@@dl9874 Acho q além disso na escola tem várias pessoas na sala de aula o que facilita a distração e as conversas aleatórias de assuntos diferentes, e no UA-cam normalmente vemos vídeos que nos interessam, vídeos que nós pesquisamos e fomos atrás, já na escola não escolhemos os assuntos, então por mais que sejam importantes acabamos não focando tanto, pois não é algo do nosso gosto e interesse
@@neet-sama1154 A escolha do youtube é a escolha do que tem disponível. Entrar em contato com temas que não são nossa escolha imediata nos oportuniza abrir espaço para o aprendizado naquilo que as vezes não nos convém. A escola faz isso. Se apenas formos fazer aquilo que queremos, vamos nos esquivar de outras oportunidades de debate e aprendizado do novo e muitas vezes do indesejado :)
@@leonardoed4063 Talvez não tivesse pessoas idiotas que não sabem quem foi Paulo Freire, que ganhou diversos prêmios Dr. Honoris Causa por diversas universidades do mundo, e não sabe que o Brasil tem diversos métodos de ensino
Ainda me pergunto o porquê de canais como Nerdologia, Minutos Psíquicos, Ciência Todo Dia, entre outros canais fantásticos de ciência não serem os maiores canais do UA-cam brasileiro.
Canal da Peronni eu acho que é porquê as pessoas estão querendo um entretenimento mais simples de compreender e acabam se interessando mais em outros tipos de conteúdos não que sejam ruins mas eu acho que é só preferência deles
Mais não devemos esquece , no mudo real as coisa não 2+2=4! No mundo real as pessoas podem admira outra pessoa mais não compartilha seus ideais! Exemplo: um assassino pode ser fã de Gandhi e desprezar as idéias de Adolf Hitler, e outra pessoa pode adorar Adolf Hitler e ser pacifista!
Depois que eu vi esse vídeo eu fiquei pensando "Se nossa personalidade é determinada pelos genes, meio externo e núcleo familiar, e nossa personalidade é o que nos faz ter escolhas, nós realmente temos um total livre árbitro ?"
Nos temos sim o livre arbitrio, pois temos a habilidade de mudar certas acoes e pensamentos nossos para o que desejamos, diferente de um hamster por exemplo, que tem personalidade tbm mas não saem da programação inicial
@@lauramacedo8307 mas tipo a gente não escolhe o que a gente gosta, logo a gente não decide o que a gente quer, a gente faz o que gosta pq quis, mas não escolhemos gostar daquilo, então na realidade não somos "autores da nossa história "
Infelizmente youtubers em geral não se importam com isso e preferem cagar neles mesmos(literalmente) e passar isso adiante. Excelente Vídeo, como sempre.
Desculpinhas muito usadas "Aí quem tem que educar são os pais. Eu falo o que quiser e não tenho culpa se quem me assiste fizer também" ou a que eu mais odeio "influência não existe, cada um faz o que quer" Muita irresponsabilidade e inconsequência falta de noção de quanto mais pessoas tem contato contigo mais você influência o mundo.
Nunca tive amigos por mais de 8 meses na minha infância, sempre me mudei muito e tive uma personalidade mutante, mudou muito ao longo da minha vida e isso faz com que eu perca a minha identidade algumas vezes, no sentido de mudar a maneira de agir dependendo do ambiente que estou é muito complicado explicar, mas o ep de hoje me esclareceu muita coisa. Muito obrigado Átila, vou dar uma pesquisada em casos como o meu.
Sabe aquela lista que foi passada no 2:13? Foi citado somente uma das coisas, mas pode sim ser colocado o horoscopo se a pessoa ACREDITAR. Assim como na politica se você que A é melhor que B pq A preza a doutrina logo você vai ter um pensamento similar. Comida também a longa e inacabável discussão sem sentido do ‘‘por que você é vegetariano?’’ kkkkk Sei que a grande maioria acha signos/horoscopo idiota e desnecessário, PORÉM, existe muitas outras coisas ‘‘comuns’’ na vida que outra vão achar idiota e desnecessário se apegar ou acreditar. *EX:* Deus. Um Ateu não acredita que haja um Deus sobrenatural criador de todas as coisas, mas 98% (supomos) acredita. Vai de você: A) aceitar e respeita, vivendo sua vida normalmente mantendo suas ideais mesmo que diferente ou B) ser ignorante, abafar os ouvidos para não ouvir um argumento contrário. Eu particularmente opto pelo A, sempre. Mas não mando na consciência e caráter de ninguém. Logo, você não pode julga o que é babaca... muito da verdade universal baseado numa opinião particular dentre várias outras.
Esse canal é o melhor do UA-cam.Tanto saber, cultura e formação de opinião sendo divulgado, sem me custar um centavo.Um exemplo de serviço público, sem exagero algum.
eu assisto youtube desde os 9 anos sem parar, e percebo que foi a maior influencia de quem eu sou hoje, meus pais ficam sem entender pq sou totalmente diferente deles, e não era muito de ter amigos na infancia e adolescencia e hoje vejo, como cada fase do youtube me influenciou em cada época de quando eu era adolescente e influencia até hoje, porém hoje tenho muitos amigos que eu acabo sendo influenciado tbm, porém já não sou mais influenciado com tanta facilidade, já que tenho minhas próprias opiniões formadas
a sexualidade é quase puramente genetica. Só q geneticamente é meio dificil definir a sexualidade pq ela não é par ou impar. Tem um video do pirula sobre isso, é um dos video mais assistidos dele
sexualidade é algo mental, ou seja, ligações químicas nos neurônios podem distinguir a sexualidade da pessoa. Tipo, certa ligação X pode torna-la em hetero, e uma certa ligação Y pode torna-la em gay e assim por diante. Sexualidade pelo fator genético nem existe porque seria um erro evolutivo: num lado não haveria homossexuais pois estes não conseguiriam passar adiante o gene gay; por outro lado, não haveria heterossexuais nem homossexuais, apenas bissexuais. E de escolha também é outro erro, ninguém pode comandar a psicologia da mente com tanta facilidade (a menos que seja por um trauma muito grande ou por uma indução psicologia bizarra, o que eu considero raríssimo de acontecer)
3:15 eu mesmo tenho bipolaridade, que seria 40% depressão, 30% Hiperatividade e o restante é mistura dos dois. Mas com acompanhamento certo e uma medicação tranquila, ajuda muito. Mas o ambiente ajuda muito na melhoria dos processos e por fim na influência da personalidade.
Como é prazeroso assistir este canal. Parabéns. As crianças dessa geração tem a informação com um click, e, se juntarem a rapidez de informação com a vontade de aprofundar em determinados temas imagine os resultados futuros.
A ideia de que a participação na moldagem da nossa personalidade é de 50% genes e 50% ambiente é uma média - e dependendo da pessoa a variação é maior ou menor - ou não?
Creio que um comparativo mais extremo seria uma criança humana ser criada por vulcanos e uma criança vulcana ser criada por humanos. Será que o que pesaria seria genética ou criação entre esses 2 casos? Um humano conseguiria ser muito mais lógico e reprimiria suas emoções e um vulcano seria totalmente passional ou os dois estranhariam desde sua infância o ambiente que estão inseridos?
Sem duvidas o Átila é o melhor divulgador científico do Brasil. O canal nerdologia trás muita coisa interessante tanto para quem sempre gostou de ciência e tecnologia, quanto para quem tinha perdido o gosto pelos estudos, tanto parcial, quanto total e por meio desse tipo de estimulo( conteúdo bem apresentado), vai se animando para retomar a busca pelo conhecimento.
Atila, se dois gemeos identicos, alem de terem os mesmos genes tiverem o mesmo fenotipo, como se fossem mantidos em laboratorio, e tudo para os dois fosse exatamente igual, tanto a comida como os programas de tv que eles assistissem etc, tudo seria no mesmo milésimo de segundo tb, com isso eles seriam perfeitamente iguais ?
Acredito que eles nao fariam exatamente a mesma coisa, pois nós mesmos passando duas vezes pelo mesmo lugar não fazemos os mesmos movimentos, lendo duas vezes o mesmo livro não atraímos os mesmos pensamentos, etc Seria muito bom ele respondendo essa questão.
+Os Dois Pontos ngm consegue fazer a msm coisa 2 vezes pq a primeira vez q vc faz algo tem uma sensaçao e a segunda vc ja tem lembranças e experiencias dessa sensaçao e espectativas entao na segunda vez se torna diferente da primeira. N sei se consegui me expressar direito mas é basicamente isso
Creio que só o fato de eles terem nascido em momentos diferentes já determina a combinação inicial de sinapses cerebrais, o que colocaria sua teoria por terra.
Como o joão-de-barro sabe exatamente como construir a casinha? Ninguém ensina o processo a eles, mas todos fazem estruturas semelhantes na faze adulta. Seria puro instinto, ou eles também têm um gene de "construir casinhas"?
Ricardo Cesar Boa pergunta. Não só o João mas todo pássaro parece saber construir ninho. Seria massa ver de onde vem esses comportamentos instintivos . Tipo o instinto maternal. Como uma cachorra que não teve contato com nenhuma outra cachorra desde que foi desmamada sabe tão exatamente como cuidar de seus filhotes. Como limpar, como alimentar, que tem de protege los.
Também tem as tartarugas, que assim que nascem, já sabem que se ficarem apreciando a paisagem da praia vão virar estatística e por isso corem desesperadamente para a água
Então, acho que é um bom momento para agradecer aos conteúdos dos canais que só aumentam nosso conhecimento como esse Nerdologia, Cadê a Chave, Manual do Mundo.
Atila, a melhor parte do vídeo, com certeza é a que falas sobre as "coisas que são chatas, mas são importantes"!!!! deveria colocar essa parte do vídeo em loop por uns 10 minutos ;)
rdgloki geral descendo o pau nos doentes do UA-cam, mas um, não são todos, n generaliza, e dois, ngm faz um canal de cara pensando q vá influenciar, já pensei em fzr um canal uns 3 anos, sobre Minecraft óbvio, tava mais q influenciado e amava o jogo, agr, vc acha q eu pensaria q muita gente se basearia no modo como eu penso pra pensar? seria um pensamento muito pesado pra qm só qria rir e passar pros outros. quando eu falo de Minecraft n é o atual estado deprimente dessa área no UA-cam, falo dos bons tempos Hg, servers de guerrinha, histórias feitas dentro do jogo (cof cof cellbts cof cof)
Sou bióloga, doutora em biotecnologia e professora de genética em turmas de Psicologia, e vc está de parabéns! Adorei a temática, sua didática e ja digo que vou compartilhar muito esse e outros vídeos seus. Vc arrasou demais!!!!!
O Clark Kent tem a personalidade e os ideais baseados em genes e criação já o que o Owlman (crisis on two earths) tem é algo que surge esporadicamente.
vídeo excelente! Muito didático. Parabéns, Átila e Felipe, esse é o único canal do UA-cam que eu acompanho cotidianamente. Se outros UA-camrs tivessem essa mesma boa intenção de passar boas informações, teríamos uma sociedade inteligente.
Meu, você é demais, me faz ter vontade estudar cada vez mais para que um dia eu descubra esses pontos de interrogações. Um dia eu chego lá, muito obrigado pelos vídeos, de verdade.
Você utilizou muito o termo "inteligência", mas ele me parece demasiado subjetivo. Qual o conceito de inteligência? Pode ser bacana falar disso e de como se dá seu processo de criação/evolução.
Inteligência, em sua formação etimológica, tem o sentido de saber fazer escolhas. Ser inteligente é ser capaz de distinguir, raciocinar, assimilar idéias, obter conhecimento, etc. Velocidade de aprendizagem não diz nada sobre inteligência, mas talvez à capacidades adquiridas após um certo esforço para a obtenção dessa velocidade no aprendizado. Aprender é obter informações e saber fazer uso delas; não são todas as informações aprendidas que nos tornam inteligentes. A escolha de como obter informações, da melhor forma de as obter e/ou capacidade de fazer distinções entre o que se aprende, e pelo quê, diz mais sobre inteligência.
Silvano Santos Vc sabia que a lua influencia nas plantações .. na maré ... pq vc acho que a lua por exemplo não iria influenciar os seres humanos ... É uma coisa a se pensar ...
e ainda tem gente que acha que sabe de tudo...ou que o ínfimo valor considerado de conhecimento que tem comparado com o que há pra se saber e/ou com o "conhecimento supremo/definitivo" é suficiente para sair negando tudo e desconsiderando tudo. É aquela coisa hoje dizem que o café faz bem, semana que vem descobrem que o café faz mal e isto permeará até que saibamos o todo se é que isso é possível num sistema de vida humana mas até lá, reflita e não considere tudo, porém não descarte tudo.
Esse assunto é de extrema importância, quem produz conteúdo para crianças e até mesmo para adolescentes deveria se preocupar com oque está transmitindo, e não somente com likes e visualizações. Nerdologia de Parabéns como sempre!
Apenas uma pequena área da psicologia ou neuropsicologia foi abordada. Essas afirmações tão precisas e diretas de 50% isso, 40% determinam a personalidade, etc, são risórias pra muitas vertentes da psicologia. Saibam que essas informações do vídeo são muito longe de qualquer consenso na comunidade científica
Perfeito, Pedro! A psicologia foi muito pouco citada, a ciência que se debruça há séculos sobre o desenvolvimento da personalidade... acho perigoso abordagens que me soam deterministas, especialmente quando atribui comportamentos à genética... é tudo muito delicado e complexo, nunca um fim em si mesmo. A chance de incorrermos ao risco de reforçar estereótipos sociais é muito alta.
Por isso fiquei em dúvida, não acreditei muito, ele coloca a família diferente de ambiente externo, achei estranho, pq é claro que assim como os amigos o ambiente familiar também é ambiente externo.
Também concordo, é perigosíssimo explicações que procuram explicar o comportamento humano pela genética. Aliás, desconfio de toda explicação inatista e biologizante sobre os seres humanos. Isso legítima e naturaliza discriminações da pior espécie no passado, como a Frenologia que explicavava o caráter humano pelos traços físicos, e a Eugenia que defendia a existência de uma hierarquia de raças, e que negros e brancos tinham comportamentos e inclinações diferentes, e que brancos seriam biologicamente superiores aos negros. Ambas as duas pseudo-ciencias eram legítima das e apoiadas pela biologia. O resultado dessas duas baboseiras foram catastróficas na história.
Meu joinha pro comentario do Caio Vincenzo citado no vídeo as 9:41. Se todas as matérias da escola tivessem um ponto interessantíssimo destacado... seria muito mais fácil pra gente descobrir "o que queremos ser quando crescermos".
eu tenho minhas dúvidas sobre qual ser mais importante: Canais como Vsauce, veritasium, smarter everyday, Brain scoup, Nerdologia dentre outros, ou minha aula de português que me "ensina" gramática que não vou usar nem no Enem por que a prova é interpretação e produção de texto, também tem os livros que mesmo se for de fantasia me ensina mais a escrever do que a gramática cheia de nomes overcomplicated
Respondendo sua retórica: nesse momento, foque nas aulas de português. Seu comentário é a prova disso. Até os cientistas precisam aprender a escrever e ler para se expressarem melhor.
minha filha, você quer que eu escreva mais bonitinho? na internet? Então tá. Challenge accepted. Para começar, minhas reclamações são todas em volta do ensino de coisas extremamente inutilizáveis(inutilizáveis no sentido: eu já sei fazer isso por que complica minha vida arranjando esses nomes ultrajantes) como por exemplo meu arque inimigo a: Oração subordinada substantiva completiva nominal, e seus familiares. Agora, por que infernos você iria por isso numa sala de aula se o objetivo é fazer os alunos aprenderem e não dormirem. Minha compreensão de ler e escrever tomo dos livros que leio(o primeiro livro que li foi no começo do ano passado), embora gostaria de ter lido bem mais livros técnicos ainda me guardo em séries de fantasia como O Senhor Dos Anéis, Harry Potter e a saga inteira da Guerra Dos Tronos, agora, voltando ao problema do conteúdo do ensino médio, eu prefiro mil vezes mais( sim "prefiro" é uma palavra bem carregada de viés, mas além da minha opinião tenho certeza que é bem mais eficiente no seu trabalho, isso é o sistema que estou prestes a citar) o sistema de ensino de português do Kumon, onde se ensina pura e simples interpretação de texto, over and over and over, só tendo pequenas "dicas" de gramática nos estágios iniciais. Sim todos os profissionais tem que saber ler e escrever, coisa que com 14, eu já sei fazer em 2 línguas e em pouco uma terceira. RESPONDE ESSA, BABACA!!!, desculpe me e exaltei.
gramatica só tem duas utilidades -> pra passar de ano ou caso queira virar escritor. Fora isso, é uma matéria morta. Talvez, a única matéria de línguas que seja importante é o inglês, o resto é foda-se
Nerdologia incrível como sempre! Eu sempre quis saber como a nossa personalidade é criada, para quando eu tiver um filho(a), eu consiga transforma-lo em um Nerd como eu Hahaha Alguém pode me dizer qual a música que foi usada de fundo nesse vídeo?
7 років тому+1
KKKKKK Eu pensava a mesma coisa! Também quero saber a música
Pior que eu não sei se é sou eu, mas ao longo do tempo eu tive imitando personalidades de outras pessoas porque não gostava da minha, e agora tô perdido me sentindo mal porque não sei ser eu mesmo. Kkk
Como você é biólogo é perfeitamente aceitável ter a visão tão enraizada no papel da biologia na formação do indivíduo, que é o mesmo que Piaget fez. Entretanto gostaria de recomendar a leitura sobre os trabalhos de Vigotski nessa mesma área.
Melhor Conselho q eu vi nesse canal foi sobre a influência dos UA-camrs, parabéns Átila, eu tenho uma filha de dois anos e essa criançada de hj em dia já cresce olhando UA-cam huehuehue mt bom ver produtoras de conteúdo si preocupando com isso
Não, ela forma. Pois suas pais são formados pela sociedade, os antecedentes também e por aí vai. Logo, o "eu" mesmo que genético é derivado do antepassado em sociedade...
@@leleooxbox Mas a construção do "eu", o nosso "eu", não se da exclusivamente e só pelo convívio em sociedade. Determinismos biológicos existem, isso é inegável. A expereriência de cada pessoa é única e não cumulativa de uma geração a outra. Como vimos no vídeo, o ambiente externo influencia bem mais que a criação parental. Por mais que os nossos pais foram moldados por uma sociedade e nos criem dessa forma, nós seremos moldados por outra. Ainda há influência genética não só entre gerações próximas, mas sim de antepassados de milhões de anos, mas daí já estamos indo looonge kkk
Somos uma folha preenchida kkkkk. É exatamente isso, temos que ir longe pra entender, desde os primórdios o meio influência no "eu", logo geneticamente somos carregados do meio desde o primórdio, logo não tem como dissociar o que levou a formar o "eu", e, sim, entender que só somos um eu sociável devido a carga por trás. Não tem eu, em uma sociedade de escolhas pré estabelecidas e geneticamente carregada.
Meu amigo, vc ESTÁ me dando Norte e reflexão acerca de assuntos que ainda não havia me atentado. E gostaria também de dizer que o fato de ter acessado seu vídeo é porque na escola tem acontecido casos que estamos precisando entender. .. Muito obrigada, e que Deus te abençoe
Atila, seria o mesmo dizer que alguém que vive em ambiente violento quem vem de genes violento essa pessoa não se tornaria pacifista? Ou sem querer rotular, uma criança de família rica com contato de crianças parecidas não se tornaria uma pessoa revoltada por conta de genes e ambiente? Não seria como ignorar o livre arbítrio ou evolução do pensamento?
"Livre arbítrio" em um sentido absoluto não tem como existir, nós somos influenciados demais não só pelo ambiente, mas pelos genes também a um ponto de tudo o que você faz na sua vida ter uma certa influência externa a você mesmo. Isso não quer dizer que não haja exceções, uma criança que tem pais violentos e cresce num ambiente violento, ainda sim pode tomar uma resolução (seja por influência de algum colega, professor, TV ou internet) que não quer isso pra si mesma e moldar sua personalidade a ponto de conseguir controlar qualquer influência violenta na sua vida. Talvez ela não consiga totalmente, mas com certeza todos temos o potencial de sermos muito diferentes de nossos pais. Nesses estudos que o Átila citou sobre gêmeos, existem casos muito curiosos. Eu me lembro de um grupo de gêmeos idênticos que cresceu separado e depois de se encontrarem com ~40 anos para fazer esse estudo, descobriram que tinham um senso de humor quase igual, tinham manias (certas maneiras de escovar os dentes e outras coisas pequenas) idênticas e eram casados com mulheres MUITO parecidas e isso sem nunca terem se encontrado. Cada um mantém a sua individualidade, mas nenhuma individualidade é isolada de todos os outros fatores externos, como a criação, ou internos, como os genes.
até compreendo isso, mas estamos falando de gêmeos, será que encontramos irmãos de idades distinta colocando em situações diferentes? ou até mesma iguais para saber se o resultado é o mesmo, a personalidade de uma pessoa tem que ser mais que genes e ambiente, talvez alguma coisa falte nessa equação, já que nem todos que vêem o nerdologia são influenciados da mesma forma, apesar do conteúdo ser o mesmo é a absorção da ideia ser contrária. É como eu questionei, se existe uma evolução do pensamento o ambiente e o gene não podem ser só o fator que determina uma personalidade. vou procurar mais livros sobre isso.
Prezado Jordan, Essa visão de que nossa personalidade é resultado de genes e ambiente, é baseada no materialismo científico hard. Mas, para quem esteja moldando seu pensamento, saiba que há explicações concorrentes com relação à consciência e ao comportamento. Busquem a explicação do que causaria a consciência e o livre arbítrio, nos trabalhos do físico Roger Penrose, para o qual a consciência é produto de interações quânticas em estruturas celulares. Em 2016, uma de suas proposições foi verificada experimentalmente em laboratório. Além disso, recentemente, o físico Matthew Fisher iniciou trabalhos experimentais na computação quântica, buscando explicações não-evolucionistas do que causa nossa consciência e nosso comportamento, destoando da proposta exibida neste vídeo. Acho legal mostrar o outro lado da história, pegando o gatilho dado pelo último vídeo do Nerdologia, no qual discutimos o determinismo. Afinal, somos feitos de átomos e partículas governadas pelo princípio da incerteza e pelo entrelaçamento quântico (para citar apenas dois fenômenos quânticos).
E acrescento: sua proposição é muito boa. Se há tanta influência, nós deveríamos estar à deriva, no que diz respeito ao pensamento. Ao estudarmos história, como podemos conceber tamanhas mudanças em épocas, costumes, pensamentos, se consideramos apenas os genes?
gente calma ae, antes de ir tão afundo no sentido filosófico de debate de liberdade, vamos lembrar das mutações, das variáveis, do efeito borboleta mesmo que são gêmeos, não tem como ter tudo sempre o mesmo para ambos, isso cria grandes efeitos longo do tempo, mesmo com coisas estúpidas exemplo os gêmeos tem que troca de fralda, quem é primeiro ? segundo não vai se sentir excluído ? esse sentimento não cresce com ele sempre achando ser o segundo ? isso é só em troca a fralda
é incrível, o Átila consegue não só ensinar, mas ensinar de uma forma consciente e crítica e ainda manter contato com público por meio dos comentários e levando a fundo todos os comentários pertinentes, admirável, sou baba ovo mesmo hahaha
Boa noite. Em todo a minha vida na internete, nunca deixei um comentário em canto algum. Talvez por achar dispendioso, e desnecessário. Mas você senhor Átila Iamarino, você é o cara meu. Obrigado por ser O MELHOR(Interpreta-se livremente) produtor de conteúdo, e principalmente, uma peça extremamente vital para a formação do futuro. Obrigado por existir amigo.
Acho que seria bom sitar o caso de David Reimer que nasceu como homem, mas por conta de uma falha Cirúrgica que infelizmente acabou cortando seu membro sexual, e o psicologo da família sugeriu que David fosse criado como mulher. O experimento acabou funcionando por um tempo, mas logo seus hormônio masculinos começaram a aflorar e assim forçando seus pais a contar a verdade (que ele nasceu como homem mas ocorreu um acidente com seu membro). Ele por pouco tempo recomeçou a viver como homem, mas infelizmente por conta desse grande problema com sua personalidade na manhã de 5 de maio de 2004, Reimer foi a uma mercearia, e cometeu suicídio dando um tiro na própria cabeça. E desculpe se a historia for pesada para algumas pessoas. Abraços, sou fã desse canal e acho ele um ótimo influenciador para as pessoas.
esse é definitivamente o melhor canal do youtube na atualidade. Obrigado a toda equipe elo conhecimento que vcs passam a todos. É de conteúdo como esse que precisamos.
Esse canal é simplesmente incrível, uma semana sem nerdologia é uma semana vazia...Parabéns a todos os envolvidos esse é o tipo de cultura que deveria estar no topo do youtube ou do país!
Então um filho adotivo não teria quase nada de influência da criação dos pais adotivos? Ou os ambientes norteados por esses pais teriam então, agora de uma maneira indireta, influenciado essa pessoa a ter uma personalidade similar a deles (pais adotivos), já que os meios de convivência são, nesse caso, indicados por eles? E qual é o período crítico de influência na personalidade da vida de uma pessoa?
O período crítico, sem dúvidas, é a infância. A personalidade de um individuo é construída a partir do meio em que ele vive (da cultura), independente dele ser filho biológico ou adotivo. Dessa forma, acredito que os genes não tenham tanta influência como dito no vídeo (e afirmar que existe a proporção exata de 50% entre gene e ambiente me parece no minimo arriscado demais). Para aprofundamento, indico o livro Sexo e Temperamento, de Margareth Mead (para saber mais sobre a cultura e a produção da personalidade) e as teorias de Sigmund e Anna Freud, Winnicot, Vigotsky, Wallon e Piaget, sobre desenvolvimento infantil, que podem ser facilmente encontradas na internet.
Que são 50% de gene e 50% de ambiente é correto, o fenótipo é naturalmente expresso assim. Mas acredito que dúvida foi da formação da personalidade pela influência do ambiente familiar por parte de uma criança adotada, por que no vídeo é apresentado como se esta criança tivesse bem pouca influência familiar na formação de sua personalidade, porém eu mesmo conheço pessoas adotadas que se assemelham aos seus pais adotivos.
Vcs do Nerdologia são os principais divulgadores científicos do Brasil. Parabéns! Eu fico contando os dias para o próximo episódio.. Da quase uma abstinencia nos dias que não tem. =p
os fãs dos netolovers são majoriariamente crianças, já fui uma e sei que não se pode esperar senso critico delas. o jeito e esperar elas crescerem rapido e perceber como mongoloide era os videos do felipe neto
Olá Atila o/ Primeiramente quero lhe parabenizar pelos vídeos. Seu esforço e dedicação é inspirador! Sobre este vídeo em questão, não sei se o que entendi a respeito do que falou sobre a influência genética é realmente o que você quiz dizer. De fato não há como negar que os genes exercem influência sobre psicopatologias, dependência química, preferência alimentar, saúde psicológica (que ao meu ver poderia estar em uma esfera maior, juntamente com a parte de psicopatologia), e até mesmo habilidades e complicações congnitivas, mas dizer que genes teriam esse mesmo papel quanto a religiosidade e inclinação política me parece meio forçado, já que estas aparentam ser muito mais um produto do meio do que qualquer outra coisa. Como poderia então um pessoa que descende de uma longa linhagem de cristãos ser ateia? Entendo que estes tópicos não estão se referindo às religiões em si, mas sim a um conjunto de crenças; e não à inclinação política como mera questão partidária, mas sim como um conjunto de princípios. De qualquer forma, isso me faz pensar que se um indivíduo fosse criado privado de contato social, tais genes deveriam permanecer latentes, por conta da ausência do contato social, este que deveria servir como gatilho para sua ativação. Sei que ficou meio falha esta parte em que tento justificar, pois sei que não é tão simples assim. Acredito que o próprio comportamento religioso a que você deva estar se referindo é a crença em algo superior. Assim como na pré história, quando não se sabia explicar algo, justificavasse com a existencia de uma divindade, como o deus do fogo, por exemplo. Então, teoricamente, um único indivíduo poderia chegar a uma conclusão como essa. Mas a religiosidade em si me parece estar ligada muito mais a um exercício realizado em grupo do que algo individual, como a explicação genética dá a entender. Como disse, não sei se entendi direito, e também não sei se consegui me fazer entender em meu ponto de vista.
Eu creio que a genética pode determinar o nível de ceticismo de uma pessoa. E quando pensasse nisso, deve-se lembrar que até uma borboleta pode alterar o rumo da personalidade de alguém. Os mínimos detalhes alteram tudo. Não importa se uma pessoa tem o gene com menso ceticismo e convive com uma família religiosa, mesmo com pouco ceticismo algo nesta religião pode encher o saco dessa pessoa, ela pode ter uma experiência ruim com ela, ou se deparar com algo que o outro não se deparou. Não encare como se um evangélico tivesse mais chances de ter um filho evangélico, não é disso que se trata.
Podia ter falado que existem vários conceitos diferentes de personalidade... mas como vc mesmo disse, o objetivo é entreter, n ensinar. Então, partindo deste pressuposto, ficou legal o vídeo. Parabéns.
Ainda tem um ponto que pode ser relevante é como características puramente genéticas podem influenciar a experiência no ambiente, como por exemplo aspectos físicos como altura, tendência ou não para engordar etc.. Pode mudar como a pessoa e vista e tratada no ambiente que vive, e assim moldar completamente a experiência tornando completamente diferente de quem vive no mesmo ambiente. E a lógica se segue sobre o efeito que essas experiências geram em situações futuras, pessoas que acabem se tornando muito/pouco sociáveis (Por questões genéticas + ambiente) vão ter experiências diferentes em ambientes iguais. e assim sucessivamente.
Carl Sagan, Bill Gates, Sigmund Freud, Francis Crick e Richard Feynman, todos usaram drogas e são bem mais inteligente que você seu mente fechada e simplista.
Tem um canal muito legal chamado drugs lab, é um canal criado pelo governo holandês pra explicar e mostrar o efeito das drogas, o canal é em holandês mas tem legenda em inglês, é bem completo e didático
To achando que esse comentário não é chamando o pessoal do Nerdologia de drogados, mas sim recomendando um tema de vídeo... mesmo assim tem gente chamando de "mente fechada" e talz.
Faça um vídeo sobre metodologias de ensino e qual a melhor forma de educar as pessoas.... um dos melhores vídeos que vir no canal e realmente o Atila falou uma grande verdade tem muita gente no youtube que é formador de opinião e deve pensar muito bem o que fala pq msm o nerdologia falando sobre ciencia e usando fontes confiaveis não deve ser utilizada como fonte de informação por isso o canal cita livros e sites com conteudo das informações passadas e bem lembrado pelo Atila, o nerdologia é um canal de entretenimento
Atila você falou de genetica quantitativa e epigenética sem nem citar o que são, logo você um biólogo! E esqueceu que também existe interação entre genes e ambiente. Ou sejá genes diferentes podem ter efeito diferente em diferentes ambientes!!! Talves o super não fosse tão super assim se ele tivesse ido parar em outro sistema solar....
Exato!! Pensei q ele fosse citar algum artigo sobre epigenética ou interação gene x ambiente. E afirmar que existe essa divisão de 50% entre cada um é bem arriscado. Na verdade acho que é imensurável, mas sem dúvida a cultura exerce grande influencia na personalidade de um individuo.
o pai de escobar era agricultor e sua mãe professora, anbos honestos, mas as amizades que escobar tinha e o anbiente onde imperava a cultura da transgressão contribuirem muito mais para a formação de sua personalidade do que o exemplo dos pais. por isso que quem mora na favela nunca sai dela, hoje em dia não quer sair porque acredita que tudo ali faz parte de sua vida. piorou quando saiu aquele funk que encoraja mais ainda as pessoas permancer na favela e desenconrajar qualquer tipo de mudança na infraestrutura: - eu só quero é ser feliz cantar tranquilamente na favela que eu nasci e poder me orgulhar e ter a consciencia que o POBRE TEM SEU LUGAR
A questão das plantas preferirem certa frequência para crescerem, pode ser explicada com uma das leis Herméticas contidas no livro O Caibalion. Se ñ ne engano é a terceira. Vai poder clarear bem essa ideia do crescimento das plantas e, pra quem gosta de adquirir conhecimento e ainda não conhece esse livro, sugiro veementemente lê-lo.
Se a escola consegui-se ensinar como o Nerdologia ensina, o Brasil seria um país de gênios.
Ou talvez se os alunos prestasse atenção na aula e tivesse respeito com o professor com que tem como o UA-camr, aí sim a educação seria boa. :)
@@dl9874 Acho q além disso na escola tem várias pessoas na sala de aula o que facilita a distração e as conversas aleatórias de assuntos diferentes, e no UA-cam normalmente vemos vídeos que nos interessam, vídeos que nós pesquisamos e fomos atrás, já na escola não escolhemos os assuntos, então por mais que sejam importantes acabamos não focando tanto, pois não é algo do nosso gosto e interesse
@@neet-sama1154 A escolha do youtube é a escolha do que tem disponível. Entrar em contato com temas que não são nossa escolha imediata nos oportuniza abrir espaço para o aprendizado naquilo que as vezes não nos convém. A escola faz isso. Se apenas formos fazer aquilo que queremos, vamos nos esquivar de outras oportunidades de debate e aprendizado do novo e muitas vezes do indesejado :)
@@josmaelcorso tá ok
@@leonardoed4063 Talvez não tivesse pessoas idiotas que não sabem quem foi Paulo Freire, que ganhou diversos prêmios Dr. Honoris Causa por diversas universidades do mundo, e não sabe que o Brasil tem diversos métodos de ensino
Por que esse canal não tem 30 milhões de inscritos? Ele é sensacional!
Concordo!
Canal da Peronni boa pergunta.
modinhas
Ainda me pergunto o porquê de canais como Nerdologia, Minutos Psíquicos, Ciência Todo Dia, entre outros canais fantásticos de ciência não serem os maiores canais do UA-cam brasileiro.
Canal da Peronni eu acho que é porquê as pessoas estão querendo um entretenimento mais simples de compreender e acabam se interessando mais em outros tipos de conteúdos não que sejam ruins mas eu acho que é só preferência deles
Essa parte da influência do UA-cam me deu medo, Você Sabia?
kacbidsbciudsubi nice
Também vale para Televisão(1950 à 2005) antes do UA-cam (2005 à dias de hoje!)
Fiquem longe das drogas crianças, Dava Jonas adverte
Sim, mas não rende trocadilho! rs
Mais não devemos esquece , no mudo real as coisa não 2+2=4!
No mundo real as pessoas podem admira outra pessoa mais não compartilha seus ideais! Exemplo: um assassino pode ser fã de Gandhi e desprezar as idéias de Adolf Hitler, e outra pessoa pode adorar Adolf Hitler e ser pacifista!
Depois que eu vi esse vídeo eu fiquei pensando "Se nossa personalidade é determinada pelos genes, meio externo e núcleo familiar, e nossa personalidade é o que nos faz ter escolhas, nós realmente temos um total livre árbitro ?"
O.o
ele ja respondeu em parte isso no ep de livre arbítrio !
Nos temos sim o livre arbitrio, pois temos a habilidade de mudar certas acoes e pensamentos nossos para o que desejamos, diferente de um hamster por exemplo, que tem personalidade tbm mas não saem da programação inicial
@@lauramacedo8307 mas tipo a gente não escolhe o que a gente gosta, logo a gente não decide o que a gente quer, a gente faz o que gosta pq quis, mas não escolhemos gostar daquilo, então na realidade não somos "autores da nossa história "
@@Lion-bv8jb caralho belo raciocinio mano ganhou meu like
átila tenho um filho de 5 meses e esse tema do vídeo é perfeito pra sabermos o que realmente acontece, porque quero orienta-lo pelo melhor caminho...
Infelizmente youtubers em geral não se importam com isso e preferem cagar neles mesmos(literalmente) e passar isso adiante. Excelente Vídeo, como sempre.
Felipe neto, a hipocrisia viva que o diga, se torno o que disse que odiava.
E usam a desculpa do " ah, é só entretenimento não tem que ser levado a sério"
Desculpinhas muito usadas "Aí quem tem que educar são os pais. Eu falo o que quiser e não tenho culpa se quem me assiste fizer também" ou a que eu mais odeio "influência não existe, cada um faz o que quer"
Muita irresponsabilidade e inconsequência falta de noção de quanto mais pessoas tem contato contigo mais você influência o mundo.
Quero um NERDOLOGIA do Atila Biologo Pesquisador - e seus passos até aqui !
Apoiado
Quero muitoooo, fonte de inspiração *-*
50 tons de Atila??
Acho que um Nerdcast seria melhor, tipo o 460 com o André Souza.
Nunca tive amigos por mais de 8 meses na minha infância, sempre me mudei muito e tive uma personalidade mutante, mudou muito ao longo da minha vida e isso faz com que eu perca a minha identidade algumas vezes, no sentido de mudar a maneira de agir dependendo do ambiente que estou é muito complicado explicar, mas o ep de hoje me esclareceu muita coisa. Muito obrigado Átila, vou dar uma pesquisada em casos como o meu.
Conteúdo nenhum é chato, o que é chato de verdade é a metodologia das escolas brasileiras, muito arcaico!!!
Super apoio. Foi exatamente o q opinei. O problema nao e a materia e sim quem a ensina.
Verdade. E esse método de provas e notas ultrapassado
@@kerleybarrosdepaula3471 repetente detectada.
@@Thomreise sua bola de cristal deve estar quebrada. Nunca repeti. Inclusive sou farmacêutica e faço pós graduação. Me poupe vá estudar
@@kerleybarrosdepaula3471 grande coisa. Hoje em dia todo mundo tem pós.
Nome da música: Pixies - where is my mind!!
Os últimos minutos foram UM SENHOR TAPA NA CARA do UA-cam BR!
Excelente como sempre, Átila! ;D
O Átila é um gênio, colocou “Where is my mind” do Pixies como música de fundo, combinou demais com o tema!! hahahaha
Faltou falar q nossa personalidade nao é determinada pelo signo do horóscopo kkkk
verdade, eh cada babaca com esse papo de astrologia ! chega dar dó! 2k18 véi , se orienta
Verdade kkkkkk
Sabe aquela lista que foi passada no 2:13? Foi citado somente uma das coisas, mas pode sim ser colocado o horoscopo se a pessoa ACREDITAR. Assim como na politica se você que A é melhor que B pq A preza a doutrina logo você vai ter um pensamento similar. Comida também a longa e inacabável discussão sem sentido do ‘‘por que você é vegetariano?’’ kkkkk
Sei que a grande maioria acha signos/horoscopo idiota e desnecessário, PORÉM, existe muitas outras coisas ‘‘comuns’’ na vida que outra vão achar idiota e desnecessário se apegar ou acreditar. *EX:* Deus. Um Ateu não acredita que haja um Deus sobrenatural criador de todas as coisas, mas 98% (supomos) acredita. Vai de você: A) aceitar e respeita, vivendo sua vida normalmente mantendo suas ideais mesmo que diferente ou B) ser ignorante, abafar os ouvidos para não ouvir um argumento contrário.
Eu particularmente opto pelo A, sempre. Mas não mando na consciência e caráter de ninguém. Logo, você não pode julga o que é babaca... muito da verdade universal baseado numa opinião particular dentre várias outras.
@@enygoncalvez9152 sensata
@@Guilherme-ve1oe Não estude signos, eles não te definem, estude mapas astrais.
Esse canal é o melhor do UA-cam.Tanto saber, cultura e formação de opinião sendo divulgado, sem me custar um centavo.Um exemplo de serviço público, sem exagero algum.
eu assisto youtube desde os 9 anos sem parar, e percebo que foi a maior influencia de quem eu sou hoje, meus pais ficam sem entender pq sou totalmente diferente deles, e não era muito de ter amigos na infancia e adolescencia e hoje vejo, como cada fase do youtube me influenciou em cada época de quando eu era adolescente e influencia até hoje, porém hoje tenho muitos amigos que eu acabo sendo influenciado tbm, porém já não sou mais influenciado com tanta facilidade, já que tenho minhas próprias opiniões formadas
Vídeo maravilhoso!!! Pensando aqui como fui moldada mais na rua do que em casa, apesar de que muitos valores aprendi em casa.
E nossa sexualidade? Como se forma? Por favor, Nerdologia sobre o assunto.
Up!
a sexualidade é quase puramente genetica. Só q geneticamente é meio dificil definir a sexualidade pq ela não é par ou impar. Tem um video do pirula sobre isso, é um dos video mais assistidos dele
existe um video, se chama "cura gay" eu acho procura ai
+Malcolm X só te pergunto uma coisa, quantos trabalhos científicos você já analisou?
sexualidade é algo mental, ou seja, ligações químicas nos neurônios podem distinguir a sexualidade da pessoa. Tipo, certa ligação X pode torna-la em hetero, e uma certa ligação Y pode torna-la em gay e assim por diante. Sexualidade pelo fator genético nem existe porque seria um erro evolutivo: num lado não haveria homossexuais pois estes não conseguiriam passar adiante o gene gay; por outro lado, não haveria heterossexuais nem homossexuais, apenas bissexuais. E de escolha também é outro erro, ninguém pode comandar a psicologia da mente com tanta facilidade (a menos que seja por um trauma muito grande ou por uma indução psicologia bizarra, o que eu considero raríssimo de acontecer)
Vendo os videos da pagina do youtube que estão sempre em alta, essa juventude de hoje de referência ta mal hem!
3:15 eu mesmo tenho bipolaridade, que seria 40% depressão, 30% Hiperatividade e o restante é mistura dos dois. Mas com acompanhamento certo e uma medicação tranquila, ajuda muito. Mas o ambiente ajuda muito na melhoria dos processos e por fim na influência da personalidade.
Como é prazeroso assistir este canal. Parabéns.
As crianças dessa geração tem a informação com um click, e, se juntarem a rapidez de informação com a vontade de aprofundar em determinados temas imagine os resultados futuros.
A ideia de que a participação na moldagem da nossa personalidade é de 50% genes e 50% ambiente é uma média - e dependendo da pessoa a variação é maior ou menor - ou não?
Julio Cesar esse vídeo do metodologia foi idiotizante, não precisava disso
Sim é uma média
Como toda média, estabelece uma parâmetro, e sempre terão aqueles que sairão desse padrão, mas no geral é isso mesmo.
é uma coisa totalmente obscura, de uma area super nebulosa da ciencai e as conclusoes de um unico estudo foram apresentadas como verdade cientifica
O Atila tinha que ser preso
Nerdologia vocês podiam falar sobre um jogo épico que revolucionou o mundo "O Xadrez" !!!!!! pfv
O xadrez não revolucionou o mundo. Só é um jogo.
Up
Boa
@@Thomreise parabéns! Nunca vi comentário tão inteligente e necessário.
Creio que um comparativo mais extremo seria uma criança humana ser criada por vulcanos e uma criança vulcana ser criada por humanos. Será que o que pesaria seria genética ou criação entre esses 2 casos? Um humano conseguiria ser muito mais lógico e reprimiria suas emoções e um vulcano seria totalmente passional ou os dois estranhariam desde sua infância o ambiente que estão inseridos?
Sem duvidas o Átila é o melhor divulgador científico do Brasil. O canal nerdologia trás muita coisa interessante tanto para quem sempre gostou de ciência e tecnologia, quanto para quem tinha perdido o gosto pelos estudos, tanto parcial, quanto total e por meio desse tipo de estimulo( conteúdo bem apresentado), vai se animando para retomar a busca pelo conhecimento.
06:30 Nerdologia muito bom, amo esse programa! Todos os UA-camrs podiam ver essa parte
Atila, se dois gemeos identicos, alem de terem os mesmos genes tiverem o mesmo fenotipo, como se fossem mantidos em laboratorio, e tudo para os dois fosse exatamente igual, tanto a comida como os programas de tv que eles assistissem etc, tudo seria no mesmo milésimo de segundo tb, com isso eles seriam perfeitamente iguais ?
Lucas Santin otima pergunta!!! Fiquei intrigada
Acredito que eles nao fariam exatamente a mesma coisa, pois nós mesmos passando duas vezes pelo mesmo lugar não fazemos os mesmos movimentos, lendo duas vezes o mesmo livro não atraímos os mesmos pensamentos, etc
Seria muito bom ele respondendo essa questão.
Ótima questão! #RespondeAtila
+Os Dois Pontos ngm consegue fazer a msm coisa 2 vezes pq a primeira vez q vc faz algo tem uma sensaçao e a segunda vc ja tem lembranças e experiencias dessa sensaçao e espectativas entao na segunda vez se torna diferente da primeira. N sei se consegui me expressar direito mas é basicamente isso
Creio que só o fato de eles terem nascido em momentos diferentes já determina a combinação inicial de sinapses cerebrais, o que colocaria sua teoria por terra.
Como o joão-de-barro sabe exatamente como construir a casinha? Ninguém ensina o processo a eles, mas todos fazem estruturas semelhantes na faze adulta. Seria puro instinto, ou eles também têm um gene de "construir casinhas"?
Ricardo Cesar Boa pergunta.
Não só o João mas todo pássaro parece saber construir ninho.
Seria massa ver de onde vem esses comportamentos instintivos .
Tipo o instinto maternal. Como uma cachorra que não teve contato com nenhuma outra cachorra desde que foi desmamada sabe tão exatamente como cuidar de seus filhotes. Como limpar, como alimentar, que tem de protege los.
Aramati Paz interessante fiquei curiosa também!
Nesse caso seria os genes e o ambiente onde eles vivem.
Também tem as tartarugas, que assim que nascem, já sabem que se ficarem apreciando a paisagem da praia vão virar estatística e por isso corem desesperadamente para a água
Canídeos, felinos e roedores já nascem sabendo nadar, mesmo nunca tendo contato com água. Muito curioso isso.
Atila o Carl Sagan do Brasil. Parabéns, um dos melhores divulgadores científicos.
Então, acho que é um bom momento para agradecer aos conteúdos dos canais que só aumentam nosso conhecimento como esse Nerdologia, Cadê a Chave, Manual do Mundo.
Atila, a melhor parte do vídeo, com certeza é a que falas sobre as "coisas que são chatas, mas são importantes"!!!! deveria colocar essa parte do vídeo em loop por uns 10 minutos ;)
Acho que deveria estender no minimo 20 m. este tema ! muito importante para entender o que define a percepção de existir!
Ter o conhecimento de certos assuntos como esse deveria ser regra, so pra poder entender o eu!
Música Do início Pixies - Where is my mind
Sotnas Roinuj música da série Mr Robot =)
Esse vídeo merece tanto like!
Concordo com o que foi dito no final do episódio. Aristóteles disse que " A educação tem raízes amargas, mas os seus frutos são doces. "
a melhor parte dos videos do Nerdologia são as fontes. Não é fácil encontrar vídeos com as fontes!
Pai, você comeu minhas batatinhas, eu chorei... Elas eram minhas...
;_;
Só os fortes entendem kkk
coitada da Marceline
Eufórico Muito bom kkk (faço aquela voz de cuspe do finn)
"Que pai é esse que come as batatas da filha?"
Atila, vc é incrível! parabéns pelo seu trabalho de divulgação cientifica!!
UA-camr e responsabilidade... Doce utopia.
rdgloki geral descendo o pau nos doentes do UA-cam, mas um, não são todos, n generaliza, e dois, ngm faz um canal de cara pensando q vá influenciar, já pensei em fzr um canal uns 3 anos, sobre Minecraft óbvio, tava mais q influenciado e amava o jogo, agr, vc acha q eu pensaria q muita gente se basearia no modo como eu penso pra pensar? seria um pensamento muito pesado pra qm só qria rir e passar pros outros.
quando eu falo de Minecraft n é o atual estado deprimente dessa área no UA-cam, falo dos bons tempos Hg, servers de guerrinha, histórias feitas dentro do jogo (cof cof cellbts cof cof)
Recentemente tive uma prova sobre epigenética, interação gene x ambiente etc, e se tivesse visto esse vídeo antes, teria me dado mal...
Sou bióloga, doutora em biotecnologia e professora de genética em turmas de Psicologia, e vc está de parabéns! Adorei a temática, sua didática e ja digo que vou compartilhar muito esse e outros vídeos seus. Vc arrasou demais!!!!!
cada vez que eu assisto nerdologia, tenho mais certeza que esse é o melhor canal do youtube!!
Melhor musica de fundo , mais 1 like para esse video , One of my favorite musics.
O Clark Kent tem a personalidade e os ideais baseados em genes e criação já o que o Owlman (crisis on two earths) tem é algo que surge esporadicamente.
amei as referencias dos desenhos!
vídeo excelente! Muito didático. Parabéns, Átila e Felipe, esse é o único canal do UA-cam que eu acompanho cotidianamente. Se outros UA-camrs tivessem essa mesma boa intenção de passar boas informações, teríamos uma sociedade inteligente.
Meu, você é demais, me faz ter vontade estudar cada vez mais para que um dia eu descubra esses pontos de interrogações. Um dia eu chego lá, muito obrigado pelos vídeos, de verdade.
Você utilizou muito o termo "inteligência", mas ele me parece demasiado subjetivo. Qual o conceito de inteligência?
Pode ser bacana falar disso e de como se dá seu processo de criação/evolução.
Inteligência, em sua formação etimológica, tem o sentido de saber fazer escolhas. Ser inteligente é ser capaz de distinguir, raciocinar, assimilar idéias, obter conhecimento, etc. Velocidade de aprendizagem não diz nada sobre inteligência, mas talvez à capacidades adquiridas após um certo esforço para a obtenção dessa velocidade no aprendizado.
Aprender é obter informações e saber fazer uso delas; não são todas as informações aprendidas que nos tornam inteligentes. A escolha de como obter informações, da melhor forma de as obter e/ou capacidade de fazer distinções entre o que se aprende, e pelo quê, diz mais sobre inteligência.
@@omongeexpressionista5586 disse tudo.
Show, excelente como sempre!
E tem gente que ainda acredita em signos kkkk
eu fico pensando quando vejo alguem comentando sobre o signo dela. o que diabos a posição das estrelas tem haver com a tua vida demonio.
Silvano Santos Vc sabia que a lua influencia nas plantações .. na maré ... pq vc acho que a lua por exemplo não iria influenciar os seres humanos ... É uma coisa a se pensar ...
eu to falando de horoscopo nao sobre fisica, qualquer um sabe sobre isso.
Alice Ribeiro Se isso fizesse algum sentido, os Psicólogos seriam formados em Física.
e ainda tem gente que acha que sabe de tudo...ou que o ínfimo valor considerado de conhecimento que tem comparado com o que há pra se saber e/ou com o "conhecimento supremo/definitivo" é suficiente para sair negando tudo e desconsiderando tudo. É aquela coisa hoje dizem que o café faz bem, semana que vem descobrem que o café faz mal e isto permeará até que saibamos o todo se é que isso é possível num sistema de vida humana mas até lá, reflita e não considere tudo, porém não descarte tudo.
Esse assunto é de extrema importância, quem produz conteúdo para crianças e até mesmo para adolescentes deveria se preocupar com oque está transmitindo, e não somente com likes e visualizações. Nerdologia de Parabéns como sempre!
Esse Nerdologia foi tão bom que merecia um prêmio.
Música do Clube da Luta❤
Where Is My Mind?
Where is My Mind Lyrics - The Pixies
Apenas uma pequena área da psicologia ou neuropsicologia foi abordada. Essas afirmações tão precisas e diretas de 50% isso, 40% determinam a personalidade, etc, são risórias pra muitas vertentes da psicologia. Saibam que essas informações do vídeo são muito longe de qualquer consenso na comunidade científica
A precisão de números mesmo que não seja o tals é apenas metodológico para o entendimento. É muito mais fácil para aprendizagem.
Perfeito, Pedro! A psicologia foi muito pouco citada, a ciência que se debruça há séculos sobre o desenvolvimento da personalidade... acho perigoso abordagens que me soam deterministas, especialmente quando atribui comportamentos à genética... é tudo muito delicado e complexo, nunca um fim em si mesmo. A chance de incorrermos ao risco de reforçar estereótipos sociais é muito alta.
Por isso fiquei em dúvida, não acreditei muito, ele coloca a família diferente de ambiente externo, achei estranho, pq é claro que assim como os amigos o ambiente familiar também é ambiente externo.
Concordo, acho que mensurar esse tipo de tema de maneira quantitativa é um equívoco.
Também concordo, é perigosíssimo explicações que procuram explicar o comportamento humano pela genética. Aliás, desconfio de toda explicação inatista e biologizante sobre os seres humanos. Isso legítima e naturaliza discriminações da pior espécie no passado, como a Frenologia que explicavava o caráter humano pelos traços físicos, e a Eugenia que defendia a existência de uma hierarquia de raças, e que negros e brancos tinham comportamentos e inclinações diferentes, e que brancos seriam biologicamente superiores aos negros. Ambas as duas pseudo-ciencias eram legítima das e apoiadas pela biologia. O resultado dessas duas baboseiras foram catastróficas na história.
Ok, e essa camiseta do rick? onde eu compro?
Meu joinha pro comentario do Caio Vincenzo citado no vídeo as 9:41. Se todas as matérias da escola tivessem um ponto interessantíssimo destacado... seria muito mais fácil pra gente descobrir "o que queremos ser quando crescermos".
Minha professora de Psicologia aplicada a Nutrição indicou esse vídeo para responder umas perguntas, simplesmente adorei
eu tenho minhas dúvidas sobre qual ser mais importante: Canais como Vsauce, veritasium, smarter everyday, Brain scoup, Nerdologia dentre outros, ou minha aula de português que me "ensina" gramática que não vou usar nem no Enem por que a prova é interpretação e produção de texto, também tem os livros que mesmo se for de fantasia me ensina mais a escrever do que a gramática cheia de nomes overcomplicated
Respondendo sua retórica: nesse momento, foque nas aulas de português. Seu comentário é a prova disso. Até os cientistas precisam aprender a escrever e ler para se expressarem melhor.
minha filha, você quer que eu escreva mais bonitinho? na internet? Então tá. Challenge accepted. Para começar, minhas reclamações são todas em volta do ensino de coisas extremamente inutilizáveis(inutilizáveis no sentido: eu já sei fazer isso por que complica minha vida arranjando esses nomes ultrajantes) como por exemplo meu arque inimigo a: Oração subordinada substantiva completiva nominal, e seus familiares. Agora, por que infernos você iria por isso numa sala de aula se o objetivo é fazer os alunos aprenderem e não dormirem. Minha compreensão de ler e escrever tomo dos livros que leio(o primeiro livro que li foi no começo do ano passado), embora gostaria de ter lido bem mais livros técnicos ainda me guardo em séries de fantasia como O Senhor Dos Anéis, Harry Potter e a saga inteira da Guerra Dos Tronos, agora, voltando ao problema do conteúdo do ensino médio, eu prefiro mil vezes mais( sim "prefiro" é uma palavra bem carregada de viés, mas além da minha opinião tenho certeza que é bem mais eficiente no seu trabalho, isso é o sistema que estou prestes a citar) o sistema de ensino de português do Kumon, onde se ensina pura e simples interpretação de texto, over and over and over, só tendo pequenas "dicas" de gramática nos estágios iniciais. Sim todos os profissionais tem que saber ler e escrever, coisa que com 14, eu já sei fazer em 2 línguas e em pouco uma terceira. RESPONDE ESSA, BABACA!!!, desculpe me e exaltei.
gramatica só tem duas utilidades -> pra passar de ano ou caso queira virar escritor. Fora isso, é uma matéria morta. Talvez, a única matéria de línguas que seja importante é o inglês, o resto é foda-se
IAN matos proBRema de gramática nois sab tudo. nada a ver
Nerdologia incrível como sempre! Eu sempre quis saber como a nossa personalidade é criada, para quando eu tiver um filho(a), eu consiga transforma-lo em um Nerd como eu Hahaha Alguém pode me dizer qual a música que foi usada de fundo nesse vídeo?
KKKKKK Eu pensava a mesma coisa! Também quero saber a música
SQTOficial The Pixies - Where is my mind. Toca no final do filme Clube da Luta.
Leia o livro Sexo e Temperamento, de Margareth Mead! Faltou uma abordagem antropológica nesse vídeo, seria bastante esclarecedor.
Pior que eu não sei se é sou eu, mas ao longo do tempo eu tive imitando personalidades de outras pessoas porque não gostava da minha, e agora tô perdido me sentindo mal porque não sei ser eu mesmo. Kkk
Como você é biólogo é perfeitamente aceitável ter a visão tão enraizada no papel da biologia na formação do indivíduo, que é o mesmo que Piaget fez. Entretanto gostaria de recomendar a leitura sobre os trabalhos de Vigotski nessa mesma área.
Se nerdologia fosse uma matéria na escola, seria a minha favorita
Curioso com o motivo da música de fundo...
Fight Club (Clube da Luta), Música de Créditos (Filme sobre dupla personalidade).
Faz todo sentido musical!
O nome da música é Where is My Mind dos The Pixies.
cara não consegui prestar atenção em nada do vídeo quando ouvi que era pixies foda exelente trilha depois assisto de novo
Nerdologia :Como as gigantes de tecnologia estão influenciando na politica.
Nerdologia: Como as formulas matemática moldam a nossa vida cotidiana.
muito bom velho!!!!
vlw da like para ele ver
acho que a internet
Sim
referese a mineraçao de dados big data...google facebook que acabam vendendo nossos dados para serem usados como quiser
Melhor Conselho q eu vi nesse canal foi sobre a influência dos UA-camrs, parabéns Átila, eu tenho uma filha de dois anos e essa criançada de hj em dia já cresce olhando UA-cam huehuehue mt bom ver produtoras de conteúdo si preocupando com isso
MDS! Como amo a qualidade do Nerdologia.
tava tocando "pixies - where is my min"d" ao fundo?
Matheus Henrique Trichez siiim!! 😍😍
"Precisam ter muito cuidado com oque falam" diga isso pro resendeevil
Muito interessante
Derruba muitas teorias.
Ninguém é "folha em branco"
A sociedade não faz uma pessoa. Ela contribui.
Exato
Não, ela forma. Pois suas pais são formados pela sociedade, os antecedentes também e por aí vai. Logo, o "eu" mesmo que genético é derivado do antepassado em sociedade...
@@leleooxbox Mas a construção do "eu", o nosso "eu", não se da exclusivamente e só pelo convívio em sociedade. Determinismos biológicos existem, isso é inegável. A expereriência de cada pessoa é única e não cumulativa de uma geração a outra. Como vimos no vídeo, o ambiente externo influencia bem mais que a criação parental. Por mais que os nossos pais foram moldados por uma sociedade e nos criem dessa forma, nós seremos moldados por outra. Ainda há influência genética não só entre gerações próximas, mas sim de antepassados de milhões de anos, mas daí já estamos indo looonge kkk
Somos uma folha preenchida kkkkk. É exatamente isso, temos que ir longe pra entender, desde os primórdios o meio influência no "eu", logo geneticamente somos carregados do meio desde o primórdio, logo não tem como dissociar o que levou a formar o "eu", e, sim, entender que só somos um eu sociável devido a carga por trás. Não tem eu, em uma sociedade de escolhas pré estabelecidas e geneticamente carregada.
Sim, Tom, assim pensam os conservadores e certos biologos conservadores que procuram legitimar o inatismo através da genética.
Meu amigo, vc ESTÁ me dando Norte e reflexão acerca de assuntos que ainda não havia me atentado. E gostaria também de dizer que o fato de ter acessado seu vídeo é porque na escola tem acontecido casos que estamos precisando entender. ..
Muito obrigada, e que Deus te abençoe
Orgulho de ver canais como esse e mais ainda, brasileiro!!!!!!!!!!!!!!
Atila, seria o mesmo dizer que alguém que vive em ambiente violento quem vem de genes violento essa pessoa não se tornaria pacifista? Ou sem querer rotular, uma criança de família rica com contato de crianças parecidas não se tornaria uma pessoa revoltada por conta de genes e ambiente? Não seria como ignorar o livre arbítrio ou evolução do pensamento?
"Livre arbítrio" em um sentido absoluto não tem como existir, nós somos influenciados demais não só pelo ambiente, mas pelos genes também a um ponto de tudo o que você faz na sua vida ter uma certa influência externa a você mesmo. Isso não quer dizer que não haja exceções, uma criança que tem pais violentos e cresce num ambiente violento, ainda sim pode tomar uma resolução (seja por influência de algum colega, professor, TV ou internet) que não quer isso pra si mesma e moldar sua personalidade a ponto de conseguir controlar qualquer influência violenta na sua vida. Talvez ela não consiga totalmente, mas com certeza todos temos o potencial de sermos muito diferentes de nossos pais.
Nesses estudos que o Átila citou sobre gêmeos, existem casos muito curiosos. Eu me lembro de um grupo de gêmeos idênticos que cresceu separado e depois de se encontrarem com ~40 anos para fazer esse estudo, descobriram que tinham um senso de humor quase igual, tinham manias (certas maneiras de escovar os dentes e outras coisas pequenas) idênticas e eram casados com mulheres MUITO parecidas e isso sem nunca terem se encontrado. Cada um mantém a sua individualidade, mas nenhuma individualidade é isolada de todos os outros fatores externos, como a criação, ou internos, como os genes.
até compreendo isso, mas estamos falando de gêmeos, será que encontramos irmãos de idades distinta colocando em situações diferentes? ou até mesma iguais para saber se o resultado é o mesmo, a personalidade de uma pessoa tem que ser mais que genes e ambiente, talvez alguma coisa falte nessa equação, já que nem todos que vêem o nerdologia são influenciados da mesma forma, apesar do conteúdo ser o mesmo é a absorção da ideia ser contrária. É como eu questionei, se existe uma evolução do pensamento o ambiente e o gene não podem ser só o fator que determina uma personalidade. vou procurar mais livros sobre isso.
Prezado Jordan, Essa visão de que nossa personalidade é resultado de genes e ambiente, é baseada no materialismo científico hard. Mas, para quem esteja moldando seu pensamento, saiba que há explicações concorrentes com relação à consciência e ao comportamento. Busquem a explicação do que causaria a consciência e o livre arbítrio, nos trabalhos do físico Roger Penrose, para o qual a consciência é produto de interações quânticas em estruturas celulares. Em 2016, uma de suas proposições foi verificada experimentalmente em laboratório. Além disso, recentemente, o físico Matthew Fisher iniciou trabalhos experimentais na computação quântica, buscando explicações não-evolucionistas do que causa nossa consciência e nosso comportamento, destoando da proposta exibida neste vídeo. Acho legal mostrar o outro lado da história, pegando o gatilho dado pelo último vídeo do Nerdologia, no qual discutimos o determinismo. Afinal, somos feitos de átomos e partículas governadas pelo princípio da incerteza e pelo entrelaçamento quântico (para citar apenas dois fenômenos quânticos).
E acrescento: sua proposição é muito boa. Se há tanta influência, nós deveríamos estar à deriva, no que diz respeito ao pensamento. Ao estudarmos história, como podemos conceber tamanhas mudanças em épocas, costumes, pensamentos, se consideramos apenas os genes?
gente calma ae, antes de ir tão afundo no sentido filosófico de debate de liberdade, vamos lembrar das mutações, das variáveis, do efeito borboleta
mesmo que são gêmeos, não tem como ter tudo sempre o mesmo para ambos, isso cria grandes efeitos longo do tempo, mesmo com coisas estúpidas
exemplo
os gêmeos tem que troca de fralda, quem é primeiro ?
segundo não vai se sentir excluído ? esse sentimento não cresce com ele sempre achando ser o segundo ?
isso é só em troca a fralda
Então não faz sentido o Goku bater a cabeça e virar bonzinho?
Ai vai depender de como era o caráter do Bardock e sua espoa, assim como os genes de Jor-El e Lara influenciam no Clark
enquanto youtubers "lixo" tem milhões e milhões de inscritos, canais bons, como o nerdologia, tem pouco
Withcrono mestre das paçoca mas eles já tem quase 2 milhoes
bom, eles provavelmente ganharam mais uns 20 inscritos, ja que a minha turma vai dar uma procurada pelo nerdologia
:p
Verdade, o Rezende mostra coisas absurdas para crianças.
é incrível, o Átila consegue não só ensinar, mas ensinar de uma forma consciente e crítica e ainda manter contato com público por meio dos comentários e levando a fundo todos os comentários pertinentes, admirável, sou baba ovo mesmo hahaha
Boa noite.
Em todo a minha vida na internete, nunca deixei um comentário em canto algum. Talvez por achar dispendioso, e desnecessário. Mas você senhor Átila Iamarino, você é o cara meu. Obrigado por ser O MELHOR(Interpreta-se livremente) produtor de conteúdo, e principalmente, uma peça extremamente vital para a formação do futuro.
Obrigado por existir amigo.
isso tudo que falaste tem 20% de precisão?
20% accurate as usual, morty !
Acho que seria bom sitar o caso de David Reimer que nasceu como homem, mas por conta de uma falha Cirúrgica que infelizmente acabou cortando seu membro sexual, e o psicologo da família sugeriu que David fosse criado como mulher. O experimento acabou funcionando por um tempo, mas logo seus hormônio masculinos começaram a aflorar e assim forçando seus pais a contar a verdade (que ele nasceu como homem mas ocorreu um acidente com seu membro). Ele por pouco tempo recomeçou a viver como homem, mas infelizmente por conta desse grande problema com sua personalidade na manhã de 5 de maio de 2004, Reimer foi a uma mercearia, e cometeu suicídio dando um tiro na própria cabeça. E desculpe se a historia for pesada para algumas pessoas. Abraços, sou fã desse canal e acho ele um ótimo influenciador para as pessoas.
SE PUDEREM LEIA O COMENTÁRIO POR INTEIRO, OBRIGADO.
ele já contou essa história ou outra muito parecida em outro episódio, até pensei que ia relembrar nesse video
''O PREDESTINADO'' MANDOU UM ABRAÇO
ja vi esse filme, é muito bom
eu entendi a referencia
1:16 por isso não podemos deixar nossos filhos assistirem felipe neto
esse é definitivamente o melhor canal do youtube na atualidade. Obrigado a toda equipe elo conhecimento que vcs passam a todos. É de conteúdo como esse que precisamos.
Esse canal é simplesmente incrível, uma semana sem nerdologia é uma semana vazia...Parabéns a todos os envolvidos esse é o tipo de cultura que deveria estar no topo do youtube ou do país!
Então um filho adotivo não teria quase nada de influência da criação dos pais adotivos? Ou os ambientes norteados por esses pais teriam então, agora de uma maneira indireta, influenciado essa pessoa a ter uma personalidade similar a deles (pais adotivos), já que os meios de convivência são, nesse caso, indicados por eles? E qual é o período crítico de influência na personalidade da vida de uma pessoa?
ótima pergunta
O período crítico, sem dúvidas, é a infância. A personalidade de um individuo é construída a partir do meio em que ele vive (da cultura), independente dele ser filho biológico ou adotivo. Dessa forma, acredito que os genes não tenham tanta influência como dito no vídeo (e afirmar que existe a proporção exata de 50% entre gene e ambiente me parece no minimo arriscado demais). Para aprofundamento, indico o livro Sexo e Temperamento, de Margareth Mead (para saber mais sobre a cultura e a produção da personalidade) e as teorias de Sigmund e Anna Freud, Winnicot, Vigotsky, Wallon e Piaget, sobre desenvolvimento infantil, que podem ser facilmente encontradas na internet.
Que são 50% de gene e 50% de ambiente é correto, o fenótipo é naturalmente expresso assim. Mas acredito que dúvida foi da formação da personalidade pela influência do ambiente familiar por parte de uma criança adotada, por que no vídeo é apresentado como se esta criança tivesse bem pouca influência familiar na formação de sua personalidade, porém eu mesmo conheço pessoas adotadas que se assemelham aos seus pais adotivos.
dani110695 Considera se a parte que fala sobre os pais fornecerem ambientes?
Vc da mt informação mt rápido e em pouco tempo.Tente abordar os assuntos dos vídeos com mais calma e com detalhes.
Esse vídeo foi péssimo.....
Pfv façam um nerdologia sobre lei de murphy
pra?
Up
nossa já completou um segundo desse comentario
Up
Vcs do Nerdologia são os principais divulgadores científicos do Brasil. Parabéns! Eu fico contando os dias para o próximo episódio.. Da quase uma abstinencia nos dias que não tem. =p
Esse vídeo merece o botão de palmas
por isso essa geração ta ferrada, só tem youtuber teen virando foca em banheira de chocolate
nutela****
Tube Stark
Não vale esquecer da faca quente
Pensei o mesmo,estamos fudidos,acabou por aqui!! kkkkkkk
poiser kkk vou fugir desse pais, vou pro acre
os fãs dos netolovers são majoriariamente crianças, já fui uma e sei que não se pode esperar senso critico delas. o jeito e esperar elas crescerem rapido e perceber como mongoloide era os videos do felipe neto
então se vc assistir o Felipe Neto, vc vira um hipócrita???
Matheus Alvarenga nao necessariamente, PORÉM, se for um daqueles que concordam com td o que ele fala, possivelmente se tornará parecido.
Matheus Alvarenga e se você assistir o Lucas Neto você vira um mongolóide
Leonardo Brandão Ou vc ganha uma banheira de Nutella :v
Matheus Alvarenga exatamente
hipocrita eu nao sei, mas chato pra caralho vc fica com certeza
Olá Atila o/
Primeiramente quero lhe parabenizar pelos vídeos. Seu esforço e dedicação é inspirador! Sobre este vídeo em questão, não sei se o que entendi a respeito do que falou sobre a influência genética é realmente o que você quiz dizer. De fato não há como negar que os genes exercem influência sobre psicopatologias, dependência química, preferência alimentar, saúde psicológica (que ao meu ver poderia estar em uma esfera maior, juntamente com a parte de psicopatologia), e até mesmo habilidades e complicações congnitivas, mas dizer que genes teriam esse mesmo papel quanto a religiosidade e inclinação política me parece meio forçado, já que estas aparentam ser muito mais um produto do meio do que qualquer outra coisa. Como poderia então um pessoa que descende de uma longa linhagem de cristãos ser ateia? Entendo que estes tópicos não estão se referindo às religiões em si, mas sim a um conjunto de crenças; e não à inclinação política como mera questão partidária, mas sim como um conjunto de princípios. De qualquer forma, isso me faz pensar que se um indivíduo fosse criado privado de contato social, tais genes deveriam permanecer latentes, por conta da ausência do contato social, este que deveria servir como gatilho para sua ativação.
Sei que ficou meio falha esta parte em que tento justificar, pois sei que não é tão simples assim. Acredito que o próprio comportamento religioso a que você deva estar se referindo é a crença em algo superior. Assim como na pré história, quando não se sabia explicar algo, justificavasse com a existencia de uma divindade, como o deus do fogo, por exemplo. Então, teoricamente, um único indivíduo poderia chegar a uma conclusão como essa. Mas a religiosidade em si me parece estar ligada muito mais a um exercício realizado em grupo do que algo individual, como a explicação genética dá a entender.
Como disse, não sei se entendi direito, e também não sei se consegui me fazer entender em meu ponto de vista.
Eu creio que a genética pode determinar o nível de ceticismo de uma pessoa. E quando pensasse nisso, deve-se lembrar que até uma borboleta pode alterar o rumo da personalidade de alguém.
Os mínimos detalhes alteram tudo. Não importa se uma pessoa tem o gene com menso ceticismo e convive com uma família religiosa, mesmo com pouco ceticismo algo nesta religião pode encher o saco dessa pessoa, ela pode ter uma experiência ruim com ela, ou se deparar com algo que o outro não se deparou.
Não encare como se um evangélico tivesse mais chances de ter um filho evangélico, não é disso que se trata.
Podia ter falado que existem vários conceitos diferentes de personalidade... mas como vc mesmo disse, o objetivo é entreter, n ensinar. Então, partindo deste pressuposto, ficou legal o vídeo. Parabéns.
Ainda tem um ponto que pode ser relevante é como características puramente genéticas podem influenciar a experiência no ambiente, como por exemplo aspectos físicos como altura, tendência ou não para engordar etc.. Pode mudar como a pessoa e vista e tratada no ambiente que vive, e assim moldar completamente a experiência tornando completamente diferente de quem vive no mesmo ambiente. E a lógica se segue sobre o efeito que essas experiências geram em situações futuras, pessoas que acabem se tornando muito/pouco sociáveis (Por questões genéticas + ambiente) vão ter experiências diferentes em ambientes iguais. e assim sucessivamente.
Manda esse vídeo para o Felipe neto!!!
:|
boa ideia cara
@@marianalucas8689 por que?
@@manuela8790 viu o vídeo?
@@lunar549 sim ue
Nerdologia:drogas
• Gabriel . não necessariamente
Are Drugs Good for You 8 bit philosophy, é um vídeo interessante sobre o tema (só que é em inglês).
Carl Sagan, Bill Gates, Sigmund Freud, Francis Crick e Richard Feynman, todos usaram drogas e são bem mais inteligente que você seu mente fechada e simplista.
Tem um canal muito legal chamado drugs lab, é um canal criado pelo governo holandês pra explicar e mostrar o efeito das drogas, o canal é em holandês mas tem legenda em inglês, é bem completo e didático
To achando que esse comentário não é chamando o pessoal do Nerdologia de drogados, mas sim recomendando um tema de vídeo... mesmo assim tem gente chamando de "mente fechada" e talz.
Alguém me diz o nome da musica de fundo?
Pixies - Where Is My Mind
Obrigado cara! :D
parece uma música do my chemical romance também, mas eu não lembro o nome
jow lia é do The Pixies auhaha
Rogério Cardoso Where Is My Mind - The Pixies
Faça um vídeo sobre metodologias de ensino e qual a melhor forma de educar as pessoas....
um dos melhores vídeos que vir no canal e realmente o Atila falou uma grande verdade tem muita gente no youtube que é formador de opinião e deve pensar muito bem o que fala pq msm o nerdologia falando sobre ciencia e usando fontes confiaveis não deve ser utilizada como fonte de informação por isso o canal cita livros e sites com conteudo das informações passadas e bem lembrado pelo Atila, o nerdologia é um canal de entretenimento
Nunca fiz nenhum comentário em nenhum vídeo do youtube! Mas queria dizer pra vocês que esse canal é maravilhoso e tem se superado a cada dia!
Só não deixem q seus filhos vejam os vídeos dos irmãos neto e seus filhos terão um ótimo futuro!
Nerdologia raio da morte
da up ai
nunca vi ele falando de nk tesla
up
up
Já tem : Como fazer um sabre de luz, Nerdologia 29
Atila você falou de genetica quantitativa e epigenética sem nem citar o que são, logo você um biólogo! E esqueceu que também existe interação entre genes e ambiente. Ou sejá genes diferentes podem ter efeito diferente em diferentes ambientes!!! Talves o super não fosse tão super assim se ele tivesse ido parar em outro sistema solar....
Exato!! Pensei q ele fosse citar algum artigo sobre epigenética ou interação gene x ambiente. E afirmar que existe essa divisão de 50% entre cada um é bem arriscado. Na verdade acho que é imensurável, mas sem dúvida a cultura exerce grande influencia na personalidade de um individuo.
o pai de escobar era agricultor e sua mãe professora, anbos honestos, mas as amizades que escobar tinha e o anbiente onde imperava a cultura da transgressão contribuirem muito mais para a formação de sua personalidade do que o exemplo dos pais. por isso que quem mora na favela nunca sai dela, hoje em dia não quer sair porque acredita que tudo ali faz parte de sua vida. piorou quando saiu aquele funk que encoraja mais ainda as pessoas permancer na favela e desenconrajar qualquer tipo de mudança na infraestrutura:
- eu só quero é ser feliz cantar tranquilamente na favela que eu nasci e poder me orgulhar e ter a consciencia que o POBRE TEM SEU LUGAR
A questão das plantas preferirem certa frequência para crescerem, pode ser explicada com uma das leis Herméticas contidas no livro O Caibalion. Se ñ ne engano é a terceira. Vai poder clarear bem essa ideia do crescimento das plantas e, pra quem gosta de adquirir conhecimento e ainda não conhece esse livro, sugiro veementemente lê-lo.