O que nos faz humanos é "a capacidade de acreditarmos coletivamente em uma história". Cara, que frase pertinente! É por isso que Durkheim, muito oportunamente, afirma que a religião funciona como uma alma da sociedade. A religião muda periodicamente, mas ela carrega um símbolo (ou um grupo deles) de identidade daqueles que se sentem ligados a ela e por isso que quando criticamos religião as pessoas se sentem pessoalmente ofendidas, apesar de não mencionarmos seus nomes individualmente. O mesmo ocorre quando se critica um programa ou jogo que tem uma legião de "fã boys". E também ocorre quando criticamos simples signos como "ateísmo" ou vinculamos esse termo a outros com carga pejorativa, é natural que os que se identificam com os símbolos se sintam pessoalmente atacados. Esse livro do Yuval Harari parece uma ótima indicação! Parabéns pelos 100 vídeos! E nunca pare de passar tanto conteúdo importante. Nossa sociedade tá precisando desse tipo de estímulo. Precisamos de brasileiros mais admiradores das possibilidades de compreensão que a ciência nos dá. :D
+ateuinforma Na verdade o ateísmo é uma crença(ou uma """religião"""),uma crença de que não surgimos de um deus mitológico,e sim que somos apenas um conjunto de fatos que deram certo no universo
matheus populim , é uma convicção. Como você disse, cabe o uso do termo religião com a condição de usar várias aspas a identificar que não no significado literal ou comumente atribuído à palavra. O que eu disse é que signos de identidade nos tornam apegados entre si e em relação ao simbolo ou à ideia que temos em comum e que entendemos como extensão de nós mesmos. Isso é normal e não há nada de errado nisso.
+matheus populim na realidade não é uma religião , muitas vezes isso é discutido , se é ou não uma crença , após muitas pesquisas , afirmam que não é uma crença(religião)
Toda quinta uma turma de EM inteira para a aula de física às 10h58 e fica esperando para sermos os primeiros a assistir!! Hoje conseguimos rssrsrsrsrsrsrsrsr! Abraços a toda equipe do Nerdologia de toda 1B do SEB Dom Bosco - Mercês em Curitiba!!!!
Sugestão de tema: Linguagem: Capacidade inata ou fruto da genialidade humana ante às necessidades? A linguagem é cultural? A linguagem é genética? é os dois?
+Ana Patricia Oliveira Peixoto Nenhum dos dois, nós nos comunicamos devido a facilidade de produzir sons e a nossa "estrutura" cerebral. Por exemplo um papagaio tem a linguá posicionada em um lugar que lhe permite uma dicção com mais facilidade, o papagaio no caso tem extinto de se comunicar em bando, por isso ele da um retorno para os seres humanos na linguagem que lhe foi empregada. Não acredito que algum animal terrestre consiga ter uma comunicação saudável em comparação a das pessoas, mas ele vai fazer mais ligações neurológicas do que um papagaio e parecerá mais inteligente para nós humanos.
Uns 10 caras fazem sucesso com canal de gameplay e milhares de crianças querem virar UA-camrs por causa deles. Por quê não temos milhares de crianças querendo virar cientistas inspirados nesse canal(e em outros, como o rEvisão) ?
Lucas Nogueira Sim, cara. Não tenho nada contra esses caras, pois todos eles não sonhavam em ser isso, eles viraram isso, agora os moleques que tem como meta de vida isso, puta vida, que falta de visão.
As pessoas gostam daquilo que as divertem ou pelo menos aquilo que elas compreendem é exatamente por isso que tem mais gente vendo o Caue moura sempre que ele posta um vídeo pois ele só fala merda e a mera é algo que o cérebro absorve mas fácil do que um conteúdo postado pelo nerdologia.
+Steve Rogers Porque sonho não se escolhe ué. O importante é correr atrás do que acredita, independente de ser um gamer ou um cientista. Ao meu ver, ambas as coisas são ousadas.
Tenho que dizer que quase chorei assistindo esse episódio. O Nerdologia já faz parte da minha rotina, o trabalho e o amor de vocês pelo conhecimento me motiva cada vez mais! Só posso agradecer, Obrigado por serem tão lindos!!!
"Questão filosófica sem nenhum sentido". As pessoas desprezam a filosofia, mas não percebem que ela é a mãe de todos os conhecimentos humanos, assim como no livro sapiens que cita que a nossa cultura/ ideias nos fazem humanos, tudo isso foi processo por pensamentos filosóficos inicialmente Mesmo depois de ter originado outras áreas do conhecimento, é a filosofia que garante as fundações do que aprendemos, inclusive na ciência.
Acredito que assim o fazem porque em grande maioria são apresentados a ela muito tarde na vida. Via de regra, crescemos com matérias impostas: ciência, língua, matemática, geografia, mas ninguém para pra explicar da onde veio essa separação e onde tudo começou: a filosofia.
+Gustavo Moreira Verdade, o currículo escolar deveria colocar filosofia nas matérias assim que entramos na 5°serie. Infelizmente preferem nos ensinar ciência mais sem sabermos de onde ela veio.
Utilizo o Nerdologia diversas vezes em sala de aula. Um programa curto, direto, simples e didático para entender conceitos muitas vezes complexos. Continue esse belo trabalho Átila. - Leonardo; Professor de História.
Quem somos nós hoje? Os mesmos de 15 anos atrás? Ou a mesma pessoa dentro de um novo corpo? Isso dá um debate interessante sobre a vida. E sim, eu entendi o vídeo, tava só brincando, rs.
+Fernando Fontana Se você conseguiu manter os arquivos e acessá-los de maneira similar todas as vezes então ainda é o mesmo computador?Ou o que define um computador é a capacidade técnica que lhe foi embutida? Filosofia é um nó!
+Patrick Moraes Mas é nele que mora a nossa ideia de existe. Lá armazenamos conceitos, pensamentos e lembranças que nos definem; que formam a nossa essência. É por ele que existimos. "A existência prece a essência".
+Trátor Evangenho Sucuri então se de algum modo alguém te clonasse perfeitamente em um laboratório existiria dois de você? Somos apenas matéria, o eu e você não existimos, são referencias criadas pela nossa natureza humana de abstração. Se não acreditamos em nenhuma religião, somos uma máquina orgânica criada pela natureza...
Patrick Moraes Software são um aglomerado organizado e definido de estados booleanos. Nós conseguimos até imitar o comportamento de neurônios, criando redes neurais em um software de inteligencia artificial. Mas nada que se equipare com a inteligencia e consciência humana. Você consegue copiar um software e faze-lo rodar em outra máquina, contando que respeite as limitações de hardware. Mas ninguém conseguiu transferir a consciência de uma pessoa e para outra. Apesar de algumas semelhanças, tem muitas diferenças entre um software e a consciência humana.
+Alexandre Mateus Uma pessoa assim provavelmente estaria em um estado "vegetativo" não-consciente e não saberia quem é, nem que existe. Como dizia Hobbes, nós somos feitos de sensações, e são elas que nos proporcionam a realização de estar vivo. Se você não pode sentir nem perceber nada, como poderia viver? Mas essa é só minha opinião, tecnicamente eu não faço ideia.
Edinor Júnior hahahaha, Eu estava conversando com uns amigos e um deles falou que mesmo se uma pessoa perdesse os cinco sentidos de uma hora para outra, ele ainda assim conseguiria correr.
Tem um filme que fala sobre isso, o nome é "Perfect Sense". Mas as pessoas vão perdendo os sentidos aos poucos, não tudo de uma vez. Daí vai mostrando como eles vão se adaptando e tal.
bom dia, alguns dias atrás eu estava tendo aula de bioética na faculdade e o professor fez uma pergunta mt interessante ' atualmente temos 40 alunos nesta sala, se por acaso eu dissese que posso conseguir a cura do câncer hj, mas 20 alunos têm que morrer, vcs fariam?" acho um assunto interessante a se debater no nerdologia, até onde uma pessoa pode se sacrificar pelo próximo e qual o valor da vida? é mais fácil matar 20 pessoas e curar milhões? ou não? e se fossem gravidas com diferentes tempos de gestação que teriam que abortar no lugar de alunos, o valor da vida diminuiria? já que existem pessoas que são contra e a favor do aborto... bom achei um tema interessante de ser tratado, já estou pensando nisso faz alguns dias :) PS: SEU CANAL É ÓTIMO !
O meu ponto de vista é: que se as 20 pessoas forem voluntárias eu estaria de acordo. edit.: Voltei nesse vídeo poético depois de alguns anos e achei seu comentário, aposto que você nem se lembrava disso, né?! kkkkk
@@juniorcarvalho6627 Quando estudamos algo na área da saúde o principal intuito é salvar pessoas, o problema desse questionamento é que somos encurralados com apenas duas alternativas, e ambas requerem morte de alguém para se obter um resultado. Tal proposta vai contra qualquer conceito da bioética e saúde, o intuito desse questionamento é nos forçar mesmo até o limite de o seriamos capaz. Porém no lugar de matar pessoas o avanço de conhecimentos de pesquisa e métodos de pesquisa também seriam chave para não ser necessário tais atos, o questionamento é válido somente no âmbito ético, mas se a resposta tivesse que ser deslocada para o mundo real a chave seria não sacrificar ninguém e investir e estudo e equipamentos científicos que nos trouxessem outras formas mais seguras e éticas de se chegar ao objetivo de salvar vidas. Outro ponto a ser visto sobre esse questionamento é que, ao se matar pessoa para se chegar a cura de milhões se abre uma brecha de pensamento e justificativa que matar em determinadas situações vale a pena, e que outra brecha que se abre é que outras vidas valem menos que outras, pessoas e governos mal intencionados, usariam isso como um embasamento para fazer testes , torturas atrocidades com grupos minoritários. No caso poderia gerar uma reação em cadeira de desvalorização de certos grupos ou de vidas individuais em troca de objetivos, mas que objetivos? sendo que para cada pessoa um objetivo diferente tem seu peso, para Hitller matar judeus e limpar o mundo era um objetivo digno, para um cientista maluco achar a curar de algo que salvaria milhões seria outro objetivo digno. Qual seria realmente um Objetivo digno para matar alguém? Quais as consequências no direito, na mente das pessoas que ouviriam o caso de se pode justificar a morte para ou bem de outros tantos de pessoas, qual seria o impacto social a longo prazo? Quer ver uma amostra? olha ao redor, estamos no meio de uma pandemia com 300 mil mortos, todos estão com medo e achando que fumaça de solda cura pessoas, se essas pessoas começassem a acreditar que crucificar alguém salvaria eles, vc acharia isso válido?
queridinha, por favor, para a patria livre e morrer sem brasil no chibiu, menos incentivo ao linguajar baixo calão; o inep, unesco e globo ciencia agradecem a colaboração por internautas de aluvião, att.
Me sinto um privilegiado por ter acesso às informações deste canal que sem dúvida é um dos melhores do you tube.MEUS PARABENS.E que venham mais 100 vídeos!!!!
amigo, procure no UA-cam o canal, "In a nutshell" se tiver interesse assista os vídeos do The fermi paradox, muito interessante mudou minha forma de pensar sobre o que somos e oq pode existir la fora.
Sugestão de tema: Erros do Nerdologia: Fazer um vídeo especial sobre coisas que o pessoal do nerdologia já falou de errado em vídeo, que já foi descartado ou atualizado. Não querendo dizer que os seus vídeos são inconsistentes, mas como você mesmo disse no vídeo de 1 ano, todos cometemos erros e seria bom ver um vídeo só sobre isso. Adoro seu canal
Acho que o nome do canal não seria "Nerdologia" nesse caso(rsrs). Aliás, há um canal muito bom chamado Minutos Psíquicos que aborda essas áreas de uma forma bem temática também. Aconselho dar uma olhada lá! ; )
Olá Nerdologia! Tema: A Beleza. Por que nós humanos não conseguimos ainda superar que "as aparências enganam" ou que "a beleza não é o mais importante", e continuamos insistindo nos esteriótipos / padrões de beleza? Será que um dia isso vai ser ultrapassado? Como forma-se a preferencia visual de uma pessoa com a outra? É mais pelas influências externas ou o gosto pessoal começa dentro de nós? Como o gosto pelas aparências mudou com o passar dos anos entre os animais (Princialmente humanos) Quando, como e por que um ser sente atração pela aparência física do outro? E por que um tipo específico? Isso é exclusividade dos humanos? Caso não, quais são os seres vivos que analisam e possuem preferências físicas e quais não? Isso foi um fator importante para a sobrevivência? Não conheço livros sobre o assunto, por isso tantas perguntas haha. Alguns para indicar? E esse é mais relativo ao corpo físico, ainda existe nas outras áreas como no design, que o assunto é complexo rsrs. Abraços.
Acho que a sociedade nos influência e muito pela escolha das pessoas as quais nós achamos "bonitas" e , não conseguirmos superar esses estereótipos é devido ao nosso instinto primitivo se expressar ( subconsciente )
@@coisasbostas1648 existe pesquisas científicas que mostram que nós nascemos já com a ideia do que é feio e bonito e que as pessoas que são consideradas bonitas são por causa da simetria
Isso acontece porque a cada divisão celular uma parte do dna cromossômico é perdido, até chegar o ponto onde as células mortas se replicaram menos ou se replicaram só que em menor Quantidade
@@renatosouza5671 entendo, só achei legal essa indicação de tema, pq o canal já fez vídeos legais sobre outros heróis, é só um desejo meu e do meu priminho ver o desses que tão aí a tanto tempo fazendo nosso imaginário 😊.
Nerdologia: O Que acontece na mente dos grandes gênios como Einstein, Newton e Stephen Hawking, e no exemplo do Stephen se o fato de toda energia produzida pelo seu corpo debilitado não ser usada pelos membros paralisados e assim sobrando mais energia para o cérebro consumir, sabemos que não é o fato de utilizarmos 10% de nossa capacidade e sim que o nosso cérebro consome apenas 10% de energia e se a condição do Stephen o favorece nesse sentido.
+RedTubeismylife as duas bandas tiveram MUITAS trocas de integrantes. No Guns, por exemplo, os unicos integrantes originais da banda são o vocalista, Axl Rose e o tecladista, Dizzy Reed
+RedTubeismylife Ambas as bandas trocaram ou perderam integrantes chaves e diferentemente do exemplo do star trek essas mudanças mudaram completamente a identidade do que é o Queen e o Guns
Peraí! Existe uma coisa que, diferente um navio outra coisa não viva, não mudará,,o fator genético. Vc ganha novas células, mas elas tem a mesma genética. O que define vc é sua genética... Lembranças e experiências não são, pois se vc fica em coma e esquece tudo, vc é o mesmo q antes mas um pouco mais confuso...
Nerdologia, amo vcs, de verdade. Esse canal é incrível. Eu agradeço a todos os envolvidos nele, meus sinceros agradecimentos, por favor, não desistam dessa iniciativa.
Seria incrível se o nerdologia falasse sobre a "Superdotação", muitas pessoas não tem conhecimento sobre isso. Eu sou superdotada e superdotação, não é um "bicho de sete cabeças", mas tem muita gente desinformada sobre isso. É só uma sugestão.
Eu tenho capacidade de adquirir conhecimento rápidamente. Digamos que, na escola isso me ajuda muito. Sou a "melhor da sala" desde que entrei na escola e aprendi a ler e escrever antes das outras crianças. Desde sempe eu tinha, mas descobri faz um tempo. Estudo em escola normal. Atraso. :(
Chegou a ser diagnosticado? Pois você pode ter desenvolvido um pouco mais de Q.I de acordo com os seus hábitos. Mas em todo caso, ter o título ou conhecimento de super dotado não é exatamente um elogio, pois de certa forma esse título desmerece a pessoa perante os seus feitos. " Nossa o fulano tirou nota 10 de novo... Também nem precisou estudar para prova, graças a memória fotográfica". Uma pessoa não dotada seria mais "digna" por tira um 10, pois teve mais esforço. Mas se você é bem dotado, e faz o difícil ser fácil, então, vá até o que difícil e o torne fácil. Isso também serve para quem não é dotado, pois precisamos de pessoas menos limitadas intelectualmente.
Ainda não. Estou conversando com meus parentes sobre isso. Porém todo o teste que faço dá o mesmo resultado. Concordo com o que disse e agradeço o conselho.
Eu mesmo peço aos meus professores para usarem o Nerdologia em sala de aula ! Assuntos complexos que podem ser explicados em poucos minutos, muito bom !
+mor cego tipo como se tivesse resetado ou dado reboot? ou formatado e reprogramado? "nós" individualmente somos um conjunto de gostos e opiniões que comandam um corpo? eita caraio..
+mor cego opinião= ideia , dizem que opinião é igual bunda todo mundo tem a sua . então se ela troca de ideia ela troca de opinião? então ela é uma nova pessoa por trocar sua opinião?
+Sam Kosta lembro que o Átila já comentou isso num Nerdcast. Dá, mas os comitês de ética não deixam e o mamute é um bicho que vivia em locais gelados. Trazer ele de volta no meio dum efeito estufa não ia ser uma boa ideia
+Daemon Dif na verdade não. Não existe nenhum motivo plausível pra alguém trazer uma espécie extinta de volta. Se ela foi extinta é por que ela não se adaptou ao ambiente. Trazer de volta uma espécie pro mesmo ambiente que matou ela é uma sentença de morte
+Caio Favero Não necessariamente, o Norte do Canadá, as ilhas Russas no Ártico, como Novaya Zemlya, ou a Península Escandinava, seriam bons lugares para criar e estudar mamutes.
eu chorei! Faz mais videos relacionados a comportamento humano e psicologia. há, doenças, disturbios são mais que bem vindos. se puder, um sobre DISTURBIO DO PROCESSAMENTO AUDITIVO CENTRAL (DPAC) seria ótimo para as turmas de pedagogia das universidades e pais em geral conhecerem sobre!
Probleminha filosófico pra vc: Vc diz que a "nossa cultura", "nossas experiências" expande nosso ser. Pode expandir, mas não explica com precisão quem somos. Repare no "nossa" e "nossas", isso implica posse, ou seja, nossa cultura e nossas experiências são coisas nossas, nossa propriedade, logo, não pode ser quem somos, embora nos expanda como falaste, pois não podemos ser nossa propriedade. Ninguém é proprietário de si mesmo. Então, quem somos nós? Quem é o proprietário de "nossa cultura" e "nossas experiências"? Qual nossa identidade? E, provavelmente, a nossa consciência é um fator biológico determinado por fatores físicos-químicos, tal como nosso corpo. Se o corpo pode ser facilmente modificado e aperfeiçoado como o barco do início do vídeo e a consciência é fruto de um denominador comum com o corpo, poderia ela ser alterada por conveniência, assim como o corpo? Se sim, ela não é quem somos. Quem somos? (Não desenrolei mais pq nao coube)
sim a consciência se altera ao longo do tempo, é óbvio, mas isso não significa q a nossa identidade mudou. eu sei q eu ainda sou eu. msm depois de 14 anos vivendo, adquirindo e/ou mudando de concepções. eu sei q eu sou a mesma pessoa q nasceu naquele dia q consta nos documentos. msm dps de tudo q o Àtila falou sobre as nossas mudanças ao longo do tempo, a origem é a mesma. (espero não ter ficado confuso)
sim todos nós somos propriedades de nós mesmo. fazemos aquilo que escolhemos e mesmo que faça algo que alguém ou uma situação queira que você faça antes você tem que obedecer. somos feitos de memorias e instintos. pegamos exeriencias e culturas ao redor de nós e absorvemos em nossa existência como tijolos em uma estrutura. ou seja somos uma existência sempre em fluxo e o fluxo que determina a nossa identidade. por mais que meu eu de 15 anos atrais tenha matéria diferente e ate mesmo consciência diferente o fluxo (tempo) é que nos liga e aquele eu de 15 anos atrais agora é esse aqui presente. respondendo a questão o navio de teseu é aquele que o teseu sempre esteve presente e o remontado é apenas um navio que copia o que o navio de teseu foi um dia pois o navio de teseu é esse agora pois a identidade de uma existência flui. espero que de para entender.
Átila, faz um vídeo projetando possíveis avanços tecnológicos que teremos daqui a 10 anos e o quanto esses avanços podem mudar o mundo, tenho como exemplo disso os smartphones q há 10 anos não fazíamos ideia de que "não poderíamos viver" sem um objeto assim. Parabéns pelo canal.
Parabéns por conseguir manter o nexo em todos os pontos apresentados nas esquetes. Esse, especificamente, é bem claro nesse aspecto. Realmente é admirável controle de qualidade do Nerdologia. Toda informação passada é, de alguma forma, aproveitada em algum outro momento dos vídeos. Não é à toa que assino o canal. Qualidade de produto pago, que eu pagaria feliz da vida.
O melhor nerdologia de todos. Tu abriu o assunto de forma simples e esclarecedora. Evolui mais um degrau, pois tu foi a chave que ligou o que já sabia formando o quebra-cabeça que eu esperava. Obrigado remador.
"trocamos ideias" ideias não são trocadas são compartilhadas. O ato da troca é vc deixar de ter algo e receber algo, nao troquei nada com vc, mas suas ideias foram compartilhadas comigo, pq elas não deixaram de existir na sua cabeça Átila '-'
Átila, o meu pai é orientador de TCC e na turma dele de biologia, quando ele tava mostrando sobre genética, eu mostrei pra ele aquele vídeo "é só uma teoria", e cara, ele adorou! gostou tanto q passou pra turma dele e agr vive vendo teus vídeos. Parabéns cara, meu pai é um biólogo doutor que dificilmente se impressiona cm outros profissionais da área dele, mas ele virou teu fã! Sinta-se lisonjeado por ter conseguido essa façanha \o/
Esse canal é demais!!! Parabéns ao Atila que teve essa ideia brilhante e a todos que contribuem para que esse canal continue. E também nós que comentamos sempre os vídeos!! Certo Atila? ahhahahah
Eu amo este canal, meus parabéns não te conheço mais sei que você é um excelente brasileiro, pois contribui muito para o crescimento da educação no Brasil com seu canal.
Muito bom o vídeo, no curso de vipassana aprendemos uma técnica para sentir o que vc informou Atila, buda deu o nome de Banga, quando sentimos que somos um fluxo e interconectado com tudo!!! Show parabéns para vc e a equipe do Nerdologia!!!
Átila, parabéns pelo canal. Eu sigo desde o primeiríssimo vídeo, que na verdade foi um teaser anunciando o vídeo de estréia para a semana seguinte. O Nerdologia é DISPARADO o melhor canal do UA-cam. Olha que coincidência: eu sempre vejo os vídeos no dia que saem, mas esse número 100 eu atrasei por conta de uma viagem, e hoje, no dia em que vi, me tornei oficialmente professor de uma faculdade na minha cidade hehehe abraço e continue com o excelente trabalho.
Sugestões de video: 1- sobre os livros aqui recomendados 2- Sobre a matemática nas nas nossas vidas, e sobre as outras matérias também.(videos sobre a importância de estudarmos diferentes matérias e como elas influenciam nossos cérebros) Ah, e se esse videos tivesse legendas em inglês como opção também ia ser muito bom pra divulgação cientifica. Vlw e continuem fazendo o ótimo trabalho.
7:13 " porque não somos capazes de criar a vida,mesmo as células artificiais que estão sendo feitas dependem de ingredientes vindos de células vivas..só a vida faz vida..." Atila Marino
Parabéns pelo canal! É o único dos projetos do grupo JN que eu ainda acompanho. Continue com essa coragem de abordar temas espinhosos e tentando construir um bom legado, acima de apenas acumulo monetário.
Átilla, parabéns pelo excelente trabalho que faz tanto no Nerdologia, quanto na vida. Tenha certeza que está ajudando a construção de muitos barcos no Brasil. :)
Esse canal só me surpreende. Cada episódio é uma incrível viagem ao conhecimento. Queria muito conhecer o Átila um dia. Desejo todo sucesso do mundo a você e ao seu canal. Você é um orgulho pro Brasil amigo. Obrigado Átila, de coração.
Excetuando a necessidade de querer enfatizar a evolução, às vezes sutilmente, outras nem tanto, seus vídeos são ótimos e trazem muitos fatos interessantes e de qualidade! Parabéns e obrigado por seu trabalho👏🏻👏🏻👏🏻
Fendo este vídeo e conhecendo o canal recentemente, tenho agora a certeza de que a humanidade está na verdade se desconstruindo. Enquanto um vídeo como este se apresenta com pouco mais de 500 mil vizualizações, vejo canais de vlogueiros que não acrescentam em nada em nosso conhecimento recebendo milhões de vizualizações.
Quando alguém vier com alguma DR dizendo que você não é o mesmo, terá uma boa resposta.
+Eliézer José Lonczynski ahahahah GENIAL!
kkkkkkkkkklkk
+Felipe Cunha Quer dizer discussão de relacionamento.
faltou a risada do carlos alberto aqui kkkkkk
+Eliézer José Lonczynski Tarde demais pra mim. Oh well... :P
BUGUEI COM O COMEÇO DO VÍDEO!! '-'
+Dayde 146 Somos três
+Historiologia Somos 4
+Nane Martins somos 5
+Miguel Schwengber C-C-C-C-COMBO BREAKER!
Felipe Soares Kido biba!
O que nos faz humanos é "a capacidade de acreditarmos coletivamente em uma história". Cara, que frase pertinente!
É por isso que Durkheim, muito oportunamente, afirma que a religião funciona como uma alma da sociedade.
A religião muda periodicamente, mas ela carrega um símbolo (ou um grupo deles) de identidade daqueles que se sentem ligados a ela e por isso que quando criticamos religião as pessoas se sentem pessoalmente ofendidas, apesar de não mencionarmos seus nomes individualmente.
O mesmo ocorre quando se critica um programa ou jogo que tem uma legião de "fã boys".
E também ocorre quando criticamos simples signos como "ateísmo" ou vinculamos esse termo a outros com carga pejorativa, é natural que os que se identificam com os símbolos se sintam pessoalmente atacados.
Esse livro do Yuval Harari parece uma ótima indicação!
Parabéns pelos 100 vídeos! E nunca pare de passar tanto conteúdo importante. Nossa sociedade tá precisando desse tipo de estímulo. Precisamos de brasileiros mais admiradores das possibilidades de compreensão que a ciência nos dá. :D
+ateuinforma .....Perfeito XD Nos comentários do Porta vemos muito disso.
+ateuinforma Na verdade o ateísmo é uma crença(ou uma """religião"""),uma crença de que não surgimos de um deus mitológico,e sim que somos apenas um conjunto de fatos que deram certo no universo
matheus populim , é uma convicção. Como você disse, cabe o uso do termo religião com a condição de usar várias aspas a identificar que não no significado literal ou comumente atribuído à palavra.
O que eu disse é que signos de identidade nos tornam apegados entre si e em relação ao simbolo ou à ideia que temos em comum e que entendemos como extensão de nós mesmos.
Isso é normal e não há nada de errado nisso.
+matheus populim na realidade não é uma religião , muitas vezes isso é discutido , se é ou não uma crença , após muitas pesquisas , afirmam que não é uma crença(religião)
Exatamente
GALERA QUE VEIO DEPOIS DE VANDA E VISÃO ESSE É O VIDEO
Comecei o vídeo de novo achando que o áudio tava cm erro.. kkk
+Robert Jr Eu também hahahaha
+Robert Jr tamo junto kkk
+Robert Jr Eu tb
+Robert Jr eu fui conferir as outras abas kkkk
Se eu tivesse com mais de uma aberta, teria feito o msm...kkk
"Ah pq eu preciso aprender isso?" Pensa na surra que o Visão evitou de levar por curtir o Nerdologia 😆
Né kkk. Eu particularmente gostei muito da questão que o Visão levantou. Nem tudo se resolve na porrada
kkkkkkkkkkkkkkkkkk
Eu entendi a referência
Nerdologia - Morte
ótimo tema
+TheElisios muita treta melhor deixar de lado. kkkkk
Vdd vai entrar religiões ateus mas quero ver
Muita treta, vixi
Muita treta, vixi
+pessoa que não faz nada da vida
Muito simples, basta perguntar ao Goku.
Vim aqui depois da conversa do Visão e o Visão sobre o paradoxo de Teseu.
Em wandavision né Eu também! Kkk
Eu também 😂😂😂😂😂
Toda quinta uma turma de EM inteira para a aula de física às 10h58 e fica esperando para sermos os primeiros a assistir!! Hoje conseguimos rssrsrsrsrsrsrsrsr! Abraços a toda equipe do Nerdologia de toda 1B do SEB Dom Bosco - Mercês em Curitiba!!!!
Ae tiba!!!!!
Vai tibaaaaaaa
Faço parte dessa turma , dá-lhe tibA
Tiba mito
Sugestão de tema:
Linguagem: Capacidade inata ou fruto da genialidade humana ante às necessidades?
A linguagem é cultural? A linguagem é genética? é os dois?
Se nao me ensinaram errado. a capacidade de falar é genética a linguagem/idioma é cultura
+Alysson Cunha corretissismo :)
Alysson Cunha Eu também defendo o ponto de vista de Chomsky, mas há outros tópicos para discutir. :)
+Ana Patricia Oliveira Peixoto com certeza, inclusive eu gostaria de um nerdologia com esse tema
+Ana Patricia Oliveira Peixoto Nenhum dos dois, nós nos comunicamos devido a facilidade de produzir sons e a nossa "estrutura" cerebral. Por exemplo um papagaio tem a linguá posicionada em um lugar que lhe permite uma dicção com mais facilidade, o papagaio no caso tem extinto de se comunicar em bando, por isso ele da um retorno para os seres humanos na linguagem que lhe foi empregada. Não acredito que algum animal terrestre consiga ter uma comunicação saudável em comparação a das pessoas, mas ele vai fazer mais ligações neurológicas do que um papagaio e parecerá mais inteligente para nós humanos.
Uns 10 caras fazem sucesso com canal de gameplay e milhares de crianças querem virar UA-camrs por causa deles. Por quê não temos milhares de crianças querendo virar cientistas inspirados nesse canal(e em outros, como o rEvisão) ?
Pode crer viu. O sonho da meninada é virar ytuber de videogame. Sem desmerecer ninguém, mas é um puta sonho cômodo de ter.
Porque pra virar UA-cam de gameplay n precisa estudar! kkk
Lucas Nogueira Sim, cara. Não tenho nada contra esses caras, pois todos eles não sonhavam em ser isso, eles viraram isso, agora os moleques que tem como meta de vida isso, puta vida, que falta de visão.
As pessoas gostam daquilo que as divertem ou pelo menos aquilo que elas compreendem é exatamente por isso que tem mais gente vendo o Caue moura sempre que ele posta um vídeo pois ele só fala merda e a mera é algo que o cérebro absorve mas fácil do que um conteúdo postado pelo nerdologia.
+Steve Rogers Porque sonho não se escolhe ué. O importante é correr atrás do que acredita, independente de ser um gamer ou um cientista. Ao meu ver, ambas as coisas são ousadas.
Estou aqui por causa do visão, wandavision.
Também
Somos mais do que mil somos um
Tô aqui por causa do Afonso Padilha kkkkkk
Kkkkķkkķkkkkkk...
Eu também, vc estava no conhecimentos da humanidade?
Nossa, mano! Que incrível, é pra se repensar a vida e seu sentido. Somos o navio do começo, com certeza.
:D
+Augusto Grassi E aí, manoooo. Forte abraço!!!
Ahh VC tbm ^^ nerdologia além de ensinar , nos faz conhecer pessoas legais xD
Augusto Grassi Verdade, amigo. Você é uma delas ^^
Tenho que dizer que quase chorei assistindo esse episódio. O Nerdologia já faz parte da minha rotina, o trabalho e o amor de vocês pelo conhecimento me motiva cada vez mais! Só posso agradecer, Obrigado por serem tão lindos!!!
"Questão filosófica sem nenhum sentido".
As pessoas desprezam a filosofia, mas não percebem que ela é a mãe de todos os conhecimentos humanos, assim como no livro sapiens que cita que a nossa cultura/ ideias nos fazem humanos,
tudo isso foi processo por pensamentos filosóficos inicialmente
Mesmo depois de ter originado outras áreas do conhecimento, é a filosofia que garante as fundações do que aprendemos, inclusive na ciência.
a filosofia nos ensina a questionar tudo, e sem os questionamentos não há respostas. A filosofia é a mãe de tudo.
wut
+Eduardo Felipe filosofia é o que treina a refletição, ela é a melhor coisa para se aperfeiçoar em nossa ideologia.
Acredito que assim o fazem porque em grande maioria são apresentados a ela muito tarde na vida. Via de regra, crescemos com matérias impostas: ciência, língua, matemática, geografia, mas ninguém para pra explicar da onde veio essa separação e onde tudo começou: a filosofia.
+Gustavo Moreira Verdade, o currículo escolar deveria colocar filosofia nas matérias assim que entramos na 5°serie. Infelizmente preferem nos ensinar ciência mais sem sabermos de onde ela veio.
Utilizo o Nerdologia diversas vezes em sala de aula. Um programa curto, direto, simples e didático para entender conceitos muitas vezes complexos. Continue esse belo trabalho Átila. - Leonardo; Professor de História.
Nós é que temos muito a agradecer esse programa maravilhoso que nos enriquece em apena cinco minutos!
em mais de 20 xuxa nao requebra.
melhor canal do youtube ever!!!!
+Fernando Henrique nao diria o melhor, mas em questao de material e conteudo ele é o mais completo :D
the51cent tenho um tio que trabalha lá kkkkkkk
RockWhite Dog bem, já eu na minha humilde opinião considero o melhor :)
+Fernando Henrique assiste um canal gringo que chama Vsauce, é muito bom também...
+Fernando Henrique melhor br
Aqui depois do final de WandaVision para aprender mais sobre o Navio de Teseu.
Eu sempre uso em minhas aulas. Os alunos amam, eu amo. Parabéns Átila, vc me representa.rsrsr
Preciso dar um reboot porque buguei.
+Os Bonequinhos Eu não precisei, é so prestar atenção
Quem somos nós hoje? Os mesmos de 15 anos atrás? Ou a mesma pessoa dentro de um novo corpo? Isso dá um debate interessante sobre a vida.
E sim, eu entendi o vídeo, tava só brincando, rs.
+Alan Mourão Boa sacada
***** Pera aí, deixa eu ver aqui.
***** Por enquanto tá normal.
tive um computador que foi igual esse navio, troquei todas as peças ao longo de 2 anos e no final das contas eu estava com outro.
+Fernando Fontana Se você conseguiu manter os arquivos e acessá-los de maneira similar todas as vezes então ainda é o mesmo computador?Ou o que define um computador é a capacidade técnica que lhe foi embutida? Filosofia é um nó!
O computador que troquei pode ser definido pelo hardware. Pois o software são apenas bilhões ou até trilhões de conjuntos de estados lógicos.
+Patrick Moraes Mas é nele que mora a nossa ideia de existe. Lá armazenamos conceitos, pensamentos e lembranças que nos definem; que formam a nossa essência. É por ele que existimos. "A existência prece a essência".
+Trátor Evangenho Sucuri então se de algum modo alguém te clonasse perfeitamente em um laboratório existiria dois de você?
Somos apenas matéria, o eu e você não existimos, são referencias criadas pela nossa natureza humana de abstração.
Se não acreditamos em nenhuma religião, somos uma máquina orgânica criada pela natureza...
Patrick Moraes Software são um aglomerado organizado e definido de estados booleanos. Nós conseguimos até imitar o comportamento de neurônios, criando redes neurais em um software de inteligencia artificial. Mas nada que se equipare com a inteligencia e consciência humana. Você consegue copiar um software e faze-lo rodar em outra máquina, contando que respeite as limitações de hardware. Mas ninguém conseguiu transferir a consciência de uma pessoa e para outra. Apesar de algumas semelhanças, tem muitas diferenças entre um software e a consciência humana.
SUGESTÃO = O que aconteceria se nós perdêssemos todos os nossos 5 sentidos (principalmente o tato) ?
+Alexandre Mateus medo de enfrentar o Shaka né? hahaha
+Alexandre Mateus Uma pessoa assim provavelmente estaria em um estado "vegetativo" não-consciente e não saberia quem é, nem que existe. Como dizia Hobbes, nós somos feitos de sensações, e são elas que nos proporcionam a realização de estar vivo. Se você não pode sentir nem perceber nada, como poderia viver?
Mas essa é só minha opinião, tecnicamente eu não faço ideia.
Edinor Júnior
hahahaha, Eu estava conversando com uns amigos e um deles falou que mesmo se uma pessoa perdesse os cinco sentidos de uma hora para outra, ele ainda assim conseguiria correr.
Alexandre Mateus Acho difícil. Para correr você precisaria de equilíbrio e noção espacial, coisas que não teria sem audição nem visão.
Tem um filme que fala sobre isso, o nome é "Perfect Sense". Mas as pessoas vão perdendo os sentidos aos poucos, não tudo de uma vez. Daí vai mostrando como eles vão se adaptando e tal.
Revendo esse vídeo depois de quase 2 anos. Quanta coisa mudou cara, esse canal é um dos melhores aqui
LEMBRE-SE!! O sangue que você doou pode estar na ereção de alguém..
+Matheus Duarte Essa foi boa!!!
+Matheus Duarte kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
+Matheus Duarte KKKKKKKKKKKK
+Matheus Duarte que bizarro cara!! kkkkkkkkkkkkkkkk
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Outro exemplo do paradoxo do teseu está na série WandaVision que eu tenho certeza que as pessoas que estão vindo foi porquê queria entender mais.
Eu procurei o Barco de Teseu por causa da fala do Visão em WandaVision. Curte aqui se vc tbm rs
Assisto esse video há 4 anos pra um dos primeiros seminarios da faculdade e agora bateu nostalgia ao assistir dnv
bom dia, alguns dias atrás eu estava tendo aula de bioética na faculdade e o professor fez uma pergunta mt interessante ' atualmente temos 40 alunos nesta sala, se por acaso eu dissese que posso conseguir a cura do câncer hj, mas 20 alunos têm que morrer, vcs fariam?" acho um assunto interessante a se debater no nerdologia, até onde uma pessoa pode se sacrificar pelo próximo e qual o valor da vida? é mais fácil matar 20 pessoas e curar milhões? ou não? e se fossem gravidas com diferentes tempos de gestação que teriam que abortar no lugar de alunos, o valor da vida diminuiria? já que existem pessoas que são contra e a favor do aborto... bom achei um tema interessante de ser tratado, já estou pensando nisso faz alguns dias :)
PS: SEU CANAL É ÓTIMO !
Bioética faz a gente pirar! Hahaha muitos questionamentos, tô na mesma!
O meu ponto de vista é: que se as 20 pessoas forem voluntárias eu estaria de acordo.
edit.: Voltei nesse vídeo poético depois de alguns anos e achei seu comentário, aposto que você nem se lembrava disso, né?! kkkkk
Nesse caso já entra a questão do utilitarismo.
@@juniorcarvalho6627 estou vendo hj e realmente n lembrava, mas achei uma resposta sobre isso depois de tanto pensar.
@@juniorcarvalho6627 Quando estudamos algo na área da saúde o principal intuito é salvar pessoas, o problema desse questionamento é que somos encurralados com apenas duas alternativas, e ambas requerem morte de alguém para se obter um resultado.
Tal proposta vai contra qualquer conceito da bioética e saúde, o intuito desse questionamento é nos forçar mesmo até o limite de o seriamos capaz.
Porém no lugar de matar pessoas o avanço de conhecimentos de pesquisa e métodos de pesquisa também seriam chave para não ser necessário tais atos, o questionamento é válido somente no âmbito ético, mas se a resposta tivesse que ser deslocada para o mundo real a chave seria não sacrificar ninguém e investir e estudo e equipamentos científicos que nos trouxessem outras formas mais seguras e éticas de se chegar ao objetivo de salvar vidas.
Outro ponto a ser visto sobre esse questionamento é que, ao se matar pessoa para se chegar a cura de milhões se abre uma brecha de pensamento e justificativa que matar em determinadas situações vale a pena, e que outra brecha que se abre é que outras vidas valem menos que outras, pessoas e governos mal intencionados, usariam isso como um embasamento para fazer testes , torturas atrocidades com grupos minoritários.
No caso poderia gerar uma reação em cadeira de desvalorização de certos grupos ou de vidas individuais em troca de objetivos, mas que objetivos? sendo que para cada pessoa um objetivo diferente tem seu peso, para Hitller matar judeus e limpar o mundo era um objetivo digno, para um cientista maluco achar a curar de algo que salvaria milhões seria outro objetivo digno.
Qual seria realmente um Objetivo digno para matar alguém? Quais as consequências no direito, na mente das pessoas que ouviriam o caso de se pode justificar a morte para ou bem de outros tantos de pessoas, qual seria o impacto social a longo prazo?
Quer ver uma amostra? olha ao redor, estamos no meio de uma pandemia com 300 mil mortos, todos estão com medo e achando que fumaça de solda cura pessoas, se essas pessoas começassem a acreditar que crucificar alguém salvaria eles, vc acharia isso válido?
show... como sempre. o próximo episódio poderia ser "porque o fluminense não cai"... vamos o que nos aguarda, abraço
+William Cruz Ou do teleporte da série C para a A
+Eduardo Lopes kkkkk boa, bem lembrado
kkkkk o florminense não conhece a gravidade!!!!!
EU TO TENDO UMA VIAJEM MENTAL DO CARALHO
ESSE CANAL É FODA DEMAIS 💛
kkkkkkkk
queridinha, por favor, para a patria livre e morrer sem brasil no chibiu, menos incentivo ao linguajar baixo calão; o inep, unesco e globo ciencia agradecem a colaboração por internautas de aluvião, att.
tbm
quase chorei... vendo o amor que você tem em fazer o que faz, de pessoas como você que o Brasil e o mundo precisa
Alguém aqui depois de WandaVision ?
Atila, se tivesse um botão de palmas eles estaria pressionado no momento.
Um dos melhores canais do youtube, devo ter assistido todos seus videos praticamente haha
Me sinto um privilegiado por ter acesso às informações deste canal que sem dúvida é um dos melhores do you tube.MEUS PARABENS.E que venham mais 100 vídeos!!!!
Quem veio aqui por conta de Wandavision, dar um like ! :)
Sugestão: vida extraterrestre
+JohnBruce Extreme Boa, preciso disso para um trabalho
+JohnBruce Extreme boa
Paradoxo de Fermi.
Na minha opinião um dos melhores artigos da wikipédia.
amigo, procure no UA-cam o canal, "In a nutshell" se tiver interesse assista os vídeos do The fermi paradox, muito interessante mudou minha forma de pensar sobre o que somos e oq pode existir la fora.
+escola83 Concordo cara, também acho um tema muito legal.
Voltei depois de assistir o último episódio de wandavision 2021
Vendo esse vídeo, para entender o Paradoxo de Teseu, que foi abordada no seriado WandaVision. E através desse vídeo, deixou as coisas bem mais clara.
Sugestão de tema:
Erros do Nerdologia: Fazer um vídeo especial sobre coisas que o pessoal do nerdologia já falou de errado em vídeo, que já foi descartado ou atualizado.
Não querendo dizer que os seus vídeos são inconsistentes, mas como você mesmo disse no vídeo de 1 ano, todos cometemos erros e seria bom ver um vídeo só sobre isso.
Adoro seu canal
Nesse teve um pouquinho de psicologia (desenvolvimento humano). Queria mais nerdologias de Psicologia e Psiquiatria.
Acho que o nome do canal não seria "Nerdologia" nesse caso(rsrs). Aliás, há um canal muito bom chamado Minutos Psíquicos que aborda essas áreas de uma forma bem temática também. Aconselho dar uma olhada lá! ; )
Achei emocionante. A vida é linda! A ciência é linda!
💖💜💞
Parabéns pelos 100 episódios.
Atila na minha opinião vc tem o melhor canal do youtube, nenhum me impressiona, emociona e entretêm tanto quando o seu!
Aqui depois de ver o diálogo entre o Visão e o Visão Branco
Nerdologia sobre o gerador de improbabilidade infinita #euapoio
Olá Nerdologia! Tema: A Beleza.
Por que nós humanos não conseguimos ainda superar que "as aparências enganam" ou que "a beleza não é o mais importante", e continuamos insistindo nos esteriótipos / padrões de beleza?
Será que um dia isso vai ser ultrapassado?
Como forma-se a preferencia visual de uma pessoa com a outra? É mais pelas influências externas ou o gosto pessoal começa dentro de nós?
Como o gosto pelas aparências mudou com o passar dos anos entre os animais (Princialmente humanos)
Quando, como e por que um ser sente atração pela aparência física do outro?
E por que um tipo específico? Isso é exclusividade dos humanos?
Caso não, quais são os seres vivos que analisam e possuem preferências físicas e quais não? Isso foi um fator importante para a sobrevivência?
Não conheço livros sobre o assunto, por isso tantas perguntas haha. Alguns para indicar?
E esse é mais relativo ao corpo físico, ainda existe nas outras áreas como no design, que o assunto é complexo rsrs.
Abraços.
Eu conheço um Livro do Roger Scruton chamado "Beleza", nunca lido mas acho que fala um pouco sobre isso
Acho que a sociedade nos influência e muito pela escolha das pessoas as quais nós achamos "bonitas" e , não conseguirmos superar esses estereótipos é devido ao nosso instinto primitivo se expressar ( subconsciente )
@@coisasbostas1648 existe pesquisas científicas que mostram que nós nascemos já com a ideia do que é feio e bonito e que as pessoas que são consideradas bonitas são por causa da simetria
Seus lindos, sou professora e uso o Nerdologia, me emocionei no final, parabéns!!
Maravilhoso, simplesmente maravilhoso 👏🏻👏🏻👏🏻
TEMA: Procurando Nemo é biologicamente possível?
hauauuah
Huashuashuash
Bem vindo ao clube de "eu vim aqui depois do final de Wanda Vision'"
Tenho apenas 8 anos e adoro o Nerdologia,é um dos meus canas preferidos.
Minha mãe também adora o Nerdologia e muito esse video.
Quem está aqui por WandaVision 🙌
Mas quem é o verdadeiro Visão?
Eu
Eu
Ces não pegaram a visão do assunto...
Televisão da Wanda.
Dei F5 no inicio achando que era bug do youtube...kkk
Se os nossos átomos são renovados sempre, pq nós envelhecemos? Provavelmente é uma pergunta idiota, mas fiquei pensando nisso agora
+Pedro Lucas Pq as novas células que são colocados no lugar são ruins...
+Gon Pictures Mas todos os átomos são iguais cara
+Pedro Lucas átomos do mesmo elemento e sem serem ânions ou cátions é claro
+Pedro Lucas
diariodebiologia.com/2014/10/se-as-celulas-do-corpo-de-mantem-em-constante-renovacao-por-que-envelhecemos/
Isso acontece porque a cada divisão celular uma parte do dna cromossômico é perdido, até chegar o ponto onde as células mortas se replicaram menos ou se replicaram só que em menor Quantidade
Nós é quem agradecemos.
Muito obrigao, Átila. Sou professor de Ciências e uso direto seus vídeos com meus alunos. Eles adoram!!!
Faz um nergologia sobre a transformação super sayjin !
A tranformação Super Sayajin não tem nada muito científico. Inicialmente era só um aumento de força e alteração da cor do cabelo
@@renatosouza5671 entendo, só achei legal essa indicação de tema, pq o canal já fez vídeos legais sobre outros heróis, é só um desejo meu e do meu priminho ver o desses que tão aí a tanto tempo fazendo nosso imaginário 😊.
Nerdologia: O Que acontece na mente dos grandes gênios como Einstein, Newton e Stephen Hawking, e no exemplo do Stephen se o fato de toda energia produzida pelo seu corpo debilitado não ser usada pelos membros paralisados e assim sobrando mais energia para o cérebro consumir, sabemos que não é o fato de utilizarmos 10% de nossa capacidade e sim que o nosso cérebro consome apenas 10% de energia e se a condição do Stephen o favorece nesse sentido.
+Anselmo Dias Veja o episódio sobre telecinese, tá precisando!
+Anselmo Dias
Segundo pesquisas os gênios tem a parte que liga o lado direito e o esquerdo do cérebro mais nutrida, eles são superiores a nós.
Pausei o vídeo... pensei q tinha aberto 2 abas do msmo....
obrigado Átila e todos que se dedicam a este esplêndido trabalho.
sugestão como funcionaria o ominitrix
um meneio de matrix.
O mesmo não serve para o Queen nem para o Guns N'roses
Hahahaha... Não mesmo...
+João R. R. Rocio hahahahahah demorei um pouco mas entendi
+Giovani Araújo explica
+RedTubeismylife as duas bandas tiveram MUITAS trocas de integrantes. No Guns, por exemplo, os unicos integrantes originais da banda são o vocalista, Axl Rose e o tecladista, Dizzy Reed
+RedTubeismylife Ambas as bandas trocaram ou perderam integrantes chaves e diferentemente do exemplo do star trek essas mudanças mudaram completamente a identidade do que é o Queen e o Guns
Peraí! Existe uma coisa que, diferente um navio outra coisa não viva, não mudará,,o fator genético. Vc ganha novas células, mas elas tem a mesma genética. O que define vc é sua genética... Lembranças e experiências não são, pois se vc fica em coma e esquece tudo, vc é o mesmo q antes mas um pouco mais confuso...
Mas a sua genética sofre alterações tbm, a radiação solar por exemplo acaba afetando-a e outros fatores. Enfim, to tentando te contrariar msm kkk
Então... nada nos define verdadeiramente...
Nerdologia, amo vcs, de verdade. Esse canal é incrível. Eu agradeço a todos os envolvidos nele, meus sinceros agradecimentos, por favor, não desistam dessa iniciativa.
Seria incrível se o nerdologia falasse sobre a "Superdotação", muitas pessoas não tem conhecimento sobre isso. Eu sou superdotada e superdotação, não é um "bicho de sete cabeças", mas tem muita gente desinformada sobre isso.
É só uma sugestão.
superdotado em qual sentido e isso te beneficia de que forma?
Eu tenho capacidade de adquirir conhecimento rápidamente. Digamos que, na escola isso me ajuda muito. Sou a "melhor da sala" desde que entrei na escola e aprendi a ler e escrever antes das outras crianças.
Desde sempe eu tinha, mas descobri faz um tempo. Estudo em escola normal. Atraso. :(
Chegou a ser diagnosticado? Pois você pode ter desenvolvido um pouco mais de Q.I de acordo com os seus hábitos. Mas em todo caso, ter o título ou conhecimento de super dotado não é exatamente um elogio, pois de certa forma esse título desmerece a pessoa perante os seus feitos. " Nossa o fulano tirou nota 10 de novo... Também nem precisou estudar para prova, graças a memória fotográfica". Uma pessoa não dotada seria mais "digna" por tira um 10, pois teve mais esforço. Mas se você é bem dotado, e faz o difícil ser fácil, então, vá até o que difícil e o torne fácil. Isso também serve para quem não é dotado, pois precisamos de pessoas menos limitadas intelectualmente.
Ainda não. Estou conversando com meus parentes sobre isso. Porém todo o teste que faço dá o mesmo resultado. Concordo com o que disse e agradeço o conselho.
Eu que agradeço. Abraços.
De acordo com o vídeo, toda vida é originária de outra vida, então como surgiu a primeira forma de vida?
+Franz Haydn Neto Aos 1:43 do vídeo esta a resposta
+Franz Haydn Neto Nunca saberão.
+- Thejose5 Exato. Deus existe.
Cleyton Fernando
Depende do deus
+Cleyton Fernando então quem criou deus/?
Wandavisio fez eu pararam aqui
Eu mesmo peço aos meus professores para usarem o Nerdologia em sala de aula ! Assuntos complexos que podem ser explicados em poucos minutos, muito bom !
entao se uma pessoa muda completamente suas ideias ela é uma nova pessoa???????
pensem nisso kkk
+mor cego tipo como se tivesse resetado ou dado reboot? ou formatado e reprogramado? "nós" individualmente somos um conjunto de gostos e opiniões que comandam um corpo? eita caraio..
+mor cego opinião= ideia , dizem que opinião é igual bunda todo mundo tem a sua . então se ela troca de ideia ela troca de opinião? então ela é uma nova pessoa por trocar sua opinião?
+gabriel rabelo se isso for verdade, ela tbm é uma nova pessoa assim q troca a bunda tbm kk
+gabriel rabelo E ela troca de bunda? kkkkkk
+Rafael S. Eu ia comentar isso! Aff. Depois que eu fui ler kkkkk
Atila, eu só quero saber se dá pra construir um útero artificial pra clonar um mamute? Ou tá dificil?
+Sam Kosta lembro que o Átila já comentou isso num Nerdcast. Dá, mas os comitês de ética não deixam e o mamute é um bicho que vivia em locais gelados. Trazer ele de volta no meio dum efeito estufa não ia ser uma boa ideia
+Caio Favero É sério esse negócio dos comitês de "ética"? Que bando de retardados.
+Daemon Dif na verdade não. Não existe nenhum motivo plausível pra alguém trazer uma espécie extinta de volta. Se ela foi extinta é por que ela não se adaptou ao ambiente. Trazer de volta uma espécie pro mesmo ambiente que matou ela é uma sentença de morte
+Sam Kosta Seria mais fácil pôr o zigoto numa Elefanta modificada geneticamente para aceitar a espécie do Mamute.
+Caio Favero Não necessariamente, o Norte do Canadá, as ilhas Russas no Ártico, como Novaya Zemlya, ou a Península Escandinava, seriam bons lugares para criar e estudar mamutes.
Nerdologia mentalismo pleaaassse
+free kisses Já tem o de Telecinese
***** Telecinese nao tem nada a ver com mentalismo kkkk
+free kisses o que é " pleaaaaaase '' ?
eu chorei!
Faz mais videos relacionados a comportamento humano e psicologia. há, doenças, disturbios são mais que bem vindos.
se puder, um sobre DISTURBIO DO PROCESSAMENTO AUDITIVO CENTRAL (DPAC) seria ótimo para as turmas de pedagogia das universidades e pais em geral conhecerem sobre!
Wandavision também é cultura.
Inclusive me trouxe aqui
Probleminha filosófico pra vc:
Vc diz que a "nossa cultura", "nossas experiências" expande nosso ser. Pode expandir, mas não explica com precisão quem somos. Repare no "nossa" e "nossas", isso implica posse, ou seja, nossa cultura e nossas experiências são coisas nossas, nossa propriedade, logo, não pode ser quem somos, embora nos expanda como falaste, pois não podemos ser nossa propriedade. Ninguém é proprietário de si mesmo.
Então, quem somos nós? Quem é o proprietário de "nossa cultura" e "nossas experiências"? Qual nossa identidade?
E, provavelmente, a nossa consciência é um fator biológico determinado por fatores físicos-químicos, tal como nosso corpo. Se o corpo pode ser facilmente modificado e aperfeiçoado como o barco do início do vídeo e a consciência é fruto de um denominador comum com o corpo, poderia ela ser alterada por conveniência, assim como o corpo? Se sim, ela não é quem somos.
Quem somos? (Não desenrolei mais pq nao coube)
sim a consciência se altera ao longo do tempo, é óbvio,
mas isso não significa q a nossa identidade mudou. eu sei q eu ainda sou eu. msm depois de 14 anos vivendo, adquirindo e/ou mudando de concepções.
eu sei q eu sou a mesma pessoa q nasceu naquele dia q consta nos documentos. msm dps de tudo q o Àtila falou sobre as nossas mudanças ao longo do tempo, a origem é a mesma.
(espero não ter ficado confuso)
sim todos nós somos propriedades de nós mesmo. fazemos aquilo que escolhemos e mesmo que faça algo que alguém ou uma situação queira que você faça antes você tem que obedecer. somos feitos de memorias e instintos. pegamos exeriencias e culturas ao redor de nós e absorvemos em nossa existência como tijolos em uma estrutura.
ou seja somos uma existência sempre em fluxo e o fluxo que determina a nossa identidade. por mais que meu eu de 15 anos atrais tenha matéria diferente e ate mesmo consciência diferente o fluxo (tempo) é que nos liga e aquele eu de 15 anos atrais agora é esse aqui presente.
respondendo a questão o navio de teseu é aquele que o teseu sempre esteve presente e o remontado é apenas um navio que copia o que o navio de teseu foi um dia pois o navio de teseu é esse agora pois a identidade de uma existência flui.
espero que de para entender.
Se trocar o ator que interpreta o Harry Potter, vai ser qualquer outro filme, menos o Harry Potter. Kkkkkkk
Átila, faz um vídeo projetando possíveis avanços tecnológicos que teremos daqui a 10 anos e o quanto esses avanços podem mudar o mundo, tenho como exemplo disso os smartphones q há 10 anos não fazíamos ideia de que "não poderíamos viver" sem um objeto assim. Parabéns pelo canal.
Quem voltou aqui por wandavision? Kkkk
Eu
é um problema filosófico, com todo sentido
Parabéns por conseguir manter o nexo em todos os pontos apresentados nas esquetes. Esse, especificamente, é bem claro nesse aspecto. Realmente é admirável controle de qualidade do Nerdologia. Toda informação passada é, de alguma forma, aproveitada em algum outro momento dos vídeos. Não é à toa que assino o canal. Qualidade de produto pago, que eu pagaria feliz da vida.
O melhor nerdologia de todos. Tu abriu o assunto de forma simples e esclarecedora. Evolui mais um degrau, pois tu foi a chave que ligou o que já sabia formando o quebra-cabeça que eu esperava. Obrigado remador.
"trocamos ideias" ideias não são trocadas são compartilhadas. O ato da troca é vc deixar de ter algo e receber algo, nao troquei nada com vc, mas suas ideias foram compartilhadas comigo, pq elas não deixaram de existir na sua cabeça Átila '-'
Átila, o meu pai é orientador de TCC e na turma dele de biologia, quando ele tava mostrando sobre genética, eu mostrei pra ele aquele vídeo "é só uma teoria", e cara, ele adorou! gostou tanto q passou pra turma dele e agr vive vendo teus vídeos. Parabéns cara, meu pai é um biólogo doutor que dificilmente se impressiona cm outros profissionais da área dele, mas ele virou teu fã! Sinta-se lisonjeado por ter conseguido essa façanha \o/
Esse canal é demais!!! Parabéns ao Atila que teve essa ideia brilhante e a todos que contribuem para que esse canal continue. E também nós que comentamos sempre os vídeos!! Certo Atila? ahhahahah
Eu amo este canal, meus parabéns não te conheço mais sei que você é um excelente brasileiro, pois contribui muito para o crescimento da educação no Brasil com seu canal.
Muito bom o vídeo, no curso de vipassana aprendemos uma técnica para sentir o que vc informou Atila, buda deu o nome de Banga, quando sentimos que somos um fluxo e interconectado com tudo!!! Show parabéns para vc e a equipe do Nerdologia!!!
Átila, parabéns pelo canal. Eu sigo desde o primeiríssimo vídeo, que na verdade foi um teaser anunciando o vídeo de estréia para a semana seguinte. O Nerdologia é DISPARADO o melhor canal do UA-cam. Olha que coincidência: eu sempre vejo os vídeos no dia que saem, mas esse número 100 eu atrasei por conta de uma viagem, e hoje, no dia em que vi, me tornei oficialmente professor de uma faculdade na minha cidade hehehe abraço e continue com o excelente trabalho.
Sugestões de video:
1- sobre os livros aqui recomendados
2- Sobre a matemática nas nas nossas vidas, e sobre as outras matérias também.(videos sobre a importância de estudarmos diferentes matérias e como elas influenciam nossos cérebros)
Ah, e se esse videos tivesse legendas em inglês como opção também ia ser muito bom pra divulgação cientifica.
Vlw e continuem fazendo o ótimo trabalho.
Melhor canal do UA-cam disparado!!! Obrigada por proporcionar tudo isso pra gente, querido Átila. Você é um lindo.
7:13 " porque não somos capazes de criar a vida,mesmo as células artificiais que estão sendo feitas dependem de ingredientes vindos de células vivas..só a vida faz vida..." Atila Marino
A minutagem tá errada
Realmente, dizendo de novo, esse, na minha opinião, é o melhor canal do Brasil.
Sugestão de tema:
Fala sobre a anti matéria, do que ela é composta, o potencial de sua energia e as consequências da descoberta e do uso dela.
Parabéns pelo canal! É o único dos projetos do grupo JN que eu ainda acompanho. Continue com essa coragem de abordar temas espinhosos e tentando construir um bom legado, acima de apenas acumulo monetário.
Nossa! Átila, teu discurso chegou a arrepiar, como sempre mt bom!
Estou me esforçando para assistir todas as aulas, consegui chegar até aqui e pretendo alcançar os vídeos contemporâneos.
Obrigado.
Átilla, parabéns pelo excelente trabalho que faz tanto no Nerdologia, quanto na vida.
Tenha certeza que está ajudando a construção de muitos barcos no Brasil. :)
Esse canal só me surpreende. Cada episódio é uma incrível viagem ao conhecimento. Queria muito conhecer o Átila um dia. Desejo todo sucesso do mundo a você e ao seu canal. Você é um orgulho pro Brasil amigo. Obrigado Átila, de coração.
Nerdologia é simplesmente o melhor canal do UA-cam!!
Excetuando a necessidade de querer enfatizar a evolução, às vezes sutilmente, outras nem tanto, seus vídeos são ótimos e trazem muitos fatos interessantes e de qualidade! Parabéns e obrigado por seu trabalho👏🏻👏🏻👏🏻
Agora eu tive uma melhor visão do diálogo do visão com o visão em WandaVision.
Fendo este vídeo e conhecendo o canal recentemente, tenho agora a certeza de que a humanidade está na verdade se desconstruindo. Enquanto um vídeo como este se apresenta com pouco mais de 500 mil vizualizações, vejo canais de vlogueiros que não acrescentam em nada em nosso conhecimento recebendo milhões de vizualizações.