Luís Almeida Cabrito Assado no Forno

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 14 гру 2021
  • Receita regional : Cabrito assado no forno
    O cabrito, uma raça autóctone portuguesa, de grande valor nutricional, que vale a pena descobrir à nossa mesa, agora que se aproxima a época festiva.
    As raças autóctones de origem animal têm proveniências bem definidas e características únicas que fazem delas raças adaptadas à sua região e função. Possuem habitualmente as designações DOP (Denominação de Origem Protegida) e IGP (Indicação Geográfica Protegida) que garantem a sua autenticidade e qualidade. Estas espécies têm características únicas que fazem delas uma “carne de excelência”.
    Existem diferentes raças autóctones de cabrito em Portugal. O Cabrito Transmontano DOP, o Cabrito Charnequeiro, o Cabrito da Beira IGP, o Cabrito da Gralheira IGP, o Cabrito das Terras Altas do Minho IGP, o Cabrito de Barroso IGP e o Cabrito do Alentejo IGP. Todas estas variedades têm um papel importante no equilíbrio dos ecossistemas e na fixação das populações. Estas raças são criadas essencialmente em zonas do interior, com pouca população, inseridas em sistemas de produção equilibrados, sustentáveis e ecológicos e são importantes para a fixação das populações nas zonas mais desfavorecidas do mundo rural.
    O cabrito é um dos maiores símbolos da gastronomia nacional, existindo receitas distintas de norte a sul do país. Em Portugal o cabrito está associado a épocas festivas e, apesar do método de confeção de eleição ser assado, é comum ainda encontrar o cabrito grelhado, guisado ou estufado.
    Este é o quinto de 30 vídeos de receitas regionais e sustentáveis a nível ambiental, social e económico, e que podem ser executadas em qualquer cozinha. Em cada uma destas receitas são privilegiados os produtos locais e as tradições.

КОМЕНТАРІ • 19