Olá, vcs acreditam que tudo já está escrito? Pq em minha mente é assim, se vc acredita q Deus é um ser bom o futuro ñ pode estar escrito, pois isso tira nossa "liberdade de escolha", tornando assim Deus um ser "mal" pois ele ja escolheu oq cada ser vai fazer. Pedro é uma pessoa má (mas apenas pq Deus escolheu q ele fosse mal) então ele vai passar a eternidade sendo punido no inferno, não pq ele realmente foi mal mas sim pq Deus o fez ser mal... Então na minha opinião nos fazemos as escolhas (claro com uma pequena intervenção de Deus para nos guiar e etc...) mas se vc fizer merda aqui vc vai pagar depois por sua culpa e não por culpa de Deus. Gostaria de ouvir a opinião vcs
@@erickfelps5086 eu penso igual a você, só a ao contrário. C deus criou tudo ele obviamente sabe o futuro de todo mundo, então obviamente antes de criar tudo ele já sabia o q ia acontecer pq ele criou tudo então ele sabia q a pessoa X ia pro inferno sofrer. Uma observação, claro q ele sabia q o lúcifer ia fazer uma rebelião no céu, tudo tá programado, n sei c o lúcifer teve esses pensamentos tbm e claro q ele sabe q no Apocalipse ele vai c aprisionado... Pra mim tudo já está escrito pra acontecer. Quem sabe o futuro sabe q já está tudo predestinado a acontece, c ele vai tomar aquela decisão ou não, o céu n tem limite, mais já tem uma contagem exata de pessoas q vão pra lá antes do apocalipse, mesmo q Deus queira mudar a vida de alguém neste momento ele já sabia q ele iria fazer essa mudança lá atrás quando ele criou tudo, ou antes de criar tudo ele já fez essa mudança.... bom... tenho muitas coisa a pensar só q eu n vou escrever tudo c n vai ficar um textão.. Então esse e o meu pensamento.
@@euler1633 uma curiosidade que dizem que motorista que levava Francisco Ferdinando havia errado a rua oq levou ele se encontrarem com os assassinos... Não sei se isso uma verdade mas se foi, cara mas motivo que efeito borboleta é fudido tipo aquela história do O do bigodinho (h1tle3) ter sido reprovado em artes, oq desencadeou uma série de enventos futuros (tbm não sei veracidade dessa história)
@@euler1633 se essas "duas histórias" que levou um caus forem reais, então tipo imagina se cara não errava rua o Francisco Ferdinando? não se encontrava com assassinos o futuro seria muito muito diferente... Consequentemente uma cadeia de eventos seriam evitadas no momento ali, o mundo seria muito diferente Ou se H1TLE3 fosse aprovado em artes, ele poderia ainda sim ser ruim mas não do jeito que conhecemos Buga qualquer um ksksksksk
Quem deixou de ver um jogo de futebol, ou outra competição qualquer, e depois ficou se perguntando se tivesse assistido o resultado seria outro? Isso sempre acontece comigo...
Sim. É válido essa teoria pq a física quântica tem uns experimentos em relação a isso com átomos (procura aqui no UA-cam), que quando estamos observando um átomo ele muda. Alguma coisa assim. O resultado é outro. E logo, tudo no universo é constituído de átomos.
A referência ao jogo Life is Strange paradoxalmente ilustra ambas as ideias: a HISTÓRIA do jogo é um exemplo da teoria do caos, do efeito borboleta, das mudanças imprevisíveis que podem ocorrer quando se altera o passado. Já o JOGO EM SI é determinístico: não importa as suas escolhas, a história do jogo seguirá um roteiro definido pelos desenvolvedores e culminará no mesmo final (até a última escolha), com no máximo algumas pequenas variações.
Sugestão de leitura (e referência de futuro episódio) para o surgimento da consciência: "E o cérebro criou o homem" - Damásio, neurologista e neurocientista português. Uma visão mais biológica sobre como surgiu a consciência. Outra referência legal seria a "Mente bicameral", Julian Hayes, (sim, pano de fundo de Westworld) visão oposta, mais culturalista. A segunda já foi "superada" por outras teorias mais consistentes, mas ainda sim vale a pena leitura e observar como o assunto é mt interessante e debatido. Mais um ótimo episódio!
Amo o nerdologia. Impressionante como algumas ideias de física quântica parecem com questionamentos filosóficos. Inclusive, ter um nerdologia temático de filosofia seria iradissimo!
o senhor K previu, ou melhor, deu a ideia kkk num nerdcast de 2008 (acho que é um de viagens) onde ele fala: - Como ninguém nunca pensou em jogar um avião nessas torres?"
Se não me engano, vi uma matéria sobre um universitário em 2012 que fez uma tese ou algo do tipo que passou a lógica para Einstein sobre o "Deus não joga dados''.
Provavelmente a mídia escolheu pelo sensacionalismo. O princípio da incerteza continua como o mais aceito pela maioria dos pesquisadores que trabalham com a física quântica.
@@PABLOGELO Concordo. Afinal, não faltam adeptos do design inteligente e da necessidade de colocar tudo na caixinha para mostrar que alguém está no controle. O imponderável pode ser visto em todos os ramos da ciencia. Na biologia, mais precisamente na evolução, a mutação se dá e não se sabe como, e essa mutação exerce um papel fundamental na própria evolução . Muitos acham que porque explicamos ou simplesmente identificamos alguns processos que ocorrem na natureza, podemos preve-la ou controlá-la. Einstein deve ter se arrependido disso com certeza.
muit agente morre tentando e lutando e se dedicando e nao consegue, outras nao fazem esforço e conseguem, logo estava determinada a ser um derrotado e o outro um sucesso .
Olá, Atila! A inteligência de Laplace é algo imaginado e que excede a nossa inteligência, o que faz com que às nossas limitações de observação, compreensão, etc. não se aplique a ela. Entretanto, para validar às incertezas do mundo quântico (no vídeo) são aplicadas às nossas limitações à inteligência de Laplace, que em tese não desfruta das nossas limitações? Se o mundo quântico for regido por leis que possam ser determinadas, mas se a inteligência humana não for capaz de alcançar essa compreensão, ele será determinista ou caótico? Se houvesse um tipo de matéria que pudesse se deslocar mais rápido que a luz, nós, os observadores limitados por essa velocidade, conseguiríamos vê-la ou ela seria uma matéria escura às nossas observações? Parabéns a você e a equipe que faz o Nerdologia, que tem uma ótima qualidade. Continuem sempre determinados em trazer mais temas e nós estaremos esperando sem saber qual será o próximo assunto. Que a força esteja com você. :)
Concordo, Bruno. A fisica não ter chegado a uma solução de observação deterministica de particulas sub-atomicas não prova o fato de que essa particulas não possuem comportamento deterministico, no maximo isso prova nossa incapacidade de observação. É simples, para entender nossa incapacidade de abstração, basta pensar no antes do antes. É inconcebível para nós humanos o fator primordial. Se a resposta imediata é Deus ou Deuses, pense, mas antes disso?
Esse foi o pensamento de Eistein, ele morreu tentando provar isso.. E não conseguiu, Cada dia que se passa os cientistas notam cada vez mais que o mundo quantico não pode ser determinado.
_Sempre acreditei que existe um destino para cada um de nós. Acredito que ao nascermos trazemos um destino traçado, uma linha que nos indica o caminho que devemos seguir_
Atila, faz um vídeo falando sobre a importância do pensamento e método cientifico, comparando como seria o mundo sem esse tipo de pensamento e ideia. Percebo que as pessoas sabem cada vez menos da tecnologia das quais dependemos muito. É ótimo para incentivar a nova geração a se interessar pelo estudo cientifico e suas aplicações. Parabéns pelos videos, seu canal é ótimo. Desde já agradeço, abraço!
Melhor canal do Brasil! Incentiva a leitura e a pesquisa muito bom! Faz um Nerdologia sobrenatural de fantasmas origem e estudos a respeito como se a ciência consegue explicar os fenômenos.
Cara, como esse me xará tem uma narrativa absurda! PQP! Atila tá mandando muito bem no canal, e seus conhecimentos variados, claro que ele tem ajuda para formular cada episódio. Mas meus parabéns pelo canal e pela iniciativa, faltava um canal nesse estilo no Brasil! Muito obrigado!
O princípio da incerteza faz com que o futuro não seja previsível, não afasta a hipótese de ele já está predeterminado. Pela relatividade, para algum referencial no espaço tudo que viveremos nos próximos tempos já aconteceu, assim, tal como não podemos voltar para modificar o passado, também não poderíamos modificar o futuro (que é passado para algum referencial no espaço-tempo).
Na mecânica quântica existe o experimento da fenda dupla, é sem dúvida um dos experimentos mais interessantes. É nesse experimento que você começa a descobrir o quanto é louco o mundo quântico. Só o ato de medir muda completamente o resultado.
Agora entendo como Pablo Vittar conseguiu fazer sucesso com aquela voz de Mickey Mouse, é porque isso não é determinístico! Houve um acontecimento probabilístico trágico no passado que permitiu esse acontecimento. Pois no lugar dele, poderia também ser uma outra pessoa que soubesse cantar de verdade. No experimento da caixa, poderíamos imaginar a caixa tendo o Pablo Vittar ou o Pablo do Arrocha, só saberíamos qual é no momento de abrir a caixa e observar qual se manifestaria! kkkkkkkkkkkkkkkk
Lembro um episódio de Futurama: Veio um cara do futuro para se candidatar à presidente e evitar uma revolução dos robôs, o qual o Bender seria o líder. Bom, ele acabou ganhando a eleição, evitando a revolução, mas como no futuro a rebelião não aconteceu, ele não precisou voltar ao passado e se candidatar, e como não participou da eleição, a revolução tava certa pra acontecer. (No episódio, esse candidato em específico, nasceu no dia de eleição) Não lembro o nome do episódio, mas pelo contexto é bem interessante
Isso é só um paradoxo básico de viagem no tempo. É o que acontece quando se usa essa teoria furada de "mexa no passado e altere o futuro" (De Volta Para o Futuro e 90% das obras que tocam no assunto) e não se usa a teoria do tempo cíclico (Interestelar, Quantum Break) ou a das ramificações na linha do tempo (Vingadores Ultimato).
cara curto muito seus videos, são bem explicados até eu que não tenho conhecimento sobre física e química consigo entender facilmente as teorias, oque seria muito diferente se fosse aprender na internet etc
É interessante tentar juntar as duas teorias. Os eventos no universo acontece de forma probabilística, mas a partir de um dado momento que um evento ocorra ele pode desencadear outros e eventos determinados a ele! 🤔
Acho interessante falar do determinismo nas supostas "escolhas" que as pessoas tomam, afinal se não escolhemos o ambiente em que nascemos nem a nossa herança genética, como podemos dizer que escolhemos qualquer coisa em nossas vidas, uma vez que só podemos explicar nossa constituição a partir da interação organismo e ambiente?
Agora entendo como Pablo Vittar conseguiu fazer sucesso com aquela voz de Mickey Mouse, é porque isso não é determinístico! Houve um acontecimento probabilístico trágico no passado que permitiu esse acontecimento. Pois no lugar dele, poderia também ser uma outra pessoa que soubesse cantar de verdade. No experimento da caixa, poderíamos imaginar a caixa tendo o Pablo Vittar ou o Pablo do Arrocha, só saberíamos qual é no momento de abrir a caixa e observar qual se manifestaria! kkkkkkkkkkkkkkkk
Te falar que senti o mesmo kkkkkkkkkkk Mas eu gostei porque eu gosto demais da ideia do determinismo, e não gostei porque o determinismo não tem um fundamento exato e não é funcional.
@@pedrinhotharxs6413 Em Dark a realidade é totalmente determinística, ou seja, tudo que vai acontecer no futuro pode ser previsto, não existe livre arbítrio em dark. E já é conhecido que a nossa realidade não pode ser determinística, devido a, realidade probabiliorística da mecânica quântica, sendo assim não teria como por exemplo a Claudia ou o Adam saber o futuro, porque ele não está determinado.
@@gabrielbiel1729 Talvez o comportamento probabilístico dos atomos se dá por causa da limitação humana, talvez não tenhamos conhecimento suficiente pra entender e prever tais comportamentos
Atila eu sou um grande fan do canal, através dele descobri que sou apaixonado por astronomia e física quântica, uma vez ouvi você comentar la no nerdologia 7# que a energia que o músculo usa vem do sangue e não da gordura vizinha, faço musculação a algum tempo e já ouvi todo tipo de comentário sobre queima de gordura, gostaria muito que vcs fizessem um nerdologia explicando como funciona a musculação, desde já muito obrigado, ah sim! o canal é fantástico continuem sempre assim!
Tudo é fruto causa, o efeito não muda a causa. E toda causa vem de uma causa, tornando essa um efeito. Logo, não se tem escolha própria e sim uma escolha vinda de uma causa anterior, que veio de uma anterior, após a primeira causa todas as outras estavam definidas, sem que possamos escolher.
5:52 a função de onda colapsa quando o aparato de detecção do estado do átomo interage ("observa") ele, e não quando uma pessoa abre a caixa pra ver o que ocorreu. Acho que essa idéia equivocada aparece em algum outro vídeo também. Sugiro ouvir um consultor de física pra confirmar a minha observação e evitar repetir esta informação imprecisa. Parabéns pelo ótimo canal e temas. Abs.
Oi Atila! Você poderia fazer um nerdologia explicando as partículas PYM. Na pseudociência dos quadrinhos, o ganho de massa dos super heróis pode ser explicado por elas? E o quão próximo da realidade elas estão?
De fato, após a Física Quântica, não é possível mais determinar o q irá ocorrer, mas isso só diz respeito à nossa capacidade de previsão. O q irá acontecer irá acontecer. Como diria o mestre Oogway "não existem acidentes" ou como o agente Smith explica: "isso é inevitável".
Já que a partícula só se manifesta quando estamos observando, isso nao seria a prova de que estamos vivendo em um universo simulado? como você já disse em episódios anteriores que para simular um universo vc só teria q simular o que olhamos
Talvez seja meio determinismo e meio livre arbítrio, ou seja, vc tem vários caminhos já determinados que te levam a situações diferentes, mas vc decide qual caminho percorrer.
Destino é um padrão que tomou forma nas infinitas possibilidades, meu caro. E desde os eventos em dezembro de 2012, o destino saiu dos trilhos. Vivemos uma equação do caos, por isso cada vez mais o mundo tá louco.
Átila, você poderia fazer um vídeo sobre mundos possíveis? É um assunto da metafísica contemporânea que envolve modalidades. Geralmente surge quando falamos de necessidade e possibilidades, e está de certa forma relacionado com o debate sobre determinismo e indeterminismo! Uma sugestão sobre o debate sobre o debate do determinismo e a necessidade lógica, recomendo o famoso "Argumento do Mestre", do Diodoro Cronus! Muito bom o vídeo, parabéns, continue assim! É muito legal quando traz problemas que se encontram dentro da Filosofia com uma perspectiva cientifica.
O princípio da incerteza, sendo ou não válido, não dita que o universo funciona de forma randômica, mas sim que o futuro não é deduzível. Os efeitos quânticos observados nos experimentos não são restritos ao mundo da física quântica, as partículas estudadas; quarks, fótons e elétrons, em nada diferem das partículas que compõem a matéria à nossa volta e por isso as propriedades emergentes não se modificam. O universo é regido por "fatores"(prefiro não usar a palavra lei), cada propriedade observada na natureza, independente da escala, é resultante desses "fatores". Em escalas diferentes, padrões diferentes aparecem e se unem para compor novas propriedades. Tendemos a chamar Leis, as propriedades da natureza que são observadas com certa periodicidade, mas estas não são as leis fundamentais da natureza, pois apenas descrevem padrões emergentes, que se formam a partir de uma infinidade de interações e outras propriedades mais fundamentais33. Independente de qual o tamanho da porção do universo observada, todo comportamento sera determinado pela sua suscetibilidade aos mesmos fatores fundamentais. Sejamos ou não capazes de compreendê-la como um todo, com cada um dos seus níveis de complexidade, a Realidade é uma.
Agora entendo como Pablo Vittar conseguiu fazer sucesso com aquela voz de Mickey Mouse, é porque isso não é determinístico! Houve um acontecimento probabilístico trágico no passado que permitiu esse acontecimento. Pois no lugar dele, poderia também ser uma outra pessoa que soubesse cantar de verdade. No experimento da caixa, poderíamos imaginar a caixa tendo o Pablo Vittar ou o Pablo do Arrocha, só saberíamos qual é no momento de abrir a caixa e observar qual se manifestaria! kkkkkkkkkkkkkkkk
Voce poderia falar sobre Skinner, onde nos comportamos de acordo com nossa história de vida e nosso ambiente que seleciona os comportamentos que terão maior probabilidade de ser repetido em ocasiões parecidas caso acompanhado de reforço !
Eu já tive essa ideia de uma teoria de poder calcular o futuro usando os átomos, prótons, etc, e estou muito feliz que alguém já pensou nela . Eu não estava doido
Einstein não disse o que Deus deve fazer, ele só disse o que ele fez, faz e irá fazer. Exemplificando: é como se o Einstein fosse um narrador de jogo de futebol e o jogo em si fosse Deus.
Voltamos ao ponto de referencia, onde no tempo estamos? Se olharmos para o passado ele já esta determinado e o futuro ainda não. Assim, o momento agora pode ser o ponto de referencia para alguém do futuro que sabe o que vai acontecer até seu presente momento (dele).
quando vc para pra ler sobre estes processadores, vc entende e nao entende ao mesmo tempo, q eles calculam todos os cálculos possíveis de uma vez, eh uma loucura kkk, ja li sobre a muito tempo e desisti, Atila explicando seria bom, muitoo bomm
@@hadryanlopo8956 Aqueles que pregam a "Lei da Atração" usam toda uma falácia de que há respaldo científico, falam em física quântica, etc. Sendo que na verdade não há nada de científico nisso.
E ai pessoal, tudo bem? Não sei se foi proposital mas existe uma diferença entre nas questões sobre a posição e velocidade do elétron. O método utilizado para saber a posição influencia na velocidade e para saber a velocidade influencia na posição, mas isso não significa que o elétron não possua velocidade e posição até ser observado. O que não significa que nunca poderemos medir tais circunstâncias, mas as vezes existe algum método para ser descoberto. Assim como inúmeras outras hipóteses improváveis até encontrarmos o método para cálculo. Em relação a Laplace, ele não sabia nem de cargas elétricas pois o modelo atômico válido até seu falecimento ainda era o de Dalton. Efeito borboleta, imagino eu, que entra muito levemente nessa questão, pois ele trata sobre pequenas variações nas condições iniciais e não sobre as mesmas e exatas condições iniciais. Mal comparando seria como: Você pudesse voltar no tempo mas não saberá que voltou ou das consequências de suas decisões. Resetando sua mente e o universo no exato estado que estava naquele momento. Você vai ficar preso num loop infinito pois tomará as mesmas decisões no mesmo universo até voltar no tempo novamente. O exemplo das músicas eu acredito estar mais sobre influenciar resultados baseado na opção de outras pessoas do que uma música ser realmente melhor ou mais agradável. (Exemplo: divulgar parcial de uma votação alteraria o resultado "inicial" da própria votação com uma pitada de efeito borboleta). Sobre o Gato de Schrödinger, se existisse um método de acompanhar os batimentos cardíacos do gato, você não precisaria abrir a caixa para saber se ele está vivo ou morto, só precisamos de um método não intrusivo para medições, pode ser que ele não exista(o acreditado até agora) ou ainda não foi descoberto. Agradeço a atenção e parabéns pelo canal e pelas ótimas explicações! Sucesso! O próximo vídeo eu vou assitir ou não, dependendo do decaimento da internet.
O principio da incerteza não tem haver com a interferências dos aparelhos utilizados nos experimentos, mas com a própria natureza das partículas que não permite os dois tipos de medição ao mesmo tempo.. Sobre o Gato de Schrödinger, colocando um aparelho pra medir os batimentos cardíacos do gato, vc ja estaria colapsando a função de onda, pois ja está observando se ele esta vivo ou morto do mesmo jeito!!
Muito obrigado pela resposta! Realmente depois do seu esclarecimento fiz uma pesquisa mais elaborada e entendi que essa é uma premissa da própria natureza da partícula.
então essa função de onda é igual couro de lobisomem não pode ser visto mas existe... q uma partícula fique em dois estados simultaneamente, só acredito se pudermos enganar a partícula e conseguimos observar de maneira indireta e vermos um gato zumbi dentro da caixa fora isso, acho Schorinder inventou tudo pra afastar a mente das pessoas do determinismo.
A partir do momento que você sabe se o gato está vivo ou morto (seja este qualquer meio, por batimentos cardíacos ou até se o gato miar), o princípio da incerteza simplesmente deixa de atuar sobre o experimento, pois você terá uma certeza. Logo o gato vai estar ou vivo, ou morto.
Ótimo tema, quando a liberdade em sua complexidade é uma utopia. Cada um tem um conceito de ser livre, cada um busca a utopia da liberdade e a paz, quando o q é apenas alcançado é seu estado de comodidade de alguma forma. Pra alguns liberdade é ser livre de todas as coisas sem consequências, para outros as consequências não nos dá o direito de sermos livres. Ou seja, logo o determinismo ou predestinação, tem sido mais real do q a liberdade tanto sonhada.
Teoria: essa aleatoriedade é uma sobreposição matemática da nossa mente. Nossa espécie usa a matemática como a linguagem universal, mas ela não é tão exata quanto nós pensamos que ela é. Se outra espécie, nos moldes da "inteligência de Laplace", usar uma linguagem natural descritiva mais precisa, ela pode perfeitamente prever tudo no universo, sem casas decimais ou efeito borboleta, tudo seria previsto e corroboraria com Einstein na frase "Deus não joga dados"
Se o Laplace tivesse os mesmos recursos do cara que tentou prever o tempo em larga escala e se deparou com a dificuldade por causa dos milésimos dos milésimo teria mudado de opinião e seria um adepto ou até o primeiro a pensar no caos como regra.
Átila, acredito que esse conceito de que o universo quântico é feito de probabilidades e não de determinações é um grande engano dos conceitos da física quântica em si. A questão de fato é que o universo quântico é tão pequeno e tão complicado (nas milhões de casas decimais?) que se torna quase impossível medir coisas como a posição e a velocidade ao mesmo tempo, e por ser um sistema tão complexo, pequeno e com milhões de casas decimais, a nossa própria observação (que envolve sempre algum tipo de interferência, seja com elétrons ou fótons do aparelho usado para observar ou do mundo externo em contato) pode interferir no sistema e mudar o resultado, tornando assim talvez realmente impossível de se tirar um resultado observável sem interferir no sistema. É daí que vem todas as incertezas, afinal, se sabe que toda "probabilidade" e "estatística" não passa de uma aproximação de um resultado provável em um sistema em que não se tem capacidade de se observar o resultado determinado. Acima de tudo isso, é um absurdo completo para a natureza do universo e a própria realidade em si existir algo é um efeito sem causa, uma probabilidade pura, uma incerteza. Infelizmente não posso dar fontes e não sou da área, porém, tudo que estou dizendo aqui foi o que pessoas que eu conheço e estudam ou estudaram física quântica em suas formações me explicaram. Até mesmo usaram palavras como "hoax" "mito" ou "mal entendido" sobre a questão da observação, incerteza, gato de schrodinger, probabilidade e assim por diante. Espero que dê alguma atenção para o meu comentário e pesquise sobre esse ponto de vista sobre o assunto debatido, adoro os seus vídeos, e parabéns pelo ótimo trabalho como sempre.
Entendo que não podemos saber como é o futuro até observá-lo, mas não pode ser que ele esteja determinado? Apesar de nós nao podermos determiná-lo, mesmo assim ele não podeira estar determinado por si? Isto independe no nosso conhecimento.
as possibilidades de futuros não necessariamente determinados não faz com que tenhamos livre-arbítrio pois pra tudo que fizemos teve uma ação anterior externa ou interna para isso.
É bastante necessário lembrar o aumento da decoerência (quântica) com o aumento da escala, ou seja incremento de comportamento clássico. Daí o domínio de validade do Princípio da Incerteza. Ainda, a interpretação de Copenhague, interpretação probabilística da função de onda, é uma interpretação, que funciona, mas é uma interpretação. Ótimo vídeo! Até!
Quem me garante que o acaso não vai me proteger enquanto eu andar distraído?
Francisco Rodrigues eu garanto 😎 (por ACASO poderia saber onde tu mora?)
Eu entendi a referencia
Kkkk desgraçado eu rir auto no ônibus que vergonha
😂😂😂😂😂 reference
A estatística
"Tudo ja aconteceu , é só questão de tempo"
Quem diz essa frase?
Filipe ret
Kkkkkkkk
Olá, vcs acreditam que tudo já está escrito?
Pq em minha mente é assim, se vc acredita q Deus é um ser bom o futuro ñ pode estar escrito, pois isso tira nossa "liberdade de escolha", tornando assim Deus um ser "mal" pois ele ja escolheu oq cada ser vai fazer. Pedro é uma pessoa má (mas apenas pq Deus escolheu q ele fosse mal) então ele vai passar a eternidade sendo punido no inferno, não pq ele realmente foi mal mas sim pq Deus o fez ser mal...
Então na minha opinião nos fazemos as escolhas (claro com uma pequena intervenção de Deus para nos guiar e etc...) mas se vc fizer merda aqui vc vai pagar depois por sua culpa e não por culpa de Deus.
Gostaria de ouvir a opinião vcs
@@erickfelps5086 eu penso igual a você, só a ao contrário.
C deus criou tudo ele obviamente sabe o futuro de todo mundo, então obviamente antes de criar tudo ele já sabia o q ia acontecer pq ele criou tudo então ele sabia q a pessoa X ia pro inferno sofrer.
Uma observação, claro q ele sabia q o lúcifer ia fazer uma rebelião no céu, tudo tá programado, n sei c o lúcifer teve esses pensamentos tbm e claro q ele sabe q no Apocalipse ele vai c aprisionado... Pra mim tudo já está escrito pra acontecer.
Quem sabe o futuro sabe q já está tudo predestinado a acontece, c ele vai tomar aquela decisão ou não, o céu n tem limite, mais já tem uma contagem exata de pessoas q vão pra lá antes do apocalipse, mesmo q Deus queira mudar a vida de alguém neste momento ele já sabia q ele iria fazer essa mudança lá atrás quando ele criou tudo, ou antes de criar tudo ele já fez essa mudança....
bom... tenho muitas coisa a pensar só q eu n vou escrever tudo c n vai ficar um textão..
Então esse e o meu pensamento.
"O que conhecemos é uma gota, o que ignoramos um oceano"
alguem fala isso em dark?
@@kamus8832 o Adam fala
Não sei muito talvez não saiba nada mas quem sabe
Sabemos de um grão de areia num universo infinito
Dark. Melhor série dos últimos anos!
É simples prever o futuro, se vc continuar fazendo o que sempre fez, continuará a onde sempre estive...
Hmmm
@@euler1633 exato
@@euler1633 Certo certo. Isso vale e sempre valerá. Os efeitos da causa podem até ser um pouco diferente, mas só um pouco mesmo, o que não muda nada.
@@euler1633 uma curiosidade que dizem que motorista que levava Francisco Ferdinando havia errado a rua oq levou ele se encontrarem com os assassinos... Não sei se isso uma verdade mas se foi, cara mas motivo que efeito borboleta é fudido tipo aquela história do O do bigodinho (h1tle3) ter sido reprovado em artes, oq desencadeou uma série de enventos futuros (tbm não sei veracidade dessa história)
@@euler1633 se essas "duas histórias" que levou um caus forem reais, então tipo imagina se cara não errava rua o Francisco Ferdinando? não se encontrava com assassinos o futuro seria muito muito diferente... Consequentemente uma cadeia de eventos seriam evitadas no momento ali, o mundo seria muito diferente
Ou se H1TLE3 fosse aprovado em artes, ele poderia ainda sim ser ruim mas não do jeito que conhecemos Buga qualquer um ksksksksk
Nome da música de fundo: The Cinematic Orchestra - Arrival of the Birds & Transformation
Cunheçi !
Teoria de tudo né kkkkkk
Eu aleatoriamente ouvi essa música hoje e agora, Algumas horas depois, vi esse vídeo hahahahaah
esse era o comentário que eu estava procurando, obrigada!
Obrigado.
Quem deixou de ver um jogo de futebol, ou outra competição qualquer, e depois ficou se perguntando se tivesse assistido o resultado seria outro? Isso sempre acontece comigo...
Sim. É válido essa teoria pq a física quântica tem uns experimentos em relação a isso com átomos (procura aqui no UA-cam), que quando estamos observando um átomo ele muda. Alguma coisa assim. O resultado é outro. E logo, tudo no universo é constituído de átomos.
A referência ao jogo Life is Strange paradoxalmente ilustra ambas as ideias: a HISTÓRIA do jogo é um exemplo da teoria do caos, do efeito borboleta, das mudanças imprevisíveis que podem ocorrer quando se altera o passado. Já o JOGO EM SI é determinístico: não importa as suas escolhas, a história do jogo seguirá um roteiro definido pelos desenvolvedores e culminará no mesmo final (até a última escolha), com no máximo algumas pequenas variações.
Isso que penso a falta de determinação pode ser algo determinado fazendo um jogo paradoxal.
Que jogo maravilhoso...
@MaS QuE PeRtUbAçAuM tem o nome?
Força Expedicionária Brasileira | Nerdologia
Sugestão de leitura (e referência de futuro episódio) para o surgimento da consciência: "E o cérebro criou o homem" - Damásio, neurologista e neurocientista português. Uma visão mais biológica sobre como surgiu a consciência. Outra referência legal seria a "Mente bicameral", Julian Hayes, (sim, pano de fundo de Westworld) visão oposta, mais culturalista. A segunda já foi "superada" por outras teorias mais consistentes, mas ainda sim vale a pena leitura e observar como o assunto é mt interessante e debatido. Mais um ótimo episódio!
Amo o nerdologia. Impressionante como algumas ideias de física quântica parecem com questionamentos filosóficos. Inclusive, ter um nerdologia temático de filosofia seria iradissimo!
tipo aquelas pessoas que previram o 11 de setembro depois do 11 de setembro
é possível prever qualquer coisa depois que ela já aconteceu kjkkjk
na vdd deixa de ser uma PREvisão e se torna um POSvisão kkk
foi uma ironia, Gabriel!
os simpsons previram
o senhor K previu, ou melhor, deu a ideia kkk num nerdcast de 2008 (acho que é um de viagens) onde ele fala: - Como ninguém nunca pensou em jogar um avião nessas torres?"
Legal a referência ao Life is Strange
2:20
Se não me engano, vi uma matéria sobre um universitário em 2012 que fez uma tese ou algo do tipo que passou a lógica para Einstein sobre o "Deus não joga dados''.
Nao Me Julgue what?
Vi algo assim tbm, dando razão ao que Einstein falava.
Provavelmente a mídia escolheu pelo sensacionalismo. O princípio da incerteza continua como o mais aceito pela maioria dos pesquisadores que trabalham com a física quântica.
@@PABLOGELO Concordo. Afinal, não faltam adeptos do design inteligente e da necessidade de colocar tudo na caixinha para mostrar que alguém está no controle. O imponderável pode ser visto em todos os ramos da ciencia. Na biologia, mais precisamente na evolução, a mutação se dá e não se sabe como, e essa mutação exerce um papel fundamental na própria evolução . Muitos acham que porque explicamos ou simplesmente identificamos alguns processos que ocorrem na natureza, podemos preve-la ou controlá-la. Einstein deve ter se arrependido disso com certeza.
muit agente morre tentando e lutando e se dedicando e nao consegue, outras nao fazem esforço e conseguem, logo estava determinada a ser um derrotado e o outro um sucesso .
02:25 onwwwwwww a Chloe e a max q jogo maravilhoso, pegou de surpresa o coração
Super recomendo o livro ``O universo numa casca de nóz´´ (de Stephen Hawking) que aborda mais esse assunto. :)
Uma breve história do tempo, o primeiro livro dele, também aborda 😊
Esse é sem duvida o meu episódio favorito do Nerdologia, já assisti umas 20 vezes...
Olá, Atila! A inteligência de Laplace é algo imaginado e que excede a nossa inteligência, o que faz com que às nossas limitações de observação, compreensão, etc. não se aplique a ela. Entretanto, para validar às incertezas do mundo quântico (no vídeo) são aplicadas às nossas limitações à inteligência de Laplace, que em tese não desfruta das nossas limitações?
Se o mundo quântico for regido por leis que possam ser determinadas, mas se a inteligência humana não for capaz de alcançar essa compreensão, ele será determinista ou caótico?
Se houvesse um tipo de matéria que pudesse se deslocar mais rápido que a luz, nós, os observadores limitados por essa velocidade, conseguiríamos vê-la ou ela seria uma matéria escura às nossas observações?
Parabéns a você e a equipe que faz o Nerdologia, que tem uma ótima qualidade. Continuem sempre determinados em trazer mais temas e nós estaremos esperando sem saber qual será o próximo assunto. Que a força esteja com você.
:)
Concordo, Bruno.
A fisica não ter chegado a uma solução de observação deterministica de particulas sub-atomicas não prova o fato de que essa particulas não possuem comportamento deterministico, no maximo isso prova nossa incapacidade de observação.
É simples, para entender nossa incapacidade de abstração, basta pensar no antes do antes. É inconcebível para nós humanos o fator primordial.
Se a resposta imediata é Deus ou Deuses, pense, mas antes disso?
Esse foi o pensamento de Eistein, ele morreu tentando provar isso.. E não conseguiu, Cada dia que se passa os cientistas notam cada vez mais que o mundo quantico não pode ser determinado.
Eistein acreditava nisso também. Por isso ele disse : "deus nao joga dados" .
"... ele determinista ou caótico?"
Na vdd, caótico tbm é determinista, não?
Apenas o aleatório se oporia ao determinismo.
Bruno Gonçalves Rodrigues de la place só lembrava do teorema resolutivo para matriz de quarto grau
O soundtrack de fundo é do filme, a teoria de tudo, sobre o hawking. É lindo demais o filme, e a música q toca no filme tbm
_Sempre acreditei que existe um destino para cada um de nós. Acredito que ao nascermos trazemos um destino traçado, uma linha que nos indica o caminho que devemos seguir_
Atila, faz um vídeo falando sobre a importância do pensamento e método cientifico, comparando como seria o mundo sem esse tipo de pensamento e ideia. Percebo que as pessoas sabem cada vez menos da tecnologia das quais dependemos muito.
É ótimo para incentivar a nova geração a se interessar pelo estudo cientifico e suas aplicações.
Parabéns pelos videos, seu canal é ótimo.
Desde já agradeço, abraço!
Melhor canal do Brasil! Incentiva a leitura e a pesquisa muito bom! Faz um Nerdologia sobrenatural de fantasmas origem e estudos a respeito como se a ciência consegue explicar os fenômenos.
Muito foda, virou minha mente e me estimulou a ler e pesquisar sobre......... Obrigado Átila!
Cara, como esse me xará tem uma narrativa absurda! PQP! Atila tá mandando muito bem no canal, e seus conhecimentos variados, claro que ele tem ajuda para formular cada episódio. Mas meus parabéns pelo canal e pela iniciativa, faltava um canal nesse estilo no Brasil! Muito obrigado!
O princípio da incerteza faz com que o futuro não seja previsível, não afasta a hipótese de ele já está predeterminado. Pela relatividade, para algum referencial no espaço tudo que viveremos nos próximos tempos já aconteceu, assim, tal como não podemos voltar para modificar o passado, também não poderíamos modificar o futuro (que é passado para algum referencial no espaço-tempo).
gente o Xucrutis só pode ser um bot, que cara ligeiro
Nerdologia é bom demais, que episódio lindo, muito bom
Uau! É por causa destes vídeos que esse canal é um do melhores e mais diferenciados do youtube!
É interessante pensarmos que destino existe, pq isto faz nos sentirmos seguramos sobre certas questões
Na mecânica quântica existe o experimento da fenda dupla, é sem dúvida um dos experimentos mais interessantes. É nesse experimento que você começa a descobrir o quanto é louco o mundo quântico. Só o ato de medir muda completamente o resultado.
Tava escrito que eu iria Fazer esse comentário
funk downloads e que eu estaria respondendo uma pessoa totalmente aleatória q não sei nada a respeito!
tava escrito que eu ia responder esse comentário
Tava escrito que eu ia falar exatamente isso: hauajajahaiajaoabssosdj respondendo o seu comentário.
Agora entendo como Pablo Vittar conseguiu fazer sucesso com aquela voz de Mickey Mouse, é porque isso não é determinístico! Houve um acontecimento probabilístico trágico no passado que permitiu esse acontecimento. Pois no lugar dele, poderia também ser uma outra pessoa que soubesse cantar de verdade. No experimento da caixa, poderíamos imaginar a caixa tendo o Pablo Vittar ou o Pablo do Arrocha, só saberíamos qual é no momento de abrir a caixa e observar qual se manifestaria! kkkkkkkkkkkkkkkk
PH filmes & series e eu q ñ ia acreditar vendo as 03:11 numa segunda data exata 06 de agosto de 2018
Um dos melhores vídeos que já vi no UA-cam, merecia tá com dez milhões de visu pelo menos!
Lembro um episódio de Futurama:
Veio um cara do futuro para se candidatar à presidente e evitar uma revolução dos robôs, o qual o Bender seria o líder. Bom, ele acabou ganhando a eleição, evitando a revolução, mas como no futuro a rebelião não aconteceu, ele não precisou voltar ao passado e se candidatar, e como não participou da eleição, a revolução tava certa pra acontecer.
(No episódio, esse candidato em específico, nasceu no dia de eleição)
Não lembro o nome do episódio, mas pelo contexto é bem interessante
Isso é só um paradoxo básico de viagem no tempo. É o que acontece quando se usa essa teoria furada de "mexa no passado e altere o futuro" (De Volta Para o Futuro e 90% das obras que tocam no assunto) e não se usa a teoria do tempo cíclico (Interestelar, Quantum Break) ou a das ramificações na linha do tempo (Vingadores Ultimato).
É o melhor vídeo sobre determinismo que já assisti aqui no youtube. Obrigado!
atila, faz um super nerdologia super longo c umas duas hrs de video, eu sempre me empolgou empolgo vendo seus vídeos e seria de mais um video assim
cara curto muito seus videos, são bem explicados até eu que não tenho conhecimento sobre física e química consigo entender facilmente as teorias, oque seria muito diferente se fosse aprender na internet etc
Nerdologia :Como formulas Matematicas regem a nossa vida
velho numero de ouro
Jorge metri miranda up
A musica de fundo do video é do filme a teoria de tudo.
Sr Spock Arrival of bird
É interessante tentar juntar as duas teorias. Os eventos no universo acontece de forma probabilística, mas a partir de um dado momento que um evento ocorra ele pode desencadear outros e eventos determinados a ele! 🤔
Porra Atila. Tu saca muito cara. Sempre tem algo a acrescentar. Excelente teu canal. Cada vez melhor.
Esse episódio foi sensacional! No geral o canal é muito bom mesmo, mas esse foi muito acima da média. Toma meu like, parabéns!
Nossa, tanta riqueza de informações em um só vídeo! Parabéns!!!
Ahhh life is strange como referência mdssss
Mara ne?
@@vitormedeiros4449 sai dai gay
@@syins8076 q?
Acho interessante falar do determinismo nas supostas "escolhas" que as pessoas tomam, afinal se não escolhemos o ambiente em que nascemos nem a nossa herança genética, como podemos dizer que escolhemos qualquer coisa em nossas vidas, uma vez que só podemos explicar nossa constituição a partir da interação organismo e ambiente?
O melhor desse canal é que sempre cita muitas referências
Até eu terminar o vídeo eu tinha gostado e não gostado dele.
KKKKKKKKK MELHOR COMENTÁRIO KKKKKKKK Schrodinger's comment
Agora entendo como Pablo Vittar conseguiu fazer sucesso com aquela voz de Mickey Mouse, é porque isso não é determinístico! Houve um acontecimento probabilístico trágico no passado que permitiu esse acontecimento. Pois no lugar dele, poderia também ser uma outra pessoa que soubesse cantar de verdade. No experimento da caixa, poderíamos imaginar a caixa tendo o Pablo Vittar ou o Pablo do Arrocha, só saberíamos qual é no momento de abrir a caixa e observar qual se manifestaria! kkkkkkkkkkkkkkkk
Te falar que senti o mesmo kkkkkkkkkkk Mas eu gostei porque eu gosto demais da ideia do determinismo, e não gostei porque o determinismo não tem um fundamento exato e não é funcional.
A analogia do gato é valida apenas como especulação teórica, por definição não pode ser provada. É sempre bom explicar direito essas coisas.
Por bom senso, o correto é ter ciência de fatos, não de teorias e, muito menos, de hipóteses.
@@felipedornalves4286 Teorias são ciências, estudos aprofundados. Ter ciência das coisas é justamente ter teorias sobre elas :'>
Voltei dps de assistir Dark, e realmente o universo deterministico de Dark nao teria como existir
como assim?
@@pedrinhotharxs6413 Em Dark a realidade é totalmente determinística, ou seja, tudo que vai acontecer no futuro pode ser previsto, não existe livre arbítrio em dark. E já é conhecido que a nossa realidade não pode ser determinística, devido a, realidade probabiliorística da mecânica quântica, sendo assim não teria como por exemplo a Claudia ou o Adam saber o futuro, porque ele não está determinado.
@@gabrielbiel1729 Talvez o comportamento probabilístico dos atomos se dá por causa da limitação humana, talvez não tenhamos conhecimento suficiente pra entender e prever tais comportamentos
Atila eu sou um grande fan do canal, através dele descobri que sou apaixonado por astronomia e física quântica, uma vez ouvi você comentar la no nerdologia 7# que a energia que o músculo usa vem do sangue e não da gordura vizinha, faço musculação a algum tempo e já ouvi todo tipo de comentário sobre queima de gordura, gostaria muito que vcs fizessem um nerdologia explicando como funciona a musculação, desde já muito obrigado, ah sim! o canal é fantástico continuem sempre assim!
Tudo é fruto causa, o efeito não muda a causa. E toda causa vem de uma causa, tornando essa um efeito. Logo, não se tem escolha própria e sim uma escolha vinda de uma causa anterior, que veio de uma anterior, após a primeira causa todas as outras estavam definidas, sem que possamos escolher.
5:52 a função de onda colapsa quando o aparato de detecção do estado do átomo interage ("observa") ele, e não quando uma pessoa abre a caixa pra ver o que ocorreu. Acho que essa idéia equivocada aparece em algum outro vídeo também. Sugiro ouvir um consultor de física pra confirmar a minha observação e evitar repetir esta informação imprecisa. Parabéns pelo ótimo canal e temas. Abs.
Vc por aki...
@@julianarosa240 há um ano atrás :-)
Vc é do canal do Antônio? Abs.
@@canalpapodoporco1535 Sim, tô lá no grupo tbm
Átila, deixa uma lista de todos os livros que você recomendou nas descrições e o nerdologia em que indicou. pf
scienceblogs.com.br/rainha/bibliografia-do-nerdologia/ blog do Átila,tá tudo ai.
quem garante que o acaso também já não esta determinado
BlackFullGame Bem pensado
BlackFullGame e quem garante que o determinismo n foi criado ao acaso
Determinismo criado ao acaso???? Acaso determinado????? Isso são contradições
não são contradições, mas sim paradoxos. Eles, primeiramente, n fazem sentido, mas depois percebemos que podem fazer em uma determinada hipótese
BlackFullGame existe caos na ordem e ordem no caos, vai q vc tá certo
Oi Atila! Você poderia fazer um nerdologia explicando as partículas PYM. Na pseudociência dos quadrinhos, o ganho de massa dos super heróis pode ser explicado por elas? E o quão próximo da realidade elas estão?
De fato, após a Física Quântica, não é possível mais determinar o q irá ocorrer, mas isso só diz respeito à nossa capacidade de previsão. O q irá acontecer irá acontecer. Como diria o mestre Oogway "não existem acidentes" ou como o agente Smith explica: "isso é inevitável".
Já que a partícula só se manifesta quando estamos observando, isso nao seria a prova de que estamos vivendo em um universo simulado? como você já disse em episódios anteriores que para simular um universo vc só teria q simular o que olhamos
boa pergunta mas acho q nao
Opressor Senior a lua continua lá mas no momento ela ainda estaria sendo observada
eu acho
Opressor Senior A regra de observação só vale pro mundo quântico
progflog ai q ta o mundo quântico nao seria como pixels e o mundo é feito de pixels ? ou eu to viajando
Esse vídeo tem 3 anos, e eu só vim agora pq estava certo que eu só viese neste momento, faça sua historia
Fala sobre a dislexia
penso na importância do observador no universo quântico quando vi esse vídeo, parabéns!
Talvez seja meio determinismo e meio livre arbítrio, ou seja, vc tem vários caminhos já determinados que te levam a situações diferentes, mas vc decide qual caminho percorrer.
Como sempre um vídeo sensacional!! Parabéns Atila!!
Essas coisas bugam minha cabeça
Esse episodio vai ser foda...
Destino é um padrão que tomou forma nas infinitas possibilidades, meu caro. E desde os eventos em dezembro de 2012, o destino saiu dos trilhos. Vivemos uma equação do caos, por isso cada vez mais o mundo tá louco.
Átila, você poderia fazer um vídeo sobre mundos possíveis? É um assunto da metafísica contemporânea que envolve modalidades. Geralmente surge quando falamos de necessidade e possibilidades, e está de certa forma relacionado com o debate sobre determinismo e indeterminismo! Uma sugestão sobre o debate sobre o debate do determinismo e a necessidade lógica, recomendo o famoso "Argumento do Mestre", do Diodoro Cronus! Muito bom o vídeo, parabéns, continue assim! É muito legal quando traz problemas que se encontram dentro da Filosofia com uma perspectiva cientifica.
Life is Strange S2
feels
Marco Antonio Ia comentar a mesma coisa...
Jogo lindo demais
Marco Antonio melhor jogo
Marco Antonio jogo foda do carai chorei pakas
Eu sou uma pessoa muito simples; eu vejo Life is Strange, eu aperto no botão de curtir
O princípio da incerteza, sendo ou não válido, não dita que o universo funciona de forma randômica, mas sim que o futuro não é deduzível. Os efeitos quânticos observados nos experimentos não são restritos ao mundo da física quântica, as partículas estudadas; quarks, fótons e elétrons, em nada diferem das partículas que compõem a matéria à nossa volta e por isso as propriedades emergentes não se modificam.
O universo é regido por "fatores"(prefiro não usar a palavra lei), cada propriedade observada na natureza, independente da escala, é resultante desses "fatores". Em escalas diferentes, padrões diferentes aparecem e se unem para compor novas propriedades. Tendemos a chamar Leis, as propriedades da natureza que são observadas com certa periodicidade, mas estas não são as leis fundamentais da natureza, pois apenas descrevem padrões emergentes, que se formam a partir de uma infinidade de interações e outras propriedades mais fundamentais33.
Independente de qual o tamanho da porção do universo observada, todo comportamento sera determinado pela sua suscetibilidade aos mesmos fatores fundamentais. Sejamos ou não capazes de compreendê-la como um todo, com cada um dos seus níveis de complexidade, a Realidade é uma.
Agora entendo como Pablo Vittar conseguiu fazer sucesso com aquela voz de Mickey Mouse, é porque isso não é determinístico! Houve um acontecimento probabilístico trágico no passado que permitiu esse acontecimento. Pois no lugar dele, poderia também ser uma outra pessoa que soubesse cantar de verdade. No experimento da caixa, poderíamos imaginar a caixa tendo o Pablo Vittar ou o Pablo do Arrocha, só saberíamos qual é no momento de abrir a caixa e observar qual se manifestaria! kkkkkkkkkkkkkkkk
Na bíblia não existe o acaso só livre arbítrio😞😭😉😂😃
Até que enfim uma boa resposta. Mania de fazerem experiências manhosas para tentarem provar o seu lado.
@@WaldeckVieira SERIA MELHOR EXPLODIR A CAIXA.
Que vídeo incrível cara, libertador !!!
Voce poderia falar sobre Skinner, onde nos comportamos de acordo com nossa história de vida e nosso ambiente que seleciona os comportamentos que terão maior probabilidade de ser repetido em ocasiões parecidas caso acompanhado de reforço !
Eu já tive essa ideia de uma teoria de poder calcular o futuro usando os átomos, prótons, etc, e estou muito feliz que alguém já pensou nela . Eu não estava doido
Aquele video q te deixa com crise existencial kkk, tudo ta escrito kkk
Vamos conversar mais sobre a interpretação de Copenhague e Schrödinger?
"Einstein, pare de dizer à Deus o que ele deve fazer" Niels Bohr
Niels, deus é sua imaginação
Einstein não disse o que Deus deve fazer, ele só disse o que ele fez, faz e irá fazer. Exemplificando: é como se o Einstein fosse um narrador de jogo de futebol e o jogo em si fosse Deus.
Muito boa a resposta! kkkk parabéns.....
Niels, pare de dizer oque o Einstein deve falar ou não de Deus
@@nickbganess Errado. Ele impôs uma regra: Deus não joga dados. Mas como pode ele concluir isso? Perguntou a Deus como ele age por acaso?
Voltamos ao ponto de referencia, onde no tempo estamos? Se olharmos para o passado ele já esta determinado e o futuro ainda não. Assim, o momento agora pode ser o ponto de referencia para alguém do futuro que sabe o que vai acontecer até seu presente momento (dele).
Um vídeo que deu um chacoalhão na minha cabeça. Adorei saber que alguém já havia formalizado matematicamente uma opinião antiga minha.
nerdologia alura: processador quântico
Libero Junior Puta idéia boa manow kkkk
quando vc para pra ler sobre estes processadores, vc entende e nao entende ao mesmo tempo, q eles calculam todos os cálculos possíveis de uma vez, eh uma loucura kkk, ja li sobre a muito tempo e desisti, Atila explicando seria bom, muitoo bomm
up
Boa idéia, uma vez comprei um livro sobre isso e até agora não entendo direito essa bagaça
otimo tema
" não temos como saber o futuro, sem observa-lo"
Tá claro que isso explica a lei da atração, tudo o que você imagina e vê se torna realidade
Caralho
Lei da Atração é pura pseudociência.
@@Ghost-ef1qe o que quis dizer com isso?
@@hadryanlopo8956 Aqueles que pregam a "Lei da Atração" usam toda uma falácia de que há respaldo científico, falam em física quântica, etc. Sendo que na verdade não há nada de científico nisso.
Olá você que veio pela série dark
Isso aqui é um nó, que sempre se repetirá
tô num loop é de pensamentos k
AMEI as perguntas e respostas
átila, você podia fazer um vídeo falando sobre a ciência da série orphan black, comparando a realidade com a ficção, etc. bjjj
E ai pessoal, tudo bem?
Não sei se foi proposital mas existe uma diferença entre nas questões sobre a posição e velocidade do elétron.
O método utilizado para saber a posição influencia na velocidade e para saber a velocidade influencia na posição, mas isso não significa que o elétron não possua velocidade e posição até ser observado. O que não significa que nunca poderemos medir tais circunstâncias, mas as vezes existe algum método para ser descoberto. Assim como inúmeras outras hipóteses improváveis até encontrarmos o método para cálculo.
Em relação a Laplace, ele não sabia nem de cargas elétricas pois o modelo atômico válido até seu falecimento ainda era o de Dalton.
Efeito borboleta, imagino eu, que entra muito levemente nessa questão, pois ele trata sobre pequenas variações nas condições iniciais e não sobre as mesmas e exatas condições iniciais. Mal comparando seria como: Você pudesse voltar no tempo mas não saberá que voltou ou das consequências de suas decisões. Resetando sua mente e o universo no exato estado que estava naquele momento. Você vai ficar preso num loop infinito pois tomará as mesmas decisões no mesmo universo até voltar no tempo novamente.
O exemplo das músicas eu acredito estar mais sobre influenciar resultados baseado na opção de outras pessoas do que uma música ser realmente melhor ou mais agradável. (Exemplo: divulgar parcial de uma votação alteraria o resultado "inicial" da própria votação com uma pitada de efeito borboleta).
Sobre o Gato de Schrödinger, se existisse um método de acompanhar os batimentos cardíacos do gato, você não precisaria abrir a caixa para saber se ele está vivo ou morto, só precisamos de um método não intrusivo para medições, pode ser que ele não exista(o acreditado até agora) ou ainda não foi descoberto.
Agradeço a atenção e parabéns pelo canal e pelas ótimas explicações! Sucesso! O próximo vídeo eu vou assitir ou não, dependendo do decaimento da internet.
O principio da incerteza não tem haver com a interferências dos aparelhos utilizados nos experimentos, mas com a própria natureza das partículas que não permite os dois tipos de medição ao mesmo tempo.. Sobre o Gato de Schrödinger, colocando um aparelho pra medir os batimentos cardíacos do gato, vc ja estaria colapsando a função de onda, pois ja está observando se ele esta vivo ou morto do mesmo jeito!!
Muito obrigado pela resposta! Realmente depois do seu esclarecimento fiz uma pesquisa mais elaborada e entendi que essa é uma premissa da própria natureza da partícula.
tamo junto!! 👊🏾
então essa função de onda é igual couro de lobisomem não pode ser visto mas existe...
q uma partícula fique em dois estados simultaneamente, só acredito se pudermos enganar a partícula e conseguimos observar de maneira indireta e vermos um gato zumbi dentro da caixa fora isso, acho Schorinder inventou tudo pra afastar a mente das pessoas do determinismo.
A partir do momento que você sabe se o gato está vivo ou morto (seja este qualquer meio, por batimentos cardíacos ou até se o gato miar), o princípio da incerteza simplesmente deixa de atuar sobre o experimento, pois você terá uma certeza. Logo o gato vai estar ou vivo, ou morto.
*"Esse Vídeo Te Enche De Determinação!"*
Sonicubo :D = )
Eu só sei que quando eu divido átomos tudo se ilumina.
Ótimo tema, quando a liberdade em sua complexidade é uma utopia.
Cada um tem um conceito de ser livre, cada um busca a utopia da liberdade e a paz, quando o q é apenas alcançado é seu estado de comodidade de alguma forma. Pra alguns liberdade é ser livre de todas as coisas sem consequências, para outros as consequências não nos dá o direito de sermos livres. Ou seja, logo o determinismo ou predestinação, tem sido mais real do q a liberdade tanto sonhada.
podia ter falado de bohr e do experimento da dupla fenda, explica essa ideia da incerteza muito bem !!
Teoria: essa aleatoriedade é uma sobreposição matemática da nossa mente. Nossa espécie usa a matemática como a linguagem universal, mas ela não é tão exata quanto nós pensamos que ela é. Se outra espécie, nos moldes da "inteligência de Laplace", usar uma linguagem natural descritiva mais precisa, ela pode perfeitamente prever tudo no universo, sem casas decimais ou efeito borboleta, tudo seria previsto e corroboraria com Einstein na frase "Deus não joga dados"
Se o Laplace tivesse os mesmos recursos do cara que tentou prever o tempo em larga escala e se deparou com a dificuldade por causa dos milésimos dos milésimo teria mudado de opinião e seria um adepto ou até o primeiro a pensar no caos como regra.
Pontual como o Zilean.
4 anos assim, nem Shakespeare imaginaria o fim
Te trocou por um vadio, sem vergonha....
quem é zilean ?
fon
ou Ekko
Átila, acredito que esse conceito de que o universo quântico é feito de probabilidades e não de determinações é um grande engano dos conceitos da física quântica em si. A questão de fato é que o universo quântico é tão pequeno e tão complicado (nas milhões de casas decimais?) que se torna quase impossível medir coisas como a posição e a velocidade ao mesmo tempo, e por ser um sistema tão complexo, pequeno e com milhões de casas decimais, a nossa própria observação (que envolve sempre algum tipo de interferência, seja com elétrons ou fótons do aparelho usado para observar ou do mundo externo em contato) pode interferir no sistema e mudar o resultado, tornando assim talvez realmente impossível de se tirar um resultado observável sem interferir no sistema.
É daí que vem todas as incertezas, afinal, se sabe que toda "probabilidade" e "estatística" não passa de uma aproximação de um resultado provável em um sistema em que não se tem capacidade de se observar o resultado determinado. Acima de tudo isso, é um absurdo completo para a natureza do universo e a própria realidade em si existir algo é um efeito sem causa, uma probabilidade pura, uma incerteza.
Infelizmente não posso dar fontes e não sou da área, porém, tudo que estou dizendo aqui foi o que pessoas que eu conheço e estudam ou estudaram física quântica em suas formações me explicaram. Até mesmo usaram palavras como "hoax" "mito" ou "mal entendido" sobre a questão da observação, incerteza, gato de schrodinger, probabilidade e assim por diante.
Espero que dê alguma atenção para o meu comentário e pesquise sobre esse ponto de vista sobre o assunto debatido, adoro os seus vídeos, e parabéns pelo ótimo trabalho como sempre.
Entendo que não podemos saber como é o futuro até observá-lo, mas não pode ser que ele esteja determinado? Apesar de nós nao podermos determiná-lo, mesmo assim ele não podeira estar determinado por si? Isto independe no nosso conhecimento.
as possibilidades de futuros não necessariamente determinados não faz com que tenhamos livre-arbítrio pois pra tudo que fizemos teve uma ação anterior externa ou interna para isso.
A Biologia das Formigas-Quimera | Nerdologia
hu3
hunterxhunter?
exato!
Já tem sobre quimeras e com referências a hunterxhunter que é quase a mesma coisa
Na verdade aquilo nem durou 3 min então acho que valeria a pena algo mais prolongado e mais explorado
Up
nerdologia .. Amo Ate de Mas , Muito Conhecimento.
Sim! tbm, amo até demais!!
Mas não ama o português
John Connor é sempre o lider rebelde contra as maquinas
quer dizer entao
q o futuro dele
é sempre
the terminator?
(ba dum tss)
sensacional kkkkkk
Champion Freddie não entendi
P R A Ç A L I TY
Também não
+Darllington Wesley
The Terminator
De terminator.
Determinado.
Repara nos sons.
É bastante necessário lembrar o aumento da decoerência (quântica) com o aumento da escala, ou seja incremento de comportamento clássico. Daí o domínio de validade do Princípio da Incerteza. Ainda, a interpretação de Copenhague, interpretação probabilística da função de onda, é uma interpretação, que funciona, mas é uma interpretação. Ótimo vídeo! Até!
Se existir uma inteligência capaz de reunir todas as leis, É ÓBVIO cara pálida, que ele tera o poder de saber grandes movimentos no futuro.
2:25 Life Is Strange, SAAAAAD
Vai ver o mundo é igual the sims e estamos sendo controlados
Matrix?
Então quem me controla é um jogador terrível! X)
a 1 minute não dá pra saber e nunca saberemos.
sera que o The Sims que jogamos não e uma outra realidade e todos os personagens dentro do jogo podem estar vivos em outro tempo ou universo?
Ainda bem que não tenho piscina.
Nerdologia: Como funciona o Ominitrix :V
Xathi Legal up
Xathi Legal up
up
Xathi Legal up
Xathi Legal up
Como será que esses antigos genios pensavam com tao pouca acessibilidade as informações? Sempre pensei nisso... a mente deles eram muito incríveis
O futuro e cheio de probabilidade oque poder mudar o futuro são suas ações no presente.