Se puder e quiser, compartilhe este vídeo em grupos de WhatsApp por aí! 😉 ua-cam.com/video/RorawpqYrgs/v-deo.html (Continuação das referências do box de informações) - Casa-grande & senzala: Formação da família brasileira sob o regime da economia patriarcal, de Gilberto Freyre Trechos selecionados: Parte I: tinyurl.com/24vabbb2 Parte II: tinyurl.com/5cxaxzxf Parte III: tinyurl.com/msvjaf9h Parte IV: tinyurl.com/wwj2dd9y Link para compra: amzn.to/3j9WNNb - Sobrados e mucambos: Decadência do patriarcado rural e desenvolvimento do urbano, de Gilberto Freyre Trechos selecionados: Parte I: tinyurl.com/bdd4w3v6 Parte II: tinyurl.com/bdhm4w2w Parte III: tinyurl.com/mryddbs3 Parte IV: tinyurl.com/4c4dkemn Parte V: tinyurl.com/wvx762kk Análise em vídeo: ua-cam.com/video/B588FVMNQFA/v-deo.html Link para compra: amzn.to/3vLk2Hs - A consciência de Svevo, de Italo Svevo Trechos selecionados: tinyurl.com/ykbkp7a8 - Dialética da natureza, de Friedrich Engels Trechos selecionados: Parte I: tinyurl.com/4m8nb4t4 Parte II: tinyurl.com/3dakxe53 Link para compra: amzn.to/4cKChfH - Somos as palavras que usamos, de Manuela D'ávila Trechos selecionados: tinyurl.com/5d2mvjht Link para compra: amzn.to/3WeuQbS - Medo: Trump na Casa Branca, de Bob Woodward Trechos selecionados: Parte I: tinyurl.com/ms96r4am Parte II: tinyurl.com/ypuwds6d Análise em vídeo: ua-cam.com/video/UimElfmRhIM/v-deo.html Link para compra: amzn.to/3AEHCId
Seu canal foi uma gema lapidada que encontrei esse ano. Além de outros livros, li um livro que você recomendou esse ano - o Lobo da Estepe - e outro de um autor que você já recomendou também - modernidade líquida do Bauman - e adorei ambos. Provavelmente teria parado em uns 3 livros lidos esse ano mas a descoberta desse canal me fez triplicar esse limite. Só tenho a agradece-lo camarada!
Li 6 livros esse ano, todos indicados aqui neste canal. Meus favoritos foram Ensaio sobre a cegueira, Modernidade Líquida e Formação Econômica do Brasil.
Em 2024, li "O Primo Basílio - Eça de Queirós"; "Casa Velha - Machado de Assis" e "Tragédias Cariocas - Nelson Rodrigues" na edição Nova Fronteira Vol 2 com 8 peças de Teatro. Três escritores que tem como mote principal a imoralidade por trás dos disfarces sociais. Nos livros de Nelson Rodrigues é possível encontrar similaridades entre os personagens e diálogos, além do irritante uso excessivo da palavra "que" no final da frase. Os filmes disponíveis aqui no UA-cam ajudaram a enriquecer a leitura das peças desse dramaturgo controvertido. Recomendo.
Os melhores que li esse ano capturei aqui, Modernidade Líquida, Gênese e estrutura de o Capital de Roman Rosdolsky e o primeiro volume do Capital de Karl Marx.
Esse ano pude ler pela primeira vez os autores: Nelson Werneck Sodré - Quem é o povo brasileiro Clóvis Moura - História do negro brasileiro Lima Barreto - Bruzundangas Além de reler: Machado de Assis - Memórias póstumas de Brás Cubas Obrigado pelas dicas do canal para as próximas leituras
É um crime esse canal não ser mais conhecido e valorizado. Aprecio muito seu trabalho, obrigado por mais um vídeo. Vou aproveitar e comentar sobre algumas leituras desse ano; não que seja do interesse de alguém, mas vamos lá nem que seja só pelo bem do engajamento do canal. Lavoura arcaica, Raduan Nassar. (Gostei muito. Em alguns raros momentos achei que o estilo carregou demais, mas no geral achei soberbo na escrita) Dom Quixote, Cervantes. (Muito bom, porém achei a primeira parte muito melhor que a segunda) Trópico de Capricórnio, Henry Miller. (Apreciei muito o estilo do livro, mas há trechos problemáticos quanto a ideias) Sonho do titio, Dostoiévski. (Muito bom, narrativa de veia cômica que explora a vida e sobretudo os mexericos de uma província. Quem é de cidade pequena sentirá familiaridade com certas coisas) Notas de inverno sobre impressões de verão, Dostoiévski. (Interessante e leve se comparado a outros livros. Comentários ácidos e irônicos sobre a sociedade europeia narrados em primeira pessoa) O crocodilo, Dostoiévski. (Bom. Um conto de veia cômica) O olho, Nabokov. (Lembro que gostei, mas confesso que não guardei muitas impressões na memória) Febre, P. H. Santos. (Um conto interessante e bem escrito) A tempestade, Shakespeare. (Bom, porém não está entre meus preferidos do autor) O nariz, Gógol. (Um clássico interessante) Número zero, Umberto Eco. (Gostei muito. Uma das obras menores de Eco, mas muito interessante. Aborda o cotidiano e as maracutaias de um jornal duvidoso) Te vendo um cachorro, Juan Pablo Villalobos. (Achei um livro delicioso. Fácil de ler e muito interessante.) A morte de Ivan Ilitch, Tolstói. (Dispensa comentários. Um clássico que te põe pra pensar sobre o que é a vida e sua efemeridade, além de tudo que envolve o doloroso processo de adoecimento e morte, e como a vida continua para os outros apesar de tudo.) O diabo, Tolstói. (Interessante e envolvente.) Padre Sérgio, Tolstói. (Mais ou menos. O estilo é bom, Tolstói em boa forma, porém a temática me é desinteressante.) O eterno marido, Dostoiévski. (Muito bom, mas não chega a altura dos grandes romances do autor. Talvez seja uma das boas portas de entrada para quem nunca leu Dostoiévski.) A senhoria, Dostoiévski. (Interessante início, porém no desenvolvimento achei um dos mais fracos que já li do autor. Além de ser enfadonho.) Olho no céu, K. Dick. (Premissa muito boa, porém no desenvolvimento deixa a desejar. Troféu meia bomba.) Morangos mofados, Caio Fernando Abreu. (Caio é um contista soberbo, há contos excelentes nesse livro. Gosto sobretudo do estilo do autor.) Drácula, Bram Stoker. (Bom, mas esperava mais. O início é sem dúvidas a melhor parte.) Os que eu abandonei no meio nem vale a pena comentar. Espero que o próximo ano seja ainda mais proveitoso em leituras para todos! Vida longa ao Lista de livros.
Agora só leio livros indicados por esse canal, pois você tem uma visão muito crítica e muito justa. Meus três melhores esse ano foram Memórias de Adriano, A pequena Fadette e Drácula.
Os melhores que eu li foram Tenda dos Milagres do Jorge Amado, De pernas pro ar do Eduardo Galeano e O homem sem qualidades de Robert Musil. Todos indicados por você!
Este ano foi cheio de boas leituras. Vou deixar aqui alguns dos livros que mais gostei: - A Ordem do Capital de Clara E. Mattei - Contra-História do Liberalismo de Domenico Losurdo - A Europa OTANizada de António Avelãs Nunes - Quem Pode Ser no Mundo Tão Quieto? (Intrudução ao Pensamento de Marx) de Pedro Santos Maia O livro no qual depositava alguma expectativa e acabou por me desiludir foi "A Liberdade é Uma Luta Constante" de Angela Davis.
Os três favoritos que li em 2024 de não-ficção foram “Só garotos” da Patti Smith, “Leaving mother lake” da Namu com Christine Mathieu e “O medo à liberdade” do Erich Fromm.
Li 9 livros inteiros este ano. Mas comprei uns 170 livros grande parte indicada aqui. Luta de CLasses Domenico Losurdo; O fim do homem Sovietico_ Svetlana; O capital de Marx ; Dez dias que abalaram o mundo john Reed; Reconstruindo Lenin ( se não me engano); A revolução das Mulheres; Graziela Schneider. Lobo da estepe eu ja tinha. 😊
Coloco 3 como os preferidos: As Belas Imagens - S. Beauvoir Conhecer uma mulher - Amos Oz A máquina de fazer espanhóis - WHM Menção Honrosa: Um dia vou escrever sobre esse lugar - B. Wainaina A pior: A autobiografia de Alice B Toklas - Gertrude Stein Uma decepção: O deserto dos tártaros - Dino Buzzati
@@marcelobatista3106 , na análise que fiz aqui no canal sobre O deserto dos tártaros (ua-cam.com/video/kfllvMQu5uQ/v-deo.html) comentei sobre isso, o livro me decepcionou.
Leia Revolução Africana, Antologia do Pensamento Marxista. É um livro incrível pra ler na íntegra 8 autores revolucionários africanos, com diversos discursos e textos
Um de literatura muito bom que li esse ano foi um clássico italiano. O Visconde Partido ao Meio, é um livro curto, mas extremamente divertido e com uma discussão linda sobre a completude humana
Se puder e quiser, compartilhe este vídeo em grupos de WhatsApp por aí! 😉
ua-cam.com/video/RorawpqYrgs/v-deo.html
(Continuação das referências do box de informações)
- Casa-grande & senzala: Formação da família brasileira sob o regime da economia patriarcal, de Gilberto Freyre
Trechos selecionados:
Parte I: tinyurl.com/24vabbb2
Parte II: tinyurl.com/5cxaxzxf
Parte III: tinyurl.com/msvjaf9h
Parte IV: tinyurl.com/wwj2dd9y
Link para compra: amzn.to/3j9WNNb
- Sobrados e mucambos: Decadência do patriarcado rural e desenvolvimento do urbano, de Gilberto Freyre
Trechos selecionados:
Parte I: tinyurl.com/bdd4w3v6
Parte II: tinyurl.com/bdhm4w2w
Parte III: tinyurl.com/mryddbs3
Parte IV: tinyurl.com/4c4dkemn
Parte V: tinyurl.com/wvx762kk
Análise em vídeo: ua-cam.com/video/B588FVMNQFA/v-deo.html
Link para compra: amzn.to/3vLk2Hs
- A consciência de Svevo, de Italo Svevo
Trechos selecionados:
tinyurl.com/ykbkp7a8
- Dialética da natureza, de Friedrich Engels
Trechos selecionados:
Parte I: tinyurl.com/4m8nb4t4
Parte II: tinyurl.com/3dakxe53
Link para compra: amzn.to/4cKChfH
- Somos as palavras que usamos, de Manuela D'ávila
Trechos selecionados:
tinyurl.com/5d2mvjht
Link para compra: amzn.to/3WeuQbS
- Medo: Trump na Casa Branca, de Bob Woodward
Trechos selecionados:
Parte I: tinyurl.com/ms96r4am
Parte II: tinyurl.com/ypuwds6d
Análise em vídeo: ua-cam.com/video/UimElfmRhIM/v-deo.html
Link para compra: amzn.to/3AEHCId
Obrigado por disponibilizar seu tempo🎉🎉 tenha um ótimo menos 1 ano Novo
😂😂
Seu canal foi o melhor achado desse ano.
Seu canal foi uma gema lapidada que encontrei esse ano. Além de outros livros, li um livro que você recomendou esse ano - o Lobo da Estepe - e outro de um autor que você já recomendou também - modernidade líquida do Bauman - e adorei ambos. Provavelmente teria parado em uns 3 livros lidos esse ano mas a descoberta desse canal me fez triplicar esse limite. Só tenho a agradece-lo camarada!
Sucesso grande em 2025 Doney! Seu Canal é muito TOP!😊
O meu favorito esse ano foi O povo brasileiro, do Darcy Ribeiro, que você indicou muitas vezes aqui.
E valeu demais a pena!
O meu favorito que eu li esse ano, indicado por você, foi O lobo da estepe.
Um livraço!
Li 6 livros esse ano, todos indicados aqui neste canal.
Meus favoritos foram Ensaio sobre a cegueira, Modernidade Líquida e Formação Econômica do Brasil.
Meu favorito foi Ensaio sobre a cegueira, indicado aqui.
Adoro seus vídeos e suas dicas. Sucesso no novo formato!!!!!
Descobri o canal a pouco tempo. Só conteúdo excelente. Parabéns!!!
Meu top 3 deste ano foi:
-- As Intermitencias da Morte
-- O Gigante Enterrado
-- Os Buddenbrooks
Em 2024, li "O Primo Basílio - Eça de Queirós"; "Casa Velha - Machado de Assis" e "Tragédias Cariocas - Nelson Rodrigues" na edição Nova Fronteira Vol 2 com 8 peças de Teatro. Três escritores que tem como mote principal a imoralidade por trás dos disfarces sociais. Nos livros de Nelson Rodrigues é possível encontrar similaridades entre os personagens e diálogos, além do irritante uso excessivo da palavra "que" no final da frase. Os filmes disponíveis aqui no UA-cam ajudaram a enriquecer a leitura das peças desse dramaturgo controvertido. Recomendo.
Eu li o Primo Basílio em 3 dias😊
Os melhores que li esse ano capturei aqui, Modernidade Líquida, Gênese e estrutura de o Capital de Roman Rosdolsky e o primeiro volume do Capital de Karl Marx.
Sucesso amigo
Salve💙✨
Esse ano pude ler pela primeira vez os autores:
Nelson Werneck Sodré - Quem é o povo brasileiro
Clóvis Moura - História do negro brasileiro
Lima Barreto - Bruzundangas
Além de reler:
Machado de Assis - Memórias póstumas de Brás Cubas
Obrigado pelas dicas do canal para as próximas leituras
Pela camisa do Legolas, algum dia haverá vídeo de O senhor dos Anéis ou alguma obra do Tolkien.
É um crime esse canal não ser mais conhecido e valorizado. Aprecio muito seu trabalho, obrigado por mais um vídeo.
Vou aproveitar e comentar sobre algumas leituras desse ano; não que seja do interesse de alguém, mas vamos lá nem que seja só pelo bem do engajamento do canal.
Lavoura arcaica, Raduan Nassar. (Gostei muito. Em alguns raros momentos achei que o estilo carregou demais, mas no geral achei soberbo na escrita)
Dom Quixote, Cervantes. (Muito bom, porém achei a primeira parte muito melhor que a segunda)
Trópico de Capricórnio, Henry Miller. (Apreciei muito o estilo do livro, mas há trechos problemáticos quanto a ideias)
Sonho do titio, Dostoiévski. (Muito bom, narrativa de veia cômica que explora a vida e sobretudo os mexericos de uma província. Quem é de cidade pequena sentirá familiaridade com certas coisas)
Notas de inverno sobre impressões de verão, Dostoiévski. (Interessante e leve se comparado a outros livros. Comentários ácidos e irônicos sobre a sociedade europeia narrados em primeira pessoa)
O crocodilo, Dostoiévski. (Bom. Um conto de veia cômica)
O olho, Nabokov. (Lembro que gostei, mas confesso que não guardei muitas impressões na memória)
Febre, P. H. Santos. (Um conto interessante e bem escrito)
A tempestade, Shakespeare. (Bom, porém não está entre meus preferidos do autor)
O nariz, Gógol. (Um clássico interessante)
Número zero, Umberto Eco. (Gostei muito. Uma das obras menores de Eco, mas muito interessante. Aborda o cotidiano e as maracutaias de um jornal duvidoso)
Te vendo um cachorro, Juan Pablo Villalobos. (Achei um livro delicioso. Fácil de ler e muito interessante.)
A morte de Ivan Ilitch, Tolstói. (Dispensa comentários. Um clássico que te põe pra pensar sobre o que é a vida e sua efemeridade, além de tudo que envolve o doloroso processo de adoecimento e morte, e como a vida continua para os outros apesar de tudo.)
O diabo, Tolstói. (Interessante e envolvente.)
Padre Sérgio, Tolstói. (Mais ou menos. O estilo é bom, Tolstói em boa forma, porém a temática me é desinteressante.)
O eterno marido, Dostoiévski. (Muito bom, mas não chega a altura dos grandes romances do autor. Talvez seja uma das boas portas de entrada para quem nunca leu Dostoiévski.)
A senhoria, Dostoiévski. (Interessante início, porém no desenvolvimento achei um dos mais fracos que já li do autor. Além de ser enfadonho.)
Olho no céu, K. Dick. (Premissa muito boa, porém no desenvolvimento deixa a desejar. Troféu meia bomba.)
Morangos mofados, Caio Fernando Abreu. (Caio é um contista soberbo, há contos excelentes nesse livro. Gosto sobretudo do estilo do autor.)
Drácula, Bram Stoker. (Bom, mas esperava mais. O início é sem dúvidas a melhor parte.)
Os que eu abandonei no meio nem vale a pena comentar.
Espero que o próximo ano seja ainda mais proveitoso em leituras para todos! Vida longa ao Lista de livros.
@@lucasmatias3090 , ótimas leituras!
👏👏👏
Agora só leio livros indicados por esse canal, pois você tem uma visão muito crítica e muito justa.
Meus três melhores esse ano foram Memórias de Adriano, A pequena Fadette e Drácula.
Os melhores que eu li foram Tenda dos Milagres do Jorge Amado, De pernas pro ar do Eduardo Galeano e O homem sem qualidades de Robert Musil.
Todos indicados por você!
Este ano foi cheio de boas leituras. Vou deixar aqui alguns dos livros que mais gostei:
- A Ordem do Capital de Clara E. Mattei
- Contra-História do Liberalismo de Domenico Losurdo
- A Europa OTANizada de António Avelãs Nunes
- Quem Pode Ser no Mundo Tão Quieto? (Intrudução ao Pensamento de Marx) de Pedro Santos Maia
O livro no qual depositava alguma expectativa e acabou por me desiludir foi "A Liberdade é Uma Luta Constante" de Angela Davis.
Conhecendo o canal hj, por acaso... já gostei!
Os três favoritos que li em 2024 de não-ficção foram “Só garotos” da Patti Smith, “Leaving mother lake” da Namu com Christine Mathieu e “O medo à liberdade” do Erich Fromm.
Erich Fromm e Patti Smith estão na minha lista.
@ pode ir fundo são muito bons !!
Dessa relação meus favoritos são Saramago e London. Ótimo vídeo. Parabéns.
Parabéns!
O Trump nem parece um político brasileiro 😅😅😅😅 Ironia master
Esse é seu primeiro vídeo que assisti e adorei! Vou experimentar outros agora 😊
Li 9 livros inteiros este ano. Mas comprei uns 170 livros grande parte indicada aqui. Luta de CLasses Domenico Losurdo; O fim do homem Sovietico_ Svetlana; O capital de Marx ; Dez dias que abalaram o mundo john Reed; Reconstruindo Lenin ( se não me engano); A revolução das Mulheres; Graziela Schneider. Lobo da estepe eu ja tinha. 😊
Coloco 3 como os preferidos:
As Belas Imagens - S. Beauvoir
Conhecer uma mulher - Amos Oz
A máquina de fazer espanhóis - WHM
Menção Honrosa: Um dia vou escrever sobre esse lugar - B. Wainaina
A pior: A autobiografia de Alice B Toklas - Gertrude Stein
Uma decepção: O deserto dos tártaros - Dino Buzzati
@@marcelobatista3106 , na análise que fiz aqui no canal sobre O deserto dos tártaros (ua-cam.com/video/kfllvMQu5uQ/v-deo.html) comentei sobre isso, o livro me decepcionou.
Leia Revolução Africana, Antologia do Pensamento Marxista. É um livro incrível pra ler na íntegra 8 autores revolucionários africanos, com diversos discursos e textos
Um de literatura muito bom que li esse ano foi um clássico italiano. O Visconde Partido ao Meio, é um livro curto, mas extremamente divertido e com uma discussão linda sobre a completude humana
Parabéns!