teoria marxiana da história. docs.google.com/document/d/1H-oEbi5s3Q1K2E8B8cax6o8fwiB7QeWg/edit?usp=sharing&ouid=101137951805004566392&rtpof=true&sd=true
O problema é que esse estado que vc descreve é o Estado burguês! Vc desconsidera o estado já dominado pela classe detentora dos meios de produção! É meio tosco pensar em Estado ditador apenas em governos de esquerda! O Nazismo, o Fascismo e todas as ditaduras da América do Sul ( no Brasil o golpe 1964) foram ditaduras impostas pelo capitalismo. Não se pode analisar o Estado sem ponderar as lutas de classes!
Será que haveria desenvolvimento tecnológico se as condições apresentadas no vídeo fosse imposta ao homem de modo tirânico? Tive que usar essa forma de implementação por entender que o estado natural do "homo economicus" é a busca pelo acúmulo de riqueza e a ganância, não muito diferente dos demais animais.
O video começou errado, e se? E se? E se? O Marxismo não é uma ideologia, muitos acham que é, mas normalmente são pessoas que nunca leram suas obras. Ele não desejava nada, embora no fundo poderia sim, ter suas convicções pessoais. Materialismo histórico dialético.
Nós continuamos pensando de forma separada, que é nossa parte animal aflorada com o mecanismo de auto defesa o ego. Porque o capitalismo funciona e basicamente é o único método usado no mundo, porque o ego é livre para acreditar na eterna sobrevivência. O detentor de riqueza é só um individuo buscando garantia de sobrevivência, seja construindo pirâmides ou comprando uma ilha. Enquanto o ego for nossa forma de visão de mundo, nós vamos buscar garantia, compulsivamente. Criar algum tipo de norma de comportamento, seja econômica, religiosa..., não vai haver efeito de mudança de estabilidade de igualdade, porque nós nos vemos separados do mundo e o mundo é algo ameaçador. Para sermos iguais tem que partir de dentro. Ver que já criamos um mundo relativamente estável, não ameaçador. Os seres que poderiam causar nossa aniquilação estão controlados, produzimos alimento e temos espaço suficiente. Falta uma visão de mundo não dual, como dizem no oriente "um com tudo". Métodos de controle e parâmetro seja qual for, são só capazes de trazer a ideia de separação e sofrimento.
Kall marks era um homem bancas pela sua Esposa . Ele é estudioso sim . Mais quem pagava as contas da sua casa era sua mulher que trabalhava que no sistema que ele é contra. Ele nunca deu certo em nada
Como seria? Como é a Coreia do Norte e Cuba. Como eram a URSS e todo o Pacto de Varsóvia. Isso já foi tentado em todo o Sec.XX, na Europa, África, Ásia e América Latina. Não existe isso de como seria. Existe o "Como foi".
O certo é eu trabalho eu ganho para viver e isso seguinifica comida roupa remédio passeio pagar minhas contas ter moradia independente da profissão esse é o certo a pessoa ter vida hoje mal se come
Nós q é pobre, a gente bota filho nesse mundo pra eles virarem mão-de-obra barata pra rico explorar. Acho q tá chegando a hora da gente começar a mudar isso.
Mas o pobre tbm pode questionar. Não é obrigado pobre ter filho. Eu sou pobre assalariado e não coloquei filho neste país. Pra q não sofra o q eu sofri
Aqui tudo é descrito de forma simplista, pois esqueceram de salientar quem arca com os prejuízos, e impostos a serem pagos ao governo. Além do mais, as empresas pagam de acordo a capacidade do trabalhador, os salários são acima do estabelecido pelo governo, e aquelas que têm lucro acima da média, os trabalhadores recebem participação nos lucros.
As empresas arcam com impostos? e o que dizer do catador de reciclados que paga os mesmos impostos nos produtos da cesta básica que um bilionário paga? e quais são essas bondosas empresas que dão participação a seus empregados? a Amazon? o Walmart? o Carrefour? em que mundo o amigo vive?
Participação d lucros é a maior farsa ! Essa bondade deixa o trabalhador mais dependente ainda, pois ao ver uma quantia ñ habitual,o infeliz compra,troca,pinta ou conserta o carro velho; põe porcelanato inferior no barraco ;dá um passeio com a família,faz um churrasco ou tão somente paga as contas e juros acumulados pois o salário baixíssimo o leva ao endividamento ...assim ficando liso novamente e ainda mais escravizado físico e psicólogicamente de seu amado algoz 😢
O problema não é o capitalismo em si. O grande problema começa quando as riquezas geradas pelo sistema de produção não são compartilhadas com a classe operária que ajuda a criar essas riquezas. Todos os males do mundo, estão interligados diretamente com a grande concentração da renda.
Se o capitalismo pelo menos pagassem um salário justo para vida dos operários, más o que eles sabem é explorar ao máximo a ponto dos operários não tem o mínimo para sobreviver, por isso esse monte de pessoas morando nas ruas!
Se assim fosse não teria o menor sentido a justiça de Deus. 100% do Espírito humano está aqui nesse mundo, desse tempo para evoluir. Sem a desigusldade social, intelectual, o Espírito humano não se beneficiária do Deus justo 😂
Igualdade social Resultado: Vc não terá mais seus funcionários 😂 O problema não é a desigualdade, o problema é que as classes inferiores não têm seus direitos respeitados.... A solução é simples: cada um no seu lugar, com seus direitos e com seus salários bem pagos para ter vida digna.....a realidade é que não tem como igualar tudo, pois as pessoas são diferentes em seu intelecto, cultura e religião, estilo de vida etc.....não é só o dinheiro, há pessoas que não querem ser ricas ou importantes, querem apenas o que é seu por direito
10:08 premissa errada que acaba embasando toda uma teoria de forma incorreta. O objetivo do capitalismo não é gerar lucro pros donos do capital. Mas sim gerar recursos para todos de acordo com a contribuição de cada um. O dono do capital é geralmente a força motriz que faz todos produzirem muito mais recursos com mais facilidade e em menos tempo, e, por isso, acaba ficando com boa parte dos recursos totais produzidos. Porém, ainda, analisando grandes empresas da bolsa de valores brasileira é fácil perceber que, na verdade, quem mais ganha no capitalismo é o governo. Pois a maioria das empresas, relativos à receita bruta, lucra algo entre 5 e 25%, paga entre 20 e 40% aos trabalhadores e entrega mais de 30% ao governo na forma de impostos. E, analisando caso a caso é facil perceber que há vários casos onde os trabalhadores recebem mais que os acionistas (em totais) e o governo praticamente SEMPRE leva mais que os acionistas e muitas vezes mais que os trabalhadores.
Sendo assim todos os pobres são por escolha. Como se fosse fácil qualquer ser humano abrir uma empresa e ser rico. O capitalismo são um grupo de ricos quw querem controlar tudo. Veja que no Brasil existe 2 ou 3 empresas dominantes em cada setor. Tubo pvc você lembra da tigre e amanco.
Ora não me diga, fale isso para todos os abusos e salários baixos que as pessoas têm que sofrer trabalhando hoje em dia, mesmo se matando de trabalhar.
Bem fraca a análise, muitos conceitos errados, superficiais. Mas se irritou agentes do sistema, trabalhadores que defendem o direito do capitalista e não deles próprios, então está no caminho.
Sobre a exploração da mão de obra , é simples acabei com os sindicatos e deixe os profissionais mesmo negociarem com os patrões , assim que eles verem que sua mão de obra vale mais pois produzem mais exigiram um aumento , com o sindicato o patrão sempre diz fala com seu sindicato foram eles quem definiram seu salário
Cara ganha muito dinheiro, tudo vende ganha dobro ,quando vai expandir quebra ,gastou que ganhou expandindo e o capitalismo aumenta preço todo dia para ter mais lucro
Vc nem precisa de muro, não da conta de sair da merda da sua vida que se resume do trabalho para casa e de casa para o trabalho. Parabens pela sua falta de conhecimento. Se o sistema é tão ruim, por que embargaram Cuba. Porque não deixaram aquela pequena ilha vivenciar o seu modo de produção social? Por que embargar as fabricas que funcionam de forma cooperada e sem patrão?
Há individuos que se esforçam, cumprem horário, são disciplinados, se sacrificam. Há outros que levam a vida de forma ligeira, sem responsabilidade. Os primeiros têm que ser mais respeitados e premiados relativamente aos segundos.
Essa é a principal desculpa para os defensores da "meritocracia" na qual preserva e amplia a gigantesca desigualdade social dentro do Sistema Capitalista Financeirizado!!!
concordo, com ressalvas -talvez eu não ache q isso seja um termometro pra respeito-. o que eu discordo é fazer disso uma justificativa pra não organizar a sociedade de forma que os que "levam a vida de forma ligeira" possam viver com dignidade também, ainda que com menos
@@velaum-zl6qx No que toca a dignidade concordo plenamente. Isso é indiscutível. Todo o indivíduo tem direito a dignidade igual a qualquer outro. Isso está inclusive consignado na Carta dos Direitos Humanos. No que toca a respeito, desde criança que me rebelei sempre que me tentavam desconsiderar. Enquanto indivíduo ninguém é superior nem inferior a ninguém. Mas o respeito é um DEVER de TODOS. Se, por exemplo, numa empresa alguém cumpre escrupulosamente os horários e objetivos e outro colega chega sistemáticamente atrasado e não cumpre objetivos, esse colega e os chefes que permitem isso, estão a desrespeitar quem se esforça por cumprir. Há o respeito do indivíduo, mas também há o respeito do profissional. São coisas distintas.
não é tão simples assim, minha vizinha recebe auxílio federal e municipal , tem três filhos,um de cada pai e recusa empregos registrados para não perder o auxílio,recebeu um apartamento do minha casa minha vida que acabou alugando e esta morando com a mae agora, prefere fazer 2 a tres faxinas por semana para bancar a cerveja e o sertanejo do fim de semana, essa pessoa o sistema opressor ajuda e diz que é classe trabalhadora, vitima, mas eu que cresci no mesmo lugar só que ao invés de ir em festas estudei pra concursos, fiz curso superior trabalhando e pagando, duas pós graduações e hj sou funcionário público com uma renda de 2% da população brasileira sou chamado de aristocracia do funcionalismo público, em 21 anos de serviço público dei um atestado de 5 dias por acidente de trabalho e agora eu tenho que ir contra o sistema e apoiar quem não fez metade do meu esforço ,me poupe desse marxismo, quando eu ver todos se esforçando e o sistema opressor impedir eu entro na luta, pois em 42 anos de vida nunca vi uma pessoa se esforçar, lutar e não vencer, o sistema é feito para as pessoas se acomodarem e ficarem sonhando com o socialismo, vai nessa, quem tem condições vai embora e leva o que é seu ,aí ficam os pobres na merda do comunismo e a nata da liderança no luxo do capitalismo, acordem, vivam o mundo real.
Carteira assinada não derruba auxílio, ela tem preguiça de trabalhar.
Admiro o teu esforço e tua luta, mas na verdade vc faz parte da mesma engrenagem. Vc é uma exceção a regra. A questão é que a largada na corrida da vida tem de ser igual pra todo mundo pra início de conversa. Acesso à boa educação, saúde, infraestrutura, estrutura familiar equilibrada, segurança, habitação, etc. A partir daí, podemos mensurar diferenças de esforços individuais. Vc defende redução de benefícios para o funcionalismo público? Que o privado substitua o funcionalismo público? Por certo que não.
Nao vejo lugares onde isso deu certo. Como espectador, nessa igualdade, apesar de "todos terem a mesma largada" o caminho é curto e seu premio fica para alguem que esta no comando aproveitar. @@edumagalha2794
@@edumagalha2794 concordo com você que todos deveríamos ter um bom começo de vida, igual é impossível pois algumas pessoas cuidam mais dos seus filhos que outras e investem recursos e tempo mais neles que em si mesmos e isso gerará diferenças, sobre trocar o servidor público pelo privado fico tentado a dizer que sim , pois mais da metade dos servidores publicos não levam a sério o trabalho, dão atestados médicos a toa e são rebeldes, porém o setor privado não tem o compromisso com o público, tem que achar um meio terno em todas essas situações, nem o capitalismo selvagem e nem o socialismo limitando o esforço e a genialidade individual, hoje vejo o ocidente perdido na liberdade e o oriente preso no controle ditatorial, infelizmente acho que haverá um choque entre esses dois mundos, e espero desses destroços nasça uma sociedade que valorize a prosperidade humana sem a ganância individual, uma sociedade que tenha liberdade com deveres e que valorize a vida, não valores, porém não acredito que pessoas controlando o estado farão isso e nem a classe trabalhadora fará, pois todos esses tem seus objetivos particulares.
Quem?como? Quando fará essa mudança estrutural na sociedade não tenho a mínima ideia.
Tu mente quem não trabalha não recebe minha casa minha vida nenhum banco dá nada. Tu está com estereótipo de quem recebe benefícios sócias não trabalha uma vergonha meu amigo tu mentir desta forma.
A vida não é justa, nunca foi e nunca será, quanto antes você aceitar e correr atrás do seu, melhor.....
Não é possível definir a vida a partir de um modo de produção e/ou organização social. Não faz muito tempo em que a estimativa de vida dos seres humanos era 30 anos, hoje é possível passar de 80, graças aos avanços da ciência. Determinismos estão mais apoiados em religião do que ciência, felizmente temos a ciência e tecnologia avançando cada dia mais porque existem pessoas que querem melhorar as condições da humanidade e não ficam atoladas em determinismos.
Ok, Sr. Derrota!
Que comentário merda
" RELIGIÃO É O ÓPIO DO POVO. "
eu conheço um engenheiro que se diz comunista, dá aula de história e filosofia e tem uma construtora onde explora o trabalho de empregados mal remunerados.
Um verdadeiro hipócrita
@@AdalbertorafaelnunesNunes, não, ele vive em um sistema capitalista. Só é possível haver Socialismo, se toda uma sociedade for transformada, senão todos que forem socialistas e quiserem realizar a justiça social, irão entrar em falência.Obter lucro não é errado, mas a exploração só existe devido ao sistema capitalista
Pois é, ele é comunista, mas a sociedade onde ele vive não é. No capitalismo tem duas classes, ele tem sorte de estar na classe que recebe os frutos do trabalho alheio.
Esse cara exala hipocrisia 😂
Uma exceção vira regra né!
Karl marx esqueceu a condição humana,em que o maior desejo dos indivíduos é superar o seu semelhante.sempre se vê um pobre reclamando da sua própria condição, mas jamais desejando uma sociedade igualitária, muitos só desejam passar de oprimido para opressor.
Quando num sistema comunista, este tipo de atitude acaba
Uma questão de educação.
@@edumagalha2794 seria um paraíso essa ideia utópica
@@edumagalha2794 acaba não, acabam com. Tu acha que permitiriam isso? Comunismo é, antes de tudo, controle social.
Justamente.
O que eu admiro é que Marx não tenha previsto que os trabalhadores, ao assumirem o controle dos meios de produção, iriam eleger um líder e esse líder se tornaria um privilegiado e ditador. Ora, até no comunismo primitivo que ele constatou, existiam os chefes tribais que só não eram ditadores, privilegiados, porque não havia excedentes (riquezas que poderiam acumular em detrimento do restante da tribo). Acho essa uma falha bem ingênua do pensamento de Marx e que se revelou com um Stalin, um Mao, um Fidel,.. É por isso e de forma anacrônica que Marx é considerado o capeta por muitos que inclusive são oprimidos, pois veem nos regimes chamados de comunistas e que nada mais foram que regimes autoritários e terroristas, o ideal de Marx.
Muito bom ter sua opinião.
Stalin e outros citados, deturparam o conceito de comunismo. Não existem líderes no conceito puro de Marx. Ele nem fala sobre isso. Pelo contrário. Fala na abolição do Estado como forma de controle dos cidadãos. Estado este que serve aos que estão no topo. No comunismo existe uma associação de mentes discutindo e direcionando o trabalho. TODOS têm voz ativa. Por isso nunca tivemos comunismo em qualquer lugar do mundo dentro da concepção de Marx. No máximo um capitalismo de Estado.
Bela opinião, interessante.
E o pior, é que os que se rebelam são pobres e não ricos.
Os mais ricos, são os que vivem debaixo da asa do ditador puxando o saco.
Comunismo só serve para dar conforto e poder para uns e destruição e morte, fome e miséria para outros.
Bom é o capitalismo, pra ser melhor basta tirar as regalias acabar com a corrupção e investir no conhecimento.
A única coisa que tem que ter igualdade nesse mundo, é igualdade no ensino.
Também, igualdade nas liberdades.
@@DestraveMental1 É a opinião de um burro, mas sempre é uma opinião.
Marx não seria perfeito, mas dizer que o ideal de Marx eram os regimes autoritários e terroristas, é conclusão que só pode vir de um autêntico acéfalo, não é mesmo, oh @gaucho69?!?!
Parabéns pelo vídeo.
Igualdade não existe na humanidade. Pode até se impor pela força, mas jamais será justa.
JUSTO É A DESIGUALDADE?
@@carlostchetche7814 justo é Deus. Os homens, a humanidade, são trapos de imundície.
Igualdade só pela força mesmo. Não existe igualdade com liberdade. Por isso o comunismo sempre termina em opressão, ditaduras. A desigualdade é muito injusta, concordo, mas igualdade é impossível. Até quando éramos caçadores coletores ( comunistas) eliminamos outras espécies de humanos , e também outros animais. Somos opressores por natureza, queremos ter mais que os outros. Se fôssemos bons não existiria a LEI, nem o ESTADO.
Verdade... Nunca existiu igualdade, onde acreditaram nessas falácias seus líderes tornaram opressores sanguinários.
@@carlostchetche7814desde quando o mundo é justo?
O problema não está no método de sistema adotado , e sim na índole de cada pessoa .
Exatamente
@@paulohetfield2653 Com certeza, agora no capitalismo temos mais opções de escolha do que no sistema socialista.
Sim por isso não funciona ou seja ninguém deve apoiar o socialismo e a esquerda pq já foi provado que não funciona pq as pessoas não são boas e nunca serão
Quando meu filho nasceu em 1981, minha esposa pediu demissão do emprego dela. Eu tinha perdido o meu emprego um mês antes de ele nascer. A empresa fechou as portas e demitiu todos os funcionários. Nessa época não existia bolsas auxílios de nenhuma forma. Passamos muitas necessidades. Só tinha o leite para as crianças no posto, e um sopão do SOS à noite.
Quem leu Marx defende o socialismo. Quem entendeu Marx defende o capitalismo. O socialismo depende do capitalismo, pois só se pode distribuir riqueza quando ela já existe (produzida pelo capitalismo)
@@JoseSantos-xp9dy Opa. Me diga aí o seu entendimento sobre Marx. Eu tenho 36 livros dele que passei anos pra dominar.
Percebi que a sua frase foi dita por Olavo de Carvalho num vídeo tosco há anos. Eu quero saber você, da sua honestidade, se você leu.
E vc leu? Entendeu? 😂😂😂😂😂😂 sai daí mentecapto
Gostaria de saber,o que seria do capitalismo sem o trabalho..
@@CleitonNorton 36 livros e ainda não entendeu que a idéia é utópica, mal formada e datada? tá ruim mesmo em
@@samueldasilva3441 Se chama vergonha na cara. Meus pais não me criaram para ser um fanático alienado, muito menos para viver mentindo na internet pagando de conhecedor de uma teoria que nunca li em nome de um não sei o que. Isso é coisa de gente fracassada, meu caro. Melhore e senta a bunda na cadeira. Não existe caminho fácil na vida. Estude.
Sim, mas tem muitas empresas que quebram, e perdem tudo, o último exemplo tivemos durante a Covid.
Nem todos são empreendedores, e se os eliminamos,estaremos tolhindo o progresso.
Os excessos têm que ser corrigidos, mas não devemos tabelar tudo por baixo.
Assista ao filme " TROCANDO AS BOLAS" com Edie Murphy, e verás as cagadas,que o pobre fez, quando se viu rico.
O rico,que ficou pobre,deu a volta por cima, enquanto o pobre, continuou na merda.
Somos desiguais,em tudo, graças a Deus.
NÃO TRARÁS RIQUEZA AOS POBRES, TIRANDO DOS RICOS.
( Abraham Lincoln).
Olha vendo como os ricos vivem realmente é uma puta sacanagem não existir o mínimo de igualdade. Sair da zona de pobreza e uma luta de anos enquanto quem nasce rico vive uma vida maravilhosa até a morte
@@WeversonMaia-ru4ck Tem herdeiros que falem fi e vá conquistar seu quinhão, pois invejar herdeiro não mudará nada na sua vida, até Fidel Castro deixou herança.
Utopia, ninguém é igual ao outro. Sempre haverá alguém querendo sugar o outro, seja o empregado ou o empregador, o preguiçoso nunca acabará. Se esse regime vingasse, em pouco tempo uma "formiguinha" estará tratando de dez "elefantes".
O que tu acabou de descrever é o sistema capitalista.
NEM TODOS QUEREM SER RICOS, MAIS TODOS QUEREM UM VIDA DIGNA ONE POSAM CRIAR SUA FAMILIA EUCAR SEUS FILHOS, CUMPRIR SUA FUNÇÃO SOCIAL E TRABALHAR A JORNADA JUSTA DE TRABALHO E GANHAR O JUSTO POR ISSO. , E DEPOIS S APOSENTAR E ABRIR CAMINHO PARA A OUTRO GERAÇÃO QUE FARA O MESMO, E MESMO DE FORMA CALMA DIGNA E TRANQUILA.
A TEORIA É MUITO BOA, MAS O SER HUMANO É FALHO PRETENCISO QUANDO ELE ASSUME O PODER ELE SE TRANSFOMA. ESSA É A RAZÃO DA TEORIA DE MAX NÃO TER DADO CERTO AINDA.
Eu acredito que essa falha citado por vc é para mim uma imperfeição moral humano, a qual chamo de egoísmo. Quanto maior o egoísmo maior o capitalismo, feudalismo e consequentemente a escravidão.
Não, a teoria também é uma porcaria, por isso não funcionou em lugar nenhum do mundo. Não podemos obrigar que as pessoas sejam iguais.
JESUS, pedio para viver em comunidade, dividir com quem não tem , socorrer o necessitado, mais parece que ninguém consegue , poriso impera o Capitalismo ambicioso
Hoje 30 09 2024 fiz um grande feito
Subscrevi neste canal pra ter conhecimento de qual me identifico sou um socialista nascido em 08 11 1964 em Goiás e sou aprendiz da verdade e mesmo com quase 60 anos estou me sentindo uma criança com muitos sonhos e projetos socialista!
Me identifico com Karl Marx portanto de mim terá minha vida pra viver seus ideais e luta
Obrigado por nos acompanhar neu amigo.
@@homendapedra3992 Aproxime-se de Deus, estude a Bíblia e o catecismo da Igreja Católica, assim vc encontrará a verdade e não será usado pelos vigaristas ditadores. Não existe igualdade social .
60 anos e ainda cai nessa falácia? Meus sentimentos (capitalístas)....
Eu também
@@marcosmartins4492, então,hj o que vemos é um Povo lunáticos seguindo pastores bandidos , igrejas que primeiro vem o dinheiro depois o ser humano... Lê a bíblia não significa que entendeu o ensino de Jesus, pelo contrário se jesus voltasse os próprios crentes lunáticos iria crucificar ele de novo
É possível que um capitalista pratique ações socialista, mas um socialista só prática as mesmas ações com o suor alheio.
Comunismo não é esmola não, é tira a demanda os meios de produção de um e entregar a todos os trabalhadores!
O capitalista não produz a própria riqueza com o suor dos outros? Ele usa a mão de obra de pessoas, paga um valor menor do que o indivíduo produz e embolsa o lucro. Ele não faz riqueza com o suor dos outros?
Quem vive do suor alheio é o capitalista que nada produz e com tudo fica.
O melhor é ver o trabalhador achar que é classe burguesa ou que um dia vai chegar lá.
O que te sobra é só a ideologia Burguesa, pois o capital nem no sonho vc terá.
Volta para a escola e aprenda português primeiro.
Vc esta falando do patrao ou do empregado? alinhar a fala com o ato.
A sociedade desapareceria pois quem faria os trabalhos base ninguem.
Os pobres na era virtual estão piores que os riquinhos.
OLHE PARA TODAS AQUELAS CRIANÇAS DA ESCALA 6 X 1 E DE TODAS AS CRIANÇAS DA ESCALA 1 X 6 BRINCANDO TODAS JUNTOS NA CHUVA FELICIDADE PARTILHADA E COMPARTILHADA . O QUE VOCÊ VÊ ?
EU VEJO IGUALDADE SOCIAL E VOCÊ O QUE VÊ ?
Gratidão. Explicou nossa política 😢
A pergunta é quanto tempo existe o Capitalismo em relação à historia da humanidade e o impacto que ele fez em pouco tempo neste mundo?
Proponhe algo melhor entao, aplique em algum lugar, se mostre algo util e supere.
@@mathiasprestes2115vai tomar o achocolatado que sua mãe preparou
Vc indiretamente esta dizendo q o melhor é não ter capitalismo e nem socialismo nenhum é bom .. e sim a monarquia que ficou por muito mais tempo e deu certo por muito tempo e quando veio socialismo e capitalismo a coisa desandou
"Se não é um capitalista rico, ou autônomo bem sucedido, terá de trabalhar por um salário ou estará ferrado." Ainda bem que existe a última opção, do contrário às pessoas morreria de fome.
Me fala por favor em qual lugar o socialismo deu certo
Na China!
China, Cuba, Taiwan, União Soviética, Vietnam...
@@OseiasAlencar-s8l😂😂😂😂
@@RafaelDiSarli😂😂😂😂😂😂
@@infinitajornadaoriginal138 na China não deu certo?
Vc vende carro, casa, corre risco de mercado, paga imposto e lida com a burocracia do governo usarem o dinheiro para corrupção e benefícios sociais, daí vc tem que dividir o lucro com a s funcionários, bela Filosofia 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Não contrate nenhum funcionário, então; fique com todos os lucros só pra si, já que gera tudo "sozinho", "nenhum" funcionário te ajuda a ter esses lucros, não é mesmo?
No vídeo, ou em qualquer outro lugar, não existe exemplo de apenas 1 local onde essa "idéia insana" funcionou. Será por quê?
Onde Povo tem a mentalidade viralata não dá certo mesmo
No mundo inteiro, como a história provou. Mas fatos não querem dizer nada para quem é alienado.
@@zilmarmadeira808 E onde o capitalismo deu certo? Deu certo pra senhora que é branca e classe média so se for, né? Porquê o resto da população trabalha como animal por uma miséria, isso é dar certo?
Esse sistema imúndo e escravista que a senhora defende por conveniência não aguenta 10 anos sem engasgar e fazer a vida de todo mundo, que já faz um inferno, um inferno ainda maior, está na hora de criar vergonha na cara
É simples o socialismo ainda tá na fase de transição e o comunismo (cada um de acordo com suas necessidades e suas condições) quem tem armas impede
Um exemplo prático é a realidade material, pessoa, o sistema capitalista é linear e não sustentável, por isso estamos vendo a destruição do Planeta, poluição, escassez de recursos. Quer algo mais real e prático que isso?
O seu desejo de manter o capitalismo, será o seu chicote enquanto deseja-lo. Boa sorte!
Pode existir um diálogo entre a filosofia de Carl Jung e a de Karl Marx?
O socialismo seria marcado pela abolição da propriedade privada e pela socialização dos meios de produção, isto é, terras, indústria, todos os ativos de produção de riqueza pertenceriam à sociedade e seriam controlados pelo Estado e pela economia planificada, com o Estado dirigindo os setores econômicos, definindo preços e salários, regulando o mercado. Após a aniquilação das desigualdades por meio da interferência estatal, o próprio Estado seria abolido, e a sociedade seria livre e sem classes. O socialismo faria a transição para o comunismo.
Nunca li tanta besteira.
@@sandropaula7217 Mas essa é etapa do socialismo para comunismo, toda ideologia que visa destrói o estado está no fracasso
Existem 2 tipos de pessoas:
-Trabalhador
-Vagabundo
Mas uns amam gerar soluções e acabam gerando empregos pois precisam de mão de obra para alcançar seus objetivos e bater metas. Esse colhe muito pois planta muito. O vagabundo é preguiçoso e nada constrói (só isso) 🎉
Marx era apenas um sonhador, no qual imaginava um mundo "perfeito", porem, suas ideias caem ao serem colocadas em prática e condenar todos aqueles que ele desejou salvar.
DEVEMOS UTILIZAR DOS SISTEMAS SOCIAIS ,PRODUTIVOS E ECONOMICOS A MELHOR FORMA DE REVOLUÇÃO DE PRODUTIVIDADE POIS E SABIO PEGAR O MELHOR DAS PARTES E CRIAR ALGO BOM PARA TODOS, MESMO QUE EM TES PROPORÇÃO DIFERENTES, AFIM QUE TODOS POSSAM VIVER COM DIGNIDADE, E PROSPERIDADE. .UM PAIS QUE FAZ SEU DEVER DE CASA, CRIA LEIS QUE POSSIBILITE PLENO EMPREGO, MENORES JORNADAS DE TRABALHO GERANDO EMPREGOS PARA QUE TODOS TENHA RENDA, E UMA POSENTADORIA QUE PERMITA, EM PIRAMADE PERMITINDO RENAVAÇÃO DE MAO DE OBRA VIA EDUCAÇÃO E ESTIMULO AS FAMILIAS COM SALARIOS JUSTOS.eSSA E A EVOLUÇÃO E REVOLUÇÃO.
A ideia de Marx até que era boa. Mas a realidade da natureza humana é bem mais complexa.
Mas e a barraquinha de lanches que tem um funcionário , o dono trabalha 4x mais que o funcionário , é justo dividir os ganhos dois dois , será que o funcionário vai querer trabalhar até 18 horas
Pobre explorando pobre e achando q é empresário.
@@karlalana9298 então divide vc de igual pra igual com quem trabalha menos que vc 🤣
@@Rodrigo_Senna eu qro é trabalhar menos kkkk o mundo tem riqueza suficiente para todos viverem bem, e quem me trouxe pra Terra, não dividiu nada, o ser humano perverso q dividiu e continua dividindo e explorando seu próximo.
O dono também é trabalhador. Vive de vender sua própria força de trabalho. O comunismo também visa empoderar esse tipo de classe. O que não pode é ficar encostado enquanto explora a força de trabalho dos outros...
Não vai ter necessidade de alguém se sustentar em uma barraquinha. Entendeu???
A igualdade econômica é balela e injusta, mas o capitalismo se deforma qdo as diferenças de classes são discrepantes e qdo grandes corporações tomam conta de segmentos do mercado impedindo q a livre concorrência.
Tb acho q a riqueza de indivíduo ñ deveria ser maior de 100 milhões de reais.
Tem aí algumas informações que são corretas, sobretudo as do tempo de Marx. Dá pra dá um desconto pra ele. Havia em sua época um capitalismo incipiente, onde a busca pelo lucro era a única coisa vislumbrada pelo empresário era a obtenção de lucro, sem se ater aos efeitos gerais, sociais e por fim políticos do sistema. Do mesmo modo, o trabalhador ante a falta de experiência, só percebias sua própria condição. As ideias de se organizar e procurar meios de melhorar suas condições, só surgiram depois, junto com os problemas advindos com as distorções do sistema capitalista, sobretudo com a flagrante concentração de riquezas que o sistema possibilita. É bem verdade que as desigualdades sociais se exacerbaram bastante no início do capitalista. Mas, o sistema capitalista tem outros efeitos, geralmente negligenciados até a invisibilidade por análises simplórias que já deveriam ter se dissipado de Carl Marx pra cá. Vou mencionar uma bem flagrante: por riquezas geralmente se visualiza dinheiro, o que não é bem verdadeiro. Riqueza é antes de tudo, os bens produzidos, algo que foi altamente otimizado pelo sistema capitalista, não só pelo emprego de tecnologias e estímulo ao desenvolvimento tecnológico, mas também pela própria forma de organização do trabalho. Com o tempo, esses bens produzidos em maior escala, tornando-se abundantes tiveram que voltar para os trabalhadores, agora na condição de consumidores. Houve assim, e há uma acomodação de produção, trabalho e consumo que acabou resultando em benefício geral das populações. Claro, distorções sempre existem e é aí que deve entrar o estado, os governos (os bons governos) devem participar do gerenciamento do sistema em prol da população, trabalhando no sentido de mitigar e reduzir as distorções, estimulando setores pouco favorecidos, coibindo abusos, etc. Isso é tudo o que temos. Tentativas de consertar os problemas da economia, por meio da força, a exemplo do regime soviético, só resulta em caos, e consequente miséria.
Disse tudo caro Felipe. O mal das pessoas é "UTILIZAR INTEIRAMENTE" as ideias de Carl Max.
Vejo hoje as pessoas, "SE ORGULHAR DW SERES ESCRAVOS".
Compartilho com as ideias de Carl Max, e digo, "AS PESSOAS ESCRAVIZADAS, SE RECUSAM A SER LIBERTADAS"
é falso que os trabalhadores consumem o fruto do seu trabalho em produtos. Seria como se as galinhas de uma granja consumissem seus ovos. Não faz sentido. O produto do trabalho vai para o capitalista e este vende os produtos acabados para os trabalhadores assalariados acrescentando o lucro no preço. É com o lucro que o capitalista fica no fim do ciclo. Usando o salário, as galinhas compraram mais ração e água para passar o mês. Elas ganharam o sustento e não o produto do trabalho. O sistema capitalista depende da exploração para se manter rodando. A massa salarial nunca poderá comprar a riqueza gerada no processo (os ovos). Ela banca apenas os custos de produção, que inclui os salários. A riqueza nova e excedente vai para o bolso do dono da granja.
E hoje em dia os capitalistas não busca mais o lucro? E foram os capitalistas que melhoraram as condições de trabalho ou a luta por direitos dos próprios trabalhadores? Que fala burra!
@@GiseleMoraes02 Sim, senhora. E é pra ter lucro mesmo. Onde já se viu isso?! Trabalhar, empregar qualquer esforço sem lucro? Não vejo ninguém querendo trabalhar de graça. A senhora está num mundo de ilusões, mundo igualitário, bla bla bla e bla bla bla. O mundo é assim mesmo. Convido a um raciocínio simples. Tudo que existe no mundo veio do trabalho. Todos os bens do mundo (um saco de pipoca por exemplo), só existem porque pessoas se empregaram para produzi-los. Como a atividade produtiva qualquer que seja, é realizada por pessoas diversas, é necessário que se opere por meio de um sistema, atualmente, o sistema capitalista. Raciocínio, force o raciocínio, Força! A senhora é capaz. Pergunta: quem criou o sistema capitalista? Resposta: NINGUÉM. É preciso aqui, apelar para algum conhecimento de história, o básico mesmo que se leciona nas escolas e está nos livros didáticos. Então, como se configurou o sistema capitalista? As pessoas foram vivendo, as coisas se encaixando, o feudalismo findando e no lugar dele, o comércio se desenvolvendo, revolução industrial etc. Não obstante, muita desigualdade, distorções diversas, este foi o sistema de produção que do início da sociedade humana pra cá, melhor operou a economia, mais foi eficiente em produzir bens e consequentemente mais miséria diminuiu. Não é por bondade não. Isso nem existe enquanto sistema, a bondade, as vezes acontece na forma de caridade, no âmbito das relações pessoais imediatas. na política, quando é boa, o mais que se pode conseguir e dar uma forçadazinha no sistema capitalista para que ele melhore um pouco. É o que temos pra hoje.
O intervencionismo é que gera distorções de justiça por causa do aparelhamento do Estado.
Seria muito injusto! Já pensou preguiçosos no mesmo nível de quem se esforça e corre atrás 😮
Não somos contra a pessoa ser rica,somos contra a concentração de riqueza a desigualdade abismal e pobreza miseravelmente vivida.
*Tudo o que Marx falou sobre o socialismo é mentira, porém tudo o que Marx falou sobre o capitalismo é verdade.*
Basicamente o socialismo acho difícil realmente acontecer como está descrito por autores Marxistas, porém a crítica que fazem ao capitalismo em si é a mais pura verdade, através dessas críticas trabalhadores lutaram por seus direitos, uma coisa simples hoje como jornada de trabalho de 8 horas por dia levou muito tempo pra entrar na lei e só aconteceu por causa de muita luta de trabalhadores exigindo seus direitos.
A DIFERENÇA ECONOMICA NÃO É UM PECADO..PECADO E QUANDO A DESIGUALDADESSOCIAIS, ONDE MUITOS PASSAM PRIAOS E OUTROS ACUMULAM MUI EXCEDENTE, SEM A NOÇÃO DE QUE QUANDO TODOS TEM SUFICIENTE, E VIVEM DO SEU TRABALHO E TEM SUA CASA E E PODE CUIDAR DE SUA FAMILIA COM DIGNIDADE, MESMO QUE HAJA PESSOAS COMMAIS QUE ENTENDEAM A NECESSIDADE DE ORGANIZAÇÃO SOCIAL JUSTA, VIVERIAMOS UM JOGO DE GANHA GANHA, TODOS TERIAMOS A PROSPERIDADE E ALGUNS SERIA UM POUCO MAIS ABASTARDOS MAIS ENTENDENDO QUE SUA ESTRATIFICAÇÃO SOCIAL NAO PODE GERAR MISERIA , MAIS PROSPERIDADE COLETIVA A TODOS.
E possível reproduzir seu vedeo no meu canal na íntegra? O que preciso fazer?
Obrigado
precisa voltar a escola e aprender português 😅
@@qapsuporte
Não ofenda os outros .
Nem eu nem você e nem a pessoa que você ironiza gratuitamente escreve ou domina a norma culta da linguagem .Reparou o erro visível do início de sua frase ?
@@Roberix742 mas eu nao vivo de produzir conteúdo pagando de intelectual 😅😅😅
@@qapsuportealguém que sabe ver as coisas como elas são 😂
Se você pegar TODA a riqueza do mundo, e dividir igualmente para 7,5 bilhões de pessoas, todo mundo será igualmente pobre.
Teoria tirada da palestra do Primo Rico, Prof Hoc e demais influencer pagos para divulgar sonhos que nunca serão alcançados.
@@maelbueno1076 Não é teoria, é matemática. Some, divida e veja o resultado. Não é teoria, é lógica. Não existe de tudo para todo mundo, e não há como acabar com a desigualdade. Se você der 1 milhão de reais para cada brasileiro, por exemplo, daqui a 10 anos alguns estarão pobres, outros ricos e outros milionários, porque as pessoas não são iguais.
Um milionário cria uma empresa "acolhendo" 100 desempregados. Ao se tornar bilionário, o mesmo negócio, agora 10 vezes maior, necessita de 1000 funcionários, que terão uma renda fixa, mesmo que mínima para não morrerem. Não é perfeito, mas é funcional.
E os outros que continuam não tendo nada?
@@Ncopernico77 Ora a Deus e vai a luta procurar algum trabalho. Tem sempre alguém, precisando de alguém para fazer algo. Aqui mesmo ezta faltando mão-de -obra para vários serviços.
Talvez seja impossível o mundo , com igualdade social almejada por karl Marx. Se pudesse diinuir a desigualdade, com melhorias sigficativas para os trabalhadores, e a burguesia compreende se que poderiam repartir uma parte maior do bolo. Ainda que eles ficassem com a fatia maior.
Quem poderá nos salvar de nós mesmos ? A resposta está no trabalho do visionário Jaques Fresco e sua assistente Roxanne Meadons no PROJETO VÊNUS com documentários disponíveis no UA-cam..
Sou Socialista Marxista, mas não sou adepto do Comunismo, pois acredito muito no Parlamentarismo Republicano como o melhor método governamental
Bem, nada deu certo.
Todas as ideologias colapsaram.
Tudo foi e é canalizado para uma menoria.
Tudo foi baseado em ideologias.
Mas a ideia não corresponde a realidade.
Vou deixar um questionamento para os interessados possam refletir.
O que pode ser feito para transformar o mundo em um lugar mais humano?
A resposta está bem a nossa frente, mas não queremos ver.
Ficou claro que, o problema dos paises que tentaram o socialismo era o capitalismo enrraisado nesses lugares. Viva Marx!
Recursos escassos fi
"enraisado" 😅😅😅 pqp isso mesmo,xontk socialista pq ate os traficantes ricos sabem português melhor q vc 😅😅
Foi né kkk? Quando pegaram parte da Alemanha no começo foram só flores no final só merda, quem foi para o outro lado?
Vai trabalhar vagabundo!olha minha foto do perfil,nasci na roça em uma família em estado de miséria e hoje tenho segurança financeira,casas ,veleiro e avião,viva o capitalismo,é trabalhar e estudar que a vida muda,você é escravo da sua preguiça e falta de conhecimento.
Contém ironia né kkkk
As estrategias polarizadas sempre com mesmo objetivo manter uma das elites acima...
Quando ele fala que "o trabalhador produz um resultado em um dia e meio que já é equivalente ao seu salário", não se está levando em conta todas as etapas que levaram aquela peça a ser produzida, etapas as quais o trabalhador não participou. Se ele tivesse participado de todas as etapas do processo, inclusive o investimento inicial no projeto, ele sem dúvida participaria do lucro, talvez viesse a ser sócio. Qual trabalhador operário participa de todas as etapas da produção de uma peça mecânica, por exemplo? Provavelmente uma ou duas das etapas. O ganho será proporcional a sua participação na criação ou produção da peça.
Está sim, é uma das partes tratadas no capital, ele trata da transferência de valor para a mercadoria.
É melhor ler as coisas antes de vir cheio de pompa criticar o que não conhece, isso se chama desonestidade, ou canalhice.
@@pcky6646 então, o operário que não criou nada, não desenvolveu nada naquela empresa, além da função que lhe era devida, a qual foi contratado, teria condições de assumir a posição daquele que criou tudo? Ler isso num livro, e ver isso na prática possui um abismo de distância.
@@pcky6646 porque o operário simplesmente não abandona o trabalho, e se torna uma autarquia, autônomo desse sistema ?
Teria condições sim, ou há pessoas especiais?
Mesmo que não tivesse, o inverso também é verdadeiro, qual chefe está disposto ou tem condições de fazer o trabalho braçal de pedreiros, catadores de lixos e técnicos?
Ainda assim, parte do tempo do trabalho não é pago, pois vira lucro, isso é um fato tanto nos livros quanto na realidade, a não ser que você mostre que o salário mínimo é digno.
@@gabriel29692 Por que o operário não abandona o trabalho? Primeiro porque autonomia requer dinheiro, dessa forma, quem larga o trabalho fica sem dinheiro pra ser autônomo, como você não entende uma coisa básica dessas e quer falar de realidade?
Ah, deixa eu adivinhar, a sua realidade não é a mesma do brasileiro médio, certo?
Em todos os lugares que isso foi tentado nunca funcionou. Só gerou mais pobreza.
karl Marx estudou profundamente a teoria sociológica mas esqueceu de estudar o homem
Capitalismo e socialismo não são somente sistemas, são filosofia de vida. De um lado o pensamento em ter ilimitado. Do outro lado o fesejo de igualdade de acesso.
Já teve épocas que trabalhávamos muito mais e ganhavamos chicotadas , hoje ganhamos dinheiro e liberdade kkkkk
Liberdade? Defina liberdade para, por favor.
Enfim, escala 6x1 é liberdade para você? Salário mínimo é algo bom? Ter um país dominado por empresários é bom? Pense um pouco.
“Quando a educação não é libertadora, o sonho do oprimido é ser opressor.”
Cuidado com os discursos transvestidos de belas palavras e "boas intenções”.
Na prática, a teoria é sempre outra!😅
Certíssimo
Perfeito, Pol pot assim q tomou o poder no Vietnã executou todos os professores e pessoas q detinham conhecimento.
E quando os impostos são direcionados à correção da injustiça num mundo onde os assalariados são os mais taxados, os gananciosos e exploradores ricos conspiram com lobistas nos centros de decisões políticas impedindo a correção de tais injustiças.
🇧🇷 Tomas Edson ficou rico sem querer. Criou vários inventos indispensáveis nos dias de hoje, e serve a bilhões de seres humanos. A humanidade o" indenizou" menos do que ele merecia.
Ficou rico sem querer kkkkkkk
@@brunoraminelli2740🇧🇷 kkkk Bill Gates é outro. Ainda jovem inventou a Microsoft. Vamos descobrir alguma coisa indispensável para a humanidade ? Vamos ficar ricos sem querer kkkk
O Brasil devia ser divido melhor poucas pessoas com muitas terras e muitas pessoas sem nada.😢
Não dá pra nivelar as pessoas pois cada um tem performances diferentes , mas percepçoes parecidas , as pessoas mesmo com cognição menor e com menos capacidade de trabalho não entendem sua deficiência e querem usar Marx pra se igualaram aos mais
É porque o suborno, mantém estruturado,o frágil."" '"
Leiam só uma página de qualquer livro de Mises! Aí vocês vão aprender de verdade!
Ótima indicação.
Aprender o que não deve ser feito, certo?
Quais são os benefícios e malefícios no capitalismo?
Amigo, nesse seu video, você so falou mais do mesmo, nao trouxe nenhuma condição nova.
A primissa humana, a visão motivadora entre outros, nao permitiriam nunca uma sociedade igualitaria como vc se refere.
O ser humano tem quase que praticamente dois tipos, os que se conformam com o pouco e vivem sempre reclamando e os que querem melhorar de vida.sendo assim, sempre havera os que crescem e os que estacionam aceitam e acomodam-se. As ideias de marxs so existem ate hoje, pq até hoje existem pessoas que querem ganhar, sem ter que se sacrificar
O operário que pretendesse ocupar o lugar do empresário, sendo este o que deu causa ao empreendimento, destacou-se dos demais muitas vezes em condições precárias e prosperou, esse operário teria condições de ocupar este lugar?
Boa reflexão
É isso que me pergunto sempre.
E partindo dessa sua premissa, então todo operário é considerado incapaz de ser "patrão".
@@joaobatistanovais9528 raciocínio pífio. Mas como um montador de mangueiras, ou um soldador de carcaça, ou um montador de motores, de uma hora para outra, se torna apto a gerenciar toda uma produção, executa projetos, gerência a parte administrativa... Vamos refletir de maneira mais abrangente? E se o operário tem condições, porque não o faz como aquele que o é, e que muitas vezes veio do nada? Essa falácia de que empresário já é rico antes do empreendimento é a estupidez propagada, nascida lá nos anos 1800.
@@gabriel29692 Então, partindo dessa sua premissa, o operário nasce operário, que não tem a capacidade de empreender e o patrão já nasce patrão, com o DNA de empreendedor.
E, sim, a maioria bem-sucedida já nasce com um bom caminho andado. Dificilmente, começam do zero.
Tudo indica que Marx pensava que se pode construir uma sociedade autenticamente socialista eliminando uma só forma de opressão (a exploração e miséria dos trabalhadores) e desconsiderando as demais formas de opressão (de gênero, por orientação erótica, racial, étnica, manicomial, carcerária, outras). Isso é obviamente equivocado e esse equívoco é uma das causas básicas do fracasso generalizado das tentativas de implementar um socialismo de inspiração marxista.
Socialismo, para ser autêntico, tem de ser com democracia, liberdade e respeito aos direitos individuais, particlarmente o direito de cada um assumir posições favoráveis às hipóteses teísta, deísta, panteísta e ateísta, conforme suas opiniões filosóficas e científicas, sem um Estado opressor que imponha dogmas ateístas.
não acho que exista essa contraposição entre o marxismo e a liberdade e respeito aos direitos individuais. é evidente que esses valores foram relativizados em experiencias do século XX dada as condições históricas das quais partiram os países q fizeram revoluções. um país pouco desenvolvido, sem ter amadurecido suas instituições liberais e os direitos civis, com certeza vai reproduzir essas contradições quando na sua experiencia de transformação socialista. acredito que no brasil isso seria diferente. quanto as questoes identitárias, estou de acordo, não acredito num socialismo que não se atente à outras formas de opressão, mas não estou certo de que marx excluía estas da discussão, como se fossem antagonicas às prerrogativas que as questões envoltas do trabalho tem em relação a forma como nos organizamos.
Concordo plenamente com você.
@@paulorobertofiorimscolari1781 Faz bem ver que alguém concorda com meu comentário.
Colo link de texto que critica a teoria marxiana da história.
docs.google.com/document/d/1H-oEbi5s3Q1K2E8B8cax6o8fwiB7QeWg/edit?usp=sharing&ouid=101137951805004566392&rtpof=true&sd=true
Interessante esse seu ponto de vista.
O problema é que esse estado que vc descreve é o Estado burguês!
Vc desconsidera o estado já dominado pela classe detentora dos meios de produção!
É meio tosco pensar em Estado ditador apenas em governos de esquerda!
O Nazismo, o Fascismo e todas as ditaduras da América do Sul ( no Brasil o golpe 1964) foram ditaduras impostas pelo capitalismo. Não se pode analisar o Estado sem ponderar as lutas de classes!
Isso nunca vai mudar,vire um capitalista sem tirar proveito dos outros, impossível quebrar o sistema!
Pura Utopia! Nada além de ficção que jamais será possível ser aplicada na realidade.
Será que haveria desenvolvimento tecnológico se as condições apresentadas no vídeo fosse imposta ao homem de modo tirânico? Tive que usar essa forma de implementação por entender que o estado natural do "homo economicus" é a busca pelo acúmulo de riqueza e a ganância, não muito diferente dos demais animais.
O video começou errado, e se? E se? E se? O Marxismo não é uma ideologia, muitos acham que é, mas normalmente são pessoas que nunca leram suas obras. Ele não desejava nada, embora no fundo poderia sim, ter suas convicções pessoais. Materialismo histórico dialético.
Nós continuamos pensando de forma separada, que é nossa parte animal aflorada com o mecanismo de auto defesa o ego. Porque o capitalismo funciona e basicamente é o único método usado no mundo, porque o ego é livre para acreditar na eterna sobrevivência. O detentor de riqueza é só um individuo buscando garantia de sobrevivência, seja construindo pirâmides ou comprando uma ilha. Enquanto o ego for nossa forma de visão de mundo, nós vamos buscar garantia, compulsivamente. Criar algum tipo de norma de comportamento, seja econômica, religiosa..., não vai haver efeito de mudança de estabilidade de igualdade, porque nós nos vemos separados do mundo e o mundo é algo ameaçador. Para sermos iguais tem que partir de dentro. Ver que já criamos um mundo relativamente estável, não ameaçador. Os seres que poderiam causar nossa aniquilação estão controlados, produzimos alimento e temos espaço suficiente. Falta uma visão de mundo não dual, como dizem no oriente "um com tudo". Métodos de controle e parâmetro seja qual for, são só capazes de trazer a ideia de separação e sofrimento.
Kall marks era um homem bancas pela sua Esposa . Ele é estudioso sim . Mais quem pagava as contas da sua casa era sua mulher que trabalhava que no sistema que ele é contra. Ele nunca deu certo em nada
E falam dele até hoje😅
Não vivemos mais no passado kral Marxs
Como seria? Como é a Coreia do Norte e Cuba. Como eram a URSS e todo o Pacto de Varsóvia. Isso já foi tentado em todo o Sec.XX, na Europa, África, Ásia e América Latina. Não existe isso de como seria. Existe o "Como foi".
O certo é eu trabalho eu ganho para viver e isso seguinifica comida roupa remédio passeio pagar minhas contas ter moradia independente da profissão esse é o certo a pessoa ter vida hoje mal se come
Nós q é pobre, a gente bota filho nesse mundo pra eles virarem mão-de-obra barata pra rico explorar. Acho q tá chegando a hora da gente começar a mudar isso.
Vai rolar sangue.
A roda gira e gira, mas nao sai do lugar.
Eu pensei assim a vida toda e não vou ter filho. A não ser que vire milionário
É o que sempre pensei
Mas o pobre tbm pode questionar.
Não é obrigado pobre ter filho.
Eu sou pobre assalariado e não coloquei filho neste país. Pra q não sofra o q eu sofri
Aqui tudo é descrito de forma simplista, pois esqueceram de salientar quem arca com os prejuízos, e impostos a serem pagos ao governo. Além do mais, as empresas pagam de acordo a capacidade do trabalhador, os salários são acima do estabelecido pelo governo, e aquelas que têm lucro acima da média, os trabalhadores recebem participação nos lucros.
As empresas arcam com impostos? e o que dizer do catador de reciclados que paga os mesmos impostos nos produtos da cesta básica que um bilionário paga? e quais são essas bondosas empresas que dão participação a seus empregados? a Amazon? o Walmart? o Carrefour? em que mundo o amigo vive?
Participação d lucros é a maior farsa ! Essa bondade deixa o trabalhador mais dependente ainda, pois ao ver uma quantia ñ habitual,o infeliz compra,troca,pinta ou conserta o carro velho; põe porcelanato inferior no barraco ;dá um passeio com a família,faz um churrasco ou tão somente paga as contas e juros acumulados pois o salário baixíssimo o leva ao endividamento ...assim ficando liso novamente e ainda mais escravizado físico e psicólogicamente de seu amado algoz 😢
Vc é só mais um escravo q caiu na falácia do patrão coitadinho...😂😂😂😂😂.
Eh assim q o sistema ama
@@gaucho69gaucho71Fique tranquilo, o trabalhador ficará livre desse encosto chamado trabalho. Serão substituídos pelas máquinas.
@@marcovicente3378Fique tranquilo, no futuro o trabalhador ficará livre desse encosto chamado trabalho. Serão substituídos pelas máquinas.
Onde estariam os três?
Melhor documentário que ja ouvi muito bom
Infelizmente a sociedade está alienada demais para entender certas coisas.
O problema não é o capitalismo em si. O grande problema começa quando as riquezas geradas pelo sistema de produção não são compartilhadas com a classe operária que ajuda a criar essas riquezas.
Todos os males do mundo, estão interligados diretamente com a grande concentração da renda.
Se o capitalismo pelo menos pagassem um salário justo para vida dos operários, más o que eles sabem é explorar ao máximo a ponto dos operários não tem o mínimo para sobreviver, por isso esse monte de pessoas morando nas ruas!
O sonho do pobre egocêntrico é: se iludir achando que será rico pra poder contratar uma doméstica por 300 ao mês
O Brasil sempre foi capitalista, aqui deu certo ?
Se assim fosse não teria o menor sentido a justiça de Deus. 100% do Espírito humano está aqui nesse mundo, desse tempo para evoluir. Sem a desigusldade social, intelectual, o Espírito humano não se beneficiária do Deus justo 😂
Meritocracia… socialismo e fracasso certo….
Igualdade social
Resultado: Vc não terá mais seus funcionários 😂
O problema não é a desigualdade, o problema é que as classes inferiores não têm seus direitos respeitados....
A solução é simples: cada um no seu lugar, com seus direitos e com seus salários bem pagos para ter vida digna.....a realidade é que não tem como igualar tudo, pois as pessoas são diferentes em seu intelecto, cultura e religião, estilo de vida etc.....não é só o dinheiro, há pessoas que não querem ser ricas ou importantes, querem apenas o que é seu por direito
Na realidade, como nem todos tem educação financeira, muitos continuariam sendo funcionários
10:08 premissa errada que acaba embasando toda uma teoria de forma incorreta. O objetivo do capitalismo não é gerar lucro pros donos do capital. Mas sim gerar recursos para todos de acordo com a contribuição de cada um. O dono do capital é geralmente a força motriz que faz todos produzirem muito mais recursos com mais facilidade e em menos tempo, e, por isso, acaba ficando com boa parte dos recursos totais produzidos. Porém, ainda, analisando grandes empresas da bolsa de valores brasileira é fácil perceber que, na verdade, quem mais ganha no capitalismo é o governo. Pois a maioria das empresas, relativos à receita bruta, lucra algo entre 5 e 25%, paga entre 20 e 40% aos trabalhadores e entrega mais de 30% ao governo na forma de impostos. E, analisando caso a caso é facil perceber que há vários casos onde os trabalhadores recebem mais que os acionistas (em totais) e o governo praticamente SEMPRE leva mais que os acionistas e muitas vezes mais que os trabalhadores.
Sendo assim todos os pobres são por escolha. Como se fosse fácil qualquer ser humano abrir uma empresa e ser rico. O capitalismo são um grupo de ricos quw querem controlar tudo. Veja que no Brasil existe 2 ou 3 empresas dominantes em cada setor. Tubo pvc você lembra da tigre e amanco.
Que papinho furado emmmmm.
Ora não me diga, fale isso para todos os abusos e salários baixos que as pessoas têm que sofrer trabalhando hoje em dia, mesmo se matando de trabalhar.
Assim é a mente de alguém que só pensa em lucrar.
Muito bom !!!!
Bem fraca a análise, muitos conceitos errados, superficiais. Mas se irritou agentes do sistema, trabalhadores que defendem o direito do capitalista e não deles próprios, então está no caminho.
Maravilhoso
Sobre a exploração da mão de obra , é simples acabei com os sindicatos e deixe os profissionais mesmo negociarem com os patrões , assim que eles verem que sua mão de obra vale mais pois produzem mais exigiram um aumento , com o sindicato o patrão sempre diz fala com seu sindicato foram eles quem definiram seu salário
Capitalismo tem muito mais benefícios que e o socialismo e eu posso citar uns 500 motivos , e quanto mais trabalho e melhor .
Seria muito chato, uma utopia.
Excelente!
Gratidão
Cara ganha muito dinheiro, tudo vende ganha dobro ,quando vai expandir quebra ,gastou que ganhou expandindo e o capitalismo aumenta preço todo dia para ter mais lucro
Autruísmo é uma coisa. Socialismo é outra.
Seria o verdadeiro inferno na realidade segundo alguns.
Porque, e só, todos procurarem ,ser capitalista. Pergunta, aos políticos, é mais certo, o conveniente.
Se divertem tentando falar mal de Marx mas nao conseguem refutar Marx cm argumentos jamais,so xingamentos a imagem pessoal de Marx, ignorantes....
Seria maravilhoso mas o Capitalismo imperou . Triste !
Socialismo é tão bom q precisaram fazer um muro na Alemanha para ninguém sair de lá.😂😂😂😂
Vc nem precisa de muro, não da conta de sair da merda da sua vida que se resume do trabalho para casa e de casa para o trabalho. Parabens pela sua falta de conhecimento.
Se o sistema é tão ruim, por que embargaram Cuba. Porque não deixaram aquela pequena ilha vivenciar o seu modo de produção social? Por que embargar as fabricas que funcionam de forma cooperada e sem patrão?
Há individuos que se esforçam, cumprem horário, são disciplinados, se sacrificam. Há outros que levam a vida de forma ligeira, sem responsabilidade.
Os primeiros têm que ser mais respeitados e premiados relativamente aos segundos.
Boa observação
Essa é a principal desculpa para os defensores da "meritocracia" na qual preserva e amplia a gigantesca desigualdade social dentro do Sistema Capitalista Financeirizado!!!
@@JF160380E tu é favelado?
concordo, com ressalvas -talvez eu não ache q isso seja um termometro pra respeito-. o que eu discordo é fazer disso uma justificativa pra não organizar a sociedade de forma que os que "levam a vida de forma ligeira" possam viver com dignidade também, ainda que com menos
@@velaum-zl6qx No que toca a dignidade concordo plenamente. Isso é indiscutível. Todo o indivíduo tem direito a dignidade igual a qualquer outro. Isso está inclusive consignado na Carta dos Direitos Humanos.
No que toca a respeito, desde criança que me rebelei sempre que me tentavam desconsiderar.
Enquanto indivíduo ninguém é superior nem inferior a ninguém.
Mas o respeito é um DEVER de TODOS.
Se, por exemplo, numa empresa alguém cumpre escrupulosamente os horários e objetivos e outro colega chega sistemáticamente atrasado e não cumpre objetivos, esse colega e os chefes que permitem isso, estão a desrespeitar quem se esforça por cumprir.
Há o respeito do indivíduo, mas também há o respeito do profissional. São coisas distintas.