A história do Fiat Prêmio cheia de detalhes e curiosidades que talvez você não conheça.

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 16 лис 2024

КОМЕНТАРІ • 55

  • @jonasjpm1989
    @jonasjpm1989 Місяць тому +4

    Nostalgia pura, lembro muito desse carro.

  • @denisferreira3240
    @denisferreira3240 Місяць тому +15

    Se não tiver enganado, o Fiat Premio (1985-1994) foi o primeiro sedan nacional que trouxe o computador de bordo. Embora, o derivado hatch Uno (1984-2022) lançado um ano antes, já havia incorporado esse item..... Mas uma coisa é certa, o Premio foi o primeiro sedan nacional que trouxe a tampa do porta-malas com abertura até o para-choque traseiro.

    • @CREEPER-2.0i
      @CREEPER-2.0i Місяць тому +1

      É tudo mentira o uno saiu em 2021

  • @soavioes153
    @soavioes153 Місяць тому +3

    Quando conheci esse carro nos anos 80,gostei dele.

  • @rodrigofelix8589
    @rodrigofelix8589 Місяць тому +3

    Tive um modelo CSL, pensa num carro confortável e econômico, saudades!!!😢

  • @fernandamoraes6849
    @fernandamoraes6849 Місяць тому +4

    Carro lindo e maravilhoso. Conheço uma pessoa que tem 2 inteiros.

  • @leonaldocarvalhomecanicaca5908
    @leonaldocarvalhomecanicaca5908 Місяць тому +6

    O prêmio e um excelente carro todos os modelos eram luxuoso

    • @denisferreira3240
      @denisferreira3240 Місяць тому

      @@leonaldocarvalhomecanicaca5908 O auge do Fiat Premio foi no último ano de fabricação em 1994, onde o modelo recebeu um painel remodelado da linha Uno, que deixava um tanto moderno. Todas as versões, CS 1.5 i.e. e CSL 1.6 i.e. eram 4 portas, e com injeção eletrônica monoponto. O Premio CSL recebia como item de série as travas elétricas nas portas, porta-revistas no encosto dos bancos dianteiros, banco traseiro com dois apoio de cabeça regulável e descansa braço central no encosto, desembaçador do vidro traseiro, painel de instrumentos com tacômetro, revestimento interno em veludo, vidros verdes e entre outros..... Dentre os opcionais, destaque para a direção hidráulica, além do ar-condicionado, check-control, vidros dianteiros elétricos, rádio toca-fitas, rodas de liga leve e faróis de neblina. Com o fim da produção do Premio no Brasil em 1994, vinha da Argentina o Duna, que nada mais era o mesmo carro. O Duna era ofertado apenas na única versão, cujo acabamento interno era semelhante ao Premio CS, porém com motor 1.6 i.e. do Premio CSL. O Duna argentino não durou por muito tempo, e praticamente sumiu das concessionárias no final de 1995, cujo importação do modelo havia sido encerrado. Sem ter um sedan compacto no portfólio em 1996, a Fiat só lançaria o sucessor do Premio/Duna em meados de 1997, com o lançamento do Siena, sedan derivado do Palio.

  • @pedroterrorista7879
    @pedroterrorista7879 Місяць тому +7

    Tenho um a 13 anos

  • @rafaeltorino5103
    @rafaeltorino5103 Місяць тому +3

    Muito bom Amigo Parabéns pelo bello trabalho
    Video Hypado com sucesso 👏 👏 👏 👏 👏 👏
    👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍

  • @Nildo2011100
    @Nildo2011100 Місяць тому +4

    Tive um . Ótimo carro com muito espaço. o meu era 1.6 1990

    • @denisferreira3240
      @denisferreira3240 Місяць тому +1

      @@Nildo2011100 A melhor fase do Fiat Premio foi no último ano de fabricação do modelo em 1994, onde praticamente todas as versões: CS 1.5 i.e. e CSL 1.6 i.e. saíram na carroceria de quatro portas, tendo injeção eletrônica monoponto. O painel do tabelier era novo, vindo da linha Uno 1994, com revestimento dos bancos e forro das portas em veludo para versão CSL. Aliás, o Premio CSL trazia como principais equipamentos de série: travas elétricas nas portas, desembaçador do vidro traseiro, porta-revistas no encosto dos bancos dianteiros, dois apoio de cabeça no banco traseiro regulável, descansa-braço central no encosto do banco traseiro, preparação para som com quatro alto-falantes e antena, quadro de instrumentos com tacômetro, relógio digital, e entre outros itens..... Dos opcionais, destaque para a direção hidráulica, além de ar-condicionado, check-control, vidros elétricos nas portas dianteiras, rádio toca-fitas, rodas de liga leve, faróis auxiliares e pintura metálica ou perolizada.
      Com o fim da produção do Premio no Brasil, a Fiat traz da Argentina o modelo Duna que nada mais era o mesmo carro, porém ofertado em versão única, tendo o nível de acabamento do extinto Premio CS, porém com motor 1.6 i.e. do Premio CSL topo de linha. O Duna não repetiu o mesmo sucesso do Premio, e praticamente sumiu das concessionárias no final de 1995, onde a Fiat resolveu deixar da trazer o modelo para o Brasil. Em 1996, apenas o sedan médio Tempra figurava a linha, e somente em meados de 1997, era apresentado o Siena, sedan compacto derivado do Palio que veio para substituir a função que era do Premio no Brasil.

  • @koyoterng8353
    @koyoterng8353 Місяць тому +1

    Tenho o Prêmio 93 azul metálico,cor original rodas originais...naquela época as pinturas eram resistente, os motores eram fortes. O estofado era feitos manualmente.. sem sensacional.. melhor carro sedan da época.

  • @thiagojosestoeberl
    @thiagojosestoeberl Місяць тому

    Parabéns pelos vídeos, tivemos 2 prêmios em casa quando era criança, um 88 a Álcool verde escuro, e um 90 ou 91 S branco, esse era 1.3 se não me engano, tenho boas lembranças com o carro e vontade de ter um, o pai de um amigo meu tinha um CSL preto, completão, frente ova já, era lindo aquele carro. Ainda tivemos quase um terceiro, 1.5 CS, mas não deu certo à época. Obrigado pelo vídeo.

  • @WellingtonSilva-fs7lo
    @WellingtonSilva-fs7lo 20 днів тому

    Esse carro é muito bom,meu irmão teve um 86 verde a álcool.

  • @snoproque7710
    @snoproque7710 Місяць тому +3

    Maravilhoso seus vídeos 👏👏👏 faz do astra automático

  • @zOiNhUh
    @zOiNhUh Місяць тому

    Já não é tão fácil ver um sem descaracterizações, mas de vez em quando eu ainda vejo alguns bem conservados em Porto Alegre

  • @MiguelJuliano-mp1cu
    @MiguelJuliano-mp1cu 25 днів тому

    Comprei um premio 1.6 csl a 2 meses,só está me dando dor de cabeça vou fazer o motor espero que me de felicidade!

  • @PedroPaulo-r2j
    @PedroPaulo-r2j Місяць тому +3

    Sugestão; Ford Landau.

    • @reliquiaautomotiva
      @reliquiaautomotiva  Місяць тому +1

      Já temos a história dele aqui no canal meu amigo, depois veja a história dele pois é bem interessante 😃✌️

    • @PedroPaulo-r2j
      @PedroPaulo-r2j Місяць тому +1

      @@reliquiaautomotiva Obrigado, mais tarde vou ver.

  • @cristaoon-line5351
    @cristaoon-line5351 Місяць тому

    Tive um Premio S 1993 verde. Fiquei 8 anos com ele.

  • @CANALAHISTORIADOSCARROS
    @CANALAHISTORIADOSCARROS Місяць тому +4

    O PRÊMIO DE 4 PORTAS TINHA UM CHARME TODO ESPECIAL, NÉ? AQUELE DESIGN QUADRADO, LEVE E COM LINHAS SIMPLES ERA A CARA DOS ANOS 80 E 90. Alias é um carro que pretendo tambem falar nos videos do meu canal em breve, porem abordarei apenas Curiosidades desse modelo.

  • @Zhiguli1977
    @Zhiguli1977 Місяць тому

    Ho avuto una Duna 1300 e una Elba 1.5 i.e.
    Due macchine pratiche, spaziose robuste e affidabili...

  • @Gleici.Oliveira
    @Gleici.Oliveira Місяць тому

    Sou viciada nesse canal ❤😂

  • @adilsonjosedesantana6434
    @adilsonjosedesantana6434 Місяць тому

    Baita carro. Melhor que o Voyage na minha opinião.

  • @CarlosEduardoSantinato
    @CarlosEduardoSantinato Місяць тому

    Tenho o meu CSL 1.6 94. Comprei ele em 2002 e to com ele até hoje... Esta sendo um casamento mesmo. Gosto bastante dele. Anda bem, é gostoso de dirigir. Só vaza oleo pra todo lado e nao acho um mecanico que resolva isso.

  • @jojorogerio
    @jojorogerio Місяць тому

    Quando foi lançado o premio CS ele era oferecido com motores 1300 e 1500.

  • @denisferreira3240
    @denisferreira3240 Місяць тому +6

    Curiosamente, o Fiat Premio CSL de 4 portas de 1987 foi lançado como principal objetivo de brigar na faixa do segmento médio/ grande composto por Chevrolet Monza, Ford Del Rey e VW Santana. A intenção da Fiat foi transformar o Premio CSL 1500 que era versão top de linha, com preço similar as versões de base da concorrência, como o Monza SL 1.8, Del Rey L 1.6 e Santana CL 1.8. Mas como o Premio era um sedan compacto, bem menor que os concorrentes, oferecia atrativos que parecia fingir ser do segmento médio, e a Fiat fez com esse objetivo para o convencer o público alvo desses modelos. O Premio CSL trazia atrativos exclusivos, como a carroceria de 4 portas, cuja maçanetas eram salientes, primeira vez no derivado do Uno. Além do painel literalmente inédito, com quadro de instrumentos completo, e o revestimento interno dos bancos e portas todo em veludo. O banco traseiro podia vim com apoio de cabeça regulável e descansa braço central no encosto. Entre os itens opcionais, o Premio CSL destacava pelo ar-condicionado, travamento central elétrico das portas, vidros dianteiros com acionamento elétrico, computador de bordo, check-control, rádio estéreo com toca-fitas e rodas de liga leve. Apesar do esforço, o Premio CSL não conseguiu tirar o sucesso do lider Chevrolet Monza, mas abriu portas para que a Fiat do Brasil pudesse obter voos mais altos trazendo o revolucionário Tempra, primeiro sedan médio da fabricante lançado em 1992.

    • @mmorais83
      @mmorais83 Місяць тому

      Anos mais tarde a Fiat tentou a mesma estratégia ao vender seu Punto sedan (Linea) a preço de carro médio "de verdade" (Civic, Corolla, Cruze)

    • @denisferreira3240
      @denisferreira3240 Місяць тому +1

      @@mmorais83 Exato. O Fiat Linea (2008-2016) descaradamente era um sedan derivado do Punto (2007-2017), que este era um hatch compacto premium. A solução de substituir o Marea (1998-2007) que era um sedan médio foi de modo em crescer o Linea, onde o entre-eixos ficava em 2,60 cm, nove centímetros a mais no derivado Punto que tinha 2,51cm. O comprimento ficava em 4,56 cm, dando a sensação que o Linea era um sedan médio, enquanto no Punto o comprimento era de 4,03 cm. Comparado ao antecessor Marea, que tinha 4,39 cm de comprimento e 2,54 cm de entre-eixos, o Linea era bem maior, mas nem por isso a Fiat conseguiu convencer o modelo para brigar com o sedans médios do segmento como o líderes da época Honda Civic e Toyota Corolla.

    • @franciscodanyelvieiradesou8347
      @franciscodanyelvieiradesou8347 Місяць тому

      Pior que o delrey e menor que o premio por dentro

  • @leonaldocarvalhomecanicaca5908
    @leonaldocarvalhomecanicaca5908 Місяць тому +5

    Já tive um fiat prêmio era um tanque de guerra andava em qualquer terreno ou asfalto infelizmente não se faz carro como antes

  • @user-zr8wo4mc4c
    @user-zr8wo4mc4c Місяць тому

    O tempo em que a Fiat vazia carro de verdade , eu dirigi muito esse carro nesta época.

  • @noblemish113
    @noblemish113 Місяць тому +1

    "19:15 da noite" Não brinca! Da noite mesmo?!

  • @marcelotadeu5532
    @marcelotadeu5532 Місяць тому +4

    Em Portugal nao deu certo pois todos foram dados e o Uno só fizeram 1!!!😂😂😂

  • @antenorsobral5426
    @antenorsobral5426 Місяць тому +1

    Meu vizinho tinha um , trocou por uma Parati e se lascou, enquanto o Fiat prêmio em cinco anos nunca quebrou,a infeliz Parati só vivia internado, uma vez afogou perto da minha casa,ela desceu e disse que era só problemas

  • @donatomedeirosmedeiros9139
    @donatomedeirosmedeiros9139 Місяць тому +3

    Repousava

  • @fernandoabrantescastanheir5464
    @fernandoabrantescastanheir5464 Місяць тому

    Isso aí !é um uno esticado . Para parecer com o fiat regata italiano. um pouco acima .mas por aqui o prêmio quem ganhava era a fiat com mercado fechado deitava e rolava . Simplificando, a realidade superava a ficção .

  • @josedurao8588
    @josedurao8588 Місяць тому

    O pai do Tempra!!!!

  • @kemilcalil3779
    @kemilcalil3779 Місяць тому +2

    Tive um prêmio 1.6 csl 1991 e nunca vi um duna

    • @iotandcoffee
      @iotandcoffee Місяць тому

      Tambem tive um CSL 1991, voava baixo, carro muito leve.

  • @chickenoraria7559
    @chickenoraria7559 Місяць тому

    O modo sedã do FIAT Uno?

  • @evertonmachado4335
    @evertonmachado4335 16 днів тому

    Voyage era sucata perto desse carro

  • @mmorais83
    @mmorais83 Місяць тому

    Fiat foi preguiçosa, era só ter trocado a identificação de Duna para Prêmio na linha de produção Argentina. Trazer como Duna só ajudou a enterrar mais rápido.

  • @antenorsobral5426
    @antenorsobral5426 Місяць тому

    Maioria não dabem: mas a Fiat foi a primeira a lançar o primeiro carro a álcool o Fiat 147 e o primeiro carro nacional com computador de bordo, Setra no retrovisor também, as outras só copia kkkkkkkkk

    • @NovoMilenio-pu8dv
      @NovoMilenio-pu8dv Місяць тому

      Verdade... Em ternos de inovação a marca tem uma longa lista, apesar de muitos a odiarem e fazerem chacota, a FIAT sempre saiu na frente das demais com relação a inovação. Dando certo ou não, ELA foi pioneira em muitos aspectos....

    • @paulosilveira514
      @paulosilveira514 Місяць тому +1

      Salvo engano, a Fiat foi a primeira a lançar um carro com motor turbo de fábrica.

    • @antenorsobral5426
      @antenorsobral5426 Місяць тому

      @@paulosilveira514 Fiat sempre na frente