Existe uma grande diferença entre "transfixar" e "transfixar com energia o bastante para atingir um segundo alvo". Fiquei 11 anos na Homicídios. Vi MUITAS transfixações com calibres de armas curtas, mas, quase sempre, o projétil era encontrado no chão a menos de 2 metros do corpo - mesmo com 9mm Luger ogival. O que já vi acontecer, em alguns casos, é o braço/antebraço funcionar como barreira. Enquanto calibres/projéteis "menos transfixantes" acabam parando no osso do braço ou desviando, aqueles com maior penetração conseguem transfixar um braço antes de chegarem ao tronco.
@@hcramalho , só pra complementar: um dos casos de transfixação de membro com resultado fatal que atendi foi com um único tiro de 6,35mm. A vítima mostrou a palma das mãos para o autor, implorando para ele não atirar. Este atirou uma vez só. O projétil passou por entre o rádio e a ulna, transfixou a musculatura do antebraço e atingiu em cheio o coração. A vítima não se moveu do local onde foi alvejada.
Esse cara ministrou um pequeno workshop de apenas 1h:30m pra Al SD da PMPB. A gama de conhecimentos que esse cara passou pra gente foi surpreendente. Muito bom mesmo. Um grande mestre da balística.
Monstros. Parabéns Samuel pela divulgação de matérias importantes e Professor João Bosco por lutar pela quebra de paradigmas e ensinar a realidade num campo tão cheio de achismos e "verdades" infundadas.
Exatamente. O meu tio em legítima defesa atirou num vagabundo em 1998 e o projétil 38 transfixou, entrou no tórax e saiu nas costas. A verdade é que a maioria dos calibres podem transfixar o agressor não entendo essa pira de intitular só o 9mm.
Fora que densidade muscular, óssea, e até de tecido adiposo varia e muita em cada pessoa, tamanho peso TB influência e aonde pega se for um osso maior TB. Se até na gelatina balistica um só tiro varia pra baralho a penetração imagina em um ser humano que cada um é único.
@@matheusp.fonseca9736 é porque agora, só o 9mm que presta, qualquer coisa que estiver abaixo dele é anêmico e não serve pra nada. A vida toda os malacos amataram um monte de gente com o 38tão e o fraquíssimo 7.65, mas depois de 2019 quando houve a liberação dos calibres, esses que ficam abaixo dos 400j não matam mais. A lei endureceu o couro dos bandidos, acho.
Parabéns Samuel, a cada dia vc traz conteúdo ainda melhor, por causa da indicação que vc fez do livro balística aplicada, comprei ele.. e ver o autor aí dando essas dicas, muito top. Que seu canal cresca cada vez mais!!! Suas lives tem trazidos conteúdo de Excelente qualidade
Uma época havia munição 22 short Finlandesa que era menor das nossas cbc mas tinham uma enorme potência Atravessei um galpão com tiro lado a lado tábuas de grápia madeira dura
@@SamuelCout Espero um dia compartilhar da mesma emoção. Seu canal é show. Estou aguardando a sua live com o Daniel do Portal do Mundo. Vai ser demais.
Mas eu via na televisão que o projétil 9mm ogival capota fusca, derruba satélite e se disparar na direção do sol pode até interferir nas estações do ano.
Vcs são dois anal fabetos. Só uma .50 EBG é capaz de mudar as estações do ano, e se tu dispara na lua é capaz dela explodir e homem pode virar lobo ou jacaré, e lobo e outros animais podem virar seres do folclore Br
Depende muito onde pega, o 9mm não é muito mais forte que o 38, tão pouco possuir tanto poder de penetração assim, acredito até que a queima roupa tem a mesma eficiência.
Se vc pensa em defesa armada, use sempre munição ogival encamisada total (FMJ ou ETOG). Sempre. Uma pequena expansão de uma ponta oca com certeza não compensa a baixa taxa de penetração e as corriqueiras falhas de alimentação das munições EXPO e afins. Tenho dito.
@octanb E quem foi que disse que apenas por ser da S. Pública torna alguém especialista em armas/munições? Vc vive mesmo no Brasil? Tem policial que forma com 80 tiros na formação. Acorda amigo.
Qnd eu era criança, cansei de ouvir as pessoas falar que o cal. 9mm atravessava caro com motor e tudo, paredes de concreto e por aí vai. Acho que por isso que é o meu calibre preferido, nos dias de hj...kkkkkkkkkkk Vlw Samuel e João abraços,👍👍👍
Perito João Bosco, conheço pessoalmente, fomos alunos juntos no curso de IMPO na Acadepol PCMG. Excelente profissional e pessoa. Tem muita credibilidade.
Não não... Na verdade, a chance de atravessar é enorme! A questão não é essa... a questão é que há tantas variáveis no cenário, principalmente um percentual de erros de tiros muito grande em combate, que a probabilidade de alguém ser atingido diretamente é maior que alguém se tornar um alvo secundário...
@@joaoboscosilvinojunior3200 ha legal entendi mais fácil acertar os outros do que acertar oque vc quer e varar mas se Deus quiser só vou acertar latinha papel e essas coisas a vida toda so vou usar armadora lazer e esporte se Deus quiser muito obrigado pela aula mestre
Boa explanação. Já vi disparo de 38 transfixar o peito de um indivíduo (vitima) e atravessar uma porta, com cerca de 1.5 cm de espessura. Mas em um entrevero, acredite, melhor não se preocupar com isso.
Foi usado praticamente todas as munições populares da CBC em 9mm, .40sw, .45acp e .380, parte prática foi das 10:30 da manhã até 17:30, muito conteúdo!
No vídeo o perito fala que a munições importadas penetram mais. Ontem eu vi em um vídeo do Delegado Braga o comparativo entre várias munições 9mm importadas e munições CBC e no vídeo as munições CBC foram no geral muito superiores em velocidade e joules (comparativo com base em cronógrafo), alcançando em alguns casos mais de 100 joules a mais que algumas importadas, não sei exatamente o quão verídico ou relativo seja, mas o resultado me surpreendeu.
E com o histórico de armas do Brasil, só armas de calibre anêmicos tanto para forças policial e para população, Agora com a liberdade de calibres como nove milímetros e 357 isso pode mudar, mas isso e assunto para outrora, O canal tá show continue trazendo mais novidades...
Já comprei grandes quantidades de munição ogival ETOG para praticar tiros. Mas por precaução tenho em casa uma caixa de hydra shock para me proteger. Essa parada de transfixar é sério e prefiro que isso não aconteça, não quero atingir outra coisa atrás do agressor. Hoje entendo porque as pontas ocas são as mais utilizadas pelos policiais.
Aconteceu do meu lado em 2007, dentro de um presídio, um colega para conter uma situação, efetuou um disparo de .40 onde atravessou o peito de um preso e acertou a cabeça do outro que vinha atrás, a distância do disparo era de uns 4 metros no máximo. E toda a situação aconteceu em frações de segundos, foi no reflexo mesmo.
Bom dia!!! Só para desmistificar o 9 mm Luger e o .38 SPL +P são similares em energia para projéteis de mesmo peso, esse mito de atravessar pessoas e trilhos vem de filmes antigos e pelo uso exclusivo das forças armadas.
Boa noite. Eu levei um tiro de 38 à queima a roupa. Percorreu uns 50 centimetros na minha perna. E não deu quase nada de estrago. Grasas a Deus por ser ogival. No meu entendimento a ogival tem penetração mas não faz dano. Já a expanciva faz mais dano. Você tem muinto mais chances de sobreviver com um tiro ogival.
Aí vai variar mesmo, já perdemos um companheiro com tiro de 38 Chumbo ogival na clavícula, pegou a artéria subclavicular, por outro lado outro companheiro renasceu quando levou um tiro de .40 expansiva e ela parou no tecido adiposo. Mais conhecida como barriga de chope. kkkkkk
Boa noite Senhores, não é normal mais acontece, aconteceu comigo na década de 90, acertei um vagabundo transfixou infelizmente pegou em um senhor, a vítima ficou com o projétil alojado na clavícula, em 2020, se não me falha a memória, no Estado do Paraná aconteceu o mesmo caso, um rapaz para defender seu irmão de um ladrão no quintal de casa, disparou uma 9mm acertou o vagabundo sendo que também transfixou e acertou seu irmão, infelizmente o rapaz faleceu, Fraterno Abraço!!!
Canal Ronda tática, tem um vídeo que se acham "tentativa de homicídio e ameaça" que mostra um caso de um cac que atirou em um Honda Civic por trás, que no caso atravessou o porta malas, o banco traseiro, o banco dianteiro no qual o motorista estava sentado, atravessou o motorista e parou no painel do carro. E isso com uma G2C que tem o cano bem curtinho...
@@joseluizpereirasilva3013 Boa noite, acabei de rever o vídeo aqui. O canal se chama ( Ronda Tática ) o vídeo se chama ( tentativa de homicídio e ameaça )
Para mim, os 2 maiores mitos brasileiros sobre munição são: 1º - 9 mm, tem o poder de penetração capaz de transfixar um corpo e objetos, por isso que foi proibido para o esporte e uso civil... 2º - A "Bala Dum Dum" (ainda tem gente que chama assim) explode no corpo.
9mm tem poder de penetração capaz de transfixar um corpo (e nem precisa ser +p)! Mito brasileiro eh achar que 9mm eh o novo "calibre anêmico" do Brasil.
@@fredson Não estou rebaixando o 9mm a um patamar abaixo do 7,65, nem tão pouco desqualificando sua balística (OTAN e vários paises o adotam, então, é inquestionável). Apenas citei que o "super poder" tão propagado durante décadas pela mídia e por quem o proibia (Tiro e Porte) não é tão super assim. Eu pessoalmente, prefiro o .40 S&W. Mais as qualidades balísticas, acompanhada com a capacidade de 19 a 21 munições numa Pistola, fazem deste calibre, o melhor para uso policial e militar.
@@fredson Compreendo seu comentário e vejo o que está acontecendo não só com o 9mm, como crianças em loja de doces pela primeira vez. Uma preocupação que tenho é o grande número de "Instrutores" ou melhor, "UA-camrs Instrutores", que na verdade, a grande maioria tem pouca ou quase nenhum conhecimento do Mundo do Tiro e principalmente do Esporte do Tiro, mais se acham sábios e peritos, para fazerem comentários ou fazerem vídeos medíocres conceituando munições e armas.
A conclusão é diferente na minha opinião. Em testes balísticos até a 380 expansiva atinge profundidade suficiente para causar o dano necessário, quanto mais uma 9mm. Se o problema é o acerto de tiros, o que importa não é nem a munição, mas acertar o tiro, e acertar bem. 👊🏻
Exatamente! O problema realmente eh acertar. Concordo quando falam que a munição CBC não tem um controle de qualidade adequado para garantir o comportamento correto da expansão em 100% das vezes. Isso eh diferente do "mito" que está se criando no Brasil de que o 9mm eh "anêmico" e que só tem "penetração suficiente" se for ETOG +P, e que munição Expansiva "não mata ninguém".
@@fredson antes o 380 era anêmico, agora até o 9mm ficou anêmico, porém oque ninguém fala, é que um legista não consegue diferenciar um tiro de .380 de um .45acp..... já que no corpo humano eles se comportam de forma praticamente igual. Obs: conversei pessoalmente com um legista cliente, e amigo e ele me confirmou que projéteis de revólver e pistola são praticamente impossíveis de distinguir no corpo humano, a diferença é mais notável quando o cadaver é atingido por espingarda ou fuzil 7.62. esses que fazem um tombo bem grande de saída.
@@augustof.s8781 o certo é apos retirar os projéteis do corpo, os pesar e procurar as cargas compativeis (e tbm com um paquimetro medir o diametro da saia do projetil)
João Bosco vai concordar comigo, o que induz muita gente a erro com as 9mm ogivais é pensar que elas vão penetrar direto sem perder energia... Eu vi mais penetrações limpas e diretas com calibres maiores (40 e 45) e até 38 do que com 9mm, que curiosamente tombam mais do que esses outros calibres ditos "menos penetrantes"...
Notei que a galera estar mais preocupado com a pequena probabilidade de atravessar o alvo e ter alguém atrás, do que o resto de disparos que nem no alvo foi. Não faz sentido, e acredito que de todos os cenários esse e o mais difícil de acontecer.
Não sei qual a taxa estimada de acerto de um atirador bem treinado, mas não deve ser alta o bastante pra se preocupar apenas com os projéteis que já passaram o alvo e perderam grande parte da energia. Os demais projéteis que não passaram por nenhum obstáculo e por ventura atinjam alguém que não esteja envolvido ao meu ver não fazem diferença em relação ao calibre.
Quando ele fala que a policia norte americana era de 70 a 80% dos disparos em combate, mesmo treinando tanto, dá até uma angustia. 5 mil disparos, seria um investimento de no mínimo 20 mil reais em treinamento. Para um mero mortal, ou até mesmo uma praça da PM, isso é grana pra caramba. Imagina não treinar? Que é a realidade da maioria dos policiais.
Tudo e relativo um amigo meu foi assaltado andando de moto e tomou um tiro pelas costas atravessou ele e machucou o da frente porém o projétil nao penetrou muito, a arma era um buldoguinho 38! Os dois cairam da moto na hora ele nao morreu pq tava próximo a um hospital! Talvez nao tenha tanto a ver com o calibre e sim com a posição onde o projétil pega no corpo!
@@LFSOBOM realmente foi nessa altura mais ou menos esse amigo meu falou q sentiu como se fosse uma paulada nas costas e pra quem fala q nã adrenalina nao senti dor acho q e conversa ele urinou de tanta dor!
mas tem uma diferença elementar entre o combate policial e o combate entre um civil e o bandido que o aborda. No primeiro caso, os policiais chegam e há o confronto, no segundo, o meliante te aborda a 1 metro de distancia o que obviamente não é uma situação de combate policial onde geralmente os criminosos estão abrigados a tb atirando nos policiais, isso explica a taxa baixa de acerto, mas com embates a 1 metro a 5 de distancia, as taxas de acerto são bem maiores, mesmo para atiradores que não tem formação policial e ai que entra essa preocupação do tiro atravessar uma pessoa e acertar outra, ou seja, o 9mm foi criado para guerra e confrontos desse nipe, o .380 ja foi pensado para a defesa pessoal e por isso a força dele foi reduzida...é por isso que digo que o .380 não é anemico, só foi feito para outro propósito diverso do 9mm por exemplo. Falar isso seria o mesmo que dizer que vu me defender com 7.62 porque o 9mm é anemico....obvio, cada calibre e arma tem sua função e o .380 é suficiente tranquilamente para defesa pessoal e cumpre muito bem esse papel e tb nunca vi alguem que não conseguiu se defender pq tinha um .380 e não um 9mm....na boa mesmo, 9mm é forte demais para defesa pessoal e coloca terceiros em risco sim já que os embates desse tipo (diferente dos embates policiais) não passam de dois, 5 metros que seja e alguns segundos (em sua esmagadora maioria, claro), já nos policiais, geralmente essas distancia são bem maiores e por isso essa taxa de erro mencionada, mas isso não significa que num embate a um metro entre civis as taxas de erro dos alvos tambem sejam assim tão grandes como as dos policiais que mencionou sobre a pesquisa, assim, o fator de transfixação do alvo é um fator muito importante e acho que usar 9mm para esse tipo de embate é um grande risco a mais para tarceiros, desnecessário, o .380 cumpre muito bem esse papel para defesa pessoal. Essa taxas de erros que mencionou, creio, não corresponderia ás taxas de erro/acerto nos embates entre um civil e um bandido que o aborda a 1 metro de distancia, vcs estão comparando situações muito distintas, o que, respeitosamente digo ( é minha opinião) um equívoco.
É por isso que prefiro a bocuda, é um tiro e um tombo. Eu quero vê o cara tomar um tiro de 45 e ficar de pé! Onde pegar leva o mala pro chão, não tem conversa.
Complicado especialistas de UA-cam, feliz com profissionais que tiram estudos e vivenciaram na prática o que escrevem. Parabéns nobre amigo com sua experiência e dividir ela com leigos.
Lembro quando a 765 surgiu no meio policial...muitos peritos reclamavam por ter que ficar caçando os projéteis que transfixavam o corpo...ate pistoleiros começaram a dar preferência a pistola por dificultar a perícia ( naquela época pouco desenvolvida)
Samuel adimiro muito seu trabalho apressei hoje uma Imbel md1 gc 380 quase tive um infarto com o preço qui a loja mi passou 7.500 vc acha qui mais pra frente esses presos vao dar uma melhorada qual sua opinião meu amigo
Gostaria de expor um caso que ocorreu há 10 anos atrás aqui na baixada santista...um PM fazendo bico de segurança em um supermercado atingiu o ombro de um dos assaltantes com uma 380... o projétil transfixou e matou uma mulher grávida ha uma quadra de distancia...depois de anos de batalha judicial ele foi expulso da PM , só não sei sobre a penalidade que ele sofreu na justiça comum...
eu vi acontecer esse mito em SP na zona sul o Mike atirou no criminoso e atravessou o garupa e atingiu o piloto da moto também criminosos os dois morreram
Pontas expansivas são melhores do que as ogivais em todos os calibres de defesa porém as variantes nacionais são de péssima qualidade ou seja o problema não é a ponta mas o fabricante.
.308win já é muito podereso, só usa expansiva pra derrubar animais de grande porte. O .308wim usado em uma pessoa pode ter qualquer ponta que o estrago vai ser gigantesco.
Gostei também, desenterraram o 32 SWL , que usa quase a mesma carga do 38 SPL e tem fatores estatísticos bem parecido é um irmão menor que não faz feio.
Existe uma grande diferença entre "transfixar" e "transfixar com energia o bastante para atingir um segundo alvo". Fiquei 11 anos na Homicídios. Vi MUITAS transfixações com calibres de armas curtas, mas, quase sempre, o projétil era encontrado no chão a menos de 2 metros do corpo - mesmo com 9mm Luger ogival.
O que já vi acontecer, em alguns casos, é o braço/antebraço funcionar como barreira. Enquanto calibres/projéteis "menos transfixantes" acabam parando no osso do braço ou desviando, aqueles com maior penetração conseguem transfixar um braço antes de chegarem ao tronco.
Melhor explicação de quem tem conhecimento de causa não tem como argumentar contra. Parabéns pela aula prática.
@@hcramalho , só pra complementar: um dos casos de transfixação de membro com resultado fatal que atendi foi com um único tiro de 6,35mm. A vítima mostrou a palma das mãos para o autor, implorando para ele não atirar. Este atirou uma vez só. O projétil passou por entre o rádio e a ulna, transfixou a musculatura do antebraço e atingiu em cheio o coração. A vítima não se moveu do local onde foi alvejada.
Amigo, obrigado pela explicação, sou policial militar no RJ, uso pistola 9mm atualmente uso munição etog e com ponta oca alternadas.
Esse cara ministrou um pequeno workshop de apenas 1h:30m pra Al SD da PMPB. A gama de conhecimentos que esse cara passou pra gente foi surpreendente. Muito bom mesmo. Um grande mestre da balística.
Monstros. Parabéns Samuel pela divulgação de matérias importantes e Professor João Bosco por lutar pela quebra de paradigmas e ensinar a realidade num campo tão cheio de achismos e "verdades" infundadas.
Que honra sua presença por aqui!!! Grande abraço!!!
Fui policial e já aconteceu de munição transfixar o agressor nos calibres 38, 357, 380 e pasmem 7,65. Tudo vai de onde ocorrer o alvejamento.
Exatamente. O meu tio em legítima defesa atirou num vagabundo em 1998 e o projétil 38 transfixou, entrou no tórax e saiu nas costas. A verdade é que a maioria dos calibres podem transfixar o agressor não entendo essa pira de intitular só o 9mm.
Fora que densidade muscular, óssea, e até de tecido adiposo varia e muita em cada pessoa, tamanho peso TB influência e aonde pega se for um osso maior TB. Se até na gelatina balistica um só tiro varia pra baralho a penetração imagina em um ser humano que cada um é único.
Preservei um local de crime , o ladrão tomou um tiro de .40 Gold hex , transfixou o corpo.
Balística terminal não é uma ciência exata . 7.65 é bem perfurante .
Imagina outros .
@@matheusp.fonseca9736 é porque agora, só o 9mm que presta, qualquer coisa que estiver abaixo dele é anêmico e não serve pra nada. A vida toda os malacos amataram um monte de gente com o 38tão e o fraquíssimo 7.65, mas depois de 2019 quando houve a liberação dos calibres, esses que ficam abaixo dos 400j não matam mais. A lei endureceu o couro dos bandidos, acho.
Parabéns Samuel, a cada dia vc traz conteúdo ainda melhor, por causa da indicação que vc fez do livro balística aplicada, comprei ele.. e ver o autor aí dando essas dicas, muito top.
Que seu canal cresca cada vez mais!!!
Suas lives tem trazidos conteúdo de Excelente qualidade
Obrigado! Vai gostar muito do livro, abraço!
@@SamuelCout já gostei, já li...rsrsrs
Ja estou querendo comprar outro... :)
Nome do livro por favor
@@danielpds balística aplicada aos locais de crime, por João Bosco Silvino Junior
Uma época havia munição 22 short Finlandesa que era menor das nossas cbc mas tinham uma enorme potência Atravessei um galpão com tiro lado a lado tábuas de grápia madeira dura
Muito bom! Esse curso retira diversas dúvidas. E desmistifica muitas balelas que ouvimos . Parabéns João Bosco!!!
Quando fala em 500 magnum, Samuel Cout não consegue esconder a alegria. Parabéns e muito obrigado pelo seu trabalho
Só quem já viu uma de perto sabe a emoção que é, por vídeo não tem como ter noção. Abraço!!
@@SamuelCout Espero um dia compartilhar da mesma emoção. Seu canal é show. Estou aguardando a sua live com o Daniel do Portal do Mundo. Vai ser demais.
Mas eu via na televisão que o projétil 9mm ogival capota fusca, derruba satélite e se disparar na direção do sol pode até interferir nas estações do ano.
kkkkkkk
Completamente errado esse negócio, a que interfere nas estações do ano é a .45
É capaz de derreter todo o gelo da Antartida com 1 único disparo! hahaha
Vcs são dois anal fabetos. Só uma .50 EBG é capaz de mudar as estações do ano, e se tu dispara na lua é capaz dela explodir e homem pode virar lobo ou jacaré, e lobo e outros animais podem virar seres do folclore Br
Também vi isso 9mm top Mais mais 380 não mata Mem.pulga
Atirei com 38 não atravessou nem a porta do carro no ferro velho,Atirei com a 9mm atravessou as duas portas até a tela do alto falante.
@octanb o 40 tbm kkkk
Depende muito onde pega, o 9mm não é muito mais forte que o 38, tão pouco possuir tanto poder de penetração assim, acredito até que a queima roupa tem a mesma eficiência.
@@augustof.s8781o revólver 38 da 390 joules .
A 9mm com algumas munições podem chegar a 660 joules .
@@tiagoarmiliato5235com a munição comum a 9mm tem 441 joules.
Se vc pensa em defesa armada, use sempre munição ogival encamisada total (FMJ ou ETOG). Sempre. Uma pequena expansão de uma ponta oca com certeza não compensa a baixa taxa de penetração e as corriqueiras falhas de alimentação das munições EXPO e afins. Tenho dito.
@octanb E quem foi que disse que apenas por ser da S. Pública torna alguém especialista em armas/munições? Vc vive mesmo no Brasil? Tem policial que forma com 80 tiros na formação. Acorda amigo.
Qnd eu era criança, cansei de ouvir as pessoas falar que o cal. 9mm atravessava caro com motor e tudo, paredes de concreto e por aí vai.
Acho que por isso que é o meu calibre preferido, nos dias de hj...kkkkkkkkkkk
Vlw Samuel e João abraços,👍👍👍
Bom! Isso prova a mim mesmo que não sou tão abestado, pois sempre defendi o uso das ogivais ou pontas planas.
Perito João Bosco, conheço pessoalmente, fomos alunos juntos no curso de IMPO na Acadepol PCMG. Excelente profissional e pessoa. Tem muita credibilidade.
Teve em SP esses dias um caso assim. Porém concordo que é algo muito raro pra receber essa preocupação enorme.
O professor João Bosco é muito gente boa, me respondeu várias vezes no Instagram. Parabéns pelo conteúdo, Samuel e professor João Bosco.
Parabéns ao Samuel e ao Prof. João Bosco. Grande profissional da polícia civil de MG
Fiz curso com João bosco Bom curso
Excelente explicação.
Cara, eu sempre gostei da OGIVAL!
Exato, e a probabilidade de uma pane de alimentação praticamente não existe.
Perfeito, nada diferente do que te disse há quase dois anos atrás sobre minha preferência para munição ogival e/ou ponta plana!!!!!
Esse sempre foi um pé atrás que eu tive com o calibre .9mm, sabendo disso fico mais tranquilo pra comprar a TS9.
Se o medo e atravessar, basta usar munição com pontas mais leves, ou expansivas
Sem dúvidas melhor canal 👏👏👏 comprei minha g2c em 9mm esperando chegar agoniado já kkkk
Chegou, o que está achando da arma ??
Boa noite Samuel , seus vídeos são muito instrutivos parabéns show , Andersen de Varginha MG 👍👍
Abraço!!!
Esse curso do Bosco é o primeiro da lista, que eu gostaria de fazer pq o cara realmente faz a diferença.
Bom saber que a chance é quase zero de transfixar uma das coisas q mais falaram sobre 9mm era isso obrigado Samuel e João
Não não... Na verdade, a chance de atravessar é enorme! A questão não é essa... a questão é que há tantas variáveis no cenário, principalmente um percentual de erros de tiros muito grande em combate, que a probabilidade de alguém ser atingido diretamente é maior que alguém se tornar um alvo secundário...
@@joaoboscosilvinojunior3200 ha legal entendi mais fácil acertar os outros do que acertar oque vc quer e varar mas se Deus quiser só vou acertar latinha papel e essas coisas a vida toda so vou usar armadora lazer e esporte se Deus quiser muito obrigado pela aula mestre
Boa explanação. Já vi disparo de 38 transfixar o peito de um indivíduo (vitima) e atravessar uma porta, com cerca de 1.5 cm de espessura.
Mas em um entrevero, acredite, melhor não se preocupar com isso.
Salve Samuel, curso interessante e instrutivo. Balística das munições da cbc deve ser mediana. Putzzz aqui caindo canivete e aí em Goiânia nada.
Foi usado praticamente todas as munições populares da CBC em 9mm, .40sw, .45acp e .380, parte prática foi das 10:30 da manhã até 17:30, muito conteúdo!
Top Samuel.
Dois feras , explica muito bem explicado meus parabéns.
Pra defesa pessoal eu particularmente adoro o 9mm HP. Ótima veloc., energia, expansão.
No vídeo o perito fala que a munições importadas penetram mais. Ontem eu vi em um vídeo do Delegado Braga o comparativo entre várias munições 9mm importadas e munições CBC e no vídeo as munições CBC foram no geral muito superiores em velocidade e joules (comparativo com base em cronógrafo), alcançando em alguns casos mais de 100 joules a mais que algumas importadas, não sei exatamente o quão verídico ou relativo seja, mas o resultado me surpreendeu.
Munição preferida pra minha arma .40: ETPP da CBC.
João Bosco,a lenda! Adoro o assunto de balística 👏👏
Ótimo vídeo Samuel parabéns
E com o histórico de armas do Brasil, só armas de calibre anêmicos tanto para forças policial e para população,
Agora com a liberdade de calibres como nove milímetros e 357 isso pode mudar, mas isso e assunto para outrora,
O canal tá show continue trazendo mais novidades...
Já comprei grandes quantidades de munição ogival ETOG para praticar tiros. Mas por precaução tenho em casa uma caixa de hydra shock para me proteger. Essa parada de transfixar é sério e prefiro que isso não aconteça, não quero atingir outra coisa atrás do agressor. Hoje entendo porque as pontas ocas são as mais utilizadas pelos policiais.
Parabéns pelo vídeo. Muito elucidativo.
Bem bacana teorias pos combate..quem realmente esta na linha de frente sempre gosta de ver os especialistas analisarem tudo com calma depois!👏
Top!!! Cada dia esse canal nós surpreende e nos ajuda muito.
Parabéns!!!
Aconteceu do meu lado em 2007, dentro de um presídio, um colega para conter uma situação, efetuou um disparo de .40 onde atravessou o peito de um preso e acertou a cabeça do outro que vinha atrás, a distância do disparo era de uns 4 metros no máximo. E toda a situação aconteceu em frações de segundos, foi no reflexo mesmo.
acertou na cabeça do segundo preso e conseguiu matar?
Mentira da gota
Bom dia!!! Só para desmistificar o 9 mm Luger e o .38 SPL +P são similares em energia para projéteis de mesmo peso, esse mito de atravessar pessoas e trilhos vem de filmes antigos e pelo uso exclusivo das forças armadas.
exatamente!
Boa noite.
Eu levei um tiro de 38 à queima a roupa.
Percorreu uns 50 centimetros na minha perna.
E não deu quase nada de estrago.
Grasas a Deus por ser ogival.
No meu entendimento a ogival tem penetração mas não faz dano.
Já a expanciva faz mais dano.
Você tem muinto mais chances de sobreviver com um tiro ogival.
Aí vai variar mesmo, já perdemos um companheiro com tiro de 38 Chumbo ogival na clavícula, pegou a artéria subclavicular, por outro lado outro companheiro renasceu quando levou um tiro de .40 expansiva e ela parou no tecido adiposo. Mais conhecida como barriga de chope. kkkkkk
Balística terminal não é uma ciência exata
Por este motivo eu uso hoje as duas premeiras munições ogivais
Caso tenho que quebrar um vidro ou transfiqsar uma porta.
As demais munições expansiva.
Boa noite Senhores, não é normal mais acontece, aconteceu comigo na década de 90, acertei um vagabundo transfixou infelizmente pegou em um senhor, a vítima ficou com o projétil alojado na clavícula, em 2020, se não me falha a memória, no Estado do Paraná aconteceu o mesmo caso, um rapaz para defender seu irmão de um ladrão no quintal de casa, disparou uma 9mm acertou o vagabundo sendo que também transfixou e acertou seu irmão, infelizmente o rapaz faleceu, Fraterno Abraço!!!
Canal Ronda tática, tem um vídeo que se acham "tentativa de homicídio e ameaça" que mostra um caso de um cac que atirou em um Honda Civic por trás, que no caso atravessou o porta malas, o banco traseiro, o banco dianteiro no qual o motorista estava sentado, atravessou o motorista e parou no painel do carro. E isso com uma G2C que tem o cano bem curtinho...
@@diogooliveira4949 Boa noite meu Nobre, já escutei sobre essa situação, procurei no UA-cam e não achei, Fraterno Abraço!!!
@@joseluizpereirasilva3013 Boa noite, acabei de rever o vídeo aqui. O canal se chama ( Ronda Tática ) o vídeo se chama ( tentativa de homicídio e ameaça )
@@joseluizpereirasilva3013 Ronda tática - Tentativa de homicídio e ameaça
@@diogooliveira4949 Muito Obrigado, feliz semana, Fraterno Abraço!!
Samuel Colt é muito objetivo e vai direto ao que interessa parabéns
Há?ele é o rapaz do livro? parabéns muito legal, sucesso...
Excelente vídeo!
Excelente vídeo. Muito instrutivo e sério
Parabéns ficou show.
Excelente esplanacao
João Bosco é top. Cara sabe mt!
Para mim, os 2 maiores mitos brasileiros sobre munição são:
1º - 9 mm, tem o poder de penetração capaz de transfixar um corpo e objetos, por isso que foi proibido para o esporte e uso civil...
2º - A "Bala Dum Dum" (ainda tem gente que chama assim) explode no corpo.
9mm tem poder de penetração capaz de transfixar um corpo (e nem precisa ser +p)!
Mito brasileiro eh achar que 9mm eh o novo "calibre anêmico" do Brasil.
@@fredson Não estou rebaixando o 9mm a um patamar abaixo do 7,65, nem tão pouco desqualificando sua balística (OTAN e vários paises o adotam, então, é inquestionável). Apenas citei que o "super poder" tão propagado durante décadas pela mídia e por quem o proibia (Tiro e Porte) não é tão super assim. Eu pessoalmente, prefiro o .40 S&W. Mais as qualidades balísticas, acompanhada com a capacidade de 19 a 21 munições numa Pistola, fazem deste calibre, o melhor para uso policial e militar.
@@evalberjorgeagra7535 Sim, mas do jeito que falam parece que o 9mm tem energia baixa e penetração insuficiente...
@@fredson Compreendo seu comentário e vejo o que está acontecendo não só com o 9mm, como crianças em loja de doces pela primeira vez. Uma preocupação que tenho é o grande número de "Instrutores" ou melhor, "UA-camrs Instrutores", que na verdade, a grande maioria tem pouca ou quase nenhum conhecimento do Mundo do Tiro e principalmente do Esporte do Tiro, mais se acham sábios e peritos, para fazerem comentários ou fazerem vídeos medíocres conceituando munições e armas.
Sou do time da Ogival (Etog)e não precisa mais do que isso. No máximo uma +P.
Porque?
@@marcosfelipe9468 por que resolve sem perigo de falhas, especialmente em se tratando de munição nacional. E ainda custa mais barato.
@@DouglasStudzinskideSouza Falou tudo
Sou do mesmo time (ogival)
Estamos no mesmo time!
Excelente vídeo Cout, parabéns pela evolução.
sem duvidas o melhor canal
Samuel está cada dia melhor seu canal, todo sucesso é pouco, parabéns, Obrigado 🏆🇧🇷🎯
Excelente explicação
Bastante esclarecendo muito bom parabéns
Excelente vídeo
Eu estava esperando o teste
Samuel vc é fera parabéns 😎😎
Obrigado!
tenho uma 9mm para defesa e optei por um projeto de pouca expansão, ou seja , 9mm expor +P. e por conta do preço também
Excelente video Samuel 🤝 sucesso guri 👏👏👏
Uma explicação que não deixa a menor dúvida. A teoria na prática é outra...👀
9mm é o melhor calibre e ponto... é o Pastor Alemão das armas....
Sempre vídeos top!!! Forte abraço!!!
O que me chamou muito atenção foram os disparos que acertaram praticamente o teto.
A conclusão é diferente na minha opinião. Em testes balísticos até a 380 expansiva atinge profundidade suficiente para causar o dano necessário, quanto mais uma 9mm. Se o problema é o acerto de tiros, o que importa não é nem a munição, mas acertar o tiro, e acertar bem. 👊🏻
Exatamente! O problema realmente eh acertar.
Concordo quando falam que a munição CBC não tem um controle de qualidade adequado para garantir o comportamento correto da expansão em 100% das vezes.
Isso eh diferente do "mito" que está se criando no Brasil de que o 9mm eh "anêmico" e que só tem "penetração suficiente" se for ETOG +P, e que munição Expansiva "não mata ninguém".
👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
@@fredson antes o 380 era anêmico, agora até o 9mm ficou anêmico, porém oque ninguém fala, é que um legista não consegue diferenciar um tiro de .380 de um .45acp..... já que no corpo humano eles se comportam de forma praticamente igual.
Obs: conversei pessoalmente com um legista cliente, e amigo e ele me confirmou que projéteis de revólver e pistola são praticamente impossíveis de distinguir no corpo humano, a diferença é mais notável quando o cadaver é atingido por espingarda ou fuzil 7.62. esses que fazem um tombo bem grande de saída.
@@augustof.s8781 Exatamente!
@@augustof.s8781 o certo é apos retirar os projéteis do corpo, os pesar e procurar as cargas compativeis (e tbm com um paquimetro medir o diametro da saia do projetil)
Realmente se a arma é pra defesa tem que usar o que é de melhor pra incapacitar o oponente....
João Bosco vai concordar comigo, o que induz muita gente a erro com as 9mm ogivais é pensar que elas vão penetrar direto sem perder energia... Eu vi mais penetrações limpas e diretas com calibres maiores (40 e 45) e até 38 do que com 9mm, que curiosamente tombam mais do que esses outros calibres ditos "menos penetrantes"...
Esse mito surgiu para vender as pontas ocas. Foi mais ou menos como o calibre 40 S&W, todo mundo adotou, se arrependeu e estão voltando para o 9mm
Adoro as ogivas haha além de serem menos cara aqui no pais das "maravilhas"
Muito bom guerreiro.
Força
Manda o pernil pra minha análise...
kkkkk Abraço!
🤣🤣🤣🤣🤣
Notei que a galera estar mais preocupado com a pequena probabilidade de atravessar o alvo e ter alguém atrás, do que o resto de disparos que nem no alvo foi. Não faz sentido, e acredito que de todos os cenários esse e o mais difícil de acontecer.
Não sei qual a taxa estimada de acerto de um atirador bem treinado, mas não deve ser alta o bastante pra se preocupar apenas com os projéteis que já passaram o alvo e perderam grande parte da energia. Os demais projéteis que não passaram por nenhum obstáculo e por ventura atinjam alguém que não esteja envolvido ao meu ver não fazem diferença em relação ao calibre.
Quando ele fala que a policia norte americana era de 70 a 80% dos disparos em combate, mesmo treinando tanto, dá até uma angustia. 5 mil disparos, seria um investimento de no mínimo 20 mil reais em treinamento. Para um mero mortal, ou até mesmo uma praça da PM, isso é grana pra caramba. Imagina não treinar? Que é a realidade da maioria dos policiais.
Opa gostaria de ver um comparativo de munição em um teste balístico entre o 22lr e 22 magnum !
Não sendo das forças de segurança,quantos tiroteios vc se envolveu na sua vida? seria uma boa enquete
Tudo e relativo um amigo meu foi assaltado andando de moto e tomou um tiro pelas costas atravessou ele e machucou o da frente porém o projétil nao penetrou muito, a arma era um buldoguinho 38! Os dois cairam da moto na hora ele nao morreu pq tava próximo a um hospital! Talvez nao tenha tanto a ver com o calibre e sim com a posição onde o projétil pega no corpo!
Na parte +- do rim e figado não precisa de tanta energia pra atravessar, só corpo mole bem por aí.
@@LFSOBOM realmente foi nessa altura mais ou menos esse amigo meu falou q sentiu como se fosse uma paulada nas costas e pra quem fala q nã adrenalina nao senti dor acho q e conversa ele urinou de tanta dor!
Samuel.... Tem informações sobre novo decreto de comprar de munições pelo PF ?
mas tem uma diferença elementar entre o combate policial e o combate entre um civil e o bandido que o aborda. No primeiro caso, os policiais chegam e há o confronto, no segundo, o meliante te aborda a 1 metro de distancia o que obviamente não é uma situação de combate policial onde geralmente os criminosos estão abrigados a tb atirando nos policiais, isso explica a taxa baixa de acerto, mas com embates a 1 metro a 5 de distancia, as taxas de acerto são bem maiores, mesmo para atiradores que não tem formação policial e ai que entra essa preocupação do tiro atravessar uma pessoa e acertar outra, ou seja, o 9mm foi criado para guerra e confrontos desse nipe, o .380 ja foi pensado para a defesa pessoal e por isso a força dele foi reduzida...é por isso que digo que o .380 não é anemico, só foi feito para outro propósito diverso do 9mm por exemplo. Falar isso seria o mesmo que dizer que vu me defender com 7.62 porque o 9mm é anemico....obvio, cada calibre e arma tem sua função e o .380 é suficiente tranquilamente para defesa pessoal e cumpre muito bem esse papel e tb nunca vi alguem que não conseguiu se defender pq tinha um .380 e não um 9mm....na boa mesmo, 9mm é forte demais para defesa pessoal e coloca terceiros em risco sim já que os embates desse tipo (diferente dos embates policiais) não passam de dois, 5 metros que seja e alguns segundos (em sua esmagadora maioria, claro), já nos policiais, geralmente essas distancia são bem maiores e por isso essa taxa de erro mencionada, mas isso não significa que num embate a um metro entre civis as taxas de erro dos alvos tambem sejam assim tão grandes como as dos policiais que mencionou sobre a pesquisa, assim, o fator de transfixação do alvo é um fator muito importante e acho que usar 9mm para esse tipo de embate é um grande risco a mais para tarceiros, desnecessário, o .380 cumpre muito bem esse papel para defesa pessoal. Essa taxas de erros que mencionou, creio, não corresponderia ás taxas de erro/acerto nos embates entre um civil e um bandido que o aborda a 1 metro de distancia, vcs estão comparando situações muito distintas, o que, respeitosamente digo ( é minha opinião) um equívoco.
Vlw obrigado
Faz uma avaliação da Mamba Negra em 9 mm
Muito bom o tema!
Mais de 20 anos em emergências e uti e nunca retirei ou vi um 9mm ainda no corpo de alguém ...
Bem isso , 9 mm passa em tudo é ainda as vezes nem.mata
É por isso que prefiro a bocuda, é um tiro e um tombo. Eu quero vê o cara tomar um tiro de 45 e ficar de pé! Onde pegar leva o mala pro chão, não tem conversa.
@Luiz Carlos Rock 2
Complicado especialistas de UA-cam, feliz com profissionais que tiram estudos e vivenciaram na prática o que escrevem. Parabéns nobre amigo com sua experiência e dividir ela com leigos.
Lembro quando a 765 surgiu no meio policial...muitos peritos reclamavam por ter que ficar caçando os projéteis que transfixavam o corpo...ate pistoleiros começaram a dar preferência a pistola por dificultar a perícia ( naquela época pouco desenvolvida)
Excelente explicação, Deu inveja do polícia americano, imagina a porcentagem de acerto de um brasileiro destreinado.
Samuel adimiro muito seu trabalho apressei hoje uma Imbel md1 gc 380 quase tive um infarto com o preço qui a loja mi passou 7.500 vc acha qui mais pra frente esses presos vao dar uma melhorada qual sua opinião meu amigo
Professor João bosco é foda 👏🏼
Esse Samuca veio é bruto. Baooooo de mais Samuel. Teus vídeos são filé 🥩 de mais
Samuel onde acho o club que vc da aula quero aprender com vc sou de Goiânia tbm
Boa tarde!!!
Gostaria de expor um caso que ocorreu há 10 anos atrás aqui na baixada santista...um PM fazendo bico de segurança em um supermercado atingiu o ombro de um dos assaltantes com uma 380... o projétil transfixou e matou uma mulher grávida ha uma quadra de distancia...depois de anos de batalha judicial ele foi expulso da PM , só não sei sobre a penalidade que ele sofreu na justiça comum...
Lembro desse caso, teve uma repercussão imensa! Isso pq era 380!!!
Ficou na minha memória porque era uma pistola igual a minha...imbel md1n
Parabéns pelo trabalho Samuel, excelente canal 👍🏽
eu vi acontecer esse mito em SP na zona sul o Mike atirou no criminoso e atravessou o garupa e atingiu o piloto da moto também criminosos os dois morreram
Me formei no Corpo de Bombeiros há muitos anos atrás, em 2002, dando 5 tiros de .38.
Seu foco deve ser combate à incêndio, busca e salvamento, suporte básico de vida. Mesmo assim, cinco tiros é sacanagem, covardia com o agente.
@@marceloferreira43 kkkkkk
Ponta expansiva é muito boa, para calibres .308 Win. para cima.
Pontas expansivas são melhores do que as ogivais em todos os calibres de defesa porém as variantes nacionais são de péssima qualidade ou seja o problema não é a ponta mas o fabricante.
@@thormenucci Por ai....
.308win já é muito podereso, só usa expansiva pra derrubar animais de grande porte. O .308wim usado em uma pessoa pode ter qualquer ponta que o estrago vai ser gigantesco.
Excelente.
Top de mais parabéns
sou mei a um mês, assinei contrato de 12 meses com uma empresa como prestador de serviço, no regime pj. consigo comprovar ocupação licita?
Já cheguei assim no like 👊👊🥊🥊
Abraço!!!
Policial Penal em MG se forma com incríveis 60 disparos depois de mais de 1 ano trabalhando já.
Gostei da camisa Samuel, aonde comprou ?
na Rota Extrema, tem cupom de desconto de alguns itens no instagram @cout.samuel
Gostei também, desenterraram o 32 SWL , que usa quase a mesma carga do 38 SPL e tem fatores estatísticos bem parecido é um irmão menor que não faz feio.