Trabalhei com a Vigilância Sanitária por 10 anos, como apoio na área de informática... Nunca tinha visto uma área tão séria, organizada e rígida como esta.
Uma coisa que sou viciado e me fez muito bem é em LER RÓTULOS. É muito importante ler e entender os ingredientes e tabela nutricional do que comemos e bebemos.
Eu tbm, por conta de ser vegan ja to nessa a 9 anos, tive que pesquisar muitas coisas, muitos nomes de igredientes q sao de origem animal, corantes etc.
Parabéns pelo trabalho, Atila. Trabalho no Ministério da Agricultura e, aqui, realizamos boa parte das atividades que você citou. Fiquei muito honrado em ter o nosso trabalho tão bem representado e por suas palavras de reconhecimento ao trabalho de milhares de cidadãos que se dedicam a milhões de cidadãos: os servidores públicos. Muito obrigado!
Se tem uma coisa que não recomendo tentar economizar é em alimentos...tudo que é muito barato não presta...só olhar os rótulos.. não é só questão de "marca"...isso vale pra todos os tipos de comida..
Já fui chamado de hipocondríaco apenas por evitar o consumo de alimentos com muitos açúcares e por gostar de ler os rótulos e saber quais são os ingredientes. Acredito que todo mundo deveria ter esse hábito ao comprar um alimento
O termo correto seria ortorexia, mas enfim, deixe essas pessoas comerem mal e não ligue pra opinião delas, cada um faz o quer da vida, se eles querem comer de tudo e ter uma saúde ruim, que assim seja
Não recomendo a leitura dos rótulos. Essa atividade pode causar dependência. A partir do dia que comecei a ler percebi que chocolates que tem como primeiro ingrediente o açúcar não são chocolates, todo ingrediente que não sei o que é e tem aquele nome de produto químico é perigoso e que quanto mais barato o "alimento", mais ingredientes. Nosso dinheiro é financiador dessa indústria e dessas redes de varejo que estão se tornando grandes monopólios. Recomendo conhecerem as feiras de produtos locais e agroecológicos de sua cidade
Cara, conheço de perto a agricultura local da minha cidade e posso te garantir que eles usam mais agrotóxicos que os grandes produtores. Inclusive, usam sem nenhum tipo de instrução ou fiscalização. Quando eles estão tendo algum tipo de problema, vão à loja que vende os venenos, explicam ao vendedor o que está acontecendo e então o próprio vendedor indica algo. Eles usam de maneira errada, nas quantias erradas.
Não é determinado por nenhuma regulamentação que os ingredientes devem aparecer no rótulo em ordem de acordo com a quantidade em que estão inseridos no produto. Informe-se antes de sair falando na internet.
Ouvir você falar verdades científicas e chegar em boas conclusões de políticas públicas baseadas na história, na racionalidade, e no bem estar social me afagam fortemente o coração. Obrigado Átila e equipe! 💚
A ANVISA, o SUS e demais órgãos ligados a vigilância sanitária e saúde são importantíssimos e garantem a segurança e a qualidade de vida em nossa sociedade. Excelente vídeo, tema muito relevante.
Obrigada, Átila! Esse assunto de regulamentação da nossa alimentação pode ganhar novos vídeos. Pessoas como você podem ajudar nisso por meio da divulgação
Parabéns Átila e time. Te acompanei mto durante a pandemia e trabalho com farmacovigilância. Te agradeço imensamente por trazer conteúdo atualizado e de qualidade numa linguagem simples. Para mais Átilas nesse Brasil de meu Deus! 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
@Atila, por favor... Quando tiver tempo fale sobre a alimentação na Índia... Comida de rua etc. Esse vídeo seu trás a importância de órgão organizador e fiscalizador. Abraço e obrigado! Parabéns pelo vídeo.
O pior é ver hoje em dia um monte de moleques sem experiência de vida nenhuma dizendo "Aaiinn, o estado não serve para nada e só atrapalha, deixem que o mercado resolve tudo sozinho..."
Esse é um assunto que eu acho que o livre mercado nunca irá resolver de forma sustentável e escalável. Tem que ter o estado para regularizar esse tipo de coisa. Se for depender só da livre iniciativa vira bagunça, colocar o preço lá embaixo para vender mais, em detrimento do que tem dentro da comida / remédio vai prevalecer
concordo, tem itens/produtos/serviços q o trabalho do estado tem q ser forte e praticamente zero influencia do mercado, como esse assunto do video, assim como tratamento e distribuiçao de agua, q é um otimo veiculo pra distribuir doenças qnd é mal executado ou sabotado
Sempre fui muito paranoico com a fonte dos alimentos e com esse vídeo me sinto representado kkk e mais tranquilo, por incrível que pareça, porque eu não sabia de todas essas infos... Átila obrigado por esse vídeo maravilhoso!
O mundo seria perfeito se tudo ocorresse como é planejado, como está no papel. Os órgãos reguladores tem muita importância sim, mas é inocência pensar que não existe influência política, independente de ideologia, e que tudo é azul, belo e límpido, que o ser humano não corrompe muitas coisas.
A razão, o óbvio, a ciência prevalecendo sobre as "convicções". Feliz nós, os vivos, em poder assistir este vídeo sobre a importância da Vigilância Sanitária na vida de milhões pós pandemia. Este vídeo PRECISA ser divulgado o máximo possível.
levando-se em conta o que vivemos nos últimos anos, esse vídeo deveria passar em horário nobre todos os dias por pelo menos um ano. Para variar, obrigado Atila.
Sobre essa questão de fiscalização, e aqui eu falo de modo geral (não sei o quanto isso aplica a alimentos e remédios), eu acho ridícula aquela opção de a própria empresa se fiscalizar. Como pode vc permitir que o fiscalizado se fiscalize. Uma mineradora fiscalizar a própria barragem, uma produtora de carne fiscalizar a qualidade da própria carne. Essa prática não faz o menor sentido, e é algo q a meu ver precisa ser banida. A desculpa de que assim economiza dinheiro, ou q o estado não é capaz de fiscalizar sozinho, pra mim não cola.
Isso me lembra algumas peças de roupa da era vitoriana que hoje estão lacradas no museu por conter níveis altíssimos de arsênico e na época que foram produzidos as pessoas usavam no dia a dia 💀
Muito esclarecedor! Parabéns pela manutenção de um trabalho tão importante para a valorização das nossas instituições e informação geral da nossa sociedade.
Muito importante ter acesso a, tanta informação. Pesquisa e divulgação muito legal. E também conhecer muuto da história, em vídeo . Obrigada. Suely. Contagem MG
A lanchonete em frente da minha casa uma vez me vendeu um hambúrguer estragado. Mandei uma foto pra vigilância sanitária e em alguns dias comecei a ouvir uma gritaria na lanchonete, eram as fiscais dando um esporro no dono kkkkkkk eles ficaram um pouco mais de um mês interditados.
Eu não como nada há anos na rua mas tente exigir seu hambúrguer feito na hora, embutidos são perigosos demais iguais aos refrigerantes, café misturado com fubá dentre outros, tente pedir sua pizza no local porque tem lugares que você vê a pessoa fazendo, salgados também toma muito cuidado viu, porque geralmente são dormidos, bolos extremamente secos porque fizeram um dia antes, resumindo: aprenda a fazer sua comida, lanche e sobremesa na hora porque só você sabe o que contém.Falo isso para o seu bem.
@@jaiminimini5197 essa é a grande verdade, a melhor comida é feita em casa, não tem jeito. A gente nem imagina o que esse povo tem coragem de fazer nessas cozinhas escondidas.
Ótimo vídeo! Extremamente explicativo e com didática simples. Ainda bem que podemos contar com profissionais dedicados e capacitados dentro do SUS e da Anvisa e também que se importam em divulgar o conhecimento científico de uma maneira acessível, como você, Átila!
Muito incrível os conhecimentos q o Atila passa nos videos, e eu te me imagino tentando para alguem mas eu duvido q conseguia fazer algo perto da qualidade disto.
E por que não criam pelo menos uma campanha educativa para divulgar os estragos que a maioria dos alimentos processados causam? O SUS popuparia muito com isso.
É simples: Se você dá muito poder a grupinhos de pessoas que priorizam o proveito próprio (profit, ou seja, lucro), eles farão de tudo para ganhar mais dinheiro, deixando tudo mais em segundo plano (incluindo os produtos e serviços que eles mesmos oferecem). Então é preciso dar poder aos grupinhos que representam a maioria das pessoas, que é o estado! Funcional ou não, o estado/ governo/ setor público tem a função de atender as necessidades da maioria como coletivo, enquanto empresas tem a função de atender os interesses de indivíduos - seus donos. Todos setores da infraestrutura são necessidades básicas da civilização humana, se alguém desregula ou privatiza estes setores, sobra só interesses individuais. Fim.
Sim, o estado representa as pessoas, sim. Não é como se o voto fosse obrigatório num país com índices educacionais podres e a esmagadora maioria da população não soubesse nem o nome do candidato que votou. A "função" do estado é simplesmente a manutenção do poder, assim como a "função" do megaempresário é lucrar com um capitalismo selvagem, a diferença é que eu posso ESCOLHER dar meu dinheiro pro empresário e ele PRECISA me oferecer algo em troca, enquanto o estado tem o poder de só tomar meu dinheiro e caso eu me recuse a entregar eles me jogam numa cela. Sim Elcio Trombini, o estado representa as pessoas. Tu é um brincante, isso sim kkkkkkkk
Lembro que poucos anos atrás saiu nos noticiários que uma parte da indústria de leite, tava colocando formol, bicarbonato, soda, etc... nos leites e afins... doidera, faz taaanto anos assim não... quem lembra?
Sim, mas tambem é algo que deve ser urgentemente melhorado, fui procura medido para tratar minha ansiedade ja faz uns tres meses e ate agora não fui chamado
@@HunterSprit404 Fico , traiste e sei que casos como o seu não são casos isolados, infelizmente sim existem TONELADAS de melhorias a serem feitas e o SUS por mais que eu defenda, seiba da importância que ele tem, o SUS não e perfeito e em muito lugares ele não e nem bom serviço. Sou profissional da saúde e veterano da Covid, eu sei na pele o que o SUS tem de melhor e pior, mas ele tbm salva muitas vidas e é um direito a ser EXIGIR/ COBRAR quando não for eficiente. Conhecer a ações do SUS na vigilância sanitária, a exemplo é uma dos braços do SUS que as pessoas, não tem noção que é uma das ações do SUS tbm, que vão além do SUS dos hospitais. Bem espero que vc consiga seu tratamento , que é um DIREITO SEU, não abra mão de utilizar e cobrar melhorias. E que o SUS , através dos esforços de cada Brasileiro , em um futuro próximo ( assim espero ) possa ser o serviço de qualidade que ele tem o potencial de ser.
imagina fazer um video explicando bem direitinho como tudo funciona se baseando em estudos científicos e nos comentarios um bando de gente nao acreditar porque "eh minha opinião" x.x
Vídeo ótimo e muito esclarecedor. Obrigada por divulgar a história escondida dos alimentos! Quanta geração prejudicada pela ganância e continua até hoje!
Precisamos de um órgão para verificar os produtos marcados como 'saudáveis' e 'naturais'. Tanto produto estão na ala dos saudáveis no mercado, mas quando você vai verificar os ingredientes, açúcar é um dos primeiros! muitos produtos comercializado como saudáveis não tem nenhuma diferença na composição de produtos 'normais'.
As pessoas não tem noção do quão importante é isso. Parabenizo os médicos veterinários, responsáveis pela inspeção sanitária de produtos de origem animal. apesar das food fraudes, fazem muito pela food safety e food security, só eles tem noção de todas as doenças e da cadeia produtiva animal ao mesmo tempo e sao pouquissimo valorizados
Trabalho em farmácia, e o que mais me chocou em toda essa questão da cloroquina, foi a quantidade de médico que eu vi receitar esse tratamento, e outros não comprovados. Não foram poucos os médicos que fizeram o desfavor de receitar com frequência, cloroquina, ivermectina e outros tratamentos não comprovados.
O que tem de remedio placebo no mercado... Aí depois ele recebe uma bonificacao e um convite para uma "conferencia" num Cruzeiro Marítimo de luxo com tudo pago.
Muito bom e informativo. Esses órgãos contam muito para garantir que produtos nocivos entrem no mercado. Porém, dinheiro também conta muito... Um monte de produtos tem uma quantidade de açúcar considerada muito acima do recomendado, porém são comercializados livremente. Isso sem nem falar do cigarro...
O uso do termo "preservativos" em alimentos traz uma ideia de contaminação fisica por preservativos mesmo, conservantes por outro lado remete mesmo a conservação não sei se ha um movimento que procura trocar esses termos mas ainda acredito que conservantes é mais apropriado
Exatamente. A mão invisível não funciona nesse aspecto, é uma falha de mercado. É necessário alguma nível de regulação/controle estatal para que QUALQUER sistema funcione.
existiriam sim, mas não seriam agências estatais.. qualquer pessoa tem o direito de saber o que está comendo, não é terceirizando a responsabilidade para o Estado que as coisas irão funcionar. Converse com que realmente trabalha nessa área e vc verá a realidade.
Isso na teoria. Sabemos q os inspetores podem ser corruptos e fecharem os olhos pra mt coisa. Trabalhei 2 anos em uma farmácia de manipulação e nenhuma vez a anvisa foi lá. Foi em outras unidades, mas sempre avisava antes de ir, quando deveria ser uma surpresa.
Casos assim sempre irão acontecer e cabe a sociedade combater este tipo de coisa. Mas isso não tira o mérito e o benefício do sistema de vigilância que, de forma geral, funciona muito bem e é altamente eficiente
Vídeo muito bom... só senti falta dos escândalos razoavelmente recentes de adulteração do leite e da carne... adicionando formol no leite, mudando validade da carne, etc...
Trabalhei com a Vigilância Sanitária por 10 anos, como apoio na área de informática... Nunca tinha visto uma área tão séria, organizada e rígida como esta.
Lineu.
Se tiver um cabelo na coca cola, é dentro da lei
Ate o Mendonça?
@@tiagosilpi
Algustinho vai trabalhar seu VGB!!!🤣🤣🤣
Temos uma das melhores vigilâncias alimentares do mundo e quem discorda é bem jeguinho ou, traduzindo, Bolsonarista
O Átila falando sobre a área em que trabalho que é pouco conhecida, Farmacovigilância, é um deleite 🥰
Uma coisa que sou viciado e me fez muito bem é em LER RÓTULOS. É muito importante ler e entender os ingredientes e tabela nutricional do que comemos e bebemos.
Principalmente pra monitorar o consumo de açúcares.
@@6XxRafaxX9 sim, mas é importante lembrar que há ingredientes com nomes que confundem, pode ser um saco, mas pesquisar sobre eles é mto bom
Somos dois,eu também peguei esse costume
Ele podia fazer um vídeo sobre
Eu tbm, por conta de ser vegan ja to nessa a 9 anos, tive que pesquisar muitas coisas, muitos nomes de igredientes q sao de origem animal, corantes etc.
Parabéns pelo trabalho, Atila. Trabalho no Ministério da Agricultura e, aqui, realizamos boa parte das atividades que você citou. Fiquei muito honrado em ter o nosso trabalho tão bem representado e por suas palavras de reconhecimento ao trabalho de milhares de cidadãos que se dedicam a milhões de cidadãos: os servidores públicos. Muito obrigado!
De um colega cientista para outro. Obrigado pelo excelente trabalho!
Se tem uma coisa que não recomendo tentar economizar é em alimentos...tudo que é muito barato não presta...só olhar os rótulos.. não é só questão de "marca"...isso vale pra todos os tipos de comida..
Utilidade pública! Esse vídeo deveria ser transmitido em rede nacional na TV aberta...
Como sempre prestando um ótimo e ético trabalho para todos. PARABÉNS!!!
Muito obrigado, Atila, pelo trabalho de divulgação científica que você faz. E obrigado ao instituto Serrapilheira por apoiar iniciativas como essa!
Traduzir "preservatives" para "preservativos" fica bem estranho. A melhor tradução é "conservantes"
tbm achei estranho, não sei como ele não se atentou a isso.
Estou no 4° de fármacia na UNICAMP e a Anvisa deveria ser orgulho nacional, não vítima da ignorância do mal caratismo político!
Já fui chamado de hipocondríaco apenas por evitar o consumo de alimentos com muitos açúcares e por gostar de ler os rótulos e saber quais são os ingredientes. Acredito que todo mundo deveria ter esse hábito ao comprar um alimento
O pessoal fala que sou bitolada. Mas eu só faço o básico. Higienizar os alimentos, ler os rótulos, evitar certos produtos... complicado
@@isa9104 pois é! Ser sensato virou "loucura" para alguns
Com certeza
O termo correto seria ortorexia, mas enfim, deixe essas pessoas comerem mal e não ligue pra opinião delas, cada um faz o quer da vida, se eles querem comer de tudo e ter uma saúde ruim, que assim seja
@@rokun9065 pois é. Até as palavras corretas desconhecem...
Não recomendo a leitura dos rótulos. Essa atividade pode causar dependência. A partir do dia que comecei a ler percebi que chocolates que tem como primeiro ingrediente o açúcar não são chocolates, todo ingrediente que não sei o que é e tem aquele nome de produto químico é perigoso e que quanto mais barato o "alimento", mais ingredientes. Nosso dinheiro é financiador dessa indústria e dessas redes de varejo que estão se tornando grandes monopólios. Recomendo conhecerem as feiras de produtos locais e agroecológicos de sua cidade
Amigo vc acha msm que na minha cidade tem esse tipo de coisa kkkk
Cara, conheço de perto a agricultura local da minha cidade e posso te garantir que eles usam mais agrotóxicos que os grandes produtores. Inclusive, usam sem nenhum tipo de instrução ou fiscalização. Quando eles estão tendo algum tipo de problema, vão à loja que vende os venenos, explicam ao vendedor o que está acontecendo e então o próprio vendedor indica algo. Eles usam de maneira errada, nas quantias erradas.
Não é determinado por nenhuma regulamentação que os ingredientes devem aparecer no rótulo em ordem de acordo com a quantidade em que estão inseridos no produto. Informe-se antes de sair falando na internet.
@@kyokyo2341 a Resolução-rdc Nº 259 de 20/09/2002 foi suspensa?
@@kyokyo2341 oshe kk tá doido ? Kk é claro que é
Átila minha filha e sua admiradora, ela e mestranda em biologia.E muito estudiosa .Manda um alô para ela.Seu nome é Ana Clara.
Você prestou um serviço de utilidade pública que nem o ministério da saúde soube prestar, parabéns!!!
Ouvir você falar verdades científicas e chegar em boas conclusões de políticas públicas baseadas na história, na racionalidade, e no bem estar social me afagam fortemente o coração. Obrigado Átila e equipe! 💚
nesses tempos conturbados de eleições é bom ver um conteúdo sobre o que a gente tem de bom no nosso país
Contextualização importantíssima e a observação sobre a relevância em investir nestas instituições para a nossa sociedade.
É sobre isso!
Esse homem é extremamente necessário!!!
A ANVISA, o SUS e demais órgãos ligados a vigilância sanitária e saúde são importantíssimos e garantem a segurança e a qualidade de vida em nossa sociedade. Excelente vídeo, tema muito relevante.
Você é muito necessário, Atila. Obrigado!
Obrigada, Átila! Esse assunto de regulamentação da nossa alimentação pode ganhar novos vídeos. Pessoas como você podem ajudar nisso por meio da divulgação
Parabéns Átila e time. Te acompanei mto durante a pandemia e trabalho com farmacovigilância. Te agradeço imensamente por trazer conteúdo atualizado e de qualidade numa linguagem simples. Para mais Átilas nesse Brasil de meu Deus!
👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Novo e extremamente inteligente, meu deus, que homem que ser humano!
@Atila, por favor... Quando tiver tempo fale sobre a alimentação na Índia... Comida de rua etc. Esse vídeo seu trás a importância de órgão organizador e fiscalizador. Abraço e obrigado! Parabéns pelo vídeo.
Esse vídeo é muito necessário! Esse é um canal de utilidade pública. 👏👏
O pior é ver hoje em dia um monte de moleques sem experiência de vida nenhuma dizendo "Aaiinn, o estado não serve para nada e só atrapalha, deixem que o mercado resolve tudo sozinho..."
Viva a Vigilância Sanitária!
Kkkkkkkkkkkkkkk
Kkkkkkkkkkkkkkk
Viva carne com papelão
Parabéns Atila pelo compromisso de informar!👏👏
Átila quando for fazer o vídeo sobre agrotóxicos, fala tbm sobre a Bayer (indústria farmacêutica) ter comprado a Monsanto (indústria de agrotóxicos).
Esse é um assunto que eu acho que o livre mercado nunca irá resolver de forma sustentável e escalável. Tem que ter o estado para regularizar esse tipo de coisa. Se for depender só da livre iniciativa vira bagunça, colocar o preço lá embaixo para vender mais, em detrimento do que tem dentro da comida / remédio vai prevalecer
concordo, tem itens/produtos/serviços q o trabalho do estado tem q ser forte e praticamente zero influencia do mercado, como esse assunto do video, assim como tratamento e distribuiçao de agua, q é um otimo veiculo pra distribuir doenças qnd é mal executado ou sabotado
O Átila tem uma didática incrível ❤❤❤
Sempre fui muito paranoico com a fonte dos alimentos e com esse vídeo me sinto representado kkk e mais tranquilo, por incrível que pareça, porque eu não sabia de todas essas infos... Átila obrigado por esse vídeo maravilhoso!
Excelente serviço de utilidade pública. Obrigada!
Obrigada,Dr Átila. Esse vídeo deveria passar em rede nacional, pois é muito esclarecedor e claro. Resumo perfeito. Obrigada, gratidão sempre 🙏
Também criei esse hábito.
Parabéns Átila pelo excelente conteúdo e por nos manter sempre bem informados!!
O mundo seria perfeito se tudo ocorresse como é planejado, como está no papel. Os órgãos reguladores tem muita importância sim, mas é inocência pensar que não existe influência política, independente de ideologia, e que tudo é azul, belo e límpido, que o ser humano não corrompe muitas coisas.
Ciência é Ciência... quem vai contra, não tem futuro...
Muito obrigado, Átila. Seu trabalho é de inestimável valor cognitivo.
Abstraiu demais com o título do vídeo, mas está recheado de informações relevantes. Obrigada pelo trabalho!
A razão, o óbvio, a ciência prevalecendo sobre as "convicções". Feliz nós, os vivos, em poder assistir este vídeo sobre a importância da Vigilância Sanitária na vida de milhões pós pandemia. Este vídeo PRECISA ser divulgado o máximo possível.
Dar like nao e suficiente. Tem que ser compartilhado. Parabens de novo, Atila!👏👏👏👏👏🙌
O Estado é essencial!!
levando-se em conta o que vivemos nos últimos anos, esse vídeo deveria passar em horário nobre todos os dias por pelo menos um ano. Para variar, obrigado Atila.
Sobre essa questão de fiscalização, e aqui eu falo de modo geral (não sei o quanto isso aplica a alimentos e remédios), eu acho ridícula aquela opção de a própria empresa se fiscalizar. Como pode vc permitir que o fiscalizado se fiscalize. Uma mineradora fiscalizar a própria barragem, uma produtora de carne fiscalizar a qualidade da própria carne.
Essa prática não faz o menor sentido, e é algo q a meu ver precisa ser banida. A desculpa de que assim economiza dinheiro, ou q o estado não é capaz de fiscalizar sozinho, pra mim não cola.
Isso me lembra algumas peças de roupa da era vitoriana que hoje estão lacradas no museu por conter níveis altíssimos de arsênico e na época que foram produzidos as pessoas usavam no dia a dia 💀
Muito esclarecedor! Parabéns pela manutenção de um trabalho tão importante para a valorização das nossas instituições e informação geral da nossa sociedade.
Muito importante ter acesso a, tanta informação. Pesquisa e divulgação muito legal. E também conhecer muuto da história, em vídeo . Obrigada. Suely. Contagem MG
A lanchonete em frente da minha casa uma vez me vendeu um hambúrguer estragado. Mandei uma foto pra vigilância sanitária e em alguns dias comecei a ouvir uma gritaria na lanchonete, eram as fiscais dando um esporro no dono kkkkkkk eles ficaram um pouco mais de um mês interditados.
Deviam "desligar o freezer à noche".
Eu não como nada há anos na rua mas tente exigir seu hambúrguer feito na hora, embutidos são perigosos demais iguais aos refrigerantes, café misturado com fubá dentre outros, tente pedir sua pizza no local porque tem lugares que você vê a pessoa fazendo, salgados também toma muito cuidado viu, porque geralmente são dormidos, bolos extremamente secos porque fizeram um dia antes, resumindo: aprenda a fazer sua comida, lanche e sobremesa na hora porque só você sabe o que contém.Falo isso para o seu bem.
@@jaiminimini5197 essa é a grande verdade, a melhor comida é feita em casa, não tem jeito. A gente nem imagina o que esse povo tem coragem de fazer nessas cozinhas escondidas.
Átila, vc é demais. Agradecida por seu canal! Seria bacana ter informações sobre como identificar o mel falsificado. Grande Abraço!
O trabalho do Átila é muito importante, ainda mais na era da desinformação! Valeu!
Resumindo, o q vc come não te envenena, desde que as instituições regulamentadoras e fiscalizadoras sejam idôneas e competentes.
oq a gt sabe q n é kkk pq tinha ate papelão na carne da friboi
Preservativo fica estranho pro Formol, é bem melhor usar "Na preservação".
Átila, obrigada pelo seu trabalho. O seu conteúdo é de grande utilidade pública e sempre muito bem explicado!
A vida do Átila é um presente! ❤
Ótimo vídeo! Extremamente explicativo e com didática simples. Ainda bem que podemos contar com profissionais dedicados e capacitados dentro do SUS e da Anvisa e também que se importam em divulgar o conhecimento científico de uma maneira acessível, como você, Átila!
Mais uma vez, Átila, obrigada por mais um vídeo cheio de pesquisa científica e verdades 😉
Muito incrível os conhecimentos q o Atila passa nos videos, e eu te me imagino tentando para alguem mas eu duvido q conseguia fazer algo perto da qualidade disto.
vídeo excepcional e, como de costume, muito necessário! parabéns pelo trabalho mais uma vez, Átila!
Aprimoramentos que contribuem para a segurança e dignidade de quem vende e compra seriamente.
Obrigada por mais essa elucidação.
Ótima explicação. Obrigado por nos mostrar a verdade sobre os fatos. E assim não ficarmos reféns das mentiras, e ganâncias de muitos empresários.
Atila é aquele conteúdo que você para, presta atenção, reflete e leva o conhecimento para a vida!
E por que não criam pelo menos uma campanha educativa para divulgar os estragos que a maioria dos alimentos processados causam? O SUS popuparia muito com isso.
É simples: Se você dá muito poder a grupinhos de pessoas que priorizam o proveito próprio (profit, ou seja, lucro), eles farão de tudo para ganhar mais dinheiro, deixando tudo mais em segundo plano (incluindo os produtos e serviços que eles mesmos oferecem). Então é preciso dar poder aos grupinhos que representam a maioria das pessoas, que é o estado! Funcional ou não, o estado/ governo/ setor público tem a função de atender as necessidades da maioria como coletivo, enquanto empresas tem a função de atender os interesses de indivíduos - seus donos. Todos setores da infraestrutura são necessidades básicas da civilização humana, se alguém desregula ou privatiza estes setores, sobra só interesses individuais. Fim.
KKKKKKKKKKKK
Sim, o estado representa as pessoas, sim. Não é como se o voto fosse obrigatório num país com índices educacionais podres e a esmagadora maioria da população não soubesse nem o nome do candidato que votou. A "função" do estado é simplesmente a manutenção do poder, assim como a "função" do megaempresário é lucrar com um capitalismo selvagem, a diferença é que eu posso ESCOLHER dar meu dinheiro pro empresário e ele PRECISA me oferecer algo em troca, enquanto o estado tem o poder de só tomar meu dinheiro e caso eu me recuse a entregar eles me jogam numa cela. Sim Elcio Trombini, o estado representa as pessoas. Tu é um brincante, isso sim kkkkkkkk
Átila sempre sensato. Obrigado pela aula de alta qualidade ❤
E tem "Enzo" que acha que regulamentação é ruim. Quanta gente não sofreu com produto ruim?
Lembro que poucos anos atrás saiu nos noticiários que uma parte da indústria de leite, tava colocando formol, bicarbonato, soda, etc... nos leites e afins... doidera, faz taaanto anos assim não... quem lembra?
Ótimo vídeo! Agradecemos, Átila!
Continuem com o bom trabalho.
É bom entender também que o objetivo final não é a saúde e sim arrecadar dinheiro . Uma população doente ou morta não trás dinheiro pro Estado.
Realmente, no capitalismo, tudo é sobre isso
Obg pelos vídeos Atila, muito instrutivo. Ter um conteúdo tão aprofundado e gratuito me deixa muito grata.
SUS é vida.
Responsabilidade.
Público.
Viva ao SUS.
Sim, mas tambem é algo que deve ser urgentemente melhorado, fui procura medido para tratar minha ansiedade ja faz uns tres meses e ate agora não fui chamado
Medico*
@@HunterSprit404 Fico , traiste e sei que casos como o seu não são casos isolados, infelizmente sim existem TONELADAS de melhorias a serem feitas e o SUS por mais que eu defenda, seiba da importância que ele tem, o SUS não e perfeito e em muito lugares ele não e nem bom serviço. Sou profissional da saúde e veterano da Covid, eu sei na pele o que o SUS tem de melhor e pior, mas ele tbm salva muitas vidas e é um direito a ser EXIGIR/ COBRAR quando não for eficiente. Conhecer a ações do SUS na vigilância sanitária, a exemplo é uma dos braços do SUS que as pessoas, não tem noção que é uma das ações do SUS tbm, que vão além do SUS dos hospitais. Bem espero que vc consiga seu tratamento , que é um DIREITO SEU, não abra mão de utilizar e cobrar melhorias. E que o SUS , através dos esforços de cada Brasileiro , em um futuro próximo ( assim espero ) possa ser o serviço de qualidade que ele tem o potencial de ser.
Seu Canal é maravilhoso.
É gratificante ter a oportunidade em ter acesso a tantas informações relevantes.
Mais um vídeo maravilhoso, Átila.
Obrigado, Lineu Silva.
imagina fazer um video explicando bem direitinho como tudo funciona se baseando em estudos científicos e nos comentarios um bando de gente nao acreditar porque "eh minha opinião" x.x
Parabéns Átila! Você é um excelente comunicador, faz um grande serviço para nossa sociedade.
Parabéns, Atila! Sempre com informações de qualidade, pra ver se ajeita a mente dos conspiradores. 👏
Excelente vídeo! Muito importante as pessoas terem acesso a essas informações de forma clara, como é apresentado no vídeo.
Vídeo bastante importante 👏🏻👏🏻
eSCLARECEDOR ESSE VIDEO
Vídeo ótimo e muito esclarecedor. Obrigada por divulgar a história escondida dos alimentos! Quanta geração prejudicada pela ganância e continua até hoje!
Informações importantíssimas ! Meu repertório de argumentos sobre regulação ficou um pouco mais rico hoje 🙂
Precisamos de um órgão para verificar os produtos marcados como 'saudáveis' e 'naturais'. Tanto produto estão na ala dos saudáveis no mercado, mas quando você vai verificar os ingredientes, açúcar é um dos primeiros!
muitos produtos comercializado como saudáveis não tem nenhuma diferença na composição de produtos 'normais'.
Se eu não me engano os produtos agora vão ter um aviso se for rico em açúcar/sódio, só não sei a partir de quando vai ser obrigatório
mas juram q o mercado vai se auto regular, imagina se o governo não intervisse aí
O governo certamente não é super eficaz. Mas sem governo é a barbárie.
👏👏👏👏👏👏 obrigada por ler o livro é fazer um vídeo síntese. Aliás sempre bom
Adoro este canal. Agradeço, Átila Iamarino. ❤
As pessoas não tem noção do quão importante é isso. Parabenizo os médicos veterinários, responsáveis pela inspeção sanitária de produtos de origem animal. apesar das food fraudes, fazem muito pela food safety e food security, só eles tem noção de todas as doenças e da cadeia produtiva animal ao mesmo tempo e sao pouquissimo valorizados
Trabalho em farmácia, e o que mais me chocou em toda essa questão da cloroquina, foi a quantidade de médico que eu vi receitar esse tratamento, e outros não comprovados. Não foram poucos os médicos que fizeram o desfavor de receitar com frequência, cloroquina, ivermectina e outros tratamentos não comprovados.
O que tem de remedio placebo no mercado... Aí depois ele recebe uma bonificacao e um convite para uma "conferencia" num Cruzeiro Marítimo de luxo com tudo pago.
@@lalimorini6087 tá aí outra coisa que deveria ser proibida. Bonificação pra médico indicar determinado remédio, é outro absurdo.
Muito bom e informativo.
Esses órgãos contam muito para garantir que produtos nocivos entrem no mercado.
Porém, dinheiro também conta muito... Um monte de produtos tem uma quantidade de açúcar considerada muito acima do recomendado, porém são comercializados livremente.
Isso sem nem falar do cigarro...
O uso do termo "preservativos" em alimentos traz uma ideia de contaminação fisica por preservativos mesmo, conservantes por outro lado remete mesmo a conservação
não sei se ha um movimento que procura trocar esses termos mas ainda acredito que conservantes é mais apropriado
Obrigado por explicar hehe. Confesso que fiquei confuso com o Átila dizendo preservativo.
Kkkkkkkkk obrigado por esse comentário, eu tinha entendido preservativo de forma errada kkkkkkkk
Valeu Átila!!! Tu és um educador gigante!!!
Parabéns pelo vídeo, Atila. A ciência foi que nos trouxe aqui, da idade da coleta e da caça até os avanços tecnológicos atuais
Muito esclarecedor! Obrigado, Átila pelo vídeo riquíssimo.
No anarcocapitalismo não existiria Anvisa, Imetro, Procon etc. Ou seja, esse tipo de adulteração acontecia mais fácil
Exatamente. A mão invisível não funciona nesse aspecto, é uma falha de mercado. É necessário alguma nível de regulação/controle estatal para que QUALQUER sistema funcione.
existiriam sim, mas não seriam agências estatais.. qualquer pessoa tem o direito de saber o que está comendo, não é terceirizando a responsabilidade para o Estado que as coisas irão funcionar. Converse com que realmente trabalha nessa área e vc verá a realidade.
Posso dizer que já tomei leite , hoje não tenho certeza de nada era feliz e sabia ,ótimo conteúdo Atila,💋💋💋💋💋pro jacarezinho 😎 e muita saúde.
Isso na teoria. Sabemos q os inspetores podem ser corruptos e fecharem os olhos pra mt coisa. Trabalhei 2 anos em uma farmácia de manipulação e nenhuma vez a anvisa foi lá. Foi em outras unidades, mas sempre avisava antes de ir, quando deveria ser uma surpresa.
Casos assim sempre irão acontecer e cabe a sociedade combater este tipo de coisa. Mas isso não tira o mérito e o benefício do sistema de vigilância que, de forma geral, funciona muito bem e é altamente eficiente
Muito conhecimento neste vídeo. Sempre interessante os conteúdos apresentados.
Parabéns a todos por compartilhar mais um ótimo vídeo!
Valeu Átila, muito obrigada por produzir este tipo de vídeo por aqui
Vídeo muito bom... só senti falta dos escândalos razoavelmente recentes de adulteração do leite e da carne... adicionando formol no leite, mudando validade da carne, etc...
Pense no total de leite processado e nas frações comprovadamente adulteradas. Isso te dá uma ideia da relevância das adulterações.
Sempre fazendo a gente pensar.