Assisti um vídeo de um especialista em munições que diz q a melhor opção é a etog pois é mais confiável a penetração sem desvio de trajetória e em relação ao shopping Power ele tem como mito e que a melhor opção é acertar mais disparos e que cada um seja confiável ( levando em conta que o tradicional etog seria o mais confiável ) esse vídeo assisti no canal sobrevivêncialismo do Júlio lobo de um delegado, faz tempo tbm q assisti. Depois dá uma assistida e me diz oq acha.
Sou GCM no ABC Paulista e acabo de receber upgrade Institucional no equipamento que eu porto 24 horas da PT838 com munição Gold fui para a PT TH9 com munições Bonded 147 gr +p e estou feliz da vida com essa melhora no armamento que usamos na instituição tanto em serviço quanto no uso pessoal. VALEU pelo vídeo.
Pessoal não deixem de curtir e se inscrever se possível compartilhar, temos que incentivar esse tipo de conteúdo, temos que desmistificar as armas de fogo, pôs a única coisa que para um homem mau e armado é um homem bom e armado
Ótimo video! Como vc disse, cada um com sua opinião. A minha é que quando se tem problemas de controle de qualidade (taurus/cbc) o ideal é voltarmos para o mais simples possível. Nesse caso fico com a ogival que o comportamento é previsível. Sei do que ela é capaz. Sei qual o estrago que ela faz se eu acertar. Essas expansíveis mesmo que eu acerte vou ficar com a pulga atrás da orelha até ter certeza que ela não se fragmentou errado e desviou por uma costela ao invés de penetrar, que é o que buscamos. Por ter certeza do que acontece, ogiva! Essa é minha opinião. Abraço a todos!
concordo plenamente! além da incerteza quanto ao efeito, os valores das munições "diferenciadas" não compensa... melhor mesmo é investir na ogival e em treinamento.
nunes neto exato! Sabe que não me convence muito essa coisa de que projetil faz tanta diferença. No meu entender o que faz diferença mesmo é botar o tiro lá! Vimos através de TODOS os estudos modernos de balística, que em arma curta o que importa é onde pega. O que se tem de mais moderno em balística afirma que o calibre da pistola não influencia no óbito (tirando a .380 que as vezes não passa pelas costelas), vou eu apostar em projétil? Não que não tenha diferença, claro que tem, mas no meu ver é irrelevante na vida real. Com o agravante que as expansíveis nacionais tem comportamento imprevisível, o que é uma baita ponto negativo, sendo que tudo o que queremos naquela hora, tanto da arma quanto da munição é confiabilidade no resultado. Mas é isso. TMJ
ua-cam.com/video/jo9qWce_8zs/v-deo.html assistam esse vídeo e mudem de ideia, a ogival não penetrou nem uma placa de aço inox. Muita gente esquece que o "+p" faz muita diferença, e a ogival tem apenas 459 joules de energia e a Gold +p+ tem 610J. Diferença enorme!
@@thiag0f Não tem como dizer que é ruim só por que não atravessou o inox, por que a chapa estava calçada pela madeira. Isso aumenta a resistência do material, pois tem essa parede atrás. Tenho certeza que se a chapa estivesse livre, o ogival iria transfixar.
@@thiag0f camarada, perfuração e penetração são duas coisas totalmente diferentes. Uma expansiva veloz pode até transfixar uma chapa que a ogival não furou, mas poderá parar mais rápido que a ogival se tratando de penetração em um determinado meio. E falando de energia, energia não é fator relevante para escolha de munição, o mais correto é escolher pelo formato do projétil e momento linear (massa x velocidade), a anergia nada tem a ver com a incapacitação. Uma Gold tem mais energia que uma ogival pq na fórmula da energia cinética a velocidade é elevada ao quadrado, mas o que implica em penetração é o momento linear, e isso a ogival tem mais por ter mais massa, além de ter um formato melhor para penetrar um meio como o corpo humano.
Excelente vídeo! Sou muito seu fã. Eu gosto muito das pontas ocas, pois penso que o que vai deter o agressor será o agrupamento de tiros (seja .22, .380 ou .40), pois a única maneira de se desligar com 1 tiro é acertar no meio da glabela. Mesmo acertando o coração, o agressor ainda tem cerca de 5 a 10 segundos de reação até desligar de vez. O risco de se usar municao perturbante é atingir inocentes, ainda mais se considerando uma guerra civil. Por isso para porte uso 2 perfurantes (ogival) e as demais ponta oca (considerando estar dentro do carro). Lembrando, aqui no BR é melhor apenas ferir do que matar, mesmo que seja bandido.
Nos calibres tradicionais em arma curta, nenhuma terá energia residual suficiente para transfixar um corpo e ainda ferir gravemente outra pessoa. Em caso de acerto de raspão, qualquer ponta será igualmente perigosa.
Na minha opinião, se estiver armado esteja preparado. Tiro perfeito e uma habilidade que se perde sem treino. Não adianta nada ter a melhor arma combinada com munição "ideal" sem preparo.
Tenho uma arma com calibre .380, sempre usei a boa e velha ogival. Tenho parentes q trabalham com autopsias e sao unanimes, esmagadora maioria das mortes causadas por arma de fogo as municoes usadas sao ogivais, sao as mais letais por incrivel q possa parecer. E tem essa de precisar atirar atraves de obstaculos, as ogivais sao as que menos desviam. Uso ogival +p e inclusive ja me encontrei numa situacao de defesa, me defendi com boa eficiencia mesmo sendo um calibre menos potente comparado a 9mm, colocar os disparos com precisao e uma municao ogival e muito eficiente, o sujeito esta no colinho do capeta ate hoje. Foram tres disparos, um no pescoco, um perfurou o pulmao e um penetrou ate o baco, .380 e uma boa municao para defesa sim, ogival +p cumpre bem o seu papel. Na boa, particularmente eu nunca me interessei por municoes expansivas ate pq em muitas vezes elas tem entupimento das suas cavidades e acabam nem expandindo e funcionam como ogivais mesmo, so q pagamos mais caro por isso pq vemos elas se expandirem em gelatinas e melancias, e ai ficamos impressionados e compramos elas, na pratica, nao e bem assim, essas expansivas entopem muito a depender do material do alvo e ai nao sao diferentes das ogivais. E o q uso na minha, ogival +p esta otimo, e o suficiente. Nas 9mm tb aplicaria o mesmo entendimento, usaria ogivais +p e boa, sao excelentes e muito adequadas para defesa sim. Abrs e parabens pelo video !
Valeu grande Samuel. Assistí e assisto quase todos os seus vídeos. Cara vc tem conhecimentos de causa e fala com simplicidade e nota-se a vontade de passar seus conhecimentos que são bastante pertinentes no mundo do tiro e armas. Sou policial e Confesso a vc que sou fã, aliás era fã das munições Gold Hex, porem depois deste video que vc falou que ela não é muito eficiente para imobilizar o agresssor, mudarei para a ponta oca Bonded + P. Acho também que a munição "ETOG" é a mais confiável que a ponta oca, pois não confio nesta, pois, ela expande muito. No mais, amigo, vc é meu atirador e professor favorito no mundo das armas e tiro, pois, realmente conhece tecnicamente e transmite tudo sem arrodeios. Enfim, Vamos à luta para derrubar esses malditos e insanos decretos que foram editados insconstitucionalmente. Abraço e um FELIZ 2023!
Eu estava entre a bonded 124 Gn e 147 Gn. Acabei optando pela bonded 147 Gn pelo peso do projétil. Vi um teste onde ela penetra mais e mantém a trajetória.
Em minha opinião baseado em alguns testes que eu fiz utilizando um bloco com varias cadas diferentes segue a lista em ordem e o que cada coisa simula tecido(roupa), costela suina, argíla(gordura e tecidos ñ maleaveis), um pedaço de coração de boi (orgão qualquer), argila, costela, tecido. Fiz esse texte para ver na pratica a ação das munições no meio biologico, o que eu observei é que as munições ponta oca raramente se expandião da quela maneira parecendo um cogumelo, oque elas na pratica pelo menos no meu teste elas se comportavão na maioria das vezes como munições ogivais ruims, pelo fato de que muitas vezes elas nem expandião direito, graças a isso eu em minha humilde opinião prefiro a etog eu queria que a CBC fabricace uma munição etog +p e uma +p+, mas infelismente ñ fazem
Uso etog, esses dias tive a sorte de encontrar etog sellier & bellot na loja no mesmo preço da etog cbc. Munição muito boa, um pouco mais forte, confio nela. Gosto de etog pelo risco menor de panes e comportamento mais previsível, especialmente pensando em combate veicular.
MT boa suas observações, Colt. Concordo plenamente. Se vc me permite, acrescentaria que o maior peso da 124gr confere maior estabilidade e maior retenção de energia, porem, acho que tais atributos são mais úteis a distâncias médias ou longa e em canos a partir de 4 Pol. Até 10 metros e em canos menores, a de 115gr, também se apresenta como uma boa opção. Uma etpp tbm seria uma opção. Em relação as opções, depende do fabricante e não de legislação. Um abraço e continue postando que está em excelente nível.
Parabéns pelo canal, Samuel. Por favor, faça um vídeo similar falando do .45 ACP e outro dos diferentes cartuchos de calibre 12 com finalidade de defesa residencial. Agradeço a atenção dispensada. Forte abraço.
Muito bem explicado Samuel, eu uso na minha arma (Imbel md2 SC .40) a Cooper Bullet ,ela me garante a força extrema sem perder a massa e nem a direção... Na verdade são muitas as variáveis como vc disse ...👍
Bom dia, não sou defensor de nenhum calibre, como atirador sei que cada calibre tem suas vantagens e deficiências, minha única observação quanto ao 9mm na versão ogival encamisado é um calibre muito perfurante, criado pra uso militar onde o principal objetivo é incapacitar um pra ocupar dois tirando dessa forma 3 de combate, a ponta 9mm original atravessa com facilidade! A melhor opção pra defesa são as expansivas mesmo e se for federal ou Winchester melhor ainda.
Brasileiro é muito interessante... E em questão de armas não é diferente. Parece até que pensamos que nossa experiência limitada é padrão para o mundo. Já vi inúmeros falando que: 1) munição ponta oca não serve para defesa, quando na verdade no mundo todo (em geral) se considera a melhor. Tudo porque ele pensa que toda munição do mundo é fabricada pela porcaria da CBC. 2) já vi vários pensando que "gold" é sinônimo de "ponta oca" - e até vi um dizer para um americano, em um _stand_ no EUA, que essa munição "gold" que ele estava atirando era uma porcaria. Detalhe: o americano estava atirando munição Winchester BLACK TALON. 3) recentemente vi um POLICIAL FEDERAL arrotando "conhecimento" em meu clube de tiro, dizendo que eles já estavam acostumados com o "velho" calibre .40 e ninguém ia querer mudar para "essa novidade de calibre 9mm". Parece piada...
Eu sempre vejo discussões sobre a energia em jaules, sobre tipos de munições, se expansiva ou não.. mas finalmente vejo alguém se preocupar com o peso do projétil.. eu tava achando que ninguém mais se preocupava com a massa do projétil. Parabéns por explanar o assunto 👏👏👏
Excelente vídeo. Só discordo da ordem de preferências... Eu colocaria a ETOG em primeiro, pq já tem penetração suficiente, e não gera muito recuo, possibilitando melhor grupamento dos tiros. Mas é lógico que isso depende do atirador. Tem cara que tem bom grupamento até atirando com .50 , kkkk
Show de bola, melhor coisa tanto pra armas como para munições é vc procurar informações para ter uma base, mas o importante é vc testar pq nada melhor q sua própria experiencia !!!
Concordo Samuel.... hoje estou com a gold, mas já ouvi sobre o que você mencionou em relação a ela. Vou fechar os 4 meses que eu mantenho elas na arma e depois vou substituir!! Abraço.
@@hugoviana9586 eu troco a minha a cada 6 meses. Mas se vc sai com sua arma e ela está exposta a suor, umidade e a chuva, acho bom vc sempre avaliar e trocar antes dos 6 meses. Munição ruim pode custar vida.
Essa munição não vende tanto por isso o estoque roda de forma lenta. Comprei ETOG recebi a uns 15 dias e ela foi feita em Março/2020! 😉 Excelente explicação! 👊
Parabéns pelo vídeo, Samuel!! Eu tenho uma G-17 e prefiro a ogival! Porém essa que você recomendou também é muito boa!! O ideal pra mim, seria uma ogival +p
Muito Bom. Só discordo quanto a gold em 9mm ter esse comportamento. Os resultados que vi ela penetrou bem e expandiu relativamente bem também. agora a Gold 380 realmente se comporta assim: Penetra pouco e expande demais. Infelizmente ainda não temos resultados suficientes"em carne" pra dizer se a bonded realmente funciona bem, mas é uma munição extremamente promissora. Parabéns Pelo canal.
O mais importante é confiar na arma que tem e trocar a munição periodicamente , e estar treinado e esperto , para que na hora que precisar tudo de certo e o bandido seja alvejado e acabe a conversa . Ter conhecimento como vai se justificar para as autoridades. Parabéns Samuel , belíssimo vídeo
Se for no cal 9 mm a bonded é a mais indicada, nos outros calibres seria a etog + p ou +p+, confirme estudo sobre balistica, principalmente pra quem já teve experiência com legistas, abraços a todos.
Já estava decidido a comprar a gold mas agora vou olhar com carinho a bonded. Aqui na minha cidade a gold está 13,50 a unidade, nem sempre o mais caro é o melhor.
Existe hoje uma ANOMALIA jurídica chamada PROPORCIONALIDADE então baseado nisso eu prefiro uma munição que com um único tiro eu consiga causar dano suficiente para PARAR um agressor com isso eu prefiro as expancivas +P+ , porém desconhecia esse estudo sobre a GOLD com esse esclarecimento vou mudar para Bondet +P 9m para usar na minha G2c, valeu pela dica.
Olá Samuel! Pode testar esses 4 tipos de cartuchos! Garanto a vc que a Gold é a que apresenta maior penetração em alvos rígidos comparando esses 4 cartuchos, inclusive mais até que a etog! Ainda quanto à Gold da CBC, em 9mm, acho que essa informação que te passaram pode não corresponder à realidade! O corpo técnico da PF selecionou a Gold (9mm) exatamente por ela apresentar melhor resultado, comparado a: etog 124gr, expo 115gr e CXPO 92.6gr +p+. Quanto às versões bonded, elas ainda não existiam aqui no Brasil. Porém, há um site americano, bem renomado, que tem testes de diferentes cartuchos/calibres/fabricantes. Em seus resultados, ficam claro que a versão Gold da Magtech (CBC) apresenta resultados mais consistentes e melhores que as versões bonded (124gr e 147gr). Além disso, a bonded 124gr +p ainda foi precária no quesito penetração! Assim que eu lembrar o site, volto aqui para compartilhar com vc! Achei! Segue abaixo o link! Observação: tem que analisar todo o conteúdo com carinho! Quanto aos cartuchos CBC, por terem nomes/designações diferentes das usadas aqui no Brasil, às vezes, fica mais fácil identificá-las pela balística informada pelo fabricante (Magtech)! www.luckygunner.com/labs/self-defense-ammo-ballistic-tests/
Amigo parabéns pelo seu vídeo, excelentes colocações guerreiro, falar de balística final é sempre muito complicado, no UA-cam tem um vídeo de um dono de supermercado que reagiu ao último assalto que sofreu com um 38SPL 3" de cano, ele usou expo +p+, ele acertou os dois malas que morreram após correr uns 10 metros aproximadamente, ambos foram atingidos no tórax. Os disparos foram realizados a no máximo 5 metros e mesmo expansiva a munição atravessou! Balística é sempre muito complicado, munições canto vivo por exemplo tem elevados índices de letalidade mas são ruins pra imcapacitação imediata. Concordo plenamente com você pra parar de imediato só a 12 mesmo. Abraço
Foda demais teu canal. Sou sócio de clube de tiro mas ainda estou em processo pra tirar o CR. Teus vídeos já tem me ajudado muito pra tirar minhas dúvidas relacionado a armas, munições e tudo mais. Valeu mano 💪🏻
Munição comprada direto de fábrica pode ser mais barata, mas te enviam isso aí, só o resto, fora do blister a vida útil dela já foi pro saco, é em torno de 6 meses.
Esse livro ao fundo, do saudoso professor João Bosco, é uma das referências da atualidade. A partir da página 31, explica de forma clara quando ocorre a incapacitação e, baseado na teoria atual do FBI, refuta o poder de parada e a utilização de munições expansivas. Como acredito que maior penetração aumenta a chance de incapacitação, acredito mais nas munições ogivais. Boa noite a todos.
Sou da mesma opinião. Sendo de calibre grosso e muniçao pesada, nem precisa ser expansiva. Alias acho que as ogivais sao menos sucessitiveis a ocasionar panes de alimentaçao, o que numa pistola pode ser fatal, levando o usuário a morrer no combate. Calibre .45 com po ta ogival ou semiplana chaquetada de 230 grains e carga quente de polvora. Nao tem pra ninguem.
380 ogival +p cumpre bem o papel! Na minha bem humilde opinião eu não usaria expansiva no caso da 380, todas realmente são letais mas o mínimo a se garantir é a perfuração.
Obrigado Samuel, sou um tiozão recruta, porém, a cada vídeo tenho aprendendo um pouco. Ótimo vídeo e informações, que Deus lhe proteja e o abençoe poderosamente! 🙏👊
Eu comprei dois blister dessa Gold em .38 SPL há seis anos atrás,mas não estou mais usando elas por ter muito tempo que a comprei. Agora comprei comprei a expo de 158 gr +p.
Vi relatos em que não é bom ciclar munições diferentes no carregador, pois cada tiro vai ser de uma forma distinta do outro....Bom seria andar com o Expo/bonded na arms, e 2 carregadores, +1 de bonded/expo e 1de ogival para situações de confronto onde tenha que atravessar com "mais facilidade" certos objetos! Abraçoss, força e honra!
Excelente o canal, na minha opinião e por tudo que ja pesquisei o tipo munição pouco importa em calibre de porte, até pq atirar em alvo de papelão, acertar e contar os tiros é fácil , mas em alguém que esta atirando em você é bem diferente, não se consegue pensar em nada e muito pouco raciocinar, tudo acontece muito rápido, (mirar e contar os tiros nem pensar), por isso, podem acreditar EU JA PASSEI POR ISSO, qto maior a quantidade de munições no carregador melhor. Depois do acontecido comecei a focar os meus treinamentos em memória muscular, tenho a impressão que se tiver que passar por isso novamente estarei mais preparado.
Samuel, vou dizer uma coisa. Quanto comentário bacana nesse canal? E quanta explicação boa da sua parte também, relacionadas a armas e munições? Estou prestes a adquirir uma TH 9, e com todas essas informações, fico até mais satisfeito em saber sobre a arma em si. Parabéns pelo canal, será um sucesso. Com certeza...
Sou policial há mais de 25 anos, criei 2 Unidades de OPS, eu acho que posso dar um palpite, invista sem pensar muito na MUNIÇÃO BONDED 180 gr., vai ser eficiente no stoping power. Quando você ver um cara que fala que depende do atirador, e da qualidade do tiro, é porque nunca atirou em ninguém, jamais viveu uma situação de intensa crise ao ser abordado por bandidos ou ver terceiros sob a mira de assaltantes, a situação quando vem é rápida e violenta, no máximo dá para você jogar a massa no garrafão. Nessa hora o que vai contar é a segurança da precisão e eficácia da munição.
Na defesa, o conceito da Resposta Não Convencional (O mais atual...), defende a idéia de MULTIPLOS disparos concentrados em uma mesma área (Shotplacement), até a percepção visual da incapacitação do agressor. Juridicamente, nestas situações, caso indagado sobre o excesso, pode-se defender a tese do Excesso Exculpante...
Bela explanação de munições para defesa, compartilho do mesmo pensamento em munição, utilizo .40s&w e estou trocando para nome 9mm e ja testei gold, etog e bonded +P. Percebi exatamente que o projeto mais pesado modifica menos sua trajetória.
Gostei bastante do video. Sou fã desse canal. Mas vou explicitar minha opinião. A energia cinética é mv²/2. Na minha opinião, a velocidade é mais importante, quando se falando em energia, do que a massa, pois como podemos ver na fórmula, a velocidade é elevada ao quadrado, então um pequeno acréscimo na velocidade faz muita diferença na energia transmitida final, e mesmo uma massa mais considerável, não faria muita diferença no impacto final.
Boa noite tenho 938 excelente arma usava ponto oca após um teste na tampa traseira de um celta que não houve perfuração era gold 4 disparou so um passou. Depois desse fato so ogival + p experiência própria obrigado pela aula
Tem muita gente que acredita em stop power, nos EUA não tem munição +P+ só as +P acredito que um projetil de 124 gr no 9x19 já é o sufiente para deter um agressor, já no 357 mag se tivesse a opção de projeteis semi jaquetados com 125 gr eu usaria ele, maioria das munições como Hornady, Federal, CCI, Remington, etc, para defesa nesse calibre são de 125 gr é tem uma energia muito e uma expansão controlada. Essa é minha opnião de uso pessoal.
Fala Cout! Primeiramente, parabéns pelo canal, legal esse tipo de iniciativa e conteúdo, precisamos disso. Quanto ao vídeo, bacana, sintetizou alguns pontos relevantes sobre as munições, mas acredito que poderia/deveria ter tratado pelo menos de mais duas questões: 1) explicar um pouco mais o que é a munição Bonded, porque visualmente se assemelha a um projétil expansivo tradicional, mas o processo de fabricação é diferente, pois a jaqueta do projétil é molecularmente soldada ao núcleo, o que visa impedir que se separem após o impacto, mitigando assim a fragmentação e auxiliando na conservação de massa, além de garantir uma expansão mais uniforme. Em suma, busca solucionar problemas por vezes constatados nas munições expansivas tradicionais, o que é bem relevante, especialmente se tratando de munições nacionais, cujos projéteis expansivos não raramente apresentam comportamento errático que compromete o desempenho pretendido/prometido. 2) explicar, ainda que superficialmente, os efeitos do uso de munições +P e +P+ e, consequentemente, os cuidados a serem observados, afinal, pode-se pensar que se trata simplesmente de uma carga maior de propelente que deixa a munição mais "forte", e não é tão simples assim, pois em que pese a maior velocidade e energia cinética obtida, há de se considerar os "efeitos colaterais", que vão desde um recuo maior até o desgaste mais acentuado e acelerado dos componentes da arma, quando não a possibilidade de dano mais imediato e risco ao atirador. Trocando em miúdos, essas munições operam em níveis de pressão significativamente maiores, e nem todo armamento é capaz de lidar bem com esse nível de estresse mecânico, sendo que geralmente há (ou deveria haver) inscrição no cano da arma indicando se é projetada para a utilização de munições +P.
Excelente comentário ! Em se tratando de balística , a ciência dita os conceitos . Experiência empírica de cada atirador dita sua doutrina pessoal . Sucesso
Vale lembrar também que o posicionamento dos disparos é muito mais importante do que o calibre e o tipo de munição. O essencial é aprender a usar o seu equipamento com eficácia.
Eu uso Etog nas minhas! Além de apresentar um comportamento balístico menos errático tb apresenta melhor comportamento de ciclagem nas armas!!! Não tenho muita confiança em munições expansiva!!!
Reagi a um assalto de dentro do meu carro. Efetuei 2 disparos de .40 com munição Gold com o vidro fechado. Acertei os 2 tiros sobre o peito do ladrão, grupados, e mesmo assim o cara efetuou dois disparos de volta e saiu correndo "cambaleando" até se abrigar. O cara foi socorrido e escapou sem sequelas.
O melhor é a etog. Ponta expansiva é uma das maiores mentiras da humanidade. Cai na mesma falácia do calibre que mata mais ou mata menos. Ps: carga de projeção de fato é importante.
Kkkkk Porquê será que caçadores e forças policiais do mundo inteiro preferem expansivas a ogivais? não caia no conto teórico, na prática en calibres com mais de 400 j de energia ponta expansiva destrói mais tecido e a distância de combate(10 metro), penetra mais que suficiente pra atingir vitais...
Antigamente eu achava que balas de ponta oca eram proibidas, só não sabia porque, hoje vejo que não é assim. Agora se tu quer derrubar um agressor, a mais confiável e infalível é a magnum 500 s&w ou a .50 desert eagle. Aquela ali se tú for se defender de um agressor ela não só para ele mas se tiver muito perto ainda joga pra longe te dando uma distancia segura. Só que no agressor vai doer um pouquinho.
Em tiro não existe verdade absoluta, se fosse o caso, o mito do "stopping power" ninguém mais usaria nenhuma arma para defesa que não fosse a .45acp Nenhum calibre vai ser bom sem o devido treino, esse é o mais efetivo, o treino é o melhor calibre de defesa para qualquer tipo de arma
@@elizierferreirabueno4480 pq as expansivas não tem um comportamento padrão e não estão alcançando as 12 pol de perfuração, explicação dos melhores caveiras do Brasil, 9mm ogival, apesar que eu fico cabreiro kk mas compreendo o estudo
Após tantos vídeos com sugestões diferentes, tomei uma decisão: estou mesclado as munições no carregador. Uma de impacto, um perfurante; uma de impacto, uma perfurante... E assim vai.
eu tbm. kkkkk Mas atirei pouco com a minha pistola munição expansiva. queria atirar mais pra ter noção do comportamento. Sei que com ogival não vou ter problemas. E o preço não ajuda né.
Fala, Samuel! Pensei algo... Um soco com força, não perfura, mas incapacita... E tem muito menos energia que um tiro! Então, mais peso e maior diâmetro, mesmo que com menor velocidade, pode ser mais efetivo para incapacitação... E ae? ( Lembremos do Bilinsky, que levou varios tiros e disse que nada sentia , de lá pra cá só porta "calibrão")
Irmão isso é mito. O correto é Munição na Câmara e carregador Topado, molas foram feitas para serem pressionadas. O que irá estragar é se ficar tirando e colocando a munição, isso sim cansara a mola. Não se preocupe que o carregador Estando cheio não irá diminuir a vida Útil dele ok. Abraços
Mola parada não cansa, seja ela comprimida ou relaxada. O que faz a mola cansar são ciclos de uso e calor, o carregador normalmente só será exposto a ciclos de uso, carregar e descarregar no estande e isso vai demorar MUIIIIITO pra cansar a mola. Pode guardar municiado tranquilamente.
Projétil é muito leve, infelizmente uma munição cara e que não tem tantos benefícios, ainda mais em se falando no .40 . Nele ainda prefiro o ETPP carga simples , ele já tem um exceção de pressão e já tem Uma carga necessária. Porto o cal .40 a muito tempo e nunca me deixou na mão.
Bruno F. As ETPP e ogivais sempre foram e sempre será minha opção. Cada um tem uma visão quando fala em balística terminal. Mas vários peritos falam que ferimentos de munição expansiva não são tão eficaz quanto o de ponta plana. Em 70% dos casos ele não expande e se comporta como uma ponta plana ruim.
Sempre gostei de munições/projéteis perfurantes, prefiro fazer 2 buracos com 1 tiro...vc vai ter uma maior área danificada, gerando maior sangramento...se for pra atirar em estande tanto faz a munição.
As outras não conheço mas já vi teste de balística da Gold Hex em gelatina com osso e a porrada é grande, por isso se denomina "stop Power". A ETOG por ser ogival transfixa o obstáculo. Prefiro a primeira.
Observação: o FBI atualizou sua munição 9mm para esta:
+P Hornady Critical Duty, 135gr FLEXLOCK. Infelizmente não temos ela disponível aqui no Brasil.
Quando será que poderemos ter este tipo de munição por aqui Samuel ?
@@Tiberio290 acho que nunca, pois elas são muito perigosas para as vítimas da sociedade.
Assisti um vídeo de um especialista em munições que diz q a melhor opção é a etog pois é mais confiável a penetração sem desvio de trajetória e em relação ao shopping Power ele tem como mito e que a melhor opção é acertar mais disparos e que cada um seja confiável ( levando em conta que o tradicional etog seria o mais confiável ) esse vídeo assisti no canal sobrevivêncialismo do Júlio lobo de um delegado, faz tempo tbm q assisti. Depois dá uma assistida e me diz oq acha.
A Bonded se apresenta em 115 g ou em 124 g?
@@lucianobraga4968 ua-cam.com/video/9SwL1GUSI6s/v-deo.html
Esse vídeo
Sou GCM no ABC Paulista e acabo de receber upgrade Institucional no equipamento que eu porto 24 horas da PT838 com munição Gold fui para a PT TH9 com munições Bonded 147 gr +p e estou feliz da vida com essa melhora no armamento que usamos na instituição tanto em serviço quanto no uso pessoal. VALEU pelo vídeo.
Pessoal não deixem de curtir e se inscrever se possível compartilhar, temos que incentivar esse tipo de conteúdo, temos que desmistificar as armas de fogo, pôs a única coisa que para um homem mau e armado é um homem bom e armado
Concordo com você.
...um homem bom, armado e que saiba atirar.
(Pq bandido não treina e acerta).
Abraço.
@@gutenbergpanaderolozano Impressionante né, como pode isso?
Ótimo video! Como vc disse, cada um com sua opinião. A minha é que quando se tem problemas de controle de qualidade (taurus/cbc) o ideal é voltarmos para o mais simples possível. Nesse caso fico com a ogival que o comportamento é previsível. Sei do que ela é capaz. Sei qual o estrago que ela faz se eu acertar. Essas expansíveis mesmo que eu acerte vou ficar com a pulga atrás da orelha até ter certeza que ela não se fragmentou errado e desviou por uma costela ao invés de penetrar, que é o que buscamos.
Por ter certeza do que acontece, ogiva!
Essa é minha opinião. Abraço a todos!
concordo plenamente! além da incerteza quanto ao efeito, os valores das munições "diferenciadas" não compensa...
melhor mesmo é investir na ogival e em treinamento.
nunes neto exato! Sabe que não me convence muito essa coisa de que projetil faz tanta diferença. No meu entender o que faz diferença mesmo é botar o tiro lá! Vimos através de TODOS os estudos modernos de balística, que em arma curta o que importa é onde pega. O que se tem de mais moderno em balística afirma que o calibre da pistola não influencia no óbito (tirando a .380 que as vezes não passa pelas costelas), vou eu apostar em projétil? Não que não tenha diferença, claro que tem, mas no meu ver é irrelevante na vida real. Com o agravante que as expansíveis nacionais tem comportamento imprevisível, o que é uma baita ponto negativo, sendo que tudo o que queremos naquela hora, tanto da arma quanto da munição é confiabilidade no resultado.
Mas é isso. TMJ
ua-cam.com/video/jo9qWce_8zs/v-deo.html assistam esse vídeo e mudem de ideia, a ogival não penetrou nem uma placa de aço inox. Muita gente esquece que o "+p" faz muita diferença, e a ogival tem apenas 459 joules de energia e a Gold +p+ tem 610J. Diferença enorme!
@@thiag0f Não tem como dizer que é ruim só por que não atravessou o inox, por que a chapa estava calçada pela madeira. Isso aumenta a resistência do material, pois tem essa parede atrás. Tenho certeza que se a chapa estivesse livre, o ogival iria transfixar.
@@thiag0f camarada, perfuração e penetração são duas coisas totalmente diferentes. Uma expansiva veloz pode até transfixar uma chapa que a ogival não furou, mas poderá parar mais rápido que a ogival se tratando de penetração em um determinado meio. E falando de energia, energia não é fator relevante para escolha de munição, o mais correto é escolher pelo formato do projétil e momento linear (massa x velocidade), a anergia nada tem a ver com a incapacitação. Uma Gold tem mais energia que uma ogival pq na fórmula da energia cinética a velocidade é elevada ao quadrado, mas o que implica em penetração é o momento linear, e isso a ogival tem mais por ter mais massa, além de ter um formato melhor para penetrar um meio como o corpo humano.
Excelente vídeo! Sou muito seu fã. Eu gosto muito das pontas ocas, pois penso que o que vai deter o agressor será o agrupamento de tiros (seja .22, .380 ou .40), pois a única maneira de se desligar com 1 tiro é acertar no meio da glabela. Mesmo acertando o coração, o agressor ainda tem cerca de 5 a 10 segundos de reação até desligar de vez. O risco de se usar municao perturbante é atingir inocentes, ainda mais se considerando uma guerra civil.
Por isso para porte uso 2 perfurantes (ogival) e as demais ponta oca (considerando estar dentro do carro). Lembrando, aqui no BR é melhor apenas ferir do que matar, mesmo que seja bandido.
Nos calibres tradicionais em arma curta, nenhuma terá energia residual suficiente para transfixar um corpo e ainda ferir gravemente outra pessoa. Em caso de acerto de raspão, qualquer ponta será igualmente perigosa.
Nunca mais fale essa besteira amigo... morto NÃO fala.
Na minha opinião, se estiver armado esteja preparado. Tiro perfeito e uma habilidade que se perde sem treino.
Não adianta nada ter a melhor arma combinada com munição "ideal" sem preparo.
Tenho uma arma com calibre .380, sempre usei a boa e velha ogival. Tenho parentes q trabalham com autopsias e sao unanimes, esmagadora maioria das mortes causadas por arma de fogo as municoes usadas sao ogivais, sao as mais letais por incrivel q possa parecer. E tem essa de precisar atirar atraves de obstaculos, as ogivais sao as que menos desviam. Uso ogival +p e inclusive ja me encontrei numa situacao de defesa, me defendi com boa eficiencia mesmo sendo um calibre menos potente comparado a 9mm, colocar os disparos com precisao e uma municao ogival e muito eficiente, o sujeito esta no colinho do capeta ate hoje. Foram tres disparos, um no pescoco, um perfurou o pulmao e um penetrou ate o baco, .380 e uma boa municao para defesa sim, ogival +p cumpre bem o seu papel. Na boa, particularmente eu nunca me interessei por municoes expansivas ate pq em muitas vezes elas tem entupimento das suas cavidades e acabam nem expandindo e funcionam como ogivais mesmo, so q pagamos mais caro por isso pq vemos elas se expandirem em gelatinas e melancias, e ai ficamos impressionados e compramos elas, na pratica, nao e bem assim, essas expansivas entopem muito a depender do material do alvo e ai nao sao diferentes das ogivais. E o q uso na minha, ogival +p esta otimo, e o suficiente. Nas 9mm tb aplicaria o mesmo entendimento, usaria ogivais +p e boa, sao excelentes e muito adequadas para defesa sim. Abrs e parabens pelo video !
Valeu grande Samuel. Assistí e assisto quase todos os seus vídeos. Cara vc tem conhecimentos de causa e fala com simplicidade e nota-se a vontade de passar seus conhecimentos que são bastante pertinentes no mundo do tiro e armas. Sou policial e Confesso a vc que sou fã, aliás era fã das munições Gold Hex, porem depois deste video que vc falou que ela não é muito eficiente para imobilizar o agresssor, mudarei para a ponta oca Bonded + P. Acho também que a munição "ETOG" é a mais confiável que a ponta oca, pois não confio nesta, pois, ela expande muito. No mais, amigo, vc é meu atirador e professor favorito no mundo das armas e tiro, pois, realmente conhece tecnicamente e transmite tudo sem arrodeios. Enfim, Vamos à luta para derrubar esses malditos e insanos decretos que foram editados insconstitucionalmente. Abraço e um FELIZ 2023!
Eu estava entre a bonded 124 Gn e 147 Gn.
Acabei optando pela bonded 147 Gn pelo peso do projétil.
Vi um teste onde ela penetra mais e mantém a trajetória.
optei em escolher a 147gn
Vou pegar ela também para minha g2c
Em minha opinião baseado em alguns testes que eu fiz utilizando um bloco com varias cadas diferentes segue a lista em ordem e o que cada coisa simula tecido(roupa), costela suina, argíla(gordura e tecidos ñ maleaveis), um pedaço de coração de boi (orgão qualquer), argila, costela, tecido. Fiz esse texte para ver na pratica a ação das munições no meio biologico, o que eu observei é que as munições ponta oca raramente se expandião da quela maneira parecendo um cogumelo, oque elas na pratica pelo menos no meu teste elas se comportavão na maioria das vezes como munições ogivais ruims, pelo fato de que muitas vezes elas nem expandião direito, graças a isso eu em minha humilde opinião prefiro a etog eu queria que a CBC fabricace uma munição etog +p e uma +p+, mas infelismente ñ fazem
Juntos por mais liberdade e menos burocracia.
@@giovanniferreira4677 não sei se sabe mas na época podia ter armas ?
Hoje se não for CAC ou amigo do rei, não pode ter .
@@giovanniferreira4677 vc é um maluco pedindo isso vc deveria ser preso pedindo isso Ai5.
Mas paz e Deus no coração
@@sergiobarboza3433 não entendi nada
Exército sempre nos prejudicando. Aí uma guerra vão querer nos armar. 🤡
Uso etog, esses dias tive a sorte de encontrar etog sellier & bellot na loja no mesmo preço da etog cbc. Munição muito boa, um pouco mais forte, confio nela. Gosto de etog pelo risco menor de panes e comportamento mais previsível, especialmente pensando em combate veicular.
Samuel, faz um vídeo sobre recarga de munições, mostrando o modo mais simples de fazer recargas para quem está começando...abraço !!!
MT boa suas observações, Colt. Concordo plenamente. Se vc me permite, acrescentaria que o maior peso da 124gr confere maior estabilidade e maior retenção de energia, porem, acho que tais atributos são mais úteis a distâncias médias ou longa e em canos a partir de 4 Pol. Até 10 metros e em canos menores, a de 115gr, também se apresenta como uma boa opção. Uma etpp tbm seria uma opção. Em relação as opções, depende do fabricante e não de legislação. Um abraço e continue postando que está em excelente nível.
Parabéns pelo canal, Samuel. Por favor, faça um vídeo similar falando do .45 ACP e outro dos diferentes cartuchos de calibre 12 com finalidade de defesa residencial. Agradeço a atenção dispensada. Forte abraço.
AMIGO, com o seu conhecimento VOCE está mudando a mentalidade dos atiradores não profissionais ou competidores. PARABÉNS.
Top esse canal.
Vai longe , parabéns ..
Muito bem explicado Samuel, eu uso na minha arma (Imbel md2 SC .40) a Cooper Bullet ,ela me garante a força extrema sem perder a massa e nem a direção... Na verdade são muitas as variáveis como vc disse ...👍
Independente do projétil, seja generoso com o bandido (10 tiros ou mais) ✌️🤣😎😎
Eu discordo, tem que ser 1 carregador para cada para ser justo.
@@yanarqueria2556 Kkkk 🤣🤣🤣🤣
phoda que para a nossa nobre justiça isso foge da "legítima defesa"
@@lobomalvado25 é só pentear o cabelo que o pente recarrega de fios de cabelo kkkkkkk
@@lobomalvado25 ai você vai no mercadinho da esquina e compra 1 real de balinha.
Bom dia, não sou defensor de nenhum calibre, como atirador sei que cada calibre tem suas vantagens e deficiências, minha única observação quanto ao 9mm na versão ogival encamisado é um calibre muito perfurante, criado pra uso militar onde o principal objetivo é incapacitar um pra ocupar dois tirando dessa forma 3 de combate, a ponta 9mm original atravessa com facilidade!
A melhor opção pra defesa são as expansivas mesmo e se for federal ou Winchester melhor ainda.
Brasileiro é muito interessante... E em questão de armas não é diferente. Parece até que pensamos que nossa experiência limitada é padrão para o mundo. Já vi inúmeros falando que:
1) munição ponta oca não serve para defesa, quando na verdade no mundo todo (em geral) se considera a melhor. Tudo porque ele pensa que toda munição do mundo é fabricada pela porcaria da CBC.
2) já vi vários pensando que "gold" é sinônimo de "ponta oca" - e até vi um dizer para um americano, em um _stand_ no EUA, que essa munição "gold" que ele estava atirando era uma porcaria. Detalhe: o americano estava atirando munição Winchester BLACK TALON.
3) recentemente vi um POLICIAL FEDERAL arrotando "conhecimento" em meu clube de tiro, dizendo que eles já estavam acostumados com o "velho" calibre .40 e ninguém ia querer mudar para "essa novidade de calibre 9mm".
Parece piada...
PF usa institucionalmente o 9mm. A coisa mais rara do mundo é ver um PF com .40, se for é particular.
Eu sempre vejo discussões sobre a energia em jaules, sobre tipos de munições, se expansiva ou não.. mas finalmente vejo alguém se preocupar com o peso do projétil.. eu tava achando que ninguém mais se preocupava com a massa do projétil. Parabéns por explanar o assunto 👏👏👏
Excelente vídeo.
Só discordo da ordem de preferências...
Eu colocaria a ETOG em primeiro, pq já tem penetração suficiente, e não gera muito recuo, possibilitando melhor grupamento dos tiros.
Mas é lógico que isso depende do atirador.
Tem cara que tem bom grupamento até atirando com .50 , kkkk
Show de bola, melhor coisa tanto pra armas como para munições é vc procurar informações para ter uma base, mas o importante é vc testar pq nada melhor q sua própria experiencia !!!
Concordo Samuel.... hoje estou com a gold, mas já ouvi sobre o que você mencionou em relação a ela. Vou fechar os 4 meses que eu mantenho elas na arma e depois vou substituir!! Abraço.
É o tempo que se deve manter a munição na arma? É isso??
Obs. "Estou iniciando".. hehe
@@hugoviana9586 eu troco a minha a cada 6 meses. Mas se vc sai com sua arma e ela está exposta a suor, umidade e a chuva, acho bom vc sempre avaliar e trocar antes dos 6 meses. Munição ruim pode custar vida.
Se é 9mm, permaneça com ela!
Não tenha dúvida, ela é a melhor opção da CBC no calibre para porte/defesa pessoal! Não acredite em tudo que ouve!
Essa munição não vende tanto por isso o estoque roda de forma lenta.
Comprei ETOG recebi a uns 15 dias e ela foi feita em Março/2020! 😉
Excelente explicação! 👊
"Você que tem porte".
Eu sou CAC.
CAC tem porte.
O porte vive nos nossos corações e mentes
Temos o abacaxi...
"EU ACREDITO!"
"Basta acreditar!"
Kkkkkkk
@@SamuelCout kkkk
Parabéns pelo vídeo, Samuel!! Eu tenho uma G-17 e prefiro a ogival! Porém essa que você recomendou também é muito boa!! O ideal pra mim, seria uma ogival +p
Excelente vídeo, cria uma serie falando sobre os tipos de munições para os calibres mais popular, como .22LR, .380, 357mag...
Muito Bom. Só discordo quanto a gold em 9mm ter esse comportamento. Os resultados que vi ela penetrou bem e expandiu relativamente bem também. agora a Gold 380 realmente se comporta assim: Penetra pouco e expande demais. Infelizmente ainda não temos resultados suficientes"em carne" pra dizer se a bonded realmente funciona bem, mas é uma munição extremamente promissora.
Parabéns Pelo canal.
Excelente vídeo, claro, prático, sem deixar de ser técnico.
O mais importante é confiar na arma que tem e trocar a munição periodicamente , e estar treinado e esperto , para que na hora que precisar tudo de certo e o bandido seja alvejado e acabe a conversa . Ter conhecimento como vai se justificar para as autoridades. Parabéns Samuel , belíssimo vídeo
Se for no cal 9 mm a bonded é a mais indicada, nos outros calibres seria a etog + p ou +p+, confirme estudo sobre balistica, principalmente pra quem já teve experiência com legistas, abraços a todos.
Já estava decidido a comprar a gold mas agora vou olhar com carinho a bonded. Aqui na minha cidade a gold está 13,50 a unidade, nem sempre o mais caro é o melhor.
Existe hoje uma ANOMALIA jurídica chamada PROPORCIONALIDADE então baseado nisso eu prefiro uma munição que com um único tiro eu consiga causar dano suficiente para PARAR um agressor com isso eu prefiro as expancivas +P+ , porém desconhecia esse estudo sobre a GOLD com esse esclarecimento vou mudar para Bondet +P 9m para usar na minha G2c, valeu pela dica.
Olá Samuel!
Pode testar esses 4 tipos de cartuchos!
Garanto a vc que a Gold é a que apresenta maior penetração em alvos rígidos comparando esses 4 cartuchos, inclusive mais até que a etog!
Ainda quanto à Gold da CBC, em 9mm, acho que essa informação que te passaram pode não corresponder à realidade! O corpo técnico da PF selecionou a Gold (9mm) exatamente por ela apresentar melhor resultado, comparado a: etog 124gr, expo 115gr e CXPO 92.6gr +p+.
Quanto às versões bonded, elas ainda não existiam aqui no Brasil. Porém, há um site americano, bem renomado, que tem testes de diferentes cartuchos/calibres/fabricantes. Em seus resultados, ficam claro que a versão Gold da Magtech (CBC) apresenta resultados mais consistentes e melhores que as versões bonded (124gr e 147gr). Além disso, a bonded 124gr +p ainda foi precária no quesito penetração! Assim que eu lembrar o site, volto aqui para compartilhar com vc!
Achei!
Segue abaixo o link!
Observação: tem que analisar todo o conteúdo com carinho! Quanto aos cartuchos CBC, por terem nomes/designações diferentes das usadas aqui no Brasil, às vezes, fica mais fácil identificá-las pela balística informada pelo fabricante (Magtech)!
www.luckygunner.com/labs/self-defense-ammo-ballistic-tests/
Olha, minha experiência me diz que para incapacitar o principal é acertar o alvo no lugar certo ! O resto é perfumaria !
Amigo parabéns pelo seu vídeo, excelentes colocações guerreiro, falar de balística final é sempre muito complicado, no UA-cam tem um vídeo de um dono de supermercado que reagiu ao último assalto que sofreu com um 38SPL 3" de cano, ele usou expo +p+, ele acertou os dois malas que morreram após correr uns 10 metros aproximadamente, ambos foram atingidos no tórax.
Os disparos foram realizados a no máximo 5 metros e mesmo expansiva a munição atravessou!
Balística é sempre muito complicado, munições canto vivo por exemplo tem elevados índices de letalidade mas são ruins pra imcapacitação imediata.
Concordo plenamente com você pra parar de imediato só a 12 mesmo.
Abraço
Essa ocorrência que você citou, foi aqui na cidade de Caldas Novas Goiás.
Ahh já ia esquecendo... Canal ta top +p+
Foda demais teu canal. Sou sócio de clube de tiro mas ainda estou em processo pra tirar o CR. Teus vídeos já tem me ajudado muito pra tirar minhas dúvidas relacionado a armas, munições e tudo mais. Valeu mano 💪🏻
Sócio ou afiliado?
Boa noite,
Não temos opções e a CBC ainda lhe envia munição fabricada praticamente a seis meses.... Brincadeira.
Ótimo canal abraços.
Munição comprada direto de fábrica pode ser mais barata, mas te enviam isso aí, só o resto, fora do blister a vida útil dela já foi pro saco, é em torno de 6 meses.
Esse livro ao fundo, do saudoso professor João Bosco, é uma das referências da atualidade. A partir da página 31, explica de forma clara quando ocorre a incapacitação e, baseado na teoria atual do FBI, refuta o poder de parada e a utilização de munições expansivas. Como acredito que maior penetração aumenta a chance de incapacitação, acredito mais nas munições ogivais. Boa noite a todos.
PESSOALMENTE PREFIRO OGIVAL EM CALIBRE "PESADO" 40, 45 NO CASO DAS PISTOLAS, MUITO EFICIENTES EM COMBATE 👍🏻🇧🇷🇺🇸🇮🇱
Eu só uso ogival na minha .45... Imbel GC MD2 ...!!! Excelente ...cumpre bem o objetivo...!!!
Sou da mesma opinião. Sendo de calibre grosso e muniçao pesada, nem precisa ser expansiva. Alias acho que as ogivais sao menos sucessitiveis a ocasionar panes de alimentaçao, o que numa pistola pode ser fatal, levando o usuário a morrer no combate. Calibre .45 com po ta ogival ou semiplana chaquetada de 230 grains e carga quente de polvora. Nao tem pra ninguem.
@@andreluisbusinarofonseca7385 se tivesse a .45 ogival +p não ia ter conversa para nenhum outro calibre.
Tem gente que leva 5 tiros de .45 E ainda toma tua arma
O que para de fato o agressor é a perícia do atirador, se a pontaria e ação reflexa não estiver em dia, não há munição que resolva.
Muito legal sua abordagem posso pedir para vc também falar do calibre 380 seria muito bom houvir
fabio monteiro só serve para matar passarinho !!!
@@BigJAYMATZ então fica na frente de um .380 brabão
@@user-kr6ld4rm1j kkkkkkkkkkkk
Eu falo a mesma coisa quando me vem alguém falando q .380 não mata.
380 ogival +p cumpre bem o papel! Na minha bem humilde opinião eu não usaria expansiva no caso da 380, todas realmente são letais mas o mínimo a se garantir é a perfuração.
@@nightwolftubeart muito obrigado pela ajuda me ajudou a consolidar minhas ideias a respeito 👍👍👍
Obrigado por me ajudar em diversas questões, Samuel. Estou abastecido de novos conhecimentos por causa de suas informações.
Minha ts9 também agradece.
Mais liberdade e menos estado! Ótimo vídeo.
Obrigado Samuel, sou um tiozão recruta, porém, a cada vídeo tenho aprendendo um pouco.
Ótimo vídeo e informações, que Deus lhe proteja e o abençoe poderosamente! 🙏👊
Faz um vídeo da melhor munição de defesa no calibre 380 acp
Ogival+p
@@pepelegalsantos2685 isto mesmo!
@@pepelegalsantos2685 concordo
ETOG +P, sem dúvidas
@@SamuelCout e a que uso e indico!
Eu comprei dois blister dessa Gold em .38 SPL há seis anos atrás,mas não estou mais usando elas por ter muito tempo que a comprei. Agora comprei comprei a expo de 158 gr +p.
Fala mais sobre .40 Samuel.... Abraços
Carrego a minha 9 intercalando ogival com gold. Até substituir a gold pela bonded. Valeu a dica.
Eu ainda fico com o calibre 45 ACP. Forte, efetivo e menor recuo (minha opinião) que o .40 S&W
Vi relatos em que não é bom ciclar munições diferentes no carregador, pois cada tiro vai ser de uma forma distinta do outro....Bom seria andar com o Expo/bonded na arms, e 2 carregadores, +1 de bonded/expo e 1de ogival para situações de confronto onde tenha que atravessar com "mais facilidade" certos objetos! Abraçoss, força e honra!
Uma dica: intercalar no carregador uma munição expansiva e uma com mais penetração.
SD NERIS pois é, faço assim mesmo já vendo muita gente falar que não é bom...
SD NERIS , bem pensado. Na dúvida, é só acertar o alvo que um dos dois tem que funcionar.
Me parece o mais sensato, mas já ouvi comentários que isso não é bom, mas não lembro pq
Excelente o canal, na minha opinião e por tudo que ja pesquisei o tipo munição pouco importa em calibre de porte, até pq atirar em alvo de papelão, acertar e contar os tiros é fácil , mas em alguém que esta atirando em você é bem diferente, não se consegue pensar em nada e muito pouco raciocinar, tudo acontece muito rápido, (mirar e contar os tiros nem pensar), por isso, podem acreditar EU JA PASSEI POR ISSO, qto maior a quantidade de munições no carregador melhor. Depois do acontecido comecei a focar os meus treinamentos em memória muscular, tenho a impressão que se tiver que passar por isso novamente estarei mais preparado.
Vamos aguardar a INBRAMUN para trazer novos produtos e acabar com o monopólio.
Pensa munição ogival padrão por 2 reais.
não acredito que teremos muita redução do preço, estamos no brazzziiiilll, infelizmente o estado abocanhará mais de ICMS
Só o estado será beneficiado com mais impostos. Os mortais continuarão na mesma
Será que eles vai fazer a munição rip ??
Samuel, vou dizer uma coisa.
Quanto comentário bacana nesse canal? E quanta explicação boa da sua parte também, relacionadas a armas e munições?
Estou prestes a adquirir uma TH 9, e com todas essas informações, fico até mais satisfeito em saber sobre a arma em si.
Parabéns pelo canal, será um sucesso. Com certeza...
Parabéns pelo vídeo e aguardamos com grande ansiedade essa nova fábrica de munições INBRAMUN para testes e treinamentos
Sou policial há mais de 25 anos, criei 2 Unidades de OPS, eu acho que posso dar um palpite, invista sem pensar muito na MUNIÇÃO BONDED 180 gr., vai ser eficiente no stoping power. Quando você ver um cara que fala que depende do atirador, e da qualidade do tiro, é porque nunca atirou em ninguém, jamais viveu uma situação de intensa crise ao ser abordado por bandidos ou ver terceiros sob a mira de assaltantes, a situação quando vem é rápida e violenta, no máximo dá para você jogar a massa no garrafão. Nessa hora o que vai contar é a segurança da precisão e eficácia da munição.
Na hora do pega, tu vai dar quantos tiros precisar pra parar o cara, seja 1 tiro ou 2 carregadores cheios.
Na defesa, o conceito da Resposta Não Convencional (O mais atual...), defende a idéia de MULTIPLOS disparos concentrados em uma mesma área (Shotplacement), até a percepção visual da incapacitação do agressor. Juridicamente, nestas situações, caso indagado sobre o excesso, pode-se defender a tese do Excesso Exculpante...
Primeiro. Melhor canal sobre armas do UA-cam
Bela explanação de munições para defesa, compartilho do mesmo pensamento em munição, utilizo .40s&w e estou trocando para nome 9mm e ja testei gold, etog e bonded +P. Percebi exatamente que o projeto mais pesado modifica menos sua trajetória.
Blz! Like! chegou aqui na minha cidade a Bonded 9mm por 110 reais a cartela com 10 unidades
Aqui na minha cidade tá 92
Antigamente meu tio disse que uma bala era 5 reais, hoje tá foda
@@uchihaitachi24217 já era uma facada na época. Agora parece que piorou.
@@dilso_trindade barato!
Gostei bastante do video. Sou fã desse canal. Mas vou explicitar minha opinião.
A energia cinética é mv²/2. Na minha opinião, a velocidade é mais importante, quando se falando em energia, do que a massa, pois como podemos ver na fórmula, a velocidade é elevada ao quadrado, então um pequeno acréscimo na velocidade faz muita diferença na energia transmitida final, e mesmo uma massa mais considerável, não faria muita diferença no impacto final.
Cout, faz com o calibre 380
Parabéns pelo vídeo, prefiro a etog, penetra em qualquer tipo de alvo, já que não se sabe qual tipo vai ser necessário atirar..
A uma semana atrás comprei minha caixinha, exatamente bonded +p+
Boa noite, qual a sua satisfação com esta munição ?
Top, concordo, já tive problemas com a gold ( não expandiu e não penetrou o suficiente), hoje utilizo ogival +o+ na 380 e ogival +p na 40.
E a Bonded de 147 gr. ? Os projéteis de 147 gr. estavam sendo utilizados pelo FBI e outras forças policiais.
Eu particularmente utilizo essa configuração. Tenho carregadores com bonded expo 147 e outros com federal FMJ 124gr (ogivais)
Boa noite tenho 938 excelente arma usava ponto oca após um teste na tampa traseira de um celta que não houve perfuração era gold 4 disparou so um passou. Depois desse fato so ogival + p experiência própria obrigado pela aula
Salve Samuel!
O mesmo vale pro calibre .380???
Abraço irmão.👍👍
Não, o .380acp o melhor é o ETOG +P (ogival)
@@SamuelCout Exatamente, no mercado nacional não temos algo melhor, infelizmente.
@@SamuelCout isso q eu queria perguntar, mas vc já respondeu, obrigado.
Tem muita gente que acredita em stop power, nos EUA não tem munição +P+ só as +P acredito que um projetil de 124 gr no 9x19 já é o sufiente para deter um agressor, já no 357 mag se tivesse a opção de projeteis semi jaquetados com 125 gr eu usaria ele, maioria das munições como Hornady, Federal, CCI, Remington, etc, para defesa nesse calibre são de 125 gr é tem uma energia muito e uma expansão controlada. Essa é minha opnião de uso pessoal.
Samuel, o que vc acha da munição bonded +p 9 mm 147 gr. ponta oca?
Até hoje aguardo essa resposta
Fala Cout! Primeiramente, parabéns pelo canal, legal esse tipo de iniciativa e conteúdo, precisamos disso.
Quanto ao vídeo, bacana, sintetizou alguns pontos relevantes sobre as munições, mas acredito que poderia/deveria ter tratado pelo menos de mais duas questões:
1) explicar um pouco mais o que é a munição Bonded, porque visualmente se assemelha a um projétil expansivo tradicional, mas o processo de fabricação é diferente, pois a jaqueta do projétil é molecularmente soldada ao núcleo, o que visa impedir que se separem após o impacto, mitigando assim a fragmentação e auxiliando na conservação de massa, além de garantir uma expansão mais uniforme. Em suma, busca solucionar problemas por vezes constatados nas munições expansivas tradicionais, o que é bem relevante, especialmente se tratando de munições nacionais, cujos projéteis expansivos não raramente apresentam comportamento errático que compromete o desempenho pretendido/prometido.
2) explicar, ainda que superficialmente, os efeitos do uso de munições +P e +P+ e, consequentemente, os cuidados a serem observados, afinal, pode-se pensar que se trata simplesmente de uma carga maior de propelente que deixa a munição mais "forte", e não é tão simples assim, pois em que pese a maior velocidade e energia cinética obtida, há de se considerar os "efeitos colaterais", que vão desde um recuo maior até o desgaste mais acentuado e acelerado dos componentes da arma, quando não a possibilidade de dano mais imediato e risco ao atirador. Trocando em miúdos, essas munições operam em níveis de pressão significativamente maiores, e nem todo armamento é capaz de lidar bem com esse nível de estresse mecânico, sendo que geralmente há (ou deveria haver) inscrição no cano da arma indicando se é projetada para a utilização de munições +P.
Excelente comentário ! Em se tratando de balística , a ciência dita os conceitos . Experiência empírica de cada atirador dita sua doutrina pessoal . Sucesso
Faz das munições do *.38* por favor.
Amigo tem um vídeo muito legal nó canal dó Júlio lobó ele faz vários testes daí uma olhada lá
Vale lembrar também que o posicionamento dos disparos é muito mais importante do que o calibre e o tipo de munição. O essencial é aprender a usar o seu equipamento com eficácia.
Eu uso Etog nas minhas! Além de apresentar um comportamento balístico menos errático tb apresenta melhor comportamento de ciclagem nas armas!!! Não tenho muita confiança em munições expansiva!!!
Ponto importante, pensa a arma pifar na hora do pega, considerando que a pegada pode não ser ideal e tudo mais.
Reagi a um assalto de dentro do meu carro. Efetuei 2 disparos de .40 com munição Gold com o vidro fechado. Acertei os 2 tiros sobre o peito do ladrão, grupados, e mesmo assim o cara efetuou dois disparos de volta e saiu correndo "cambaleando" até se abrigar. O cara foi socorrido e escapou sem sequelas.
ETOG sempre munição expansiva não da o mesmo resultado cada tiro é um resultado diferente já a ETOG vai sempre perfurar e é o que importa.
Também curto
Também uso ETOG
Poxa, acabei de comprar a GOLD. Se tivesse visto esse vídeo antes talvez decidiria por outra opção. Belo vídeo
O melhor é a etog. Ponta expansiva é uma das maiores mentiras da humanidade.
Cai na mesma falácia do calibre que mata mais ou mata menos.
Ps: carga de projeção de fato é importante.
Kkkkk Porquê será que caçadores e forças policiais do mundo inteiro preferem expansivas a ogivais? não caia no conto teórico, na prática en calibres com mais de 400 j de energia ponta expansiva destrói mais tecido e a distância de combate(10 metro), penetra mais que suficiente pra atingir vitais...
Antigamente eu achava que balas de ponta oca eram proibidas, só não sabia porque, hoje vejo que não é assim.
Agora se tu quer derrubar um agressor, a mais confiável e infalível é a magnum 500 s&w ou a .50 desert eagle. Aquela ali se tú for se defender de um agressor ela não só para ele mas se tiver muito perto ainda joga pra longe te dando uma distancia segura. Só que no agressor vai doer um pouquinho.
Em qualquer calibre, o projétil mais eficaz em qualquer situação... ogival fmj
Verdade ogival sempre
Muito bem explicado. Obrigada! Excelente canal.
Melhor calibre de arma curta para defesa sem dúvida, "9mm parabellum ogival".
Em tiro não existe verdade absoluta, se fosse o caso, o mito do "stopping power" ninguém mais usaria nenhuma arma para defesa que não fosse a .45acp
Nenhum calibre vai ser bom sem o devido treino, esse é o mais efetivo, o treino é o melhor calibre de defesa para qualquer tipo de arma
Pq 9mm ogival e não expansiva?
@@elizierferreirabueno4480 pq as expansivas não tem um comportamento padrão e não estão alcançando as 12 pol de perfuração, explicação dos melhores caveiras do Brasil, 9mm ogival, apesar que eu fico cabreiro kk mas compreendo o estudo
Essas instruções nós ajudar muito temos que entender sobre munição sim parabéns 👏👏👏👏 ..
Essa munição aiii que tem um furo no meio. Pod colocar chumbinho dentro?
Pode. Mas de preferência 4.5 da marca Gamo.
Só não atira em vc mesmo
Só acredito nessa teoria vendo os testes, Samuco! Grande abraço!
Após tantos vídeos com sugestões diferentes, tomei uma decisão: estou mesclado as munições no carregador. Uma de impacto, um perfurante; uma de impacto, uma perfurante... E assim vai.
eu tbm. kkkkk Mas atirei pouco com a minha pistola munição expansiva. queria atirar mais pra ter noção do comportamento. Sei que com ogival não vou ter problemas. E o preço não ajuda né.
Tb adoto essa tática, um expansivo, um perturbante, ...
não faça isso guerreiro, dá diferença...está em perigo desnecessário...
Felipe Ramos explique melhor o risco amigo. Vlw!
Alterno, uma silver +p e uma Gold +p+
Fala, Samuel!
Pensei algo... Um soco com força, não perfura, mas incapacita... E tem muito menos energia que um tiro!
Então, mais peso e maior diâmetro, mesmo que com menor velocidade, pode ser mais efetivo para incapacitação... E ae?
( Lembremos do Bilinsky, que levou varios tiros e disse que nada sentia , de lá pra cá só porta "calibrão")
Show ! Vc pode esclarecer uma duvida sobre guardar ou não pistola municiada tem muita lenda sobre a durabilidade da mola do carregador ?
Irmão isso é mito. O correto é Munição na Câmara e carregador Topado, molas foram feitas para serem pressionadas. O que irá estragar é se ficar tirando e colocando a munição, isso sim cansara a mola. Não se preocupe que o carregador Estando cheio não irá diminuir a vida Útil dele ok. Abraços
Mola parada não cansa, seja ela comprimida ou relaxada.
O que faz a mola cansar são ciclos de uso e calor, o carregador normalmente só será exposto a ciclos de uso, carregar e descarregar no estande e isso vai demorar MUIIIIITO pra cansar a mola.
Pode guardar municiado tranquilamente.
@@vlt5481 pode ter sido vários problemas e mola cansada por UM MÊS com certeza não foi!
Ganhou mais um inscrito Samuel ótima explicação, uso a mesma pra defesa.
Para armas de baixa velocidade, cavidade temporária e fragmentação não têm relevância!
Por isto que, dentro dos meus conhecimentos rudimentares, em .380 utilizo mesclado no carregador EXPO + e ETOG ( ogival ), meio por meio.
O que vc me diz da municao coper bullet da ponto 40?
Não presta, péssima perfuração, ponta muito frágil...
Projétil é muito leve, infelizmente uma munição cara e que não tem tantos benefícios, ainda mais em se falando no .40 . Nele ainda prefiro o ETPP carga simples , ele já tem um exceção de pressão e já tem
Uma carga necessária. Porto o cal .40 a muito tempo e nunca me deixou na mão.
Infelizmente só presta pra atirar em frutas, por ser bonito o efeito, vários colegas fizeram vídeos mostrando a ineficácia.
@@1975lns Verdade, a ETPP no .357 mag também fica ignorante!
Bruno F. As ETPP e ogivais sempre foram e sempre será minha opção. Cada um tem uma visão quando fala em balística terminal. Mas vários peritos falam que ferimentos de munição expansiva não são tão eficaz quanto o de ponta plana. Em 70% dos casos ele não expande e se comporta como uma ponta plana ruim.
Sempre gostei de munições/projéteis perfurantes, prefiro fazer 2 buracos com 1 tiro...vc vai ter uma maior área danificada, gerando maior sangramento...se for pra atirar em estande tanto faz a munição.
A melhor munição é a que acerta o alvo, independente do calibre.
E em pontos vitais kkk
As outras não conheço mas já vi teste de balística da Gold Hex em gelatina com osso e a porrada é grande, por isso se denomina "stop Power". A ETOG por ser ogival transfixa o obstáculo. Prefiro a primeira.