@@paulofranco3921 Na verdade é isso sim, ninguém vai te dar apoio a não ser que você busque esse apoio, e nem sempre iram te ajudar a melhorar suas ideias, e com as escolas públicas atuais, você que lute para conseguir conhecimento e formalidade ^^
Pedro souza: se você acredita - que socialismo e capitalismo - na opinião da pessoa que postou esse vídeo, são as melhores definições sobre esses controversos sistemas económicos, continua equivocado.
Pedro, recomendo procurar mais informações tanto sobre capitalismo quanto sobre socialismo. Este vídeo apresentou um pequeno recorte do que essas duas palavras representam. Mas é muito mais complexo que isso. Capitalismo voraz existe sim, na forma de empresas e conglomerados que criam necessidades falsas ao ser humano e muitos outros problemas, o comunismo por sua vez coloca muito poder na mãos de pouquissimas pessoas, causando ditaduras e terror. Claro que os dois possuem pontos positivos também, acredito que um futuro ideal seria uma mescla do dois, pegando o que há de melhor em cada!
Gostei também do vídeo, bem acessível. Eu sou professor. Estava procurando vídeos para passar para os meus alunos sobre capitalismo, quando me deparei com o conteúdo do canal. Fiquei bem satisfeito. Tanto que vou deixar até uma sugestão: por que vocês também não postam material voltado para o público escolar? A fala está muito boa para esse público, só seria caso de adequar o material mesmo. Abraço!
Ailton Germano marxista é que tem ideias do discípulo de piton Call Marx que são idéias de comunismo/socialismo, logo os professores ensinam isso de maneira sutil, por isso marxista.
Brendon Si Sofrem em países como Cuba, Coreia do Norte, Venezuela, África e advinha qual deles é capitalista? Paises capitalistas não tem fome, só ha fome quando o Estado interfere em preços ou estatiza supermercados, lotes de fazenda e etc. E para de criticar o capitalismo usando o UA-cam mané
As vezes tenho a impressão de que as pessoas que explicam estas ideias, não querem que entendamos, tipo o egoísmo de querer o conhecimento só pra aí, porque explicam de uma forma tão restrita que faz uma confusão na mente daqueles que não fazem nem ideia do assunto, porém neste vídeo foi diferente. Parabéns!
caramba kkkkk passei horas pesnquisando o que é, mas só tinha explicação dificil de entender, daí acho esse video com uma explicação intuitiva, muito obrigado!!!!! +1 inscrito.
Parabéns meu camarada! Vídeo excepcional, ótima explicação, bem simples porém fácil de entender. De vários vídeos sobre o mesmo tema este foi o que mais gostei e entendi !! Parabéns !!
Qual sistema melhor pra o Brasil ? e qual é melhor vendido no Brasil por parte dos políticos? O que pode ser proposto pra que o CAPITALISMO se torne um sistema melhor pra todos?
Ok,mas se o que temos pra hoje é o capitalismo, então pq não forçar uma adequação do mesmo, unir pessoas influentes intelectuais e achar maneiras de fazer com que o capitalismo seja mais justo em todos os aspectos? Qual seria sua sugestão?
Muda Brasil O capitalismo é acessível a todos(menos os que estão numa ditadura socialista, é claro), contanto que tenhamos uma educação boa e de qualidade você conseguirá um bom trabalho e com um salário bom!
@@gtrlucas0 maioria dos temas do meu colégio era só sobre sociedade, ativismo e alguns professores desfaçava o comunismo nas aulas. Meu professor de história dava aulas de capitalismo muito bem aprofundados.
@@E.D.A_j eu comecei a me interessar em procurar só agora, n entendo absolutamente nada. Meu colégio é a msm coisa kkkkkk, assuntos que realmente importam eles n ensinam.
@@gtrlucas0 É bem simples kkkk claro não é perfeito, estudo sobre capitalismo e, sei de seus defeitos. Mas é muito melhor que socialismo e comunismo hahaha você aprende por conta própria e seja feliz kkkk
Olá! Sou o Carlos Viana e cai por aqui de paraquedas, mas gostei de sua explicação sem defender lados e pela sua objetividade. Hoje vivemos em uma sociedade que busca tudo para ontem, nem para hoje, geralmente queremos respostas simples e objetivas e, vc com seu relato supliu esta demanda. Agora me vem uma dúvida! Há diferença entre comunismo e socialismo? Quais são?
Gostei muito da explicação, está de parabéns. Gostaria que falasse sobre liberalismo, não sei se tem algum vídeo que já fale sobre isso. Pode me indicar algum?
Faltou explicar que no capitalismo há duas classes, os capitalistas: detentores dos fatores de produção, como capital e a terra; e os proletariados: são aqueles que tem o trabalho como fonte de sobrevivência. Nessa relação dita como capitalismo um necessita do outro, onde um disponibiliza a fabrica e o outro o trabalho para produzir. Não que isso seja ruim, esse é o capitalismo, as pessoas devem perceber de que lado estão. Como dizem: "o capitalismo não é um sistema perfeito, só não inventaram nada melhor que ele".
Gostei do vídeo! De forma simples mostrou o que na prática é possível para gerar lucro, bens e produtos e se possível atender a demanda das pessoas. 👏👏👏
Socialismo é muito egoísta, não tem isso de "Oque é seu também é meu" ou seja só 50% de uma coisa vai te pertence eo outro 50% que tu conquistou é de outra pessoa que nem te ajudou a conquistar, isso é muito egoísmo, Então o capitalismo sempre vai dar certo.
Cara muito obrigado pelo vídeo, eu não tava conseguindo de jeito nenhum entender o conceito do que é o capitalismo, mas depois desse video eu entendi, cê me salvou mt amanhã tem apresentação é a professora é braba kkkkkkkkkk
4:00 De todos os pontos citados o único que realmente acontece no capitalismo é que os capitalistas detentores do meios de produção podem escolher o que vão produzir. Agora, todos os demais são equívocos. Nós não temos tanta liberdade assim para escolher o que vamos consumir, nem onde vamos trabalhar. Quem consome, consome aquilo que está a venda, e o que está a venda quem escolhe é quem produz, não é quem vende( a não ser que quem venda tbm seja quem produza), nem quem compra. A escolha de trabalho tbm é outra ilusão, para a imensa maioria da população o trabalho que terá é aquela que as aceitarem, são poucos privilegiados que tem o direito de escolher com o que e para quem vão trabalhar.
Igualdade é uma pessoa ganhar de acordo com o valor que ela cria para a sociedade. Igualdade é uma pessoa ganhar de acordo com o valor que ela produz para a sociedade. Igualdade é uma pessoa ganhar de acordo com o valor que ela agrega para a sociedade. Um estudo publicado em 2004 pelo economista William Nordhaus, da Universidade de Yale, já mostrava que "apenas uma pequena fração dos retornos derivados dos avanços tecnológicos entre 1948 e 2001 foi capturada pelos produtores, o que indica que a maior parte desses benefícios foi transferida aos consumidores". Nordhaus estimou que os empreendedores inovadores capturaram somente 2,2% do valor total que suas invenções criaram para a sociedade. E isso muito antes da invenção do smartphone e dos tablets. Ou seja, não há dúvidas de que Bill Gates, Mark Zuckerberg, Jeff Bezos e o falecido Steve Jobs se tornaram multimilionários com suas criações. Porém, como já mostrava Nordhaus, o valor que eles criaram para a sociedade com suas invenções é quase 40 vezes maior do que eles próprios embolsaram.
Muito bom... sem sentimentalismos... mas as consequências do Sistema Capitalista não foram tratadas neste vídeo... muita calma nessa hora! Mas, vou usar seu vídeo para reflexão com meus alunos... ele está ótimo! Obrigada!
Infelizmente, o vídeo é muito curto para tratar das definições de capitalismo e socialismo sem cair no senso comum. Quando a gente tenta simplificar demais temas absurdamente complexos, acabamos caindo em discursos ou errados ou rasos demais (por isso, muitos discursos da direita são facilmente entendidos: porque estão errados). Eu não vou me estender aqui, porque daria pra falar diversas coisas, mas queria indicar um livro para quem quiser entender o porquê o capitalismo recebe tantas críticas. Ele se chama "17 contradições e o fim do capitalismo", do David Harvey. E, para quem quiser entender o que é o socialismo, é natural que eu indique o "The abc of socialism" (foi traduzido pelo site O minhocário).
Só faltou a explicação de que o Capitalismo é um sistema econômico pautado na acumulação de riquezas. Ora, se a produção destas riquezas é controlada pelo homem, e se no capitalismo vale a "Lei de Mercado", ou seja, a procura em relação à oferta, quanto mais raro, mais caro, para que haja o acúmulo de riquezas, a burguesia, classe social detentora dos meios de produção, controlam-na, para que esta riqueza gerada não saia de seu domínio. Com isso, como a classe dos possuidores é imensamente maior que a dos não possuidores, aqueles acumulam cada vez mais, em detrimento a estes que empobrecem para enriquecê-los. Não há justiça social, não há distribuição de riquezas e o que se vê são as escolas públicas sendo delapidadas pelos governos liberais provocando, não apenas o empobrecimento financeiro da grande maioria da população, mas seu empobrecimento intelectual, acadêmico. Não fosse assim, as Universidades Públicas, onde sabemos serem berçários de pesquisadores e massa pensante, que terá acesso com maior facilidade às riqueza produzida, não seria frequentada, em sua maioria esmagadora por filhos de classes médias e altas, raramente se encontrando, em seus corredores, filhos de trabalhadores, ou seja, do proletário. Sendo assim, por se tratar de um sistema de profunda injustiça social, comprovada pela divisão internacional do trabalho, nitidamente percebida com a partilha da África e Ásia pelas nações poderosas da Europa, na virada do século XIX para o XX, fazendo com que a Europa acumulasse riquezas espoliadas das nações tribais africanas ou povos asiáticos. Sinto muito, caro professor, o Socialismo pode não ter dado certo no mundo, mas não foi por culpa de seu modelo, mas por esse instinto capitalista, que o senhor mesmo cita em seu vídeo. Que tal analisarmos os dois sistemas tal qual seus mais ilustres postuladores o fazem, e para isso contrapormos Adam Smith, Davi Ricardo, Taylor, Ford de um lado e do outro, além de Marx e Engels, que já bastariam para a derrocada de tal sistema desumano, traria junto Gramsci, Hannah Arendt, e toda a Escola de Frankfourt. Grande abraço.
Milton JB Sobreiro Só falta a escola austríaca para ficar equilibrado amigo, como ainda seguem esta falácia de que os burgueses põem uma cerca na riqueza? Ninguém para de beber sua breja no fim de semana para fabricar uma camiseta no quintal e vender... pq as grandes confecções nao deixam? nao. pq o cara nao quer... Distribuição de renda é interessante quando seu salario é somado e dividido com pessoas ricas parceiro, some e divida com pessoas que tem menos que VC e ficam em casa o dia inteiro, sua opinião mudará... esqueça Smith e Marks, olha a realidade...
Por isso se você tiver uma ideia boa, você enriquece até gerações de sua família, se não tiver tive como um cidadão comum, a miséria só existe pois as pessoas não sabem controlar seu dinheiro, não é por raça nem nada disso.
Milton jb sobreiro. O poblema da africa e q o povo em vez da populaçao foca em trabalhar pra produzir mais e aumentar a qualidade de vida em vez disso fica fazendo guerra entre eles mesmo .E guerra banal por religiao cor crença e um povo atrasado com mentalidade primitiva.A desculpa e q foi explorado pelos europeus .E so olhar para traz na historia todos os pais sofreram com exploraçao desde o tempo de jesus na terra .A te Europa foi devastada por guerra e começou do zero .O japao e alemanha aprenderao com o erros esquecerao o passado e trabalhou duro com responsabilidade pra ser o q e hoje .Tem pais e gente sem orgulho pobre de espirito este e o pobrema
Consumidor produz riqueza em seu emprego e a vende por salário. Com o seu salário acumula o seu capital para comprar quaisquer bens que desejar. O consumidor está enriquecendo em detrimento do empobrecimento do seu Burguês. Consumidor malvadão!
Quando alguém tenta explicar o que é capitalismo e, para isto, precisa explicar o capitalismo em contraposição ao comunismo, é sinal de que os dias deste sistema já estão contados
Bem, claro que sim, só que isto foi uma base querido amigo, não a teoria toda. Contudo temos de ver que esta é a opinião de um economista. Ps: Marx não era economista. Nunca fez esse curso, apenas trabalhou como redator em um jornal (se não me falha a memória foi lá que ele leu alguns livros sobre economia.
Faz um vídeo então e explica tudo para nós, tudo que você aprendeu lendo todas as obras de Marx, lendo as abras de Adam Smith, faz uma comparação bem bacana entre os dois.. Faz ai. O Cara do vídeo está fazendo um bem tremendo para a humanidade e você fazendo esse tipo de comentário. Preciso ter PhD para fazer um vídeo sucinto sobre capitalismo? Santa paciência.
Jorge Alcântara cara, só se for pra vc... pq pra mim pareceu bem simples:" no socialismo vc é escravo do gonverno, no capitalismo vc é livre pra escolher ser o que quiser....
Gostei da abordagem, não é aquela cheia de ódio, emoção, etc, que todos caem no erro de fazer. Mas tenho indagações: 1. No capitalismo se tem livre concorrência, mas a tendência é a lei da selva e monopólios; no capitalismo não existe proteção social, pois a economia sempre precede e governa a política pública, assim a classe de capitalistas sempre criará economia a seu bel-prazer, como o Temer está fazendo agora, abrindo portas para exploração do trabalho com a Reforma Trabalhista, do Ensino Médio e etc, priorizando os capitalistas não a proteção social. 2. O socialismo precisa da transição do capitalismo para existir, não dá para pular do feudalismo ou mercantilismo pro capitalismo, em que com o sistema capitalista todo se desenvolveria tecnologia a ponto de se buscar o ócio no socialismo; com o ócio mais ciência, arte e desenvolvimento em geral; eliminando a necessidade de um incentivo como o do capitalismo, que vêm mascarado com trabalho explorado e a coisificação da vida humana. 3. O que é mais verdadeiro: uma pessoa fazer um livro pelo amor ou pelo dinheiro? 4. Com a transição do capitalismo, se teria tecnologia para produtividade no socialismo. 5. Valores absolutos precisam existir na sociedade, então é melhor um Estado determinar ou um mercado de disformação de pessoas e formação de produtos materiais? Professor, escrevo aqui porque eu quero aprender, quero fechar brechas na minha opinião ou, se for o caso, muda-lá. Espero que me responda.
1. Bom, eu gostei tanto da Reforma Trabalhista, ela melhora a vida tanto do trabalhador quanto do empreendedor, apesar de o Temer ser um safado, e tem muitos mitos sobre a Reforma, mas isso vai pra outra discussão. Enfim, percebe que qualquer tipo de problema nas política públicas e leis é um problema causado pelo Estado, e não pela livre concorrência? O capitalismo permite que haja um Estado mínimo que faça essas leis que, por exemplo, evitem a exploração do trabalhador. Se elas não são feitas, a culpa é de quem tá lá, e não do sistema em si, sabe? 2. Essa questão do capitalismo ser malvado e explorador, coisificar a vida humana e tal, eu chamaria de noia kkkkk porque ele é apenas um sistema. Como eu disse no ponto 1, o problema está realmente no sistema? Ou será das pessoas? O sistema permite uma menor incidência da maldade humana, mas o próprio humano pode não contribuir para o sistema. Sobre a questão do ócio, não acho que o socialismo possa buscá-lo, porque não se come arte, certo? O capitalismo permite o incentivo de tudo isso. 3. Essa é uma questão mais filosófica e um tanto impossível. Você pode muitas vezes pensar que a pessoa fez algo por amor enquanto ela fez por dinheiro, mas também pode ocorrer o contrário. O coração das pessoas nós não temos como julgar. Entretanto, o capitalismo vai tornar ambas as possibilidades possíveis, ou até uma mistura das duas. Mas será mesmo que o coração humano, mesmo com amor, faria alguma coisa para as pessoas a troco de nada? Muitos fazem, mas são muitas poucas pessoas, porque temos necessidades básicas, precisamos nos alimentar. Mas será mesmo que algo feito apenas pelo dinheiro, sem nenhuma convicção, vai se tornar tão bom a ponto de as pessoas gostarem e quererem usufruir daquilo? 4. Como manter tecnologia sem recursos? Também tem a questão do incentivo. 5. O mercado terá muitos mais pontos a considerar do que o Estado. O Estado só regulamentaria tudo, acabando com a concorrência, certo? Já o mercado, precisaria se manter nele mesmo, atendendo a diferentes tipos de pessoas, diferentes preços, diferentes qualidades, etc. O mercado se torna um definidor muito mais vantajoso para todos - o mercador e o consumidor, seja lá qual seja a sua classe social. Não sei se consegui responder as dúvidas, mas espero ajudar
@@rudsongoncalves5072 algo tão complexo não cabe num vídeo de poucos minutos, até hoje se estuda o capitalismo, pois ele não é uma coisa absoluta e imutável, primeiro devemos compreender a natureza humana e os vários aspectos dela, o capitalismo não nenhum tipo de entidade suprema ou a grande conquista da humanidade, endeusar ele como tal é burrice e falta de honestidade intelectual, entenda como quiser meu comentário, mas melhor se informar mais antes de levantar qualquer coisa.
@@morningstarstar9340 concordo com você que esse assunto é muito complexo. Mas se ele fosse fazer um vídeo explicando detalhe por detalhe de ambos os lados ele ficaria meses falando. A ideia do vídeo é transmitir o conceito básico dos dois lados. E ninguém trata o capitalismo como uma entidade. Diferentemente do Estado idolatrado por socialistas.
@@rudsongoncalves5072 outro termo usada comumente de forma errada é o socialismo, que assim como o comunismo e o anarcocapitalismo são fantasias da mente humana, vez que a aplicação deles em contexto global é absolutamente impossível, já que estes requerem uma absurda cooperação entre toda a população de lugares com dimensões continentais, o que se sabe ser um coisa praticamente impossível de se fazer dada a extensão territorial e o conflito de vários aspectos humanos, bem, resumindo, a própria existência do capitalismo é um dos maiores desafios da sociedade humana, devida a sua complexidade, e ver vídeos simples como esse é apenas constatar que a finalidade dele é mais ideológica do que informativa, mas esse canal é 95% pura ideologia.
Nossa quanta asneira. Socialismo é os trabalhadores no controle dos meios de produção, esse é critério mais básico. Se você tivesse lido ao menos um autor socialista iria saber disso. A partir deste critério abri um leque enorme de diferentes socialismos, das vertentes libertárias (onde algumas que nem existem governo) até as autoritárias (onde na maioria dos exemplos de tentativas que temos as funções do capital não foram abolidas só foram transferidas para o estado)...ah e também existem vertentes mantendo a economia de mercado já de modo algum ela é, ou já foi, exclusividade do capitalismo. Vale lembrar também que o que é necessariamente socializado são os meios de produção, não o que é produzido. Sobre comunismo, se sabe que por definição seria uma sociedade sem classes, sem propriedade privada (não confundir com pessoal) e sem estado, né? Não vou nem entrar na discussão dessa sua definição de liberdade, só vou falar que você não precisa gostar de nenhum "ismo", mas se você emitir uma opinião sobre um assunto é uma boa estudar (mesmo que por cima) antes.
Jack Moleza errado, socialismo é tudo na mão do governo, como é na Coréia do Norte, como é em Cuba, como é na Venezuela, como foi na União Soviética, e etc.
Juro que não entendo esse fetiche pela ignorância que vocês tem. Você não vai virar comunista se você ler sobre ele, não precisa ter medo. O que eu escrevi é o básico do básico, é a porra da definição. Sim, Cuba e a União Soviética podem ser consideradas como formas de aplicação do socialismo, assim como a Comuna de Paris ou a Catalunha Revolucionária e nenhuma das duas tinha governo. Como eu disse, existem vertentes libertárias e autoritárias, isso tem até no capitalismo também (Hitler, a nossa ditadura militar, Pinochet, Fulgêncio Batista e etc) não faz sentido essa dificuldade de entender.
Jack Moleza amigo, não existe vertente libertária na esquerda. A esquerda prega o estado máximo, a direita prega o estado mínimo ou a ausência(no caso dos libertários). Hitler não era de direita amigo, Hitler sempre foi um homem de esquerda, matou todos os opositores conservadores na noite das facas longas. Não existiu ditadura militar no Brasil, pois havia democracia e liberdade de expressão, as pessoas podiam portar armas para se proteger.
J Pixels O termo libertário literalmente foi inventado por um esquerdista. Joseph Déjacque criou esse termo no seu livro "O libertário", livro no qual ele descrevia suas ideias que eram mais o menos o anarco-sindicalismo. Hoje tem uns retardados que gostam do Rothbard (que roubou o termo no livro "betrayal of the american right") que se intitulam como libertários, mas isso rola na internet e alguns currais ideológicos, na academia é outra história. Na noite das facas longas foram assassinados muitos membros do partido que não concordavam 100% com o Hitler, a maioria deles eram adeptos do "Strasserismo", que era uma vertente anti-capitalista do nazismo. Sim, Hitler perseguiu seus opositores (comunistas, marxistas, anarquistas, sindicalistas e etc), igual a ditadura militar (é a definição, o choro é livre) no Brasil. Ela tinha democracia e liberdade de expressão?KKKKKKKKKKKKKKKKKKK Eu sou totalmente a favor do fim do desarmamento, já disse o sábio "A única garantia de democracia é o fuzil ao ombro do trabalhador", mas na história isso não é critério pra ser medir a democracia. O Japão tem a politica de desarmamento mais restrita do mundo e é uma democracia, a republica de Weimar implantou o desarmamento que depois foi retirado por Hitler..ah e é essa frase que citei antes foi dita pelo Lênin. "A esquerda prega o estado máximo, a direita prega o estado mínimo ou a ausência" Aham, claro, até por que a Catalunha revolucionária, as ideias de Bakunin ou até o comunismo idealizado por Marx e Engels, todas essas SEM ESTADO, são tudo de extrema direita, né? Sério velho, estuda hehehe Vai atrás da revolução, onde nasceram os termos. Vou até postar aqui o livro que é o basicão pra entender sobre o assunto.
2:00 esse é um ponto onde todo mundo se confunde sobre o socialismo, pois embora não exista a propriedade privada dos meios de produção, não significa que não haha incentivos, por conta disso quem inventa coisas ou produz mais não fica por isso mesmo. A premissa das ideias socialistas está mais em combater a desigualdade social entre as pessoas e dar o máximo de garantias para que todos partam do mesmo ponto para que assim os cidadãos possam desenvolver mais seus potênciais e produzir melhor, assim permitindo uma real meritocracia
Socialismo então é basicamente vc dividir tudo q vc tem para buscar a igualdade ??? E capitalismo é cada um por si , vai depender do seu esforço para consquistar suas coisas … ? É isso gente ? Me ajudaaa kkk
nao exatamente, o socialismo tenta fazer com que haja um igualdade social tendeu? mas tem muita gente desinformada q acha q se o socialismo ou o comunismo for aplicado no Brasil, nós teremos q dividir tudo
Na minha opinião tanto a direita como a esquerda. Deveria seguir um conselho dado por Jesus. 1 Devemos amar a Deus. 2 ama o nosso próximo como a nós mesmos. Apesar de sermos inperfeitos mais com o amor Poderemos viver numa sociedade mais justa.
Vamos comparar o capitalismo com o socialismo do ponto de vista de saúde pública. Nos primeiros 30 anos de socialismo a expectativa de vida *dobrou*, tanto na URSS quanto na China. O crescimento do PIB/Cap chinês foi bem parecido entre os anos 1952-1978 (modelo soviético) e o período depois da reintrodução do capitalismo. Também não se esqueça de que sem o desenvolvimento socialista inicial o milagre chinês de hoje nunca teria sido possível. Em 1913 o Império Russo era tão pobre e atrasado quanto o Brasil. Em 1953 ele tinha virado a segunda potência mundial (militar-, econômica- e tecnologicamente) depois de ter vencido quase sozinho o exército mais poderoso do mundo. Isto tudo graças à economia socialista.
Socialismo: tudo que é seu é NOSSO ou seja se vc ganhar tal coisa 50% é meu
Capitalismo: vc q lute pelo seu sucesso
É uma maneira ignorante e direta de disser, mas fazer o que? Kkkk
Está certo!
@@GustaHS2411 obrigado
E tá errado?
Jackson Gomes Veneruche na minha opinião NÃO se vc quer sucesso vc q lute
@@paulofranco3921 Na verdade é isso sim, ninguém vai te dar apoio a não ser que você busque esse apoio, e nem sempre iram te ajudar a melhorar suas ideias, e com as escolas públicas atuais, você que lute para conseguir conhecimento e formalidade ^^
Eu não entendia o que era o capitalismo. Após assistir o seu vídeo minha mente abriu, e eu consegui criar um conceito. Muito obrigado, sucesso!
Pedro Souza aproveite e vote em bolsonaro os petistas são TD comunistas
Pedro souza: se você acredita - que socialismo e capitalismo - na opinião da pessoa que postou esse vídeo, são as melhores definições sobre esses controversos sistemas económicos, continua equivocado.
Pedro, recomendo procurar mais informações tanto sobre capitalismo quanto sobre socialismo. Este vídeo apresentou um pequeno recorte do que essas duas palavras representam. Mas é muito mais complexo que isso. Capitalismo voraz existe sim, na forma de empresas e conglomerados que criam necessidades falsas ao ser humano e muitos outros problemas, o comunismo por sua vez coloca muito poder na mãos de pouquissimas pessoas, causando ditaduras e terror. Claro que os dois possuem pontos positivos também, acredito que um futuro ideal seria uma mescla do dois, pegando o que há de melhor em cada!
@@kirlleoliveira Votou? Assiste a merda agora, sz.
@@adrielyoliveira3772 vota que MUUUUUUUUda senhor bovino gadoso!!!
Gostei também do vídeo, bem acessível. Eu sou professor. Estava procurando vídeos para passar para os meus alunos sobre capitalismo, quando me deparei com o conteúdo do canal. Fiquei bem satisfeito. Tanto que vou deixar até uma sugestão: por que vocês também não postam material voltado para o público escolar? A fala está muito boa para esse público, só seria caso de adequar o material mesmo. Abraço!
Ainda mais porque os alunos de escolas púbicas estão sendo doutrinados com idéias marxistas. Bom saber que existem pessoas como você
Obrigado senhor professor! Por não doutrinar nossas crianças a serem marxistas.
Jonas... "maxistas" ? ou machistas?
Ailton Germano marxista é que tem ideias do discípulo de piton Call Marx que são idéias de comunismo/socialismo, logo os professores ensinam isso de maneira sutil, por isso marxista.
Coitados dos seus alunos!
Excelente explicação, rápida e objetiva, parabéns!
Camila Barcelos
Linda anjo rss grande mulher de Deus anjo rss
@@andersonkweisey8582 gado kkkkkkkkkk
que capitalismo malvadão , melhorando a vida das pessoas.
Sou foda
É mesmo, um planeta onde 90% da riqueza é concentrada e mais de 1 bilhao de pessoas sofre com fome diária
Que capitalismo lindão!
Brendon Si Sofrem em países como Cuba, Coreia do Norte, Venezuela, África e advinha qual deles é capitalista? Paises capitalistas não tem fome, só ha fome quando o Estado interfere em preços ou estatiza supermercados, lotes de fazenda e etc. E para de criticar o capitalismo usando o UA-cam mané
Aqui no Brasil tem milhares de pessoas na fome, e é Capitalista.
Coreia do norte e Venezuela são comandados pela ditadura militar que é um lixo.
Rafael Lima Você não citou os "cidadões" no Brasil de fato. Más se for em relação aos venezuelanos, sim! Eles passam fome.
As vezes tenho a impressão de que as pessoas que explicam estas ideias, não querem que entendamos, tipo o egoísmo de querer o conhecimento só pra aí, porque explicam de uma forma tão restrita que faz uma confusão na mente daqueles que não fazem nem ideia do assunto, porém neste vídeo foi diferente. Parabéns!
caramba kkkkk passei horas pesnquisando o que é, mas só tinha explicação dificil de entender, daí acho esse video com uma explicação intuitiva, muito obrigado!!!!! +1 inscrito.
Traduzindo tu é burro
cara vc parece com renato russo
hsauhsau estava pensando a mesma coisa
Verdade.
Vdd
kkkkkkkkk
Sim kkjkk
Excelente explicação, melhor que muitos vídeos que vi
Parabéns meu camarada!
Vídeo excepcional, ótima explicação, bem simples porém fácil de entender. De vários vídeos sobre o mesmo tema este foi o que mais gostei e entendi !!
Parabéns !!
Qual sistema melhor pra o Brasil ?
e qual é melhor vendido no Brasil por parte dos políticos?
O que pode ser proposto pra que o CAPITALISMO se torne um sistema melhor pra todos?
Muda Brasil O melhor sistema para todos é a monarquia, e o capitalismo gera empregos, e esses empregos geram capital que gera PIB e economia alta!
Ok,mas se o que temos pra hoje é o capitalismo, então pq não forçar uma adequação do mesmo, unir pessoas influentes intelectuais e achar maneiras de fazer com que o capitalismo seja mais justo em todos os aspectos?
Qual seria sua sugestão?
Muda Brasil Mas o capitalismo ou livre mercado, é sim justo em todos os aspectos.
A única coisa que necessitamos é uma educação boa e de qualidade.
Muda Brasil O capitalismo é acessível a todos(menos os que estão numa ditadura socialista, é claro), contanto que tenhamos uma educação boa e de qualidade você conseguirá um bom trabalho e com um salário bom!
Tô 2 horas procurando vídeos que expliquem de maneira certa.
eu tbm kkkkk, aprendeu bem sobre esses assuntos?
@@gtrlucas0 mano eu já nasci capitalista. Fui perceber quando meu professor de história dava aulas escondido sobre capitalismo. Kkkk
@@gtrlucas0 maioria dos temas do meu colégio era só sobre sociedade, ativismo e alguns professores desfaçava o comunismo nas aulas. Meu professor de história dava aulas de capitalismo muito bem aprofundados.
@@E.D.A_j eu comecei a me interessar em procurar só agora, n entendo absolutamente nada. Meu colégio é a msm coisa kkkkkk, assuntos que realmente importam eles n ensinam.
@@gtrlucas0 É bem simples kkkk claro não é perfeito, estudo sobre capitalismo e, sei de seus defeitos. Mas é muito melhor que socialismo e comunismo hahaha você aprende por conta própria e seja feliz kkkk
2019 - vou ter prova amanhã
Eu também
Olá! Sou o Carlos Viana e cai por aqui de paraquedas, mas gostei de sua explicação sem defender lados e pela sua objetividade.
Hoje vivemos em uma sociedade que busca tudo para ontem, nem para hoje, geralmente queremos respostas simples e objetivas e, vc com seu relato supliu esta demanda.
Agora me vem uma dúvida! Há diferença entre comunismo e socialismo?
Quais são?
muito bem explicado, agora sim entendi a diferença! Obrigada e parabens!
Explicação clara, simples e precisa. Obrigada.
Perfeito.uma das melhores explicações que eu já ouvi sobre o tema.
Valeu!
concordo!
Obrigada, eu não entendia nada sobre isso, mas sua explicação foi simplesmente perfeita e fácil de entender
Gostei muito da explicação, está de parabéns. Gostaria que falasse sobre liberalismo, não sei se tem algum vídeo que já fale sobre isso. Pode me indicar algum?
Eu tô vendo esse vídeo pq eu fiquei curiosa pq a Keipode Vlogs que falou a palavra capitalismo
Muito muito bom seu video! Super bem explicado e de uma maneira simples! Parabéns!
Faltou explicar que no capitalismo há duas classes, os capitalistas: detentores dos fatores de produção, como capital e a terra; e os proletariados: são aqueles que tem o trabalho como fonte de sobrevivência. Nessa relação dita como capitalismo um necessita do outro, onde um disponibiliza a fabrica e o outro o trabalho para produzir. Não que isso seja ruim, esse é o capitalismo, as pessoas devem perceber de que lado estão. Como dizem: "o capitalismo não é um sistema perfeito, só não inventaram nada melhor que ele".
Muito bem colocado!
"você tem um terreno mas o terreno não é seu, é de todo mundo"
eu não sou todo mundo então, sou um individuo separado da sociedade?
bUrLou As ReGrAs Da ExIsTeNcIa
não, você não é todo mundo, sua mãe nunca te disse isso?
Esse foi o melhor vídeo até agora.
Gostei do vídeo! De forma simples mostrou o que na prática é possível para gerar lucro, bens e produtos e se possível atender a demanda das pessoas. 👏👏👏
Gostei da aula, nunca entendi o q era capitalismo e nem socialismo, mas com essa aula tudo ficou mais fácil
desigualdade, fascismo, ê dinheiro nos bolsos dos burgueses é nada no seu bolso.
Eu procurei vidios do socialismo assisti tantos e não entendi mas aqui ele foi bem prévio e argumentativo , Parabéns 👏
Gostei. Melhor explicação, que eu já vi
Abril minha mente em relação, a que tipo de governo quero pro meu país.
Obrigada entendi tudo certinho toma o joinha e a inscrição ;)
Meios de produção é do Governo, mas isso não significa que você não tem direito a propriedade. MEIOS DE PRODUÇÃO
Alguém em 2020??
otiiiimo vídeo, adorei, bem simples mais com muita informação
Comunismo deve ser proibido no Brasil ,
Meios de produção e pequenas prioridade produtivas bem de uso e ideias não são meios de produção
Parabéns pelo vídeo.
Que Deus abençoe a todos!
Socialismo é muito egoísta, não tem isso de "Oque é seu também é meu" ou seja só 50% de uma coisa vai te pertence eo outro 50% que tu conquistou é de outra pessoa que nem te ajudou a conquistar, isso é muito egoísmo, Então o capitalismo sempre vai dar certo.
Parabéns pelo vídeo 🇧🇷
Gostei do seu vídeo, muito bom e obrigada pelas informações.
Cara muito obrigado pelo vídeo, eu não tava conseguindo de jeito nenhum entender o conceito do que é o capitalismo, mas depois desse video eu entendi, cê me salvou mt amanhã tem apresentação é a professora é braba kkkkkkkkkk
Parabéns muito boa essa explicação. Obrigado.
4:00 De todos os pontos citados o único que realmente acontece no capitalismo é que os capitalistas detentores do meios de produção podem escolher o que vão produzir. Agora, todos os demais são equívocos. Nós não temos tanta liberdade assim para escolher o que vamos consumir, nem onde vamos trabalhar. Quem consome, consome aquilo que está a venda, e o que está a venda quem escolhe é quem produz, não é quem vende( a não ser que quem venda tbm seja quem produza), nem quem compra. A escolha de trabalho tbm é outra ilusão, para a imensa maioria da população o trabalho que terá é aquela que as aceitarem, são poucos privilegiados que tem o direito de escolher com o que e para quem vão trabalhar.
mais porra primeiro vídeo q eu vejo q eu entendi oque significa essas merda mano fala umas palavra q n existe no meu vocabulário ksksks like
Igualdade é uma pessoa ganhar de acordo com o valor que ela cria para a sociedade. Igualdade é uma pessoa ganhar de acordo com o valor que ela produz para a sociedade. Igualdade é uma pessoa ganhar de acordo com o valor que ela agrega para a sociedade.
Um estudo publicado em 2004 pelo economista William Nordhaus, da Universidade de Yale, já mostrava que "apenas uma pequena fração dos retornos derivados dos avanços tecnológicos entre 1948 e 2001 foi capturada pelos produtores, o que indica que a maior parte desses benefícios foi transferida aos consumidores".
Nordhaus estimou que os empreendedores inovadores capturaram somente 2,2% do valor total que suas invenções criaram para a sociedade. E isso muito antes da invenção do smartphone e dos tablets.
Ou seja, não há dúvidas de que Bill Gates, Mark Zuckerberg, Jeff Bezos e o falecido Steve Jobs se tornaram multimilionários com suas criações. Porém, como já mostrava Nordhaus, o valor que eles criaram para a sociedade com suas invenções é quase 40 vezes maior do que eles próprios embolsaram.
tenho que mostrar esse video para o meu amigo comunista.
Italo dos Reis Cardoso e assim
@Marco Aurélio qq tem haver?
@Marco Aurélio deu certo tantas vezes que em todas passou fome, e não durou um século
Obrigado! Clareou muito minhas ideias.
explicação legal! show de bola!
Você pode da mais exemplos ?
ia inda tem gente que é contra a capitalismo
Agora consegui ter um entendimento melhor do que é capitalismo, muito obrigado.
ÓTIMA EXPLICAÇÃO
Muito bom... sem sentimentalismos... mas as consequências do Sistema Capitalista não foram tratadas neste vídeo... muita calma nessa hora! Mas, vou usar seu vídeo para reflexão com meus alunos... ele está ótimo! Obrigada!
A não manooo ... finalmente entendi 😴✌💥😌😂😂😂😂🤭🙄
Cadê as fontes?
Comunismo n funfa CMG n a cada segundo ;-; eu ...toou com fome
Obs: moro em cuba
Brinks kk
É o que?
Oq ? O cara tá falando de capitalismoooo não comunismo
Infelizmente, o vídeo é muito curto para tratar das definições de capitalismo e socialismo sem cair no senso comum. Quando a gente tenta simplificar demais temas absurdamente complexos, acabamos caindo em discursos ou errados ou rasos demais (por isso, muitos discursos da direita são facilmente entendidos: porque estão errados). Eu não vou me estender aqui, porque daria pra falar diversas coisas, mas queria indicar um livro para quem quiser entender o porquê o capitalismo recebe tantas críticas. Ele se chama "17 contradições e o fim do capitalismo", do David Harvey. E, para quem quiser entender o que é o socialismo, é natural que eu indique o "The abc of socialism" (foi traduzido pelo site O minhocário).
Vai ler acao humana
Acho que você se confundiu em falar socialismo e falou comunismo...
Alan xavier Tanto faz.....
ok!
Socialismo é uma fase do comunismo, ele falou comunismo porque é mais comum, mas explicou o socialismo mesmo.
Diferença entre socialismo é comunismo é tipo um a diferença entre um fusca rosa e outro azul.
kkkkk boa
Caramba, parabéns pela explicação. Direto ao ponto e fácil de entender, sem usar de linguagem complexa
Aula foda 👏👏👏
Valeu!
A aula poderia ter explico mais a parte socialista, foi muito parcial dificultando o estudo.
Seu olhar me parece superficiAl sobre a causa meu nobre amigo.
Caramba .... Nunca entendia muito bem isso ! Agora minha mente abriu, muito obg!
Só faltou a explicação de que o Capitalismo é um sistema econômico pautado na acumulação de riquezas. Ora, se a produção destas riquezas é controlada pelo homem, e se no capitalismo vale a "Lei de Mercado", ou seja, a procura em relação à oferta, quanto mais raro, mais caro, para que haja o acúmulo de riquezas, a burguesia, classe social detentora dos meios de produção, controlam-na, para que esta riqueza gerada não saia de seu domínio. Com isso, como a classe dos possuidores é imensamente maior que a dos não possuidores, aqueles acumulam cada vez mais, em detrimento a estes que empobrecem para enriquecê-los. Não há justiça social, não há distribuição de riquezas e o que se vê são as escolas públicas sendo delapidadas pelos governos liberais provocando, não apenas o empobrecimento financeiro da grande maioria da população, mas seu empobrecimento intelectual, acadêmico. Não fosse assim, as Universidades Públicas, onde sabemos serem berçários de pesquisadores e massa pensante, que terá acesso com maior facilidade às riqueza produzida, não seria frequentada, em sua maioria esmagadora por filhos de classes médias e altas, raramente se encontrando, em seus corredores, filhos de trabalhadores, ou seja, do proletário. Sendo assim, por se tratar de um sistema de profunda injustiça social, comprovada pela divisão internacional do trabalho, nitidamente percebida com a partilha da África e Ásia pelas nações poderosas da Europa, na virada do século XIX para o XX, fazendo com que a Europa acumulasse riquezas espoliadas das nações tribais africanas ou povos asiáticos. Sinto muito, caro professor, o Socialismo pode não ter dado certo no mundo, mas não foi por culpa de seu modelo, mas por esse instinto capitalista, que o senhor mesmo cita em seu vídeo. Que tal analisarmos os dois sistemas tal qual seus mais ilustres postuladores o fazem, e para isso contrapormos Adam Smith, Davi Ricardo, Taylor, Ford de um lado e do outro, além de Marx e Engels, que já bastariam para a derrocada de tal sistema desumano, traria junto Gramsci, Hannah Arendt, e toda a Escola de Frankfourt. Grande abraço.
Milton JB Sobreiro Só falta a escola austríaca para ficar equilibrado amigo, como ainda seguem esta falácia de que os burgueses põem uma cerca na riqueza? Ninguém para de beber sua breja no fim de semana para fabricar uma camiseta no quintal e vender... pq as grandes confecções nao deixam? nao. pq o cara nao quer... Distribuição de renda é interessante quando seu salario é somado e dividido com pessoas ricas parceiro, some e divida com pessoas que tem menos que VC e ficam em casa o dia inteiro, sua opinião mudará... esqueça Smith e Marks, olha a realidade...
Por isso se você tiver uma ideia boa, você enriquece até gerações de sua família, se não tiver tive como um cidadão comum, a miséria só existe pois as pessoas não sabem controlar seu dinheiro, não é por raça nem nada disso.
Milton jb sobreiro. O poblema da africa e q o povo em vez da populaçao foca em trabalhar pra produzir mais e aumentar a qualidade de vida em vez disso fica fazendo guerra entre eles mesmo .E guerra banal por religiao cor crença e um povo atrasado com mentalidade primitiva.A desculpa e q foi explorado pelos europeus .E so olhar para traz na historia todos os pais sofreram com exploraçao desde o tempo de jesus na terra .A te Europa foi devastada por guerra e começou do zero .O japao e alemanha aprenderao com o erros esquecerao o passado e trabalhou duro com responsabilidade pra ser o q e hoje .Tem pais e gente sem orgulho pobre de espirito este e o pobrema
Alan Henrique Borelli Garcia, faço de suas palavras as minhas!
Consumidor produz riqueza em seu emprego e a vende por salário. Com o seu salário acumula o seu capital para comprar quaisquer bens que desejar. O consumidor está enriquecendo em detrimento do empobrecimento do seu Burguês. Consumidor malvadão!
Quando alguém tenta explicar o que é capitalismo e, para isto, precisa explicar o capitalismo em contraposição ao comunismo, é sinal de que os dias deste sistema já estão contados
O capitalismo e marxismo, envolvem questões tão mais profundas e complexas que jamais, poderiam ser expostas em "cinco minutos."
Bem, claro que sim, só que isto foi uma base querido amigo, não a teoria toda.
Contudo temos de ver que esta é a opinião de um economista.
Ps: Marx não era economista. Nunca fez esse curso, apenas trabalhou como redator em um jornal (se não me falha a memória foi lá que ele leu alguns livros sobre economia.
Faz um vídeo então e explica tudo para nós, tudo que você aprendeu lendo todas as obras de Marx, lendo as abras de Adam Smith, faz uma comparação bem bacana entre os dois.. Faz ai. O Cara do vídeo está fazendo um bem tremendo para a humanidade e você fazendo esse tipo de comentário. Preciso ter PhD para fazer um vídeo sucinto sobre capitalismo? Santa paciência.
Jorge Alcântara cara, só se for pra vc... pq pra mim pareceu bem simples:" no socialismo vc é escravo do gonverno, no capitalismo vc é livre pra escolher ser o que quiser....
Jorge Alcântara Pois é
Jorge Alcântara Qui nada rapaz vc estão nessa ainda. A verde esta nos exemplo dos países comunistas ae vcs irão entender melhor a verdade.
Explicação simples e objetiva.
Parabéns!
Gostei da abordagem, não é aquela cheia de ódio, emoção, etc, que todos caem no erro de fazer. Mas tenho indagações: 1. No capitalismo se tem livre concorrência, mas a tendência é a lei da selva e monopólios; no capitalismo não existe proteção social, pois a economia sempre precede e governa a política pública, assim a classe de capitalistas sempre criará economia a seu bel-prazer, como o Temer está fazendo agora, abrindo portas para exploração do trabalho com a Reforma Trabalhista, do Ensino Médio e etc, priorizando os capitalistas não a proteção social. 2. O socialismo precisa da transição do capitalismo para existir, não dá para pular do feudalismo ou mercantilismo pro capitalismo, em que com o sistema capitalista todo se desenvolveria tecnologia a ponto de se buscar o ócio no socialismo; com o ócio mais ciência, arte e desenvolvimento em geral; eliminando a necessidade de um incentivo como o do capitalismo, que vêm mascarado com trabalho explorado e a coisificação da vida humana. 3. O que é mais verdadeiro: uma pessoa fazer um livro pelo amor ou pelo dinheiro? 4. Com a transição do capitalismo, se teria tecnologia para produtividade no socialismo. 5. Valores absolutos precisam existir na sociedade, então é melhor um Estado determinar ou um mercado de disformação de pessoas e formação de produtos materiais? Professor, escrevo aqui porque eu quero aprender, quero fechar brechas na minha opinião ou, se for o caso, muda-lá. Espero que me responda.
"priorizando os capitalistas não a proteção social" o tiozinho da padaria é um capitalista malvadão?
1. Bom, eu gostei tanto da Reforma Trabalhista, ela melhora a vida tanto do trabalhador quanto do empreendedor, apesar de o Temer ser um safado, e tem muitos mitos sobre a Reforma, mas isso vai pra outra discussão. Enfim, percebe que qualquer tipo de problema nas política públicas e leis é um problema causado pelo Estado, e não pela livre concorrência? O capitalismo permite que haja um Estado mínimo que faça essas leis que, por exemplo, evitem a exploração do trabalhador. Se elas não são feitas, a culpa é de quem tá lá, e não do sistema em si, sabe?
2. Essa questão do capitalismo ser malvado e explorador, coisificar a vida humana e tal, eu chamaria de noia kkkkk porque ele é apenas um sistema. Como eu disse no ponto 1, o problema está realmente no sistema? Ou será das pessoas? O sistema permite uma menor incidência da maldade humana, mas o próprio humano pode não contribuir para o sistema. Sobre a questão do ócio, não acho que o socialismo possa buscá-lo, porque não se come arte, certo? O capitalismo permite o incentivo de tudo isso.
3. Essa é uma questão mais filosófica e um tanto impossível. Você pode muitas vezes pensar que a pessoa fez algo por amor enquanto ela fez por dinheiro, mas também pode ocorrer o contrário. O coração das pessoas nós não temos como julgar. Entretanto, o capitalismo vai tornar ambas as possibilidades possíveis, ou até uma mistura das duas. Mas será mesmo que o coração humano, mesmo com amor, faria alguma coisa para as pessoas a troco de nada? Muitos fazem, mas são muitas poucas pessoas, porque temos necessidades básicas, precisamos nos alimentar. Mas será mesmo que algo feito apenas pelo dinheiro, sem nenhuma convicção, vai se tornar tão bom a ponto de as pessoas gostarem e quererem usufruir daquilo?
4. Como manter tecnologia sem recursos? Também tem a questão do incentivo.
5. O mercado terá muitos mais pontos a considerar do que o Estado. O Estado só regulamentaria tudo, acabando com a concorrência, certo? Já o mercado, precisaria se manter nele mesmo, atendendo a diferentes tipos de pessoas, diferentes preços, diferentes qualidades, etc. O mercado se torna um definidor muito mais vantajoso para todos - o mercador e o consumidor, seja lá qual seja a sua classe social.
Não sei se consegui responder as dúvidas, mas espero ajudar
Agora sim entendi com mais clareza. Obrigada pela explicação
Disponha!
Obrigada professor. Parabéns mito
Obrigado sinto-me muito satisfeito pela esplicação duma vez que achei muito detaliada
Vídeo fraco e altamente tendencioso, sem falar nas falácias e espantalhos, melhor sorte na próxima, explicação rasa demais.
Você poderia nos apontar onde estão as falácias e onde o vídeo é tendencioso para que possamos melhorar o trabalho?
Fraco é você, fica debochando aí mas não deu um argumento sequer pra provar o que está falando. Melhor sorte na próxima vez que tentar refutar alguém.
@@rudsongoncalves5072 algo tão complexo não cabe num vídeo de poucos minutos, até hoje se estuda o capitalismo, pois ele não é uma coisa absoluta e imutável, primeiro devemos compreender a natureza humana e os vários aspectos dela, o capitalismo não nenhum tipo de entidade suprema ou a grande conquista da humanidade, endeusar ele como tal é burrice e falta de honestidade intelectual, entenda como quiser meu comentário, mas melhor se informar mais antes de levantar qualquer coisa.
@@morningstarstar9340 concordo com você que esse assunto é muito complexo. Mas se ele fosse fazer um vídeo explicando detalhe por detalhe de ambos os lados ele ficaria meses falando.
A ideia do vídeo é transmitir o conceito básico dos dois lados.
E ninguém trata o capitalismo como uma entidade. Diferentemente do Estado idolatrado por socialistas.
@@rudsongoncalves5072 outro termo usada comumente de forma errada é o socialismo, que assim como o comunismo e o anarcocapitalismo são fantasias da mente humana, vez que a aplicação deles em contexto global é absolutamente impossível, já que estes requerem uma absurda cooperação entre toda a população de lugares com dimensões continentais, o que se sabe ser um coisa praticamente impossível de se fazer dada a extensão territorial e o conflito de vários aspectos humanos, bem, resumindo, a própria existência do capitalismo é um dos maiores desafios da sociedade humana, devida a sua complexidade, e ver vídeos simples como esse é apenas constatar que a finalidade dele é mais ideológica do que informativa, mas esse canal é 95% pura ideologia.
Ótimo resumo..Obrigada,agora eu não esqueço mais👏👏👍
Sucesso!
Nossa quanta asneira. Socialismo é os trabalhadores no controle dos meios de produção, esse é critério mais básico. Se você tivesse lido ao menos um autor socialista iria saber disso.
A partir deste critério abri um leque enorme de diferentes socialismos, das vertentes libertárias (onde algumas que nem existem governo) até as autoritárias (onde na maioria dos exemplos de tentativas que temos as funções do capital não foram abolidas só foram transferidas para o estado)...ah e também existem vertentes mantendo a economia de mercado já de modo algum ela é, ou já foi, exclusividade do capitalismo. Vale lembrar também que o que é necessariamente socializado são os meios de produção, não o que é produzido.
Sobre comunismo, se sabe que por definição seria uma sociedade sem classes, sem propriedade privada (não confundir com pessoal) e sem estado, né?
Não vou nem entrar na discussão dessa sua definição de liberdade, só vou falar que você não precisa gostar de nenhum "ismo", mas se você emitir uma opinião sobre um assunto é uma boa estudar (mesmo que por cima) antes.
Jack Moleza errado, socialismo é tudo na mão do governo, como é na Coréia do Norte, como é em Cuba, como é na Venezuela, como foi na União Soviética, e etc.
Juro que não entendo esse fetiche pela ignorância que vocês tem. Você não vai virar comunista se você ler sobre ele, não precisa ter medo.
O que eu escrevi é o básico do básico, é a porra da definição.
Sim, Cuba e a União Soviética podem ser consideradas como formas de aplicação do socialismo, assim como a Comuna de Paris ou a Catalunha Revolucionária e nenhuma das duas tinha governo. Como eu disse, existem vertentes libertárias e autoritárias, isso tem até no capitalismo também (Hitler, a nossa ditadura militar, Pinochet, Fulgêncio Batista e etc) não faz sentido essa dificuldade de entender.
Jack Moleza amigo, não existe vertente libertária na esquerda. A esquerda prega o estado máximo, a direita prega o estado mínimo ou a ausência(no caso dos libertários). Hitler não era de direita amigo, Hitler sempre foi um homem de esquerda, matou todos os opositores conservadores na noite das facas longas. Não existiu ditadura militar no Brasil, pois havia democracia e liberdade de expressão, as pessoas podiam portar armas para se proteger.
J Pixels O termo libertário literalmente foi inventado por um esquerdista. Joseph Déjacque criou esse termo no seu livro "O libertário", livro no qual ele descrevia suas ideias que eram mais o menos o anarco-sindicalismo. Hoje tem uns retardados que gostam do Rothbard (que roubou o termo no livro "betrayal of the american right") que se intitulam como libertários, mas isso rola na internet e alguns currais ideológicos, na academia é outra história.
Na noite das facas longas foram assassinados muitos membros do partido que não concordavam 100% com o Hitler, a maioria deles eram adeptos do "Strasserismo", que era uma vertente anti-capitalista do nazismo.
Sim, Hitler perseguiu seus opositores (comunistas, marxistas, anarquistas, sindicalistas e etc), igual a ditadura militar (é a definição, o choro é livre) no Brasil.
Ela tinha democracia e liberdade de expressão?KKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Eu sou totalmente a favor do fim do desarmamento, já disse o sábio "A única garantia de democracia é o fuzil ao ombro do trabalhador", mas na história isso não é critério pra ser medir a democracia. O Japão tem a politica de desarmamento mais restrita do mundo e é uma democracia, a republica de Weimar implantou o desarmamento que depois foi retirado por Hitler..ah e é essa frase que citei antes foi dita pelo Lênin.
"A esquerda prega o estado máximo, a direita prega o estado mínimo ou a ausência" Aham, claro, até por que a Catalunha revolucionária, as ideias de Bakunin ou até o comunismo idealizado por Marx e Engels, todas essas SEM ESTADO, são tudo de extrema direita, né?
Sério velho, estuda hehehe
Vai atrás da revolução, onde nasceram os termos. Vou até postar aqui o livro que é o basicão pra entender sobre o assunto.
cnqzu.com/library/Politics/Bobbio-Norberto-Left-and-Right-Significance-Political-Distinction.pdf
2:00 esse é um ponto onde todo mundo se confunde sobre o socialismo, pois embora não exista a propriedade privada dos meios de produção, não significa que não haha incentivos, por conta disso quem inventa coisas ou produz mais não fica por isso mesmo. A premissa das ideias socialistas está mais em combater a desigualdade social entre as pessoas e dar o máximo de garantias para que todos partam do mesmo ponto para que assim os cidadãos possam desenvolver mais seus potênciais e produzir melhor, assim permitindo uma real meritocracia
Explicação bem simplória!!!
Muito boa sua explicação 👏🏾👏🏾
Obrigado 😃
Socialismo então é basicamente vc dividir tudo q vc tem para buscar a igualdade ??? E capitalismo é cada um por si , vai depender do seu esforço para consquistar suas coisas … ? É isso gente ? Me ajudaaa kkk
nao exatamente, o socialismo tenta fazer com que haja um igualdade social tendeu? mas tem muita gente desinformada q acha q se o socialismo ou o comunismo for aplicado no Brasil, nós teremos q dividir tudo
Muito boa a sua explicação.
Excelente explicação, parabéns 👏
Muito boa a explicação !✨🙋🏻♀️ aprendi muito,obrigado pelo vídeo
Mano, vc me ajudou muito.. não entendia nada sobre isso, agr eu já tenho uma grande noção! Muito obrigado.
Na minha opinião tanto a direita como a esquerda. Deveria seguir um conselho dado por Jesus. 1 Devemos amar a Deus. 2 ama o nosso próximo como a nós mesmos. Apesar de sermos inperfeitos mais com o amor Poderemos viver numa sociedade mais justa.
Meu deus o Renato Russo me explicando oque é capitalismo
Meu muito obrigado seu video está ajudando muito nessa pandemia
Ótimo vídeo 👏👏👏
po tao simples a explicaçao tem gente que enrola 10 minutos e nao fala coisa co coisa gostei mt like
Meus parabéns, ótima explicação !!
Muito obrigado!
O cara passa 10 anos pra explicar o video e com a penas um comentário entendi tudo!!
Show!!! Você soube explicar muito bem!❤️
Dúvida 0000000. Você explica muito bem !
Valeu!
Vamos comparar o capitalismo com o socialismo do ponto de vista de saúde pública. Nos primeiros 30 anos de socialismo a expectativa de vida *dobrou*, tanto na URSS quanto na China.
O crescimento do PIB/Cap chinês foi bem parecido entre os anos 1952-1978 (modelo soviético) e o período depois da reintrodução do capitalismo. Também não se esqueça de que sem o desenvolvimento socialista inicial o milagre chinês de hoje nunca teria sido possível.
Em 1913 o Império Russo era tão pobre e atrasado quanto o Brasil. Em 1953 ele tinha virado a segunda potência mundial (militar-, econômica- e tecnologicamente) depois de ter vencido quase sozinho o exército mais poderoso do mundo. Isto tudo graças à economia socialista.
Ótima explicação. Obrigado
Muito booom! Me ajudou muito!!!
nao entendi o facto de nao ter liberdade onde trabalhar...? desculpe minha ignorancia
Então o que se vive no Brasil socialismo, capitalismo,ou capitalismo voraz ??
Cara que explicação! Parabéns.
Nunca tinha pensado por esse lado 🤔
Depois dessa excelente explicação, pergunto : O Brasil é mais capitalista ou socialista?