Esse motor é uma glória da indústria automobilística e grande parte de seu desenvolvimento foi tocado pela matriz brasileira, inclusive eu tenho um amigo que trabalhou na etapa de afinamento desses motores. Chegaram a atingir 100cv no 1.0 em fase de testes, mas era impraticável para uso civil. Independentemente disso, 103 Hp em um motor 1.3 8v de série é muito bom. A curva de torque do 1.0 é mais plana que a do VW, embora ambos tenham a mesma potência de pico. Um trabalho excelente da filial brasileira da Fiat, é inacreditável que existam idiotas criticando nesta seção de comentários.
Não usa correia dentada (menos custo com manutenção), bloco todo em alumínio(mais leve), pouco uso de plástico no motor e acessórios ligados a ele (maior durabilidade e resistência). Injeção indireta (válvulas mais limpas e menos problemas de entupimento de bico injetor com a nossa mijolina), mesmo assim consegue ser tão economico quanto os concorrentes com injeção direta. Torque altíssimo para a litragem, enquanto o Fire 1.0 tinha tipo 9Kgfm de torque, o Firefly 1.0 quaaaaase chega em 12KGFM! (isso é quase o torque do Fire 1.4!!! quase 30% a mais de torque que o Fire original!) Enfim, esse motor é uma obra de arte, é praticamente um motor japonês na resistência, feito pra durar muito, ao passo que consome pouco, e desenvolve super bem nas nossas estradas por conta do torque alto e que chega cedo. Nego comparando com Tsi... KKKKKK Compara com os 3 cilindros aspirados da concorrência, pra vc ver a surra que eles levam! kkk "ain mais ainda assim não tem turbo hurr durr" Mano, o Firefly vai sim ganhar versão turbo, só que a Fiat ao contrário das outras que só enfiaram um caracol num motor que já existia, tá fazendo o firefly turbo especialmente pra isso, todo forjado, 16V, mantendo a corrente de distribuição, coletores de metal, injeção indireta. O contrário do Tsi que é puro plástico, e que não tem só uma, como DUAS correias dentadas pra estragar! kkkk
E só vc ver a tristeza que é a Toro 1.8 E-torq, e pra piorar a Fiat ainda compra a Jeep e faz a mesma coisa que fez com a Chrysler, acaba com a marca de diferentes formas, como colocar o motor E-torq num Renegade, manchando a imagem da Jeep, um carro q bebe e não anda nada! Não é que a Fiat está planejando trazer um turbo eficiente e blá blá, ela já tem, na Europa é claro. E no exterior o Renegade tem motor muito mais moderno do que o E-torq, e a fiat já tem motor muito mais eficiente lá fora aspirado do que o FireFly, como o TwinAir que já existe à anos. É vocês que acreditam que ela está fazendo um motor eficiente quando na verdade ta fazendo vcs de trouxa mesmo. A VW tem uma gama maior de opções de motorização, coisa que a Fiat também deveria ter em nosso mercado sem contar que não tem Fiat 1.8 que consiga bater de frente com um 1.0 TSI, seja o 170 ou o 200tsi. Quem dirá um 1.4TSI.
É isso aí Sugurain. Motor leve, simples, barato e eficiente. Dentre os de cilindrada semelhante, um dos melhores. Por isso também, um dos mais econômicos. Boa relação torque x economia de combustível. Ainda vem com corrente metálica de titânio, nem o Vw Polo vem. Está de parabéns a Fiat, que venha o Turbo.
Para quem ta falando mal do motor, realmente a Fiat erro em não ter lançado o Firefly turbo mas não deixa de ser um motor moderno. Tenho um Argo 1.3 e esse motor é excelente, puxa muito bem o carro, responde absolutamente rápido. É um motorzinho que por ser 1.3 aspirado rende bem demais, tem um ótimo torque e muito econômico.
Depois de ter apanhado muito com os carros dos anos 90, como Tempra e Tipo, ela aprendeu a lição e agora faz carros muito bem adaptados à realidade brasileira.
Na minha opinião a Fiat conseguiu um feito notável com esse motor. Comparando com o MSI 1.6 16V da VW, por exemplo, fica claro como a Fiat conseguiu extrair números de potência e torque muito bons: São 300cc a menos, comando simples vs comando duplo e duas válvulas por cilindro vs quatro válvulas por cilindro. No fim, são apenas 10cv 2kgfm de torque a menos (etanol). Pra mim são números muito bons, considerando que é um motor mais "simples". Não é nem para desmerecer o motor da VW, longe disso, apenas acho que a Fiat fez um bom trabalho nesse motor.
Pessoal é fã de coisa complicada se vê algo simples não presta.lembre-se a manutenção de um produto com muita tecnologia embarcada será caríssima e para carros populares esse motor é mais que suficiente.
Gostei do motor, e, acho um tremendo de um acerto a Fiat ter apostado na corrente de comando seguindo a modernidade de motores maiores em um motor menor e mais eficiente.
São duas saídas no escape, e não só uma. Trabalho na fábrica que produz esse cabeçote, e grande parte de todos passam em minha mão no final da linha de produção
Este é um grande problema. A falta dos coletores de escape e o catalizador muito próximo do bloco faz com que a temperatura no bloco seja muito elevada levando o bloco ao empeno e consequente vazamento de líquido de arrefecimento .
Há também os Diesel indiretos.Aqui no Brasil nós tivemos os Perkins.O cabeçote dos indiretos é muito interessante.Mas exigem pré-aquecimento na partida à frio.Vejam os Perkins Aeroflow e o Sistema Lanova,entre outros.Parabéns pelo vídeo é pelo conteúdo deste canal.
Realmente eu não entendo "bulhufas" do assunto mas só vi gente metendo pau nas correias metálicas em detrimento das de borracha, você foi o primeiro a dizer o contrario deforma muito interessante; parabéns já dei o meu "like e ativei o sininho.
Também não entendo, só tem vantagens. Conheço pessoas que tinham carro com correia dentada e passaram do tempo de trocá-la, ela partiu e empenou as válvulas do motor. Foi o maior prejuízo, pois teve de abri-lo. Com a corrente metálica é quase impossível ela quebrar. E o pessoal ainda mete o pau. Ou são desentendidos ou o quê ?
exemplar motor feito para ser duravel, manutenção simples e descomplicada! Uso de Corrente de Comando, cabeçote simples e ainda variavel é notável! como esse projeto foi pensado para quem quer rodar muito e gastar pouco no combustivel e manutenção! parabéns Fiat
tenho um 1.3 (4 cil de 333 = 1332cm cubicos) faz ate 18,9km por litro em estrada no piloto automatico andando com media de 100 por hora! super economico, cvt roda muito suave e privilegia o torque em baixa rotaçao principamente com piloto travado....
Sou fã da VW, mas a Fiat acertou nesse motor. Ótimo motor aspirado. Econômico e manutenção barata. Eu que estava de olho em um UP TSI passei a olhar com mais carinho para esses aspirados, ainda mais com corrente de comando. Não me impressiono com o tal turbo, afinal a manutenção é mais cara e ainda pra quem gosta de abastecer com etanol não é legal essa tal injeção direta. O gol com motor 3 cilindros ficou caro e pelado. O Up é um absurdo. O jeito vai ser o Uno com esse motor....um Argo, ou até mesmo o Mobi, afinal será apenas para duas pessoas. Parabéns a Fiat. Fez bonito.
Tem um Uno Sporting 2017 com esse motor o carro e fantastico se precisar pisar e um foguete 0 a 100 em 9.8 segundos. Pisando fundo em circuito urbano 9 etanol e 12 gasolina andando tranquilo ele faz até 11 no etanol e 14 na gasolina na estrada andando forte faz a mesma coisa q na cidade porém andando de boa ja fiz até incriveis 16 no etanol e 20 na gasolina no computador de bordo e confirmado no reabastecimento. Carro muito potente para 1.3 pega e mantem 140 tranquilamente ja peguei 180 tinha ainda um restinho de motor uns 300 rpm considero 6.000 e não 6.250 por questão de segurança do motor, portanto ele estava em mais ou menos 5.700 rpm em quinta a 180 .
Murta, faz o pedido do like, no começo do video, e não no final, eu ja estava saindo do video quando vc falou, e ja tinha esquecido do like ate voltei pq vc merece cada like
Vdd. Motorzinho muiti bem feito esses Fiat firefly. 1.0.e 1.3... isso pq meh carro é um GM. Mas devemos sim reconhecer o belo trabalho de engenharia e modernidade no firefly da Fiat
@@antoniolima5977 Motor 1.8 e-torq é um projeto antigo derivado do 1.6 da antiga fábrica tritec, que em breve será substituído pelos 1.0 e 1.3 turbo. Essa nova geração Firefly é totalmente nova e com ótima tecnologia.
Eu tive um Uno attractive 17/18 com esse firefly 1.0. O motor tem o maior torque dentre os 1.0 aspirados do mercado: 10.9kgfm. O carro Uno também é leve, portanto, andava MUITO bem pra um milzinho. Mas o que me fez vender o carro 8 meses depois de comprá-lo foi o comportamento de arrancada dele. Não sei se é má programação da central, se é projeto de caixa de cambio ou se é projeto de motor, mas era MUITO DIFÍCIL arrancar suavemente com o carro. Se eu tentava arrancar com pouco acelerador e debriando mais abrupto, ele queria morrer e enroscava um monte. Se eu acelerava mais forte, tinha que debriar bem devagar senão cantava pneu. O jeito era queimar/deslizar embreagem mesmo, e isso me deixava louco! Já consegui fazer 15.1km/l na cidade com ar-condicionado DESLIGADO mas tenho que admitir que eu atrapalhava o trânsito pra economizar desse jeito. O normal dele mesmo com gasolina e na cidade era na casa dos 12, o que é mais realista e confortável.
Muito bom. O 6 válvulas já vai bem, o 12V e 16V ficarão ótimos. Sejam turbos ou aspirados. Eu tive um Siena Elx 02 1.3 16V Fire...que carro bom! Eu não sei porque a Fiat tirou o Fire 16V da maioria da linha porque não dava problema, pra estrada era ótimo e linear na performance.
Cade o like de 1 bilhão pra vc cara vc merece obrigado pela engenharia mostrada e explicada melhor millhões de vezes que esse auto esporte parabens amigo.
Lembrando que, no caso de queima de junta de cabeçote, ao plainar o cabeçote tem de aferir a planicidade da superfície do bloco que na maioria das vezes, se não, em todas, dá alguns milímetros de empenho sempre passando água para o óleo ou escape, mas é um motor excelente.
O velho Zetec Rocam já tinha corrente e balancins com roletes. Foi bom ter mostrado onde fica a válvula termostática pros mecânicos já saberem onde procurar para removê-la.
@@polesejunior na família tivemos 4 fiesta rocam. O primeiro foi um 1.6 hatch 2003, logo assim que recebeu a nova geração. Depois, em fim de 2005, compramos um sedan 1.6. O hatch foi vendido ao fim da garantia (2006) em troca de um Gol Power 1.6 G4 que foi uma decisão péssima. Em 2009, trocamos o sedan por outro, da nova reestilização, novamente 1.6, só que mais completo (com todos os kits que eram o Fly e o Pulse). Em fim de 2013, compramos um hatch 1.0 com a última reestilização e com os opcionais que hoje são padrao: air bag, abs e pc de bordo. Ao todo dos 4 rocam, rodamos mais de 250mil KM. Em todos esses KM, jamais quebraram. Só manutenção preventiva conforme indica o manual. Satisfeitíssimo com esse motor. Ele só podia ter mais torque, mas era confiável e silencioso.
Parabéns pelo vídeo ! Muito bom. Continue assim... Sucesso ! Esse motor é uma receita de bom torque, economia, leveza e simplicidade. Boa Fiat, só falta o turbo.
Pessoal, tenho uma Cronos aqui 1.3 Firefly, digo a vcs, vale apena, pesquisei mto e contente com a escolha, o motor FireFly 1.3 é excelente, tem torque, anda bem e é é mto econômico... Feliz com a escolha, porém tb gosto demais do Vírus 1.6 manual... por enquanto to fora de turbo....
@@d_SantoS_ Gostando demais, já estou a dois anos e só alegria, anda bem e bebe pouco, o design é lindo, acabamento é mto show, na época pesquisei mto e achei o melhor custo benefício de um carro zero.
Gosto desses motores novos da fiat, tenho um táxi que hj e um Logan 1.0 sce não tenho o que reclamar até hj carro está com 31000 km já estou pensando no novo carro e penso num cronos 1.3 ou um yaris 1.3 estou na duvida, não quero colocar GNV devido a alta manutenção e já tive nos meus carros e não tenho nenhuma saudade ! Parabéns pelo vídeo já dei o like e me cadastrei !
Em 2004 a Honda lançou o motor 150cc com tecnologia top. Porém, o guia da corrente de comando causou um grande problema para os consumidores. Em seguida esse problema foi solucionado. Esse motor é um projeto recente e apresenta esse mesmo problema. Provavelmente a stelantes já resolveu esse problema. Mas fica a dúvida na aquisição de um veículo equipado com esse motor. Eu mesmo vou comprar um carro 0 km nós próximos 30 dias. Vou comprar o yaris sedã XL pelo fato das minhas condições não serem suficientes para comprar um XS. Apesar de ser um projeto mais antigo eu não vou arriscar por exemplo. Comprar um Fiat argo. Tenho medo de aventurar e tomar um prejuízo de substituição de um motor. R$100.000,00 ainda tem vergonha na cara e pra conquistar esse valor trabalhando honestamente são muitos stresses superados. Eu tive uma experiência com carro comprado 0 km. Comprei em julho de 2014 um Chevrolet Classic LS. Um carro simples, porém nunca me decepcionou. Tenho ele até hoje. 260.000 km. Motor original Pivôs originais Embreagem originais Caixa original Somente alguns itens de suspensão são frágeis Poucas. Esse é o meu projeto com o yaris Usar mais de 200.000 km e não ter arrependimento.
@@joaoluizteixeira6525 É um motor bem resistente , com sua manutenção em dia . Um cuidado especial tem que ser tomado com as válvulas uma vez que a regulagem é necessária a cada 40 mil km .
Ótimos vídeos sempre Murta! Faz um vídeo falando sobre a importância da válvula termostatica. Recentemente a do meu carro travou fechada e o mecânico q eu levei simplismente retirou ela e falou q eu não precisaria mais colocar outra. Parabéns pelo conteúdo de quelidade que produz!!!
If you are trying to buy a car in Brasil, you choose the one you like. Then you look for information in you tube. Every influencer has a different opinion about the same vehicle. You get confused and their opinions don't help in any way.
Corrente de motor é o futuro roda vida toda e ñ dar problema, correia dentada já sabe ainda mais qd o motor é multivalvolas qd ela estoura empena muitas válvulas e o preju na certa.
Os diâmetros das válvulas são inversamente proporcionais às diferenças de pressão na admissão e exaustão: no máximo 1 Bar na admissão e vários Bares na exaustão.
Bom dia, sou inscrito, adoro seus vídeos e realmente são muito esclarecedores. Parabéns mesmo, mas gostaria de fazer uma pergunta que foi tema de um debate entre amigos, então vou passar adiante até para ter uma resposta mais confiável. MEU CARRO NO PAINEL DE RPM VAI ATÉ 7000,MAS A PARTE VERMELHA COMEÇA DE 5500 ATÉ OS 7000,SABEMOS QUE LOGICAMENTE NÃO É ACONSELHÁVEL ENTRAR NESSA FAIXA VERMELHA, MAS EM QUAL FAIXA (DE TANTO A TANTO RPM) PODEMOS MANTER EM UMA RODOVIA SEM FORÇAR O MOTOR PODENDO VIR A CAUSAR DEFEITOS FUTUROS? COMO POR EXEMPLO EM UMA VIAGEM. por que me disseram que o motor que tem a faixa vermelha de 5500 a 7000 rpm(meu caso) trabalhando em 4000 rotações em constância por horas,não estaria forçando nada nada e nem comprometendo futuramente. ENTÃO GOSTARIA DE SABER SE REALMENTE PROCEDE ISSO MESMO, SE "EXISTE" UMA FAIXA QUE O CARA PODE MANTER O MOTOR TRABALHANDO SEM PREOCUPAÇÕES FUTURAS. quem puder me responder, agradeço e forte abraço
Murta, corrigindo algumas coisas que não estão totalmente errada. O que é força? Vácuo ou pressão? Pressão, pois nela existe acumulo de massa. A válvula de escape é menor e o duto tem uma geometria mais reta pois na faze de exaustão é onde se tem uma maior diferença de pressão dentro do cilindro com a atmosfera, com menos de 5mm de válvula de escape aberta já existe um balanço entre essas pressão, o resto da fase, dependendo o escapamento faz até vácuo dentro do cilindro. Na admissão essa diferença de pressão já é quase nula dependendo da rotação e carga, e o tempo que o motor tem para admitir e produzir uma velocidade da mistura é muito curto em alta rotação, (por isso 8v tem mais torque em baixa do que o 16v) dependemos de um duto mais largo para se ter uma área de massa (mistura) disposta naquele intervalo de tempo e que produza uma velocidade máxima que seja efetiva a um bom enchimento da câmara, sem o fluxo chegar na velocidade máxima e causar a rarefação dentro da câmara, que nada mais é que o "cabeçote" suprir um fluxo menor do que o deslocamento do motor está pedindo, e cortar a fase de admissão, por isso que quanto maior a rotação limite, menos fluxo terá, por seguintes motivos: tempo de admissão fica cada vez mais curto, velocidade do fluxo cada vez maior a ponto de chegar no limite que o duto suporta, velocidade do pistão cada vez maior fazendo com que a rarefação seja potencializada em efeito dentro da câmara, e sobre o cálice da válvula que é quando a mistura se choca com a válvula fechando e retorna, causando vácuo dentro do duto de admissão e atrapalhando a próxima fase de adm. Um motor ótimo para se testar isso é o AP2.0 original, depois de 7k ele consegue render nada, chega a sumir o fluxo de admissão.
Perfeito. Gostei da sua abordagem. Com detalhes técnicos, não apenas com a perfumaria que os outros mostram. Parece que o consumidor atual, só quer sentar e dirigir. Valeu, vou assistir os vídeos do canal.
Boa noite. O que acha do bloco ser alumínio e de o visor de temperatura ser no computador de bordo, que pode não estar com ele a vista por algum tempo de aquecimento? Ví uma zero hoje e quero algo mais durável que a saveiro motor ea111 que tenho. Obrigado
Cheguei a ler notícias de que o motor 1.0 firefly iria ser concorrente direto do ea211 da Volks pq surgiram boatos de ser sobrealimentado é tals... no fundo achei q ia ter o Mob bengador Hahahah #respeitaatampapreta
É SEMPRE BOM DEIXAR ESSES TIPOS DE PRODUTO CHEGAR AO MERCADO OU SEJA ESTAR DENTRO DOS VEÍCULOS PRA GENTE VER SE PRESTA...ESTAMOS EM 2021 AGORA JA DÁ PRA TER UMA IDEIA DO QUE É ESSE MOTOR FIREFLAY RESULMINDO PROBLEMÁTICO DEMAIS.
Boa noite pessoal, adorei o vídeo Murta, sou seu fã, acompanho seus vídeos sempre que posso, adorei aquele pau que deu Gol deu na volta rápida, mostra toda sua competência em como turbinar e aproveitar o máximo da tecnologia. Será que esse motor é o mesmo que equipa o Pulse 1.3 automático? Da pra botar um turbo nele???? Qual você me indica? Vlw forte abraço. Parabéns pelo belo trabalho. 👏👏👏
Motor muito bem desenvolvido para atender o mercado nacional. Se a Fiat for inteligente lança o 1.0 turbo e o 1.3 turbo. Amplia a gama de motores e oferta... E aposenta outros já defasados... Muito pedem o turbo, mas n tem como pagar pelo turbo... Enfim, vai entender. Dos 3 cilindros hoje no mercado é o mais forte (torkudo) e mais econômico junto ao 1.2 puretech da Psa. A Renault vem em breve com seu turbo 1.3 a briga dos caracóis será boa... Esperar pra ver rsrs
Pelo que percebi o torque em baixa rotação se dá pelo fato da exaustão ser somente por um duto, tem escapamento de moto maior que isso eu só acho que poderia ter uma versão turbo quem sabe futuramente
Eu tenho um argo drive 1.0 e estava doido com esse motor, sera que é possível fazer o swap da turbina pro motor 1.0 normal levando em conta que aparentemente é só uma adaptação e troca de algumas peças e reprogramação
Bom, ainda não entendi o que faz este motor ser melhor, a maior diferença é a corrente no lugar da correia, o resto é o que todo motor simples tem, assim com o fire! valeu!
Não usa correia dentada (menos custo com manutenção), bloco todo em alumínio(mais leve), pouco uso de plástico nos coletores e afins(maior durabilidade e resistência). Injeção indireta (válvulas mais limpas e menos problemas de entupimento de bico injetor com a nossa mijolina), mesmo assim consegue ser tão economico quanto os concorrentes com injeção direta. Torque altíssimo para a litragem, enquanto o Fire 1.0 tinha tipo 9Kgfm de torque, o Firefly 1.0 quaaaaase chega em 12KGFM! (isso é quase o torque do Fire 1.4!!! quase 30% a mais de torque que o Fire original!) Enfim, esse motor é uma obra de arte, é praticamente um motor japonês na resistência, feito pra durar muito, ao passo que consome pouco, e desenvolve super bem nas nossas estradas por conta do torque alto.
Outro detalhe bacana deste motor são os números, 109cv e 14,2 kgmf de torque, além do baixíssimo consumo de combustível, mal posso esperar pela versão turbo.
Preconceito contra corrente? Depois que peguei um carro com corrente, nunca mais voltei pra correia dentada, a minha dúvida em comprar esse carro era essa.
Murta, olha eu aqui de novo. Cara, me fala uma coisa. Eu tenho um Gol G4 4p 1.0, supondo que eu use como base o projeto do vídeo "Kit padaria como funciona" do seu canal, só que eu não tenha o valor total para esse investimento, é possível que possa aplicar essa projeto por partes, tipo, conforme vai surgindo a grana ? Mais uma vez muito obrigado Murta! Parabéns pelo trabalho.
A diferença da correia dentada e a corrente é o custo de manutenção, para trocar a correia de borracha bastava arrancar a tampa de plástico, aliviar os tensores, soltar a correia do alternador com a polia do virabrequim e já podia trocar a correia dentada, tudo leva uns 30 minutos de serviço, já este de corrente tem que soltar a tampa do cabeçote, soltar a tampa lateral onde está o suporte de fixação do motor, arrancar a polia " rosca contrária " e soltar peças que não tem nada haver como " compressor e alternador " e sem falar que tem que arrancar o carter do motor pois o pescador da bomba de óleo fica preso ao bloco ao lado dos mancais e preso à tampa que precisa ser retirada é só um resumo pois precisa arrancar muito mais peças, e tem que ter conhecimento técnico para não danificar ao retirar ou repor as peças ou seja " FIAT " sendo fiat o que era feito em meia hora com o motor no lugar agora o mais correto é tirar fora e botar na bancada, quem vai pagar pelo custo? o proprietário do carro! Mas não é exclusividade da FIAT, todas montadoras já fazem isto, é que a FIAT sempre fez! Antigamente era periódico mas barato e agora não mas se for trocar vai ficar muito caro, se for preciso mexer no motor já aproveita e revisa tudo! OBS: Não sou da área automotiva, sou autônomo e trabalho com manutenção de maquinário agrícola! Alguém ai lembra como era simples trocar a correia dentada, bomba de agua, e etc nos VW AP600? Eu trocava até a embreagem do meu VW Passat 1986 com o motor e cambio no lugar, bastava soltar os 2 coxins do quadro erguer e afasta-lo para frente apoiado no macaco e soltar o coxim do cambio e afasta-lo para trás que ficava apoiado no quadro e seguro pelo trambulador e alavanca de marchas, dava o espaço para trocar embreagem tranquilamente, coisa que eu sozinho fazia em uma hora, época boa aquela!
Eu Fui No Salão do Automóvel Dos Eua, É ,Vi Um Motor Bi-Turbo Da Família De Carros, Fiat 500 Tem Um Turbo,Bi-Turbo e Quadri-Turbo.Cada Turbo Acrescenta, 30 Cavalos, Tem Motores, 1.0L,1.2L,1.3L,1.4L,1.5L,1.6L,1.8L,2.0L,2.4L
Murta o que vc acha do novo projeto da Fiat, motor fire fly turbo monocombustivel a etanol, que promete mesmo consumo abastecido com etanol de outros motores abastecidos a gasolina
Gosto de motores pequenos com 2 válvulas por cilindro são mais ágeis para deslocamento urbano, já motores maiores são melhores com 4 válvulas, ganham mais fôlego
Boa noite, tenho uma uno 1.0 fire e tô com projetinho aspro pra ela, vc sabe dizer qual a diferença referente a potência do 1.0 fire e 1.0 firefly pois sei que ele tem mais torque e mais potência que o fire Flex da uninho
Pra mim o motor Firefly é bom pq é um motor que usa corrente de comando isso é bom pq a corrente dura muito mais do que a correia dentada por que ela é lubrificada com o próprio óleo do motor já a correia dentada normal não pd ser submetida a óleo senão estora.
O Murta , você é o cara ... Parabéns pela explicação excelente , PERGUNTA : me ajuda a entender o que é HCCI ??? Motor HCCI , quais especificações técnicas ??? Em que veículos ele está presente , é verdade que a última tecnologia de motor a combustão , antes da eletrificação totais dos veículos , desde já agradeço , aqui de balneário Piçarras SC
5 років тому
Consome óleo Da problemas no diafragma da tampa de válvulas etc
What's wrong with these ALL NEW engines?! I checked FIAT Punto from 1994 - it's 1.4 TB, 136 HP, 213 km/h, 0-100 - 7,7s. They were called MultiAir, now Firefly, what next? And what's the big improvement that I can't see?
Esse motor é uma glória da indústria automobilística e grande parte de seu desenvolvimento foi tocado pela matriz brasileira, inclusive eu tenho um amigo que trabalhou na etapa de afinamento desses motores. Chegaram a atingir 100cv no 1.0 em fase de testes, mas era impraticável para uso civil. Independentemente disso, 103 Hp em um motor 1.3 8v de série é muito bom. A curva de torque do 1.0 é mais plana que a do VW, embora ambos tenham a mesma potência de pico. Um trabalho excelente da filial brasileira da Fiat, é inacreditável que existam idiotas criticando nesta seção de comentários.
Esse motor é uma vergonha motor frágil. Bem problemático
Não usa correia dentada (menos custo com manutenção), bloco todo em alumínio(mais leve), pouco uso de plástico no motor e acessórios ligados a ele (maior durabilidade e resistência).
Injeção indireta (válvulas mais limpas e menos problemas de entupimento de bico injetor com a nossa mijolina), mesmo assim consegue ser tão economico quanto os concorrentes com injeção direta.
Torque altíssimo para a litragem, enquanto o Fire 1.0 tinha tipo 9Kgfm de torque, o Firefly 1.0 quaaaaase chega em 12KGFM! (isso é quase o torque do Fire 1.4!!! quase 30% a mais de torque que o Fire original!)
Enfim, esse motor é uma obra de arte, é praticamente um motor japonês na resistência, feito pra durar muito, ao passo que consome pouco, e desenvolve super bem nas nossas estradas por conta do torque alto e que chega cedo.
Nego comparando com Tsi... KKKKKK
Compara com os 3 cilindros aspirados da concorrência, pra vc ver a surra que eles levam! kkk
"ain mais ainda assim não tem turbo hurr durr"
Mano, o Firefly vai sim ganhar versão turbo, só que a Fiat ao contrário das outras que só enfiaram um caracol num motor que já existia, tá fazendo o firefly turbo especialmente pra isso, todo forjado, 16V, mantendo a corrente de distribuição, coletores de metal, injeção indireta. O contrário do Tsi que é puro plástico, e que não tem só uma, como DUAS correias dentadas pra estragar! kkkk
E só vc ver a tristeza que é a Toro 1.8 E-torq, e pra piorar a Fiat ainda compra a Jeep e faz a mesma coisa que fez com a Chrysler, acaba com a marca de diferentes formas, como colocar o motor E-torq num Renegade, manchando a imagem da Jeep, um carro q bebe e não anda nada!
Não é que a Fiat está planejando trazer um turbo eficiente e blá blá, ela já tem, na Europa é claro. E no exterior
o Renegade tem motor muito mais moderno do que o E-torq, e a fiat já tem motor muito mais eficiente lá fora aspirado do que o FireFly, como o TwinAir que já existe à anos. É vocês que acreditam que ela está fazendo um motor eficiente quando na verdade ta fazendo vcs de trouxa mesmo.
A VW tem uma gama maior de opções de motorização, coisa que a Fiat também deveria ter em nosso mercado sem contar que não tem Fiat 1.8 que consiga bater de frente com um 1.0 TSI, seja o 170 ou o 200tsi. Quem dirá um 1.4TSI.
Tu pensa que sabe tudo e que a fiat tá inovando kakakaakka mais um trouxa mesmo
Volkswagen você conhece você com Fiat kkkkkk
É isso aí Sugurain. Motor leve, simples, barato e eficiente. Dentre os de cilindrada semelhante, um dos melhores. Por isso também, um dos mais econômicos. Boa relação torque x economia de combustível. Ainda vem com corrente metálica de titânio, nem o Vw Polo vem. Está de parabéns a Fiat, que venha o Turbo.
melhor motor 1.0 aspirado e mais potente no mercado atualmente.
Para quem ta falando mal do motor, realmente a Fiat erro em não ter lançado o Firefly turbo mas não deixa de ser um motor moderno.
Tenho um Argo 1.3 e esse motor é excelente, puxa muito bem o carro, responde absolutamente rápido. É um motorzinho que por ser 1.3 aspirado rende bem demais, tem um ótimo torque e muito econômico.
Agora tem
Sempre gostei muito dos motores, carros e soluções da Fiat, pra mim é a marca mais "brasileira" de todas.
Depois de ter apanhado muito com os carros dos anos 90, como Tempra e Tipo, ela aprendeu a lição e agora faz carros muito bem adaptados à realidade brasileira.
Da vontade de comprar um motor em corte e colocar na mesa de centro da sala! Muito maneiro!!
Abraços, Murta!
Tem empresa especializada em vender miniaturas de motor em corte. da uma busca na internet que acha alguns...
Na minha opinião a Fiat conseguiu um feito notável com esse motor. Comparando com o MSI 1.6 16V da VW, por exemplo, fica claro como a Fiat conseguiu extrair números de potência e torque muito bons: São 300cc a menos, comando simples vs comando duplo e duas válvulas por cilindro vs quatro válvulas por cilindro. No fim, são apenas 10cv 2kgfm de torque a menos (etanol). Pra mim são números muito bons, considerando que é um motor mais "simples". Não é nem para desmerecer o motor da VW, longe disso, apenas acho que a Fiat fez um bom trabalho nesse motor.
Pessoal é fã de coisa complicada se vê algo simples não presta.lembre-se a manutenção de um produto com muita tecnologia embarcada será caríssima e para carros populares esse motor é mais que suficiente.
Único motor com bloco de
Alumínio que vi prestar até hj foi o Corolla
Falou pouco mas falou tudo
@@danielrocha4018 o do Sandero é excelente
Acabei de adquirir esse motor no meu cronos!!! Pelos relatos é muuuuito econômico!! harmonia-RS.
Esse motor é muito legal
Troca de calor
Sistema de admissão com desvio de fluxo
Posição de vela
Desenho de pistão
Putz uma infinidade de coisas
Show
Gostei do motor, e, acho um tremendo de um acerto a Fiat ter apostado na corrente de comando seguindo a modernidade de motores maiores em um motor menor e mais eficiente.
São duas saídas no escape, e não só uma.
Trabalho na fábrica que produz esse cabeçote, e grande parte de todos passam em minha mão no final da linha de produção
Chama no zap
86994330164
Bloco e cabeçote são de alumínio ou não..
@@andersonwillians1510 Sim, bloco e cabeçote são de alumínio.
Что вы можете сказать про этот двигатель? Насколько он надежен? Заранее благодарен Вам за ответ
Este é um grande problema. A falta dos coletores de escape e o catalizador muito próximo do bloco faz com que a temperatura no bloco seja muito elevada levando o bloco ao empeno e consequente vazamento de líquido de arrefecimento .
Gosto de motores assim simples e eficiente, manutenção barata e simples também, na minha opinião motor e uma ferramenta de trabalho.
Há também os Diesel indiretos.Aqui no Brasil nós tivemos os Perkins.O cabeçote dos indiretos é muito interessante.Mas exigem pré-aquecimento na partida à frio.Vejam os Perkins Aeroflow e o Sistema Lanova,entre outros.Parabéns pelo vídeo é pelo conteúdo deste canal.
A Fiat e sua filosofia de fazer motores simples parabéns
Realmente eu não entendo "bulhufas" do assunto mas só vi gente metendo pau nas correias metálicas em detrimento das de borracha, você foi o primeiro a dizer o contrario deforma muito interessante; parabéns já dei o meu "like e ativei o sininho.
Também não entendo, só tem vantagens. Conheço pessoas que tinham carro com correia dentada e passaram do tempo de trocá-la, ela partiu e empenou as válvulas do motor. Foi o maior prejuízo, pois teve de abri-lo. Com a corrente metálica é quase impossível ela quebrar. E o pessoal ainda mete o pau. Ou são desentendidos ou o quê ?
Este motor e o 1.0 melhor que tem excelentes em durabilidade e confiança , SHOW de motorzinho !
Вы знакомы с этим двигателем? Насколько он хорош?
exemplar motor feito para ser duravel, manutenção simples e descomplicada! Uso de Corrente de Comando, cabeçote simples e ainda variavel é notável! como esse projeto foi pensado para quem quer rodar muito e gastar pouco no combustivel e manutenção! parabéns Fiat
tenho um 1.3 (4 cil de 333 = 1332cm cubicos) faz ate 18,9km por litro em estrada no piloto automatico andando com media de 100 por hora! super economico, cvt roda muito suave e privilegia o torque em baixa rotaçao principamente com piloto travado....
Sou fã da VW, mas a Fiat acertou nesse motor. Ótimo motor aspirado. Econômico e manutenção barata. Eu que estava de olho em um UP TSI passei a olhar com mais carinho para esses aspirados, ainda mais com corrente de comando. Não me impressiono com o tal turbo, afinal a manutenção é mais cara e ainda pra quem gosta de abastecer com etanol não é legal essa tal injeção direta.
O gol com motor 3 cilindros ficou caro e pelado. O Up é um absurdo. O jeito vai ser o Uno com esse motor....um Argo, ou até mesmo o Mobi, afinal será apenas para duas pessoas. Parabéns a Fiat. Fez bonito.
Vai de argo, motor bom e um carro bem confortável
Tem um Uno Sporting 2017 com esse motor o carro e fantastico se precisar pisar e um foguete 0 a 100 em 9.8 segundos.
Pisando fundo em circuito urbano 9 etanol e 12 gasolina andando tranquilo ele faz até 11 no etanol e 14 na gasolina na estrada andando forte faz a mesma coisa q na cidade porém andando de boa ja fiz até incriveis 16 no etanol e 20 na gasolina no computador de bordo e confirmado no reabastecimento.
Carro muito potente para 1.3 pega e mantem 140 tranquilamente ja peguei 180 tinha ainda um restinho de motor uns 300 rpm considero 6.000 e não 6.250 por questão de segurança do motor, portanto ele estava em mais ou menos 5.700 rpm em quinta a 180 .
Murta, faz o pedido do like, no começo do video, e não no final, eu ja estava saindo do video quando vc falou, e ja tinha esquecido do like
ate voltei pq vc merece cada like
Muita gente aqui criticando o motor, provavelmente quem critica anda de ônibus kkkkk
Vdd. Motorzinho muiti bem feito esses Fiat firefly. 1.0.e 1.3... isso pq meh carro é um GM. Mas devemos sim reconhecer o belo trabalho de engenharia e modernidade no firefly da Fiat
Eu tenho uno carro muito bom chega fazer na BR 18 a 20 km por litro
Crítica Anda de Ônibus.. Vai se fuder.. Você não entende de poorra nem uma...esse lixo eu ando Zero DIESEL TOP...
Negativo tenho um Cronos 1.8 é muito manco qual quer 1.0 da nele até o próprio uno .da mesma marca.novos motores da Fiat muito fraco
@@antoniolima5977 Motor 1.8 e-torq é um projeto antigo derivado do 1.6 da antiga fábrica tritec, que em breve será substituído pelos 1.0 e 1.3 turbo.
Essa nova geração Firefly é totalmente nova e com ótima tecnologia.
Eu tive um Uno attractive 17/18 com esse firefly 1.0. O motor tem o maior torque dentre os 1.0 aspirados do mercado: 10.9kgfm. O carro Uno também é leve, portanto, andava MUITO bem pra um milzinho. Mas o que me fez vender o carro 8 meses depois de comprá-lo foi o comportamento de arrancada dele. Não sei se é má programação da central, se é projeto de caixa de cambio ou se é projeto de motor, mas era MUITO DIFÍCIL arrancar suavemente com o carro. Se eu tentava arrancar com pouco acelerador e debriando mais abrupto, ele queria morrer e enroscava um monte. Se eu acelerava mais forte, tinha que debriar bem devagar senão cantava pneu. O jeito era queimar/deslizar embreagem mesmo, e isso me deixava louco! Já consegui fazer 15.1km/l na cidade com ar-condicionado DESLIGADO mas tenho que admitir que eu atrapalhava o trânsito pra economizar desse jeito. O normal dele mesmo com gasolina e na cidade era na casa dos 12, o que é mais realista e confortável.
É isso que eu queria ver do 1.3 firefly. Muito bom
Muito bom. O 6 válvulas já vai bem, o 12V e 16V ficarão ótimos. Sejam turbos ou aspirados.
Eu tive um Siena Elx 02 1.3 16V Fire...que carro bom! Eu não sei porque a Fiat tirou o Fire 16V da maioria da linha porque não dava problema, pra estrada era ótimo e linear na performance.
Tive um Palio com esse motor ...era muito bom viu .. saudade dele até hj!
Cade o like de 1 bilhão pra vc cara vc merece obrigado pela engenharia mostrada e explicada melhor millhões de vezes que esse auto esporte parabens amigo.
Lembrando que, no caso de queima de junta de cabeçote, ao plainar o cabeçote tem de aferir a planicidade da superfície do bloco que na maioria das vezes, se não, em todas, dá alguns milímetros de empenho sempre passando água para o óleo ou escape, mas é um motor excelente.
show de motorzinho. cheio de soluções modernas mas um pouco mais simples que o EA211
O velho Zetec Rocam já tinha corrente e balancins com roletes.
Foi bom ter mostrado onde fica a válvula termostática pros mecânicos já saberem onde procurar para removê-la.
Lembro que era notícia em todas as revistas automotivas o motor zetec na época de lançamento, um belo motorzinho.
@@polesejunior na família tivemos 4 fiesta rocam. O primeiro foi um 1.6 hatch 2003, logo assim que recebeu a nova geração. Depois, em fim de 2005, compramos um sedan 1.6. O hatch foi vendido ao fim da garantia (2006) em troca de um Gol Power 1.6 G4 que foi uma decisão péssima. Em 2009, trocamos o sedan por outro, da nova reestilização, novamente 1.6, só que mais completo (com todos os kits que eram o Fly e o Pulse). Em fim de 2013, compramos um hatch 1.0 com a última reestilização e com os opcionais que hoje são padrao: air bag, abs e pc de bordo. Ao todo dos 4 rocam, rodamos mais de 250mil KM. Em todos esses KM, jamais quebraram. Só manutenção preventiva conforme indica o manual. Satisfeitíssimo com esse motor. Ele só podia ter mais torque, mas era confiável e silencioso.
Parabéns pelo vídeo ! Muito bom. Continue assim... Sucesso ! Esse motor é uma receita de bom torque, economia, leveza e simplicidade. Boa Fiat, só falta o turbo.
Pessoal, tenho uma Cronos aqui 1.3 Firefly, digo a vcs, vale apena, pesquisei mto e contente com a escolha, o motor FireFly 1.3 é excelente, tem torque, anda bem e é é mto econômico... Feliz com a escolha, porém tb gosto demais do Vírus 1.6 manual... por enquanto to fora de turbo....
Como está o carro hj em dia? Tô pensando em pegar um...
@@d_SantoS_ Gostando demais, já estou a dois anos e só alegria, anda bem e bebe pouco, o design é lindo, acabamento é mto show, na época pesquisei mto e achei o melhor custo benefício de um carro zero.
@@felipeoliviera9934está com quantos km o seu Cronos? Grato.
@@ebersonmuniz2569 76.000 km rodados.
Gosto desses motores novos da fiat, tenho um táxi que hj e um Logan 1.0 sce não tenho o que reclamar até hj carro está com 31000 km já estou pensando no novo carro e penso num cronos 1.3 ou um yaris 1.3 estou na duvida, não quero colocar GNV devido a alta manutenção e já tive nos meus carros e não tenho nenhuma saudade ! Parabéns pelo vídeo já dei o like e me cadastrei !
Gostei da sua agilidade e conhecimento para explicar esse motor.
Valeu!!!!!
Em 2004 a Honda lançou o motor 150cc com tecnologia top.
Porém, o guia da corrente de comando causou um grande problema para os consumidores.
Em seguida esse problema foi solucionado.
Esse motor é um projeto recente e apresenta esse mesmo problema.
Provavelmente a stelantes já resolveu esse problema.
Mas fica a dúvida na aquisição de um veículo equipado com esse motor.
Eu mesmo vou comprar um carro 0 km nós próximos 30 dias.
Vou comprar o yaris sedã XL pelo fato das minhas condições não serem suficientes para comprar um XS.
Apesar de ser um projeto mais antigo eu não vou arriscar por exemplo.
Comprar um Fiat argo.
Tenho medo de aventurar e tomar um prejuízo de substituição de um motor.
R$100.000,00 ainda tem vergonha na cara e pra conquistar esse valor trabalhando honestamente são muitos stresses superados.
Eu tive uma experiência com carro comprado 0 km.
Comprei em julho de 2014 um Chevrolet Classic LS.
Um carro simples, porém nunca me decepcionou.
Tenho ele até hoje.
260.000 km.
Motor original
Pivôs originais
Embreagem originais
Caixa original
Somente alguns itens de suspensão são frágeis
Poucas.
Esse é o meu projeto com o yaris
Usar mais de 200.000 km e não ter arrependimento.
Obrigado.
Gostei. Eu queria ver esse novo motor da Fiat.
Gosto muito dos motores em cortes.
3:35 Ninguém prefere correia dentada, só se for maluco! Rssss
Maluco quem gosta de motor com corrente mais carro a manutenção e esse motor Firefly é bem problematico.
Para consumidores de média renda , a Fiat é uma grande opção para quem quer um bom carro . Falo isso com 25 anos de experiência mecânica .
O que o senhor acha do motor Fire 1.0?
@@joaoluizteixeira6525 É um motor bem resistente , com sua manutenção em dia . Um cuidado especial tem que ser tomado com as válvulas uma vez que a regulagem é necessária a cada 40 mil km .
Ótimos vídeos sempre Murta!
Faz um vídeo falando sobre a importância da válvula termostatica. Recentemente a do meu carro travou fechada e o mecânico q eu levei simplismente retirou ela e falou q eu não precisaria mais colocar outra. Parabéns pelo conteúdo de quelidade que produz!!!
Esse motor e muito bom pena que tem muitos proprietários que não cuida da forma correta aí quebra e fala que o motor e ruim kkkk
Quando vem o firefly turbo?
Pelo que eu vi já tem uma boa potência e torque, com o caracol ia ser uma baita evolução...
O Jeep Renegade já vai trazer um destes motores firefly turbo pelo menos. Acho que em 2020.
2021 até a pegeout vai usar ele
Se a Fiat colocar esse motor num carro de 810kg novamente será uma nova lenda!!!
imagina então em um coupê com motor transversal traseiro usando portanto o mesmo câmbio de carros com tração dianteira...
Já tem o mob
novo uno atractive tenho um. muito bom
@@robertosilva9095 tenho um 1.0 acho ele lerdo na arrancada de primeira e segunda marcha.
Tods que criticam aqui creio que são engenheiros e ja desenvilveram motores 😂😂😂😂
didn't understand a word :) but really good work ;)
hearty greetings from Poland
lol!!!
If you are trying to buy a car in Brasil, you choose the one you like. Then you look for information in you tube. Every influencer has a different opinion about the same vehicle. You get confused and their opinions don't help in any way.
Da hora essa série de motores em corte! Fica muito mais legal de aprender e entender o funcionamento. Não tinha o firefly 3 cilindros?
Comentando antes de terminar o video, né? Kkkk
Como ele disse: três cilindros no 1.0 e quatro no 1.3.
Top vídeo Motor fire fly 1.0 para carro s pequenos é show de bola.
Que coisa linda!
Show de bola... Baita motor, sem frescura...
Valeu mano!! Deu pra entender certinho!! Sucesso!!
Vleeeu!
Tamo Junto!
Obrigado pela força!!
Abs!
Sensacional esse vídeo, ótimo conteúdo cara, obrigado pelo trabalho
Muito bom o vídeo, curto, simples e objetivo!
Corrente de motor é o futuro roda vida toda e ñ dar problema, correia dentada já sabe ainda mais qd o motor é multivalvolas qd ela estoura empena muitas válvulas e o preju na certa.
Pois é Fábio Costa. Mas nem todo mundo procura saber..
Os diâmetros das válvulas são inversamente proporcionais às diferenças de pressão na admissão e exaustão: no máximo 1 Bar na admissão e vários Bares na exaustão.
Gosto de motor em corte otimas explicações.... Parabéns canal ta top.
Bom dia, sou inscrito, adoro seus vídeos e realmente são muito esclarecedores. Parabéns mesmo, mas gostaria de fazer uma pergunta que foi tema de um debate entre amigos, então vou passar adiante até para ter uma resposta mais confiável. MEU CARRO NO PAINEL DE RPM VAI ATÉ 7000,MAS A PARTE VERMELHA COMEÇA DE 5500 ATÉ OS 7000,SABEMOS QUE LOGICAMENTE NÃO É ACONSELHÁVEL ENTRAR NESSA FAIXA VERMELHA, MAS EM QUAL FAIXA (DE TANTO A TANTO RPM) PODEMOS MANTER EM UMA RODOVIA SEM FORÇAR O MOTOR PODENDO VIR A CAUSAR DEFEITOS FUTUROS? COMO POR EXEMPLO EM UMA VIAGEM. por que me disseram que o motor que tem a faixa vermelha de 5500 a 7000 rpm(meu caso) trabalhando em 4000 rotações em constância por horas,não estaria forçando nada nada e nem comprometendo futuramente. ENTÃO GOSTARIA DE SABER SE REALMENTE PROCEDE ISSO MESMO, SE "EXISTE" UMA FAIXA QUE O CARA PODE MANTER O MOTOR TRABALHANDO SEM PREOCUPAÇÕES FUTURAS. quem puder me responder, agradeço e forte abraço
A correia não é banhado a óleo?
Murta, corrigindo algumas coisas que não estão totalmente errada. O que é força? Vácuo ou pressão? Pressão, pois nela existe acumulo de massa. A válvula de escape é menor e o duto tem uma geometria mais reta pois na faze de exaustão é onde se tem uma maior diferença de pressão dentro do cilindro com a atmosfera, com menos de 5mm de válvula de escape aberta já existe um balanço entre essas pressão, o resto da fase, dependendo o escapamento faz até vácuo dentro do cilindro. Na admissão essa diferença de pressão já é quase nula dependendo da rotação e carga, e o tempo que o motor tem para admitir e produzir uma velocidade da mistura é muito curto em alta rotação, (por isso 8v tem mais torque em baixa do que o 16v) dependemos de um duto mais largo para se ter uma área de massa (mistura) disposta naquele intervalo de tempo e que produza uma velocidade máxima que seja efetiva a um bom enchimento da câmara, sem o fluxo chegar na velocidade máxima e causar a rarefação dentro da câmara, que nada mais é que o "cabeçote" suprir um fluxo menor do que o deslocamento do motor está pedindo, e cortar a fase de admissão, por isso que quanto maior a rotação limite, menos fluxo terá, por seguintes motivos: tempo de admissão fica cada vez mais curto, velocidade do fluxo cada vez maior a ponto de chegar no limite que o duto suporta, velocidade do pistão cada vez maior fazendo com que a rarefação seja potencializada em efeito dentro da câmara, e sobre o cálice da válvula que é quando a mistura se choca com a válvula fechando e retorna, causando vácuo dentro do duto de admissão e atrapalhando a próxima fase de adm.
Um motor ótimo para se testar isso é o AP2.0 original, depois de 7k ele consegue render nada, chega a sumir o fluxo de admissão.
Motor simples e baixo custo de manutenção, bem diferente dos tsi💣💣
Mas ao contrário anda bem menos e se por uma turbina fica bem mais problemático que o TSi
Perfeito. Gostei da sua abordagem. Com detalhes técnicos, não apenas com a perfumaria que os outros mostram.
Parece que o consumidor atual, só quer sentar e dirigir.
Valeu, vou assistir os vídeos do canal.
Show agora com vídeos diários. bom d+.
Muito bom vídeo Murtão. Alguma espectativa de quando a Fiat irá trazer os Firefly turbo? Acho que essa deve ser a maior dúvida e espectativa de todos.
Boa noite. O que acha do bloco ser alumínio e de o visor de temperatura ser no computador de bordo, que pode não estar com ele a vista por algum tempo de aquecimento? Ví uma zero hoje e quero algo mais durável que a saveiro motor ea111 que tenho.
Obrigado
Sei que FIRE vem de "Full Integrated Robboted Engine" e o FLY?
Cheguei a ler notícias de que o motor 1.0 firefly iria ser concorrente direto do ea211 da Volks pq surgiram boatos de ser sobrealimentado é tals... no fundo achei q ia ter o Mob bengador Hahahah #respeitaatampapreta
É SEMPRE BOM DEIXAR ESSES TIPOS DE PRODUTO CHEGAR AO MERCADO OU SEJA ESTAR DENTRO DOS VEÍCULOS PRA GENTE VER SE PRESTA...ESTAMOS EM 2021 AGORA JA DÁ PRA TER UMA IDEIA DO QUE É ESSE MOTOR FIREFLAY RESULMINDO PROBLEMÁTICO DEMAIS.
Boa noite pessoal, adorei o vídeo Murta, sou seu fã, acompanho seus vídeos sempre que posso, adorei aquele pau que deu Gol deu na volta rápida, mostra toda sua competência em como turbinar e aproveitar o máximo da tecnologia.
Será que esse motor é o mesmo que equipa o Pulse 1.3 automático? Da pra botar um turbo nele???? Qual você me indica? Vlw forte abraço. Parabéns pelo belo trabalho. 👏👏👏
Muito legal! Obrigado e parabéns!!
Tem como adapitar esse motor no lugar do motor fire evo 1.4, do uno sporting ano 2012, Diz aí?
Sempre Márcio.Parabéns pelo canal
O melhor motor do Brasil! Para a litragem dele! 1.3 firefly
Motor muito bem desenvolvido para atender o mercado nacional. Se a Fiat for inteligente lança o 1.0 turbo e o 1.3 turbo. Amplia a gama de motores e oferta... E aposenta outros já defasados...
Muito pedem o turbo, mas n tem como pagar pelo turbo... Enfim, vai entender.
Dos 3 cilindros hoje no mercado é o mais forte (torkudo) e mais econômico junto ao 1.2 puretech da Psa.
A Renault vem em breve com seu turbo 1.3 a briga dos caracóis será boa... Esperar pra ver rsrs
Só uma correção os motores a diesel também tem injeção direta e indireta só que e diferente do motor a gasolina!!
Será que aceita bem a preparação com uma só saída ?
Pelo que percebi o torque em baixa rotação se dá pelo fato da exaustão ser somente por um duto, tem escapamento de moto maior que isso eu só acho que poderia ter uma versão turbo quem sabe futuramente
Amigo quero compra argo trekking 2020 vale a pena? Fiquei com medo desse moto firefly
Eu tenho um argo drive 1.0 e estava doido com esse motor, sera que é possível fazer o swap da turbina pro motor 1.0 normal levando em conta que aparentemente é só uma adaptação e troca de algumas peças e reprogramação
Bom, ainda não entendi o que faz este motor ser melhor, a maior diferença é a corrente no lugar da correia, o resto é o que todo motor simples tem, assim com o fire! valeu!
Não usa correia dentada (menos custo com manutenção), bloco todo em alumínio(mais leve), pouco uso de plástico nos coletores e afins(maior durabilidade e resistência).
Injeção indireta (válvulas mais limpas e menos problemas de entupimento de bico injetor com a nossa mijolina), mesmo assim consegue ser tão economico quanto os concorrentes com injeção direta.
Torque altíssimo para a litragem, enquanto o Fire 1.0 tinha tipo 9Kgfm de torque, o Firefly 1.0 quaaaaase chega em 12KGFM! (isso é quase o torque do Fire 1.4!!! quase 30% a mais de torque que o Fire original!)
Enfim, esse motor é uma obra de arte, é praticamente um motor japonês na resistência, feito pra durar muito, ao passo que consome pouco, e desenvolve super bem nas nossas estradas por conta do torque alto.
@@Sugurain cara, valeu a explicação!
Outro detalhe bacana deste motor são os números, 109cv e 14,2 kgmf de torque, além do baixíssimo consumo de combustível, mal posso esperar pela versão turbo.
O carro tem comando variável as valvulas mudam e isso faz diferença
Mano, adoro esses videos! p*ta video aula!
Valeeeeu!
Esse motor nao era pra ser turbo ?
Em outros países sim, mas no BR ainda não.
2020 vai ser
@@ph9204 triste realidade
@@ph9204 nenhum lugar tem este motor, tá em desenvolvimento
@@ghostndsl1434 esse motor é usado no argo e cronos
Preconceito contra corrente? Depois que peguei um carro com corrente, nunca mais voltei pra correia dentada, a minha dúvida em comprar esse carro era essa.
Valeu pelas informações. Show de bola. Abraços!
Excelente apresentação
Mais um show de explicação
Ola este motor chega quais uno way a potência
Murta, olha eu aqui de novo. Cara, me fala uma coisa. Eu tenho um Gol G4 4p 1.0, supondo que eu use como base o projeto do vídeo "Kit padaria como funciona" do seu canal, só que eu não tenha o valor total para esse investimento, é possível que possa aplicar essa projeto por partes, tipo, conforme vai surgindo a grana ? Mais uma vez muito obrigado Murta! Parabéns pelo trabalho.
A diferença da correia dentada e a corrente é o custo de manutenção, para trocar a correia de borracha bastava arrancar a tampa de plástico, aliviar os tensores, soltar a correia do alternador com a polia do virabrequim e já podia trocar a correia dentada, tudo leva uns 30 minutos de serviço, já este de corrente tem que soltar a tampa do cabeçote, soltar a tampa lateral onde está o suporte de fixação do motor, arrancar a polia " rosca contrária " e soltar peças que não tem nada haver como " compressor e alternador " e sem falar que tem que arrancar o carter do motor pois o pescador da bomba de óleo fica preso ao bloco ao lado dos mancais e preso à tampa que precisa ser retirada é só um resumo pois precisa arrancar muito mais peças, e tem que ter conhecimento técnico para não danificar ao retirar ou repor as peças ou seja " FIAT " sendo fiat o que era feito em meia hora com o motor no lugar agora o mais correto é tirar fora e botar na bancada, quem vai pagar pelo custo? o proprietário do carro! Mas não é exclusividade da FIAT, todas montadoras já fazem isto, é que a FIAT sempre fez! Antigamente era periódico mas barato e agora não mas se for trocar vai ficar muito caro, se for preciso mexer no motor já aproveita e revisa tudo! OBS: Não sou da área automotiva, sou autônomo e trabalho com manutenção de maquinário agrícola! Alguém ai lembra como era simples trocar a correia dentada, bomba de agua, e etc nos VW AP600? Eu trocava até a embreagem do meu VW Passat 1986 com o motor e cambio no lugar, bastava soltar os 2 coxins do quadro erguer e afasta-lo para frente apoiado no macaco e soltar o coxim do cambio e afasta-lo para trás que ficava apoiado no quadro e seguro pelo trambulador e alavanca de marchas, dava o espaço para trocar embreagem tranquilamente, coisa que eu sozinho fazia em uma hora, época boa aquela!
Muito bom material parabéns.
Eu Fui No Salão do Automóvel Dos Eua, É ,Vi Um Motor Bi-Turbo Da Família De Carros, Fiat 500 Tem Um Turbo,Bi-Turbo e Quadri-Turbo.Cada Turbo Acrescenta, 30 Cavalos, Tem Motores, 1.0L,1.2L,1.3L,1.4L,1.5L,1.6L,1.8L,2.0L,2.4L
Murta o que vc acha do novo projeto da Fiat, motor fire fly turbo monocombustivel a etanol, que promete mesmo consumo abastecido com etanol de outros motores abastecidos a gasolina
Eu queria ter conhecido mais, mas não tive contato próximo com o motor, então não sei opinar
Gostei da posição do filtro de óleo, pq no etorq é nojento de trocar o óleo tá loko
Gosto de motores pequenos com 2 válvulas por cilindro são mais ágeis para deslocamento urbano, já motores maiores são melhores com 4 válvulas, ganham mais fôlego
Ele tem comando de válvulas variável sim!
Existe motor diesel com injeção indireta, principalmente os antigo perkins, motores do mb 1111,Mitsubishi L200 antiga entre outros.
Boa noite, tenho uma uno 1.0 fire e tô com projetinho aspro pra ela, vc sabe dizer qual a diferença referente a potência do 1.0 fire e 1.0 firefly pois sei que ele tem mais torque e mais potência que o fire Flex da uninho
Pra mim o motor Firefly é bom pq é um motor que usa corrente de comando isso é bom pq a corrente dura muito mais do que a correia dentada por que ela é lubrificada com o próprio óleo do motor já a correia dentada normal não pd ser submetida a óleo senão estora.
Estes motores agora na linha 2019 vão vir com turbo compressor , vai ficar top .
Em condições normais indicadas pelo fabricante, qual é a vida útil deste motor?
Segundo o que li, 240 mil km..... Pouco, não?
O comando de válvulas é roletado ????
O Murta , você é o cara ... Parabéns pela explicação excelente , PERGUNTA : me ajuda a entender o que é HCCI ??? Motor HCCI , quais especificações técnicas ??? Em que veículos ele está presente , é verdade que a última tecnologia de motor a combustão , antes da eletrificação totais dos veículos , desde já agradeço , aqui de balneário Piçarras SC
Consome óleo
Da problemas no diafragma da tampa de válvulas etc
What's wrong with these ALL NEW engines?!
I checked FIAT Punto from 1994 - it's 1.4 TB, 136 HP, 213 km/h, 0-100 - 7,7s.
They were called MultiAir, now Firefly, what next? And what's the big improvement that I can't see?