Professor o Sr é muito inteligente concordo plenamente com sua explicação e o Sr prova no ociloscopio que tudo o que disse e verdade, porém na prática tem muitos carros usando a bobina de Vectra e ela não aquece e não queima fica um funcionamento muito bom
entendo, alguém inclusive comentou que já usa a 8 anos, mas também há muitos tiveram problemas e tecnicamente é condenável. O mais importante é que se alguém decide usar pelo menos está sabendo dos prós e contras.
O lance do esquentar módulo eu passei por isso quando usei uma bobina de alta potência no carro (MSD). O módulo esquenta bem, e para amenizar isso eu botei um dissipador com pasta termica embaixo. Só para "amenizar" mesmo ffuncionando acho que não é interessante deixar o treco torrando lá.
Milan Dark todos os módulos esquentam, porém não pode ultrapassar a temperatura especificada pelo fabricante. Lógico que se a bobina não é adequada isto pode levar a queimar ele ou a bobina.
excelente vídeo amigo pena que eu não vi antes ,botei a bobina do Vectra no meu Chevette e não consegui andar sossegado ,falhas e estourou ao ligar o carro ,eu também não recomendaria esse método
Sensacional proficionalizmo aparelhos adequados valores corretos e posivel consequencia de pouca durabilidade em adaptações é muito importante essas informações.
Boa noite meu nobre a sua explicação técnica são realmente perfeito eu gosto de estudar esses tipos de adaptações tem uma moto Kawasaki dois módulos direções diz que você está mostrando e coloquei duas bobinas de Fiat me adaptei duas impulsora de motocicleta em uma roda fônica e ficou perfeito sem cortes e sem limitação de rotação
Jefferson Jefferson que bom. É possível fazer adaptação com critério técnico, mas precisa investir muito tempo e estudar bem os sistemas. O que é difícil o pessoal entender é que como negócio a maioria dos casos é inviável.
Tenho um Santana 96 e seu pau na bobina original e meu tio que mudar o sistema colocado uma bobina assim direta estou desconfiado mais ele tem uma quantum e funciona perfeito também, ai ja fico em duvids
Olá , recentemente coloquei a bobina do Vectra no meu opala. Mas mesmo assim ele da uns pipocos pre ignição na hora de ligar , mas depois que liga fica bom .eu usava a bobina do gol mi com o distribuidor .....dessa forma eliminei o distribuidor por causa de água
Dei meu joinha Também lá Aparecido Eu estava justamente estudando esse assunto porque tenho visto muito videos e pessoas dizendo e mostrando tanta coisa que ametade delas não confere o seu vídeo foi para mim o que quebrou todos os mitos e esclareceu o que pode e o que não deve ser feito, mesmo que funcione. Parabéns... pego muito conteúdo aqui no seu canal para ampliar meu conhecimento.
se! se vc não testar nunca vai saber. Mas antes pegue um osciloscopio e analise se o tempo é correto, se a sequência e ponto dá certo. Eu acho que não mas que custa vc medir no carro que pensa fazer. Dica: primeiro faz estudo, planeja e por último executa.
Funciona bem porque na verdade vc teria que ter dois módulos e dois sensores de pulso um pra cada lado da bobina .A tenção fica menor e funciona perfeito . Cada lado da bobina tem duas faíscas simultaneamente e a ligação dos cabos são um lado para os cilindros 1e 4 e o outro lado para os cilindros 2 e 3 vc coloca um ressalto na polia ou no distribuidor e um sensor de cada lado já fiz e funcionou perfeito em uma Fiat uno
Jota Sinval no caso da injeção IAW P8 ele já tem 2 dentes no sensor de fase, então o que eu preciso é de dois módulos de ignição e uma bobina de Vectra?
No exemplo você ligou os primários em serie. qual a diferença se ligasse em paralelo? O pino central no positivo e as extremidades juntas no negativo. Além da resistência diminuir pela metade, obvio. Teria influencia no tempo de carga?
Professor, eu usei uma bobina do gol mi 2fios em um Chevette turbo por anos e nunca tive problemas..tive sorte ou a bobina que usei era muito parecida com a original?
Eu também usei em três carros turbo por muito e muitos anos amigo nunca tive problema e meu amigos também usam agora quero colocar a do Vectra no meu gol bola já vi milhões d vídeos q funciona perfeitamente
Boa noite, uso a bobina modelo Blaster 2 cilíndrica mais o módulo de 7 pinos Bosch caixa grande no motor ohc do Monza 1.8 álcool, pergunto professor se posso usar um relê auxiliar de 4 pinos de corrente máxima de 40a no pino + da bobina para que não haja queda de tensão é possível?
ola gostei das aula mas professor eu tenho um santana 86 e fiz ligaçao com a bobina do vectra e meu modulo é o antigo e ta funcionando perfeito isso já faz mais de 9 anos nunca deu problema
Cleyton Fragoso sei que tem seus motivos e provavelmente não trocaria de carro por isso, nada contra, só levantei alguns problemas técnicos e dei minha opinião. Fazer ou não é uma decisão que cabe a pessoa e respeito seja qual for ela. Afinal, você está ou não satisfeito? O que te incomoda?
Aparecido, no meu caso o distribuidor utiliza-se de platinado e condensador, o que poderia ser feito, era uma possível adaptação de um um sensor hall(aranha) ou, verificar a possibilidade de utilização de sensor de rotação hall, em central de 6 ou 7 pinos
SUPER INTERESSANTE. VIDEO. AJUDA. ESSA BOBINA E MESMA VAI NO FIAT TIPO. ??? NUMERAÇÃO NA BOBINA ENTRADAS. E PADRÃO 4 1 LADO ESQUERDO 2 3 DIRETO. MOSTRA NO VIDEO. responda, obrigado
eu não estou recomendando o uso desta bobina, fiz o teste para mostrar os possíveis problemas desta aplicação. veja outros vídeos sobre o funcionamento do motor de 4 tempos que complementa este assunto.
excelente video aula, gostaria de saber como fica essa bobina com platinado qual seria o desgaste que o mesmo sofreria se seria maior ou igual pois vi alguns videos no youtube com essa configuração abs obrigado
platinado suporta no máximo 3 amperes. O que acha que acontece se a corrente é mais alta? Não recomendo esta bobina para esta aplicação, eliminar distribuidor (veja os vídeos e comentários sobre o assunto), e muito menos com platinado.
Olá, Sr. Aparecido Oliveira: Tenho um Escort CHT 1989 à álcool. Pretendo adaptar uma bobina de vectra ou similar (só que da forma correta, nada de pegar os pinos extremos e deixar livre o do meio). A idéia é conectar os dois fios que saem do distribuidor e nos pinos das extremidades). No pino do meio, vai o positivo pós-chave. Isto evitaria conectar as 2 bobinas em série. A sequencia de ignição do motor é 1-3, 2-4. Sendo o cilindro 1 ao lado do volante. A da bobina eu sei que é 1-4, 2-3. É uma NGK U-2079 A solução para "casar" as duas sequencias diferentes, na ligação dos cabos de velas: pino 1 da bobina no cilindro 1 do motor; pino 4 da bobina no cilindro 3 do motor; pino 2 da bobina no cilindro 2 do motor; pino 3 da bobina no cilindro 4 do motor; Desta forma, a bobina (que pulsa alternadamente aos pares) enviaria os sinais certos para cada par de cilindro, a cada pulso. Está correta a linha de raciocínio? Gostaria de saber se os parâmetros de tempo de carga, temperatura e impedância seriam preservados. Minha intenção é eliminar o módulo 004, a bobina a óleo e a tampa do distribuidor. É possível funcionar? Desde já agradeço se puder opinar sobre esta idéia. Estou ciente de que gambiarra não se compara ao original.
se entendi corretamente seu raciocínio, não vai funcionar. Já fiz um vídeo mostrando as possibilidades mais simples de ser executada, embora não seja ideal tem chance de dar certo. Dá uma olhada neste vídeo.
Muito boa explicação sobre esse sistema. Mas se puder responder eu agradeço sobre uma dúvida, meu vectra 8v 2.0 ano 94 usa bobina igual essa vermelha aí, não tem esse modulo de ignição e o distribuidor dele é direto no eixo do comando de válvulas. No lugar desse distribuidor poderia ser instalado um sensor de fase e ligar esse sistema que você acabou de citar? Só para ajudar a entender pois também tenho um outro vectra 16v 2.0 ano 94 e já tem esse sistema com sensor de fase, bobina e modulo de ignição tudo original dele.
@@AparecidoOliveira Inclusive eu tenho sensor de fase original e a tampa onde vai fixado, eu tenho um módulo de ignição e também a bobina tudo Bosch original desse carro. Se possível por e-mail ou whatsapp te mandar os diagramas elétricos de ambos os carros, você analisaria se realmente seria possível, não duvidando da sua pessoa e do seu profissionalismo.o Vectra 8v é 1-3-4-2 e o 16v é sequencial
Luiz eu conheço os sistemas. Ser possível não significa que eu vou estudar para encontrar a solução ideal. Demanda tempo, e isto me falta. Se quiser fazer terá que investir nisso.
@@AparecidoOliveira Sim, não tenho dúvidas alguma que você deteem de altíssimo conhecimento e experiência no assunto técnico tanto teórico quanto prático. Te perguntei pois esses sistema do Vectra 8v 2.0 dos anos 93/96 sempre foram um calcanhar de Aquiles na vida dos vectreiros.
Boa tarde professor! Ótimos esclarecimentos. Por favor me esclareça uma dúvida.Ouço falar em aprendizado da borboleta, aprendizado do sensor de rotação, aprendizado do sensor de fase, etc. O que significa isso? como isso interfere no funcionamento da UCE? É sabido que o sistema monitora o desempenho dos senhores, será que tem haver com isso? De ante mão agradeço
Tem como função tomar as referencias de novos componentes, pois nenhuma peça é exatamente igual a outra. Isto melhora a precisão no cálculo da injeção e ignição.
Aparecido, é possível adaptar/instalar um sensor de rotação, afim de excitar, uma central de ignição eletrônica bosh de 6 pinos, para substituir o platinado e condensador, e por logica alimentar uma bobina asfáltica Parabéns pela produção de material de qualidade!
fis umas contas e a diferença entre um lado da bobina ao outro ha mil rpm e de 0,015 segundos o que torna imponível a visualização do intervalo entre um lado e outro,isso pode ter te levado a um erro a bobina solta faísca de 2 em 2 uma faísca na queima e outra na exaustão o que não causa danos
me explica como que duas bobinas ligadas em série consegue dar faísca em hora diferente se o módulo que comanda elas é um só. Faça um teste ligue duas lâmpadas em série e com um interruptor simples faça elas apagarem em tempo diferente. Rafael está enganado, pense bem. é impossível sua teoria, do jeito que está na bancada fiz o teste com um comando único por vez e salta faísca em todas ao mesmo tempo.
Desculpe a pergunta qual a sua formação é na elétrica ou eletrônica pois estou estudando em fazer esse sistema de teste que você fez sequêncial ou seja ficar variando a centelha de dois em dois o mesmo do veículo mas e muito útil as suas demonstrações.
Troquei no meu chevy500 a bobina original por uma do gol MI funciona super bem. Mas gostaria de saber se aumenta o consumo de álcool? Pois está fazendo 5 km por litro .
Sua pergunta está incompleta, não se refer a nenhum sistema específico. Veja meus vídeos sobre esta bobina, teste e adaptação, leia os comentários, se achar que deve usar vá em frente.
Olá boa noite eu tenho uma dúvida Possuo um Escort Sapão 1.8 mono bico gostaria de saber quais as consequências do uso dessa bobina em relação ao módulo de injeção Grato desde já muito bom o seu vídeo bem esclarecedor
vc só elimina a distribuição de alta tensão! Meu vídeo não é uma proposta para eliminar, é uma análise do que acontece ao fazer esta adaptação tão divulgada na internet.
Ok. Mas se usar dois Módulos de Ignição? Ou seja, um para cada Bobina. Não daria certo? Pergunto pois tem Muita gente usando dois Hall no Distribuidor para eliminar o Rotor e os Cabos, e utiliza dois Módulos para Alimentar a Bobina do Vectra. Tem um Circuito Unificador que pode ser feito para Justamente não acionar as 4 sai das de vela ao mesmo tempo.🐺👍
amigo fis teu teste e a bobina soltou faísca em dois ponto por vês.pesso que fasa seus testes outra vez, pôs o seu resultado e diferente do meu e sim so fica bom em alta .pra um veiculo de rua e ruim mas pra pista ou offroad fica bom
Quer uma prova: troque os cabos de velas na bobina com qualquer ou todas as possibilidades que quiser e teste. Não vai mudar nada, o motor vai funcionar do mesmo jeito com qualquer ligação que fizer. Faça e depois me diga.
tenho uma kahena com motor da kombi 2000,como tenho problema na chuva fis essa"gambiarra" mas ela so funcionou em alta em baixa a moto ficou quadrada e tive de tirar,gire seu cimulador com a mao em baixo rpm e veja o resultado
ha mais um sobre o motor box ,como ele tem um cruzamento de válvulas auto ele joga combustível polo escap o que as vezas causa uma seta queima involuntária no escap
ua-cam.com/video/xL07qHCAyvY/v-deo.html veja o ciclo de funcionamento do motor para o vídeo quando tem faísca em dois cilindros e veja como está os outros dois cilindros. Imagina agora se tem faísca nestes dois também. O que vai acontecer?
Olha , a informaçao que o senhor passa em parte está certá, más, sóbre o funçionamento da bobina de 4 saidas está equivocada meu amigo a freguençia e o modulo no sistema original quando um cilindro gera calor ou melhor dizendo quando eplode 1 cilindro o 4 esta ezaustando e quando o 2 gera calor eplodindo o 3 esta ezastando o centelamento ocorre 2 sobre 2 com descando nos enrolamento no trafo e o modulo adianta e atrasa conforte a detonaçao em cima do cina do sensor de detonaçao agora quanto adapitaçao em cima desses modulos transistorados nao recomendo
Fabio acho que não me entendeu, o que diz pode ver neste vídeo ua-cam.com/video/xL07qHCAyvY/v-deo.html como pode ver não estou contrariando isto. Neste vídeo estou falando de usar esta bobina com um único módulo de controle, é isto que está errado. Neste caso todos os cilindros vão centelhar ao mesmo tempo.
@@AparecidoOliveira Mas qual o problema q posso ter em relação a eletrônica? Me refiro a parte q vc mostrou no vídeo q o modulo esquenta e a relação de milisegundos e maior e no caso do sistema do omega ? Q é modulo sensor de rotação, como ficaria?
Tiago Bogoev tudo é possivel, o problema é o custo e a dificuldade de implantar. Isso mata qualquer ideia. Por exemplo: ja pensou em usar um sistema aberto da panda?
Aparecido muito explicativo seus vídeos, só que no meu caso tenho um tempra 8v carburado, ele queimou a bobina original e não consigo achar está bobina original no caso, teria como adaptar uma bobina e se tem qual o modelo que posso usar?
qual é a referencia original da bobina? sabe me dizer qual é a resistência do primário? Me parece que não acha nova, certo? Tem certeza que seu módulo está funcionando? em último caso podemos pensar em adaptação, mas tem que responder estas perguntas.
Estava vendo um video gama da bobina ngk esplica como funciona todas elas e quando chega na bobina para vectra ela dispara 2 cilindros por vez ela não dispara 4 centelhas de uma so vez mas de 2 em 2 ,ai decidi comprar e colocar na minha belina ,ficou bom de mais
experimenta trocar os cabos dos cilindros da maneira que quiser (1 com 2 , 2 com 3, etc.) e veja se muda alguma coisa! se usou um só módulo e ligou somente dois fios na bobina é impossível salta 2 por 2. quanto a funcionar é outra coisa.
@@AparecidoOliveira meu amigo vc tem razão funciona se ligar os cabos de qualquer maneira,esta funcionando muito bem ,mas agora estou preucupado ,tem alguma maneira de fazer pulsar de 2 em 2???
vc testou bobina 4 fios sendo 2 acionadores, porem estao usando pra eliminar o distribuidor a bobina de 3 pinos (1 acionador) dai não iria pulsar 4 de uma vez mas de 2x2... faz o teste com a bobina Mag.marelli B10023MM (3fios)...vai dar outro resultado!
vc não percebeu que tem somente três pinos nesta bobina! o único acionador é o módulo hall. Para vc pode parecer diferente, mas pode acreditar é a mesma coisa a do omega, do vectra, da bosch, da marelli, e o que mais quiser. Tudo se resume em uma só coisa: tecnicamente é impossível fazer funcionar duas bobinas de forma independente com um só módulo. É só isto que conta. Se vc fez no seu carro, então faça um teste e poste o resultado aquí: inverta todos os cabos de vela do jeito que quiser 1 com 2 depois 2 com 3 faça tudo que imaginar, vai funcionar do mesmo jeito.
sim, porque concordo com você com que não vai funcionar corretamente como ele - a pessoa que montou no monza a bobina do vectra - mas me surgiu esta curiosidade, então como é feita a distribuição da centelha pela bobina do vectra ou outra similar. Você poderia me responder?
Boa noite professor,por fvr tem como fazer um vídeo sobre como ,podemos testa a centelha em uma e.c.u com roda fônica ? Tipo quando giramos o distribuidor ,obg !
Evertonn só tem duas maneiras: usar um simulador de ECU ou Testar a bobina individualmente com pulsador de bobinas. A primeira é muito complexa, tem que ajustar para vários tipos de roda fônica (60-2, 36-1 dentes, etc ) e sensor hall e indutivo, sendo o custo alto, a segunda opção é mais simples.
@@AparecidoOliveira obg professor estou montando uma injeção no meu carro , é uma iaw 4avp GS ,VW 2008 flex já finalizei o chicote ,e testei a corrente ,mas ainda não consegui testar a centelha ! Pois não instalei a roda fônica ,por q meu motor é 97 iaw 1 avó . Mas muito obg prof !
Hola profe me tope con muchos videos donde instalan bobinas de vectra en gol 1.8 con distribuidor y sensor hall, haciendo la conexión así a los extremos como usted aquí lo indica, me llamo la atención por que asumí que salía chispa por todas las bobinas a la vez y podía haber una contra explosión en fase admisión, en muchos de los comentarios hay personas que alegan un buen funcionamiento, sin fallas de contra explosión y algunos dicen que no se les ha dañado la ecu ni bobina, según este video si sale a la vez por las 4 bobinas la chispa, pero lo que más me llama la atención es que puede quemar el módulo, claro es el módulo para ser usado con la bobina húmeda, en el caso de conectar así con la ecu m1.54 bosch se podría dañar la ecu? Originalmente trae una bobina de gol 1.8 y sensor hall en el distribuidor, se que no lo recomienda pero me mata la curiosidad de poder eliminar ese distribuidor qué a penas se moja hace fallar mucho el motor 😅
Muchos lo hacen, pero no lo indico. Al conectar los extremos de la bobina se queda en serie los arrollamientos, esto aumenta el tiempo de carga pero mantiene la misma corriente alrededor de 7,5 A. Esta bobina soporta 8 Amperios. De toda manera es irregular.
Ola, parabens pelo video e pelo teste de laboratorio. Pensava em colocar uma bobina mi ou do vectra para melhorar o desempenho do meu monza 2.0 alcool/gnv, carburador. Depois desse video, desisti. Minha bobina esta apresentando manchas esbranquiçadas ao redor do encaixe do cabo do primario em direçao aos polos negativo e postivo. O carro falha na marcha lenta e nao da um bom desempenho, alem do alto consumo. Troquei a bobina mas nao resolveu. Sistema eletrônico original. O.que posso fazer para melhorar?
Joao jose de lima a melhoria do desempenho vem com a manutenção: cabos de ignição de alta qualidade, tampa e rotor do distribuidor, velas. Estas peças desgastadas, sujas ou ressecadas vão impedir que produza uma centelha potente. Por outro lado tem que ajustar a acentuação, ponto e avanço de ignição deve estar em ordem e principalmente motor. E não esqueça a qualidade do combustível. A bobina ou a ignição sozinha não vai resolver todos os problemas.
Joao jose de lima cabo e vela ideal é aquele recomendado pelo fabricante. Deve escolher entre o que estiver indicado pelo fabricante e não há muita opção. Marcas Bosch, NGK, Pirelli ou outros com certificado de qualidade.
Eu achava que ela saltava faísca alternado.... Aí ficaria 1 e 4 3 e 2.. Tipo um circuito integrado que fazia ela alternar.. Faz o teste com a própria bobina... Acredito que funciona sim...
Natanael Gonçalves de lima quando a bobina é ligada separada (um fio para cada bobina) e o modulo possui duas saidas independentes, funciona alternado. Agora me diz com um só fio de controle e uma única saida e com as duas bobinas no mesmo circuito, como é que pode saltar faísca alternada? é impossivel e isso não tem nada a ver com a bobina, é a lei da física. pense! como pode acender duas lâmpadas, uma de cada vez com um só interruptor de 2 pinos?
Então!!! Achei que tivesse um circuito na bobina. Não sei como os carro adaptado funciona com faísca bem na admissão. .. É como atrasar muito o ponto... Ou até montar cabo invertido..
O que eu acho que da pra fazer é por 2 hall com dois módulos de ignição e distribuidor modificado com 2 janela a 90 graus... Será que dava pra alterar desde forma? Assim teria um cilindro com faísca perdida...Ao invés de 3...
EXCELENTE VIDEO = AJUDA NO MEU TIPO A BOBINA DEPOIS MOTOR ESQUENTA APOS 20 MINUTOS ANDANDO, A BOBINA FICA BEM QUENTE NÃO DA COLOCAR MAO. Significa que ela ja esta ruim ou em curto . ??? depois esquenta pede macha lenta e motor falhando e morrendo. responda obrigado
esquentar demais pode ser defeito do regulador do alternador. Você já mediu a tensão do alternador/bateria? A bobina quando quente perde rendimento, é normal. Para falhar até pode ser defeito da bobina, mas também pode velas e/ou cabos de ignição, motor, injeção, sistema elétrico com defeito. Tem que examinar tudo e resolver o que está errado, por último fica a bobina, caso o resto esteja em ordem.
O REGULADOR DO ALTERNADOR E NOVO. E TENSAO BATERIA COM ALTENADOR DA 14,20.VOLT. OU SEJA SÓ QUANDO MOTOR ESTA QUENTE DEPOIS DE 20 MINUTOS ANDANDO COMEÇA A FALHAR E PERDER MACHA LENTA, OU QUANDO ESTA SUBIND UMA SUBIDA. FALHA CORRENTE
hola,tengo un rover 214,con ecu,bobina tipo botella como la que muestras en el video,un distribuidor,y una señal desde la ecu hacia la bobina,y como tu decis no es recomendable que salten las 4 chispas a la ves,conoces algun circuito,para darle señal a las bobinas de vectra por separado?,como te decia mi ecu solo entrega una sola señal hacia la bobina ,con un irf450,gracias
não tenho e não conheço quem tem. Se tivesse este produto que procura, com certeza seria tão caro comprar e adaptar que valeria a pena comprar um gol g6.
Boa tarde aparecido, eu tenho um santana 96 monoponto e a bomba dele não desliga no pos chave, ela aciona e continua sem desligar, se vc puder me ajudar a entender o esquema dele pra eu tentar resolver o problema, desde ja agradeço e parabens pelo video.
o módulo de injeção é quem liga o relé. precisa testar o fio do 85 ou 86 do relé até o módulo, veja se não tem nada a mais ligado nesta linha ou curto. caso não tenha nada errado deve testar o modulo.
boa noite aparecido, pelo que eu entendi pesquisando é que o módulo de injeção manda um pulso pra energizar o relé, mas o que eu notei nos testes com o multímetro é que está chegando uma corrente contínua no relé, por isso ele não desarma, será que foi feito um jump ou coisa parecida? testei todas as saídas do modulo e não encontrei nenhuma saída de pulso pós chave.
ENTÃO ACHO QUE ESSE É O PROBLEMA, PQ O NEGATIVO QUE ESTÁ INDO PARA O RELÊ TEMPORIZADOR NÃO SAI DO MÓDULO, ELE SAI DE UM ATERRAMENTO PRÓXIMO AO RELÊ. EU QUERIA SABER SE VC NÃO TERIA O ESQUEMA DA PINAGEM DO MÓDULO PARA ME DISPONIBILIZAR, PQ AO MEXER NA FIAÇÃO PERCEBI Q TEM VÁRIOS FIOS RESSECADOS E ATÉ ALGUNS COM A CAPA DERRETIDA.
Boa noite, eu tenho um Vectra 94 8v que usa esse modelo de bobina bosch 2 pinos , porém ela custa mais de 400 reais, e a bobina do gol mi 2 pinos Bosch tbm custa 100. Daria certo no meu vectra?
Esse cara é top... além de sacar muito a explicação é uma música que sai da boca dele. Parabéns pela explicação
obrigado.
A diferença entre um professor e um curioso. Obrigado por compartilhar.
Professor o Sr é muito inteligente concordo plenamente com sua explicação e o Sr prova no ociloscopio que tudo o que disse e verdade, porém na prática tem muitos carros usando a bobina de Vectra e ela não aquece e não queima fica um funcionamento muito bom
entendo, alguém inclusive comentou que já usa a 8 anos, mas também há muitos tiveram problemas e tecnicamente é condenável. O mais importante é que se alguém decide usar pelo menos está sabendo dos prós e contras.
Parabéns pelo trabalho. São poucos que prezam um pouco de seu tempo para ajudar o próximo.
Vc é muito bom no que faz, propriedade no falar, conhecimento técnico, muito bom.
Muito bom excelente professor, desisti de mudar o distribuidor do meu Vectra pra bobina , graças ao vídeo do Sr 👏👏👏 parabéns.
Que bom que ajudou 👍
O lance do esquentar módulo eu passei por isso quando usei uma bobina de alta potência no carro (MSD).
O módulo esquenta bem, e para amenizar isso eu botei um dissipador com pasta termica embaixo. Só para "amenizar" mesmo ffuncionando acho que não é interessante deixar o treco torrando lá.
Milan Dark todos os módulos esquentam, porém não pode ultrapassar a temperatura especificada pelo fabricante. Lógico que se a bobina não é adequada isto pode levar a queimar ele ou a bobina.
excelente vídeo amigo pena que eu não vi antes ,botei a bobina do Vectra no meu Chevette e não consegui andar sossegado ,falhas e estourou ao ligar o carro ,eu também não recomendaria esse método
Parabéns esse é sem duvida o melhor canal de eletrica automotiva.
Sensacional proficionalizmo aparelhos adequados valores corretos e posivel consequencia de pouca durabilidade em adaptações é muito importante essas informações.
Exatamente
Boa noite meu nobre a sua explicação técnica são realmente perfeito eu gosto de estudar esses tipos de adaptações tem uma moto Kawasaki dois módulos direções diz que você está mostrando e coloquei duas bobinas de Fiat me adaptei duas impulsora de motocicleta em uma roda fônica e ficou perfeito sem cortes e sem limitação de rotação
Jefferson Jefferson que bom. É possível fazer adaptação com critério técnico, mas precisa investir muito tempo e estudar bem os sistemas. O que é difícil o pessoal entender é que como negócio a maioria dos casos é inviável.
Muito boa essa explicação, parabéns por repassar o seu conhecimento!
nem os dkv aqueles motores nacional aquela beleza com três bobinas eram assim rss.
aprecio muito seu trabalho...
Finalmente aguém que não fala besteira sobre o assunto!
O meu carro coloquei tem dois anos e tá de boa
O curioso Melo
Não mudou consumo? Não houve quebra nem danos?
Tenho um Santana 96 e seu pau na bobina original e meu tio que mudar o sistema colocado uma bobina assim direta estou desconfiado mais ele tem uma quantum e funciona perfeito também, ai ja fico em duvids
Muchas gracias por el vídeo Ingeniero, gracias por todo lo que usted enseña, felicidades, un cordial saludo desde México.
Olá , recentemente coloquei a bobina do Vectra no meu opala. Mas mesmo assim ele da uns pipocos pre ignição na hora de ligar , mas depois que liga fica bom .eu usava a bobina do gol mi com o distribuidor .....dessa forma eliminei o distribuidor por causa de água
Ainda está funcionando?
Dei meu joinha Também lá Aparecido
Eu estava justamente estudando esse assunto porque tenho visto muito videos e pessoas dizendo e mostrando tanta coisa que ametade delas não confere o seu vídeo foi para mim o que quebrou todos os mitos e esclareceu o que pode e o que não deve ser feito, mesmo que funcione. Parabéns... pego muito conteúdo aqui no seu canal para ampliar meu conhecimento.
Maurício Oliveira muito bom seu comentário, é isto mesmo que eu queria passar.
Parabéns guerreiro
Que aula ein! Parabéns amigo pelo vídeo.
Muito obrigado
se! se vc não testar nunca vai saber. Mas antes pegue um osciloscopio e analise se o tempo é correto, se a sequência e ponto dá certo. Eu acho que não mas que custa vc medir no carro que pensa fazer. Dica: primeiro faz estudo, planeja e por último executa.
Amigo é otimizar o hall para dividir em dois tempos pois a bobina já tem disposição pra isso amigo muito fácil de resolver .
Que aula ein! Parabéns pelo conteúdo!
Funciona bem porque na verdade vc teria que ter dois módulos e dois sensores de pulso um pra cada lado da bobina .A tenção fica menor e funciona perfeito . Cada lado da bobina tem duas faíscas simultaneamente e a ligação dos cabos são um lado para os cilindros 1e 4 e o outro lado para os cilindros 2 e 3 vc coloca um ressalto na polia ou no distribuidor e um sensor de cada lado já fiz e funcionou perfeito em uma Fiat uno
so utilizar uma sparkpro-2 fuelltech
isso !!
Jota Sinval no caso da injeção IAW P8 ele já tem 2 dentes no sensor de fase, então o que eu preciso é de dois módulos de ignição e uma bobina de Vectra?
smurf { LOKOO } a sparkpro 2 não seria pra ser usada com Fueltech? Meu carro possui injeção original
Gustavo RD78 sim mais coloquei sensores de pulso na roda fônica norte e sul toda vez que o motor está em ponto de queima ele pulsa um lado da bobina
show!
perfeito!
parabéns pela explicação!
PARABÉNS PELOS ESCLARESSIMENTOS..
No exemplo você ligou os primários em serie. qual a diferença se ligasse em paralelo?
O pino central no positivo e as extremidades juntas no negativo. Além da resistência diminuir pela metade, obvio.
Teria influencia no tempo de carga?
em paralelo são independentes e não muda nada o tempo de carga original delas.
@@AparecidoOliveira vlw. vou instalar no meu Niva; agora que o PMS está ajustado.
Depois digo como ficou na prática.
Gostei MUITO da explicação, me fez repensar na gambira!
Essa é a intenção
Professor, eu usei uma bobina do gol mi 2fios em um Chevette turbo por anos e nunca tive problemas..tive sorte ou a bobina que usei era muito parecida com a original?
Eu também usei em três carros turbo por muito e muitos anos amigo nunca tive problema e meu amigos também usam agora quero colocar a do Vectra no meu gol bola já vi milhões d vídeos q funciona perfeitamente
Mas tem como modifica por que o destribuidor da muitos problemas teria que troca a sentral com outros sistemas mais modernos.
ESSE CARA PRECISA SER ESTUDADO PELA NASA
Esta mais que certo professor.
Que aula técnica . , sem palavras . Top
Muito obrigado
muito boa essa sua explicação com o uso de um osciloscópio, bom mesmo
Boa noite, uso a bobina modelo Blaster 2 cilíndrica mais o módulo de 7 pinos Bosch caixa grande no motor ohc do Monza 1.8 álcool, pergunto professor se posso usar um relê auxiliar de 4 pinos de corrente máxima de 40a no pino + da bobina para que não haja queda de tensão é possível?
pode, sem problema.
@@AparecidoOliveira Muito obrigado professor sempre é uma satisfação ver seus vídeos didáticos e bem explicados!
Gol 1.8. Uso uma bobina de Gol MI, a mais de 10 anos. Nunca deu problema. Instalada p/ engenheiro mecânico.
acho que não entendeu meu vídeo, isto não deve ser usado em nenhum motor.
ola gostei das aula mas professor eu tenho um santana 86 e fiz ligaçao com a bobina do vectra e meu modulo é o antigo e ta funcionando perfeito isso já faz mais de 9 anos nunca deu problema
maquinas artesanais que bom seu comentário. O mais importante é que esteja plenamente satisfeito e sem problemas.
maquinas artesanais amigo sabe dizer se da certo no monza bicudo injeção. vc que ja tem no seu carro.
sim Aparecido, concordo contigo, mas é quando o distribuidor não é eletrônico, qual o recurso disponivel
Cleyton Fragoso sei que tem seus motivos e provavelmente não trocaria de carro por isso, nada contra, só levantei alguns problemas técnicos e dei minha opinião. Fazer ou não é uma decisão que cabe a pessoa e respeito seja qual for ela. Afinal, você está ou não satisfeito? O que te incomoda?
Aparecido, no meu caso o distribuidor utiliza-se de platinado e condensador, o que poderia ser feito, era uma possível adaptação de um um sensor hall(aranha) ou, verificar a possibilidade de utilização de sensor de rotação hall, em central de 6 ou 7 pinos
E a variação de ponto de ignição?
Melhor canal! Melhor profissional! Show
Se eu ligar o fio do meio da bobina do Vectra no distribuidor platinado, haverá a distribuição da faísca para oa velas?
Coitada da bobina 😢fiquei até com pena de ver ela trabalhando com tanta carga , módulo quente etc 😮 coitado do modulo de ignição.😢 obrigado professor.
parabéns , pelos encinamentos que o senhor passa
Usando uma roda fonica da certo ja tem esse kit de adapitaçao no mercado para vender fica show
SUPER INTERESSANTE. VIDEO. AJUDA. ESSA BOBINA E MESMA VAI NO FIAT TIPO. ??? NUMERAÇÃO NA BOBINA ENTRADAS. E PADRÃO 4 1 LADO ESQUERDO 2 3 DIRETO. MOSTRA NO VIDEO. responda, obrigado
jbexciter é similar.
mostrar ?
Uma pergunta, e como fica a questão de colocar no ponto; adiantar o ponto ou atrasar o ponto... Este problema ainda necessitaria do distribuidor???
eu não estou recomendando o uso desta bobina, fiz o teste para mostrar os possíveis problemas desta aplicação. veja outros vídeos sobre o funcionamento do motor de 4 tempos que complementa este assunto.
excelente video aula, gostaria de saber como fica essa bobina com platinado qual seria o desgaste que o mesmo sofreria se seria maior ou igual pois vi alguns videos no youtube com essa configuração abs obrigado
platinado suporta no máximo 3 amperes. O que acha que acontece se a corrente é mais alta? Não recomendo esta bobina para esta aplicação, eliminar distribuidor (veja os vídeos e comentários sobre o assunto), e muito menos com platinado.
Olá, Sr. Aparecido Oliveira:
Tenho um Escort CHT 1989 à álcool. Pretendo adaptar uma bobina de vectra ou similar
(só que da forma correta, nada de pegar os pinos extremos e deixar livre o do meio).
A idéia é conectar os dois fios que saem do distribuidor e nos pinos das extremidades).
No pino do meio, vai o positivo pós-chave. Isto evitaria conectar as 2 bobinas em série.
A sequencia de ignição do motor é 1-3, 2-4. Sendo o cilindro 1 ao lado do volante.
A da bobina eu sei que é 1-4, 2-3. É uma NGK U-2079
A solução para "casar" as duas sequencias diferentes, na ligação dos cabos de velas:
pino 1 da bobina no cilindro 1 do motor;
pino 4 da bobina no cilindro 3 do motor;
pino 2 da bobina no cilindro 2 do motor;
pino 3 da bobina no cilindro 4 do motor;
Desta forma, a bobina (que pulsa alternadamente aos pares) enviaria os sinais certos
para cada par de cilindro, a cada pulso. Está correta a linha de raciocínio?
Gostaria de saber se os parâmetros de tempo de carga, temperatura e impedância seriam preservados.
Minha intenção é eliminar o módulo 004, a bobina a óleo e a tampa do distribuidor. É possível funcionar?
Desde já agradeço se puder opinar sobre esta idéia. Estou ciente de que gambiarra não se compara ao original.
se entendi corretamente seu raciocínio, não vai funcionar. Já fiz um vídeo mostrando as possibilidades mais simples de ser executada, embora não seja ideal tem chance de dar certo. Dá uma olhada neste vídeo.
@@AparecidoOliveira Obrigado... vou checar.
Muito boa explicação sobre esse sistema. Mas se puder responder eu agradeço sobre uma dúvida, meu vectra 8v 2.0 ano 94 usa bobina igual essa vermelha aí, não tem esse modulo de ignição e o distribuidor dele é direto no eixo do comando de válvulas. No lugar desse distribuidor poderia ser instalado um sensor de fase e ligar esse sistema que você acabou de citar? Só para ajudar a entender pois também tenho um outro vectra 16v 2.0 ano 94 e já tem esse sistema com sensor de fase, bobina e modulo de ignição tudo original dele.
é possível.
@@AparecidoOliveira Inclusive eu tenho sensor de fase original e a tampa onde vai fixado, eu tenho um módulo de ignição e também a bobina tudo Bosch original desse carro. Se possível por e-mail ou whatsapp te mandar os diagramas elétricos de ambos os carros, você analisaria se realmente seria
possível, não duvidando da sua pessoa e do seu profissionalismo.o Vectra 8v é 1-3-4-2 e o 16v é sequencial
Luiz eu conheço os sistemas. Ser possível não significa que eu vou estudar para encontrar a solução ideal. Demanda tempo, e isto me falta. Se quiser fazer terá que investir nisso.
@@AparecidoOliveira Sim, não tenho dúvidas alguma que você deteem de altíssimo conhecimento e experiência no assunto técnico tanto teórico quanto prático. Te perguntei pois esses sistema do Vectra 8v 2.0 dos anos 93/96 sempre foram um calcanhar de Aquiles na vida dos vectreiros.
eu admiro a paciencia do Aparecido com esses "manjadores" metidos a projetistas.
E se utilizar aquela famosa caixinha de 6 pinos,pode ser usada?
Eu gostaria de substituir o módulo hei do Monza,mas também colocar uma roda fônica
Não serve. Veja vídeo sobre módulo efi.
Aparecido e se ligar um regulador duplo no sinal dos bicos?porq parece q os bicos trabalham 1 e4 e 2 e3
Boa tarde professor! Ótimos esclarecimentos. Por favor me esclareça uma dúvida.Ouço falar em aprendizado da borboleta, aprendizado do sensor de rotação, aprendizado do sensor de fase, etc. O que significa isso? como isso interfere no funcionamento da UCE? É sabido que o sistema monitora o desempenho dos senhores, será que tem haver com isso? De ante mão agradeço
Tem como função tomar as referencias de novos componentes, pois nenhuma peça é exatamente igual a outra. Isto melhora a precisão no cálculo da injeção e ignição.
Aparecido Oliveira vc teria esquema de amplificador de centelha
Julio Cesar do Nascimento Nascimento e o que seria um amplificador de centelha?
Aparecido, é possível adaptar/instalar um sensor de rotação, afim de excitar, uma central de ignição eletrônica bosh de 6 pinos, para substituir o platinado e condensador, e por logica alimentar uma bobina asfáltica
Parabéns pela produção de material de qualidade!
Cleyton Fragoso não é impossivel, mas é mais fácil usar um distribuidor eletrônico
onde se consegue um distribuidor desses?
Parabéns pelo vídeo , curti demais !!
fis umas contas e a diferença entre um lado da bobina ao outro ha mil rpm e de 0,015 segundos o que torna imponível a visualização do intervalo entre um lado e outro,isso pode ter te levado a um erro a bobina solta faísca de 2 em 2 uma faísca na queima e outra na exaustão o que não causa danos
me explica como que duas bobinas ligadas em série consegue dar faísca em hora diferente se o módulo que comanda elas é um só. Faça um teste ligue duas lâmpadas em série e com um interruptor simples faça elas apagarem em tempo diferente. Rafael está enganado, pense bem. é impossível sua teoria, do jeito que está na bancada fiz o teste com um comando único por vez e salta faísca em todas ao mesmo tempo.
isso e logico, faisca perdida. coisa que quem nao tem o que fazer. parabens pelo video
Se colocar uma resistência de bobina do opala ligado em série resolveria o problema de superaquecimento do módulo e a bobina ?
possivelmente.
Desculpe a pergunta qual a sua formação é na elétrica ou eletrônica pois estou estudando em fazer esse sistema de teste que você fez sequêncial ou seja ficar variando a centelha de dois em dois o mesmo do veículo mas e muito útil as suas demonstrações.
nos dois. mas não sou projetista.
Troquei no meu chevy500 a bobina original por uma do gol MI funciona super bem. Mas gostaria de saber se aumenta o consumo de álcool?
Pois está fazendo 5 km por litro .
Amigo vc ja ouviu em algo com arduino removendo o distribuidor e colocando uma roda fonica com sensor de rotacao ?
não.
Aparecido tenho uma belina com motor renozinho vi varios videos pessoal adaptando bobina do gol mi isso da certo fuciona me responda por favor??
Sua pergunta está incompleta, não se refer a nenhum sistema específico. Veja meus vídeos sobre esta bobina, teste e adaptação, leia os comentários, se achar que deve usar vá em frente.
qual a bitola do fio para positivo e negativo da bobina
geralmente o fabricante usa 1,5 mm²
Olá boa noite eu tenho uma dúvida
Possuo um Escort Sapão 1.8 mono bico gostaria de saber quais as consequências do uso dessa bobina em relação ao módulo de injeção
Grato desde já muito bom o seu vídeo bem esclarecedor
Mica Gomes tem que analisar. Não sei os tipos de controle que este módulo possui, portanto depende de medir a corrente e tempo de carga.
Aparecido Oliveira ok amigo obrigado pela atenção teria como fazer mostrar ou fazer a medição pra eu fazer no meu carro?
ua-cam.com/video/i950gw4sFB0/v-deo.html não é específico mas é a mesma coisa.
oi beleza , poderia testar um lado da bobina só par ver .Se a queda de tensão aquece porque alguns carros usa resistor o tszi abraço...
Boa tarde, o apms do motor tem como base o avanço ou atraso do distribuidor. Como fica esse avanço uma vez que nao existe mais distribuidor.
vc só elimina a distribuição de alta tensão! Meu vídeo não é uma proposta para eliminar, é uma análise do que acontece ao fazer esta adaptação tão divulgada na internet.
Ok. Mas se usar dois Módulos de Ignição? Ou seja, um para cada Bobina. Não daria certo? Pergunto pois tem Muita gente usando dois Hall no Distribuidor para eliminar o Rotor e os Cabos, e utiliza dois Módulos para Alimentar a Bobina do Vectra. Tem um Circuito Unificador que pode ser feito para Justamente não acionar as 4 sai das de vela ao mesmo tempo.🐺👍
já fiz vídeo a respeito! dá uma olhada.
Ótima aula. O que diz sobre o uso do sistema de roda fonica no motor boxer vw? Existe um sistema da igniflex muito usado em jipes...
Abraço
eu nunca trabalhei com este sistema, mas parece que respeita a técnica esperada.
amigo fis teu teste e a bobina soltou faísca em dois ponto por vês.pesso que fasa seus testes outra vez, pôs o seu resultado e diferente do meu e sim so fica bom em alta .pra um veiculo de rua e ruim mas pra pista ou offroad fica bom
Me desculpa Rafael é impossível saltar faísca alternada com um único controle.
Quer uma prova: troque os cabos de velas na bobina com qualquer ou todas as possibilidades que quiser e teste. Não vai mudar nada, o motor vai funcionar do mesmo jeito com qualquer ligação que fizer. Faça e depois me diga.
tenho uma kahena com motor da kombi 2000,como tenho problema na chuva fis essa"gambiarra" mas ela so funcionou em alta em baixa a moto ficou quadrada e tive de tirar,gire seu cimulador com a mao em baixo rpm e veja o resultado
ha mais um sobre o motor box ,como ele tem um cruzamento de válvulas auto ele joga combustível polo escap o que as vezas causa uma seta queima involuntária no escap
ua-cam.com/video/xL07qHCAyvY/v-deo.html veja o ciclo de funcionamento do motor para o vídeo quando tem faísca em dois cilindros e veja como está os outros dois cilindros. Imagina agora se tem faísca nestes dois também. O que vai acontecer?
Olha , a informaçao que o senhor passa em parte está certá, más, sóbre o funçionamento da bobina de 4 saidas está equivocada meu amigo a freguençia e o modulo no sistema original quando um cilindro gera calor ou melhor dizendo quando eplode 1 cilindro o 4 esta ezaustando e quando o 2 gera calor eplodindo o 3 esta ezastando o centelamento ocorre
2 sobre 2 com descando nos enrolamento no trafo e o modulo adianta e atrasa conforte a detonaçao em cima do cina do sensor de detonaçao agora quanto adapitaçao em cima desses modulos transistorados nao recomendo
Fabio acho que não me entendeu, o que diz pode ver neste vídeo ua-cam.com/video/xL07qHCAyvY/v-deo.html
como pode ver não estou contrariando isto. Neste vídeo estou falando de usar esta bobina com um único módulo de controle, é isto que está errado. Neste caso todos os cilindros vão centelhar ao mesmo tempo.
pra que serve a mangueirinha do distribuidor que vai pra borboleta da gasolina
avanço da ignição
Explicação show. Parabéns.
Consigo colocar esta bobina no omega , o sistema e semelhante o do Vectra antigo com distribuidor
Nunca tentei
@@AparecidoOliveira Mas qual o problema q posso ter em relação a eletrônica? Me refiro a parte q vc mostrou no vídeo q o modulo esquenta e a relação de milisegundos e maior e no caso do sistema do omega ? Q é modulo sensor de rotação, como ficaria?
seria possível um sistema de distribuidor com bobinas individuais? tenho uma gaiola de trilha
Tiago Bogoev tudo é possivel, o problema é o custo e a dificuldade de implantar. Isso mata qualquer ideia. Por exemplo: ja pensou em usar um sistema aberto da panda?
Aparecido Oliveira não conheço este sistema
Aparecido Oliveira tem um corseu no UA-cam q TM 4 sensor. de roda fônica e 4bobinas não sei como funciona
Tiago Bogoev desculpe veja pandoo ou fuel tech
Tiago Bogoev
Aparecido muito explicativo seus vídeos, só que no meu caso tenho um tempra 8v carburado, ele queimou a bobina original e não consigo achar está bobina original no caso, teria como adaptar uma bobina e se tem qual o modelo que posso usar?
qual é a referencia original da bobina? sabe me dizer qual é a resistência do primário? Me parece que não acha nova, certo? Tem certeza que seu módulo está funcionando? em último caso podemos pensar em adaptação, mas tem que responder estas perguntas.
Paulo Miranda eu tinha um Fiat tipo e coloquei a bobina do astra
Luzimar para adaptar a bobina do astra tem que trocar o módulo?
+Paulo Miranda não, só tem que verificar as posições dos cabos. entre em " clube do tipo" lá tem a explicação
Uma bobina de 4 pino linha vw como colocar em um gol 92 carburador sequecia de todos os fios
E se fosse pra ligar a bobina com o modulo de injeção original e o sensor com roda fonica ai funcionaria bem ?
se o sistema estiver programado para o seu carro, seria perfeito. tem um vídeo sobre isto, dê uma olhada que vai te esclarecer.
Estava vendo um video gama da bobina ngk esplica como funciona todas elas e quando chega na bobina para vectra ela dispara 2 cilindros por vez ela não dispara 4 centelhas de uma so vez mas de 2 em 2 ,ai decidi comprar e colocar na minha belina ,ficou bom de mais
experimenta trocar os cabos dos cilindros da maneira que quiser (1 com 2 , 2 com 3, etc.) e veja se muda alguma coisa! se usou um só módulo e ligou somente dois fios na bobina é impossível salta 2 por 2. quanto a funcionar é outra coisa.
@@AparecidoOliveira meu amigo vc tem razão funciona se ligar os cabos de qualquer maneira,esta funcionando muito bem ,mas agora estou preucupado ,tem alguma maneira de fazer pulsar de 2 em 2???
@@weslleyrodrigues1604 kkkk veja os kits igniflex no ml vai ver que não é simples assim. Por outro lado, não está funcionando bem?
O tempo é referente ao angulo de permanência Aparecido Oliveira é isso?
vc testou bobina 4 fios sendo 2 acionadores, porem estao usando pra eliminar o distribuidor a bobina de 3 pinos (1 acionador) dai não iria pulsar 4 de uma vez mas de 2x2... faz o teste com a bobina Mag.marelli B10023MM (3fios)...vai dar outro resultado!
vc não percebeu que tem somente três pinos nesta bobina! o único acionador é o módulo hall. Para vc pode parecer diferente, mas pode acreditar é a mesma coisa a do omega, do vectra, da bosch, da marelli, e o que mais quiser. Tudo se resume em uma só coisa: tecnicamente é impossível fazer funcionar duas bobinas de forma independente com um só módulo. É só isto que conta. Se vc fez no seu carro, então faça um teste e poste o resultado aquí: inverta todos os cabos de vela do jeito que quiser 1 com 2 depois 2 com 3 faça tudo que imaginar, vai funcionar do mesmo jeito.
Disparando todos os cilindros de uma vez? Isso já não é centelha perdida, e sim centelha amaldiçoada...
Boa tarde, você poderia fazer um video mostrando como acontece a distribuição da centelha pros 4 pistões nesse sistema da nova bobina ?
você se refere a um sistema que a fábrica projetou para funcionar com esta bobina,certo?
sim, porque concordo com você com que não vai funcionar corretamente como ele - a pessoa que montou no monza a bobina do vectra - mas me surgiu esta curiosidade, então como é feita a distribuição da centelha pela bobina do vectra ou outra similar. Você poderia me responder?
Ladimilson Barbosa ok entendi. Oportunamente farei isto.
Desde ja lhe agradeço.
Se eu coloca 2 modulo e 2 sensor ficaria bom 1 para cada bubina?
Já fiz um vídeo mostrando esta possibilidade.
boa noite, o senhor mexe com modulo lejetronic do versailles 2.0i gl?
lamento, procure por um reparador de módulos próximo a sua localidade, oficinas podem indicar um a vc.
Boa noite professor,por fvr tem como fazer um vídeo sobre como ,podemos testa a centelha em uma e.c.u com roda fônica ? Tipo quando giramos o distribuidor ,obg !
Evertonn só tem duas maneiras: usar um simulador de ECU ou Testar a bobina individualmente com pulsador de bobinas. A primeira é muito complexa, tem que ajustar para vários tipos de roda fônica (60-2, 36-1 dentes, etc ) e sensor hall e indutivo, sendo o custo alto, a segunda opção é mais simples.
@@AparecidoOliveira obg professor estou montando uma injeção no meu carro , é uma iaw 4avp GS ,VW 2008 flex já finalizei o chicote ,e testei a corrente ,mas ainda não consegui testar a centelha ! Pois não instalei a roda fônica ,por q meu motor é 97 iaw 1 avó . Mas muito obg prof !
Hola profe me tope con muchos videos donde instalan bobinas de vectra en gol 1.8 con distribuidor y sensor hall, haciendo la conexión así a los extremos como usted aquí lo indica, me llamo la atención por que asumí que salía chispa por todas las bobinas a la vez y podía haber una contra explosión en fase admisión, en muchos de los comentarios hay personas que alegan un buen funcionamiento, sin fallas de contra explosión y algunos dicen que no se les ha dañado la ecu ni bobina, según este video si sale a la vez por las 4 bobinas la chispa, pero lo que más me llama la atención es que puede quemar el módulo, claro es el módulo para ser usado con la bobina húmeda, en el caso de conectar así con la ecu m1.54 bosch se podría dañar la ecu? Originalmente trae una bobina de gol 1.8 y sensor hall en el distribuidor, se que no lo recomienda pero me mata la curiosidad de poder eliminar ese distribuidor qué a penas se moja hace fallar mucho el motor 😅
Muchos lo hacen, pero no lo indico. Al conectar los extremos de la bobina se queda en serie los arrollamientos, esto aumenta el tiempo de carga pero mantiene la misma corriente alrededor de 7,5 A. Esta bobina soporta 8 Amperios. De toda manera es irregular.
@@AparecidoOliveira gracias profe... Pero entonces si salta chispa por las 4 a la vez?
@@labtekvenezuela si, salta.
Ola, parabens pelo video e pelo teste de laboratorio. Pensava em colocar uma bobina mi ou do vectra para melhorar o desempenho do meu monza 2.0 alcool/gnv, carburador. Depois desse video, desisti. Minha bobina esta apresentando manchas esbranquiçadas ao redor do encaixe do cabo do primario em direçao aos polos negativo e postivo. O carro falha na marcha lenta e nao da um bom desempenho, alem do alto consumo. Troquei a bobina mas nao resolveu. Sistema eletrônico original. O.que posso fazer para melhorar?
Joao jose de lima a melhoria do desempenho vem com a manutenção: cabos de ignição de alta qualidade, tampa e rotor do distribuidor, velas. Estas peças desgastadas, sujas ou ressecadas vão impedir que produza uma centelha potente. Por outro lado tem que ajustar a acentuação, ponto e avanço de ignição deve estar em ordem e principalmente motor. E não esqueça a qualidade do combustível. A bobina ou a ignição sozinha não vai resolver todos os problemas.
Obrigado. Aparecido. Considerando o ano e modelo do meu carro é tipo de combustiveis, pode me sugerir o tipo de cabos velas e velas ideais?
Joao jose de lima cabo e vela ideal é aquele recomendado pelo fabricante. Deve escolher entre o que estiver indicado pelo fabricante e não há muita opção. Marcas Bosch, NGK, Pirelli ou outros com certificado de qualidade.
Entao a ligação seria dois fios negativos em cada lado?
não, é a ligação normal de uma bobina comum.
Eu achava que ela saltava faísca alternado....
Aí ficaria 1 e 4 3 e 2..
Tipo um circuito integrado que fazia ela alternar..
Faz o teste com a própria bobina...
Acredito que funciona sim...
Natanael Gonçalves de lima quando a bobina é ligada separada (um fio para cada bobina) e o modulo possui duas saidas independentes, funciona alternado. Agora me diz com um só fio de controle e uma única saida e com as duas bobinas no mesmo circuito, como é que pode saltar faísca alternada? é impossivel e isso não tem nada a ver com a bobina, é a lei da física. pense! como pode acender duas lâmpadas, uma de cada vez com um só interruptor de 2 pinos?
Então!!!
Achei que tivesse um circuito na bobina.
Não sei como os carro adaptado funciona com faísca bem na admissão. ..
É como atrasar muito o ponto...
Ou até montar cabo invertido..
O que eu acho que da pra fazer é por 2 hall com dois módulos de ignição e distribuidor modificado com 2 janela a 90 graus...
Será que dava pra alterar desde forma?
Assim teria um cilindro com faísca perdida...Ao invés de 3...
Natanael Gonçalves de lima impossivel não é. Se conseguir fazer o que falou vai funcionar.
EXCELENTE VIDEO = AJUDA NO MEU TIPO A BOBINA DEPOIS MOTOR ESQUENTA APOS 20 MINUTOS ANDANDO, A BOBINA FICA BEM QUENTE NÃO DA COLOCAR MAO. Significa que ela ja esta ruim ou em curto . ??? depois esquenta pede macha lenta e motor falhando e morrendo. responda obrigado
esquentar demais pode ser defeito do regulador do alternador. Você já mediu a tensão do alternador/bateria? A bobina quando quente perde rendimento, é normal. Para falhar até pode ser defeito da bobina, mas também pode velas e/ou cabos de ignição, motor, injeção, sistema elétrico com defeito. Tem que examinar tudo e resolver o que está errado, por último fica a bobina, caso o resto esteja em ordem.
O REGULADOR DO ALTERNADOR E NOVO. E TENSAO BATERIA COM ALTENADOR DA 14,20.VOLT. OU SEJA SÓ QUANDO MOTOR ESTA QUENTE DEPOIS DE 20 MINUTOS ANDANDO COMEÇA A FALHAR E PERDER MACHA LENTA, OU QUANDO ESTA SUBIND UMA SUBIDA. FALHA CORRENTE
jbexciter e o resto?
hola,tengo un rover 214,con ecu,bobina tipo botella como la que muestras en el video,un distribuidor,y una señal desde la ecu hacia la bobina,y como tu decis no es recomendable que salten las 4 chispas a la ves,conoces algun circuito,para darle señal a las bobinas de vectra por separado?,como te decia mi ecu solo entrega una sola señal hacia la bobina ,con un irf450,gracias
lo lamento, no conosco.
Bom dia. Vc tem outra opção? A bobina individual ( gol g6) com polia fonica no motor ap Mi . Tem como adaptar?
não tenho e não conheço quem tem. Se tivesse este produto que procura, com certeza seria tão caro comprar e adaptar que valeria a pena comprar um gol g6.
Ola só uma duvida no veiculo o alternador não supri a nessecidade de voltagem
veja estes vídeos: ua-cam.com/video/lFfR5a1PCyU/v-deo.html
ua-cam.com/video/yN-eCOZNg_o/v-deo.html
Bom dia !
Posso utilizar velas de ignição sem resistor , no módulo original do veiculo.
pode.
O. Rotor e. OVAL..
É
QUANDO DESCE. NAO. .
PODE IR CONTÍNUA..
TA. ERRADO.
..
BLZ ????
botei a bobina do ford car no corcel tem quase um ano que rodo mas os dois fios do distribuidor continuou ligado só eliminou a tampa
Boa tarde aparecido, eu tenho um santana 96 monoponto e a bomba dele não desliga no pos chave, ela aciona e continua sem desligar, se vc puder me ajudar a entender o esquema dele pra eu tentar resolver o problema, desde ja agradeço e parabens pelo video.
o módulo de injeção é quem liga o relé. precisa testar o fio do 85 ou 86 do relé até o módulo, veja se não tem nada a mais ligado nesta linha ou curto. caso não tenha nada errado deve testar o modulo.
boa noite aparecido, pelo que eu entendi pesquisando é que o módulo de injeção manda um pulso pra energizar o relé, mas o que eu notei nos testes com o multímetro é que está chegando uma corrente contínua no relé, por isso ele não desarma, será que foi feito um jump ou coisa parecida? testei todas as saídas do modulo e não encontrei nenhuma saída de pulso pós chave.
Luiz Antônio o módulo dá o negativo para o relé após ser alimentado pelo pós chave. Veja se o pós chave do módulo é desligado quando volta a chave.
ENTÃO ACHO QUE ESSE É O PROBLEMA, PQ O NEGATIVO QUE ESTÁ INDO PARA O RELÊ TEMPORIZADOR NÃO SAI DO MÓDULO, ELE SAI DE UM ATERRAMENTO PRÓXIMO AO RELÊ. EU QUERIA SABER SE VC NÃO TERIA O ESQUEMA DA PINAGEM DO MÓDULO PARA ME DISPONIBILIZAR, PQ AO MEXER NA FIAÇÃO PERCEBI Q TEM VÁRIOS FIOS RESSECADOS E ATÉ ALGUNS COM A CAPA DERRETIDA.
Luiz Antônio infelizmente não tenho. coloque o modelo da injeção no google, é possível encontrar na net.
Aparecido boa noite , essa bobina do Vectra ela é dupla faísca?
sim e igual a do vídeo
Kkkk
Boa noite, eu tenho um Vectra 94 8v que usa esse modelo de bobina bosch 2 pinos , porém ela custa mais de 400 reais, e a bobina do gol mi 2 pinos Bosch tbm custa 100. Daria certo no meu vectra?
eu te aconselho a usar o que determina o fabricante. O que eu já fiz foi colocar uma 097 e não tive problema. Mi vai danificar seu módulo.
@@AparecidoOliveira só que a do 97 é 3 pinos igual a do GSI
@@IgorSilva77 eu me referi a bobina kw final 097 do carro carburado.
@@AparecidoOliveira nossa, olhei aq , preço excelente muuito obrigado... Essa da certo então?
@@IgorSilva77 como eu disse eu já usei e não tive problema.
Como colocar ( usar) uma bobina para cada vela. Como é em carro mais novos. É possível em carro antigo . Obrigado
se comprar um kit de adaptação desenvolvido para isto, sim. veja este site www.igniflex.com.br/produtos/Kits-Igniflex