Durabilidade das cordas da guitarra/baixo

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 3 жов 2024
  • Luthieria sem segredos - Durabilidade das cordas da guitarra/baixo
    Neste vídeo falo um pouco sobre fatores que influenciam na durabilidade das cordas e dou dicas para otimizar a vida útil delas.
    Falo ainda sobre problemas causados por cordas enferrujadas e tempo recomendado para troca de cordas em guitarras, baixos e violões.
    Receba nossos conteúdos por email: goo.gl/j9phM3

КОМЕНТАРІ • 31

  • @saedfernandes
    @saedfernandes 7 років тому +13

    cara, 30 dias é muito pouco... sempre que uso passo uma estopa para tirar o suor, depois passo óleo mineral nas cordas e depois tiro, as cordas não enferrujam, troco de 6 em seis meses e nunca tive problemas... agora, eu só utilizo elixir, é 80 reais o encordoamento... ela é revestida e não oxida com suor... vale a pena o investimento, ficar trocando de corda todo mês eu não farei mais nada na vida...

    • @LuthieriaSemSegredos1
      @LuthieriaSemSegredos1  7 років тому +14

      Said, 30 dias é um período estimado levando em consideração que você praticamente toque todos os dias por pelo menos duas horas. Isso também depende da quantidade de suor produzida por cada pessoa. Pode depender até da cidade em que a pessoa mora, pois no litoral a maresia faz as cordas (ou qualquer coisa de metal) durarem menos tempo.
      As cordas Elixir realmente duram mais por causa do revestimento, mas existem outras marcas que possuem cordas revestidas, isso não é exclusividade da Elixir. A diferença é o processo utilizado para revestir a corda com o polímero. A Elixir patenteou o processo dela e as outras marcas não podem usar exatamente o mesmo processo. Caso queira comprar cordas revestidas de outras marcas é só olhar se está escrito "coated" na embalagem.

  • @Lucaslims
    @Lucaslims 7 років тому +2

    man na real to adorando esse canal to divulgando pra td mundo aq kkk

  • @Pedro_ZKS
    @Pedro_ZKS 6 років тому +1

    Melhor canal sobre o assunto

  • @WillVRam
    @WillVRam 3 роки тому +1

    Canal muito bom, explicação clara. Me inscrevi. Uma pena o canal ter tão poucos vídeos.
    Qual tipo de pano é o melhor pra usar? Me passa alguns exemplos por favor.
    Se fizer muita retifica nos trastes e ficarem muito baixos, eu não posso só lixar a escala ou até escalopar?

    • @LuthieriaSemSegredos1
      @LuthieriaSemSegredos1  3 роки тому +2

      Qualquer pano de algodão. Um pedaço de camiseta velha sem estampa por exemplo.
      Em relação aos trastes: problema dos trastes ficarem muito baixos é que não é possível arredondar os trastes corretamente e isso faz com que o ponto de contato entre corda e traste mude de posição.
      Explicando melhor: a corda deve encostar apenas em um pequeno ponto no centro do traste. Se os trastes não foram arredondados corretamente, esse ponto de contato deixa de estar centralizado e isso vai fazer que todas as notas que você toque fiquem levemente desafinadas.
      Valeu!

    • @WillVRam
      @WillVRam 3 роки тому

      @@LuthieriaSemSegredos1 muito obrigado

  • @juanmarvilamanhaes1824
    @juanmarvilamanhaes1824 4 роки тому

    ótimo vídeo. mt obrigado pelas dicas. 👏👏👏👏

  • @TheJeyPi
    @TheJeyPi 8 років тому +1

    Muito bom vídeo! Parabéns!

    • @LuthieriaSemSegredos1
      @LuthieriaSemSegredos1  8 років тому +1

      Valeu João!!! :)

    • @TheJeyPi
      @TheJeyPi 8 років тому

      Você tem alguma dica para não enferrujar os captadores? Basta passar um pano também? Obrigado e continue postando. Abraço

    • @LuthieriaSemSegredos1
      @LuthieriaSemSegredos1  8 років тому

      Isso mesmo João, eles enferrujam principalmente pelo contato com o suor, então se você limpar sempre depois de tocar, vai demorar muito mais pra enferrujar.

  • @rafaelaraujo182
    @rafaelaraujo182 4 роки тому

    Rapaz Estou usando a Elixir e agora tá completando 2 anos! Agora que vou trocar

  • @caiosabino4879
    @caiosabino4879 4 роки тому +2

    Irmão 😆 se eu trocar as cordas do meu baixo com esse tempo que você disse eu quebro 🤦

  • @rosatedesco495
    @rosatedesco495 7 років тому

    Boa tarde. Eu tenho um bass vi e as cordas não são vendidas no Brasil ou pelo menos é bem difícil encontrar. Queria saber como é a melhor forma de guardar o instrumento? Na case, mesmo quando está um calor de matar ou no suporte pegando pó? Eu até tenho uns saquinhos de gel sílica mas não sei exatamente o que fazer pra preservar as cordas além das recomendadas nesse vídeo.

    • @LuthieriaSemSegredos1
      @LuthieriaSemSegredos1  7 років тому

      Rosa, guardando no case você preserva melhor a pintura e com os saquinhos de silica gel dentro do case, vai durar um pouco mais as cordas, mas além do que eu falei no vídeo não tem muito o que fazer mesmo... as cordas desgastam naturalmente e uma hora você tem que trocar. No mercado livre você encontra várias opções de cordas, as vezes até de cordas que não são vendidas em lojas físicas, da uma procurada por la.

  • @samelakerem6175
    @samelakerem6175 8 років тому

    Alguns amigos relataram maior durabilidade usando WD-40, de fato essa mudança foi visível, o que vc acha disso? Posso passar wd 40 depois de tocar?

    • @LuthieriaSemSegredos1
      @LuthieriaSemSegredos1  8 років тому +2

      Não recomendo Sâmela, o WD não é um produto feito para esta finalidade e pode prejudicar a madeira da escala, quando em contato direto com ela (principalmente em escalas escuras). Se quiser passar algum produto nas cordas, use os produtos específicos para isso, como o Fast Fret por exemplo. Em lojas de instrumentos musicais é fácil de encontrar para comprar.

  • @david-eler
    @david-eler 4 роки тому

    Eu não suo absolutamente nada nos dedos. D'addario EXL na minha Cort M600 comigo dura meses (nunca enferruja), por isso não vejo vantagem em pegar uma Elixir da vida. Só troco mesmo quando a corda começa à 'esfarelar' (o revestimento dos bordões começa à sair)

  • @danubiosobrino3590
    @danubiosobrino3590 7 років тому

    como devo guardar meu instrumento? Moro perto da praia, e armazeno minha guitarra na case com sacos de silica gel dentro e um pano

    • @LuthieriaSemSegredos1
      @LuthieriaSemSegredos1  7 років тому

      Danubio, você já guarda certinho. Como você mora na praia, é importante sempre secar bem as cordas depois de tocar.

  • @tiagocamargo1403
    @tiagocamargo1403 7 років тому +4

    Mano com muito respeito.. Mas trocar de cordas de 30 dias após colocar? Mano Vc deve ser Classe média alta... Vaidade

    • @LuthieriaSemSegredos1
      @LuthieriaSemSegredos1  7 років тому +4

      Tiago, esse prazo pode variar de acordo com quantas horas por dia você toca e quanto você sua, mas é um prazo que se aplica a grande maioria dos guitarristas, principalmente se você considerar que cordas enferrujadas podem levar ferrugem para os trastes, ponte e tarrachas, fazendo com que eles tenham que ser trocados precocemente também.

    • @andrediasbasto_
      @andrediasbasto_ 6 років тому +5

      Pare de choro. Se você tivesse seriedade com a guitarra, ensaiasse regularmente e fosse asseado em relação a higiene de seu instrumento, não falaria isso.
      As cordas são um dos pontos mais importantes da guitarra.
      Falar que o cara é isso ou aquilo simplesmente por ele ter dado uma dica para melhor conservação é piada. Meu professor troca as cordas da guitarra dele de 15 em 15 dias. Sabe por quê? porque ele toca a guitarra. Toca todos os dias, por mais de 3 horas, faz ensaios e etc.
      Falar que é vaidade trocar as cordas regularmente não é seriedade sem "frescura", é simplesmente descaso com o que pode acontecer com o instrumento.

  • @ailtoncastro3283
    @ailtoncastro3283 7 років тому

    Achei meio errado em relação ao tempo de troca de cordas , pois isso pode variar de acordo como você usa ou quantidade de vezes que toca. cordas podem durar bem mais que 1 ano , mais uma vez e repito , levando em consideração como você usa o seu instrumento.

    • @LuthieriaSemSegredos1
      @LuthieriaSemSegredos1  7 років тому

      Ailton, fiz esse vídeo considerando o guitarrista que toca praticamente todos os dias e com quantidade de suor média. O tempo de duração das cordas varia de acordo com muitos fatores, mas 1 ano eu já acho muito tempo. Não é apenas o suor que faz a corda enferrujar, a umidade do ar também influencia nisso e após 1 ano as cordas muito provavelmente terão enferrujado por conta da umidade do ar mesmo que você toque pouco.

  • @Lord_Stark12
    @Lord_Stark12 2 роки тому

    Pobre só troca quando elas tora kkkk